👍 Produtos INDICADOS POR NÓS para o seu CARRO e sua CASA! ⬇ ✅ Carregador Walbox WEG Wemob com comunicação OCPP para smart charger: 🏎 - Mercado Livre: mercadolivre.com/sec/2fBjg8H ✅ Carregador portátil 3,5 kw e 7 kw: 🏎 - 3,5 kW tomada comum 20A com regulagem corrente: mercadolivre.com/sec/2eKyqHd - 7,4 kW tomada industrial GreenV: mercadolivre.com/sec/1BZQRJ2 - 7 kW Feyree tomada industrial: mercadolivre.com/sec/17Th39t ✅Adaptador tomada industrial para padrão nacional 20A SUPER BARATO! 🏎 - Uso e recomendo: mercadolivre.com/sec/2uCcsTK ✅Descarregador V2L para carro tipo 2, Adaptador de cabo EV, Suporte BYD🏎 - Aliexpress (internacional): s.click.aliexpress.com/e/_DmQLNGl ✅Central Multimídia Portátil 7 pol com Carplay / Android Auto sem fio NAVPRO🏎 - Aliexpress (internacional): s.click.aliexpress.com/e/_DeurDZh ✅ Piloto automático, acelerador de pedal e anti furto em um único aparelho!!! 🏎 - Mercado Livre: mercadolivre.com/sec/12JbhEz ✅Caixa Amplificada Subwoofer Ativo NAKAMICHI Slim 100wrms (MELHOR QUE JBL)🏎 - Mercado Livre: mercadolivre.com/sec/2BxzNK4🏎 ✅Cabo de dados Baseus USB C para aparelhos Android🏎 - Mercado Livre: mercadolivre.com/sec/1BLz7VR ✅Carregador de Celular por Indução com imã Essager🏎 - Aliexpress (internacional): s.click.aliexpress.com/e/_DlarHM3
@@dekkardnexus5 Aqui na Noruega o governo bancou 100% do projeto de carregadores elétricos do nosso condomínio. Já tínhamos implantado painéis solares em 100% das casas, com verbas do condomínio, então ajudou bastante essa questão Incentivo para carro eletrico fica em 57% do valor do carro, mas não tenho nenhum tipo de carro, pois o transporte público atende bem a população. Deus e Odin te abençoem🙏🏻 ❤️
[Pergunta] Fizeram uma avaliação sobre o que acontece em caso de incêndio num carro elétrico dentro da garagem? O prédio não precisa de alguma infraestrutura específica para lidar com este caso em particular (demandada pelos bombeiros ou seguradora)? Como fica o seguro no caso de o incêndio provocado especificamente pelo carro elétrico destruir vários outros veículos ou até mesmo comprometer parte da estrutura do prédio (uma coluna por exemplo)?
Já há extintores na garagem e hidrante, então não há problemas, dificilmente acontece algo assim e tende a ser acidentes menores, mas claro, toda prevenção é sempre bem vinda.
@@jefersoncordeiro6889Bom dia. Talvez você não saiba, mas carros elétricos em chamas não são apagados por extintores ou água. A bateria é selada e não precisa de oxigênio para queimar, por isso costuma queimar até o fim, espalhando o incêndio para o que está ao lado. Seguros são feitos exatamente para o improvável, a dúvida é se o seguro vai cobrir este caso ou se vão alegar que não tem cobertura por não estar previsto na apólice.
Extintores de incêndio são obrigatórios pelo Corpo de Bombeiros.Imagine 02 carros elétricos recarregando à noite sa chave do prédio caindo ou um início de incêndio (provocado por curto) e as pessoas dormindo ou ng em casa.Tudo gambiarra.@@jefersoncordeiro6889
No meu condomínio temos 2 estações WEG de 7kw em vagas rotativas que está atendendo bem nossa demanda. Lembrar que um carro que roda aproximadamente 10 mil km por ano (média brasileira) vai carregar passando uma noite no carregador uma vez por semana ou a cada 10 dias. Assim um carregador compartilhado vai atender uma grande quantidade de moradores. Não precisa ter um carregador por apartamento.
Quem paga essa conta de luz ? E quem pagou o custo do material e instalação ? Quem certificou a instalação ? Se o carro pegar fogo durante o carregamento quem é responsável ? Existe seguro apropriado ? …
Belo trabalho Felipe, bem didático e mais completo que muitos. Entretanto, vejo que vocês ligaram o fornecimento de energia para os carregadores no sistema de serviço (condomínio). Ou seja, o consumo dos carregadores de carro será custeado por todos os condôminos (48), e não somente pelos proprietários dos carros elétricos beneficiados. O correto e ético seria ligar o carregador na saída do disjuntor do morador que tem o carro elétrico e fazer a instalação do carregador exclusivamente para aquele morador com o seu carregador próprio no box dele. Instalar uma infra estrutura conectando a sala de medidores com as garagens, esta infra estrutura rateada entre todos os condôminos, e a instalação individual de cada alimentação da sala de medidores até o box custeada pelo proprietário. Assim, quem não tem carro eletrico no momento irá pagar somente pela infra que é bem mais em conta, e já terá pronta a espera para quando adquirir o seu carro elétrico. Certamente facilitaria muito a aprovação de um projeto e instalação desses.
Mas creio que os carregadores possam ser inteligentes, que se passe um cartão ou cadastre um código do morador que for utilizar. ele só liberaria e marcaria o consumo individualmente. Até memso porque coo no prédio dele tem energia solar e durante o dia o carregamento sairia de graça ( entre aspas ) . Mas realmente é bem complicado, muita coisa a ser pensada, discutida e CUSTEADA. Com certeza a instalação seria cara pra muitos, mas retorna como uma valorização do apartamento.
eeles fizeram" medição"para ver se o aumento de demanda não ira influenciar no resto do predio. não da para medir so pelo apartamento dele. pois não se sabe quanto o montante todo consome. por isso foi feito nas duas partes q alimentam o predio
Aqui no prédio não quiseram gastar 30 reais a mais pra colocar um sistema de segurança bom. Imagina um custo desse aí. Infelizmente a grande maioria só olha pro próprio umbigo.
Morei num prédio que não aceitaram fazer uma reforma na fachada, por 120 conto, cobrado pelo condomínio, somente uma vez. Quando falaram comigo, na hora aceitei, estava feio mesmo e fiquei impressionado de não ter passado, não achei que teriam tantos moradores mesquinhos e sovinas. Brasileiro é foda, prefere gastar 200 conto em festa do que 100 em algo que vai valorizar o apartamento.
porém, uma coisa é pagar por uma infraestrutura comum q vc vai se beneficiar tbm q seria esses 30 conto q vc falou, outra é pagar um projeto grande q envolve a eletrica pq meia duzia de entusiasta quer ter onde carregar seu carro eletrico, nesse caso a minoria q quer esse beneficio deveria arcar com a mudança, ou uma solução é procurar uma empresa q coloque um totem de carregamento de uso comum com um sistema automatizado de pagar pelo uso (esse acredito ser a melhor opção pra maioria dos condominios), inclusive pode render pro condominio um "aluguel" pelo uso das instalações. beneficiando a todos tanto pela disponibilidade do ponto de carregamento quanto pela renda q pode servir pra estabilizar mais a taxa de condominio.
eu comecei a comprar ação da WEG com os dividendos das outras empresas q tenho em carteira, e to comprando mais ja sabendo dessa demanda dos emocionados por eletricos kkkkk agora imagino é quando mais pessoas tiverem carro eletrico e essas "infraestruturas comuns" se tornarem de uso 24x7 ate pea autonomia dos veiculos eletricos X tempo de carga.
Morar em condomínio é só dor de cabeça. Já morei em muitos condomínios de casa e apartamentos e já tive diversas incomodações: içamento de móvel que não sobe em elevador, secadora à gás que ninguém conhecia e demonizava, Jet Ski que não autorizavam passar com a carretinha na portaria fora do horário comercial, entregas de MercadoLivre que não eram autorizadas a entregar em determinados horários, monopólio no serviço de internet e TV que só me permitia instalar determinada empresa (da pior qualidade)… Pra mim definitivamente não serve. Hoje moro em casa de rua e tenho toda minha estrutura de segurança independente. Muito melhor! Tenho um carregador da WEG e carrego meu Haval H6 sem nenhuma dor de cabeça.
Pra melhorar, habilitei a tarifa branca na companhia de energia e concentro minhas recargas do carro nos horários de menor custo, algo muito difícil de conseguir em um condomínio de apartamentos.
Concordo com tudo o que disse, o problema é que em algumas cidades é praticamente impossível morar em casa de rua, é roleta russa conta assalto assim que abre o portão de casa
No caso deste vídeo, os 12 carregadores serão instalados na "sobra" de energia disponível projetada para o prédio, e o consumo todo cai na conta de energia do condomínio. Não foi feita a análise de colocar o carregador dentro da fatia de energia para cada apartamento e verificado se caberia dentro do disjuntor de cada unidade do prédio? Assim cairia automaticamente na conta do proprietário do carregador e não impactaria a divisão da conta comum do condomínio.
mas a ideia inicial como no video anterior era de puxar do medidor dele, agora ja sabemos q isso pode ser feito por 12 moradores antes de um investimento
Filhão, se tem prédio no Hell que não tem previsão nem para o tanto de tralha que liga na cozinha (alguns, nem geladeira), quanto mais carro elétrico... se houver um mutirão de recalibramento para eliminar as perdas por aquecimento das fiações particulares, é capaz de poder se desligar uma turbina de Itaipú
12 carregadores talvez até seja suficiente pro prédio inteiro por muito tempo. 1 pra cada 4 pessoas daria até pra compartilhar. Eu praticamente só carrego uma ou duas vezes vez por semana em casa.
Tecnologia nova, problemas novos. Um dia provavelmente terei um elétrico, mas ainda é cedo para investir nisso aqui no condomínio. O percentual de interessados ainda não convence a grande maioria
Parabéns pelo vídeo. Num futuro onde o condomínio estudado tenha 30 carros elétricos. Instalando o smart charge é possível que o carregamento seja insuficiente numa noite por exemplo? O smart charge irá baixar a capacidade de carga na medida que outras cargas forem sendo conectadas ou ele faz uma fila na medida que vão sendo conectadas as cargas?
Felipe, faz um vídeo sobre a garantia da BYD, pois muitas das peças do carro não segue no plano dos 5 anos de garantia que a marca fala mais não especifica, fica os 5 anos de garantia e 8 da bateria, mais o que entra nesses 5 anos dessa garantia?
Cara, tá no manual do carro o que entra ou não na garantia e os prazos, como qualquer carro. Os manuais estão disponíveis no site da BYD se você quiser consultar.
Eu sei que a central multimidia tem garantia de um ano, se der qualquer problema, exemplo, apagar, vc fica sem controle de muita coisa no carro pq quase tudo se controla na central multimídia.
Vizxe...mexer com condomínio é uma bosta só... aqui no meu prédio tbm são 12 aptos e ninguém comparece em reunião, ninguém tá disposto a gastar com benfeitorias e nada... foi um custo arrancar 1mil reais de cada um para fazer uma obra estética na fachada e Hall.... imagina pra instalar carregador de carro elétrico na garagem 😅 Boa sorte Felipe!
@@lito1329 aqui é assim mesmo. É comunicado assembleia em todos tipos de contato disponíveis com mês de antecedência. Não comparece pq não quer, aí acaba os outros decidindo por ele. Geralmente é só eu ( síndico) e mais 2 ou 3... tirando a moça da administradora do condomínio. Estando tudo registrado em Ata, o que for decidido por nois e votado pela maioria presente é cumprido por lei. Qnd é algo de valor mais expressivo, a gente procura pelo menos 7 votos dos 12 para que prevaleça a maioria. Mais coisas mais simples o síndico , sub síndico e conselheiro já vale.
Sobre a questão do balanceamento dos wallbox, li nesses dias a seguinte sugestão: Apenas usar o carregador de 6kW quando extremamente necessário. Se todos usarem os carregadores portáteis de 3kW não haveria maiores problemas, pois 3KW é o equivalente a 2 split ligados (mas por um longo período). A questão não é apenas ter grande potência AC disponível, pois carregar em grande potência sempre pode prejudicar a vida útil da bateria. E quanto mais lento o carregamento, mais a bateria se conserva (balanceamento interno da bateria). Híbridos plugin usam no máximo 3kW, e puros EV 6-7KW. Exceção aos Porsches e Teslas (22kw com rede trifásica é necessidade de transformador). Mas mesmos esses, é interessante carregar na carga lenta, para preservar a vida útil das baterias.
Justamente. Mas aí não vende o wallbox né, e seria instalar uma simples tomada. Pegaria mal cobrar o que cobram para instalar um "complexo" sistema de carregamento de veículos elétricos. Esse pessoal faz tanto drama que só estão reforçando a ignorância dos já ignorantes e dificultando a aprovação nos condomínios. Querem valorizar tanto que estão fazendo terrorismo. Inclusive, nesse cálculo consideraram 100% de carga em todos os carregadores ao mesmo tempo. Nenhum projeto elétrico é calculado assim. Manda eles fazerem o cálculo considerando todos os chuveiros ligados ao mesmo tempo para ver se o transformador do condomínio comporta a carga. Muito ajuda quem não atrapalha. Minha opinião sicera.
@@Jp-jb6nk menos carga = menos tempo de carregamento, eu, tendo carro eletrico não aprovaria um projeto q terei q ficar atento pq meu veiculo vai demorar uma eternidade pra carregar, um wallbox de 3kw basicamente é um quebra galho.
@@DanielQuirinodeOliveira no caso de veiculos eletricos, durante a carga eles usam sim 100% da carga disponivel e demoram muito pra carregar (ate em carregador rapido é no minimo 1h) então a probabilidade de todos usarem ao mesmo tempo deve ser considerada, imagine todos chegando do trabalho no horario de pico e plugando na tomada pra pernoitar carregando?
@@RyuzakiPragmatico aí você nunca terá seu elétrico. Infelizmente não creio que exista nenhum condomínio atual que comporte carregamento a 6kWh para todos os moradores. Sobre usar 100% da carga disponível, está errado. Tanto em AC quanto DC. O carregador não manda. Depende do veículo. Sobre demorar uma eternidade para carregar, a maioria das pessoas dorme umas 6h ou mais por dia. Mesmo no "quebra galho", é tempo suficiente. Seu pensamento prejudica o coletivo pois seus vizinhos que nunca terão um sistema de carregamento se só puder ser semi rápido para todos. Tenha em mente que dificilmente você utilizará, no dia a dia, 100% da bateria. Ou seja, você não sai de casa com 100% e volta depois do trabalho com ela acabando e precisará carregar a 100% novamente.
Felipe assisto videos de carros elétricos e vi uma possibilidade que seria de quem tem carro elétrico ter um carregador portatil tipo um Powerbank bem maior parece ate uma bateria de caminhão,que carrega o carro e ainda serve numa casa que tem energia solar,dependendo do projeto escolhido para as pessoas de um condomínio analisar o que ficaria mais viável
e você vai carregar o power bank como? Ele continua sendo uma bateria, precisando de fonte de energia. Sabendo do custo das baterias, qual a lógica de adicionar outra bateria no meio da ligação Carro - Rede Elétrica? Se você não tem ligação offgrid, recebendo sua energia por placas solares ou outro meio, sua ideia de "power bank" não faz sentido nenhum.
boa alternativa, tinha esquecido essa possibilidade. recentemente a BYD lançou uma estação de recarga com uma bateria embutida, para que possa atender lugares em que a estrutura de energia é limitada. ela fica carregando a bateria o tempo inteiro na carga da rede que tiver sobrando, e quando vem alguém usar a estação tem uma energia rápida disponível
18:10 melhor hora de carregar é a hora que você vai esta trabalhando 😅 100% das pessoas pagarem para 25% poderem usar. Para carregar o carro em 10hrs de uso! ou seja só carrega 1 carro por carregador por noite kkkkkkkkkk perfeito
no meu condomínio esse wallbox é ligado na caixa correspondente a cada apartamento. ou seja, a luz é paga exatamente por quem consome. além disso toda a instalacao quem arca é o morador que tem o carro.
Atualmente as soluções custam vários mil reais, prefiro comprar a combustão por enquanto, mais barato e não preciso me preocupar com soluções, postos e etc.
seu calculo e baseado em achismo, ele deve ser feito para cada proprietario, tem gente q compra o carro para dar volta na quadra, e outros como eu viajam e usam para se deslocar para o trabalho, eu tenho um Dolphin, em 3 meses economizei R$ 4600 de gasolina e 500 de oleo pois completou semana passada 10 mil km. nao paga IPV aqui no sul e outro custo q não tenho
Felipe, há como fazer essa instalação em um prédio novo, que não foi previsto para ter carros elétricos, e que não tem moradores ainda nele para calcular o uso real dos apartamentos?
Já imaginou fazer toda a infraestrutura dentro do condomínio e a distribuidora de força simplesmente dizer: Não temos como fornecer essa capacidade para o seu condomínio, já que outros podem querer a mesma coisa… A infraestrutura não é só local, o problema é infinitamente maior… Quanto a distribuição de energia em horários de pouco uso, digo adivinha a hora que as pessoas poderão carregar o carro? Sim, quando chegarem em casa e é justamente a hora que mais há demanda 🤔 Imagina explicar para um grupo de moradores que não tem carro elétrico que eles terão de gastar uma grana em cota extra para colocar carregadores de carros que eles não tem 😅 Coitado dos primeiros, só tem desafio… Ainda bem que existem pessoas dispostas a passar por isso…
Na verdade o projeto elétrico proposto foi feito para o cenário "atual" do condomínio. Ou seja, a concessionária já deixou lá o padrão dimensionado. Em projetos que exigem alteração externa é necessário ter uma aprovação prévia da concessionária antes da execução. Até porque é feito uma solicitação de "aumento de carga"
@@4n2r7 sim, a proposta simplificada não prevê aumento de carga planejada, só uso até o limite… Mas 12 carregadores para 48 apartamentos, considerando que cada um só pode ser usado por um único carro por noite acaba sendo apenas o limite mínimo, considerando a expectativa de adoção elevada de carros elétricos (Pessoalmente não creio nisso agora)… Mas e os outros 99% dos condomínios que não são novos e nem mesmo tem Trafo dedicado? O que me refiro anteriormente são condomínios mais simples ou antigos que não tem uma demanda planejada alta e que nem mesmo suportam ar condicionado para todos os apartamentos, nestes casos além do projeto interno é preciso verificar a viabilidade da rede externa também… 👍🏻
@@carlosalbertosilva2281 talvez… O tempo dirá… É a terceira vez que a tentativa de adoção da eletrificação de automóveis acontece na historia, quem sabe seja a última tentativa e não seja frustada ou pode ser que em algumas décadas tenhamos a quarta… Quanto a infraestrutura, custos e dificuldades… Acho que é um desafio convencer pessoas que não tem veículos elétricos a gastar com infraestrutura ou mudar qualquer coisa relacionada a isso sem efetivamente ter um veículo elétrico, mas vamos ver os próximos episódios da saga… Tudo que é novo por si só já sofre resistência, quando os benefícios práticos são questionáveis e muito limitados a condições específicas a adoção é quase impossível, e quando se tem uma alternativa viável a mais de um século (veículos a combustão), com uma infraestrutura totalmente funcional, sem escassez iminente, a um preço ainda viável, sua substituição se torna um verdadeiro desafio épico. Mas é divertido acompanhar a saga do carro elétrico.
Concordo amigo! Um exemplo recente da minha cidade, Juiz de Fora-MG, que tem vivido uma explosão de carros elétricos comprados por pessoas que moram em condomínios de classe média: conheço gente que comprou na empolgação porque o BYD Dolphin é o novo carro da moda e acabou se esquecendo de um simples detalhe que é aonde o carro será "reabastecido ou carregado". Resultado: os shoppings da cidade estão sempre com as "vagas verdes" cheias porque a solução que essas pessoas encontraram é deixar o carro elétrico morando lá hehehe O brasileiro e seu consumismo maluco para "ficar na moda" e impressionar o vizinho.
Só instalar tomadas de 20A 220v e usar um carregador portátil.. Não precisa desse custo todo. Besteira carregar o carro em 3 4h ( de 50 a 100). Só carregar todo dia a 3kwh e pronto.
Em 18:20, quando é mencionado a questão do solar e da lei 14.300, houve um equívoco com a informação passada. Projetos homologados no formato GD I ("Lei antiga") para clientes do grupo B (Baixa tensão) pagam apenas a taxa mínima quando o sistema solar supre em 100% o seu consumo, essa taxa mínima é divida para clientes monofásicos, bifásico e trifásicos. Aqui em Pernambuco esse valor é equivalente a pagar 100 kWh para a distribuidora. Já os créditos de energia ficam na titularidade por até 60 meses e serão utilizados de acordo com o consumo mensal. Não há incidência de outros custos como de "pedágios" para receber esses créditos de energia. Então não importa a hora que você mais consuma, se o sistema gera o suficiente para te abastecer e sobra energia na forma de crédito seu único custo é a taxa mínima, logo não importa a hora que você recarrega. Já os clientes enquadrados em GD II ("lei nova") esses não pagam taxa mínima, pagam um "pedágio" apenas na energia que foi injetada e recebida na forma de créditos na conta de luz, esse valor é progressivo e supera o que é pago em taxa mínima. Ou seja, quanto mais energia você injeta e recebe de volta na forma de crédito mais você paga a distribuidora por esse "pedágio".
pode ter um medidor no carregador, caso a instalação seja coletiva, mas acredito que no do Felipe seria individual, cada um ligado no seu medidor. A avaliação seria para liberar até o limite de 12 unidades sem precisar de reformas.
@@leondantas, como o disjuntor presente no relógio individual é possível instalar o carregador ? Pelo que entendi os carregadores serão instalados antes dos relógios individuais ou no geral do condomínio.
Felipe, o bom desse vídeo foi saber que tem solução. Carro elétrico pode vigorar no Brasil? Sim, tem solução, basta contratar um serviço competente como você fez.
O wallbox é para um carregamento rápido. Se vc tem tempo de 9 horas porque não usar uma tomada de 25 A bifasica com neutro e proteção de 16 A. Sai mais barato e pode-se colocar várias. Como não é de uso de 100% ligadas coloca-se poucos wallbox em pontos estratégicos e várias tomadas para uso de carregadores portáteis com limite de amperagem.
Pode me tirar uma dúvida ? Meu condômino tem garagens em formato de rodízio todo ano. como posso solicitar ou tem alguma lei pra poder ficar com uma garagem fixa !
Pelo que sei vaga fixa só se ela tiver escritura, informe-se se tem alguém com vaga escriturada no seu prédio e se tem interesse na venda. Espero ter ajudado abraço.
Não existe esse possibilidade, a escritura dos aptos dão direito uma vaga de garagem e não especifica qual vaga, ou seja na convenção é especificado o sorteio de vagas.
Essa briga já existia no passado e agora com relação a instalação de ar condicionado. Aparelhos de AC também tem um consumo elevado e a grande maioria dos apartamentos e prédios no sul do país não preveem a sua instalação
Já que ainda não haverão muitos elétricos em condomínios, não seria legal tb ter um espaço com carregadores disponíveis e ocorrer um revezamento? Ficando a parte do prédio (fora da garagem)
não precisa. Só deve estar atento a seguir a norma. O profissional irá analisar se sua ligação com a rede já tem capacidade de instalar o carregador, se não tiver aí sim deverá contatar a Cia de eletricidade para aumentar a carga, nesse caso eles farão exigências e vistoria na sua ligação do medidor, não do carregador.
Ate pouco tempo atras era pra gente economizar energia, agora pode gastar sem dó. Imagina se um dia os carros elétricos passam as vendas dos a combustão.
Mas é claro. Do tempo dos apagões de energia houveram bilhões e bilhões de investimentos na rede elétrica nacional e adição de inúmeros novas usinas geradoras, desde micro até enormes. Então temos uma rede muito mais robusta e informatizada que a 20 anos atrás
No meu condominio foi decidido nao adquirir qualquer tipo de carregador....uns tem outros nao tem...ganharam os que nao tem carros eletricos que e a grande maioria
Imaginando aqui hoje céticamente. No meu condominio possui 400 familias e apenas 4 possui carros eletricos. As 396 familias restantes ja.ais vai querer ou aceitar essa despesa para contemplar pouquíssimas pessoas. Jamais vou gastar para o bem estar dos outros.
Uiiii falou o mimizento.. Vá se tratar filho . Ninguém é obrigado a aceitar e comprar carro elétrico! compra quem quer e quem comprar que arque com os custos adicionais! Tu quer que os outros paguem os custos de instalação pro seu carro elétrico?? Vá se tratar narciso
Vou abordar novamente uma questão de suma relevância e que, infelizmente, não teve nenhuma consideração nos itens de projeto nem nos outros comentários que eu postei, vamos lá: - a colocação dos carregadores (salvo engano) altera as cargas de incêndio na garagem, isso muda os itens de combate à incêndio necessário e exigidos para concessão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). - a colocação dos carregadores sem atualização do AVCB torna o edifício fora da lei e passível a multa. - muito pior que a citada multa é o risco de vida z todos os moradoras. Algum sinal de preocupação neste sentido?
não muda nada. O índice do carro elétrico é o mesmo do carro com tanque cheio de gasolina ou etanol. Em SP estão preparando uma norma, mas não tem nada ainda.
Não se trata do veículo somente é sim da operação de abastecimento. Um exemplo desta diferença - falando de um veículo a combustão - é que pela instrução técnica do corpo de bombeiros n.o 14 (SP) um estacionamento e posto de combustível tem cargas de incêndio diferentes. Vale lembrar também o momento em que as baterias estão sofrenfo mais stress e aquecimento é durante seu carregamento.
Vi uma estimativa que aproximadamente 30% que estão dispostas a comprar um carro optariam por um elétrico, (maioria não que se arriscar em novidade)ou seja em um condomínio com 48 apartamentos não chegaria nem a 15 pessoas
@@CostaOliveiraexistem várias outras opções, se você prestar atenção no video verá que já existe sistema inteligente para liberar a energia para o carregador de forma controlada, sem comprometer a carga total do condomínio
@@leondantas sim existe mesmo, mas qual a hora que todos estão em casa e obviamente carregando seus carros? Entre 19 e 06… Neste período há também os picos de consumo geral por isso o sistema de balanceamento não será a solução, já que balancear com pouca carga na base é uma coisa e balancear algo que está sob demanda da uma margem muito menor…
Faltou explicar como seria essa instalação de 12 carregadores. Seriam vagas rotativas ou os 12 primeiros seriam privilegiados? Com certeza em mais de 90% dos prédios nas tem possibilidade de implantar vaga rotativa. E lembrando que já tem um custo apenas esse estudo inicial. Já teria que aprovar em assembleia essa despesa. Estou vendo que para quem mora em prédio não vai ser simples ter carro elétrico...
Também penso que uma vaga rotativa com um wallbox seria uma solução interessante... claro que como um dos bons C's de codomínio (carro/criança/cachorro) vai dar briga quando um dos folgados quiser furar a vez do outro... problemas de escalonamento também (quem vai ficar controlando isso) bem... é interessante, mas também terá seus problemas. Acho que em decisão conjunta do condomínio, também poderia definir que qualquer tomada para o fim de carro elétrico tenha obrigatoriamente, um disjuntor de 20A que a anteceda (na sala de medição), dessa forma, o máximo que alguém conseguiria usar essa tomada seriam os 4kw/h (o que limita quem colocar um carregador portátil mais potente, pois o disjuntor de sua tomada iria sempre desarmar) . Com uma boa fiação poderia ser mais interessante do que instalar vários wallbox. No meu condomínio são 2 torres e 64 famílias ao todo ... 3 andares de garagem.... 1 vaga rotativa acho que tem disponibilidade, mas 1 por andar acho que não.... nesse caso acho que as tomadas "simples" seriam melhores.
Realmente é um trabalho muito bem feito que estas empresas prestam. Mas não acho justo o condômino pagar para instalação de algo que nao é de bem comum. Acho sim que deveria ser dado autorização para a instalação individual já que há capacidade energética para tal. O dono da vaga arca com os custos e com seu consumo.
Correto, aqui no prédio que moro vai ser assim, a única coisa que fizemos foi a medição, e vamos elaborar uma memorial descritivo para instalação, cada um arca com o seu !
O Brasil já tá com sobra de energia graças a explosão da solar e eólica. Estamos exportando pros vizinhos e vertendo água nas hidrelétricas. E tudo indica que a transição pra elétricos vai ser lenta, vai levar décadas pq a maioria da frota é de usados de 10-30 anos. Fabricamos 2mi por ano e a frota é de 60mi, se vendesse só eletricos levaria 30 anos pra trocar tudo! Ou seja, um bom tempo pro setor elétrico se ajustar.
Curiosidade.... não sei se faz sentido, mas... vamos lá... E se aplicarmos na saída das fases transformadores para aumentar a voltagem? Não sei se o custo se justificaria, mas a intenção seria poder usar fios de bitola menor e mais baratos (quanto maior a voltagem, a amperagem diminui e podermos usar cabos com amperagens menores). Aí realmente, não sei dizer se o custo de 2 transformadores (um de elevação e outro de diminuição) seria menor do que cabear tudo com cabos de alta amperagem.... outro possível detrimento é que em todo transformador há perda de energia em forma de calor, mas mesmo assim pode ser que valha a pena....
Dono de carro elétrico feliz parece aquele cidadão que tá na piscina gelada, sozinho e desamparado, mas não dá o braço a torcer e se perguntar pra ele se está bom o cara fala “vem que tá quentinha” 😂😂😂😂😂 Zoeira a parte, a tecnologia e a infraestrutura precisam evoluir muito ainda para ser minimamente viável para a grande massa… Enquanto isso vamos vendo os entusiastas se contorcendo pra mostrar algum benefício na “tecnologia do futuro” que já está sendo deixada de lado nos países de primeiro mundo… Não sou hater de carro elétrico, tenho casa e poderia sim colocar um carregador e não teria o menor problema, mas não o faço porque hoje esse tipo de carro não serve nem pra uso diário na cidade pra mim… No futuro pode ser que seja excelente, mas hoje não é mesmo…
Tenho Dolphin e moro em casa com fotovoltaica. Carrego de dia e não sobrecarrego a rede da rua. Já andei 15 mil km com o carro e economizei uns 5 mil reais. Cada caso é um caso.
@@jcziviani com certeza! Agora só pra ilustrar, quantos cidadãos brasileiros tem condições de ter uma casa, adicione uma estrutura fotovoltaica, um veículo de mais de 150 mil reais, uma realidade de trabalho e lazer que permita ter apenas um veículo elétrico e não gere impacto nas peculiaridades da vida pessoal… Entende como o caso da eletrificação ainda é muito específico? Muitos fatores precisam ser alinhados para ser viável, mesmo assim você economizou 5 mil reais, porém já procurou saber o nível de desvalorização do veículo elétrico comparado a um semelhante a combustão? Ou considerou o quanto de retorno financeiro teria em apenas usar sua estação fotovoltaica para consumo residencial, sem o adicional das recargas do carro? Não questiono os benefícios específicos de cada caso, mas sim a viabilidade da adoção em massa com a tecnologia que dispomos e os percalços estruturais a serem vencidos 😅👍🏻
@@CostaOliveirasão vendidos 2 milhões de carros novos por ano e não tem nenhum barato, então temos mercado. Quem mora em casa pode comprar placa fotovoltaica financiada. Se somar a economia na conta de luz com a economia de gasolina já paga a prestação em muitos casos. Não é nada impossível, é só fazer as contas e correr atrás.
@@jcziviani realmente são mais de dois milhões de veículos, PORÉM bem mais da metade foi só pra locadoras e CNPJ, fora os que são utilitários que não podem ser substituídos pelos eletrificados novos, disso desconta-se os populares 70 a 120 mil sobra bem poucos acima de 120 mil reais, desses quantos estão dispostos a serem usuários beta de carros elétricos, que moram em casa, que tem rede fotovoltaica instalada (Que tem um custo elevado e claro) e que vivem uma realidade compatível com a tecnologia disponível de carros elétricos hoje? Economia de energia elétrica pra ser real precisa ser validada com todos os fatores envolvidos, como custo de instalação e manutenção da fotovoltaica, ganho na produção dela, depreciação acentuada do elétrico, etc… Pra exemplificar use o GNV como referência, existe sim uma economia real no uso do GNV, PORÉM quando se analisa de forma ampla os benefícios e os problemas associados conclui-se que ele é bom para um público muito específico, e mesmo sendo implementado sem as limitações do carro elétrico relacionado a tempo de recarga, nunca conseguiu substituir os veículos tradicionais. O desafio é enorme, mas quem sabe com o desenvolvimento da tecnologia possamos ter um carro elétrico com altíssima autonomia, carga extremamente rápida e simples… Aí sim acredito na adoção em massa, fora isso ficamos só na expectativa ou até mesmo ilusão…
@@CostaOliveiraUsando dados objetivos: 85% das residências no Brasil são casas. Mesmo sem instalar fotovoltaica (que não são mais tão caras, basta pesquisar) e usando um simples carregador portátil (sim, é possível) o custo por km rodado é 1 terço do custo da gasolina. Além disso, a BYD vai lançar o Mini a menos de 100 mil reais. Não estou dizendo que o elétrico é para todos, tem ainda muitas limitações, mas já tem um bom potencial de mercado.
Me dêem uma informação por favor, no meu caso moro condomínio com 13 casas, somente eu tenho interesse de instalar o sistema, TB tenho placa solar, se os condôminos concordarem com apenas a minha instalação isso é possível?
um carregador lento de carro consome o mesmo que 3 ar condicionados antigos no maximo, ou 1 chuveiro eletrico do mais forte ligado por 6h a fio, se vc tem um ponto de energia planejado para um chuveiro eletrico provavelmente não servirá para carregar um carro eletrico, pois 1 chuveiro eletrico normalmente é usado por alguns minutos e nunca por 10h, então se vc vai puzar mta corrente por longos periodos a infraestrutura de fios, dijuntor utilizado, entre outras coisas é bem mais custosa e de maior qualidade.
Se as financas do condomínio for saudável, pode subsidiar a instalação e ir cobrando a implementação dos condôminos que tenham carro elétrico um adicional mensal na taxa de condomínio. Após pagas (inicialmente de um número menor de usuarios, ao chegar novos proprietários de eletricos começar a cobrar deles e dar descontos do primeiros que pagaram mais, rateio inverso para devolver a diferença)
Meu condomínio são 2340 apartamentos, estilo condomínio clube com 8 quadras poliesportiva, 19 salões de festa, academia completa, pilates, karate, 5 playgrounds, 10 espaço juvenil e etc etc. ZERO CARREGADORES ELETRICOS...rs Já tem 4 elétricos, 1 porsche taycan, 1 bmw i8 e 2 byd dolphin
1) Esse vídeo confunde o tempo todo potência com energia; 2) Por projeto, cada unidade do condomínio tem uma franquia de corrente estabelecida com boa margem de segurança pelo disjuntor geral que está junto ao medidor. Em sistemas trifásicos, esses disjuntores variam de 70 a 100A - se a corrente exceder, o disjuntor abre sem comprometer a instalação do prédio; 3) Um carregador de 7000W puxa menos corrente que um chuveiro elétrico de 7500W; 4) O vídeo não diferencia claramente instalação de carregador individual, de no máximo 7000W, de carregador coletivo que tem uma potência muito maior para reduzir o tempo de carregamento; 5) Tudo bem que vocês querem vender, mas tem que ser claro com o cliente.
Realmente, a informação é confusa e imprecisa... Falam uma hora de carregadores individuais e outra em carregadores coletivos, sem deixar claro o que é o que. Também, não entendo todo esse estudo de carga para a insstalação dos carregadores! Ele puxam menos potência do que um chuveiro elétrico. Como são bifásicos puxam menos corrente também. Pela mesma lógica, seria necessário contratar um eletricista toda vez que um condômino quiser um chuveiro! Não existe problema de carga nessa potências! Isso gera ruído e medo. Dá a entender que um carregador de 7kW pode destruir a instalação eletrica do prédio. Isso é falso! O máximo que vai acontecer é desarmar a proteção do carregador que é obrigatória pela norma! Menos galera!
@@daacsb09, um carregador desses fica funcionando por várias horas, um chuveiro por alguns poucos minutos. As instalações elétricas dos prédios não são dimensionadas para suportar todos os chuveiros ligados ao mesmo tempo, porque isso nunca acontece.
Tem que dividir igualmente sim para todos, pois em algum momento todo condominio vai passar por isso, e ai a conta fica apenas para quem ja se interessa ou comprou um eletrico!? Daqui a alguns anos a oferta e preco de eletricos e hibridos devera se equiparar ou ainda estar mais em conta que veiculos puramente a combustão
Hello Felipe, I'm from China. Someone translated your car review videos and uploaded them to a Chinese video website. There are very good and interesting videos. However, I found that there are no electric vehicles owned by Geely Group in these videos. Geely has cooperated with Volvo to produce some great cars, which have better technology and quality than BYD. For example, ZEEKER 001 (95kWh, 4WD, 0-100km/s 3.5s) or Lynk & Co 09 EM-P (can use both electricity and gasoline, 40kWh, 4WD, 0-100km/s 3.5s). I am preparing to buy a new car. Choose from these two. Are Geely Group's cars launched in Brazil? Hope to see you review more brands of Chinese cars.
Felipe uma pergunta fora do assunto do vídeo, película pro byd Dolphin plus, g20 na concessionária o preço está próximo a 2.000 (não sei se o teto solar está incluso) você tem alguma indicação de onde instalar por um preço melhor aqui em Porto Alegre? Abraço 🤗
7k não é tão absudo onde a rede atual não suporte... porque digo isso? Digo isso porque tem chuveiros elétricos de quase nessa potência... e hoje os apartamentos não esperam o vizinho tomar banho para depois ele tomar... com base nisso da para instalar
Olá Felipe! Pq vc junto com o condomínio já não estuda em colocar um outro transformador antes do transformador do prédio para 3 fases 220v e instala carregadores 22kw. É uma solução que não irá mexer na estrutura.
rpz, parabéns pelo video... é muito complexo fazer instalação em condomínio de apto.. difícil aprovar as coisas... Acho que no futuro seria mais viável contar com infra de carregamento rápido na rua mesmo. Igual a gente faz com posto de gasolina... Com carregamento rápido é perfeitamente plausível você parar para recarregar esperando 20 minutos... dá pra se planejar e fazer isso algumas vezes na semana.
Como vai ser individualizado o custo do carregamento do carro? O que nao pode é quem nao tem carro elétrico pagar para os que tem. Como vai ficar isso?
Só instalar inversor híbrido na garagem , com um banco de bateria digamos uns 100kw , essas bateria seriam carregadas com uma corrente constantemente da rede, e na hora que os carregadores tivessem ligados usaria esse back up., inclusive poderia ser usado para funcionar area comum elevador portaria nos momentos de queda de energia.
Pensei que o assunto do vídeo era instalação de tomadas em condomínios. Outra coisa, no vídeo não está explicitado como essa ligação seria feita (tomada x medidor do condômino), dando a entender que estaria ligado na energia do condomínio. Por deradeiro, a informação tem que ser completa, ou senão o vídeo perde credibilidade.
As pessoas fazem comentários antes da finalização do projeto. Normalmente nos projetos que participei, esta sobea que atende 12 carros, a instalação é feita depois do relógio do condomido, ou seja o condomínio não arca com a despesa de energia. A instalação elétrica do centro de medição também é feita pelo condomino ou seja novamente as outros moradores nao vão arcar com nada . Só precisam de boa vontade de aprovar e colaborar com os que já tem e pensam em ter um veículo elétrico, pois nao vao gastar nada Quando ao cisto do condomino de levar a energia até sua garagem fica entre 4 e 6 mil reais ( fora wallbox ) aqui em Sao Paulo.
@gabrielgerdan, antes de se instalar é feito um levantamento de cargas e existe sistema de balanceamento de cargas, ou seja, a potencia disponivel se ajusta automaticamente a demanda balanceando a cargas disponivel.
No próximo vídeo!!faça um projeto pra instalar placa no teto do carro eletrico c componentes pra carregar a bateria!! Assim torna mais rápida as viagens!!já pensaram nesse projeto ??ou não será possível!!tire a dúvida que paira sobre os proprietários de carros elétricos
não é possível. As placas mais eficientes do mercado tem 1,8m² e geram 600W, uma bateria de dolphin GS levaria 75 horas para ser carregada com essa potência. O lance é ter sua instalação solar em casa
já tem surgido carros com teto fotovoltaico, vide prius prime, mas é só um complemento, pois a energia gerada sequer paga o custo a mais do teto ao longo de 5 anos.
Vai demorar décadas com certeza, pq a maioria da frota é de usados. Só pensar que fabricamos 2mi por ano e a frota tem 60mi. Conta de padeiro: se vendesse só elétricos daqui pra frente, são 30 anos pra trocar a frota toda!
O QUE MAIS QUERO É SABER QUANDO VENDER O MEU CARRO ELETRICO DAQUI 3 ANOS VAI TER COMPRADOR E QUANTO VÃO PAGAR ACHO QUE TUDO QUE ECONOMIZAR EM COMBUSTIVEL PERCO O DOBRO NA VENDA
moro em prédio e não tive problema de instalar meu carregador com ART, projeto e ligado direto no meu medidor. Se seu prédio não tem transformador, caso do plano piloto em Brasília, é como se fosse uma casa, cada um com seu medidor ligado direto na rede da fornecedora.
@@leondantas gasta mais. Depende do condomínio autorizar e como mostrou no vídeo existe um limite na quantidade de carregadores que a infra do prédio suporta. Muitos obstáculos possíveis e não tem a economia dos painéis solares.
Sou proprietário de carro elétrico e sinceramente não apóio a implantação de carregadores no prédio onde moro. Na minha opinião não vai valer o dinheiro, o risco e os problemas com o uso destes carregadores numa garagem fechada onde se admite que o usuário do sistema seja responsável pelas suas atitudes...
tem que proibir todos os carros, onde já se viu sair por aí carregando combustível inflamável nas ruas? Celular também, colocar uma bateria que pega fogo encostada na sua cara... Vamos voltar as charretes e telégrafo.
👍 Produtos INDICADOS POR NÓS para o seu CARRO e sua CASA! ⬇
✅ Carregador Walbox WEG Wemob com comunicação OCPP para smart charger: 🏎
- Mercado Livre: mercadolivre.com/sec/2fBjg8H
✅ Carregador portátil 3,5 kw e 7 kw: 🏎
- 3,5 kW tomada comum 20A com regulagem corrente: mercadolivre.com/sec/2eKyqHd
- 7,4 kW tomada industrial GreenV: mercadolivre.com/sec/1BZQRJ2
- 7 kW Feyree tomada industrial: mercadolivre.com/sec/17Th39t
✅Adaptador tomada industrial para padrão nacional 20A SUPER BARATO! 🏎
- Uso e recomendo: mercadolivre.com/sec/2uCcsTK
✅Descarregador V2L para carro tipo 2, Adaptador de cabo EV, Suporte BYD🏎
- Aliexpress (internacional): s.click.aliexpress.com/e/_DmQLNGl
✅Central Multimídia Portátil 7 pol com Carplay / Android Auto sem fio NAVPRO🏎
- Aliexpress (internacional): s.click.aliexpress.com/e/_DeurDZh
✅ Piloto automático, acelerador de pedal e anti furto em um único aparelho!!! 🏎
- Mercado Livre: mercadolivre.com/sec/12JbhEz
✅Caixa Amplificada Subwoofer Ativo NAKAMICHI Slim 100wrms (MELHOR QUE JBL)🏎
- Mercado Livre: mercadolivre.com/sec/2BxzNK4🏎
✅Cabo de dados Baseus USB C para aparelhos Android🏎
- Mercado Livre: mercadolivre.com/sec/1BLz7VR
✅Carregador de Celular por Indução com imã Essager🏎
- Aliexpress (internacional): s.click.aliexpress.com/e/_DlarHM3
Galera do condomínio aceitará de primeira. Toda reunião de condomínio que participo é de boa, sem briga e barraco. Só paz ❤.
Kkk aqui é só cadeira que voa
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk @@leandrohenrique6032
Contém ironia né 😂😂😂😂
Sim, bela solucao, passa a conta pra todo mundo pagar, fora que é faaacil convencer todo mundo a pagar pra vc poder carregar seu carrinho eletrico
@@dekkardnexus5 Aqui na Noruega o governo bancou 100% do projeto de carregadores elétricos do nosso condomínio. Já tínhamos implantado painéis solares em 100% das casas, com verbas do condomínio, então ajudou bastante essa questão
Incentivo para carro eletrico fica em 57% do valor do carro, mas não tenho nenhum tipo de carro, pois o transporte público atende bem a população.
Deus e Odin te abençoem🙏🏻 ❤️
[Pergunta] Fizeram uma avaliação sobre o que acontece em caso de incêndio num carro elétrico dentro da garagem? O prédio não precisa de alguma infraestrutura específica para lidar com este caso em particular (demandada pelos bombeiros ou seguradora)? Como fica o seguro no caso de o incêndio provocado especificamente pelo carro elétrico destruir vários outros veículos ou até mesmo comprometer parte da estrutura do prédio (uma coluna por exemplo)?
Senta e chora.
Já há extintores na garagem e hidrante, então não há problemas, dificilmente acontece algo assim e tende a ser acidentes menores, mas claro, toda prevenção é sempre bem vinda.
@@jefersoncordeiro6889Bom dia. Talvez você não saiba, mas carros elétricos em chamas não são apagados por extintores ou água. A bateria é selada e não precisa de oxigênio para queimar, por isso costuma queimar até o fim, espalhando o incêndio para o que está ao lado.
Seguros são feitos exatamente para o improvável, a dúvida é se o seguro vai cobrir este caso ou se vão alegar que não tem cobertura por não estar previsto na apólice.
Extintores de incêndio são obrigatórios pelo Corpo de Bombeiros.Imagine 02 carros elétricos recarregando à noite sa chave do prédio caindo ou um início de incêndio (provocado por curto) e as pessoas dormindo ou ng em casa.Tudo gambiarra.@@jefersoncordeiro6889
No meu condomínio temos 2 estações WEG de 7kw em vagas rotativas que está atendendo bem nossa demanda. Lembrar que um carro que roda aproximadamente 10 mil km por ano (média brasileira) vai carregar passando uma noite no carregador uma vez por semana ou a cada 10 dias. Assim um carregador compartilhado vai atender uma grande quantidade de moradores. Não precisa ter um carregador por apartamento.
Quem paga essa conta de luz ? E quem pagou o custo do material e instalação ? Quem certificou a instalação ? Se o carro pegar fogo durante o carregamento quem é responsável ? Existe seguro apropriado ? …
Belo trabalho Felipe, bem didático e mais completo que muitos. Entretanto, vejo que vocês ligaram o fornecimento de energia para os carregadores no sistema de serviço (condomínio). Ou seja, o consumo dos carregadores de carro será custeado por todos os condôminos (48), e não somente pelos proprietários dos carros elétricos beneficiados. O correto e ético seria ligar o carregador na saída do disjuntor do morador que tem o carro elétrico e fazer a instalação do carregador exclusivamente para aquele morador com o seu carregador próprio no box dele. Instalar uma infra estrutura conectando a sala de medidores com as garagens, esta infra estrutura rateada entre todos os condôminos, e a instalação individual de cada alimentação da sala de medidores até o box custeada pelo proprietário. Assim, quem não tem carro eletrico no momento irá pagar somente pela infra que é bem mais em conta, e já terá pronta a espera para quando adquirir o seu carro elétrico. Certamente facilitaria muito a aprovação de um projeto e instalação desses.
Mas creio que os carregadores possam ser inteligentes, que se passe um cartão ou cadastre um código do morador que for utilizar. ele só liberaria e marcaria o consumo individualmente. Até memso porque coo no prédio dele tem energia solar e durante o dia o carregamento sairia de graça ( entre aspas ) . Mas realmente é bem complicado, muita coisa a ser pensada, discutida e CUSTEADA. Com certeza a instalação seria cara pra muitos, mas retorna como uma valorização do apartamento.
Acho ótimo valorizar o apto, quem não quer pagar mais iptu
eeles fizeram" medição"para ver se o aumento de demanda não ira influenciar no resto do predio. não da para medir so pelo apartamento dele. pois não se sabe quanto o montante todo consome. por isso foi feito nas duas partes q alimentam o predio
Parabéns!!! Conteúdo espetacular
Estava precisando exatamente disso.
Aqui no prédio não quiseram gastar 30 reais a mais pra colocar um sistema de segurança bom. Imagina um custo desse aí. Infelizmente a grande maioria só olha pro próprio umbigo.
Tá cheio de gente querendo passar imagem de rico mas passam fome.
Morei num prédio que não aceitaram fazer uma reforma na fachada, por 120 conto, cobrado pelo condomínio, somente uma vez. Quando falaram comigo, na hora aceitei, estava feio mesmo e fiquei impressionado de não ter passado, não achei que teriam tantos moradores mesquinhos e sovinas.
Brasileiro é foda, prefere gastar 200 conto em festa do que 100 em algo que vai valorizar o apartamento.
gambiarra.O barato sai caro.
porém, uma coisa é pagar por uma infraestrutura comum q vc vai se beneficiar tbm q seria esses 30 conto q vc falou, outra é pagar um projeto grande q envolve a eletrica pq meia duzia de entusiasta quer ter onde carregar seu carro eletrico, nesse caso a minoria q quer esse beneficio deveria arcar com a mudança, ou uma solução é procurar uma empresa q coloque um totem de carregamento de uso comum com um sistema automatizado de pagar pelo uso (esse acredito ser a melhor opção pra maioria dos condominios), inclusive pode render pro condominio um "aluguel" pelo uso das instalações. beneficiando a todos tanto pela disponibilidade do ponto de carregamento quanto pela renda q pode servir pra estabilizar mais a taxa de condominio.
Acionistas da Weg agradecem
eu comecei a comprar ação da WEG com os dividendos das outras empresas q tenho em carteira, e to comprando mais ja sabendo dessa demanda dos emocionados por eletricos kkkkk
agora imagino é quando mais pessoas tiverem carro eletrico e essas "infraestruturas comuns" se tornarem de uso 24x7 ate pea autonomia dos veiculos eletricos X tempo de carga.
Vídeo fantástico, Felipe. Sanou minha curiosidade.
Morar em condomínio é só dor de cabeça. Já morei em muitos condomínios de casa e apartamentos e já tive diversas incomodações: içamento de móvel que não sobe em elevador, secadora à gás que ninguém conhecia e demonizava, Jet Ski que não autorizavam passar com a carretinha na portaria fora do horário comercial, entregas de MercadoLivre que não eram autorizadas a entregar em determinados horários, monopólio no serviço de internet e TV que só me permitia instalar determinada empresa (da pior qualidade)…
Pra mim definitivamente não serve.
Hoje moro em casa de rua e tenho toda minha estrutura de segurança independente. Muito melhor!
Tenho um carregador da WEG e carrego meu Haval H6 sem nenhuma dor de cabeça.
Pra melhorar, habilitei a tarifa branca na companhia de energia e concentro minhas recargas do carro nos horários de menor custo, algo muito difícil de conseguir em um condomínio de apartamentos.
Concordo com tudo o que disse, o problema é que em algumas cidades é praticamente impossível morar em casa de rua, é roleta russa conta assalto assim que abre o portão de casa
Se não pegar fogo ou a chave de energia cair.@@fsromana
No caso deste vídeo, os 12 carregadores serão instalados na "sobra" de energia disponível projetada para o prédio, e o consumo todo cai na conta de energia do condomínio. Não foi feita a análise de colocar o carregador dentro da fatia de energia para cada apartamento e verificado se caberia dentro do disjuntor de cada unidade do prédio? Assim cairia automaticamente na conta do proprietário do carregador e não impactaria a divisão da conta comum do condomínio.
mas a ideia inicial como no video anterior era de puxar do medidor dele, agora ja sabemos q isso pode ser feito por 12 moradores antes de um investimento
Imagine o curto!!!!
Filhão, se tem prédio no Hell que não tem previsão nem para o tanto de tralha que liga na cozinha (alguns, nem geladeira), quanto mais carro elétrico... se houver um mutirão de recalibramento para eliminar as perdas por aquecimento das fiações particulares, é capaz de poder se desligar uma turbina de Itaipú
Parabéns Felipe!!! 😊 Sensacional
Mesmo com as plantas elétricas, detalhando desde a substação até o cálculo de cada apartamento, é necessário fazer essa análise de carga.
12 carregadores talvez até seja suficiente pro prédio inteiro por muito tempo. 1 pra cada 4 pessoas daria até pra compartilhar. Eu praticamente só carrego uma ou duas vezes vez por semana em casa.
Mais uma excelente matéria, parabéns !
Tecnologia nova, problemas novos. Um dia provavelmente terei um elétrico, mas ainda é cedo para investir nisso aqui no condomínio. O percentual de interessados ainda não convence a grande maioria
Parabéns pelo vídeo. Num futuro onde o condomínio estudado tenha 30 carros elétricos. Instalando o smart charge é possível que o carregamento seja insuficiente numa noite por exemplo? O smart charge irá baixar a capacidade de carga na medida que outras cargas forem sendo conectadas ou ele faz uma fila na medida que vão sendo conectadas as cargas?
Felipe, faz um vídeo sobre a garantia da BYD, pois muitas das peças do carro não segue no plano dos 5 anos de garantia que a marca fala mais não especifica, fica os 5 anos de garantia e 8 da bateria, mais o que entra nesses 5 anos dessa garantia?
Cara, tá no manual do carro o que entra ou não na garantia e os prazos, como qualquer carro. Os manuais estão disponíveis no site da BYD se você quiser consultar.
@@jczivianina hora de vender o cara simpático da concessionária só fala: 5 anos de garantia. Depois cada um que chore.
Eu sei que a central multimidia tem garantia de um ano, se der qualquer problema, exemplo, apagar, vc fica sem controle de muita coisa no carro pq quase tudo se controla na central multimídia.
@@ezequielfernando2571 só não comprar o carro . Problema resolvido
Pegaram o Golfinho para Cristo, pois nunca vi tanta gente comentando sem nem ter lido o manual, não tem o carro e acreditam em tudo que falam.
Parabéns pelo vídeo! Essa empresa tem filial em Maceió?
Vizxe...mexer com condomínio é uma bosta só... aqui no meu prédio tbm são 12 aptos e ninguém comparece em reunião, ninguém tá disposto a gastar com benfeitorias e nada... foi um custo arrancar 1mil reais de cada um para fazer uma obra estética na fachada e Hall.... imagina pra instalar carregador de carro elétrico na garagem 😅
Boa sorte Felipe!
Felipe
@@paulok.170 obrigado 😅
Quando não vai ninguém se for 5 e 3 votar a favor, os outros pagam gostando ou não.
@@Samuelpersi Depende do assunto. Consulte um advogado
@@lito1329 aqui é assim mesmo. É comunicado assembleia em todos tipos de contato disponíveis com mês de antecedência. Não comparece pq não quer, aí acaba os outros decidindo por ele. Geralmente é só eu ( síndico) e mais 2 ou 3... tirando a moça da administradora do condomínio. Estando tudo registrado em Ata, o que for decidido por nois e votado pela maioria presente é cumprido por lei. Qnd é algo de valor mais expressivo, a gente procura pelo menos 7 votos dos 12 para que prevaleça a maioria. Mais coisas mais simples o síndico , sub síndico e conselheiro já vale.
Sobre a questão do balanceamento dos wallbox, li nesses dias a seguinte sugestão:
Apenas usar o carregador de 6kW quando extremamente necessário.
Se todos usarem os carregadores portáteis de 3kW não haveria maiores problemas, pois 3KW é o equivalente a 2 split ligados (mas por um longo período).
A questão não é apenas ter grande potência AC disponível, pois carregar em grande potência sempre pode prejudicar a vida útil da bateria.
E quanto mais lento o carregamento, mais a bateria se conserva (balanceamento interno da bateria).
Híbridos plugin usam no máximo 3kW, e puros EV 6-7KW. Exceção aos Porsches e Teslas (22kw com rede trifásica é necessidade de transformador). Mas mesmos esses, é interessante carregar na carga lenta, para preservar a vida útil das baterias.
Justamente. Mas aí não vende o wallbox né, e seria instalar uma simples tomada. Pegaria mal cobrar o que cobram para instalar um "complexo" sistema de carregamento de veículos elétricos.
Esse pessoal faz tanto drama que só estão reforçando a ignorância dos já ignorantes e dificultando a aprovação nos condomínios. Querem valorizar tanto que estão fazendo terrorismo.
Inclusive, nesse cálculo consideraram 100% de carga em todos os carregadores ao mesmo tempo. Nenhum projeto elétrico é calculado assim. Manda eles fazerem o cálculo considerando todos os chuveiros ligados ao mesmo tempo para ver se o transformador do condomínio comporta a carga.
Muito ajuda quem não atrapalha.
Minha opinião sicera.
Relato acima foi preciso e resolve na maioria dos casos. 3 kw hora é suficiente na média geral.
@@Jp-jb6nk menos carga = menos tempo de carregamento, eu, tendo carro eletrico não aprovaria um projeto q terei q ficar atento pq meu veiculo vai demorar uma eternidade pra carregar, um wallbox de 3kw basicamente é um quebra galho.
@@DanielQuirinodeOliveira no caso de veiculos eletricos, durante a carga eles usam sim 100% da carga disponivel e demoram muito pra carregar (ate em carregador rapido é no minimo 1h) então a probabilidade de todos usarem ao mesmo tempo deve ser considerada, imagine todos chegando do trabalho no horario de pico e plugando na tomada pra pernoitar carregando?
@@RyuzakiPragmatico aí você nunca terá seu elétrico. Infelizmente não creio que exista nenhum condomínio atual que comporte carregamento a 6kWh para todos os moradores.
Sobre usar 100% da carga disponível, está errado. Tanto em AC quanto DC. O carregador não manda. Depende do veículo. Sobre demorar uma eternidade para carregar, a maioria das pessoas dorme umas 6h ou mais por dia. Mesmo no "quebra galho", é tempo suficiente. Seu pensamento prejudica o coletivo pois seus vizinhos que nunca terão um sistema de carregamento se só puder ser semi rápido para todos. Tenha em mente que dificilmente você utilizará, no dia a dia, 100% da bateria. Ou seja, você não sai de casa com 100% e volta depois do trabalho com ela acabando e precisará carregar a 100% novamente.
Felipe assisto videos de carros elétricos e vi uma possibilidade que seria de quem tem carro elétrico ter um carregador portatil tipo um Powerbank bem maior parece ate uma bateria de caminhão,que carrega o carro e ainda serve numa casa que tem energia solar,dependendo do projeto escolhido para as pessoas de um condomínio analisar o que ficaria mais viável
e você vai carregar o power bank como? Ele continua sendo uma bateria, precisando de fonte de energia. Sabendo do custo das baterias, qual a lógica de adicionar outra bateria no meio da ligação Carro - Rede Elétrica? Se você não tem ligação offgrid, recebendo sua energia por placas solares ou outro meio, sua ideia de "power bank" não faz sentido nenhum.
boa alternativa, tinha esquecido essa possibilidade. recentemente a BYD lançou uma estação de recarga com uma bateria embutida, para que possa atender lugares em que a estrutura de energia é limitada. ela fica carregando a bateria o tempo inteiro na carga da rede que tiver sobrando, e quando vem alguém usar a estação tem uma energia rápida disponível
Fico imaginando o custo para cada um no condomínio mesmo não tendo um automóvel elétrico ⚡️.
É o custo do progresso e o condomínio dele certamente não é de gente miserável.
Na Europa a fonte energética é carvão e usina nuclear. Grande progresso.
@@rogerzengo6732 Ainda bem que nada do vídeo é na Europa ne? Brasil tem energia limpa
Os donos do carro elétrico teriam que contribuir mais nesse financiamento pra aliviar pros outros moradores.
@@rogerzengo6732 tanto chegaram conclusão em alguns países nem querem saber ⚡️⚡️⚡️⚡️⚡️devido €€€€€€€€.
18:10 melhor hora de carregar é a hora que você vai esta trabalhando 😅
100% das pessoas pagarem para 25% poderem usar. Para carregar o carro em 10hrs de uso! ou seja só carrega 1 carro por carregador por noite kkkkkkkkkk perfeito
no meu condomínio esse wallbox é ligado na caixa correspondente a cada apartamento. ou seja, a luz é paga exatamente por quem consome. além disso toda a instalacao quem arca é o morador que tem o carro.
Aqui no meu também !
No meu tb vai ser assim!
excelente trabalho da empresa em questão ,a briga seria que cada condomínio tem a sua realidade e convencer a maioria não é fácil.
Atualmente as soluções custam vários mil reais, prefiro comprar a combustão por enquanto, mais barato e não preciso me preocupar com soluções, postos e etc.
Só o desconto no ipva, já vale esses vários mil reais das soluções
@@mattheus1996fulkkk
Aqui no Paraná não temos nenhum incentivo, paga-se os mesmos 3,5% do IPVA. @@mattheus1996ful
seu calculo e baseado em achismo, ele deve ser feito para cada proprietario, tem gente q compra o carro para dar volta na quadra, e outros como eu viajam e usam para se deslocar para o trabalho, eu tenho um Dolphin, em 3 meses economizei R$ 4600 de gasolina e 500 de oleo pois completou semana passada 10 mil km. nao paga IPV aqui no sul e outro custo q não tenho
O pior é o preço do seguro desses carros 🤦🏻♂️ Td acima de 10 mil reais
O que faltou esses engenheiros eletricistas falarem é se TODOS os condomínios fizerem isso.... Para eles é bom... claro
Felipe, há como fazer essa instalação em um prédio novo, que não foi previsto para ter carros elétricos, e que não tem moradores ainda nele para calcular o uso real dos apartamentos?
Média!
Já imaginou fazer toda a infraestrutura dentro do condomínio e a distribuidora de força simplesmente dizer: Não temos como fornecer essa capacidade para o seu condomínio, já que outros podem querer a mesma coisa… A infraestrutura não é só local, o problema é infinitamente maior…
Quanto a distribuição de energia em horários de pouco uso, digo adivinha a hora que as pessoas poderão carregar o carro? Sim, quando chegarem em casa e é justamente a hora que mais há demanda 🤔 Imagina explicar para um grupo de moradores que não tem carro elétrico que eles terão de gastar uma grana em cota extra para colocar carregadores de carros que eles não tem 😅
Coitado dos primeiros, só tem desafio… Ainda bem que existem pessoas dispostas a passar por isso…
Na verdade o projeto elétrico proposto foi feito para o cenário "atual" do condomínio. Ou seja, a concessionária já deixou lá o padrão dimensionado. Em projetos que exigem alteração externa é necessário ter uma aprovação prévia da concessionária antes da execução. Até porque é feito uma solicitação de "aumento de carga"
@@4n2r7 sim, a proposta simplificada não prevê aumento de carga planejada, só uso até o limite… Mas 12 carregadores para 48 apartamentos, considerando que cada um só pode ser usado por um único carro por noite acaba sendo apenas o limite mínimo, considerando a expectativa de adoção elevada de carros elétricos (Pessoalmente não creio nisso agora)… Mas e os outros 99% dos condomínios que não são novos e nem mesmo tem Trafo dedicado? O que me refiro anteriormente são condomínios mais simples ou antigos que não tem uma demanda planejada alta e que nem mesmo suportam ar condicionado para todos os apartamentos, nestes casos além do projeto interno é preciso verificar a viabilidade da rede externa também… 👍🏻
Já imaginou se vc estiver errado. A falta de conhecimento sobre o assunto da margem para que a opinião pessoal se torne uma verdade...
@@carlosalbertosilva2281 talvez… O tempo dirá… É a terceira vez que a tentativa de adoção da eletrificação de automóveis acontece na historia, quem sabe seja a última tentativa e não seja frustada ou pode ser que em algumas décadas tenhamos a quarta…
Quanto a infraestrutura, custos e dificuldades… Acho que é um desafio convencer pessoas que não tem veículos elétricos a gastar com infraestrutura ou mudar qualquer coisa relacionada a isso sem efetivamente ter um veículo elétrico, mas vamos ver os próximos episódios da saga…
Tudo que é novo por si só já sofre resistência, quando os benefícios práticos são questionáveis e muito limitados a condições específicas a adoção é quase impossível, e quando se tem uma alternativa viável a mais de um século (veículos a combustão), com uma infraestrutura totalmente funcional, sem escassez iminente, a um preço ainda viável, sua substituição se torna um verdadeiro desafio épico. Mas é divertido acompanhar a saga do carro elétrico.
Concordo amigo!
Um exemplo recente da minha cidade, Juiz de Fora-MG, que tem vivido uma explosão de carros elétricos comprados por pessoas que moram em condomínios de classe média: conheço gente que comprou na empolgação porque o BYD Dolphin é o novo carro da moda e acabou se esquecendo de um simples detalhe que é aonde o carro será "reabastecido ou carregado".
Resultado: os shoppings da cidade estão sempre com as "vagas verdes" cheias porque a solução que essas pessoas encontraram é deixar o carro elétrico morando lá hehehe
O brasileiro e seu consumismo maluco para "ficar na moda" e impressionar o vizinho.
Parabéns Felipe
Só instalar tomadas de 20A 220v e usar um carregador portátil.. Não precisa desse custo todo. Besteira carregar o carro em 3 4h ( de 50 a 100). Só carregar todo dia a 3kwh e pronto.
Como seria isso? Nao entendi
Engenheiro eletricista, Felipe, eletricista.
Obrigado!! 😂
Em 18:20, quando é mencionado a questão do solar e da lei 14.300, houve um equívoco com a informação passada. Projetos homologados no formato GD I ("Lei antiga") para clientes do grupo B (Baixa tensão) pagam apenas a taxa mínima quando o sistema solar supre em 100% o seu consumo, essa taxa mínima é divida para clientes monofásicos, bifásico e trifásicos. Aqui em Pernambuco esse valor é equivalente a pagar 100 kWh para a distribuidora. Já os créditos de energia ficam na titularidade por até 60 meses e serão utilizados de acordo com o consumo mensal. Não há incidência de outros custos como de "pedágios" para receber esses créditos de energia. Então não importa a hora que você mais consuma, se o sistema gera o suficiente para te abastecer e sobra energia na forma de crédito seu único custo é a taxa mínima, logo não importa a hora que você recarrega. Já os clientes enquadrados em GD II ("lei nova") esses não pagam taxa mínima, pagam um "pedágio" apenas na energia que foi injetada e recebida na forma de créditos na conta de luz, esse valor é progressivo e supera o que é pago em taxa mínima. Ou seja, quanto mais energia você injeta e recebe de volta na forma de crédito mais você paga a distribuidora por esse "pedágio".
Como é feito o rateio dos gastos com o carregamento ? O carregador informa no final do período quantos kW foram consumidos ?
pode ter um medidor no carregador, caso a instalação seja coletiva, mas acredito que no do Felipe seria individual, cada um ligado no seu medidor. A avaliação seria para liberar até o limite de 12 unidades sem precisar de reformas.
@@leondantas, como o disjuntor presente no relógio individual é possível instalar o carregador ? Pelo que entendi os carregadores serão instalados antes dos relógios individuais ou no geral do condomínio.
Parabéns pelo vídeo 👏
Felipe, o bom desse vídeo foi saber que tem solução. Carro elétrico pode vigorar no Brasil? Sim, tem solução, basta contratar um serviço competente como você fez.
O wallbox é para um carregamento rápido. Se vc tem tempo de 9 horas porque não usar uma tomada de 25 A bifasica com neutro e proteção de 16 A. Sai mais barato e pode-se colocar várias. Como não é de uso de 100% ligadas coloca-se poucos wallbox em pontos estratégicos e várias tomadas para uso de carregadores portáteis com limite de amperagem.
essa seria uma boa solução no futuro, para quando tiverem q aumentar, não precisarem de tanto investimento.
Parabéns ótimo video pessoal
Não ia mostrar a geração solar do condomínio?
Se o Dolphin Mini vender bem no lançamento vai facilitar o apoio pra instalação desses carregadores.
ACORDA MEU IRMAO VC TÁ EM NARDI OU EM OUTRO PAIS CHINES SÓ VISA LUCRO KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Aqui no meu condomínio nem ar-condicionado pode ter 😅
Oh pai óh rsrsrs condomínio de bloco estrutural?
@@rosenogueira2781 sei não, mas é um prédio da década de 1970
Pode me tirar uma dúvida ? Meu condômino tem garagens em formato de rodízio todo ano. como posso solicitar ou tem alguma lei pra poder ficar com uma garagem fixa !
Pelo que sei vaga fixa só se ela tiver escritura, informe-se se tem alguém com vaga escriturada no seu prédio e se tem interesse na venda. Espero ter ajudado abraço.
Não existe esse possibilidade, a escritura dos aptos dão direito uma vaga de garagem e não especifica qual vaga, ou seja na convenção é especificado o sorteio de vagas.
Basicamente o que estamos fazendo aqui no condomínio. Só resta discutir qual o modelo será adotado para formatação do novo projeto elétrico.
11:30 só pra esclarecer, apesar da matriz WEG ser no Brasil, o Wemob é produzido na China ou seja, não gera empregos diretos aqui.
Gera trabalho de engenharia, manuais técnicos e ensaios.
Mas ele tava se referindo a industria ne @@jefersoncordeiro6889
Tem como intalar energia solar em prédio antigo ???
Essa briga já existia no passado e agora com relação a instalação de ar condicionado. Aparelhos de AC também tem um consumo elevado e a grande maioria dos apartamentos e prédios no sul do país não preveem a sua instalação
Ar condicionado - têm pessoas que põem ar condicionado barato q dá uma barulhada igual a compressor.Em bairros que tem muitos prédio dão eco.
Já que ainda não haverão muitos elétricos em condomínios, não seria legal tb ter um espaço com carregadores disponíveis e ocorrer um revezamento? Ficando a parte do prédio (fora da garagem)
Isso se o prédio tiver espaço, a maioria não tem.
Felipe fale também como funciona para quem mora em casa. É só instalar o carregador? Precisa autorização da companhia de energia? Quais os passos?
não precisa. Só deve estar atento a seguir a norma. O profissional irá analisar se sua ligação com a rede já tem capacidade de instalar o carregador, se não tiver aí sim deverá contatar a Cia de eletricidade para aumentar a carga, nesse caso eles farão exigências e vistoria na sua ligação do medidor, não do carregador.
Coloca energia solar no seu telhado também. Aí compensa MUITO mais ter carro elétrico
E agora ? Fez tudo, 12 garagens foram liberadas, a instalação é feita direta no no disjuntor do AP ?
Ate pouco tempo atras era pra gente economizar energia, agora pode gastar sem dó. Imagina se um dia os carros elétricos passam as vendas dos a combustão.
seu carro a combustão tbm é energia, e o pior q não é renovável
Mas é claro. Do tempo dos apagões de energia houveram bilhões e bilhões de investimentos na rede elétrica nacional e adição de inúmeros novas usinas geradoras, desde micro até enormes. Então temos uma rede muito mais robusta e informatizada que a 20 anos atrás
carro elétrico polui.Desde o século XVIII.
Tudo que o homem fizer, vai causar impacto no meio ambiente, se não houver chuva por vários meses, o carro elétrico cai por terra.
No meu condominio foi decidido nao adquirir qualquer tipo de carregador....uns tem outros nao tem...ganharam os que nao tem carros eletricos que e a grande maioria
E tão instalando a moda loco? Ou padronizaram tudo com estudo de carga?
Imaginando aqui hoje céticamente. No meu condominio possui 400 familias e apenas 4 possui carros eletricos. As 396 familias restantes ja.ais vai querer ou aceitar essa despesa para contemplar pouquíssimas pessoas. Jamais vou gastar para o bem estar dos outros.
Pensamento de gente pobre é assim, não digo nem pobre de dinheiro, mas de espírito, conspirados do atraso.
Uiiii falou o mimizento..
Vá se tratar filho . Ninguém é obrigado a aceitar e comprar carro elétrico! compra quem quer e quem comprar que arque com os custos adicionais! Tu quer que os outros paguem os custos de instalação pro seu carro elétrico?? Vá se tratar narciso
DEMOCRACIA, a maioria vence. E pobre de espirito é você que julga os outros@@marlo_on
@@darkdms Democracia não é eufemismo para justificar atraso
Você é doente. Do das pessoas que convivem com você@@marlo_on
Vou abordar novamente uma questão de suma relevância e que, infelizmente, não teve nenhuma consideração nos itens de projeto nem nos outros comentários que eu postei, vamos lá:
- a colocação dos carregadores (salvo engano) altera as cargas de incêndio na garagem, isso muda os itens de combate à incêndio necessário e exigidos para concessão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
- a colocação dos carregadores sem atualização do AVCB torna o edifício fora da lei e passível a multa.
- muito pior que a citada multa é o risco de vida z todos os moradoras.
Algum sinal de preocupação neste sentido?
não muda nada. O índice do carro elétrico é o mesmo do carro com tanque cheio de gasolina ou etanol. Em SP estão preparando uma norma, mas não tem nada ainda.
Não se trata do veículo somente é sim da operação de abastecimento. Um exemplo desta diferença - falando de um veículo a combustão - é que pela instrução técnica do corpo de bombeiros n.o 14 (SP) um estacionamento e posto de combustível tem cargas de incêndio diferentes. Vale lembrar também o momento em que as baterias estão sofrenfo mais stress e aquecimento é durante seu carregamento.
Sem falar que se pegar fogo não apaga até queimar tudo e o seguro difícilmente vai pagar.. 🤐
Eae pessoal, não vão fazer um vídeo sobre o mini Dolphin?
Vi uma estimativa que aproximadamente 30% que estão dispostas a comprar um carro optariam por um elétrico, (maioria não que se arriscar em novidade)ou seja em um condomínio com 48 apartamentos não chegaria nem a 15 pessoas
E se chegar a 15 vão precisar gastar muito em infraestrutura, já que no jeitinho só dá pra 12, ocupando a vaga 8 horas por dia… 😂
@@CostaOliveiraexistem várias outras opções, se você prestar atenção no video verá que já existe sistema inteligente para liberar a energia para o carregador de forma controlada, sem comprometer a carga total do condomínio
@@leondantas sim existe mesmo, mas qual a hora que todos estão em casa e obviamente carregando seus carros? Entre 19 e 06… Neste período há também os picos de consumo geral por isso o sistema de balanceamento não será a solução, já que balancear com pouca carga na base é uma coisa e balancear algo que está sob demanda da uma margem muito menor…
Como q faco isso tudo aqui no ES?? Indicação de parceiros?
Existe algum wallbox com trava contra furto de energia por vizinhos?
Faltou explicar como seria essa instalação de 12 carregadores. Seriam vagas rotativas ou os 12 primeiros seriam privilegiados?
Com certeza em mais de 90% dos prédios nas tem possibilidade de implantar vaga rotativa.
E lembrando que já tem um custo apenas esse estudo inicial. Já teria que aprovar em assembleia essa despesa.
Estou vendo que para quem mora em prédio não vai ser simples ter carro elétrico...
Tem mais vídeos para sair e responder essas dúvidas
Também penso que uma vaga rotativa com um wallbox seria uma solução interessante... claro que como um dos bons C's de codomínio (carro/criança/cachorro) vai dar briga quando um dos folgados quiser furar a vez do outro... problemas de escalonamento também (quem vai ficar controlando isso) bem... é interessante, mas também terá seus problemas.
Acho que em decisão conjunta do condomínio, também poderia definir que qualquer tomada para o fim de carro elétrico tenha obrigatoriamente, um disjuntor de 20A que a anteceda (na sala de medição), dessa forma, o máximo que alguém conseguiria usar essa tomada seriam os 4kw/h (o que limita quem colocar um carregador portátil mais potente, pois o disjuntor de sua tomada iria sempre desarmar) . Com uma boa fiação poderia ser mais interessante do que instalar vários wallbox. No meu condomínio são 2 torres e 64 famílias ao todo ... 3 andares de garagem.... 1 vaga rotativa acho que tem disponibilidade, mas 1 por andar acho que não.... nesse caso acho que as tomadas "simples" seriam melhores.
Realmente é um trabalho muito bem feito que estas empresas prestam. Mas não acho justo o condômino pagar para instalação de algo que nao é de bem comum. Acho sim que deveria ser dado autorização para a instalação individual já que há capacidade energética para tal. O dono da vaga arca com os custos e com seu consumo.
Correto, aqui no prédio que moro vai ser assim, a única coisa que fizemos foi a medição, e vamos elaborar uma memorial descritivo para instalação, cada um arca com o seu !
Que legal essa empresa! Parabéns 👏🏽
No caso de todos aceitarem a proposta, aqueles que ppssuem carros elétricos que vão arcar com o custo desse aumento consumo?
Imaginemos um cenário em que 10% dos veículos do Brasil sejam elétricos. De onde virá a energia? Vai encarecer para o resto da população?
Não uai, encarece pra quem usa. Energia disponível tem. E quanto mais usar é até melhor.
O Brasil já tá com sobra de energia graças a explosão da solar e eólica. Estamos exportando pros vizinhos e vertendo água nas hidrelétricas. E tudo indica que a transição pra elétricos vai ser lenta, vai levar décadas pq a maioria da frota é de usados de 10-30 anos. Fabricamos 2mi por ano e a frota é de 60mi, se vendesse só eletricos levaria 30 anos pra trocar tudo! Ou seja, um bom tempo pro setor elétrico se ajustar.
@@a.veloso Engraçado, o Brasil está com sobra de energia, mas não vejo o custo do kWh diminuir aqui na minha conta de luz....
@@d68st90 Faça um gato🤣🤣🤣🤣
Você mora no Brasil
Mano? Carai. Ao tamanho desse país kkkkkk
Curiosidade.... não sei se faz sentido, mas... vamos lá... E se aplicarmos na saída das fases transformadores para aumentar a voltagem? Não sei se o custo se justificaria, mas a intenção seria poder usar fios de bitola menor e mais baratos (quanto maior a voltagem, a amperagem diminui e podermos usar cabos com amperagens menores). Aí realmente, não sei dizer se o custo de 2 transformadores (um de elevação e outro de diminuição) seria menor do que cabear tudo com cabos de alta amperagem.... outro possível detrimento é que em todo transformador há perda de energia em forma de calor, mas mesmo assim pode ser que valha a pena....
Dono de carro elétrico feliz parece aquele cidadão que tá na piscina gelada, sozinho e desamparado, mas não dá o braço a torcer e se perguntar pra ele se está bom o cara fala “vem que tá quentinha” 😂😂😂😂😂
Zoeira a parte, a tecnologia e a infraestrutura precisam evoluir muito ainda para ser minimamente viável para a grande massa… Enquanto isso vamos vendo os entusiastas se contorcendo pra mostrar algum benefício na “tecnologia do futuro” que já está sendo deixada de lado nos países de primeiro mundo…
Não sou hater de carro elétrico, tenho casa e poderia sim colocar um carregador e não teria o menor problema, mas não o faço porque hoje esse tipo de carro não serve nem pra uso diário na cidade pra mim… No futuro pode ser que seja excelente, mas hoje não é mesmo…
Tenho Dolphin e moro em casa com fotovoltaica. Carrego de dia e não sobrecarrego a rede da rua. Já andei 15 mil km com o carro e economizei uns 5 mil reais. Cada caso é um caso.
@@jcziviani com certeza! Agora só pra ilustrar, quantos cidadãos brasileiros tem condições de ter uma casa, adicione uma estrutura fotovoltaica, um veículo de mais de 150 mil reais, uma realidade de trabalho e lazer que permita ter apenas um veículo elétrico e não gere impacto nas peculiaridades da vida pessoal… Entende como o caso da eletrificação ainda é muito específico? Muitos fatores precisam ser alinhados para ser viável, mesmo assim você economizou 5 mil reais, porém já procurou saber o nível de desvalorização do veículo elétrico comparado a um semelhante a combustão? Ou considerou o quanto de retorno financeiro teria em apenas usar sua estação fotovoltaica para consumo residencial, sem o adicional das recargas do carro? Não questiono os benefícios específicos de cada caso, mas sim a viabilidade da adoção em massa com a tecnologia que dispomos e os percalços estruturais a serem vencidos 😅👍🏻
@@CostaOliveirasão vendidos 2 milhões de carros novos por ano e não tem nenhum barato, então temos mercado. Quem mora em casa pode comprar placa fotovoltaica financiada. Se somar a economia na conta de luz com a economia de gasolina já paga a prestação em muitos casos. Não é nada impossível, é só fazer as contas e correr atrás.
@@jcziviani realmente são mais de dois milhões de veículos, PORÉM bem mais da metade foi só pra locadoras e CNPJ, fora os que são utilitários que não podem ser substituídos pelos eletrificados novos, disso desconta-se os populares 70 a 120 mil sobra bem poucos acima de 120 mil reais, desses quantos estão dispostos a serem usuários beta de carros elétricos, que moram em casa, que tem rede fotovoltaica instalada (Que tem um custo elevado e claro) e que vivem uma realidade compatível com a tecnologia disponível de carros elétricos hoje?
Economia de energia elétrica pra ser real precisa ser validada com todos os fatores envolvidos, como custo de instalação e manutenção da fotovoltaica, ganho na produção dela, depreciação acentuada do elétrico, etc…
Pra exemplificar use o GNV como referência, existe sim uma economia real no uso do GNV, PORÉM quando se analisa de forma ampla os benefícios e os problemas associados conclui-se que ele é bom para um público muito específico, e mesmo sendo implementado sem as limitações do carro elétrico relacionado a tempo de recarga, nunca conseguiu substituir os veículos tradicionais.
O desafio é enorme, mas quem sabe com o desenvolvimento da tecnologia possamos ter um carro elétrico com altíssima autonomia, carga extremamente rápida e simples… Aí sim acredito na adoção em massa, fora isso ficamos só na expectativa ou até mesmo ilusão…
@@CostaOliveiraUsando dados objetivos: 85% das residências no Brasil são casas. Mesmo sem instalar fotovoltaica (que não são mais tão caras, basta pesquisar) e usando um simples carregador portátil (sim, é possível) o custo por km rodado é 1 terço do custo da gasolina. Além disso, a BYD vai lançar o Mini a menos de 100 mil reais. Não estou dizendo que o elétrico é para todos, tem ainda muitas limitações, mas já tem um bom potencial de mercado.
Me dêem uma informação por favor, no meu caso moro condomínio com 13 casas, somente eu tenho interesse de instalar o sistema, TB tenho placa solar, se os condôminos concordarem com apenas a minha instalação isso é possível?
Sim, é só você mostrar que a estrutura suporta e não irá prejudicalos.
Em torno de 08min40s de exibição, o correto é adequar o predio a norma, acredito que o rapaz estava um pouco nervoso.
Excelente!!! Boa sorte!! Só não esquece do seguro contra incêndio para toda garagem no caso de alguma destas porcarias incendiar.
Qual a diferença de um bom ar condicionado antigo ou de um chuveiro?
um carregador lento de carro consome o mesmo que 3 ar condicionados antigos no maximo, ou 1 chuveiro eletrico do mais forte ligado por 6h a fio, se vc tem um ponto de energia planejado para um chuveiro eletrico provavelmente não servirá para carregar um carro eletrico, pois 1 chuveiro eletrico normalmente é usado por alguns minutos e nunca por 10h, então se vc vai puzar mta corrente por longos periodos a infraestrutura de fios, dijuntor utilizado, entre outras coisas é bem mais custosa e de maior qualidade.
Se as financas do condomínio for saudável, pode subsidiar a instalação e ir cobrando a implementação dos condôminos que tenham carro elétrico um adicional mensal na taxa de condomínio. Após pagas (inicialmente de um número menor de usuarios, ao chegar novos proprietários de eletricos começar a cobrar deles e dar descontos do primeiros que pagaram mais, rateio inverso para devolver a diferença)
Meu condomínio são 2340 apartamentos, estilo condomínio clube com 8 quadras poliesportiva, 19 salões de festa, academia completa, pilates, karate, 5 playgrounds, 10 espaço juvenil e etc etc. ZERO CARREGADORES ELETRICOS...rs
Já tem 4 elétricos, 1 porsche taycan, 1 bmw i8 e 2 byd dolphin
1) Esse vídeo confunde o tempo todo potência com energia; 2) Por projeto, cada unidade do condomínio tem uma franquia de corrente estabelecida com boa margem de segurança pelo disjuntor geral que está junto ao medidor. Em sistemas trifásicos, esses disjuntores variam de 70 a 100A - se a corrente exceder, o disjuntor abre sem comprometer a instalação do prédio; 3) Um carregador de 7000W puxa menos corrente que um chuveiro elétrico de 7500W; 4) O vídeo não diferencia claramente instalação de carregador individual, de no máximo 7000W, de carregador coletivo que tem uma potência muito maior para reduzir o tempo de carregamento; 5) Tudo bem que vocês querem vender, mas tem que ser claro com o cliente.
Realmente, a informação é confusa e imprecisa... Falam uma hora de carregadores individuais e outra em carregadores coletivos, sem deixar claro o que é o que. Também, não entendo todo esse estudo de carga para a insstalação dos carregadores! Ele puxam menos potência do que um chuveiro elétrico. Como são bifásicos puxam menos corrente também. Pela mesma lógica, seria necessário contratar um eletricista toda vez que um condômino quiser um chuveiro! Não existe problema de carga nessa potências!
Isso gera ruído e medo. Dá a entender que um carregador de 7kW pode destruir a instalação eletrica do prédio. Isso é falso! O máximo que vai acontecer é desarmar a proteção do carregador que é obrigatória pela norma! Menos galera!
@@daacsb09Jesus Cristo, apaga que dá tempo.
@@efloboSua habilidade para argumentar é espantosa.
@@eflobo melhor explanação para carregador individual: ua-cam.com/video/1oH7ikGWTdE/v-deo.html
@@daacsb09, um carregador desses fica funcionando por várias horas, um chuveiro por alguns poucos minutos. As instalações elétricas dos prédios não são dimensionadas para suportar todos os chuveiros ligados ao mesmo tempo, porque isso nunca acontece.
Tem que dividir igualmente sim para todos, pois em algum momento todo condominio vai passar por isso, e ai a conta fica apenas para quem ja se interessa ou comprou um eletrico!? Daqui a alguns anos a oferta e preco de eletricos e hibridos devera se equiparar ou ainda estar mais em conta que veiculos puramente a combustão
Hello Felipe, I'm from China. Someone translated your car review videos and uploaded them to a Chinese video website. There are very good and interesting videos.
However, I found that there are no electric vehicles owned by Geely Group in these videos. Geely has cooperated with Volvo to produce some great cars, which have better technology and quality than BYD. For example, ZEEKER 001 (95kWh, 4WD, 0-100km/s 3.5s) or Lynk & Co 09 EM-P (can use both electricity and gasoline, 40kWh, 4WD, 0-100km/s 3.5s). I am preparing to buy a new car. Choose from these two.
Are Geely Group's cars launched in Brazil? Hope to see you review more brands of Chinese cars.
Geely group is not in brazil yet, rumours says its coming later this year
@@Alexandrevonf Yes, I just found it, the first maight be Zeekr 001
Sorry, lynk 09 emp, 0-100km/h is 4.9s. Type error
Sou fã de vcs, mas a informação sobre a taxa de fio de antes de 6 de janeiro de 2023 não está correta.
Felipe uma pergunta fora do assunto do vídeo, película pro byd Dolphin plus, g20 na concessionária o preço está próximo a 2.000 (não sei se o teto solar está incluso) você tem alguma indicação de onde instalar por um preço melhor aqui em Porto Alegre? Abraço 🤗
7k não é tão absudo onde a rede atual não suporte... porque digo isso? Digo isso porque tem chuveiros elétricos de quase nessa potência... e hoje os apartamentos não esperam o vizinho tomar banho para depois ele tomar... com base nisso da para instalar
Olá Felipe!
Pq vc junto com o condomínio já não estuda em colocar um outro transformador antes do transformador do prédio para 3 fases 220v e instala carregadores 22kw. É uma solução que não irá mexer na estrutura.
rpz, parabéns pelo video... é muito complexo fazer instalação em condomínio de apto.. difícil aprovar as coisas... Acho que no futuro seria mais viável contar com infra de carregamento rápido na rua mesmo. Igual a gente faz com posto de gasolina... Com carregamento rápido é perfeitamente plausível você parar para recarregar esperando 20 minutos... dá pra se planejar e fazer isso algumas vezes na semana.
Como vai ser individualizado o custo do carregamento do carro? O que nao pode é quem nao tem carro elétrico pagar para os que tem. Como vai ficar isso?
Direto do relógio de cada um
Só instalar inversor híbrido na garagem , com um banco de bateria digamos uns 100kw , essas bateria seriam carregadas com uma corrente constantemente da rede, e na hora que os carregadores tivessem ligados usaria esse back up., inclusive poderia ser usado para funcionar area comum elevador portaria nos momentos de queda de energia.
Valor das unidades do condomínio com carregadores cresce no mercado. Já existe uma estimativa?
Tem gente esperando a continuação dessa saga
Meu caramba, o Felipe parece o Faustão, fala mais que o homem da cobra e não deixa os entrevistados falarem.
Condomínio é assim mesmo. Se paga por muito que não se usa.
So faltou dizer quem vai pagar a conta? Conta de luz. Como individualizar a cobrança?
Sai do relógio de cada apartamento
Mesmo ligado no serviço marca em cada relógio?@@OpiniãoSincera
💤💤💤💤
Amado. Só pagar no wallbox igual
É hoje kkkkk.
Pensei que o assunto do vídeo era instalação de tomadas em condomínios. Outra coisa, no vídeo não está explicitado como essa ligação seria feita (tomada x medidor do condômino), dando a entender que estaria ligado na energia do condomínio. Por deradeiro, a informação tem que ser completa, ou senão o vídeo perde credibilidade.
As pessoas fazem comentários antes da finalização do projeto. Normalmente nos projetos que participei, esta sobea que atende 12 carros, a instalação é feita depois do relógio do condomido, ou seja o condomínio não arca com a despesa de energia. A instalação elétrica do centro de medição também é feita pelo condomino ou seja novamente as outros moradores nao vão arcar com nada . Só precisam de boa vontade de aprovar e colaborar com os que já tem e pensam em ter um veículo elétrico, pois nao vao gastar nada Quando ao cisto do condomino de levar a energia até sua garagem fica entre 4 e 6 mil reais ( fora wallbox ) aqui em Sao Paulo.
Boa tarde. Tem uma seguradora para indicar..
Seguradora não paga - fazem gambiarra instalando estes recarregadores.
Morar em habitação coletiva é uma merda.
quando tiver muita gente carregando a noite? se tiver pouca energia disponivel fica inviavel.
@gabrielgerdan, antes de se instalar é feito um levantamento de cargas e existe sistema de balanceamento de cargas, ou seja, a potencia disponivel se ajusta automaticamente a demanda balanceando a cargas disponivel.
assistiu o vídeo? para isso que fizeram a avaliação de consumo.
No próximo vídeo!!faça um projeto pra instalar placa no teto do carro eletrico c componentes pra carregar a bateria!! Assim torna mais rápida as viagens!!já pensaram nesse projeto ??ou não será possível!!tire a dúvida que paira sobre os proprietários de carros elétricos
não é possível. As placas mais eficientes do mercado tem 1,8m² e geram 600W, uma bateria de dolphin GS levaria 75 horas para ser carregada com essa potência. O lance é ter sua instalação solar em casa
já tem surgido carros com teto fotovoltaico, vide prius prime, mas é só um complemento, pois a energia gerada sequer paga o custo a mais do teto ao longo de 5 anos.
O futuro chegou ! 🤦🏻♂️ KKK
Desculpe amigos! Acreditar que "todos" vão ter um carro elétrico é absurdo pra min!
Vai demorar décadas com certeza, pq a maioria da frota é de usados. Só pensar que fabricamos 2mi por ano e a frota tem 60mi. Conta de padeiro: se vendesse só elétricos daqui pra frente, são 30 anos pra trocar a frota toda!
É querer se incomodar demais, e incomodar os outros que estao quietos no seu canto.
Mais facil se mudar para uma casa. Ou ficar no combustão mesmo.
O QUE MAIS QUERO É SABER QUANDO VENDER O MEU CARRO ELETRICO DAQUI 3 ANOS VAI TER COMPRADOR E QUANTO VÃO PAGAR ACHO QUE TUDO QUE ECONOMIZAR EM COMBUSTIVEL PERCO O DOBRO NA VENDA
Não tenha a menor dúvida 🤷🏼♂️
Carro elétrico é pra quem mora em casa e tem energia solar. Apto esquece.
moro em prédio e não tive problema de instalar meu carregador com ART, projeto e ligado direto no meu medidor. Se seu prédio não tem transformador, caso do plano piloto em Brasília, é como se fosse uma casa, cada um com seu medidor ligado direto na rede da fornecedora.
@@leondantas gasta mais. Depende do condomínio autorizar e como mostrou no vídeo existe um limite na quantidade de carregadores que a infra do prédio suporta. Muitos obstáculos possíveis e não tem a economia dos painéis solares.
Não pretendo ter carro elétrico nos próximos 5 anos! Até lá, essas minúcias estarão bem regulamentadas.
Sou proprietário de carro elétrico e sinceramente não apóio a implantação de carregadores no prédio onde moro. Na minha opinião não vai valer o dinheiro, o risco e os problemas com o uso destes carregadores numa garagem fechada onde se admite que o usuário do sistema seja responsável pelas suas atitudes...
Mas no shopping a garagem é aberta?
ou vc nao tem carro eletrico, ou não faz ideia do que esta falando, pois nao tem nexo...kkkk
Tudo lindo, até o primeiro grande incêndio... Aguardem...
tem que proibir todos os carros, onde já se viu sair por aí carregando combustível inflamável nas ruas? Celular também, colocar uma bateria que pega fogo encostada na sua cara... Vamos voltar as charretes e telégrafo.
Nosso sistema elétrico no país não comportaria nem 5% de carros elétricos.
Quando falo sistema elétrico, lembro principalmente de distribuição