2.1 loudspeakers with JBL car speakers systems and recycled wood - Design and testing

Поділитися
Вставка

КОМЕНТАРІ • 67

  • @marceletch
    @marceletch 2 місяці тому +1

    Fico feliz em saber que não sou o único que xereta em caçambas procurando algo interessante! Já encontrei e já deixei muitas coisas boas em caçambas... De fato, alto falantes com grande compliância soam melhor em caixas pequenas com suspensão acústica. O ar contido na caixa evita, de certo modo, que o cone excursione livremente, deixando o alto falante mais firme, fazendo com que a bobina fique imersa no fluxo magnético, melhorando o desempenho e evitando aquele grave embarrigado, que não corresponde à realidade da música. Parabéns pelas caixas e um forte abraço!

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому +1

      Que bom que está gostando dos nossos projetos!
      Fiquei feliz e mando daqui um forte abraço.

  • @franciscoaltieri4892
    @franciscoaltieri4892 2 місяці тому

    A cada vídeo uma aula! Iberê, agradeço disponibilizar seu tempo e conhecimento.

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому

      Eu é que agradeço pelo seu comentário tão gentil. Forte abraço!

  • @Juan-pf4hs
    @Juan-pf4hs 2 місяці тому

    Respeitado Sr. Iberê, ao saber a origem desses gabinetes de caixas e apreciar os resultados vemos quanto nobre foi sua sobrevivência.
    Agora com relaçao ao projeto e execução das caixas, fora estas ter ficado com um aspecto bastante atrativo, também os resultados sonoros entregados por estas conforme o Senhor disse, atingeram o resultado esperado dentro da finalidade proposta.
    Parabéns por mais esse sensacional projeto.
    Obrigado, por toda essa exposição e didatica oferecida.
    Grande abraço!

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому +1

      Eu é que agradeço seu comentário tão gentil! Fiquei feliz por ter compreendido bem os objetivos do projeto. Forte abraço.

  • @wladimirhaydn7380
    @wladimirhaydn7380 2 місяці тому

    Muito bom, sem dúvida o sistema 2.1 são os melhores sistemas, o sub faz toda diferença.

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому +1

      Pois então, é o que eu vivo dizendo, ou seja, quem acostuma com subwoofer dificilmente vai se contentar em ficar sem ele... Mas é tudo uma questão de gosto. Existem pessoas, por exemplo, que gostam mais dos agudos, ou seja, quanto mais a caixa gritar, melhor. Abs.

  • @felipecavalcante3901
    @felipecavalcante3901 2 місяці тому +1

    Obrigado pela aula, professor.

  • @pauloegidiooliveiratommasi2330
    @pauloegidiooliveiratommasi2330 2 місяці тому

    Excelente resultado!

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому

      Que bom que gostou! Forte abraço.

  • @sandropisic.2637
    @sandropisic.2637 2 місяці тому

    Audio 2.1 para musica é otimo porque tendo o sub woofer separado das caixas frontais pode colocar ele em um ponto esquecidico do ambiente onde os graves reproduz melhor

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому +1

      Sim, é isso mesmo! Essa é a idéia. Facilita muito o arranjo do ambiente, pois o volume maior (o woofer) pode ser colocado em qualquer cantinho. Abs.

  • @Gomes896
    @Gomes896 2 місяці тому

    De fato todo objeto em madeira com formato acústico já é uma boa opção pra caixa de som desde sempre faço isso principalmente em móveis de imbuia !

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому

      Pois então, existem móveis que parecem ter sido feitos para virar caixa acústica...
      Se for móvel antigo é melhor ainda, geralmente se usava madeiras mais fortes e pesadas.
      Além de virarem boas caixas, a gente aproveita estas madeiras ao invés de jogar no lixo.
      Abração!

  • @marcelorchegancas6064
    @marcelorchegancas6064 2 місяці тому

    Prezado Sr. Iberê que grata satisfação poder assistir os seus ensinamentos na área do audio clássico. Tenho todas as revistas PNP. Uma pergunta: Como ficou a impedância desse kit? Eles foram ligados em paralelo? Tenho um par de caixas LANDO de 3 vias W-M-T, mas o médio e o twetter domo já queimaram e não encontro substituto. Gostaria de uma sugestão para recompor essas caixas. Grato por compartilhar seus conhecimentos. Não gosto de subwoofer, prefiro as batidas secas do sistema bass-reflex.

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому

      A impedância deste kit é de 4 Ohms, que é a mesma do woofer.
      O tweeter vai ligado depois do divisor de frequencia e não chega a afetar muito este valor.
      No caso, o divisor de frequencia vai ligado em paralelo com o woofer, e dele saem os dois cabos que ligam no tweeter.
      Em relação aos falantes da caixa Lando, confesso que não estou bem a par do mercado como um todo, mas até onde sei não existem substitutos novos. Teria que encontrar alguém para fazer o restauro, o que não costuma ser muito fácil, ou então teria que encontrar alguém vendendo no mercado livre outros que estejam funcionando.
      Que legal que você tem a coleção da PnP!
      Fiquei feliz e mando daqui um forte abraço.

  • @walterjosepantolfi605
    @walterjosepantolfi605 2 місяці тому +3

    Sei que seus vídeos e ensinamentos são excelentes mas acho desnecessário desligar o loudness, pois eles dão ênfase na música

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому +8

      A intenção ao desligar o loudness é deixar o receiver funcionando em modo plano (flat) para julgar apenas a reprodução das caixas, e não a reprodução do conjunto como um todo.

    • @lukao_som9244
      @lukao_som9244 2 місяці тому +2

      loudness algumas vezes estraga som no meu caso no carro deixo off com ele ligado distorce os graves e fica fino agudo coisa que nao gosto

  • @rmlazzari
    @rmlazzari 2 місяці тому

    Ficaram bonitas e soam bem!
    Quanto às opções para altofalantes, sem fazer propaganda - não conheço a firma nem os produtos - mas me foi recomendada a QVS Audio Eletrônicos, que se dedica a altofalantes não apenas automotivos. Se você quiser dar uma xeretada, ué... talvez seja uma boa opção.
    E parabéns pelo canal!

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому +1

      Que bom que gostou do nosso projeto de caixa!
      Não conhecia a QVS Audio, mas pelo que vi no site deles oferecem apenas falantes profissionais mesmo... Não vi nada por lá que se assemelhe a falantes de alta-fidelidade. Talvez eles fizessem no passado, ou então pode ser que produzam sob encomenda.
      Muito agradecido pelo seu comentário, e vai daqui um forte abraço.

  • @maiconvengrzennunesbusolog4864
    @maiconvengrzennunesbusolog4864 2 місяці тому +1

    Realmente interessante

  • @allankardecsousa7984
    @allankardecsousa7984 2 місяці тому +1

    Boas caixas!!!

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому +1

      Pelo tamanho, até que elas tocam bem... Abs.

  • @absolonmacedo5598
    @absolonmacedo5598 Місяць тому

    Bom dia, professor. Seus vídeos são aulas primordiais os quais assisto com muita atenção e aprendo muito. Por favor me esclareça o seguinte: quais são as principais diferenças técnicas em termos de qualidade de som, facilidade de manutenção/peças de reposição, etc, entre um conjunto Pré-amplificador + Amplificador (ou um Amplificador Integrado) e um Receiver? Gosto muito do som analógico e vou adquirir um desses dois equipamentos citados. Outra pergunta: tenho 2 pré-ampilifcadores (CP 1800 X) + 2 amplificadores (PA 1400 X) da Cygnus que necessitam de revisão geral. Vale a pena fazer essa revisão (limpeza, troca de capacitores, transistores, potenciômetros, etc) em termos de custo e disponibilidade de peças atualmente? Obrigado antecipadamente pela atenção.

    • @audioclassico
      @audioclassico  Місяць тому

      A princípio, não é porque um conjunto de pré-amplificador + amplificador é construído junto ou separado que será melhor ou pior. Existem ótimos amplificadores integrados como, por exemplo, os receivers da Pioneer e da Marantz. Também existem excelentes aparelhos onde o pré-amplificador é construído separadamente, como no system Polyvox 5000 e no Gradiente System One. Contudo, se um fabricante se dá ao trabalho de fazer um pré-amplificador independente, devemos supor que é porque pretende dar uma atenção especial àquele item e que, portanto, deve ser de boa qualidade.
      Quanto aos seus aparelhos da Cygnus, acho que vale a pena sim fazer uma revisão desde que seja para uso próprio. Se for para venda, melhor vender no estado em que está, porque somarmos o valor da venda no estado + o custo da manutenção vai chegar num valor acima do que vai conseguir se colocar a venda. A manutenção destes Cygnus não é das mais complexas em termos de peças, mas a mão-de-obra não fica barata porque eles dão muito problema de mau contato e oxidação, então geralmente é preciso desmontar tudo para ir limpando e trocando o que for necessário.
      Que bom que está gostando dos vídeos, fiquei feliz e mando daqui um forte abraço.

  • @caiomiguel2620
    @caiomiguel2620 2 місяці тому

    Gostei deste projeto com alto falantes JBL e caixas recicláveis o som ficou bom se o decibéis fosse maior não precisava aumentar o áudio mas agrada o som delas já que artesanal

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому

      As caixas ficaram com um rendimento bom, masque não se compara ás caixas antigas dos anos 70, que tocavam bem mais alto. Mas fica um volume bastante bom, dá para escutar numa boa ,mesmo para gosta de música pauleira. Abração!

  • @niltonbocao7991
    @niltonbocao7991 2 місяці тому

    Olá Iberê.
    Excelente o seu vídeo. Você trata o assunto com maestria, didática e apurada técnica. Parabéns. Só não consegui identificar a música que você toca como teste. Qual é a banda e qual é o título?
    Abraços.

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому

      A música de teste é da biblioteca do UA-cam, sendo a banda TrackTribe e a música é denominada
      As You Were.
      Que bom que gostou do vídeo! Fiquei feliz e mando daqui um forte abraço.

  • @joaocasanova6372
    @joaocasanova6372 2 місяці тому

    Há uma série de bons alto falantes no aliexpress, todos com paramentros TL tomados e apresentados no anuncio. Recentemente comprei um par de full ranges de 4 polegadas da marca GHXamp (chinesa). Apenas 25w e 8ohms (tem opcao 4 o 8), boa sensibilidade mas não otima. Não esperava muito... coloquei o par numa caixa tipo Tqwt e me surpreendi. Eu realmente acho que vale muito mais a pena ir por esse caminho porque o mercado nacional é todo automotivo, não há opçoes para som residencial DIY.

    • @leof.5401
      @leof.5401 2 місяці тому

      Opaa. Põe o link pra nós. 👍

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому +1

      Eu acho assim... Esses alto-falante chineses não são os melhores do mundo, mas comparados com os falantes que se faz por aqui eles acabam se sobressaindo...
      Seria muito mais fácil para os fabricantes nacionais seguirem os projetos dos falantes antigos. São projetos simples, mas baratos, funcionais e com um bom som.
      Mas eles preferem fazer falantes super pesados, com milhares de Watts e que, obviamente, podem ser vendidos bem mais caros...
      Mas são coisas do mercado. A gente pode fazer pouco quanto a isto, a não ser procurar alternativas melhores, nem que seja do outro lado do mundo, não é mesmo?
      Abração.

    • @joaocasanova6372
      @joaocasanova6372 2 місяці тому +1

      @@audioclassico Iberê, é exatamente isso que você falou, essa mudança é questão de mercado. Eu tambem incluo a questão de tecnologia (melhor eficiencia e custo beneficio dos amplificadores classe D em relação aos classe A e AB) e questão de mudança na sociedade (as casas ficaram menores e não são todos que tem espaço pra comportar um par de caixas torre nas sua sala). Enfim, voltando a falar do alto falante: mesmo considerando os impostos de importação, ainda vale a pena dar uma olhada com carinho nos alto falantes chineses. As melhores marcas nacionais, tipo NAR, JBL custam mais caro e mal entregam os parametros T/L, a curva de resposta nunca é lá essas coisas. Alto falante automotivo é uma peça que precisa ser resistente ao ambiente hostil dos carros (trepidação, variação de temperatura e umidade), as aranhas de centragem são duras, os cones são de plastico, ambiente que é muito diferente do ambiente residencial. No aliexpress encontrei alguns que já são voltados para som residencial.

    • @joaocasanova6372
      @joaocasanova6372 2 місяці тому

      @@leof.5401 opa. Eu tentei, mas ou o UA-cam ou o criador não permitem colocar links externos nos comentários. Mas é só procurar por full range Aiyima ou ghxamp.

  • @jnpulz
    @jnpulz 2 місяці тому

    Buenas, aproveitando do seu lado solícito (que pra nós é hiper super bem vindo), será que tem solução pra meus ouvidos, eu gosto mais das notas graves quando o sub-woofer está em outro ambiente. Parece que depois que as ondas percorrem um caminho mais longo, chegam melhor nos ouvidos. É normal isso? Desde já agradeço um comentário de vosso professor. Johny - POA/RS.

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому +1

      Uma explicação provável é que os sons médios e agudos são direcionais enquanto que os graves não são. Quando você está em outro ambiente, escutará os graves com intensidade um pouco menor do que naquele onde estão os woofers, enquanto que os sons médios e agudos chegam atenuados. Uma possível solução para deixar o som mais ao seu gosto é fazer o tratamento acústico na sua sala de audição e mudar a relação entre os sons graves, médios e agudos que são reproduzidos pelo seu sistema de som.

  • @lukao_som9244
    @lukao_som9244 2 місяці тому

    Altofalantes bons pra grave em receiver antigo é KEYBASS ETM NOVIK tenho umas caixas profissional da ciclotron wattssom antigas de 1999 toca bem forte no s96 mesmo os falantes sendo 100rms o ímã dele hoje os cara faz altofalante de 400rms

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому

      Os falantes Keybass são para caixas full range ou profissionais, mas esse vídeo trata da confecção de caixas para serem usadas como satélite em um sistema 2.1 em sistemas de alta-fidelidade doméstico, onde os graves ficam por conta de um subwoofer externo. Abração.

  • @albertycarlos-wb9qg
    @albertycarlos-wb9qg 2 місяці тому

    💫Boa tarde meu amigo, ótimo conteúdo ✨👏✨

  • @Donyf911
    @Donyf911 2 місяці тому +1

    Boa tarde, gostaria de saber o que acontece se ligarmos uma caixa muito potente em um amplificador mais fraco, o som vai nivelar pela potência do amplificador? Por exemplo se eu ligar um par de master 100 em um model 126, teoricamente a caixa aguenta muito mais que o model 126, nesse caso a experiência do som vai ser prejudicada por isso?

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому +1

      Toda caixa tem uma potência mínima para funcionar bem. Se o amplificador não atingir esta potência mínima o som vai ficar ruim. Geralmente fica sem graves.
      No caso da Master 100 a potência mínima indicada pela Gradiente é de 25 Watts. Sendo assim, o Model 126 vai funcionar, mas a Master 100 não vai render tudo o que ela pode oferecer.
      Isso tudo em teoria, mas se você já tem os equipamentos não custa experimentar para saber se gosta do resultado.

  • @robsonfernandosizotto8278
    @robsonfernandosizotto8278 2 місяці тому

    parabéns pelo video e ensinamentos , qual o programa que o senhor mediu com ruido branco.. grato

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому +1

      Usei o app Audizr para celular Android. Abs.

  • @VaniltonOliveira-g2d
    @VaniltonOliveira-g2d 25 днів тому

    Gostaria que o senhor falasse a respeito das caixas de embutir no forro. Caixas sem duto, só os falantes e a frente.

    • @audioclassico
      @audioclassico  25 днів тому

      Se houver oportunidade a gente fala sim sobre essas caixas. Mas é preciso lembrar que não são caixas de alta-fidelidade, portanto não se pode esperar muita qualidade, visto serem projetadas apenas para som ambiente. Abs.

  • @marciorossarolla8762
    @marciorossarolla8762 2 місяці тому

    Tenho muita curiosidade de saber como ficaria um sistema como esse com os alto falantes de 6 polegadas Hertz Dsk 165.3, Audiophonic Club Kc 6.3, Bravox CS60K e Nar Audio Kevlar 650 Cs3 (este de 6,5). São falantes mais caros (o Hertz, por exemplo, tá em torno de R$ 700,00 o par), mas muito elogiados pela qualidade sonora. Imagino que seria uma boa opção pra quem procura qualidade sem gastar muito. Parabéns pelo ótimo conteúdo.

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому +1

      Teria que analisar cada um destes falantes para entender qual é a "vocação" deles, ou seja, para caixas full range, para caixas satélite e assim por diante... Depois desta análise, saberíaos para que tipo de sistema elas ficam melhores e daí então é partir para o projeto em si. Não existe milagre, ou seja, projetos gerais, cada falante é um caso diferente e precisa de soluções adequadas para obter o máximoque ele pode oferecer. Com certeza, por serem falantes bons, os resultados seriam bem interssantes. Forte abraço.

    • @carlosbutzke
      @carlosbutzke 2 місяці тому +1

      Eu fiz 2 caixas com audiophonic kc6.3, me surpreendi com a qualidade do som que ficou, isso usando amplificador digital da falcon, num classe AB (roadstar 800) subiu mais os agudos, comprovado com microfone e software smaart.
      Não sei se casa bem nos amp vintage, estou pensando em comprar o Ophera OP90 com adicional do mid de 4” pra fazer um par de caixa 3 vias

  • @VaniltonOliveira-g2d
    @VaniltonOliveira-g2d 25 днів тому

    Gostei do som das caixas sem o subwoofer.

    • @audioclassico
      @audioclassico  25 днів тому

      Ficaram sim com um som agradável. Mas quando se liga o subwoofer junto, ao vivo, o impacto sonoro ganha outra dimensão. Mas dá sim para usar tranquilamente sem o sub. Abs.

    • @gcf1978
      @gcf1978 6 днів тому

      acho que o celular está cortando o som quando liga o sub pq tá esquisito o som

    • @audioclassico
      @audioclassico  6 днів тому +1

      Sim, aconteceu mesmo um problema. O microfone do celular que usei para gravar o vídeo faz uma compensação automática do volume, então quando ligava o sub a energia recebida pelo microfone aumentava muito e ele abaixava o volume geral para compensar. Fora isto, durante a edição e publicação no youtube o vídeo sofre vários processos que acabaram degradando a qualidade do som. Mas só foi possível perceber isto depois que o vídeo estava publicado. Posteriormente a gente foi modificando o processo de gravação, hoje em dia já está bem melhor mas ainda tem muito para a gente ir aprendendo. Abs.

  • @andrericardobarbozapereira
    @andrericardobarbozapereira 2 місяці тому

    Automotivo tem o NAR Audio que é muito bom

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому

      Nunca cheguei a testar, mas os falantes da NAR Audio parecem ser de qualidade.
      Abração!

  • @armandosartor7577
    @armandosartor7577 2 місяці тому +1

    Boa tarde. Eu comprei 2 subwoofer da sony o SA-WMP1, e não estou conseguindo conectar no receiver Pioneer De boa qualidade, fica muito baixo, usei Y para conectar as 2, não adiantou. Estou usando apenas saída,B frontal com 2 caixas. Pergunto: posso desativar os módulos das Sub woffer e usar elas como caixas normais. Ou é melhor eu vender as 2?

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому

      Pelo que entendi, você ligou os subwoofers na saída de falantes do receiver. Mas não falou se este receiver tem saída para subwoofer. Se ele tiver, as saídas de falantes não receberão graves abaixo da frequencia de corte do woofer, geralmente de 150 Hertz.

    • @armandosartor7577
      @armandosartor7577 2 місяці тому

      @@audioclassico eles foram ligados no lugar específico para Sub woffer ativo com cabos RCA etc. O som nem dá para ouvir , talvez o receiver não compartilha. No manual do VSX-D908S diz Sub woffer de 5hz a 100mhz

    • @armandosartor7577
      @armandosartor7577 2 місяці тому

      @@audioclassico liguei os falantes normais na frontal B. Não usei as caixas surround

    • @audioclassico
      @audioclassico  2 місяці тому +1

      Pelo que você está expondo, eu acho que os graves não estão indo para a saída do subwoofer, mas sim para as caixas frontais.
      Em geral é preciso habilitar o subwoofer nas configurações do receiver, para que mande os graves para o subwoofer e não para as caixas frontais. Teria que consultar o manual do receiver para saber como fazer isto.

    • @armandosartor7577
      @armandosartor7577 2 місяці тому

      @@audioclassico achei o manual. Falta tradução, algumas páginas não consegui... Obrigado. Mas parece que tem que instalar caixas para o sistema "A", dae funciona. A tradução automática não é das melhores.

  • @amilton-soares
    @amilton-soares 2 місяці тому

    mais um top vieo