Excelente vídeo. Sugiro, ainda para esta serie, que sejam abordados os temas de dimensionamento de estribos, detalhamento das armaduras (como foi feito com as lajes) e um gancho para a aula de fundações (a tomada de cargas que serao necessarias para calculo), para a montagem da tabela que o engenheiro de estruturas manda para o engenheiro de fundações, quando o dimensionamento é setorizado
No caso das vigas apoiada em outra viga, a altura de uma delas deveria ser maior para que as barras cruzem em níveis diferentes? Perguntei isso porque sei que se deslocar a armadura para fazer o cruzamento de barras irá alterar o centro de gravidade dá viga e consequentemente a altura útil dá viga. As vigas apoiadas terão momentos negativo que remeterao a armadura na face superior, contudo ainda terão armadura de construção na parte inferior. Ou seja de uma forma ou de outra as armadura cruzam no mesmo nível.Felipe não consigo imaginar como fazer esse cruzamento das armadura nessas vigas, vc pode me ajudar a intender?? Esse canal é o melhor. Parabéns.
parabéns pelos vídeos, estou terminando a graduação e faltou isso na faculdade, ensinar a calcular uma edificação do inicio ao fim. Lá só abordou por partes, ficando muitas dúvidas.
Boa noite Felipe, uma vez que proximo aos apoios há tendencias de surgir os efeitos de cisalhamento e como forma de reduzir o impacto desse problema se coloca estribos com um espaçamento diferente a do local de aplicação da carga, gostaria de saberr a distancia maxima da distribuição desses estribos.
Professor, para definição se a viga seria simplesmente armada ou duplamente armada deveria ser verificada a posição da linha neutra? Através da posição da linha neutra daria para saber se viga estaria no domínio 3 (simplesmente armada) ou domínio 4 (duplamente armada para sair do D4 e voltar ao D3). Desde já, agradeço e vos parabenizo pelos seus vídeos que são de excelente qualidade.
Engenheiro Felipe, gostaria de lhe parabenizar pelo ótimo trabalho realizado. Eu gostaria de saber em qual caso especificadamente temos que engastar ou não as vigas. Tenho dúvidas também de como ficaria as extremidades dessas vigas na hora de apoiar nas outras, se tem que fazer apenas um gancho para se apoiar na outra ou se tem que fazer um cálculo também... Desde já lhe agradeço.
Está de parabéns pelo trabalho Felipe! Gostaria de saber que método é esse que usa o KC e o KS? Eu lembro quando paguei a cadeira de concreto armado na faculdade, o meu professor usava o livro de José Milton, aí eram outras formulas que usava para calcular a área de aço e pra distribuição das barras, ele fazia pelo método da decalagem do diagrama
Primeiramente parabéns pelos seus vídeos, eles têm me ajudado bastante. Gostaria de saber se tem com utilizar esse método para calcular vigas duplamente armada?
Certa vez um experiente dá área me disse, "tente usar tamanho de forma em números redondos para não dificultar a vida do carpinteiro".Com relação a viga do prédio 19x40 não seria melhor usar 20x40 já que a diferença seria mínima e facilitaria a montagem?
+Adriano Costa Olá, a viga segue a mesma largura dos blocos comerciais, 14 e 19 cm, a real dificuldade ocorreria se fixassemos a largura em 20 cm, onde o empreiteiro seguiria a largura do bloco (19) e ficariamos com 1 cm a menos na seção o que pode acarretar sérios problemas! Agradeço seu comentário!
hoje ém dia é facil tirar 1 cm na serra é mais facil apoiar a forma na alvenaria, entretanto se for montar o esqueleto da estrutura não importa a largura do tijolo. temos ainda a prática principalmente de residencias, o uso de vigas abaixo da norma 12 cm para facilitar a forma apoiada no tijolo, fazendo com que as vigas fique com apenas 9 cm, os tijolos antes tinham 12 cm de espessura, só que as empresas que fabricam o material deveriam trabalhar nas normas,ja vi olarias fazerem tijolos de 18x18x8, vc acha que construtora vai por o tijolo de pé ou deitado?
Felipe, qual o valor das barras superior, como posso saber a dimensão mínima delas? Existe alguma recomendação da norma, já que os cálculos só são feitos para os momentos máximo?
Felipe venho acompanhando o dimensionamento do edifício. Parabéns pelos vídeos que são muito explicativos e de excelente qualidade para o entendimento de cálculo estrutural que falta nas escolas de engenharia. Porém estou efetuando os cálculos das vigas mas ainda não achei as vigas que você se referiu em um vídeo anterior onde teria que ser aumentada a seção da viga para 50 cm de altura, é isso mesmo ou todas passaram com as alturas de 40 cm?
+Linaldo de Andrade Torres Olá! Bem observado, não foi necessário aumentar a seção para nenhuma viga! Todas passaram com a mesma seção pois calculamos as armaduras em duas camadas!! No calculo preliminar eu havia feito os cálculos em apenas uma camada de armadura oque dificultou o posicionamento!
Boa noite tudo bem Felipe. Acompanho os seus videos e você está de parabens, pois está me ajudando muito. Vi que você está utilizando um livro como apoio para o calculo das armaduras das vigas, vc poderia me passar qual livro é, pois gostaria de ler ele. Agradeço. Sandro
Muito obrigado Felipe, pois está me ajudando muito esses seus videos, dois desses livros eu baixei, agora vou procurar os outros que vc indicou. Parabéns pelo excelente trabalho.abs
Boa tarde Eng Felipe, primeiramente parabéns pelos videos, uma dúvida me surgiu e fiz o teste, suponha que não trabalhe com duas camadas mas somente com uma, usando o d = 37 cm, feito os cálculos teremos As=6,93 cm² colocando armadura de sobra suponha 4 fi 16 teremos um As de projeto de 8 cm² que passaria tranquilo e não haveria necessidade das duas camadas, pode ser feito dessa maneira? Grato
Amigo, a questão é que você tem que obedecer um espaçamento mínimo, por norma, entre essas barras. E se você colocar todas em uma mesma camada, não atenderia a essa espaçamento mínimo.
Boa Tarde, Rodrigues, você conhece algum link de vídeo onde posso conhecer melhor o TQS? Estou me aplicando em suas vídeo aulas e quero decidir em qual software de estruturas irei usar. OBG
quem assiste o vídeo em no máximo terceira série do Ensino primário Então você tem que dar o pulo do gato porque o cara não vai aprender igual na faculdade não
+Ricardo Rocha olá Ricardo, nosso público alvo é justamente os engenheiros formados e estudantes de engenharia... Esse é processo de dimensionamento correto seguindo a norma não existe atalhos!!
+Ricardo Rocha esse tipo de vídeo é uma complementação do que se aprende no curso de engenharia, vídeo em que falo de dimensionamento é dimensionamento esse é o pulo do gato, faço vários vídeos mais conceituais onde explico uma teoria mais direta, mas infelizmente certas coisas temos que seguir um roteiro pré definido sem choro!!
Com conhecimentos acumulados em 35 anos com construções civis, eu acho que o ensino tem que ser passo a passo, o canal ensina da maneira correta, porque as pessoas que estão assistindo possuem niveis diferentes de entendimento, um dica quando estiver muito facil avance o video, eu posso te garantir que 90 % dos engenheiros formados não dominam totalmente os conteudos aprendidos no 5 anos de faculdade, vcs ficam 3 anos para aprender os ensinamentos básicos, quimica, fisica, matemática, teorias da construção. Engenharia mesmo vcs estudam dois anos, esses cursos do canal da Engenharia são os melhores para dar uma báse para os recem-formados.
Parabéns ao canal da Engenharia tenho certeza que vcs vão ajudar muitos profissionais que realmente gostam de engenharia e querem aplicar os conceitos na teoria e na prática vcs estão no caminho certo.
Excelente vídeo. Sugiro, ainda para esta serie, que sejam abordados os temas de dimensionamento de estribos, detalhamento das armaduras (como foi feito com as lajes) e um gancho para a aula de fundações (a tomada de cargas que serao necessarias para calculo), para a montagem da tabela que o engenheiro de estruturas manda para o engenheiro de fundações, quando o dimensionamento é setorizado
parabéns ao canal nota 1.000
Explicação excelente, parabéns!
Parabéns pelo canal e a iniciativa de compartilhar o conhecimento (Canal da Engenharia nota 10.)
ótimo....parabéns canal muito top...muito sucesso pra vc!!
Toop demais seus vídeos.. parabéns.. esto sempre esperando vídeos novos.. Abraço
Valeu Felipe. muito boa explicação
No caso das vigas apoiada em outra viga, a altura de uma delas deveria ser maior para que as barras cruzem em níveis diferentes? Perguntei isso porque sei que se deslocar a armadura para fazer o cruzamento de barras irá alterar o centro de gravidade dá viga e consequentemente a altura útil dá viga. As vigas apoiadas terão momentos negativo que remeterao a armadura na face superior, contudo ainda terão armadura de construção na parte inferior. Ou seja de uma forma ou de outra as armadura cruzam no mesmo nível.Felipe não consigo imaginar como fazer esse cruzamento das armadura nessas vigas, vc pode me ajudar a intender??
Esse canal é o melhor. Parabéns.
parabéns pelos vídeos, estou terminando a graduação e faltou isso na faculdade, ensinar a calcular uma edificação do inicio ao fim. Lá só abordou por partes, ficando muitas dúvidas.
Boa noite Felipe, uma vez que proximo aos apoios há tendencias de surgir os efeitos de cisalhamento e como forma de reduzir o impacto desse problema se coloca estribos com um espaçamento diferente a do local de aplicação da carga, gostaria de saberr a distancia maxima da distribuição desses estribos.
Professor, para definição se a viga seria simplesmente armada ou duplamente armada deveria ser verificada a posição da linha neutra?
Através da posição da linha neutra daria para saber se viga estaria no domínio 3 (simplesmente armada) ou domínio 4 (duplamente armada para sair do D4 e voltar ao D3).
Desde já, agradeço e vos parabenizo pelos seus vídeos que são de excelente qualidade.
Engenheiro Felipe, gostaria de lhe parabenizar pelo ótimo trabalho realizado. Eu gostaria de saber em qual caso especificadamente temos que engastar ou não as vigas. Tenho dúvidas também de como ficaria as extremidades dessas vigas na hora de apoiar nas outras, se tem que fazer apenas um gancho para se apoiar na outra ou se tem que fazer um cálculo também... Desde já lhe agradeço.
Vc teria algum video explicando as armaduras comprimidas? E parabens pelos vídeos que sempre nos ajudam haha !
Está de parabéns pelo trabalho Felipe!
Gostaria de saber que método é esse que usa o KC e o KS? Eu lembro quando paguei a cadeira de concreto armado na faculdade, o meu professor usava o livro de José Milton, aí eram outras formulas que usava para calcular a área de aço e pra distribuição das barras, ele fazia pelo método da decalagem do diagrama
Primeiramente parabéns pelos seus vídeos, eles têm me ajudado bastante. Gostaria de saber se tem com utilizar esse método para calcular vigas duplamente armada?
Considerando as 4 barras na primeira camada, enfileiradas, altera a capacidade da viga?
Certa vez um experiente dá área me disse, "tente usar tamanho de forma em números redondos para não dificultar a vida do carpinteiro".Com relação a viga do prédio 19x40 não seria melhor usar 20x40 já que a diferença seria mínima e facilitaria a montagem?
+Adriano Costa Olá, a viga segue a mesma largura dos blocos comerciais, 14 e 19 cm, a real dificuldade ocorreria se fixassemos a largura em 20 cm, onde o empreiteiro seguiria a largura do bloco (19) e ficariamos com 1 cm a menos na seção o que pode acarretar sérios problemas! Agradeço seu comentário!
hoje ém dia é facil tirar 1 cm na serra é mais facil apoiar a forma na alvenaria, entretanto se for montar o esqueleto da estrutura não importa a largura do tijolo. temos ainda a prática principalmente de residencias, o uso de vigas abaixo da norma 12 cm para facilitar a forma apoiada no tijolo, fazendo com que as vigas fique com apenas 9 cm, os tijolos antes tinham 12 cm de espessura, só que as empresas que fabricam o material deveriam trabalhar nas normas,ja vi olarias fazerem tijolos de 18x18x8, vc acha que construtora vai por o tijolo de pé ou deitado?
Felipe, qual o valor das barras superior, como posso saber a dimensão mínima delas? Existe alguma recomendação da norma, já que os cálculos só são feitos para os momentos máximo?
Que aula top!
Extremamente pratico fugindo essencialmente a teoria. Porta estribo de 3/8" é superarmado e inúmeros itens mais. Mas valeu a intenção.
Então, não vai abordar vento e contraventamento?
Felipe venho acompanhando o dimensionamento do edifício. Parabéns pelos vídeos que são muito explicativos e de excelente qualidade para o entendimento de cálculo estrutural que falta nas escolas de engenharia.
Porém estou efetuando os cálculos das vigas mas ainda não achei as vigas que você se referiu em um vídeo anterior onde teria que ser aumentada a seção da viga para 50 cm de altura, é isso mesmo ou todas passaram com as alturas de 40 cm?
+Linaldo de Andrade Torres Olá! Bem observado, não foi necessário aumentar a seção para nenhuma viga! Todas passaram com a mesma seção pois calculamos as armaduras em duas camadas!! No calculo preliminar eu havia feito os cálculos em apenas uma camada de armadura oque dificultou o posicionamento!
Boa noite tudo bem Felipe. Acompanho os seus videos e você está de parabens, pois está me ajudando muito. Vi que você está utilizando um livro como apoio para o calculo das armaduras das vigas, vc poderia me passar qual livro é, pois gostaria de ler ele. Agradeço. Sandro
+Sandro Rosa Segue o link do vídeo, referente as bibliografias. ua-cam.com/video/8aReuq8uKE0/v-deo.html
Muito obrigado Felipe, pois está me ajudando muito esses seus videos, dois desses livros eu baixei, agora vou procurar os outros que vc indicou. Parabéns pelo excelente trabalho.abs
Boa tarde Eng Felipe, primeiramente parabéns pelos videos, uma dúvida me surgiu e fiz o teste, suponha que não trabalhe com duas camadas mas somente com uma, usando o d = 37 cm, feito os cálculos teremos As=6,93 cm² colocando armadura de sobra suponha 4 fi 16 teremos um As de projeto de 8 cm² que passaria tranquilo e não haveria necessidade das duas camadas, pode ser feito dessa maneira? Grato
Amigo, a questão é que você tem que obedecer um espaçamento mínimo, por norma, entre essas barras. E se você colocar todas em uma mesma camada, não atenderia a essa espaçamento mínimo.
armadura em duas camadas , seria armadura
inferior e superior?
Boa Tarde, Rodrigues, você conhece algum link de vídeo onde posso conhecer melhor o TQS? Estou me aplicando em suas vídeo aulas e quero decidir em qual software de estruturas irei usar. OBG
+Joao Alberto Chaves sim temos no nosso canal, o vídeo falando sobre o aplicativo TQS ua-cam.com/video/ces0jZv5wM8/v-deo.html
vocês enche muito a linguiça , vocês tem que facilitar a parada não é para você ficar falando igual na faculdade, vocês e
quem assiste o vídeo em no máximo terceira série do Ensino primário Então você tem que dar o pulo do gato porque o cara não vai aprender igual na faculdade não
+Ricardo Rocha olá Ricardo, nosso público alvo é justamente os engenheiros formados e estudantes de engenharia... Esse é processo de dimensionamento correto seguindo a norma não existe atalhos!!
+Ricardo Rocha esse tipo de vídeo é uma complementação do que se aprende no curso de engenharia, vídeo em que falo de dimensionamento é dimensionamento esse é o pulo do gato, faço vários vídeos mais conceituais onde explico uma teoria mais direta, mas infelizmente certas coisas temos que seguir um roteiro pré definido sem choro!!
Com conhecimentos acumulados em 35 anos com construções civis, eu acho que o ensino tem que ser passo a passo, o canal ensina da maneira correta, porque as pessoas que estão assistindo possuem niveis diferentes de entendimento, um dica quando estiver muito facil avance o video, eu posso te garantir que 90 % dos engenheiros formados não dominam totalmente os conteudos aprendidos no 5 anos de faculdade, vcs ficam 3 anos para aprender os ensinamentos básicos, quimica, fisica, matemática, teorias da construção. Engenharia mesmo vcs estudam dois anos, esses cursos do canal da Engenharia são os melhores para dar uma báse para os recem-formados.
Parabéns ao canal da Engenharia tenho certeza que vcs vão ajudar muitos profissionais que realmente gostam de engenharia e querem aplicar os conceitos na teoria e na prática vcs estão no caminho certo.