@@sumigtv eu que agradeço por espalhar conhecimento isso não tem preço amigo o que antes era pra poucos hoje aprende quem quer ser um bom profissional.parabens
Prezado Henrique. Muito obrigado por seguir nossas mídias e envio da pergunta. Para podermos responder com mais precisão a sua pergunta, seria importante você nos informar qual é a sua aplicação ou a propriedade de dureza (HRC ou HRB) que necessita e que tipo de enchimento você se refere. É sobre uma superfície ou um chanfro? De uma maneira prática podemos informar que é bastante comum usar os Processos Eletrodo Revestido ou Arame Tubular (com ou sem gás) para se revestir uma superfície (não preencher chanfro) que resista a um determinado atrito (areia, pedra, borracha, etc.) e o respectivo consumível possui características próprias em termos de propriedades sempre considerando a aplicação ou “qual será a situação de trabalho”. Esperamos ter respondido, mesmo que parcialmente, a sua pergunta e aguardamos nos enviar mais dados para podermos ser mais assertivos. Forte abraço e ótima semana!
Prezado Gabriel. Obrigado por seguir nossas mídias e envio da questão. Tanto na soldagem MIG/MAG e na soldagem com arame Tubular com Gás, a Tocha é sempre no positivo. No negativo vai conectado o cabo e grampo obra/terra. Na soldagem com arame tubular autoprotegido (não usa gás), é ao contrário. A tocha vai no negativo e o cabo e grampo obra é conectado no positivo. Esperamos ter respondido sua dúvida, mas se necessitar de mais detalhes, por favor volte a nos contatar. Forte abraço e ótima semana.
Prezado Rexus. Muito obrigado por seguir nossas mídias e sempre sugerimos que compartilhe estas dicas nas suas mídias e grupos para assim passar mais conhecimentos sobre os processos de solda para nosso colegas Soldadores e Soldadoras. Neste seu caso sugerimos assistir as 2 Dicas dos links abaixo: ua-cam.com/video/cvIwlxNwFnY/v-deo.html ua-cam.com/video/Kj2n6hgmqEI/v-deo.html Estes vídeos falam com detalhes sobre o Arame Tubular Autoprotegido e sobre o com Proteção Gasosa também conhecido como o Dual Shield (Dupla Proteção por Gás e Escória). Qualquer dúvida adicional não hesite em nos contatar. Abraços
Prezado Bruno. Muito obrigado por seguir nossas mídias e envio desta ótima questão. Sua pergunta nos leva ao princípio do que devemos considerar antes de se executar uma solda ou seja, qual é o tipo de material a ser soldado? Saber se é aço carbono (e classe), aço inoxidável, aço baixa liga???, quais os requisitos do material e da solda? (propriedades mecânicas, propriedades e valor de impacto, dureza, etc.). Estas variáveis são válidas para qualquer processo de solda, inclusive para o arame tubular auto protegido que tem esta denominação devido o mesmo não necessitar de gás para proteger a poça de fusão. Se considerarmos a maioria das aplicações deste processo, seria em aço carbono tanto em chapas e principalmente em tubos, dutos, tanques. Contudo, teríamos que saber qual o tipo de material a ser soldado e respectivos requisitos, conforme mencionamos acima para poder definir o arame correto e sua classificação. Por exemplo, o de classe E71T-11 é para aço carbono, tem baixo valor de impacto e não deve ser usado em chapas acima de 12,5 mm devido a elevada dureza do mesmo. Poderia ser usado em chapas de 6 mm, é de fácil soldabilidade, gera pouca escória e pode ser usado em todas posições de soldagem. Lembre-se que a maioria dos arames autoprotegidos operam na polaridade negativa. O de classificação E71T-8 é bastante usado na solda de tubos, dutos e tanques, e dependendo do fabricante e características, solda excelentemente bem na posição vertical ascendente e outros (mesma classificação) na vertical descendente. Pode ser usado em todas espessuras mas por ter um grande força de arco e penetração não é recomendado para chapas com 6 mm ou menos. A norma AWS de classificação destes arames é a A5.36 ou ASME SFA.5.36. Esperamos ter respondido a sua questão e agradecemos você indicar nossas mídias para seus colegas. Ótima semana!
Prezado Ailton. Muito obrigado por seguir as mídias Sumig e nos ajude a compartilhar estes conhecimentos com seus colegas Soldadores e Soldadoras. Nossas Dicas realmente ajudam muito estes profissionais. Sua pergunta é muito boa e nos leva a responder se 4 maneiras. 1. Dependendo do Ferro Fundido (FoFo) ele pode apresentar difícil soldabilidade em qualquer processo de solda devido suas propriedades e estrutura. Cinzento, Nodular, Maleável são os tipos de ferro fundido mais comuns e soldáveis. 2. Processo MIG utiliza Gás Inerte, Argônio Puro, por exemplo, portanto, se utilizar um arame com Médio a Alto Teor de Níquel, poderá sim soldar Ferro Fundido com este processo. O Arame mais usado é o de classificação AWS ERNiCI 3. Também existem arames Tubulares específicos para soldar Ferro Fundido. São disponíveis no mercado, 4. Caso sua intenção seja soldar o Ferro Fundido mencionado em 1, com arame comum tipo ER70S6, aconselhamos a não fazê-lo pois haverá grande possibilidade do cordão de solda se destacar/soltar, causar trinca e até danificar o componente soldado devido a trinca da solda também atingir o metal sendo soldado. Esperamos tê-lo ajudado na sua dúvida e caso necessário volte a nos contatar! Abraços
Olá, nesse exato momento não temos em estoque o arame de 5Kg de 0,8mm, porem temos o de 5Kg de 0,6mm, o qual você pode adquirir em nossa loja virtual, falando nela, você pode usar o cupom promocional com o código UA-cam e ganhar 5% de desconto em toda a nossa loja, entre no link a seguir: loja.sumig.com/produto/arame-de-solda-mig-0-60-mm-rolo-de-5-kg-aws-a5-18-er70s-6-5-kg-70165
Prezado Adones. Muito obrigado por seguir nossas mídias e envio da dúvida. Muito boa por sinal. Como mencionamos em nossas Dicas deste processo, o Arame Tubular tem “características próprias”, ou seja, ele tem um tipo de transferência que é determinado pelo fabricante do arame, conforme sua classificação. Você até pode usar o arame tubular com transferência pulsada mas não vai ter nenhum ganho e dependendo do programa usado, poderá ocorrer inclusão de escória. Os Arames Tubulares tipo Metal Cored (Alma Metálica) você pode usar com qualquer tipo de transferência (Curto Circuito, Pulsado, Spray) e somente depende do tipo de gás e parâmetros que você usar. Este tipo de Arame não gera escória igual o Arame Tubular comum. Por exemplo, o Arame Tubular classificação E71T-5 tem como característica de transferência a Globular ou próxima a Curto Circuito. O arame E71T-1 tem como característica de transferência Spray. Nestes Arames, que operam com Fluxo interno e geram escória, alterar as características de transferências “de nascença” deles certamente vai gerar descontinuidade e pode causar respingos, vermiforme, inclusão de escória, etc. Esperamos ter respondido sua dúvida e se você necessitar de mais detalhes por favor volte a nos contatar. Forte abraço e Excelente 2023!
Prezado Mendes, muito obrigado por seguir nossas mídias e envio da questão. Os consumíveis mais recomendados são; AWS ER NiCI (alto teor de Níquel) ou ER NiFe (Níquel e Ferro) que apresentam alto teor de Níquel e proporcionando soldas de ótima qualidade. Deve seguir as mesmas regras de preparação da junta aplicadas quando usa o Processo Eletrodo Revestido. A solda feita com arame ER NiCI possibilita aplicar acabamento adicional como fácil esmerilhamento ou “limável”, na linguagem popular. Já o arame ERNiFe gera depósito com maior teor de Ferro e não é uma solda de fácil acabamento mecânico. Esperamos ter respondido a sua pergunta mas se necessitar de mais detalhes não hesite em nos contatar novamente. Forte abraço e tenha um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
Prezado Marco. Obrigado por seguir nossos canais e envio da questão. Sim MCAW é a sigla para METAL CORED ARC WELDING ou SOLDAGEM A ARCO COM ARAME ALMA METÁLICA. Não significa que a sigla MCAW é um processo pois este Arame é do tipo Tubular e hoje ele esta classificado em duas Especificações AWS - A5.18 - A5.28 e A5.36 ou ASME SFA 5.18 - SFA 5.28 e SFA 5.36, que são equivalentes. Ou seja, é um processo FCAW e é possível também chama-lo de GMAW - MAG Isso ocorre porque o Arame Tubular Alma Metálica tem características de soldabilidade e de desempenho, similar ao arame sólido e quando estabeleceram a norma A5.36 incorporando todos os arames Tubulares (inclusive o de Alma metálica) criou-se um problema com os fabricantes e usuários devido EPS (Especificação de Procedimentos de Soldagem) aprovadas etc. e o custo para modificá-las seria altíssimo. Portanto, são aceitas as classificações de ambas as Especificações. Esperarmos ter respondido a sua pergunta, mas se ainda ter dúvida não hesite em nos contatar. Agradecemos muito se compartilhar nossas mídias para seus colegas e grupos e se tiver sugestões de assuntos para desenvolvermos pode nos enviar. Forte abraço!
Cada dia aprendo mais que bom parabéns amigo soldador
Ficamos felizes em saber Marconi, esse é nosso intuito
@@sumigtv eu que agradeço por espalhar conhecimento isso não tem preço amigo o que antes era pra poucos hoje aprende quem quer ser um bom profissional.parabens
Ótima explicação 🔥🇧🇷👨🏻🏭
Bom dia qual arame posso utilizar. Para enchimento. Dudu. Onde a atrito
Prezado Henrique. Muito obrigado por seguir nossas mídias e envio da pergunta.
Para podermos responder com mais precisão a sua pergunta, seria importante você nos informar qual é a sua aplicação ou a propriedade de dureza (HRC ou HRB) que necessita e que tipo de enchimento você se refere. É sobre uma superfície ou um chanfro?
De uma maneira prática podemos informar que é bastante comum usar os Processos Eletrodo Revestido ou Arame Tubular (com ou sem gás) para se revestir uma superfície (não preencher chanfro) que resista a um determinado atrito (areia, pedra, borracha, etc.) e o respectivo consumível possui características próprias em termos de propriedades sempre considerando a aplicação ou “qual será a situação de trabalho”.
Esperamos ter respondido, mesmo que parcialmente, a sua pergunta e aguardamos nos enviar mais dados para podermos ser mais assertivos.
Forte abraço e ótima semana!
Mestre mig a tocha é no negativo,e arame tubular é no positivo?
Prezado Gabriel. Obrigado por seguir nossas mídias e envio da questão.
Tanto na soldagem MIG/MAG e na soldagem com arame Tubular com Gás, a Tocha é sempre no positivo. No negativo vai conectado o cabo e grampo obra/terra.
Na soldagem com arame tubular autoprotegido (não usa gás), é ao contrário. A tocha vai no negativo e o cabo e grampo obra é conectado no positivo.
Esperamos ter respondido sua dúvida, mas se necessitar de mais detalhes, por favor volte a nos contatar.
Forte abraço e ótima semana.
Obrigado mestre
Poderia falar sobre dual shield flux core
Prezado Rexus. Muito obrigado por seguir nossas mídias e sempre sugerimos que compartilhe estas dicas nas suas mídias e grupos para assim passar mais conhecimentos sobre os processos de solda para nosso colegas Soldadores e Soldadoras.
Neste seu caso sugerimos assistir as 2 Dicas dos links abaixo:
ua-cam.com/video/cvIwlxNwFnY/v-deo.html
ua-cam.com/video/Kj2n6hgmqEI/v-deo.html
Estes vídeos falam com detalhes sobre o Arame Tubular Autoprotegido e sobre o com Proteção Gasosa também conhecido como o Dual Shield (Dupla Proteção por Gás e Escória).
Qualquer dúvida adicional não hesite em nos contatar. Abraços
Qual arame tubular auto protegido indicado pra chapa até 6 milímetro e sua classificação
Prezado Bruno. Muito obrigado por seguir nossas mídias e envio desta ótima questão.
Sua pergunta nos leva ao princípio do que devemos considerar antes de se executar uma solda ou seja, qual é o tipo de material a ser soldado?
Saber se é aço carbono (e classe), aço inoxidável, aço baixa liga???, quais os requisitos do material e da solda? (propriedades mecânicas, propriedades e valor de impacto, dureza, etc.).
Estas variáveis são válidas para qualquer processo de solda, inclusive para o arame tubular auto protegido que tem esta denominação devido o mesmo não necessitar de gás para proteger a poça de fusão.
Se considerarmos a maioria das aplicações deste processo, seria em aço carbono tanto em chapas e principalmente em tubos, dutos, tanques.
Contudo, teríamos que saber qual o tipo de material a ser soldado e respectivos requisitos, conforme mencionamos acima para poder definir o arame correto e sua classificação.
Por exemplo, o de classe E71T-11 é para aço carbono, tem baixo valor de impacto e não deve ser usado em chapas acima de 12,5 mm devido a elevada dureza do mesmo.
Poderia ser usado em chapas de 6 mm, é de fácil soldabilidade, gera pouca escória e pode ser usado em todas posições de soldagem. Lembre-se que a maioria dos arames autoprotegidos operam na polaridade negativa.
O de classificação E71T-8 é bastante usado na solda de tubos, dutos e tanques, e dependendo do fabricante e características, solda excelentemente bem na posição vertical ascendente e outros (mesma classificação) na vertical descendente. Pode ser usado em todas espessuras mas por ter um grande força de arco e penetração não é recomendado para chapas com 6 mm ou menos.
A norma AWS de classificação destes arames é a A5.36 ou ASME SFA.5.36.
Esperamos ter respondido a sua questão e agradecemos você indicar nossas mídias para seus colegas.
Ótima semana!
Posso solar ferro fundido com arame a mig
Prezado Ailton. Muito obrigado por seguir as mídias Sumig e nos ajude a compartilhar estes conhecimentos com seus colegas Soldadores e Soldadoras. Nossas Dicas realmente ajudam muito estes profissionais.
Sua pergunta é muito boa e nos leva a responder se 4 maneiras.
1. Dependendo do Ferro Fundido (FoFo) ele pode apresentar difícil soldabilidade em qualquer processo de solda devido suas propriedades e estrutura. Cinzento, Nodular, Maleável são os tipos de ferro fundido mais comuns e soldáveis.
2. Processo MIG utiliza Gás Inerte, Argônio Puro, por exemplo, portanto, se utilizar um arame com Médio a Alto Teor de Níquel, poderá sim soldar Ferro Fundido com este processo. O Arame mais usado é o de classificação AWS ERNiCI
3. Também existem arames Tubulares específicos para soldar Ferro Fundido. São disponíveis no mercado,
4. Caso sua intenção seja soldar o Ferro Fundido mencionado em 1, com arame comum tipo ER70S6, aconselhamos a não fazê-lo pois haverá grande possibilidade do cordão de solda se destacar/soltar, causar trinca e até danificar o componente soldado devido a trinca da solda também atingir o metal sendo soldado.
Esperamos tê-lo ajudado na sua dúvida e caso necessário volte a nos contatar! Abraços
Olá professor, onde consigo comprar esse arame de 0.8mm com 5 kg (arame alma metálica uso com gás)?
Olá, nesse exato momento não temos em estoque o arame de 5Kg de 0,8mm, porem temos o de 5Kg de 0,6mm, o qual você pode adquirir em nossa loja virtual, falando nela, você pode usar o cupom promocional com o código UA-cam e ganhar 5% de desconto em toda a nossa loja, entre no link a seguir: loja.sumig.com/produto/arame-de-solda-mig-0-60-mm-rolo-de-5-kg-aws-a5-18-er70s-6-5-kg-70165
arame tubular posso solda em spray pulsado
Prezado Adones. Muito obrigado por seguir nossas mídias e envio da dúvida. Muito boa por sinal.
Como mencionamos em nossas Dicas deste processo, o Arame Tubular tem “características próprias”, ou seja, ele tem um tipo de transferência que é determinado pelo fabricante do arame, conforme sua classificação.
Você até pode usar o arame tubular com transferência pulsada mas não vai ter nenhum ganho e dependendo do programa usado, poderá ocorrer inclusão de escória.
Os Arames Tubulares tipo Metal Cored (Alma Metálica) você pode usar com qualquer tipo de transferência (Curto Circuito, Pulsado, Spray) e somente depende do tipo de gás e parâmetros que você usar. Este tipo de Arame não gera escória igual o Arame Tubular comum.
Por exemplo, o Arame Tubular classificação E71T-5 tem como característica de transferência a Globular ou próxima a Curto Circuito. O arame E71T-1 tem como característica de transferência Spray.
Nestes Arames, que operam com Fluxo interno e geram escória, alterar as características de transferências “de nascença” deles certamente vai gerar descontinuidade e pode causar respingos, vermiforme, inclusão de escória, etc.
Esperamos ter respondido sua dúvida e se você necessitar de mais detalhes por favor volte a nos contatar.
Forte abraço e Excelente 2023!
Como solda ferro fundido com a MiG, qual material é utilizado
Prezado Mendes, muito obrigado por seguir nossas mídias e envio da questão.
Os consumíveis mais recomendados são;
AWS ER NiCI (alto teor de Níquel) ou ER NiFe (Níquel e Ferro) que apresentam alto teor de Níquel e proporcionando soldas de ótima qualidade. Deve seguir as mesmas regras de preparação da junta aplicadas quando usa o Processo Eletrodo Revestido.
A solda feita com arame ER NiCI possibilita aplicar acabamento adicional como fácil esmerilhamento ou “limável”, na linguagem popular. Já o arame ERNiFe gera depósito com maior teor de Ferro e não é uma solda de fácil acabamento mecânico.
Esperamos ter respondido a sua pergunta mas se necessitar de mais detalhes não hesite em nos contatar novamente.
Forte abraço e tenha um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
Metal Cored é mesmo q MCAW ?
Prezado Marco. Obrigado por seguir nossos canais e envio da questão.
Sim MCAW é a sigla para METAL CORED ARC WELDING ou SOLDAGEM A ARCO COM ARAME ALMA METÁLICA. Não significa que a sigla MCAW é um processo pois este Arame é do tipo Tubular e hoje ele esta classificado em duas Especificações AWS - A5.18 - A5.28 e A5.36 ou ASME SFA 5.18 - SFA 5.28 e SFA 5.36, que são equivalentes. Ou seja, é um processo FCAW e é possível também chama-lo de GMAW - MAG
Isso ocorre porque o Arame Tubular Alma Metálica tem características de soldabilidade e de desempenho, similar ao arame sólido e quando estabeleceram a norma A5.36 incorporando todos os arames Tubulares (inclusive o de Alma metálica) criou-se um problema com os fabricantes e usuários devido EPS (Especificação de Procedimentos de Soldagem) aprovadas etc. e o custo para modificá-las seria altíssimo.
Portanto, são aceitas as classificações de ambas as Especificações.
Esperarmos ter respondido a sua pergunta, mas se ainda ter dúvida não hesite em nos contatar.
Agradecemos muito se compartilhar nossas mídias para seus colegas e grupos e se tiver sugestões de assuntos para desenvolvermos pode nos enviar.
Forte abraço!
@@sumigtv poxa, obrigado mesmo pelo esclarecimento, excelente... mais uma vez obrigado...
Não sabia , pensava que arame tubular era mais pra soldas amadoras ou hobby.