Está dando erro, aparecendo uma mensagem de: Para empresa não optante DTE solicitar Habilitação, favor visitar a página de orientações sobre como requerer a habilitação para utilizar o SISCOMEX.
Uma pergunta. Uma empresa precisa fazer apenas uma importação de uma máquina industrial. Seria uma importação pontual. Um investimento em equipamentos. Não é compra e venda. O valor acima de 800 mil dólares. Essa empresa precisará de um radar ilimitado? Com toda a burocracia para obte-lo? Ou existe uma modalidade de importação para esse caso em especial?
importar roupas não há proibições, mas é um mercado que exige uma quantia maior de capital, além de ser muito concorrido. Se você é do ramo, vai precisar de um investimento alto.
Achei excelente sua postagem e mesmo tendo trabalhado com importação pude atentar a muitos detalhes do processo pois vou abrir uma ME própria. Só te faço uma pergunta: "Posso começar cadastrando o RADAR EXPRESSO considerando o nivel de valores que almejo ou só consigo a partir do limitado?""
Pode sim. Você entra no portal único, solicita a sua habilitação. Vá logo para Limitado/Ilimitado. Se ele negar, entre com um processo de revisão, baseado na Inc 1603/15. Vai ter de entrar com documentos digitais para serem analisados.
Olá, amigo, tudo bem? Como estão indo os negócios de importação? Poderia me dar algumas dicas sobre? Ou dicas de produtos? Ainda está valendo a pena começar pequeno?
@@gabrielcostas6215 Boa tarde...ainda não comecei. Infelizmente não disponho de capital inicial prá absorver os custos operacionais para o primeiro semestre. Como não há possibilidade de uma MEI fazer qualquer tipo de importação, ficamos à mercê de abrir empresa limitada e isso torna o caminho mais longo.
@@gilmarvilela7567 boa noite, Gilmar. O MEI pode importar sim! Através da importação simplificada. Vc contrata uma empresa courrier e ela faz todo o desembaraço para você! Limite de 3000 dólares por importação e 100 mil dólares por ano! Depois procure saber mais. Eu sei disso tudo, mas não sei ainda se está valendo a pena, por isso perguntei.
Qual a vantagem da PF realizar seu cadastro no sistema Habilita? Para aquelas PF que importam para uso pessoal e/ou colecionador abaixo de U$ 50,000 semestrais, há alguma vantagem, como por exemplo o desembaraço mais rápido?
Boa tarde. Sou MEI e queria saber se habilitando o Radar Expresso, quando minha mercadoria importada chegar na Alfandega aqui no Brasil, ela será enviada para mim ou precisarei de despachante ou do Importa Fácil dos correios? Leio muito sobre o desembaraço aduaneiro, você pode me explicar como vai funcionar?
A não ser que você use um servixo expresso (DHL, FEDEX, UPS) e que seja até 3 mil dólares, você precisa contratar alguém. Se a carga for abaixo deste valor, recomendo contratar um serviço expresso (maia barato e mais cômodo).
Muito show! parabéns!!! Carlos, eu costumo fazer algumas importações, diretamente, para venda e que nunca vai chegar ao limite de $50.000, e já tenho uma empresa ltda. O que vc me aconselha, usar essa empresa já constituída para obter o radar ou abrir uma MEI. Detalhe, os produtos que trago não tem a nada haver com o seguimento d empresa. Obrigado.
Olá estou com problema Siscomex a empresa tem radar está desabilitado porem tento habilitar sistema informa pedido estimativa foi indeferido e submodalidade foi mantida se empresa tem capacidade financeira tem fazer dossiê digital com documentação comprobatório de acordo in rfb 1603/2015 .me ajude o que devo fazer????
Rosângela, você precisa apresentar a documentação financeira que comprove capacidade e que embase análise documental do fisco. Se você já teve um indeferimento, sente-se com a sua contabilidade e avalie o seu disponível no balancete.
eu queria fazer uma pergunta: Ao tentar habilitar o cnpj da filial, o mesmo não aparece quando eu seleciono o certificado digital do sócio. Aparece apenas o cnpj da matriz. Você saberia me dizer como resolver essa situação? Obrigado.
Comprei Como pessoa física, ficou retida numa compra entregue pela UPS. Estao me cobrando abrir radar...mas fiz uma compra esporadica, nao pretendo ficar comprando
É preciso entender o processo de descaracterização. Se for pela quantidade, a legislação veda você importar em quantidades que revelem caráter comercial.
Olá. Eu fiz um Radar em 2018 mas como nunca usei, já deve ter se expirado. Eu costumo importar pela FEDEX valores baixos, como até 500 dólares, mas da última vez minha caixa caiu para ANVISA, vi que o produto no Brasil é controlado pela ANVISA, então precisei preencher uma Petição para Anuência de Remessa Expressa para ter a carga liberada, porém tive que colocar na Finalidade da Importação para ( Testes para Registro ). Eu gostaria de saber se vocês entendem de registro na ANVISA, e se consigo desclassificar o produto utilizando um NCM assemelhado. Grato.
Fazemos produtos da Anvisa. Regra geral é: produtos controlados por eles tem que ser feito no modelo formal, e a depender do que você está importando, vai precisar de autorizações (AFE) e Vigilância Sanitária. Não é um produto para se importar em pouca quantidade e por Remessa Expressa.
Boa noite! Tenho um MEI é vou desenquadra para o simples Nacional, a pergunta é a seguinte: eu queria fazer o curso de despachante aduaneiro para gerir o negócio que está em nome do meu pai, porém vi o vídeo é vou tentar habilitar o radar por minha conta, queria saber qual seria a função do despachante após está habilitada, pois se não houver a necessidade não faço o curso, visto que estou tendo dificuldade de achar o curso aqui no meu estado ES?
O despachante aduaneiro tem uma função de assessora empresa importadoras e exportadoras. Ele conhece, a fundo, os procedimentos operacionais da operação. Se você deseja se tornar uma importadora ou exportadora, foque-se na distribuição e na comercialização dos seus produtos. Contrate um profissional para lhe ajudar, quando precisar liberar sua carga no porto/aeroporto. Você mesmo pode habilitar a sua empresa, e dependendo do valor que irá importar, pode utilizar-se do Importação Expressa, de acordo com a IN 1737/17.
Bom dia! posso cadastrar o despachante aduaneiro para a modalidade expresso? Para essa mesma modalidade, então não será necessário abrir processo na RF?
Sim, pode. Mas cuidado que alguns produtos não são autorizados por operações expressas, só no formal. Consulte a empresa de courrier primeiro, para ver se elas aceitarão ou não.
3 роки тому+1
Tenho o certificado CNPJ posso habilitar ? Ou precisa ser e-cpf? Alguém sabe dizer? Obrigado
OLA GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA VER MEU SALDO DO RADAR TENHO 150 MIL DE LIMITE POREM PERDI O CONTROLE E GOSTARIA DE CONFIRMAR QUANTO AINDA TENHO PARA A PRÓXIMA IMPORTAÇÃO ?
Samuel, há uma ´lenda´de que ´presentes´ não pagam impostos. E o que são presentes? até 50 dólares, de pessoa física para pessoa física. E por que falo ´lenda´? porque na prática, a teoria é outra. A decisão de conceder a isenção é arbitrária, discricionária do Fiscal, e nem sempre isso acontece. Eu quando compro no exterior, faço a seguinte conta: o preço do produto x 77% (60 de II, 17 de ICMS) x o dólar, vale a pena? Se vale, mando vir. Muitas vezes (mais de 95%) passa sem tributar. Vez sim, vez não, caio na tributação. E vou levando.
Obrigado pelo esclarecimento. É que pretendo abrir uma MEI e cadastrar no Radar Expresso, mas tinha dúvidas quanto à taxa de importação, pensei que a regra fosse igual para pessoa física, ou seja, de 60%.
Olá professor, Boa tarde!! Sou nova no seu canal e estou com um dúvida! Tenho o MEI e tenho a intenção de buscar os produtos no EUA há cada 3 meses mais ou menos, por ser produtos pequenos. Após ser habilitada no RADAR, qual a maneira certa de declarar os produtos? È possível proceder desssa forma? Obga
Gabriela, você vai precisar fazer uma importação formal, registrando e desembaraçando a sua DI. Talvez seja necessário você contratar um despachante aduaneiro para cuidar disto para você. Tudo vai depender do seu preço, porque alguns serviços possuem preço fixo, e nem sempre é viável. Trazer isto na 'mala' pode não ser uma boa ideia.
Olá colega, tudo ótimo por aí? Como vão os seus negócios de importação? Poderia me dar dicas para um iniciante, como dicas de produtos? Ainda está valendo a pena importar, mesmo pela importação simplificada?
Sim. Em qualquer situação, o tributo é devido. Exceto para aquilo que é conhecido como 'presentes' (até 50 dólares, de pessoa física para pessoa física).
Olá, tentei habilitar através do portal e não consegue quem é empresário individual no caso sou MEI, não está conseguindo, alguém pode compartilhar algo sobre isto? Entrei em contato com uma empresa que habilita e eles dizem que desde o final do ano passado não conseguem habilitar.
Boa noite amigo! Se eu for fazer importações de até 3mil dólares, o uso do RADAR e SISCOMEX, são obrigatórios? No caso queria comprar com meu fornecedor e usar uma empresa como a DHL para fazer o tramite , eu posso? Ou mesmo se for ficar na margem dos 3mil vou precisar do RADAR e SISCOMEX? Obrigado
Se a operação se enquadrar na IN 1737/17 (que trata da importação expressa), você não precisará ter radar, e poderá fazer PJ e ainda revender. Poderá usar a DHL, FEDEX, UPS, TNT. Porém, há algumas restrições para enquadramento nestas operações (como alimentos, perfumes, brinquedos e produtos com licenças prévias).
Boa noite. Preciso obrigatoriamente um despachante de aduana para importar? Ou posso fazer eu mesmo os despachos? Seria importação como MEI de produtos automotivos(vernizes,lixas e fitas) Obrigado pela resposta!
Francis, você até pode enviar o formulário por via digital, mas a abertura do processo ainda vai ter de ser feito pelo meio formal, de ir até o CAC. Por enquanto ainda não está liberado a abertura de processo pelo eCAC.
Não existe imposto específico para jurídica ou física. Existe modelos de importação diferenciado. O 60% que você cita é o RTS (regime de tributação simplificada) que também incide ICMS. Alguns produtos não se enquadram nesta regime. A Norma que trata deste modelo é a IN RFB 1737/17.
Sendo o sócio administrador da empresa, faça os seguintes passos - Adquira um eCPF em seu nome, em qualquer empresa de certificação digigal (eCNPJ não serve, ok?); - Entre no Portal eCAC e faça a adesão do DTE; - Acesse o Portal Único Siscomex, e escolha Habilitar Empresas; - Entre, escolha o CNPJ que você deseja habilitar, e prossiga com os passos. Em poucos cliques o seu Radar Expresso será concedido.
habilitação x taxação são coisas diferentes. No Brasil, importar = pagar tributos. Não existe possibilidade (legal) de você não ser taxado. Toda importação tem tributos. A habilitação é um regularização da sua empresa para importar legalmente. Sem o Radar, você está fora da regra (poucas são as exceções, mas também há tributos envolvidos). Em resumo: se você deseja importar sem pagar tributos, informo que isso (legalmente) não é possível.
@@comexblog Entendo, mas nesse caso aí qual a vantagem então do Siscomex? Eu achei que habilitando em algum daquelas três opções : Expresso, Limitado e Ilimitado no caso tínhamos um limite pra compras e pagaríamos os impostos com as revendas.
@@comexblog Qual conselho daria pra mim, conheço produtos pra importa dos estados unidos que dão uma boa margem de lucro? Eu me habilito? Ou não ? E no caso seria no expresso, onde eu investiria pouco a pouco com as importações e dependendo do faturamento ia aumentando a demanda
Luis. Saindo do expresso, você vai precisar seguir tudo que manda a IN 1603/15. Eu sempre oriento que o 'segredo' está no disponível do balanço. É lá que a coisa vai funcionar. Quanto a documentação, é só seguir a IN, que o resto é simples de fazer. De novo: foque no disponível do balanço.
Bom dia! A partir de 23/04/2018 não consigo mais cadastrar o representante legal pelo siscomexweb (cadastro de representante legal), somente pelo portal único. Por favor, preciso de orientação de como fazer o cadastramento do representante e como ele se habilita para utilizar o siscomexweb. Aguardo, obrigada!
Boa tarde! Por gentileza, tenho uma dúvida. Após ter meu cadastro no siscomex e estar devidamente habilitada, como faço essa encomenda? Posso tratar direto com o fornecedor, para ele me enviar, por exemplo, através do frete EMS? Lembrando que vou trazer abaixo de 3000 dólares. Sou MEI. Para o produto que eu vou comercializar, precisarei da LI da Anvisa. Depois da LI deferida, posso trazer o pacote via EMS sem problemas? Obrigada!
Sendo abaixo de 3 mil dólares, e o produto não tiver a necessidade de autorização prévia, você pode embarcar diretamente com o fornecedor. Eu recomendo usar uma empresa de courrier (DHL, FEDEX, TNT), porque elas possuem um regime específico, chamado Importação Expressa, que fazem tudo para você. Inclusive, você pode revender o produto. A Norma que mudou isso é a IN 1737/17. Sugiro conhecê-la.
A taxa dos portos são taxada por contaner ou por total importado. Ex: com o produto que desejo importar para o valor de 25.000,00 nescita de dois contaner.
As taxas são fixas e variáveis, ao mesmo tempo. Dependem, também, do tipo de produto. Exemplo: armazenagem: percentual sobre a carga (que cada terminal no país tem liberdade para cobrar quanto quiser); Transporte internacional: se por contêiner, valor fixo Despacho aduaneiro: valor fixo, que também varia de estado, e é livremente negociado. Geralmente um produto pode chegar a dobrar de preço, em dólar, na importação. Não é uma regra, mas é algo que vejo nas minhas operações. Compro lá fora por 1 dólar, chega aqui, com tudo pago, no meu estoque, por 2. Mas há variações de produtos, e esta conta não pode ser levado à risca.
É só você entrar no Radar Expresso, do Portal Único,e reativá-lo. O processo é simples, e necessita apenas que o responsável da empresa tenha um eCPF ativo.
Sim, pode. Inclusive o radar de exportação se enquadra no expresso e não tem limite semestral. Porém, é preciso ficar atento aos limites impostos pela legislação do MEI, que não chega a 10 mil reais/ano.
Belíssima explicação,consegui entender bastante sobre,porém o senhor fala muito rápido hahaha,tive que colocar a velocidade do vídeo no 0,5x pra conseguir compreender bem😅😂
Boa noite comexblog, queria tirar uma dúvida, sou MEI e gostaria de saber se pra mim obter o Radar Siscomex é necessário ter endereço de uma loja ou com o endereço da minha residência eu consigo?
Sirinel, bom dia! A Receita Federal não vai te solicitar o alvará de localização para lhe conceder o radar/siscomex. Você não vai ter de apresentar nenhum documento, tudo é online. Você pode, sim, obter o seu radar no endereço da sua casa. Como você solicita? Vamos lá: - Compre um eCPF (certificado digital para a pessoa física). Pode ser o A1. - Depois que o eCPF estiver vigente, acesse o Portal Único do Siscomex - Com o eCPF na máquina, acesse Habilitar Empresas - Lá dentro, escolha Radar Expresso. Siga em frente os próximos passos. - Em poucos cliques sua habilitação é concedida, na hora! - Depois, acesse a Portaria Cotec 61/17 (neste link normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?visao=anotado&idAto=85065) - Preencha o formulário que está pedindo. - Descubra a Alfândega mais próxima da sua casa (veja neste link idg.receita.fazenda.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/unidades-regionais-e-locais/alfandegas) - Agende um horário e leve o formulário preenchido, a sua identidade original, e lá eles farão o cadastro do seu CPF no Perfil Siscomex / Radar / Mercante. Pronto! você já pode importar legalmente. Espero ter ajudado.
Então vamos lá, eu também sou MEI e já faço importação, mas quero fazer tudo certinho para que eu possa vender as roupas com legalidade. Como devo proceder.
Rafael, empresas listadas em bolsas tem o direito de estarem no Expresso, assim como MEI e qualquer outra empresa que deseja importar até 50 mil dólares/Semestre. Porém, para as SAs, listadas na bolsa, elas tem o processo simplificado, e não ficam apenas nos 50k. Já ganham o ilimitado.
Ambas as situações estão corretas. 60% é pelo Regime de RTS (Regime Simplificado de Tributação). Existem algumas regras, dentre elas ser operações até 3 mil dólares por embarque. Neste regime, você abre mão de qualquer outro tributo mais baixo, pagando um valor fixo de 60% de II, e deixando de pagar IPI, PIS, Cofins. O ICMS é cobrado, já que é uma obrigação estadual. Quando você dispensa o RTS, cai no regime formal, que aí pagará: II, IPI, PIS, Cofins e ICMS. O II é de 0 a 35%. O IPI tem outra tabela, e os outros tributos também. Minha dica? Se é uma operação pequena, faça pelo RTS que é mais simplificado. Se o valor ultrapassar 10 mil dólares, faça o formal, que você pode economizar no tributo. Alguns produtos estão fora desta simplificação, e você precisa consultar a legislação específica.
Boa noite. Se você tem acesso ao Portal Siscomex, lá dentro tem um campo de informações gerais. Escolha esta opção, e ele mostrar o resumo das importações daquele CNPJ: 3 meses / 6 meses / 12 meses / 24 meses. Assim você vai saber quanto importou naquele período. Como o radar expresso e limitado é contado por período de seis meses, pegue o resultado e diminua de 50 mil (se for expresso) e de 150 (se for limitado). Espero ter ajudado.
Depende do produto e de do destino. O Brasil faz o controle das operações por NCM, e cada uma tem a sua regulamentação. Inclusive, no destino pode haver regras de origem também rígidas.
muito joia nos da MR CARGAS agradecemos ... fronteira uruguaiana-rs
Obrigado!
vc eh otimo!
Valeu pelo comentário 👍
Onde aperta para curtir duas vezes..... Parabéns pela aula e sucesso sempre.
rsrsrs. Valeu!
Está dando erro, aparecendo uma mensagem de: Para empresa não optante DTE solicitar Habilitação, favor visitar a página de orientações sobre como requerer a habilitação para utilizar o SISCOMEX.
Muito bom. Obrigado pelas informações. Me deu uma idéia e esclareceu muito. Obrugado por cimpartilhar tanto conhecimento.
Obrigado!
fera você está no caminho certo há muito tempo... Parabéns e muito obrigado
Valeu pelo Comentário, Oziris!
Parabéns!
Obrigado Sandro!
Video dos melhores !! Parabéns!!
Muito bom!
obrigado pela participação 👊
Parabéns ! Muito didático .
Muito obrigado, Ana.
Bom dia! Gostaria de preencher o formulário.
Obrigada!
obrigado pelas informações. Vídeo muito útil.
Obrigado Amarildo.
Muito obrigado Carlos pela informação.que clareza y eficiência.Deus te abençoe
Muito obrigado.
Obrigada Carlos gostei do esclarecimento. 🙏
Obrigado Patrícia!
Boa tarde, sou MEI e gostaria de ajuda pra obter o Radar para importação!
A modalidade tem tributação pra habilitar?
Uma empresa de agenciamento de cargas internacionais, precisa ter o radar?
Não. Ela tem um outro registro, que é na Marinha Mercante. Em breve, terá no CCT (no Portal Único).
Sou cabeleireira quero importa , uma salão completo,tenho que ter radar, ??? E quais documentos preciso pra importa esse móveis? Para uso próprio.
Gerlania, já nos falamos por Instagram, não?
Boa noite Carlos, eu como Despachante Aduaneiro posso ter um CNPJ MEI e importar ?
Se o seu interesse for revender, a resposta é não. Se for para consumo próprio, ou da empresa, então tudo bem.
Tinha o radar de 150 mil fui solicitar pelo portão diminuíram o meh radar para 50 mil nossa que desespero
Sim, isto acontece com frequência. Realmente é um desespero.
Obrigada pelo vídeo!
Valeu pelo comentário 👊
Excelente explanação
Obrigado.
Melhor explicação, parabéns!
Valeu!
@@comexblog Nós que agradecemos, cara!
Uma pergunta. Uma empresa precisa fazer apenas uma importação de uma máquina industrial. Seria uma importação pontual. Um investimento em equipamentos. Não é compra e venda. O valor acima de 800 mil dólares. Essa empresa precisará de um radar ilimitado? Com toda a burocracia para obte-lo? Ou existe uma modalidade de importação para esse caso em especial?
Sim, precisará. No passado já foi mais simples. Hoje, todas são iguais.
Boa noite, muito obrigado pela explicação.. gostaria de uma ideia, estou pretendendo abrir uma loja de roupa e importar. Teria problemas?
importar roupas não há proibições, mas é um mercado que exige uma quantia maior de capital, além de ser muito concorrido. Se você é do ramo, vai precisar de um investimento alto.
Achei excelente sua postagem e mesmo tendo trabalhado com importação pude atentar a muitos detalhes do processo pois vou abrir uma ME própria.
Só te faço uma pergunta: "Posso começar cadastrando o RADAR EXPRESSO considerando o nivel de valores que almejo ou só consigo a partir do limitado?""
Pode sim. Você entra no portal único, solicita a sua habilitação. Vá logo para Limitado/Ilimitado. Se ele negar, entre com um processo de revisão, baseado na Inc 1603/15. Vai ter de entrar com documentos digitais para serem analisados.
Olá, amigo, tudo bem? Como estão indo os negócios de importação? Poderia me dar algumas dicas sobre? Ou dicas de produtos? Ainda está valendo a pena começar pequeno?
@@gabrielcostas6215 Boa tarde...ainda não comecei. Infelizmente não disponho de capital inicial prá absorver os custos operacionais para o primeiro semestre. Como não há possibilidade de uma MEI fazer qualquer tipo de importação, ficamos à mercê de abrir empresa limitada e isso torna o caminho mais longo.
@@gilmarvilela7567 boa noite, Gilmar. O MEI pode importar sim! Através da importação simplificada. Vc contrata uma empresa courrier e ela faz todo o desembaraço para você! Limite de 3000 dólares por importação e 100 mil dólares por ano! Depois procure saber mais. Eu sei disso tudo, mas não sei ainda se está valendo a pena, por isso perguntei.
@@gabrielcostas6215 o detalhe é que nas categorias de produtos para a Mei eu não encontrei o que se enquadra no meu negócio 😭
Muito boa suas dicas, obrigado
obrigado!
Qual a vantagem da PF realizar seu cadastro no sistema Habilita? Para aquelas PF que importam para uso pessoal e/ou colecionador abaixo de U$ 50,000 semestrais, há alguma vantagem, como por exemplo o desembaraço mais rápido?
PF não tem como fazer. é Dispensado. Mas não é permitido importar PF para revenda.
Boa tarde. Sou MEI e queria saber se habilitando o Radar Expresso, quando minha mercadoria importada chegar na Alfandega aqui no Brasil, ela será enviada para mim ou precisarei de despachante ou do Importa Fácil dos correios? Leio muito sobre o desembaraço aduaneiro, você pode me explicar como vai funcionar?
A não ser que você use um servixo expresso (DHL, FEDEX, UPS) e que seja até 3 mil dólares, você precisa contratar alguém. Se a carga for abaixo deste valor, recomendo contratar um serviço expresso (maia barato e mais cômodo).
Muito show! parabéns!!! Carlos, eu costumo fazer algumas importações, diretamente, para venda e que nunca vai chegar ao limite de $50.000, e já tenho uma empresa ltda. O que vc me aconselha, usar essa empresa já constituída para obter o radar ou abrir uma MEI. Detalhe, os produtos que trago não tem a nada haver com o seguimento d empresa. Obrigado.
Obrigado. Você pode já pegar a sua empresa constituída e habilitar no Radar.
Na área de cosméticos a legislação portuguêsa é rígida ?
Não sei dizer. Só temos conhecimento da legislação brasileira.
Olá estou com problema Siscomex a empresa tem radar está desabilitado porem tento habilitar sistema informa pedido estimativa foi indeferido e submodalidade foi mantida se empresa tem capacidade financeira tem fazer dossiê digital com documentação comprobatório de acordo in rfb 1603/2015 .me ajude o que devo fazer????
Rosângela, você precisa apresentar a documentação financeira que comprove capacidade e que embase análise documental do fisco. Se você já teve um indeferimento, sente-se com a sua contabilidade e avalie o seu disponível no balancete.
primeiro tenho que abrir uma pequena imprensa. Para depois; da entrada no radar, certo? Obrigado! ASS: Flávio Oliveira.
Flávio, Isso aí!
Importar ou exportar no Brasil somente por CNPJ. Pode ser MEI, mas tem de ter CNPJ.
comexblog obrigado!!!
Sempre excelentes vídeos
Valeu!
eu queria fazer uma pergunta: Ao tentar habilitar o cnpj da filial, o mesmo não aparece quando eu seleciono o certificado digital do sócio. Aparece apenas o cnpj da matriz. Você saberia me dizer como resolver essa situação? Obrigado.
Obrigada!
Obrigado.
Olá, gostaria de comprar uma máquina para uso na empresa. É necessário fazer o radar? Obrigada
Até 3 mil dólares, não vai precisar (desde que ela não possua necessidade de registro prévio).
muito bom
Obrigado 👊
Comprei Como pessoa física, ficou retida numa compra entregue pela UPS. Estao me cobrando abrir radar...mas fiz uma compra esporadica, nao pretendo ficar comprando
É preciso entender o processo de descaracterização. Se for pela quantidade, a legislação veda você importar em quantidades que revelem caráter comercial.
Olá. Eu fiz um Radar em 2018 mas como nunca usei, já deve ter se expirado. Eu costumo importar pela FEDEX valores baixos, como até 500 dólares, mas da última vez minha caixa caiu para ANVISA, vi que o produto no Brasil é controlado pela ANVISA, então precisei preencher uma Petição para Anuência de Remessa Expressa para ter a carga liberada, porém tive que colocar na Finalidade da Importação para ( Testes para Registro ). Eu gostaria de saber se vocês entendem de registro na ANVISA, e se consigo desclassificar o produto utilizando um NCM assemelhado. Grato.
Fazemos produtos da Anvisa. Regra geral é: produtos controlados por eles tem que ser feito no modelo formal, e a depender do que você está importando, vai precisar de autorizações (AFE) e Vigilância Sanitária. Não é um produto para se importar em pouca quantidade e por Remessa Expressa.
Boa noite! Tenho um MEI é vou desenquadra para o simples Nacional, a pergunta é a seguinte: eu queria fazer o curso de despachante aduaneiro para gerir o negócio que está em nome do meu pai, porém vi o vídeo é vou tentar habilitar o radar por minha conta, queria saber qual seria a função do despachante após está habilitada, pois se não houver a necessidade não faço o curso, visto que estou tendo dificuldade de achar o curso aqui no meu estado ES?
O despachante aduaneiro tem uma função de assessora empresa importadoras e exportadoras. Ele conhece, a fundo, os procedimentos operacionais da operação.
Se você deseja se tornar uma importadora ou exportadora, foque-se na distribuição e na comercialização dos seus produtos. Contrate um profissional para lhe ajudar, quando precisar liberar sua carga no porto/aeroporto.
Você mesmo pode habilitar a sua empresa, e dependendo do valor que irá importar, pode utilizar-se do Importação Expressa, de acordo com a IN 1737/17.
Otimo video, valeu
Obrigado, João.
Olá, quero importar e ainda não tenho faturamento,o ideal seria cadastrar no expresso?
Sim, expresso. É o mais indicado.
tenho ECPF, preciso ir ao cartorio autenticar o requerimento ?
Não. Você não precisa autenticar nenhum documento em cartório para o Radar.
boa tarde Carlos , sou produtor rural posso exportar meus produtos sem precisar ter um CNPJ ?
Pode. Eu não recomendo, porque ter uma empresa e tirar o Radar é muito simples na exportação. Mas é uma possibilidade.
Estou tentando entrar em contato pelo site comexblog mas minha mensagem não esta sendo enviada. Existe algum email que eu possa entrar em contato?
envie um email para contato@comexblog.com, que responderemos.
@@comexblog Beleza, vou enviar. Obrigado por responder. abs
Ola Carlos, abri o dossiê hoje no CAC e estou agora com algumas duvidas na Juntada de Documentos. Não estou achando a opção adicionar arquivo.
Conseguiu resolver?
Muito bom , bem claro nas palavras e direto, vcs tem site ?
Pessoa física com o nome restrito no SPC/Serasa pode operar no comércio exterior?
Não há qualquer registração operar com o nome registrado no SPC/Serasa.
Bom dia! posso cadastrar o despachante aduaneiro para a modalidade expresso? Para essa mesma modalidade, então não será necessário abrir processo na RF?
Sim, pode. Pelo Portal Único. Não há qualquer necessidade de processo junto à RFB para este tipo de operação.
Muito bom
Valeu Luciano!
Meu amigo , sou MEI posso trazer mercadorias repetidas valor abaixo de 3000 dolares sem radar ?
Sim, pode. Mas cuidado que alguns produtos não são autorizados por operações expressas, só no formal. Consulte a empresa de courrier primeiro, para ver se elas aceitarão ou não.
Tenho o certificado CNPJ posso habilitar ? Ou precisa ser e-cpf? Alguém sabe dizer? Obrigado
Não. Somente com o eCPF.
meu Radar express venceu e queria renovar isso. pode me passar teu Whats p tirar teu orcamento?
Olá já tenho o radar siscomex habilitado no meu mei!. Ainda não fiz nem uma importação gostaria de uma consultoria sua ?
Eduardo, preencha este atendimento que eu retorno para você por telefone comex.club/atendimento
Ac
OLA GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA VER MEU SALDO DO RADAR TENHO 150 MIL DE LIMITE POREM PERDI O CONTROLE E GOSTARIA DE CONFIRMAR QUANTO AINDA TENHO PARA A PRÓXIMA IMPORTAÇÃO ?
Dentro do Portal Único, em informações gerais, você consegue consultar as suas últimas operações nos 3, 6, 12 e 24 meses.
Habilitando o Radar, ainda que eu importe produtos abaixo de 50 dólares como funciona os impostos?
Samuel, há uma ´lenda´de que ´presentes´ não pagam impostos. E o que são presentes? até 50 dólares, de pessoa física para pessoa física. E por que falo ´lenda´? porque na prática, a teoria é outra. A decisão de conceder a isenção é arbitrária, discricionária do Fiscal, e nem sempre isso acontece. Eu quando compro no exterior, faço a seguinte conta: o preço do produto x 77% (60 de II, 17 de ICMS) x o dólar, vale a pena? Se vale, mando vir. Muitas vezes (mais de 95%) passa sem tributar. Vez sim, vez não, caio na tributação. E vou levando.
@@comexblog valeu brother, obg!
Sou MEI, vou fazer compras abaixo de $3000. Preciso a habilitar no RADAR?
pretendo revender a mercadoria online no site Amazon.
Não precisa ter radar, exceto para operações controladas (que precisam de licença de importação).
E pra emitir NFE como é o processo? Vou comprar no cnpj abaixo de 3000 também
Gostaria de saber qual a taxa de importação para o Radar Expresso.
Não há taxa de importação para Radar Expresso.
Obrigado pelo esclarecimento. É que pretendo abrir uma MEI e cadastrar no Radar Expresso, mas tinha dúvidas quanto à taxa de importação, pensei que a regra fosse igual para pessoa física, ou seja, de 60%.
60% mais + IPI, PIS, confins, icms...
nesse caso pra habilitar... mais a pergunta refere-se a importação de produtos.
E qnt?
Olá professor, Boa tarde!! Sou nova no seu canal e estou com um dúvida! Tenho o MEI e tenho a intenção de buscar os produtos no EUA há cada 3 meses mais ou menos, por ser produtos pequenos. Após ser habilitada no RADAR, qual a maneira certa de declarar os produtos? È possível proceder desssa forma? Obga
Gabriela, você vai precisar fazer uma importação formal, registrando e desembaraçando a sua DI. Talvez seja necessário você contratar um despachante aduaneiro para cuidar disto para você. Tudo vai depender do seu preço, porque alguns serviços possuem preço fixo, e nem sempre é viável. Trazer isto na 'mala' pode não ser uma boa ideia.
Olá colega, tudo ótimo por aí? Como vão os seus negócios de importação? Poderia me dar dicas para um iniciante, como dicas de produtos? Ainda está valendo a pena importar, mesmo pela importação simplificada?
se eu cadastrar no radar pessoa fisica terei que pagar 60 porcento de tributo?
Sim. Em qualquer situação, o tributo é devido. Exceto para aquilo que é conhecido como 'presentes' (até 50 dólares, de pessoa física para pessoa física).
Olá bom dia, queria saber se hospital Filantrópico pode importar ?
Sim, pode. Há uma legislação específica, por conta das questões tributárias. É preciso analisar corretamente.
Olá, tentei habilitar através do portal e não consegue quem é empresário individual no caso sou MEI, não está conseguindo, alguém pode compartilhar algo sobre isto? Entrei em contato com uma empresa que habilita e eles dizem que desde o final do ano passado não conseguem habilitar.
Oi, vc conseguiu?
Este problema já foi resolvido. Agora é direto no portal.
Boa noite amigo!
Se eu for fazer importações de até 3mil dólares, o uso do RADAR e SISCOMEX, são obrigatórios? No caso queria comprar com meu fornecedor e usar uma empresa como a DHL para fazer o tramite , eu posso? Ou mesmo se for ficar na margem dos 3mil vou precisar do RADAR e SISCOMEX? Obrigado
Se a operação se enquadrar na IN 1737/17 (que trata da importação expressa), você não precisará ter radar, e poderá fazer PJ e ainda revender. Poderá usar a DHL, FEDEX, UPS, TNT.
Porém, há algumas restrições para enquadramento nestas operações (como alimentos, perfumes, brinquedos e produtos com licenças prévias).
Boa noite. Preciso obrigatoriamente um despachante de aduana para importar? Ou posso fazer eu mesmo os despachos? Seria importação como MEI de produtos automotivos(vernizes,lixas e fitas)
Obrigado pela resposta!
Você mesmo pode fazer. A legislação permite.
o Formulario de habilitação pode ser enviado por meio digital o processo? isso é dentro do Ecac?
Francis, você até pode enviar o formulário por via digital, mas a abertura do processo ainda vai ter de ser feito pelo meio formal, de ir até o CAC.
Por enquanto ainda não está liberado a abertura de processo pelo eCAC.
Quais são as vantagens ?
Para pessoa física paga 60% de imposto
Para pessoa jurídica paga quanto de impostos ?
Não existe imposto específico para jurídica ou física. Existe modelos de importação diferenciado. O 60% que você cita é o RTS (regime de tributação simplificada) que também incide ICMS. Alguns produtos não se enquadram nesta regime. A Norma que trata deste modelo é a IN RFB 1737/17.
oi, eu preciso os requisitos para tira o radar expresso noss somo empresa nova
Sendo o sócio administrador da empresa, faça os seguintes passos
- Adquira um eCPF em seu nome, em qualquer empresa de certificação digigal (eCNPJ não serve, ok?);
- Entre no Portal eCAC e faça a adesão do DTE;
- Acesse o Portal Único Siscomex, e escolha Habilitar Empresas;
- Entre, escolha o CNPJ que você deseja habilitar, e prossiga com os passos.
Em poucos cliques o seu Radar Expresso será concedido.
Se eu Habilitar no Siscomex eu sou taxado quando importa ?
habilitação x taxação são coisas diferentes. No Brasil, importar = pagar tributos.
Não existe possibilidade (legal) de você não ser taxado. Toda importação tem tributos.
A habilitação é um regularização da sua empresa para importar legalmente. Sem o Radar, você está fora da regra (poucas são as exceções, mas também há tributos envolvidos).
Em resumo: se você deseja importar sem pagar tributos, informo que isso (legalmente) não é possível.
@@comexblog Entendo, mas nesse caso aí qual a vantagem então do Siscomex? Eu achei que habilitando em algum daquelas três opções : Expresso, Limitado e Ilimitado no caso tínhamos um limite pra compras e pagaríamos os impostos com as revendas.
@@comexblog Qual conselho daria pra mim, conheço produtos pra importa dos estados unidos que dão uma boa margem de lucro? Eu me habilito? Ou não ? E no caso seria no expresso, onde eu investiria pouco a pouco com as importações e dependendo do faturamento ia aumentando a demanda
Boa tarde, tem algum passo a passo para aumentar o Radar,hoje o meu é a o expresso
Luis. Saindo do expresso, você vai precisar seguir tudo que manda a IN 1603/15. Eu sempre oriento que o 'segredo' está no disponível do balanço. É lá que a coisa vai funcionar. Quanto a documentação, é só seguir a IN, que o resto é simples de fazer. De novo: foque no disponível do balanço.
ótima dica Carlos, muito obrigado!
Bom dia! A partir de 23/04/2018 não consigo mais cadastrar o representante legal pelo siscomexweb (cadastro de representante legal), somente pelo portal único. Por favor, preciso de orientação de como fazer o cadastramento do representante e como ele se habilita para utilizar o siscomexweb. Aguardo, obrigada!
Me escreva em contato @ comexblog com br que eu envio um roteiro.
Boa tarde! Por gentileza, tenho uma dúvida. Após ter meu cadastro no siscomex e estar devidamente habilitada, como faço essa encomenda?
Posso tratar direto com o fornecedor, para ele me enviar, por exemplo, através do frete EMS?
Lembrando que vou trazer abaixo de 3000 dólares. Sou MEI.
Para o produto que eu vou comercializar, precisarei da LI da Anvisa. Depois da LI deferida, posso trazer o pacote via EMS sem problemas? Obrigada!
Sendo abaixo de 3 mil dólares, e o produto não tiver a necessidade de autorização prévia, você pode embarcar diretamente com o fornecedor. Eu recomendo usar uma empresa de courrier (DHL, FEDEX, TNT), porque elas possuem um regime específico, chamado Importação Expressa, que fazem tudo para você. Inclusive, você pode revender o produto. A Norma que mudou isso é a IN 1737/17. Sugiro conhecê-la.
A taxa dos portos são taxada por contaner ou por total importado.
Ex: com o produto que desejo importar para o valor de 25.000,00 nescita de dois contaner.
As taxas são fixas e variáveis, ao mesmo tempo. Dependem, também, do tipo de produto.
Exemplo: armazenagem: percentual sobre a carga (que cada terminal no país tem liberdade para cobrar quanto quiser);
Transporte internacional: se por contêiner, valor fixo
Despacho aduaneiro: valor fixo, que também varia de estado, e é livremente negociado.
Geralmente um produto pode chegar a dobrar de preço, em dólar, na importação. Não é uma regra, mas é algo que vejo nas minhas operações. Compro lá fora por 1 dólar, chega aqui, com tudo pago, no meu estoque, por 2. Mas há variações de produtos, e esta conta não pode ser levado à risca.
Olá
Tenho o radar mas ele foi suspenso
Cono faço paea reativa lo ?
É só você entrar no Radar Expresso, do Portal Único,e reativá-lo. O processo é simples, e necessita apenas que o responsável da empresa tenha um eCPF ativo.
lindo conteúdo. uma pergunta o MEI pode exportar ?
Pode
Sim, pode. Inclusive o radar de exportação se enquadra no expresso e não tem limite semestral. Porém, é preciso ficar atento aos limites impostos pela legislação do MEI, que não chega a 10 mil reais/ano.
Belíssima explicação,consegui entender bastante sobre,porém o senhor fala muito rápido hahaha,tive que colocar a velocidade do vídeo no 0,5x pra conseguir compreender bem😅😂
Obrigado!
Tenho vontade de comprar uma mini escavadeira de 25 mil na pessoa física será q seria possível
Você salva a vida dos estudantes de comercio exterior! rsrs.
Obrigado pelo Carinho.
Essa burocracia toda de importação e se aplica só no Brasil ou e entodos os países?
o Brasil é 'campeão' em burocracia. O título não é dos melhores, mas estamos lá no topo em burocracia.
Boa noite comexblog, queria tirar uma dúvida, sou MEI e gostaria de saber se pra mim obter o Radar Siscomex é necessário ter endereço de uma loja ou com o endereço da minha residência eu consigo?
Sirinel, bom dia!
A Receita Federal não vai te solicitar o alvará de localização para lhe conceder o radar/siscomex. Você não vai ter de apresentar nenhum documento, tudo é online. Você pode, sim, obter o seu radar no endereço da sua casa. Como você solicita? Vamos lá:
- Compre um eCPF (certificado digital para a pessoa física). Pode ser o A1.
- Depois que o eCPF estiver vigente, acesse o Portal Único do Siscomex
- Com o eCPF na máquina, acesse Habilitar Empresas
- Lá dentro, escolha Radar Expresso. Siga em frente os próximos passos.
- Em poucos cliques sua habilitação é concedida, na hora!
- Depois, acesse a Portaria Cotec 61/17 (neste link normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?visao=anotado&idAto=85065)
- Preencha o formulário que está pedindo.
- Descubra a Alfândega mais próxima da sua casa (veja neste link idg.receita.fazenda.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/unidades-regionais-e-locais/alfandegas)
- Agende um horário e leve o formulário preenchido, a sua identidade original, e lá eles farão o cadastro do seu CPF no Perfil Siscomex / Radar / Mercante.
Pronto! você já pode importar legalmente.
Espero ter ajudado.
Valeu meu amigo, muito obrigado pelas dicas!
Então vamos lá, eu também sou MEI e já faço importação, mas quero fazer tudo certinho para que eu possa vender as roupas com legalidade. Como devo proceder.
entao como importar juridico sem precisar de radar?
Somente se for até 3 mil dólares e se enquadrar nos requisitos da IN 1737/17.
Mandei uma mensagem para ter acesso no comexblog e não recebi email de confirmação
Sérgio, você se cadastrou para receber mensagens, é isto?
O radar é a alfândega?
Sim, se protocoliza lá. Se bem que a maioria dos recintos hoje faz pelo Portal eCAC/RFB.
Olá discordo de você, você disse que somente empresas listadas na bolsa de valores que podem registrar no radar, MEI também pode...
Rafael, empresas listadas em bolsas tem o direito de estarem no Expresso, assim como MEI e qualquer outra empresa que deseja importar até 50 mil dólares/Semestre. Porém, para as SAs, listadas na bolsa, elas tem o processo simplificado, e não ficam apenas nos 50k. Já ganham o ilimitado.
@@comexblog e sobre o imposto de importação, uns dizem que é de 60% outros dizem que vai de 0 a 35% quem está correto? ou é os dois.
Ambas as situações estão corretas.
60% é pelo Regime de RTS (Regime Simplificado de Tributação). Existem algumas regras, dentre elas ser operações até 3 mil dólares por embarque.
Neste regime, você abre mão de qualquer outro tributo mais baixo, pagando um valor fixo de 60% de II, e deixando de pagar IPI, PIS, Cofins.
O ICMS é cobrado, já que é uma obrigação estadual.
Quando você dispensa o RTS, cai no regime formal, que aí pagará: II, IPI, PIS, Cofins e ICMS. O II é de 0 a 35%. O IPI tem outra tabela, e os outros tributos também.
Minha dica? Se é uma operação pequena, faça pelo RTS que é mais simplificado. Se o valor ultrapassar 10 mil dólares, faça o formal, que você pode economizar no tributo.
Alguns produtos estão fora desta simplificação, e você precisa consultar a legislação específica.
@@comexblog Se a transação for menor que 3 mil dólares, eu posso dispensar o regime simplificado de tributação, e optar pelo formal?
@@comexblog então eu não pago os dois, eu opto por um dos dois? porque do jeito que algumas pessoas falam da impressão de que tem que pagar os dois
como saber o limite disponivel no radar 150 mil ?
Boa noite. Se você tem acesso ao Portal Siscomex, lá dentro tem um campo de informações gerais. Escolha esta opção, e ele mostrar o resumo das importações daquele CNPJ: 3 meses / 6 meses / 12 meses / 24 meses. Assim você vai saber quanto importou naquele período. Como o radar expresso e limitado é contado por período de seis meses, pegue o resultado e diminua de 50 mil (se for expresso) e de 150 (se for limitado). Espero ter ajudado.
como fazer exportação de produtos naturais
Depende do produto e de do destino. O Brasil faz o controle das operações por NCM, e cada uma tem a sua regulamentação. Inclusive, no destino pode haver regras de origem também rígidas.
não precisa mais de radar nada
Não? você já conseguiu importar sem radar?
Boa noite, sou MEI e vou importar celular e acessórios, preciso de cadastro em RADAR?
Sim, precisa.