O escândalo do antissemitismo oculto na arte contemporânea

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 жов 2024
  • Referência mundial de arte contemporânea, a Documenta é realizada a cada cinco anos na cidade de Kassel, na Alemanha. Porém, a edição de 2022 foi abalada por acusações de antissemitismo. Mural com temas judaicos e nazistas indignaram autoridades alemãs e israelenses. Os curadores da mostra negaram intenção antissemita e os clamores para remoção da obra se chocaram com apelos por liberdade artística.
    #documenta #antissemitismo #alemanha #dwhistoryandculture
    www.dw.com/brasil
    dw_brasil
    dw.brasil
    dw.brasil

КОМЕНТАРІ • 236

  • @winnieminucci
    @winnieminucci 2 роки тому +144

    Uma coisa: anti-Israel. Outra coisa: antissionismo. Outra coisa ainda: antissemitismo. A maneira como esses 3 tópicos são misturados ou separados, depende dos interesses políticos em jogo.

    • @DezaLopes
      @DezaLopes 2 роки тому +11

      E a repoórter misturou tudo!

    • @Di0G0.
      @Di0G0. 2 роки тому +6

      perfeita colocação, Minucci. A Alemanha e as sensibilidades contemporâneas misturam tudo.

    • @GuilhermeGui-vv1om
      @GuilhermeGui-vv1om 2 роки тому +13

      "Bem, é um truque que nós sempre utilizamos. Se alguém da Europa critica a política israelense, nós utilizamos o Holocausto; quando alguém deste país (EUA) critica Israel, então nós a rotulamos de antissemita". Shulamit Aloni ex-ministra de Israel

    • @federicoest
      @federicoest 2 роки тому +1

      É um papelão. mas uma Europa que dá um tiro no pé como está fazendo agora nãi surpreende

    • @anamelenoi6650
      @anamelenoi6650 2 роки тому +1

      A mídia alemã adora fazer isso. É premeditado mesmo

  • @supremento4426
    @supremento4426 2 роки тому +59

    No minuto 9:50 ninguém vai falar nada desde sujeito cheio de preconceito chamando artistas palestinos de terroristas???? pra mim isso aí é um absurdo.

    • @GordaoSemFuturo
      @GordaoSemFuturo 2 роки тому +16

      Ele claramente é a favor da opressão que os palestinos sofrem.

    • @carloscarvalhar9129
      @carloscarvalhar9129 2 роки тому +15

      É o mal da democracia formal, nitidamente ele é mal intencionado, mas dão voz a ele como vítima.

  • @joaofeldman
    @joaofeldman 2 роки тому +90

    Sou judeu e sou contra a política de Israel em relação a Palestina e não vejo realmente antissemitismo aí, mas acontece muito quando qualquer pessoa de fora defende a palestina não toma cuidado de separar o governo israelense do povo israelita, usam estereótipos como cara de porco e coisas assim, formas bem desgastadas e até infantil de tratar o assunto. Ainda mais na Alemanha.. mostra que esse grupo não está bem inteirado do assunto. Mas o trabalho é bonito.. e principalmente curti muito todos esses coletivos de regiões fora do espectro do mercado.

    • @heliomarci2581
      @heliomarci2581 2 роки тому +3

      Ótimo comentário.

    • @heliomarci2581
      @heliomarci2581 2 роки тому +5

      Não tenho a visão de alguém que estuda o assunto, mas concordo com a necessidade de dividir claramente as críticas ao governo de Israel (ou governos, considerando várias épocas) do povo judeu.

    • @AnaPaula-ro6yo
      @AnaPaula-ro6yo 2 роки тому +4

      Muito interessante seu posicionamento. É a mais pura verdade essa mistura que fazem entre o povo e o governo de uma nação.

    • @raccoon2505
      @raccoon2505 2 роки тому

      Tem muitas artes que usam da desumanização para chamar a atenção e chocar como transformar em demônio, animal e etc. Quem nunca comparou um capitalista a um Porco.

    • @ericcartman8921
      @ericcartman8921 2 роки тому

      Juddeu uma poha, vc deve ser ateu

  • @artico9583
    @artico9583 2 роки тому +91

    Desde quando criticar as ações do estado de Israel é ser antisemita?! O que não deveria ser feito é taxar Israel como sendo só um conjunto de pessoas de uma religião. Até pq não tem como saber o que Israel fez e faz e concordar com isso.

    • @joseIBhugo
      @joseIBhugo 2 роки тому +9

      Pq não criticam Israel pq se preocupam com a Palestina, criticam Israel pq é maioritariamente judeu. Quando se traz pra discussão que o assunto é a colonização em si, esquece-se que existem Estados maiores e mais violentos que perpetram o mesmo fenômeno mas esses são deliberadamente ignorados, isso acontece pq não importa o que muçulmanos fazem contra minorias de outras denominações muçulmanas ou de outras etnias do oriente médio ou só pq não são judias? Com o exemplo do tratamento específico que os judeus receberam quando foram repetidamente apontados como razão dos problemas, bodes expiatórios, na Europa e no oriente médio, então se tira uma resposta do pq soa anti-semitismo a crítica a existência do Estado em si e não dos seus governos como acontece com os demais países.

    • @rafael0a9
      @rafael0a9 2 роки тому +1

      Existem elementos estéticos que quando usados, por si só, professam atitudes misantrópicas, degradantes e taxativas. Também existe a necessidade de ser sensível aos locais onde tais obras abarcam. Por ventura, o palco foi alemão. Mas hão diversas descombinações possíveis de tais misturas e abordagens, é só usar a imaginação. Ademais, a arte comumente trata da sensibilidade e faz dela sua prerrogativa e elemento de trabalho. Então, não convém despir a armadura protetiva providencial de um coletivo "isentão" e serem, os autores, mais "sensíveis"?

    • @GuilhermeGui-vv1om
      @GuilhermeGui-vv1om 2 роки тому

      Há Israel décadas vem violando os códigos, recusando-se como operações das Nações que condenam sua ocupação e conquista de terras suas matanças extrajudiciais e em seus atos de agressão Unidas militares.
      Em uma opinião quase unânime, as ações de Israel, em especial sua opressão contra os palestinos, são vistas como revoltantes. Este consenso internacional se refletiu em Israel, como quais foram aprovados por uma maioria esmagadora.Apenas nos Estados Unidos são os políticos e a mídia oficial ainda apóiam fervorosamente o Estado de Israel em suas ações. Por décadas, os Estados Unidos são cruciais para o “Estado judeu”, incluindo-se essas questões de ordem militar, diplomática e econômica

    • @UkisoulE
      @UkisoulE 2 роки тому +1

      Foi criticado o Estado de Israel ou os judeus foram taxados de culpados e comparados a animais novamente?!

    • @betosm3
      @betosm3 2 роки тому

      @@joseIBhugo
      Israel deu apoio formal, militar e de espionagem a ditadura na indonésia é isso que a imagem mostra.

  • @renanbp
    @renanbp 2 роки тому +46

    DW, se eu criticar o estado de Israel por ter assassinado a jornalista Shireen Abu Akleh, e deliberadamente difundido vídeos falsos para colocar a culpa em radicais palestinos, isso me faz antissemita? Só pra eu saber.

  • @lissaajz
    @lissaajz 2 роки тому +7

    Sou judia e me sinto sim atacada pelo mural feito. Sou contra a política de violência contra a Palestina, assim como quase todos os judeus que conheço. Mas a violência sistêmica contra judeus precisa ser contida. Nós somos iguais a todas as outras religiões e devemos ser respeitados também. Acho uma arte antissemita imperdoável. Assim como uma arte racista ou xenófoba. É a mesma coisa.

    • @ptshi1462
      @ptshi1462 Рік тому

      Estamos vivendo tempos dificeis...

  • @fabriciog.minighini9036
    @fabriciog.minighini9036 2 роки тому +28

    O que o povo palestino sofre é o que deveria ser tratado como um escândalo.

  • @arachutti
    @arachutti 2 роки тому +30

    Ser contra o que Israel faz, e ser antissemita, são coisas muito diferentes. Muitos judeus dignos espalhados pelo mundo inteiro têm vergonha do que faz Israel. Terror é o que Israel se acha no direito de fazer com quem considera "o Resto". O vídeo é tendencioso, uma pena. Sem esquecer que Palestinos tb são árabes, portanto, também semitas! "Antissemitismo" tb pode ser o abuso e desprezo de Israel pelos Palestinos.

  • @fabricio1234562
    @fabricio1234562 2 роки тому +51

    Criticar israel nao significa antissemitiamo, oq eles fazem com os palestimos é de se elogiar por acaso?

    • @Emmanuel1olb
      @Emmanuel1olb 2 роки тому +1

      Vem cá tu não estudou história não? É nítido que está cheio de esteriótipos e paranóia achando que o Mossad era responsável pela desgraça deles. E debate não é debate se só um fala.

    • @ivessandiego1545
      @ivessandiego1545 2 роки тому +4

      @@Emmanuel1olb Claramente é vc que passou longe de um livro de história. Imagina seu choque quando você descobrir o apoio que Israel deu a ditadura na Indonésia e ao apartheid sul africano kk

    • @lissaajz
      @lissaajz 2 роки тому

      Ives cadê suas fontes???

  • @gabrielspin360
    @gabrielspin360 2 роки тому +70

    Onde que criticar o Estado de Israel que eliminou a sangue frio uma jornalista recentemente seria antissemitismo? Estamos falando de um governo que trata palestinos que nem o governo brasileiro trata comunidades periféricas, favelas, ambientalistas, negros e ongs que querem diminuir esses msms ataques.

    • @rodrigofrazaopereira7052
      @rodrigofrazaopereira7052 2 роки тому +5

      Não é uma questão religiosa e sim política com o Estado de Israel.

    • @supremento4426
      @supremento4426 2 роки тому

      É pior lá, o estado rouba as terras do povo palestino, prende crianças, proíbe a circulação de pessoas palestinas, as mantendo presas na faixa de Gaza como se fossem indigentes, e não pune criminosos de Israel que agridem palestinos, vandalizam casas palestinas e queimam as plantações dos palestinos.

    • @marceloconde2968
      @marceloconde2968 2 роки тому

      Qual será que deve ser a prevalência de ideais extremistas entre os palestinos? Uns 72% acho

    • @ladymorwendaebrethil-feani4031
      @ladymorwendaebrethil-feani4031 2 роки тому

      Trata que nem o governo do Brasil Império na verdade tratava esses grupos.

    • @ladymorwendaebrethil-feani4031
      @ladymorwendaebrethil-feani4031 2 роки тому

      @@marceloconde2968 Nao da para saber porque o Hamas estabeleceu uma ditadura na faixa de Gaza e impede a realização de eleições. Eu creio que se eles fizessem eleições, eles cairiam, porque eles contribuem para o mal estar da população. Mas eu apoio a causa palestina. Eu só sou contra o Hamas que é um grupo de direita nacionalista islâmica. Eu tendo a ser a favor de grupos de esquerda seculares, notavelmente do grupo anarchists against walls que une judeus e palestinos contra a ocupação.

  • @vasniferreira7142
    @vasniferreira7142 2 роки тому +11

    Essa reportagem é ridiculamente tendenciosa , como não poder mostrar os soldados israelenses agredindo crianças palestinas ? Isso está filmado. E chama os artistas de terroristas palestinos

    • @isaacserruya3173
      @isaacserruya3173 2 роки тому

      Soldado israelense agredindo criança palestina? Nunca. Os soldados israelenses que vivem nas fronteiras e cidades palestinas brincam com elas, jogam bola. Eles não estão ali pra matar crianças. Por conta disso o Hamas SEMPRE usa crianças e civis palestinos como escudo humano e claro sempre tem alguém pra filmar e editar pra parecer que eles são os coitados. Moro em Israel, sirvo ao exército de defesa de Israel e não sou a favor de nenhum conflito é de se notar que as vezes que vi criança presa são quando as próprias crianças, alienadas, acabam jogando pedras em carros, atacam civis. Agora pergunta quantas crianças israelenses foram assassinadas por palestinos de propósito?

  • @random_content_generator
    @random_content_generator 2 роки тому +11

    Ora DW, que ridícula essa acusação.
    Não sejam tão hipócritas!
    Isso se chama resistência a um Estado assassino, e vcs sabem bem disso.

  • @pedroxavier5099
    @pedroxavier5099 2 роки тому +9

    crítica política à ocupação israelense é diferente de antissemitismo.

    • @GuilhermeGui-vv1om
      @GuilhermeGui-vv1om 2 роки тому

      Palestinos são Semitas o termo "antisemitismo" é uma farsa e usado como escudo para pessoas não criticarem o poderoso lobby judaico no mundo

  • @filosofiathiago
    @filosofiathiago 2 роки тому +6

    É absurdo chamar de antissemitismo a crítica ao Estado de Israel.

  • @wenyx1
    @wenyx1 2 роки тому +6

    Há uma confusão proposital entre crítica à Israel e antissemitismo. Criticar Israel não é antissemitismo. Israel não está acima do bem e do mal, não está imune as mesmas críticas às quais estão submetidos os outros países. Nem todos os judeus são israelenses. E a primeira crítica q tenho a apresentar é o uso por Israel de sua identidade étnica e religiosa como desculpa para ocultar seus interesses geopolíticos. Ter interesses geopolíticos não é ilegítimo. Então porquê não assumi-los?
    Isso é estranho e inexplicável.
    Sobre o uso de símbolos nazistas e estereótipos nas artes, acho q houve um mau entendido. Ao colocar tais símbolos e estereótipos sobre certos judeus israelenses, pretendia-se mostrar q certas vítimas do fascismo (ou seus descendentes) estavam tomando atitudes semelhantes ao fascismo (e isso não está ocorrendo só em Israel, na verdade é um movimento fascista em todo o ocidente). Isso sim é grave e muito mais preocupante do q esse suposto escândalo. Na verdade, a denúncia contra o fascismo está sendo silenciada no melhor estilo fascista. A 2ª Guerra não foi contra o fascismo, mas sim contra sua elite. Os peões fascistas foram renascidos e estão atuando na nova guerra fria entre ocidente e oriente. O final será apocalíptico.

    • @malumoteki3021
      @malumoteki3021 Рік тому

      Perfeito. Vc resumiu perfeitamente as estratégias de CONFUSÃO utilizadas pelo fascismo, e seus objetivos.
      Os europeus cavando cada vez mais fundo sua cova.
      Triste.

  • @finnoimpact
    @finnoimpact 2 роки тому +8

    Não vi anti-semitismo nenhum nestas artes, e sim uma crítica a ações do Estado de Israel

  • @gabrieldonnangelo456
    @gabrieldonnangelo456 2 роки тому +3

    Inacreditável como Israel não aguenta uma crítica.

  • @luisaivana7642
    @luisaivana7642 2 роки тому +10

    Trecho do poema METADE, de Osvaldo Montenegro.
    Que a arte nos aponte uma resposta
    Mesmo que ela não saiba
    E que ninguém a tente complicar
    Porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer;
    Porque metade de mim é platéia
    E a outra metade é canção...⚖️💃🏿🎭

  • @jpdalvi
    @jpdalvi 2 роки тому +13

    Criticar o estado genocida de Israel agora é sinônimo de anti semitismo? Só sendo muito desonesto e acreditando muito que o ouvinte não tem nenhum discernimento da realidade pra fazer uma afirmação dessas. O programa consegue ser muito bom em várias reportagens, mas quando se trata de interesses geo políticos as inclinações ideológicas aparecem nitidamente. Não tem como, é a linha editorial né. Tem que obedecer e ponto. Triste.

    • @ladymorwendaebrethil-feani4031
      @ladymorwendaebrethil-feani4031 2 роки тому +1

      Na Europa atualmente, tirando a Irlanda, o consenso é esse. Vide o que fizeram com o Jeremy Corbyn.

    • @Kaio_INCEL
      @Kaio_INCEL 2 роки тому

      Palestinos não passam de um talibã 2

  • @MrRv4
    @MrRv4 2 роки тому +30

    Os alemães estão pagando e quem paga manda: os artistas podem se iludir achando que têm liberdade, mas, cedo ou tarde, vão ser lembrados que há limites para essa liberdade e os limites são determinados por quem está pagando.

    • @robsonluis5191
      @robsonluis5191 2 роки тому

      robson luis
      Eu acho que se Israel ajudou ao ditador que governou a Indonésia, o quadro mostra a realidade local, então não tem a ver com antissemitismo, ele mostra a participação dos judeus num estado ditatorial, agora se Israel não teve participação, ai sim é antissemitismo, arte devemos lembrar é feita para provocar reflexões e análises, mesmo sobre temas complexos, por outro lado da pra entender a preocupação dos alemães diante do que aconteceu durante as guerras, em não querer abrir feridas, ainda mais sabendo que elas dificilmente vão cicatrizar e toda vez que se tocar nesse assunto, principalmente na Alemanha essa dialética vai persistir.

  • @felip3442
    @felip3442 2 роки тому +42

    Criticar o Estado israelense não é ser antissemita, é ser sensato!
    Queremos justiça com o povo palestino. Libertem a Palestina já!

    • @jhonnyd3505
      @jhonnyd3505 2 роки тому

      Cala essa boca, seu tuber metido a entendido

    • @motialvim
      @motialvim 2 роки тому +4

      Criticar um pais nao deve ser desculpa para ser desrepeitoso com sua historia e seu povo, mesmo que haja acusacao de falta de respeito vindo dele. Nao faca ao outro o que nao quer pra si, e para os demais.
      Quero ver uma Palestina livre de terroristas que propagam apenas a destruicao de Israel, como se Israel fosse o unico responsavel pelo estado em que se encontram os palestinos. Procure saber como o palestinos vivem noutros paises da regiao, como Jordania, Libano e Siria.

    • @jhonnyd3505
      @jhonnyd3505 2 роки тому +3

      @@motialvim O povo aqui acha que Israel é um estado super autoritário, contra os Palestinos. Os Judeus Imigrantes pós holocaustos ajudaram e muito o desenvolvimento daquela Região...

    • @felip3442
      @felip3442 2 роки тому

      @@motialvim nunca fui nem vou ser desrespeitoso com o povo israelense e com os judeus. Mas o Estado de Israel, o país que governa este povo, é sujo e colonialista. A história desse país é manchada por uma vergonhosa invasão de terras já ocupadas e expulsão violenta dos povos que estavam lá. Palestinos são forçados a ir para outros países e se organizam sim pra fazer frente ao Estado genocida de Israel. Não é uma guerra santa como dizem por aí, é um conflito político, e é triste e contraditório que o povo judeu, que sempre foi perseguido, agora se colocam como os perseguidores

    • @felip3442
      @felip3442 2 роки тому

      @@jhonnyd3505 trata-se de uma história de dominação e não de imigração. As potencias criaram o Estado de Israel como um ponto estratégico na geopolítica da região e como um meio de não absorver esses imigrantes judeus nos seus próprios países. Se basearam na ideologia sionista para justificar essa ideia. Os judeus israelenses não estão lá para integrar, para cooperar com os palestinos. Eles querem eles expulsos de lá, querem dominar as terras deles.

  • @adjailsonribeiro6703
    @adjailsonribeiro6703 2 роки тому +3

    Caramba, o título já é tendencioso. Não vi antissemitismo nesse caso!
    Por mais que matéria explique um pouco sobre a diferença de ser antissemita e anti Israel.
    Um soldado israelense com a suástica, representado na arte faz todo sentido. O que o governo de Israel faz com os palestinos, não está longe do que os nazifascistas fizeram.

  • @heitoramos
    @heitoramos 2 роки тому +10

    Aquela velha frase : o oprimido virou opressor.

  • @raccoon2505
    @raccoon2505 2 роки тому +19

    Eu não vejo problemas em criticar o estado de Israel, isso mostra que as pessoas reconhecem como tal. E devem seguir as regras como todo estado-nação.
    A melhor solução é de 2 estados e os colonos israelenses saindo de certas areas.

    • @ladymorwendaebrethil-feani4031
      @ladymorwendaebrethil-feani4031 2 роки тому +4

      A melhor proposta não utópica é a criação de dois estados com fronteiras abertas e cidadania compartilhada como se fosse uma mini União Europeia.
      A melhor proposta utópica e abolição de todos os estados e a criação de uma confederação comunal multicultural que una judeus e palestinos em comunidades livres que seguiriam os modelos comunais dos kibutz.

    • @venusbcarmesim27
      @venusbcarmesim27 2 роки тому

      É ISSO AÍ.

    • @isaacserruya3173
      @isaacserruya3173 2 роки тому

      Certo mas infelizmente nenhum dos 2 vai acontecer

  • @gustavobastos882
    @gustavobastos882 2 роки тому +4

    Ótimo conteúdo 👏 Sou contra o que Israel fez,devemos aceitar as diferenças de religiões dos indivíduos,mas não acho que essa arte desse grupo é um antissemitismo,mas sim uma reflexão,não totalmente dita,pois muitos alí são discurso de ódio ou colocando fatos,que nem se sabe se é verdade.

  • @amarorialdabraza1181
    @amarorialdabraza1181 2 роки тому +6

    Parabéns pela reportagem, DW! 👏👏
    O que ocorre ali é que as pessoas estão generalizando e até misturando os termos. Termos estes que estão sendo explicados ao longo de textos de descrição (propósito) das peças/obras, e história do coletivo artístico.
    Ainda, deveria ser sugerido a anexação de vozes pro-Israel e israelitas, como forma de equilibrar a mostra e gerar debates, ao invés de um absoluto boicote. Até por quê, se fosse qualquer nação indo ao BR e realizando uma mostra pro-ditadura ou pro-monarquia, não creio que seria sufocada (vale pensar sobre).
    Outra coisa, o artista Polonês estava certíssimo no que disse. O dinheiro da Arte vai virar bala de canhão! Que momento mais oportuno do que este, para se falar de multiculturalidade e de coexistência, no atual cenário em que vivemos?

  • @fernandoquintanilha8928
    @fernandoquintanilha8928 2 роки тому +2

    Ser anti-palestina está tudo bem, criticar a violência disso não pode...

  • @ewertonmsg
    @ewertonmsg Рік тому +1

    Denunciar abusos de Israel contra a Palestina e outros países é antissemitismo??? É isso que está sendo dito aqui...

  • @antoniobittencourt5136
    @antoniobittencourt5136 2 роки тому +2

    O curioso é que as críticas são apenas aos artistas que externaram a crueldade das invasões israelenses em território palestino, mas não se observa nenhuma autocrítica com relação ao comportamento xenófobo israelense com relação aos palestinos.

  • @fabriciaap-fasaulasdeartes7931
    @fabriciaap-fasaulasdeartes7931 2 роки тому +1

    É uma discussão bem interessante pois esse coletivo de artistas traz a visão de mundo deles, e pensar que o governo israelita infelizmente tem tomada atitude ruins com alguns povos abre sim o questionamento refere a essa acusação sob o grupo. Os judeus também precisam assumir o que eles fazem de ruim.

  • @raonisf
    @raonisf 2 роки тому +4

    O esmalte de democracia, liberdade e tolerância da Europa estão, felizmente, ruindo. Liberdade para a Palestina!

  • @patriciamoy.o4026
    @patriciamoy.o4026 2 роки тому +2

    israel é violento e a arte tem o dever de denunciar essa violência. Denunciar isso n é antissemitismo. Um povo ter sofrido no passado n da passe livre para invadir, matar e expulsar um povo de uma terra.

  • @ewertonmsg
    @ewertonmsg Рік тому +1

    Não é antissemitismo, é uma denúncia contra a participação israelense...

  • @felixdeoliveirajunio
    @felixdeoliveirajunio Рік тому +1

    Não vi anti-semitismo, o que percebi foi uma crítica as ações do estado de Israel em relação a suas ações com a palestina (anti-sionismo), usar a tragédia sofrida pelos judeus como salvo conduto para o estado de Israel cometer as atrocidades que comete isso na verdade é criminoso.

  • @leonardolage8
    @leonardolage8 Рік тому +1

    Episódio decepcionante. Parece uma peça publicitária de Israel.

  • @antonionascimento4333
    @antonionascimento4333 2 роки тому +1

    Que debilidade tudo!!!!
    Propõe, paga, não estabelece critérios prévios... e não sabe arcar com as consequências! Isso é pedagogia de arte ou de negócio? Desde a antiguidade a arte sempre dependeu do bolso, mais que do espírito criativo...
    E é bom deixar as idealizações. Onde há humanos, estarão sempre as múltiplas facetas surpreendentes. Nenhum é só bondade! Nenhum é só maldade! Pessoas, povos , culturas, primitivas ou futuristas... reclamaram de nós uma permanente capacidade de confronto com o que temos em comum: potenciais e limites entrelaçam-nos.

  • @renotorquato7266
    @renotorquato7266 2 роки тому +17

    Liberdade à Palestina!

    • @Kaio_INCEL
      @Kaio_INCEL 2 роки тому

      Palestina não passa de um talibã 2

  • @thais3250
    @thais3250 Рік тому

    Antissemitismo está aumentando muito no Brasil.
    Esse ano deu um salto.

  • @SORCristo
    @SORCristo 2 роки тому +2

    Arte contemporânea é foda... Material/digitalmente tudo é possível para 'transduzir' a complexidade da humanidade.

  • @e.limafaust9831
    @e.limafaust9831 2 роки тому +6

    Esta festa rave interminável que a Europa vive está potencialmente prestes a terminar. Deus abençoe o povo inocente que terá de suportar o inverno e a guerra que têm pela frente.

  • @MauricioSantos-xw9pz
    @MauricioSantos-xw9pz 2 роки тому

    Será que os alemães são tão conscientes assim sobre antissemitismo? Morei lá e tive amigos muito próximos que várias vezes expressaram o que realmente achavam dos judeus. E não é nada legal.

  • @skskskzfbdsgdbxfv9735
    @skskskzfbdsgdbxfv9735 Рік тому

    As pessoas no geral precisam entender a diferença entre antisionismo e antisemitismo

  • @angelahofer9980
    @angelahofer9980 2 роки тому

    Arte antissemita, jamais!! Não pode acontecer!! Mas a arte que fala da violência de soldados, neste caso, israelenses, vejo que esta é uma outra questão...pois poderia ser crítica a soldados de qualquer outro país.

  • @thiagonardoto4131
    @thiagonardoto4131 2 роки тому +1

    Israel não está acima de críticas..
    Antissemitismo não!
    Crítica a decisões políticas contemporâneas israelistas, sim!

  • @anacrisbraga
    @anacrisbraga 2 роки тому

    Respeito à cultura do país que se encontra é fundamental. Se os Alemãs são sensíveis ao Anti-semitismo, respeitem e não façam estas exposições unilaterais. Podiam colocar um artista Palestino ao lado de um artista Israelemse... Para que todos vejam os dois lados. O ruim é olhar só um lado da situação... E não adianta colocar texto explicando, as pessoas não leem tudo... Imagens falam mais que 1000 palavras.

  • @thiagonardoto4131
    @thiagonardoto4131 2 роки тому +1

    Banalizar o antissemitismo, esvazia o próprio termo...

  • @somauriciomesmo
    @somauriciomesmo 2 роки тому +4

    Isso é só uma crítica justa aos crimes praticados pelo estado de Israel e sua população

  • @profetadoobvio8455
    @profetadoobvio8455 2 роки тому

    Quem paga a banda escolhe a música

  • @evertonmarques7374
    @evertonmarques7374 2 роки тому +1

    um judeu ortodoxo com uma suástica é antissionismo não antissemitismo.

  • @danielpereiradossantos798
    @danielpereiradossantos798 2 роки тому +7

    Bom conteúdo!

    • @DWBrasil
      @DWBrasil  2 роки тому +1

      Obrigada por nos acompanhar, Daniel. Aqui vai uma sugestão de vídeo que também pode te interessar: ua-cam.com/video/FFWqxgu6XCk/v-deo.html

  • @rbmk8541
    @rbmk8541 2 роки тому +1

    Arte ou escombros?

  • @vladimirzuvanov8229
    @vladimirzuvanov8229 2 роки тому +2

    Se as pesoas não soubessem da sua origem o mundo seria bem melhor até porque nós não a escolhemos.

    • @profetadoobvio8455
      @profetadoobvio8455 2 роки тому

      Todos tem a mesma origem primordial

    • @vladimirzuvanov8229
      @vladimirzuvanov8229 2 роки тому

      @@profetadoobvio8455 Minha mulher diz que sou marciano....

    • @profetadoobvio8455
      @profetadoobvio8455 2 роки тому

      @@vladimirzuvanov8229 é como aquele ditado,os homens são de marte e as mulheres de vênus

    • @vladimirzuvanov8229
      @vladimirzuvanov8229 2 роки тому

      @@profetadoobvio8455 Acredito que minha sogra seja de mercurio.

  • @luccashv
    @luccashv Рік тому

    Muito triste o jeito que a DW se posiciona diante do ocorrido. Prolixo e arbitrario.

  • @comparticello
    @comparticello 2 роки тому

    Criticar a politica assassina de Israel não é antissemitismo.

  • @alfredo4485
    @alfredo4485 2 роки тому

    Oposição ao governo de Israel é uma coisa , antisemitismo é inaceitável.

  • @gabrieldonnangelo456
    @gabrieldonnangelo456 2 роки тому

    DW é alemão, óbvio q vai corroborar com esse ponto de vista patético e medíocre. Não tem absolutamente nada de antissemitismo nas obras, o que existe é a incapacidade de discutir qualquer ponto crítico que envolva Israel

  • @joybarreto911
    @joybarreto911 7 місяців тому

    Revoltante...criticar Israel é antissemitismo?

  • @Di_aeon
    @Di_aeon 2 роки тому +1

    não tem nenhum judeu no evento = antisemitismo

  • @aristotelesberino
    @aristotelesberino Рік тому

    "Antissemitismo oculto" no título parece mais teoria da conspiração e guerra cultural do que uma discussão solidamente sustentável sobre arte e política. Jornalismo horrível.

  • @profetadoobvio8455
    @profetadoobvio8455 2 роки тому

    Discriminação como um todo deve ser abolida, o pessoal da destaque maior ao antisemitismo pelo peso histórico mas já é bem mais raro e brando doque outros segmentos da sociedade sofrem

  • @Emmanuel1olb
    @Emmanuel1olb 2 роки тому

    Agora o mais interessante, quando estoura o negócio não foi ninguém e ninguém é antissemita, por que não assumem o que fizeram e seus sentimentos.?

  • @profetadoobvio8455
    @profetadoobvio8455 2 роки тому

    Eu penso que se deve evitar retratar as pessoas como criaturas deshumanizadas pela evidentes consequências disto,mas de resto ta de boa

  • @KS-yn5zw
    @KS-yn5zw 2 роки тому

    O problema é que depois do que ocorreu os J se tornaram incriticaveis, olha o que eles fazem com a palestina... imagine um dos povos mais ricos da historia humana, e incriticavel!

    • @osvaldoiamashita6289
      @osvaldoiamashita6289 2 роки тому

      Tornaram-se incriticaveis justamente devido as influências sionistas politicas e cristas em todas esferas governamentais do planeta ! Alguma semelhança com o status quo no Brasil atual ?

  • @LugarDoCarvalho
    @LugarDoCarvalho 2 роки тому

    Pq ser contra os descendentes de Semi e pode-se repudiar a cultura dos "escolhidos por deus"? A cultura abraâmica.

  • @cynthiadias3627
    @cynthiadias3627 2 роки тому

    Ser contra Israel não é ser antissemita.

  • @mayaralealmiranda
    @mayaralealmiranda Рік тому +1

    Parabéns pela reportagem DW!

  • @cynthiadias3627
    @cynthiadias3627 2 роки тому

    Ser contra Israel não é ser anti-semita.

  • @Sandro-op1dk
    @Sandro-op1dk Місяць тому

    Não vi e não entendi nada

  • @guttermanguntter7015
    @guttermanguntter7015 2 роки тому

    Quanto chorinho desnecessário e insistente! Chatos
    Israel se acha intocável. Pode ser criticado sempre que precisar.

  • @UkisoulE
    @UkisoulE 2 роки тому +2

    Esse indonésios tem de responder a lei alemã!
    Vem alegar desconhecimento de lei e não tomam nenhuma responsabilidade!!

    • @betosm3
      @betosm3 2 роки тому

      Não é contra a lei alemã falar a verdade, de que o exército de Israel contribuiu para os crimes contra a humanidade praticados pela ditadura da indonésia.

  • @alessandroflorencio9579
    @alessandroflorencio9579 2 роки тому +4

    Excelente programa 👍🏻😃

  • @pcostafloripa
    @pcostafloripa 6 днів тому

    Antisionismo não é anti-semitismo.

  • @fraciscomiguel6989
    @fraciscomiguel6989 2 роки тому

    Nenhum dos dois lados é vítima.

  • @cadelao
    @cadelao 2 роки тому

    Bizarro a depravação que está pulsando no nosso mundo.

  • @realperson6713
    @realperson6713 2 роки тому

    Depois que subir um novo Hitl3r na Alemanha, não vão chorar hein...

    • @ptshi1462
      @ptshi1462 Рік тому

      Tá mais facil surgir um tupiniquim...BOZO..

  • @betosm3
    @betosm3 2 роки тому

    Israel ajudou a ditadura da Indonésia, falar disso não é antisemitismo.

  • @leonassuncao751
    @leonassuncao751 2 роки тому

    Muito fácil usar a religião para justificar erros

  • @Iesuluxvitae
    @Iesuluxvitae 2 роки тому +3

    Total apoio ao anti-semitismo. Gostaria de ver o mesmo cuidado e delicadeza, a mesma sensibilidade “alemã” quando se atacam os cristãos. Por que nao cabe o mesmo respeito às imagens de santos cristãos?

  • @itacirgabral8586
    @itacirgabral8586 2 роки тому +2

    "terroristas palestinos"
    "terroristas sionistas"

  • @adrianoarnold7052
    @adrianoarnold7052 2 роки тому +1

    A censura WOKE é medíocre

  • @keo4604
    @keo4604 2 роки тому

    Cansada desse politicamente correto.

  • @hekpowdkplhek5676
    @hekpowdkplhek5676 2 роки тому

    É phoda ao mesmo tempo q vc quer apoiar governos brandos, ao mesmo tempo vc quer apoiar posturas extremistas. As vezes me vejo assim. Saudades do meu lado mais centrista, onde vc achava q ia sobrar pra vc, entao apoie governos brandos.

  • @elielsonsilva9636
    @elielsonsilva9636 2 роки тому

    Viva Claus Von Stauffenberg !!!

  • @antoniosimoes3247
    @antoniosimoes3247 2 роки тому +1

    ✨💯✨

  • @julianodeassisroberto7674
    @julianodeassisroberto7674 2 роки тому

    Que nojo desse Padre

  • @MarceloArbori
    @MarceloArbori 2 роки тому

    É claro que conheço um pouco a história da segunda guerra e só posso imaginar o quão senssível é a questão na Alemanha, Mas, tenho uma impressão de que o povo judeu é tão racista quanto qualquer outro povo caucasiano, pois já me deparei com vários exemplos de racismo puro vindo não de qualquer pessoa, mas de pessoas influentes. É o caso de racismo com os judeus negros da África; rabino defendendo que os judeus são melhores que os outros povos, pois é o povo escolhido por deus e por fim o caso dos aplausos ao Bolsonaro após ele comparar negros a animais em um clube judeu no Rio de Janeiro.
    O que posso responder a acusaões de anti-semitismo apenas por questionar estas posições vindas desse povo?
    Muito bem Israel. Vocês foram vítimas de uma atrocidade terrível, mas não se solidarizar com quem ainda sofre com situações ainda piores, significa perder a razão nesta discução. Nós, o povo preto, fomos sequestrados, explorados, estuprados, assassinados, e torturados. Mas o maior problema é que nosso holocaustro ainda não acabou! Seguimos sendo mortos, torturados e explorados apenas e tão somente devido a cor de nossas peles!
    Se ouver algum judeu que lendo meu ponto consiga ter uma conversa lúcida sobre isso, ótimo. Mas, não me venha com a conversa de que nem todos são assim. Isso eu sei. E como relativamente previlegiado, eu sou exceção entre o povo preto. Falo aqui de coletividade. E nessa dimensão, nós pretos ainda somos vítimas. Somos uma "raça" universalmente odiada por todas as outras.

  • @magnojunior8764
    @magnojunior8764 Рік тому

    Israel e Guerra deles

  • @claudiosouza6238
    @claudiosouza6238 2 роки тому +3

    Busquem quem financia esses artistas e a resposta virá à tona sobre a real campanha desta mostra "artística". Coletivo, minorias, vitimismo, opressão .. os brasileiros conhecem bem esse vocabulário.

  • @possin145
    @possin145 2 роки тому

    Demagogia.

  • @elielsonsilva9636
    @elielsonsilva9636 2 роки тому

    Eles estão "bravos e unidos".
    Acredito que certamente existem mais de 6 milhões de almas "bravas e unidas" contra eles,
    mesmo que seja no inconsciente coletivo dos mais justos do Povo Alemão.

  • @patricialima0702
    @patricialima0702 2 роки тому +7

    Arte é a expressão do eu interior. Se seu eu interior é preconceituoso, racista, vamos ver isso na arte.
    Ressaltando que nem tudo que se diz Arte pode ser admirado como belo, como algo harmônico, mas enfim...

    • @vickyvey1657
      @vickyvey1657 2 роки тому

      exatamente o que pensei... expressao interior muitas vezes nao é arte para todos, somente para inflar o proprio ego

    • @robsonluis5191
      @robsonluis5191 2 роки тому

      Eu acho que se Israel ajudou ao ditador que governou a Indonésia, o quadro mostra a realidade local, então não tem a ver com antissemitismo, ele mostra a participação dos judeus num estado ditatorial, agora se Israel não teve participação, ai sim é antissemitismo, arte devemos lembrar é feita para provocar reflexões e análises, mesmo sobre temas complexos, por outro lado da pra entender a preocupação dos alemães diante do que aconteceu durante as guerras, em não querer abrir feridas, ainda mais sabendo que elas dificilmente vão cicatrizar e toda vez que se tocar nesse assunto, principalmente na Alemanha essa dialética vai persistir.

    • @supremento4426
      @supremento4426 2 роки тому +3

      Eles criticaram o estado opressor e racista de Israel, só que não se pode falar do estado sionista de Israel sem ser chamado de antisemita.

    • @gustavobastos882
      @gustavobastos882 2 роки тому

      Verdade,nem tudo é arte.

  • @wagnermenezes6576
    @wagnermenezes6576 Рік тому +1

    Viva ISRAEL 🇮🇱🇮🇱🇮🇱💙💙💙💙

  • @alinesanchezramirezbaruchi2658
    @alinesanchezramirezbaruchi2658 2 роки тому

    Sinalização

  • @ricardozaslavsky1492
    @ricardozaslavsky1492 2 роки тому +1

    Excelente reportagem!

    • @DWBrasil
      @DWBrasil  2 роки тому

      Obrigada, Ricardo.

  • @VRund25
    @VRund25 2 роки тому

    Os especialistas foram claros com relação a amostra. É antisemitismo!

  • @lililililinda
    @lililililinda Місяць тому

    Freeeee Palestine!!!!!!

  • @hekpowdkplhek5676
    @hekpowdkplhek5676 2 роки тому

    Quando a arma ta apontada pra vc, ai vc muda de opiniao...

  • @evertonmarques7374
    @evertonmarques7374 2 роки тому

    essa DW sempre rasa e enviesada.

  • @magnojunior8764
    @magnojunior8764 Рік тому

    Se camisetas, festivas de música e cristãos ditando regras e costumes para o MEC, no casa do Brasil.
    Há algo para passado a limpo para as novas gerações.

  • @UkisoulE
    @UkisoulE 2 роки тому +1

    Coletivo é a pqp, tinham q ir pra cadeia