Olá Flavinho!!! Primeiramente, gostaria de dizer que admiro seu trabalho, aqui no UA-cam, no FoxSportRádio e no FoxNitro. Peço que leia, até o final, o que tenho a dizer também apesar de não ser muito bom com as palavras. Oito anos atrás começei a jogar um simulador de corridas no meu computador (Iracing) que me estimulou a conhecer mais sobre o mundo automobilístico e a procurar referências na área, até que comecei a assistir vários documentários sobre Ayrton Senna e me apaixonei não só pelo piloto, mas pelo homem e o que ele representava. Eu era usuário de drogas até então e conhecendo Ayrton tive a vontade de melhorar. Inclusive larguei as drogas e estou bem hoje e não sei o que poderia ter acontecido comigo se tivesse continuado com aquela vida, talvez estivesse morto a está altura. Ayrton Senna pode não ter sido um herói para você e não ter salvado a vida de um piloto, MAS SALVOU MINHA VIDA e tenho a certeza inspirou a vida de muitas outras pessoas!!! Espero que continue seu bom trabalho e continuarei acompanhando, pois como disse o admiro. PS: Os simuladores que você criticou no FoxNitro também me ajududaram a evitar um acidente de carro real. Se não fosse pelo "joguinho de computador" não teria os reflexos para agir certo na situação. BOA SORTE E CONTINUE COM O BOM TRABALHO!!!
É isso amigo parabéns pelo sua força atitude de deixar as drogas, ele também mim inspirou, a ser uma pessoa melhor ,cara o que Senna tinha no seu DNA era uma coisa que poucas pessoais, iram entender quando ele morreu eu tinha 12 anos de idade mim lembro como hj quele primeiro de maio de 94 , mim doi o coração, mais o que ele deixou como legado é além das pistas , dedicação, foco , fé , seus exemplos levo ate hj pra mim , heróis nos inspira a ser sempre melhor meu amigo Flávio , sei que já faz um tempinho esse vídeo mais vale a pena comentar .
O Senna é um herói, pq na época em que ele corria o brasileiro não tinha motivos pra ter alegria pq a situação do país era Caótica, e no domingo de manhã ele trazia a alegria que o brasileiro não tinha, ele e um herói do esporte um dos maiores e faz uma falta imensa
@@redharlow4233 Piquet foi tricampeão assim como o Senna, muito antes do que ele, e está vivo até hoje. Fittipaldi também foi bi e tá aí (aliás foi o mais importante, pq foi quem abriu o caminho). Pq vc não vai pesquisar um pouco?
O depoimento racional do Flávio Gomes incomoda muita gente, mas é sensacional! Essa trilogia foi demais e o contra ponto ufanista global é melhor ainda. Senna é o meu ídolo, mas sei quais eram os defeitos dele que o Flávio Gomes narrou muito bem. Ótimo canal
Não acho que ele foi racional, ele claramente n gostava de Senna, que pelo que vemos nos depoimentos era um cara temperamental mesmo. Eu tbm acho ridículo quem ama gente que nem conhece. Mas, a meu ver, Flávio peca nesses comentários e é incoerente, uma vez que ele presta reverências a figuras que ele tbm n conheceu como Maradona e quando o assunto é senna ele é super crítico. Senna era a alegria das pessoas da época,os caras tinha que sair no tapa no mercadinho pra levar 1kg de feijão, inflação lá em cima, não tinha internet, tv só aberta,locar um filme era caro pra porra... A diversão de muita gente no fds era vê-lo correr. Qual a lógica em ficar espezinhando essas pessoas ?
@@pedroneto3783 Infelizmente em alguns pontos ele é parcial, e peca até no conhecimento que um repórter tem que ter. Dou um exemplo. No famoso choque entre Senna e Prost na chicane no GP do Japão. É obrigação de qualquer um que fala profissionalmente sobre F1 saber da chamada regra do meio carro. Aliás essa regra gerou em várias ocasiões manobras que hoje seriam proibidas. É só dar uma busca nas batalhas de Mansell x Piquet que você verá bons exemplos. O fato é que qualquer piloto no lugar do Prost, mas sem a "cobertura jurídica" dele, iria respeitar a regra, deixando espaço para o Senna fazer a curva. Senna, por sua vez, provavelmente teria que frear forte para não tocar nesse piloto, que provavelmente faria a segunda perna da chicane espalhando um pouco para dificultar a retomada de Senna, e se mantendo na frente. Possivelmente esse tipo de manobra se repetiria mais uma ou duas vezes (se o público tivesse com sorte talvez até três), mas em circunstâncias normais esse piloto, se tivesse a mesma técnica que Prost, e até onde sabemos, um carro que estava em condições de acabar bem o GP, teria vencido Senna. Ambos sairiam maiores ainda de lá, e o público realmente teria a corrida que merecia ter visto. Então quando um jornalista vira as costas pra tudo isto, dizendo que o Prost apenas fechou a porta, não sei aonde é que há imparcialidade nisto. Na verdade Prost não fechou a porta naquela ocasião. Ele descumpriu uma regra, e descumpriu porque sabia que "São Balestre" poderia providenciar um milagre.
É Flávio, somos privilegiados por viver essa época , poder ver Senna correndo ao vivo. Mas também é importante manter a memoria de Senna, não só como piloto, mas como cidadão. Longe de ser perfeito como muitos pensam, mas sem dúvida uma personalidade complexa e excepcional. Acho que os veículos de comunicação deveriam recontar a história de Senna de tempos em tempos, afinal, ele é sim uma inspiração positiva para os brasileiros.
Nossa, que história show, por mim esse vídeo teria duração de 24h, se o assunto é Senna, não me canso de assistir, ainda mais com tamanha riqueza de detalhes, parabéns e obrigado por compartilhar.
Não sou um apaixonado por automobilismo, inclusive nem dirigir, eu dirijo. É isso que me fascina no seu trabalho, você torna assuntos que não me interessam muito em temas humanizados, eloquentes e sem tecnicismos desnecessário. Forte abraço!
Hoje, em 2019, todo mundo sabe quem foi o Senna, porém apenas meia dúzia de pessoas lembram que vc cobria fórmula 1 à época em 1994, 25 anos atrás. Procurem por matérias esportivas do Cabrini que à época cobria F1, tanto na Globo como no SBT, esse sim faz um trabalho limpo, bom e imparcial. Nitidamente o Flávio tenta diminuir os feitos do Senna toda vez que alguém pergunta algo a ele, deve ser pq o Senna não gostava de dar entrevistas a repórteres chatos como ele.
@@diegopereiradesouza4102, mas nem sempre ele foi, as conquistas dele fizeram dele o queridinho... Sem desmerecer o Piquet, mas o Emerson e o Senna estão um nível acima, não é à toa que até hoje o Emerson é mais prestigiado que o Piquet. À época dos três, os carros quebravam muito, muitos acidentes fatais, talvez se o Piquet não tivesse se acidentado em 87 pudesse ter feito um legado maior do que ele fez, repito, ele foi genial, mas Fittipaldi e Senna foram maiores que ele.
@@diegomanchester3549 Sobre sua afirmação anterior: este é exatamente o ponto positivo de ouvir o Flávio Gomes. A contraposição é fundamental para a melhoria da nossa compreensão dos fatos! Na maioria das vezes ouvimos apenas o lado que aponta as virtudes do Ayrton. É claro que ele era um piloto fantástico (e um ser humano também)! Porém muitos heróis e santos tem pés de barro! Este último ponto (em relação as instituições sociais) levantado pelo jornalista deve ser destacado. Nunca houve uma preocupação filantrópica por parte do Senna. Muito pelo contrário: há matérias demonstrando os meios utilizados pelo Ayrton Senna de "driblar" a Receita Federal. Criticá-lo não diminui seus efeitos como piloto de F1 (muito da boa biografia que temos dele deve-se também à sua morte precoce). Tomemos cuidados com os mitos! Abraços.
Cara o vídeo estava bom, mas chega uma parte q parece que você leva pro lado pessoal e que expõe a sua opinião que não é o foco... Mostra que vc não gosta do Senna.
Senna era diferenciado, muita gente faz se esforça em suas áreas de atuação e todos sabem disso. Também não ache que ele seja "heroi". Mas seus feitos dentro e fora das pistas quase ninguém consegue fazer da mesma forma. Ele deixou um legado a ser seguido e ensinado a todas as gerações. Ele pra mim é uma inspiração e um exemplo de desportista.
Cara vai lá no Instituto Ayrton Senna pra ver de fato como é o trabalho deles lá pra que afinidade ele existir pra passar a informação correta nos comentários dizer que Senna heroi existir em cada esquina desse país um bombeiro um médico um professor e etc mais dizer que ele não era um patriota aí eu não concordo ele vestia a camisa desse nosso país sim foi um cara dedicado a mostrar que aqui no Brasil tinha muito mais que samba e futebol ele foi e sempre será o meu ídolo o meu herói dos domingo e sempre será um cara que mim inspirou em muitas coisas e continuará sendo o AYRTON SENNA DO BRASIL um abraço e parabéns pelos os videos
A explicação do Senna ser herói nacional aliás o maior do nosso esporte é simples ele queria vencer só vencer não importava o dinheiro, já que se ofereceu até pra correr de graça pra Williams, o importante era fazer o brasileiro feliz e o que ganhava ele ainda ajudava as crianças carentes sem ter obrigação alguma pois era obrigação governamental mas ele fazia como cidadão que se importava com o futuro da nação
Muita coisa legal, mas algumas coisas vc confundiu Flávio, vc falou na última vez q senna estava com pneus frios pq tinha saído o safetycar. Mas não foi exatamente assim, o carro de segurança já tinha saído e o Senna já tinha 4s de vantagem em cima do shumacher. Depois disso o Shumacher começou a tirar, quase um segundo por volta, e tinha aproximado por umas 3 voltas, se não me engano ele já estava a 1.5s do senna quando aconteceu o acidente. Outra coisa, o canal NatGeo já fez um documentário Segundos Fatais muito preciso em cima do acidente, e tudo indica que realmente a barra da direção quebrou e ele mexe o volante para a esquerda (curva rápida bastava uns 20 graus apenas a esquerda), e o carro foi reto. A causa da morte todo mundo sabe que o braço da suspensão ainda preso no pneu com roda com tudo, bateu na cabeça dele, foi muito azar, muito mesmo. Era um acidente para ele sair andando se não fosse isso. Agora vc comentou sobre uma detalhe que eu nunca tinha pensando, a corrida deveria mesmo ter sido cancelada após o acidente do Hatzberg. Abraço e obrigado por comentar essas experiências, 24 anos é muita coisa para guardar todos os detalhes, cada pessoa guarda um detalhe eu guardei as diferenças de tempo pq lembro do meu pai me falando preocupado que o Shumi estava chegando.
Um outro ponto que pra mim anula essa tese dos pneus frios é que é impossível um carro seguir reto com as rodas esterçadas e sem arrastar. Por mais que um toque do assoalho com o chão até mude a trajetória, o carro não vai se manter "no ar". Ele tem que voltar pro chão, ou então acabar "decolando". E ao tocar o chão, se as rodas estão esterçadas e o carro segue reto chega a sair fumaça dos pneus. As duas possibilidades poderiam ser percebidas pelas imagens, mas não vimos um carro descolando do chão, e nem os pneus dianteiros arrastando.
Bom se parar o carro na pista e correr pra ajudar a pessoa é um ato "irresponsável" entrar em um prédio em chamas tbm é,não entendi seu exemplo de herói ai. Gosto muito de ver seus vídeos mas esse final ae foi reprovado na minha opinião. Abraço e sucesso.
Quando não se simpatiza com alguém, o cara pode fazer qualquer coisa boa que quem não gosta vai dar um jeito de criticar. O exemplo dele só mostrou que ele usou dois pesos e duas medidas.
Kkkk eu tb nao entendo esse ranço dele com o senna , acredito que ele nao deve ter conseguindo nenhuma exclusiva com o senna e ficou meio receioso ou acha que é um jornalista maior do que é, enfim é esquisito.
Quero agradecer, de coração, essa jornada de vídeos sobre esse episódio. Que jornalista em estado puro! Que contador de história! Adorei a semana e ganhei infos que eu não tinha. Se tivessem 50 minutos, eu os assistiria sem dar pausa. hehe Material devidamente "favoritado", numa lista, pra eu voltar sempre.
De acordo com o caro jornalista herói é quem salva vidas, depois quando relata o episódio em que Senna salva um piloto; considera o episódio como uma atitude irresponsável!? Representar o País no Exterior com louvor ao ponto de até hoje ser lembrado mais do que o Pelé...é algo medíocre...pois ele "apenas segurava a bandeira brasileira"...
Menos... Como o Flavio falou no vídeo a atitude foi sim irresponsável já que colocou o próprio em risco, e outros... E não foi nada de heroico, foi um ato de solidariedade, que inclusive não era raro nesses anos em que a F1 não tinha o profissionalismo que tem hoje; vide o Piquet 10 anos antes, que foi o primeiro a parar para ver o que havia acontecido com o Pironi, em um acidente muito mais grave; e o acidente do Lauda em 76, onde o Fitipaldi foi um dos pilotos que parou para ajudar, e nesse caso sim, com o carro em chamas. Quanto a bandeira, se pesquisar direito, com certeza ira encontrar pilotos que tenham comemorado assim antes dele, não é nada demais. Senna era um excelente piloto, um dos melhores da história (o mais veloz com certeza, ao lado de Clark), mas só. De resto era humano, como qualquer outro, com qualidades e defeitos como todos nós.
Vc fala mal do Senna escolhendo pontos de vista muito peculiares , quando agente quer falar mal de alguma coisa , agente consegue, o detalhe é querer , ao passo q Maradona e cherador de cocaína e na Argentina fizeram até uma igreja p ele , só no Brasil e possível encontrar nativos tentando diminuir feitos do Ayrton, personagem que seria herói nacional em qualquer outro país do mundo de forma unânime ,finalizando , deixe o brasileiro colocar Senna como herói em paz, mesmo q ele n seja perfeito , pq perfeito mesmo só Cristo, e mesmo este pregaram na cruz
Boa Rosangela...parabéns, esse cara é fã do Shumacker hahaha...Senna é ídolo nosso e não é esse Zé mané que vai fazer virarmos contra... Senna o melhor
Obrigado por compartilhar sua experiência Flavio, e sobretudo por ser tão lúcido e realista no seu posicionamento, sem lendas, sem historinhas que, de repente, os fãs queriam ouvir, abraços.
Senna representa o Brasil até hj no mundo inteiro. Um exemplo de honestidade,caráter,valores. Nunca se viu escândalos e coisas ruins da vida pessoal do Senna. Entao pra mim,é um exemplo de caráter para a minha vida. Eu não entendo pq o Flávio tem uma raiva enorme dele.
Prevejo muito hate nos comentários, mas é sempre muito positivo quando se desmonta o "ídolo" sem ataques gratuitos, mas simplesmente o humanizando. E se todos os GP as 10 tivessem essa duração, eu não me incomodaria.
@@funkyballscat3148 sempre sera irmao, um dos poucos que trouxeram alegria pro Brasil, voce gostando ou nao, Senna sempre sera o maior idolo no esporte, nao só pelos brs...mas no mundo tb
Grande Flavio Gomes, acompanho o seu trabalho desde 1993, com otimas materias e grandes reportagens. Flavio faz um programa sobre quais os pilotos brasileiros tiveram chaces de se tornarem capeões e quais os anos pois sou muito fã do Barrichello e do Massa e ainda hoje pessoas dizem que eles não tiveram a chance de serem o numero 1 da F1, forte abraço, sou Anderson Frota de fortaleza Ceará.
Flavio, acho que vc não entende a virtude do Ayrton... a virtude do Senna não era o herói do dia a dia, mas dentre os que são celebridades, ele tentou passar algo bom pras pessoas, enqto a maioria das celebridades estão cagando e andando pro povo que os eleva. Segundo a Viviane, o Instituto era ideia dele...e o objetivo é auxiliar quem tem pouco, nada mais do que isso... e sobre o salvamento, só o fato dele correr pra tentar evitar que o cara sufoque ou pra tentar ajudar no que pudesse, é louvável nesse mundo de burgueses arrogantes e mimados da F1 , a diferença é brutal
Ser parcial e defender seus pensamentos errados ou não cabe a cada um julgar, mas na nossa idade onde notam-se que a liberdade de expressão era quase proíba, vc me dá orgulho
Só corrigindo que na F-1 Senna era o único piloto que levava a Bandeira brasileira no cockpit no carro após cada vitória, outros pilotos não faziam isso,e vc Flávio sabe disso,quando se fala em Herói ,vc tem que ver o contexto da palavra, herói pq o cara batia de frente com Balestre,sobre a segurança dos pilotos,o cara ganha uma corrida no Brasil em 91 com a 6 Marcha, superando seus esforços físicos,só pra dar alegria ao povo Brasileiro..isso e um ato de que Flávio...de misericórdia?..junte alguns fatos que o Senna fez .. instituto Ayrton Senna era projeto dele ,pq ele queria ajudar mais....kkkkk...vc tem que ter um bom senso melhor...e admitir certas coisas..só em vc andar em um F-1 a mais de 300 km/h arriscando sua vida já faz de vc um super-herói...fica a dica...
Olá Flávio, bela trilogia. Deve ser difícil criar conteúdo sobre um assunto ao qual já foi dito quase tudo. Eu, elegantemente, discordo sobre o tema da digitalizacao dos áudios. É um conteúdo que talvez nao seja dos mais relevantes mas entendo que tudo relecionado às primeiras corridas de 1994 com o Ayrton ainda vivo é um registro importante de uma história que ainda é muito cara ao esporte e ao país. Trata-se, certamente, do esportista mais cultuado pelos brasileiros e talvez do esporte a motor. Nao sei qual é o conteúdo dos audios e entendo que pode ser chato o processo, mas acidentes acontecem e creio que é interessante ter uma cópia digitalizada do conteúdo. Um dia poderá precisar, ainda mais quando somos otimistas e acreditamos que teremos tantos anos pela frente. Abs
Concordo com quase tudo o que vc disse... Mas no caso do Eric Comas, Senna correu para desligar o motor do carro que estava em alta aceleração, com o piloto desacordado. O poderia ocasionar um explosão do motor, já que o carro parado, não refrigera, muito menos parado e arrebentado. Caso vc não saiba, mesmo sendo jornalista que cobria o evento, o estouro do motor, ocasionaria vazamento de óleo, produto que também é inflamável em contato com partes incandescentes do veículo, como os escapamentos, mais precisamente os coletores de escape dos gases do motor. Não foi chave geral, é sim o motor que Senna desligou. Também concordo que foi solidariedade, é não heroísmo. Agora, dizer que não era patriota? Piquet dizia ter vergonha de ser Brasileiro, eu tbm tenho. Mas Senna tinha orgulho. E outros atletas antes dele, nunca vi fazerem o mesmo. Mas boa matéria, curiosidades. Gostei. Mas falou besteira no caso Comas.
Ele não disse que Senna "não era patriota", e sim que não era MAIS patriota do que ninguém. E essa coisa de "orgulho de ser brasileiro" é idiotice, se for pra alguém ter orgulho de alguma coisa, que tenha de si mesmo, do seu caráter e de suas ações, e não simplesmente pelo fato de ter nascido em um determinado país.
@@z3hrenato Obrigado pela dica! Tinha orgulho de muitas coisas na vida, mas a partir de hoje vou vir aqui perguntar do que eu posso ter orgulho ou não!
Não havia risco do motor explodir no acidente do Commas, visto que no vídeo dá pra ouvir ele travado em alta rotação? Não entendo de mecânica, mas pra mim o motivo do senna ter abandonado o carro gerando essa situação de risco tinha sido esse.
Boa noite!eu acho que esse Flávio e fã de Senna, mas não assume...!!o Senna era uma super pessoa!! só pra dizer que o cara era o cara!em2119em holiwood fizeram um filme em sua homenagem...!!!
Outra coisa q vc confundiu, teve a filmagem onboard sim. So procurar aqui segundos fatais do natgeo, q tem a análise quadro a quadro da filmagem onboard que mostra perfeitamente ele tentando virar e o carro não virando.
Flávio, você sempre busca racionalizar seus comentários e isso é plenamente correto. Todavia, quando a pauta é o Senna, você fala com ressentimento. Por que motivo, meu caro???
Parabéns ao Ayrton Senna, após 24 anos continua conosco e na mídia. Parabéns tb a Viviane Senna pelo trabalho no Instituto que leva educação para os mais necessitados, já que o governo é incapaz disso. Ayrton Senna é referencia para milhares de atletas, sempre foi e será exemplo de motivação e perseverança... Ayrton Senna é o nosso verdadeiro HERÓI, além de SALVAR a vida do piloto ERIC COMAS, como ele mesmo descreveu em 1992 logo após o ocorrido e não por causa de comercial. VIVA SENNA, SEMPRE FALARAM DELE. O MAIOR PILOTO DE TODOS OS TEMOS!!! SIMPLY THE BEST!!!
@@excelente81 so que nao o que ? Ah o melhorr piloto eh um tal de douglas celente neh ? Kkkk larga mao de ficar falando merda vei, senna sempre sera o mais popular e o mais querido.
Não precisa se preocupar com o tempo do vídeo, quem gosta do assunto não se importa com o tamanho do vídeo. na realidade até prefere um vídeo de "meia hora/ 40 minutos" pois a riqueza de detalhes prende facilmente a atenção.
Hola Flávio, creo que las fotos de Ángelo Orsi las tiene la familia de Ayrton según dijo el propio Ángelo. Pasando a otro tema seguro conoces la historia de David Purley, por su acto recibió varias condecoraciones. Un abrazo
Na época da morte, senna estava tentando juntar seu nome a produtos de alto desempenho, ele tva trazendo a audi para o brasil, tva trabalhando com a ducatti para uma moto senna (que veio ano passado e que coisa linda), tva trabalhando com uma fabricante de bicicleta de alta performance de fibra de carbono, ele tb já tinha lançado o senninha que era voltando para as crianças etc. so detalhes, pq sou bem fã. lembro que 90% das pessoas que abririam concessionarias da audi saíram fora depois da morte dele, mas a audi acabou vindo para o brasil e foi um sucesso né. o carro preferido do senna da audi era uma perua kkk engraçado esse detalhe. uma perua de desempenho alto. na época da honda ele adorava o nsx, e tem umas filmagens dele inclusive do pé dele pilotando o nsx, muito incrível o trabalho de pé dele em um carro de rua na circuito.
Perfeito. O Brasileiro tem esse problema do 8 ou 80. O cara é uma merda ou é o melhor do universo e não é assim. Ele foi um grande piloto, um grande brasileiro, mas não foi o único.
26:00 Não é "ouvi falar". A maioria aqui viu mesmo. Não em loco, mas todo mundo deve ter visto o depoimento de E. Comas, de que Senna salvou a vida dele e sua "loucura" com a Larrousse em Ímola 94: com a corrida paralisada, e Senna sendo atendido, ele chegou à curva Tamburello para, de alguma forma, tentar ajudar. Se nem o que o Érik falou convence o Flávio, aí fica difícil. E outra, ninguém, NINGUÉM MESMO pararia. Tanto que os outros passaram reto. E fiscal de pista mais parece piada, pqp, estão mais para gandulas do que alguém altamente treinado para lidar com acidentes, não fazendo outra coisa senão sinalizar e enervar os pilotos. Não é todo acidente que o cara fica desacordado com o pé encravado no acelerador. Senna poderia ser até desleal nas disputas, se colocar em situações de risco, mas quando o assunto era segurança, ele era muito preocupado.
Flávio, para de zuar o meu palestra hein kkkk, vc é foda, gosto quando vc não baixa a bola pro Benjamim, mas o Senna É SIM UM MITO DO ESPORTE BRASILEIRO 👏🏻👏🏻👏🏻
Pó Flávio eu até entendo o teu ponto de vista em relação a questão heroísmo do sena. Mais um cara sair do seu Carro em plena pista de corrida para socorrer um colega de profissão quem nem da equipe dele era, isso não é um gesto de heroísmo? Assim como o bombeiro que foi ao prédio que estava pegando fogo para salvar as aquelas crianças que eu também concordo que é umá ação heróica. Tem coisas que você fala que parece não condizer com que o Brasil sentia
Flávio bacana o vídeo, acompanho seu trabalho faz tempo, tenho dúvidas sobre alguns fatos nesse trágico fim de semana de 94, primeiro foi necessário que Senna morresse para se mudar o regulamento da F1 devido a sua fama? Segundo com esse novo equipamento de segurança (Halo) Senna teria chances ? É terceiro a história do padre para unção de Senna no hospital é verdadeira ? Obg belo trabalho .
Sensacional história! Acredito que a gravação sofreu um interferência no campo magnético. Algumas pessoas chegaram a comentar que o clima já estava muito pesado antes dos acidentes que ocorreram naquele final de semana macabro.
O Senna na minha humilde opinião, alcançou tds essas honrarias pq os demais nunca fizeram o patriotismo q ele buscou, foi e é uma figura midiática sem dúvida! Piquet ñ foi, Emerson Fittipaldi já tinha uma certa faixa etária e foi para outra categoria e o foco da Globo era a F1. E ele estava ali no momento certo e na hora certa, tornou-se Amigo pessoal do Galvão e etc... foi uma fatalidade q o pessoal da Willians deveriam ter a consciência perturbada. Mas nunca vi Rubinho e Massa serem desmerecidos nas narrações, pelo contrário! Mas é ótimo ver as opiniões do Flávio Gomes!👏👏👏👏
Relato incrível, sobre Ângelo o fotógrafo tinha uma amizade pessoal com Senna de acordo com suas próprias palavras, guarda as fotos até hoje engavetadas, nunca divulgou nem publicou um caráter especial essa tragédia marcou muito a nossa pátria, muitas pessoas tem curiosidade sobre detalhes mais aprofundados sobre o assunto buscam de todas as formas imagens dessas a questão nunca foi publicada por se tratar de um dos maiores casos trágicos da fórmula 1 en todos os tempos se comparando com outros acidentes na categoria, mencionando outro caso sobre Villeneuve que também teve um acidente extremamente grave tem imagens do funeral do mesmo numa cerimônia reservada com imagens no caso tenho esse conteúdo mas claro não compartilho en redes sociais apenas possuo por se interessar ao intelecto sobre a história bastidores e momentos marcantes da história do esporte sobre a imagem registrada por pessoa presente no funeral na época no qual negociou com minha pessoa de forma detalhada por diversos ángulos a alguns anos aqui no UA-cam tem uma pequena mostra dessa imagem postada por esse fotógrafo ela tem completa finalizando essa se trata de Villeneuve e claro en respeito as pessoas ao caráter de bom senso guardo para meu acervo pessoal sem interesses comerciais, ideológicos, ou monetizados apenas conhecimento histórico por apreciar o esporte em geral saudações cordiais.
Instituto Ayrton Senna tem somente uma finalidade: manter o branding - a marca do Ayrton Senna - viva por toda uma história criada por ele. E há diversas formas de fazer isso. No resumo geral da ópera: Uma EMPRESA que tem finalidade de fins Lucrativos SIM!
Flávio, parabéns pelos vídeos. As histórias sobre as coberturas que vc participou são exelentes e empolgantes. Eu gostaria de ver vídeos com mais relatos das suas experiências in loco, como também vc respondendo perguntas... Apenas uma sugestão de um leitor de seu blog e expectador do GP às 10. Abraço e sucesso
Flávio, dá uma olhadinha no vídeo do acidente novamente. Existe fotos além do vídeo no link abaixo. Observe que quando se chega ao ponto 1:35, há combustível (óleo ou gasolina, não sei) espalhado pelo chão, próximo ao carro do Comas. Apure melhor os fatos. Não é uma crítica e sim uma dica. Abraço e sucesso!!... Link do vazamento do carro de Eric Comas em SPA, 1992 : ua-cam.com/video/6lpkfuzVxKI/v-deo.html
O sujeito dá "dica" pro Flavio Gomes, jornalista competente a dar com pau, "apurar melhor os fatos". Quem tem que apurar melhor os fatos é você, cara. ELE TAVA LÁ. Nem você sabe o que estava derramado lá, está especulando por conta própria. E como o Gomes apontou, o resgate chegou quase imediatamente. Líquido derramado ali foi após o resgate já ter dominado a situação. Olha o vídeo aos 36 segundos. A pista estava seca e já tinha equipe no local. Senna não salvou a vida dele.
Sou fã incondicional do Ayrton Senna, porém sempre achei exagerado o marketing que a Globo (sobretudo Galvão) sempre fez do amigo Ayrton. Quem o conhecia sabe que Senna sempre foi uma pessoa muito egoísta e egocentrica. Os colegas e engenheiros fazem vários comentários sobre episódios nada louvável pra quem é um atleta. Senna sempre se achou o melhor piloto e exigia o melhor carro. Nunca se preocupou em desenvolver o carro, só queria sentar e acelerar. Além disso, seu estilo de pilotagem era extramemente perigoso, pois cometia várias irresponsabilidades e punha em risco a própria vida e a dos seus colegas de profissão. Parabéns e Flávio Gomes pela coragem de dizer o que pensa e desmitificar o ser humano Ayrton Senna da Silva, o maior piloto de F1 de todos os tempos.
Tem sim, ele doava bastante dinheiro pra caridade em of. Se ele divulgasse isso vc ia tá falando que ele fazia pra se promover. Na minha visão ele é considerado herói por incentivar as pessoas a batalhar por seus objetivos e persistir, fora que era o único esportista da época que tava dando orgulho pro torcedor brasileiro, mas isso é do ponto de vista quem não gosta dele (oque é normal já que não se pode agradar a todos) sempre vão falar mal de coisas boas referentes a ele.
Ô flavinho, você de novo pegando no pé do Ayrton. Tudo que você disse é verdade em relação aos fatos do acidente em que Senna tenta socorrer outro piloto. Ele pode não ter tirado o cara de um carro em chamas, mas ele foi lá e desligou o motor pra evitar o risco de incêndio. Pra mim, salvou o cara, ao menos de um destino ainda pior. Queria pedir pra você fazer um vídeo falando o porquê dessa cisma com o Ayrton, de quem o talento você reconhece, mas pondera o resto inteiro. Conta pra nós o que você sabe que motiva esse posicionamento (se puder claro).
Concordo com muitas coisas que disse,assim como também discordo de outras,mas apenas acho que somente levantar a bandeira é uma coisa,e ser alguém que de fato representa o seu país é outra completamente diferente.
Senna era um excelente piloto e um cara muito inteligente quando o assunto era capitalizar com popularidade. Ele sacou muito rápido que a Globo era a parceira ideal pra transformá-lo num mito vivo. Ele era muito vaidoso - e não vejo problemas nisso, acho até que é uma característica comum a gênios do esporte - por isso alimentava toda a papagaiada que a Globo apresentava para o público. Se tivesse surgido nesses tempos de superexposição e internet, seria um fenômeno ainda maior, visto que até um personagem muito menos interessante, como o Neymar, consegue atrair uma audiência absurda nas redes sociais. Enfim, essa coisa de herói, messiânica, era algo que ele alimentava, inclusive de forma absurda as vezes como a história que viu Deus, ou que em Mônaco saiu do próprio corpo num túnel de luz e tal.
luiz alberto da silva isso isso isso. Senna mito e pronto os restantes não viu não presenciou apenas falam asneira por ouvir gente tendenciosas a contar com pura inveja
@@luizalbertodasilva7826 Eu tenho idade suficiente para discernir a verdade da ficção, agora gente como você que vive no mundo da fantasia, vai ser criança o resto da vida. Medíocre.
@@stelles INCRÍVEL COMO ALGUNS PSEUDOS BRASILEIROS GOSTAM DE DIMINUIR E APEQUENAR SEUS IDOLOS E VALORIZAR PRINCIPALMENTE O QUE VEM DE FORA. SE SENNA ERA ASSIM, IMAGINA O PIQUET QUE É UM BOÇAL E ARROGANTE.
Há muitas coincidências na morte de Senna. Uma é o fato da Williams ser o primeiro carro de F1 q ele dirigiu e tbem o último. Era o destino dele, infelizmente.
ANÁLISE FORENSE. Ao que tudo leva a crer, o carro (Williams FW16) do corredor brasiliero, Ayrton Senna da Silva (1960-1994) perdeu aderência (contato) com o solo (pista) nas rodas dianteiras, muito possivelmente pela ação brutal da força "G", ao atingir a velocidade superior a 300 quilômetros horários, logo na entrada da curva Tamburello (Ímola-Bolonha-Itália). O piso ou assoalho do carro em sua parte frontal, muito possivelmente, deve ter levitado alguns centímetros do solo (efeito muito semelhante ao da aquaplanagem) o suficiente para que as rodas dianteiras, pela ação/pressão do vento frontal, suspendesse a frente do carro, tirando por completo a manobrabilidade para qualquer sentido direcional momentaneamente. É de se considerar que um carro de fórmula 1, tem a suspensão dura (sem amortecedores e pouca flexibilidade das hastes das barras de suspensão) que entre outras funções, servem para balancear o centro gravitacional do peso do carro em uma curva, coisa substituída e feita pelas Barras de Suspensão.
Uma coisa não me ficou muito clara. Afinal, você que acompanhou nos bastidores aquele fatídico 1°de maio. Qual foi a causa da morte de Ayrton? Qual o laudo médico?
flavinho, procede a história de que o prost saiu da williams para que o senna não aposentasse e pudesse correr na williams? ja vi a galisteu falando isso.
@@Danelon2006 já vi várias pessoas falando isso, que ele ofereceu sua vaga ao senna, inclusive galisteu, reginaldo e galvão - pessoas proximas ao ayrton. pode ter acontecido, sim.
Esse cara sabe de muito mais detalhes de 1994 do que Galvão que se gaba por ter sido Brother do Senna e no fim nunca fala nada de concreto e novidade sempre o q todo mundo fala.
Excelente "série"! Apesar de já ter lido boa parte nos posts que recomendou no blog, sempre é legal ouvir você contando. Minha única dúvida era sobre a câmera on-board do Senna. Uma pena que você não sabe de nada. Mesmo mostrando o carro do Schumacher na transmissão ao vivo, hoje se tem a câmera do Senna, que corta assim que o carro escapa em direção ao muro, dando a entender que havia mais coisa mas cortaram. E sempre restará a dúvida: barra de direção ou perda de controle? Ainda fico com a primeira, apesar de não descartar a segunda.
Flavio... se tiver tempo... coloca a camera na frente do seu radinho e bota p tocar essa entrevista do Senna... e publica o vídeo aqui.... sem dor de cabeça nem trabalho p digitalizar. E todo mundo mata sua curiosidade
Vejo problema nenhum em vídeos longos. São como podcasts que você apenas fica ouvindo, tranquilamente, enquanto vai fazendo alguma coisa. Sei lá, pesquisando, estudando, ou até mesmo trabalhando e ouvindo, é bom até mesmo esses vídeos longos com muita informação, fica como um programa de rádio de duração de meia-hora mais ou menos. (Sei que foda-se, eu sou um jovem de 19 ainda, não manjo de muita coisa)
Gostaria de ouvir o audio do Senna falando da Williams pela primeira vez se pra vc é importante que viu ao vivo ele dizer o que disse imagina pra nós a importancia de saber e ouvir a voz do nosso eterno campeão vlw abraço
Olá Flavinho!!! Primeiramente, gostaria de dizer que admiro seu trabalho, aqui no UA-cam, no FoxSportRádio e no FoxNitro. Peço que leia, até o final, o que tenho a dizer também apesar de não ser muito bom com as palavras. Oito anos atrás começei a jogar um simulador de corridas no meu computador (Iracing) que me estimulou a conhecer mais sobre o mundo automobilístico e a procurar referências na área, até que comecei a assistir vários documentários sobre Ayrton Senna e me apaixonei não só pelo piloto, mas pelo homem e o que ele representava. Eu era usuário de drogas até então e conhecendo Ayrton tive a vontade de melhorar. Inclusive larguei as drogas e estou bem hoje e não sei o que poderia ter acontecido comigo se tivesse continuado com aquela vida, talvez estivesse morto a está altura. Ayrton Senna pode não ter sido um herói para você e não ter salvado a vida de um piloto, MAS SALVOU MINHA VIDA e tenho a certeza inspirou a vida de muitas outras pessoas!!! Espero que continue seu bom trabalho e continuarei acompanhando, pois como disse o admiro.
PS: Os simuladores que você criticou no FoxNitro também me ajududaram a evitar um acidente de carro real. Se não fosse pelo "joguinho de computador" não teria os reflexos para agir certo na situação.
BOA SORTE E CONTINUE COM O BOM TRABALHO!!!
Legal amigo...parabéns
Senna o melhor sempre...Senna The best
É isso amigo parabéns pelo sua força atitude de deixar as drogas, ele também mim inspirou, a ser uma pessoa melhor ,cara o que Senna tinha no seu DNA era uma coisa que poucas pessoais, iram entender quando ele morreu eu tinha 12 anos de idade mim lembro como hj quele primeiro de maio de 94 , mim doi o coração, mais o que ele deixou como legado é além das pistas , dedicação, foco , fé , seus exemplos levo ate hj pra mim , heróis nos inspira a ser sempre melhor meu amigo Flávio , sei que já faz um tempinho esse vídeo mais vale a pena comentar .
O Senna é um herói, pq na época em que ele corria o brasileiro não tinha motivos pra ter alegria pq a situação do país era Caótica, e no domingo de manhã ele trazia a alegria que o brasileiro não tinha, ele e um herói do esporte um dos maiores e faz uma falta imensa
Já ouviu falar de Fitipaldi e Piquet?!
@@excelente81 kkkk nem se compara com senna...
@@redharlow4233 em que?
@@redharlow4233 Piquet foi tricampeão assim como o Senna, muito antes do que ele, e está vivo até hoje. Fittipaldi também foi bi e tá aí (aliás foi o mais importante, pq foi quem abriu o caminho). Pq vc não vai pesquisar um pouco?
O depoimento racional do Flávio Gomes incomoda muita gente, mas é sensacional!
Essa trilogia foi demais e o contra ponto ufanista global é melhor ainda.
Senna é o meu ídolo, mas sei quais eram os defeitos dele que o Flávio Gomes narrou muito bem.
Ótimo canal
Não acho que ele foi racional, ele claramente n gostava de Senna, que pelo que vemos nos depoimentos era um cara temperamental mesmo. Eu tbm acho ridículo quem ama gente que nem conhece. Mas, a meu ver, Flávio peca nesses comentários e é incoerente, uma vez que ele presta reverências a figuras que ele tbm n conheceu como Maradona e quando o assunto é senna ele é super crítico. Senna era a alegria das pessoas da época,os caras tinha que sair no tapa no mercadinho pra levar 1kg de feijão, inflação lá em cima, não tinha internet, tv só aberta,locar um filme era caro pra porra... A diversão de muita gente no fds era vê-lo correr. Qual a lógica em ficar espezinhando essas pessoas ?
@@pedroneto3783
Infelizmente em alguns pontos ele é parcial, e peca até no conhecimento que um repórter tem que ter.
Dou um exemplo. No famoso choque entre Senna e Prost na chicane no GP do Japão.
É obrigação de qualquer um que fala profissionalmente sobre F1 saber da chamada regra do meio carro. Aliás essa regra gerou em várias ocasiões manobras que hoje seriam proibidas. É só dar uma busca nas batalhas de Mansell x Piquet que você verá bons exemplos.
O fato é que qualquer piloto no lugar do Prost, mas sem a "cobertura jurídica" dele, iria respeitar a regra, deixando espaço para o Senna fazer a curva. Senna, por sua vez, provavelmente teria que frear forte para não tocar nesse piloto, que provavelmente faria a segunda perna da chicane espalhando um pouco para dificultar a retomada de Senna, e se mantendo na frente.
Possivelmente esse tipo de manobra se repetiria mais uma ou duas vezes (se o público tivesse com sorte talvez até três), mas em circunstâncias normais esse piloto, se tivesse a mesma técnica que Prost, e até onde sabemos, um carro que estava em condições de acabar bem o GP, teria vencido Senna.
Ambos sairiam maiores ainda de lá, e o público realmente teria a corrida que merecia ter visto.
Então quando um jornalista vira as costas pra tudo isto, dizendo que o Prost apenas fechou a porta, não sei aonde é que há imparcialidade nisto.
Na verdade Prost não fechou a porta naquela ocasião. Ele descumpriu uma regra, e descumpriu porque sabia que "São Balestre" poderia providenciar um milagre.
É Flávio, somos privilegiados por viver essa época , poder ver Senna correndo ao vivo. Mas também é importante manter a memoria de Senna, não só como piloto, mas como cidadão. Longe de ser perfeito como muitos pensam, mas sem dúvida uma personalidade complexa e excepcional. Acho que os veículos de comunicação deveriam recontar a história de Senna de tempos em tempos, afinal, ele é sim uma inspiração positiva para os brasileiros.
Nossa, que história show, por mim esse vídeo teria duração de 24h, se o assunto é Senna, não me canso de assistir, ainda mais com tamanha riqueza de detalhes, parabéns e obrigado por compartilhar.
Eu sou de 1996, mas o cara foi um grande piloto, brasileiro, homem etc.
Não sei se você lê esses comentários, mas eu estou a semana toda agradecendo por esses vídeos! Mais uma vez, obrigado por dividir suas memórias!
O senna era um grande piloto e um bom ser humano.
Os demais colegas de F1 o detestavam, pois ele era um pessoa muito egocentrica e asntipática.
Vc é um grande profissional Flavinho. Parabéns e obrigado por dividir conosco suas histórias!
Não sou um apaixonado por automobilismo, inclusive nem dirigir, eu dirijo. É isso que me fascina no seu trabalho, você torna assuntos que não me interessam muito em temas humanizados, eloquentes e sem tecnicismos desnecessário. Forte abraço!
Hoje, em 2019, todo mundo sabe quem foi o Senna, porém apenas meia dúzia de pessoas lembram que vc cobria fórmula 1 à época em 1994, 25 anos atrás.
Procurem por matérias esportivas do Cabrini que à época cobria F1, tanto na Globo como no SBT, esse sim faz um trabalho limpo, bom e imparcial.
Nitidamente o Flávio tenta diminuir os feitos do Senna toda vez que alguém pergunta algo a ele, deve ser pq o Senna não gostava de dar entrevistas a repórteres chatos como ele.
bom, o Senna era outro chato, também, então até aí tanto faz.
@@excelente81 a maioria dos pilotos era chato e arrogante....inclusive o piquet e o prost...
Diego Manchester o Senna era o queridinho da Globo
@@diegopereiradesouza4102, mas nem sempre ele foi, as conquistas dele fizeram dele o queridinho... Sem desmerecer o Piquet, mas o Emerson e o Senna estão um nível acima, não é à toa que até hoje o Emerson é mais prestigiado que o Piquet.
À época dos três, os carros quebravam muito, muitos acidentes fatais, talvez se o Piquet não tivesse se acidentado em 87 pudesse ter feito um legado maior do que ele fez, repito, ele foi genial, mas Fittipaldi e Senna foram maiores que ele.
@@diegomanchester3549 Sobre sua afirmação anterior: este é exatamente o ponto positivo de ouvir o Flávio Gomes. A contraposição é fundamental para a melhoria da nossa compreensão dos fatos! Na maioria das vezes ouvimos apenas o lado que aponta as virtudes do Ayrton. É claro que ele era um piloto fantástico (e um ser humano também)! Porém muitos heróis e santos tem pés de barro!
Este último ponto (em relação as instituições sociais) levantado pelo jornalista deve ser destacado. Nunca houve uma preocupação filantrópica por parte do Senna. Muito pelo contrário: há matérias demonstrando os meios utilizados pelo Ayrton Senna de "driblar" a Receita Federal.
Criticá-lo não diminui seus efeitos como piloto de F1 (muito da boa biografia que temos dele deve-se também à sua morte precoce). Tomemos cuidados com os mitos!
Abraços.
Cara o vídeo estava bom, mas chega uma parte q parece que você leva pro lado pessoal e que expõe a sua opinião que não é o foco... Mostra que vc não gosta do Senna.
Senna era um heroi porq ganhava as corridas e levantava a bandeira do brasil e foi o maior piloto do mundo
Todos os comentarios de Flavio a respeito de senna sempre foi e sera depreciando tudo que senna é foi e fez!!!
Por mais que ele queira dizer o contrário, ele não gosta do Senna, e tenta desqualificá-lo o tempo todo. Um chato de galocha.
Nunca se desculpe pelo vídeo longo pois as histórias são ótimas !!
Senna era diferenciado, muita gente faz se esforça em suas áreas de atuação e todos sabem disso. Também não ache que ele seja "heroi". Mas seus feitos dentro e fora das pistas quase ninguém consegue fazer da mesma forma. Ele deixou um legado a ser seguido e ensinado a todas as gerações. Ele pra mim é uma inspiração e um exemplo de desportista.
Cara vai lá no Instituto Ayrton Senna pra ver de fato como é o trabalho deles lá pra que afinidade ele existir pra passar a informação correta nos comentários dizer que Senna heroi existir em cada esquina desse país um bombeiro um médico um professor e etc mais dizer que ele não era um patriota aí eu não concordo ele vestia a camisa desse nosso país sim foi um cara dedicado a mostrar que aqui no Brasil tinha muito mais que samba e futebol ele foi e sempre será o meu ídolo o meu herói dos domingo e sempre será um cara que mim inspirou em muitas coisas e continuará sendo o AYRTON SENNA DO BRASIL um abraço e parabéns pelos os videos
esse cara não gosta do Senna, ele so fala dele pq dar ibope, apenas isso!!!!
A explicação do Senna ser herói nacional aliás o maior do nosso esporte é simples ele queria vencer só vencer não importava o dinheiro, já que se ofereceu até pra correr de graça pra Williams, o importante era fazer o brasileiro feliz e o que ganhava ele ainda ajudava as crianças carentes sem ter obrigação alguma pois era obrigação governamental mas ele fazia como cidadão que se importava com o futuro da nação
Muita coisa legal, mas algumas coisas vc confundiu Flávio, vc falou na última vez q senna estava com pneus frios pq tinha saído o safetycar. Mas não foi exatamente assim, o carro de segurança já tinha saído e o Senna já tinha 4s de vantagem em cima do shumacher. Depois disso o Shumacher começou a tirar, quase um segundo por volta, e tinha aproximado por umas 3 voltas, se não me engano ele já estava a 1.5s do senna quando aconteceu o acidente. Outra coisa, o canal NatGeo já fez um documentário Segundos Fatais muito preciso em cima do acidente, e tudo indica que realmente a barra da direção quebrou e ele mexe o volante para a esquerda (curva rápida bastava uns 20 graus apenas a esquerda), e o carro foi reto. A causa da morte todo mundo sabe que o braço da suspensão ainda preso no pneu com roda com tudo, bateu na cabeça dele, foi muito azar, muito mesmo. Era um acidente para ele sair andando se não fosse isso. Agora vc comentou sobre uma detalhe que eu nunca tinha pensando, a corrida deveria mesmo ter sido cancelada após o acidente do Hatzberg. Abraço e obrigado por comentar essas experiências, 24 anos é muita coisa para guardar todos os detalhes, cada pessoa guarda um detalhe eu guardei as diferenças de tempo pq lembro do meu pai me falando preocupado que o Shumi estava chegando.
Um outro ponto que pra mim anula essa tese dos pneus frios é que é impossível um carro seguir reto com as rodas esterçadas e sem arrastar.
Por mais que um toque do assoalho com o chão até mude a trajetória, o carro não vai se manter "no ar". Ele tem que voltar pro chão, ou então acabar "decolando". E ao tocar o chão, se as rodas estão esterçadas e o carro segue reto chega a sair fumaça dos pneus.
As duas possibilidades poderiam ser percebidas pelas imagens, mas não vimos um carro descolando do chão, e nem os pneus dianteiros arrastando.
Bom se parar o carro na pista e correr pra ajudar a pessoa é um ato "irresponsável" entrar em um prédio em chamas tbm é,não entendi seu exemplo de herói ai.
Gosto muito de ver seus vídeos mas esse final ae foi reprovado na minha opinião.
Abraço e sucesso.
Concordo
Tbm concordo
Quando não se simpatiza com alguém, o cara pode fazer qualquer coisa boa que quem não gosta vai dar um jeito de criticar. O exemplo dele só mostrou que ele usou dois pesos e duas medidas.
@@marcelo.silvaa pois é.
mandou bem!!!
Não entendo pq desconstruir um herói nacional.
Pq ele é um esquerdista, heroi pra ele é Lula
Kkkk eu tb nao entendo esse ranço dele com o senna , acredito que ele nao deve ter conseguindo nenhuma exclusiva com o senna e ficou meio receioso ou acha que é um jornalista maior do que é, enfim é esquisito.
Quero agradecer, de coração, essa jornada de vídeos sobre esse episódio.
Que jornalista em estado puro! Que contador de história! Adorei a semana e ganhei infos que eu não tinha.
Se tivessem 50 minutos, eu os assistiria sem dar pausa. hehe
Material devidamente "favoritado", numa lista, pra eu voltar sempre.
De acordo com o caro jornalista herói é quem salva vidas, depois quando relata o episódio em que Senna salva um piloto; considera o episódio como uma atitude irresponsável!?
Representar o País no Exterior com louvor ao ponto de até hoje ser lembrado mais do que o Pelé...é algo medíocre...pois ele "apenas segurava a bandeira brasileira"...
Menos...
Como o Flavio falou no vídeo a atitude foi sim irresponsável já que colocou o próprio em risco, e outros...
E não foi nada de heroico, foi um ato de solidariedade, que inclusive não era raro nesses anos em que a F1 não tinha o profissionalismo que tem hoje; vide o Piquet 10 anos antes, que foi o primeiro a parar para ver o que havia acontecido com o Pironi, em um acidente muito mais grave; e o acidente do Lauda em 76, onde o Fitipaldi foi um dos pilotos que parou para ajudar, e nesse caso sim, com o carro em chamas.
Quanto a bandeira, se pesquisar direito, com certeza ira encontrar pilotos que tenham comemorado assim antes dele, não é nada demais.
Senna era um excelente piloto, um dos melhores da história (o mais veloz com certeza, ao lado de Clark), mas só. De resto era humano, como qualquer outro, com qualidades e defeitos como todos nós.
Vc fala mal do Senna escolhendo pontos de vista muito peculiares , quando agente quer falar mal de alguma coisa , agente consegue, o detalhe é querer , ao passo q Maradona e cherador de cocaína e na Argentina fizeram até uma igreja p ele , só no Brasil e possível encontrar nativos tentando diminuir feitos do Ayrton, personagem que seria herói nacional em qualquer outro país do mundo de forma unânime ,finalizando , deixe o brasileiro colocar Senna como herói em paz, mesmo q ele n seja perfeito , pq perfeito mesmo só Cristo, e mesmo este pregaram na cruz
Boa Rosangela...parabéns, esse cara é fã do Shumacker hahaha...Senna é ídolo nosso e não é esse Zé mané que vai fazer virarmos contra... Senna o melhor
Nossa esse jornalista realmente não gostava mesmo do Senna! Um ídolo do Brasil!!!
Obrigado por compartilhar sua experiência Flavio, e sobretudo por ser tão lúcido e realista no seu posicionamento, sem lendas, sem historinhas que, de repente, os fãs queriam ouvir, abraços.
Senna representa o Brasil até hj no mundo inteiro. Um exemplo de honestidade,caráter,valores. Nunca se viu escândalos e coisas ruins da vida pessoal do Senna. Entao pra mim,é um exemplo de caráter para a minha vida. Eu não entendo pq o Flávio tem uma raiva enorme dele.
Prevejo muito hate nos comentários, mas é sempre muito positivo quando se desmonta o "ídolo" sem ataques gratuitos, mas simplesmente o humanizando. E se todos os GP as 10 tivessem essa duração, eu não me incomodaria.
acho que até mesmo ''o humanizando'' as pessoas vão continuar tendo ele como ''idolo''...
@@funkyballscat3148 sempre sera irmao, um dos poucos que trouxeram alegria pro Brasil, voce gostando ou nao, Senna sempre sera o maior idolo no esporte, nao só pelos brs...mas no mundo tb
Flávio, sempre que possível, traga suas histórias sobre F1 no canal. Sou aficionado por essas história. Abraços.
Muito bom Flávio. Também tenho essa impressão sobre o Ayrton Senna. Triste do povo que precisa de heróis.
Grande Flavio Gomes, acompanho o seu trabalho desde 1993, com otimas materias e grandes reportagens. Flavio faz um programa sobre quais os pilotos brasileiros tiveram chaces de se tornarem capeões e quais os anos pois sou muito fã do Barrichello e do Massa e ainda hoje pessoas dizem que eles não tiveram a chance de serem o numero 1 da F1, forte abraço, sou Anderson Frota de fortaleza Ceará.
Muito bom vídeo Flávio, muito bom voce partilhar todas essas curiosidades :)
Flavio, acho que vc não entende a virtude do Ayrton... a virtude do Senna não era o herói do dia a dia, mas dentre os que são celebridades, ele tentou passar algo bom pras pessoas, enqto a maioria das celebridades estão cagando e andando pro povo que os eleva. Segundo a Viviane, o Instituto era ideia dele...e o objetivo é auxiliar quem tem pouco, nada mais do que isso... e sobre o salvamento, só o fato dele correr pra tentar evitar que o cara sufoque ou pra tentar ajudar no que pudesse, é louvável nesse mundo de burgueses arrogantes e mimados da F1 , a diferença é brutal
Plinio - Michigan morava em Mônaco para não pagar seus impostos no Brasil. Bela bosta de patriota
Muito bom, fez uma bela homenagem, falando a verdade que ninguém aguenta sem menosprezar o que ele foi. Excelente visão
Ser parcial e defender seus pensamentos errados ou não cabe a cada um julgar, mas na nossa idade onde notam-se que a liberdade de expressão era quase proíba, vc me dá orgulho
Ayrton Senna forever 👏👏👏❤️❤️
Sensacional! Ao menos 1 vez por semana (ou quinzenalmente) poderia rolar um videozinho de meia hora com essas histórias maravilhosas! Abx!
me lembro de acompanhar o fórmula joven pan aos sábados as 13 hrs com Flávio Gomes e Teo Jose
Quem é vc na fila do pão para falar do Ayrton ? Senna Samurai ❤️
Aí ai não pode falar do Senna
Salvo sim o próprio piloto disse vc não gosta do Senna mesmo em Flavinho
Senna não era santo, ninguém é.Mas ele sabia se portar, diferente dessas nojeira do futebol.Senna atrás do volante foi o maior de todos os tempos.
Emílio, vc não viu Piquet correndo, era mais piloto, por conhecer mais dos carros, pois foi mecânico... mas, respeito sua opnião.
Só corrigindo que na F-1 Senna era o único piloto que levava a Bandeira brasileira no cockpit no carro após cada vitória, outros pilotos não faziam isso,e vc Flávio sabe disso,quando se fala em Herói ,vc tem que ver o contexto da palavra, herói pq o cara batia de frente com Balestre,sobre a segurança dos pilotos,o cara ganha uma corrida no Brasil em 91 com a 6 Marcha, superando seus esforços físicos,só pra dar alegria ao povo Brasileiro..isso e um ato de que Flávio...de misericórdia?..junte alguns fatos que o Senna fez .. instituto Ayrton Senna era projeto dele ,pq ele queria ajudar mais....kkkkk...vc tem que ter um bom senso melhor...e admitir certas coisas..só em vc andar em um F-1 a mais de 300 km/h arriscando sua vida já faz de vc um super-herói...fica a dica...
Olá Flávio, bela trilogia. Deve ser difícil criar conteúdo sobre um assunto ao qual já foi dito quase tudo. Eu, elegantemente, discordo sobre o tema da digitalizacao dos áudios. É um conteúdo que talvez nao seja dos mais relevantes mas entendo que tudo relecionado às primeiras corridas de 1994 com o Ayrton ainda vivo é um registro importante de uma história que ainda é muito cara ao esporte e ao país. Trata-se, certamente, do esportista mais cultuado pelos brasileiros e talvez do esporte a motor.
Nao sei qual é o conteúdo dos audios e entendo que pode ser chato o processo, mas acidentes acontecem e creio que é interessante ter uma cópia digitalizada do conteúdo. Um dia poderá precisar, ainda mais quando somos otimistas e acreditamos que teremos tantos anos pela frente.
Abs
Concordo com quase tudo o que vc disse... Mas no caso do Eric Comas, Senna correu para desligar o motor do carro que estava em alta aceleração, com o piloto desacordado. O poderia ocasionar um explosão do motor, já que o carro parado, não refrigera, muito menos parado e arrebentado. Caso vc não saiba, mesmo sendo jornalista que cobria o evento, o estouro do motor, ocasionaria vazamento de óleo, produto que também é inflamável em contato com partes incandescentes do veículo, como os escapamentos, mais precisamente os coletores de escape dos gases do motor. Não foi chave geral, é sim o motor que Senna desligou. Também concordo que foi solidariedade, é não heroísmo. Agora, dizer que não era patriota? Piquet dizia ter vergonha de ser Brasileiro, eu tbm tenho. Mas Senna tinha orgulho. E outros atletas antes dele, nunca vi fazerem o mesmo. Mas boa matéria, curiosidades. Gostei. Mas falou besteira no caso Comas.
Ele não disse que Senna "não era patriota", e sim que não era MAIS patriota do que ninguém. E essa coisa de "orgulho de ser brasileiro" é idiotice, se for pra alguém ter orgulho de alguma coisa, que tenha de si mesmo, do seu caráter e de suas ações, e não simplesmente pelo fato de ter nascido em um determinado país.
@@z3hrenato Obrigado pela dica! Tinha orgulho de muitas coisas na vida, mas a partir de hoje vou vir aqui perguntar do que eu posso ter orgulho ou não!
@@JoaoSilva-nf5nc Não tem por onde :D
FLÁVINHO!PARABÉNS PELA SUA CARREIRA E SUA POSTURA RACIONAL!
SOU SEU FÃ!
Não havia risco do motor explodir no acidente do Commas, visto que no vídeo dá pra ouvir ele travado em alta rotação? Não entendo de mecânica, mas pra mim o motivo do senna ter abandonado o carro gerando essa situação de risco tinha sido esse.
Boa noite!eu acho que esse Flávio e fã de Senna, mas não assume...!!o Senna era uma super pessoa!! só pra dizer que o cara era o cara!em2119em holiwood fizeram um filme em sua homenagem...!!!
Outra coisa q vc confundiu, teve a filmagem onboard sim. So procurar aqui segundos fatais do natgeo, q tem a análise quadro a quadro da filmagem onboard que mostra perfeitamente ele tentando virar e o carro não virando.
Flávio, você sempre busca racionalizar seus comentários e isso é plenamente correto. Todavia, quando a pauta é o Senna, você fala com ressentimento. Por que motivo, meu caro???
Despeito, meu caro.
mais um vídeo muito bom!!! que tenha outras edições do GP as 10 com bastidores e histórias também de outras corridas
Viva Senna❤❤❤saudades❤ forever🇧🇷🇧🇷nosso Senna🙏🙏🌹🌹inesquecível ❤amado💕💕💕
Rapaz, mas eu to gostando dessa série de bastidores daquele final de semana. Valeu!
Tô gostando muito dessa série de vídeos, em especial pela profundidade do conteúdo. Não se acanhe de fazer vídeos longos. O conteúdo vale a pena!
Parabéns ao Ayrton Senna, após 24 anos continua conosco e na mídia. Parabéns tb a Viviane Senna pelo trabalho no Instituto que leva educação para os mais necessitados, já que o governo é incapaz disso. Ayrton Senna é referencia para milhares de atletas, sempre foi e será exemplo de motivação e perseverança... Ayrton Senna é o nosso verdadeiro HERÓI, além de SALVAR a vida do piloto ERIC COMAS, como ele mesmo descreveu em 1992 logo após o ocorrido e não por causa de comercial. VIVA SENNA, SEMPRE FALARAM DELE. O MAIOR PILOTO DE TODOS OS TEMOS!!! SIMPLY THE BEST!!!
só que não
@@excelente81 so que nao o que ? Ah o melhorr piloto eh um tal de douglas celente neh ? Kkkk larga mao de ficar falando merda vei, senna sempre sera o mais popular e o mais querido.
Que bom pra ele. E, não, eu não piloto.
Não precisa se preocupar com o tempo do vídeo, quem gosta do assunto não se importa com o tamanho do vídeo.
na realidade até prefere um vídeo de "meia hora/ 40 minutos" pois a riqueza de detalhes prende facilmente a atenção.
O final do vídeo explica porque as gravações com pessoas relacionadas com o Senna, de alguma forma desaparecem ou não gravam.
Hola Flávio, creo que las fotos de Ángelo Orsi las tiene la familia de Ayrton según dijo el propio Ángelo. Pasando a otro tema seguro conoces la historia de David Purley, por su acto recibió varias condecoraciones. Un abrazo
Você só não mostrou as gravações , falar até eu falo eu também tava lá cobrindo a corrida em ímola em maio de 1994.
Ta ok... O farei!!!
Na época da morte, senna estava tentando juntar seu nome a produtos de alto desempenho, ele tva trazendo a audi para o brasil, tva trabalhando com a ducatti para uma moto senna (que veio ano passado e que coisa linda), tva trabalhando com uma fabricante de bicicleta de alta performance de fibra de carbono, ele tb já tinha lançado o senninha que era voltando para as crianças etc. so detalhes, pq sou bem fã. lembro que 90% das pessoas que abririam concessionarias da audi saíram fora depois da morte dele, mas a audi acabou vindo para o brasil e foi um sucesso né. o carro preferido do senna da audi era uma perua kkk engraçado esse detalhe. uma perua de desempenho alto. na época da honda ele adorava o nsx, e tem umas filmagens dele inclusive do pé dele pilotando o nsx, muito incrível o trabalho de pé dele em um carro de rua na circuito.
Perfeito. O Brasileiro tem esse problema do 8 ou 80. O cara é uma merda ou é o melhor do universo e não é assim. Ele foi um grande piloto, um grande brasileiro, mas não foi o único.
26:00 Não é "ouvi falar". A maioria aqui viu mesmo. Não em loco, mas todo mundo deve ter visto o depoimento de E. Comas, de que Senna salvou a vida dele e sua "loucura" com a Larrousse em Ímola 94: com a corrida paralisada, e Senna sendo atendido, ele chegou à curva Tamburello para, de alguma forma, tentar ajudar. Se nem o que o Érik falou convence o Flávio, aí fica difícil. E outra, ninguém, NINGUÉM MESMO pararia. Tanto que os outros passaram reto. E fiscal de pista mais parece piada, pqp, estão mais para gandulas do que alguém altamente treinado para lidar com acidentes, não fazendo outra coisa senão sinalizar e enervar os pilotos.
Não é todo acidente que o cara fica desacordado com o pé encravado no acelerador.
Senna poderia ser até desleal nas disputas, se colocar em situações de risco, mas quando o assunto era segurança, ele era muito preocupado.
Flávio, para de zuar o meu palestra hein kkkk, vc é foda, gosto quando vc não baixa a bola pro Benjamim, mas o Senna É SIM UM MITO DO ESPORTE BRASILEIRO 👏🏻👏🏻👏🏻
30min tá de boa, com bom conteúdo nem da pra perceber o tempo passar!
Pó Flávio eu até entendo o teu ponto de vista em relação a questão heroísmo do sena. Mais um cara sair do seu Carro em plena pista de corrida para socorrer um colega de profissão quem nem da equipe dele era, isso não é um gesto de heroísmo?
Assim como o bombeiro que foi ao prédio que estava pegando fogo para salvar as aquelas crianças que eu também concordo que é umá ação heróica.
Tem coisas que você fala que parece não condizer com que o Brasil sentia
quanto mais longos os vídeos, melhor. é TUDO interessante.
Flávio bacana o vídeo, acompanho seu trabalho faz tempo, tenho dúvidas sobre alguns fatos nesse trágico fim de semana de 94, primeiro foi necessário que Senna morresse para se mudar o regulamento da F1 devido a sua fama? Segundo com esse novo equipamento de segurança (Halo) Senna teria chances ? É terceiro a história do padre para unção de Senna no hospital é verdadeira ? Obg belo trabalho .
Sensacional história!
Acredito que a gravação sofreu um interferência no campo magnético.
Algumas pessoas chegaram a comentar que o clima já estava muito pesado antes dos acidentes que ocorreram naquele final de semana macabro.
Assisti o vídeo hoje 05/05 a noite!! Queria ter ido lá na Livraria pra ver o lançamento de seu livro!! Boa viagem e um abraço Flavio!!
Não fala nada de interessante ê um que gosta de aparecer mesmo não falando nada
O Senna na minha humilde opinião, alcançou tds essas honrarias pq os demais nunca fizeram o patriotismo q ele buscou, foi e é uma figura midiática sem dúvida! Piquet ñ foi, Emerson Fittipaldi já tinha uma certa faixa etária e foi para outra categoria e o foco da Globo era a F1. E ele estava ali no momento certo e na hora certa, tornou-se Amigo pessoal do Galvão e etc... foi uma fatalidade q o pessoal da Willians deveriam ter a consciência perturbada. Mas nunca vi Rubinho e Massa serem desmerecidos nas narrações, pelo contrário! Mas é ótimo ver as opiniões do Flávio Gomes!👏👏👏👏
Flavio odeia o Senna, no mínimo o tri campeão não deu autografo a ele.
Eu adoro Senna, mas concordo com Flávio Gomes em tudo o que ele fala...
Relato incrível, sobre Ângelo o fotógrafo tinha uma amizade pessoal com Senna de acordo com suas próprias palavras, guarda as fotos até hoje engavetadas, nunca divulgou nem publicou um caráter especial essa tragédia marcou muito a nossa pátria, muitas pessoas tem curiosidade sobre detalhes mais aprofundados sobre o assunto buscam de todas as formas imagens dessas a questão nunca foi publicada por se tratar de um dos maiores casos trágicos da fórmula 1 en todos os tempos se comparando com outros acidentes na categoria, mencionando outro caso sobre Villeneuve que também teve um acidente extremamente grave tem imagens do funeral do mesmo numa cerimônia reservada com imagens no caso tenho esse conteúdo mas claro não compartilho en redes sociais apenas possuo por se interessar ao intelecto sobre a história bastidores e momentos marcantes da história do esporte sobre a imagem registrada por pessoa presente no funeral na época no qual negociou com minha pessoa de forma detalhada por diversos ángulos a alguns anos aqui no UA-cam tem uma pequena mostra dessa imagem postada por esse fotógrafo ela tem completa finalizando essa se trata de Villeneuve e claro en respeito as pessoas ao caráter de bom senso guardo para meu acervo pessoal sem interesses comerciais, ideológicos, ou monetizados apenas conhecimento histórico por apreciar o esporte em geral saudações cordiais.
Instituto Ayrton Senna tem somente uma finalidade: manter o branding - a marca do Ayrton Senna - viva por toda uma história criada por ele. E há diversas formas de fazer isso. No resumo geral da ópera: Uma EMPRESA que tem finalidade de fins Lucrativos SIM!
Flávio, parabéns pelos vídeos. As histórias sobre as coberturas que vc participou são exelentes e empolgantes. Eu gostaria de ver vídeos com mais relatos das suas experiências in loco, como também vc respondendo perguntas...
Apenas uma sugestão de um leitor de seu blog e expectador do GP às 10.
Abraço e sucesso
Tá na cara que ele quer diminuir o senna, repórter chato por isso que o senna não dava entrevista PRA ele.
Flávio, dá uma olhadinha no vídeo do acidente novamente.
Existe fotos além do vídeo no link abaixo.
Observe que quando se chega ao ponto 1:35, há combustível (óleo ou gasolina, não sei) espalhado pelo chão, próximo ao carro do Comas.
Apure melhor os fatos. Não é uma crítica e sim uma dica.
Abraço e sucesso!!...
Link do vazamento do carro de Eric Comas em SPA, 1992 : ua-cam.com/video/6lpkfuzVxKI/v-deo.html
O sujeito dá "dica" pro Flavio Gomes, jornalista competente a dar com pau, "apurar melhor os fatos". Quem tem que apurar melhor os fatos é você, cara. ELE TAVA LÁ.
Nem você sabe o que estava derramado lá, está especulando por conta própria. E como o Gomes apontou, o resgate chegou quase imediatamente. Líquido derramado ali foi após o resgate já ter dominado a situação. Olha o vídeo aos 36 segundos. A pista estava seca e já tinha equipe no local.
Senna não salvou a vida dele.
Em 1994 eu tinha 06 anos e iria completar 07 anos em agosto e nunca vi o Ayrton Senna correr
Sou fã incondicional do Ayrton Senna, porém sempre achei exagerado o marketing que a Globo (sobretudo Galvão) sempre fez do amigo Ayrton. Quem o conhecia sabe que Senna sempre foi uma pessoa muito egoísta e egocentrica. Os colegas e engenheiros fazem vários comentários sobre episódios nada louvável pra quem é um atleta. Senna sempre se achou o melhor piloto e exigia o melhor carro. Nunca se preocupou em desenvolver o carro, só queria sentar e acelerar. Além disso, seu estilo de pilotagem era extramemente perigoso, pois cometia várias irresponsabilidades e punha em risco a própria vida e a dos seus colegas de profissão. Parabéns e Flávio Gomes pela coragem de dizer o que pensa e desmitificar o ser humano Ayrton Senna da Silva, o maior piloto de F1 de todos os tempos.
Tem sim, ele doava bastante dinheiro pra caridade em of. Se ele divulgasse isso vc ia tá falando que ele fazia pra se promover. Na minha visão ele é considerado herói por incentivar as pessoas a batalhar por seus objetivos e persistir, fora que era o único esportista da época que tava dando orgulho pro torcedor brasileiro, mas isso é do ponto de vista quem não gosta dele (oque é normal já que não se pode agradar a todos) sempre vão falar mal de coisas boas referentes a ele.
Ô flavinho, você de novo pegando no pé do Ayrton.
Tudo que você disse é verdade em relação aos fatos do acidente em que Senna tenta socorrer outro piloto. Ele pode não ter tirado o cara de um carro em chamas, mas ele foi lá e desligou o motor pra evitar o risco de incêndio. Pra mim, salvou o cara, ao menos de um destino ainda pior.
Queria pedir pra você fazer um vídeo falando o porquê dessa cisma com o Ayrton, de quem o talento você reconhece, mas pondera o resto inteiro. Conta pra nós o que você sabe que motiva esse posicionamento (se puder claro).
Concordo com muitas coisas que disse,assim como também discordo de outras,mas apenas acho que somente levantar a bandeira é uma coisa,e ser alguém que de fato representa o seu país é outra completamente diferente.
Quem fez o Sena foi a mídia o povo teve essa impressão propagada pela mídia concordo com você Flávio....
Vc não e obrigado a gostar do senna só que uma coisa e notório que até hoje ninguém superou o talento dele ok
nilson silva kkkkkkk
Só que não.
Hamilton mandou um abraço, Shummacher Tbm é Piquet Tbm, colocaria até o Nick Lauda
Senna era um excelente piloto e um cara muito inteligente quando o assunto era capitalizar com popularidade. Ele sacou muito rápido que a Globo era a parceira ideal pra transformá-lo num mito vivo. Ele era muito vaidoso - e não vejo problemas nisso, acho até que é uma característica comum a gênios do esporte - por isso alimentava toda a papagaiada que a Globo apresentava para o público. Se tivesse surgido nesses tempos de superexposição e internet, seria um fenômeno ainda maior, visto que até um personagem muito menos interessante, como o Neymar, consegue atrair uma audiência absurda nas redes sociais. Enfim, essa coisa de herói, messiânica, era algo que ele alimentava, inclusive de forma absurda as vezes como a história que viu Deus, ou que em Mônaco saiu do próprio corpo num túnel de luz e tal.
Ângelo Mello quantos anos vc tem? vc viveu a era Senna ? eu acho que não.
luiz alberto da silva isso isso isso. Senna mito e pronto os restantes não viu não presenciou apenas falam asneira por ouvir gente tendenciosas a contar com pura inveja
@@luizalbertodasilva7826 Eu tenho idade suficiente para discernir a verdade da ficção, agora gente como você que vive no mundo da fantasia, vai ser criança o resto da vida. Medíocre.
@@stelles INCRÍVEL COMO ALGUNS PSEUDOS BRASILEIROS GOSTAM DE DIMINUIR E APEQUENAR SEUS IDOLOS E VALORIZAR PRINCIPALMENTE O QUE VEM DE FORA. SE SENNA ERA ASSIM, IMAGINA O PIQUET QUE É UM BOÇAL E ARROGANTE.
Esses causos sobre a Formula 1 são demais! Poderia continuar com outras histórias. Abraços!
Há muitas coincidências na morte de Senna. Uma é o fato da Williams ser o primeiro carro de F1 q ele dirigiu e tbem o último. Era o destino dele, infelizmente.
ANÁLISE FORENSE. Ao que tudo leva a crer, o carro (Williams FW16) do corredor brasiliero, Ayrton Senna da Silva (1960-1994) perdeu aderência (contato) com o solo (pista) nas rodas dianteiras, muito possivelmente pela ação brutal da força "G", ao atingir a velocidade superior a 300 quilômetros horários, logo na entrada da curva Tamburello (Ímola-Bolonha-Itália). O piso ou assoalho do carro em sua parte frontal, muito possivelmente, deve ter levitado alguns centímetros do solo (efeito muito semelhante ao da aquaplanagem) o suficiente para que as rodas dianteiras, pela ação/pressão do vento frontal, suspendesse a frente do carro, tirando por completo a manobrabilidade para qualquer sentido direcional momentaneamente. É de se considerar que um carro de fórmula 1, tem a suspensão dura (sem amortecedores e pouca flexibilidade das hastes das barras de suspensão) que entre outras funções, servem para balancear o centro gravitacional do peso do carro em uma curva, coisa substituída e feita pelas Barras de Suspensão.
Espero que os vídeos continuem longos
Por mim os vídeos poderiam todos ter 30min.
Valeu Flávio.
GP as 10 Bastidores, fantástico!!
Uma coisa não me ficou muito clara. Afinal, você que acompanhou nos bastidores aquele fatídico 1°de maio. Qual foi a causa da morte de Ayrton? Qual o laudo médico?
flavinho, procede a história de que o prost saiu da williams para que o senna não aposentasse e pudesse correr na williams? ja vi a galisteu falando isso.
@@Danelon2006 já vi várias pessoas falando isso, que ele ofereceu sua vaga ao senna, inclusive galisteu, reginaldo e galvão - pessoas proximas ao ayrton. pode ter acontecido, sim.
Esse cara sabe de muito mais detalhes de 1994 do que Galvão que se gaba por ter sido Brother do Senna e no fim nunca fala nada de concreto e novidade sempre o q todo mundo fala.
Já ficou claro que você detesta o Senna, bacana, mas pelo menos ser imparcial ou contar os dois lados da história já ajudaria o canal.
Qualquer desses q foi campeão se Senna estivesse como companheiro de equipe eles não seriam absolutamente nada.
@@rodrigomatos14 amiguito so saberíamos a verdade se isso podesse ser feito , pare de achar q vc é o sabidao vc é ze cu.
Excelente "série"! Apesar de já ter lido boa parte nos posts que recomendou no blog, sempre é legal ouvir você contando.
Minha única dúvida era sobre a câmera on-board do Senna. Uma pena que você não sabe de nada. Mesmo mostrando o carro do Schumacher na transmissão ao vivo, hoje se tem a câmera do Senna, que corta assim que o carro escapa em direção ao muro, dando a entender que havia mais coisa mas cortaram.
E sempre restará a dúvida: barra de direção ou perda de controle? Ainda fico com a primeira, apesar de não descartar a segunda.
O vídeo onbord do carro do Senna mostra a cabeça dele caindo pro lado, oque vcs tem a dizer sobre isso?
Repare que quando eles fazem uma curva, a cabeça tende a inclinar, aquilo foi um "esforço" para tentar virar o volante
Flavio... se tiver tempo... coloca a camera na frente do seu radinho e bota p tocar essa entrevista do Senna... e publica o vídeo aqui.... sem dor de cabeça nem trabalho p digitalizar. E todo mundo mata sua curiosidade
Vi a corrida com 18 anos e durante o resto do dia estive siderado- nem conseguia falar.
Vejo problema nenhum em vídeos longos. São como podcasts que você apenas fica ouvindo, tranquilamente, enquanto vai fazendo alguma coisa. Sei lá, pesquisando, estudando, ou até mesmo trabalhando e ouvindo, é bom até mesmo esses vídeos longos com muita informação, fica como um programa de rádio de duração de meia-hora mais ou menos.
(Sei que foda-se, eu sou um jovem de 19 ainda, não manjo de muita coisa)
Gostaria de ouvir o audio do Senna falando da Williams pela primeira vez se pra vc é importante que viu ao vivo ele dizer o que disse imagina pra nós a importancia de saber e ouvir a voz do nosso eterno campeão vlw abraço
Ele postou
HÁ IMAGENS SIM. ELE OFERECEU AS FOTOS PRO CABRINI ESSE ANO. O CABRINI REJEITOU AS FOTOS.