Nem Tudo é Autismo - 5 Diagnósticos que Podem Ser Confundidos com TEA
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- Nem toda dificuldade de comunicação leva ao diagnóstico de autismo e nem todo comportamento restritivo significa TEA. Entretanto, por compartilharem algumas características, , existem algumas condições semelhantes ao autismo. Nesse vídeo, nós vamos conversar sobre 5 outros diagnósticos diferenciais que precisam ser considerados quando as queixas fazem interseção com o transtorno do espectro autista.
#autismofeminino #autismoadulto #neurodiversidade
1:18 - Mutismo seletivo
4:20 - Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (TARE)
7:30 - Transtorno da Personalidade Esquizoide
9:20 - Transtorno da Personalidade Esquizotípica
12:00 - Transtorno da Comunicação Social (pragmática)
-----
🧠 Para estar comigo em aulas e cursos, clique no link abaixo:
lygiapereira.c...
Vejo você na comunidade!
♾️ Instagram Lygia: / lygiapereira.psi
🔗 E, se você deseja adquirir um exemplar do livro Simplificando o Autismo, do qual eu sou coautora, clique no link abaixo:
loja.literareb...
Fui diagnósticado com bipolaridade e ansiedade generalizada, nunca fui investigado sobre minha infância mas tenho certeza que tenho autismo, os remedios nao fazem efeito em mim.
Eu tinha certeza que eu era esquizoide, mas acabou que eu era autista.
Dois aqui. Aí fui ver um vídeo sobre síndrome da personalidade esquiva. Baguncei a cabeça 😂 deixei de mão.
Mas esse "acabou" é por conta de um diagnóstico oficial que você aceitou (que pode estar equivocado se não houve conversa o bastante), ou você confirmou mesmo que as características do autismo se encaixam com sua experiência de vida junto com um(a) profissional da área?
Inclusive, podem ser as duas coisas, ou nenhuma das duas (na Esquizofrenia, DP/DR, TPET, Depressão, Esquizotipia, dentre outros transtornos, podem aparecer vários traços que também podem aparecer na esquizoidia e autismo).
Se tiver fazendo terapia, vale a pena conversar sobre isso com a(o) psicóloga(o).
Como assim? Não é mto diferente?
Respondi, fiquei marcado na conversa, mas a resposta desapareceu. O UA-cam tá comeno s comentários 🤷
Meu filho tem um ano e meio. Não fala nenhuma palavra, está aprendendo a andar agora, não dá muita bola para expressões faciais, parece não entender muitas vezes o que é solicitado, não aponta para nada, não dá tchau nem beijo... A pediatra já solicitou uma consulta com o neuro, mas pelo SUS é bem demorado. Óbvio que a suspeita que aparece de cara é o autismo. Mas ele não tem estereotipias, nem restrição alimentar alguma, nem sensibilidade a barulhos, brinca de forma funcional, aprende tudo com relativa facilidade... Apenas parece não prestar atenção no entorno, nem se interessar por interação com estranhos, embora não os estranhe. Esse vídeo abriu minha mente (que estava em Pânico) para o fato de que existem outras possibilidades.
Só tenho receio de ele ser atendido por um profissional que dê o diagnóstico mais fácil, e por ser sus, eu não tenha facilidade em contestar isso...
Como está seu filho hj? Teve algum diagnóstico?
@@julianacirillodiniz2659 desde a época do comentário que estamos aguardando uma vaga para o neurologista do SUS. Foi marcado para o final de setembro, depois de 7 meses, pq entrei na defensoria pública. Para não perder mais tempo, eu passei com uma neuro particular, que fez várias perguntas e disse que ele tem alguns traços de autismo, mas que vários outros, importantes, ele não apresenta. Então ela não consegue fechar um diagnóstico sozinha. Pediu uma avaliação neuropsicológica. É uma avaliação cara, estou esperando o cartão virar para poder pagar.
Ele fez 2 anos no final de agosto. Ainda não fala, embora vocalize bastante, não presta muita atenção nas coisas, não dá tchau, não aponta, não interage perfeitamente, principalmente com desconhecidos. Mas não tem estereotipias aparentes, nem hipersensibilidade a barulhos ou texturas, nem seletividade alimentar... Realmente deixa a gente muito em dúvida.
Muito boa a explicação. Meu filho está em avaliação psicológica. Ele tem 4 anos e hiperfocos duradouros. Primeiro ventilador e máquina de lavar (0-2), depois dinossauro (2-3) e agora meteorologia (tudo relacionado a tempo). Exp: pai machucou o pé; ele fala tipo tadinho do pai, mas e o tempo de chuva... tem stim de mexer a mao abaixo da cintura como um chocalho e também de ir pra la e pra ca enquanto fica num flapping. Quando esta empolgado a expressão ate muda. Maior parte do tempo muito comunicativo com adultos, mas sempre receoso com crianças. Só que parece que ele entende as pessoas ate que bem demais. Fica empolgado na ponta dos pés.
Psicóloga suspeita tea1 e tdha.
na minha avaliação, refiz várias vezes,só recebi o diagnóstico final através do neuro,especializado em TEA adulto,isso pq criança TDHA,Então Foi aí que definir.tenhi 56 anos tenho o laudo a 8 meses.
E sobre catatonia no autismo? Minha psiquiatra disse que eu tenho catatonia. Poderia fazer um vídeo explicando mais sobre isso? Eu assistindo o vídeo e passando um milhão de vezes o dedo no lábio, me balançando muito e cortando papel, pensando... e se eu não for autista? Mas não tem como, eu sou MUITOOO autista. Só que não sei porque, talvez não "pareça" tanto assim, já que eu tenho altas habilidades e isso confunde as pessoas e até a mim mesma. Não sei se tem vídeo sobre isso, mas poderia falar mais sobre ser autista e ter altas habilidades e como isso pode prejudicar ou "melhorar" a vida da mulher autista? Obrigada!
A avaliação neuropsicólogica com um professional competente ajuda muito a tirar essa sensação de "mas e se?", além de te apontar os caminhos para seguir uma trajetória de auto cuidado eficiente.
Muito obrigada pela mensagem, @bmaixan!
Vamos falar, sim, sobre catatonia e altas habilidades!
Excelentes sugestões!
🧠✨♾️✨🌈
Explica como é essa sua catatonia por favor
Eu sempre achei que podia ser borderline, mas não sou impulsiva e é uma característica marcante do borderline. Porém minha ansiedade é altíssima, nem o remédio da conta.
Tdah e autismo tem coisas muito opostas no entanto, e possivel ter os dois
O Neuropsicólogo que me diagnosticou pediu teste de transtornos de personalidade tbm pra confirmar o TEA. E tbm tenho laudo de TAB.
Muito bom 👏 Mas senti falta da ansiedade/fobia social, que também leva à inabilidade social e insistência na mesmice. Acho que pode ser bastante confundido
A lista é longa, né, @venore1093?!
Obrigada pela mensagem! Vou fazer a sua listinha também!
🧠✨♾️✨💜✨🌈
O meu ficou uma mistura de TEA 1 com personalidade esquizoide. Tenho muita vontade de consultar outros profissionais para ter certeza do meu diagnóstico
O que é personalidade esquizoide?
@@xiexieliantem explicando no vídeo
@@AndeiaFernands ah sim, eu perguntei no inicio do video 👍🏼 ainda nao tinha finalizado
É raro alguém receber um só diagnóstico.
Espero que goste do seu lado exótico, @AndeiaFernands! 🌈
você diz, é raro ter apenas um transtorno diagnosticado? tipo, geralmente são mesclados? ou é referente a troca de profissionais e dar resultados diferentes? @@lygia.pereira
Adorei esse vídeo sobre diagnósticos diferenciais! Excelente! Parabéns pelo trabalho! 0:43
Fico feliz de saber que gostou, @rachelmariacamposmenezesde3177!
Muito obrigada pela presença! 🌻
Muitos profissionais da area estao ainda sem essas informacoes.
Video muito importante.❤
Eu sou autista moderada e tenho esquizóide. Fiz o laudo na neuropsicologa e estou em tratamento. Perguntei pra ela se seria um ou outro e ela me disse que tenho os dois.
Eu sou diagnosticada com TOC desde os 6 anos, mas desse os 14 desconfio que eu seja autista.
Também existem várias semelhanças entre as duas condições, @magicovento! ♾️
tem uma youtuber, natália fell, que é autista nível 1 de suporte (laudada aos 38 anos) e recebeu, erroneamente, diagnóstico de toc no passado. se você suspeita que seja o seu caso, busque uma avaliação neuropsicológica, será muito esclarecedora pra ti. pra mim foi bastante e, a partir dela, recebi o meu diagnóstico tea nível 1 também. posteriormente, fui à neurologista para validar o meu laudo.
Oi. Toc de que?
@@nalvapinheiro5213 s3xual e de vi0lênc1a. No passado tive de contaminação e de sexualidade
@@nalvapinheiro5213 mas também tenho TAG
Lygia eu finalmente consegui uma profissional, eu estou fazendo avaliaçao so que me sinto mal as vezes pois sinto que nao deveria fazer nao sei explicar.
Síndrome do impostor, @vaixingarmtonotwitter?!
Acontece nas melhores famílias!
Gosto de pensar na avaliação como um processo para reconhecer as nossas características. Ou seja, as competências, dificuldades, interesses, etc.
Não precisamos ter apego ao resultado. Nem culpa por desejarmos nomear as nossas atipicidades!
Divirta-se!
🧠✨♾️✨🌈
Oi Lígia, ontem recebi meu laudo neuropsicológico, e deu TEA nível dois de suporte. Nem sei explicar como estou me sentindo.
Olá, @JanainaLesovskiVivaoPresente!
Muito obrigada por compartilhar esse marco aqui na comunidade!
Às vezes leva mesmo um tempo para o nosso processo de elaboração! É natural!
🧠✨♾️✨💜✨🌈
Excelente assunto do vídeo 👏🏻 👏🏻 👏🏻 👏🏻 👏🏻 👏🏻 Muito obrigado
Conteúdo muito esclarecedor.
Queria achar um canal igual o seu voltado para o TDAH, parabéns!
Vou falar mais sobre TDAH também!
Boa ideia, @vivianetorregrosa6121! 🌻
Fala sobre AH/SD também! 🥺☺ @lygia.pereira
Existe um podcast excelente chama TriboTDAH da Tata Finoto. Vale a pena!
Dra.tive esquizofrenia na adolescência,mas analisando minha infância sempre tive isolamento das pessoas,mesma rotina,pavor a barulhos e toques, interesse s específicos inclusive matemática. É possível eu ter um autismo tardio e a esquizofrenia como comorbidade? Que médico devo procurar?
Esquizofrenia psiquiatra
Autismo neurologista
E vc tem que ver antes de vc for autista veja comportamento no autismo e se tiver esquizofrenia vai no psiquiatra , esquizofrenia tem pelo menos em 1 vez por mês sintoma psicotico
Olá Lygia. Sou nova no canal.
É possível ter TEA e ter TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo ?
E qual a principal característica do autismo ?
O TEA se caracteriza basicamente pelas dificuldades na comunicação e interação social + padrões repetitivos/restritivos de comportamentos, interesses e atividades observados desde a infância.
@@lygia.pereiraOlá Lygia!! Essa dificuldade na comunicação não quer dizer na fala certo?? Tem a ver com a forma e jeito da pessoa em se comunicar, de se expressar com coerência e que sua fala seja entendida pelos demais? Velocidade também da fala, prejuízo na compreensão ao ouvir uma informação, certo?
Olá Lygia. Sou nova no canal.
É possível ter TEA e ter TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo ?
Seja bem-vinda, @LucieneLemos-tg9tk!
Sim, é bastante possível. Mas... é necessário conferir se apenas o diagnóstico de TEA já justifica o comportamento repetitivo/restritivo.
Eu tenho meu laudo de tea, mas acho que sou esquizotipico também. É possível ser os dois?
É possível sim, mas esquizotipico é um transtorno de personalidade, o teste diagnóstico é diferente.
O diagnóstico de autismo consegue ser dado de forma on-line?
Não amigo, já fui atrás disso, só um medico do sus pode dar esse laudo e vai ser muito difícil conseguir pois eles em sua maioria estão despreparados.
Pode sim. Vc pode fazer uma avaliação neuropsicológica com um psicólogo especialista, várias consultas, vários testes, porém é bem caro. Vc pode encontrar médicos q atendam online tbm e sejam especialistas...
Tenta no caps da sua cidade tô passado meu filho deis de outubro no convênio só que tudo tenho que sai da minha cidade, só tô indo pq neuropsicologia e difícil pelo sus mas quando sai o laudo vou passar no caps
Pode sim, eu realizo @gessicalimapsi
Não é possível TEA e mutismo seletivo?
Pq na escola q trabalho um aluno q julguei ter mutismo seletivo pelo q os familiares relataram, fizeram avaliação e professor de apoio disse q o laudo deu TEA e mutismo seletivo... aí fiquei me questionando, pq pelo q vi sobre mutismo seletivo parecia meio divergente de TEA, mas como não sou neuro não consegui entender e gostaria de saber se é imcompatível TEA e mutismo seletivo num mesmo indivíduo...
@@francesca339 Eu não falava na escola, muitas vezes escolhia não falar nem em casa e isso se estendeu até a adolescência comigo deixando de falar em locais selecionados. Minha avaliação neuropsicológica deu tea nível 1.
E o TDAH?