Capitão, venho informar que fui aprovado na prova de mestre amador na CPSP com 8,5. Inclusive caiu essa mesma questão que vc fez na aula!! Quero agradecer muito pelas suas aulas e atenção em tirar dúvidas. Ser professor é um dom que reúne várias habilidade em uma só: ensinar. Comunicação, ensino, educação, compartilhamento, interação, reconhecimento e dentre outras. Vc é professor nato. Muito obrigado!!
Olá Moacir, primeiramente meu sinceros parabéns pela conquista com uma nota tão robusta, mostra estava muito bem preparado para esse exame. Fico lisonjeado pelos elogios e feliz em poder contribuir com a sua preparação com o conteúdo aqui do canal, vamos em frente, pois temos mais uma etapa a conquistar, Capitão Amador. Grande abraço e bons ventos!
Sergio, os termos Barlavento e Sotavento, são muito importantes para o navegador, pois lhe dão a referência do vento em relação ao seu barco, veja: Barlavento - indica o bordo pelo qual o vento "entra" Sotavento - indica o bordo pelo qual o vento "sai" Imagine que você esteja com o rosto voltado para o vento, então podemos dizer que seu rosto está a "Barlavento" consequentemente sua nuca estará a "Sotavento" O conceito é fundamental em qualquer situação seja na manobra do barco, seja em situação de emergência, imagine que você tem uma chama (fogo) e tem um vento presente, então, para não se queimar fique a Barlavento da chama. Se marear a bordo e precisar vomitar, por favor vomite a Sotavento... Espero ter ajudado! Grande abraço e bons ventos!
Olá Odair, muito obrigado por seu like e comentário, fico feliz que tenha gostado da aula. O like é fundamental para o UA-cam entender que aquele vídeo é relevante, fazer o que? Forte abraço e bons ventos!
Primeiramente parabens pelo conteudo e pela qualidade da explicação, nota 10. No caso, se a velocidade da embarcação é de 16 nós com um vento contra de 26 nós, a minha velocidade não seria negativa de -10 nós em relação ao fundo (SOG)?
Olá André, muito obrigado pela participação e elogios ao conteúdo. Note que barco desenvolve uma velocidade de 16nós e com essa velocidade estamos sentindo um vento com 26 nós (contra), mas esse vento é o mesmo que você sente quando anda de moto ou coloca a mão para fora do carro, é o vento aparente. Ele é o resultado do vento presente no local (verdadeiro) mais a velocidade do barco. Ao parar a embarcação de fato vamos sentir um vento verdadeiro de 10 nós. No exemplo assumimos que os 16 nós já é o nosso SOG, pois se tivéssemos uma velocidade negativa estaríamos caindo a ré com 10 nós de velocidade, algo impensado. Espero ter ajudado, grande abraço e bons ventos!
Olá, Juner muito obrigado por sua participação. Já está anotada sua sugestão, com certeza farei aulas sobre estimada em breve. Bons ventos e forte abraço!
o conteúdo do ebook é suficiente nas matérias que aborda para uma preparação para provas de prático? ou numa prova para prático o conteúdo é mais aprofundado (em comparação com a prova de mestre amador) e precisa ser complementado por outros materiais?
Olá Felipe, respondendo a sua pergunta; o conteúdo do exame para prático é mais avançado que o conteúdo para Capitão Amador, portanto o ebook não atende a preparação para o exame de prático. Deixo um link para que vc inicie e conheça as matérias. Grande abraço e bons estudos! opraticantedepratico.com/
Alexandre, vamos ver se consigo te explicar por aqui: Não existe Barlavento Oeste - o termo Barlavento (apenas) refere-se ao bordo pelo qual o vento *entra* e Sotavento, o bordo por onde o vento *sai* . Imagine vc com o rosto voltado para o vento, então, poderíamos dizer que seu rosto está a Barlavento, consequentemente sua nuca estaria a Sotavento. Já a direção Oeste, significa que o vento *vem* de Oeste, quando dizemos que o vento é Sul, é porque ele vem de Sul e vai o Norte, para onde ele vai é o *rumo* do vento. Resumindo: Direção é onde o vento vem Rumo é para onde o vento vai Espero ter ajudado, grande abraço e bons estudos!
Olá Sérgio no problema 29 do e-book o barco tem rumo 325 com velocidade 15´ e o vento 145 com vel 30`. A resp do problema diz que a velocidade resultante do vento é de 45´. Não seria 15 já que o vetor vento está contrário ao vetor do barco? obrigado//
Marcelo, vamos imaginar o seguinte cenário; Paramos o barco, nesse momento que estamos parados, sentimos um vento de 30 nós, correto? Afinal, nossa velocidade é zero. Agora, seguimos de proa para o vento a 15 nós, sentimos então um vento bem mais forte, afinal estamos navegando na direção contrária ao vento, por esse motivo somamos e o vento aparente que sentimos é de 45 nós. Para sentirmos um vento aparente de 15 nós, precisamos navegar no mesmo rumo do vento, ai sim (30 -15 =15). Espero ter ajudado, grande abraço.
Cintia, preciso entender melhor a sua dúvida, de qual dos três exemplos você está se referindo? Por gentileza, peço que reformule seu questionamento para que eu possa ajuda-la. Bons ventos e gde abraço.
@@RodadeProa Capitão, acho que também fiquei com o mesmo questionamento. No 1o exemplo, se o barco tem rumo 270 e o vento relativo 180, o vento não estaria entrando pelo través de BB?
Olá Marcelo, você tem razão, de fato esse problema estava errado no eBook, no qual já foi corrigido. Gravei a correção desse exercício que pertencia a aula 14 ( ua-cam.com/video/gcnOurVNhMI/v-deo.html). Peço desculpas pelo equivoco e caso deseje, basta baixar o eBook novamente que já está corrigido também (purchase.hotmart.com). Grande abraço e bons estudos!
Capitão não ficou muito claro pra mim, na questão de vento verdadeiro na mesma direção e velocidade da embarcação e se o vento for de menor velocidade e mesma direção
Olá Jorge, muito obrigado por sua participação, se a velocidade do vento verdadeiro for menor ou maior que a velocidade da embarcação irá gerar o vento aparente sempre. É como andar de moto ou colocar a mão para fora da janela do carro em movimento, sempre sentimos o vento (aparente). O que causa estranheza é que raramente andamos na mesma direção e velocidade do vento verdadeiro, com nossa moto ou carro para testar. Grande abraço e bons estudos!
Capitão, venho informar que fui aprovado na prova de mestre amador na CPSP com 8,5. Inclusive caiu essa mesma questão que vc fez na aula!!
Quero agradecer muito pelas suas aulas e atenção em tirar dúvidas.
Ser professor é um dom que reúne várias habilidade em uma só: ensinar. Comunicação, ensino, educação, compartilhamento, interação, reconhecimento e dentre outras. Vc é professor nato. Muito obrigado!!
Olá Moacir, primeiramente meu sinceros parabéns pela conquista com uma nota tão robusta, mostra estava muito bem preparado para esse exame. Fico lisonjeado pelos elogios e feliz em poder contribuir com a sua preparação com o conteúdo aqui do canal, vamos em frente, pois temos mais uma etapa a conquistar, Capitão Amador. Grande abraço e bons ventos!
Poderia informar o exercício? eBook.parabens
Dja, desculpe mas não entendi seu questionamento a qual exercício se refere? Abração e aguardo no posicionamento!
Andando de veleiro da para observar bem tudo isso! É bem interessante!
Olá Bruno, com certeza irá vivenciar uma experiência ímpar. Grande abraço e bons ventos!
Capitão, o Sr sempre explicando com maestria!!! Parabéns!
Paula, obrigado mais uma vez pelo elogio. Acredite, que mais aprendo do que ensino, grande abraço.
Parabéns pela didática , de fácil compreensão.
Muito obrigado Edno, fico feliz que o amigo tenha gostado da aula. Grande abraço e bons ventos!
Muito bom o conteúdo. E a didática também!
Parabéns
Muito obrigado pelo feedback, fico feliz que tenha gostado. Forte abraço e bons ventos!
Excelente!
Muito obrigado Cassiano, fico feliz que tenha gostado da aula. Forte abraço e bons ventos!
Obrigado!
Eu que agradeço Antonio pelo feedback. Abração e bons estudos!
Seus vídeos sempre me aprofundando mais no assunto. Salve e bons ventos cap. Sérgio
Thiago, essa é a essência da navegação, qto mais aprendemos, mais queremos aprender. Bons Ventos e grande abraço!
Muito bom, estou devorando os vídeos
Vai gabaritar a prova... Abração.
excelente conteúdo!!!
Obrigado Ricardo pela participação e feedback. Grande abraço e bons ventos!
Excelente explicação Capitão, sempre conduzindo os temas muita clareza. Bons ventos ...
Obrigado Bergamasque, fico feliz por sua visita ao canal. Bons Ventos e forte abraço!
Agradeço muito pelas aulas, parabéns!
Sou eu que agradeço por seu comentário e participação. Grande abraço!
Prof. , por favor gostaria de pedir um esclarecimento sobre as expressões : sotavento e barlamento (muito chatas por sinal)
Sergio, os termos Barlavento e Sotavento, são muito importantes para o navegador, pois lhe dão a referência do vento em relação ao seu barco, veja:
Barlavento - indica o bordo pelo qual o vento "entra"
Sotavento - indica o bordo pelo qual o vento "sai"
Imagine que você esteja com o rosto voltado para o vento, então podemos dizer que seu rosto está a "Barlavento" consequentemente sua nuca estará a "Sotavento"
O conceito é fundamental em qualquer situação seja na manobra do barco, seja em situação de emergência, imagine que você tem uma chama (fogo) e tem um vento presente, então, para não se queimar fique a Barlavento da chama.
Se marear a bordo e precisar vomitar, por favor vomite a Sotavento...
Espero ter ajudado!
Grande abraço e bons ventos!
Por favor , vomite a sotavento kkkkkkk essa foi boa 😂
Muito bem feita a aula penq que poucas pessoas deixam o like
Olá Odair, muito obrigado por seu like e comentário, fico feliz que tenha gostado da aula. O like é fundamental para o UA-cam entender que aquele vídeo é relevante, fazer o que? Forte abraço e bons ventos!
Primeiramente parabens pelo conteudo e pela qualidade da explicação, nota 10. No caso, se a velocidade da embarcação é de 16 nós com um vento contra de 26 nós, a minha velocidade não seria negativa de -10 nós em relação ao fundo (SOG)?
Olá André, muito obrigado pela participação e elogios ao conteúdo. Note que barco desenvolve uma velocidade de 16nós e com essa velocidade estamos sentindo um vento com 26 nós (contra), mas esse vento é o mesmo que você sente quando anda de moto ou coloca a mão para fora do carro, é o vento aparente. Ele é o resultado do vento presente no local (verdadeiro) mais a velocidade do barco. Ao parar a embarcação de fato vamos sentir um vento verdadeiro de 10 nós.
No exemplo assumimos que os 16 nós já é o nosso SOG, pois se tivéssemos uma velocidade negativa estaríamos caindo a ré com 10 nós de velocidade, algo impensado.
Espero ter ajudado, grande abraço e bons ventos!
Cap, se o senhor puder fazer um vídeo sobre navegação estimada levando em consideração o triângulo de correntes?muito obrigado abraço.
Olá, Juner muito obrigado por sua participação. Já está anotada sua sugestão, com certeza farei aulas sobre estimada em breve. Bons ventos e forte abraço!
o conteúdo do ebook é suficiente nas matérias que aborda para uma preparação para provas de prático? ou numa prova para prático o conteúdo é mais aprofundado (em comparação com a prova de mestre amador) e precisa ser complementado por outros materiais?
Olá Felipe, respondendo a sua pergunta; o conteúdo do exame para prático é mais avançado que o conteúdo para Capitão Amador, portanto o ebook não atende a preparação para o exame de prático. Deixo um link para que vc inicie e conheça as matérias. Grande abraço e bons estudos!
opraticantedepratico.com/
Qual a diferença entre: Barlavento Oeste e Direção Oeste?
Alexandre, vamos ver se consigo te explicar por aqui:
Não existe Barlavento Oeste - o termo Barlavento (apenas) refere-se ao bordo pelo qual o vento *entra* e Sotavento, o bordo por onde o vento *sai* .
Imagine vc com o rosto voltado para o vento, então, poderíamos dizer que seu rosto está a Barlavento, consequentemente sua nuca estaria a Sotavento.
Já a direção Oeste, significa que o vento *vem* de Oeste, quando dizemos que o vento é Sul, é porque ele vem de Sul e vai o Norte, para onde ele vai é o *rumo* do vento.
Resumindo:
Direção é onde o vento vem
Rumo é para onde o vento vai
Espero ter ajudado, grande abraço e bons estudos!
Olá Sérgio no problema 29 do e-book o barco tem rumo 325 com velocidade 15´ e o vento 145 com vel 30`. A resp do problema diz que a velocidade resultante do vento é de 45´. Não seria 15 já que o vetor vento está contrário ao vetor do barco? obrigado//
Marcelo, vamos imaginar o seguinte cenário;
Paramos o barco, nesse momento que estamos parados, sentimos um vento de 30 nós, correto? Afinal, nossa velocidade é zero.
Agora, seguimos de proa para o vento a 15 nós, sentimos então um vento bem mais forte, afinal estamos navegando na direção contrária ao vento, por esse motivo somamos e o vento aparente que sentimos é de 45 nós.
Para sentirmos um vento aparente de 15 nós, precisamos navegar no mesmo rumo do vento, ai sim (30 -15 =15).
Espero ter ajudado, grande abraço.
@@RodadeProa entendido.
professor não seria 180ºW, já que o vento está popa da embarcação e 270º está no través de bombordo?
Cintia, preciso entender melhor a sua dúvida, de qual dos três exemplos você está se referindo? Por gentileza, peço que reformule seu questionamento para que eu possa ajuda-la. Bons ventos e gde abraço.
@@RodadeProa Capitão, acho que também fiquei com o mesmo questionamento. No 1o exemplo, se o barco tem rumo 270 e o vento relativo 180, o vento não estaria entrando pelo través de BB?
Entendi com a sua explicação no 2o exemplo, o vento relativo é em relação a embarcação....está tudo explicado...
Perfeito Ricardo, todo movimento relativo é em relação a sua embarcação, ou seja a sua proa é o 000° e a popa é 180°. Grande abraço e bons estudos.
Me confundi, a resultante do exemplo é 90o, mas ela pode estar sob a mesma linha dos ângulos 270 e 280o?
No problema 30 n consigo entender pq o desvio é a E. Poderia dar uma luz? obrigado//
Olá Marcelo, você tem razão, de fato esse problema estava errado no eBook, no qual já foi corrigido. Gravei a correção desse exercício que pertencia a aula 14 ( ua-cam.com/video/gcnOurVNhMI/v-deo.html). Peço desculpas pelo equivoco e caso deseje, basta baixar o eBook novamente que já está corrigido também (purchase.hotmart.com). Grande abraço e bons estudos!
Capitão não ficou muito claro pra mim, na questão de vento verdadeiro na mesma direção e velocidade da embarcação e se o vento for de menor velocidade e mesma direção
Olá Jorge, muito obrigado por sua participação, se a velocidade do vento verdadeiro for menor ou maior que a velocidade da embarcação irá gerar o vento aparente sempre.
É como andar de moto ou colocar a mão para fora da janela do carro em movimento, sempre sentimos o vento (aparente). O que causa estranheza é que raramente andamos na mesma direção e velocidade do vento verdadeiro, com nossa moto ou carro para testar. Grande abraço e bons estudos!