Tenho uma Monark com motor CZ de 150 cilindradas, ano 1.955. Após lançar as motos no Brasil, a Monark primeiramente usou o motor BSA (cópia do DKW alemão ) de 125 cilindradas . Em 1.952 a Monark lançou a moto com motor CZ de 150 cilindradas. Somente depois, houve o lançamento das motos da Monark com motor Jawa de 175 cilindradas. Realmente a literatura sobre as motos da Monark no Brasil são raríssimas e quase inexistente. Tenho alguma coisa em arquivo, mas muito pouco. A minha moto encontra-se bem original de como foi fabricada. Foram mais de 4 anos de trabalho de revitalização!
@@mariarozelia9122Olá bom dia temos interesse pois temos duas CZ Monark 150 vc faltando os motores....... Qual seria o valor amigo? Faz mercado livre?🛒 Vamos falando obrigado!
Em 1957/8 trabalhei em BH no escritório de vendas, filial da Fábrica de Bicicletas Monark. Situava-se num prédio na Rua Rio de Janeiro, acho que no 9º andar, não tenho certeza. Lembro-me muito bem que um dos funcionários do escritório tinha uma moto Monark de 175cc. Era da cor vermelha, mais para bordô. Não sei se ele comprou no próprio escritório onde trabalhava-mos Não tenho certeza mas acho que o motor era CZ. O escritório fechou e todos fomos despedidos.
O vírus do motociclismo me pegou, quando tinha 10 anos de idade e o meu padrinho chegou lá em casa em uma RD 50 amarela. Achei a máquina mais linda do mundo e decidi que ia querer uma também quando crescesse. Com 18 anos comprei uma RD 75.
Pois é , minha história com as motos é parecida com. A sua, mais tinha dezoito anos quando vi a primeira motocicleta , cincoentinha com placa de venda, sem nem um centavo no bolso eu corri atrás da moto pela rua até ela parar , perguntei o preço é fiquei ali lamentando não ter dinheiro. Mais as coisas mudaram já tive várias motos. E ando de moto até hoje. ❤🏍🏍🏍🏍🏍🏍🏍🏍🏍🏍
Tem uma foto aqui em casa com minha mãe e meus tios em cima de uma moto que era do meu avô. Acredito que seja uma monark, pois estes modelos que você mostrou no vídeo são muito parecidos com a moto que meu avô tinha.
Parabéns pelo vídeo! Tive uma monark Jawa 1953 150cc, pelo o que o ex dono, que comprou ela em 1954, o motor era CZ. Acabei abandonando o projeto de reforma dela mas dei para um amigo com a condição dele fazer ela andar (e anda) e se ele precisar vender primeiro ele me oferecer. Se quiser tem um vídeo meu no UA-cam fazendo ela ligar depois de uns 20 anos parada que fiz tem 15 anos.
QUE LEGAL carro com bateria de 8 volts pra nao na epoca tinhamos uma kombi ano 1954 e era 6 volts o farol parecia lamparina foi ai que meu pai teve a ideia de mandar fazer uma bateria de 8 nao precisava mexer muito na parte eletrica so sei que ficou top demais eu estava aprendendo a dirigir com 10anos de idade tempos bons que nao voltam mais
Legal seu vídeo brother , eu sou amante das motocicletas , meu pai nos anos 60, tinha uma Zundapp alemã, era sinistra , um tanque de guerra . Um dia o velho tomou um porre e resolveu descer uma escadaria , se arrebentou e a moto pegou fogo. Mas o amor por motos ficou em mim. hoje com quase 70 anos, ainda piloto vez ou outra .
Se garimpar informações, da pra saber muito sobre essas motocicletas, com os mais idosos como eu que poderão comentar aqui, um pouco do que sabem a esse respeito. Tive uma Monark 1952. motor CZ 150 CC . e uma 1954 em ambas a marca Jawa não aparecia em nenhuma parte. Eram econômicas , más tinham um defeito crônico de patinar embreagem. O motor era veloz e chegava aos 100 km com um passageiro. Em quadros semelhantes eram montados os motores Jawa 250cc. e nos anos 60 o motor 175CC com um quadro monark específico pra essa nova moto que tinha paralamas fechados e telescópio com o mesmo sistema hidráulico da suspenção da Monark ( que veio a partir de 1958) os amortecedores traseiros da 175CC também eram hidráulicos. Parabéns pelo vídeo !!
Fala Arlindo, bacana essa matéria não sabia da história dessas motos da monark, poderia ter ido adiante, poderia estar no comando hoje da Honda e Yamaha, mas...é como você disse, o"governamental" trabalha ao contrário lamentável isso. Somos da época das mobiletes, monaretas(mais acessíveis na época),essa parte da história ficou esquecida, graças ao MOTO LAMA temos acesso. O interessante é que as motos pequenas de hoje modernas, alcançam a mesma quilometragem daquela época, 70 80km ...talvez por isso ficaram mantidas no "esquecimento " será isso? Numa outra oportunidade quem sabe, mostrar , falar mais dessas motos, desempenho (para a época) seria bem legal . Valeu pela ideia, "hypei" o video!!!
@@revistamotolama Boa tarde Arlindo ! imagino como é isso, sempre que posso acompanho a historia... digo OUSADIA! que existiu em nossa história automobilística, desde as bicicletas da Peugeot...àquelas com Câmbio mecânico...àquelas máquinas (motos fantásticas) dos anos 70... todas da mesma época aos automóveis Clássicos nacionais...Mp Lafer, Gurgel (pioneiros a álcool!) o Puma... as motocicletas AMAZONAS ! Tudo se perdeu na história e não progrediram pelo mesmo motivo; descaso, negação de incentivos. Parece que a história foi apagada, é quase como nosso tempo de criança, não volta mais só quem viu, viveu, participou lembra. Lamentar não adianta, cada cria sua historia e tenta vivê-la como pode e, quem Tem informação junta pessoas ao seu redor, SALVE MOTO LAMA !!!
Parabéns por mais esse vídeo muito top, Arlindão! São vídeos como os seus que nos contam as verdadeiras histórias. Tupiniquinlandia nesse quesito e em vários outros, continua crescendo como rabo de cavalo: só para baixo.
Muito bom o vídeo, parabéns! Há anos atrás eu criei o blog das Monaretas, buscando sempre trazer conteúdo histórico das bicicletas e ciclomotores nacionais. Também tive enorme dificuldade em obter informações, pois as fábricas não se preocuparam em preservar sua história.
Sempre genial vídeo, e até informativo!! Minha primeira moto que vi foi uma do meu saudoso pai, uma Matchless 500. Barulhenta e exigia muita manutenção... o bairro todo odiava ele por isso ...Ele sabia dessa história ( moto Monark)e me contou, mas foi pro tumulo com ele Peguei o vírus, e desde meus 14 anos, ando de moto (ano que vem completo 40 anos de selim) já foram mais de 20 diferentes, de todos tipos e cilindradas . Compartilhado até pelo Koo!
A Monark ainda usou um quarto motor e que vinham para o Brasil, o motor alemão J.L.O. 175cc que era uma fabricante multi funcionalidade que vendeu motor para geradores, plantadores e até moto de neve o qual foi a pioneira em parceria com a Canadense Bombardier. A duvida ainda existe se a versão Monark motor J.L.O. era modelo "Centrun" ou outro nome enigmático. Existiu outras versões de Monark motor Jawa, com motor 175cc, 250cc eu ja vi com chassi Monark que sempre foram tubulares. Diz a lenda que exustiu Monark motor Jawa 350 dois cilíndricos mas ate toparmos com um exemplar vamos ficar somente na imaginação. O chassis tubular usado para o modelo Centrum nao chegou a ser utilizada a balança e sao anteriores a 1954 e usaram os quatro motores, BSA, CZ, Jawa e J.L.O. , na chegada da balança so se tem notícias de uso dos motores CZ 150 Jawa 175 chassis tubulares A primeira diferença que devamos saber na hora de identificar e que tudo que veio importado pra ca com chassis de metalão perfil quadrado e Jawa ou Jawa CZ( pós 1955 ). Para titulo de conhecimento na Tchecoslováquia ainda tinha um terceiro fabricante que se chamava OGAR, o qual fabricava a versão JAWA 350 dois cilindros como uma parceria ou modelo super luxo o qual era na cor cinza mas tudo wra igual a um modelo Jawa Perak 250, com o motor 350. Acho que ainda vamos descobrir muito mais sobreessa histórias esquecidas 😂😂😂
exatamente. tenho uma 1952 motor ILO 175 2 escapes estilo fishtail (mtos pensam que é jlo pois o I na tampa do motor parece um J msm). moto pertenceu ao meu avo e mantenho ela como lembrança, e pela reliquia que é tbm. abs
Tenho uma foto antiga, devia ter uns 4 anos de idade, a primeira vez que andei de moto, claro na garupa. Era uma Jawa, vou até dar uma olhada no detalhe do motor....valeu Arlindão...
Tive uma Monark 50cc com motor Sacks 1981. Depois de uma acidente que destriu a frente, mandei um serralheiro fazer um garfo igual ao de bicicleta sem molas, tirei o pedal de bicileta e coloquei pedaleiras de motos. Foi ai que comecei a entrar nas trilhas e virou paixão. Em 1983 adquiri uma XL250 , ai virou festa. Trilha final de semana, faculdade durante a semana e viagem algumas vezes nas férias. A moto servia p tudo. Bons momentos da vida. As máquinas não quebravam igual hoje, pelo menos as motos 😁
Fim dos 60 meu irmão tinha um Jawa, eu tinha muita vontade andar, mas... Algumas vezes, quando viajava, eu dava uma escapadinha com o Jawa. Já tive várias motos, Honda, Yamaha, BMW, Triumph....mas aquele aquele
Só para complementar, a bicicleta Prosdócimo, a Vega , a Hermes, são todas do mesmo grupo Monark, só alterando o nome para o vendedor, tipo Hermes Macedo, recebeu Hermes, Lojas Prosdócimo, recebeu o nome Prosdócimo. Mas são da mesma origem, muito show estas bicicleta
Enquanto no Brasil, a mão pesada do Estado, atrapalhar a livre iniciativa, não iremos pra frente! Fico indignado, como num país tão grande, importante como o nosso, não temos uma montadora de carros e motos nacional, própria! Já tivemos outrora, mas como sempre não vingaram! Vivemos num país com insegurança jurídica, falta de incentivos, e olha que temos pessoas muito qualificadas no ramo! Triste em ver uma nação que não apoia seus empresários em iniciativas inovadoras!
Prezado, acho que incentivo não falta. Olha a nossa Zona Franca de Manaus. Isenção quase total dos impostos, que agora que agora estão prestes a vencer, mas vão postergar. Se analisar bem, este incentivo sempre foi parar em outro lugar, menos para o consumidor. Como pode ter quase "zero" imposto e ter o dobro do custo de um importado similar. A logística também é outro fator, para sair de lá, olha o frete para chegar ao mercado consumidor. Creio que para que o Brasil possa ter uma montadora própria, precisa de pessoas qualificadas, que saibam desenvolver, buscar inovação tecnológica, saber empreender. Vou citar um exemplo. Um aluno de metal mecânica, abriu uma empresa no ramo. Hoje os professores estão lá trabalhando para ele. Olha como da certo, ainda sem os incentivo da zona franca de Manaus. Mas é preciso saber como montar uma empresa, ver o foco, saber o que vou produzir para o mercado também absorver. A inovação tem de acompanhar. Estamos num país rico matéria prima, mas não sabemos como fazer o produto. E se não mudarmos nosso foco, estaremos cada vez mais distantes da realidade produtiva lá de fora. Exemplo. No grupo Van de Wiele, em Kotriej na Bélgica, vimos coisas totalmente robotizadas, sem interferência humana. Fresas automática, almoxarife robotizadi, cuidando de 27 mil itens, sendo que, recebe a mercadoria, analisa a peça, se não atende os requisitos o robô devolve, guarda e leva a linha de montagem quando solicitado. Aliado a isto, temos, um controle total de peças. Imagina vc inicia um projeto novo, e sem furos, vc tem tudo a disposição. Agora imagina o programa para montar tudo isto. Isto reduz custos. Como seria bom se ao invés de desviar recursos, os mesmos fossem destinado nos lugares certos, nas universidades em prol das pesquisas, etc. Precisamos mudar nossa mente, nossa linha de pensamento, pois tenho certeza de que existe potencial para isto. Sempre tem alunos guerreiros que querem novos desafios. Atr
Eu fui criado andando de Jawa Monark como essa da foto com esse emblema Monark Jawa, essa moto da foto, a moto mais robusta. Meu pai vendeu essa moto para meu tio, irmão do meu pai que tem até hoje essa moto na garagem. Meu pai e meu tio já faleceu mais a moto está com meu primo que ficou de herança. A moto permanece original da época. Eu sou de 1957 e ando muito de moto até hoje e tenho uma HD- Fat Boy. Valeu pelo vídeo
Apendi a gostar de moto "pilotando" um java 58 de meu pai, aos 7 anos de idade dentro de casa.Aos 16 anos comecei pilotar uma 50cc Suzuky.Hoje aos 61 anos continuo motocando numa V-Strom e tenho filho Vestronzeiro também.
Caloi & Monark. Dei o Like, não só pela bela história das nossas duas principais marcas de bicicleta,mas também pela crítica aos nossos governos que destruíram nossas indústrias e dificultam o surgimento de novas, impedindo nosso desenvolvimento. Carga tributária pesada,regulações em excesso,burocracias,...tudo pra sustentar um Estado gigantesco.
Quem vendia a jawa monark era a mesbla s.a. tínhamos a 175 cc 250cc 350cc e história que eventualmente a 500cc. Tenho uma 250cc de 1954 tive uma 175 cc de 1958. Ela deve ter sido fabricada em meados de 1961. Aqui em Porto Alegre RS a loja Mesbla vendia a jawa monark que se diferenciava da jawa original o o tanque de combustível se cromado e sempre as duas em tom vermelho escuro.
EM 1973 GANHEI UMA GELADEIRA USADA DO MEU PAI E TROQUEI POR UMA MONARK JAWA 1954 DESMONTADA. MONTEI ELA TODA E CURTIR BASTANTE PELAS RUAS DE BELO HORIZONTE, E A CADA 2 KMS RODADOS TINHA QUE REGULAR O PLATINADO, MAS MESMO ASSIM ERA O MÁXIMO!!!!!!
Parabéns pelo vídeo. Todavia, a pesquisa histórica deve se basear em fontes ou textos originais, como, por exemplo, propagandas de jornais da época que reportem o assunto, consultas ao website ou envio de e-mails ao fabricante ou seu sucessor na Europa. Isso evitaria o uso de fontes secundárias que o senhor não considerou fidedignas.
Enquanto houver a Zona Franca de Manaus esqueçam uma moto genuinamente brasileira. A monark e a caloi não chegaram a produzir juntas mesmo motor chamado Eco? Faça um vídeo sobre a Xispa.
Legal, o seu canal. Fala de motos e "ciclomotores" que eu tive ou conheci. Aliás, ciclomotor é um nome horrível, os gringos chamam de moped, melhor. Tive uma Jawa 175 2T carenada para competição, obra de uma oficina/garagem em que um dos donos se arriscava nas pistas. Tive antes uma Gulivete verde. Os garotos ricos da escola tinham Mondial, cinquentinhas italianas magrelas com um design de competição. Mas talvez tenha faltado um modelo Jawa na sua lista : uma cinquentinha com um design "moped" porém interessante, e eram brabinhas, davam couro nas gulivetes, e tinham caixa de marcha, se bem me lembro. Eram pintadas no mesmo vermelho escuro das irmãs maiores. Não sei se eram feitas aqui, desconfio que não. Com a entrada da Royal Enfield reabilitando o design clássico das motocicletas, falar das motos do século 20 faz o maior sentido. Abraços!
Salve MotoLama Salve Arlindão Realmente Arlindão ter a iniciativa de uma indústria nacional parece até ofensa. Lembremos de Ângelo Augusto Conrado do Amaral Gurgel e tantos outros casos. Projetistas, técnicos, profissionais bons e tarimbados não nos faltam, mas a máquina é complicada. E quanto a pensar em se preservar conhecimento e história, vixe, aí então o cuidado com a nossa memória é efêmero, raríssimos casos se preservam. Quem fala no inventor real do rádio (o brasileiro Padre Landell de Moura)? Em qual banco escolar já se falou da primeira cidade tombada e também primeira cidade destombada do país (onde se perdeu uma arquitetura a nível de Parati) ? Enfim, difícil Arlindão. Saúde e paz a todos. P. S. Equeci, que o diga o primeiro grande incentivador e não só incentivador o homem que trouxe a ferrovia, iluminação, construção de estaleiros, etc, etc e comeu o pão que o diabo amassou da mão dos políticos da época (coitado do diabo, deve até ser mais camarada), falo de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá.
Eu tive uma monark jawa 250 em 1972 foi minha por pouco tempo troquei numa vespa quando vi a foto da sua jawa do viduo lembrei me a cor era esta o modelo tbm so que o motor era 250 cc
eu vi uma plaquinha rebitada no canote em uma monark jawa onde o principal distribuidor era o felipe carmona motocicletas que ficava na esquina enfrente ao edgard soares motoccletas na esquina do veneno ou general osorio em sp e nos anos 80 e 90 o felipe carmona virou c,c, honda
que historia legal.Produto tao bacana deste mas numa epoca que o poder aquisitivo baixo só quem teve foram poucos e pena nao ter sobreviventes senao alem de famosas teriamos varias rodando.As mobiletes idem,sempre quiz ter uma e valia o preço de uma moto nova nos anos 80..................mas eu ja realizei meu sonho 2tempos e é um brinquedo legal .Imaginem uma corrida com essas monark levemente preparadas como aconteceu com as mobiletes aí em sampa
Inverteram tudo no motor, na DKW o pedal de partida ficava no lado esquerdo. Tenho uma MZ250 que é derivada da DKW e ela tem kick no lado esquerdo e corrente do lado direito
A MONARK IMPORTAVA ESSAS MOTOS DA SUÉCIA, E ERAM VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO,MOTOR CEBOLA ,E MAIS TARDE COMEÇOU A FABRICAR CICLOMOTORES COM MOTOR SACHS,E MAIS TARDE MOTOR NACIONAL FABRICADO EM MANAUS.
Eu pensava que o nome Monark veio da Monarch butterfly, obviamente depois te ter aprendido da existencia da borboleta. Duas mais, o nome monareta era de bicicleta, e da motinha era Mobilete. Ou será que a mobilete era da Caloi? A motinha tinha um motor na frente.
Tenho uma Monark com motor CZ de 150 cilindradas, ano 1.955. Após lançar as motos no Brasil, a Monark primeiramente usou o motor BSA (cópia do DKW alemão ) de 125 cilindradas . Em 1.952 a Monark lançou a moto com motor CZ de 150 cilindradas. Somente depois, houve o lançamento das motos da Monark com motor Jawa de 175 cilindradas. Realmente a literatura sobre as motos da Monark no Brasil são raríssimas e quase inexistente. Tenho alguma coisa em arquivo, mas muito pouco. A minha moto encontra-se bem original de como foi fabricada. Foram mais de 4 anos de trabalho de revitalização!
Tenho 6 MOTOR MONARK 150 . AMIGO PRECISA DE QUE
Tenho 8 Monark JAWA ano 52. 54. 59. Troco VENDO.
Chique. Parabéns.
😊 curioso onde tu mora?@@mariarozelia9122
@@mariarozelia9122Olá bom dia temos interesse pois temos duas CZ Monark 150 vc faltando os motores....... Qual seria o valor amigo? Faz mercado livre?🛒 Vamos falando obrigado!
Ótima lembrança destas máquinas que rodaram pelo Brasil.
Valeu brother
Boa Noite é a primeira vez que eu vejo seu vídeo muito bom Nilton Santos itacare ba
TMJ brother
Em 1957/8 trabalhei em BH no escritório de vendas, filial da Fábrica de Bicicletas Monark.
Situava-se num prédio na Rua Rio de Janeiro, acho que no 9º andar, não tenho certeza. Lembro-me muito bem que um dos funcionários do escritório tinha uma moto Monark de 175cc. Era da cor vermelha, mais para bordô. Não sei se ele comprou no próprio escritório onde trabalhava-mos
Não tenho certeza mas acho que o motor era CZ.
O escritório fechou e todos fomos despedidos.
Uma pena. Mas você fez parte da história. Parabéns
O vírus do motociclismo me pegou, quando tinha 10 anos de idade e o meu padrinho chegou lá em casa em uma RD 50 amarela. Achei a máquina mais linda do mundo e decidi que ia querer uma também quando crescesse. Com 18 anos comprei uma RD 75.
Legal ter um sonho realizado.. Parabéns...
TENHO VÁRIAS MOTOS ANTIGAS JAWA 150 CC.
Tenho 3 JAWA MONARK 250cc. 6 JAWA MONARK Aqui troco @@revistamotolama
Pois é , minha história com as motos é parecida com. A sua, mais tinha dezoito anos quando vi a primeira motocicleta , cincoentinha com placa de venda, sem nem um centavo no bolso eu corri atrás da moto pela rua até ela parar , perguntei o preço é fiquei ali lamentando não ter dinheiro. Mais as coisas mudaram já tive várias motos. E ando de moto até hoje. ❤🏍🏍🏍🏍🏍🏍🏍🏍🏍🏍
Belo documentário. Essa moto Monark, mostrada na foto, era muito bonita.
Sim. Muito
Tem uma foto aqui em casa com minha mãe e meus tios em cima de uma moto que era do meu avô. Acredito que seja uma monark, pois estes modelos que você mostrou no vídeo são muito parecidos com a moto que meu avô tinha.
Bacana
Eu comecei lidar com moto em 1960 tiver monark nsu 50 (monareta), tive monark Cz 150 (1953) tive monark jawa 175 , 250 diversas.
Show
Eu me lembro de meu pai, la pelos anos 60 com essas motos: Jawa, BSA, Royal, e Monark.
Legal
Excelente! Bom pra caramba! (E como eram lindas as Jawa...)
Bonitas eram mesmo...
Parabéns pelo vídeo!
Tive uma monark Jawa 1953 150cc, pelo o que o ex dono, que comprou ela em 1954, o motor era CZ. Acabei abandonando o projeto de reforma dela mas dei para um amigo com a condição dele fazer ela andar (e anda) e se ele precisar vender primeiro ele me oferecer. Se quiser tem um vídeo meu no UA-cam fazendo ela ligar depois de uns 20 anos parada que fiz tem 15 anos.
Muito legal documentar essa coisas
QUE LEGAL carro com bateria de 8 volts pra nao na epoca tinhamos uma kombi ano 1954 e era 6 volts o farol parecia lamparina foi ai que meu pai teve a ideia de mandar fazer uma bateria de 8 nao precisava mexer muito na parte eletrica so sei que ficou top demais eu estava aprendendo a dirigir com 10anos de idade tempos bons que nao voltam mais
Proce vê
Legal seu vídeo brother , eu sou amante das motocicletas , meu pai nos anos 60, tinha uma Zundapp alemã, era sinistra , um tanque de guerra . Um dia o velho tomou um porre e resolveu descer uma escadaria , se arrebentou e a moto pegou fogo. Mas o amor por motos ficou em mim. hoje com quase 70 anos, ainda piloto vez ou outra .
Legal a história
😂😂😂😂😂😂..
Chapado..
Escada..
Fogo…
Hahaha
Se garimpar informações, da pra saber muito sobre essas motocicletas, com os mais idosos como eu que poderão comentar aqui, um pouco do que sabem a esse respeito. Tive uma Monark 1952. motor CZ 150 CC . e uma 1954 em ambas a marca Jawa não aparecia em nenhuma parte. Eram econômicas , más tinham um defeito crônico de patinar embreagem. O motor era veloz e chegava aos 100 km com um passageiro. Em quadros semelhantes eram montados os motores Jawa 250cc. e nos anos 60 o motor 175CC com um quadro monark específico pra essa nova moto que tinha paralamas fechados e telescópio com o mesmo sistema hidráulico da suspenção da Monark ( que veio a partir de 1958) os amortecedores traseiros da 175CC também eram hidráulicos. Parabéns pelo vídeo !!
Pois é, foi difícil juntar o pouco que consegui
Fala Arlindo, bacana essa matéria não sabia da história dessas motos da monark, poderia ter ido adiante, poderia estar no comando hoje da Honda e Yamaha, mas...é como você disse, o"governamental" trabalha ao contrário lamentável isso. Somos da época das mobiletes, monaretas(mais acessíveis na época),essa parte da história ficou esquecida, graças ao MOTO LAMA temos acesso. O interessante é que as motos pequenas de hoje modernas, alcançam a mesma quilometragem daquela época, 70 80km ...talvez por isso ficaram mantidas no "esquecimento " será isso? Numa outra oportunidade quem sabe, mostrar , falar mais dessas motos, desempenho (para a época) seria bem legal . Valeu pela ideia, "hypei" o video!!!
Pois é... É dificil obter informações sobre essa moto.
@@revistamotolama Boa tarde Arlindo ! imagino como é isso, sempre que posso acompanho a historia... digo OUSADIA! que existiu em nossa história automobilística, desde as bicicletas da Peugeot...àquelas com Câmbio mecânico...àquelas máquinas (motos fantásticas) dos anos 70... todas da mesma época aos automóveis Clássicos nacionais...Mp Lafer, Gurgel (pioneiros a álcool!) o Puma... as motocicletas AMAZONAS ! Tudo se perdeu na história e não progrediram pelo mesmo motivo; descaso, negação de incentivos. Parece que a história foi apagada, é quase como nosso tempo de criança, não volta mais só quem viu, viveu, participou lembra. Lamentar não adianta, cada cria sua historia e tenta vivê-la como pode e, quem Tem informação junta pessoas ao seu redor, SALVE MOTO LAMA !!!
Parabéns por mais esse vídeo muito top, Arlindão! São vídeos como os seus que nos contam as verdadeiras histórias. Tupiniquinlandia nesse quesito e em vários outros, continua crescendo como rabo de cavalo: só para baixo.
Ha haha ha ha... Nunca vi essa comparação com o rabo do cavalo... Show
Isso é ditado de gaúcho.
No ano de 1976 eu comprei uma moto Monark Jawa ano de fabricação 1954 , na época eu tinha 15 anos , foi meu começo de aprendizado de mecanico
E era boa?
Tive um monark dobrável quanto era criança vir uma numa feira de coisa antigo o cara queria 5 mil .
Essas bicicletas valorizaram muito.
Muito bom o vídeo, parabéns! Há anos atrás eu criei o blog das Monaretas, buscando sempre trazer conteúdo histórico das bicicletas e ciclomotores nacionais. Também tive enorme dificuldade em obter informações, pois as fábricas não se preocuparam em preservar sua história.
Verdade. O passado aqui é esquecido
Sempre genial vídeo, e até informativo!! Minha primeira moto que vi foi uma do meu saudoso pai, uma Matchless 500. Barulhenta e exigia muita manutenção... o bairro todo odiava ele por isso ...Ele sabia dessa história ( moto Monark)e me contou, mas foi pro tumulo com ele Peguei o vírus, e desde meus 14 anos, ando de moto (ano que vem completo 40 anos de selim) já foram mais de 20 diferentes, de todos tipos e cilindradas . Compartilhado até pelo Koo!
Legal essa historia.
Fassa um documentário sobre a Mercantil Suissa.
Bicicletas e máquinas de costura ,no Brasil.
Vou assuntar
A Monark ainda usou um quarto motor e que vinham para o Brasil, o motor alemão J.L.O. 175cc que era uma fabricante multi funcionalidade que vendeu motor para geradores, plantadores e até moto de neve o qual foi a pioneira em parceria com a Canadense Bombardier.
A duvida ainda existe se a versão Monark motor J.L.O. era modelo "Centrun" ou outro nome enigmático.
Existiu outras versões de Monark motor Jawa, com motor 175cc, 250cc eu ja vi com chassi Monark que sempre foram tubulares. Diz a lenda que exustiu Monark motor Jawa 350 dois cilíndricos mas ate toparmos com um exemplar vamos ficar somente na imaginação.
O chassis tubular usado para o modelo Centrum nao chegou a ser utilizada a balança e sao anteriores a 1954 e usaram os quatro motores, BSA, CZ, Jawa e J.L.O. , na chegada da balança so se tem notícias de uso dos motores CZ 150 Jawa 175 chassis tubulares
A primeira diferença que devamos saber na hora de identificar e que tudo que veio importado pra ca com chassis de metalão perfil quadrado e Jawa ou Jawa CZ( pós 1955 ).
Para titulo de conhecimento na Tchecoslováquia ainda tinha um terceiro fabricante que se chamava OGAR, o qual fabricava a versão JAWA 350 dois cilindros como uma parceria ou modelo super luxo o qual era na cor cinza mas tudo wra igual a um modelo Jawa Perak 250, com o motor 350.
Acho que ainda vamos descobrir muito mais sobreessa histórias esquecidas 😂😂😂
exatamente. tenho uma 1952 motor ILO 175 2 escapes estilo fishtail (mtos pensam que é jlo pois o I na tampa do motor parece um J msm). moto pertenceu ao meu avo e mantenho ela como lembrança, e pela reliquia que é tbm. abs
Eu devia ter falado contigo antes de fazer a meteria. O pouco que falei foi um dificuldade de achar. Valeu pelas informações.
Mais que aula sobre motos, o homem sabe toda história destas máquinas maravilhosas. Parabéns amigão.
Valeu Brother
TENHO AINDA 8 MOTOR MONARK 150 E 250 JAWA CC AQUI E SEU POPÔ DAJWA
Cai de paraquedas aqui, adorei seu vídeo, parabéns, já curti e inscrevi
TMJ
Tive uma Monark. Pena que foi por pouco tempo. Obrigado pelo ótimo vídeo revivendo a história dessas motos no Brasil.
Valeu brother
Tenho uma foto antiga, devia ter uns 4 anos de idade, a primeira vez que andei de moto, claro na garupa. Era uma Jawa, vou até dar uma olhada no detalhe do motor....valeu Arlindão...
Confere lá e me fala se eu falei besteira,
Tive uma Monark 50cc com motor Sacks 1981. Depois de uma acidente que destriu a frente, mandei um serralheiro fazer um garfo igual ao de bicicleta sem molas, tirei o pedal de bicileta e coloquei pedaleiras de motos. Foi ai que comecei a entrar nas trilhas e virou paixão. Em 1983 adquiri uma XL250 , ai virou festa. Trilha final de semana, faculdade durante a semana e viagem algumas vezes nas férias. A moto servia p tudo. Bons momentos da vida. As máquinas não quebravam igual hoje, pelo menos as motos 😁
Bela adaptação...
@@revistamotolama o amortecedor era no braço 😁, mas deu p divertir bastante
Fim dos 60 meu irmão tinha um Jawa, eu tinha muita vontade andar, mas...
Algumas vezes, quando viajava, eu dava uma escapadinha com o Jawa.
Já tive várias motos, Honda, Yamaha, BMW, Triumph....mas
aquele aquele
Só para complementar, a bicicleta Prosdócimo, a Vega , a Hermes, são todas do mesmo grupo Monark, só alterando o nome para o vendedor, tipo Hermes Macedo, recebeu Hermes, Lojas Prosdócimo, recebeu o nome Prosdócimo. Mas são da mesma origem, muito show estas bicicleta
Não sabia. Valeu...
Enquanto no Brasil, a mão pesada do Estado, atrapalhar a livre iniciativa, não iremos pra frente! Fico indignado, como num país tão grande, importante como o nosso, não temos uma montadora de carros e motos nacional, própria! Já tivemos outrora, mas como sempre não vingaram! Vivemos num país com insegurança jurídica, falta de incentivos, e olha que temos pessoas muito qualificadas no ramo! Triste em ver uma nação que não apoia seus empresários em iniciativas inovadoras!
Prezado, acho que incentivo não falta. Olha a nossa Zona Franca de Manaus. Isenção quase total dos impostos, que agora que agora estão prestes a vencer, mas vão postergar. Se analisar bem, este incentivo sempre foi parar em outro lugar, menos para o consumidor. Como pode ter quase "zero" imposto e ter o dobro do custo de um importado similar. A logística também é outro fator, para sair de lá, olha o frete para chegar ao mercado consumidor. Creio que para que o Brasil possa ter uma montadora própria, precisa de pessoas qualificadas, que saibam desenvolver, buscar inovação tecnológica, saber empreender. Vou citar um exemplo. Um aluno de metal mecânica, abriu uma empresa no ramo. Hoje os professores estão lá trabalhando para ele. Olha como da certo, ainda sem os incentivo da zona franca de Manaus. Mas é preciso saber como montar uma empresa, ver o foco, saber o que vou produzir para o mercado também absorver. A inovação tem de acompanhar. Estamos num país rico matéria prima, mas não sabemos como fazer o produto. E se não mudarmos nosso foco, estaremos cada vez mais distantes da realidade produtiva lá de fora. Exemplo. No grupo Van de Wiele, em Kotriej na Bélgica, vimos coisas totalmente robotizadas, sem interferência humana. Fresas automática, almoxarife robotizadi, cuidando de 27 mil itens, sendo que, recebe a mercadoria, analisa a peça, se não atende os requisitos o robô devolve, guarda e leva a linha de montagem quando solicitado. Aliado a isto, temos, um controle total de peças. Imagina vc inicia um projeto novo, e sem furos, vc tem tudo a disposição. Agora imagina o programa para montar tudo isto. Isto reduz custos. Como seria bom se ao invés de desviar recursos, os mesmos fossem destinado nos lugares certos, nas universidades em prol das pesquisas, etc. Precisamos mudar nossa mente, nossa linha de pensamento, pois tenho certeza de que existe potencial para isto. Sempre tem alunos guerreiros que querem novos desafios. Atr
@@wirmondliesenberg4499 pois é, mas o problema começa nas escolas, que não tem incentivo e vai pro governo que tá mais preocupado em roubar...
Até o início dos anos 70 , Ainda rodavam em todo Brasil as MONARK JAWA 175 cc .
Verdade
Mais uma aula da história das motocas , parabéns professor...
Valeu brother
Eu fui criado andando de Jawa Monark como essa da foto com esse emblema Monark Jawa, essa moto da foto, a moto mais robusta. Meu pai vendeu essa moto para meu tio, irmão do meu pai que tem até hoje essa moto na garagem. Meu pai e meu tio já faleceu mais a moto está com meu primo que ficou de herança. A moto permanece original da época. Eu sou de 1957 e ando muito de moto até hoje e tenho uma HD- Fat Boy. Valeu pelo vídeo
Bacana sua historia.
parabéns, ótimas informações 👏
Valeu brother
Belo documentário!!!!
Obrigado.
Grande vídeo meu Amigo !!
Valeu brother
Apendi a gostar de moto "pilotando" um java 58 de meu pai, aos 7 anos de idade dentro de casa.Aos 16 anos comecei pilotar uma 50cc Suzuky.Hoje aos 61 anos continuo motocando numa V-Strom e tenho filho Vestronzeiro também.
Bela história. Valeu brother
Arlindo você é um dos melhores conhecedores de duas rodas do mundo inteiro, parabéns.ecelente vídeo como sempre.👍👍👍
Valeu brother
Obrigado pelo vídeo professor Arlindão
Nem tanto... Obrigado...
O país precisa aprender a concorrer com produtos de fora.
Saber até sabe...
Muito bom o vídeo Arlindo! 👍
Valeu brother
Caloi & Monark.
Dei o Like, não só pela bela história das nossas duas principais marcas de bicicleta,mas também pela crítica aos nossos governos que destruíram nossas indústrias e dificultam o surgimento de novas, impedindo nosso desenvolvimento.
Carga tributária pesada,regulações em excesso,burocracias,...tudo pra sustentar um Estado gigantesco.
Triste isso. Mas fazer o que?
Anos 70, muitos amigos tinham essas Jawa. As 150 eram então Monark Jawa.
Sim sim
Legal demais....
Parabéns Brother!!
😃👍👏👏👏👏
Valeu brotherzinho.
Não tem como não deixar o like super merecido 👏👏👏
Valeu brother
Parabéns!!!!
Valeu
Seu trabalho como sempre excelente. Torço para que consiga mais informação.
Se achar mais coisa volto ao assunto.
Parabéns pelo vídeo! Tive uma BMX monark😅
Eu também
Tenho uma mobilete monareta 1983 bem original relíquia, amo motos antigas 2 tempos.
Imagino
Quem vendia a jawa monark era a mesbla s.a. tínhamos a 175 cc 250cc 350cc e história que eventualmente a 500cc. Tenho uma 250cc de 1954 tive uma 175 cc de 1958. Ela deve ter sido fabricada em meados de 1961. Aqui em Porto Alegre RS a loja Mesbla vendia a jawa monark que se diferenciava da jawa original o o tanque de combustível se cromado e sempre as duas em tom vermelho escuro.
Muito legal...
Compartilhar sim ,o koo não . Meus parabéns pelo vídeo uma história que eu não conhecia.
Nem eu... he he he he
A Mobylette, antes de ser Caloi, já existia, tenho um amigo colecionador que possui uma 62! Tenho foto.
Não sabia
Sim chamava Motobcane
S
Se chamava Motobcane
Motobecane era o nome da fábrica, La Mobilete o modelo desde os anos 50@@dalmocasas6313
❤❤❤
Valeu
EM 1973 GANHEI UMA GELADEIRA USADA DO MEU PAI E TROQUEI POR UMA MONARK JAWA 1954 DESMONTADA. MONTEI ELA TODA E CURTIR BASTANTE PELAS RUAS DE BELO HORIZONTE, E A CADA 2 KMS RODADOS TINHA QUE REGULAR O PLATINADO, MAS MESMO ASSIM ERA O MÁXIMO!!!!!!
Ha ha ha ha, imagino
Parabéns pelo vídeo. Todavia, a pesquisa histórica deve se basear em fontes ou textos originais, como, por exemplo, propagandas de jornais da época que reportem o assunto, consultas ao website ou envio de e-mails ao fabricante ou seu sucessor na Europa. Isso evitaria o uso de fontes secundárias que o senhor não considerou fidedignas.
Não estou fazendo um documentário sobre a moto. Comento que existiu.
Enquanto houver a Zona Franca de Manaus esqueçam uma moto genuinamente brasileira.
A monark e a caloi não chegaram a produzir juntas mesmo motor chamado Eco?
Faça um vídeo sobre a Xispa.
Vou assuntar
Legal, o seu canal. Fala de motos e "ciclomotores" que eu tive ou conheci. Aliás, ciclomotor é um nome horrível, os gringos chamam de moped, melhor. Tive uma Jawa 175 2T carenada para competição, obra de uma oficina/garagem em que um dos donos se arriscava nas pistas. Tive antes uma Gulivete verde. Os garotos ricos da escola tinham Mondial, cinquentinhas italianas magrelas com um design de competição.
Mas talvez tenha faltado um modelo Jawa na sua lista : uma cinquentinha com um design "moped" porém interessante, e eram brabinhas, davam couro nas gulivetes, e tinham caixa de marcha, se bem me lembro. Eram pintadas no mesmo vermelho escuro das irmãs maiores. Não sei se eram feitas aqui, desconfio que não.
Com a entrada da Royal Enfield reabilitando o design clássico das motocicletas, falar das motos do século 20 faz o maior sentido. Abraços!
Hoje tem várias com design retrô...
Salve MotoLama
Salve Arlindão
Realmente Arlindão ter a iniciativa de uma indústria nacional parece até ofensa. Lembremos de Ângelo Augusto Conrado do Amaral Gurgel e tantos outros casos. Projetistas, técnicos, profissionais bons e tarimbados não nos faltam, mas a máquina é complicada.
E quanto a pensar em se preservar conhecimento e história, vixe, aí então o cuidado com a nossa memória é efêmero, raríssimos casos se preservam. Quem fala no inventor real do rádio (o brasileiro Padre Landell de Moura)? Em qual banco escolar já se falou da primeira cidade tombada e também primeira cidade destombada do país (onde se perdeu uma arquitetura a nível de Parati) ?
Enfim, difícil Arlindão.
Saúde e paz a todos.
P. S. Equeci, que o diga o primeiro grande incentivador e não só incentivador o homem que trouxe a ferrovia, iluminação, construção de estaleiros, etc, etc e comeu o pão que o diabo amassou da mão dos políticos da época (coitado do diabo, deve até ser mais camarada), falo de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá.
Falou tudo. Aqui parece que tentam varrer a historia correta pra debaixo do tapete.
Eu tive uma monark jawa 250 em 1972 foi minha por pouco tempo troquei numa vespa quando vi a foto da sua jawa do viduo lembrei me a cor era esta o modelo tbm so que o motor era 250 cc
Essa deve ser mais recente...
eu vi uma plaquinha rebitada no canote em uma monark jawa onde o principal distribuidor era o felipe carmona motocicletas que ficava na esquina enfrente ao edgard soares motoccletas na esquina do veneno ou general osorio em sp e nos anos 80 e 90 o felipe carmona virou c,c, honda
Não sabia disso. Valeu pela informação.
Quem não tem dinheiro conta história! ❤️🙌❤️
Isso
@@revistamotolama ❤️🙌❤️
Pode crer era uma motinha esperta mais que a Yamaha fs-1 que era junto com a Yamaha ls 3 100 o sonho dos anos 70 da garotada
Não consegui informações sobre o desempenho dela.
Em um desses vídeos.... explica a reserva de mercado de motos 4 tempos no Brasil....sabe dessa ..????
Nunca ouvi falar, mas vou tentar descobrir...
que historia legal.Produto tao bacana deste mas numa epoca que o poder aquisitivo baixo só quem teve foram poucos e pena nao ter sobreviventes senao alem de famosas teriamos varias rodando.As mobiletes idem,sempre quiz ter uma e valia o preço de uma moto nova nos anos 80..................mas eu ja realizei meu sonho 2tempos e é um brinquedo legal .Imaginem uma corrida com essas monark levemente preparadas como aconteceu com as mobiletes aí em sampa
Seria bacana...
Inverteram tudo no motor, na DKW o pedal de partida ficava no lado esquerdo. Tenho uma MZ250 que é derivada da DKW e ela tem kick no lado esquerdo e corrente do lado direito
Verdade...
Da uma pesquisada. O local onde tem mais motos mz250 é Cuba.
Lá eles fabricam todas as peças artesanalmente até hoje para poder manter elas rodando !
Já vi Monark e do mesmo ano a Centrum. Todas com motor tcheco 150cc.
Aqui até chamavam Monark jawa
Sim, é verdade
Sabe quando .quando o brasileiro tomar coragem e se impor nessa guerra política da máfia .políticos são mafiosos e só junto vamos vencer
É isso ai...
Interessante!
Valeu brother
Top
Valeu
A MONARK IMPORTAVA ESSAS MOTOS DA SUÉCIA, E ERAM VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO,MOTOR CEBOLA ,E MAIS TARDE COMEÇOU A FABRICAR CICLOMOTORES COM MOTOR SACHS,E MAIS TARDE MOTOR NACIONAL FABRICADO EM MANAUS.
É isso aí
Às primeiras motos fabricadas no Brasil..
Verdade
Em 1908 existia campeonato de moto velocidade nos USA o nosso pais é mesmo um grande fazenda do mundo 😊
E atrasada
Eu pensava que o nome Monark veio da Monarch butterfly, obviamente depois te ter aprendido da existencia da borboleta. Duas mais, o nome monareta era de bicicleta, e da motinha era Mobilete. Ou será que a mobilete era da Caloi? A motinha tinha um motor na frente.
Misturou os canais. Monareta foi a o primeiro ciclomotor da Monark, depois foi a bicicleta. A da Caloi era Mobilete.
Show, ė muita paciência pra acha isso tudo perdido no tempo!e tá certinho governos só atrapalham tudo!
Mas o resultado vale apena
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👍
Valeu brother
🤩🤩🤩🤩👏👏👏👏
Valeu brother
Muito bom! Tive uma CB 125! Alguém conhece o motor Minarelli 49 CC? Obrigado!
Sei que existe, mas nãoconheço.
Meu pai tinha uma top original ❤
Legal. Valeu brother
👏👏👏👏👏👏👏🤩🤩🤩
TMJ
Tive uma Leonette . Pensei quê era a primeira fabricada no Brasil.!!!!
Eu também. Nem sabia da Monark
Putz, já andei em uma coisa dessas com um motor YZ 125 adaptado. Ótima coisa para se machucar.
Ha ha ha ha... Imagino
👍👍
VAleu
achei linda a azul do 4:47 quadradona.
Verdade, tem uma empresa na Itália que fabrica uma replica semelhante.
Aprendi andar de moto em uma monarca.
Começou a quebrar cruzeta.
Desisti e compramos uma vespa piagio..depois lembrete.depois mondial....
Monareta
Eheee bons tempos
Eu tive uma Monark modelo olé 70
Eu tive várias monaretas...
Tem no canal algum vídeo sobre as NSU ?!
Não nunca falei das NSU... Mas é um assunto pra pesquisar...
Eu já tive Mobilete Monark
Legal
Pelo que sei Yamaha e Honda são Japonesas, aqui na colônia Brasil nem carrinho de mão é fabricado, como Venezuela por exemplo!
Mas a Monark era nacional total. Só o motor era importado.
Essa moto DKW era a RT125, a Harley Davidson e a Yamaha também "chuparam" o projeto alemão.
Um monte de gente chupou o projeto. Até na Rússia....
Harley Davidson?? Tem algo sobre isso aí.tenho interesse.
Meu pai comprou uma jawa 175 cl em 1964 zero km
Legal
👏👏👏👏👏👏🇧🇷
Valeu
Não é o governo, é o estado brasileiro que os políticos aprovando as leis esquisitas não vai ter governo que mude isto
Mas no fundo é o desgoverno
TENHO 8 MONARK AQUI 150 CC 4 JAWA ,250 CC
Legal
Tenho 3 moto jawa Monark
Que legal
E a CB 50 da Honda (1974) ?
Era importada total, se não me engano
Era importada ainda.
@@Regmar sim, era 100% importada, aí teve o início da “nacionalização”, era necessário ter peças nacionais, pneus, cabos…
Moto lama na Área ✌🏼
TMJ...
Ok.
Valeu
A incrível história da Jawa: ua-cam.com/video/RJgl5pPls9I/v-deo.html
Bacana
Trabalhar em paz é também não encher o saco dos bancos estatais (do Estado) pedindo empréstimo barato, certo?
Isso.
Vc pesquisou na hemeroteca da Biblioteca Nacional?
Não. Como acessar?
@@revistamotolama bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/
@@revistamotolamabndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/
@@revistamotolamabndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/
bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/
Pode tudo. Só não pode rodas liga leve.
Hahahahah
Moto é top / Jesus o único caminho 🎉
Valeu