Afinal de contas, QUANTO TEMPO DURA UM CD?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 4 лис 2021
  • Nesse vídeo falo sobre a durabilidade tanto dos CDs quanto dos discos de vinil, e esclareço alguns pontos bem importantes pra quem coleciona mídia física.
    Vai comprar alguma coisa na Amazon?
    Então utilize esse link e ajude o canal:
    amzn.to/37Yj62q
    Curte o meu trabalho?
    Então faça um PIX de qualquer valor para a Collectors Room.
    É pouco pra você, mas ajuda muito.
    PIX: falacollectorsroom@gmail.com
    Siga nossas redes:
    Site: www.collectorsroom.com.br/
    Instagram: / collectorsroom.com.br
    Twitter: / sigacollectors
    Quer enviar o seu material pra cá ou me surpreender com algum presente?
    Anota o endereço:
    Ricardo Seelig
    Rua Artista Bitencourt, 211
    Ed. Galápagos - Apto 501
    Centro
    CEP 88020-060
    Florianópolis (SC)

КОМЕНТАРІ • 185

  • @quadrinhoseetc727
    @quadrinhoseetc727 2 роки тому +30

    Gravei CDr em 2000 e está ok. Tenho CDS comprados no final de 80s e estão como novos. Viva o CD!

  • @doracrivelari4937
    @doracrivelari4937 2 роки тому +32

    Comprei meu primeiro CD em 89, e ainda está em perfeitas condições, então dá pra ver que a duração deve ser mesmo bem longa. Uma coisa importante ao se limpar o CD é fazer movimentos retos do centro para a borda, conforme os fabricantes recomendam, porque, se acontecer de riscarmos a mídia, nesse sentido o laser consegue "pular" o risco mais facilmente, sem desviar a leitura, ao contrário do disco de vinil, que devemos limpar acompanhando o sentido dos sulcos.

    • @rodrigosoares7126
      @rodrigosoares7126 2 роки тому +3

      O certo é limpar o cd com água e detergente neutro, justamente para não arranhar.

    • @doracrivelari4937
      @doracrivelari4937 2 роки тому

      @@rodrigosoares7126 A informação acima vale pra quando você for lavar o CD também, porque na lavagem a gente precisa "esfregar" a mídia. A recomendação, antes de ser necessário lavar, é passar um pano macio, como o que o Ricardo mostrou.

    • @rodrigosoares7126
      @rodrigosoares7126 2 роки тому +1

      @@doracrivelari4937 ​ Se passar pano no cd vai arranhar, nem que seja um pouco de nada. Tem que molhar o cd com água, pingar um pouco de detergente neutro nele e sobre a água que está no cd fazer movimentos leves circulares com o dedo até que o detergente se dissolva. Sempre de leve, sobre uma área com água e com pouco produto p evitar o atrito. É assim que se limpa um cd. Pano, por mais macio que seja, sempre arranha um pouco a mídia. Limpar com pano é um erro.

    • @jozadacbrasil7323
      @jozadacbrasil7323 Рік тому

      @@rodrigosoares7126 tou com vários cds da minha coleção vazados,tipo furados de um lado,para o outro. O impressionante é que alguns tocam perfeitamente, já outros começam a pular as faixas..não pensei que isso fosse acontecer já que os guardo sempre bem adequados

    • @rodrigosoares7126
      @rodrigosoares7126 Рік тому +1

      @@jozadacbrasil7323 Isso pode ser problema com o material do cd. Mas não é comum. Não tem a ver com a maneira como você guarda as mídias. Pode ter a ver com o material de que são feitos esses cds, com o clima aí da sua cidade, talvez maresia... estou supondo.

  • @alecirdomicianodeoliveira4795
    @alecirdomicianodeoliveira4795 2 роки тому +8

    Acredito que além dos cuidados necessários, também depende da fabricação do CD. Tenho alguns que sumiram totalmente o som, sem nenhum fungo ou oxidação.

  • @alexpara7312
    @alexpara7312 2 роки тому +9

    Tenho cds com mais de 20 anos, e estão ótimos incluindo os cuidados que tenho.

  • @GSOUZA1964
    @GSOUZA1964 2 роки тому +8

    O primeiro CD que comprei tem mais de 30 anos. Está tão novo como no dia em que veio da loja.

  • @gilbertojunior8183
    @gilbertojunior8183 10 місяців тому +1

    Meu primeiro CD foi um presente de Natal que meu pai me deu, o Quatro Estações da Legião Urbana, no final de 1989, daqui a pouco fazendo 34 anos e tocando perfeitamente.

  •  2 роки тому +14

    Meus dois primeiros CDs foram Rattle and hum (U2) e The Queen is dead (The Smiths), ambos de 1989, importados, perfeitos até hoje!

    • @rodrigomaia501
      @rodrigomaia501 2 роки тому

      Meu primeiro cd foi dos Stone, Vodoo Lounge, comprado no paraguai pela minja mãe.

  • @alencarmaiaalvim6541
    @alencarmaiaalvim6541 2 роки тому +7

    Tenho alguns CDs dos anos 90 em que pelo estado e a aparência deles, estão muito bem conservados. É preciso cuidar de qualquer mídia física, seja LP,s CDs, DVDs, Blu-Ray, livros, senão tudo pode deteriorar com a ação do tempo. Depende do colecionador se tiver disciplina pra cuidar de sua coleção e eu sempre lavo os CDs que compro nos sebos.

  • @genesioneto21
    @genesioneto21 6 місяців тому +2

    Se as pessoas compreenderem o quão nocivo é ficar na Streaming dependência das grandes coorporaçoes onde o aprisionamento com valores mensais te leva a assistir conteúdos nem sempre desejados, a grande alternativa é ter alternativas físicas ou digitais OFFLINE.

  • @MyFabrito
    @MyFabrito 8 місяців тому +2

    Muito legal. Meus primeiros CDs foram comprados em 89... e estão perfeitos até hoje. Cuido bem deles. Valeu!

  • @aefmarcenaria
    @aefmarcenaria 2 роки тому +4

    Bom dia, Ricardo! Aqui é Fábio. Cuidando com carinho e armazenando em uma forma correta, tanto vinil quanto o cd duram muito. O cd mais antigo que eu tenho é o meu The Division Bell que comprei em 1995. Já ouvi ele até de traz pra frente, no player do carro, o bicinho tá com cara de bem usado, mas ainda está perfeito! Abraços, mestre! Ótimo final de semana.

  • @brasilsattv
    @brasilsattv 10 місяців тому +3

    Aqui nunca deixo mídias em local úmido, nunca perdi CD, fita K7 ou VHS por causa disso, nunca uma fita minha pegou mofo. Já os primeiros CDs que gravei em 2001 daqueles azuis de 74 minutos tocam perfeitamente, na época não achava que estariam perfeitos na década de 2020. No meu canal há comerciais e vinhetas do meu acervo de fitas.

  • @rafaelcostasanches9515
    @rafaelcostasanches9515 2 роки тому +5

    Muito obrigado, Ricardo. Não sabia sobre esta técnica para limpar o CD. Sempre tive medo, via coisas na Internet mas desconfiava. Agora com a sua dica, quando eu precisar, vou limpar o CD com essa técnica.

  • @paulocamargo5151
    @paulocamargo5151 2 роки тому +3

    Meus primeiros CDs comprados em meados de 1990 são Delicate Sound of Thunder - box duplo - e o Flash Point, neste tempo todo tive vários Cd Players, usei estes cds no carro - habito que abandonei a anos primeiro com os cd-r e depois com os cartões de memória e pen drives. Apesar dos pequenos riscos e marcas do tempo ambos ainda tem a mesma qualidade de som e rodam perfeitamente.

  • @marcoaureliomartins3480
    @marcoaureliomartins3480 9 місяців тому +2

    Sou da mesma opinião, cuidando bem tanto os discos de vinil , quanto o cd duram bastante. Tenho cds com mais de 25 anos na minha coleção e funcionam muito bem. Agora, como você falou, não deixo sujar. Tenho até uma luva kkkk que uso para manusear eles. Troco de tempos em tempos as caixinhas de acrílico quando quebram, toda vez que ouço um cd procuro passar uma flanela antes e depois da audição. São cuidados que ajudam a preservar.

  • @antoniobuiar4728
    @antoniobuiar4728 2 роки тому +7

    A Vida Útil Real
    Existem duas vidas úteis do seu CD-R novo. A vida útil depois de gravado e a vida útil antes de gravar. Normalmente os CDs sem estarem gravados possuem uma vida útil entre 5 e 10 anos. Essa vida útil reduzida deve-se ao fato de que as propriedades eletromagnéticas do cianino e do fitohalocianino perdem-se com o tempo.
    Depois de gravados, os CDs porém durar 75 anos, nos casos das mídias verde e azul, 100 anos quando a mídia é a dourada e 200 anos quando a mídia é a prateada. Entretanto esses dados são fornecidos por fabricantes sem que nenhum teste tenha sido feito e podem variar bastante.
    Uma mídia prateada com alumínio, por exemplo, dura muito menos da metade do tempo que um CD prateado sem alumínio na camada reflexiva. Isso pode ser aplicado a outras ligas metálicas e é outro componente importante que não é levado em consideração nos cálculos que consideram 75, 100 e 200 anos e que lidam apenas com as meias vidas do cianino.
    Uma coisa é certa. Seguir à risca as condições de armazenagem e manutenção do disco garantem um aumento considerável da vida útil dele, tanto enquanto virgem quanto depois de gravado.
    Se compararmos estes prazos de garantia com os dos CDs prensados, veremos toda a diferença. Um CD de áudio convencional tem garantia de durabilidade entre 10 e 25 anos! Isso porque, apesar de serem prensados e não "gravados", a camada de alumínio praticamente puro que repousa na base deles começa a se corroer mais rapidamente. Isso pode ser observado se você comparar, com auxílio de um microscópio, CDs de música novos e de 10 anos atrás. Você poderá notar rachaduras entre as trilhas e atravessando elas.
    Para finalizar esta parte vou lembrar que apesar de haver uma padronização muito séria em relação à mídia, não existe qualquer padronização em relação às dimensões de CDs e leitores de CD. Assim, um drive que não lê o seu CD mas toca um CD prensado perfeitamente pode trazer muita dor de cabeça. A solução nesses casos é trocar ou o drive ou a mídia. (Fonte:. Clube do
    Hardware)

  • @MaidenBrazil
    @MaidenBrazil 2 роки тому +3

    A questão da unidade é algo sério mesmo. Mesmo discos lacrados podem condensar o ar dentro e comprometer o material. Meus cds usados que pego, faço quase um ritual de limpeza. O acrílico limpo e retiro impurezas com uma cera de polir instrumentos
    Mínima quantia e esfrego com algodão e retiro com flanela. Fica brilho absurdo e elimina riscos. A mídia, movimentos do centro pra borda com algodão, cuidando pra não ficar nenhuma marca. Fica como novo.

  • @TiasFofinhas
    @TiasFofinhas 2 роки тому +5

    Tenho um cd Led Zeppelin III que comprei ha 11 anos e segue intacto, rodando perfeitamente, é só cuidar bem e não fazer pataquada que dura a vida toda haha

  • @williamvargasnunes5345
    @williamvargasnunes5345 2 роки тому +3

    Assisto teus vídeos sempre , nao sabia que tu era do Rio Grande do sul , sou de santa Vitoria do palmar RS cara show de bola , sou fã de cds e vinil tenho mais cds que vinil esse do maiden eu tenho também real live and death 93 se nao me engano tenho a 10 anos e esta intacto

  • @PH-bd8nf
    @PH-bd8nf 2 роки тому +3

    O problema é encontrar aparelho de qualidade para reproduzir seja vinil ou CD sem custar um balaio de dinheiro.

  • @mccmetal
    @mccmetal 2 роки тому +3

    Tenho Cds com 20 a 30 anos de idade em média, e estão bem conservados, eu coloco eles dentro do plástico de dvd mesmo com sílica gel dentro de cada um, a cada semestre troco todos os sílicas deles, faço isso porque infelizmente onde moro o tempo varia demais num mísero dia, mas até hoje deu certo o esquema.

  • @7notesmetal711
    @7notesmetal711 2 роки тому +2

    Armazeno todos cds no mesmo lugar e tem discos específicos que se deterioram quase que completamente. Varia da qualidade da fabricação da mídia.

  • @jjuca_
    @jjuca_ 6 місяців тому +1

    Esse video é ótimo. Viva a mídia física!! Cd e Vinil são para nossa vida e o valor da coleção é para nós e pra mais ninguém. Abraços

  • @Adilson4913M
    @Adilson4913M 2 роки тому +3

    Salve Mestre. Meu primeiro CD também é dessa época, 91/92 por ai. Também está perfeito. Também lavo meus CDs, limpo as capinhas da frente e de trás e lavo as caixinhas com antibactericida, Lysoform, para eliminar qualquer resquício de fungos, afinal as caixinhas são a primeira linha de defesa dos CDs. Abçs

  • @rafaellovato5767
    @rafaellovato5767 2 роки тому +4

    Comprei o meu cd em 1993 o Fight War of words, alias nem tinha o aparelho ainda, está zerado tbm, tenho lps do meu pai de 1963 que estão bons ainda , mas como disse o Ricardo, para manter a durabilidade deles é necessário alguns cuidados.

  • @anderson13raz
    @anderson13raz 2 роки тому +9

    Tenho CDs da minha idade, são de 1990 e tocam perfeitamente pela centésima vez!
    Eles são duráveis e o melhor, o som continua do mesmo jeito independente de quantas vezes tenha sido tocado, diferente dos lps que a agulha desgasta o suco do vinil toda vez que toca e com o passar do tempo o chiado aumenta.

  • @PerfumesDoBrunoJose
    @PerfumesDoBrunoJose 2 роки тому +3

    Vídeo de ultilidade pública.
    Muito bom!

  • @vicentetoniolo2832
    @vicentetoniolo2832 2 роки тому +4

    Ricardo, tudo bem!
    Muito obrigado pelas excelentes dicas e informações.
    Abraço

  • @laurob.lamenza5546
    @laurob.lamenza5546 Рік тому +1

    Se cuidar bem do CD dura muito, tenho um CD da Leila Pinheiro "Na ponta da língua" que comprei na época do lançamento em 98, ele está em perfeito estado e toca até hoje!

  • @Atavachron
    @Atavachron 2 роки тому +7

    Certa vez, emprestei uma fita VHS minha para um amigo. Quando ele devolveu, tinha pedaços de chocolate dentro da caixinha do VHS. O cara comeu chocolate assistindo o VHS, e derrubou na caixinha, tal do porco. Depois disso, nunca mais emprestei mais nada.

    • @WallerPictures
      @WallerPictures 2 роки тому +2

      Que história, cara... rsrs Roots total, deve ter sido lá pro final dos ano 80, certo?

    • @Atavachron
      @Atavachron 2 роки тому

      @@WallerPictures Lá por 1994, 1995

    • @wesleycorrearocha
      @wesleycorrearocha Місяць тому

      Eu não empresto mais os meus CD's. As últimas vezes foram para a amiga da minha irmã, que quebrou parte do suporte central do disco. E a outra foi para a minha ex-cunhada, que arranhou a superfície de leitura. E todas elas disseram que não foram as responsáveis. É incrível como aqueles que mais te pedem emprestado, são justamente os mais irresponsáveis com as coisas alheias.
      Obs: Já aconteceu com livros, revistas e DVD (era pirata, mas era novo).

  • @krishnaalexsandro
    @krishnaalexsandro 2 роки тому +2

    Tenho um cd importado do Iron que tem sinais de oxidação. Não consigo confiar em cds com a mídia superior toda prata, mas tive problemas com cds com cor na mídia. Deixo sempre na caixa original. Tento sempre ouvir de vez em quando. Os meus ficam em um armário, mas sempre abro pra receber luz. Tenho um cd que comprei em 1993 (Megadeth - Rust in peace) e outro do U2 de 1992.

  • @arturiozzi1835
    @arturiozzi1835 10 місяців тому +2

    O CD mais antigo que eu tenho em casa é de 1983. Tem exatamente a minha idade. Está absolutamente perfeito. Até o "obi" está intacto (é japonês).

  • @almirsisc2046
    @almirsisc2046 2 роки тому +10

    Compro LPs e CDs há décadas, nunca tive problemas com a vida útil dessas mídias. Se forem bem cuidadas darão prazer ao dono por toda sua vida ( a do dono).

  • @juliettnavarro1523
    @juliettnavarro1523 2 роки тому +2

    Seu conteúdo é ótimo. Canal que eu sempre acompanho e me ensinou muito!

  • @CanalAngeloMarioNeves73
    @CanalAngeloMarioNeves73 2 роки тому +4

    Tenho cds de mais de 30 anos e Lps de mais de 50, td normal. tbm lavo quando compro usados.

  • @clenilsonmb
    @clenilsonmb Місяць тому

    Tenho cds com mais de 20 anos funcionando perfeitamente, tenho um pendrive com músicas com mais de 10 anos e funcionando até hoje.

  • @acasadosom
    @acasadosom 2 роки тому +2

    Por incrível que pareça, mas tenho CD-r gravado em 1998... No início dos gravadores de CD-r.... E está em perfeitas condições.. Gravei um bootleg do Pink Floyd que era bem raro e caro de achar na época...

  • @marioluisazevedo1422
    @marioluisazevedo1422 2 роки тому +5

    Tenho cd pirata gravado com 15 anos e ainda funciona perfeito kkkk

  • @eziodonizete9435
    @eziodonizete9435 2 роки тому +2

    Muito legal!! Minha mídia preferida é o CD, tomo todos os cuidados para durem por muitos anos...

  • @luizdasneves7969
    @luizdasneves7969 2 роки тому +2

    Ótimas orientações. Parabéns pelo vídeo.

  • @jpmousquer1591
    @jpmousquer1591 2 роки тому +3

    Sou colecionador de CDs e acho que todos os CDs que eu tenho tocam normalmente (inclusive coisas de 1989). Agora, só para agregar informação: dos meus DVDs, já perdi 3 mídias. Sem acidente, nem nada. Eles simplesmente pararam de funcionar. Desses, dois DVDs travam a partir de determinada faixa, e pegam todas as subsequentes e o outro não é mais lido pelos players

  • @user-dn9ok5gm6k
    @user-dn9ok5gm6k 2 місяці тому +1

    Na minha coleção, o CD mais antigo é o The Wall (Pink Floyd, 1979); já se passaram 45 anos e a mídia está em perfeito estado - nunca toco diretamente nos discos - sempre uso uma toalha de poliéster/poliamida para segurar, uma vez que o suor pode oxidar.

    • @CollectorsRoom_
      @CollectorsRoom_  2 місяці тому +2

      CD foi criado depois de 1979, amigo. O The Wall foi lançado em 79, mas o seu CD certamente é uma edição que saiu alguns anos depois.

    • @user-dn9ok5gm6k
      @user-dn9ok5gm6k 2 місяці тому +1

      @@CollectorsRoom_ Não saberia precisar, mas o formato CCDA foi desenvolvido pela Sony em parceria com a Philips no final dos anos 70; e, o meu referido CD foi fabricado pela própria Sony e está gravado 1979.

    • @CollectorsRoom_
      @CollectorsRoom_  2 місяці тому +1

      Então tá bom tá ...

  • @marcelopoleze
    @marcelopoleze 2 роки тому +2

    Obrigado Ricardo! De Fato já vi a respeito de pessoas dizendo que duram 20, 25 anos o CD... confesso que fiquei preocupado, pois dos mais de 700 CDS que tenho, un 300 deles tem mais de 20 anos... mas cuido muito bem como você mencionou... todos estão ok.. Bom vídeo. Obrigado! 🤝

  • @leiaute
    @leiaute 12 днів тому

    Eu sou a favor de que cada um ouça no seu formato preferido, ainda bem que eu ouço música em fitas k7.

  • @CarlosLima24horas
    @CarlosLima24horas 10 місяців тому +1

    Obg pelas dicas de como limpar a mídia, vou usar uma flanela.

  • @filiosdolicho
    @filiosdolicho 2 роки тому +2

    Ricardo. Adoro seu canal obrigado pelo conteúdo.
    Sobre pequenos riscos no cd . No início de 2000 quando usava muito discman andava sempre com um pequeno estojo com alguns cds pra ouvir durante o dia . E esses transporte acabava sempre criando pequenos arranhões. Vez ou outra eu levava numa loja onde eles faziam polimento no CD com máquina . resolvia na hora alguns CDS que davam aquela travada rodava liso depois . Já fez isso ou algo parecido?

  • @COLECIONANDOCD
    @COLECIONANDOCD 11 місяців тому +1

    O primeiro CD que comprei foi do Nirvana em 1992, até hoje está em perfeito estado.

  • @ericdraven153
    @ericdraven153 2 роки тому +3

    Eu coleciono tem uns 20 anos. Problemas que aconteceram : o cd 'descascar' da borda para o centro. No Quadra e no remaster do Beneath the remains já apresentam esse problema. No meu Paranoid comprado em 99 tá impecável. Apontar o cd pra cima na luz e notei pequenos "furos", dá para enxergar o outro lado, a luz vaza. Ou só virando o disco mesmo. Porém tocam sem pular. São minoria absoluta, mas percebi esses problemas em alguns
    Seria muito interessante um vídeo mostrando como cuidar\ limpar os encartes, o produto que se usa. Com o fim das lojas de cds só sobraram sebos. Muitos tem bolor nos encartes cheiro de mofo. Ou quem manja, deixa a dica. aqui mesmo.

  • @armandourso1526
    @armandourso1526 2 роки тому +2

    Ainda tenho o primeiro CD que eu comprei na minha vida, em 1990 : "The Six Wives of Henry VIII", do Rick Wakeman. Está perfeito e tocando muito bem.
    Mas tive que comprar um outro CD "Meddle", do Pink Floyd, porque simplesmente do nada, parou de tocar ! Foi o único caso que aconteceu comigo, e tenho cerca de 500 CDs, comprados desde 1990.

  • @maxroberto2443
    @maxroberto2443 2 роки тому +2

    Na pandemia, fiz uma imersão nos meus cds. Ouvi todos (600 mais ou menos). Tem itens que são do final dos anos 80. Todos tocaram perfeitamente. Mas com os encartes tive vários problemas, manchas e um aspecto envelhecido. É preciso cuidar, se abandonar tudo estraga. Ah, com os LPs aconteceu o mesmo.

  • @rsvfisiot
    @rsvfisiot 2 роки тому +1

    Obrigado pelo video !

  • @oartistainvisivel
    @oartistainvisivel 2 роки тому +3

    Eu gosto muito das duas mídias. Tenho Cds de 30 anos que estão intactos, e LPs com mais de 60 anos também em ótimo estado. Me parece que o vinil tem maior durabilidade. Porém, penso como o autor do vídeo: é bobagem ficar criando "briguinhas" entre amantes de uma mídia e de outra, o importante é curtir a música e as sensações que as mídias físicas são capazes de nos proporcionar.

  • @joselitosemnocao2131
    @joselitosemnocao2131 2 роки тому +3

    Tenho CDs que comprei há 25 anos atrás e tocam PERFEITAMENTE. Aliás, minto, tenho DEZENAS de CDs que comprei há 25 anos que tocam Perfeitamente. Acho que a manutenção dos CDs é muito mais fácil, e bem mais barato que o vinil. Coloca um plástico protegendo os CDs que eles vão durar 100 anos ou mais.

  • @endisbandage7733
    @endisbandage7733 2 роки тому +1

    você é uma pessoa legal e tranquila

  • @sidaotokarski
    @sidaotokarski 2 роки тому

    Legal Ricardo!

  • @padepapitostyle
    @padepapitostyle 2 роки тому +1

    Show de bola.

  • @borisgoitia4689
    @borisgoitia4689 Рік тому +2

    O disco de vinil (que é o polímero cloreto de vinila), como material vinílico, pode durar mais de 10 mil anos na verdade. A estimativa correta pros sulcos começarem a perder a característica do perfil é de pelo menos mil anos. Então o vinil como material reproduzindo música de qualidade (a original obviamente), pode facilmente ultrapassar mil anos. É claro que um vinil mal cuidado pode perder a qualidade e durar poucos anos como material de reprodução fidedigna de música. Quanto ao CD, depende muito da qualidade do fabricante. O CD é uma base de policarbonato que a durabilidade não chega nem perto do cloreto de vinila, mas pode sim durar mais de 200 anos tranquilamente. O problema do CD é a camada fotopolimérica que armazena os dados que é a base de prata normalmente. A prata como elemento de transição com valência +1 pode facilmente oxidar. Os CD japoneses e alemães normalmente utilizam uma liga de prata-ouro-platina, o que dá muito mais qualidade, durabilidade e estabilidade. Infelizmente mais de 95% dos CD que compramos por aí não tem essa qualidade. Então o Cd em casa bem cuidado pode durar 70 anos tranquilamente mas também pode começar a dar defeitos em um ou dois anos como já vi muito acontecer. É quase uma loteria. Hoje ouço os dois formatos. O CD para musica erudita, óperas, etc é imbatível em qualidade. Já as bandas da década de 70 em que o baixo é pronunciado, prefiro o vinil. mas é o que vc disse Ricardo, ouça aquilo que lhe agradar. Afinal quando formos dessa pra melhor a gente nem vai saber o que vai ser feito das nossas coleções...

  • @igorsilvaalways
    @igorsilvaalways Рік тому

    As primeiras fabricações e renessas goram melhores. Tem algums de quase minha idade e comprados quando era criança, até hj ticam bem sem defeito (originais, comprados na loja, na época bem caros).

  • @jeffersoncosta6955
    @jeffersoncosta6955 10 місяців тому +2

    É verdade - Eu queria falar uma observação. Sob a forma de curtir as mídias fisica. Você consegue escutar todo o trabalho do artista. Quando você coloca no leitor de Viníl ou CD Pode observar. Você escuta todas as 14 músicas do Artistas. Diferente das Streaming. O nosso cérebro, ele trabalha pelo que os olhos, ouvidos, ofato. Então se tem uma facilidade de escolha, e que tudo está ali. O cérebro acelera é você termina enjoando e depois misturando todos os artistas e seus trabalhos. Essa é uma observação. Não sei se o senhor concorda.

  • @brunoquadros4614
    @brunoquadros4614 Місяць тому

    O maior inimigo dessas mídias,vinil e cd's,é o calor,manter longe de fontes de calor,o sol,por ex,e as fitas cassetes ,e de rolo ,além do calos,mante-las longe de campos eletromagnéticos,como alto falantes,aparelhos de tv,antigos de tubos(CRT).Tenho vinis dos anos 60 , cd's dos anos 90,fitas gravadas com áudio excelente até hoje.Pessoal é só ter cuidado no,manuseio,e curtir seu dom preferido,abraços á todos!

  • @KenGerson
    @KenGerson Місяць тому

    meus primeiros CDs, Nathalie Imbruglia - Torn e Ultra - Ultra, desde 1997, estão novos

  • @JohnLeaf
    @JohnLeaf 8 місяців тому

    eu tinha um computador antigo e-series da microsoft eu ouvia cd nele , um noite deixei ele tocando e fui dormir quando abri a gaveta de cd a gaveta nao abria, ai fui ver o cd ficou girando tao forte q ele estraçalhou dentro do drive de cd kkkk

  • @cleberdias3870
    @cleberdias3870 10 місяців тому +1

    Apesar de acompanhar o canal, só vi este vídeo agora.
    Adoro ouvir músicas em vários formatos desde que tenha qualidade, mas minhas principais mídias sao : Cd , Vinil e K7 , mas como vc citou a duração depende dos cuidados.
    Sucesso sempre ao canal.

  • @maurosantos666
    @maurosantos666 Місяць тому

    Voltei a comprar cds e não percebi que um do Dream theater tinha um furo na camada metalica. Ele toca perfeitamente, resolvi ficar com ele e nem mexer em nada..rs Me roubaram uma grande coleção de cds por volta de 2010 e fiquei desgostoso de comprar de novo mas não resisti muito..rs

  • @damiaosilva9952
    @damiaosilva9952 2 роки тому +1

    Eu limpo os meus cds com multiuso veja ou outra marca, coloco uma quantidade em cima e embaixo,vou movimentando com os dedos e m seguida seco com um pedaço de camiseta usada fica perfeito.

  • @matrixgamesrodrigo
    @matrixgamesrodrigo 10 місяців тому +2

    até agora só vi dvd estragando sozinho, cd nunca vi. Dvd dá aquele problema de oxidação por dentro da mídia, e Bluray tbm acontece

    • @GabrielSegundoCanal
      @GabrielSegundoCanal 4 місяці тому +1

      Bem observado, tenho um dvd do Sabbath oroginal novo que oxidou sozinho.

  • @jasielfrade4562
    @jasielfrade4562 2 роки тому +2

    .Eu prefiro o cd nada contra o velho de guerra o vinil de vinil so tenho em casa o vinil do pantanal a novela da manchete , rap mad master de 1991 e antonio marcos que musica jesus de nazare o cd que mais dura e o microservice tecnogy tenho um cd dessa fabricante ta tudo manchado de mofo arranhado e funciona perfeitamente incrivel parabens microservice nota 10 e muito bom seu canal super top da balada ........

  • @cronomme
    @cronomme 2 роки тому +2

    Já perdi ambos, tanto CDs quantos vinis, mais Cds por substituir os vinis no que diz respeito a audição

  • @EduardoLuccas
    @EduardoLuccas 10 місяців тому +1

    Com esmero, ambas duram muito mesmo. Eu prefiro o Vinil, mas gosto dos CDs também. Tenho discos de Vinil da década de 80 que estão perfeitos até hoje (por exemplo, tenhos os Vinis do "Balão Mágico" de quando eu era criança, e o lendário Vinil "Triller" do Michael Jackon que eu compre na época na loja! Todos OK!). Da mesma forma, CDs da década de 90 todos também em ótimo estado. Questão mesmo de conservar, de cuidado. Cito ainda o exemplo da minha tia, ela é fanática pelo Roberto Carlos, ela tem acho que todos os Vinis dele, desde os primeiros, acho que ela comprou na década de 70, ela tem um ciúmes danado desses discos, com o que estão todos funcionando, tem disco lá com 50 anos e em bom estado, perfeitamente reproduzível. Questão mesmo de cuidado.

  • @henricogoncalo6345
    @henricogoncalo6345 4 місяці тому

    Tenho vsrios cds de brechó, sebo q xomprei sujo, lavei , limpei as fotos com papel higiênico e slcool, triwuei o encarte e fucam impecáveis.

  • @luizmendes8349
    @luizmendes8349 2 роки тому +1

    Ola mus amigos amantes das artes,tenho cds.de musicas dvds de musicas dvds de filmes originais e piratas comprados em camelos miitia a quase ou mais de 20.anos estao zeradissimos em otimo estado,saudo desde Salvador Bahia,abracos,parabens pelo canal!!!

  • @VivezMarcos
    @VivezMarcos 5 місяців тому

    Acho nos sebos Cds novinhos...é incrível as vezes!

  • @jusemarsauerbronn644
    @jusemarsauerbronn644 10 місяців тому

    Eu não renho restrições ao CD, tenho muitos, mas tb tenho CD que ficaram mudos, aliás CD e DVD(tenho uma boa coleção de filmes). Não sei o motivo e ninguém a quem recorri sabe explicar, apenas que deixaram de funcionar. Um grande amigo, que foi a primeira pessoa a comprar um toca CD, quando ainda eram importados e custavam em torno de US$ 50,00, trocou todos os seus vinis por CD, inclusive me deu vários vinis. Hoje ele se arrepende. Vários cd deixaram de tocar. Agora, se for para termos cuidados de manuseio em laboratórios, entendo que não é para uso de uma pessoa comum!

  • @antonionetovirissimogoncal1816

    Vez ou outra eu que polir ,isso é o faço pois cds criam uma especie de bolor que pode prejudicar o visual do disco porém não prejudica o som final.

  • @henricogoncalo6345
    @henricogoncalo6345 4 місяці тому

    Eu lavo com detergente e udo s parte smarela da bucha, porem na hora de secar eu prenso com cuidado no guardanapo e nunca esfrego em nada, ai seca apertando.

  • @marcoramires5045
    @marcoramires5045 Рік тому +1

    *MEUS CD,S EU LAVO NA PIA DA COZINHA. COM ÁGUA/SABONETE E UMA ESPONJA. SEM FRESCURA.*

  • @marcelodeoliveira4219
    @marcelodeoliveira4219 Місяць тому

    Tenho a discografia completa do Depeche Mode e parei de comprar em 2005. Estão todos excelentes.

  • @jamesgranelli1709
    @jamesgranelli1709 2 роки тому +1

    Nao sei se ja foi feito algum video sobre polimento de cds. Ja comprei alguns cds que vieram com problema (novos inclusives) e o rapaz de um loja que vende cds usados usa um aparelho de polimento que tira os riscos, mas tenho minhas duvidas se realmente funciona

  • @SANPARR1
    @SANPARR1 10 місяців тому

    Já perdi CD's e DVD's Originais muito bem guardados junto com outros porém não duraram 5 anos alguma coisa química deteriorou a mídia e tenho alguns CD's não prensados de 1992 a mídia dourada da época dos primeiros Gravadores de 1x para computador funcionando até hoje, Lp de Vinil com certeza á mais confiável se bem guardado e com todos os cuidados, o CD é mais frágil que o DVD somente um verniz ou tinta acima funciona como proteção de uma película muito fina que qualquer riscado entre o meio a extremidade pode causar dano irreparável nas faixas.

  • @branddo
    @branddo Місяць тому

    Tenho disco de vinil de 1962 em perfeito estado... o problema do CD dá mofo e estraga o prateado solta pedaços que contem a gravação e inutiza o CD.

  • @sagramora1
    @sagramora1 10 місяців тому +1

    Tenho cd de 1984 ainda 100% ok

  • @mr.dudafel8723
    @mr.dudafel8723 2 роки тому

    Um LP você não leva pra ouvir no carro. O que acontece é que a portabilidade do CD é muito maior e esse manipulação dobrada ou triplicada repercute nessa vida média do CD estimada em 25 anos em comparação com o disco de Vinil.

  • @CarlosLima24horas
    @CarlosLima24horas 10 місяців тому

    Tenho CDs com mais de 15 anos, estão perfeitos.

  • @AntonioCarlos-ly9uq
    @AntonioCarlos-ly9uq 3 місяці тому

    Amigo, uma dúvida. Coleciono CDs a mais de 20 anos e tenho CDs antigos que rodam perfeitamente enquanto alguns muito mais novos começaram a pular enquanto reproduzo. Saberia me dizer o porquê disso? Desde já, agradeço.

  • @carlosmendes2415
    @carlosmendes2415 Місяць тому

    Eu tinha perto 50 cds todos eles descascaram aquela parte prata tava soltando ficando so o plastico transparente acho era manuseio maos cremes perfumes algo quimico

  • @DanielHenrique-pf4tq
    @DanielHenrique-pf4tq 8 місяців тому

    Eu para nao deixar estragar eu pego um pano bem macio e vou passando e esquento ele ate sumir as manchas que vao aparecendo e voltam a ficar normal

  • @avnerfsoto6420
    @avnerfsoto6420 7 місяців тому

    Oi Ricardo! Qual sua opinião sobre CDs com obi, tradicionalmente vendidos no Japão? Acho bem legais e tenho alguns da Shinigami, que tem se dedicado a isso. Porém, requer um cuidado maior na hora de manusear (guardar e pôr no porta-cds), para não amassar. Até por isso, gostaria de saber como vc os guarda e lida com os seus, que com certeza deve ter vários na coleção. Quem sabe até por um vídeo no canal. Abraços!

    • @CollectorsRoom_
      @CollectorsRoom_  7 місяців тому +2

      Só acho um papel a mais, não dou muita importância. Geralmente coloco dentro do acrílico do CD, aquele em que vai o disco em cima.

  • @eposser4561
    @eposser4561 2 роки тому

    3 cds meus apresentaram manchas estranhas e deixaram de funcionar. Também um dvd do led Zeppelin me parece que tinha algum defeito de fábrica e deixou de funcionar.

  • @marcelfzappa8514
    @marcelfzappa8514 2 роки тому +2

    Também tenho essa ideia, gosto dos dois formatos, tanto que minha coleção fica entre meio a meio. Lógico que são inúmeros fatores para essa briga tola entre dizer quem é melhor, mesmo assim o gosto pessoal pode dar o voto de minerva na balança.
    A única ressalva é que para música clássica acho o CD disparamente melhor, porque no vinil as nuances ou partes em que o som quase some, os chiados são inevitáveis, para esse estilo o CD dá de 10 a 0 no vinil, a não ser que o vinil seja novo. Aonde moro é calor frequente, então coloquei placas de isopor nas laterais de divisões do armário, não sei se ajuda, mas sei que o isopor é bom para amenizar o calor, então fiz por conta própria. Com CDs pode ser interessante também em lugares quentes demais.
    Ótimo vídeo.

  • @DanielHenrique-pf4tq
    @DanielHenrique-pf4tq 8 місяців тому

    Tenho cds gravados que sao desde o inicio do sega saturn e playstation 1 que estao novinhos ate hoje deve ter uns 20 anos +-

  • @franciscomatos2852
    @franciscomatos2852 9 місяців тому

    Bom dia. Sabiam que CDs/DVDs sofrem a ação de um inexplicável fungo que age deteriorando a camada aluminizada dos discos fazendo com que as partes atingidas fiquem transparentes e provocando o mesmo efeito dos LPs quando estão riscados ou furados? Tenho discos desde quando começou o formato, inclusive os dois primeiros com coletâneas de músicas brasileiras e que foram prensados/fabricados na Alemanha. Abs a todos.

    • @GabrielSegundoCanal
      @GabrielSegundoCanal 4 місяці тому

      Não é fungo amigo, é simplesmente processo oxidativo da camada metálica.

  • @leonardobola1473
    @leonardobola1473 9 місяців тому

    Minha opinião o cd ele e de uma qualidade infinita porém o que vai dizer com um tempo e a forma de como vc cuida das mídias físicas.se vc quer que dure a vida toda cuide se não e só descuidar e ele acaba

  • @branddo
    @branddo 11 місяців тому

    Tenho CDs originais que estão travando, estão limpos e mesmo assim não toca de forma perfeita, tenho Vinis de 62 e estão tocando reproduzindo perfeitamente.

  • @jorgefranciscosantosjunior9074
    @jorgefranciscosantosjunior9074 11 місяців тому

    CDS oxidam e perdem a película gravada. Tive uma coleção com 1500 unidades. Todos originais e muitos importados. Pude perceber a deterioração de alguns

  • @mellom100
    @mellom100 2 роки тому +3

    Tenho vinis com mais de 35 anos e tocando numa boa. E olha que conservo adequadamente, mas não os limpo. Quanto aos CDs, conservo com bastante cuidado, tendo pouco mais de 1100 unidades e 520 DVDs e, com exceção de pouco mais de 20 unidades, que apresentaram mofo, estão perfeitos. No caso dos mofos, tenho unidades nacionais e importados que apresentaram o problema. Não consigo identificar as causas, mas acredito que em geral, devam mesmo durar 100 ou mais anos, mas vai depender de muitos fatores, como conservação, cuidado no uso, os tocadores usados (player ou pickup), qualidade do material da mídia, etc, etc. Nem tudo está no nosso controle, mas se fizermos nossa parte, certamente ajudará. Abs

  • @willians2512
    @willians2512 2 місяці тому

    Meu primeiro cd foi Greatest Hits do INXS em 95 anos e toca normal

  • @gcbroetto
    @gcbroetto 2 місяці тому

    Perdi muitos cds por causa da humidade. Os encartes eram os primeiros a grudar as páginas.

  • @celsogarciamoreira1110
    @celsogarciamoreira1110 2 роки тому

    No meu caso quando compro CDS usados e dependendo das marcas és riscos eu dou uma polida na maquininha de polir CDS .

  • @henricogoncalo6345
    @henricogoncalo6345 4 місяці тому

    Adoro lenny Kravitz

  • @danielfreitas9108
    @danielfreitas9108 2 роки тому

    4:40 esse CD do Lenny Kravitz é excelente e bem antigo