Vou ser sincero, eu acho fascinante a história do cangaço e nao tem como falar de cangaço sem falar de Corisco e Dadá.... mas defender Corisco é difícil... o cara foi um monstro, vamos ser sinceros!
Não se trata aqui de ser a favor ou contra o Cangaço, trata-se somente de resgatar uma história incrível, cheia de dualidades, conflitos e aquele jogo do claro e escuro, bem humano, bem presente. Parabéns, pelo documentário. O convite por um olhar sem anacronismos e passionalidades sempre segue rijo.
Dualidade por que não foi a sua família quem sofreu agressão 🤔🤔🤔 se fosse com sua família vc pensaria diferente 👍👍👍 esses artistas do pensam em si e em dinheiro! Por isso romantizam tanto os crimes.... Essa mulher é uma bandida mulher de bandido como qualquer outra... Que só o Brasil sabe romantiza 🤷🤬🤮👉👉👉😎
Me chamo Célio, sou de Miguel Calmon, conheci a cova de Corisco, no entorno da cova tinha uma grade de forro, aliás isso era o que diferenciava dos outros túmulos, a molecada caçava passarinhos ali por perto, então resolvíamos dar uma olhada na sepultura de Corisco, quem fosse ao cemitério tinha como praxe visitar a cova de Corisco, e ainda ia com medo! Se não visitasse não tinha ido ao cemitério de Miguel Calmon... Assistir ao belo documentário de vocês até o final, bastante interessante mesmo!! Porém, deixo um comentário que pode gerar constrangimento em algumas pessoas que deram seus depoimentos, dizer que Dadá, Corisco e todos os outros eram vítimas da sociedade, bonzinhos, não faziam mal a ninguém, tá de brincadeira não é? é o mesmo que dizer que os bandidos de hoje também são. E, não é assim, as pessoas escolhem os caminhos que querem seguir, tem seu livre arbítrio e fazem suas escolhas pautadas em seus interesses e, ou não...., Tem mais, cangaceiros de ontem, ou bandidos de hoje, são as mesmas coisas, matavam e roubavam, matam e roubam do mesmo jeito, então, não difere um do outro... Quando Dadá esteve em Miguel Calmon em mil novecentos e setenta dois, para discursar num palanque político e não discursou, eu me vi bem próximo dela a menos de sessenta centímetros, confesso não ter percebido essa doçura toda, eu tinha dezesseis anos e vi em seus olhos muita amargura, daí ela foi embora, voltando depois para resgatar os restos mortais de Corisco, Dadá pode sim ter sido vítima porque ela foi sequestrada, porém, se adaptou tanto, que aprendeu a atirar e atirava melhor do que o Corisco, olha, quer se santificar? Morra ou se mude, diz o velho ditado!
Muito bem dito. Esse ditado antigo meu sogro paraibano também dizia. “Quer ser bom? Morra ou vai embora”. Julgar cabe ao Pai Celeste que tenho certeza poderia ama-los, mas certamente condenaria seus pecados. Obrigado!
Parabéns pelo documentário sobre Dadá, excelente as entrevistas e pesquisadores, Dadá é um exemplo de mulher que não pode morrer nunca, nem Dadá e nem Corisco
Nós brasileiros temos o péssimo hábito de romantizar o crime e de idolatrar criminosos. A história pós-cangaço da D. Dadá é admirável, mas não podemos negligenciar que ela foi partícipe e co-autora em crimes bárbaros e que não pagou perante a lei dos homens pelos crimes que cometeu.
Cara, o mundo inteiro fala sobre Hitler e o gen0cídi0 provocado por ele até hoje e ninguém vem dizer que enaltecem criminoso. Esse período faz parte da história e deve ser contada. E Dadá não fez parte do cangaço porque foi sequestrada aos 12 anos e teve que viver como o cangaço exigia,ou não sobreviveria. Imagine que, se hoje ainda seremos com o machismo, naquela época a vida para a mulher era muito pior.
Acho interessante o quanto é glorificado e defendido os cangaceiros, como se fossem heróis e as vítimas que eles mataram, castraram e arrancaram cabeças de pessoas inocentes não vejo ninguém defender ou fazer matérias, filmes ou dar aposentadoria dupla para suas famílias ou herdeiros, é por isso que o Brasil é desse jeito
Muito bom! Parabéns aos envolvidos. Havíamos anunciado este documentário há alguns meses no canal, agora temos a chance de ver por completo. Contem sempre conosco!
Não tenho admiração alguma por pessoas que cometeram tantas atrocidades. O cangaço foi uma época terrível. As famílias das vítimas desses cangaceiros deveriam ser ouvidos.
Vc tem razão, é incrível como defende esses bandidos! Ninguém fala das pessoas que famílias que eles destruíram Da nojo de saber dessas coisas! Quem tem pena que levasse eles pra sua casa!!!
Tai uma coisa certa,,ninguém vê essas entrevistas com os filhos e netos daquelas pessoas vítimas ( assassinadas covardemente por esses bandidos cangaceiros ) . Só se vê falar desses líderes : lampião, corisco, Antônio silvino, como se eles fossem pessoas boas e wue só entraram no cangaço por questão social daquela época. Vão pra lá com essas historinhas de vcs. Todos os cangaceiros era bandidos perversos sanguinários e entravam para o banditismo porque queriam vida mole sem trabalhar, só roubarem e estupraram. Outra coisa, eles não eram homens corajosos, eram covardes e do tinham muita coragem se estivesse em vantagem. Que como sempre eles estavam na vantagem, 100, 150, homens Todos armadoschegavam de surpresa e pegavam pessoas simples desarmadas, aí eles deitam e rolavam. Tem várias e várias histórias que quando lampião ou corisco atacavam certa localidade e davam de cara com o povo armado, lampião ou corisco com seus bandos corriam chega batiam com os pés na bubda, e se embrengavam nos matagais. Vamos parar de enfeita essas historinhas do cangaço
Seria interessante também um documentário sobre as vítimas dessas pessoas, já que elas fizeram parte do cangaço. Não deveria existir dois pesos e duas medidas.
MUITO CANGACEIRO FOI VÍTIMA OU TEVE A FAMILIA VITIMADA POR POLICIAIS E CORONÉIS QUE NÃO RARAMENTE ERAM MAIS SUJOS E COVARDES QUE OS CANGACEIROS E SEMPRE SAIAM IMPUNES ,DEPOIS DISSO ENTRARAM NO CANGAÇO E PASSARAM A FAZER DESGRACEIRAS TAMBÉM ,O MAL DO BRASIL ATE HOJE E QUE O ESTADO E OS PODEROSOS SÃO TÃO OU MAIS DESUMANOS E CRUÉIS QUE OS CRIMINOSOS ,NISSO NÃO MUDOU MUITO DAQUELES TEMPOS PRA CÁ .
Sim. Com certeza; temos que ouvir os dois lados da história.
5 років тому+16
Parabéns ao CEEC - Centro de Estudos Euclydes da Cunha pela excelente produção. Um trabalho grandioso assim como a história de Dadá. Sensacional é a palavra que encontrei para definir esse documentário. Quem realmente se interessa pela história cangaceira sabe a importância que tem essa obra.
Os entrevistados dizem: Dadá tinha uma¨sabedoria¨... Gente, sabedoria tem haver com os que praticam o bem, os que andam com Deus, e rejeitam o mal. Sábios são aqueles que não se associam com os ímpios. Essa Dadá era uma criminosa, uma impia; ela não era sábia. Na verdade, ela era inteligente e sagáz! estas são as palavras corretas para o ímpio.
Ih,ela tinha escolha imagine vc uma menina de 12,anos é estuprada e raptada da sua família aí vc vive no cangaço a 12 anos não tinha como pedir ajuda pq se fosse ia ser morta pela volante tudo homem ignorante,não ião entende ela pedindo ajuda,então levaram ela pro inferno ela abraçou o capeta
@@wellingtonSilva-my7cc Tenho uma parente que foi estrupada com 15 anos, e nem por isso ela saiu por ai roubando e matando. Hoje ele está muito bem casada e tem filhos maravilhosos!
Fantástico...Riqueza de depoimentos, fotos e tudo mais. Muito emocionante... Tive a chance de conhece-la , mas perdi no dia...uma pena Sou apaixonado pelo tema cangaço a muitos anos é muito raro um documentário tão bem feito assim. PARABÉNS!
Muito obrigado por essa materia, sou aqui da regiao do sertao pajeú e ainda n tinha visto um documentário tao completo e que conta a verdadeira historia como aconteceu , esse e mais um exemplar q deveria ser guardado no museu do cangaço em serra talahada . Mais uma vez obrigado pela postagem a melhor de todas ate hoje ...
Parabéns . ótimas reflexões e registros históricos. 70 anos de cangaço , só nos últimos 10 as mulheres puderam entrar. A sua entrada era superior a vida da sertaneja, Dadá foi alfabetizada por corisco. A ornamentação das roupas , que beleza. Desconhecia. Achava que eram releituras melhoradas. Muito lindos os embornais e peças de couro. Vcs arrasaram
Dada foi alfabetizada por corisco? E daí? Isso faz dele um bom ser humano é dela uma santa? Vc não tem noção do quão nefasto e assassino foi o cangaço querida? Tanta coisa pra se discutir d se obre esse assunto e vc vem me falar lindos embornais e peças de couro? Além de Feminista vc vive em que planeta madame?
Como pode alguém adquirir tanta sabedoria em uma vida de tão pouco tempo, pouco tempo digo pelo fato de que a vida é muito curta. As vezes penso, gostaria de poder viver mais tempo na esfera terrestre, muita história viva, a verdadeira história do Brasil é essa. Amei esse documentário e todos que assisto sobre o cangaço. Parabéns a todos por ajudar a manter a história da luta por uma causa viva.
Parabéns aos policiais heróis que pois fim esse bando de Vermes NOJENTOS, bando de bandidos vagabundos, foram todos para o inferno de onde nunca deveria ter saído 😃😄👏👏👏👏👏👍👍👍
Sei lá..., estranho é saber que tantas pessoas desse Brasil não conseguem acertar uma aposentadoria digna pra sobreviver e bandidos conseguem benefícios vitalícios como o dela de 2 salários mínimos, certamente existiu familiares de "vítimas do cangaço" que passaram necessidade e o Estado nada ajudou ou indenizou.
A minha avó tem 100 anos, nordestina que nunca estudou, ela tem um vocabulário rico, igual a Dada em suas cartas e entrevistas, aliás todas as entrevistas das pessoas da época do cangaço tem um vocabulário rico, logo isso me entristece ao notar o quando regredimos’
que Maravilha heimm!! como eu adoro História, mais uma aprendi ! valeu" Dona Dadá e Seu Corisco e viva o Povo do Cangaço!! é uma verdadeira história de se emocionar heimm!! salve esse povo quem em outrora lutou contra a queles que queriam viver na desigualdade. um belo documentário!!!
Incrível o pensamento distorcido de muitos que valorizam bandidos tentando fazê-los passarem por heróis. Chega arrepiar ouvir um historiador dizer que a morte de Corisco e o tiro levado por Dadá "foi covardia". É inacreditável! Corisco, o próprio filho do Demo, matava, roubava, torturava e cometia todo tipo de atrocidades contra inocentes participando de chacinas regadas a banho de sangue e decaptações. Dadá, com todo respeito que mereça, era conivente e companheira de crimes do temido Corisco. Colheram o que plantaram e tiveram o que mereceram à altura das atrocidades cometidas contra INOCENTES. Heróis são os volantes, os "macacos" que buscavam livrar o povo desses bandidos e restaurar a ordem e colocar um fim ao terror que esses Cangaceiros tocavam no povo. Triste episódio da história do nosso povo, mas que demora, mais uma vez, a inversão de valores e o culto a bandidos (bandidolatria).
@@Odilon217 Sim, mas trate-os como de fato eram, bandidos, e não se atrevam a mudar a história tentando reescrevê-la tentando chamar àqueles trastes de heróis subestimando a inteligência das pessoas que estudam.
Sou filho natural de São Vicente-SP, porém minha avó que era filha de Moita Bonita-Sergipe e correu pro mato em ocasiões em que se ouvia que o bando se aproximava! Sempre gostei das histórias do cangaço, nunca consegui definir o que significa cangaço, a melhor de todas que ouvi foi a da vereadora Geracina: "O cangaço é uma expressão popular das mais vivas da história do Brasil" Pode-se discutir o certo e o errado, mas essa é uma verdade indiscutível!
O Lampião e seu cangaço,foi a mais terrível, quadrilha de bandidos cruéis e sanguinários e dominante do Nordeste , que já existiu no Brasil,era o terror da época,.
Fico encantada com a caligrafia dos antigos. Coisa linda de se ver. Dizer ela nao ser cúmplice, claro que foi, ate porque pelo histórico, quando Corisco foi conversar com o governardor para se entregar, ela formentou Corisco para que nao se entregasse o chamando de covarde. Da alma dela quem deve dar conta são as entidades, mas pelo histórico, gente boa ela não foi. Mas é aquilo, foi retirada da familianquando menina, esses caras eram uns monstros, fico mal do de pensar...
Que maravilha de documentário! Sou descendente do Tenente João Fellipe de Almeida du Pin Calmon, pertencente a segunda geração do patriarca João Calmon e que vieram da Bahia para o Espírito Santo participar da defesa da Barra do Benevente contra os franceses. É motivo de orgulho ver como a produção de um documentário sobre a vida de Dada, ex cangaceira e mulher de Corisco tanto contribui à percepção e ao entendimento desse importante período na História do Brasil. Parabéns!
Essa Dada ganhou um fã viu. Mulher valente destemida sempre buscando igualdade e respeito como mulher. Sim é ganhou um escrito viu. Parabéns pelo trabalho e isso aí como dona Dada disse. “ Não deixe nossa história morrer não “ lindo 👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻
Essas pessoas defendem cangaceiro porque não teve parente morto pô eles Deram muita importância a essa mulher Existe tantas mulheres que sustentam suas famílias sozinhas e ninguém menciona isso
Como pode ter gente que adora uma pessoa que passou quase metade da sua vida ajudando assassinos a matarem pais de família. Deveriam dar a volta lá como pena. Passar cada dia da sua vida com um de cada uma dessas famílias que morreram ouvindo as pessoas lamentarem as mortes dos entes queridos.
@Marcelo Maciel Cassiano dos Santos Ela foi conivente. Dadá tinha voz sim no cangaço, nada de “oprimido e opressor” nessa situação, ela foi a única cangaceira a usar um fuzil e fazia “bullying” com outros cangaceiros do bando. Isso consta em muitos relatos de cangaceiros sobre ela. Você não precisa voltar naquela época para saber se algo é certo ou errado, os próprios cangaceiros que sobreviveram sabiam que era errado, tanto é que, em unanimidade, quando os repórteres perguntaram “se Lampião estivesse vivo você voltaria para o cangaço?”, a resposta é clara: NÃO, com todas as letras; alguns complementam alertando o repórter: “Eu detesto quando fala naquele tempo”. Isso é uma questão de ética e razão.
Aqui vai meus sentimentos a de amante de história e abandou por faltar recursos. A história do país é fantástica desde sempre, amo meu país apersar das poucas oportunidades, mas a história do cangaço especialmente especialmente vendo a Sra.Dadá, é muito fantástica, e como diz o documentário no finzinho, todos nós temos o rumo traçado uma hora outra vamos cumprir, e em outra situação alguém fala que; as pessoas que participaram de tal situação muitas das vezes não é porque quiseram ou queriam isso mas pq a sociedade em que está incluído leva a pessoa a viver de tal forma, acredito que hoje em dias muitas pessoas q condenam o movimento do cangaço se tivessem lá fariam pior pq é só olharmos os crimes crimes cometidos pelo mundo Brasil de nós todos que entendemos. Olhando especificamente na pessoa da Sra dadá tem muitas lições a ser tirada como por exemplo: a vida só é dura pra quem é mole; a situação que faz a pessoa; não importa o que faça, faça o seu melhor; as pessoas podem ser restauradas, e nada de bandidos bom, é bandidos morto; e muitas outras lições de uma pessoa que sou se superar e viver ainda uma longa vida razoável com toda a dificuldade que se encontrava.
Dada foi vítima das circunstâncias do cangaço e eram tempos difíceis naquela época. Só o fato de ter lutado para dar um enterro digno as cabeças dos cangaceiros , prova de que foi uma mulher muito humana. Que Deus a tenha em sua glória dona Dada e sua história jamais seja esquecida.
@@leandropereira7094 olha cidadão votei no L , estou feliz com a eleição dele . Só o prazer de mandar o MITO pra casa me satisfaz. Obrigado pela lembrança !
Cara ela acompanhou corisco .. Vc me dizer que ela é vitima é ser muito inocente .. Eu tenho estudado a história do cangaço é acho muito interessante . Uma parte da históriado Brasil .. Mas uma hstoria sombria .. E permanecer anos ao lado de um cangaceiro é sim escolha própria...
Personagem histórico, sim. Personalidade sacrossanta, não. Empatia pela história, sim. Enaltecimento do banditismo, não. Pessoa pecadora como todos, sim. Pessoa louvada pelos pecados, não. Vez e voz ao Cangaço, sempre teve. Vez e voz as vítimas, não.
A esquerda domina a cultura desse país e adora exaltar o banditismo como algo bom. NOJO. O cangaço é um fato histórico importante mas a forma romantica como se conta é canalhice da esquerda.
@@guerrax22 Isnard, falta precisão histórica em sua afirmação. O Cangaço foi historicamente não do aliado como também financiado pelo coronelismo da direita e não esqueça, recebeu a patente de Capitão e combateu a Coluna Prestes. O Cangaço nunca teve nada a ver com a esquerda.
Quem quer saber das vítimas? Você já vou documentário sobre vítimas? Kkkkk, mas também acho meio estranho o povo se compadecer com esses cangaçeiros que cometeram essas atrocidades, kkk mas o documentário foi foda. Acho que a história tem de ser preservada
@@gatman1790 O conceito "vitima" é inerente aos não patológicos. Isso responde a sua pergunta. A misericórdia não é uma ideia, ela é natural aos que possuem a semelhança (qualidade) do Criador, portanto, um sentimento NATURAL..
@@lasarobanido4940 sim, mas para quem era íntimo daquela pessoa, quem não a conhecia por ela não irá sentir; por isso a reclamação desse rapaz é um incômodo. Ninguém veio aqui para chorar vítimas, veio para conhecer a história.
@@gatman1790 A HISTÓRIA ao passar pelo cognitivo do animal humano, ela será adicionada na sinapse na forma de conexões neurais, conforme o horizonte do individuo. A capacidade de analise não esta no exoterismo, ou no emocional, ela só pode acontecer no campo do raciocínio sob a tríplice: Tese - anti-tese e síntese. Tratar a história como se fosse uma partida de futebol, indica sintomas das 28 deficiências da inteligencia, de Reuven Feuerstein.
Independente d tudo.. pq ñ podemos ser hipocritas. Dizendo " eu nunca faria isso..ou aquilo. SEM estar no lugar da pessoa. Ela tinha PROPOSITO. Sabia o q queria e o q não queria. Ela como todos nós,tinha o lado BOM e o lado MAU. E usava cada um da forma que melhor lhe convinhece..de acordo c a pessoa e situação . dadá era uma guerreira,destemida ,,valente,determinada,sincera. Admiro mulheres assim . Ela tem meu respeito. Na atual fase ,com tantos feminicidios....ela me representa! Cuidava de si..ainda do marido. Com AMOR.❤ " Ñ SEI SE MORREU ALGUEM. MAS...ATIREI P MATAR"🤭👏🏼👏🏼 valeu dadá.
GRANDE DADÁ, UMA GANGACEIRA DE FIBRA E CORAGEM , SEU NOME ESTA MARCADO NA HISTÓRIA DO CANGAÇO COMO COMPANHEIRA FIEL DO DESTEMIDO CANGACEIRO CORISCO. O DIABO LOURO 👍👏👏👏👏
Ser Bandido não justifca nos tempos de hoje, mais meu amigo no sertão dos anos 30 era muito humilhação com os mais desfavorecidos, eu cresci no interior nós anos 90, fui testemunho eu vi como os mais pobres eram humilhados de todas as formas um homem revoltado e mais perigoso que qualquer psicopata pois o pisicopata e covarde, um homem revoltado tem coragem o que eu vi no Ceará em 93 me fez crescer com visão de que pobre e tratado como lixo neste país, agora imagine no tempo do cangaço, o Brasil nunca vai ser uma nação forte, porque são poucos os brasileiros que querem igualdade a maioria que sempre está acima do seu semelhante em tudo.
Exato companheiro. Imagina esse povo desprovido do básico e sem conhecer seus direitos? Uma Volante de homens de toda laia, recrutados apenas por se alistar, revestidos de autoridade e sem fiscalização de abusos rs. Lampião tinha um inimigo, o inimigo se queixou com um coronel e este colocou a policia atrás de Lampião para matar, chegando em sua casa, Lampião havia saído, mataram o pai dele que estava debulhando feijão. Lampião soube e também soube que não podia mais voltar para casa, largou casa, familia, terras, bichos e só restou a caatinga bruta. A polícia que matou seu pai publicou no jornal seu crime? Quem praticou foi punido? NÃO! Toda revolta surge de um ensejo, no dia que isso não ocorrer a lei de Newton toda ação gera uma reação cai por terra.
Falou tudo conterrâneo só sabe nos que somos do Nordeste e vimos conta muitas histórias dos nossos antepassados e vimos muitas coisas também eu só sertão do Ceará. De Acopiara ce
@@irmaobrianbouisdeguilbert1318 o comentário mais sensato a respeito do cangaço,agora queria saber se lampião pegou o coronel e o cara que foi lá se queixou e fez da vida de lampião um inferno!eles acordaram o lado rui. Do cara a partir de quando mataram a família dele!
Mil 👏👏👏sempre.á todos os sobreviventes que até hoje, continuam á lutar para não serem esquecido. Pois só lembram deles em época eleitoral. Amo todos os documentários do nosso Brasil. 👏👏👏aos historiadores por nunca desistir, e ir até o final.
A história do cansaço não deve ser esquecida. Ainda existem pessoas que em pleno séc. 21 criticam o SUS e políticas de assistencialismos. A gente deve lembrar o que acontece quando o Estado abandona as pessoas na miséria, sem investimento em educação, saúde e qualquer assistência para o desenvolvimento. A falta do básico e a miséria são grandes geradores de violência. Você gera pessoas sem nada na vida, sem perspectiva alguma e sem nada a perder, além de um descontentamento gritante em relação às desigualdades e injustiças sociais... Isso é muito perigoso. E quando a filha bonita de alguém é morta em latrocínio porque demorou pra entregar o celular, é lastimável, porque era tão jovem. Enquanto pessoas invisíveis encaram desde cedo a única realidade em seu meio, as drogas, a violência e a falta de atenção.
Bravo. Que documentário emocionante. Que transmite mais que informação, nos transporta para um mundo que por mim era desconhecido e por assim dizer, hostilizado. Mostra a grandeza de uma sertaneja com uma alma humana, e com uma coragem quase que inabalável. Me emocionei, e me tornei melhor, pelo menos almejo ser alguém melhor, conhecendo esse ser inesquecível.
Tenho muita honra em ser nordestino ,e admiro muito as histórias do cangaço e admiro profundamente a mulher que foi dona Dadá , gostaria muito de tê-la conhecido pessoalmente mas só de conhecer a grande história dela já me sinto imensamente grato que Deus a tenha na sua morada 🙏🙌
Poderia ter sido da época em que ela matava rindo, seria legal ela ter entrado na sua casa com seus filhos e mulher dentro de casa. Seria um bom e emocionante encontro.
Eu moro aqui em Salvador, queria muito ter conhecido dona Dadá, uma mulher de respeito, uma mulher de muita história, mesmo com pouco estudo, ainda quero conhecer Indaiá e Illana, moro na Paralela bem perto de onde Dadá morou, uma história fascinante, exemplo de vida, exemplo de pessoa e por favor entendam, o cangaço não era movimento de violência, tinha sim muita violência, roubo, desordem, mas foi uma forma de expressão, uma voz de liberdade do que o Governo Federal faz e fazia, por isso infelizmente não só o nordeste quanto vários outros lugares do Brasil sofrem com a grande desigualdade, tanto racial tanto quanto a desigualdade social. Bela história 👏🏽👏🏽👏🏽
Verdade. Eu também fiquei impressionado com o alto nível do vocabulário dela, sendo uma pessoa de pouco estudo, e num período tão arcaico, principalmente na nossa região
Muito bom este documentário. O Cangaço existiu, e dar visibilidade ao que aconteceu no Nordeste é esplêndido. Dadá uma vítima de uma sociedade coronelista.
É uma apologia tão grande a essas pessoas como se elas tivessem vividos suas vidas de forma excepcional na prática da virtudes. Dadá participou da Chacina da Família Patos, uma família inocente brutalmente assassinada pelo que restou do bando de Lampião (ou seja, Corisco e Dadá), depois ela foi anistiada, passou a receber dois salários para seu sustento e nem sequer pagou a morte de tanto que por suas mãos foram mortos, mesmo que tenham sido de forma indireta. O cangaço é fascinante, mas tratar aquelas pessoas com um certo orgulho pelo que elas fizeram é mal caráter de quem conhece a história e procura romantiza-lá. Vocês estão tratando de criminosos, ainda hoje se fores nos sertões do Nordeste, encontraram as chagadas deixadas pelo cangaço em muitas famílias.
Depois do massacre, anos depois, Dadá recebeu a cabeça do bandido Corisco para ser enterrada com os restos mortais de seu corpo. Houve até uma encenação do velório dele, ela carregando uma caixa com sua cabeça e enterrando; uma completa palhaçada. Enquanto noticiaram isso para todo o Brasil, a imprensa foi atrás das três crianças que sobreviveram a chacina de suas famílias (a Chacina de Patos), elas que também testemunharam tão assombroso fato? Eis a cara desse Brasil, onde bandido é tachado como herói e herói como bandido. O que esperar para aqui senão o próprio castigo?
Que documentário espetacular! Parabéns aos realizadores. Dadá é uma personalidade marcante e interessante de se conhecer. Dona de uma memória fabulosa.
Prazer imenso, aos meus 60 anos de idade (Dezembro/2020), poder recordar histórias que minha mãe contava a mim e meus irmãos quando éramos crianças/adolescentes.
Parabéns pelo documentário, lembro quando adolescente meu pai que era jornalista chegou em casa e nos falou que tinha entrevistado D.Dadá que foi mulher de Curisco do bando de Lampião.
Cara esse documentário mudou minha visão em relação a Dadá. Agora sim! Entendi que ela foi uma vítima das circunstâncias e sobe levar sua vida da forma que a vida se apresentou a ela. Viveu sendo um agente responsivo do cenário de suas histórias.
Eu já vi outro canal que a Dada não foi sequestrada por corisco, dizem k ela era prima de corisco, planejaram viver juntos e segundo o documentário planejaram até o assassinato do noivo dela.
Cara,vc é doente né? Ou então deve ser muito burro. Vc diz que DADA foi “ vítima”?Bom ,é óbvio que um documentário não vai falar os podres das pessoas não é mesmo? Dada foi uma bandida. Assassina. Ela participou de todas as chacinas do marido. Ela presenciou o próprio marido estuprando mulheres. Ela poder sobre Corisco de vida e de morte. A sua visão da Dada mudou? Kkkkkkkkkk V as i o letivos livros certos pra conhecer a verdade meu querido. Documentário de UA-cam não é pra isso. Pare de ser besta.
Eu com 12 anos de idade vi as cabeças dos cangaceiros no nina Rodrigues em salvador, guardado a imagem até hoje, como uma criança na época fique chocado.
@@limaanderson3129 pense como quiser, mas não apoio bandido... não valorizo, e não enalteco , ( e como desejar a morte de quem já morreu ? Me ensine, não tô entendendo )
O Brasil é um país medonho. O culto a criminosos é uma triste realidade que sempre aconteceu e se vê ainda hoje. Cangaceiros crudelussimos viram heróis, se fazem de vítima e ganham a admiração da população, a mesma que barbarizaram....não me admira que poderão ser canonizados 😮😮😮😮
@@armandofilho6183 Pua ignorância sua, o que se passou é uma história e temos que preservar, queria também você, que se apagasse a história da escravidão negra no Brasil? Cara sem cultura!
Parabéns pelo excelente documentário,Centro de Estudos Euclydes da Cunha !!! E obrigado por disponibilizá-lo no youtube,já que sou de Fortaleza e não pude assistir ao seu lançamento em Salvador.
Não há dúvida de que o fenômeno não pode ser esquecido e deve ser registrado. Mas poderiam dedicar um pouquinho dessa admiração às vítimas, muitas vezes barbarizadas.
Fantástico,,,,, não o que o casal fez , mais a história fascinante , a capacidade de aprendizado e sabedoria q eles tinham, eu conheço pessoas de idade q não sabe ler, não escreve nem o próprio nome , mais é uma fonte de sabedoria , tenho prazer em conversar contal pessoas , diferentes dos sábios modernos de hoje q sabem tudo na teoria e atrás de suas mesas , a verdadeira sabedoria tem quem viveu na prática, e vive na prática do dia de hoje também , essa turma que aprende tudo pela Internet tem uma sabedoria tão superficial que dá pena de ouvir tal pessoas
Adoro a história do cangaço. Aprendi a gostar muito de Dona Dadá... não foi preciso nem conhece-la pessoalmente. A história desenha as imagens na minha mente.
Estou surpreso com a simplicidade e determinação desta mulher parabéns aos envolvidos desta bela produção, cheguei por acaso por assistindo aos videos do canal O Cangaço na Literatura
Lindo resgate da história do povo nordestino 🌵 Não se trata de identificar bandidos e mocinhos! E sim de conhecer, resgatar e respeitar nossa história ❤️
Mas pera ai... corisco colheu o q plantou, gente... ele executou 7 pessoas da mesma família... e só não matou uma criança dessa família , q seria a oitava vítima, pq Dadá interveio falando "quem morreu morreu, quem não morreu não morre mais"... caso contrário, teria morrido tb... cangaceiro podem até terem sido movidos por revoltas, mas só descontava sua revolta na sociedade q era tão maltratada qto eles
Exatamente e ela é bandida tão quanto o resto dos cangaceiros, acho bacana pegar o depoimento dela, infelizmente o cangaço aconteceu e já que aconteceu é um fato histórico, mas endeusar essas pessoas jamais. No min 40 e pouco eles acham um absurdo não ter uma autoridade no enterro dela, peraí ela é heroína? Pelo contexto de tudo o que envolveu o cangaço não tem herói nessa história.
é q vivemos em um país cujo o nome é BRASIL.onde os piores bandidos são endeusados com nomes de ruas de cidades são reverenciados em festas públicas e até hj tem um total e admirado apoio dos direitos humanos.....,e assim vai seguindo não sei até quando.....,e os políticos ainda congratulam os com títulos de cidadãos de estados e municípios....,mas eu vou continuar á seguir minha vida sendo pelomenos cidadão e sempre procurando ser útil a sociedade independentimente de cor raça ou poder aquisitivo e políticos.....,e quem quiser idolatrar bandidos q fassa......,esse é meu ponto de vista.
Muito bom o documentário. Uma coisa que eu perguntaria a Dadá, porque Corisco de demorou para chegar a gente se Angico.? Será que eles sabiam de algo ?
Dadá gostava do estado baiano. E muitos cangaceiros eram baianos. Já no fim , virgolino havia confessado para seus homens d que cometera o grande erro da sua vida no cangaço. A morte dos Policiais baianos na cidade de Queimadas-Ba.
Como sempre Numa briga de gente grande como Cangaço x Estado Muitos inocentes pagaram por estar no "lugar errado" na "hora errada" Esse filme ainda vemos hoje nas favelas e nos assaltos a mão armada Brasil afora !!
Vou ser sincero, eu acho fascinante a história do cangaço e nao tem como falar de cangaço sem falar de Corisco e Dadá.... mas defender Corisco é difícil... o cara foi um monstro, vamos ser sinceros!
Eu defendo um pai de família... Trabalhador... Assassinos não merecem honras
Verdade.
Pagaram com a mesma moeda.
E ela por acaso Nao foi vitima dele?
PENA QUE O TIRO PEGOU NA PERNA E NÃO NA CABEÇA.
Não se trata aqui de ser a favor ou contra o Cangaço, trata-se somente de resgatar uma história incrível, cheia de dualidades, conflitos e aquele jogo do claro e escuro, bem humano, bem presente. Parabéns, pelo documentário. O convite por um olhar sem anacronismos e passionalidades sempre segue rijo.
Muito bom
E verdade, eu amo ver e ouvi essas histórias, faz parte da história brasileira
Cheia de crimes
Dualidade por que não foi a sua família quem sofreu agressão 🤔🤔🤔 se fosse com sua família vc pensaria diferente 👍👍👍 esses artistas do pensam em si e em dinheiro! Por isso romantizam tanto os crimes.... Essa mulher é uma bandida mulher de bandido como qualquer outra...
Que só o Brasil sabe romantiza 🤷🤬🤮👉👉👉😎
Dadá foi uma cangaceira perversa, psicopata e matou inocentes. Meteceu gangrenar e o câncer... mentirosa, perigosa...
Me chamo Célio, sou de Miguel Calmon, conheci a cova de Corisco, no entorno da cova tinha uma grade de forro, aliás isso era o que diferenciava dos outros túmulos, a molecada caçava passarinhos ali por perto, então resolvíamos dar uma olhada na sepultura de Corisco, quem fosse ao cemitério tinha como praxe visitar a cova de Corisco, e ainda ia com medo! Se não visitasse não tinha ido ao cemitério de Miguel Calmon... Assistir ao belo documentário de vocês até o final, bastante interessante mesmo!! Porém, deixo um comentário que pode gerar constrangimento em algumas pessoas que deram seus depoimentos, dizer que Dadá, Corisco e todos os outros eram vítimas da sociedade, bonzinhos, não faziam mal a ninguém, tá de brincadeira não é? é o mesmo que dizer que os bandidos de hoje também são. E, não é assim, as pessoas escolhem os caminhos que querem seguir, tem seu livre arbítrio e fazem suas escolhas pautadas em seus interesses e, ou não...., Tem mais, cangaceiros de ontem, ou bandidos de hoje, são as mesmas coisas, matavam e roubavam, matam e roubam do mesmo jeito, então, não difere um do outro... Quando Dadá esteve em Miguel Calmon em mil novecentos e setenta dois, para discursar num palanque político e não discursou, eu me vi bem próximo dela a menos de sessenta centímetros, confesso não ter percebido essa doçura toda, eu tinha dezesseis anos e vi em seus olhos muita amargura, daí ela foi embora, voltando depois para resgatar os restos mortais de Corisco, Dadá pode sim ter sido vítima porque ela foi sequestrada, porém, se adaptou tanto, que aprendeu a atirar e atirava melhor do que o Corisco, olha, quer se santificar? Morra ou se mude, diz o velho ditado!
Concordo.
Dada, faria tudo outra vez sem arrependimento!
Bandidos mal feitores
Não sabe o que diz!
Muito bem dito. Esse ditado antigo meu sogro paraibano também dizia. “Quer ser bom? Morra ou vai embora”.
Julgar cabe ao Pai Celeste que tenho certeza poderia ama-los, mas certamente condenaria seus pecados. Obrigado!
Parabéns pelo documentário sobre Dadá, excelente as entrevistas e pesquisadores, Dadá é um exemplo de mulher que não pode morrer nunca, nem Dadá e nem Corisco
Nós brasileiros temos o péssimo hábito de romantizar o crime e de idolatrar criminosos. A história pós-cangaço da D. Dadá é admirável, mas não podemos negligenciar que ela foi partícipe e co-autora em crimes bárbaros e que não pagou perante a lei dos homens pelos crimes que cometeu.
Apesar dos pesares, ela ficou na história.
Cara, o mundo inteiro fala sobre Hitler e o gen0cídi0 provocado por ele até hoje e ninguém vem dizer que enaltecem criminoso. Esse período faz parte da história e deve ser contada. E Dadá não fez parte do cangaço porque foi sequestrada aos 12 anos e teve que viver como o cangaço exigia,ou não sobreviveria. Imagine que, se hoje ainda seremos com o machismo, naquela época a vida para a mulher era muito pior.
admiro muito o nosso nordeste com suas tradições que só enriquece o nosso Brasil,mais o cangaço náo é motivo de ter orgulho,muito pelo contrário.
Uma grande verdade tenho muito orgulho de ser nordestino como diz um grande Amigo meu
"Nordestino é madeira de dá em doido."
Itanildo Medeiros)
Acho interessante o quanto é glorificado e defendido os cangaceiros, como se fossem heróis e as vítimas que eles mataram, castraram e arrancaram cabeças de pessoas inocentes não vejo ninguém defender ou fazer matérias, filmes ou dar aposentadoria dupla para suas famílias ou herdeiros, é por isso que o Brasil é desse jeito
Muito bom! Parabéns aos envolvidos. Havíamos anunciado este documentário há alguns meses no canal, agora temos a chance de ver por completo. Contem sempre conosco!
Robério, Dada merece um livro. Seria enorme e riquíssimo de história.
Robério é bom no que faz acho que corisco também seria interessante
David Pereira valeu amigos
@@ocangaconaliteratura olhem Robério Santos aí kkkk valeu ,um abraço de Caraubas RN. 🤝🤝🤝
O Cangaço na Literatura encontrei Robério por aqui
As pessoas idolatram essas pessoas que tanto mal fez ao próximo.
E sua ignorância nos faz lamentar
@@FernandoMatias-q8c Lamento a sua adoração por criminosos!
Não tenho admiração alguma por pessoas que cometeram tantas atrocidades. O cangaço foi uma época terrível. As famílias das vítimas desses cangaceiros deveriam ser ouvidos.
Vc tem razão, é incrível como defende esses bandidos!
Ninguém fala das pessoas que famílias que eles destruíram
Da nojo de saber dessas coisas!
Quem tem pena que levasse eles pra sua casa!!!
Dadá foi obrigada a entrar nessa vida, basta vc ver a história de vida dela!
P@@telmamaia367915:32
Tai uma coisa certa,,ninguém vê essas entrevistas com os filhos e netos daquelas pessoas vítimas ( assassinadas covardemente por esses bandidos cangaceiros ) . Só se vê falar desses líderes : lampião, corisco, Antônio silvino, como se eles fossem pessoas boas e wue só entraram no cangaço por questão social daquela época. Vão pra lá com essas historinhas de vcs. Todos os cangaceiros era bandidos perversos sanguinários e entravam para o banditismo porque queriam vida mole sem trabalhar, só roubarem e estupraram. Outra coisa, eles não eram homens corajosos, eram covardes e do tinham muita coragem se estivesse em vantagem. Que como sempre eles estavam na vantagem, 100, 150, homens Todos armadoschegavam de surpresa e pegavam pessoas simples desarmadas, aí eles deitam e rolavam. Tem várias e várias histórias que quando lampião ou corisco atacavam certa localidade e davam de cara com o povo armado, lampião ou corisco com seus bandos corriam chega batiam com os pés na bubda, e se embrengavam nos matagais. Vamos parar de enfeita essas historinhas do cangaço
Seria interessante também um documentário sobre as vítimas dessas pessoas, já que elas fizeram parte do cangaço. Não deveria existir dois pesos e duas medidas.
MUITO CANGACEIRO FOI VÍTIMA OU TEVE A FAMILIA VITIMADA POR POLICIAIS E CORONÉIS QUE NÃO RARAMENTE ERAM MAIS SUJOS E COVARDES QUE OS CANGACEIROS E SEMPRE SAIAM IMPUNES ,DEPOIS DISSO ENTRARAM NO CANGAÇO E PASSARAM A FAZER DESGRACEIRAS TAMBÉM ,O MAL DO BRASIL ATE HOJE E QUE O ESTADO E OS PODEROSOS SÃO TÃO OU MAIS DESUMANOS E CRUÉIS QUE OS CRIMINOSOS ,NISSO NÃO MUDOU MUITO DAQUELES TEMPOS PRA CÁ .
Verdade, Gerson! Há muita romantização do cangaço...
PENA QUE O TIRO PEGOU NA PERNA E NÃO NA CABEÇA.
Eu amoooo história
Sim. Com certeza; temos que ouvir os dois lados da história.
Parabéns ao CEEC - Centro de Estudos Euclydes da Cunha pela excelente produção. Um trabalho grandioso assim como a história de Dadá. Sensacional é a palavra que encontrei para definir esse documentário. Quem realmente se interessa pela história cangaceira sabe a importância que tem essa obra.
PROF. GERALDO!
😊😃🙋👏👏👏👏
@@reginacoeli7000...🌷
Verdade
Parabéns a volante que acabou com essa raça de assassinos estrupadores pedófilos eu teria vergonha de a roupa de um assassino!🤮🤮🤮🤮🤮
Parabéns a volante que acabou com essa raça de assassinos estrupadores pedófilos, eu teria vergonha de me vestir de cangaceiros!🤮🤮🤮🤮
Defender qualquer cangaceiro é algo inadmissível e olhe que sou parente de Sinhô Pereira o cara que fez Lampião.
Os entrevistados dizem: Dadá tinha uma¨sabedoria¨... Gente, sabedoria tem haver com os que praticam o bem, os que andam com Deus, e rejeitam o mal. Sábios são aqueles que não se associam com os ímpios.
Essa Dadá era uma criminosa, uma impia; ela não era sábia. Na verdade, ela era inteligente e sagáz! estas são as palavras corretas para o ímpio.
Ih,ela tinha escolha imagine vc uma menina de 12,anos é estuprada e raptada da sua família aí vc vive no cangaço a 12 anos não tinha como pedir ajuda pq se fosse ia ser morta pela volante tudo homem ignorante,não ião entende ela pedindo ajuda,então levaram ela pro inferno ela abraçou o capeta
@@wellingtonSilva-my7cc Tenho uma parente que foi estrupada com 15 anos, e nem por isso ela saiu por ai roubando e matando. Hoje ele está muito bem casada e tem filhos maravilhosos!
S E N S A C I O N A L - Obrigado, por
Compartilhar sobre a inenarrável DADA.
Fantástico...Riqueza de depoimentos, fotos e tudo mais.
Muito emocionante...
Tive a chance de conhece-la , mas perdi no dia...uma pena
Sou apaixonado pelo tema cangaço a muitos anos é muito raro um documentário tão bem feito assim.
PARABÉNS!
Muito obrigado por essa materia, sou aqui da regiao do sertao pajeú e ainda n tinha visto um documentário tao completo e que conta a verdadeira historia como aconteceu , esse e mais um exemplar q deveria ser guardado no museu do cangaço em serra talahada .
Mais uma vez obrigado pela postagem a melhor de todas ate hoje ...
Parabéns . ótimas reflexões e registros históricos. 70 anos de cangaço , só nos últimos 10 as mulheres puderam entrar. A sua entrada era superior a vida da sertaneja, Dadá foi alfabetizada por corisco. A ornamentação das roupas , que beleza. Desconhecia. Achava que eram releituras melhoradas. Muito lindos os embornais e peças de couro. Vcs arrasaram
Até no mundo do crime a mulher é discriminada rs
Dada foi alfabetizada por corisco? E daí? Isso faz dele um bom ser humano é dela uma santa? Vc não tem noção do quão nefasto e assassino foi o cangaço querida? Tanta coisa pra se discutir d se obre esse assunto e vc vem me falar lindos embornais e peças de couro? Além de Feminista vc vive em que planeta madame?
Como pode alguém adquirir tanta sabedoria em uma vida de tão pouco tempo, pouco tempo digo pelo fato de que a vida é muito curta. As vezes penso, gostaria de poder viver mais tempo na esfera terrestre, muita história viva, a verdadeira história do Brasil é essa. Amei esse documentário e todos que assisto sobre o cangaço. Parabéns a todos por ajudar a manter a história da luta por uma causa viva.
O que os parentes não falam é que os cangaceiros cortaram cabeças de muitos inocentes.
pelo depoimento deles os cangaçeiros eram todos um anjo.. kkkkk
Sim,degolaram seis inocentes da mesma família. .
@@luzenirsilva5613 Pois é. Pra manter essa bandidolatria é preciso fingir que essas coisas nunca aconteceram.
Parabéns aos policiais heróis que pois fim esse bando de Vermes NOJENTOS, bando de bandidos vagabundos, foram todos para o inferno de onde nunca deveria ter saído 😃😄👏👏👏👏👏👍👍👍
@@lucimarlopesdeoliveira4899 Policiais heróis kkkkkkkkkk vai ser gado do governo assim longe
Um dos melhores documentário da história do cangaço
Sei lá..., estranho é saber que tantas pessoas desse Brasil não conseguem acertar uma aposentadoria digna pra sobreviver e bandidos conseguem benefícios vitalícios como o dela de 2 salários mínimos, certamente existiu familiares de "vítimas do cangaço" que passaram necessidade e o Estado nada ajudou ou indenizou.
Era década de 40 🙄
O crime no Brasil sempre compensou!😢
Isso só acontece no Brasil
Dada é a prova de que no Brasil, o crime compensa, e muito.
A minha avó tem 100 anos, nordestina que nunca estudou, ela tem um vocabulário rico, igual a Dada em suas cartas e entrevistas, aliás todas as entrevistas das pessoas da época do cangaço tem um vocabulário rico, logo isso me entristece ao notar o quando regredimos’
Imagina a carta de Dadá nos dias de hoje? Kkkkkk
- E ae meu mano, fortalece a tropa aqui me libertando. Kkkkkkk
que Maravilha heimm!! como eu adoro História, mais uma aprendi ! valeu" Dona Dadá e Seu Corisco e viva o Povo do Cangaço!! é uma verdadeira história de se emocionar heimm!! salve esse povo quem em outrora lutou contra a queles que queriam viver na desigualdade. um belo documentário!!!
Dona Dadá era uma pessoa extremamente inteligente, muito a cima da média. Da pra perceber nas entrevistas dela.
nasci em sao pedro do turvo-sp,mas tenho orgulho de ser filho pernambucano de serra talhada,meus antepassados conviveram com essa gente
Serra Talhada a cidade por metrô quadrado de pistoleiros antigos e ainda vivos.
Minha mãe nasceu em Serra Talhada, porém, muito tempo depois da época do Cangaço.
O que não é vantagem nenhuma
E qual é o orgulho nisso? Kkkkk
Incrível o pensamento distorcido de muitos que valorizam bandidos tentando fazê-los passarem por heróis. Chega arrepiar ouvir um historiador dizer que a morte de Corisco e o tiro levado por Dadá "foi covardia". É inacreditável! Corisco, o próprio filho do Demo, matava, roubava, torturava e cometia todo tipo de atrocidades contra inocentes participando de chacinas regadas a banho de sangue e decaptações. Dadá, com todo respeito que mereça, era conivente e companheira de crimes do temido Corisco. Colheram o que plantaram e tiveram o que mereceram à altura das atrocidades cometidas contra INOCENTES. Heróis são os volantes, os "macacos" que buscavam livrar o povo desses bandidos e restaurar a ordem e colocar um fim ao terror que esses Cangaceiros tocavam no povo. Triste episódio da história do nosso povo, mas que demora, mais uma vez, a inversão de valores e o culto a bandidos (bandidolatria).
São bandidos, porém são histórias, foram protagonista do fenômeno cangaço!
@@Odilon217 Sim, mas trate-os como de fato eram, bandidos, e não se atrevam a mudar a história tentando reescrevê-la tentando chamar àqueles trastes de heróis subestimando a inteligência das pessoas que estudam.
Sou filho natural de São Vicente-SP, porém minha avó que era filha de Moita Bonita-Sergipe e correu pro mato em ocasiões em que se ouvia que o bando se aproximava!
Sempre gostei das histórias do cangaço, nunca consegui definir o que significa cangaço, a melhor de todas que ouvi foi a da vereadora Geracina:
"O cangaço é uma expressão popular das mais vivas da história do Brasil"
Pode-se discutir o certo e o errado, mas essa é uma verdade indiscutível!
O Lampião e seu cangaço,foi a mais terrível, quadrilha de bandidos cruéis e sanguinários e dominante do Nordeste , que já existiu no Brasil,era o terror da época,.
Fico encantada com a caligrafia dos antigos. Coisa linda de se ver.
Dizer ela nao ser cúmplice, claro que foi, ate porque pelo histórico, quando Corisco foi conversar com o governardor para se entregar, ela formentou Corisco para que nao se entregasse o chamando de covarde.
Da alma dela quem deve dar conta são as entidades, mas pelo histórico, gente boa ela não foi. Mas é aquilo, foi retirada da familianquando menina, esses caras eram uns monstros, fico mal do de pensar...
Que maravilha de documentário!
Sou descendente do Tenente João Fellipe de Almeida du Pin Calmon, pertencente a segunda geração do patriarca João Calmon e que vieram da Bahia para o Espírito Santo participar da defesa da Barra do Benevente contra os franceses.
É motivo de orgulho ver como a produção de um documentário sobre a vida de Dada, ex cangaceira e mulher de Corisco tanto contribui à percepção e ao entendimento desse importante período na História do Brasil.
Parabéns!
Essa Dada ganhou um fã viu. Mulher valente destemida sempre buscando igualdade e respeito como mulher. Sim é ganhou um escrito viu. Parabéns pelo trabalho e isso aí como dona Dada disse. “ Não deixe nossa história morrer não “ lindo 👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻
Aos 04:47 um tal de Manoel diz que foi covardia o que fizeram com Corisco.
Covardia foi o que Corisco fez na fazendo Patos e demais atrocidades.
DA RAIVA ESSA BABAÇÃO DE OVO DE BANDIDOS...HAJA VISTA ATÉ HJ CANONIZAM UM LULA LADRÃO DA VIDA.
Rpz, chega a ser mas abjeto e criminoso que as atrocidades desses bandos. Povo nojento. Animais
Esse é nosso país. Estamos até hoje vendo isso. Os bandidos aqui viram mártires.
VIVA Corisco o cabra do OLHO por OLHO e DENTE por DENTE ;)
@@augustomundombe829 teu col
Adoro as histórias do cangaço parabéns
PARABÉNS PELO EXCELENTE DOCUMENTÁRIO! SIMPLESMENTE SENSACIONAL!!!
😃👏🌟
Essas pessoas defendem cangaceiro porque não teve parente morto pô eles
Deram muita importância a essa mulher
Existe tantas mulheres que sustentam suas famílias sozinhas e ninguém menciona isso
Da mesma forma que pessoas perderam parentes inocentes, nas mãos da polícia.
@@mcmetal1001polícia grande heróis
Exaltando o crime,esquecendo das vítimas lamentavel!
Ninguém fala das famílias que perderam seus filhos e filhas assassinados e estrupados!
GENTE LOUCA NARCISISTAS!!!
Como pode ter gente que adora uma pessoa que passou quase metade da sua vida ajudando assassinos a matarem pais de família. Deveriam dar a volta lá como pena. Passar cada dia da sua vida com um de cada uma dessas famílias que morreram ouvindo as pessoas lamentarem as mortes dos entes queridos.
Pois é!!😡
São produtos do meio.
Impressionante como as pessoas cultuam criminosos, essa mulher participou da chacina de uma família inteira e ainda é retratada como uma heroína.
vc tem que ler mais sobre o cangaço, antes de abrir a boca pra falar merda, a maioria das mulheres que vivia no cangaço eram rapitadas..
Coitada
@Marcelo Maciel Cassiano dos Santos Ela foi conivente. Dadá tinha voz sim no cangaço, nada de “oprimido e opressor” nessa situação, ela foi a única cangaceira a usar um fuzil e fazia “bullying” com outros cangaceiros do bando. Isso consta em muitos relatos de cangaceiros sobre ela.
Você não precisa voltar naquela época para saber se algo é certo ou errado, os próprios cangaceiros que sobreviveram sabiam que era errado, tanto é que, em unanimidade, quando os repórteres perguntaram “se Lampião estivesse vivo você voltaria para o cangaço?”, a resposta é clara: NÃO, com todas as letras; alguns complementam alertando o repórter: “Eu detesto quando fala naquele tempo”. Isso é uma questão de ética e razão.
Lamentável 😢
Pra suportar o Corisco 12 anos, é pra ser uma heróloína mesmo.
Que maravilha de documentário! Parabéns aos realizadores!
Aqui vai meus sentimentos a de amante de história e abandou por faltar recursos. A história do país é fantástica desde sempre, amo meu país apersar das poucas oportunidades, mas a história do cangaço especialmente especialmente vendo a Sra.Dadá, é muito fantástica, e como diz o documentário no finzinho, todos nós temos o rumo traçado uma hora outra vamos cumprir, e em outra situação alguém fala que; as pessoas que participaram de tal situação muitas das vezes não é porque quiseram ou queriam isso mas pq a sociedade em que está incluído leva a pessoa a viver de tal forma, acredito que hoje em dias muitas pessoas q condenam o movimento do cangaço se tivessem lá fariam pior pq é só olharmos os crimes crimes cometidos pelo mundo Brasil de nós todos que entendemos. Olhando especificamente na pessoa da Sra dadá tem muitas lições a ser tirada como por exemplo: a vida só é dura pra quem é mole; a situação que faz a pessoa; não importa o que faça, faça o seu melhor; as pessoas podem ser restauradas, e nada de bandidos bom, é bandidos morto; e muitas outras lições de uma pessoa que sou se superar e viver ainda uma longa vida razoável com toda a dificuldade que se encontrava.
Dada foi vítima das circunstâncias do cangaço e eram tempos difíceis naquela época. Só o fato de ter lutado para dar um enterro digno as cabeças dos cangaceiros , prova de que foi uma mulher muito humana. Que Deus a tenha em sua glória dona Dada e sua história jamais seja esquecida.
Muito humana? Matou gente pra crl...kkkkk
@@leandropereira7094 pelo visto você não conhece nada , da história do cangaço no Brasil.
@@antoniocarloscarvalhonazar6824 ela era santa, tem razao, faz o "L"
@@leandropereira7094 olha cidadão votei no L , estou feliz com a eleição dele . Só o prazer de mandar o MITO pra casa me satisfaz. Obrigado pela lembrança !
Cara ela acompanhou corisco .. Vc me dizer que ela é vitima é ser muito inocente .. Eu tenho estudado a história do cangaço é acho muito interessante . Uma parte da históriado Brasil .. Mas uma hstoria sombria .. E permanecer anos ao lado de um cangaceiro é sim escolha própria...
Personagem histórico, sim. Personalidade sacrossanta, não. Empatia pela história, sim. Enaltecimento do banditismo, não. Pessoa pecadora como todos, sim. Pessoa louvada pelos pecados, não. Vez e voz ao Cangaço, sempre teve. Vez e voz as vítimas, não.
👏👏👏👏👏 só li sensatez nesse comentário.
Ótimo comentário.
Faltou acrescentar, que as vítimas dos cangaceiros não podem ou não puderam contestar, pois estavam mortas!
A esquerda domina a cultura desse país e adora exaltar o banditismo como algo bom. NOJO. O cangaço é um fato histórico importante mas a forma romantica como se conta é canalhice da esquerda.
@@guerrax22 Isnard, falta precisão histórica em sua afirmação. O Cangaço foi historicamente não do aliado como também financiado pelo coronelismo da direita e não esqueça, recebeu a patente de Capitão e combateu a Coluna Prestes. O Cangaço nunca teve nada a ver com a esquerda.
Sou um admirador da história do cangaço, más o fato é que todos eram bandidos. Não há o que discutir.
Vdd
Concordo
Exatamente, não devemos exaltar os seus crimes. Apenas documenta-lós pois são parte de nossa cultura
Eles foram empurrados pro crime antes eram tudo lavradores,bandidos eram os coronéis da época
Falou tudo.
Gostei dos comentários..Precisamos recuperar a empatia pelos que sofrem, não pelos que fazem sofrer..
Quem quer saber das vítimas? Você já vou documentário sobre vítimas? Kkkkk, mas também acho meio estranho o povo se compadecer com esses cangaçeiros que cometeram essas atrocidades, kkk mas o documentário foi foda. Acho que a história tem de ser preservada
Concordo com você as pessoas romântizam bandidos acham que são guerreiros
@@gatman1790 O conceito "vitima" é inerente aos não patológicos. Isso responde a sua pergunta. A misericórdia não é uma ideia, ela é natural aos que possuem a semelhança (qualidade) do Criador, portanto, um sentimento NATURAL..
@@lasarobanido4940 sim, mas para quem era íntimo daquela pessoa, quem não a conhecia por ela não irá sentir; por isso a reclamação desse rapaz é um incômodo. Ninguém veio aqui para chorar vítimas, veio para conhecer a história.
@@gatman1790 A HISTÓRIA ao passar pelo cognitivo do animal humano, ela será adicionada na sinapse na forma de conexões neurais, conforme o horizonte do individuo. A capacidade de analise não esta no exoterismo, ou no emocional, ela só pode acontecer no campo do raciocínio sob a tríplice: Tese - anti-tese e síntese. Tratar a história como se fosse uma partida de futebol, indica sintomas das 28 deficiências da inteligencia, de Reuven Feuerstein.
Independente d tudo.. pq ñ podemos ser hipocritas. Dizendo " eu nunca faria isso..ou aquilo. SEM estar no lugar da pessoa. Ela tinha PROPOSITO. Sabia o q queria e o q não queria. Ela como todos nós,tinha o lado BOM e o lado MAU. E usava cada um da forma que melhor lhe convinhece..de acordo c a pessoa e situação . dadá era uma guerreira,destemida ,,valente,determinada,sincera. Admiro mulheres assim . Ela tem meu respeito. Na atual fase ,com tantos feminicidios....ela me representa! Cuidava de si..ainda do marido. Com AMOR.❤ " Ñ SEI SE MORREU ALGUEM. MAS...ATIREI P MATAR"🤭👏🏼👏🏼 valeu dadá.
GRANDE DADÁ, UMA GANGACEIRA DE FIBRA E CORAGEM , SEU NOME ESTA MARCADO NA HISTÓRIA DO CANGAÇO COMO COMPANHEIRA FIEL DO DESTEMIDO CANGACEIRO CORISCO. O DIABO LOURO 👍👏👏👏👏
Parabéns pelo documentário incrível, Dadá é história, é nordeste, é Brasil
Fjjg terreno e e kmkjrqytthtjjtjyjikukylirluuuuuyyuuyjtkiijrmk
@@manoelcardoso8280 tranquilo, entendi tudo rsrs
Ppppppppppp0p
Ser Bandido não justifca nos tempos de hoje, mais meu amigo no sertão dos anos 30 era muito humilhação com os mais desfavorecidos, eu cresci no interior nós anos 90, fui testemunho eu vi como os mais pobres eram humilhados de todas as formas um homem revoltado e mais perigoso que qualquer psicopata pois o pisicopata e covarde, um homem revoltado tem coragem o que eu vi no Ceará em 93 me fez crescer com visão de que pobre e tratado como lixo neste país, agora imagine no tempo do cangaço, o Brasil nunca vai ser uma nação forte, porque são poucos os brasileiros que querem igualdade a maioria que sempre está acima do seu semelhante em tudo.
Exato companheiro. Imagina esse povo desprovido do básico e sem conhecer seus direitos? Uma Volante de homens de toda laia, recrutados apenas por se alistar, revestidos de autoridade e sem fiscalização de abusos rs. Lampião tinha um inimigo, o inimigo se queixou com um coronel e este colocou a policia atrás de Lampião para matar, chegando em sua casa, Lampião havia saído, mataram o pai dele que estava debulhando feijão. Lampião soube e também soube que não podia mais voltar para casa, largou casa, familia, terras, bichos e só restou a caatinga bruta. A polícia que matou seu pai publicou no jornal seu crime? Quem praticou foi punido? NÃO! Toda revolta surge de um ensejo, no dia que isso não ocorrer a lei de Newton toda ação gera uma reação cai por terra.
Falou tudo conterrâneo só sabe nos que somos do Nordeste e vimos conta muitas histórias dos nossos antepassados e vimos muitas coisas também eu só sertão do Ceará. De Acopiara ce
Vc definiu muito bem a época, palavras sábias....
@@irmaobrianbouisdeguilbert1318 o comentário mais sensato a respeito do cangaço,agora queria saber se lampião pegou o coronel e o cara que foi lá se queixou e fez da vida de lampião um inferno!eles acordaram o lado rui. Do cara a partir de quando mataram a família dele!
Nada justifica matar e torturar inocentes, em época nenhuma da história humana. Só animais fazem isto, e só bandido idolatra bandido.
Mil 👏👏👏sempre.á todos os sobreviventes que até hoje, continuam á lutar para não serem esquecido. Pois só lembram deles em época eleitoral. Amo todos os documentários do nosso Brasil. 👏👏👏aos historiadores por nunca desistir, e ir até o final.
A história do cansaço não deve ser esquecida.
Ainda existem pessoas que em pleno séc. 21 criticam o SUS e políticas de assistencialismos. A gente deve lembrar o que acontece quando o Estado abandona as pessoas na miséria, sem investimento em educação, saúde e qualquer assistência para o desenvolvimento.
A falta do básico e a miséria são grandes geradores de violência.
Você gera pessoas sem nada na vida, sem perspectiva alguma e sem nada a perder, além de um descontentamento gritante em relação às desigualdades e injustiças sociais... Isso é muito perigoso.
E quando a filha bonita de alguém é morta em latrocínio porque demorou pra entregar o celular, é lastimável, porque era tão jovem. Enquanto pessoas invisíveis encaram desde cedo a única realidade em seu meio, as drogas, a violência e a falta de atenção.
Bravo. Que documentário emocionante. Que transmite mais que informação, nos transporta para um mundo que por mim era desconhecido e por assim dizer, hostilizado. Mostra a grandeza de uma sertaneja com uma alma humana, e com uma coragem quase que inabalável. Me emocionei, e me tornei melhor, pelo menos almejo ser alguém melhor, conhecendo esse ser inesquecível.
Tenho muita honra em ser nordestino ,e admiro muito as histórias do cangaço e admiro profundamente a mulher que foi dona Dadá , gostaria muito de tê-la conhecido pessoalmente mas só de conhecer a grande história dela já me sinto imensamente grato que Deus a tenha na sua morada 🙏🙌
Admirar uma assassina ?
O cara admira um diabo em forma de mulher! kk o ser humano é um ser inexplicável
@@stevieramone153 mas cara, não dá pra julgar esse povo, ainda mais dentro das condições que eles viviam.
Será!
Poderia ter sido da época em que ela matava rindo, seria legal ela ter entrado na sua casa com seus filhos e mulher dentro de casa. Seria um bom e emocionante encontro.
Excelente! Feliz em ver a história documentada assim...
Eu moro aqui em Salvador, queria muito ter conhecido dona Dadá, uma mulher de respeito, uma mulher de muita história, mesmo com pouco estudo, ainda quero conhecer Indaiá e Illana, moro na Paralela bem perto de onde Dadá morou, uma história fascinante, exemplo de vida, exemplo de pessoa e por favor entendam, o cangaço não era movimento de violência, tinha sim muita violência, roubo, desordem, mas foi uma forma de expressão, uma voz de liberdade do que o Governo Federal faz e fazia, por isso infelizmente não só o nordeste quanto vários outros lugares do Brasil sofrem com a grande desigualdade, tanto racial tanto quanto a desigualdade social. Bela história 👏🏽👏🏽👏🏽
Tome vergonha
Dadá foi uma perversa.
O cangaço não é motivo de orgulho, mas sim de tristeza!
Parabéns pela riqueza de detalhes, muito bem pesquisado.
Trindade da babilônia católica de Roma
Vendo a forma de escrita das cartas observo como regredimos.
Na verdade eu fiquei foi muito admirado de como ela se expressou nessa carta.
Verdade. Eu também fiquei impressionado com o alto nível do vocabulário dela, sendo uma pessoa de pouco estudo, e num período tão arcaico, principalmente na nossa região
verdade André.
deu uma tristeza, rapaz... o jeito como eles se expressavam, era de um respeito...
vdd meu avo era dessa época ele tinha uma escrita invejavel
Parabéns, excelente documentário, por mais pesquisas sobre o nordeste, sobre o Cangaço.
Bandida junto com corisco fez muita gente sofrer
Muito bom este documentário. O Cangaço existiu, e dar visibilidade ao que aconteceu no Nordeste é esplêndido. Dadá uma vítima de uma sociedade coronelista.
É uma apologia tão grande a essas pessoas como se elas tivessem vividos suas vidas de forma excepcional na prática da virtudes.
Dadá participou da Chacina da Família Patos, uma família inocente brutalmente assassinada pelo que restou do bando de Lampião (ou seja, Corisco e Dadá), depois ela foi anistiada, passou a receber dois salários para seu sustento e nem sequer pagou a morte de tanto que por suas mãos foram mortos, mesmo que tenham sido de forma indireta.
O cangaço é fascinante, mas tratar aquelas pessoas com um certo orgulho pelo que elas fizeram é mal caráter de quem conhece a história e procura romantiza-lá. Vocês estão tratando de criminosos, ainda hoje se fores nos sertões do Nordeste, encontraram as chagadas deixadas pelo cangaço em muitas famílias.
Depois do massacre, anos depois, Dadá recebeu a cabeça do bandido Corisco para ser enterrada com os restos mortais de seu corpo. Houve até uma encenação do velório dele, ela carregando uma caixa com sua cabeça e enterrando; uma completa palhaçada. Enquanto noticiaram isso para todo o Brasil, a imprensa foi atrás das três crianças que sobreviveram a chacina de suas famílias (a Chacina de Patos), elas que também testemunharam tão assombroso fato? Eis a cara desse Brasil, onde bandido é tachado como herói e herói como bandido. O que esperar para aqui senão o próprio castigo?
Que coisa linda. Parabéns aos idealizadores. Simplesmente fantástico.
Maravilhoso documentário!!
Muito bom.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Sou alucinado por essas histórias do cangaço 👏👏
Eu também
Muita gente crítica sem conhecer a história se eles forem bandidos ou não isso não importa ficou na história VIVA O CANGAÇO
Eu também 😂😂
Esses cangaceiros fizeram todos os tipos de atrocidades, malvadezas mereceram o que aconteceu com eles, bandido tem mesmo é que se lascar
Todos errados, volantes e cangaceiros.. melhor se não tivesse acontecido tudo isso.
DADÁ UMA VERDADEIRA LENDA DO CANGAÇO O LEGADO NA HISTÓRIA DO BRASIL .
Amo está história ! Dada vive ..❤️🌹
Dada vive no Inferno isso sim
Que documentário espetacular! Parabéns aos realizadores. Dadá é uma personalidade marcante e interessante de se conhecer. Dona de uma memória fabulosa.
Vdd Thais
um deleite para os amantes do cangaço, parabéns
Prazer imenso, aos meus 60 anos de idade (Dezembro/2020), poder recordar histórias que minha mãe contava a mim e meus irmãos quando éramos crianças/adolescentes.
Parabéns pelo documentário, lembro quando adolescente meu pai que era jornalista chegou em casa e nos falou que tinha entrevistado D.Dadá que foi mulher de Curisco do bando de Lampião.
Cara esse documentário mudou minha visão em relação a Dadá. Agora sim! Entendi que ela foi uma vítima das circunstâncias e sobe levar sua vida da forma que a vida se apresentou a ela. Viveu sendo um agente responsivo do cenário de suas histórias.
Eu já vi outro canal que a Dada não foi sequestrada por corisco, dizem k ela era prima de corisco, planejaram viver juntos e segundo o documentário planejaram até o assassinato do noivo dela.
Cara,vc é doente né? Ou então deve ser muito burro. Vc diz que DADA foi “ vítima”?Bom ,é óbvio que um documentário não vai falar os podres das pessoas não é mesmo? Dada foi uma bandida. Assassina. Ela participou de todas as chacinas do marido. Ela presenciou o próprio marido estuprando mulheres. Ela poder sobre Corisco de vida e de morte. A sua visão da Dada mudou? Kkkkkkkkkk V as i o letivos livros certos pra conhecer a verdade meu querido. Documentário de UA-cam não é pra isso. Pare de ser besta.
Eu com 12 anos de idade vi as cabeças dos cangaceiros no nina Rodrigues em salvador, guardado a imagem até hoje, como uma criança na época fique chocado.
Pena ,faltou a dela ali
@@verabrat6464 comentário infeliz. Assim como você, na vida acredito ser uma pessoa infeliz.
@@limaanderson3129 sou muito feliz sim, não apoio bandido e não sou cria de bandido ... Vc com certeza é dessa família. ...infeliz deve de ser vc 😢
@@verabrat6464 não vejo felicidade em que deseja a morte ao próximo. Coitada de você.
@@limaanderson3129 pense como quiser, mas não apoio bandido... não valorizo, e não enalteco , ( e como desejar a morte de quem já morreu ? Me ensine, não tô entendendo )
O Brasil é um país medonho. O culto a criminosos é uma triste realidade que sempre aconteceu e se vê ainda hoje. Cangaceiros crudelussimos viram heróis, se fazem de vítima e ganham a admiração da população, a mesma que barbarizaram....não me admira que poderão ser canonizados 😮😮😮😮
Seria muito bom se essas histórias fossem mais divulgadas, pois o cangasso é parte de nossa história.
Que porra nenhuma, bando de assassinos, tinham que ser esquecidos e tudo deles queimados pra que não sejam lembrados.
@@armandofilho6183 Pua ignorância sua, o que se passou é uma história e temos que preservar, queria também você, que se apagasse a história da escravidão negra no Brasil? Cara sem cultura!
@@aureoflavio3117 escravidão negra é uma coisa totalmente diferente, dos que os bandidos do cangaço.
UMA HISTÓRIA FANTÁSTICA, UMA MULHER DE GRANDE PERSONALIDADE... GOSTEI MUITO. MEUS PARABÉNS POR ESTE BELÍSSIMO DOCUMENTARIO... REAL, FASCINANTE.
NÃO EXISTE FOLCLORE NORDESTINO SEM A HISTORA DOS CANGACEIROS. DESCANSE EM PAZ DADA.
Parabéns pelo excelente documentário,Centro de Estudos Euclydes da Cunha !!! E obrigado por disponibilizá-lo no youtube,já que sou de Fortaleza e não pude assistir ao seu lançamento em Salvador.
Nordestino é muito bacana. Tenho muito orgulho de ser nordestino. Pra mim é uma honra
Também! Não nego minhas raízes...
Fazuéle
Eu teria vergonha desses criminosos serem meu conteranio
Não há dúvida de que o fenômeno não pode ser esquecido e deve ser registrado. Mas poderiam dedicar um pouquinho dessa admiração às vítimas, muitas vezes barbarizadas.
Isso mesmo, mas esse país, só valoriza a quem não presta
Verdade.... Fale sobre os familiares das vítimas.
Brasil, o país que idolatram BANDIDOS...
Um documento desse era pra passar na tv aberta,fantástico!
Me emociono a cada
Capítulo da história
O matou um monte de gente e esse povo ainda defendem esse homem é essa mulher. Pela fé.
Fantástico,,,,, não o que o casal fez , mais a história fascinante , a capacidade de aprendizado e sabedoria q eles tinham, eu conheço pessoas de idade q não sabe ler, não escreve nem o próprio nome , mais é uma fonte de sabedoria , tenho prazer em conversar contal pessoas , diferentes dos sábios modernos de hoje q sabem tudo na teoria e atrás de suas mesas , a verdadeira sabedoria tem quem viveu na prática, e vive na prática do dia de hoje também , essa turma que aprende tudo pela Internet tem uma sabedoria tão superficial que dá pena de ouvir tal pessoas
Adoro a história do cangaço.
Aprendi a gostar muito de Dona Dadá... não foi preciso nem conhece-la pessoalmente. A história desenha as imagens na minha mente.
Estou surpreso com a simplicidade e determinação desta mulher parabéns aos envolvidos desta bela produção, cheguei por acaso por assistindo aos videos do canal O Cangaço na Literatura
PENA QUE O TIRO PEGOU NA PERNA E NÃO NA CABEÇA.
Eu também.
Viva o cangaço e os cangaceiros 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@@celiavilela2194 viva é o caralho, tá maluca porra? Bando de assassinos sanguinários isso sim que eles são.
@@armandofilho6183 🙄
Que história fantástica, adorei,descanse em paz guerreira DADA.
No inferno vc qr dizer né kkkk
Descansar em paz no colo do capeta né querido? Vc bate bem das ideias ou toma Gardenal ? Deus o livre !!
Lindo resgate da história do povo nordestino 🌵
Não se trata de identificar bandidos e mocinhos! E sim de conhecer, resgatar e respeitar nossa história ❤️
Amei sou apaixonada pela história do cangaço parabéns pelo documentário
Foi muita coragem desse povo. Viver 20 anos no mundo, desviando de bala, tomando sol, chuva. Povo de raça.
Nossa a história da dona DADÁ no Cangaço é muito emocionante . Dona Dadá a Musa do sertão.
Mas pera ai... corisco colheu o q plantou, gente... ele executou 7 pessoas da mesma família... e só não matou uma criança dessa família , q seria a oitava vítima, pq Dadá interveio falando "quem morreu morreu, quem não morreu não morre mais"... caso contrário, teria morrido tb... cangaceiro podem até terem sido movidos por revoltas, mas só descontava sua revolta na sociedade q era tão maltratada qto eles
É o que digo, mas tem gente que insiste em endeusar essa corja...
Certíssimo!
Exatamente e ela é bandida tão quanto o resto dos cangaceiros, acho bacana pegar o depoimento dela, infelizmente o cangaço aconteceu e já que aconteceu é um fato histórico, mas endeusar essas pessoas jamais. No min 40 e pouco eles acham um absurdo não ter uma autoridade no enterro dela, peraí ela é heroína? Pelo contexto de tudo o que envolveu o cangaço não tem herói nessa história.
é q vivemos em um país cujo o nome é BRASIL.onde os piores bandidos são endeusados com nomes de ruas de cidades são reverenciados em festas públicas e até hj tem um total e admirado apoio dos direitos humanos.....,e assim vai seguindo não sei até quando.....,e os políticos ainda congratulam os com títulos de cidadãos de estados e municípios....,mas eu vou continuar á seguir minha vida sendo pelomenos cidadão e sempre procurando ser útil a sociedade independentimente de cor raça ou poder aquisitivo e políticos.....,e quem quiser idolatrar bandidos q fassa......,esse é meu ponto de vista.
Muito bom o documentário. Uma coisa que eu perguntaria a Dadá, porque Corisco de demorou para chegar a gente se Angico.?
Será que eles sabiam de algo ?
Dadá gostava do estado baiano. E muitos cangaceiros eram baianos. Já no fim , virgolino havia confessado para seus homens d que cometera o grande erro da sua vida no cangaço. A morte dos Policiais baianos na cidade de Queimadas-Ba.
Sensacional!
Salve dadá e corisco! ❤❤
Como sempre
Numa briga de gente grande como Cangaço x Estado
Muitos inocentes pagaram por estar no "lugar errado" na "hora errada"
Esse filme ainda vemos hoje nas favelas e nos assaltos a mão armada Brasil afora !!
Sem palavras, parabéns.
Hoje e como sempre tá sobrando ( lampiões) quero parabéniza por esse grande Docomentario,,
Nossa! Uma heroína!
O Brasil é fantástico!
Só aqui mesmo.
Que belo trabalho este! Parabéns pra todos que contribuiu!...
Tremendo documentário!!!!!