Eu voltei aqui para rever este vídeo depois da demissão em massa das startups com os profissionais de tecnologia e outras áreas. Você estava coberto de razão, Fabio Akita.
Eu voltei pelo mesmo motivo, mas com o intuito de lembrar vocês que fazem 3 anos que influenciadores estão dizendo que o Akita está errado, mais ainda, riam da bolha tech, diziam que isso era "vender medo", estes influenciadores não vão se responsabilizar pelos que ficarão pelo caminho.
O coach de inovação responderia que ele tem patentes quânticas globais que são muito mais poderosas que esse modelo arcaico de patentes do velho mundo. E para te ajudar ele falaria do curso de 4254 horas que dá as noções básicas de patentes quânticas em uma condição super especial e você ainda ganha um travesseiro quântico inteiramente grátis!!!!
Cara, muito obrigado por esse vídeo. Eu acabei de assistir um vídeo do Mateus Rapini sobre a próxima crise e acabei recebendo a recomendação desse vídeo pelo UA-cam. Conhecimento na veia, sem papas na língua. Confesso já ter pensado em procurar formação na área de computação, mais especificamente em programação, justamente pela promessa de remuneração melhor que em outras áreas. O vídeo é excelente p dar aquele banho de realidade que a gente precisa. Eu sou formado em rádio e televisão, mas nunca exerci a profissão, e hoje trabalho justamente com a ocupação que vc citou como exemplo: cozinheiro. Eu faço e vendo salgados na universidade e na rua, mas sempre encarei como um trabalho provisório, algo que não me daria tanto futuro. Pois bem, seu vídeo me deu inspiração p meter as caras no trabalho mesmo, e fazer meu próprio negócio crescer, na base do suor e trabalho. Melhor q migrar p uma área que eu não tenho vocação, meramente seduzido por possíveis salários que eu talvez nunca alcance. Muito obrigado.
O problema do mercado atual é que ele simplesmente NÃO VALORIZA bons programadores. Um desenvolvedor que simplesmente entrega a tarefa o mais rápido possível e deixa o cliente feliz é infinitamente mais bem considerado do que aquele que entrega, mas produz um código elegante, manutenível e facilmente modificável. CANSEI de ver gerentes defendendo o profissional "versátil" (aquele que se propõe a mexer em qualquer coisa um pouquinho, mas produz código lixo em tudo que mexe) em detrimento do profissional especialista (que tem anos de prática e experiência e procura, além de entregar, produzir algo que reduza a dificuldade das inevitáveis mudanças que virão). As empresas de forma geral simplesmente não se importam com qualidade, desde que funcione e, pior, quando o próximo profissional tem dificuldades de dar manutenção no código que o primeiro programador fez da forma mais porca possível, este ainda é mais mal visto e avaliado que o primeiro, que entregou rapidamente. Essa situação é extremamente desmotivadora pra qualquer profissional que preze por qualidade, e leva muitos a entrarem no modo "caguei se está um lixo, só quero entregar logo".
O cliente não compra o código, ele compra uma aplicação que funcione. O fator tempo é crucial, precisa otimizar ao máximo. O estado da arte do código fica para realização do programador, não do cliente.
@@carlosbr6269 essa é uma visão extremamente simplista, dado que 99% das vezes esse código vai ser modificado e, quando isso acontece, o "ganho" que ele teve no release inicial perde-se múltiplas vezes nos releases futuros. Não foi uma, nem duas, nem três vezes que eu já trabalhei em projetos com códigos tão ruins, que tornaram a evolução da aplicação inviável, sendo o cliente obrigado a bancar um novo projeto para refazer tudo do zero. Entenda que código ruim é uma fábrica de bugs, e que por tornar a evolução inviável, entenda-se que para cada cada modificação, a quantidade de bugs gerados é muito maior que a de novas funcionalidades. Esse tipo de mentalidade que vc mencionou é EXATAMENTE a visão de um manager sem qualquer visão de desenvolvimento, que em pouco tempo passa a custar ao cliente o duas, três vezes mais tempo, dinheiro e esforço. É o antônimo de "entregar valor". Quando sua equipe entrega um código lixo, ela não está entregando valor, ela está criando um problema, que deverá ser gerenciado pelo manager que ficou super feliz com a rápida entrega inicial. É esse mesmo manager que vai ter que explicar ao cliente, porque a simples adição de um campo adicional no sistema agora requer 2 semanas pra ser implementada. É o mesmo manager que vai ter que negociar com o cliente a necessidade de uma equipe inteira para dar manutenção em uma aplicação de escopo tão pequeno. Não sei qual é sua área de atuação, mas te convido a estudar sobre isso, aprender com os grandes nomes da computação e com as centenas de livros sobre refactoring, modelagem de código, padrões de projeto e etc disponíveis por aí... ou esperar que a experiência própria te mostra o contrário, sendo essa segunda opção bem menos agradável. Ah... e outra coisa: ninguém espera um código state-of-the-art, quando dizemos "bom código", nos referimos justamente a um código que facilite evoluções futuras, que é o objetivo máximo de qualquer implementação, e isso na maioria das vezes sequer gasta mais tempo, apenas demanda mais EXPERIÊNCIA. É exatamente como o Fabio Akita diz, é aquilo que é entregue por desenvolvedores que saíram da zona da conforto e praticaram o suficiente para já implementar de cara uma solução mais elegante.
Rainer Luiz Fonseca ; Compreendo. ... Nos negócios, ser simplista pode definir o aproveitamento de uma oportunidade. Se perder aquele momento x, esquece. Se ganhar, o que vc vai faturar pode bancar 10 novos projetos de software para começar do zero umas 10 x 10. É isso que às vezes o manager do projeto percebe. Eu concordo contigo que deva existir a preocupação com a qualidade do código para a empresa desenvolvedora ter menos complicações futuras e entregar valor.
@@carlosbr6269 eu também compreendo perfeitamente o que você está dizendo, que é o custo de oportunidade. Em grande parte das vezes, não entregar significa que não vai mais existir projeto pra ser melhorado. Eu entendo e compreendo isso, mas o apelo que eu faço não é contra a entrega, contra o resultado, o apelo que eu faço é que a qualidade do desenvolvimento seja também considerada como fator fundamental para a sustentabilidade do projeto, de forma que ela TAMBÉM é um fator decisivo para impedir o fim repetino de qualquer projeto. Mais do que isso, sou capaz de citar inúmeros contextos e situações onde não entregar, ou recusar um projeto com prazos irreais para uma entrega com qualidade é MELHOR do que entregar mal feito: sistemas de controle logístico de distribuição, de controle tributário ou fiscal, de controle médico e de saúde, de dados sigilosos ou qualquer outro tipo em que falhas são pouco toleradas devem requerer obrigatoriamente uma preocupação extra com a qualidade do código. Não podemos entregar edifícios que não se sustentam e posso te afirmar com segurança que código ruim é sem dúvida um dos responsáveis por erros que colocam reputações inteiras de empresas no buraco. Queime seu filme com um cliente importante por conta de um erro estúpido de uma linha de código mal feita, e jogue sua empresa de TI no buraco.
Certa vez ouvi “você está onde merece está. se o mercado não te valoriza , crie merecimento pra está em outro lugar q te valoriza” Acredito q nem eles sabem te avaliar então viram parasitas às avessas.
Esse negócio de ser fácil para mim ser fácil para todo mundo é verdade. No início da década de 90 eu trabalhava em uma eletrônica e começou a inundação de lixo barato do Paraguai, ninguém iria pagar para consertar aquilo, era mais barato comprar novo, saí do ramo, alguns anos depois o cara quebrou! Eu gostava de montar desktop, você tinha que estudar, aprender a configurar, era bacana. Aí a coisa começou a ficar fácil, era só colocar placa e aí saquei que estava virando commodity, saí! Melhor coisa que fiz, passou a valer cada vez menos... Essas coisas acontecem, o mercado muda... Depois foi curso de informática, quando lançaram o windows vi que esse ramo estaria acabado pois a coisa estava ficando muito fácil, ninguém precisaria pagar um curso por meses para aprender usar um software de clicar e arrastar... O curso foi ficando cada vez mais barato e fechou também... Talvez eu seja o Mick Jagger 1.0 kkkkkkkkkk
Entrei como estagiário em c# web, não conhecia nada sobre o assunto, naquele ano trabalhava, fazia faculdade e ainda ficava até umas 3 horas da manhã estudando e praticando, dois anos depois continuo estudando de segunda a segunda, seja dentro do ônibus, feriado, madrugada, e chego a conclusão que isso nunca vai ter fim
Eu avisei, estamos caminhando para sempre tar estudando, quer ver quando a neural link chegar, provavelmente o nosso cerebro sera usado para aprender sozinho e ensinar
Vim por um comentário em um vídeo do Fernando Ulrich (O fim da era de dinheiro fácil para startups - 16/05/2022) e gostei do que assisti. Parabéns, Fabio!
Caramba Fábio, seus vídeos incluem muitas informações de outras áreas também! São excelentes para nos ajudar a "abrir a cabeça" e não ficar preso apenas nos assuntos mais próximos e corriqueiros! Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos dessa forma!
Eu diria, na mosca! É isso pessoal, estudem, estudem, estudem, pratiquem e pratiquem! Um bom profissional que TODOS os dias deita na cama 1% melhor do que acordou, não terá problemas com esses movimentos e correções do mercado!
N conheço nenhum outro canal que trata o assunto do vídeo com tanta convicção, esse canal deveria ter mais inscritos. Sobre a prática, já cheguei a pensar que tenho algum problema por disponibilizar quase todo meu tempo disponível, inclusive desprezando o entretenimento, para programação. Isso deve ser feito com atenção, observe se você está evoluindo, quando aprender algo, busque fazer esse algo de alguma outra forma que você não conheça. Poderia fazer um vídeo sobre teste de software e também sobre o verdadeiro papel do programador, que é resolver problemas utilizando recursos computacionais, o que vai além da simples programação.
@@vitoremanuel_ O curso superior é uma das maneiras de se obter conhecimento. Como diz o Akita, a programação é uma atividade de prática, quanto mais praticar, mais estará apto para resolver um problema. Você começa com problemas de escopo pequeno, como automatizar tarefas pessoais do dia a dia, até problemas de escopo maior, como automatizar o gerenciamento de matriculas, disciplinas, turmas, etc de uma universidade grande. Se você fazer todo o curso sem exercitar, o cara que não fez o curso porém exercitou muito vai ser melhor do que você. Eu faço curso superior de computação.
tira o termo programador, e coloca todas as outras profissoes, tudo se aplica do mesmo jeito q vc falou. Show de bola!! Tenho uma loja de informatica em minha cidade e muita gente me questiona quando surge um novo concorrente. Sempre falo: "computador todo mundo arruma, pc todo mundo vende. Mas tocar um negocio, colocar o seu dinheiro na reta, correr risco com o seu capital, não se enrolar em dividas, e tem um capital de giro consistente, não é pra qualquer um. Então não tenho medo de concorrencia."
Cara, sou seu fã, estou na área a exatos 11 anos, e ainda me recordo quando vieste a Teresina/PI a 10 anos atras, no início do seu OnRails, que você contava sua história na Locaweb, trabalhando debaixo de lona, que independente de poeira ou reforma, a galera era raiz e trabalhava, não tinha bolinhas, nem heineken, era só café ,produção e resultados. Também sou adapto a empresa ter um Produto rentável e de equipe de produção raiz.
@@vitoremanuel_ cara, em resumo na rotina diária do programador não, apesar de ajudar muito, mas formação acadêmica não e tão vital nessa área como é em Medicina ou direito por exemplo, minha opinião. xD
Acredito que seja por causa do algoritmo do UA-cam que privilegia vídeos mais curtos como sugestão, reduzindo a chegada de novas pessoas ao canal do Akita
Concordo mestre Akita. Para sair da rotina, se desafiar, se oxigenar, eu recomendo sites de desafios de programação, como codinggame.com, que disponibiliza que você resolva desafios de lógica, algoritmos em várias linguagens diferentes (mais de 30). E essa já é minha sugestão, você se cadastrar nesse site e resolver alguns dos desafios lá =), com um conselho no início do vídeo: Tente resolver você primeiro com sua linguagem preferida, depois veja esse vídeo
Eu trabalho a 4 anos em restaurante, comecei lavando prato, 2 anos indo embora as 3 da manhã. Eu não gostava de programar mas o trabalho duro me fez ver que dar o seu melhor e ver seu resultado depois não tem preço! Em breve se Deus quiser entro em uma empresa tech que sempre foi meu sonho. Hoje estou fazendo faculdade e estudando programação frontend nas horas vagas. Como você disse, esse programadores que trabalham sentado e com ar condicionado e ainda reclama não duraria 1 dia em uma cozinha e aprenderiam a agradecer todo dia por tudo que tem e onde chegaram.
Inclusive, os vídeos sobre pós-covid, programação não é fácil, o que os cursos não tem ensinam. Interessante ver que a construção do canal se liga em vários pontos e os assuntos convergem. Abraços, Akita.
5 років тому+6
Quanta lucidez! Mais um vídeo espetacular! Keep up the great work, Fabio!
Esse vídeo é utilidade pública para desenvolvedores. Você fala tão bem que não consigo acreditar que você não tenha todo o script decorado, meus parabéns.
Comecei nessa área há 10 meses, foi bom ter esse reality check. Sempre percebi que quando praticava fora do trabalho eu conseguia aprender e solidificar muito mais do que quando ficava só martelando no trabalho. Ótimo vídeo!
26:32 "Se você se manteve firme na sua profissão, acumulou conhecimento, acumulou prática, começou pouco a pouco a ser capaz de manter expectativas, ou seja, você é do tipo que entrega o que promete, do jeito que prometeu, no custo que prometeu, no tempo que prometeu e na qualidade que prometeu, e ainda é do tipo que as vezes consegue surpreender entregando mais do que prometeu e consegue fazer isso com consistência, ao longo de muito tempo, sem nunca se valer de muletas, com desculpas e histórias pra esconder seus erros, você sempre vai ter empregos bem remunerados, independente se ta num período de crise ou não."
Po trabalho o dia todo em uma cozinha,e de noite, direto ouvindo vc nos videos e aprendo muito !!!O pouco tempo que me resta ou dando aula ou estudando programação! Cara a verdade nua e crua seja dita, no pain no gain ! Nao tenho tempo para perder tempo, ganho muito aqui neste canal.
Esse vídeo me deixou particularmente esperançoso, afinal, com o estouro dessas bolhas, os "sobrinhos" e aproveitadores vão deixar de ver o mercado de informática como a galinha dos ovos de ouro e quem vão ficar são aqueles que trabalham com programação porque amam programação.
Cá estou eu comentando em mais um vídeo. É impossivel assistir um vídeo do Akita sem querer agradecer e comentar o quão importante cada vídeo dele é importante. Muito obrigado por mais esse vídeo, Akita. Cada vídeo seu nos ajuda com sua experiência, vivência e capacidade de instruir, a sermos profissionais melhores e pessoas melhores. Agradeço de coração e continuarei acompanhando seu canal por quanto tempo ele existir(e espero que exista por muito tempo!), pois ele é um dos grandes transformadores da minha vida. Forte abraço e obrigado!
Você não tem a noção do bem que está fazendo para essa geração que aprendeu a criar um MVP e dizer que tem uma Startup! Parabéns pela coragem de dizer a verdade!
Estou começando a programador agora e entendo que para ser um bom programar é necessário muita prática, assim como um pianista que alcançou a maestria, a excelência, isso leva anos! Muito obrigado por todos os seus vídeos, estou maratonando! ❤
Eu devia ter tido contato com o Akita quando eu ainda era do ensino medio em 2009...o cara mais pé no chão do mundo UA-cam. Os jovens precisam ouvir esse tipo de papo e não somente conselhos que os inflam....
@@smcodesp Na verdade ele te passa como as coisas acontecem na realidade. Pois agora em todos os lugares dizem que você é especial, mas você não é, tem que merecer para ser.
Top d+, e o q falo na minha faculdade, o pessoal só fala em ser gerente de projeto, e q eu falo é q precisa de pedreiro, quem constrói, tem q programar pow, oq mais tem agr e gente querendo lançar startup sem saber uma linha de código
To na europa sem faculdade man, nivel hard, passando por desafios que numca imaginei to andando com minhas proprias pernas, aprende ingles se dedica que voce consegue sai do Pais,
Muito bom! Penso da mesma maneira! Não existe caminho fácil ou simples, é trabalho duro, repetição e foco! Se te oferecerem algum atalho rápido para o sucesso, desconfie!
Desde que essas startups "diferentonas" surgiram, com esse monte de coisa tipo piscina de bolinhas e salas de jogos, sabia que tinha caroço nesse angu. Tentar fazer do ambiente de trabalho um lugar de lazer é autossabotagem - não é difícil imaginar que a esmagadora maioria daqueles que se interessam por startups "legaizonas" serão levados ao hábito da procrastinação e, consequentemente, nunca deixarão de ser profissionais no máximo medíocres. Pra quem é iniciante e sonha com ambientes de trabalho perfeitos, na minha visão, é importante não se deixar levar por estes ideais e simplesmente focar em praticar o seu código, preferencialmente em ambientes caóticos, pelo simples fato do que ali exige-se de ti, como você mesmo sempre diz. Quanto mais desafiador o ambiente, melhor.
Muito bom! Seus vídeos trazem uma dose necessária e saudável de razão para o mundo da programação. Estamos infestados de imaturidade. É muito reconfortante ouvir uma voz de lucidez. Além de manter a nossa bússola alinhada corretamente para o caminho da excelência. Quando estiver sentindo que esta se acomodando, se desviando um pouco do seu caminho, em fim, esmorecendo....venha no Akitando e se revitalize para continuar em frente ainda melhor! Parabéns!
Muito bom, eu trabalho na área desde 2003, e o que você disse é bem o que eu estava sentindo, a loucura de empresas abrindo e se achando como de alto valor, com idéias que apesar de serem atraentes, não tinham uma forma de se capitalizar, e para fechar os profissionais que acabam de entrar no mercado e já querem mil benefícios sem poder entregar nada de produtivo. Parabéns pela análise.
Cara, conheci seu canal hoje por acaso (sugestão do YT) e coincidência ou não estou (aos 30) tentando ingressar na carreira de programador! E preciso confessar: nunca um video foi tão esclarecedor e direto sobre a diferença entre aqueles que atingem seus objetivos e aqueles que fracassam. Foi um excelente vídeo, ja me inscrevi e vou acompanhar os lançamentos sempre que puder!!!
Cara, gosto muito do teu canal pelas verdades que você fala, são duras, mas me fazem perceber o que eu estou fazendo de errado e dessa forma correr atrás para melhorar. Keep going!
Já venho comentando algum tempo com os colegas, quando essa bolha estourar vai dar ruim pra muita gente. Uber fez uma demissão em massa (no time de engenharia) esses dias. E seu vídeo já tem uns 4 meses. A curva de declínio já ta em prática. Dicas boas também, falta um pouco de coragem pra mim ser mais versátil e adaptável. Vejo que vc leva muito a sério a carreira em tecnologia e mergulha de verdade nas pesquisas, nas fontes e nos assuntos! Meus parabéns! edit: Gostaria de deixar uma referência: O Filme The Great Hack, que relata como a Cambridge Analytica influenciou nas ultimas eleições nos USA!
Boa tarde Fabio Akita. Alguns temas que eu acharia legal é: * Desenvolvimento seguro. * Desenvolvimento de apps nativo vs hibrido. * Validando ideia de projetos. * Dicas para quem quer abrir uma empresa de desenvolvimento. * Comentário sobre o livro "the passionate programmer".
Eu adorei , vc sempre tem o cuidado em fazer um capítulo . O conteúdo e muito importante , e tenho aprendido , inglês por exemplo assim , procuro assuntos que eu goste , que seja de meu enterese . Descobri tbem , atravez do Youtub , americanos que foram para o Brasil aprenderam português para dar aula de inglês para Brasileiros . Achei e novoador , pois americanos que falam português vão saber a maneira mais fácil a definir gramaticalmente o mais próximo , e como o inglês e bem particular , ele é bem prático porem observamos as regras de usar da maneira mais precisa .
3 anos e agora isso tudo sendo revelado, nada cmo um olhar para o passado presente e futuro. Akita seus videos são atemporais! Obrigado por todo compartilhamento.
@@computadorhumano949Sinceramente, o mercado atualmente parece que está criando bolhas dentro de bolhas (ainda mais com o advento da IA generativa atualmente, as empresas ficaram malucas com isso), quando isso tudo estourar é melhor sair até de perto...
Eu gosto desses assuntos sobre profissionalismo na area de TI, tem dois livros sobre o assunto que gosto muito: "the passionate programmer" do Chad Fowler, e o "the clean coder" do Uncle Bob.
Dói ouvir as verdades do mercado e a realidade cruel. Mas é ótimo ter perspectivas concretas do que esperar. Grata pelo vídeo! Qualidade excepcional! :)
Parabéns pelo vídeo. Acredito neste inverno que chegará e somente aqueles que gostam da área irão ficar e aproveitarão o início de um novo ciclo. A vida é feita de ciclos.
O Geraldo Rufino, mesmo não sendo da área, falou uma coisa em uma palestra que eu gostei bastante e me fez pensar o seguinte: Crise é mudança e mudança exige evolução e trabalho. Se você se acomodar, vai achar que o mundo vai acabar, se você acumula conhecimento e aplica, vê novas oportunidades!
Me sinto muito mal dando apenas um "like". Esse canal merece muito mais que isso! Cada episódio é um orgasmo cerebral, pqp. Nunca desista do canal Sr Akita! Grande abraço!
Caramba!! Como não dar like nesse vídeo!! Não sou da área de programação, cai aqui em uma busca no google sobre as bolhas das startups. Já que saíram os resultados financeiros dos unicórnios e resolvi pesquisar o pq todo ano essas empresas estarem no prejuízo. Vídeo que serve para refletir sobre qqer carreira! Parabéns pelo conteúdo. Ganhou uma inscrita!!
Caraca que vídeo bom. Estou entrando no mercado agora, semana que vem começo meu primeiro emprego como desenvolvedor e tive sorte de entrar em uma grande e consolidada empresa. Muito bom ouvir essas dicas que tem fundamento e não só achismos!
Além do Fábio ser um excelente programador manja de culinária e sabe os nomes dos melhores cozinheiros do mundo. Sou formado em gastronomia e agora migrando de área para TI, entendi a analogia com os cozinheiros, fod@! Fora que todo vídeo dele é um tapa na cara kkkkkk.
tenho 18 anos e estou começando na programação, comecei por volta de 2021, sinceramente, achando q tudo seria um mar de rosas e só procrastinado nos meus estudos, fiquei meses sem estudar, e vendo alguns dos seus videos, agora tenho noção de como eu fui um idiota em relação aos meus estudos e estou alguns dias mal com isso, só pensando coisas como "pq parei de estudar?", "tenho 18 anos, devia ter começado mais cedo". agora caindo na real, estou estudando pelo menos 10 horas por dia, e ainda fico com pensamentos negativos de que "sera q e o suficiente?" vendo a grande onda de demissões acontecendo e ficando ainda mais nervoso, mesmo ainda sem começar a trabalhar na área.
Cara vc estuda 10 horas por dia e se estiver praticando irá dá tudo certo, eu estudo bem menos umas 2 horas por dia vc já está a frente de muita gente.
Eu estudava 15,8,10,6 kkkkkkkkk se quer sair faz um planejamento pra 23 anos estuda english e deep math e python e sai na frente de todos. Infelizmente eu envelheci rapidao dos mejs 18 aos 29 hj. Outro conselho investe e guarda grana, quando chegar na minha idade vai pegar nojo e estudar na marra com insonia e outras coisas. Infelizmente não temos pra onde correr. Esquece trabalho na area, estuda empreender, consegui um trabalho vai alem de saber programar
Muito bom Akita, pelo visto você já estava "prevendo" que essa bolha iria começar a estourar e cá estamos vendo diversas startups começando a demitir e segurando contratações. Daqui a pouco teremos uma nova bolha!!
Eu voltei aqui para rever este vídeo depois da demissão em massa das startups com os profissionais de tecnologia e outras áreas. Você estava coberto de razão, Fabio Akita.
Caraca, também lembrei das ondas de demissões atuais quando vi esse vídeo, kkkkk.
Impressionante
Também retornei pelo mesmo motivo. ;)
Eu voltei pelo mesmo motivo, mas com o intuito de lembrar vocês que fazem 3 anos que influenciadores estão dizendo que o Akita está errado, mais ainda, riam da bolha tech, diziam que isso era "vender medo", estes influenciadores não vão se responsabilizar pelos que ficarão pelo caminho.
E as demissões continuam.
28:00 "Não aceite conselho de quem nunca construiu nada"
Destruiu toda a carreira dos coachs. kkkk
O coach de inovação responderia que ele tem patentes quânticas globais que são muito mais poderosas que esse modelo arcaico de patentes do velho mundo. E para te ajudar ele falaria do curso de 4254 horas que dá as noções básicas de patentes quânticas em uma condição super especial e você ainda ganha um travesseiro quântico inteiramente grátis!!!!
@@marceloLoschiBH kkkkk Ótimo
@@prologik85 Coachs são um bando de Guru. Sem patente são um bando de Charlatão.
Não desista do canal !! É muito inspirador e está de parabens
Cara, muito obrigado por esse vídeo. Eu acabei de assistir um vídeo do Mateus Rapini sobre a próxima crise e acabei recebendo a recomendação desse vídeo pelo UA-cam. Conhecimento na veia, sem papas na língua. Confesso já ter pensado em procurar formação na área de computação, mais especificamente em programação, justamente pela promessa de remuneração melhor que em outras áreas. O vídeo é excelente p dar aquele banho de realidade que a gente precisa. Eu sou formado em rádio e televisão, mas nunca exerci a profissão, e hoje trabalho justamente com a ocupação que vc citou como exemplo: cozinheiro. Eu faço e vendo salgados na universidade e na rua, mas sempre encarei como um trabalho provisório, algo que não me daria tanto futuro. Pois bem, seu vídeo me deu inspiração p meter as caras no trabalho mesmo, e fazer meu próprio negócio crescer, na base do suor e trabalho. Melhor q migrar p uma área que eu não tenho vocação, meramente seduzido por possíveis salários que eu talvez nunca alcance. Muito obrigado.
O problema do mercado atual é que ele simplesmente NÃO VALORIZA bons programadores. Um desenvolvedor que simplesmente entrega a tarefa o mais rápido possível e deixa o cliente feliz é infinitamente mais bem considerado do que aquele que entrega, mas produz um código elegante, manutenível e facilmente modificável. CANSEI de ver gerentes defendendo o profissional "versátil" (aquele que se propõe a mexer em qualquer coisa um pouquinho, mas produz código lixo em tudo que mexe) em detrimento do profissional especialista (que tem anos de prática e experiência e procura, além de entregar, produzir algo que reduza a dificuldade das inevitáveis mudanças que virão). As empresas de forma geral simplesmente não se importam com qualidade, desde que funcione e, pior, quando o próximo profissional tem dificuldades de dar manutenção no código que o primeiro programador fez da forma mais porca possível, este ainda é mais mal visto e avaliado que o primeiro, que entregou rapidamente. Essa situação é extremamente desmotivadora pra qualquer profissional que preze por qualidade, e leva muitos a entrarem no modo "caguei se está um lixo, só quero entregar logo".
O cliente não compra o código, ele compra uma aplicação que funcione. O fator tempo é crucial, precisa otimizar ao máximo. O estado da arte do código fica para realização do programador, não do cliente.
@@carlosbr6269 essa é uma visão extremamente simplista, dado que 99% das vezes esse código vai ser modificado e, quando isso acontece, o "ganho" que ele teve no release inicial perde-se múltiplas vezes nos releases futuros. Não foi uma, nem duas, nem três vezes que eu já trabalhei em projetos com códigos tão ruins, que tornaram a evolução da aplicação inviável, sendo o cliente obrigado a bancar um novo projeto para refazer tudo do zero. Entenda que código ruim é uma fábrica de bugs, e que por tornar a evolução inviável, entenda-se que para cada cada modificação, a quantidade de bugs gerados é muito maior que a de novas funcionalidades.
Esse tipo de mentalidade que vc mencionou é EXATAMENTE a visão de um manager sem qualquer visão de desenvolvimento, que em pouco tempo passa a custar ao cliente o duas, três vezes mais tempo, dinheiro e esforço. É o antônimo de "entregar valor". Quando sua equipe entrega um código lixo, ela não está entregando valor, ela está criando um problema, que deverá ser gerenciado pelo manager que ficou super feliz com a rápida entrega inicial. É esse mesmo manager que vai ter que explicar ao cliente, porque a simples adição de um campo adicional no sistema agora requer 2 semanas pra ser implementada. É o mesmo manager que vai ter que negociar com o cliente a necessidade de uma equipe inteira para dar manutenção em uma aplicação de escopo tão pequeno.
Não sei qual é sua área de atuação, mas te convido a estudar sobre isso, aprender com os grandes nomes da computação e com as centenas de livros sobre refactoring, modelagem de código, padrões de projeto e etc disponíveis por aí... ou esperar que a experiência própria te mostra o contrário, sendo essa segunda opção bem menos agradável.
Ah... e outra coisa: ninguém espera um código state-of-the-art, quando dizemos "bom código", nos referimos justamente a um código que facilite evoluções futuras, que é o objetivo máximo de qualquer implementação, e isso na maioria das vezes sequer gasta mais tempo, apenas demanda mais EXPERIÊNCIA. É exatamente como o Fabio Akita diz, é aquilo que é entregue por desenvolvedores que saíram da zona da conforto e praticaram o suficiente para já implementar de cara uma solução mais elegante.
Rainer Luiz Fonseca ; Compreendo. ... Nos negócios, ser simplista pode definir o aproveitamento de uma oportunidade. Se perder aquele momento x, esquece. Se ganhar, o que vc vai faturar pode bancar 10 novos projetos de software para começar do zero umas 10 x 10. É isso que às vezes o manager do projeto percebe.
Eu concordo contigo que deva existir a preocupação com a qualidade do código para a empresa desenvolvedora ter menos complicações futuras e entregar valor.
@@carlosbr6269 eu também compreendo perfeitamente o que você está dizendo, que é o custo de oportunidade. Em grande parte das vezes, não entregar significa que não vai mais existir projeto pra ser melhorado. Eu entendo e compreendo isso, mas o apelo que eu faço não é contra a entrega, contra o resultado, o apelo que eu faço é que a qualidade do desenvolvimento seja também considerada como fator fundamental para a sustentabilidade do projeto, de forma que ela TAMBÉM é um fator decisivo para impedir o fim repetino de qualquer projeto. Mais do que isso, sou capaz de citar inúmeros contextos e situações onde não entregar, ou recusar um projeto com prazos irreais para uma entrega com qualidade é MELHOR do que entregar mal feito: sistemas de controle logístico de distribuição, de controle tributário ou fiscal, de controle médico e de saúde, de dados sigilosos ou qualquer outro tipo em que falhas são pouco toleradas devem requerer obrigatoriamente uma preocupação extra com a qualidade do código. Não podemos entregar edifícios que não se sustentam e posso te afirmar com segurança que código ruim é sem dúvida um dos responsáveis por erros que colocam reputações inteiras de empresas no buraco. Queime seu filme com um cliente importante por conta de um erro estúpido de uma linha de código mal feita, e jogue sua empresa de TI no buraco.
Certa vez ouvi “você está onde merece está. se o mercado não te valoriza , crie merecimento pra está em outro lugar q te valoriza” Acredito q nem eles sabem te avaliar então viram parasitas às avessas.
Esse negócio de ser fácil para mim ser fácil para todo mundo é verdade. No início da década de 90 eu trabalhava em uma eletrônica e começou a inundação de lixo barato do Paraguai, ninguém iria pagar para consertar aquilo, era mais barato comprar novo, saí do ramo, alguns anos depois o cara quebrou! Eu gostava de montar desktop, você tinha que estudar, aprender a configurar, era bacana. Aí a coisa começou a ficar fácil, era só colocar placa e aí saquei que estava virando commodity, saí! Melhor coisa que fiz, passou a valer cada vez menos... Essas coisas acontecem, o mercado muda... Depois foi curso de informática, quando lançaram o windows vi que esse ramo estaria acabado pois a coisa estava ficando muito fácil, ninguém precisaria pagar um curso por meses para aprender usar um software de clicar e arrastar... O curso foi ficando cada vez mais barato e fechou também... Talvez eu seja o Mick Jagger 1.0 kkkkkkkkkk
3 anos depois desse vídeo e já está se cumprindo o que você disse, Akita.
Entrei como estagiário em c# web, não conhecia nada sobre o assunto, naquele ano trabalhava, fazia faculdade e ainda ficava até umas 3 horas da manhã estudando e praticando, dois anos depois continuo estudando de segunda a segunda, seja dentro do ônibus, feriado, madrugada, e chego a conclusão que isso nunca vai ter fim
Eu avisei, estamos caminhando para sempre tar estudando, quer ver quando a neural link chegar, provavelmente o nosso cerebro sera usado para aprender sozinho e ensinar
Vim por um comentário em um vídeo do Fernando Ulrich (O fim da era de dinheiro fácil para startups - 16/05/2022) e gostei do que assisti. Parabéns, Fabio!
Seu canal tem uma pegada muito diferente de qualquer outro, ótimo trabalho!
Caramba Fábio, seus vídeos incluem muitas informações de outras áreas também! São excelentes para nos ajudar a "abrir a cabeça" e não ficar preso apenas nos assuntos mais próximos e corriqueiros!
Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos dessa forma!
Akita, faz um vídeo falando de como você imagina a nossa área em 10 anos :)
Boa sugestão. Com a bolha estourando será que a profissao de programador vai sofre muito?
João Pedro E para ser programador não precisa de curso superior correto?
@@vitoremanuel_ corretamente
Rpz... isso foi um super tapa na cara de muito profissional por ai.
Parabéns pelo vídeo.
Nelson Batista dos Santos Junior Para ser programador não precisa de curso superior correto?
16:15 quando me disseram isso eu falei, "subo sim espera ai rapidão"
Eu:
>google
> como subir um docker
>pesquisar
@王馬さん kkkkk
Eu diria, na mosca! É isso pessoal, estudem, estudem, estudem, pratiquem e pratiquem! Um bom profissional que TODOS os dias deita na cama 1% melhor do que acordou, não terá problemas com esses movimentos e correções do mercado!
N conheço nenhum outro canal que trata o assunto do vídeo com tanta convicção, esse canal deveria ter mais inscritos. Sobre a prática, já cheguei a pensar que tenho algum problema por disponibilizar quase todo meu tempo disponível, inclusive desprezando o entretenimento, para programação. Isso deve ser feito com atenção, observe se você está evoluindo, quando aprender algo, busque fazer esse algo de alguma outra forma que você não conheça.
Poderia fazer um vídeo sobre teste de software e também sobre o verdadeiro papel do programador, que é resolver problemas utilizando recursos computacionais, o que vai além da simples programação.
Heraldo Lucena Para ser programador não precisa de curso superior correto?
@@vitoremanuel_ O curso superior é uma das maneiras de se obter conhecimento. Como diz o Akita, a programação é uma atividade de prática, quanto mais praticar, mais estará apto para resolver um problema. Você começa com problemas de escopo pequeno, como automatizar tarefas pessoais do dia a dia, até problemas de escopo maior, como automatizar o gerenciamento de matriculas, disciplinas, turmas, etc de uma universidade grande. Se você fazer todo o curso sem exercitar, o cara que não fez o curso porém exercitou muito vai ser melhor do que você. Eu faço curso superior de computação.
tira o termo programador, e coloca todas as outras profissoes, tudo se aplica do mesmo jeito q vc falou. Show de bola!!
Tenho uma loja de informatica em minha cidade e muita gente me questiona quando surge um novo concorrente. Sempre falo: "computador todo mundo arruma, pc todo mundo vende. Mas tocar um negocio, colocar o seu dinheiro na reta, correr risco com o seu capital, não se enrolar em dividas, e tem um capital de giro consistente, não é pra qualquer um. Então não tenho medo de concorrencia."
Cara, sou seu fã, estou na área a exatos 11 anos, e ainda me recordo quando vieste a Teresina/PI a 10 anos atras, no início do seu OnRails, que você contava sua história na Locaweb, trabalhando debaixo de lona, que independente de poeira ou reforma, a galera era raiz e trabalhava, não tinha bolinhas, nem heineken, era só café ,produção e resultados. Também sou adapto a empresa ter um Produto rentável e de equipe de produção raiz.
Quem se forma como programador, gosta de resolver problemas e de estar sempre correndo atrás de novas soluções
Ótimo vídeo, como sempre. Sugestão de tema: Alterações infinitas no projeto em andamento_ como se previnir e como lidar.
Domingo, 15 de Maio de 2022, todos os mercados derretendo, Fabio Akita está 200% certo.
Parabéns pelo conteúdo sempre com altíssima qualidade, arisco afirmar que seu canal faz parte dos 20% dos melhores canais de tecnologia nacional :)
Top 5 fácil
Antonio Fabricio Araujo Marques Para ser programador não precisa de curso superior correto?
@@vitoremanuel_ cara, em resumo na rotina diária do programador não, apesar de ajudar muito, mas formação acadêmica não e tão vital nessa área como é em Medicina ou direito por exemplo, minha opinião. xD
Meu amigo que tijolada da gota! Muito obrigado cara! Suas palavras sempre ajudam a nos manter nos trilhos! Obrigado! ♥
Queria entender pq um canal tão bom com tantas cutucadas boas tem tão poucos inscritos... Parabéns e obrigado por compartilhar conhecimento!
Acredito que seja por causa do algoritmo do UA-cam que privilegia vídeos mais curtos como sugestão, reduzindo a chegada de novas pessoas ao canal do Akita
Estou vendo seus vídeos tem 1 mês...tenho aprendido muito com você,durante mimha caminhada
Concordo mestre Akita. Para sair da rotina, se desafiar, se oxigenar, eu recomendo sites de desafios de programação, como codinggame.com, que disponibiliza que você resolva desafios de lógica, algoritmos em várias linguagens diferentes (mais de 30). E essa já é minha sugestão, você se cadastrar nesse site e resolver alguns dos desafios lá =), com um conselho no início do vídeo: Tente resolver você primeiro com sua linguagem preferida, depois veja esse vídeo
Eu trabalho a 4 anos em restaurante, comecei lavando prato, 2 anos indo embora as 3 da manhã. Eu não gostava de programar mas o trabalho duro me fez ver que dar o seu melhor e ver seu resultado depois não tem preço! Em breve se Deus quiser entro em uma empresa tech que sempre foi meu sonho. Hoje estou fazendo faculdade e estudando programação frontend nas horas vagas. Como você disse, esse programadores que trabalham sentado e com ar condicionado e ainda reclama não duraria 1 dia em uma cozinha e aprenderiam a agradecer todo dia por tudo que tem e onde chegaram.
Vendo mais uma vez e lembrando que você previu o futuro Akita.
Inclusive, os vídeos sobre pós-covid, programação não é fácil, o que os cursos não tem ensinam. Interessante ver que a construção do canal se liga em vários pontos e os assuntos convergem. Abraços, Akita.
Quanta lucidez! Mais um vídeo espetacular! Keep up the great work, Fabio!
Esse vídeo é utilidade pública para desenvolvedores. Você fala tão bem que não consigo acreditar que você não tenha todo o script decorado, meus parabéns.
Obrigada por dividir seu conhecimento! Suas informações são diretas e muito úteis, além de ser claro e lapidado.
Esse vídeo serve para todos os setores, não só tecnológico . Muito esclarecedor .
Fabio Akita, estou gostando do seu canal. Vc é bom!
Comecei nessa área há 10 meses, foi bom ter esse reality check. Sempre percebi que quando praticava fora do trabalho eu conseguia aprender e solidificar muito mais do que quando ficava só martelando no trabalho. Ótimo vídeo!
26:32 "Se você se manteve firme na sua profissão, acumulou conhecimento, acumulou prática, começou pouco a pouco a ser capaz de manter expectativas, ou seja, você é do tipo que entrega o que promete, do jeito que prometeu, no custo que prometeu, no tempo que prometeu e na qualidade que prometeu, e ainda é do tipo que as vezes consegue surpreender entregando mais do que prometeu e consegue fazer isso com consistência, ao longo de muito tempo, sem nunca se valer de muletas, com desculpas e histórias pra esconder seus erros, você sempre vai ter empregos bem remunerados, independente se ta num período de crise ou não."
Po trabalho o dia todo em uma cozinha,e de noite, direto ouvindo vc nos videos e aprendo muito !!!O pouco tempo que me resta ou dando aula ou estudando programação! Cara a verdade nua e crua seja dita, no pain no gain ! Nao tenho tempo para perder tempo, ganho muito aqui neste canal.
Akita sempre me dá um choque de realidade. Obrigado!
Esse vídeo me deixou particularmente esperançoso, afinal, com o estouro dessas bolhas, os "sobrinhos" e aproveitadores vão deixar de ver o mercado de informática como a galinha dos ovos de ouro e quem vão ficar são aqueles que trabalham com programação porque amam programação.
esperando a parte 2 desse vídeo agora que aconteceu exatamente o que o Fabio previu.
Cá estou eu comentando em mais um vídeo. É impossivel assistir um vídeo do Akita sem querer agradecer e comentar o quão importante cada vídeo dele é importante. Muito obrigado por mais esse vídeo, Akita. Cada vídeo seu nos ajuda com sua experiência, vivência e capacidade de instruir, a sermos profissionais melhores e pessoas melhores. Agradeço de coração e continuarei acompanhando seu canal por quanto tempo ele existir(e espero que exista por muito tempo!), pois ele é um dos grandes transformadores da minha vida. Forte abraço e obrigado!
Segurança no desenvolvimento de Aplicações é um bom tema.
Você não tem a noção do bem que está fazendo para essa geração que aprendeu a criar um MVP e dizer que tem uma Startup! Parabéns pela coragem de dizer a verdade!
Analogias excelentes. Não sou da área, mas caíram varias fichas
Estou começando a programador agora e entendo que para ser um bom programar é necessário muita prática, assim como um pianista que alcançou a maestria, a excelência, isso leva anos! Muito obrigado por todos os seus vídeos, estou maratonando! ❤
Eu devia ter tido contato com o Akita quando eu ainda era do ensino medio em 2009...o cara mais pé no chão do mundo UA-cam. Os jovens precisam ouvir esse tipo de papo e não somente conselhos que os inflam....
@@smcodesp Na verdade ele te passa como as coisas acontecem na realidade. Pois agora em todos os lugares dizem que você é especial, mas você não é, tem que merecer para ser.
Top d+, e o q falo na minha faculdade, o pessoal só fala em ser gerente de projeto, e q eu falo é q precisa de pedreiro, quem constrói, tem q programar pow, oq mais tem agr e gente querendo lançar startup sem saber uma linha de código
Akita, já que vc pediu sugestão, tomaí : faz uma série sobre A. I.
Você me inspira Fábio, obrigado pelos choques de realidade que você me dá nos seus vídeos.
6:31 "Um programador se torna melhor, quanto mais ele pratica... deliberadamente".
Ral Oliver E para ser programador não precisa de curso superior correto?
@@vitoremanuel_ me arrependo de não ter concluído a faculdade... =(
Ral Oliver Por que meu caro?
@@vitoremanuel_ Por conta disso influenciar numa possível saída do país.
To na europa sem faculdade man, nivel hard, passando por desafios que numca imaginei to andando com minhas proprias pernas, aprende ingles se dedica que voce consegue sai do Pais,
O melhor e mais embasado tapa na cara entre todos os canais de dev do UA-cam 🤷😍
Parabéns demais Fabio! É sempre uma riqueza absurda de informação e altos tapas na cara da realidade que ta ai e ignoramos! Sempre show demais!
Muito bom! Penso da mesma maneira! Não existe caminho fácil ou simples, é trabalho duro, repetição e foco! Se te oferecerem algum atalho rápido para o sucesso, desconfie!
Excelente e necessário. Também sobrevivi trabalhando profissionalmente na área nas correções de 2000 e 2008 😅
kkk, tenho um amigo que diz: "um pessimista é um otimista experiente"
Igor então veja o vídeo que o Fábio Akita fala sobre o que ele acha de "o mundo está pior" com ctz é um otimista experiente
Desde que essas startups "diferentonas" surgiram, com esse monte de coisa tipo piscina de bolinhas e salas de jogos, sabia que tinha caroço nesse angu.
Tentar fazer do ambiente de trabalho um lugar de lazer é autossabotagem - não é difícil imaginar que a esmagadora maioria daqueles que se interessam por startups "legaizonas" serão levados ao hábito da procrastinação e, consequentemente, nunca deixarão de ser profissionais no máximo medíocres.
Pra quem é iniciante e sonha com ambientes de trabalho perfeitos, na minha visão, é importante não se deixar levar por estes ideais e simplesmente focar em praticar o seu código, preferencialmente em ambientes caóticos, pelo simples fato do que ali exige-se de ti, como você mesmo sempre diz. Quanto mais desafiador o ambiente, melhor.
Como sempre, um excelente vídeo! Parabéns
Muito bom! Seus vídeos trazem uma dose necessária e saudável de razão para o mundo da programação. Estamos infestados de imaturidade. É muito reconfortante ouvir uma voz de lucidez. Além de manter a nossa bússola alinhada corretamente para o caminho da excelência. Quando estiver sentindo que esta se acomodando, se desviando um pouco do seu caminho, em fim, esmorecendo....venha no Akitando e se revitalize para continuar em frente ainda melhor! Parabéns!
Conheci o canal hoje e já assisti 20 vídeos. Parabéns!!!
Eu não sou programador, mas esse tema, da forma que você abordou me interessa muito. Obrigado.
Muito bom, eu trabalho na área desde 2003, e o que você disse é bem o que eu estava sentindo, a loucura de empresas abrindo e se achando como de alto valor, com idéias que apesar de serem atraentes, não tinham uma forma de se capitalizar, e para fechar os profissionais que acabam de entrar no mercado e já querem mil benefícios sem poder entregar nada de produtivo.
Parabéns pela análise.
Parabéns Akita, obrigado por compartilhar as suas experiências...
Estava a muito no aguardo... Bem vindo de volta. Muito bom vídeo. Obrigado.
Não sou programador mas curti muito o video. Informação e realidade que serve para muita gente.
Gostei muito da franqueza e visão passadas no vídeo, conteúdo bastante enriquecedor. Realmente não desista do canal, o conteúdo é muito bom.
Cara, conheci seu canal hoje por acaso (sugestão do YT) e coincidência ou não estou (aos 30) tentando ingressar na carreira de programador! E preciso confessar: nunca um video foi tão esclarecedor e direto sobre a diferença entre aqueles que atingem seus objetivos e aqueles que fracassam.
Foi um excelente vídeo, ja me inscrevi e vou acompanhar os lançamentos sempre que puder!!!
Estamos em 2023, plena época dos layoffs... o Akita estava certíssimo
Achei o TechLead Brazuka kkkk
com a mesma cara de mau! ahuahuahua
O nosso é melhor !!!!
Aquele cara é fera, e esse aqui tb KKKK
Não sei se percebeu, mas é a mesma pessoa disfarçada.
Eu vi esse vídeo quando lançou, e hoje estou vivendo isso, salve-se quem puder!!.
Cara, gosto muito do teu canal pelas verdades que você fala, são duras, mas me fazem perceber o que eu estou fazendo de errado e dessa forma correr atrás para melhorar.
Keep going!
Já venho comentando algum tempo com os colegas, quando essa bolha estourar vai dar ruim pra muita gente. Uber fez uma demissão em massa (no time de engenharia) esses dias. E seu vídeo já tem uns 4 meses. A curva de declínio já ta em prática. Dicas boas também, falta um pouco de coragem pra mim ser mais versátil e adaptável. Vejo que vc leva muito a sério a carreira em tecnologia e mergulha de verdade nas pesquisas, nas fontes e nos assuntos! Meus parabéns!
edit: Gostaria de deixar uma referência: O Filme The Great Hack, que relata como a Cambridge Analytica influenciou nas ultimas eleições nos USA!
Muita gurizada (e outros nem tão jovens assim) precisa assistir esse vídeo!
Vou fazer minha parte e repassar a todos que puder.
Acompanhando o canal, está sendo um mind blowing
Boa tarde Fabio Akita.
Alguns temas que eu acharia legal é:
* Desenvolvimento seguro.
* Desenvolvimento de apps nativo vs hibrido.
* Validando ideia de projetos.
* Dicas para quem quer abrir uma empresa de desenvolvimento.
* Comentário sobre o livro "the passionate programmer".
Eu adorei , vc sempre tem o cuidado em fazer um capítulo . O conteúdo e muito importante , e tenho aprendido , inglês por exemplo assim , procuro assuntos que eu goste , que seja de meu enterese . Descobri tbem , atravez do Youtub , americanos que foram para o Brasil aprenderam português para dar aula de inglês para Brasileiros . Achei e novoador , pois americanos que falam português vão saber a maneira mais fácil a definir gramaticalmente o mais próximo , e como o inglês e bem particular , ele é bem prático porem observamos as regras de usar da maneira mais precisa .
3 anos e agora isso tudo sendo revelado, nada cmo um olhar para o passado presente e futuro. Akita seus videos são atemporais! Obrigado por todo compartilhamento.
Eu to a 12 anos na area e to prevendo coisa braba kkkkkkkkk com essa neurallink me da medo
@@computadorhumano949Sinceramente, o mercado atualmente parece que está criando bolhas dentro de bolhas (ainda mais com o advento da IA generativa atualmente, as empresas ficaram malucas com isso), quando isso tudo estourar é melhor sair até de perto...
Que lição senhores, que lição !!
Seu conteúdo é excelente !!
3:37 dica para o caminho do sucesso: "Não seja muito burro" :D
Voltando aqui pra tomar um tapa novamente, obrigado.
Eu gosto desses assuntos sobre profissionalismo na area de TI, tem dois livros sobre o assunto que gosto muito: "the passionate programmer" do Chad Fowler, e o "the clean coder" do Uncle Bob.
Conteúdo e dicas sensacionais Fábio. Obrigado!
Ser antifrágil.
Gostaria de enviar este video para o meu chefe.
King... sem palavras... dicas para pessoas de qualquer área...
Dói ouvir as verdades do mercado e a realidade cruel. Mas é ótimo ter perspectivas concretas do que esperar. Grata pelo vídeo! Qualidade excepcional! :)
Parabéns pelo vídeo. Acredito neste inverno que chegará e somente aqueles que gostam da área irão ficar e aproveitarão o início de um novo ciclo. A vida é feita de ciclos.
O Geraldo Rufino, mesmo não sendo da área, falou uma coisa em uma palestra que eu gostei bastante e me fez pensar o seguinte: Crise é mudança e mudança exige evolução e trabalho. Se você se acomodar, vai achar que o mundo vai acabar, se você acumula conhecimento e aplica, vê novas oportunidades!
E eu aqui parecendo que tô lendo um livro de história. Ótimo vídeo.muito conteúdo. Parece que realmente aconteceu oq ele disse
7:38 "Lógico que meu código é bom, como ousa questionar?"
Hahahhahahahahahahhahahah esse homem é um DIAMANTE neste site, que incrível. Parabéns Akita, +1 inscrito.
Me sinto muito mal dando apenas um "like". Esse canal merece muito mais que isso!
Cada episódio é um orgasmo cerebral, pqp.
Nunca desista do canal Sr Akita!
Grande abraço!
Caramba!! Como não dar like nesse vídeo!! Não sou da área de programação, cai aqui em uma busca no google sobre as bolhas das startups. Já que saíram os resultados financeiros dos unicórnios e resolvi pesquisar o pq todo ano essas empresas estarem no prejuízo. Vídeo que serve para refletir sobre qqer carreira! Parabéns pelo conteúdo. Ganhou uma inscrita!!
Como é que um canal deste não tem 100k de inscritos 🤔
Parabéns, conteúdo muito rico em conhecimento!
Fabio, como posso esta entrando em contato com você, preciso de uma conselho, talvez o resultado da decisão mude minha vida, ou não.
Caraca que vídeo bom. Estou entrando no mercado agora, semana que vem começo meu primeiro emprego como desenvolvedor e tive sorte de entrar em uma grande e consolidada empresa.
Muito bom ouvir essas dicas que tem fundamento e não só achismos!
Arte pala arte
Esse vídeo é extremamente atual. Você, como sempre, analisando muito bem o mercado (:
limpo e seco... gostei, tem muito dev que precisa de um choque de realidade assim... (esperando ansioso os próximos videos)
Além do Fábio ser um excelente programador manja de culinária e sabe os nomes dos melhores cozinheiros do mundo. Sou formado em gastronomia e agora migrando de área para TI, entendi a analogia com os cozinheiros, fod@! Fora que todo vídeo dele é um tapa na cara kkkkkk.
tenho 18 anos e estou começando na programação, comecei por volta de 2021, sinceramente, achando q tudo seria um mar de rosas e só procrastinado nos meus estudos, fiquei meses sem estudar, e vendo alguns dos seus videos, agora tenho noção de como eu fui um idiota em relação aos meus estudos e estou alguns dias mal com isso, só pensando coisas como "pq parei de estudar?", "tenho 18 anos, devia ter começado mais cedo". agora caindo na real, estou estudando pelo menos 10 horas por dia, e ainda fico com pensamentos negativos de que "sera q e o suficiente?" vendo a grande onda de demissões acontecendo e ficando ainda mais nervoso, mesmo ainda sem começar a trabalhar na área.
Cara vc estuda 10 horas por dia e se estiver praticando irá dá tudo certo, eu estudo bem menos umas 2 horas por dia vc já está a frente de muita gente.
Eu estudava 15,8,10,6 kkkkkkkkk se quer sair faz um planejamento pra 23 anos estuda english e deep math e python e sai na frente de todos.
Infelizmente eu envelheci rapidao dos mejs 18 aos 29 hj.
Outro conselho investe e guarda grana, quando chegar na minha idade vai pegar nojo e estudar na marra com insonia e outras coisas.
Infelizmente não temos pra onde correr.
Esquece trabalho na area, estuda empreender, consegui um trabalho vai alem de saber programar
@@computadorhumano949 Obrigado pelos conselhos cara, tmj 🤝
Akita, vc é um monstro de conteúdo! Como vc consegue fze vídeos tão longos e com conteúdo tão denso? Faz roteiro ou lê TP?
Muito bom o vídeo. Você sempre teve uma visão acima da média. Te acompanho desde o blog akitaonrails. Obrigado por sempre nos trazer boas reflexões.
Muito bom Akita, pelo visto você já estava "prevendo" que essa bolha iria começar a estourar e cá estamos vendo diversas startups começando a demitir e segurando contratações. Daqui a pouco teremos uma nova bolha!!