A HISTÓRIA DE "TOINHO" GOLEIRO CAMPEÃO BRASILEIRO PELO SÃO PAULO E QUE PÔS WALDIR PERES NO BANCO.
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- A HISTÓRIA DE "TOINHO" GOLEIRO CAMPEÃO BRASILEIRO PELO SÃO PAULO E QUE PÔS WALDIR PERES NO BANCO.
Antônio de Pádua Soares, mais conhecido como Toinho, nasceu em Teresina, dia 13 de junho de 1952.
A carreira de Toinho começou no fim dos anos 60. Destacando-se ainda jovem em uma competição amadora intermunicipal, quando defendeu a seleção da cidade de Pedro 2º, no interior piauiense, ele passou por Piauí e Sampaio antes de assinar seu primeiro contrato profissional com o Tiradentes do Piauí, em 72. Lá teve a oportunidade de ter como treinador Castilho, goleiro que fez história pelo Fluminense e defendeu a seleção brasileira nas Copas de 54, 58 e no bi de 62 e 66. Foi ele quem começou a moldar um grande atleta em Toinho.
Ele me passou o principal para um goleiro, que é a tranquilidade. Também trabalhava comigo todo dia a saída do gol, tanto com os pés como na bola alta, que é algo que me deixou caracterizado no sudeste do país. Ele me orientava a fazer as coisas simplificando, lembra.
O clube teve boas campanhas no Campeonato Brasileiro e seus jogadores passaram a interessar outras equipes, e uma dessas negociações começou a mudar a vida de Toinho. O Sport Recife tentou contratar o meia Assis Paraíba, mas o clube piauiense conseguiu incluir o goleiro na transação. Quando lá chegou, foi negociar salários com a diretoria, mas não foi bem recebido. Recebendo uma proposta muito menor do que esperava, ele se viu obrigado a aceitar, mas prometendo mostrar serviço, como cumpriu mais tarde.
Quando fui assinar contrato, pedi tanto e o presidente disse que não tinha ido atrás de mim, que queria era o Assis e eu tinha ido de contra-peso. Ofereceram um décimo do que eu pedi, e disseram que, se eu não quisesse assinar, eu podia voltar, porque tinham cinco goleiros e eu era o sexto, não ia fazer diferença. Chorando, eu disse que só ia assinar porque queria dar melhores condições para a minha família. Isso foi em janeiro, e quando foi em março ou abril eu já era o primeiro goleiro - conta.
Por duas temporadas Toinho fez parte do time do Sport que ficou conhecido como Seleção do Nordeste, ao lado de nomes como o próprio Assis Paraíba, além de Dadá Maravilha, Biro-Biro e outros. Lá ele chamou a atenção do São Paulo, que precisava de um reserva de qualidade para suprir as ausências de Waldir Peres quando ele se juntava à seleção brasileira.
A contratação pelo São Paulo tinha um objetivo claro. O treinador Rubens Minelli precisava de alguém de confiança para não sentir tanto a falta do titular Waldir Peres. Mas Toinho deu conta do recado melhor do que o esperado. Suas saídas do gol eram constantes, muitas vezes atuando quase como um líbero. Esse posicionamento, aliado ao temperamento forte e perfil de liderança na zaga são-paulina, o fizeram conquistar seu espaço. Muitos diziam que o São Paulo tinha dois goleiros titulares. E, de certa forma, foi isso que o técnico oficializou quando implantou um rodízio, após ouvir reclamações do antigo dono da posição.
Quando ele chegou da seleção e gritou, o seu Minelli falou: “aqui quem manda sou eu, e você vai ficar no banco do cabeça chata aí do Piauí, porque ele está bem e eu não posso mexer com quem está bem”. Posteriormente a isso aí foi que ele adotou um sistema de revezamento e jogava três partidas cada um - conta.
Esse estilo de jogo mais arrojado lhe rendeu a alcunha de louco pela imprensa e até pelos próprios companheiros. Quando saía de baixo das traves, os zagueiros tinham que correr para cobrir o gol, no caso de Toinho perder a bola. Mas, para ele, tudo era um risco calculado, aprendido com Castilho nos tempos de Tiradentes e que hoje, na sua opinião, está em falta no futebol brasileiro, com exceções como Rogério Ceni. Na Europa, ele vê Manuel Nóier como um caso de sucesso.
Mas não era loucura. Existe uma coisa chamada confiança. É uma coisa que você tem que ter, só que tudo com limite. Eu era zagueiro antes de jogar no gol, e isso facilitou também a minha saída com os pés. Hoje eu falo que os únicos que fazem isso são os goleiros da Europa, que jogam quase como um jogador de linha, como no futsal. Isso dificulta para o adversário, que enquanto vai dar o combate no goleiro, dá liberdade para outro homem receber essa bola - explica.
Na lembrança de Toinho, uma lesão o tirou da sua posição privilegiada. Após uma pancada no olho e uma suspeita de descolamento de retina, o goleiro passou um mês afastado e quando retornou perdeu a titularidade compartilhada com Peres. O time foi campeão brasileiro daquele ano, e Toinho permaneceu na equipe até 82, conquistando também o bicampeonato paulista em 80/81. ........
FONTE:
ge.globo.com/p...
terceirotempo....
A lenda Toinho, fez seu nome e deixou o Piauí orgulhoso de seu filho.
Um dos maiores goleiros do Brasil que já vi jogar. Parabéns mestre
Excelente goleiro
Sou de caxas MA conheci muito bom so nao sabia deste seu grande sucesso parabens pela informacao
Lembro que ia assistir aos jogos do SPFC e Toinho no banco fica agitando a torcida e era muito bom goleiro.
teve como professor o excepcional castilho, pra mim o maior goleiro brasileiro
Sensacional história futebol do Piauí era forte sou paraense.adoro futebol nordeste.norte.
Inesquecível ver ele arremessando a bola no peito do Teodoro no círculo central. Nunca vi antes nem depois um goleiro fazer isso. Obrigado sempre Toinho !!!
Não se esqueça .que leão fazia esses lançamentos com maestria. Colocava a bola com facilidade ao meio de campo. é só vc assistir jogos do leão nos clubes que jogou
Parabéns professor Toinho.Deus lhe abençoe
Sim, excepcional goleiro do tricolor paulista, lembro das grandes atuações dele.
Conheço Toinho mora em um bairro próximo ao que moro em aqui em Teresina-Piauí!
Legal por ter lembrado dele. Merecido
Bom goleiro ainda bem que não esquecerão dele
Grande Goleiro, mostro.
Jogou muito grande Toinho defendeu meu querido sport clube do Recife fechava o gol
Nosso são Paulo sempre guerreiros clube de todas as raças humildade sempre 🚩🏳️🏴👍🇧🇷 força meu são Paulo tri campeão mundial é nois fi
Vei jogar aqui em São José do Rio preto SP várias vezes conta o saudoso América
Un orgulho ter um conterrâneo que fez história no meu amado tricolor
Sou fã dele, eu achava ele demais, fui assistir alguns jogos do SPFC tendo ele como titular.👏👏👏👏👏
Toinho .! ... ótimo goleiro que o São Paulo teve .! .... parabéns 🎉👏👏👏👏 ...hj só recordação e saudades.
Lembro dele era um goleiro muito bom.
Gostei muito saber sobre ele, pois foi um grande reserva do Peres no SPFC . Fico feliz de saber que se deu bem na vida
São Paulo, é o gigante do Brasil
❤ 🤍 🖤
Excelente profissional!
Excelente vídeo!
Grande Toinho,
Era um *"Goleiraço"* quem o atrapalhou no *SPFC* foi um tal *Waldir Perez* !
O
*SPFC* na época tinha dois goleiros titulares essa é a pura verdade.
Valdir Peres também foi um bom goleiro
Foi um goleiraco nos bons tempos de Tiradentes do Piauí
Qdo moleque, assistia muito o SPFC jogar, especialmente no Morumbi. Nunca vi Toinho jogar. Sempre no banco.
Exatamente....pq era fraquíssimo como goleiro
Num jogo entre São Paulo x Juventus na rua Javari , numa terça feira a tarde ele dormiu no banco de reserva , de tão chato que estava o jogo !
Abraços toinho lenbro dele das figurinhas do futebol cards ping pong
Faz a História De Agnaldo Atacante Do Vitória
Ele e meu treinador eu sou goleiro
Não lembrava desse goleiro no São Paulo.
Muito legal!
Meu tigrão da pm
Rapaz verdade, era muito difícil pro técnico do SP, lembro Waldir Perez e Toinho, dois goleraços, tinha que jogar um em cada tempo do jogo, pra não ser injusto.
Tive o prazer de ver esse grande goleiro jogar, Valdir Peres jogava muito mas na opinião Toinho era melhor e passava mais segurança principalmente contra o Corinthians kkkkkk
Valeu sou seu fã e fico feliz por saber que vc jogou até os 39 anos e continua trabalhando no meio da boleragem
Um abraço fera vc era 10.
Toinho ja sabia jogr com os pés e tinha otima flexibilidade. Minelli revesava ele com Waldir Perez no São Paulo
Um dos primeiros goleiros a jogar com os pes...e sair da area jogando...
Jogou muito no meu SPORT
O cara sempre foi um trabalhador honesto, com ele não tinha firula ou salamalaque.
EU LEMBRO DELE ERA MESMO UM GOLERASSO ÓTIMO GOLEIRO É EU NUNCA MAIS VI UM GOLEIRO FAZER O QUE O TOINHO FAZIA E FEZ PELO SPFC
Toinho foi muito bom goleiro, sim. Infelizmente, foi afastado do futebol por suspeita de envolvimento num escândalo de resultados fraudulentos na Loteca (loteria esportiva).
Jogava adiantado, saia jogando com os pés e tinha habilidade nos dribles.
Nao ia bem contra o Corinthias, mas arrebentava contra o Santos FC
Jogou no Tiradentes o amarelão da pm
INESQUECÍVEL TOINHO, TODO SÃOPAULINO NA ÉPOCA SE ORGULHAVA DE TER DOIS GOLEIROS ESPETACULARES.
Caraca?
colocou o lendário waldir peres no banco de reservas?😮
fala do lendário zagueiro luis pereira o chevrolet?
quando Minelli chegou, em 77, Waldir Peres estava na Seleção, então Toinho foi escalado como titular e ficou , mesmo depois d volta de waldir da seleção....depois houve um revezamento sobre ele
Na foto não é o Muller
esse Muller de 1977 é o irmão mais velho do famoso Muller dos anos 80, ele também jogou no São paulo,mas sem o mesmo sucesso do irmão famoso.