Nada na história de Jesus faz sentido. Um Deus que nasce como um bebê vulnerável e fraco, vive em meio à pobreza, cumpre seu ministério entre pessoas desprezadas pela sociedade, e morre de forma humilhante na cruz. É totalmente ilógico, mas, ao mesmo tempo, mais real que qualquer lógica humana. Talvez por isso as pessoas insistam em ignorar a divindade de Cristo, pois todo o resto perde o sentido diante do Deus-homem.
Tens que assinar esse comentário belíssimo e profundo
18 днів тому+13
A mensagem da cruz é loucura para os que se encaminham para a destruição, mas para nós que estamos sendo salvos ela é o poder de Deus. Como dizem as Escrituras: "Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes". Diante disso, onde ficam os sábios, os eruditos e os argumentadores desta era? Deus fez a sabedoria deste mundo parecer loucura. Visto que Deus, em sua sabedoria, providenciou que o mundo não o conhecesse por meio de sabedoria humana, usou a loucura de nossa pregação para salvar os que creem. Pois os judeus pedem sinais, e os gentios buscam sabedoria. Assim, quando pregamos que o Cristo foi crucificado, os judeus se ofendem, e os gentios dizem que é tolice. Mas, para os que foram chamados para a salvação, tanto judeus como gentios, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Pois a "loucura" de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a "fraqueza" de Deus é mais forte que a força humana. Lembrem-se, irmãos, de que poucos de vocês eram sábios aos olhos do mundo ou poderosos ou ricos quando foram chamados. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas que o mundo considera loucura para envergonhar os sábios, assim como escolheu as coisas fracas para envergonhar os poderosos. Deus escolheu coisas desprezadas pelo mundo, tidas como insignificantes, e as usou para reduzir a nada aquilo que o mundo considera importante. 1 Coríntios 1:18-28
Muito bom, yago. Posso dizer que através desse canal fui mais um ano edificado com seus vídeos. Que Deus continue abençoando vc e sua família. Feliz Natal.🎅🎅
Um Feliz Natal em lágrimas Iago, pra voce e sua família, Deus é Maravilhoso e perfeito, Glória Deus Por Toda a Eternidade como é bom Conhecer Sua Palavra, Nunca experimentei alegria maior na vida até começar a ter intimidade com a palavra, se alguém chegou nesse comentário e ainda não crê, te convido a sentir essa alegria, busque a Deus e a verdade te libertara. Louvado seja o Senhor.
Yago, que Deus o abençoe grandemente. Acompanho seu canal e tenho aprendido muito. Grande abraço de Ribeirão Preto / SP a você e sua família linda ... ❤
O imperador Constantino paganizou a cristandade. A obra do engano. Não é algo que se entenda e aceite tão fácil por ser uma tradição já enraizada, disfarçada de encantos e beleza. Mas, aquele que é alcançado pela Verdade, será liberto das amarras do engano. Jesus, nos ensinou sobre a Ceia com os Apóstolos, o Memorial a ser seguido. Reviver todo o Plano Perfeito de Deus para resgatar-nos do pecado, até que possamos, nos encontrar com Ele nos céus e participar do Banquete Divino diante do Pai. A Morte e a Ressurreição de Cristo é o cumprimento da Redenção para a Salvação Eterna para todo aquele nele crê, quem o Ama o obedece. Jesus, o Justo Juiz. Jesus seja louvado 🙏🙌💖
Pergunte ao pastor É pecado ficar empolgado com alguma coisa mundana? Tipo, como por exemplo uma viagem ou ficar empolgado pra jogar algum jogo ou alguma coisa assim. Também, se nossa alegria está em Cristo, é pecado achar que encontrará alegria em algo tipo uma viajem? É idolatria se empolgar com algo que não seja relacionado a Jesus? Eu sei que fica meio ruim responder três perguntas de uma só vez mas eu acho que as três se relacionam.
Iago, consegue me explicar sobre "aparentes contradições" nos relatos bíblicos? Ex: Na contagem de Davi sobre o censo, dois livros falam de números diferentes.
Esses números diferentes no censo de Davi, em 2 Samuel 24:9 e 1 Crônicas 21:5, provavelmente têm a ver com formas diferentes de contar. Pode ser que um tenha contado só soldados experientes e o outro incluiu reservas ou jovens. Outra coisa é que os autores podiam ter objetivos diferentes ao escrever, então adaptaram os dados pro público deles. O ponto principal, no fim, é que Deus não gostou do censo porque Davi fez por orgulho, e isso trouxe consequências.
Fala sobre Israel não ser uma nação monoteísta desde sempre. Alguns estudos apontam que Israel era monólatra (adorava a um Deus mas admitindo a existência de outros), mas se tornou Monoteísta (admitir a existência de somente um Deus) com o passar do tempo.
Isso é pesquisa especulativa, mas não é historicamente provável que Israel só tenha se tornado Monoteísta no período do rei Josias, como os estudos que imagino que vc esteja referenciando. Acho que o Yago ou o Victor Fontana já falaram disso em algum momento.
Se Jesus não for rei e Deus, e o natal é realmente sobre isso, de nada há de comemorar nesse dia. Jesus não é um cara legal ou alguém que deve nascer em nossos corações. Ele já nasceu e reina no Trono de Justiça. Ele é Aquele que venceu a morte.
Professor Eduardo faria em seu canal já deixou biblicamente bem claro o verdadeiro Natal e a sua cristianização! Aliás o próprio cristianismo é uma cristianização do judaísmo, levou a sua plenitude!!!!
Existem dois perigos em que o cristão pode cair na época do Natal. O primeiro é aceitar tudo o que a sociedade e cultura atuais dizem que o Natal deve ser e como deve ser celebrado, como, por exemplo, o papai noel. O segundo é rejeitar essa data por completo e acabar por cair em um legalismo, que nos distrai da Boas Novas do Evangelho, que é a vinda do Filho de Deus ao mundo. Portanto, tirando o papai noel, todo cristão deve celebrar o Natal, o nascimento do Salvador. Juntamente com a morte e ressurreição do Senhor Jesus, a sua encarnação (o momento em que o Verbo se fez carne, se tornou um de nós) deve ser celebrado sim. Mas cada um tem a liberdade de fazer isso de acordo com a sua consciência e como o Espírito Santo guiar e não precisa ser em nenhuma data específica. O cristão não tem papai noel, mas PAPAI DO CÉU!
Somente um conserto do foi dito: um menino, um dia será homem, então, foi um homem que "nos nasceu" e, não um Deus, porque, Deus Ele já o era e não passou a ser Deus ao nascer, assim, torna-se uma afirmação mentirosa dizer ao dizer que Deus nasceu, visto que a característica de ser Deus é sem origem, começo a fim, ter pai e mãe. Na figura do homem, Ele pode ter um pai e uma mãe, mas na figura de Deus, Ele não pode ter pai e muito menos mãe, então, mesmo que Ele ore ao Paí, Ele ora como homem e, mesmo que Ele atribui a Ele inferioridade ao dizer que a Ele foi dado o poder sobre todas as coisas, sem contradição, todos e, sem excessão, nascemos vazios, viemos sem nada e retornamos ao pó sem nada, porque o homem veio do pó, como Ele veio na figura do segundo Adão, parte era de baixo, mas Ele todo era e é de cima. Por isso, há passagem que diz que Deus o ressuscitou dos mortos e, outra, Ele mesmo diz que Ele tem o poder para dar sua vida e tomar de volta, Ele mesmo é a ressurreição e a vida, em outras palavras, Ele é a imortalidade.
Eu nao questiono o fato de comemorarmos o nascimento de Jesus. O que me incomoda profundamente é o fato de historicamente sabermos que Jesus nao nasceu em 25 de Dezembro e mesmo assim a igreja se moldar a ideologia mundana e comemorar nessa data pra agradar ao mundo. Há alguma logica biblica nisso ou é so com o argumento de que é melhor o cristao comemorar a Jesus do que deixar o papai noel roubar a cena (nao estou perguntando para afrontar mas sim pra tirar essa que tem sido uma pedra de tropeço para mim)
Oh meu amigo. Nos evangelhos fica claro que aqueles que receberam a revelação de que o Salvador havia acabado de nascer estavam celebrando e alegres, espalhando para todos a boa nova. Isso implica sim no sentido de que DEVEMOS nos alegrar com o nascimento dele.
A festa de Natal é aquele momento de companheirismo caloroso e prazer proporcionado pela culinária de Natal e, especialmente, pela mesa de Natal. O que pensamos quando imaginamos a abundância gemendo de comidas apetitosas e deliciosas? Bem, George Washington uma vez ofereceu um jantar de Natal em Mount Vernon que incluía sopa de cebola, frutos do mar, peixe grelhado, rosbife e pudim de Yorkshire, costeletas de carneiro, leitão assado, peru assado, carne e presunto, feijão-de-lima e abóbora, batata-doce cristalizada e cranberries, torta de carne moída, várias tortas e pudins salgados, bolos, sorvetes, frutas, nozes, passas e vinhos. NO ENTANTO, A FESTA DE NATAL É MAIS ANTIGA DO QUE A AMÉRICA COLONIAL - É UMA PRÁTICA MAIS ANTIGA, REALIZADA POR MUITAS CULTURAS. AS ORIGENS DAS FESTAS DE NATAL PODEM SER RASTREADAS DIRETAMENTE ÀS PRÁTICAS DO PAGANISMO.
A tradição de dar presentes nesta época do ano pode dever um pouco ao deus romano Saturno, patrono da agricultura e da abundância, e ao seu festival Saturnália. Para os agricultores, o meio do inverno pode ser uma época de escassez, e dar presentes durante a Saturnália redistribui a generosidade daqueles que tinham excesso para aqueles que tinham pouco. Assim como os banquetes, porém, dar presentes durante as celebrações é uma tradição que tem raízes em muitas culturas , e talvez até na biologia. Nosso desejo de dar presentes é algo que fascina os antropólogos, e que muitos de nós enfrentamos com algo entre entusiasmo e exasperação. Quaisquer que sejam as raízes, e por mais misturados que possamos nos sentir, os comerciantes de feriados encontram na tradição uma fonte de pura alegria sazonal.
Bom pelo que eu vi no nome do seu canal fala sobre teologia, mas apenas como uma cristã que ainda não fez teologia eu aconselho que você estude melhor as escrituras sagradas e o real sentido do Natal, que é uma festa pagã e não tem nada haver com o nascimento de Jesus pois ele nem nasceu no mês de Dezembro, toda a prática do Natal até mesmo a escolha de ser o dia 25 de dezembro é um culto pagão ao deus tamuz, que faz aniversário exatamente no dia 25 de dezembro, deixo aqui meu conselho pra você estudar mais profundo sobre isso!! Deus abençoe 🙏🏻
@ olhei seus vídeos e continuo com o mesmo pensamento, não é cristão e muito menos enaltecer um cara que na verdade era bispo e não pastor, discordo totalmente! Jesus não deve ter uma atenção divida com um cara que fez boas ações, não existe comparação com Jesus.
Se o natal nāo é sobre Jesus, é sobre quem? Nicolau? Nāo! E que por mais que o Nicolau tem uma imagem maior que Jesus no natal, Nicolau era imitador de quem? Aponta para Jesus. Historicamenre o natal é Cristāo e continua sendo, por mais que pro mundo é só uma festa, para nós é a verdade que Deus salva (Jesus) @@Giio_rodrigues
@@Giio_rodrigues Eu não teria comentado se não tivesse lido. Citei Nicolau, porque o verdadeiro significado do Natal não vem de uma origem pagā, mas desse velhinho barbudo. Eu te aconselho ver melhor os lugares que estudou sobre o natal, mas tudo bem que você acredite na origem pagā, só não seja ignorante na Internet.
Dezembro era um mês religioso excepcionalmente importante. No Egito, 21 de dezembro marcava a data da celebração da morte e ressurreição de Osíris, o deus do submundo e juiz dos mortos, o marido de Ísis. O fim do mês viu a observância do aniversário (26 de dezembro) de Hórus, filho de Ísis, o deus do sol e protótipo dos governantes humanos, com um festival de doze dias notável por suas decorações de palmeiras com doze brotos (para os doze meses do ano). No norte da Europa, os nórdicos realizavam uma festa de doze dias do solstício no final de dezembro. Os judeus em todo o Império observavam o Hanukkah , ou "a festa das luzes" durante dezembro. Os gregos adoravam Apolo, Átis, Dionísio, Hélios, Hércules, Perseu e Teseu em dezembro. Dezembro também englobava a celebração da Saturnália Romana , ou “Festival de Saturno (deus da colheita de grãos)”, uma feira de sete dias e festival do lar que começava em 17 de dezembro (aniversário de Saturno) e ia até o dia 23. Era um momento emocional de festa aberto a todos, celebrado com a troca de presentes, folia e decoração com ramos de louro e sempre-vivas. Lâmpadas e velas queimavam continuamente, e um sentimento de “boa vontade” para com o homem prevalecia. As escolas eram fechadas, o exército estava “à vontade”, os escravos eram dispensados de suas funções e autorizados a “suplantar” seus senhores, amigos visitavam uns aos outros, procissões de pessoas dançavam pelas ruas com máscaras, chapéus ou rostos escurecidos - havia um Senhor do Desgoverno que presidia o festival - e cada família escolhia um rei falso para presidir as festividades.
E se Jesus nunca disse que era Deus? E anos depois pessoas passaram a acreditar que ele era Deus e escreveram narrativas nas quais Jesus, como personagem, dizia ser Deus?
@@viniciusmaciel99Essa é uma dúvida comum de quem faz crítica pura ao texto, apenas pelo olhar histórico crítico é fácil ir por esse caminho. Mas pelo Espírito do evangelho, que interconecta a experiência dos apóstolos e dos primeiros cristãos, que sustenta a construção da narrativa do novo testamento e a permanência de uma só fé ao longo dos séculos, é natural e um passo profundo de conversão compreender que Deus é revelado em Jesus. Só é possível declarar que Deus é Jesus por meio do Espírito Santo.
A Santa Igreja Católica ensina a gente acredita. Se no caso de Jesus nunca ter dito isso é indiferente. Ele é DEUS a Santa Igreja Católica ensina que é ( através dos Concílios e das Sagradas Escrituras católicas)
@ArturSilvaGonçalves-i8r A escritura aponta para essa verdade, para além da tradição e magistério da ICAR. Outras ramificações cristãs, anteriores a ICAR já tinham esse entendimento.
@@hugoleosouza amém irmão. Mas é importante lembrar Vivat Scriptura é melhor que Sola Scriptura. Louvado seja Jesus Cristo DEUS verdadeiro e Rei do universo!
Jesus não é Deus encarnado ele é o filho do Deus criador, no livro de géneses da o primeiro exemplo de que ele estava lá com o pai. Esse negócio de que Jesus é Deus é coisa do catolicismo.
[A] festa da Natividade de Cristo é passada em folia, dados, cartas, máscaras e em liberdade licenciosa... por alegria louca, por longas comidas, por bebedeiras, por jogos obscenos, por folias rudes.Embora as comemorações cristãs fossem intercaladas na temporada de Natal - a missa era realizada na véspera de Natal, a festa do dia de Natal comemorava o nascimento de Cristo, a festa do dia de Santo Estêvão em 26 de dezembro homenageava os pobres e a Festa da Epifania em 6 de janeiro - o estilo original das celebrações do Natal permaneceu basicamente intocado por 400 anos, até que uma mudança de calendário em 1752 mudou o festival para uma data onze dias antes. Sob o protestantismo, muitas das tradições abertamente pagãs, chamadas de " Fooltide ", foram abolidas e o Natal foi encurtado para doze dias mais sombrios. No entanto, o emocionalismo ressurgiu no século XIX, influenciado pelos escritos de Charles Loring Brace e Charles Dickens, e a "boa vontade" do Natal, que marcou as celebrações da Saturnália, tornou-se proeminente. Naquela época também, as árvores de Natal e o "deck" de Natal foram adotados como partes necessárias e reconhecidas da observância.
Os primeiros cristãos não praticavam a troca de presentes porque não queriam que sua religião fosse associada a festivais ou práticas pagãs. A IDADE MÉDIA MARCA O PONTO EM QUE A TROCA DE PRESENTES SE TORNOU PARTE DAS CELEBRAÇÕES CRISTÃS DE NATAL: OS REIS EXIGIAM PRESENTES DE SEUS SÚDITOS E AS PESSOAS COMUNS TROCAVAM PRESENTES ENTRE SI. O Dia de São Nicolau (6 de dezembro) se tornou um momento de troca de presentes para as crianças. Os presentes de Natal não eram enfatizados na América colonial, mas as crianças esperavam pequenos presentes e os ricos deveriam dar aos pobres: o Natal era considerado mais um momento de alegria do que de troca de presentes. No século XIX, o costume de presentes de Natal se espalhou pela América, aceito por crianças e adultos. Hoje, a temporada de Natal é caracterizada por trocas de presentes luxuosas. Famílias individuais gastam milhares de dólares a cada ano em símbolos de amor, tornando o Natal a principal temporada de vendas no varejo do ano.
Mais uma vez, as crianças têm maior capacidade de fé em circunstâncias em que evidências confiáveis estão ausentes. Tome como exemplo uma criança na época do Natal. Eles podem preparar biscoitos e leite para o Papai Noel e, pela manhã, quando acordam, encontram os biscoitos consumidos e o copo vazio. Eles estão, ou pelo menos eu estava, inundados de alegria, acreditando na palavra de meu pai que Papai Noel havia gostado das guloseimas que eu havia deixado para ele. Bem-aventurados os que não viram e creram! AS crianças acreditam em tudo o que aprendem: Papai Noel, fadas, duendes e bruxas são tão reais, quanto verdadeiramente verdadeiros para uma criança, como Jesus Cristo para um clérigo, muito mais frequentemente. É uma máxima do Mestre da nova Fé: “A menos que vos tornes pequeninos, não podereis entrar no Reino dos Céus, pois esse é o Reino” (Matt, xviii, 3; xix, 14). A crença ou fé religiosa é, portanto, declarada como sendo essencialmente da mente infantil '
Havia a crenças de que os deuses abençoariam a terra e as pessoas, e logo o inverno terminaria.Muitos desses deuses tinham uma planta especial, o pinheiro. A tradição cristã aproveitou-se disso, e essa é a explicação de os cristãos terem em sua sala em dezembro um pinheiro enfeitado para comemorar o Natal. Eles não sabem que, na verdade, trata-se de uma homenagem a deuses pagãos.Nem sempre foi assim nos Estados Unidos. As árvores enfeitadas eram consideradas símbolos pagãos até a década de 1840.A guirlanda que os cristãos penduram na porta de sua casa também tem origem pagã. Os primeiros druidas e gregos acreditavam que a guirlanda tinha poderes mágicos. Era um símbolo da vida e da fertilidade.A tora de madeira na lareira de Natal também não tem nada a ver com o cristianismo, embora isso seja costume em muitos lares norte-americanos. Originalmente é um ritual do festival pagão de Yule, que homenageava as divindades Seres de Yule.Isto também é interessante saber: os Estados Unidos não tinham o Natal como feriado nacional até 26 de junho de 1870, portanto cem anos depois de a Constituição ser escrita.E aqueles que dizem que os Estados Unidos são uma nação cristã não sabem que muitos dos nossos fundadores não eram cristãos, como Benjamin Franklin, John Adam, James Madison, Thomas Paine e Thomas Jefferson
Símbolos tem a característica inata de serem ressignificados de acordo com o contexto e com as gerações, sendo inclusive fácil achar signos iguais com significantes diferentes em culturas distintas. Ninguém usa mais esses símbolos nessa direção, porque se trata de uma realidade morta. Os signos permanecem mesmo quando o significante muda ou determinada realidade morre, porque eles fazem parte do modo humano de se relacionar com a realidade e são limitados, já os significantes são ilimitados. Tudo deve ser tomado, ou retomado, para a Glória de Deus. Mas é muito interessante saber a origem de certos signos e símbolos e certas tradições
A festa romana de Saturnália durava de 17 a 23 de dezembro. Imagine uma festa progressiva de uma semana em que os papéis normais são relaxados ou invertidos. Em vários momentos e lugares, togas brancas foram substituídas por vestimentas gregas coloridas, escravos jantavam com ou diante de seus senhores, e a devassidão era generalizada. Mas, acima de tudo, as pessoas comiam. Elas comiam em banquetes públicos e festas privadas. Os escravos comiam alimentos normalmente reservados para os ricos, e todos comiam bem. Saturnália recriou um passado mítico em que a fartura era a norma e todos eram livres para se deliciar. O festival era popular o suficiente para ter moldado as primeiras celebrações de Natal.Mas a realidade é que humanos felizes festejam juntos em praticamente todas as culturas e religiões do planeta, e o banquete faz parte de muitas tradições de meio do inverno. Em algumas culturas, a comida era oferecida aos deuses para ajudar a aliviar o inverno ou trazer o sol de volta. Mas poucos povos antigos podiam se dar ao luxo de desperdiçar grandes quantidades de carne depois de consagrada, então ela era assada e comida, com rituais apropriados, contação de histórias, música e dança. O povo Saami da Finlândia sacrificava renas brancas para sua celebração do solstício. Os eslavos orientais celebravam a Festa da deusa mãe do inverno Rozhnitsa, na qual biscoitos em forma de veado eram dados como presentes e as oferendas à deusa incluíam pão de mel e queijo. No Irã, famílias e amigos se reúnem para uma celebração do solstício chamada Shabe Chelleh, onde os alimentos tradicionais incluem frutas secas e nozes. Carne e cerveja eram itens básicos da festa germânica de Yule.
Outro feriado popular no calendário romano, KALENDAE OU KALENDS (LITERALMENTE, "O PRIMEIRO DIA DO MÊS"), OU "DIA DE ANO NOVO", ERA APENAS ALGUNS DIAS DEPOIS DA SATURNÁLIA. Kalends era dedicado ao deus de duas cabeças, Janus, que olhava para o futuro e para trás, para o passado. Era celebrado com uma festa, guirlandas de sempre-vivas e a troca de pequenos presentes, particularmente de lâmpadas para iluminar o caminho para o futuro. 25 de dezembro, o solstício de inverno pelo calendário juliano, o dia de menor luz solar do ano, era o dia em que muitos pagãos adoradores do sol adoravam o sol (para que a luz solar não desaparecesse completamente); eles também realizavam festivais logo depois em gratidão pelos dias mais longos. Esta data, 25 de dezembro, havia sido identificada desde cedo tanto com o deus-sol persa, Mithras, o deus da luz, verdade e retidão (representado por um touro) quanto com o deus sírio, SOL INVICTUS, (O SOL INVICTO) -comemorado com banquetes, bailes de máscaras, um relaxamento da ordem e inversões temporárias de papéis. 25 de dezembro também era o aniversário do menos conhecido deus fenício do sol e da fertilidade, Baal (que também era representado por um touro). Depois de 274/5 d.C., o Imperador Aureliano combinou as observâncias do culto da natividade/deuses-homens/salvadores de Apolo, Átis, Baal, Dionísio, Hélios, Hércules, Hórus, Mitra, Osíris, Perseu e Teseu, em um, o DIES NATILUS INVICTUS SOLIS (“ANIVERSÁRIO DO SOL INVICTO”) COMEMORADO EM 25 DE DEZEMBRO E PREOCUPADO COM A MORTE E O RENASCIMENTO DO SOL.
Por exemplo: originalmente o feriado de Natal não pertencia a Jesus.A data está envolta em vários ícones que representam as raízes de antigas celebrações pagãs que se relacionam, no hemisfério norte, ao solstício de inverno e o retorno do Sol. Não é o “Filho”, e o “Sol” (Son- Sun).Muito tempo antes do relato da história de Jesus, celebrações em dezembro seriam o sinal do fim do inverno e de que os dias ficariam mais longos. Festejava-se o início do clima quente e com ele o período da colheita, a qual se esperava que fosse abundante.Assim, as celebrações e oferta eram para chamar a atenção dos deuses de modo a garantir uma boa colheita no próximo ano.O festival pagão de Saturnália homenageava Saturno, o mesmo deus que deu o nome ao “sábado” [saturday]. Os vikings da Escandinávia homenageavam Baldur. Os antigos egípcios homenageavam o seu deus Sol, o Rá. E assim por diante
O pastor Yago já fez vídeos respondendo essas questões, e o Victor fontana tbm mais recentemente, da uma pesquisada aí no UA-cam para entender os argumentos (N entenda como uma afronta pfv, é apenas uma recomendação)
A teoria da Cristianilização desconhece vários textos patristicos que já atribuiam a data da comenoração do Natal em 25 de dezembro, já no século II e III, muito antes do Edito de Tessalônica. Veja um dos últimos vídeos do Victor Fontana e Estranha História sobre o tema.
A perplexidade deixada em alguém que lê atentamente essas narrações, em saber que milhões de pessoas e culturas se deixam levar somente por estes pequenos relatos e crer que existiu tais fatos, dá-nos uma sensação de ignorância suprema a grande parte da humanidade. Crer fielmente que realmente nasceu e existiu esse Jesus Cristo negado até pelos Judeus que tem a Bíblia como um livro Santo com os ensinamentos de um Deus. NUM SÓ LIVRO A DISCÓRDIA DA EXISTÊNCIA DO NASCIMENTO DE JESUS, QUER DIZER, O NATAL É DUVIDOSO, SERÁ POR ISSO QUE INVENTARAM PAPAI NOEL PARA DISFARÇAR A GRANDE MENTIRA?Lendo o livro de José Saramago o Evangelho Segundo Jesus Cristo, numa reinterpretação feita pelo premio Nobel da Paz ele insinua situações que nos faz refletir bastante; - Por que José e os anjos não avisaram também as outras famílias das intenções de Herodes em matar as crianças abaixo de dois anos em represália ao nascimento de Jesus? Essas famílias não tinham o direito de criar seus filhos? Até hoje em Rama Raquel chora seus filhos...
Outros sustentam que essa data foi definida por uma linha de raciocínio diferente: a Igreja Católica, ciente de que 25 de março, o Equinócio da Primavera, um dia de festa pagã, há muito era considerado o "nascimento da Primavera" entre os povos pagãos, portanto se apropriou dessa data para marcar o "Dia do Anúncio", o dia em que a Virgem Maria concebeu o Senhor Jesus; adicionar nove meses a 25 de março fez de 25 de dezembro o aniversário de Cristo. DE QUALQUER FORMA, EM UM MOVIMENTO, A IGREJA ATRIBUIU UMA DATA ESPECÍFICA AO NASCIMENTO DE NOSSO SENHOR QUE INTRODUZIU UM FERIADO CRISTÃO NAS CELEBRAÇÕES PAGÃS QUE OCORRIAM EM DEZEMBRO E QUE SUPLANTARAM O NATILIS INVICTUS .
Isso é apenas um exemplo de datas, dias e ocasiões que são homenagens a deuses e deusas antigos.Segunda-feira [monday, em inglês] é o "Dia da Lua", dia de adoração à Lua. Quarta-feira [wednesday] é uma homenagem a Wodan ou Odin, outro deus nórdico. Sábado [saturday] é o dia da divindade pagã Saturno, ou Cronos, pai de Zeus. O mês de janeiro foi uma homenagem à divindade Jano. Marte é uma reverência a Marte, o deus romano da guerra. E assim por diante
É óbvio que Deus tem um problema em convencer as pessoas que ele é real e existe, e eu tenho uma ideia que posso sugerir e que ele pode ainda não se ter lembrado. Ele deveria ter feito o 25 de Dezembro um dia especial e impedir de que nenhum bebé NUNCA nascesse naquele dia, excepto um: seu filho. Isso teria mostrado que haveria algo de muito especial sobre Jesus. Como é que os muçulmanos, judeus, hindus e ateus teriam explicado isso?E sendo assim, cerca de 20 milhões de pessoas ainda vivas nasceram nesse dia, assim como uma mão cheia de deuses humanos, tais como Hórus, Osíris, Attis, Mithra, Herácles, Dionísio, Tammuz e Adonis. É quase como se, longe de fazer Jesus um ser único, Deus o fez parecer EXATAMENTE como todos os deuses falsos. Pena. É que foi mesmo uma oportunidade perdida.
Assistiu Zeitgeist né? Sinto informar, mas Zeitgeist mentiu pra você. Primeiro porque Jesus não nasceu em 25 de Dezembro e isso é vastamente sabido....e a maioria desses outros deuses também não nasceram dia 25 de Dezembro em suas mitologias. Ou seja, na sua tentativa de dar uma solução inteligente, querendo de alguma forma dizer que faria um trabalho melhor que Deus... você só demonstrou o quão ignorante é.
@pliniobarra eu creio que qualquer um sabe que Jesus não nasceu em 25 de dezembro. Mas a solução dele serviria pra qualquer data que Deus quisesse nascer. Por acaso, histórico e culturalmente, acabou ficando o dia 25 de dezembro. Mas valeria pra qualquer outro dia. PS: eu não fiz o post principal, mas o achei interessante. E sou cristão.
Melhor Papai Noel, que não teve de matar ninguém, só dar presentes e felicidades para haver muitas festas e manter o desejo insano de consumo material que há em nós. O Nascimento pobre e sangrento de Jesus ou a felicidade do velho Papai Noel? Pra mim, nem um nem outro, a razão e as reflexões deveriam vir primeiro para sabermos o que estão inventando para nós e nos aprisionarmos nesta rotina de um calendário anual de eleições, de natal, férias, aulas, carnaval, páscoa, semana santa, festejos juninos, comemorações cívicas, procissões de devoções a santos e santas... AÍ O CICLO REPETE-SE POR MILHARES DE ANOS A FIO. E NADA MUDA EM RAZÃO E REFLEXÕES. INFELIZ EU? QUE NADA! FESTA E DIVERSÃO TÊM EM TODOS OS LUGARES. VIAJAR, PESCAR, CAÇAR, EXCURSÕES, EXPEDIÇÕES, RODA DE AMIGOS E UM BOM BARZINHO JÁ É MUITO ESTILO DE VIDA E BOA DIVERSÃO.
CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS !!! Eles tem compromisso com uma religiao ou denominacao, nao com a VERDADE. O versículo 22 do capítulo 4 do Livro de Êxodo diz: "Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito". APRENDER ERRADO EH PIOR QUE NAO SABER
Até mesmo a palavra “Natal” em si não é bíblica: ela vem do catolicismo romano do século IV d.C. O “mas” de Natal vem da missa, ou serviço eucarístico do catolicismo ocidental. Esse rito era concluído com as palavras “Ite, Missa Est” (“Vá, pois terminou”), com Missa (dispensa) eventualmente se tornando o nome do próprio rito. A palavra em inglês antigo, “CHRISTMAS” DATA DE 1050 D.C.; FOI DERIVADA DA FRASE “ CHRISTES MAESSE ” OU “MISSA DE CRISTO”. “XMAS” É UMA FORMA DE TAQUIGRAFIA DO SÉCULO XIII QUE REPRESENTA A PALAVRA COMPLETA “CHRISTMAS” (“X” É A ABREVIAÇÃO GREGA, CHI, DE KHRISTOS, CRISTO). A PALAVRA “CHRISTMAS” NÃO ENCONTROU USO COMPLETO ATÉ O SÉCULO IX D.C.
As celebrações de “Natal” são estranhas às páginas das Escrituras: Biblicamente, “Natal” não existe. Não há relato de cristãos se reunindo para celebrar o nascimento de Cristo em nenhum lugar do Novo Testamento. Até mesmo os sábios do relato de Mateus, que vieram em resposta ao aparecimento de Sua estrela de nascimento no céu, não celebraram juntos Seu nascimento (Mt 2:1-13); eles viajaram de seu próprio país trazendo presentes para adorar a criança (e as Escrituras indicam que isso ocorreu muito depois que Jesus nasceu - sua família estava morando em uma casa, não em um estábulo, e Jesus poderia ter apenas dois anos de idade). OS CRISTÃOS NÃO COMEÇARAM A CELEBRAR O NASCIMENTO DE CRISTO ATÉ O SÉCULO II D.C. A IGREJA CATÓLICA ROMANA NÃO COMEÇOU SUA “FESTA DA NATIVIDADE” ATÉ 336 D.C.
Agora, se não acredita na divindade pagã Saturno, isso significa que você não deve comemorar sábado?Claro que, por exemplo, seria ridículo não ter a folga do trabalho no sábado só porque você não é devoto dessa divindade.Saturno é apenas o nome de um dia e seu significado agora, no século 21, é bem diferente do que já significou, nos tempos antigos.É assim que muitos ateus e não cristãos veem o feriado de Natal. Assim, não se precisa acreditar em Cristo para aproveitar o feriado
Nada na história de Jesus faz sentido. Um Deus que nasce como um bebê vulnerável e fraco, vive em meio à pobreza, cumpre seu ministério entre pessoas desprezadas pela sociedade, e morre de forma humilhante na cruz. É totalmente ilógico, mas, ao mesmo tempo, mais real que qualquer lógica humana. Talvez por isso as pessoas insistam em ignorar a divindade de Cristo, pois todo o resto perde o sentido diante do Deus-homem.
Tens que assinar esse comentário belíssimo e profundo
A mensagem da cruz é loucura para os que se encaminham para a destruição, mas para nós que estamos sendo salvos ela é o poder de Deus. Como dizem as Escrituras: "Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes". Diante disso, onde ficam os sábios, os eruditos e os argumentadores desta era? Deus fez a sabedoria deste mundo parecer loucura. Visto que Deus, em sua sabedoria, providenciou que o mundo não o conhecesse por meio de sabedoria humana, usou a loucura de nossa pregação para salvar os que creem. Pois os judeus pedem sinais, e os gentios buscam sabedoria. Assim, quando pregamos que o Cristo foi crucificado, os judeus se ofendem, e os gentios dizem que é tolice. Mas, para os que foram chamados para a salvação, tanto judeus como gentios, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Pois a "loucura" de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a "fraqueza" de Deus é mais forte que a força humana. Lembrem-se, irmãos, de que poucos de vocês eram sábios aos olhos do mundo ou poderosos ou ricos quando foram chamados. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas que o mundo considera loucura para envergonhar os sábios, assim como escolheu as coisas fracas para envergonhar os poderosos. Deus escolheu coisas desprezadas pelo mundo, tidas como insignificantes, e as usou para reduzir a nada aquilo que o mundo considera importante.
1 Coríntios 1:18-28
Guardarei essa mensagem ❤
Verdade
Otima explanação
*15:45* "Feliz Natal é declarar que o próprio Deus, o Deus eterno, fez-se homem, viveu uma vida perfeita e nos trouxe a verdadeira salvação."
Feliz Natal a todos.
Jesus - o maior presente que o Pai nos deu.
Muito bom, yago. Posso dizer que através desse canal fui mais um ano edificado com seus vídeos. Que Deus continue abençoando vc e sua família. Feliz Natal.🎅🎅
Que vídeo precioso.
Jesus veio para nos da esperança, salvação e graça!
Obrigada meu Deus. 😭
Separei a referências bíblicas citadas no vídeo parq quem quiser depois procurar, marcar na bíblia e meditar:
Salmos 2:7 e 8; 110:1 e 2; 45:6*;
*Hebreus 1:13;
Isaías 9:6;
Jeremias 23:6;
Miquéias 5:2;
Daniel 7:13;
Zacarias 13:7;
Malaquias 3:1 ;
João 1:1; 1:14; 4:6; 11:35
1ª João 5:20; 4:2;
Mateus 5:16; 9:2; 28:18 e 19; 4:2; 14:33;
Romanos 9:5; 5:12;
Colossenses 2:9; 2:6 e 7
1ª Timóteo 3:16;
1ª Coríntios 1:2;
Hebreus 1:3; 1:8 *; 2:14; 5:8;
* Salmos 45
Lucas 2:52; 8:23; 23:46
Deus seja louvado por todos esses livros que a Igreja Católica colocou na Bíblia
Obrigada!🙏🏽
@@ArturSilvaGonçalves-i8r, quer dizer que , segundo você, foi a ICAR, quem colocou versículos na Bíblia? 😁
@@thelma-7777 por vontade de DEUS. Ele acima de tudo. A Santa Igreja DELE foi só um instrumento DELE
Que mensagem inteligente e edificante 👏👏👏👏
A palavra do senhor é incrível ❤️
esse vídeo me fez ter mais embasamento na minha fé e para conversar com TJs
salvei e mandei varios versículos para um amigo TJ
O penteado ficou top Yago. Palavras inspiradoras
LOUVADO SEJA O SENHOR!
Que verdades maravilhosas, bem aventurado sóis vós por crerem 😢 assistindo duas vezes❤
Um Feliz Natal em lágrimas Iago, pra voce e sua família, Deus é Maravilhoso e perfeito, Glória Deus Por Toda a Eternidade como é bom Conhecer Sua Palavra, Nunca experimentei alegria maior na vida até começar a ter intimidade com a palavra, se alguém chegou nesse comentário e ainda não crê, te convido a sentir essa alegria, busque a Deus e a verdade te libertara. Louvado seja o Senhor.
Maravilhoso! Isso é Natal! Feliz Natal, Yago! Obrigada por tudo! ❤
Esse video foi antidoto pra mim que estava vendo sua fé sendo enfraquecida !
Jesus seja louvado pra hoje e pra sempre amém!
Massa! Yago que o Senhor continue lhe abençoando!
Excelente!
Como vc fez esse comentário há 3 min se o vídeo tá postado pra mim a menos de 1 min kkkk
ele curtiu a thumb do vídeo haha
Glória a Deus ❤
Jesus e Natal é cada momento de amar as pessoas e ser caridoso e respeitoso com cada uma delas. Como Jesus amou❤❤❤
Feliz Natal queridos! Deus os abençoe!
Que Deus o abençoe!
Obrigada meu Deus por nos dá o maior e melhor presente do mundo! Valeu pelo vídeo Yago!
Feliz Natal a todos e ao Yago
Yago, obrigado por compartilhar essa mensagem fantástica ❤
Deus seja sempre louvado!!!!!
Deus filho nasceu, pra nos salvar na sua morte!
FELIZ NATAL PASTOR!!! 🙏🏼
Que Mensagem Ma ra vi lho sa!
❤❤❤
Feliz Natal, pastor.. obrigada por nos abençoar com tantos ensinamentos!❤
Feliz Natal!
Obrigada, JESUS!!! ❤🙌🏼
Obrigada, pastor.
Feliz Verdadeiro Natal a todos a quem Deus quer bem!! ✨️🙏🏼🕊
Oh aleluia
Louvado Seja Deus.
Feliz Natal! ❤
Abençoado Natal a todos! O SENHOR seja louvado ❤
Feliz natal Yago e a todos aqui
Yago, que Deus o abençoe grandemente. Acompanho seu canal e tenho aprendido muito. Grande abraço de Ribeirão Preto / SP a você e sua família linda ... ❤
Deus te abençoe e mantenha sua vida dedicada a Ele
Feliz Natal! O Senhor Jesus seja louvado eternamente!
Feliz natal, meu irmão 😊. Sempre aprendo muito com seus vídeos 😊
Gratidão Feliz Natal🎉
Amém!
Que Deus esteja com você e sua família até a consumação dos tempos 🙏🏻
Glória a Cristo! ❤
Amém, feliz Natal.
Obrigado yago!!!!
Amém, feliz Natal, nasceu Deus ❤
Deus abençoe sua vida e de sua família Pastor 🙌🏽
Amém amém amém
Feliz Natal ✝️🎄
Que vídeo maravilhoso viu
Feliz Natal!!
Amém 🖐️🙏
Yago ta com frio nos EUA, só grava andando agora kkkkkkk
Kkkkkkkkk
Felix Dies Natalis Christi!
Obrigado pela linda mensagem e reflexão. Feliz Natal Yago
Oi
O imperador Constantino paganizou a cristandade. A obra do engano.
Não é algo que se entenda e aceite tão fácil por ser uma tradição já enraizada, disfarçada de encantos e beleza. Mas, aquele que é alcançado pela Verdade, será liberto das amarras do engano.
Jesus, nos ensinou sobre a Ceia com os Apóstolos, o Memorial a ser seguido. Reviver todo o Plano Perfeito de Deus para resgatar-nos do pecado, até que possamos, nos encontrar com Ele nos céus e participar do Banquete Divino diante do Pai.
A Morte e a Ressurreição de Cristo é o cumprimento da Redenção para a Salvação Eterna para todo aquele nele crê, quem o Ama o obedece.
Jesus, o Justo Juiz.
Jesus seja louvado 🙏🙌💖
Posso falar, baita vídeo
Amém
Pergunte ao pastor
É pecado ficar empolgado com alguma coisa mundana? Tipo, como por exemplo uma viagem ou ficar empolgado pra jogar algum jogo ou alguma coisa assim. Também, se nossa alegria está em Cristo, é pecado achar que encontrará alegria em algo tipo uma viajem? É idolatria se empolgar com algo que não seja relacionado a Jesus?
Eu sei que fica meio ruim responder três perguntas de uma só vez mas eu acho que as três se relacionam.
Não sou o Yago, mas creio que não, ficar empolgado é uma coisa normal, Deus criou esse mundo maravilhoso para nós desfrutarmos dele tbm
Faz um video comentando no aspecto teologico o filme "O herege" de 2024.
Iago, consegue me explicar sobre "aparentes contradições" nos relatos bíblicos?
Ex: Na contagem de Davi sobre o censo, dois livros falam de números diferentes.
Esses números diferentes no censo de Davi, em 2 Samuel 24:9 e 1 Crônicas 21:5, provavelmente têm a ver com formas diferentes de contar. Pode ser que um tenha contado só soldados experientes e o outro incluiu reservas ou jovens. Outra coisa é que os autores podiam ter objetivos diferentes ao escrever, então adaptaram os dados pro público deles. O ponto principal, no fim, é que Deus não gostou do censo porque Davi fez por orgulho, e isso trouxe consequências.
@BrasilWorship obrigado!
Qual é o nome do vídeo dessa pregação que o Yago colocou durante o vídeo?
Fala sobre Israel não ser uma nação monoteísta desde sempre. Alguns estudos apontam que Israel era monólatra (adorava a um Deus mas admitindo a existência de outros), mas se tornou Monoteísta (admitir a existência de somente um Deus) com o passar do tempo.
Isso é pesquisa especulativa, mas não é historicamente provável que Israel só tenha se tornado Monoteísta no período do rei Josias, como os estudos que imagino que vc esteja referenciando. Acho que o Yago ou o Victor Fontana já falaram disso em algum momento.
Se Jesus não for rei e Deus, e o natal é realmente sobre isso, de nada há de comemorar nesse dia. Jesus não é um cara legal ou alguém que deve nascer em nossos corações. Ele já nasceu e reina no Trono de Justiça. Ele é Aquele que venceu a morte.
Professor Eduardo faria em seu canal já deixou biblicamente bem claro o verdadeiro Natal e a sua cristianização! Aliás o próprio cristianismo é uma cristianização do judaísmo, levou a sua plenitude!!!!
Qual nome dessa pregacao que aparece no vídeo?
Top
Nenhum cristão é obrigado a seguir uma tradição criada pela igreja,como também não são proibidos de seguir essa tradição criada pela igreja.
🙌🏻
Existem dois perigos em que o cristão pode cair na época do Natal. O primeiro é aceitar tudo o que a sociedade e cultura atuais dizem que o Natal deve ser e como deve ser celebrado, como, por exemplo, o papai noel.
O segundo é rejeitar essa data por completo e acabar por cair em um legalismo, que nos distrai da Boas Novas do Evangelho, que é a vinda do Filho de Deus ao mundo.
Portanto, tirando o papai noel, todo cristão deve celebrar o Natal, o nascimento do Salvador. Juntamente com a morte e ressurreição do Senhor Jesus, a sua encarnação (o momento em que o Verbo se fez carne, se tornou um de nós) deve ser celebrado sim. Mas cada um tem a liberdade de fazer isso de acordo com a sua consciência e como o Espírito Santo guiar e não precisa ser em nenhuma data específica. O cristão não tem papai noel, mas PAPAI DO CÉU!
Somente um conserto do foi dito: um menino, um dia será homem, então, foi um homem que "nos nasceu" e, não um Deus, porque, Deus Ele já o era e não passou a ser Deus ao nascer, assim, torna-se uma afirmação mentirosa dizer ao dizer que Deus nasceu, visto que a característica de ser Deus é sem origem, começo a fim, ter pai e mãe. Na figura do homem, Ele pode ter um pai e uma mãe, mas na figura de Deus, Ele não pode ter pai e muito menos mãe, então, mesmo que Ele ore ao Paí, Ele ora como homem e, mesmo que Ele atribui a Ele inferioridade ao dizer que a Ele foi dado o poder sobre todas as coisas, sem contradição, todos e, sem excessão, nascemos vazios, viemos sem nada e retornamos ao pó sem nada, porque o homem veio do pó, como Ele veio na figura do segundo Adão, parte era de baixo, mas Ele todo era e é de cima. Por isso, há passagem que diz que Deus o ressuscitou dos mortos e, outra, Ele mesmo diz que Ele tem o poder para dar sua vida e tomar de volta, Ele mesmo é a ressurreição e a vida, em outras palavras, Ele é a imortalidade.
Eu nao questiono o fato de comemorarmos o nascimento de Jesus. O que me incomoda profundamente é o fato de historicamente sabermos que Jesus nao nasceu em 25 de Dezembro e mesmo assim a igreja se moldar a ideologia mundana e comemorar nessa data pra agradar ao mundo. Há alguma logica biblica nisso ou é so com o argumento de que é melhor o cristao comemorar a Jesus do que deixar o papai noel roubar a cena (nao estou perguntando para afrontar mas sim pra tirar essa que tem sido uma pedra de tropeço para mim)
Há outros vídeos do yago falando sobre o natal e o dia 25, acredito que ver os videos vai te tirar muitas duvidas
Vai morar nos Estados Unidos?
Ficou lá por 6 meses e já está voltando para o Brasil.
Ele já está de volta ao Brasil.
Por que o Yago tá com 2 microfones na pregação? kkk
😭❤🔥
Mais Jesus ordenou comemorar sua morte, e não seu nascimento.
Onde está o texto que proíba comemorarmos seu nascimento?
Oh meu amigo. Nos evangelhos fica claro que aqueles que receberam a revelação de que o Salvador havia acabado de nascer estavam celebrando e alegres, espalhando para todos a boa nova. Isso implica sim no sentido de que DEVEMOS nos alegrar com o nascimento dele.
Mostra o texto.
A festa de Natal é aquele momento de companheirismo caloroso e prazer proporcionado pela culinária de Natal e, especialmente, pela mesa de Natal. O que pensamos quando imaginamos a abundância gemendo de comidas apetitosas e deliciosas? Bem, George Washington uma vez ofereceu um jantar de Natal em Mount Vernon que incluía sopa de cebola, frutos do mar, peixe grelhado, rosbife e pudim de Yorkshire, costeletas de carneiro, leitão assado, peru assado, carne e presunto, feijão-de-lima e abóbora, batata-doce cristalizada e cranberries, torta de carne moída, várias tortas e pudins salgados, bolos, sorvetes, frutas, nozes, passas e vinhos. NO ENTANTO, A FESTA DE NATAL É MAIS ANTIGA DO QUE A AMÉRICA COLONIAL - É UMA PRÁTICA MAIS ANTIGA, REALIZADA POR MUITAS CULTURAS. AS ORIGENS DAS FESTAS DE NATAL PODEM SER RASTREADAS DIRETAMENTE ÀS PRÁTICAS DO PAGANISMO.
❤
A tradição de dar presentes nesta época do ano pode dever um pouco ao deus romano Saturno, patrono da agricultura e da abundância, e ao seu festival Saturnália. Para os agricultores, o meio do inverno pode ser uma época de escassez, e dar presentes durante a Saturnália redistribui a generosidade daqueles que tinham excesso para aqueles que tinham pouco. Assim como os banquetes, porém, dar presentes durante as celebrações é uma tradição que tem raízes em muitas culturas , e talvez até na biologia. Nosso desejo de dar presentes é algo que fascina os antropólogos, e que muitos de nós enfrentamos com algo entre entusiasmo e exasperação. Quaisquer que sejam as raízes, e por mais misturados que possamos nos sentir, os comerciantes de feriados encontram na tradição uma fonte de pura alegria sazonal.
Bom pelo que eu vi no nome do seu canal fala sobre teologia, mas apenas como uma cristã que ainda não fez teologia eu aconselho que você estude melhor as escrituras sagradas e o real sentido do Natal, que é uma festa pagã e não tem nada haver com o nascimento de Jesus pois ele nem nasceu no mês de Dezembro, toda a prática do Natal até mesmo a escolha de ser o dia 25 de dezembro é um culto pagão ao deus tamuz, que faz aniversário exatamente no dia 25 de dezembro, deixo aqui meu conselho pra você estudar mais profundo sobre isso!! Deus abençoe 🙏🏻
Tem vídeo no canal sobre isso. Dá uma procurada. O Natal é cristãoz
@ olhei seus vídeos e continuo com o mesmo pensamento, não é cristão e muito menos enaltecer um cara que na verdade era bispo e não pastor, discordo totalmente! Jesus não deve ter uma atenção divida com um cara que fez boas ações, não existe comparação com Jesus.
Se o natal nāo é sobre Jesus, é sobre quem? Nicolau? Nāo! E que por mais que o Nicolau tem uma imagem maior que Jesus no natal, Nicolau era imitador de quem? Aponta para Jesus. Historicamenre o natal é Cristāo e continua sendo, por mais que pro mundo é só uma festa, para nós é a verdade que Deus salva (Jesus) @@Giio_rodrigues
@@BrasilWorship se você tivesse interpretação de texto saberia entender oque eu escrevi no primeiro comentário
@@Giio_rodrigues Eu não teria comentado se não tivesse lido. Citei Nicolau, porque o verdadeiro significado do Natal não vem de uma origem pagā, mas desse velhinho barbudo. Eu te aconselho ver melhor os lugares que estudou sobre o natal, mas tudo bem que você acredite na origem pagā, só não seja ignorante na Internet.
Dezembro era um mês religioso excepcionalmente importante. No Egito, 21 de dezembro marcava a data da celebração da morte e ressurreição de Osíris, o deus do submundo e juiz dos mortos, o marido de Ísis. O fim do mês viu a observância do aniversário (26 de dezembro) de Hórus, filho de Ísis, o deus do sol e protótipo dos governantes humanos, com um festival de doze dias notável por suas decorações de palmeiras com doze brotos (para os doze meses do ano). No norte da Europa, os nórdicos realizavam uma festa de doze dias do solstício no final de dezembro. Os judeus em todo o Império observavam o Hanukkah , ou "a festa das luzes" durante dezembro. Os gregos adoravam Apolo, Átis, Dionísio, Hélios, Hércules, Perseu e Teseu em dezembro. Dezembro também englobava a celebração da Saturnália Romana , ou “Festival de Saturno (deus da colheita de grãos)”, uma feira de sete dias e festival do lar que começava em 17 de dezembro (aniversário de Saturno) e ia até o dia 23. Era um momento emocional de festa aberto a todos, celebrado com a troca de presentes, folia e decoração com ramos de louro e sempre-vivas. Lâmpadas e velas queimavam continuamente, e um sentimento de “boa vontade” para com o homem prevalecia. As escolas eram fechadas, o exército estava “à vontade”, os escravos eram dispensados de suas funções e autorizados a “suplantar” seus senhores, amigos visitavam uns aos outros, procissões de pessoas dançavam pelas ruas com máscaras, chapéus ou rostos escurecidos - havia um Senhor do Desgoverno que presidia o festival - e cada família escolhia um rei falso para presidir as festividades.
E se Jesus nunca disse que era Deus? E anos depois pessoas passaram a acreditar que ele era Deus e escreveram narrativas nas quais Jesus, como personagem, dizia ser Deus?
isso seria impossível
@@viniciusmaciel99Essa é uma dúvida comum de quem faz crítica pura ao texto, apenas pelo olhar histórico crítico é fácil ir por esse caminho. Mas pelo Espírito do evangelho, que interconecta a experiência dos apóstolos e dos primeiros cristãos, que sustenta a construção da narrativa do novo testamento e a permanência de uma só fé ao longo dos séculos, é natural e um passo profundo de conversão compreender que Deus é revelado em Jesus. Só é possível declarar que Deus é Jesus por meio do Espírito Santo.
A Santa Igreja Católica ensina a gente acredita. Se no caso de Jesus nunca ter dito isso é indiferente. Ele é DEUS a Santa Igreja Católica ensina que é ( através dos Concílios e das Sagradas Escrituras católicas)
@ArturSilvaGonçalves-i8r A escritura aponta para essa verdade, para além da tradição e magistério da ICAR. Outras ramificações cristãs, anteriores a ICAR já tinham esse entendimento.
@@hugoleosouza amém irmão. Mas é importante lembrar Vivat Scriptura é melhor que Sola Scriptura.
Louvado seja Jesus Cristo DEUS verdadeiro e Rei do universo!
Hórus no Egito, mitra na Pérsia e Krishna na Índia, entre outros. Tbm nasceram de uma virgem, o mito de jesus é apropriação cultural de outros povos.
😂
Jesus não é Deus encarnado ele é o filho do Deus criador, no livro de géneses da o primeiro exemplo de que ele estava lá com o pai. Esse negócio de que Jesus é Deus é coisa do catolicismo.
[A] festa da Natividade de Cristo é passada em folia, dados, cartas, máscaras e em liberdade licenciosa... por alegria louca, por longas comidas, por bebedeiras, por jogos obscenos, por folias rudes.Embora as comemorações cristãs fossem intercaladas na temporada de Natal - a missa era realizada na véspera de Natal, a festa do dia de Natal comemorava o nascimento de Cristo, a festa do dia de Santo Estêvão em 26 de dezembro homenageava os pobres e a Festa da Epifania em 6 de janeiro - o estilo original das celebrações do Natal permaneceu basicamente intocado por 400 anos, até que uma mudança de calendário em 1752 mudou o festival para uma data onze dias antes. Sob o protestantismo, muitas das tradições abertamente pagãs, chamadas de " Fooltide ", foram abolidas e o Natal foi encurtado para doze dias mais sombrios. No entanto, o emocionalismo ressurgiu no século XIX, influenciado pelos escritos de Charles Loring Brace e Charles Dickens, e a "boa vontade" do Natal, que marcou as celebrações da Saturnália, tornou-se proeminente. Naquela época também, as árvores de Natal e o "deck" de Natal foram adotados como partes necessárias e reconhecidas da observância.
Os primeiros cristãos não praticavam a troca de presentes porque não queriam que sua religião fosse associada a festivais ou práticas pagãs. A IDADE MÉDIA MARCA O PONTO EM QUE A TROCA DE PRESENTES SE TORNOU PARTE DAS CELEBRAÇÕES CRISTÃS DE NATAL: OS REIS EXIGIAM PRESENTES DE SEUS SÚDITOS E AS PESSOAS COMUNS TROCAVAM PRESENTES ENTRE SI. O Dia de São Nicolau (6 de dezembro) se tornou um momento de troca de presentes para as crianças. Os presentes de Natal não eram enfatizados na América colonial, mas as crianças esperavam pequenos presentes e os ricos deveriam dar aos pobres: o Natal era considerado mais um momento de alegria do que de troca de presentes. No século XIX, o costume de presentes de Natal se espalhou pela América, aceito por crianças e adultos. Hoje, a temporada de Natal é caracterizada por trocas de presentes luxuosas. Famílias individuais gastam milhares de dólares a cada ano em símbolos de amor, tornando o Natal a principal temporada de vendas no varejo do ano.
Mais uma vez, as crianças têm maior capacidade de fé em circunstâncias em que evidências confiáveis estão ausentes. Tome como exemplo uma criança na época do Natal. Eles podem preparar biscoitos e leite para o Papai Noel e, pela manhã, quando acordam, encontram os biscoitos consumidos e o copo vazio. Eles estão, ou pelo menos eu estava, inundados de alegria, acreditando na palavra de meu pai que Papai Noel havia gostado das guloseimas que eu havia deixado para ele. Bem-aventurados os que não viram e creram! AS crianças acreditam em tudo o que aprendem: Papai Noel, fadas, duendes e bruxas são tão reais, quanto verdadeiramente verdadeiros para uma criança, como Jesus Cristo para um clérigo, muito mais frequentemente. É uma máxima do Mestre da nova Fé: “A menos que vos tornes pequeninos, não podereis entrar no Reino dos Céus, pois esse é o Reino” (Matt, xviii, 3; xix, 14). A crença ou fé religiosa é, portanto, declarada como sendo essencialmente da mente infantil '
Havia a crenças de que os deuses abençoariam a terra e as pessoas, e logo o inverno terminaria.Muitos desses deuses tinham uma planta especial, o pinheiro. A tradição cristã aproveitou-se disso, e essa é a explicação de os cristãos terem em sua sala em dezembro um pinheiro enfeitado para comemorar o Natal. Eles não sabem que, na verdade, trata-se de uma homenagem a deuses pagãos.Nem sempre foi assim nos Estados Unidos. As árvores enfeitadas eram consideradas símbolos pagãos até a década de 1840.A guirlanda que os cristãos penduram na porta de sua casa também tem origem pagã. Os primeiros druidas e gregos acreditavam que a guirlanda tinha poderes mágicos. Era um símbolo da vida e da fertilidade.A tora de madeira na lareira de Natal também não tem nada a ver com o cristianismo, embora isso seja costume em muitos lares norte-americanos. Originalmente é um ritual do festival pagão de Yule, que homenageava as divindades Seres de Yule.Isto também é interessante saber: os Estados Unidos não tinham o Natal como feriado nacional até 26 de junho de 1870, portanto cem anos depois de a Constituição ser escrita.E aqueles que dizem que os Estados Unidos são uma nação cristã não sabem que muitos dos nossos fundadores não eram cristãos, como Benjamin Franklin, John Adam, James Madison, Thomas Paine e Thomas Jefferson
Símbolos tem a característica inata de serem ressignificados de acordo com o contexto e com as gerações, sendo inclusive fácil achar signos iguais com significantes diferentes em culturas distintas. Ninguém usa mais esses símbolos nessa direção, porque se trata de uma realidade morta. Os signos permanecem mesmo quando o significante muda ou determinada realidade morre, porque eles fazem parte do modo humano de se relacionar com a realidade e são limitados, já os significantes são ilimitados. Tudo deve ser tomado, ou retomado, para a Glória de Deus. Mas é muito interessante saber a origem de certos signos e símbolos e certas tradições
Tu é muito mal informado, como sempre um ignorante. Quero ver onde estão essas suas fontes. Possivelmente de um ateu ou um participante de seita.
A festa romana de Saturnália durava de 17 a 23 de dezembro. Imagine uma festa progressiva de uma semana em que os papéis normais são relaxados ou invertidos. Em vários momentos e lugares, togas brancas foram substituídas por vestimentas gregas coloridas, escravos jantavam com ou diante de seus senhores, e a devassidão era generalizada. Mas, acima de tudo, as pessoas comiam. Elas comiam em banquetes públicos e festas privadas. Os escravos comiam alimentos normalmente reservados para os ricos, e todos comiam bem. Saturnália recriou um passado mítico em que a fartura era a norma e todos eram livres para se deliciar. O festival era popular o suficiente para ter moldado as primeiras celebrações de Natal.Mas a realidade é que humanos felizes festejam juntos em praticamente todas as culturas e religiões do planeta, e o banquete faz parte de muitas tradições de meio do inverno. Em algumas culturas, a comida era oferecida aos deuses para ajudar a aliviar o inverno ou trazer o sol de volta. Mas poucos povos antigos podiam se dar ao luxo de desperdiçar grandes quantidades de carne depois de consagrada, então ela era assada e comida, com rituais apropriados, contação de histórias, música e dança. O povo Saami da Finlândia sacrificava renas brancas para sua celebração do solstício. Os eslavos orientais celebravam a Festa da deusa mãe do inverno Rozhnitsa, na qual biscoitos em forma de veado eram dados como presentes e as oferendas à deusa incluíam pão de mel e queijo. No Irã, famílias e amigos se reúnem para uma celebração do solstício chamada Shabe Chelleh, onde os alimentos tradicionais incluem frutas secas e nozes. Carne e cerveja eram itens básicos da festa germânica de Yule.
Outro feriado popular no calendário romano, KALENDAE OU KALENDS (LITERALMENTE, "O PRIMEIRO DIA DO MÊS"), OU "DIA DE ANO NOVO", ERA APENAS ALGUNS DIAS DEPOIS DA SATURNÁLIA. Kalends era dedicado ao deus de duas cabeças, Janus, que olhava para o futuro e para trás, para o passado. Era celebrado com uma festa, guirlandas de sempre-vivas e a troca de pequenos presentes, particularmente de lâmpadas para iluminar o caminho para o futuro. 25 de dezembro, o solstício de inverno pelo calendário juliano, o dia de menor luz solar do ano, era o dia em que muitos pagãos adoradores do sol adoravam o sol (para que a luz solar não desaparecesse completamente); eles também realizavam festivais logo depois em gratidão pelos dias mais longos. Esta data, 25 de dezembro, havia sido identificada desde cedo tanto com o deus-sol persa, Mithras, o deus da luz, verdade e retidão (representado por um touro) quanto com o deus sírio, SOL INVICTUS, (O SOL INVICTO) -comemorado com banquetes, bailes de máscaras, um relaxamento da ordem e inversões temporárias de papéis. 25 de dezembro também era o aniversário do menos conhecido deus fenício do sol e da fertilidade, Baal (que também era representado por um touro). Depois de 274/5 d.C., o Imperador Aureliano combinou as observâncias do culto da natividade/deuses-homens/salvadores de Apolo, Átis, Baal, Dionísio, Hélios, Hércules, Hórus, Mitra, Osíris, Perseu e Teseu, em um, o DIES NATILUS INVICTUS SOLIS (“ANIVERSÁRIO DO SOL INVICTO”) COMEMORADO EM 25 DE DEZEMBRO E PREOCUPADO COM A MORTE E O RENASCIMENTO DO SOL.
Por exemplo: originalmente o feriado de Natal não pertencia a Jesus.A data está envolta em vários ícones que representam as raízes de antigas celebrações pagãs que se relacionam, no hemisfério norte, ao solstício de inverno e o retorno do Sol. Não é o “Filho”, e o “Sol” (Son- Sun).Muito tempo antes do relato da história de Jesus, celebrações em dezembro seriam o sinal do fim do inverno e de que os dias ficariam mais longos. Festejava-se o início do clima quente e com ele o período da colheita, a qual se esperava que fosse abundante.Assim, as celebrações e oferta eram para chamar a atenção dos deuses de modo a garantir uma boa colheita no próximo ano.O festival pagão de Saturnália homenageava Saturno, o mesmo deus que deu o nome ao “sábado” [saturday]. Os vikings da Escandinávia homenageavam Baldur. Os antigos egípcios homenageavam o seu deus Sol, o Rá. E assim por diante
O pastor Yago já fez vídeos respondendo essas questões, e o Victor fontana tbm mais recentemente, da uma pesquisada aí no UA-cam para entender os argumentos (N entenda como uma afronta pfv, é apenas uma recomendação)
A teoria da Cristianilização desconhece vários textos patristicos que já atribuiam a data da comenoração do Natal em 25 de dezembro, já no século II e III, muito antes do Edito de Tessalônica.
Veja um dos últimos vídeos do Victor Fontana e Estranha História sobre o tema.
A perplexidade deixada em alguém que lê atentamente essas narrações, em saber que milhões de pessoas e culturas se deixam levar somente por estes pequenos relatos e crer que existiu tais fatos, dá-nos uma sensação de ignorância suprema a grande parte da humanidade. Crer fielmente que realmente nasceu e existiu esse Jesus Cristo negado até pelos Judeus que tem a Bíblia como um livro Santo com os ensinamentos de um Deus. NUM SÓ LIVRO A DISCÓRDIA DA EXISTÊNCIA DO NASCIMENTO DE JESUS, QUER DIZER, O NATAL É DUVIDOSO, SERÁ POR ISSO QUE INVENTARAM PAPAI NOEL PARA DISFARÇAR A GRANDE MENTIRA?Lendo o livro de José Saramago o Evangelho Segundo Jesus Cristo, numa reinterpretação feita pelo premio Nobel da Paz ele insinua situações que nos faz refletir bastante; - Por que José e os anjos não avisaram também as outras famílias das intenções de Herodes em matar as crianças abaixo de dois anos em represália ao nascimento de Jesus? Essas famílias não tinham o direito de criar seus filhos? Até hoje em Rama Raquel chora seus filhos...
Outros sustentam que essa data foi definida por uma linha de raciocínio diferente: a Igreja Católica, ciente de que 25 de março, o Equinócio da Primavera, um dia de festa pagã, há muito era considerado o "nascimento da Primavera" entre os povos pagãos, portanto se apropriou dessa data para marcar o "Dia do Anúncio", o dia em que a Virgem Maria concebeu o Senhor Jesus; adicionar nove meses a 25 de março fez de 25 de dezembro o aniversário de Cristo. DE QUALQUER FORMA, EM UM MOVIMENTO, A IGREJA ATRIBUIU UMA DATA ESPECÍFICA AO NASCIMENTO DE NOSSO SENHOR QUE INTRODUZIU UM FERIADO CRISTÃO NAS CELEBRAÇÕES PAGÃS QUE OCORRIAM EM DEZEMBRO E QUE SUPLANTARAM O NATILIS INVICTUS .
Isso é apenas um exemplo de datas, dias e ocasiões que são homenagens a deuses e deusas antigos.Segunda-feira [monday, em inglês] é o "Dia da Lua", dia de adoração à Lua. Quarta-feira [wednesday] é uma homenagem a Wodan ou Odin, outro deus nórdico. Sábado [saturday] é o dia da divindade pagã Saturno, ou Cronos, pai de Zeus. O mês de janeiro foi uma homenagem à divindade Jano. Marte é uma reverência a Marte, o deus romano da guerra. E assim por diante
É óbvio que Deus tem um problema em convencer as pessoas que ele é real e existe, e eu tenho uma ideia que posso sugerir e que ele pode ainda não se ter lembrado. Ele deveria ter feito o 25 de Dezembro um dia especial e impedir de que nenhum bebé NUNCA nascesse naquele dia, excepto um: seu filho. Isso teria mostrado que haveria algo de muito especial sobre Jesus. Como é que os muçulmanos, judeus, hindus e ateus teriam explicado isso?E sendo assim, cerca de 20 milhões de pessoas ainda vivas nasceram nesse dia, assim como uma mão cheia de deuses humanos, tais como Hórus, Osíris, Attis, Mithra, Herácles, Dionísio, Tammuz e Adonis. É quase como se, longe de fazer Jesus um ser único, Deus o fez parecer EXATAMENTE como todos os deuses falsos. Pena. É que foi mesmo uma oportunidade perdida.
Kkkkkkk.... boa!
Assistiu Zeitgeist né?
Sinto informar, mas Zeitgeist mentiu pra você.
Primeiro porque Jesus não nasceu em 25 de Dezembro e isso é vastamente sabido....e a maioria desses outros deuses também não nasceram dia 25 de Dezembro em suas mitologias.
Ou seja, na sua tentativa de dar uma solução inteligente, querendo de alguma forma dizer que faria um trabalho melhor que Deus... você só demonstrou o quão ignorante é.
@pliniobarra eu creio que qualquer um sabe que Jesus não nasceu em 25 de dezembro. Mas a solução dele serviria pra qualquer data que Deus quisesse nascer. Por acaso, histórico e culturalmente, acabou ficando o dia 25 de dezembro. Mas valeria pra qualquer outro dia.
PS: eu não fiz o post principal, mas o achei interessante. E sou cristão.
Melhor Papai Noel, que não teve de matar ninguém, só dar presentes e felicidades para haver muitas festas e manter o desejo insano de consumo material que há em nós. O Nascimento pobre e sangrento de Jesus ou a felicidade do velho Papai Noel? Pra mim, nem um nem outro, a razão e as reflexões deveriam vir primeiro para sabermos o que estão inventando para nós e nos aprisionarmos nesta rotina de um calendário anual de eleições, de natal, férias, aulas, carnaval, páscoa, semana santa, festejos juninos, comemorações cívicas, procissões de devoções a santos e santas... AÍ O CICLO REPETE-SE POR MILHARES DE ANOS A FIO. E NADA MUDA EM RAZÃO E REFLEXÕES. INFELIZ EU? QUE NADA! FESTA E DIVERSÃO TÊM EM TODOS OS LUGARES. VIAJAR, PESCAR, CAÇAR, EXCURSÕES, EXPEDIÇÕES, RODA DE AMIGOS E UM BOM BARZINHO JÁ É MUITO ESTILO DE VIDA E BOA DIVERSÃO.
CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS !!! Eles tem compromisso com uma religiao ou denominacao, nao com a VERDADE.
O versículo 22 do capítulo 4 do Livro de Êxodo diz: "Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito".
APRENDER ERRADO EH PIOR QUE NAO SABER
Até mesmo a palavra “Natal” em si não é bíblica: ela vem do catolicismo romano do século IV d.C. O “mas” de Natal vem da missa, ou serviço eucarístico do catolicismo ocidental. Esse rito era concluído com as palavras “Ite, Missa Est” (“Vá, pois terminou”), com Missa (dispensa) eventualmente se tornando o nome do próprio rito. A palavra em inglês antigo, “CHRISTMAS” DATA DE 1050 D.C.; FOI DERIVADA DA FRASE “ CHRISTES MAESSE ” OU “MISSA DE CRISTO”. “XMAS” É UMA FORMA DE TAQUIGRAFIA DO SÉCULO XIII QUE REPRESENTA A PALAVRA COMPLETA “CHRISTMAS” (“X” É A ABREVIAÇÃO GREGA, CHI, DE KHRISTOS, CRISTO). A PALAVRA “CHRISTMAS” NÃO ENCONTROU USO COMPLETO ATÉ O SÉCULO IX D.C.
A Internet também né bíblica não, jovem.
As celebrações de “Natal” são estranhas às páginas das Escrituras: Biblicamente, “Natal” não existe. Não há relato de cristãos se reunindo para celebrar o nascimento de Cristo em nenhum lugar do Novo Testamento. Até mesmo os sábios do relato de Mateus, que vieram em resposta ao aparecimento de Sua estrela de nascimento no céu, não celebraram juntos Seu nascimento (Mt 2:1-13); eles viajaram de seu próprio país trazendo presentes para adorar a criança (e as Escrituras indicam que isso ocorreu muito depois que Jesus nasceu - sua família estava morando em uma casa, não em um estábulo, e Jesus poderia ter apenas dois anos de idade). OS CRISTÃOS NÃO COMEÇARAM A CELEBRAR O NASCIMENTO DE CRISTO ATÉ O SÉCULO II D.C. A IGREJA CATÓLICA ROMANA NÃO COMEÇOU SUA “FESTA DA NATIVIDADE” ATÉ 336 D.C.
Agora, se não acredita na divindade pagã Saturno, isso significa que você não deve comemorar sábado?Claro que, por exemplo, seria ridículo não ter a folga do trabalho no sábado só porque você não é devoto dessa divindade.Saturno é apenas o nome de um dia e seu significado agora, no século 21, é bem diferente do que já significou, nos tempos antigos.É assim que muitos ateus e não cristãos veem o feriado de Natal. Assim, não se precisa acreditar em Cristo para aproveitar o feriado