Sou fã da história do cangaço e volante mas tenho repulsa pelas maldades, entenda que admirar a história não significa que você concorde, essa história representa coisas que nossos antepassados vivenciaram e nessas condições tiveram que sobreviver.
Lampião como pode ser considerado herói ? Cruel , covarde, Entre outros adjetivos. O sertanejo viveu um período de muito sofrimento tanto pelos bandidos tanto pelas volantes
Caminhar 60 km num dia em situação de fuga, sim, humanamente possível. Mas fazer disso uma rotina, impossível, pois o desgaste físico, nesta situacao, é absurdo. O andarilho Matias Tardiere, que foi do Brasil ao Alaska a pé, só conseguia andar 40 km por dia, pois além disso o desgaste era destruidor das suas energias físicas. Havia dias que ele não conseguia sequer sair da barraca, de tão cansado e dolorido que ele ficava. Sem contar as bolhas nos pés e as distensoes musculares e dores ósseas.
Eles andavam 10 léguas (60km) em situações extremas, como viagens de emergência ou quando estavam perseguidos por muitos regimentos policiais, mas andavam se fosse necessário. Isso não é achismo, é mais que comprovado pela Historiografia especializada no assunto e pelas pessoas da época e seus descendentes. Todavia, normalmente eles andavam cerca de 5 a 6 léguas diárias em viagens, ou seja, cerca de 40 a 45 km diários. Um soldado consegue andar isso diariamente em uma guerra. Desde a Antiguidade, os soldados andavam essas distâncias, isso não é anormal. Como o sol aqui no Nordeste nasce e se põe muito cedo, os cangaceiros ou sertanejos normais, quando viajavam ou para o trabalho diário, acordavam às 3:30hrs da manhã para aproveitar a temperatura mais fria e evitar o sol brutal depois das 7hrs Eles costumavam dormir às 19hrs, no máximo 20hrs. Amigo, eu sou neto e bisneto de sertanejos, acredite: os cangaceiros eram incrivelmente resistentes. Tanto é que muitos cangaceiros e pessoas daquela época que não morreram assassinadas só morreram depois dos 90 anos. Se você andar, no mínimo 10km por dia, alimentando-se de comidas saudáveis como carne de bode e carneiro (as carnes vermelhas mais saudáveis que existem), queijo artesanal e sem comer nada de transgênicos ou industrializados, você vira um tanque de guerra. Minha tataravó morreu com 113, meu bisavô (que eu conheci muito bem, pois ele morreu quando eu tinha 18 anos), viveu de 1903 até 2002, ou seja 99 anos. Essas pessoas são da parte da minha avó materna. Meu bisavô por parte do meu avô materno morreu com 101. Inclusive sou neto e bisneto de pessoas que viveram nas regiões mais afetadas pelo Cangaço como a região do Rio Pajeú das Flores (Vale do Pajeú), e nas divisas entre BA e PE. Uma das propriedades do meus tataravós foram invadidas por cangaceiros, eles tentavam extorquir dinheiro das pessoas, por isso, geralmente, quem conseguia comprar uma casa pequena em alguma cidade maior do sertão, ia para lá quando sabia que cangaceiros estavam perto de suas propriedades rurais. Os cangaceiros só atacavam vilas e cidades bem pequenas, eles não ousavam atacar cidades maiores.
Verdade, não vamos comparar esses nutelas de hoje com homens sertanejos de ontem. Essa comparação é tão distante que fica parecendo que a história é inverídicae@@FelipeFreiredeSouza
Quanta ignorância, é óbvio que eles não faziam isso todos os dias. Já ouviu falar em maratona? E ultramaratona? Maratonistas correm mais de 40 km entre 2 e 3 horas e o recorde mundial de ultramaratona é de 100 km em pouco mais de 6 horas.
Verdade é a pernada era grande e muitas vezes era na catinga fechada não tinha nem vereda e outra coisa era como eles se norteavam na caatinga ou seja se localizavam no mato o sertanejo é fooodaaaaa
Na cidade de Tucano-Bahia, tem um local chamado Buraco do vento, uma formação geológica parecida como um labirinto, os mais velhos dizem que o bando de lampião passou por lá se escondendo da polícia, logo depois foram embora para Paulo Afonso.
90 por cento das estoorias q fslam do cangaço é pura mentira. Todo mundo em todas as cidades do NE contam mentiras.tudo balela. Agora sim ouvi uma pessoa como esse pesquisador da gosto porque ele sabe muito. Parabéns sr Alexandre por nos trazee informações concretas
Meu bisavô foi cangaceiro, morreu novo aos 33 anos, minha bisavó não viveu no cangaço e morreu aos 110 anos ( ele deixou para ela uma fazenda hoje avaliada em 1 milhão e meio )
Meu avô nasceu em Tupanci, restrito de Mirandiba Pernambuco. Foi soldado, professor leigo, aprendeu a costurar e tornou - se alfaiate aos 30 anos voltou pra roça como assim início sua vida
Trabalhei com um rapaz nos anos 80 que me disse que seu avô deixou a regiao de paulo Afonso após ter acolhido bando de lampião para um almoço para evitar a polícia largou tudo e rumou para a região sul
Muitas pessoas não entendem, mas uma pessoa virava ‘coiteiro’ de cangaceiro porque não tinha saída. Ou apoiava, ou tinha seus bens saqueados e arrumavam um inimigo sanguinário. A polícia quando aparecia não acreditava nessa história e tratavam-os de maneira brutal, deixando o pobre sertanejo numa situação entre a cruz e a espada.
@ naquela época, não era como hoje, que tem realmente defensores de bandidos. As pessoas quando ficavam sabendo que tinha cangaçeiros nas proximidades, procuravam se acolher ou se esconder nos matos juntos com seus rebanhos. Caso o cangaceiro chefe os achasse, começava o diálogo como se amigo fosse, para evitar afronta. Assim nascia a ‘amizade’ entre um homem de bem e um bandido. Adendo: só acolhiam sem medo aqueles que já tinham familiares participando do cangaço.
@@espiritosvagantesEram mercenários sanguinários e violentos, matavam por prazer e ganância, adoravam saquear, torturar, matar e e$tupr@r menores! verdadeiros monstros. E não importava a classe social. Essa romântização ocorreu pela elite esquerdista do sudeste, que os transformaram em "justiceiros", título mais patético que esse pra um bandido não existe 😂... a não, espera, tem outro: "herois" 😂 só pra rir mesmo.
Existe uma técnica de quando a noite está muito fria e não pode acender fogueira que era cavar um buraco e colocar o pano por cima e colocar pedras e areia para segurar. O vento frio passa por cima do buraco e a noite ficava mais tranquila de dormir.
Sim, andavam isso mesmo. Até um pouco mais se precisasse. Os frangotes de hoje não acreditam nisso porque tem pernas de ar condicionado e cresceram na moleza. Só para comparar, um maratonista CORRE 40 km tranquilamente, e os cangaçeiros eram treinados, pois caminhavam todos os dias, anos e anos, então suportar horas caminhando era normal.
@@waggjuattanCangaço foi um período, não quer dizer que todos eram cangaceiros! Os cangaceiros foram fenômeno que havia surgido naquele período da história.
@@waggjuattan O comentário do cara, segundo a minha interpretação, se refere a vida durante o cangaço, e não aos cangaceiros, que foram mercenários nomades. Cangaço era marcado pela opressão dos coronéis, polícia, escassez de agua e a violência. Traficantes e criminosos no Brasil não são punidos, deveria se fazer muito mais pela casada e morte de gente assim! quem sabe não melhora ao menos um pouco a vida do trabalhador.
@@paulobarbosamartins1764 os caras andavam das 5 da manhã parava meio dia para comer voltava andar até às 6 parava para jantar e andava até às 8 da noite, vai andando todo esse tempo sem paradas para você ver se não anda isso
@@BICAMPEÃODOMUNDO1910Sim, é isso mesmo. Na verdade, geralmente eles acordavam às 3:30hrs da manhã, tomavam café, comiam algo como carne seca, rapadura ou queijo e começavam a andar às 4 hrs, 4:30hrs no máximo. Realmente eles andavam muito e dormiam muito cedo. Geralmente às 19hrs ou no máximo às 20hrs. Até hoje os sertanejos mais antigos vivem assim. Eu sou descendentes de sertanejos que viveram com muita saúde e durante 90, até 100 anos e tinham essa rotina. Andar 6 léguas por dia era normal para um sertanejo em viagem. Isso dá cerca de 35 a 40km.
@@FelipeFreiredeSouzasó a título de comparação, um maratonista corre 40 km entre 2 e 3 horas, ultramaratonista corre 100 km entre 6 e 7 horas. Aí dá o desconto da carga e a vantagem do tempo, condicionamento físico e estar fugindo da morte. É perfeitamente plausível andarem 60 km num dia uma vez ou outra.
Agora imagine a situação do povo sertanejo, já sofrendo com toda essa situação e ainda precisar passar pelo terror de ser submetido a grupos violentos e hostis assim quando invadiam às suas cidades...
Então esse militar é um merda. Os soldados dos impérios da Antiguidade andavam 40 a 50km tranquilamente por dia em marcha. Um sertanejo antigo andava até 40, 50 km (cerca de 6, 7 léguas) em viagem. Em caso de emergência, chegavam a percorrer 10 léguas, isso dá 60km.
Eu sou reservista de primeira categoria. E quando eu estava na ativa, eu e os outros soldados com todo equipamento, nós marchamos uma média de 24 km por dia. Nós poderíamos marchar até uns 32 ou 36 por dia. Mas não era interessante marchar de mais, porque o desgaste físico é grande e você precisa de energia para o combate. Quando era terreno de mata fechada por ser muito complicado, essa média caia para 16 km, às vezes menos.
Um maratonista corre 40 km em 2 horas, ultramaratonista 100 km em 6 horas. Por esporte. O peso do equipamento de um militar hoje em dia deve ser bem maior e o condicionamento físico para caminhadas bem menor. Compara o físico de um militar e de um cangaceiro com um maratonista para ver qual se aproxima mais. Além disso eles não estavam andando em treinamento e indo para uma guerra e muito menos por esporte. Estavam fugindo da morte e não era todo dia que faziam esse percurso todo. Totalmente plausível caminharem 60 km por dia uma vez ou outra.
Conheço um pouco da história de lampião, comp viveu e morreu, como tratava as mulheres, que ele era extremamente egoísta, enfim, foi um verdadeiro terrorista. O que acho incrível é como pessoas que vivem no nordeste, consideram esse cara um verdadeiro Robin wood brasileiro, qie roubava dos ricos pra dar aos pobres. Meu Deus, que falta de cultura e educação.
TBM ACHO ELE UM BANDIDO, MAS COMO TODO BANDIDO RICO E FAMOS ELE TINHA SEUS PUXA SACO E OS AGRADAVA E DEFENDIA SEUS FAMILIARES, POR ISSO TINHA MUITA GENTE QUE O ACHAVAM " BOM"
Enfim, mais algumas histórias. Minha família, tanto a ALENCAR quanto a SAMPAIO (veja meu sobrenome:”ALENCAR SAMPAIO”) tem a sua história nordestina também ! Quem conhece, sabe sobre estas!
Um maratonista corre 40 km em 2 horas, ultramaratonista 100 km em 6 horas. Por esporte. O peso do equipamento de um militar hoje em dia deve ser bem maior e o condicionamento físico para caminhadas bem menor. Compara o físico de um militar e de um cangaceiro com um maratonista para ver qual se aproxima mais. Além disso eles não estavam andando em treinamento e indo para uma guerra e muito menos por esporte. Estavam fugindo da morte e não era todo dia que faziam esse percurso todo. Totalmente plausível caminharem 60 km por dia uma vez ou outra.
@@kelvinchianca5108 sim, essa parte eu sei. Eu falo do senso de direcionamento. Saber para q lado ir,sem se perderem, pricipalmente qdo estavam fugindo de alguma volante, a noite.
@@marcyben1366seguindo os riachos e acompanhando os rios... tipo esss riacho cruza tal cidade, então logo está próximo de tal estado a esquerda... e o bando era composto de cangaceiros de vários estados, os quais norteavam o bando por onde ir e aonde estavam.
Bom sei que Lampião tinha conhecimento de inúmeros caminhos e trilhas, mas era humanamente impossível lembrar de tudo de cabeça, além de provavelmente perguntar aos moradores quando chegavam um mapa rudimentar da região provavelmente
Aquele cangaceiro que acabou fazendo a delação que culminou com a morte do Lampião foi morto pela volante ou não? Parece que o nome dele era Pedro, O que aconteceu com ele?
Um maratonista corre 40 km em 2 horas, ultramaratonista 100 km em 6 horas. Por esporte. O peso do equipamento de um militar hoje em dia deve ser bem maior e o condicionamento físico para caminhadas bem menor. Compara o físico de um militar e de um cangaceiro com um maratonista para ver qual se aproxima mais. Além disso eles não estavam andando em treinamento e indo para uma guerra e muito menos por esporte. Estavam fugindo da morte e não era todo dia que faziam esse percurso todo. Totalmente plausível caminharem 60 km por dia uma vez ou outra.
QUANTA INOCÊNCIA AMIGO, COMO SE ESCONDER NA CANTINGA QUE NÃO É MATA FECHADA COM UMA TROPA DE CAVALOS QUE POR ONDE ANDA DEIXA RASTROS E FEZES , É COMO VC ACENDER UMA LANTERNA A NOITE ENTREGANDO SEU ESCONDERIJO. PRA VC TER IDEIA FICAVA UNS ATRÁS SÓ PRA APAGAR OS RASTROS DELES. PROCURE PESQUISAR MAIS
Lampião era um homem infantilizado. Gostava dessa vida de gato e rato. De ficar brincando com polícia e bandido..se escondendo.. igual criança quando brinca disso. Sabia ele que era uma vida sem futuro. Não queria parar com isso. Se ele quisesse poderia ter parado . Mudado para outros estados. Más para ele aquilo era uma l brincadeira. Maléfica ,mas era. Isto é ,era uma debilidade mental. Dele do grupo que o seguia. Matou matou.. más para ele de tudo era brincadeira.. se ele fosse criança nos dias de hoje. Estudasse. Iria tomar Ritalina😅😅😅
Rapaz eu sempre acompanho vários canais no UA-cam a respeito do assunto! Mas esse cara fala muita coisa sem sentido! Dá mesma forma que lampiao tocava o terror a volante também, se vc fosse torturado pela volante a pessoa ia entrar pro cangaco, e se fosse torturado pelos cangaceiro ia entrar na volante!sempre assim
Moro em Jeremoabo, próximo a Canudos... Esse sol terrível não, até pq eles tavam dentro do mato e nossa mata é rica em cacto 🌵 e umbuzeiro rico em água o nosso sertão e rico. Tirem isso da cabeça de vcs.
A vegetação da caatinga consiste, predominante, em: arbóreos, arbustivos e herbáceos. Vale salientar q quando não se está em época de chuva, época de seca, a maior parte da vegetação perde suas folhas (com exceção de algumas espécies, como o juazeiro), dessa forma, é complicado achar uma sombra sequer.
@@saviothomasson5111Mas tem sombra, não é um deserto. Dá para viver, sim. Há muitas árvores que dão sombra como Umbuzeiro, Braúna (em outras regiões do Brasil é chamada de Baraúna), Aroeira, Umburana, Cajazeira... Amigo, eu sou neto de sertanejos legítimos, nasci e vivo no litoral, mas conheço muito bem o sertão. Tem sombra, sim. O calor é brutal, mas tem como se proteger e tem fontes de água como as batatas de Umbu, Mandacaru, Juazeiro, Macambira, Cabeça-de-frade, Facheiro... Você consegue tirar água de todas essas plantas (principalmente das cactáceas) e consegue se alimentar delas também. Por exemplo, as frutas do Mandacaru são uma delícia e muito nutritivas, nos piores momentos de seca, você pode cortar um Mandacaru, tirar os espinhos, cortando suas partes externas e usando o palmito da planta para comer ou, como os antigos cangaceiros faziam, misturar com mel e comer. O Imbuzeiro ou Umbuzeiro jamais perde suas folhas, ele sempre está frondoso e é fonte inesgotável de alimentação e sombra. Isso é possível, agora tem que conhecer a flora da região e suas propriedades medicinais e alimentícias. Isso os sertanejos antigos conheciam como a palma de suas mãos. Obviamente que há regiões mais secas que são areais com pouquíssima disponibilidade de água como os temidos Sertão do Inhamúns (No CE), Sertão do Bodocó (No Noroeste de PE, próximo da divisa com CE) e o Raso da Catarina (Região Norte da Bahia). Nessas regiões, você praticamente não encontra nem cactáceas em abundância de tão secas que são essas regiões, mesmo assim não são desertos. Dá para sobreviver, sim. É difícil, mas é possível.
Um maratonista corre 40 km em 2 horas, ultramaratonista 100 km em 6 horas. Por esporte. O peso do equipamento de um militar hoje em dia deve ser bem maior e o condicionamento físico para caminhadas bem menor. Compara o físico de um militar e de um cangaceiro com um maratonista para ver qual se aproxima mais. Além disso eles não estavam andando em treinamento e indo para uma guerra e muito menos por esporte. Estavam fugindo da morte e não era todo dia que faziam esse percurso todo. Totalmente plausível caminharem 60 km por dia uma vez ou outra. Você ficaria esperando para morrer ou andaria 60 e até 100?
Eita orgulho da gota que eu tenho de ser do Sertão pernambucano 😅😅. Terra de cabra macho. Homens brabos 😂😂
Aí parece Europa,kkk.
Orgulho do cangaço?
@dayvidbruno1149 Terra dela parece Europa né,kkk.
Isso já faz parte de um passado remoto, hoje em dia só tem faccionado!
Sou gaucho e sou fã do cangaço respeito máximo ao povo nordestino !
Fã de bandidos. Deveria informar-se melhor quem foi esse tipo de gente.
A história do povo sertanejo é muito rica msm.
Sou nordestino da bahia e eu admiro muito o seu estado é um desejo muito grande conhecer as cidades do frio gaúcho
Sou fã da história do cangaço e volante mas tenho repulsa pelas maldades, entenda que admirar a história não significa que você concorde, essa história representa coisas que nossos antepassados vivenciaram e nessas condições tiveram que sobreviver.
Você está com o cérebro corroído, os cangaceiros oprimiam os nordestinos e você ao mesmo tempo que diz respeitar o povo é fã dos seus opressores?
Lampião como pode ser considerado herói ? Cruel , covarde, Entre outros adjetivos.
O sertanejo viveu um período de muito sofrimento tanto pelos bandidos tanto pelas volantes
Saudações! Meu pai é primo legitimo do Moreno. Muita história pra contar.
O ser humano tem uma CAPACIDADE INCRÍVEL de adaptar ao ambiente ou a circunstância…Todo nós temos capacidade, basta chegar o problema. 👍😃👍
Até hoje, com todas as facilidades que temos o sertão ainda não é para qualquer um. Nem ouso pensar como seria naquela época. Eu não aguentaria um dia
A história do povo do sertão é muito rica.
volantes e cangaceiros tinham q ser super resistente pra suportar a terra quente e seca
Mto bom
Caminhar 60 km num dia em situação de fuga, sim, humanamente possível. Mas fazer disso uma rotina, impossível, pois o desgaste físico, nesta situacao, é absurdo. O andarilho Matias Tardiere, que foi do Brasil ao Alaska a pé, só conseguia andar 40 km por dia, pois além disso o desgaste era destruidor das suas energias físicas. Havia dias que ele não conseguia sequer sair da barraca, de tão cansado e dolorido que ele ficava. Sem contar as bolhas nos pés e as distensoes musculares e dores ósseas.
Esse pesquisador é um loroteiro
Eles andavam 10 léguas (60km) em situações extremas, como viagens de emergência ou quando estavam perseguidos por muitos regimentos policiais, mas andavam se fosse necessário. Isso não é achismo, é mais que comprovado pela Historiografia especializada no assunto e pelas pessoas da época e seus descendentes. Todavia, normalmente eles andavam cerca de 5 a 6 léguas diárias em viagens, ou seja, cerca de 40 a 45 km diários. Um soldado consegue andar isso diariamente em uma guerra. Desde a Antiguidade, os soldados andavam essas distâncias, isso não é anormal. Como o sol aqui no Nordeste nasce e se põe muito cedo, os cangaceiros ou sertanejos normais, quando viajavam ou para o trabalho diário, acordavam às 3:30hrs da manhã para aproveitar a temperatura mais fria e evitar o sol brutal depois das 7hrs Eles costumavam dormir às 19hrs, no máximo 20hrs. Amigo, eu sou neto e bisneto de sertanejos, acredite: os cangaceiros eram incrivelmente resistentes. Tanto é que muitos cangaceiros e pessoas daquela época que não morreram assassinadas só morreram depois dos 90 anos. Se você andar, no mínimo 10km por dia, alimentando-se de comidas saudáveis como carne de bode e carneiro (as carnes vermelhas mais saudáveis que existem), queijo artesanal e sem comer nada de transgênicos ou industrializados, você vira um tanque de guerra. Minha tataravó morreu com 113, meu bisavô (que eu conheci muito bem, pois ele morreu quando eu tinha 18 anos), viveu de 1903 até 2002, ou seja 99 anos. Essas pessoas são da parte da minha avó materna. Meu bisavô por parte do meu avô materno morreu com 101. Inclusive sou neto e bisneto de pessoas que viveram nas regiões mais afetadas pelo Cangaço como a região do Rio Pajeú das Flores (Vale do Pajeú), e nas divisas entre BA e PE. Uma das propriedades do meus tataravós foram invadidas por cangaceiros, eles tentavam extorquir dinheiro das pessoas, por isso, geralmente, quem conseguia comprar uma casa pequena em alguma cidade maior do sertão, ia para lá quando sabia que cangaceiros estavam perto de suas propriedades rurais. Os cangaceiros só atacavam vilas e cidades bem pequenas, eles não ousavam atacar cidades maiores.
Com certeza não era todo dia sem dúvida. A relatos de coiteiros que eles chegavam a passar mais de 15 a 30 dias no mesmo lugar em coitos .
Verdade, não vamos comparar esses nutelas de hoje com homens sertanejos de ontem. Essa comparação é tão distante que fica parecendo que a história é inverídicae@@FelipeFreiredeSouza
Quanta ignorância, é óbvio que eles não faziam isso todos os dias. Já ouviu falar em maratona? E ultramaratona? Maratonistas correm mais de 40 km entre 2 e 3 horas e o recorde mundial de ultramaratona é de 100 km em pouco mais de 6 horas.
O curso de formação de policiais da Caatinga tem nos Cangaçeiros como ícone da sobrevivência, resistencia e estratégia
" Deus num dá asa cobra e se dá tira o veneno"
Pra mim lampiao é o bandido mais famoso do Brasil e conhecido no mundo 🌎 todo
O bandido mais famoso do Brasil eh o Lula.
Verdade
E o povo ainda acha que lampião foi um herói
Pra mim é Lula
@@filipedumont6471Era exatamente o que eu ia falar 😂
Verdade é a pernada era grande e muitas vezes era na catinga fechada não tinha nem vereda e outra coisa era como eles se norteavam na caatinga ou seja se localizavam no mato o sertanejo é fooodaaaaa
Na cidade de Tucano-Bahia, tem um local chamado Buraco do vento, uma formação geológica parecida como um labirinto, os mais velhos dizem que o bando de lampião passou por lá se escondendo da polícia, logo depois foram embora para Paulo Afonso.
90 por cento das estoorias q fslam do cangaço é pura mentira. Todo mundo em todas as cidades do NE contam mentiras.tudo balela. Agora sim ouvi uma pessoa como esse pesquisador da gosto porque ele sabe muito. Parabéns sr Alexandre por nos trazee informações concretas
Maß esse pesquisador esqueceu de mencionar as cobras, aranhas, escorpioes...
Concordo plenamente! Sou de Alagoas e só ouço mentiras sobre esse período. Esse cara é incrível, não mente sobre o que ocorreu de fato.
Meu bisavô foi cangaceiro, morreu novo aos 33 anos, minha bisavó não viveu no cangaço e morreu aos 110 anos ( ele deixou para ela uma fazenda hoje avaliada em 1 milhão e meio )
É seu avô foi um homem trabalhador
@@MarcioSilva-up8ml foi um bandido
Menino!!!
Meu avô foi soldado da Volante, na época com então 18 anos
Meu avô nasceu em Tupanci, restrito de Mirandiba Pernambuco. Foi soldado, professor leigo, aprendeu a costurar e tornou - se alfaiate aos 30 anos voltou pra roça como assim início sua vida
Trabalhei com um rapaz nos anos 80 que me disse que seu avô deixou a regiao de paulo Afonso após ter acolhido bando de lampião para um almoço para evitar a polícia largou tudo e rumou para a região sul
Muitas pessoas não entendem, mas uma pessoa virava ‘coiteiro’ de cangaceiro porque não tinha saída. Ou apoiava, ou tinha seus bens saqueados e arrumavam um inimigo sanguinário. A polícia quando aparecia não acreditava nessa história e tratavam-os de maneira brutal, deixando o pobre sertanejo numa situação entre a cruz e a espada.
@@espiritosvagantesnem todos eram oprimidos para acoitar. Assim como hoje, muitos são defensores de bandidos, na época acontecia o mesmo
@ naquela época, não era como hoje, que tem realmente defensores de bandidos. As pessoas quando ficavam sabendo que tinha cangaçeiros nas proximidades, procuravam se acolher ou se esconder nos matos juntos com seus rebanhos. Caso o cangaceiro chefe os achasse, começava o diálogo como se amigo fosse, para evitar afronta. Assim nascia a ‘amizade’ entre um homem de bem e um bandido. Adendo: só acolhiam sem medo aqueles que já tinham familiares participando do cangaço.
@@espiritosvagantesEram mercenários sanguinários e violentos, matavam por prazer e ganância, adoravam saquear, torturar, matar e e$tupr@r menores! verdadeiros monstros. E não importava a classe social. Essa romântização ocorreu pela elite esquerdista do sudeste, que os transformaram em "justiceiros", título mais patético que esse pra um bandido não existe 😂... a não, espera, tem outro: "herois" 😂 só pra rir mesmo.
Muitos optaram abandonar seu roçado para morarem nas cidades.
É um país da Europa
Massa essas histórias de lampião 🤜🤛
Estive em São Gabriel na Bahia ano passado e não chovia fazia tempo e deu uma tromba d'água que inundou casas até em Irecê tinha barro nas ruas.
Ano passado teve uma chuva histórica aqui na Bahia que inundou diversas cidades
Verdade moro no nordeste aqui na caatinga e muito difícil
5:58 MOSQUEFÃO 😅
Muito bom!!!!!
Existe uma técnica de quando a noite está muito fria e não pode acender fogueira que era cavar um buraco e colocar o pano por cima e colocar pedras e areia para segurar. O vento frio passa por cima do buraco e a noite ficava mais tranquila de dormir.
Problema é vir uma cobra né
@@MarcosJrBR existe essa chance, mais como vai estar com pedra e areia se a cobra vier vai passar por cima da lona.
Cobra aranha e escorpião é o que não falta no sertão.
@@delfinogoncalves3606 essa pode ter certeza que era a menor das preocupações dos cangaceiros, cobra, aranha e escorpião.
conheço lugares do sertão nordestino nos quais o solo não tem nem 50 cm de profundidade, com muita pedra e a terra dura quando está seca.
Aulão📚
Os toldos que ele mencionou, não eram só um pano pra cobrir a barraca, usavam peles de animais bem curtidas !
50, 60 quilômetros num dia é um pouco demais. Mas era uma vida muito difícil.
Um homem anda 18 km por dia. 60 é muito.
60km fantasiou,kkk.
Sim, andavam isso mesmo. Até um pouco mais se precisasse. Os frangotes de hoje não acreditam nisso porque tem pernas de ar condicionado e cresceram na moleza. Só para comparar, um maratonista CORRE 40 km tranquilamente, e os cangaçeiros eram treinados, pois caminhavam todos os dias, anos e anos, então suportar horas caminhando era normal.
@@espiritosvagantes isso é impraticável dentro da caatinga fechada e com pouca água. Exageraram e muito na quilometragem.
@@verlucesferraz6194um homem corre 40 km em 2 horas, 100 km em 6 horas, e simplesmente por esporte, imagina correndo da morte.
A vida no cangaço não era vida de gente não. Só sofrimento.
Mas depois que entrava só saia morto igual ao tráfico de drogas.
Igual o tráfico e outros criminosos hoje em dia
@@waggjuattanCangaço foi um período, não quer dizer que todos eram cangaceiros! Os cangaceiros foram fenômeno que havia surgido naquele período da história.
@@J.A.F.J ?
@@waggjuattan O comentário do cara, segundo a minha interpretação, se refere a vida durante o cangaço, e não aos cangaceiros, que foram mercenários nomades. Cangaço era marcado pela opressão dos coronéis, polícia, escassez de agua e a violência. Traficantes e criminosos no Brasil não são punidos, deveria se fazer muito mais pela casada e morte de gente assim! quem sabe não melhora ao menos um pouco a vida do trabalhador.
Já fui cangaceiro hoje sou cachaceiro
It's true my friend kk é massa né kk
@@rubensr.desousaoliveira2149 kkkkkkk
"Cangaceiro eu já fui hoje eu cansei de lutar, hj eu sou cachaceiro p a vida alegrar"
Bem vindo ao sindicato
O lula diz o mesmo 😂😂😂😂
Esse cabra entende do período do cangaço
60 quilômetros carregado é muito difícil. Mais ainda em mata e na caatinga é msm de se admirar. Ou é verdade ou é lenda
60 km só se eles fossem voando
@@paulobarbosamartins1764 os caras andavam das 5 da manhã parava meio dia para comer voltava andar até às 6 parava para jantar e andava até às 8 da noite, vai andando todo esse tempo sem paradas para você ver se não anda isso
@@BICAMPEÃODOMUNDO1910Sim, é isso mesmo. Na verdade, geralmente eles acordavam às 3:30hrs da manhã, tomavam café, comiam algo como carne seca, rapadura ou queijo e começavam a andar às 4 hrs, 4:30hrs no máximo. Realmente eles andavam muito e dormiam muito cedo. Geralmente às 19hrs ou no máximo às 20hrs. Até hoje os sertanejos mais antigos vivem assim. Eu sou descendentes de sertanejos que viveram com muita saúde e durante 90, até 100 anos e tinham essa rotina. Andar 6 léguas por dia era normal para um sertanejo em viagem. Isso dá cerca de 35 a 40km.
@@FelipeFreiredeSouzasó a título de comparação, um maratonista corre 40 km entre 2 e 3 horas, ultramaratonista corre 100 km entre 6 e 7 horas. Aí dá o desconto da carga e a vantagem do tempo, condicionamento físico e estar fugindo da morte. É perfeitamente plausível andarem 60 km num dia uma vez ou outra.
@waggjuattan Exatamente.
Agora imagine a situação do povo sertanejo, já sofrendo com toda essa situação e ainda precisar passar pelo terror de ser submetido a grupos violentos e hostis assim quando invadiam às suas cidades...
um militar me disse que a distância média percorrida com equipamento em um dia não passa de 30 Km...conversa mole!
Os alemães andavam 50km por dia em território russo
Então esse militar é um merda. Os soldados dos impérios da Antiguidade andavam 40 a 50km tranquilamente por dia em marcha. Um sertanejo antigo andava até 40, 50 km (cerca de 6, 7 léguas) em viagem. Em caso de emergência, chegavam a percorrer 10 léguas, isso dá 60km.
@@yurisouza7504Exatamente.
Militar Nutella de hoje
Eu sou reservista de primeira categoria. E quando eu estava na ativa, eu e os outros soldados com todo equipamento, nós marchamos uma média de 24 km por dia. Nós poderíamos marchar até uns 32 ou 36 por dia. Mas não era interessante marchar de mais, porque o desgaste físico é grande e você precisa de energia para o combate. Quando era terreno de mata fechada por ser muito complicado, essa média caia para 16 km, às vezes menos.
Um maratonista corre 40 km em 2 horas, ultramaratonista 100 km em 6 horas. Por esporte. O peso do equipamento de um militar hoje em dia deve ser bem maior e o condicionamento físico para caminhadas bem menor. Compara o físico de um militar e de um cangaceiro com um maratonista para ver qual se aproxima mais. Além disso eles não estavam andando em treinamento e indo para uma guerra e muito menos por esporte. Estavam fugindo da morte e não era todo dia que faziam esse percurso todo. Totalmente plausível caminharem 60 km por dia uma vez ou outra.
Conheço um pouco da história de lampião, comp viveu e morreu, como tratava as mulheres, que ele era extremamente egoísta, enfim, foi um verdadeiro terrorista. O que acho incrível é como pessoas que vivem no nordeste, consideram esse cara um verdadeiro Robin wood brasileiro, qie roubava dos ricos pra dar aos pobres. Meu Deus, que falta de cultura e educação.
TBM ACHO ELE UM BANDIDO, MAS COMO TODO BANDIDO RICO E FAMOS ELE TINHA SEUS PUXA SACO E OS AGRADAVA E DEFENDIA SEUS FAMILIARES, POR ISSO TINHA MUITA GENTE QUE O ACHAVAM " BOM"
Eles também carregavam o ouro, prata, joias e muito dinheiro roubado.
Os bandidos de hj tbm se ornamentam com várias peças de ouro e prata, bandido gosta de se aparecer não é de hj 😂😂😂😂
Os coronéis e coiteiros enriqueceram 🤔🤔🤔
Enfim, mais algumas histórias.
Minha família, tanto a ALENCAR quanto a SAMPAIO (veja meu sobrenome:”ALENCAR SAMPAIO”) tem a sua história nordestina também ! Quem conhece, sabe sobre estas!
Ja andei 18 km em
Uma dia… agora se tivesse volante atraz dando tiro faria 100 km facil
Se uma pessoa anda 5 km por hora, eles andavam 12 horas por dia!? Os bicho era brabo, eim!?
Em situação de fulga, eles não paravam
5 km??? eu só ando no carro e bem avonchegada kkkkk a
Um maratonista corre 40 km em 2 horas, ultramaratonista 100 km em 6 horas. Por esporte. O peso do equipamento de um militar hoje em dia deve ser bem maior e o condicionamento físico para caminhadas bem menor. Compara o físico de um militar e de um cangaceiro com um maratonista para ver qual se aproxima mais. Além disso eles não estavam andando em treinamento e indo para uma guerra e muito menos por esporte. Estavam fugindo da morte e não era todo dia que faziam esse percurso todo. Totalmente plausível caminharem 60 km por dia uma vez ou outra.
Eu gostaria q alguém explicasse como eles transitavam dentro do mato e iam de um Estado a outro. Pq não seguiam as estradas nem usavam bússolas.
Eles não andavam pelas estradas pq primeiro naquela época as estradas não eram como hoje e segundo eles tinham que se esconder das volantes
@@kelvinchianca5108 sim, essa parte eu sei. Eu falo do senso de direcionamento. Saber para q lado ir,sem se perderem, pricipalmente qdo estavam fugindo de alguma volante, a noite.
@@marcyben1366seguindo os riachos e acompanhando os rios... tipo esss riacho cruza tal cidade, então logo está próximo de tal estado a esquerda... e o bando era composto de cangaceiros de vários estados, os quais norteavam o bando por onde ir e aonde estavam.
Bom sei que Lampião tinha conhecimento de inúmeros caminhos e trilhas, mas era humanamente impossível lembrar de tudo de cabeça, além de provavelmente perguntar aos moradores quando chegavam um mapa rudimentar da região provavelmente
CONHECIAM BEM A CAATINGA E AS VEZES MESMO QUE DIFICILMENTE ACREDITO EU QUE PODERIAM SE PERDER OU ERRAR O CAMINHO
Só uma coisa lampião não foi herói não, ao contrário cometeu vários crimes.
E o presidente cortou a água do rio São Francisco é triste
Aquele cangaceiro que acabou fazendo a delação que culminou com a morte do Lampião foi morto pela volante ou não? Parece que o nome dele era Pedro, O que aconteceu com ele?
Não era cangaceiro, e sim coiteiro, onde lampião costumava se esconder
60 km por dia?eles tinham cavalos ou era moto?
Um maratonista corre 40 km em 2 horas, ultramaratonista 100 km em 6 horas. Por esporte. O peso do equipamento de um militar hoje em dia deve ser bem maior e o condicionamento físico para caminhadas bem menor. Compara o físico de um militar e de um cangaceiro com um maratonista para ver qual se aproxima mais. Além disso eles não estavam andando em treinamento e indo para uma guerra e muito menos por esporte. Estavam fugindo da morte e não era todo dia que faziam esse percurso todo. Totalmente plausível caminharem 60 km por dia uma vez ou outra.
Faltou inteligencia da parte de Lampião usar cavalo para se locomove seria muito mais vantajoso para Lampião
QUANTA INOCÊNCIA AMIGO, COMO SE ESCONDER NA CANTINGA QUE NÃO É MATA FECHADA COM UMA TROPA DE CAVALOS QUE POR ONDE ANDA DEIXA RASTROS E FEZES , É COMO VC ACENDER UMA LANTERNA A NOITE ENTREGANDO SEU ESCONDERIJO. PRA VC TER IDEIA FICAVA UNS ATRÁS SÓ PRA APAGAR OS RASTROS DELES. PROCURE PESQUISAR MAIS
Eu faço 4km na esteira por dia 😊
Dês do início os verdadeiros vilões sempre foi o sistema
Lampião justiceiro !!!
Mal caráter. Queria ver você falar isso na frente dos parentes dos inocentes que ele matou
Não é bem assim amigo, esse é uma história aonde não existe heróis, de nenhum dos lados.
Assaltante...
@@AllamoApexse quem mata um estuprador de inocentes não é um herói eu não sei o que é
Eles faziam uma mistura de farinha rapadura e carne seca
Noite fria na caatinga não existe, e os cangaceiros gostavam de andar era de baixo de chuva, que não tinha "macaco" nos incalços .
Vote😂
Aí vc viajou.
A noite é fria sim fiote.
Tem até um termo lambada de serpente.
Então você não conhece a caatinga.
Andavum derlégua kkkkk
Eu acredito que lampião não foi bandido
Vc acredita em papai Noel, em duende, em saci pererê
IMAGINA SE LAMPIÃO TIVESSE OS DOIS OLHOS A BAGACEIRA QUE TINHA FEITO.
Por isso arrancaram a cabeça do cara.
Lampião era um homem infantilizado. Gostava dessa vida de gato e rato. De ficar brincando com polícia e bandido..se escondendo.. igual criança quando brinca disso. Sabia ele que era uma vida sem futuro. Não queria parar com isso. Se ele quisesse poderia ter parado . Mudado para outros estados. Más para ele aquilo era uma l brincadeira. Maléfica ,mas era. Isto é ,era uma debilidade mental. Dele do grupo que o seguia. Matou matou.. más para ele de tudo era brincadeira.. se ele fosse criança nos dias de hoje. Estudasse. Iria tomar Ritalina😅😅😅
Ou fornece ou morre,kkk.
Entrevista sobre o cangaço e o cara escreve "cangaÇeiro" pera né?!
Rapaz eu sempre acompanho vários canais no UA-cam a respeito do assunto! Mas esse cara fala muita coisa sem sentido! Dá mesma forma que lampiao tocava o terror a volante também, se vc fosse torturado pela volante a pessoa ia entrar pro cangaco, e se fosse torturado pelos cangaceiro ia entrar na volante!sempre assim
A volante fazia mais merda que os cangaceiro s
Mentira. Mentira. Mentira. Tá pensando que todo mundo é trouxa.???
Moro em Jeremoabo, próximo a Canudos... Esse sol terrível não, até pq eles tavam dentro do mato e nossa mata é rica em cacto 🌵 e umbuzeiro rico em água o nosso sertão e rico. Tirem isso da cabeça de vcs.
E cacto ameniza calor?
A vegetação da caatinga consiste, predominante, em: arbóreos, arbustivos e herbáceos. Vale salientar q quando não se está em época de chuva, época de seca, a maior parte da vegetação perde suas folhas (com exceção de algumas espécies, como o juazeiro), dessa forma, é complicado achar uma sombra sequer.
Moro em Cabrobó no sertão extremo do nordeste, e isso não ameniza em nada, o calor na caatinga é escaldante
Rapaz , eu fui em Canindé , quase passei mal de calor , imagine o que esses homens não passaram na caatinga
@@saviothomasson5111Mas tem sombra, não é um deserto. Dá para viver, sim. Há muitas árvores que dão sombra como Umbuzeiro, Braúna (em outras regiões do Brasil é chamada de Baraúna), Aroeira, Umburana, Cajazeira... Amigo, eu sou neto de sertanejos legítimos, nasci e vivo no litoral, mas conheço muito bem o sertão. Tem sombra, sim. O calor é brutal, mas tem como se proteger e tem fontes de água como as batatas de Umbu, Mandacaru, Juazeiro, Macambira, Cabeça-de-frade, Facheiro... Você consegue tirar água de todas essas plantas (principalmente das cactáceas) e consegue se alimentar delas também. Por exemplo, as frutas do Mandacaru são uma delícia e muito nutritivas, nos piores momentos de seca, você pode cortar um Mandacaru, tirar os espinhos, cortando suas partes externas e usando o palmito da planta para comer ou, como os antigos cangaceiros faziam, misturar com mel e comer. O Imbuzeiro ou Umbuzeiro jamais perde suas folhas, ele sempre está frondoso e é fonte inesgotável de alimentação e sombra. Isso é possível, agora tem que conhecer a flora da região e suas propriedades medicinais e alimentícias. Isso os sertanejos antigos conheciam como a palma de suas mãos. Obviamente que há regiões mais secas que são areais com pouquíssima disponibilidade de água como os temidos Sertão do Inhamúns (No CE), Sertão do Bodocó (No Noroeste de PE, próximo da divisa com CE) e o Raso da Catarina (Região Norte da Bahia). Nessas regiões, você praticamente não encontra nem cactáceas em abundância de tão secas que são essas regiões, mesmo assim não são desertos. Dá para sobreviver, sim. É difícil, mas é possível.
Que mentira! 60km por dia? Olha o mentiroso!
Um maratonista corre 40 km em 2 horas, ultramaratonista 100 km em 6 horas. Por esporte. O peso do equipamento de um militar hoje em dia deve ser bem maior e o condicionamento físico para caminhadas bem menor. Compara o físico de um militar e de um cangaceiro com um maratonista para ver qual se aproxima mais. Além disso eles não estavam andando em treinamento e indo para uma guerra e muito menos por esporte. Estavam fugindo da morte e não era todo dia que faziam esse percurso todo. Totalmente plausível caminharem 60 km por dia uma vez ou outra. Você ficaria esperando para morrer ou andaria 60 e até 100?