Entendo porque as pessoas amam Clarice, mas certeza que se hoje em dia aparecesse uma figura assim não seria essa a reação da maioria dessas mesmas pessoas
gosto da literatura dela não dela em si . O mulherzinha chata kkkkkkk ninguém fala pq ela é daquelas que todo mundo passa pano,mas ela é mal educada sim
@@tiktokoficial7839 Clarice era demasiada irritadiça por causa do transtorno bipolar. E por isso ela tinha reações variadas e por vezes até grosseiras. É fácil reconhecer um bipolar tipo 1 que é o mais severo no caso. Sabe aquele ditado: '..não cutuque onça com vara curta ' ? Pois é... Todos nós conhecemos pessoas assim; fechadas, irritadiças, mal humoradas, grosseiras até quando são solicitadas, porque esses tipos de transtornos mentais são mais comuns do que se pensam. Vejo a Clarice como uma escritora Interessante, como pessoa, um porre......
@@tiktokoficial7839 nossa, sim, eu não consigo compreender tamanha exaltação por ela. ''ah, ela é misteriosa e não sei oq'', mds gente, menos né, tratam como se ela fosse um ser divino
Fora do campo da literatura há pessoas com comportamentos similares e que são bem aceitas pela sociedade. Elon Musk é um bom exemplo. Sobre o trabalho de Clarice não há o que questionar...
Clarice Lispector é daquele tipo raro de pessoa que vem ao mundo com o senso de propósito dos que querem nos salvar do excesso de ''normalidade'' ao qual somos condicionados e nos condicionamos e, esse tipo de pessoa vem com uma amplidão de ânsia pela vida, quando na verdade, embrulhada em um mistério sem resposta, ela, a pessoa, é a própria vida.
Porque eu gosto de Clarice: viveu pra ela, não quis agradar,disse o que queria,vivia com uma intensidade que ninguém compreendeu,fez e desfez. Não escreveu por fama,escrevia pra se. A mulher foi tão irreverente que até hoje não teve se quer uma pessoa que a fizesse uma crítica consistente de forma literária,quem não gosta a ataca com argumentos fúteis. PS: NINGUÉM CONHECIA A CLARICE SENDO APENAS PESSOA, SÓ A ESCRITORA.
As pessoas idolatram idolos que representam ideais de coletivos. Mas o indivíduo mesmo, poucos apreciam. E a verdade é que as pessoas são indivíduos peculiares.
Acredito que Clarice estranhava o mundo, as pessoas ao redor querendo sempre mais dela quando isso na verdade a incomodava, não era pra penalizar quem a enaltecia, mas era tipo: me adora? beleza! mas não me cobre demais, não tenho que te surpreender. As pessoas colocam muitas expectativas nas inspirações que tem, por isso o mundo tá podre e as pessoas bem mais iguais. Vivem na vida do outro, na idolatria, e cobram demais, exigem de mais, impõem demais de quem é idolatrado, as pessoas queriam que a escritora transpirasse as mais perfeitas crônicas, poesias, poemas e isso em poucos segundos, em qualquer ambiente, em uma faculdade pra fazer o que sei lá que ela foi fazer, Clarice trás um foda-se com classe! Hoje gosto de laranja, amanhã não gosto mais pq descobri uma fruta mais gostosa, isso não é bipolaridade, é somente a busca incessante por querer encontrar a si próprio, mesmo que se perca as vezes e assim experimentar cada delicioso prato de especiarias! Além de nada aqui no mundo fazer sentindo o que já é uma justificativa pra ser estranho (a). Do nada a gente percebe que está em si próprio e já está adulto. No mundo existem palavras incontáveis, infinitos números, muitas e muitas estrelas... Vivemos e não conseguimos experimentar de tudo, mas a sensação de poder mudar a todo instante sem dever nada a ninguém, mesmo devendo, nossa, isso sim era Clarisse. Sagitariana nascida na mesma data que eu, 10/12.
Clarice era uma mulher autêntica, única, perfeita. Eu iria adorar conhecer ela, pois o jeito dela super iria me atrair! O que escuto falarem sobre ela, a mulher é realmente um mistério, estranha e de um modo bom.
Me senti Clarice. 🤔 Quando vou a um lugar pela primeira vez, fecho os olhos e sinto o cheiro do local. Um dia fui surpreendida e a pessoa me disse: "Você é um bichinho diferente". E eu apenas terminei meu ritual na minha serenidade de sempre.😅
Sou professora de língua portuguesa, cursei Letras, sou inteiramente ligada à Clarice, minha identificação com ela é algo gemelar. Quando for mãe, seguramente minha filha terá o nome Clarice.
Há grande interesse por parte dos alunos. Quando fazia aula de poesia na USP, como nenhuma outra, a sala ficava cheia, vinham penetras apenas para ouvirem o professor falar.
Os alunos continuam se interessando. Basta olhar qualquer evento/disciplina/conferência sobre Clarice nas universidades para ver que as vagas esgotam rapidamente. Continuam escrevendo monografias, dissertações e teses sobre suas obras... Saudosismo tende a nos fazer crer que "antigamente era melhor", mas ás vezes a gente só não tá vendo.
Clarice, mulher de uma beleza exterior ímpar, e de um talento literário e uma sensibilidade e sinceridade acima da média. Ser sincero e falar com a alma, isso demonstra muita coragem. Hoje em dia é algo mais raro ainda. Maravilhosa!
Vejo muitos comentários com "julgamentos" sobre Clarice, sobre ela não ser alguém "fácil" de se lidar, sobre sua personalidade, opiniões e respostar fortes que talvez, em algum momento soem um tanto que grosseiras, mas, eu entendo perfeitamente suas respostas - ou até mesmo a ausência delas. O que falta as pessoas entenderem é que, no geral, todos (sem exceção) temos um ou outro traço de algum transtorno de personalidade, ninguém é completamente "normal". E está tudo bem.
Sou amigo de uma garota de 16 anos que tem esse jeito direto da Clarice. Isso me fascina, ela é incrível. Estranha e chata para muitos, mas comigo, parece que se sente a vontade em ser expontânea, mostrar um lado mais solto. É surreal, galera
Viver para si sem se preocupar em agradar os outros Ter consciência de ser extraordinária mas sem se achar a ultima bolacha do pacote Ser direta, sincera... Etc, etc, etc Clarisse nunca foi para os rasos.
Todo mundo encantado com as histórias sobre a personalidade da Clarice e ninguém notou que aos 3:19min do vídeo a porta atrás da senhora se fecha sozinha, e por acaso nenhuma planta balança sequer uma folha que possa acusar a presença de um vento.
Olga Borelli não era apenas uma secretária; era uma amiga. Talvez um amor. E foi dela o primeiro livro que li sobre a mulher Clarice, em seu pequeno, mas belíssimo "Clarice Lispector - esboço para um possível retrato".
o povo falando que a Clarice era insuportável e etc. E eu vendo o vídeo e me indentificando com ela, porque sou chata igual. No final todos somos chatos
Nunca tive estaveneracao por Clarice, alguns contos eu acho geniais, mas a maioria me lembra o tom de madame, dondoca, com dilemas tão f rivolos de quem nunca teve ror de roupa suja pra se preocupar se tira do molho e põem pra secar antes da chuva que se anuncia. Clarisse tem a cara de que nunca lavou suas calcinhas a não ser em alguma emergência ,durante umaexcursão pela Europa , em que sua secretaria tenha cometido o desleixo de não mandar a lavanderia. Nas imagens que me chegam da escritora transbordam a antipatia e o fastio. Há um termo que se encaixa bem a ela, Pedante.
na realidade a liberdade que se ganha quando se aceita ser você mesmo te faz cortar vínculos com as obrigações impostas por outros , ela só sentiu vontade de ir embora e foi , quem não alcança essa liberdade é sempre limitado ao pensamento
@@riquelmi.fonseca explicar a citação que destaquei em aspas? Achei belíssima e entendi algo como talvez por seu amor ser tão grande, ou tão sofrido de alguma forma, deve por contenção a esse amor, fingindo que não sabe que sente amor pelos outros? isso de fingir que não sabe que sente... sinto que fazemos muito isso, temos medo de expressar nossos sentimentos no tamanho que são. Espero que tenha feito sentido a "explicação" hahaha
Existe diferença entre a arte e o artista. A arte, atribuída subjetivamente, pode ser espetacular!!!! Já o artista não é necessariamente tão espetacular quanto sua arte. Sem conhecê-la para além da minha recordação escolar e baseado nesse relato essa escritora é uma pessoa comum que teve sucesso vendendo suas expressão textual. E chega!! Pode honesta ou não. Pode ter caráter ou não!! Ou seja, pode não apresentar habilidades sociais mínimas a ponto de nem eu querer convidá-lá p almoçar com minha família no domingo ou participar de em um bate papo de barzinho!!
Em todo tempo há “gente importante”. Um vizinho, pai, mãe, padrinhos... Triste ver gente pagando pau pra alguém que escrevia coisas que nem ela entendia.
@@scsroma3910 Viver ultrapassa qualquer entendimento. Querer achar um ''porquê'' para tudo ou um sentido em tudo é a maior fonte de frustração que você pode ter. Creio que o fato de você estar se sentindo incomodado com pessoas que a admiram é bem mais triste.
@@scsroma3910 Clarice se compreendia perfeitamente, isso ela mesma diz na última entrevista: "eu me compreendo, de modo que não sou hermética para mim". Agr se vc não se sentiu tocado pela literatura dela,...são outros quinhentos, o direito é todo seu; só digo que o afã no entorno de Clarice não é por acaso. Era uma escritora ímpar, e nós temos sorte de tê-la em nossa história.
achei interessante o jeito dela e aprecio os livros dela igual. Entendo o povo pegar bode dela, porque ela aparenta ser uma pessoa difícil de conviver. Mas eu me identifico com ela k
Em 2:57, é provável que ela esteja se referindo à algum acontecimento da vida da Clarice que deve ter dado origem à crônica "Familiaridade", que por acaso, é uma das minhas preferidas. A quem interessa, a crônica diz o seguinte: Familiaridade Ando numa fase um pouco perigosa. É que estou estabelecendo contato com as pessoas com tanta facilidade que alguma ainda me acontece. Nesta fase, todo o mundo ou é meu irmão, ou meu filho, ou meu pai e minha mãe. No último domingo estive em perigo. Eu tentava pegar um táxi, o que nos domingos é mais difícil pois muita gente que nunca anda de táxi resolve sair do sério e tomar. Não encontrei nenhum no lugar onde geralmente acho com facilidade, e resolvi caminhar até um ponto deles: estava vazio, a rua limpa. Fiquei ali mesmo esperando que algum aparecesse. Depois de muito tempo quem apareceu foi um grupo de pré-adolescentes, de uns 14 anos cada, não mais. As duas mocinhas de saia pelo meio das coxas, um dos meninos de cabelos crescidos até metade do pescoço. Junto de mim pararam, e a conversa deles era insolente e falsamente livre. Pensei: estão esperando táxi, quem vai ganhar são eles, pois sempre me recuso a correr, acho feio correr. Pensamento vai, pensamento vem, resolvi perguntar: "Vocês estão esperando táxi?" Resposta em tom malcriado de um deles: "Estamos". Eu disse: "Mas o primeiro que vier vai ser meu, pois eu estou aqui há mais tempo que vocês". O menino cabeludo respondeu com o pior tom de voz: "E por que é que eu..." Interrompio-o: "Por causa do que eu já disse, e porque eu podia ser mãe de vocês e não pretendo disputar táxi com um filho meu". Eles ficaram por meio segundo me olhando perplexos, e então o menino respondeu com a voz inteiramente obediente e de súbito como uma criança mesmo: "Sim senhora". O perigo passara. Do livro "Clarice Lispector - Todas as Crônicas" (Páginas: 140, 141)
Muitos mencionando que ela era insuportável. Entretanto, o que é ser insuportável? Ela era realmente insuportável, ou nós que idealizamos um ser a nossa imagem e costumes? Vivemos sempre buscando os nossos semelhantes, semelhantes em cultura, gosto e formação. E qualquer pessoa que se distancie das nossas características e julgada com " insuportável".
@@alexnassau Não dá....autistas não gostam de ser tocados, imagina cheirar alguém?!.... Credo Eu sou autista sabe, então é por isso....mais quem quiser ir pô...vai enfrente....kkkkkkk Eu corro disso...
Na realidade ela parecia ser bem maluca em alguns pontos, cabeça que trabalhava de maneira diferente. Escrevia bem? Demais! Era sã da cabeça? Talvez nem tanto...
pessoa autêntica, não se preocupava em agradar ninguém...e provavelmente estava coberta de razão acerca da impressão olfativa de Paris : esses países ricos têm um histórico de exploração de outros povos, cheiram mal mesmo
Clarice: oq vcs querem de mim???😧😩😒
Alunos: passar no semestre, vai abrir a boca ou não?!?!?😬😕😠
😂
Kkkkkkkkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKK
Kkkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKK
Entendo porque as pessoas amam Clarice, mas certeza que se hoje em dia aparecesse uma figura assim não seria essa a reação da maioria dessas mesmas pessoas
gosto da literatura dela não dela em si . O mulherzinha chata kkkkkkk ninguém fala pq ela é daquelas que todo mundo passa pano,mas ela é mal educada sim
@@tiktokoficial7839 Clarice era demasiada irritadiça por causa do transtorno bipolar. E por isso ela tinha reações variadas e por vezes até grosseiras. É fácil reconhecer um bipolar tipo 1 que é o mais severo no caso. Sabe aquele ditado:
'..não cutuque onça com vara curta ' ? Pois é...
Todos nós conhecemos pessoas assim; fechadas, irritadiças, mal humoradas, grosseiras até quando são solicitadas, porque esses tipos de transtornos mentais são mais comuns do que se pensam.
Vejo a Clarice como uma escritora Interessante, como pessoa, um porre......
@@tiktokoficial7839 nossa, sim, eu não consigo compreender tamanha exaltação por ela. ''ah, ela é misteriosa e não sei oq'', mds gente, menos né, tratam como se ela fosse um ser divino
pelo que retrataram nessa entrevista, ela era impulsiva, egoísta e inconsequente.
Fora do campo da literatura há pessoas com comportamentos similares e que são bem aceitas pela sociedade. Elon Musk é um bom exemplo. Sobre o trabalho de Clarice não há o que questionar...
Clarice Lispector é daquele tipo raro de pessoa que vem ao mundo com o senso de propósito dos que querem nos salvar do excesso de ''normalidade'' ao qual somos condicionados e nos condicionamos e, esse tipo de pessoa vem com uma amplidão de ânsia pela vida, quando na verdade, embrulhada em um mistério sem resposta, ela, a pessoa, é a própria vida.
Profundo meu caro amigo, Profundo ...
Cu ?
@@terminarestudos4433 kkkkk
É uma forma bonita de dizer que alguém é esquisito
@@terminarestudos4433 É, Aí dentro...
Porque eu gosto de Clarice: viveu pra ela, não quis agradar,disse o que queria,vivia com uma intensidade que ninguém compreendeu,fez e desfez. Não escreveu por fama,escrevia pra se.
A mulher foi tão irreverente que até hoje não teve se quer uma pessoa que a fizesse uma crítica consistente de forma literária,quem não gosta a ataca com argumentos fúteis. PS: NINGUÉM CONHECIA A CLARICE SENDO APENAS PESSOA, SÓ A ESCRITORA.
Sou aluna da PUC-Rio e estou escrevendo um TCC sobre ela. Descobrir isso me deixou feliz
As pessoas idolatram idolos que representam ideais de coletivos.
Mas o indivíduo mesmo, poucos apreciam.
E a verdade é que as pessoas são indivíduos peculiares.
O ser humano não é apreciável, é podre! O que resta de nós é o que deixamos.. e mesmo assim as vezes só deixamos merda.
@@jomg9033Você tá falando de você e das pessoas que você conhece.
" A simplicidade só vem com muito trabalho " by Clarice Lispector !
Gostei muito dessa professora ( Luzilá). Tem um jeito muito legal de falar, cativante.
Acredito que Clarice estranhava o mundo, as pessoas ao redor querendo sempre mais dela quando isso na verdade a incomodava, não era pra penalizar quem a enaltecia, mas era tipo: me adora? beleza! mas não me cobre demais, não tenho que te surpreender. As pessoas colocam muitas expectativas nas inspirações que tem, por isso o mundo tá podre e as pessoas bem mais iguais. Vivem na vida do outro, na idolatria, e cobram demais, exigem de mais, impõem demais de quem é idolatrado, as pessoas queriam que a escritora transpirasse as mais perfeitas crônicas, poesias, poemas e isso em poucos segundos, em qualquer ambiente, em uma faculdade pra fazer o que sei lá que ela foi fazer, Clarice trás um foda-se com classe! Hoje gosto de laranja, amanhã não gosto mais pq descobri uma fruta mais gostosa, isso não é bipolaridade, é somente a busca incessante por querer encontrar a si próprio, mesmo que se perca as vezes e assim experimentar cada delicioso prato de especiarias! Além de nada aqui no mundo fazer sentindo o que já é uma justificativa pra ser estranho (a). Do nada a gente percebe que está em si próprio e já está adulto. No mundo existem palavras incontáveis, infinitos números, muitas e muitas estrelas... Vivemos e não conseguimos experimentar de tudo, mas a sensação de poder mudar a todo instante sem dever nada a ninguém, mesmo devendo, nossa, isso sim era Clarisse. Sagitariana nascida na mesma data que eu, 10/12.
Melhor comentário!
@@gabrielalmeida7811 kkkkkkkkkkkk ótimos argumentos
@@gabrielalmeida7811 n é pra tanto, eu ri pela quebra de expectativa. Na verdade, na verdade mesmo eu só esbocei um sorriso.
👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado pelo comentário!
Clarice era uma mulher autêntica, única, perfeita. Eu iria adorar conhecer ela, pois o jeito dela super iria me atrair! O que escuto falarem sobre ela, a mulher é realmente um mistério, estranha e de um modo bom.
Me senti Clarice. 🤔 Quando vou a um lugar pela primeira vez, fecho os olhos e sinto o cheiro do local. Um dia fui surpreendida e a pessoa me disse: "Você é um bichinho diferente". E eu apenas terminei meu ritual na minha serenidade de sempre.😅
tenta fazer o teste de mbti pra se entender mais
Super🏆🏆🏆🏆🏆 Profa.Luzilá Papiza da Literatura Revisitando Clarice sempre brilhantes ambas🌹
Sou professora de língua portuguesa, cursei Letras, sou inteiramente ligada à Clarice, minha identificação com ela é algo gemelar. Quando for mãe, seguramente minha filha terá o nome Clarice.
Maecenibd
Somos duas 🥰
Minha filha também, certamente. Adorei!! A Clarice é fantástica, leio seus texto e amo tanto. É fácil até de descrever.
@@viniciuslins7398 Você já tem nome de poeta.
@@viniciuslins7398 Ela é, gênia. A melhor homenagem que poderá realizar.
Que pena! É lastimável, poucos alunos, hoje em dia, sabem quem são os verdadeiros Escritores, e grandes Poetas...❤
Carinhosamente, obrigada!🙏❤
Muito grata!🙏❤
Há grande interesse por parte dos alunos. Quando fazia aula de poesia na USP, como nenhuma outra, a sala ficava cheia, vinham penetras apenas para ouvirem o professor falar.
mas os alunos que foram referidos nesse vídeo são dos anos 70
Os alunos continuam se interessando. Basta olhar qualquer evento/disciplina/conferência sobre Clarice nas universidades para ver que as vagas esgotam rapidamente. Continuam escrevendo monografias, dissertações e teses sobre suas obras... Saudosismo tende a nos fazer crer que "antigamente era melhor", mas ás vezes a gente só não tá vendo.
Clarice Lispector, intensa, profunda, uma sabedoria, mágica, misteriosamente, como ninguém!🙏❤
Obrigada, com carinho!🙏❤
Quanta honra! Muito grata e Feliz!🙏❤
Muito grata!🙏❤
Clarice, mulher de uma beleza exterior ímpar, e de um talento literário e uma sensibilidade e sinceridade acima da média. Ser sincero e falar com a alma, isso demonstra muita coragem. Hoje em dia é algo mais raro ainda. Maravilhosa!
Vejo muitos comentários com "julgamentos" sobre Clarice, sobre ela não ser alguém "fácil" de se lidar, sobre sua personalidade, opiniões e respostar fortes que talvez, em algum momento soem um tanto que grosseiras, mas, eu entendo perfeitamente suas respostas - ou até mesmo a ausência delas. O que falta as pessoas entenderem é que, no geral, todos (sem exceção) temos um ou outro traço de algum transtorno de personalidade, ninguém é completamente "normal". E está tudo bem.
Uma mulher intensa,simplesmente genial,infelizmente ,vejo angústia
Sou fã dos textos de Clarice. Ela era misteriosa e profundamente inteligente
@Poetisaquefala se inscreve no canal e assiste os outros videos, tenho certeza que vai gostar também! 🙂
@ Já sou inscrita! Vou acompanhar sempre. Sucesso e abraços de luz
Ouvir ver e ler Clarice me alegra como o Sol, ela se dá por inteiro em tudo que fazia, ou ainda faz lá no etéreo sagrado.
Nossa que legal saber dessas coisas
Sou amigo de uma garota de 16 anos que tem esse jeito direto da Clarice. Isso me fascina, ela é incrível. Estranha e chata para muitos, mas comigo, parece que se sente a vontade em ser expontânea, mostrar um lado mais solto. É surreal, galera
Uma pessoa singular!! Adoro!!
Incrível como sempre me identifiquei e cada vez mais que leio e pesquiso sobre ela, me identifico cada vez mais.
Minha eterna ídola 😍
“Vao simbora q eu não gostei do cheiro não” hahahha
GOSTO MUITO DE CLARICE. PROFESSOR MARCO ANTÔNIO
🇧🇷 O CONHECIMENTO SERVE PARA ENCANTAR, NÃO PARA HUMILHAR 🇧🇷
Viver para si sem se preocupar em agradar os outros
Ter consciência de ser extraordinária mas sem se achar a ultima bolacha do pacote
Ser direta, sincera...
Etc, etc, etc
Clarisse nunca foi para os rasos.
Não gosto muito da obra da Clarice Lispector, mas admiro muito essa personalidade dela: ela era muito autêntica.
Uma jovem de 16 anos
Sou eu ❤
Enquanto alguns jovens querem conquistar o mundo
Eu quero entender a vida
Legal.
Ótimas postagens do canal ! Parabéns!!!
Realmente os tímidos as vezes tem uma ousadia muito grande, as vezes eu faço coisas que nem eu acredito, e isso acontece do nada 😂
sim kkkkk
😂😂😂
Adoro a humanidade de Clarice.
Era era muito espontânea...
Ele é intrigrante...fiquei muito curiosa sobre ela, ao mesmo tempo que de certa forma, me identifico.
Todo mundo encantado com as histórias sobre a personalidade da Clarice e ninguém notou que aos 3:19min do vídeo a porta atrás da senhora se fecha sozinha, e por acaso nenhuma planta balança sequer uma folha que possa acusar a presença de um vento.
Mas pq isso teria alguma relevância?
Clarice ❤️ cada vez mais me acho parecida com ela, queria tanto tê-la conhecido
Sinto q mesmo sendo profunda na escrita ela era uma mulher triste, amarga se sem muito amor pela vida e sim mais pela escrita.
Que lindo ouvir isso.
Olga Borelli não era apenas uma secretária; era uma amiga. Talvez um amor. E foi dela o primeiro livro que li sobre a mulher Clarice, em seu pequeno, mas belíssimo "Clarice Lispector - esboço para um possível retrato".
Luzilá, linda! :) Mando todo o meu amor p vc!
Que paz está aqui 🌄
Que show!
Clarisse Lispector: mulher misteriosa maravilhosa
Qual o nome da senhora que aparece no vídeo? Achei ela muitíssimo interessante que gostaria de assistir mais depoimentos dela 😊😊😊
Genio, devia ser uma pessoa super inter
Amei 🤩
Ouvi essa história na PUC!
Estranha no mesmo tamanho de sua genialidade ❤️
Gente como não amar a Clarice
Imagino Clarice com cara de nojo sentindo o cheiro da Cidade de Paris kkkkk
Luzilá tbm é fera ♡
Também acho @Jaci! 🙂
Ninguém tira da minha cabeça que Clarice Lispector é um se de outro planeta,rsrsrs!
o povo falando que a Clarice era insuportável e etc. E eu vendo o vídeo e me indentificando com ela, porque sou chata igual. No final todos somos chatos
Só nós os autores entendemos o mais íntimo da dor humana. ARTTON RODRIGUES Autor
Também escrevo
@@linastefanie entre em contato comigo colega das letras.
eu gostaria de conhecer ela. ela parece ter uma personalidade excéntrica. ❤️
Me vejo muito em Clarisse .
Clarice era única.
Você , eu e todas as outras pessoas deste mundo também somos únicos .
✨3U AM🌼 Clarice.✨
Clarice é a autenticidade em pessoa
Gênio
Nunca tive estaveneracao por Clarice, alguns contos eu acho geniais, mas a maioria me lembra o tom de madame, dondoca, com dilemas tão f rivolos de quem nunca teve ror de roupa suja pra se preocupar se tira do molho e põem pra secar antes da chuva que se anuncia. Clarisse tem a cara de que nunca lavou suas calcinhas a não ser em alguma emergência ,durante umaexcursão pela Europa , em que sua secretaria tenha cometido o desleixo de não mandar a lavanderia. Nas imagens que me chegam da escritora transbordam a antipatia e o fastio. Há um termo que se encaixa bem a ela, Pedante.
é muito triste saber que a “lenda” Clarice Lispector não estar aqui com a gnt, enfim.. :(
Ela foi a Belém, mas dizem q deu um problema e a fala dela foi realizada no corredor. E tudo deu certo, nenhuma surpresa - pelo menos não li sobre.
Amo essa esquisitice sem tamanho
na realidade a liberdade que se ganha quando se aceita ser você mesmo te faz cortar vínculos com as obrigações impostas por outros , ela só sentiu vontade de ir embora e foi , quem não alcança essa liberdade é sempre limitado ao pensamento
Kkkk, não, esse negocio de voltar de Paris... se eu fosse Olga Borelli eu ficaria muito puto.
Meu sonho era conhecer ela 😩
"Devo por contenção ao meu amor, fingir que não sei que sinto amor pelos outros"
Lindo isso!!!!
Me explica
@@riquelmi.fonseca explicar a citação que destaquei em aspas? Achei belíssima e entendi algo como talvez por seu amor ser tão grande, ou tão sofrido de alguma forma, deve por contenção a esse amor, fingindo que não sabe que sente amor pelos outros? isso de fingir que não sabe que sente... sinto que fazemos muito isso, temos medo de expressar nossos sentimentos no tamanho que são. Espero que tenha feito sentido a "explicação" hahaha
@ legal
Pois é 🌹🌹🌹🌹 o que eles querem comigo 🌺🌺🌺🌺
Existe diferença entre a arte e o artista. A arte, atribuída subjetivamente, pode ser espetacular!!!! Já o artista não é necessariamente tão espetacular quanto sua arte. Sem conhecê-la para além da minha recordação escolar e baseado nesse relato essa escritora é uma pessoa comum que teve sucesso vendendo suas expressão textual. E chega!! Pode honesta ou não. Pode ter caráter ou não!! Ou seja, pode não apresentar habilidades sociais mínimas a ponto de nem eu querer convidá-lá p almoçar com minha família no domingo ou participar de em um bate papo de barzinho!!
Tempos ótimo falávamos com gente importante.
Em todo tempo há “gente importante”. Um vizinho, pai, mãe, padrinhos...
Triste ver gente pagando pau pra alguém que escrevia coisas que nem ela entendia.
@@scsroma3910 Viver ultrapassa qualquer entendimento. Querer achar um ''porquê'' para tudo ou um sentido em tudo é a maior fonte de frustração que você pode ter. Creio que o fato de você estar se sentindo incomodado com pessoas que a admiram é bem mais triste.
@@scsroma3910 Clarice se compreendia perfeitamente, isso ela mesma diz na última entrevista: "eu me compreendo, de modo que não sou hermética para mim". Agr se vc não se sentiu tocado pela literatura dela,...são outros quinhentos, o direito é todo seu; só digo que o afã no entorno de Clarice não é por acaso. Era uma escritora ímpar, e nós temos sorte de tê-la em nossa história.
achei interessante o jeito dela e aprecio os livros dela igual. Entendo o povo pegar bode dela, porque ela aparenta ser uma pessoa difícil de conviver. Mas eu me identifico com ela k
Em 2:57, é provável que ela esteja se referindo à algum acontecimento da vida da Clarice que deve ter dado origem à crônica "Familiaridade", que por acaso, é uma das minhas preferidas. A quem interessa, a crônica diz o seguinte:
Familiaridade
Ando numa fase um pouco perigosa. É que estou estabelecendo contato com as pessoas com tanta facilidade que alguma ainda me acontece. Nesta fase, todo o mundo ou é meu irmão, ou meu filho, ou meu pai e minha mãe. No último domingo estive em perigo. Eu tentava pegar um táxi, o que nos domingos é mais difícil pois muita gente que nunca anda de táxi resolve sair do sério e tomar. Não encontrei nenhum no lugar onde geralmente acho com facilidade, e resolvi caminhar até um ponto deles: estava vazio, a rua limpa. Fiquei ali mesmo esperando que algum aparecesse. Depois de muito tempo quem apareceu foi um grupo de pré-adolescentes, de uns 14 anos cada, não mais. As duas mocinhas de saia pelo meio das coxas, um dos meninos de cabelos crescidos até metade do pescoço. Junto de mim pararam, e a conversa deles era insolente e falsamente livre. Pensei: estão esperando táxi, quem vai ganhar são eles, pois sempre me recuso a correr, acho feio correr. Pensamento vai, pensamento vem, resolvi perguntar: "Vocês estão esperando táxi?" Resposta em tom malcriado de um deles: "Estamos". Eu disse: "Mas o primeiro que vier vai ser meu, pois eu estou aqui há mais tempo que vocês". O menino cabeludo respondeu com o pior tom de voz: "E por que é que eu..." Interrompio-o: "Por causa do que eu já disse, e porque eu podia ser mãe de vocês e não pretendo disputar táxi com um filho meu". Eles ficaram por meio segundo me olhando perplexos, e então o menino respondeu com a voz inteiramente obediente e de súbito como uma criança mesmo:
"Sim senhora".
O perigo passara.
Do livro "Clarice Lispector - Todas as Crônicas" (Páginas: 140, 141)
😍♥️
ela era tão diferente.
Eu iria ficar com muita raiva de ir a Paris e ter que voltar por excentricidade alheia 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Alguém poderia me dizer qual é essa crônica que Clarice escreveu sobre viagem de avião para a revista da Varig?
Muitos mencionando que ela era insuportável. Entretanto, o que é ser insuportável?
Ela era realmente insuportável, ou nós que idealizamos um ser a nossa imagem e costumes?
Vivemos sempre buscando os nossos semelhantes, semelhantes em cultura, gosto e formação. E qualquer pessoa que se distancie das nossas características e julgada com " insuportável".
Imagine o cheiro de recife
Clarice é a própria esfinge...
"O que vocês querem de mim?" Sentir seu cheiro, cidade sitiada! Ora!
Credo
No sentido literário... Pô, pega o clima!
@@alexnassau Não dá....autistas não gostam de ser tocados, imagina cheirar alguém?!....
Credo
Eu sou autista sabe, então é por isso....mais quem quiser ir pô...vai enfrente....kkkkkkk
Eu corro disso...
Entendo.
Mas de novo: cheirar literariamente, não ao vivo. Nem se trata de cheiro olfativo fisiológico. Tô falando de escrita. Só imaginação.
@@alexnassau O negócio é que sou literal sabe. Autistas são literais...
Pensei que vc queria cheirar a moça...kkkk desculpa aí
Este speech enorme reduz tudo o que eu li da autora Clarice Lispector. Na minha opinião "une merde".
Kkkkkkkkkkk
O Monstro?
00:00 Provavelmente estavam a elogiando muito e ela não gostou...
Que tal?
Gostaria de pedir vídeos sobre Camões.
boa ideia @Gatman
Na realidade ela parecia ser bem maluca em alguns pontos, cabeça que trabalhava de maneira diferente. Escrevia bem? Demais! Era sã da cabeça? Talvez nem tanto...
Ela era como eu, cansada da vida, depressiva.
alguém possui o link dessa foto da thumbnail?
Imagine se a viagem fosse destino Veneza 😂
é dificil vc ir a paris e gostar do cheiro da cidade kkkk
A impressão que eu tenho e é apenas uma impressão mesmo , é que não devia ser muito fácil conviver com ela .
Mas não era. Clarice tinha uma genialidade insuportável, pra si mesma e para os outros ao redor.
Clarice era uma mulher enigmática, mas deixou bem claro q era sistemática tbm.🤔
Clarice cheia de cool doce, morou em Recife e tá com problema com cheiro de Paris. Aiai, nega!
Recife fede a merde? pq paris fedia assim como veneza.
pessoa autêntica, não se preocupava em agradar ninguém...e provavelmente estava coberta de razão acerca da impressão olfativa de Paris : esses países ricos têm um histórico de exploração de outros povos, cheiram mal mesmo
Desista a luta é desigual.
Eu tentando entender a mente de Clarice na Universidade 😏
Mas eu não era à única
l
O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiotas estão cheias de certezas...
Bertrand Russell
Amigo dela.
Estava com fome 🤣🤣🤣🤣🤣
´´me deu uma fome.´´ kkkkkkkkkkkkkkk