Por dentro da Pesquisa - “Transplante de Medula Óssea em Doenças Falciformes”

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 26 тра 2022
  • O Por dentro da Pesquisa apresenta a palestra “Transplante de Medula Óssea em Doenças Falciformes”, ministrada pela Profa. Dra. Belinda P. Simões, pesquisadora do CTC-USP e membro da Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea (SBTMO).
    A doença falciforme é um problema de saúde pública no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, de 60 mil a 100 mil brasileiros convivem com o distúrbio hereditário que provoca alteração dos glóbulos vermelhos fazendo-os ganhar a aparência de uma foice ou meia-lua, causando inflamação crônica e debilitante.
    Considerado o único tratamento capaz de curar a doença, o Transplante de Medula Óssea foi incluído no rol de procedimentos cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em julho de 2015. O Centro de Terapia Celular (CTC-USP) juntamente com o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) são pioneiros na realização da técnica, com alta taxa de cura.
    O método consiste em destruir, com o uso de drogas quimioterápicas, a medula óssea do paciente que produz células sanguíneas defeituosas. Em seguida, são infundidas células-tronco da medula de um doador compatível para que seja criada uma fábrica de células sanguíneas sadias.
    A enfermidade se manifesta nos seis primeiros meses de vida do bebê. O “teste do pezinho” é a principal forma de diagnosticá-la.
    A série Por dentro da Pesquisa retoma palestras e aulas, ministradas pelos nossos pesquisadores, que agregam conceitos e experiências nas áreas de terapia celular, oncologia, genética, bioinformática, hematologia, dentre outras que compõem os estudos das instituições.
    Os vídeos são publicados quinzenalmente, às sextas-feiras, nas mídias sociais do CTC-USP e no canal do UA-cam do Hemocentro RP.
    Canais CTC
    Site: ctcusp.org/
    Facebook: / ctcusprp
    Linkedin: / ctc-usp-0b13b5173
    Twitter: / ctc_usp
    #Pordentrodapesquisa

КОМЕНТАРІ • 14

  • @Elvissilvamagalhaes
    @Elvissilvamagalhaes Рік тому +3

    Fui um dos pacientes beneficiados pelo Tmo há 18 anos.
    Sou grato a Dra Belinda Simões, Julio Cesar Voltarelli (in memorian), Fabiano Pieroni e toda equipe de Transplante de medula óssea do HC da faculdade de medicina de Ribeirão Preto.
    Um abraço em todos do hemocentro🙏🏼

  • @elianemachadoteles5246
    @elianemachadoteles5246 2 роки тому +9

    Meu filho tinha anemia falciforme e fez o transplante de medula com 07 anos, em 1999, no hospital de clínicas em Curitiba. Passados 23 anos ele está completamente curado🙏🙏🙏🙏🙏

  • @8910cynthia
    @8910cynthia 10 місяців тому +3

    Estou grávida de um bebê compatível com meu filho de 5 anos, que tem falciforme. Com a ajuda de amigos fizemos uma campanha para arrecadar o valor para fazermos a fertilização e selecionamento de embrião. Vamos começar a conversar com a equipe de transplante do Hemominas. Em breve, se Deus quiser e nos permitir, teremos a cura do meu filho. Não desistam! Se tem possibilidade de cura, temos que correr atrás!

    • @zoraydeolivier6023
      @zoraydeolivier6023 2 місяці тому

      Bom dia! Onde fica o hemominas? Meu neto tem falciforme, e queremos muito tentar fazer tratamento, ele tem só cinco anos, já teve várias internações

  • @juliaribeirogomes8213
    @juliaribeirogomes8213 Рік тому +1

    Sou mãe de um transplantado de anemia falciforme a exatamente um ano o Lucas Danilo,por outro gostaria que essa mesma equipe tmo Ribeirão Preto fizesse o tmo do mru outro filho Marco Junior,como pesquisa,hoje vivo dentro da minha casa a mais cura ,um irmão curado e outro com a doença ainda pelo fato da irmão ser 75%porcento com o irmão Marco,por esse motivo seria pesquisa,mas se colocaríamos a disposição sendo essa pesquisa sobre os cuidados Dra Thalita é sua equipe,gostaríamos de viver esse novo por completo,meu filho está internado a quase um mês com crises e avaliações de vários AIT ,ele até comenta a dra Berlinda Simões poderia me aceitar como pesquisa!!Fica minha gratidão pelo TMO do irmão Lucas ,o qual já realizou o tmo em 14/04/2022 com a irmã Verônica doadora,está mesma que se coloca a Disposição com 75% pelo outro irmão falciforme Marco Aurélio!!!

  • @andrezabaiotto9298
    @andrezabaiotto9298 2 місяці тому

    Que belo vídeo! Você tem as referências que utilizou para produzi-lo? Estou realizando o meu TCC sobre esse tema e estou tendo dificuldades de encontrar referências

  • @RosariaAfonsoRosaria-lx5uq
    @RosariaAfonsoRosaria-lx5uq 8 місяців тому +1

    Minha filha sofre com anemia falciforme e eu vivo em Angola preciso muito fazer transplante de medula óssea, o que posso fazer para chegar no Brasil fazer o transplante. Por favor alguém pode me explicar quais são os procedimentos para chegar ali ou seja quais são os primeiros passos a fazer?

  • @ericsonfabricio7737
    @ericsonfabricio7737 Рік тому +1

    Tenho 24 anos de idade tenho a doença falciforme quero fazer esse transplante.
    Quero muito saber como faço esse transplante sou de São Paulo embu das Artes

  • @camilarsrribeiro1275
    @camilarsrribeiro1275 Рік тому

    Meu afilhado é do Paraná, tem 4 anos e está sofrendo muito com a anemia falciforme, como conseguimos fazer o transplante? O primeiro passo é ver se os irmãos são compatíveis? Poderia me informar por favor

    • @danieladias4718
      @danieladias4718 6 місяців тому

      Como ele está hoje em dia?

    • @lidianemelo619
      @lidianemelo619 3 місяці тому

      Pelo que entendi do transplante de medula pra pessoas portadoras da Falciforme, vc tem que pedir uma requisição de exame para ver se ele tem algum irmão compatível com ele, depois vc tem que pedir ao hematologista dele faça um laudo dizendo que ele está elegível para o transplante de medula, aí o próprio hematologista vai dizer os próximos passos, se ele vir elegível pra fazer o transplante ele vai fazer quimioterapia pra matar a medula ruim pra que ele possa receber a medula boa, depois do transplante tem que esperar a medula pegar pois tem o risco do corpo rejeitar a medula, aí depois que a medula pegar ele vai ter que seguir várias intrusões do médico e vai ter que ficar tomando vários remédios por um tempo pra o corpo não rejeitar a medula e fica curado da doença falciforme, isso foi o que entendi, espero que eu tenha ajudado...
      ua-cam.com/video/4_vjVpiKv_w/v-deo.htmlsi=HGvy_Sj7fY6iWqKA
      Essa menina que está cantando nesse vídeo desse link tem doença falciforme e ela tem um testemunho lindo do que Deus fez e tem feito na vida dela...
      Deus é Médico dos médicos e Médico por excelência, Deus pode curar o seu afilhado por que para Deus nada é impossível, faça um propósito com Deus, Jesus Cristo te ama e está te esperando de braços abertos, que Deus venha derramar Sua unção de cura sobre a vida do seu afilhado em nome de Jesus Cristo...