Caríssimos amigos, uma pequena correção: Eu citei o padre Chad Ripperger como sendo da FSSPX quando na verdade ele foi ordenado na FSSP, peço que me perdoem a falha.
Realmente quando Jesus Cristo morreu e resucitou. Ele enviou os apóstolos em missão para Batizar e ensinar uma só Doutrina Dogmática a fim de formar discípulos de CRISTO através do fundamento do testemunho vivo da tradição apostólica que acontece 1- através da contemplação do olhar para a VERDADE por meio da pessoa humana de CRISTO 2- ouvir o que foi ensinado oralmente 3- e de professar a fé no testemunho da VERDADE no fundamento dos apóstolos onde a igreja católica recebeu esse fundamento através da sucessão APÓSTOLICA (Mateus 28,18-20/Atos 4,20/2Timotio 2,1-2/2Tessalonicensis 2,15/Efésios 2,20).
Caramba. Como não conhece Carl Barth ? Mudou o luteranismo do séc. XX e negava a divindade de Cristo, seus milagres e sua ressurreição - sem falar que negava a Eucaristia
Concordo com quase tudo que diz o professor, concordo pq estudei o que ele expõe. Todavia ele erra sobre a questão do que diz Nossa Senhora , pois ela falou na Ruasia e nao no império russo , se fose assim teria mencionado o império ou as Rússias. Não sei o que tem a ver a Rússia com escola de Frankfurt, muito menos a teoria da fenomologia com a Russia . Hisserl viveu e morou na Alemanha. Bem como a cisade de Frankfurt não era parte do Império russo . O que pode se atrobuir um dos erros vindos daquele império e que espalhou pelo mundo é a gnose cabalista atraves do hassidismo. De fato grande parte dos cabalistas ( os haaaidicos , sobretudo) viviam emn territórios russos que formam a Bielo Russoa , Polônia, Lituânia e Ucrânia.
Que falta de respeito com o convidado. Entrevistador (hoster) nitidamente distraido da conversa, mexendo no celular e quando interrompe nao acrescenta nada a conversa. Professor deveria ir a outros lugares onde o respeitem mais.
Ao contrário fala-se muito dos crimes da inquisição protestante, mas há sempre o cuidado de não se informar quanto a isso, ficando subentendido maliciosamente que é obviamente coisa da Igreja dos padres.
Sobre a Confissão e Absorvição: Os luteranos se confessam? Esta é uma pergunta que muitos se fazem quando entram em contato com a fé luterana. Afinal, com tantos elementos de catolicidade que compõem a espiritualidade dos luteranos, haveria lugar para a prática da confissão? A resposta é sim! Entre os luteranos a confissão permanece como um elemento essencial para a vivência da fé, seja ela de forma pública ou privada. É verdade que em muitos lugares a confissão caiu em desuso, mas não quer dizer que não seja prevista. A Confissão de Augsburgo afirma que: "Da confissão se ensina que se deve conservar a privata absolutio, não a deixando cair em desuso na igreja, ainda que na confissão é desnecessário enumerar todos os maus feitos e pecados, porque tal nem é possível." (CA, Art. 11) Observe a clareza deste artigo de fé. "Se deve conservar a privata absolutio, não a deixando cair em desuso na igreja." Mais adiante a CA afirma: "Conserva-se entre nós o costume de não dar o sacramento àqueles que não foram previamente examinados e absolvidos. Ao mesmo tempo se instrui diligentemente o povo sobre o quanto é consoladora a palavra da absolvição e em quão elevada estima se deve ter a absolvição. Pois que não é voz ou palavra do homem que a pronuncia, senão palavra de Deus, o qual perdoa os pecados. Por que é pronunciada em lugar de Deus e por ordem de Deus." (CA, Art. 25) Neste mesmo sentido, o Bem-aventurado Dr. Lutero ensina a respeito deste sacramento: "A confissão compreende duas partes: primeiro, que confessemos os nossos pecados; segundo, que aceitemos a absolvição do confessor como de Deus mesmo, sem duvidar de modo algum, mas crendo firmemente que por ela os pecados são perdoados perante Deus no céu." Alguém, no entanto, poderia argumentar que isso é doutrina de homens e que não se deve ensinar algo assim na Igreja. A isso, porém, respondemos com as palavras do próprio Catecismo (fortemente fundamentado na Sagrada Escritura): Este sacramento (Ofício das Chaves) é o poder especial que Cristo deu à sua Igreja na terra para perdoar os pecados aos pecadores penitentes e retê-los aos impenitentes, enquanto não se arrependerem. Fonte: Facebook Igreja Luterana Confessional no Brasil.
@@SociedadeSãoGregórioMagno Tá, mas aí é uma necessidade tua de negar. O que foi dito no podcast é que não havia, que Lutero havia abandonado a Igreja e os sacramentos e isso é falso. Agora, se aceitas ou não o sacramento que realizamos, aí é outros 500.
@@yuridasletrase existe a trabsubstanciacao nas missas Luteranas? E quem confessa luteranos é Sacerdote que em toda Santa Missa celebra o Sacrificio Perpetuo? Luteranos comungam o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo? Há milagres Eucaristicos na igreja luterana? Quer uma lista de livros, para conhecer quem foi de fato Doctor Martin Luther?
@@Elizabete422 Não cremos em transubstanciação, mas na União Sacramental. Ou seja, Cristo está verdadeiramente presente no pão e no vinho. Mesmo que alguém comungue sem fé, ainda assim recebe o verdadeiro corpo e sangue de Cristo, após as palavras da instituição.
@@Elizabete422 Quem ouve a confissão é o pastor, assim como o padre. Não me recordo de algum milagre eucarístico, mas isso não é necessário para a nossa fé, mas as palavras de Cristo "isto é o meu corpo" já são suficientes. Se Deus quiser nos dar um sinal disso, aceitaremos, mas, como sabes, os milagres eucarístico por causa da falta de fé ou profanação, pelo menos na maioria dos casos. É interessante como vocês católicos querem impurrar goela a bairro a tua "versão" de Lutero para nós. Ora invertendo o que ele disse, ora inventando história sem sentido. Esse "conhecer de fato quem foi Martin Luther" demonstra isso. Trazem textos sem contexto de um livro super suspeito que nenhum dos que conviveram com Lutero atesta a veracidade, mas vocês acham que devemos aceitar só porque teu padre disse. É igual o rapaz aí do vídeo. Não se importam em distorcer o que Lutero disse, desde que as pessoas entre para a Igreja Católica. Muito estranho, se a fé que vocês professam é a verdadeira, por que precisam mentir sobre Lutero?
Escarnio, verdadeira face da falta de caridade e farisaísmo. O que adianta estar do lado certo e ao invés de rezar pela conversão, fica-se ridicularizando com ar de superioridade, não adianta assistir à missa de sempre agindo com tamanha falta de caridade. Como pretendem converter quem vem ao canal querendo conversão quando não se preocupam em evangelizar?
Está a lotado de canal catolico evangelizador no youtube. Inclusive Professor Bezerra tem um canal maravilhoso..o que não pode é evangelizar sem mostrar a Verdade, passar conhecimento que nós não temos.. a Verdade incomoda
“Não se opor ao erro é aprová-lo e não defender a verdade é suprimi-la; com efeito, não denunciar o erro daqueles que praticam o pecado quando o podemos fazer não é pecado menor do que apoiá-los.” (I Epístola do Papa São Félix III ao Bispo Acácio, de Constantinopla, de 483)
@@SociedadeSãoGregórioMagno Tem mesmo, verdade. A primeiro momento não estava funcionando aqui. Talvez fosse problema da minha parte. Mas, já está nos conformes... Salve Maria
Justificação: Que a justiça compartilhada (comunicada) segue a justiça imputada: ❝Porque em primeiro lugar purifica por imputação; a seguir dá o Espírito Santo, através do qual somos purificados substancialmente.❞ +++ Dr. Martinho Lutero, Debate Acerca da Justificação, OSel vol.3 2007, p.216. Que não há ninguém (imputado) justo que não tenha recebido já a disposição (as virtudes) para a prática das boas obras: ❝Tese 23: Pois percebemos que é justificado o ser humano, porém o ser humano ainda não justo, mas que se encontra no próprio movimento ou marcha em direção à justiça. Tese 35: Esta fé é acompanhada pelo início da nova criação e pela luta contra o pecado da carne, que é tanto perdoado quanto vencido por esta mesma fé em Cristo.❞ +++ Dr. Martinho Lutero, Debate Acerca da Justificação, OSel vol.3 2007, p.204. Citações como essas desmontam completamente a tese desonesta de um "Lutero nominalista", e a tese de que a justificação pela fé criaria condições para uma vida licenciosa na segurança de uma salvação sem obras. Como o Bendito Lutero dizia, "a Fé é uma coisa viva". Como luteranos, apenas não abrimos mão do fato de que, primeiro Deus nos declara justos, e só então nos tornamos substancialmente justos. Não é sempre assim que Deus age com sua criação? Primeiro ele declara: "haja luz!", e só então a luz passa a existir. O mesmo se dá com a justificação: Ele nos declara justos, e só então nos tornamos substancialmente justos. Este é "o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem." (Rm 4:17). ~ Victor Andrade
"(...) o pecado da carne, que é tanto perdoado quanto vencido por esta mesma fé em Cristo", não é a fé em Cristo que perdoa o pecado ("assassinei meu vizinho, mas estou perdoado porque tenho fé em Cristo"), e sim, com a fé em Jesus, a contrição perfeita de nunca mais ofender a Deus pelo pecado cometido; o pecado não é vencido pela fé em Cristo ("fulano não pecou mais porque creu em Cristo"), mas sim, tendo fé em Cristo, pelos sacramentos que fazem crescer a graça santificante, conformando sua alma na de Nosso Senhor e, por isso, torna-se cada vez mais resistente ao pecado - a fé em Jesus é o início do caminho a ser trilhado para vencer o pecado, e não um efeito imediato. "(...) Deus nos declara justos, e só então nos tornamos substancialmente justos", quando as coisas não são por essência, mas sim por nome/decreto, configura-se nominalismo. Ou seja, a pessoa não se torna antes justa em essência, com advento da graça de Deus, mas sim posteriormente, por um mero decreto, que confere uma aparência. Nessa visão, Deus não cura o paralítico: ele o faz andar por meio de próteses, o que é obviamente ridículo.
Usar a palavra "bendito" para descrever Lutero é assinar um atestado inconteste da mais absurda ignorância sobre qualquer ensinamento de Nosso Senhor, mesmo das coisas mais básicas sobre as quais Ele nos alertou: "virão falsos profetas em Meu nome" [São Mateus 24:24]. Que esse coitado e cego desse tal Victor Andrade, que assina esse textinho patético aqui acima, dê-se conta do caminho de PERDIÇÃO em que se encontra. Heresia é uma desgraça e herege é uma coisa ridícula.
@@fernandaabreu5625 Facilmente se vê que não conheces quem foi Lutero e apenas aceitas as calúnias impostas pelos papistas. Discussões são para pessoas que querem conhecer a verdade, quem é incapaz apenas tenta descredibilizar o próximo com artimanhas e palavreados. Mas agora vocês têm um problema maior, pois o papado vem se mostrando ser o Anticristo, pois até o pecado é abençoado por Roma.
Já estava sentindo falta. Muito bom ter o retorno do nosso amigo Prof. Carlos Bezerra.
Excelente conteúdo para fonte de estudo e fortalecimento da FÉ. Cristo seja Louvado.
Caríssimos amigos, uma pequena correção: Eu citei o padre Chad Ripperger como sendo da FSSPX quando na verdade ele foi ordenado na FSSP, peço que me perdoem a falha.
Prof. Carlos Bezerra, um homem iluminado.
Gratidão, professor Carlos Bezerra, como sempre, valiosos esclarecimentos!
Salve Maria! Descobri o canal por acaso e é justamente com o professor Carlos Bezerra 👏👏
Excelente como sempre!
38:53 Vejam como é similaras essas situações, "Sacerdócio leigo" do Vaticano II, é muita (((( Coincidência )))) né.
Grande Pablo se puder cria um perfil no spotify do Philotimo, é bem fácil de ouvir e creio q muita gente aqui tenha.
Tentarei, caro, assim que terminar a tradução de nosso livro, no momento estou muito ocupado. Obrigado pela dica e louvado seja N. S. J. C.
Parabéns pelo programa.
Realmente quando Jesus Cristo morreu e resucitou. Ele enviou os apóstolos em missão para Batizar e ensinar uma só Doutrina Dogmática a fim de formar discípulos de CRISTO através do fundamento do testemunho vivo da tradição apostólica que acontece 1- através da contemplação do olhar para a VERDADE por meio da pessoa humana de CRISTO 2- ouvir o que foi ensinado oralmente 3- e de professar a fé no testemunho da VERDADE no fundamento dos apóstolos onde a igreja católica recebeu esse fundamento através da sucessão APÓSTOLICA (Mateus 28,18-20/Atos 4,20/2Timotio 2,1-2/2Tessalonicensis 2,15/Efésios 2,20).
Quem é o filósofo que diz que os mandamentos simplesmente acontecem, que não são para serem cumpridos pois eles são intrinsecamente cumpridos?
"Teologia" da prosperidade, o sucesso material é o sinal de que Deus está "abençoando".
Caramba. Como não conhece Carl Barth ? Mudou o luteranismo do séc. XX e negava a divindade de Cristo, seus milagres e sua ressurreição - sem falar que negava a Eucaristia
Acho que o fim ficou cortado. Mas, mesmo assim, foi um ótimo podcast!
Grato pelo podcast.
Maldita Renovação carismática
Concordo com quase tudo que diz o professor, concordo pq estudei o que ele expõe. Todavia ele erra sobre a questão do que diz Nossa Senhora , pois ela falou na Ruasia e nao no império russo , se fose assim teria mencionado o império ou as Rússias. Não sei o que tem a ver a Rússia com escola de Frankfurt, muito menos a teoria da fenomologia com a Russia . Hisserl viveu e morou na Alemanha. Bem como a cisade de Frankfurt não era parte do Império russo . O que pode se atrobuir um dos erros vindos daquele império e que espalhou pelo mundo é a gnose cabalista atraves do hassidismo. De fato grande parte dos cabalistas ( os haaaidicos , sobretudo) viviam emn territórios russos que formam a Bielo Russoa , Polônia, Lituânia e Ucrânia.
Excelente
Que falta de respeito com o convidado. Entrevistador (hoster) nitidamente distraido da conversa, mexendo no celular e quando interrompe nao acrescenta nada a conversa. Professor deveria ir a outros lugares onde o respeitem mais.
Parece que o áudio cortou no final.
É. Houve um problema que não foi possível resolver. O professor caiu no meio da gravação, e decidimos deixar assim mesmo.
@@SociedadeSãoGregórioMagno Ah ok. Salve Maria!
Então se resume a graça como santificante e atuais? Gente! Graça é favor imerecido! Foi alcançada com o sacrifício no madeiro!
Sim, graça atual(que chama a pessoa a conversão e a evitar o pecado) e a graça santificante(também conhecida como sacramental).
Ao contrário fala-se muito dos crimes da inquisição protestante, mas há sempre o cuidado de não se informar quanto a isso, ficando subentendido maliciosamente que é obviamente coisa da Igreja dos padres.
Sobre a Confissão e Absorvição:
Os luteranos se confessam?
Esta é uma pergunta que muitos se fazem quando entram em contato com a fé luterana. Afinal, com tantos elementos de catolicidade que compõem a espiritualidade dos luteranos, haveria lugar para a prática da confissão?
A resposta é sim! Entre os luteranos a confissão permanece como um elemento essencial para a vivência da fé, seja ela de forma pública ou privada. É verdade que em muitos lugares a confissão caiu em desuso, mas não quer dizer que não seja prevista.
A Confissão de Augsburgo afirma que:
"Da confissão se ensina que se deve conservar a privata absolutio, não a deixando cair em desuso na igreja, ainda que na confissão é desnecessário enumerar todos os maus feitos e pecados, porque tal nem é possível." (CA, Art. 11)
Observe a clareza deste artigo de fé. "Se deve conservar a privata absolutio, não a deixando cair em desuso na igreja."
Mais adiante a CA afirma:
"Conserva-se entre nós o costume de não dar o sacramento àqueles que não foram previamente examinados e absolvidos. Ao mesmo tempo se instrui diligentemente o povo sobre o quanto é consoladora a palavra da absolvição e em quão elevada estima se deve ter a absolvição. Pois que não é voz ou palavra do homem que a pronuncia, senão palavra de Deus, o qual perdoa os pecados. Por que é pronunciada em lugar de Deus e por ordem de Deus." (CA, Art. 25)
Neste mesmo sentido, o Bem-aventurado Dr. Lutero ensina a respeito deste sacramento:
"A confissão compreende duas partes: primeiro, que confessemos os nossos pecados; segundo, que aceitemos a absolvição do confessor como de Deus mesmo, sem duvidar de modo algum, mas crendo firmemente que por ela os pecados são perdoados perante Deus no céu."
Alguém, no entanto, poderia argumentar que isso é doutrina de homens e que não se deve ensinar algo assim na Igreja. A isso, porém, respondemos com as palavras do próprio Catecismo (fortemente fundamentado na Sagrada Escritura):
Este sacramento (Ofício das Chaves) é o poder especial que Cristo deu à sua Igreja na terra para perdoar os pecados aos pecadores penitentes e retê-los aos impenitentes, enquanto não se arrependerem.
Fonte: Facebook Igreja Luterana Confessional no Brasil.
Mas não se confessam de verdade. Não são padres canonicamente ordenados. Assim como eles crêem na presença real, mas não se apresenta nada a eles.
@@SociedadeSãoGregórioMagno Tá, mas aí é uma necessidade tua de negar. O que foi dito no podcast é que não havia, que Lutero havia abandonado a Igreja e os sacramentos e isso é falso. Agora, se aceitas ou não o sacramento que realizamos, aí é outros 500.
@@yuridasletrase existe a trabsubstanciacao nas missas Luteranas? E quem confessa luteranos é Sacerdote que em toda Santa Missa celebra o Sacrificio Perpetuo? Luteranos comungam o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo? Há milagres Eucaristicos na igreja luterana? Quer uma lista de livros, para conhecer quem foi de fato Doctor Martin Luther?
@@Elizabete422 Não cremos em transubstanciação, mas na União Sacramental. Ou seja, Cristo está verdadeiramente presente no pão e no vinho. Mesmo que alguém comungue sem fé, ainda assim recebe o verdadeiro corpo e sangue de Cristo, após as palavras da instituição.
@@Elizabete422 Quem ouve a confissão é o pastor, assim como o padre.
Não me recordo de algum milagre eucarístico, mas isso não é necessário para a nossa fé, mas as palavras de Cristo "isto é o meu corpo" já são suficientes. Se Deus quiser nos dar um sinal disso, aceitaremos, mas, como sabes, os milagres eucarístico por causa da falta de fé ou profanação, pelo menos na maioria dos casos.
É interessante como vocês católicos querem impurrar goela a bairro a tua "versão" de Lutero para nós. Ora invertendo o que ele disse, ora inventando história sem sentido. Esse "conhecer de fato quem foi Martin Luther" demonstra isso. Trazem textos sem contexto de um livro super suspeito que nenhum dos que conviveram com Lutero atesta a veracidade, mas vocês acham que devemos aceitar só porque teu padre disse.
É igual o rapaz aí do vídeo. Não se importam em distorcer o que Lutero disse, desde que as pessoas entre para a Igreja Católica. Muito estranho, se a fé que vocês professam é a verdadeira, por que precisam mentir sobre Lutero?
Só corrigindo. O termo é pentecostalismo e melismas.
Kkkkkkkkkkkkkkkk
Escarnio, verdadeira face da falta de caridade e farisaísmo. O que adianta estar do lado certo e ao invés de rezar pela conversão, fica-se ridicularizando com ar de superioridade, não adianta assistir à missa de sempre agindo com tamanha falta de caridade. Como pretendem converter quem vem ao canal querendo conversão quando não se preocupam em evangelizar?
Em qual trecho ocorreu isso que vc menciona?
Está a lotado de canal catolico evangelizador no youtube. Inclusive Professor Bezerra tem um canal maravilhoso..o que não pode é evangelizar sem mostrar a Verdade, passar conhecimento que nós não temos.. a Verdade incomoda
“Não se opor ao erro é aprová-lo e não defender a verdade é suprimi-la; com efeito, não denunciar o erro daqueles que praticam o pecado quando o podemos fazer não é pecado menor do que apoiá-los.” (I Epístola do Papa São Félix III ao Bispo Acácio, de Constantinopla, de 483)
Não tem áudio
tem sim po
to ouvindo aq
@@SociedadeSãoGregórioMagno Tem mesmo, verdade. A primeiro momento não estava funcionando aqui. Talvez fosse problema da minha parte. Mas, já está nos conformes... Salve Maria
Justificação:
Que a justiça compartilhada (comunicada) segue a justiça imputada:
❝Porque em primeiro lugar purifica por imputação; a seguir dá o Espírito Santo, através do qual somos purificados substancialmente.❞
+++ Dr. Martinho Lutero, Debate Acerca da Justificação, OSel vol.3 2007, p.216.
Que não há ninguém (imputado) justo que não tenha recebido já a disposição (as virtudes) para a prática das boas obras:
❝Tese 23: Pois percebemos que é justificado o ser humano, porém o ser humano ainda não justo, mas que se encontra no próprio movimento ou marcha em direção à justiça.
Tese 35: Esta fé é acompanhada pelo início da nova criação e pela luta contra o pecado da carne, que é tanto perdoado quanto vencido por esta mesma fé em Cristo.❞
+++ Dr. Martinho Lutero, Debate Acerca da Justificação, OSel vol.3 2007, p.204.
Citações como essas desmontam completamente a tese desonesta de um "Lutero nominalista", e a tese de que a justificação pela fé criaria condições para uma vida licenciosa na segurança de uma salvação sem obras. Como o Bendito Lutero dizia, "a Fé é uma coisa viva". Como luteranos, apenas não abrimos mão do fato de que, primeiro Deus nos declara justos, e só então nos tornamos substancialmente justos. Não é sempre assim que Deus age com sua criação? Primeiro ele declara: "haja luz!", e só então a luz passa a existir. O mesmo se dá com a justificação: Ele nos declara justos, e só então nos tornamos substancialmente justos. Este é "o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem." (Rm 4:17).
~ Victor Andrade
"(...) o pecado da carne, que é tanto perdoado quanto vencido por esta mesma fé em Cristo", não é a fé em Cristo que perdoa o pecado ("assassinei meu vizinho, mas estou perdoado porque tenho fé em Cristo"), e sim, com a fé em Jesus, a contrição perfeita de nunca mais ofender a Deus pelo pecado cometido; o pecado não é vencido pela fé em Cristo ("fulano não pecou mais porque creu em Cristo"), mas sim, tendo fé em Cristo, pelos sacramentos que fazem crescer a graça santificante, conformando sua alma na de Nosso Senhor e, por isso, torna-se cada vez mais resistente ao pecado - a fé em Jesus é o início do caminho a ser trilhado para vencer o pecado, e não um efeito imediato.
"(...) Deus nos declara justos, e só então nos tornamos substancialmente justos", quando as coisas não são por essência, mas sim por nome/decreto, configura-se nominalismo. Ou seja, a pessoa não se torna antes justa em essência, com advento da graça de Deus, mas sim posteriormente, por um mero decreto, que confere uma aparência. Nessa visão, Deus não cura o paralítico: ele o faz andar por meio de próteses, o que é obviamente ridículo.
Usar a palavra "bendito" para descrever Lutero é assinar um atestado inconteste da mais absurda ignorância sobre qualquer ensinamento de Nosso Senhor, mesmo das coisas mais básicas sobre as quais Ele nos alertou: "virão falsos profetas em Meu nome" [São Mateus 24:24]. Que esse coitado e cego desse tal Victor Andrade, que assina esse textinho patético aqui acima, dê-se conta do caminho de PERDIÇÃO em que se encontra. Heresia é uma desgraça e herege é uma coisa ridícula.
@@fernandaabreu5625 Facilmente se vê que não conheces quem foi Lutero e apenas aceitas as calúnias impostas pelos papistas. Discussões são para pessoas que querem conhecer a verdade, quem é incapaz apenas tenta descredibilizar o próximo com artimanhas e palavreados.
Mas agora vocês têm um problema maior, pois o papado vem se mostrando ser o Anticristo, pois até o pecado é abençoado por Roma.