Parabéns pelo vídeo e pela iniciativa. Estou com algumas dúvidas. Só para revisitar a receita. Solução 1: 80g de nitrato de sódio 10 g de fosfato de sódio 1 litro de agua deionizada Solução 2: 40 g de cloreto ferrico 1 litro de agua deionizada Na receita, considerando 4 litros de Fitoplancton para facilitar... Depois no pote coloca 3 litros de cultura de fitoplancton como fosse sua cepa. Adiciona 1 litro de água com 1020 de densidade + 1 ml de solução 1 + 1 ml de solução 2. Seria isso? Precisa de luz para proliferar? Abraço.
Isso mesmo Thiago, porém existem muitas variáveis difíceis de controlarmos. E.g. taxa de concentração dos elementos usados, quantidades de células na cepa, assepsia nos frascos.... Aqui demorei 8 meses para pegar a prática - ter "a mão" para cultivar direitinho. Existe uma curva de aprendizagem. Sim, a luz é necessário para a fotossíntese. Foto períodos de 14h foram o ideal aqui para mim. Qualquer dúvida estou a disposição. Abraço, Edo
Amigo. Sensacional o vídeo. Acho que canais assim, que não escondem o "pulo do gato", só tem a crescer mesmo. Só uma dúvida. Aos 01:48 do vídeo você fala que os componentes do ferilizante são: Cloreto de Sódio, Nitrato de Sódio e Cloreto Férrico. Já aos 03:17, quando explica a solução 1, aparece o Fosfato de Sódio, que não tinha mencionado anteriormente. E o Cloreto de Sódio, que tinha mencionado no início, não aparece mais no vídeo. Foi algum erro alí? Fora isso parabéns mesmo!!
Legal seu vídeo. Eu cultivo no laboratório Chlorella de água doce apenas com NPK e crescem muito bem. As utilizo na alimentação de Moina, uma espécie de cladócero. Talvez as microalgas marinhas sejam mais exigentes que as de água doce, em relação aos nutrientes.
Muito obrigado Elder! Infelizmente isso depende de muitas variáveis: Quantidade de células na Cepa, temperatura, quantidade e qualidade do fertilizante, intensidade luminosa e fotoperíodo.... Aqui procurava ajustar os fatores para coleta a cada 3 dias, mas isso não era linear. Abraço, Edo
Parabéns pelo ótimo vídeo. Poderia informar se é viável produzir fitoplâncton para complementar a Alimentacao de tilápias criadas em caixas d’água no sistema RAS? ( no momento da alimentação paramos a recirculação da água )
Oi Flavio, desculpe a demora pra responder. Começo de ano é sempre corrido aqui na empresa. www.liveoceans.com.br é onde compro as minhas. Espero que eles enviem para teu estado :) Abraço, Edo
Eu posso deixar criar alga verde em um recipiente e depois ao adicionar os rotiferos sabe me dizer se eles iriam se alimentar dessa alga? Parabéns pelo vídeo.
@@SuperReef Ok obrigado pela resposta, eu vi no vídeo do canal marinho sem grana o Miguel Mies falando que no lugar onde vai ficar as larvas de peixes palhaço é legal deixar a água ficar meio esverdeada para quando colocar as larvas e aplicarmos o rotiferos, os rotiferos se alimentarem da alga e as larvas se alimentarem dos rotiferos, isso estaria certo? Novamente obrigado pela atenção.
ola minha duvida é... eu nao tenho tanta disponibilidade desse fertilizante, eu fiz o uso de NPK (isso mesmo kk) umas 3 pedrinhas pequenas, em 24 horas estava verde forte a minha duvida é... é seguro dosar para corais e copepodes ?
amigo, muito bom o video. Só uma duvida: a solução B é 40g/L de Cloreto Ferrico mesmo? Não seria 4 g/L ? A formulação original do meio F2 possui por volta de 3 g/L de FeCl3.6H2O na solucao de elementos traço...a sua tem 10x mais
4 роки тому+1
Bom dia Edo, poderia me fornecer a fórmula química dos produtos que vc usa pra eu não comprar errado? Valeu. Parabéns pelo vídeo. Muito bom!
O plâncton, poderia ser usado para a renovação das células é retardada o envelhecimento é até mesmo as doenças. Poderia ser usado para tratamento da velhice. Os cientistas é pesquisadores poderia estudar é pesquisa mais sobre esses microorganismos, pois iríam fazer uma grande descoberta científica de toda a história da humanidade. (A árvore da vida da fonte da juventude). ❤
Parabéns pelo vídeo EDO , gostaria se possível da sua confirmação a respeito da quantidade de Cloreto Férrico na solução2. Seria 40g mesmo ?Na literatura tradicional F1 G indica a quantidade de 2,90g desse mesmo componente. Muito obrigado por compartilhar toda a sua experiencia. TMJ.
4 роки тому+2
Amigo, tenho aqui fitoplankton da seachem e fostaria de saber ae posso usar ele como cerpa inicial. Ppde me ajudar? Ingredientes: Água, Thalassiosira weissflogii, Isochrysis SP, Nannochloropsis, hidrolisados ??de proteína com carotenóides, ácido cítrico, ácido carboxílico, Metilparabeno, Sodium
Ola amigo, sempre a espécie mais prolífica vai “sufocar” as outras. No caso a Nannochloropsis iria matar as demais. Esse composto da Seachem deve trazer as algas mortas ou em inanição. A hora que tu começar a fazer a cultura (se estiverem vivas) a Nannochloropsis vai assumir. Nunca tentei e é um ótimo experimento! Compartilha conosco os resultados. Abraço, Edo
Edo, tudo joia .. show o vídeo obrigado p/ ensinamento, me surgiu uma dúvida consegui todo os ingredientes para o fertilizante, porém a vendedor me deu Esta composição Nitrato de sódio 500g Fosfato de sódio anidro ou com 1 molécula de água 1 h2o Cloreto ferrico com 6 moléculas de água 6h2o Estas moléculas de água que ele se refere é apenas composição?? Está correto os ingredientes que encontrei?? Abraço e obg!
Ola Reynolds, existem vários caminhos para o mesmo resultado. Eu segui a receita que apresentei porém demorou alguns meses até acertar a dosagem. Essa parte nada mais é que experiência. Sugiro fazer as duas fórmulas e escolher a que tu melhor se adaptar. Mais uma vez: existem vários caminhos para o sucesso.
4 роки тому
Reynolds, Vc. conseguiu sucesso com a fórmula feita com estes produtos que vc. listou? Acho que não estou conseguindo achar a dosagem, pois está demorando muito pra o fito ficar escuro. Acaba dando crash na cultura.
Gostei, dei like, mas sinceramente ficou confuso. Se vc faz a cultura em 1020 e faz a coleta (6:11) e repõem com água doce vc estará diluindo cada vez mais a solução da cultura. As soluções 1 e 2 são somente fertilizantes, alimento certo? Esclarece ai.
Oi André, muito obrigado pelo comentário e todas as dúvidas são muito bem vindas. A reposição é feita com água na mesma salinidade. Inclusive tive problemas com a cultura quando a água de reposição variava mais do que 0,002dSG. Sugiro deixar um galão de 60litros pronto e usar até o final do mesmo para evitar variações. Correto: as soluções 1 e 2 são fertilizantes, o alimento para as algas.
Oi Ricardo, é para cada litro de ÁGUA de CULTURA adicionado, uma única vez. Coleta, preenche com água da cultura e dosa o fertilizante novamente. Abraço, eso
Parabéns pelos ótimos vídeos e desculpe pela pergunta no vídeo errado, pois estou assistindo todos rsrsrsrs. O fertilizante você coloca de quantos em quantos dias durante esse período?
AQUARIA PEIXES ORNAMENTAIS somente na troca de água e a quantidade de acordo. Por exemplo: troco 1litro, adiciono 1ml de cada; troco dois = 2ml de cada. Aí só coloco novamente depois que for refazer ou reiniciar a cultura por lote :)
Esse vídeo tinha tudo pra ser bom, mas teve muitas falhas e faltas. Só consegue entender de fato depois de ler um milhão de comentários. Tinha de ser refeito pelo canal.
Oi Edo boa tarde sobre as solução dos ingredientes para fazer o fertilizantes para o fitoplâncton você fala 3 cloreto de sódio Nitrato de sódio Cloreto férrico Mais na junção dos ingredientes você fala Nitrato de sódio Fosfato de sódio E cloreto férrico Qual desses devo usar?
Olá amigo, Fito serve para alimentar bivalves ou o zoo que vive no aquário. Se puder alimentar diretamente com rotíferos seria o ideal. Simplesmente quando a agua da cultura estiver verde escuro (cerca de 12mi de celulas de N. occulatta), pode despejar a quantidade que desejar no aquário. Monitore NO3 e PO4 para não ter problemas. Abraço, Edo
Muito legal, cara, obrigado pela aula. Eu cheguei aqui pq vi que o fitoplâncton é uma alternativa para que os peixes tenham zooplancton para se alimentar reduzindo (ou até eliminando) a necessidade de ração. Desculpe a pergunta de ignorante, mas depois de cultivar ela assim, se jogá-la na lagoa com os peixes, ela vai proliferar e deixar a água verde? E o fato do lago ser barrento, dificulta? (imagino que a turbidez da água impeça a entrada de luz e a fotossíntese das algas. Obrigado.
Oi Marcelo, ela prolifera em monoculturas e com níveis adequados de “fertilizante”. Quando colocamos no aquário elas são presas fáceis consumidas rapidamente pelo zooplâncton. Resumindo: Fito serve de alimentação para o Zooplâncton, estes são consumidos por larvas de peixes ou corais. Se tu for dosar Fito no aquário tem que ser diariamente para ter regularidade na alimentação dos zoo (rotiferos, copepodes, etc.) Abraço, Edo
Sim, precisa iluminação. São fotossintético. Pode colocar atrás de luminárias fluorescentes convencionais e a temperatura aguenta até uns 40C. Perdi minhas culturas somente no verão quando se aproximava de 40C. Não vi problemas no inverno.
Oi Elton, quando é o líquido, tive MUITA dificuldade em achar a quantidade exata. Por isso sempre sugiro usar o de escamas. Para o liquido, dilui 1gota em 400ml e dai dosei essa solução. Ajustando a quantidade de acordo com a experiencia.
Oi Elton, quando é o líquido, tive MUITA dificuldade em achar a quantidade exata. Por isso sempre sugiro usar o de escamas. Para o liquido, dilui 1gota em 400ml e dai dosei essa solução. Ajustando a quantidade de acordo com a experiencia.
bom dia! tudo bem?? tira uma duvida recebi o F2 junto no kit que já esta acabando.preciso fazer o alimento. Posso fazer a mistura das duas Soluções 1 e 2??em uma garrafa de 2 litros e precisa deixar na geladeira???
Achei sua aula mais voltada para químicos experientes Melhor se pudesse preparar uma aula com uma receita pronta, usando escalas para produção de 5 litros e explicando como encontramos o tipo de água que sugeriu. Obrigado!
Desculpe Não entendi, a cultura e a reposição é feita com água de RO ou salgada ? Vc falou que a reposição é feita com água doce, mais a cultura não é em água salgada?
Olá Rogério, a Nannochloropsis occulata pode ser cultivada em diversas salinidades mas obtemos melhores resultados entre 1,016 SG e 1,025 SG Aqui estou sempre procurando as melhores formas de fazer a cultura. Hoje sugiro a produção por lotes, ou seja, ficou verde escuro coloca 1/4 em nova água de cultura (sugiro a 1,020SG).
Parabéns pelo vídeo e pela iniciativa. Estou com algumas dúvidas.
Só para revisitar a receita.
Solução 1:
80g de nitrato de sódio
10 g de fosfato de sódio
1 litro de agua
deionizada
Solução 2:
40 g de cloreto ferrico
1 litro de agua deionizada
Na receita, considerando 4 litros de Fitoplancton para facilitar...
Depois no pote coloca 3 litros de cultura de fitoplancton como fosse sua cepa.
Adiciona 1 litro de água com 1020 de densidade + 1 ml de solução 1 + 1 ml de solução 2.
Seria isso?
Precisa de luz para proliferar?
Abraço.
Isso mesmo Thiago, porém existem muitas variáveis difíceis de controlarmos. E.g. taxa de concentração dos elementos usados, quantidades de células na cepa, assepsia nos frascos.... Aqui demorei 8 meses para pegar a prática - ter "a mão" para cultivar direitinho. Existe uma curva de aprendizagem. Sim, a luz é necessário para a fotossíntese. Foto períodos de 14h foram o ideal aqui para mim. Qualquer dúvida estou a disposição. Abraço, Edo
um detalhe que tenho dúvida e não vi no seu vídeo é referente a iluminação. é preciso de iluminação para cultivar essa alga?
Parabéns Edo, desmistificando tabus da aquicultura de engenharia...detalhes sagrados e preciso para as culturas...👏🤝🤟
Obrigado! Obrigado!
Amigo. Sensacional o vídeo. Acho que canais assim, que não escondem o "pulo do gato", só tem a crescer mesmo. Só uma dúvida.
Aos 01:48 do vídeo você fala que os componentes do ferilizante são: Cloreto de Sódio, Nitrato de Sódio e Cloreto Férrico.
Já aos 03:17, quando explica a solução 1, aparece o Fosfato de Sódio, que não tinha mencionado anteriormente. E o Cloreto de Sódio, que tinha mencionado no início, não aparece mais no vídeo.
Foi algum erro alí?
Fora isso parabéns mesmo!!
Ixi! Foi erro sim, Alan. Coloquei uma errata na descrição. Muito obrigado por avisar e desculpe pelo equívoco.😅
@@SuperReef haiaua precisa se desculpar não rapaz!!
Estou acompanhando direto os videos. Sensacional e parabéns mais uma vez!
Like like. !! Agora a cultura vai pra frente !! Parabéns
Obrigado! Obrigado!
Perfeito! Vou começar a fazer passo a passo, como você ensinou. E a Cepa da Ispirulina, essa nunca acha, porque quem tem, não vende.
Muito show, estava procurando um vídeo assim, quero começar a meu cultivo e esse vídeo me ajudou bastante
Fico feliz que tenha ajudado :)
Muito bom Edo! Aqui tudo que é cultura já consegui (compépode, artêmia etc) mas fito nunca foi. Vou tentar com suas dicas muito boas
Vai dar certo sim! 😁 copepodes ainda não arrisquei, mas estou super curioso pra tentar
uma coisa que nao entendi o start da fito ja vem na salinidade? e ao colocar a agua deonizada ela fica na salinidade certa?
Legal seu vídeo. Eu cultivo no laboratório Chlorella de água doce apenas com NPK e crescem muito bem. As utilizo na alimentação de Moina, uma espécie de cladócero. Talvez as microalgas marinhas sejam mais exigentes que as de água doce, em relação aos nutrientes.
Sensacional, obrigado pelo excelente vídeo
Parabéns pelo vídeo...para cultura vc utiliza água de RO ou água salgada?
Oi igor, uma mistura das duas. Tem que ser entre 1008sg até 1115sg. Abraço, edo
Melhor conteúdo Brasileiro sobre esse assunto!! Gostaria de saber quanto tempo leva para a algas chegarem a maturidade? Chegar no tom escuro.
Muito obrigado Elder! Infelizmente isso depende de muitas variáveis: Quantidade de células na Cepa, temperatura, quantidade e qualidade do fertilizante, intensidade luminosa e fotoperíodo.... Aqui procurava ajustar os fatores para coleta a cada 3 dias, mas isso não era linear. Abraço, Edo
Boa tarde por favor o fosfato de sodio elle e bibasico PA ?
Muito bem explicado parabéns
Parabéns pelo ótimo vídeo. Poderia informar se é viável produzir fitoplâncton para complementar a Alimentacao de tilápias criadas em caixas d’água no sistema RAS? ( no momento da alimentação paramos a recirculação da água )
onde eu comprar a microalga para iniciar o cultivo? nao acho em lugar nenhum
Parabéns pelo vídeo...gostaria de saber qual tipo de lâmpada vc usa na cultura?( Led fria ou quente...potencia..esse tipo de coisa)
T8 6500K o tamanho depende apenas na área que queres cobrir.
Olá, saberia me dizer se com a Nannochloropsis eu consigo alimentar ela com as aguas que os peixes já usaram e etc? Será que consigo fazer um ciclo?
Tu tens o link para compra dos produtos? Sou de Rondônia vou tentar cultivar!
Oi Flavio, desculpe a demora pra responder. Começo de ano é sempre corrido aqui na empresa. www.liveoceans.com.br é onde compro as minhas. Espero que eles enviem para teu estado :) Abraço, Edo
Eu posso deixar criar alga verde em um recipiente e depois ao adicionar os rotiferos sabe me dizer se eles iriam se alimentar dessa alga? Parabéns pelo vídeo.
Sim, irão. Mas não coloquemos rotiferos no recipiente da alga. Depois vai ter que esterilizar ... coloca a alga no recipiente dos rotiferos.
@@SuperReef Ok obrigado pela resposta, eu vi no vídeo do canal marinho sem grana o Miguel Mies falando que no lugar onde vai ficar as larvas de peixes palhaço é legal deixar a água ficar meio esverdeada para quando colocar as larvas e aplicarmos o rotiferos, os rotiferos se alimentarem da alga e as larvas se alimentarem dos rotiferos, isso estaria certo? Novamente obrigado pela atenção.
ola minha duvida é... eu nao tenho tanta disponibilidade desse fertilizante, eu fiz o uso de NPK (isso mesmo kk) umas 3 pedrinhas pequenas, em 24 horas estava verde forte
a minha duvida é... é seguro dosar para corais e copepodes ?
amigo, muito bom o video. Só uma duvida: a solução B é 40g/L de Cloreto Ferrico mesmo? Não seria 4 g/L ? A formulação original do meio F2 possui por volta de 3 g/L de FeCl3.6H2O na solucao de elementos traço...a sua tem 10x mais
Bom dia Edo, poderia me fornecer a fórmula química dos produtos que vc usa pra eu não comprar errado? Valeu. Parabéns pelo vídeo. Muito bom!
Ola Mari, só pedindo pelo nome o fornecedor já sabe. Na descricão do vídeo estão os corretos. Abraço, Edo
Boa noite, gostaria de cultivar a chlorella, como faço para conseguir a cepa ?
Onde compro o fitoplancton para cultivo ?
Amigo não entendi ao certo este fitoplâncton é de água doce ou salgada ?
O plâncton, poderia ser usado para a renovação das células é retardada o envelhecimento é até mesmo as doenças. Poderia ser usado para tratamento da velhice. Os cientistas é pesquisadores poderia estudar é pesquisa mais sobre esses microorganismos, pois iríam fazer uma grande descoberta científica de toda a história da humanidade. (A árvore da vida da fonte da juventude). ❤
Parabéns pelo vídeo EDO , gostaria se possível da sua confirmação a respeito da quantidade de Cloreto Férrico na solução2. Seria 40g mesmo ?Na literatura tradicional F1 G indica a quantidade de 2,90g desse mesmo componente. Muito obrigado por compartilhar toda a sua experiencia. TMJ.
Amigo, tenho aqui fitoplankton da seachem e fostaria de saber ae posso usar ele como cerpa inicial. Ppde me ajudar? Ingredientes: Água, Thalassiosira weissflogii, Isochrysis SP, Nannochloropsis, hidrolisados ??de proteína com carotenóides, ácido cítrico, ácido carboxílico, Metilparabeno, Sodium
Ola amigo, sempre a espécie mais prolífica vai “sufocar” as outras. No caso a Nannochloropsis iria matar as demais. Esse composto da Seachem deve trazer as algas mortas ou em inanição. A hora que tu começar a fazer a cultura (se estiverem vivas) a Nannochloropsis vai assumir. Nunca tentei e é um ótimo experimento! Compartilha conosco os resultados. Abraço, Edo
qual deve ser a frequência de utilização da fertilização??
Edo, tudo joia .. show o vídeo obrigado p/ ensinamento, me surgiu uma dúvida consegui todo os ingredientes para o fertilizante, porém a vendedor me deu Esta composição
Nitrato de sódio 500g
Fosfato de sódio anidro ou com 1 molécula de água 1 h2o
Cloreto ferrico com 6 moléculas de água 6h2o
Estas moléculas de água que ele se refere é apenas composição?? Está correto os ingredientes que encontrei??
Abraço e obg!
Ola Reynolds, existem vários caminhos para o mesmo resultado. Eu segui a receita que apresentei porém demorou alguns meses até acertar a dosagem. Essa parte nada mais é que experiência. Sugiro fazer as duas fórmulas e escolher a que tu melhor se adaptar. Mais uma vez: existem vários caminhos para o sucesso.
Reynolds, Vc. conseguiu sucesso com a fórmula feita com estes produtos que vc. listou? Acho que não estou conseguindo achar a dosagem, pois está demorando muito pra o fito ficar escuro. Acaba dando crash na cultura.
Onde compro spirulina ou choronella para cultivo ?
Gostei, dei like, mas sinceramente ficou confuso.
Se vc faz a cultura em 1020 e faz a coleta (6:11) e repõem com água doce vc estará diluindo cada vez mais a solução da cultura.
As soluções 1 e 2 são somente fertilizantes, alimento certo? Esclarece ai.
Oi André, muito obrigado pelo comentário e todas as dúvidas são muito bem vindas. A reposição é feita com água na mesma salinidade. Inclusive tive problemas com a cultura quando a água de reposição variava mais do que 0,002dSG. Sugiro deixar um galão de 60litros pronto e usar até o final do mesmo para evitar variações. Correto: as soluções 1 e 2 são fertilizantes, o alimento para as algas.
Boa tarde!!!
A solução 1 e 2 dosa 1ml de cada para cada litro uma vez só?
Durante os 7 dias de cultivo ou dosa 1 ml de cada por dia?
Oi Ricardo, é para cada litro de ÁGUA de CULTURA adicionado, uma única vez. Coleta, preenche com água da cultura e dosa o fertilizante novamente. Abraço, eso
eu coloco 1ml da f2 para cada litro de cultura ou se eu colocar 750ml de cultura e 250ml de agua, eu tambem coloco 1ml?
Parabéns pelos ótimos vídeos e desculpe pela pergunta no vídeo errado, pois estou assistindo todos rsrsrsrs. O fertilizante você coloca de quantos em quantos dias durante esse período?
AQUARIA PEIXES ORNAMENTAIS somente na troca de água e a quantidade de acordo. Por exemplo: troco 1litro, adiciono 1ml de cada; troco dois = 2ml de cada. Aí só coloco novamente depois que for refazer ou reiniciar a cultura por lote :)
Esse vídeo tinha tudo pra ser bom, mas teve muitas falhas e faltas. Só consegue entender de fato depois de ler um milhão de comentários. Tinha de ser refeito pelo canal.
Da pra usar para alimentar peixe de água doce ?
Oi Edo boa tarde sobre as solução dos ingredientes para fazer o fertilizantes para o fitoplâncton você fala 3 cloreto de sódio
Nitrato de sódio
Cloreto férrico
Mais na junção dos ingredientes você fala
Nitrato de sódio
Fosfato de sódio
E cloreto férrico
Qual desses devo usar?
Purifica o ar?
Curti bastante mas não entendi a parte do cultivo, cono funciona? Como retiro o fitoplancton da água? Como adiciono no aquario?
Olá amigo, Fito serve para alimentar bivalves ou o zoo que vive no aquário. Se puder alimentar diretamente com rotíferos seria o ideal. Simplesmente quando a agua da cultura estiver verde escuro (cerca de 12mi de celulas de N. occulatta), pode despejar a quantidade que desejar no aquário. Monitore NO3 e PO4 para não ter problemas. Abraço,
Edo
Muito legal, cara, obrigado pela aula. Eu cheguei aqui pq vi que o fitoplâncton é uma alternativa para que os peixes tenham zooplancton para se alimentar reduzindo (ou até eliminando) a necessidade de ração. Desculpe a pergunta de ignorante, mas depois de cultivar ela assim, se jogá-la na lagoa com os peixes, ela vai proliferar e deixar a água verde? E o fato do lago ser barrento, dificulta? (imagino que a turbidez da água impeça a entrada de luz e a fotossíntese das algas. Obrigado.
Oi Marcelo, ela prolifera em monoculturas e com níveis adequados de “fertilizante”. Quando colocamos no aquário elas são presas fáceis consumidas rapidamente pelo zooplâncton. Resumindo: Fito serve de alimentação para o Zooplâncton, estes são consumidos por larvas de peixes ou corais. Se tu for dosar Fito no aquário tem que ser diariamente para ter regularidade na alimentação dos zoo (rotiferos, copepodes, etc.) Abraço, Edo
gostei, show de bola!
Na próxima semana vamos gravar uma atualização do meu sistema de cultura. Vamos partir para copepodes e artemias 💪🏻💪🏻💪🏻
Fiquei com dúvida no cloreto férrico! É 40g para o cloreto férrico líquido? A água deionizada já com sal para diluir os fertilizantes?
Fiquei com a mesma dúvida os fertilizantes são em água de água ro ou sempre com água salgada
Não precisa de iluminação ? E qual temperatura?
Sim, precisa iluminação. São fotossintético. Pode colocar atrás de luminárias fluorescentes convencionais e a temperatura aguenta até uns 40C. Perdi minhas culturas somente no verão quando se aproximava de 40C. Não vi problemas no inverno.
Super Reef não preciso de termostato , mesmo no frio aqui do Sul ?
Cavalo marinho come esse fitoplâncton?
Oi Gabriel, cavalo marinhos devem ser alimentadas com artemias enriquecidas e patês. E alimentai-vos frequente. Bem complexo
E a parte da luz para fotossíntese não necessita?
Li o comentário abaixo agora e vi sua resposta pata a dúvida 14h de luz é o ideal
Boa tarde
Tira uma duvida comprei cloreto férrico líquido
Tenho que dividir 40 por 1.4 para saber a quantidade em Ml.
Ou seja 28 ml
Oi Elton, quando é o líquido, tive MUITA dificuldade em achar a quantidade exata. Por isso sempre sugiro usar o de escamas. Para o liquido, dilui 1gota em 400ml e dai dosei essa solução. Ajustando a quantidade de acordo com a experiencia.
Oi Elton, quando é o líquido, tive MUITA dificuldade em achar a quantidade exata. Por isso sempre sugiro usar o de escamas. Para o liquido, dilui 1gota em 400ml e dai dosei essa solução. Ajustando a quantidade de acordo com a experiencia.
Posso usar uma seringa para dosar o cloreto ferrico
@@SuperReef Boa tarde, você dilui 1 gota do cloreto ferrico liquido (38%) em 400 ml, e depois dosa 1ml dessa solução em 1L de cultivo?
bom dia! tudo bem?? tira uma duvida recebi o F2 junto no kit que já esta acabando.preciso fazer o alimento.
Posso fazer a mistura das duas Soluções 1 e 2??em uma garrafa de 2 litros e precisa deixar na geladeira???
Bom dia, não pode fazer a mistura em única garrafa. Tem que ser mantidos separados. Não há necessidade de manter na geladeira.
estou encotrando aqui percloreto de ferro pode ser ??
Acredito que não... telefone para a Quimisul. É de lá que sempre compro
@@SuperReef liguei ns quimisul tbem estão sem so tem um item que tbem tem em curitiba
@@SuperReef VC por um acaso me venderia 100 g de cada
Amigo faltou o Link da Live Oceans (www.liveoceans.com.br/loja), muito bom seu video. Muito agradecido!
Verdade! Adicionado na descrição
Esse cloreto ferrico é o mesmo usado na eletrônica?
Não sei te dizer Guilherme.
Olá amigo, como eu sei que deu ruim no cultivo?
Oi Ricardo, fica amarelo e com cheiro de podre
Sabe onde encontro algas de agua doce?
infelizmente desconheço...
Achei sua aula mais voltada para químicos experientes
Melhor se pudesse preparar uma aula com uma receita pronta, usando escalas para produção de 5 litros e explicando como encontramos o tipo de água que sugeriu. Obrigado!
Desculpe Não entendi, a cultura e a reposição é feita com água de RO ou salgada ? Vc falou que a reposição é feita com água doce, mais a cultura não é em água salgada?
Olá Rogério, a Nannochloropsis occulata pode ser cultivada em diversas salinidades mas obtemos melhores resultados entre 1,016 SG e 1,025 SG Aqui estou sempre procurando as melhores formas de fazer a cultura. Hoje sugiro a produção por lotes, ou seja, ficou verde escuro coloca 1/4 em nova água de cultura (sugiro a 1,020SG).
@@SuperReef ok obrigado
👏👏👏👏
Obrigado! Obrigado!
Deberías de ponerlo en español
Por caralhos o UA-cam me recomendou isso
E pq caralhos² eu vi até o final
Kkkkk
Show Edo
Obrigado, Neuroci! Se tu tiveres sugestões para os próximos episódios, será muito bem vindo.
Fubão fubão fubão fu.
Servi para larva de peixe palhaço?
Serve para alimentar os rotiferos, e esses sim são servidos para larvas de palhaço