Especialista fala sobre as mudanças no Ensino Médio

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 жов 2024
  • O texto da Medida Provisória que trata da reforma do Ensino Médio foi publicado nesta sexta (23), em edição extra do Diário Oficial. O documento tem até 120 dias para ser aprovado pela Câmara e pelo Senado Federal, caso contrário, perde seu efeito. Para explicar o que muda com a MP, Heródoto Barbeiro conversou com o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara. Acompanhe.

КОМЕНТАРІ • 56

  • @professorricardo3462
    @professorricardo3462 6 років тому +12

    Parabéns pelo sangue frio do entrevistado diante de tanta falta de respeito no tom deste entrevistador.

  • @LeonardoMadeiraengineer
    @LeonardoMadeiraengineer 7 років тому +13

    Ótimo vídeo! Esse especialista em Educação tem muito vivência na área. E o q ele disse é totalmente verdade. Nem todo office boy vira presidente do banco.

  • @lucasfranco8049
    @lucasfranco8049 6 років тому +3

    Vem cá, alguém me responda: então um engenheiro que fez bacharelado vai poder dar aulas de matemática e tirar a oportunidade de emprego de uma pessoa que fez licenciatura em matemática, já que a licenciatura já é voltada para o ensino? Isso é um absurdo!!!

  • @StraightFromBrazil
    @StraightFromBrazil 8 років тому +30

    Heródoto reacionário, defensor dos ricos e cínico. Fica meio desapontado quando o especialista no assunto não fala o que ele quer ouvir.

  • @marciaaguiar4653
    @marciaaguiar4653 3 роки тому +1

    Que voz firme, adorei😊

  • @samira19801
    @samira19801 7 років тому +9

    A REFORMA É NECESSÁRIA, ISSO NINGUÉM COM BOM SENSO PODE NEGAR. O ARGUMENTO DO DANIEL CARA É BEM CLARO, QUEM É PROFESSOR EM SALA DE AULA ENTENDE TODOS OS PONTOS QUE ELE FALOU. MAS ME PERGUNTO : UM MODELO BASEADO EM PAÍSES QUE SE PREOCUPAM COM A EDUCAÇÃO A NOS SE ENCAIXARIA NUM PAÍS QUE SUCATEIA A EDUCAÇÃO QUE DESRESPEITAM A PRÓPRIA CONSTITUIÇÃO...?

  • @marquesdaniela3914
    @marquesdaniela3914 7 років тому +7

    Sobre a deficiência da educação : Alguém já se perguntou sobre a "qualidade do aluno" que chega nas escolas hoje? Alunos sem educação, grosseiros , desrespeitosos com os colegas e profissionais em geral, que vão a escola para "zuar" atrapalhando aqueles que querem aprender e aqueles que querem trabalhar?

  • @EuclidesMonte
    @EuclidesMonte 7 років тому +11

    Não adianta mudar o sistema de ensino se não mudar a mentalidade dos estudantes, que se comportam piores do que animais em sala de aula. Na teoria tudo é lindo, mas a realidade é aterrorizante.

    • @carlossoares4084
      @carlossoares4084 5 років тому

      Ja na teoria essa reforma não está sendo linda , e o problema comportamental é social e ainda querem diminuir ainda mais a autoridade dos professores .
      Deve-se sim idealizar uma reforma em busca de uma melhora , não da maneira que esta sendo feita, porque tudo oque se cria é apartir de uma idéia ou teoria

  • @simonepugas6183
    @simonepugas6183 7 років тому +1

    A educação pública é um cataclismo, infelizmente 99% dos alunos da rede pública não tem condições de passar em um vestibular, pois não tem conhecimento suficiente para se igualar a um estudante de escola particular. É lamentável...Enquanto eles tem o método Pitágoras a rede pública não tem o mínimo de suporte!

  • @yuridossantos9038
    @yuridossantos9038 6 років тому +1

    Éo cumulo os estudantes não conseguem ficar em sala de aula meio período imagina o dia inteiro , estão falado de jovens e não de crianças ...aumento de carga horaria não não faz vc melhor e sim um escola com professores qualificados e bem remunerados ,com conteúdos significante para o dia a dia de todos nós.é o que precisa . De um governo com caracter,

  • @Pedromachado..
    @Pedromachado.. 7 років тому

    muito boa a entrevista. A reforma e o reflexo que temos pessoas que querem mudança e torcem para um Brasil melhor.

    • @luanluan7744
      @luanluan7744 3 роки тому

      Com menos pessoas pensantes. Parabéns com seu comentário, animal. 👏🏼

  • @hagaphesf9656
    @hagaphesf9656 6 років тому +1

    A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL É PÉSSIMA!!!!! NÓS ESTAMOS MUITO DISTANTES DE PAÍSES COMO EUA EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO. O POVO BRASILEIRO TEM QUE ACORDAR E PERCEBER O QUANTO ISSO É MUITO MUITO MUITO PREOCUPANTE! !!!!!!!!!

  • @EriweltonAntonio99
    @EriweltonAntonio99 7 років тому +7

    Qual a formação das pessoas que estão criticando?

  • @NatanKawanAraujoFreire
    @NatanKawanAraujoFreire 8 років тому +1

    a mano o cara quer obrigar a pessoa a fazer educaçao fisica e educaçao artistica no segundo e terceiro ano do ensino medio kkk pra mim a escola devia ser optativa como um todo mas o q vc ve e um bando de pai sem responsabilidade mandando filho pra escola por que nao tem quem cuide

  • @lucasdiniz2144
    @lucasdiniz2144 7 років тому +3

    Quando serao estas mudancas postas em pratica?

  • @diegoalmeida8868
    @diegoalmeida8868 Рік тому

    Ensino médio faz jus ao nome, ensino mediano.

  • @robertoleris1525
    @robertoleris1525 7 років тому

    Propor uma escola de tempo integral com base em países de primeiro mundo é uma piada de péssimo gosto! Não temos nem merendas. Nem educação...Quanta hipocrisia!
    Por que não uma medida simples, porém bem eficiente, como: primeiramente a valorização do profissional da educação; e a inclusão de testes de aptidão para melhor direcionar o aluno, vinculando também a avaliação em acordo com o perfil estabelecido pelo teste.
    Dessa forma se conseguiria obter om interesse e a atenção do aluno e tranquilidade para o professor no quesito ensino. Isso sim seria responsabilidade social com o ensino, alunos, pais e professores. O resto é só balela!

  • @1channel193
    @1channel193 8 років тому +2

    instituições falidas.. e só.

  • @alinetelimasilvaadvogada1857
    @alinetelimasilvaadvogada1857 6 років тому +1

    Quem sabe faz ao vivo.Parabens

  • @kerolbin
    @kerolbin 6 років тому

    " Por que o novo ensino médio foi editado por Medida Provisória?
    A edição da Medida Provisória (MP) seguiu rigorosamente as exigências previstas na Constituição Federal. Em primeiro lugar, em decorrência da urgência do problema desse nível de ensino no país, dados do IDEB recém-divulgados mostram uma realidade trágica no ensino médio e retratam a urgência da reforma. Em segundo lugar, em consequência da relevância do tema que se apresenta na medida em que o fracasso do ensino médio brasileiro é um dado da realidade, como demonstram os resultados das avaliações nacionais e internacionais. As propostas da MP são fruto do amplo debate acumulado no país nas últimas décadas, o que permitiu ao governo acelerar a reforma.
    - 1998: Grande debate e aprovação das diretrizes do EM de acordo com a nova legislação da LDB de 1996;
    - 2002: Seminário Nacional sobre reforma do ensino médio;
    - 2007: FUNDEB com a promessa de garantir a universalização do EM;
    - 2007: MEC lança o Plano de Ações Articuladas;
    - 2009: Novo ENEM;
    - 2010: Ensino Médio Inovador;
    - 2010: CONSED cria o Grupo de Trabalho da Reforma do Ensino Médio;
    - 2012: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio aprovadas pelo CNE;
    - 2013: Projeto de Lei (PL6840/2013);
    - 2014: Plano Nacional da Educação (PNE). Meta 3.1: “Institucionalizar programa nacional de renovação do ensino médio, a fim de incentivar práticas pedagógicas com abordagens interdisciplinares estruturadas pela relação entre teoria e prática, por meio de currículos escolares que organizem, de maneira flexível e diversificada, conteúdos obrigatórios e eletivos articulados...”
    Portanto, a reforma do ensino médio está sendo discutida há anos. Em 2013, foi apresentado o PL 6840 na Câmara dos Deputados, que também foi amplamente debatido. No entanto, a tramitação do PL no Congresso ficou aquém da urgência da reforma. Vale destacar que diversos projetos e reformas relevantes e urgentes para o país foram editados por Medida Provisória e se tornaram Lei, como por exemplo o Brasil Carinhoso, Mais Médicos, o PNAIC, PROUNI e Royalties do Petróleo para a Educação."
    Fonte: portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361#nem_05

  • @saulorobertto
    @saulorobertto 7 років тому +2

    Alguém pode me responder? pq o novo ensino medio não é democratico?

  •  6 років тому +1

    Excelente explanação.

  • @y1kes2br
    @y1kes2br 7 років тому

    Coitado, acho que ele se equivocou ele não sabe que no EM a carga horária anual é de 800 horas e ele disse que essa carga horária é para os três anos. A carga horária para os 3 anos do EM é de 2400.

  • @SonhoEspiritualMarcos
    @SonhoEspiritualMarcos 7 років тому

    Grande absurdo, as pessoas são leigas sobre saúde , tratamento , cuidados e dietas . Santo cristo, imagine se nunca virem isso na escola . Dst multiplicando e doenças matando. Professores vivem em greve . Querem formar seres para ganhar um salário mínimo . Assim como na faculdade existem matérias absurdas que nunca serão usadas no dia a dia . Algo que poderia ser mudado, infelizmente quem faz o currículo de faculdade , não tem noção da realidade na atuação depois de formado. Além de ser integral , matéria é matéria , a todo mundo passa na base da cola . Ridículo a formação no brasil . Que adianta matar os alunos com matéria em cima de matéria, se não terão tempo vago para estudar tudo isso .

    • @blackdog3568
      @blackdog3568 6 років тому

      Alunos medíocres passam na base da cola. Fato.

  • @sarudoman1993
    @sarudoman1993 7 років тому +1

    Meu deus, já faltam professores e o cara quer que todos tenham licenciatura.

  • @Eduardo152017
    @Eduardo152017 7 років тому

    Esse cara abre a boca pra falar que as aulas são ruins, até parece que já visitou todas as escolas do país. Esse maluco vive em uma bolha.

  •  8 років тому +4

    SAI FORA ESSE TAMBÉM NÃO ENTENDEU A MP....

    • @alineabud7405
      @alineabud7405 7 років тому +4

      Um especialista não entendeu? Está "serto".

  •  8 років тому +7

    Não concordo com você, a medida é democrática e aberta aos atores sociais envolvidos para discussão... Não é determinante, e foi feito desta forma devido as discussões nunca saírem do papel... Sua fala ficou ambígua... Primeiro que para sair da escola abstrata é necessário deixar os alunos escolherem o esporte e a arte que se enquadram, "isso é muito pessoal". Cabe ao poder público abrir centros esportivos e dar liberdade de escolha ao aluno... "É UMA VERGONHA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM NOSSO PAÍS". Artes da forma que é os conteúdos teóricos e massantes 98% dos aluno não se interessam pela arte... Coloque na escola de música, dança , pintura e desenho para ver se ele não se interessam e conseguem definir com propriedade o quer fazer, tirar esse direito do aluno é tirania .... Para isso deve se dar liberdade, que neste currículo não tem!!! A MP 746/2016 da essa liberdade, mas vai dar trabalho para professores e é exatamente isso que eles não querem, já estão acostumados a serem vaca de presépio, com livros didáticos ordenando isso ou aquilo...

    • @thelopburgGmail
      @thelopburgGmail 7 років тому

      Concordo e nem discordo, muito pelo contrário

  • @samukasaopaulofc9101
    @samukasaopaulofc9101 7 років тому

    educação financeira
    Mas

  •  8 років тому

    LEVARAM O CARA ERRADO... TODOS FALAM DE MUDANÇA E AGORA NÃO QUEREM A MUDANÇA!!! UM ABSURDO!

    • @rosenildo29
      @rosenildo29 2 роки тому

      Engraçado, todo mundo fala muito bem e com inveja da educação em outros países, aí vc olha pra detalhes da MP vc percebe q é parecida com a desses países.
      Acho q o problema não na MP necessariamente, mas em outros pontos q a MP não abarca, tipo: investimento melhor em educação, valorização do profissional, infraestrutura etc.
      Com relação à formação dos professores, o ideal é q seja licenciando e bem formado, sabemos o p q, isso é ruim. Mas acho q é a falta de profissionais qualificados.
      Outra observação, nossa educação já foi assim antes.

  • @franciscomenezes2058
    @franciscomenezes2058 7 років тому +1

    Mal cheiro de comunista!