Episódio 17 - As Seis Doenças do Espírito Contemporâneo, de Constantin Noica

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 лют 2025
  • Nesse episódio, Miguel e Guilherme analisam o livro As Seis Doenças do Espírito Contemporâneo, do filósofo romeno Constantin Noica.
    Abaixo, os links para adquirir as obras citadas no programa.
    OBS: Ao adquirir quaisquer itens a partir dos links, você ajuda o canal! Muito obrigado :)
    Constantin Noica - As Seis Doenças do Espírito Contemporâneo: amzn.to/3cm1ykP
    Samuel Beckett - Esperando Godot: amzn.to/2YoKhPP
    Miguel de Cervantes - Dom Quixote: amzn.to/2YrhOZB

КОМЕНТАРІ • 6

  • @pauloaraujo6704
    @pauloaraujo6704 8 місяців тому

    Muito boa análise! Gratidão por tamanho esforço. Juntamente com a análise de Monir Nasser fica algo bem completo!

  • @sociedadedospoetasvivos7420
    @sociedadedospoetasvivos7420 2 роки тому +2

    Que grande aula! Parabéns!

  • @weslleybuarque
    @weslleybuarque 3 роки тому +2

    Muito bom! Não temos quase nada em português sobre Noica. Até no UA-cam não tem quase nada a respeito dele.

  • @yurimcmurray1985
    @yurimcmurray1985 3 роки тому +1

    Fantástico!

  • @tamiresoliveira5566
    @tamiresoliveira5566 3 роки тому +4

    Interessante essa sistematização que Noica nos traz, esse diagnóstico sobre a instabilidade humana. É muito curioso! Apesar de dizer contemporâneo, vejo essas "doenças" em relatos mais antigos; esses conceitos por ele trago me leva a analisar muitos personagens bíblicos, como Abraão, José, Elías… os homens de fé, com algumas ressalvas.
    Uma observação em vossa citação é com relação a permanência de Noica na Romênia sob o regime comunista quando, como os outros intelectuais, ele poderia ir para outro país, como a França, buscar prestígio, no entanto não procede assim. Mas se sobressai obtendo vivo seu conhecimento, formando discípulos sob tal situação que lá vivera. Com isso eu poderia enxergar o filósofo Noica dentro do que ele define como a doença da Horetite?
    Na verdade quem não apresenta alguma ou mais dessas doenças? Pois como indivíduos imperfeitos, sem equilíbrio em nós mesmos, podemos sobressair a isso? Todavia eu não vejo como uma doença do ponto de vista negativo, mas sim como algo que nos desperta até mesmo para uma determinação, seja individual ou geral, consciente ou a princípio não. E assim eu replico:
    "A desordem do homem é sua inesgotável fonte de criação" (Noica, 2011, P. 47).
    Por fim, como partimos de uma visão filosófica, ainda que agradada da esquematização de Constantin Noica, há coisas a rever. Contudo, gostei muito da indicação de vocês e da forma como introduziram o contexto, e a citação dos exemplos, que acredito não ter sido esposto mais profundamente, por demandar mais tempo, porém, não que noutro vídeo não possa ser 😁 falando mais sobre: Dom Quixote ou Os demônios, de Dostoiévski. Minha sugestão apenas.
    Obrigada pela disposição do conhecimento. Parabéns a vocês!

    • @ocenaculopodcast3080
      @ocenaculopodcast3080  3 роки тому +2

      Agradecemos seu comentário e sugestão. É um sonho nosso poder algum dia analisar essas obras. Mais pra frente certamente vamos analisá-las.