Cotas Raciais - Luiz Felipe Pondé

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 вер 2024
  • ME ACOMPANHEM NAS MINHAS OUTRAS REDES SOCIAIS:
    { Facebook} www.facebook.c...
    {Twitter} @lf_ponde
    { Instagram} @lf_ponde

КОМЕНТАРІ • 989

  • @MauroDireita
    @MauroDireita 8 років тому +972

    Eu sou exemplo disso: sou negro, vim de uma família pobre, estudei e passei (por meus próprios esforços, sem cotas ou subsídios) na UFSCAR e hoje sou Economista.
    Parabéns, Pondé!

    • @RodriReis01
      @RodriReis01 8 років тому +13

      Somente por curiosidade, Você sofreu muita doutrinação esquerdista fanática na Ufscar?

    • @meubrasilpower5099
      @meubrasilpower5099 8 років тому +29

      obvio que não, se ele fosse esquerdopata ele nem aqui estava , afinal um petista so sabe falar: golpe golpe golpe golpe ... mas argumento nunca tem .

    • @JeanCarlos-jn1ik
      @JeanCarlos-jn1ik 8 років тому +34

      Parabéns cara mais vc é a exceção da regra comecei a trabalhar com 15 e estudava em escola pública no período da noite , aonde na sexta não tem aula nem os professores vão , vc acha q eu tive a msm chance de estudo que um negro q estudou em escola particular ?? a cota tem q existir mais não de negros e sim cota para estudantes de escolas particulares ,tem grana para bancar o ensino médio tem q ter para o superior particular .. universidade pública para alunos de rede pública

    • @lucasfelinto8146
      @lucasfelinto8146 8 років тому +9

      ISSO É SEGRAGAÇÃO CARA, UINIVERSIDADE PUBLICA É PARA TODO MUNDO. DEPOIS VEM COM A HISTÓRIA DE ESSA IGREJA É SÓ PARA BRANCO, ISSO É SÓ PARA NEGRO, JÁ VIU A ONDE VAI PARAR NÉ?

    • @JeanCarlos-jn1ik
      @JeanCarlos-jn1ik 8 років тому +12

      Lucas de almeida felinto descordo que é para todos quando vemos em uma sala de 100 alunos mais de 85 % estudou em escolas particulares ,ou fuderam cursinho pra vestibular , as vezes até msm os dois ! Qual a chance de um aluno de rede pública conseguir entrar ? E muito difícil isso acontecer

  • @gilvaneidegomes1212
    @gilvaneidegomes1212 6 років тому +95

    Concordo demais com suas palavras Pondé, fui estudante de escola pública e sou negra, entretanto sempre defendi a ideia de que se fosse para criar cotas que as mesmas fossem para o estudante de escola pública, contudo de forma temporária, enquanto não se investia na educação. Hoje sou professora da rede pública de ensino e digo que a escola atual é muito pior da que a do meu "tempo", ou seja as cotas são mais um engodo. Cotas raciais sai mais barato que investir em educação.

    • @planck5787
      @planck5787 2 роки тому +3

      Baita argumento

    • @carcarasilvestre8526
      @carcarasilvestre8526 Рік тому +2

      Hj vi no Google: Dois alunos foram flagrados com as calças abaixadas e três alunas estavam próximos dos rapazes.
      Consequência: A professora foi "afastada". "Nunca vi isso. Uma professora ser punida por erro de aluno" Professora do ensino público

    • @f.n.sousa.2017
      @f.n.sousa.2017 Рік тому

      Nossa !!! Isso ta piorando cada vez mais ... Educação igual pra todos, desde a infância já!!!!

  • @santosjr.5554
    @santosjr.5554 5 років тому +58

    Tem aquele caso dos gêmeos idênticos que um conseguiu, e o outro não. Até o critério é uma farsa!!!

    • @williamskate1974
      @williamskate1974 3 роки тому +3

      Começou a frase com, "tem aquele caso...", significa q vai vir merda!!!

    • @santosjr.5554
      @santosjr.5554 3 роки тому +6

      @@williamskate1974 Tu o dissestes...

    • @joaovictoraraujo3399
      @joaovictoraraujo3399 3 роки тому +5

      @@williamskate1974 calado militante

  • @JohnatasSilva
    @JohnatasSilva 8 років тому +7

    "O vestibular é talvez o mecanismo mais justo de seleção. Só passa quem tem capacidade. O filho do senador e o filho da doméstica fazem exatamente a mesma prova. Agora, se os que passam são majoritariamente provenientes da parte mais rica da população é por culpa do sistema público, que é de péssima qualidade. Não é o vestibular que é elitista - é o sistema básico que é desigual" (Eunice Durham, professora de antropologia da USP)

    • @MarcosSouza-pw8ln
      @MarcosSouza-pw8ln Рік тому

      Sim, mas já que o sistema é desigual e precisamos tb de soluções urgentes, é necessário fazer justiça social até atingirmos a qualidade do ensino. Atingir essa qualidade não é feito da noite por dia, principalmente com os políticos fazendo apenas políticas de governo de curto prazo.

  • @deborarosa1496
    @deborarosa1496 5 років тому +18

    Meu pensamento é esse sou negra entrei na faculdade em ampla concorrência. E sofri preconceito de gente dizendo q entrei por cota. Em 22 anos da minha vida eu nunca tinha sofrido preconceito. Fiquei mal mas eu posso dizer que entrei por mérito próprio.

    • @renata3935
      @renata3935 3 роки тому +1

      Só uma dúvida (por favor não se ofenda, não me leve a mal): você é negra ou é parda? Concordo plenamente com você. Abraço e sucesso sempre.

  • @janetejesus3857
    @janetejesus3857 2 роки тому +11

    A melhor colocação que eu ja ouvir👏👏👏 penso igual pois sempre estudei em escola pública e não consegui entrar pra Universidade! Pois sou branca e a cota é pra negro! Não é só negros que é pobre

    • @KarolinaCarvalho-gg5hx
      @KarolinaCarvalho-gg5hx 2 місяці тому

      Mas moça, existe cota por renda

    • @Mauro-if1ok
      @Mauro-if1ok Місяць тому

      A primeira pessoa do pretérito perfeito do modo indicativo do verbo ouvir é "ouvi" e não "ouvir"!!! Como queria ingressar em uma universidade sendo semialfabetizada?

  • @oTiagoCunha
    @oTiagoCunha 8 років тому +178

    A única cota que sou a favor é a conta para a pessoa com deficiência.
    Que por conta das inúmeras dificuldades que enfrentamos no dia-a-dia se não houver essas cotas, nenhuma empresa vai nos contratar para trabalhar.

    • @Valdir3Lira
      @Valdir3Lira 8 років тому +7

      Empresas têm de cumprir metas de deficientes pra trabalhar. Cadê eles? Ora, eles não aparecem, e não posso culpá-los pelo tamanho de burocracia e lentidão com que o Estado trabalha. Se o deficiente começa a trabalhar, perde algum subsídio, e se o trabalho não der certo, pra reconquistar esse mesmo "subsídio" é uma batalha injusta. Não sejamos injustos: o mundo é um moinho, como dizia Cartola. A velhice também não é mais a mesma. E todo mundo caminha com as armas que tem [ou que pensa ter].

    • @oTiagoCunha
      @oTiagoCunha 8 років тому +10

      Com certeza Gustavo.
      Eu sou cadeirante e já trabalhei, porém enfrentei algumas dificuldades de conseguir emprego, devido a falta de acessibilidade em algumas empresas, mesmo eu tendo Ensino Superior e diversos cursos. Infelizmente ainda algumas empresas não estão preparadas, algumas preferem contratar uma pessoa com uma deficiência bem leve, que não seria necessário fazer muitas adaptações na empresa, e você pode ver na maioria das empresas sempre tem surdos, ou uma pessoa com uma deficiência leve, e poucos cadeirantes, poucas empresas querem fazer rampas, elevadores e banheiros adaptados. MUITAS empresas precisam se rever.
      No momento estou desempregado, pois mudei de estado faz pouco tempo, mas estou mandando currículos e não vejo a hora de voltar a trabalhar.
      Você falou tudo, o que vale é a inteligência.
      Stephen Hawking, é um dos homens mais inteligentes do mundo e passa o dia todo sentado.

    • @Valdir3Lira
      @Valdir3Lira 8 років тому +1

      Não sei por que estou recebendo a conversa de vcs dois... Será que foi porque eu falei que numa empresa em que eu trabalhava em 2008 havia uma quota para deficientes que nunca pôde ser preenchida porque os deficientes não apareciam?
      Eu estava lá e almoçava com a gerente de RH. Num desses almoços ela estava extremamente estressada por não poder cumprir a meta por falta de candidatos, não porque fosse humanitária, mas porque assim a Lei prescreve. De qualquer modo, não sou o inimigo. Paz. E boa sorte a todos. A vida tá difícil pra muita gente. Paz.

    • @naosouvlogueiro
      @naosouvlogueiro 7 років тому +4

      Então negros eram 2% nas universidades antes das cotas, pq na sua ideia, são deficientes, burros, preguiçosos?

    • @marcosalexledermann8305
      @marcosalexledermann8305 7 років тому

      Tiago Cunha verdade amigo

  • @PickEloy
    @PickEloy 6 років тому +47

    Parabéns pela coragem, Pondé. Você é o único que dá a cara a tapa.

  • @crisrodrigues3480
    @crisrodrigues3480 8 років тому +37

    Quando ainda era leiga, achava super avançada a ideia das cotas, super justa. Até entrei por cota no meu primeiro enem. Depois cresci e amadureci. Passei novamente, para outro curso, sem precisar de cota.

  • @violaoecifraoficial
    @violaoecifraoficial 7 років тому +21

    Perfeito, perfeito, perfeito!!!!!

  • @conradoamendola
    @conradoamendola 8 років тому +293

    Cotas são racistas e só machucam quem prometem ajudar. Thomas Sowell já explicou bem essa questão.

    • @will2341
      @will2341 8 років тому +9

      esse eu conheço Thomas Sowell tenho um livro dele.

    • @korujaa
      @korujaa 8 років тому +2

      +Conrado Serpa E esse racismo prejudica qual etnia?

    • @marciodasilva7940
      @marciodasilva7940 8 років тому +16

      +Conrado Serpa Concordo, Cota racial é política populista que tem como único intuito a perpetuação no poder de determinada classe política que se diz defensora dos direitos humanos. Todavia é claro o intuito, quando percebemos ao invés de investir maciçamente em educação básica, privilegia poucos e mantém o status quo da maioria.
      De fato, implantar um sistema de cotas raciais, num país onde o grau de mestiçagem é altíssimo, como o Brasil, é ilógico. Aqui não é Estados Unidos. É só verificar o caso emblemático dos irmãos gêmeos, em que um foi considerado negro e o outro não pela Unb.
      A solução, agora, é um tribunal racial, onde terceiros irão definir a tua raça? É isso que já está acontecendo em âmbito estadual e federal. Quer dizer, você pode se achar pardo, mas se no dia da entrevista estiver mais pálido de nervoso, ou mesmo alguém não for com a tua cara, você poderá ser "sentenciado" como branco?
      A tal "comissão de verificação com relação à autodeclaração" parece aqueles órgãos nazistas que verificavam o fenótipo de supostos judeus! É absurdo. E quem disse isso não fui eu, mas o Procurador Cabeleira, que usou esse mesmo exemplo.
      E os casos em que a família inteira é negra/parda e o filho nasce branco? Quer dizer, a pessoa teve todas as condições sociais de uma família negra, todavia, não poderia, em tese, concorrer às vagas.
      O ideal seria um critério puramente social, onde a inclusão de mais pessoas negras e pardas, que realmente não tiveram condições de estudos, seriam automaticamente beneficiadas.
      Pelo sistema atual, na questão de inclusão racial, somente os negros e pardos com condições sociais melhores têm oportunidade. O pobre, independente da raça, será excluído.
      Nivela por cima, não inclui os mais pobres. É mudar para continuar tudo igual.
      Em suma, o sistema não inclui satisfatoriamente, haja vista casos como o do Itamaraty, negros e pardos, não inclui pobres, não funciona!!!

    • @korujaa
      @korujaa 8 років тому +4

      Marcio da Silva Cota é inclusão, filhote...

    • @marciodasilva7940
      @marciodasilva7940 8 років тому +14

      ***** Inclusão de negro que teve condições financeiras de se preparar. Não inclui pobre, despreparado, seja branco, seja negro, seja indio...
      Nunca percebeu que não há cotas para um ensino básico decente?
      Aprenda a aceitar opiniões diversas da tua, a tua não é a unanimidade da verdade, porta voz da justiça nem certeza suprema, filhote!

  • @guilhermekfwst
    @guilhermekfwst 8 років тому +243

    Quando o estado concede benefícios a alguém discriminando-o por sua raça, é racismo. A discussão não precisa passar disso, cotas raciais = racismo.

    • @marciodasilva7940
      @marciodasilva7940 7 років тому +1

      guilhermekfwst perfeito

    • @naosouvlogueiro
      @naosouvlogueiro 7 років тому +27

      EUA implantou cotas por 30 anos, sem ela Obama nem teria feito universidade ou chegado a presidencia. Podemos dizer que cotas é um preconceito positivo. Pq se em 127 anos, não houve equilibrio natural, n dá pra ficar nessa, esperando acontecer sozinho. Elas são um projeto provisório pra equilibrar o jogo que nunca foi igual, não permanente.

    • @luiscc2884
      @luiscc2884 7 років тому

      guilhermekfwst / não é racismo propriamente falando. Mas entendo.

    • @monicasilveira3050
      @monicasilveira3050 6 років тому +4

      Aprofunde o seu estudo a respeito das cotas ,assim com Pondé ,vc esta equivocado !

    • @leonardolucasterra
      @leonardolucasterra 6 років тому +3

      Que profundidade... É um gênio.

  • @elainevazmartins197
    @elainevazmartins197 7 років тому +121

    Sou professora de História e Sociologia. Penso exatamente como vc!

    • @notfound4916
      @notfound4916 3 роки тому +6

      Parabéns, é burra igual !

    • @Glotonideo
      @Glotonideo 3 роки тому +4

      Tenho pena dos seus alunos sua quadrupede alienada!

    • @Niko._
      @Niko._ 3 роки тому +6

      @@notfound4916 burra é você, cotas raciais é racismo também, a partir do momento q vc trata alguém diferente pela cor da pele já é racismo. A solução seria como Pondé disse cotas públicas, ou cotas sociais atualmente q so invés de separar por cor, vai separar por classes diminuindo muito o nível de pobreza do nosso país

    • @Niko._
      @Niko._ 3 роки тому

      @@Glotonideo serve pra você também 👆

    • @lucasantonio8449
      @lucasantonio8449 3 роки тому +3

      Eu tbm tenho a msm graduação q vc, mas tenho filosofia tbm
      Vou colar aqui a resposta que dei no comentário abaixo
      Coisa que ninguém comenta, é que se tem que ter mérito para conseguir qualquer coisa, porque as coisas que hoje as pessoas de classe rica, que enriqueceu as custas, (sem mérito) do trabalho escravo não são parcialmente doadas a quem está sujeito nas classes pobres?
      E eu nem falei em relação a ser negro, falei em relação a ser pobre. Essa discussão, tem que ser vista com base em dados, qq um pode ter uma teoria, mas os fatos são comprovados historicamente.
      Ta ai, se é mimimi, vitimismo, falta de vontade... eu sinto muito, vc é racista.

  • @mkguitarproject
    @mkguitarproject 8 років тому +37

    Por que não um programa tipo Prouni para financiar cursinhos preparatórios para as faculdades?

    • @guilhermekfwst
      @guilhermekfwst 8 років тому +28

      Melhor fazer olimpíada e carnaval

  • @JorgeLuiz-hw9mn
    @JorgeLuiz-hw9mn 6 років тому +3

    Gostei bastante da alternativa proposta. Cotas baseadas no mérito, levando em conta a vulnerabilidade. Excelente!

  • @kenjisato4631
    @kenjisato4631 6 років тому +2

    Como resolver o problema de representatividade em um país em que a maioria é negra, mas em todas as posições de poder e visibilidade, essa maioria é insignificante?
    Será que a maioria dos que se posicionam contrários ao sistema de cotas sentem na própria pele o que é ser preto e pobre?

  • @dbrmnt3545
    @dbrmnt3545 7 років тому +8

    Conheci esse canal hoje, já estou rodando vários vídeos rs

  • @diegofelipe3532
    @diegofelipe3532 7 років тому +89

    Não seria melhor ter cota social, tendo em vista, que estas iriam beneficiar pessoas com baixa renda.

    • @tonymordente7189
      @tonymordente7189 7 років тому +16

      Diego Felipe mas já tem, Prouni e Sisu trabalham com cotas raciais, sociais e para alunos de escola pública.

    • @elieltonamaro4357
      @elieltonamaro4357 6 років тому +4

      Diego Felipe mas existe cota social tb pow, só q galera só ver o lado negativo das coisas

    • @vinicius-wq8em
      @vinicius-wq8em 5 років тому +1

      @@tonymordente7189 Prouni e Sisu não são a salvação de nada

    • @luclarkson3265
      @luclarkson3265 5 років тому

      @Ygor M. concordo...tenho amigos q passam essa situação.

    • @luclarkson3265
      @luclarkson3265 5 років тому

      @Ygor M. Fatos , realidades...retratar o q se vê e percebe.

  • @raphael165
    @raphael165 7 років тому +17

    Os melhores cursos de graduação na minha região, são ocupados por alunos do Colégio Militar.

    • @seilahahah183
      @seilahahah183 2 роки тому

      só na sua amigo porque no resto deve ser por institutos federais kkk

    • @cwang22
      @cwang22 Місяць тому

      Nem todas as escolas públicas são ruins. Existem algumas, muitas técnicas federais de mais qualidade do que algumas escolas particulares de baixo custo. O correto seria melhorar todo o ensino público de forma que seja menos desigual, porém isso é caríssimo e não é agenda de nenhum partido

  • @geraldomatheus.8872
    @geraldomatheus.8872 7 років тому +8

    Perfeita explicação.

  • @marciodasilva7940
    @marciodasilva7940 8 років тому +14

    Parabéns Professor! Cota racial é política populista que tem como único intuito a perpetuação no poder de determinada classe política que se diz defensora dos direitos humanos. Todavia é claro o intuito, quando percebemos ao invés de investir maciçamente em educação básica, privilegia poucos e mantém o status quo da maioria.
    De fato, implantar um sistema de cotas raciais, num país onde o grau de mestiçagem é altíssimo, como o Brasil, é ilógico. Aqui não é Estados Unidos. É só verificar o caso emblemático dos irmãos gêmeos, em que um foi considerado negro e o outro não pela Unb.
    A solução, agora, é um tribunal racial, onde terceiros irão definir a tua raça? É isso que já está acontecendo em âmbito estadual e federal. Quer dizer, você pode se achar pardo, mas se no dia da entrevista estiver mais pálido de nervoso, ou mesmo alguém não for com a tua cara, você poderá ser "sentenciado" como branco?
    A tal "comissão de verificação com relação à autodeclaração" parece aqueles órgãos nazistas que verificavam o fenótipo de supostos judeus! É absurdo. E quem disse isso não fui eu, mas o Procurador Cabeleira, que usou esse mesmo exemplo.
    E os casos em que a família inteira é negra/parda e o filho nasce branco? Quer dizer, a pessoa teve todas as condições sociais de uma família negra, todavia, não poderia, em tese, concorrer às vagas.
    O ideal seria um critério puramente social, onde a inclusão de mais pessoas negras e pardas, que realmente não tiveram condições de estudos, seriam automaticamente beneficiadas.
    Pelo sistema atual, na questão de inclusão racial, somente os negros e pardos com condições sociais melhores têm oportunidade. O pobre, independente da raça, será excluído.
    Nivela por cima, não inclui os mais pobres. É mudar para continuar tudo igual.
    Em suma, o sistema não inclui satisfatoriamente, haja vista casos como o do Itamaraty, negros e pardos, não inclui pobres, não funciona!!!

    • @arielbjork1451
      @arielbjork1451 8 років тому

      Negros ricos que representam 0,004(ironia,não sei o número exato) da população não tem acesso as cotas, apenas os mais pobres. E acredito que vc tenha se esquecido dos indígenas.
      Acredito que o problema da 'América emperrada Católica' é de cunho cultural. É justamente essa cultura que é diferente com a do anglo saxonicos e dos asiáticos que parecem a olho nu serem mais eficientes.
      O pobre é excluído e as mulheres e negros também por isso existem medidas políticas que visão os mesmo.
      Tendo a concordar em geral mais com o bolsa família que com as cotas, pois acredito que visão um núcleo mais importante é que está em seu início.
      Na verdade, historicamente, os vulneráveis são crianças e idosos.

    • @arielbjork1451
      @arielbjork1451 8 років тому

      Negros ricos que representam 0,004(ironia,não sei o número exato) da população não tem acesso as cotas, apenas os mais pobres. E acredito que vc tenha se esquecido dos indígenas.
      Acredito que o problema da 'América emperrada Católica' é de cunho cultural. É justamente essa cultura que é diferente com a do anglo saxonicos e dos asiáticos que parecem a olho nu serem mais eficientes.
      O pobre é excluído e as mulheres e negros também por isso existem medidas políticas que visão os mesmo.
      Tendo a concordar em geral mais com o bolsa família que com as cotas, pois acredito que visão um núcleo mais importante é que está em seu início.
      Na verdade, historicamente, os vulneráveis são crianças e idosos.

    • @marciodasilva7940
      @marciodasilva7940 8 років тому

      M BG Vamos por pontos.
      - As cotas raciais não exigem renda máxima, pois são RACIAIS. Por esse motivo tanta gente luta para que sejam SOCIAIS e atendam que realmente precisa, não apenas negros.
      - O próprio movimento negro pouco se importa com os indigenas, haja vista que não se interessaram em incluí-los na lei 12.990. Só estão interessados em sua própria vantagem. As cotas puramente SOCIAIS resolveriam isso
      - mulheres já são maioria em universidade e consequentemente em concursos: www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2016/03/mulheres-sao-maioria-em-universidades-e-cursos-de-qualificacao
      - A quantidade de negros nas classes média e alta superam em muito a tua ironia. De longe, ocupam todas as vagas siponíveis em cotas, relegando aos pobre (brancos ou negros) a mesma situação de que já padecem.
      www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/rendimentos_preliminares/rendimentos_preliminares_tab_pdf.shtm
      Bom é isso! Abraço!

  • @biancabiancabonolim.4578
    @biancabiancabonolim.4578 7 років тому +6

    Pondé, uma aula com vc com certeza já Valeria meu ingresso na universidade. Tá difícil de assistir a certas aulas. Obrigada pelo canal aqui no UA-cam. Está fazendo diferença...

  • @jailsonoliveira7922
    @jailsonoliveira7922 Рік тому +4

    Se pensar nos filhos da patroa, brancos, que sempre tiveram acesso às melhores escolas, aos melhores ambientes de estudo, à melhor alimentação, além de empregada para cuidar da casa, levar os meninos à escola, ou seja, fazer o máximo para a garotada brilhar. Onde estava os filhos negros da empregada enquanto ela tinha que vender seu tempo de trabalho para levar pelo menos o sustento para casa? Não tem sentido falar em meritocracia. Não é justos os filhos da patroa querer disputar em pé de igualdade com os filhos da empregada. É necessária equidade. Cotas é necessário!

  • @giorgiomaccarone246
    @giorgiomaccarone246 4 роки тому +10

    O Brasileiro é o povo mais vitimista do mundo. Busca freneticamente culpados pela sua falta de competência e ação em mudar o rumo das coisas. A mídia tem grande parcela nesta lamentável situação

    • @user-dw3or7bh3y
      @user-dw3or7bh3y 4 роки тому +1

      O processo vitimizador não é brasileiro, virou cultura mundial, infelizmente a mesma medida se encontra em qualquer país e em suas instituições.

    • @Glotonideo
      @Glotonideo 3 роки тому

      Senso comum e ignorância, aposto que vc votou no Bolsonaro.

  • @hawleia
    @hawleia 7 років тому +5

    Muito bom, Pondé!!

  • @matheusfreitas425
    @matheusfreitas425 3 роки тому +1

    Cota não retira o mérito de ninguém. Quem fala isso realmente não conhece a situação interna das escolas públicas e vê as classes mais baixas como um grupo homogêneo. Entretanto, sendo eu pobre e estudante desde sempre de escola pública, hoje universitário, sei que existem nuances e é claro para todos os que vem dessa realidade que os negros enfrentam problemas que fogem a má educação oferecida pelo estado. O problema começa em casa, com a falta de alimentação adequada, falta de material básico e muitas vezes falta de estrutura familiar. Um branco de escola pública, por incrível que pareça, muitas vezes está a anos luz a frente de um negro. Alimentação adequada, materiais completos e pais mentalmente saudáveis fazem total diferença no desenvolvimento intelectual de alguém. Por mais arbitrário que pareça, cor da pele é um indicativo social no Brasil, mesmo que só pareça arbitrário a uma primeira vista de alguém não sabe nada sobre a história desse país.
    Pondé é realmente um grande intelectual, e uma inspiração para mim, mas creio que a realidade social que o cerca não permite que ele perceba o que acontece fora do bairro que mora e da história de vida que teve e da realidade que acontece para além das páginas dos livros.

  • @catarinarosa9286
    @catarinarosa9286 7 років тому +8

    Pra quem não sabe, a universidade é talvez o foco mais significativo do que é de fato o negro ser cidadão de segunda classe no Brasil. Apenas 2% dos alunos, professores e pesquisadores são negros, num país em que 60% da população encontra-se entre negros e “pardos”. Compare amigo, isso não é uma pequena discrepância, falamos de 60% de pessoas no Brasil que correspondem a apenas 2% de vagas nas universidades, algo está errado, não?
    Entende-se que jogando dentro da universidade, um duplo efeito em longo prazo poderá ser sentido. O primeiro deles, e o mais óbvio, é o de aumentar o número de negros e índios com diploma superior no Brasil, e dessa forma inseri-los mais enfaticamente no mercado de trabalho qualificado. Culturalmente, entende-se que com um maior número de negros nas funções mais básicas da sociedade (atendimento médico, professores, engenheiros, etc.), o cidadão terá maior facilidade em aceitar, dentro de si, que o negro tem, sim, capacidade semelhante a um branco nas mesmas competências.
    O segundo efeito, menos óbvio, mas tão importante quanto, é o de inserir mais cabeças negras e índias na elite pensante brasileira, das universidades brasileiras, correspondente a apenas 2% da população como um todo. Isso, claro, ajudará o Brasil a entender melhor todos os lados de um mesmo problema social, e quem sabe não ajuda, inclusive, na obtenção de sua identidade…
    O que tem o passado a ver com o futuro dos universitários? ESSE PASSADO QUE ESTAMOS FALANDO TRATA-SE DO GENOCÍDIO MAIS CRUEL QUE A HUMANIDADE JÁ PRESENCIOU EM TERMOS DE ESCRAVIDÃO. O AFRODESCENDENTES E MISCIGENADOS SÃO DIFERENTES SIM DENTRO DA ESTRUTURA SÓCIO ECONÔMICA E CULTURA L DENTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA. A luta dos negros do afro descendente brasileiros, vítimas diretas DO HOLOCAUSTO GENOCIDA DA DIÁSPORA NEGRA NAS AMÉRICAS, É UMA BUSCA pela plenitude da cidadania, AS COTAS devem ser vista como parte desta luta maior. Hoje, como no século XIX, não há possibilidade de fugir para fora do sistema. Não há quilombo possível, nem mesmo cultural. A luta é de todos e é dentro do monstro.

    • @malandrocabeca150
      @malandrocabeca150 6 років тому +1

      A escravidao existiu em todos os povos e em todas as civilizaçoes,faz parte da história,infelismente! Nao foram só os negros que sofreram,tanto é que foram os próprios negros que vendiam escravos para os europeus,sendo que até hoje existe escravidao e ditaduras vorazes na Africa,mesmo em pleno 2018.Se todo mundo querer reparar o erro do passado,a raça humana acaba,oportunidades iguais e menos vitimismo e coitadismo é o segredo para que todo mundo seja inserido na sociedade,pois negros,brancos,azuis e amarelos tem a mesma capacidade e nenhum deve ser melhor do que o outro.

    • @luclarkson3265
      @luclarkson3265 5 років тому

      @@malandrocabeca150 Concordo.😉Investigue a África atual...lá tem escravidão e ditadura na pele...

  • @PensandoAltoRobertoCardoso
    @PensandoAltoRobertoCardoso 6 років тому

    Não, Pondé. Não. O fato de se pensar em criar uma comissão pra avaliar quem é de fato "negro" não é prova de "como a idéia é racista". Isso só prova como sempre tem gente querendo se aproveitar dos outros nesse país. Mas é claro, melhor que criar uma comissão seria punir criminalmente essas pessoas, por falsidade ideológica, talvez. Mas quando que um crime cometido contra negros vai dar cadeia nesse país? Alguém cogitou levar esse caso como caso de polícia? Não, preferiram criar uma comissão. Pra você ver como as questões que envolvem negros não são levadas a sério nesse país.

  • @rafaelsoares9133
    @rafaelsoares9133 7 років тому +12

    Palavras da juíza Fernanda Orsomarzo: "Todos têm suas lutas e histórias de vida. Todos enfrentam dificuldades e desafios. Porém, enquanto para alguns esses entraves não passam de meras pedras no caminho, para outros a vida em si é uma pedra no caminho. Meu esforço individual contou, mas eu nada seria sem as inúmeras oportunidades proporcionadas pelo fato de ter nascido - repito - branca e no seio de uma família de classe média minimamente estruturada.
    O mérito não é meu. Na linha da corrida em busca do sucesso e realização, eu saí na frente desde que nasci. Não é justo, não é honesto exigir que um garoto que sequer tem professores pagos pelo Estado entre nessa competição em iguais condições. Nunca, jamais estivemos em iguais condições." Se fosse eu falando isso era vitimismo. Meritocracia!!! Faça- me o favor, não podemos falar de excessões como regras, nem todo negro vai crescer e se destacar na vida só por força de vontade.

    • @rudolfhorwath
      @rudolfhorwath 4 роки тому +2

      cotas sociais são a soluão

    • @anacarolineacunha7687
      @anacarolineacunha7687 Рік тому

      @@rudolfhorwathPorém, no seu caso, aulas de português lhe seriam úteis.

  • @alanricardo8169
    @alanricardo8169 3 роки тому +1

    Gostaria muito de ver um debate do Pondé com os estudiosos da USP e UFBA que estudam as questões raciais!

  • @will2341
    @will2341 8 років тому +77

    Pondé nos dê sua opinião sobreno anarcocapitalismo essa utopia que tem hipnotizado a garotada da internet.

    • @will2341
      @will2341 8 років тому +10

      +Gnomo CS não falo com gnomo s eles só existem em tomorrowland igual a ancap e suas teorias.

    • @matheusmoro9113
      @matheusmoro9113 8 років тому +3

      FAZ PONDE!!! Garotada ta fumando tanta maconha que acha que vive em Narnia

    • @will2341
      @will2341 8 років тому +1

      +Matheus Moro kkkkkkkkkkkkkk

    • @Kiutsuki
      @Kiutsuki 8 років тому +6

      +WILL É foda mesmo. A gente tá aqui lutando contra uma utopia (ou contras as utopias, no geral) e vem um bando de moleque leite com pera agarrando as bolas de outra utopia.

    • @GnomoCS
      @GnomoCS 8 років тому +16

      +WILL +Matheus Moro. Quando eu digo que quero um cenário anarco capitalista, estou querendo que você viva do seu jeito e eu viva do meu, propondo um método que funciona para mim e para você. O que você apresenta, é um método que democratiza e polariza tudo, não funcionando pra os que discordam de você ou da minoria do resultado democrático. As pessoas são diferentes, consequentemente fazem escolhas diferentes, nunca se esqueça disso.
      Você entenderá se nós colocar Bolsonaro e Jean num exemplo simples que explica o raciocínio lógico da coisa.
      Bolsonaro e Jean precisam colocar seus filhos em escolas;
      - Bolsonaro quer que seu filho cresça numa escola que doutrine seu filho a ser hétero.
      - Jean não, ele quer que seu filho cresça numa que doutrine seu filho a ser gay.
      Qual cenário não existe conflito?
      1 - Estado democrático: Democratiza as escolas fazendo todas funcionarem de um único jeito. Isso obriga Jean e Bolsonaro a colocar seus filhos nas mesmas escolas. Um dos dois se dará bem dependendo do resultado democrático, e a minoria em uma democracia 49%- da população será obrigado a financiar serviços que não desejaram, goste eles ou não.
      2 - Anarcocapitalismo: Empresas privadas poderão criar diferentes serviços para os 49%- e também para os 51%+, pois democracia não existirá. Fazendo assim Jean colocar seu filho numa escola que lhe agrada e financiá-la, e não financiar a escola que o filho de Bolsonaro estuda, e vice-e-versa. Ambos estão felizes e nenhum financia a empresa que não gosta.
      Atualmente eu financio serviços que não desejo através de impostos. O que acontece se eu não pagar? Recebo uma multa. Se não pagar a multa? Serei preso. Se resistir a prisão? Serei morto.
      Se você gosta desse cenário, seja mais humano e não me obrigue a ficar nele com você.
      Escolas particulares são caras porque está proporcionalmente equilibrada em relação a demanda dos que saem de escolas públicas. Privatize tudo e você terá escolas disputando o valor. Pense numa caixa e jogue areia, formará uma pirâmide, o live-mercado balança a caixa, fazendo tudo ficar equilibrado...
      O que é utópico? Sua ignorância me puxando através da burra democracia para dentro de seu cenário, ou a minha lógica querendo que eu e você viva cada um de seu jeito?
      Acho que você me "refutará" e refutará o anarquismo, respondendo com sua suprema inteligência; _Jean não terá filhos, pois ele é gay._ Vá em frente seu dedo irônico está coçando.

  • @LifeStyle-oo4yv
    @LifeStyle-oo4yv 7 років тому +2

    Concordo! Se tivermos que falar em cotas, que sejam sociais (critério sócio-econômico) e não raciais, porque isso não faz o menor sentido, afinal, negros e indígenas não são inferiores a ninguém. Podem (e devem) buscar vencer na vida pelos seus próprios méritos. Porém, no meu modo de ver, até mesmo cotas sociais devem ser algo bem restrito, porque a meritocracia deve ser priorizada sempre. Contudo, com cotas ou sem elas, é preciso rever urgentemente o sistema público de ensino, porque a situação só piora a cada dia. Ensinam-se matérias demais, e o que realmente importa o aluno não aprende. Ou aprende muito mal, superficialmente. Além de tudo, não se valoriza o esforço no processo de aprendizagem. Ainda ouço muitos professores defendendo aprovação automática, o que pra mim é um absurdo.

  • @dudabardo
    @dudabardo 7 років тому +26

    Concordo em partes, a priori também percebo que as cotas raciais é um modo de segregação, porém a História do Brasil me faz aceitar essa forma de separar ingressantes, portanto que o problema real, o racismo seja falado, seja tratado, porque cotas raciais não é a solução, apenas um paliativo. Eu enquanto estudante do sistema público de ensino fundamental e médio (na minha época, 1º e 2º grau), vi por inúmeras vezes o racismo em sala de aula, dentro da instituição. As crianças pretas eram minoria, o que já era estranho, pois no meu bairro a minoria é branca, e conforme o ano letivo acontecia, mais alunos não brancos desistiam. É muito difícil estar, enfrentar, criar estrutura emocional quando se senti menosprezado diariamente. Não é agradável ouvir de um professor que você é burro e piora quando a ofensa é devida ao preconceito por sua raça. Portanto eu sei que possuo o privilégio de ser branca dentro de um sistema educacional de base, mesmo público. Imagino que estudar, se concentrar, aprender é muito mais fácil, quando o meu professor enxerga potencial apenas pela cor da minha pele. Exemplo banal: Eu acordava as 6hs45 para entrar na escola as 7hs, minha vizinha acordava as 5hs30 para entrar no mesmo horário na mesma escola, a diferença ela precisava cuidar dos seus cabelos para que ninguém fizesse piada, eu penteio o meu em 1 min., sabemos que 1 hora e 15 minutos de sono ajuda muito no aprendizado. No Brasil, o meu mérito era dormir mais, enquanto ela cumpria "D'us ajuda quem cedo madruga".
    Eu sou plenamente contra essas comissões para avaliar se a pessoa é ou não branca, indígena, parda, negra. Por vários motivos. Eu me declaro branca, meu irmão se declara negro, somos filhos do mesmo pai e da mesma mãe, mas eu tenho a pele clara e ele a pele escura.
    Essas comissões fere o princípio da auto declaração.
    E as fraudes, acontecem nas cotas para estudos do sistema público. Porque o jeitinho brasileiro se faz presente!

    • @juliobarsi2230
      @juliobarsi2230 5 років тому +4

      Efeito pigmaliao é o nome disso minha cara, é mais uma razão para não haver cotas sociais e sim raciais.

    • @italo241
      @italo241 5 років тому +6

      Eu sou branco e pobre, estudei com muitos amigos negros, alguns mais inteligentes do que eu, e outros mais ricos, alguns com condições semelhantes as minhas, então pq eles teriam que ter uma cota diferente? se estamos em pé de igualdade, por exemplo, tenho uma amiga muito branca, mas a irmã dela é negra, então pq eles teriam que ter cota diferentes? A única cota que deve existir é a social, pois pobres que são os lascados.

    • @mateus98mello
      @mateus98mello 3 роки тому

      Falou tudo! Braba!!!!!!

    • @dudabardo
      @dudabardo 3 роки тому +1

      ​@Rodolfo Seixas Mel teu cu

  • @israelcanova
    @israelcanova 7 років тому

    Melhor forma de ajudar um pobre: Todas as escolas deveriam ser privadas, não deveriam ser obrigadas, não deveriam ter um programa obrigatório, o por isso o MEC não deveria existir.

  • @aalices10
    @aalices10 8 років тому +9

    Eu sempre fui contra as cotas Raciais, mais depois que vivência esperiencias negativas em relação, fequei mais contra ainda.
    A dois anos atrás fiz um vestibular em minha cidade, o qual a nota máxima se resumia em 16 pontos. Eu me escrevi para ampla concorrência e fiz 13 pontos.
    E não consegui uma vaga, mais meu primo se escreveu através das cotas por que ele é negro, e ele fez 6 pontos e mesmo assim conseguiu uma vaga.
    Cinceramente eu fiquei muito chatiada, porque até parece que a inteligência é ireleante, o que importa mais para o estado é a cor da pele😔

    • @nicolasfarias9343
      @nicolasfarias9343 3 роки тому

      Putz

    • @orafaelnl
      @orafaelnl 3 роки тому +10

      se vc tirou mais q o dobro de pontos dele com esse portugues, pqp!

  • @edgarsouza9003
    @edgarsouza9003 6 років тому

    A questão das contas, não necessariamente exclui a questão do mérito, eu fico muito admirado que uma pessoa com o seu "mérito" tenha um entendiamento tão raso da questão, mas na verdade, acho que não se trata disso, e sim, de estrelismo falso intelectual e filosófico para atender aos seus pares... mão de quem se sente "olimpiano" abs...

  • @andersonmedina7681
    @andersonmedina7681 8 років тому +10

    Cotas para negros nos EUA são corretas, pq lá as faculdades são privadas e usam o critério que quiserem, como histórico estudantil (a partir de critérios obscuros) e "identificação com os valores institucionais". Isso gerou exclusão de negros por puro racismo, pois a Universidade poderia utilizar desses critérios nada claros para promover higienização racial. Portanto, a legislação americana não coloca negros nas universidades porque são negros. A ideia é permitir que os negros entrem por méritos próprios, sem que se criem regras subjetivas para excluí-los. Isso ocorre no Brasil? Não, não ocorre. A prova é igual para todos. Se é para usar a desculpa do fácil acesso das classes altas e da impossibilidade do pobre competir, que a cota seja social. Que diabos a cor da sua pele tem a ver com isso? Você é naturalmente inferior aos brancos? Porque essa é a única resposta plausível para as cotas raciais no Brasil. Não tem que haver um quantitativo de negros nas universidades. Eu vejo matérias como "apenas x% de negros estão nas universidades", Ora, mas o fim da universidade não é dar acesso a grupos étnicos. É selecionar os mais capazes para promover ciência. Se o problema está na desigualdade da competição, que coloquem os iguais para competir, como o Pondé falou. E se os brancos pobres vencerem os pretos e pardos pobres, estará correto. O mérito deve prevalecer. Eu sou pardo e já passei em 3 faculdades públicas e uma privada via Prouni. Nunca utilizei cotas. Sempre em ampla concorrência, pq nada me dava mais prazer que entrar na lista dos principais competidores. Detalhe: nunca fiz pré-vestibular.

  • @istefanioliveira9930
    @istefanioliveira9930 Рік тому +1

    Merito quando vários filhos de pais negros que são cassados pelo sistema não tem condições nem de ir para a escola e quando vão é pra merendar ou fugir da agressão do meio que vive! Nem todos os ricos são iguais, mas nem todos os pobres também não!

  • @arthurlima1484
    @arthurlima1484 8 років тому +9

    Vou contar meu caso, fiz o vestibular para a Universidade de Brasília (UnB) para o curso de Ciências Contábeis. Apesar de ter direito as cotas por ser pardo me recusei a utilizar da cota, trata-se apenas de um mecanismo preconceituoso que indiretamente diz que o negro é burro e precisa de ajuda para alcançar o nível intelectual do branco. Pois bem, passei em primeiro lugar no meu curso na classificação geral (que engloba todas as vagas para não cotistas), sem nem ao menos fazer cursinho preparatório, por puro mérito próprio e ajuda de Deus. Na classificação universal, que engloba todas as vagas inclusive com cotistas, minha posição caiu para quinto lugar. Ou seja, veja quanto irônico, os cinco primeiros colocados, pelo menos, eram de pessoas cotistas ou que tinham direito a elas, o que prova que os negros não possuem nenhuma deficiência nem necessidade desse tipo de assistencialismo miserável.

    • @kobedemarolan4356
      @kobedemarolan4356 5 років тому

      @Ygor M. Você está generalizando. A competição é desleal, algumas pessoas tem privilégios a anos para chegarem onde estão e não acontece isso com eles, promover uma igualdade nas distâncias é obrigação

    • @kobedemarolan4356
      @kobedemarolan4356 5 років тому

      @Ygor M. É, vale a pena você ir fazer um estudo de campo e buscar saber se os negros que entram pelas costas se sentem inferiores por culpa deles, ou se sentem sabotados e vêem isso como nada além do justo

  • @ronaldok2455
    @ronaldok2455 7 років тому

    Mas não se pode esquecer que existem pobres estudando com muito esforço em escolas particulares e ricos estudando sem nenhum esforço em escolas públicas. Acho que o melhor critério seria o rendimento da família do aluno e com este se comprometendo a retribuir socialmente o benefício recebido.

  • @coringa600
    @coringa600 3 роки тому +17

    "E UMA PIADA VER UNIVERSITÁRIOS DE ESQUERDA FALANDO DE ÉTICA "
    PONDÉ

  • @joacirfreitassoares8587
    @joacirfreitassoares8587 4 роки тому +1

    Sou negro, filho de metalúrgico e dona de casa, e entrei na UFRGS sem cotas em 2005. Sou contra cotas raciais.

    • @milenaaraujo7567
      @milenaaraujo7567 11 місяців тому

      Só pq vc não utilizou?
      Melhor q vc não precisou, mas o seu caso não é via de regra.
      O Brasil não é um país q promove na prática uma meritocracia através da educação básica, logo deve haver sim uma política de inclusão e reparação como ex cotas!

  • @elielsonoliveira2569
    @elielsonoliveira2569 7 років тому +10

    vocês só falam das cotas raciais, existem outros tipos de cotas também, e ninguém fala sobre isso.

    • @rudolfhorwath
      @rudolfhorwath 4 роки тому +1

      porque essa é a unica que se refere a etnia de uma pessoa, não a condição social

    • @edmilsonandre3802
      @edmilsonandre3802 3 роки тому

      A única cota que incomoda as elites do atraso, são as cotas raciais, muitos não querem que negros oculpem espaço tradicionalmente de brancos, como universidades públicas.

    • @emajose693
      @emajose693 3 роки тому

      Universidades publicas tem negros sim.

  • @ThiagoSilva-vi5pk
    @ThiagoSilva-vi5pk Рік тому

    Sempre cirúrgico professor. Venho do futuro dizer que o tribunal racista é realidade

  • @luanmedeiros2084
    @luanmedeiros2084 2 роки тому +13

    O Sr ainda tem essa mesma visão sobre o tema, professor?
    Penso que a questão de cotas raciais serve para tentar diminuir a desigualdade entre brancos e negros.
    É nítido ver na sociedade que grande parte dos cargos de gerência são ocupados por brancos, e cargos subalternos (limpeza) são ocupados por negros.
    Claro, toda regra tem sua exceção.
    Acontece que o negro não tem as mesmas condições de oportunidades para demonstrar seu mérito, como um branco.
    Isso é mais nítido de enxergar em cursos de universidades com predomínio das elites, como por exemplo, medicina e odontologia; se fizer um levantamento, perceberá que os bancos estarão preenchidos, em maior quantidade, por pessoas brancas e de alto poder aquisitivo. Portanto, reservar um quantitativo de vagas para negros é essencial para se buscar a equidade, onde esta significa tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual, na medida de suas desigualdades.
    Assim como deveria ter para transexuais, por exemplo, pois, é mais comum os verem na prostituição do que em cargos dos diversos setores da sociedade.

    • @gabrielb.9261
      @gabrielb.9261 2 роки тому +2

      Eu trabalhei por um ano e meio em um pronto atendimento (interior de SP). Das dezenas de médicos que passaram por aquele local, NENHUM era negro ou pardo. No ano passado, consegui uma bolsa de 100% em medicina pelo Prouni em uma Universidade Particular, dos Mais de 60 estudantes que pagavam a mensalidade de 10.000 R$, por mês, ou seja, os que não haviam entrado pelo Prouni, 100% eram brancos. Eu não sou militante nem nada, mas os FATOS estão aí. Só não enxerga quem não quer.

    • @anselmojunior2220
      @anselmojunior2220 2 роки тому +1

      Eu concordo. Eu entendo quando o Pondé diz q toda conquista só deve vir advinda do mérito, o problema é na nossa sociedade atual a meritocracia não existe. É uma corrida onda alguns começam 500m a frente de outros.
      Muitos usam de experiência pessoal e evidências anedótica para se mostrar contra, mas as pessoas não percebem q em um país q está no mapa da fome e com mais da metade da população passando fome, se vc não precisa parar de estudar para ficar o tempo todo trabalhando vc já é um privilegiado.
      Eu defendo q em certa situação desejável a única cota q deveria existir é de escolas públicas, já q questão da desigualdade é algo q sempre existiu e sempre vai existir, e acredito até em certo nível é necessário.

    • @marciatelma9368
      @marciatelma9368 2 роки тому +4

      @@gabrielb.9261 O grande problema das cotas raciais está no precedente que elas abrem. Como citado pelo próprio autor do comentário (luan), e os transexuais ? quando foi que você viu um trans ocupando cargos de relevância na sociedade? E os deficientes? E os pobres? E os doentes com patologias terminais?....entende até onde vai essa discussão? (desculpe o excesso de exemplos).

    • @juninhocigano6572
      @juninhocigano6572 2 роки тому +2

      @@marciatelma9368 eis um bom argumento. O assunto não é apenas relacionado aos negros, mas aos desprovidos de boa condição material. Seria simples se não houvesse a tentativa de reduzir tudo a raça, gênero, classe, mas me parece que buscam por um opressor em todos os setores. Acho o vitimismo nojento, prefiro que não tenham cotas raciais.

    • @texerathebest
      @texerathebest 2 роки тому +2

      Falou muito, mas falou merda.
      Quer diminuir a desigualdade entre brancos e negros? Para de apoiar o investimento massivo nas Universidades e sim no ensino básico, assim dando mais oportunidades para os alunos do ensino básico e não para o riquinho da Universidade.
      Vc é tão racista como aquele cara do motoboy, que defende o privilégio do negro simplesmente por ser negro, se fosse questão de equidade, defenderia o aumento das cotas públicas, já que a maioria são negros, eles serão beneficiados da melhor forma do mesmo jeito, agora simplesmente dar vantagens por ser negro e eliminar a minoria(só que ainda importante) branco que não tem oportunidades.
      Seu raciocínio é bom, mas com todas as explicações que vc deu para ter cotas raciais, posso utilizar nas cotas públicas, já que eles serão beneficiados da mesma maneira se a maioria for negra dos que não tem educação.
      Sinto muito, mas o certo e errado existe, e eu não acredito que eu esteja errado.
      Se cuide.

  • @josealberto1639
    @josealberto1639 7 років тому

    quando eu vejo esses debates a única coisa que eu posso ver aqui é que ninguém está preocupado de verdade com o preconceito em uma esfera geral mas sim em defender a sua própria opinião não vejo nenhuma solução real vindo de cada pessoa nos comentários que possam ajudar realmente quem precisa e quem é visto com desigualdade o único lugar que eu vi quê temos que ser tratado com igualdade foi na Constituição brasileira mais isso só fica em palavras não na realidade que é totalmente diferente eu não só acho Como peço que dei uma solução boa e coerente não só para um mais para todos sobre esses assuntos que é tão complexo não defender uma posição ao contrário ou a favor mas sim uma solução real inteligente e que funcione eu acho que esse é o melhor jeito para resolver as coisas igual como falou Luiz Felipe Pondé mesmo que seja tão difícil mas eu acho que é isso que devemos tentar fazer para todos nós melhorar e não precisar ser beneficiadas pessoas que passam por esses tipos de problemas

  • @M_PdS
    @M_PdS 6 років тому +4

    Meritocracia KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • @malandrocabeca150
      @malandrocabeca150 6 років тому +6

      divida histórica KKKKKKKKKKK

    • @LuanSilva-ql8tp
      @LuanSilva-ql8tp 3 роки тому +1

      @@malandrocabeca150 e foda os cara quer lacrar em cima de doutorado e triste

  • @leonardomarques3524
    @leonardomarques3524 Рік тому +1

    É dever do estado tratar os iguais como iguais e desiguais como desiguais .
    Se existe uma desigualdade no caso do racismo estrutural causado pela grande ausência do estado e até ações de desumanização dos negros , cabe sim ao estado reparar socialmente essa desigualdade.
    Acho até meio engraçado o negros terem seus direitos negados por anos . Não podiam estudar , não podiam ser donos de terra. Tudo isso aprovado pelo estado.
    Por anos sendo visto como produto barato .
    Quando surge uma lei , que só dá um pouco de assistência a uma parte que por tanto tempo foi discriminada, surge vários para falar sobre justiça

  • @bispo5671
    @bispo5671 7 років тому +5

    PONDÉ VALE FAZER UMA PESQUISINHA BÁSICA ANTES DE FALAR BOBEIRA pois existem cotas com recorte racial e tbm a que não leva conta a etnia do candidato que é a de escola pública. Um grande problema que eu vejo nessa discussão de cotas é a falta de informação vcs nunca viram como funciona o SISU e ficam falando merda.

  • @zellimodiolly3869
    @zellimodiolly3869 6 років тому +2

    Ninguém se preocupa com a quantidade de negros nos presídios, mas quando os incluem nas universidades já tentam encontrar alguma forma de negar isso a eles. #tenso

    • @claudemiropacheco
      @claudemiropacheco 6 років тому

      Hahahaha....mandou mt bem Zelli. MTO BOM seu argumento. Preto na cadeia nao incomoda....

    • @claudemiropacheco
      @claudemiropacheco 6 років тому

      Nao brucinho. Um branco e um negro, na mesma acusacao, mesmo juiz, mesmo crime, o preto tem mto mais chance de ser condenado ou pegar uma pena maior. Alias, a maioria nos presidios na primeira condenacao, sao crimes nao violentos como trafico de drogas (que alias, dependendo do policial/promotor/delegado, a mesma quantidade pode ser considerada "usuario" ou "traficante"), que poderiam ser penas alternativas. Presidio eh a escola de formacao mais eficiente do crime.....Qto menos delinquentes por infracoes pequenas passarem por lah, menos chance de formarmos bandidos eficientes. E ah, o Brasil nao resolve 8% dos seus assassinatos....entao tem mta gente presa que nao deveria, e mta gente solta que deveria estar na cadeia

  • @adautop57
    @adautop57 7 років тому +24

    👉 Tudo na vida deve ser por mérito, caso contrário vira descriminação e preconceitos! 🎁💣💥

    • @williamskate1974
      @williamskate1974 3 роки тому +1

      Já não existe discriminação, né? Nem preconceito??? #PQP

    • @Guilherme-qs9fm
      @Guilherme-qs9fm 3 роки тому +1

      @@williamskate1974 parabéns imbecil, você tá respondendo um comentário de 3 anos atrás

    • @lucaspaulo.o
      @lucaspaulo.o 3 роки тому +2

      @@Guilherme-qs9fm e tu viu o comentario dele e respondeu, ent serviu pta alguma coisa

  • @giuliaschneider6659
    @giuliaschneider6659 3 роки тому +1

    É uma Sacanagem, minha irmã e uma amiga já tentaram entrar em cursos/ faculdades muitas vezes e é engraçado como o preço aumenta e o desconto diminui por ser branca, continua sendo pobre e estudou a vida inteira em escola pública, mas por não ser negra tem que pagar muito mais caro, isso é igualdade pra esse povo?

    • @Joe-fc5qx
      @Joe-fc5qx 3 роки тому +1

      Compreendo sua situação, esse negocio de cota é um bagulho fudid* aqui no BR, pois o BR acima de toda a questão racial tem um problema muito maior de desigualdade social, as pessoas pobres daqui sejam elas brancas ou negras se fod*m igualmente porém os negros tem vantagem por causa desse negocio de cota que foi uma parada vinda lá dos EUA, pois lá o racismo é totalmente diferente do racismo BR...

  • @fefous1000
    @fefous1000 Рік тому +2

    Um herdeiro vindo de família de médicos falando de meritocracia é bem engraçado ! Kkkkkkkkkkkkk

  • @julianamendes9943
    @julianamendes9943 Рік тому +1

    Sou a favor de cotas raciais em todo setor de nossa economia, poia nosso pais foi mantido por 300 anos na "meritocracia" do trabalho escravo, não é por pena e por compaixão é por vergonha !

  • @jhonatancordioli8453
    @jhonatancordioli8453 7 років тому +7

    Essa colônia ainda é colônia... Não investem na educação pública nem que lhe pagem, a menos que seja um pagamento de valor interessante à eles.

  • @A10Aful
    @A10Aful 8 років тому

    Perfeito! Qualquer coisa que político pense para consertar o que está errado, não passa pela ideia de mérito. Esse é todo o problema. Cotas para escolas públicas contemplando o mérito dos alunos acaba por abranger também negros, índios e qualquer outra denominação étnica, de modo justo!

  • @caiocastro1572
    @caiocastro1572 8 років тому +61

    Com todo respeito, Pondé, sua opinião é, no mínimo, rasa e simplista. Não se justifica as cotas raciais apenas sob concepcões racionais e filosóficas, mas históricas.Meritocracia, mesmo entre os pobres brasileiros, é uma farsa. Entre negros pobres e brancos pobres, pesquise sobre quem está em maior porcentagem na pobreza, mais vulnerável, sob maior violência ( em todos niveis e vertentes) e exclusão social. Por favor, você mora em São Paulo, vá a um presídio e veja a cor média de quem está lá. Levante o índice de jovens de mortos na periferia todos os anos e descubra a cor média. E estou falando de São Paulo. Agora vai lá na Bahia, em Salvador, e observe quem ainda é pressionado a subir no elevador de serviço. Quer por pobres em pé de igualdade, jugando-os apenas pela renda? Reescreva a História do país, apagando a escravidão e suas consequências ainda atuais. Do contrário, argumente melhor, porque esse discurso não convence quem teve aula de História no colégio. Em geral, os imigrantes que chegaram aqui ou foram subsidiados (no caso do Sul) ou levaram vantagem em relação ao negro pela estrutura racista fortissima da época (Caso dos imigrantes do café na região sudeste). Todos sofreram, mas negros sofreram e sofrem mais. Não é coitadismo, são fatos. Aos playboys que concordam, porque se sentem prejudicados, alugue um barraco nas quebradas da vida, morem lá por um ano e depois conversamos melhor. Do contrário, não falem em "meritocracia", porque ela não vale no Brasil.

    • @marciodasilva7940
      @marciodasilva7940 8 років тому +11

      Opinião tua sim é rasa e simplista, pois simplesmente julga que TODOS os brancos são ricos.
      Cota racial é política populista que tem como único intuito a perpetuação no poder de determinada classe política que se diz defensora dos direitos humanos. Todavia é claro o intuito, quando percebemos ao invés de investir maciçamente em educação básica, privilegia poucos e mantém o status quo da maioria.
      De fato, implantar um sistema de cotas raciais, num país onde o grau de mestiçagem é altíssimo, como o Brasil, é ilógico. Aqui não é Estados Unidos. É só verificar o caso emblemático dos irmãos gêmeos, em que um foi considerado negro e o outro não pela Unb.
      A solução, agora, é um tribunal racial, onde terceiros irão definir a tua raça? É isso que já está acontecendo em âmbito estadual e federal. Quer dizer, você pode se achar pardo, mas se no dia da entrevista estiver mais pálido de nervoso, ou mesmo alguém não for com a tua cara, você poderá ser "sentenciado" como branco?
      A tal "comissão de verificação com relação à autodeclaração" parece aqueles órgãos nazistas que verificavam o fenótipo de supostos judeus! É absurdo. E quem disse isso não fui eu, mas o Procurador Cabeleira, que usou esse mesmo exemplo.
      E os casos em que a família inteira é negra/parda e o filho nasce branco? Quer dizer, a pessoa teve todas as condições sociais de uma família negra, todavia, não poderia, em tese, concorrer às vagas.
      O ideal seria um critério puramente social, onde a inclusão de mais pessoas negras e pardas, que realmente não tiveram condições de estudos, seriam automaticamente beneficiadas.
      Pelo sistema atual, na questão de inclusão racial, somente os negros e pardos com condições sociais melhores têm oportunidade. O pobre, independente da raça, será excluído.
      Nivela por cima, não inclui os mais pobres. É mudar para continuar tudo igual.
      Em suma, o sistema não inclui satisfatoriamente, haja vista casos como o do Itamaraty, negros e pardos, não inclui pobres, não funciona!!!

    • @caiocastro1572
      @caiocastro1572 8 років тому +6

      Me mostra em que parte do meu texto eu disse isso? Ah, é? Nos EUA foi populismo? Acho que os resultados não evidenciam tal afirmativa. Veja a matéria sobre o resultado das cotas na comunidade negra norte-americana e reflita melhor. Tudo que se faz para pobre pode ou não ser populismo, mas a medida em si não perde seu mérito por isso, não se ela realmente for boa. Amigo, dar educação de qualidade nas escolas públicas brasileiras é um projeto a longo prazo, nosso país é continental, nada é da noite para o dia. Principalmente em nosso país, burocrático e corrupto. Seria realmente a medida mais acertiva educar bem a todos. Porém, enquanto isso não é realidade, as cotas são sim necessárias, sendo medidas paliativas e provisórias. Apenas isso. Toda cota tem seus problemas, ou você acha que as cotas sociais são perfeitas? Quem ganha 1 real acima do mínimo permitido é menos apto a se beneficiar delas? É mais rico? Para cotas raciais, a comissão não leva só em conta leitura social da pessoa que alega ser negro (cor, cabelo, face, etc), mas também descendência e renda. Os erros são passíveis de recurso justamente para reparar as incoerências. Então a acertivadade, embora não seja 100%, é suficiente para fazer valer a pena a medida. Presta atenção nos editais, as cotas raciais são relacionadas a renda também e a escola pública. Se não tiver todas características simultâneas, não são concedidas. Além disso, as cotas apenas sociais também existem e são maioria, então ninguém está sendo excluído de nada. Pesquise mais antes de fazer sua argumentação em cima de imaginação. Se há algum edital que não age assim, é contra o projeto principal, seguido pela maioria das universidades públicas, conforme mencionei.

    • @marciodasilva7940
      @marciodasilva7940 8 років тому +4

      Caio Castro
      Claro, somos igualzinho os EUA, não temos miscigenação nenhuma! Tá assistindo muito filme.
      Concurso público federal:
      LEI Nº 12.990, DE 9 DE JUNHO DE 2014.
      Vigência
      Reserva aos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.
      A liberdade é um bem dos mais preciosos,
      TOMEM MUITO CUIDADO, É O QUE A ESQUERDA RADICAL ESTÁ FAZENDO POR AQUI: Doutrinação racial e ideológica com o novo currículo do MEC; Classificação dos brasileiros quanto às raças pré definidas pelo governo, incluindo bancas de avaliação racial em concursos; Aparelhamento dos movimentos sociais; Dominação do Legislativo pelo Executivo; dentre outros absurdos!
      Se livre das amarras amigão, pare de seguir discurso enlatado cegamente. Pense por conta própria e veja a nossa realidade com mais cabeça!

    • @marciodasilva7940
      @marciodasilva7940 8 років тому +3

      Caio Castro Isso sem contar que esse caça votos de cotas nem pensou nos indios, por exemplo!
      Antes que a discussão era só sobre UNIVERSIDADE PÚBLICA. O Pondé se refere várias vezes à meritocracia no ambito público. Em outras palavras, o serviço publico também, tal qual a lei que colecionei como exemplo.

    • @marciodasilva7940
      @marciodasilva7940 8 років тому +4

      Caio Castro Aliás a discussão se esgotou. Defender cotas no país mais miscigenado do mundo, só com muita má intenção. Portanto, caso só vá por esse caminho, dê por encerrado!
      Abç

  • @williamoliveira3304
    @williamoliveira3304 7 років тому

    Exatamente. A busca pela isonomia passa pela redução de barreiras segregadoras. A cor da pele, por si só, não se traduz em barreira para o ingresso em uma universidade pública, pois não influencia de plano nos resultados mensurados pelo mérito intelectual. Por outro lado, o fato de um indivíduo frequentar um ensino público deficitário faz surgir uma barreira que o coloca em desvantagem com indivíduos frequentadores de colégios de excelência. Assim, percebe-se que a desigualdade não está atrelada ao fato do indivíduo ser negro, mas ao fato do indivíduo ser pobre.
    Obviamente, não é impossível alguém pobre e que teve uma base acadêmica aquém da necessária ser aprovado no vestibular de uma universidade pública. Contudo, é uma concorrência claramente desleal. Basta verificar a origem da maioria dos aprovados em medicina, engenharia aeronáutica, engenharia civil, direito, etc.

  • @jeffersonanselmo
    @jeffersonanselmo 8 років тому +3

    Concordo plenamente Pondé.
    Cotas sociais para quem vem de escolas públicas é melhor do que cotas raciais, pois pertencemos a uma só raça, a raça humana.

  • @DarioPalharesMelo
    @DarioPalharesMelo 4 роки тому +2

    Exatamente! Artigo XXVI da Declaração Universal dos Direitos Humanos: o ensino de base é obrigatório (aliás, a única obrigação moral inerente ao ser humano por esta Declaração é terminar os estudos básicos) e o acesso ao ensino superior deve se dar com base no mérito acadêmico.

  • @procrast
    @procrast 8 років тому +8

    cotas, agora até no masterchef tem

  • @ticianepaixao8596
    @ticianepaixao8596 5 років тому

    Com certeza, exatamente.

  • @britofabio4775
    @britofabio4775 7 років тому +4

    concordo cotas para escola pública! atingiremos tds de forma menos injusta

  • @hebertallanernesto8433
    @hebertallanernesto8433 10 місяців тому

    Ah, nada melhor que o tempo!!!! Como é bom estar em 2023 e ter cada vez mais certeza que essa fala é errada!!!

  • @vitorcabralsoueu
    @vitorcabralsoueu 8 років тому +4

    Poxa professor, eu sugiro você se informar melhor sobre a questão das cotas, sua opinião foi bastante leiga.
    Sempre na admiração,
    um abraço,

  • @fernandasanders1427
    @fernandasanders1427 7 років тому +1

    Sou filha de negra com um branco de olho azul falo com ênfase pq as pessoas acham bonito, mas se eu quisesse está em cotas estaria hoje tenho minha formação em medicina graça a Deus e aos meus pais e claro a mim , cotas acho coisa de esquerda as pessoas até hoje defendem a esquerda se fosse bom teria dado certo em muitos cantos !!!!!

  • @vitorbarbrosa4842
    @vitorbarbrosa4842 3 роки тому +3

    Só esqueceu de falar dos 380 anos de escravidão

    • @rezz8737
      @rezz8737 3 роки тому +2

      Vc foi escravizado?

    • @vitorbarbrosa4842
      @vitorbarbrosa4842 3 роки тому +1

      @@rezz8737 não fui, mas vivo os frutos da escravidão

    • @rezz8737
      @rezz8737 3 роки тому +1

      @@vitorbarbrosa4842 como e viver?

  • @elibarros25
    @elibarros25 8 років тому +1

    Pq o Estado não disponibiliza cursinhos pré vestibular e ENEM gratuitos anuais e semestrais com livre acesso pela Internet pra quem quiser assistir com os melhores professores podendo ser assistido inclusive via celular por aplicativo? Pq ela não disponibiliza apostilas deste curtinho de forma gratuita pra alunos de escolas públicas? Há tantas outras soluções mais inteligentes e menos polêmicas do que cotas, mas não creio que renda votos melhorar realmente a qualidade do ensino.

  • @gabrielfagundes6636
    @gabrielfagundes6636 7 років тому +11

    Esse vídeo tem incoerências grandes, até porque as cotas para escolas públicas e para baixa renda já existem. Acho você um filósofo complexo e interessante, mas essas informações estão pela metade, formam uma crítica rasa. Dizer que é racismo é uma forma de mascarar que não são as cotas que formam racismo, e sim o racismo no Brasil se formou historicamente como estrutural e institucionalizado.
    Bom filósofo, péssimo vídeo!

    • @VhorkanGames
      @VhorkanGames 7 років тому +6

      Um negro que é de família, estudou a vida toda em escola particular, precisará de cotas para ingressar na universidade??? Porque é isso que a cota SOCIAL faz, ela ajuda quem se enquadra como pessoa de baixa renda, pois essa sim, não teve igualdade de oportunidades. E nisso já incluímos brancos, negros ou pardos. Segregar alguém por cor de pele, é algo bizarro.

    • @tsuss2205
      @tsuss2205 7 років тому +6

      Caralho, em nenhum momento ele disse que foram as cotas que criaram todo esse racismo que temos aí! O que o Pondé de fato disse é que a mera existência de uma cota racial e de uma comissão nas universidades pra avaliar quem é negro ou não tem um viés racista.

    • @mikaelasampar3813
      @mikaelasampar3813 7 років тому +1

      sim!!! péssimo video. e na minha opiniao pessimo "filosofo"

  • @Raposito.eth30
    @Raposito.eth30 7 років тому

    parabéns arrasou o fato de eu ser nego não me rebaixa o intelecto ,agora realmente é desleal ou a grosso modo injusto pra quem é oriundo de escolas públicas disputar de igual pra igual com alunos de escolas privadas .
    sem mais delongas Pondé vc está certíssimo. se não caberá tantas as cotas que ninguém vai querer estudar , cota pra nego , cota pra gay,cota pra mulher , cota pra alunos de rede piveda que é gay e assim por diante o certo é 50% pra pública e 50%pra privada e pronto que passe quem.mais estudar

  • @ciceroduarte6122
    @ciceroduarte6122 7 років тому +9

    Cotas étnicas e não raciais! Modernamente o termo racial está em desuso, dado que raça só existe a humana!

  • @zaqueuoliveira6505
    @zaqueuoliveira6505 3 роки тому

    Quanto mais fragmentadas as sociedades, mais autênticas as agendas identitárias seriam e, se possível, com base legal. Fica claro, assim, que, segundo as pautas identitárias, deveríamos nos afastar do espírito da igualdade, da união dos povos, do mais amplo espírito de solidariedade humana.
    É a mesma ideia que norteia o conceito “divide et impera”, estratégia utilizada para a manutenção do poder, tanto no âmbito interno, como nas relações internacionais, assegurando-se que os “inimigos” estão divididos, portanto demasiadamente fracos para promoverem uma efetiva e benéfica mudança na realidade. Uma lição bem aplicada desde o império romano.

  • @arnaldoborges7941
    @arnaldoborges7941 8 років тому +28

    A justificativa para as cotas com base em Renda são indiscutíveis porém as de cunho racial são mais complicadas. por exemplo Foram quase 400 anos de escravidão no qual sem a mão de obra Africana, O Brasil jamais seria o gigante que é hoje, logo há uma dívida social para com os descendentes dessa população, a criação de cotas raciais seria uma maneira de pagar essa divida Histórica. Mais justo seria se houvessem incentivos á cultura afro brasileira e ameríndia juntamente com as escolas debatendo exaustivamente este assunto. Entretanto, julgar as cotas racias sem que haja um outro critério de empoderamento que o substitua com mais eficiência, é simplesmente retrocesso.

    • @MrAbner2001
      @MrAbner2001 8 років тому +41

      Uma dívida implica sempre numa relação de credor e devedor. A única classe social que detém o status de credor, no caso da escravidão, é a parte lesada, ou seja, os escravos. E a única classe que detém o status de devedor é a dos escravagistas. Portanto, os únicos que teriam o dever de pagar a tal dívida seriam os escravagistas, e os únicos que teriam o direito de cobrá-la, seriam os escravos. Tendo em vista que na sociedade atual nenhum indivíduo tem responsabilidade direta ou indireta pela escravidão, não faz sentido aplicar tal dívida a sociedade atual. Isso também me parece retrocesso.

    • @douglaslima4924
      @douglaslima4924 7 років тому +2

      Mas cara, o patrimônio construído através dos escravos ficaram com os descendentes dos "Senhores de Escravos" (se se perdeu por questões administrativas, é outra coisa), não houve ressarcimento.

    • @tiagof5623
      @tiagof5623 7 років тому +9

      vitorino Borges - qdo se fala em dívida histórica dá até sono. Pq cargas d'água alguém hoje deveria pagar pelo erro cometido por outros do passado? Totalmente sem sentido. É o mesmo absurdo do neto pagar pelos crimes do avô. A culpa não é hereditária e, de acordo com o código penal nenhuma pena pode passar da pessoa do condenado. Ninguém hoje tem alguma coisa a ver com as atrocidades cometidas por outras pessoas no passado. Então, ninguém atualmente está em dívida por conta disso.

    • @douglaslima4924
      @douglaslima4924 7 років тому +2

      Tiago f. "Pq cargas d'água alguém hoje deveria pagar pelo erro cometido por outros do passado?" A partir do momento que ela usufrui do patrimônio obtido por essas pessoas.

    • @tiagof5623
      @tiagof5623 7 років тому +9

      Douglas Lima - Usufruir é uma coisa, fazer o que fizeram no passado é outra. Não há como quantificar ou rastrear o que as famílias da atualidade tem como patrimônio proveniente dos frutos dos que foram subjugados. Então, você deve defender a tomada dos bens dos detentores dos meios de produção à favor do proletariado! Pois, quem mais se beneficia são os burgueses. Total descabimento esse pensamento marxista que não deu certo em nenhum lugar do mundo. Só deixou rastro de destruição e morte. Se não tem como rastrear e dizer com certeza que determinada família possue bens provenientes da produção dos escravos não existirá culpabilidade, nexo de causalidade... não existi crime. Se não existe crime não podemos punir quem quer que seja. Ou você defende a tomada arbitrária dos bens das pessoas? Então, seja o primeiro a colocar os seus bens para serem distribuidos. Dê o exemplo. Esse youtube está cheio de socialistas de iphone, comunistas caviar... aproveitadores e oportunistas.

  • @joaoboscobarbosadossantos6350
    @joaoboscobarbosadossantos6350 6 років тому

    cotas ou ajudas de custo , devem ser somente sócio econômicas e por determinado tempo e situação. Um branco, negro, mestiço, homem, mulher, gay, cavalo, árvore, alma penada. qualquer ser que não possua condições financeiras e tenha condições intelectuais para adentrar uma faculdade ou curso técnico. Tudo gira em torno da condição social do indivíduo. Cota racial é racismo, seja para branco, para negro, verde, lilás, etc

  • @cecilia9434
    @cecilia9434 8 років тому +8

    ACHO JUSTO QUE TENHAMOS COTAS RACIAIS !POIS TEMOS UMA DÍVIDA HISTÓRICA MUITO GRANDE EM RELAÇÃO A ESCRAVIDÃO , TORTURAS E RACISMO. FOI UMA FORMA DE DAR OPORTUNIDADE AS PESSOAS NEGRAS SAIREM DESSA ZONA DE POBREZA OU ATÉ MESMO DISCRIMINAÇÃO , E QUE ERA UMA META DO MILÊNIO E QUE FOI "ESTANCADA" PELO GOVERNO NO BRASIL , FORMANDO ASSIM, PESSOAS DE BEM , RENDA E SOBRETUDO QUALIDADE DE VIDA. PORÉM ,CONVENHAMOS ,QUE A CULTURA DO BRASILEIRO E DIFERENTE , O RACISMO JÁ É A RAIZ DA SOCIEDADE. AS COTAS FORAM SEM DÚVIDA, UMA "VÁLVULA DE ESCAPE" PARA ESSA MAIORIA DA POPULAÇÃO QUE ,NECESSITAVA MUDAR DE ASPECTO.+LuisFelipePondé

    • @abraaojpa15
      @abraaojpa15 7 років тому +5

      Amiga! entendo seu ponto de vista e colocação, e pensando no seu caso; e que vai de encontro a muitos outros . Acredito que o modelo ideal, seria a " Cota por Renda" sendo um ponto de equilíbrio e/ou de igualdade entre Brancos, Negros, Indígenas, nordestinos e PCD .
      Miserável: Até 1 Salário Mínimo [R$ 880
      Baixa: De 1 a 2 Salários Mínimos (R$ 768 - R$ 1.492
      Média baixa: De 3 a 6 Salários Mínimos (R$ 2.215 - R$ 5.159
      Classe B: maior que R$ 4.600
      Classe C: maior que R$ 2.300
      Classe D: maior que R$ 1.400
      Classe E: maior que R$ 950
      Classe F: maior que R$ 400
      Classe H: Bolsa Família Média de 2016 = R$ 170,00

    • @goodtimes316
      @goodtimes316 6 років тому +4

      Se falou em ``divida histórica`deve ser idiota util do curso de humanas.

    • @goodtimes316
      @goodtimes316 6 років тому

      `divida histórica`` é uma falsa dicotomia para pedir algo para os outros,como se alguém tivesse culpa pelo que aconteceu no passado,se partir desse pressuposto,os próprios negros tem dívida história para com os negros,pois a escravidao já existia bem antes da chegada dos europeus.

  • @bitencourtpimpdaddy
    @bitencourtpimpdaddy 6 років тому +2

    Incrivelmente incisivo!

  • @jegfaller525
    @jegfaller525 7 років тому +18

    acho que o Pondé as vezes fala muita besteira (como essa) mas já esperava que ele ia falar isso afinal ele é um homem branco de classe média, é evidente que ele não tem tal sensibilidade com lutas de minoria, isso não é surpresa alguma, um fato que chega a ser cômico é que ainda com as Cotas Raciais nas universidades, temos menos da metade dos alunos negros nas faculdades em um país onde a população negra é de 54%

    • @jegfaller525
      @jegfaller525 7 років тому +4

      Colingbcc, que risível sua falta de argumentos, isso só prova que você não tem base para uma discussão

    • @VhorkanGames
      @VhorkanGames 7 років тому +13

      Um negro que é de família, estudou a vida toda em escola particular, precisará de cotas para ingressar na universidade??? Porque é isso que a cota SOCIAL faz, ela ajuda quem se enquadra como pessoa de baixa renda, pois essa sim, não teve igualdade de oportunidades. Eu fico impressionado de algumas pessoas não perceberem algo tão óbvio quanto o que foi dito no vídeo, mas aí me lembro que é isso que a doutrinação esquerdista faz nas pessoas, qualquer um que não concorde com as pautas da esquerda, é racista, fascista e todos os outros rótulos que a esquerda adora atribuir aos outros.

    • @Isa-ib1kx
      @Isa-ib1kx 7 років тому +1

      Paulo César Cardoso Primeiramente, (fora, Temer) se informe melhor. Cota racial não existe para negro de escola particular. A cota sempre é acompanhada de escola pública.

    • @jegfaller525
      @jegfaller525 7 років тому +1

      Isa nem adianta argumentar com esses caras, mas realmente bem observado seu ponto :)

    • @biancabiancabonolim.4578
      @biancabiancabonolim.4578 7 років тому

      Jeg Faller incrível...mas geralmente é quem tem grana que está lutando por aqueles que não tem nem o direito de pensar oi querer algo.
      Plays são os que jogam o jogo, por culpa ou por modismo.
      Vivi isso na pele.

  • @christianfontenele1690
    @christianfontenele1690 6 років тому +1

    Concordo PLENAMENTE com o Pondé sobre esse assunto.

  • @alanoalexandreumbelinodeba420
    @alanoalexandreumbelinodeba420 8 років тому

    É muito fácil falar quando não é negro ou pobre, a questão de Cota não é solução mas para o nosso país que historicamente excluiu o negro pobre, a Cota ainda é uma ação dentro das políticas afirmativas.

  • @joymm2634
    @joymm2634 4 роки тому

    Até parece que é negando a realidade que a gente resolve o problema. Se os direitos de igualdade entre seres humanos estivesse superado , com certeza não necessitaria de cotas. Se não houvesse escravidão no Brasil , não estariámos com o problemas de cotas hoje. Amigo, se injustiça social ou racial no Brasil não existisse, vc acha que deveríamos criar leis anti- descriminação ? Num país que precisa criar leis para punir atos de preconceitos e discriminação é lógico que o problema de injustiça racial ainda não foi superado , né? Se fosse teriámos negros, brancos, indígenas e etc nas universidades , e isso seria comum sem o uso de cotas. Ignorar a realidade não faz com que ela não exista.

  • @user-nr5zo5os2d
    @user-nr5zo5os2d 2 роки тому +1

    Cotas raciais NÃO assumem meramente o critério 'racialista', mas sim o CRITÉRIO HISTÓRICO e as decorrências desse processo (histórico) num país cuja formação inclui mais de 300 anos de escravidão. Não adianta falar em mérito quando as condições de partida são radicalmente diferentes. Ignorar o PROCESSO HISTÓRICO, que é o cerne da desigualdade abissal nas condições de partida, é um erro. Infelizmente, o tal critério 'racialista' é DECORRENTE DO PROCESSO HISTÓRICO que, por sua vez, fixou pontos de partida completamente antagônicos e que exigem um pouco mais de tutano para serem compreendidos. E caso a ignávia intelectual seja um imperativo, basta pegar qualquer pesquisa e verificar. Com todo o respeito, o discurso do nobre professor só reforça a reprodução das condições desiguais entre brancos e negros no Brasil, sob a égide da dita meritocracia à brasileira, que propõe conquistas por méritos partindo de condições bastante distintas e que ignoram completamente os processos históricos de formação da sociedade brasileira. Beira a boçalidade, que preguiça.

  • @fernandalaguardia3014
    @fernandalaguardia3014 4 роки тому

    Perrrrrrrrrfeito! Concordo total.c Vc! Meritocracia!!!!!!

  • @gilbatera0
    @gilbatera0 7 років тому +1

    Pra mim a única diferença entre as pessoas que não tem limitação física, são os que tem dinheiro e os que não tem. Pra que haja uma "justiça" em função da incompetência do governo, é que haja somente uma cota pra advindos de escola pública. Assim penso!

  • @CleberSantos-io9bk
    @CleberSantos-io9bk 2 роки тому

    Pondé dizia que era contra cotas raciais e agora é a favor. Pelo menos ele disse também que uma pessoa totalmente coerente é um maluco e ele é a uma amostra disso, já que não demonstrou coerência.

  • @stela_solar
    @stela_solar 3 роки тому

    Outro dia vi um cotista pardo apontando algo chocante: que as cotas raciais não abraçam todos os pardos, pois o critério da cota racial é ou ser indígena reconhecido pela Funai ou ter traços que demonstrem ascendência africana, o que milhões de pardos brasileiros não têm (os caboclos descendentes de índios). Ou seja, a própria cota, que deveria ser uma redenção, discrimina milhões de pardos. Onde está a tão apregoada igualdade racial para todos?

  • @giordanodermeister
    @giordanodermeister 8 років тому +1

    Perfeito de novo.

  • @PauloRoberto-yx9ec
    @PauloRoberto-yx9ec 6 років тому +1

    Cor da pele não sei se é o melhor critério, acho que condição financeira sim, pois quem tem acesso a dinheiro, tem acesso a recursos, que nao tem? Morre na praia, ou falta-lhe oportunidade, aí vale muito, Pronatec, ProUni...

  • @renatocosta717
    @renatocosta717 4 роки тому

    Uma observação, a cota racial, para o Enem é antes de tudo é social, pois está incluída dentro da cota de alunos de escola públicas, quem estudou um período do ensino médio em escola particular não tem direito a cota. E sabemos que em regras só os pobres colocam os filhos em escolas públicas.

  • @francismarsouza7957
    @francismarsouza7957 2 роки тому +2

    estou vendo muitos pobres de direita que não sabem o que falam, não tem cérebro suficiente pra refletir, ao menos se soubessem o que é racismo institucional não falariam merdas ao quadrado,
    em qualquer classe social o negro sofre racismo, seja no mercado de trabalho a recreativo num racismo velado, branco seja pobre ou rico, não passa as barreiras e impedimentos diários que o negro passa, ganhar 50% a mais que os negros em cargos altos, enfim, naturalmente no geral o branco começa 50 metros a frente numa corrida de 100 , nunca são confundidos numa abordagem policial, etc. A cota racial é uma política de ação afirmativa de curto prazo enquanto as de longo prazo estariam em andamento

  • @marcioguitar2008
    @marcioguitar2008 4 роки тому

    Exatamente. Precisamente perfeito!

  • @LuccaPCesar
    @LuccaPCesar 8 років тому +1

    Se, toda, a educação fosse privatizada, não existiriam esses problemas, fazer oq?

    • @alvarobittencourt5276
      @alvarobittencourt5276 8 років тому

      educação e saúde publica sempre duvidei isso pra mim é "tampar o sol com uma peneira"

    • @LuccaPCesar
      @LuccaPCesar 8 років тому

      +Alvaro Bittencourt você diz sobre serem privatizadas ou serem estatais?

    • @alvarobittencourt5276
      @alvarobittencourt5276 8 років тому +1

      Eu digo o ensino fundamental e medio é a triagem para o sub emprego tem que ter equilibrio claro que estatais são tendenciosas estão la para produzir este resultado

    • @LuccaPCesar
      @LuccaPCesar 8 років тому +1

      +Alvaro Bittencourt sim, estatais são poços de ineficiência

  •  3 роки тому

    Concordo totalmente. Até entendo a boa intenção que pode ter originado, mas como o Pondé explicou, a ideia é racista em si mesma. A questão da comissão para "conferir" se o candidato é ou não negro se torna mais chocante quando lembramos que a opinião politicamente correta do momento é a de que o indivíduo pode, baseado em como se vê, pode até definir se é homem, mulher, cis, trans ou qualquer outro gênero inventado, mas não pode dizer se é negro, pardo, branco, etc.

  • @Fsilvacanada
    @Fsilvacanada 5 років тому +1

    Pondé, que tal o tema: quando a arte e a filosofia se encontram. Dá pra explorar muita coisa aqui. Um abraço

  • @jonathannunesdocarmocosta3257
    @jonathannunesdocarmocosta3257 22 години тому

    Pondé, fui pesquisar se hoje você pensa como há oito anos na produção desse vídeo. E você parece ter mudado de opinião o que é bom. Agora precisa atualizar o vídeo. XD

  • @veriansilva3003
    @veriansilva3003 3 роки тому

    Digitando com os pés, porque com as mãos estou aplaudindo! É o que sempre digo!!!!

  • @edum.6353
    @edum.6353 5 років тому

    Os mais ricos passam a vida pagando as melhores escolas para seus filhos que possivelmente ingressarão nas melhores universidades públicas, enquanto a população mais vulnerável estuda a vida inteira nas escolas públicas e dificilmente vão conseguir competir por uma vaga nas universidades públicas. Um grande paradoxo. Por isso que eu concordo planamente que 50% das vagas nas universidades públicos devem ir pros alunos de escola pública. Justo.

  • @Doutsoldome
    @Doutsoldome 8 років тому

    Exatamente. Curto e preciso.

  • @fabiosantca
    @fabiosantca 8 років тому +1

    Muito bom, Pondé! Bravo!

  • @aaraoneto851
    @aaraoneto851 2 роки тому +1

    O mundo real não possui cotas. Não importa se por credo, raça, condição social, capacidade intelectual. Somos diferentes, cada qual com sua qualidades e defeitos e é isso que importa na vida real. A verdade está lá fora.

  • @marcospaulooliveira1349
    @marcospaulooliveira1349 7 років тому

    Me amarro no Ponde cara.