É exatamente a história da família da minha mãe, alemães de Volga que chegaram no Paraná sem nada, fugindo da fome e nunca tiveram escravos. Uns fundidos que até hoje "patinam" para trabalhar/estudar. Que dívida histórica é essa?
A minha família também. Italianos que vieram ao estado de Minas Gerais nos idos de 1890, trabalharam em lavouras para substituir o trabalho escravo, e até hoje cuidam de plantações. Não sou racista, nunca fui, e não concordo com essa raiva toda...
Os militantes vão dizer que mesmo os ucranianos não tendo participado da escravidão, eles tem essa dívida pq tiveram o azar de nascerem da raça branca e a raça branca merece se lascar por ter escravizado kkkkkkkk
Não devo nada pra ninguém. Cada um cuida da própria vida. Sou branco e sofro os problemas da pobreza, da falta de educação, saúde, segurança e falta de emprego, assim como qualquer outra pessoa de qualquer cor...
@@edsreisah sim, um negro que nasceu em uma família de classe média sofre mais que eu que nasceu na periferia, cor não torna vc pior nem melhor que ninguém irmão, pelo menos não no Brasil, o bagulho aqui é classe social, não cor
Eu acho que tudo isto é um aproveitamento dos que sempre tiveram algo para se sustentarem....vão buscar tudo para que continuem a roubar as pessoas...eles apenas vivem disso....hoje anda tudo ao contrário....parece que não tem mais nada para fazer ou se preocuparem.?
E por acaso, o pecado original não é a desobediência?! Não foi ela a primeira ação contraria às orientações de Deus!? Nós condenando a perda do paraíso! Ou nascer já é um pecado ???
Oi..." Atire a primeira pedra quem não tem pecado " Jesus Cristo Bíblia Essa gente é muitooo chata!!! Somos responsáveis pelos nossos CPF ....NÃO creio na " reencarnação " , não estava lá no tempo da escravidão!! Afffff!!! GENTE CHATAAAAA!!!PARABÉNS Pondé por dizer o ÓBVIO!!! " Deus te abençoe e te guarde "Bíblia
Não existe "dívida histórica"! Ninguém tem que pagar pelos erros e crimes dos seus antepassados! Nenhum branco atual escravizou alguém, nenhum negro atual foi escravo! Estudamos história para entender o presente e não para justificar vinganças intermináveis!
Fiz Universidade Federal e tive vários professores conservadores e liberais. Inclusive tínhamos uma candidata reitora Bolsonarista. Essa ideia de extremo progressismo universitário é mais na humanas e um pouco em cursos ligados à meio ambiente. Na medicina, engenharia, economia, administração e publicidade e propaganda, predomina conservadores e liberais.
@@mzero20 A direita racional brasileira é muito tímida, tem pouca confiança em seus próprios argumentos e ao invés de se fazer presente em certo ambientes para contribuir com sua visão eles evitam. Exceção é o Pondé e o Marco Villa. Já a direita Lelê, assim como a esquerda fanática não tem demonstrado nenhuma vergonha de expor o orgulho de ser ignorante.
Depende de onde você mora na República Dominicana, é o contrário, para não parecer racista, mas claro que o dono da empresa é branco e também o consideram racista.
@Alex Alex Não diria incapazes, mas sim, são os que menos trabalham a cognição. Engenharia e economia, diferente da física e da matemática, eles trabalham com a exatas simplificada, ou seja não praticam discutir e raciocinar de forma aprofundada. A medicina eu já notei que tem coisas similares, se o médico não for para área de pesquisa ele sempre trabalha de forma simplificada com a biologia humana, e restrita a área de especialização.
Se eles são liberais então pq eles estão lecionando/estudando em UNIVERSIDADES DO ESTADO com tantas Universidades privadas no Brasil???? Entende a CONTRADIÇÃO e a HIPOCRISIA?! Eu não tenho nada contra Liberais/NEOLIBERAIS mas a contradição é DESCARADA por isso eles não levantam a voz como a esquerda.
@@charles4440 só se esse patrimônio estava alienado à dívida, caso contrário, rei morto, rei posto, o credor que se vire. Isso ainda excetuando os casos em que na alienação do bem havia um seguro embutido, o qual quita a dívida automaticamente com o falecimento ou invalidez do devedor.
Gostei muito da discussão sobre woke e capitalismo. Mas discordo nessa fala do Pondé. Brancos se beneficiaram e se beneficiam da escravidão. Inclusive os imigrantes, porque essa imigração que teve após o fim da escravidão foi justamente para empregar brancos ao invés de negros. O Brasil precisava mesmo incitar uma leva de imigrantes brancos para ocupar vagas com tanto preto recém liberto? Além disso, muitos brancos imigrantes tiveram auxílio estatal para ao menos terem uma fazendinha de subsistência, aos pretos não foi oferecido nenhuma ajuda. E isso explica dos negros ocuparem os piores índices de miséria, fome e baixa escolaridade. Além a escravidão possui implicações simbólicas também. Um branco apenas por ser branco fica isento de muitas dores, as quais um preto sofre diariamente. Seja não se encaixar no perfil apesar de ser capacitado até a falta de afetividade.
Mais ou menos. É verdade que faltaram políticas voltadas aos libertos. No entanto, o objetivo principal da imigração era o de povoar o Brasil e permitir a expansão da agricultura, sem aumento de salário. É impressionante como hoje se esqueceu que essa era a motivação primeira, encontrada nas fontes da época. Manter mão de obra abundante e permitir que houvesse gente suficiente para que a transição para o trabalho livre se desse sem impacto econômico, sobretudo aos latifundiários. O modelo de expansão era Argentina e EUA, que multiplicaram sua população com a imigração e puderam cultivar quase a totalidade dos seus territórios em pouquíssimo tempo. O objetivo não era substituir inteiramente o liberto e a motivação racial era subsidiária e diversas vezes velada. Tanto que o negro continuou a trabalhar em muitas fazendas lado a lado com o imigrante nas áreas agrícolas. Era absolutamente impossível expandir a agricultura simplesmente com o remanejamento de trabalho livre interno, como algumas pessoas sugerem, ou esperar que o aumento natural da população o fizesse. A verdade é que a grande expansão da nossa economia na primeira metade do século XX não ocorreria se mais de 4 milhões de pessoas em idade produtiva não tivessem sido importadas de fora.
@@octaviocgsa Mas teu comentário não muda o que foi dito sobre o aproveitamento da mão de obra escrava, e do enriquecimento de famílias que mantem-se ciclicamente em um status quo financeiro de alto nível, por gerações. E quando finda-se a escravidão (em forma decretada) o trabalho feito pelo escravo não reverte-se em possibilidade de subsistência digna. Amigo, as famílias que prosperaram na era monárquica deram seguimento na velha república, investiram nos cafeicultures (e são os próprios) na república do café com leite, se indignaram contra Vargas, e seguiram prósperos no regime e na nova república. A justificativa de que essas pessoas trabalharam muito, ou a famosa meritocracia, torna a realidade ainda mais indigesta, pois suas fortunas são entregues pelas mãos que tiveram de construir os barracos das favelas para sobreviver. Ou seja, não é sobre "você é filho de tal, logo me deve", e sim conscientização da responsabilidade de igualar o jogo, justamente, pois no fim das contas o preto sai da favela para trabalhar de carteira registrada, muitas vezes, pelas próprias famílias que estão nessas linhas sucessórias.
@@octaviocgsa O governo da época tinha ideias eugenistas para um "embraquecimento" do Brasil. Apóis o fim da escravidão o país tinhas mais de 4 milhões de negros libertos, quando o governo financiou viagens de colonos europeus para povoa o sul do país !
A análise dele tem por partida essa ideologia do racismo recente. Nela, ser branco é visto como uma espécie de pecado original, de forma que bebês brancos ao nascerem são inerentemente racistas. É um negócio de louco, mas é esse tipo de ideologia que está presente em autores best-sellers nos EUA, ideólogos wokes, como Ibram Kendi e Robin DiAngelo. Kendi inclusive afirma isso categoricamente em seu "Antiracist baby'.
Bem, dizem que de louco todos temos um pouco, comparar a herança do pecado original com herança de racismo é uma viagem na maionese. Nada a ver essa comparação.
Bobagem é a sua interpretação. Ele não comparou. Ele usou o exemplo pra dizer que o "wokismo" é uma religião secular, que tem seus próprios pecados, logo seu pecado original tbm, e seus inquisidores. Vc viu o vídeo e não entendeu nada né?
@@ruamribeiro6268 Existem caminhos espinhosos e caminhos suaves, serenos, leves. Caminhos tortuósos sofríveis nós passos de outros é ... como diz o ditado: " Pimenta nós olhos dos outros é refresco".
🎉fico imaginando um polonês lendo o título, o Cristiano todos temos os pecados dos pais , rapaz não e isso que fala a bíblia não. O próprio sacrifício de Cristo quebra essa tese . Mas tá legal vai lá. Um ótimo dia campeão.
Discordo... O modo de falar, olhar e agir da pessoa, já deixa claro que ela não é racista... Não há necessidade de provar. Eu, como negra, em 1 min conversando com alguém, já sei se ela é racista. As vezes nem preciso conversar, rs!
@@W1Account não tenho medo de morrer , só os fracos e covardes têm medo , o pecado não existe nem o inferno , são só ideias da mente para controlar as mentes fracas e covardes
O simpático e culto filósofo Pondé precisa conhecer um pouquinho mais biologia, até mesmo,para aceitar ou não a tese do pecado original como parte do nosso DNA. Vale advertir que a religião é invenção dos homens e as descobertas da biologia como ciência tem como base a realidade , que pode ser comprovada sempre. . Realidade provada, não se discute, já a religião..........é espuma e nem merece tanta lenga-lenga
É exatamente a história da família da minha mãe, alemães de Volga que chegaram no Paraná sem nada, fugindo da fome e nunca tiveram escravos. Uns fundidos que até hoje "patinam" para trabalhar/estudar. Que dívida histórica é essa?
A minha família também. Italianos que vieram ao estado de Minas Gerais nos idos de 1890, trabalharam em lavouras para substituir o trabalho escravo, e até hoje cuidam de plantações. Não sou racista, nunca fui, e não concordo com essa raiva toda...
Quem invadiu a Polônia e
ocasionou a segunda Guerra Mundial? Quantos não foram escravizados pelos seguidores do "bigodudo ditador".
@@grazielabachiao7686 Todo branco é racista, não adianta mentir.
Nossa quantas histórias tristes😭😭
Coitados dos branquinhos😭😭🤣🤣🤣
@@seltoncamillo6398 Deboche "do bem"
Alguém aí preocupado com a " dívida histórica " com os judeus, não só discriminados como também perseguidos ?
Um branco da Ucrânia, que nunca participou do tráfico de escravos tem dívida histórica ?
Os militantes vão dizer que mesmo os ucranianos não tendo participado da escravidão, eles tem essa dívida pq tiveram o azar de nascerem da raça branca e a raça branca merece se lascar por ter escravizado kkkkkkkk
"A única dívida que eu tenho é com a Receita Federal, e essa eu não vou pagar."
Aí vai dar ruim... kkk
Essa frase é linda
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Comigo não, violão. Já basta os meus pecados e as minhas dívidas.
Não é possível auto excluir nossos pecados minha cara.
Não devo nada pra ninguém. Cada um cuida da própria vida. Sou branco e sofro os problemas da pobreza, da falta de educação, saúde, segurança e falta de emprego, assim como qualquer outra pessoa de qualquer cor...
Igualmente.
Não, vc literalmente sofre menos, mesmo que só um pouco por não ser negro
@@isabelakornievich884 mas por serem brancos vcs tem MUITO menos problemas do que QUALQUER pessoa preta
@@edsreis explica como meu bom
@@edsreisah sim, um negro que nasceu em uma família de classe média sofre mais que eu que nasceu na periferia, cor não torna vc pior nem melhor que ninguém irmão, pelo menos não no Brasil, o bagulho aqui é classe social, não cor
Eu acho que tudo isto é um aproveitamento dos que sempre tiveram algo para se sustentarem....vão buscar tudo para que continuem a roubar as pessoas...eles apenas vivem disso....hoje anda tudo ao contrário....parece que não tem mais nada para fazer ou se preocuparem.?
Fico imaginando os poloneses e os judeus lendo o título do vídeo...
E por acaso, o pecado original não é a desobediência?! Não foi ela a primeira ação contraria às orientações de Deus!? Nós condenando a perda do paraíso! Ou nascer já é um pecado ???
Pessoas brancas são inimigos do povo de Deus. Vão ser destruídas pelo mesmo.
Oi..." Atire a primeira pedra quem não tem pecado " Jesus Cristo Bíblia Essa gente é muitooo chata!!! Somos responsáveis pelos nossos CPF ....NÃO creio na " reencarnação " , não estava lá no tempo da escravidão!! Afffff!!! GENTE CHATAAAAA!!!PARABÉNS Pondé por dizer o ÓBVIO!!! " Deus te abençoe e te guarde "Bíblia
😅 Os casais negros, principalmente, os mestiços, podem ter filhos brancos, mas o contrário não pode acontecer…. isto é genética…
Vou olhar meu CPF e ver que diabos de divida é essa que tão tentando empurrar
Que repórter mais bonita minha nossa
tb acho!!! sou tarado nessa japinha!!!!
A Thaís Oyama está muito bonita hoje. 😍
Sempre está!
Não existe "dívida histórica"! Ninguém tem que pagar pelos erros e crimes dos seus antepassados! Nenhum branco atual escravizou alguém, nenhum negro atual foi escravo! Estudamos história para entender o presente e não para justificar vinganças intermináveis!
Fiz Universidade Federal e tive vários professores conservadores e liberais. Inclusive tínhamos uma candidata reitora Bolsonarista. Essa ideia de extremo progressismo universitário é mais na humanas e um pouco em cursos ligados à meio ambiente. Na medicina, engenharia, economia, administração e publicidade e propaganda, predomina conservadores e liberais.
O problema é que são esses que fazem barulho, greves ...
@@mzero20 A direita racional brasileira é muito tímida, tem pouca confiança em seus próprios argumentos e ao invés de se fazer presente em certo ambientes para contribuir com sua visão eles evitam. Exceção é o Pondé e o Marco Villa. Já a direita Lelê, assim como a esquerda fanática não tem demonstrado nenhuma vergonha de expor o orgulho de ser ignorante.
Depende de onde você mora na República Dominicana, é o contrário, para não parecer racista, mas claro que o dono da empresa é branco e também o consideram racista.
@Alex Alex Não diria incapazes, mas sim, são os que menos trabalham a cognição. Engenharia e economia, diferente da física e da matemática, eles trabalham com a exatas simplificada, ou seja não praticam discutir e raciocinar de forma aprofundada. A medicina eu já notei que tem coisas similares, se o médico não for para área de pesquisa ele sempre trabalha de forma simplificada com a biologia humana, e restrita a área de especialização.
Se eles são liberais então pq eles estão lecionando/estudando em UNIVERSIDADES DO ESTADO com tantas Universidades privadas no Brasil???? Entende a CONTRADIÇÃO e a HIPOCRISIA?! Eu não tenho nada contra Liberais/NEOLIBERAIS mas a contradição é DESCARADA por isso eles não levantam a voz como a esquerda.
Um filho não pagará pelo pecado do pai
Toda humanidade está pagando pelo pecado de Adão e Eva.
Quando se deve ao banco, no falecimento do pai q pegou o dinheiro a herança irá aos filhos
@@LatifaStefani-xj6qt na onde vc viu isso kkkkkk na vdd o patrimônio do falecido deverá quitar as dívidas não os filhos
@@edsondealmeida961 jesus veio a terra e foi crucificado para livrar os pecados da humanidade o único pecado que vc vai pagar são os q vc cometer
@@charles4440 só se esse patrimônio estava alienado à dívida, caso contrário, rei morto, rei posto, o credor que se vire. Isso ainda excetuando os casos em que na alienação do bem havia um seguro embutido, o qual quita a dívida automaticamente com o falecimento ou invalidez do devedor.
A partir da palavra de Deus e não de Agostinho, o pecado original tem a haver com desobediência e não com Adão, até pq tem a onisciencia
Assim como os/as negros/as que continuam sendo discriminados/as pela cor, religião etc
Maluquice!!
NÃO CONCORDO
Pecado original é a tendência do homem para o pecado.
???????
Agora todo mundo vai pro spc
Como é bela!
Hoje em dia, porque o BRANCO É OBRIGADO A GOSTAR DE PRETO ?
Né, ngm é obrigado
Na verdade não somos obrigados a gostar de ninguém! Porém o respeito é a primazia do tratamento igualitário.
@@MlRANL vdd
Não se trata de gosto Jão. Trata-se 😊de justiça.
@@MlRANL Trata-se de justiça. Perante Deus isso é obrigação
Este é o mimimi mais sordido
Gostei muito da discussão sobre woke e capitalismo. Mas discordo nessa fala do Pondé. Brancos se beneficiaram e se beneficiam da escravidão. Inclusive os imigrantes, porque essa imigração que teve após o fim da escravidão foi justamente para empregar brancos ao invés de negros. O Brasil precisava mesmo incitar uma leva de imigrantes brancos para ocupar vagas com tanto preto recém liberto? Além disso, muitos brancos imigrantes tiveram auxílio estatal para ao menos terem uma fazendinha de subsistência, aos pretos não foi oferecido nenhuma ajuda. E isso explica dos negros ocuparem os piores índices de miséria, fome e baixa escolaridade. Além a escravidão possui implicações simbólicas também. Um branco apenas por ser branco fica isento de muitas dores, as quais um preto sofre diariamente. Seja não se encaixar no perfil apesar de ser capacitado até a falta de afetividade.
Mais ou menos. É verdade que faltaram políticas voltadas aos libertos. No entanto, o objetivo principal da imigração era o de povoar o Brasil e permitir a expansão da agricultura, sem aumento de salário. É impressionante como hoje se esqueceu que essa era a motivação primeira, encontrada nas fontes da época. Manter mão de obra abundante e permitir que houvesse gente suficiente para que a transição para o trabalho livre se desse sem impacto econômico, sobretudo aos latifundiários. O modelo de expansão era Argentina e EUA, que multiplicaram sua população com a imigração e puderam cultivar quase a totalidade dos seus territórios em pouquíssimo tempo. O objetivo não era substituir inteiramente o liberto e a motivação racial era subsidiária e diversas vezes velada. Tanto que o negro continuou a trabalhar em muitas fazendas lado a lado com o imigrante nas áreas agrícolas. Era absolutamente impossível expandir a agricultura simplesmente com o remanejamento de trabalho livre interno, como algumas pessoas sugerem, ou esperar que o aumento natural da população o fizesse. A verdade é que a grande expansão da nossa economia na primeira metade do século XX não ocorreria se mais de 4 milhões de pessoas em idade produtiva não tivessem sido importadas de fora.
@@octaviocgsa Mas teu comentário não muda o que foi dito sobre o aproveitamento da mão de obra escrava, e do enriquecimento de famílias que mantem-se ciclicamente em um status quo financeiro de alto nível, por gerações. E quando finda-se a escravidão (em forma decretada) o trabalho feito pelo escravo não reverte-se em possibilidade de subsistência digna.
Amigo, as famílias que prosperaram na era monárquica deram seguimento na velha república, investiram nos cafeicultures (e são os próprios) na república do café com leite, se indignaram contra Vargas, e seguiram prósperos no regime e na nova república.
A justificativa de que essas pessoas trabalharam muito, ou a famosa meritocracia, torna a realidade ainda mais indigesta, pois suas fortunas são entregues pelas mãos que tiveram de construir os barracos das favelas para sobreviver.
Ou seja, não é sobre "você é filho de tal, logo me deve", e sim conscientização da responsabilidade de igualar o jogo, justamente, pois no fim das contas o preto sai da favela para trabalhar de carteira registrada, muitas vezes, pelas próprias famílias que estão nessas linhas sucessórias.
@@octaviocgsa O governo da época tinha ideias eugenistas para um "embraquecimento" do Brasil. Apóis o fim da escravidão o país tinhas mais de 4 milhões de negros libertos, quando o governo financiou viagens de colonos europeus para povoa o sul do país !
A análise dele tem por partida essa ideologia do racismo recente. Nela, ser branco é visto como uma espécie de pecado original, de forma que bebês brancos ao nascerem são inerentemente racistas. É um negócio de louco, mas é esse tipo de ideologia que está presente em autores best-sellers nos EUA, ideólogos wokes, como Ibram Kendi e Robin DiAngelo. Kendi inclusive afirma isso categoricamente em seu "Antiracist baby'.
@@thiagosantana1021 Exato!
Hoje em dia eles tem a oportunidade:
Educação, emprego, moradia e a própria vida...
Corram atrás!
Bem, dizem que de louco todos temos um pouco, comparar a herança do pecado original com herança de racismo é uma viagem na maionese. Nada a ver essa comparação.
Bobagem é a sua interpretação. Ele não comparou. Ele usou o exemplo pra dizer que o "wokismo" é uma religião secular, que tem seus próprios pecados, logo seu pecado original tbm, e seus inquisidores. Vc viu o vídeo e não entendeu nada né?
Quero ver isso no julgamento. DEUS julga pelos pecados dos ancestrais.
Paulo Figueiredo mandou um “salve”!Japonesa lacradora.
Este povinho wolke não é Heterofobico?
Pra que viver com muletas se podes caminhar ?
só usa muleta quem quebrou a perna
@@ruamribeiro6268 Existem caminhos espinhosos e caminhos suaves, serenos, leves. Caminhos tortuósos sofríveis nós passos de outros é ... como diz o ditado: " Pimenta nós olhos dos outros é refresco".
🎉fico imaginando um polonês lendo o título, o Cristiano todos temos os pecados dos pais , rapaz não e isso que fala a bíblia não. O próprio sacrifício de Cristo quebra essa tese . Mas tá legal vai lá. Um ótimo dia campeão.
Ele falou de Agostinho, não da bíblia
John Newton era BRANCO! ELE TÁ ENDIVIDADO EM RELAÇAO AOS NEGROS OU OS NEGROS EM RELAÇAO A ELE?
Podé, lucidez em um mundo tomado por radicalismos baratos!
Discordo... O modo de falar, olhar e agir da pessoa, já deixa claro que ela não é racista...
Não há necessidade de provar.
Eu, como negra, em 1 min conversando com alguém, já sei se ela é racista. As vezes nem preciso conversar, rs!
Mas infelizmente tem gente que te taxa de racista, machista, homofóbico, gordofóbico só porque você concorda com alguns pontos que eles defendem.
Exatamente!!!!!, eu tbm percebo facilmente.
Pecado original não existe é uma grande mentira assim como o purgatório e o diabo
vc vai ver quando morrer e estiver fritando no fogo do inferno que diz não existir.
@@W1Account não tenho medo de morrer , só os fracos e covardes têm medo , o pecado não existe nem o inferno , são só ideias da mente para controlar as mentes fracas e covardes
Mas como problema social...
Somos
O simpático e culto filósofo Pondé precisa conhecer um pouquinho mais biologia, até mesmo,para aceitar ou não a tese do pecado original como parte do nosso DNA. Vale advertir que a religião é invenção dos homens e as descobertas da biologia como ciência tem como base a realidade , que pode ser comprovada sempre. . Realidade provada, não se discute, já a religião..........é espuma e nem merece tanta lenga-lenga
Tem o onus da prova?
A ciência se discute, se não seria uma coleção de dogmas.
🤣🤣🤣🤣
Fds