isso é que é professor com P maiusculo. Dá até vontade de voltar pro colegial. Muito talentoso, mantém o foco sem perder o bom humor. Parabéns professor.
Que professor mito em !! Excelente aula. Com ele consegui entender perfeitamente como era a Antiguidade Ocidental e os períodos Pré Homerico e Homérico. ]
O período Homérico foi o período onde esses povos começaram a colonizar a Grécia, ou seja, o início da formação dela e o período arcaico quando esses povos se juntaram e formaram as cidades-estado gregas?
Muito boa a aula, contudo, houve um erro geográfico. O Estreito onde Troia está localizada, entrada do Mar de Marmara, não é Bósforo ( Bósforo é o Estreito que fica entre o Mar de Marmara e o Mar Negro, onde esta localizada Istambul). O Estreito que liga o Mar Egeu ao Mar de Marmara, que está localizada Troia, é o de Dardanelos.
Como aconteceu esse contato entre Cretenses e Gregos ? Sabendo que Creta fica numa ilha no mar Mediterrâneo. Os gregos já tinham conhecimentos de navegação ou foi os cretenses que chegaram na Grécia primeiro ?
Cadu, inicialmente existia na ilha de Creta uma população de origem desconhecida. Acredita-se que eles tinham a mesma raiz dos egípcios dado o alto nível de desenvolvimento que eles alcançaram. Esse povo é conhecido como Civilização Minóica ou Civilização Egéia. Pois bem, os Aqueus, um povo de origem indo-europeu, invadiu a região do Peloponeso e fundou a cidade de Micênas e, posteriormente, invadiu também a ilha de Creta. Acontece que os Aqueus se depararam com uma civilização mais avançada do ponto de vista cultural ( e que já conhecia a navegação e dominava o comércio marítimo no mediterrâneo, fazendo incursões inclusive ao continente) e acabaram assimilando muito da cultura cretense, assim nasceu uma nova civilização fruto desta miscigenação: a civilização Creto-Miscênica (uma referência a cidade de Micênas e a ilha de Creta). Note que os Aqueus são parte dos quatro ramos que geraram a civilização grega: Aqueus, Dórios, Jônios e Eólios. Segundo a tradição oral os filhos de Helen foram Doro e Éolo e os netos Íon e Aqueu. Portanto, em relação a sua pergunta, foram os gregos que chegaram a Ilha de Creta e estabeleceram o contato entre este dois povos. Abraço, amigo.
Cadu Corrêa Os cretenses chegaram primeiro. Quanto a navegação, há um detalhe que os professores em geral deixam escapar. Ainda na pré-história o homem já dominava rudimentos de navegação, sendo a jangada uma das primeiras embarcações criadas. No decorrer da Antiguidade, se desenvolve a navegação pelos grandes rios (Nilo, Tigre, Eufrates etc.). A navegação pelo Mediterrâneo era viável com as embarcações de medio porte, pois são águas tranquilas, embora ocorram maremotos esporádicos. Mas a navegação em alto-mar, principalmente no Atlântico, é outra pegada. As pequenas e médias embarcações, embora seguras no Mediterrâneo, não servem para navegar no Atlântico, por serem leves demais. As ondas são muito mais altas e as virariam facilmente. Para tanto, foi preciso esperar até o século XV ( aproximadamente 1430) quando os portugueses construíram as primeiras caravelas, estas sim, embarcações de grande porte, embora não 100% seguras, permitiram as primeiras navegações transoceânicas. Ao longo dos séculos XIII e XIV, os chineses também construíram grandes navios e realizaram grandes navegações pelo Oceano Pacífico. Há indicios não confirmados de que estiveram na América antes mesmo de Colombo. Entretanto, em 1458 a monarquia chinesa ordenou o fim das navegações. O Imperador temia que os navegantes se tornassem uma classe muito rica e poderosa, o que ameaçaria o poder da nobreza. Espero ter ajudado. Me formei em história pela USP no ano passado. Sempre que posso, dou uma forcinha pro pessoal interessado em História. Até a proxima.
Milhares de documentos sobre a história da Grécia e do mundo antigo estavam na biblioteca de Alexandria. Documentos muito mais detalhados e variados sobre as coisas que se passaram. Depois veio o Cirilo. O resto da história vocês já conhecem.
A língua latina própria do império romano, deriva da língua grega koyné que dominou o periodo pós antiguidade clássica de 300 a.C 300 d.C, essa língua adentrou ao império romano por longo tempo como se estivesse em uma situação de transição para a língua oficial do império romano, o latim. O Gregp koyné foi o primeiro dialeto comum supra-regional na Grécia, e chegou a servir como um lingua franca no Mediterrâneo Oriental e no antigo Oriente Próximo ao longo do período romano. Para pesquisadores acadêmicos, não existe tradução literal da língua grega koyné antiga para a língua corrente em nosso país ou qualquer outro, por causa dos verbos. Então, faz-se o que chamamos de declinação do substantivo. Qual o segredo da cultura e língua grega influenciar tanto o império romano? Pior que muitos dos governantes romanos não se apercebiam desse fato. Simples, o império grego se expandiu através da cultura e educação - o romano faziam o inverso disso -, implantando o que chamamos hoje de bibliotecas em cada cidade em que passavam com os escritos de sua cultura, abrindo mão em parte do poder bélico, e da apropriação das culturas dos povos dominados para si, mas convencendo-os a adotar a cultura grega. O contrário disso, fez o império romano, quando encontravam algum tipo de resistência do povo que queriam dominar, promoviam matanças, e o restante que se submetiam a eles, os romanos procuravam fazer um mix entre sua cultura e a dos dominados. Os países europeus de língua latina tem uma forte influência do grego koynê, em específico, a França que tem a pronúncia estremamente parecida não com o grego falado hoje na Grécia, mas com o grego koyné, o biquinho.
Ela não surgiu realmente na Grécia , mais foi no mundo grego que ela se firmou como ciência. É devido a essa evolução que muitos dizem que foi na Grécia o surgimento da medicina com Hipócrates , têm até o juramento quando as pessoas se formam em medicina . Tá ai a importância e influência dos gregos em nossas vidas .
+Luciano Lima Eu acredito que o professor tenha dito isso, por causa da influência racional que a medicina teve na Grécia. Visto que, em outras civilizações, como por exemplo no Egito, a medicina era relacionada quase sempre à Anatomia humana por causa do processo de mumificação.
Tipo não há como saber com precisão.Mas creio que por trás de um mito sempre há uma verdade,e na Grécia na mitologia a Medicina sempre foi aplicada,como o mito da caixa de Pandora.
A medicina veio através dos Predadores Aliens que trouxeram para civilizações antigas. No Egito era feito micro cirurgia cerebral com bisturis de ouro. E tudo alien cara.
+narcelio portela A Base é algo que ira em muito atrapalhar a construção do conhecimento!!! eu escreveria um texto gigante apontando as falhas deste projeto mas esta frase acima explica bem o que iria ser concluído.
Devo dizer que a aula por um lado foi ruim e por outro lado foi bom pois tinha coisas que fiquei em duvidas e que foram tiradas, agora pelo outro lado, foi confuso pous no comeco ele fala de persas sendo que estamos muito cedo para entrar em detalhe, teve partes que ele falou umas coisas da guerra de troia que acabei pensando que estavams falando do minotauro pois minotauro nao tem nada a ver com troia, bom essa foi minha observacao e opiniao...
Tem tudo haver com a gente a Grécia? Tem tudo haver com a gente a Grécia? Tem tudo haver com a gente a Grécia? Tem tudo haver com a gente a Grécia? E a justificativa? kd???? Cansa!!!!
Estou fazendo faculdade de História e o senhor tem me ajudado muito com essas revisões!
isso é que é professor com P maiusculo. Dá até vontade de voltar pro colegial. Muito talentoso, mantém o foco sem perder o bom humor. Parabéns professor.
Um dos melhores professores de história que eu conheço.
O cara é bom. assisti algumas aulas dele qdo fazia História. Voltei a ver para vestibular, de novo.
Obrigada pela partilha, professor Perez!
Melhor aula de hist.q já tive na vida!!
Aula completíssima, além de muito engraçada!!
Muito bom , isso vai me ajudar bastante nas minhas provas !
Muito boa aula!!!!!!!!!!!!!!!!!
Aula ótima. Adoro História!
Melhor aula que vi na vida sobre esse tema. Parabéns
Aula muito boa.
Que professor mito em !!
Excelente aula. Com ele consegui entender perfeitamente como era a Antiguidade Ocidental e os períodos Pré Homerico e Homérico.
]
As aulas dele são perfeitas, ele era meu professor no ano passado
adorei a aula,mto boa!!!
Excelentissíma aula, nenhuma outra vídeo-aula sobre esse assunto contém tamanho conteúdo.
melhor professor
Esse professor é maravilhoso!!
O professor é bom.
Gostei muito
Ótima explicação! amei!
Uma Aula Maravilhosa me ajudou muito tirou todas as minhas duvidas + 1 Inscrito
Show de bola, queria muito a continuação... Alguém tem??
Adoro suas aulas!
Posta aula sobre os períodos Arcaico,Clássico e Helenístico.
muito legal! aprendi msm cm o jefão :)
Aula maravilhosa, Ajudou muito.
Obrigado !!!
Muito boa a aula dele
otima aula pena que nao tem mais
Boa Aula.
Aula top
Ótima aula, Jefão é demais!! ❤️
Muito boa aula!! ^_^
Que sonho dar aula para uma turma tão quentinha hahaha 😮
Boa aula
grande professor vê se que lecionar é uma arte e isto o senhor faz bem muito bem .
só esqueça dos judeus os sábios da terra
Obrigado pela bossa explicação a minha filha tirou 69% no teste de Heitoria
Ótimo.
muito bom
O período Homérico foi o período onde esses povos começaram a colonizar a Grécia, ou seja, o início da formação dela e o período arcaico quando esses povos se juntaram e formaram as cidades-estado gregas?
Muito boa a aula, contudo, houve um erro geográfico. O Estreito onde Troia está localizada, entrada do Mar de Marmara, não é Bósforo ( Bósforo é o Estreito que fica entre o Mar de Marmara e o Mar Negro, onde esta localizada Istambul). O Estreito que liga o Mar Egeu ao Mar de Marmara, que está localizada Troia, é o de Dardanelos.
muito legal gostei
Aula.muito boa, faltou a continuação jkkk
Como aconteceu esse contato entre Cretenses e Gregos ? Sabendo que Creta fica numa ilha no mar Mediterrâneo. Os gregos já tinham conhecimentos de navegação ou foi os cretenses que chegaram na Grécia primeiro ?
Cadu, inicialmente existia na ilha de Creta uma população de origem desconhecida. Acredita-se que eles tinham a mesma raiz dos egípcios dado o alto nível de desenvolvimento que eles alcançaram. Esse povo é conhecido como Civilização Minóica ou Civilização Egéia. Pois bem, os Aqueus, um povo de origem indo-europeu, invadiu a região do Peloponeso e fundou a cidade de Micênas e, posteriormente, invadiu também a ilha de Creta. Acontece que os Aqueus se depararam com uma civilização mais avançada do ponto de vista cultural ( e que já conhecia a navegação e dominava o comércio marítimo no mediterrâneo, fazendo incursões inclusive ao continente) e acabaram assimilando muito da cultura cretense, assim nasceu uma nova civilização fruto desta miscigenação: a civilização Creto-Miscênica (uma referência a cidade de Micênas e a ilha de Creta). Note que os Aqueus são parte dos quatro ramos que geraram a civilização grega: Aqueus, Dórios, Jônios e Eólios. Segundo a tradição oral os filhos de Helen foram Doro e Éolo e os netos Íon e Aqueu. Portanto, em relação a sua pergunta, foram os gregos que chegaram a Ilha de Creta e estabeleceram o contato entre este dois povos. Abraço, amigo.
Cadu Corrêa Os cretenses chegaram primeiro. Quanto a navegação, há um detalhe que os professores em geral deixam escapar. Ainda na pré-história o homem já dominava rudimentos de navegação, sendo a jangada uma das primeiras embarcações criadas. No decorrer da Antiguidade, se desenvolve a navegação pelos grandes rios (Nilo, Tigre, Eufrates etc.). A navegação pelo Mediterrâneo era viável com as embarcações de medio porte, pois são águas tranquilas, embora ocorram maremotos esporádicos. Mas a navegação em alto-mar, principalmente no Atlântico, é outra pegada. As pequenas e médias embarcações, embora seguras no Mediterrâneo, não servem para navegar no Atlântico, por serem leves demais. As ondas são muito mais altas e as virariam facilmente. Para tanto, foi preciso esperar até o século XV ( aproximadamente 1430) quando os portugueses construíram as primeiras caravelas, estas sim, embarcações de grande porte, embora não 100% seguras, permitiram as primeiras navegações transoceânicas. Ao longo dos séculos XIII e XIV, os chineses também construíram grandes navios e realizaram grandes navegações pelo Oceano Pacífico. Há indicios não confirmados de que estiveram na América antes mesmo de Colombo. Entretanto, em 1458 a monarquia chinesa ordenou o fim das navegações. O Imperador temia que os navegantes se tornassem uma classe muito rica e poderosa, o que ameaçaria o poder da nobreza. Espero ter ajudado. Me formei em história pela USP no ano passado. Sempre que posso, dou uma forcinha pro pessoal interessado em História. Até a proxima.
@@tarsis2005 ótima colocação ^^
@@laryssavilela6698 Obrigado, sucesso nos estudos
Segunda, 18 de março de 2019, 00:28, Betina apareceu de novo antes do vídeo
Ja estudei tudo
Milhares de documentos sobre a história da Grécia e do mundo antigo estavam na biblioteca de Alexandria. Documentos muito mais detalhados e variados sobre as coisas que se passaram. Depois veio o Cirilo. O resto da história vocês já conhecem.
mucha gracao
A língua latina própria do império romano, deriva da língua grega koyné que dominou o periodo pós antiguidade clássica de 300 a.C 300 d.C, essa língua adentrou ao império romano por longo tempo como se estivesse em uma situação de transição para a língua oficial do império romano, o latim. O Gregp koyné foi o primeiro dialeto comum supra-regional na Grécia, e chegou a servir como um lingua franca no Mediterrâneo Oriental e no antigo Oriente Próximo ao longo do período romano. Para pesquisadores acadêmicos, não existe tradução literal da língua grega koyné antiga para a língua corrente em nosso país ou qualquer outro, por causa dos verbos. Então, faz-se o que chamamos de declinação do substantivo. Qual o segredo da cultura e língua grega influenciar tanto o império romano? Pior que muitos dos governantes romanos não se apercebiam desse fato. Simples, o império grego se expandiu através da cultura e educação - o romano faziam o inverso disso -, implantando o que chamamos hoje de bibliotecas em cada cidade em que passavam com os escritos de sua cultura, abrindo mão em parte do poder bélico, e da apropriação das culturas dos povos dominados para si, mas convencendo-os a adotar a cultura grega. O contrário disso, fez o império romano, quando encontravam algum tipo de resistência do povo que queriam dominar, promoviam matanças, e o restante que se submetiam a eles, os romanos procuravam fazer um mix entre sua cultura e a dos dominados. Os países europeus de língua latina tem uma forte influência do grego koynê, em específico, a França que tem a pronúncia estremamente parecida não com o grego falado hoje na Grécia, mas com o grego koyné, o biquinho.
Qual é a diferença entre os demiurgos e os thetas?
Voz do Rafinha Bastos pqp
kkkkkkkkkk
simm
a medicina nao surgiu na grecia como esse professor disse, a medicina surgiu no egito antigo, assim como a arquitetura. matemática. astronomia.
Ela não surgiu realmente na Grécia , mais foi no mundo grego que ela se firmou como ciência. É devido a essa evolução que muitos dizem que foi na Grécia o surgimento da medicina com Hipócrates , têm até o juramento quando as pessoas se formam em medicina . Tá ai a importância e influência dos gregos em nossas vidas .
+Icaro Lemos certo. mas ele não disse que se afirmou, ele disse que surgiu. e isso é um erro
+Luciano Lima Eu acredito que o professor tenha dito isso, por causa da influência racional que a medicina teve na Grécia. Visto que, em outras civilizações, como por exemplo no Egito, a medicina era relacionada quase sempre à Anatomia humana por causa do processo de mumificação.
Tipo não há como saber com precisão.Mas creio que por trás de um mito sempre há uma verdade,e na Grécia na mitologia a Medicina sempre foi aplicada,como o mito da caixa de Pandora.
A medicina veio através dos Predadores Aliens que trouxeram para civilizações antigas. No Egito era feito micro cirurgia cerebral com bisturis de ouro. E tudo alien cara.
Aula boa.Esses alunos sao de ensino medio?
Aula mt boa.... só eu que vi o gordinho comendo? kkkk
presta atençao na aula mlk
O MEC quer retirar o conteúdo Grécia do currículo nacional. O que vocês acham disso?
+narcelio portela É um absurdo! A civ Grega é parte do berço da nossa cultura.
Matheus Henrique
Segundo o MEC seria uma história eurocêntrica, isso desvaloriza a cultura e história do Brasil kkk
+narcelio portela A Base é algo que ira em muito atrapalhar a construção do conhecimento!!! eu escreveria um texto gigante apontando as falhas deste projeto mas esta frase acima explica bem o que iria ser concluído.
Sério? Cara seria um desastre!
guerra cultural. e um crime e autoritarismo. Estado Totalitario da esquerda
Legal
Mto bom...
por acaso existe a gravação da aula posterior sobre a grécia?
Eu também quero :) se vc conseguir por gentileza me avisa ta?? xD
Danielle Ferreira Czmyr tem sobre os persas .
o menino comendo me desconcentrou '-'
Hainoá Franco kkkkkkk
showwwwwwwwww
Lorena, ah eu sabia que não era Alsácia! OMFG!
o livro que você da aula e do SISTEMA COC
SISTEMA CNEC
insta?
37:20 jefão arrotando
Nem uma demônia escapa do laço dos espartanos.
Vi. Bom.
O cara ta comendo na sala
Nominato comendo HSAHUSAHUSAUHASUHSA
coloca metade ai é ruim, coloca continuações
Devo dizer que a aula por um lado foi ruim e por outro lado foi bom pois tinha coisas que fiquei em duvidas e que foram tiradas, agora pelo outro lado, foi confuso pous no comeco ele fala de persas sendo que estamos muito cedo para entrar em detalhe, teve partes que ele falou umas coisas da guerra de troia que acabei pensando que estavams falando do minotauro pois minotauro nao tem nada a ver com troia, bom essa foi minha observacao e opiniao...
Preferida!
thetas kkkkkkk
Tem tudo haver com a gente a Grécia?
Tem tudo haver com a gente a Grécia?
Tem tudo haver com a gente a Grécia?
Tem tudo haver com a gente a Grécia?
E a justificativa? kd????
Cansa!!!!
muito ruim que aula é essa meu Deus me proteja de nunca mais assistir aulas assim!!!
Carlos Henrique Nunes Pires Muito anacronismo.