Gente sem modéstia essa letra para minha concepção é a letra mais fantástica já escrita principalmente pela mensagem nos últimos versos, gente sem brincadeira é sensacional quem está em depressão por exemplo se ouvir e prestar atenção vai receber uma grande ajuda.... Eu uso ela direto com meus pacientes!
Essa é a letra da minha vida, amo as letras da Elisa e do Vander Lee, amo flores, amo titãs, cássia, amo muitos, mas a música que toca minha alma é metal contra as nuvens, sempre amei esse letra, apesar de ter conhecido a legião depois da partida do Renato, pq nasci em 85, desde a adolescência essa música me toca num lugar que não sei explicar, já na vida adulta tive depressão, tentei suicídio, sou filha de mãe narcisista, e essa música me abraçou em todos os melhores e piores momentos da minha vida.
Essa música foi a música do meu renascimento, chorava horrores ouvindo, mas, algo me dizia que tudo iria ficar bem e melhorar, 3 anos depois aqui estou eu, em uma versão muito melhor
O título da música pra mim remete a um cavaleiro de armadura (metal) lutando contra suas próprias ilusões (nuvens)… o que parece ser uma referência a Dom Quixote. Acho uma boa chave de leitura da canção.
Minha relação com a Legião Urbana começou justamente com essa música. E pior, foi no dia da morte do Renato. Eu tinha 10 anos de idade, estava indo com minha irmã no Carrefour, quando ela comprou esse CD e colocou para tocar no carro. Foi amor a primeira vista.. Fiquei um fãn e até roubei esse CD pra mim kkkkkk
Na verdade nem todos os Templários morreram. Grande parte deles foi acolhida e protegida pelo Reino de Portugal, o que impulsionou o desenvolvimento de Portugal, culminando no desenvolvimento das caravelas e grandes navegações, que partiram de Portugal. Não à toa, o símbolo dos Templários adornava as velas dos navios portugueses.
@@combatenteurbano4466realmente o hino do Vasco induz ao erro de achar que o símbolo do time é a "Cruz de Malta". Não é, na camisa do Clube o que está estampada é a Cruz da Ordem de Cristo, sucessora em Portugal da Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo, o nome oficial dos Templários. A Cruz de Malta verdadeira é outra, tem os braços em forma de "V".
Eu simplesmente amo essa musica ! Ela divide meu coraçao com Tempo Perdido, que foi a porta pra que eu conhecesse a Legiao Urbana na minha adolescencia e A Via Láctea, musica que me fez refletir e ter esperança de dias melhores durante a epoca em que meus pais se separaram. Metal Contra as Nuvens foi a responsavel por me estimular a aprender violao e iniciar na minha carreira como musico. O fim dela (E nossa historia/ Nao estara pelo avesso assim, sem final feliz/ Teremos coisas bonitas pra contar) me faz lembrar de quando, apos a separação dos meus pais, fui expulso de casa pela minha mae e fui morar com meu pai na Bahia. Mesmo com tudo que aconteceu, vivi e tenho coisas bonitas pra contar...Por que vivi, tinha muito ainda pra fazer, nao olhei pra tras pois a minha historia ainda estava começando... Urbana Legio Omnia Vincit.
Essa letrae remete a confianca quevrada por alguem que a gente mais esperava confiança, fala sobre as consequências dos traumas qie uma traição tras, fala sobre guardar pra nos nosso maior tesouro que é a pureza e nossas feridas pq é ai que vao querer atacar, e fala sobre esperanca, sobre saber que ainda tem amor por ai, que nossa história não acabará pelo avesso que é a solidão, mas sim com um final feliz. Que teremos coisas bonitas pra contar, mas que ate la, precisamos viver pq temos muito ainda por fazer, se falta luz no mundo é pq nos somos a luz que o mundo precisa, nao devemos olhar pra trás pq apenas começamos, toda dor e falcidade serviu como escola pra gente saber como nao ser, e quando aprendemos isso, o mundo comeca apgora.
Que felicidade que vai começar a falar do V, meu álbum favorito! Metal contra as nuvens está no meu top 3 de músicas legionicas, atrás somente de O mundo anda tão complicado e Andréa Doria. Eu não sei...toda vez que escuto o final dessa canção, me lembra vídeos motivacionais, sei que as frases induzem a isso, mas consigo claramente ver um "clipe" cheio de imagens (tipo propaganda de margarina + propaganda da coca cola) com a voz dele declamando "o mundo começa agora, apenas começamos".
Esse disco é tudo diferente do que a Legião já fez, mas um disco maravilhoso com uma sonoridade diferente e com ambiente medieval, essa música Metal contra as nuvens é linda, uma das melhores do disco!!!!!!
Metal contra as nuvens é e sempre será minha música favorita. Toda vez que ouço me transporto pra outro lugar, é como se fosse uma chave pra outra dimensão. E isso tudo sóbria. #VivaLegiãoUrbana
Eu também acho Metal Contra as Nuvens a melhor música. Eu lembro, vividamente, de ficar deitado no sofá da sala, no casarão dos meus pais. Eu devia ter uns 14 anos. Lembro demais. Foi a música que mais toquei no violão.
Mais uma música histórica para mim. Uma vez eu toquei essa música em um festival chamado Show de talentos na cidade de Santo Amaro da Imperatriz em SC. E quando eu comecei a música, estava o sol se pondo, e quando eu termeinei ja era noite. Enfim, um dia memorável.
O Renato em uma apresentação na Rádio Cidade no programa Invasão Da Cidade (1992) disse que Metal Contra As Nuvens era uma homenagem a todas as pesoas que gostam de rock n roll
Olá amigo Na realidade ele está fazendo uma dedicatória, ou seja, o que ele quer dizer é que aquela execução, naquela ocasião específica, é dedicada a quem gosta de Rock'n'Roll, e não que a letra seja baseada nisso. Abraços
Melhor música disparada da Legião Urbana, em minha opinião. Uma música totalmente diferente das outras, com várias partes, que se diferenciam, além de uma letra fantástica!
Minha música preferida na vida...Interessante ,agora sabendo mais,como a música nos passa diferentes emoções. E ao fim estou exausta. Pra mim é uma obra prima.Obrigada pelo lindo trabalho. Vlw!!!
Difícil eleger a música preferida, vai muito do momento em que se vive Mas essa é um clássico instantâneo, minha favorita disparada Muito legal todas as curiosidades, interessante saber a motivação por trás da letra Mas para mim, essa e todas que ouço, sempre será singular, pois quando as toco, lembro de momentos da minha vida, meio que tivesse adaptado elas a minha história Todo sucesso do mundo para seu trabalho
Julio, também é a minha música favorita da Legião. Acho ela a obra prima da banda, pois tem de tudo um pouco, tanto na música em si quanto na letra, na interpretação. Antes de conhecer o verdadeiro significado dessa música eu fazia uma analogia com o Apocalipse de São João, como se ele descreve-se o relato bíblico bem a sua maneira. Quando eu ouvi ele dizendo que se referia ao plano Collor quase toda a letra fez mais sentido ainda!!! Por esses e outros motivos: Uma Obra Prima!!!
Gente do céu! Fiquei tão pra baixo com o resultado das eleições, uma sensação de velório... e desde então, uma melodia não saía da minha cabeça, porém, não conseguia lembrar a letra... Só hoje me veio a letra no pensamento e era o final dessa música... e lembrando tbm de qdo o Ayrton Senna era vivo, o sentimento de orgulho em ser brasileiro, que ele nos proporcionava... Venho pesquisar a história da música e encontro tudo conectado: Música do Ayrton, descontentamento do Renato com o período político na época, tristeza e decepção... Agora compreendi porque o meu subconsciente puxou por essa música nesse momento da minha vida... Gratidão pelos esclarecimentos 🙏
Sou fanático por essa música!!! Pra mim é a questão espiritual envolvida com a questão da sua luta contra os vícios e a pena de morte que o HIV fazia no começo da década de 90. Obra prima!!!!
Júlio, que aula, obrigado, obrigado e obrigado por estar fazendo esse trabalho com os álbuns da Legião. O V pra mim é o melhor disco da legião, mostra na essência o poder de arranjos e composições da banda . “Metal Contra as Nuvens” também pra mim é a melhor canção, letra, melodia, história, arranjo da Legião Urbana. 🙏🏻🙏🏻👊🏼👊🏼🍷
Grande Júlio!! Acompanho todos teus vídeos e também sou fãzaço da banda. Duas humildes contribuições: o dragão citado na letra é justamente o da inflação, acho que o Renato contou isso numa entrevista. E o trocadilho é "So metal" ( "tão metal", tipo, como se alguém dissesse "ah isso é tão metal", "isso é tão brega" ou "isso é tão legal", saca?). Parabéns pelos vídeos!!
Acho fantástico isso que ele fez. Se colocou como um cavaleiro templário moderno, onde seu tesouro é sua música e a mensagem contida nela. Assim como muito se fala sobre os tais tesouros escondidos pelos templários, cá estamos nós falando dos tesouros escondidos em suas canções. Gênio
Ouvi Metal contra as nuvens pela primeira vez em 2012, com meus 18 anos e achei bem chata, a começar pelo nome rs. Hoje com meus 27 sou apaixonado por ela e gravei cada parte da música. Quando chego em casa cansado, coloco legião pra tocar no UA-cam e adivinha... Metal contra as nuvens do acústico deles na MTV rs. Mais maduro, entendo que na época a política e seus governantes eram m... E hoje persiste ainda mais, infelizmente... Mas eu entendi a mensagem do Renato (Temos muito ainda por fazer, não olhe pra trás, apenas começamos. O mundo começa agora) Todo dia é um novo dia e somos NÓS que fazemos a diferença para mudar o mundo em que vivemos para Melhor!
Como o canal do Júlio é incrível! A Legião é minha banda favorita no Brasil e Ayrton Senna é meu maior ídolo. Metal contra as Nuvens é minha música favorita e nesse vídeo, os três estão unidos e só descobri isso graças ao Júlio. O destino tem suas coincidências muito bem vindas!
O disco e a capa são influência de uma banda de rock progressivo que o Renato gostava muito, chamado King Crimson. A capa é muito parecida com a capa do Larks tongue in aspic.
Júlio, provalvemente esse trocadilho tenha a ver com a tematica medieval usada pelas bandas de Heavy Metal como Manowar ou ate o Iron Maiden. Também pode ser alguma referencia a ordem dos Templarios que vc citou, já que eles promoviam saques em vilarejos além das riquezas obtidas pelos mesmo.
Está música é uma obra de arte !!! Como sempre o Brasil sendo vítima de presidentes doentes no poder!!! E por sinal o maldito do collor é senador reeleito a 16 anos!!! Um verdadeiro absurdo !!! Pessoal de Alagoas!!! Pq isso??? Vcs estão ricos??? Está tudo bem por aí???? Lamentável... Tem gente que gosta de sofrer!!!!
@@edgarwackerhage8641 meu caro, não tem como comparar a Dilma com collor... vc está sendo injusto e incoerente !!! A Dilma não cometeu a atrocidades de collor!!! .... Eu votei na Dilma e não me arrependo!!! Ela foi a única presidente que deu direitos as empregadas domésticas, em seu governo tínhamos mais emprego, saúde, educação e poder de compra!!! Ela não confiscou a poupança de ngm, não tentou armar a população, não era miliciana nem golpista!!!!
Segunda-feira (04/10), pós primeiro turno de eleição (ano: 2022), ouvi esse clássico e chorei! A história se repete! Em quatro anos, tivemos tudo que se imagina de destruição! Até uma PANDEMIA! Antes, porém, conchavos, golpe, fake news, para uma alternância catrastófica de poder! A raposa Collor teve suas raposinhas! Virou um inominável que lavou o cérebro de uma população vítima do analfabetismo, racismo, xenofobia, machismo estrutural! Salve, Renato!
Na capa do 3 diz q interpretar as letras pode dizer mt mais de nós do q da própria letra... isso nunca mais saiu da minha mente. Cada inferência q fazemos sobre as letras diz mt mais sobre nós e sobre o que 'vimos, vivemos e vencemos' na vida. ULOV \m/
Com certeza metal contra as nuvens me intrigava muiito na época .internet pra nós nem pensar ,então ficava difícil saber. Muito bom conhecer a história da música ...Renato sempre surpreendente. Parabéns pelo vídeo e por trazer história que sempre gostaríamos de saber
Parabéns pela história, pois além de muitas coisas que eu como fã já sabia, você traz ligações externas, como o autor do tema musical tocado sempre em homenagem ao Airton Senna!! Show de bola!!!
Eu entendo e como , se acredita se em algo , que caia o inimigo em tao , como em qualquer coisa que ja acreditamos , perdesse o encanto , e no final ele dis que na nossa estória não ficara pelo aviso assim sem final feliz , ainda teremos coisas bonitas e ate la , que nao sabemos o quando , vamos viver teremos muitas coisas por fazer . Esta letra em qualquer lugar no mundo se encaixar na vida , de alguem o melhor musico que tivemos .
Eu sempre associei o "metal" do título com a alquimia, visto que há essa temática templária na letra da música. Há essa questão de transmutação, transformar metal em ouro, pedra filosofal, buscar o elixir da longa vida, o sopro do dragão (cujo "fogo" pode ser usado no processo). Agora, sabendo que há citação com relação à aids, isso parece fazer mais sentido ainda, pois na época havia uma esperança muito grande que se descobrisse uma cura. Dentro do contexto alquímico, as nuvens seriam a Sabedoria Divina que conduz o processo e o metal está ali atravessando-as para que se transmute. Mas não sei tanto sobre isso, teria que pesquisar... rs Bom, tem mais profundidade do que aparenta...rs
Sobre o trocadilho citado: Acho que o @Christian Bueller resolveu a charada. "Só Metal.." no sentido de "é apenas um metal e nada mais". Gostei Christian. Eu também darei minha contribuição e acrescentaria a seguinte interpretação do trecho - Eu sou o Ouro em seu Brasão: O Renato tava p da vida com a história do confisco na época sendo assim acho que cabe pensar em Eu sou o Dinheiro (Ouro) em seu Brasão (Brasil). Uma crítica direta dizendo que as pessoas são apenas dinheiro nessa época tão difícil do confisco. Seu canal é muito bom @Júlio Ettore. Descobri recentemente. Parabéns pelo trabalho claro e direto ao ponto! Abraços a todos.
Muito difícil para eu eleger a n°1 das músicas da Legião Urbana, pois para quem é fã e não crítico musical, cada música há relação direta com cada momento específico da minha tragédia aqui na Terra, que são os meus atuais 18.250 dias vividos. Após cantar em mente as 10 dentre todas, e dentre estas 10 canções, exercer a difícil ginástica mental "suspenso e perdido no espaço", cheguei à conclusão de que para minha vida as frases: "(...) Não me entrego sem lutar Tenho, ainda, coração Não aprendi a me render Que caia o inimigo então (...)" Faz todo o sentido para mim, posto que em minha jornada acadêmica saía de Jacarepaguá, Rio de Janeiro RJ, e ia para UFF - Universidade Federal Fluminense em Niterói estudar. Às vezes na travessia da Baía de Guanabara dentro da barca, via o tempo passar e ficava na dúvida se valia a pena realmente a dura dedicação em estudar, concluir a facul., trabalhar em escritório, e estudar mais e mais para estar sempre atualizado profissionalmente... Pensamento na época de um jovem que gostava e estava na Cena Punk do Rio de Janeiro RJ. O "alimento pra cabeça nunca vai matar a fome de ninguém", para mim matou sim. Nestes momentos da travessia citada acima, vinha a PODEROSA "Metal contra as nuvens", enjetada e reverberada na mente, por meio da minha fitinha K7 rodada em meu inseparável walkman Sony, que tenho até hoje. Portanto, posso afirmar que Renato Russo, com "Metal contra as nuvens", salvou a minha história acadêmica e profissional, pois desde então, estando eu em dificuldades em não rogo a nenhum deus, posto que sou Ateu, eu busco forças no trecho de "Metal contra as nuvens" citado acima, e reverberado de forma automática, como um mantra, em todas as minhas tomadas de decisão na vida. Já a segunda que mais amo, é Andrea Doria. É poderossíma em letra e música.
2:36 Eu tinha 9 pra 10 anos de idade e lembro da remarcação diária de preços nos mercados; era tipo semana passada o pão francês custar 10 cruzeiros e hoje custar 17... e 30 dias depois já custava 30 Cruzeiros. Quem nasceu e viveu depois do Real não tem idéia desse absurdo! O dinheiro perdia valor tão rápido que surgiu o hábito generalizado de fazer a "compra do mês" no dia do pagamento (cultura que muitos ainda tem). Notas de valor cada vez maior eram lançadas praticamente a cada semestre e chegavam a ter 5 zeros (500 000 Cruzeiros), tanto zero que tinham que cortar zeros em algum momento (sempre cortavam 3); pra não gastar tanto com impressão de dinheiro, as notas já em circulação eram carimbadas nos bancos (500 mil Cruzeiros recebia um carimbo preto de 500 Cruzeiros Novos). Se essa nota ao ser lançada pagasse um salário mínimo inteiro, pouco mais de um ano depois, carimbada com 3 zeros a menos, estava na minha mão comprando algumas balas na padaria! No livro-biografia "Renato Russo" de Carlos Marcelo, ele conta da reação do Renato sobre o confisco; ele estava guardando dinheiro para comprar um apartamento no Rio e não pôde faze-lo; " Eu vou recuperar cada centavo e comprar meu apartamento", esbravejou. Sabemos que ele conseguiu depois, tendo morado na Rua Nascimento Silva, 378, em Ipanema! 6:21 O arranjo orquestrado é MARAVILHOSO. Quando ouvi a música pela primeira vez era uma surpresa depois da outra, com as variações típicas de rock progressivo... mas a orquestra foi absolutamente inesperada. A música acabou e eu tinha o rosto úmido... nem tinha percebido as lágrimas! Quem gostou do estilo operístico e progressivo de Metal Contra as Nuvens também pode experimentar: Para trás: The Beatles, álbum Abbey Road (1969) principalmente as faixas "I want you" e a sequência das faixas 11, 12 e 13, que se continuam: "Mean Mr. Mustard - "Polythene Pam" - "She came in through the bathroom window" Da mesma época: Iron Maiden: Fear of the Dark (1992). É Heavy Metal, mas traz as mesmas características: as viradas na musicalidade e sonoridade, mudanças de andamento, solos virtuosos, duração relativamente longa.
É muito legal ver um fã de Legião Urbana indo buscar as informações pra trazer pra gente aqui. Metal Contra as Nuvens é também a minha música preferida da Legião. É claro que tudo tem uma origem e sempre fui curioso sobre a história desta música, mas a poesia sempre pode esbarrar na nossa subjetividade e assim acabamos dando nosso próprio significado. Essa música, para mim, é um hino de superação, de enfrentamento de dificuldades e depressão, de situações difíceis que demandam paciência e tempo (situações lentas e pesadas, assim como a música). E essa música me inspira demais a superar as coisas e ouço como se fosse o Renato colocando a mão no meu ombro dizendo: "É difícil mesmo mas não desista, siga em frente". Quanto à questão política, vemos que a música não envelhece porque fome e destruição, promessas bizarras e afins, a gente vê até hoje né? E por fim, é irônico e super triste que uma pessoa escreva uma música dessas que diz "Não me entrego sem lutar, tenho ainda coração, não aprendi a me render..." e no final haja rumores que de fato ele tenha se rendido né... Outra música (que não é do Renato) é La Forza della Vita, que interpreto no mesmo sentido e tenho um afeto grande pela gravação dele também. Enfim, muito bom ver seu trabalho, meu amigo, vc manda muito bem! Continue assim! Grande abraço!
Minha preferida, também! É uma das músicas mais impressionantes que já ouvi. Nunca tive nada a ver com drogas. A música parece que leva a batalhas de tempos muito antigos. Medievais, certamente, também, mas muito antes... Claro, Renato terá feito contra Collor, mas parece que se conectava com outros tempos, outros mundos. Templários… Távola Redonda… Muito antes, ainda, acho.
Oi Júlio! Belo trabalho! Creio que o trocadilho seja com o estilo musical metal: "Eu sou metal" (estilo musical) (eu sou) raio,relâmpago e trovão " o estilo musical do metal é como uma força da natureza!O metal ser o ouro no brasão é o Sepultura (que ele achava a melhor banda brasileira) representando o Brasil!
Gente sem modéstia essa letra para minha concepção é a letra mais fantástica já escrita principalmente pela mensagem nos últimos versos, gente sem brincadeira é sensacional quem está em depressão por exemplo se ouvir e prestar atenção vai receber uma grande ajuda.... Eu uso ela direto com meus pacientes!
É perfeita
Essa é a letra da minha vida, amo as letras da Elisa e do Vander Lee, amo flores, amo titãs, cássia, amo muitos, mas a música que toca minha alma é metal contra as nuvens, sempre amei esse letra, apesar de ter conhecido a legião depois da partida do Renato, pq nasci em 85, desde a adolescência essa música me toca num lugar que não sei explicar, já na vida adulta tive depressão, tentei suicídio, sou filha de mãe narcisista, e essa música me abraçou em todos os melhores e piores momentos da minha vida.
Essa música foi a música do meu renascimento, chorava horrores ouvindo, mas, algo me dizia que tudo iria ficar bem e melhorar, 3 anos depois aqui estou eu, em uma versão muito melhor
O título da música pra mim remete a um cavaleiro de armadura (metal) lutando contra suas próprias ilusões (nuvens)… o que parece ser uma referência a Dom Quixote. Acho uma boa chave de leitura da canção.
Minha relação com a Legião Urbana começou justamente com essa música. E pior, foi no dia da morte do Renato. Eu tinha 10 anos de idade, estava indo com minha irmã no Carrefour, quando ela comprou esse CD e colocou para tocar no carro. Foi amor a primeira vista.. Fiquei um fãn e até roubei esse CD pra mim kkkkkk
Renato Russo era um Homem a frente do seu tempo, pois não só metal contra as nuvens mas outras outras letras são fantásticas.
Eu sempre achei que o Renato queria que Metal Contra as Nuvens fosse a sua "Bohemian Rhapsody".
Acho que não, tiveram músicas grandes antes.
Eu mesmo quando estou na bad
@@bobomaster9234 Mas a muda se transforma, fica mais calma depois mais pesada e rápida… nem parece a mesma musica, igual a do Queen
@@tiagobarbosa1160 mas Bohemian Rhapsody fica mais pesada e mais rápida que Metal Contra as Nuvens em certos trechos kkkk
já eu vejo mais um "stairway to heaven" em metal contra as nuvens
Essa é uma das músicas que o Renato Rocha ajudou na pré produção.
Como faz isso nos comentários??
Na verdade nem todos os Templários morreram. Grande parte deles foi acolhida e protegida pelo Reino de Portugal, o que impulsionou o desenvolvimento de Portugal, culminando no desenvolvimento das caravelas e grandes navegações, que partiram de Portugal. Não à toa, o símbolo dos Templários adornava as velas dos navios portugueses.
Será que somos herdeiros dos templários?
excelente comentário!
Ia justamente argumentar isso.
@@marturinhas Templários eram castos
@@marturinhas VASCÃO
@@combatenteurbano4466realmente o hino do Vasco induz ao erro de achar que o símbolo do time é a "Cruz de Malta". Não é, na camisa do Clube o que está estampada é a Cruz da Ordem de Cristo, sucessora em Portugal da Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo, o nome oficial dos Templários. A Cruz de Malta verdadeira é outra, tem os braços em forma de "V".
Eu simplesmente amo essa musica ! Ela divide meu coraçao com Tempo Perdido, que foi a porta pra que eu conhecesse a Legiao Urbana na minha adolescencia e A Via Láctea, musica que me fez refletir e ter esperança de dias melhores durante a epoca em que meus pais se separaram. Metal Contra as Nuvens foi a responsavel por me estimular a aprender violao e iniciar na minha carreira como musico. O fim dela (E nossa historia/ Nao estara pelo avesso assim, sem final feliz/ Teremos coisas bonitas pra contar) me faz lembrar de quando, apos a separação dos meus pais, fui expulso de casa pela minha mae e fui morar com meu pai na Bahia. Mesmo com tudo que aconteceu, vivi e tenho coisas bonitas pra contar...Por que vivi, tinha muito ainda pra fazer, nao olhei pra tras pois a minha historia ainda estava começando... Urbana Legio Omnia Vincit.
Faroeste caboclo a letra é incrível eu me identifico muito
Essa letrae remete a confianca quevrada por alguem que a gente mais esperava confiança, fala sobre as consequências dos traumas qie uma traição tras, fala sobre guardar pra nos nosso maior tesouro que é a pureza e nossas feridas pq é ai que vao querer atacar, e fala sobre esperanca, sobre saber que ainda tem amor por ai, que nossa história não acabará pelo avesso que é a solidão, mas sim com um final feliz. Que teremos coisas bonitas pra contar, mas que ate la, precisamos viver pq temos muito ainda por fazer, se falta luz no mundo é pq nos somos a luz que o mundo precisa, nao devemos olhar pra trás pq apenas começamos, toda dor e falcidade serviu como escola pra gente saber como nao ser, e quando aprendemos isso, o mundo comeca apgora.
Em 2012 quando estava no ensino médio, ao sair do colégio comprei este LP. A capa, o encarte e o som eram sensacionais e continuam sendo.
Teatro dos vampiros é uma obra prima! Vc pode falar nas próximas.....
Eu sempre digo que esse disco é o "The Dark Side Of The Moon" brasileiro mais incrível de todos.
Kkkk vdd, ótimo parâmetro 👏
Assino embaixo 👍
Muito bom, nunca tinha pensado por esse parâmetro! Show de bola
fato.
The Dark Side Of The Moon???? kkkkkkkkk
Gostei das curiosidades. Mesmo com 11 min, tocava nas rádios
Que felicidade que vai começar a falar do V, meu álbum favorito!
Metal contra as nuvens está no meu top 3 de músicas legionicas, atrás somente de O mundo anda tão complicado e Andréa Doria.
Eu não sei...toda vez que escuto o final dessa canção, me lembra vídeos motivacionais, sei que as frases induzem a isso, mas consigo claramente ver um "clipe" cheio de imagens (tipo propaganda de margarina + propaganda da coca cola) com a voz dele declamando "o mundo começa agora, apenas começamos".
Andrea Doria é sensacional. Vou ouvir agora mesmo 😎
Metal é meu top 02 da Legião. Top 01 é Sagrado Coração e top 03 Pais & Filhos.
Andréa Dória é a melhor música da Legião Urbana na minha opinião. 😍💕
Meu top 3 é Andrea Doria, Metal Contra as Nuvens e LÁventura.
Esse disco é tudo diferente do que a Legião já fez, mas um disco maravilhoso com uma sonoridade diferente e com ambiente medieval, essa música Metal contra as nuvens é linda, uma das melhores do disco!!!!!!
Metal contra as nuvens é e sempre será minha música favorita. Toda vez que ouço me transporto pra outro lugar, é como se fosse uma chave pra outra dimensão. E isso tudo sóbria. #VivaLegiãoUrbana
A melhor música do legião, pra min é a top 1. Quando escuto ela me dá calafrios de sentir a letra
Eu também acho Metal Contra as Nuvens a melhor música.
Eu lembro, vividamente, de ficar deitado no sofá da sala, no casarão dos meus pais. Eu devia ter uns 14 anos.
Lembro demais.
Foi a música que mais toquei no violão.
Mais uma música histórica para mim. Uma vez eu toquei essa música em um festival chamado Show de talentos na cidade de Santo Amaro da Imperatriz em SC. E quando eu comecei a música, estava o sol se pondo, e quando eu termeinei ja era noite. Enfim, um dia memorável.
Amo essa música. Foi como paixão à primeira vista quando a ouvi, quando tinha 11 anos. em 1991...
Eu amo a sua dicção Júlio. ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Uma canção linda e o final é poético
O Renato em uma apresentação na Rádio Cidade no programa Invasão Da Cidade (1992) disse que Metal Contra As Nuvens era uma homenagem a todas as pesoas que gostam de rock n roll
Olá amigo
Na realidade ele está fazendo uma dedicatória, ou seja, o que ele quer dizer é que aquela execução, naquela ocasião específica, é dedicada a quem gosta de Rock'n'Roll, e não que a letra seja baseada nisso.
Abraços
@@julioettore Vlw Júlio. Interpretei errado rsrs..
Coincidência, essa é a minha música preferida da Legião também. Aliás, curto muito esse disco e o quatro.
Melhor música disparada da Legião Urbana, em minha opinião. Uma música totalmente diferente das outras, com várias partes, que se diferenciam, além de uma letra fantástica!
Mais uma vez, sensacional!
Essa música não envelhece!
Legião nunca morre!!
Minha canção preferida do meu álbum favorito da Legião Urbana. 🙂
Minha música preferida na vida...Interessante ,agora sabendo mais,como a música nos passa diferentes emoções. E ao fim estou exausta. Pra mim é uma obra prima.Obrigada pelo lindo trabalho. Vlw!!!
No show V ele abria com Carinhoso do Pixinguinha e seguia com Love Song/Metal... Inesquecível! Salve Legião.
Difícil eleger a música preferida, vai muito do momento em que se vive
Mas essa é um clássico instantâneo, minha favorita disparada
Muito legal todas as curiosidades, interessante saber a motivação por trás da letra
Mas para mim, essa e todas que ouço, sempre será singular, pois quando as toco, lembro de momentos da minha vida, meio que tivesse adaptado elas a minha história
Todo sucesso do mundo para seu trabalho
Julio, também é a minha música favorita da Legião. Acho ela a obra prima da banda, pois tem de tudo um pouco, tanto na música em si quanto na letra, na interpretação. Antes de conhecer o verdadeiro significado dessa música eu fazia uma analogia com o Apocalipse de São João, como se ele descreve-se o relato bíblico bem a sua maneira.
Quando eu ouvi ele dizendo que se referia ao plano Collor quase toda a letra fez mais sentido ainda!!!
Por esses e outros motivos: Uma Obra Prima!!!
Gente do céu! Fiquei tão pra baixo com o resultado das eleições, uma sensação de velório... e desde então, uma melodia não saía da minha cabeça, porém, não conseguia lembrar a letra... Só hoje me veio a letra no pensamento e era o final dessa música... e lembrando tbm de qdo o Ayrton Senna era vivo, o sentimento de orgulho em ser brasileiro, que ele nos proporcionava... Venho pesquisar a história da música e encontro tudo conectado: Música do Ayrton, descontentamento do Renato com o período político na época, tristeza e decepção... Agora compreendi porque o meu subconsciente puxou por essa música nesse momento da minha vida... Gratidão pelos esclarecimentos 🙏
Sou fanático por essa música!!! Pra mim é a questão espiritual envolvida com a questão da sua luta contra os vícios e a pena de morte que o HIV fazia no começo da década de 90. Obra prima!!!!
Ameiii!!!
Amo, amo, amo!!!❤❤❤
Júlio, que aula, obrigado, obrigado e obrigado por estar fazendo esse trabalho com os álbuns da Legião. O V pra mim é o melhor disco da legião, mostra na essência o poder de arranjos e composições da banda . “Metal Contra as Nuvens” também pra mim é a melhor canção, letra, melodia, história, arranjo da Legião Urbana. 🙏🏻🙏🏻👊🏼👊🏼🍷
Tenho em vinil, linda capa sanduíche toda branca. Disco temática melancólica.
Épico, magnífico... Metal esta entre as minhas preferidas.
Acrílic é a minha!
Grande Júlio!! Acompanho todos teus vídeos e também sou fãzaço da banda. Duas humildes contribuições: o dragão citado na letra é justamente o da inflação, acho que o Renato contou isso numa entrevista. E o trocadilho é "So metal" ( "tão metal", tipo, como se alguém dissesse "ah isso é tão metal", "isso é tão brega" ou "isso é tão legal", saca?). Parabéns pelos vídeos!!
Linda música, e não por acaso é a que mais casa com o tom e o timbre de minha voz. Rsrs
Acho fantástico isso que ele fez. Se colocou como um cavaleiro templário moderno, onde seu tesouro é sua música e a mensagem contida nela. Assim como muito se fala sobre os tais tesouros escondidos pelos templários, cá estamos nós falando dos tesouros escondidos em suas canções. Gênio
Não sou escravo de ninguém ninguém senhor do meu domínio essa letra é incrível
Que maravilha de música.
Gratidão Júlio! Eu amo essa música, é uma das minhas favoritas, principalmente a versão acústica. Show seu trabalho, parabėns 👏👏👏👏👏👏🌟🌟🌟🌟🌟🌟
Um dos melhores discos!
Essa é minha música favorita da legião!
Ouvi Metal contra as nuvens pela primeira vez em 2012, com meus 18 anos e achei bem chata, a começar pelo nome rs. Hoje com meus 27 sou apaixonado por ela e gravei cada parte da música. Quando chego em casa cansado, coloco legião pra tocar no UA-cam e adivinha... Metal contra as nuvens do acústico deles na MTV rs. Mais maduro, entendo que na época a política e seus governantes eram m... E hoje persiste ainda mais, infelizmente... Mas eu entendi a mensagem do Renato (Temos muito ainda por fazer, não olhe pra trás, apenas começamos. O mundo começa agora) Todo dia é um novo dia e somos NÓS que fazemos a diferença para mudar o mundo em que vivemos para Melhor!
Como o canal do Júlio é incrível! A Legião é minha banda favorita no Brasil e Ayrton Senna é meu maior ídolo. Metal contra as Nuvens é minha música favorita e nesse vídeo, os três estão unidos e só descobri isso graças ao Júlio. O destino tem suas coincidências muito bem vindas!
Também é minha música preferida.
Linda e perfeita.
O disco e a capa são influência de uma banda de rock progressivo que o Renato gostava muito, chamado King Crimson. A capa é muito parecida com a capa do Larks tongue in aspic.
Júlio, provalvemente esse trocadilho tenha a ver com a tematica medieval usada pelas bandas de Heavy Metal como Manowar ou ate o Iron Maiden. Também pode ser alguma referencia a ordem dos Templarios que vc citou, já que eles promoviam saques em vilarejos além das riquezas obtidas pelos mesmo.
Teremos coisas bonita para contar.... 🎶
Amo Legião!❤ Júlio, valeu!👏🤩
Eu não acredito que eu não conhecia esse canal antes??? Fala de todas as músicas que eu amo, das bandas brasileiras que eu amo.
Simplesmente a música mais importante do Rock nacional! AMOOOOOOO
Amo essa canção! Ela é maravilhosa. A letra, os arranjos, os instrumentos tornam essa canção perfeita!
Amo essas estórias.
Está música é uma obra de arte !!! Como sempre o Brasil sendo vítima de presidentes doentes no poder!!! E por sinal o maldito do collor é senador reeleito a 16 anos!!! Um verdadeiro absurdo !!! Pessoal de Alagoas!!! Pq isso??? Vcs estão ricos??? Está tudo bem por aí???? Lamentável... Tem gente que gosta de sofrer!!!!
Pois é isso!!! Tem gente que foi eleito e se procurar por aí não vai achar um eleitor dessa praga. A Dilma também eleita por quem ?
@@edgarwackerhage8641 meu caro, não tem como comparar a Dilma com collor... vc está sendo injusto e incoerente !!! A Dilma não cometeu a atrocidades de collor!!! .... Eu votei na Dilma e não me arrependo!!! Ela foi a única presidente que deu direitos as empregadas domésticas, em seu governo tínhamos mais emprego, saúde, educação e poder de compra!!! Ela não confiscou a poupança de ngm, não tentou armar a população, não era miliciana nem golpista!!!!
Segunda-feira (04/10), pós primeiro turno de eleição (ano: 2022), ouvi esse clássico e chorei!
A história se repete!
Em quatro anos, tivemos tudo que se imagina de destruição! Até uma PANDEMIA! Antes, porém, conchavos, golpe, fake news, para uma alternância catrastófica de poder! A raposa Collor teve suas raposinhas! Virou um inominável que lavou o cérebro de uma população vítima do analfabetismo, racismo, xenofobia, machismo estrutural!
Salve, Renato!
Na capa do 3 diz q interpretar as letras pode dizer mt mais de nós do q da própria letra... isso nunca mais saiu da minha mente.
Cada inferência q fazemos sobre as letras diz mt mais sobre nós e sobre o que 'vimos, vivemos e vencemos' na vida.
ULOV \m/
Com certeza metal contra as nuvens me intrigava muiito na época .internet pra nós nem pensar ,então ficava difícil saber.
Muito bom conhecer a história da música ...Renato sempre surpreendente.
Parabéns pelo vídeo e por trazer história que sempre gostaríamos de saber
Parabéns pela história, pois além de muitas coisas que eu como fã já sabia, você traz ligações externas, como o autor do tema musical tocado sempre em homenagem ao Airton Senna!! Show de bola!!!
Saudades desse incrivel talento musical
Meu Deus!!!!!!!!!! É isso!! As vezes leio, ouço e vejo coisas q não tem nada do q sei do meu Renato.... Vc foi acertivo....
Metal Contra as nuvens é minha música preferida da Legião também
Já gostava de metal contra as nuvens antes e agora tem mais valor para mim.
Parabéns ´por mais este vídeo, Julio! Assim como você, a minha música preferida da Legião é Metal contra as nuvens!
Também minha música favorita do Legião!
Eu entendo e como , se acredita se em algo , que caia o inimigo em tao , como em qualquer coisa que ja acreditamos , perdesse o encanto , e no final ele dis que na nossa estória não ficara pelo aviso assim sem final feliz , ainda teremos coisas bonitas e ate la , que nao sabemos o quando , vamos viver teremos muitas coisas por fazer . Esta letra em qualquer lugar no mundo se encaixar na vida , de alguem o melhor musico que tivemos .
Metal contra nuvens é umas das minha música preferida 😍😍 👏👏👏👏
Cara, seus vídeos são excelentes. Traz uma nostalgia de algo que quereríamos viver...
É minha preferida também. O disco também é o meu preferido da Legião. Quando paro pra escuta lá, parece que minha mente voa longe...longe...longe..
Minha música preferida também!
Eu sempre associei o "metal" do título com a alquimia, visto que há essa temática templária na letra da música. Há essa questão de transmutação, transformar metal em ouro, pedra filosofal, buscar o elixir da longa vida, o sopro do dragão (cujo "fogo" pode ser usado no processo). Agora, sabendo que há citação com relação à aids, isso parece fazer mais sentido ainda, pois na época havia uma esperança muito grande que se descobrisse uma cura.
Dentro do contexto alquímico, as nuvens seriam a Sabedoria Divina que conduz o processo e o metal está ali atravessando-as para que se transmute. Mas não sei tanto sobre isso, teria que pesquisar... rs
Bom, tem mais profundidade do que aparenta...rs
A minha música preferida! Considero a mais linda, a mais profética e epopeica. Amo com todas as minhas forças esse disco todo.
minha música preferida também ❤
ESPEREI TANTO POR ESTE VÍDEO!!!! ♥️♥️♥️♥️♥️♥️
Sobre o trocadilho citado: Acho que o @Christian Bueller resolveu a charada. "Só Metal.." no sentido de "é apenas um metal e nada mais". Gostei Christian. Eu também darei minha contribuição e acrescentaria a seguinte interpretação do trecho - Eu sou o Ouro em seu Brasão: O Renato tava p da vida com a história do confisco na época sendo assim acho que cabe pensar em Eu sou o Dinheiro (Ouro) em seu Brasão (Brasil). Uma crítica direta dizendo que as pessoas são apenas dinheiro nessa época tão difícil do confisco.
Seu canal é muito bom @Júlio Ettore. Descobri recentemente. Parabéns pelo trabalho claro e direto ao ponto!
Abraços a todos.
Muito difícil para eu eleger a n°1 das músicas da Legião Urbana, pois para quem é fã e não crítico musical, cada música há relação direta com cada momento específico da minha tragédia aqui na Terra, que são os meus atuais 18.250 dias vividos.
Após cantar em mente as 10 dentre todas, e dentre estas 10 canções, exercer a difícil ginástica mental "suspenso e perdido no espaço", cheguei à conclusão de que para minha vida as frases: "(...) Não me entrego sem lutar
Tenho, ainda, coração
Não aprendi a me render
Que caia o inimigo então (...)"
Faz todo o sentido para mim, posto que em minha jornada acadêmica saía de Jacarepaguá, Rio de Janeiro RJ, e ia para UFF - Universidade Federal Fluminense em Niterói estudar.
Às vezes na travessia da Baía de Guanabara dentro da barca, via o tempo passar e ficava na dúvida se valia a pena realmente a dura dedicação em estudar, concluir a facul., trabalhar em escritório, e estudar mais e mais para estar sempre atualizado profissionalmente...
Pensamento na época de um jovem que gostava e estava na Cena Punk do Rio de Janeiro RJ.
O "alimento pra cabeça nunca vai matar a fome de ninguém", para mim matou sim.
Nestes momentos da travessia citada acima, vinha a PODEROSA "Metal contra as nuvens", enjetada e reverberada na mente, por meio da minha fitinha K7 rodada em meu inseparável walkman Sony, que tenho até hoje.
Portanto, posso afirmar que Renato Russo, com "Metal contra as nuvens", salvou a minha história acadêmica e profissional, pois desde então, estando eu em dificuldades em não rogo a nenhum deus, posto que sou Ateu, eu busco forças no trecho de "Metal contra as nuvens" citado acima, e reverberado de forma automática, como um mantra, em todas as minhas tomadas de decisão na vida.
Já a segunda que mais amo, é Andrea Doria.
É poderossíma em letra e música.
Sou apaixonada por metal contra as nuvens ❤
Metal contra as nuvens é a minha epopéia musical q me acompanha até os dias de hoje isto é há 32 anos.
Eduardo Souto Neto também produziu umas músicas no Tchau Radar (1999) dos Engenheiros!
2:36 Eu tinha 9 pra 10 anos de idade e lembro da remarcação diária de preços nos mercados; era tipo semana passada o pão francês custar 10 cruzeiros e hoje custar 17... e 30 dias depois já custava 30 Cruzeiros. Quem nasceu e viveu depois do Real não tem idéia desse absurdo! O dinheiro perdia valor tão rápido que surgiu o hábito generalizado de fazer a "compra do mês" no dia do pagamento (cultura que muitos ainda tem). Notas de valor cada vez maior eram lançadas praticamente a cada semestre e chegavam a ter 5 zeros (500 000 Cruzeiros), tanto zero que tinham que cortar zeros em algum momento (sempre cortavam 3); pra não gastar tanto com impressão de dinheiro, as notas já em circulação eram carimbadas nos bancos (500 mil Cruzeiros recebia um carimbo preto de 500 Cruzeiros Novos). Se essa nota ao ser lançada pagasse um salário mínimo inteiro, pouco mais de um ano depois, carimbada com 3 zeros a menos, estava na minha mão comprando algumas balas na padaria!
No livro-biografia "Renato Russo" de Carlos Marcelo, ele conta da reação do Renato sobre o confisco; ele estava guardando dinheiro para comprar um apartamento no Rio e não pôde faze-lo; " Eu vou recuperar cada centavo e comprar meu apartamento", esbravejou. Sabemos que ele conseguiu depois, tendo morado na Rua Nascimento Silva, 378, em Ipanema!
6:21 O arranjo orquestrado é MARAVILHOSO. Quando ouvi a música pela primeira vez era uma surpresa depois da outra, com as variações típicas de rock progressivo... mas a orquestra foi absolutamente inesperada. A música acabou e eu tinha o rosto úmido... nem tinha percebido as lágrimas!
Quem gostou do estilo operístico e progressivo de Metal Contra as Nuvens também pode experimentar:
Para trás: The Beatles, álbum Abbey Road (1969) principalmente as faixas "I want you" e a sequência das faixas 11, 12 e 13, que se continuam: "Mean Mr. Mustard - "Polythene Pam" - "She came in through the bathroom window"
Da mesma época: Iron Maiden: Fear of the Dark (1992). É Heavy Metal, mas traz as mesmas características: as viradas na musicalidade e sonoridade, mudanças de andamento, solos virtuosos, duração relativamente longa.
É muito legal ver um fã de Legião Urbana indo buscar as informações pra trazer pra gente aqui. Metal Contra as Nuvens é também a minha música preferida da Legião. É claro que tudo tem uma origem e sempre fui curioso sobre a história desta música, mas a poesia sempre pode esbarrar na nossa subjetividade e assim acabamos dando nosso próprio significado. Essa música, para mim, é um hino de superação, de enfrentamento de dificuldades e depressão, de situações difíceis que demandam paciência e tempo (situações lentas e pesadas, assim como a música). E essa música me inspira demais a superar as coisas e ouço como se fosse o Renato colocando a mão no meu ombro dizendo: "É difícil mesmo mas não desista, siga em frente". Quanto à questão política, vemos que a música não envelhece porque fome e destruição, promessas bizarras e afins, a gente vê até hoje né? E por fim, é irônico e super triste que uma pessoa escreva uma música dessas que diz "Não me entrego sem lutar, tenho ainda coração, não aprendi a me render..." e no final haja rumores que de fato ele tenha se rendido né... Outra música (que não é do Renato) é La Forza della Vita, que interpreto no mesmo sentido e tenho um afeto grande pela gravação dele também. Enfim, muito bom ver seu trabalho, meu amigo, vc manda muito bem! Continue assim! Grande abraço!
Essa é a música que mais amo no mundo...
Essa música é uma obra prima
Esse som é cheio de enigmas. E concordo com muitos comentários aqui quando falam sobre a similaridade com Bohemian Rhapsody
Melhor canal sobre música do UA-cam.
Parabéns.
Essa música é fod@. Música urbana 2 também é demais!
A música fala de guerrear com virtudes, com valores, e passa a esperança na vida.
Minha preferida, também! É uma das músicas mais impressionantes que já ouvi. Nunca tive nada a ver com drogas. A música parece que leva a batalhas de tempos muito antigos. Medievais, certamente, também, mas muito antes... Claro, Renato terá feito contra Collor, mas parece que se conectava com outros tempos, outros mundos. Templários… Távola Redonda… Muito antes, ainda, acho.
fico muito feliz quando vem video do legiaooooooooooo otimo trabalho amigo
Valeu!
Uma das minhas músicas preferidas
Uma das minhas preferidas. Sempre me fez viajar na imaginação ao ouvi-la.
Pra mim, soava como uma história de fantasia, medieval.
Minha música preferida, uma viagem...
Minha música preferida da legião urbana
É a história da criação, ascensão, declínio, fim e recomeço do NOSSO MUNDO🙏🏼✨
Simplesmente , show !
Minha música preferida! Parabéns pelo vídeo!
Oi Júlio! Belo trabalho! Creio que o trocadilho seja com o estilo musical metal: "Eu sou metal" (estilo musical) (eu sou) raio,relâmpago e trovão " o estilo musical do metal é como uma força da natureza!O metal ser o ouro no brasão é o Sepultura (que ele achava a melhor banda brasileira) representando o Brasil!
Eu amo esse canal!
Essa música é extraordinária. Uma verdadeira fonte de força e coragem.