Que honra participar da tua história em algo pontual e importantíssimo como esse caso que na sua profissão há 20 anos nunca tinha lhe ocorrido e eu, sem ainda nem estar formado, já estou sabendo e ficarei com certeza mais atento ainda quanto à essas questões estruturais. Obrigado por repassar conhecimentos que em nenhum outro lugar aprenderia ... ah, e com certeza adoraria ver a instalação das vigas metálicas (por mim deixava tudo aparente hahahaha)
Achei que ficou muito melhor com aquele elemento na quina entre a cozinha e a sala de TV. Deu um charme a mais! Grande desafio, mexer em paredes estruturais dá medo!! Rsss. Queremos acompanhar tudo! Parabéns!
Esse vídeo chegou em ótima hora! Acabei de pegar o projeto de uma cobertura com paredes autoportantes. Nesse caso, sendo cobertura e tendo menos peso a ser redistribuído, talvez o reforço estrutural não precise ser tão grande. Mas valeu o alerta!
fiquei cheia de esperança com esse tipo vídeo, a casa dos meus pais só tem paredes estruturais e meu sonho é ajudá-los a reformar quero muito que vc mostre os detalhes do reforço estrutural, além disso poderia convidar um engenheiro ou engenheira para falar mais sobre esse assunto ? tbm deixo como dia um quadro onde vc ajuda algum de seus inscritos com sugestões de reforma para um espaço da casa dele. Um beijo, arrasou como sempre.
Olá, a Regina, atenciosa como ela só, certamente irá te explicar, mas já vi em outro canal que o engenheiro faz o cálculo do peso a ser sustentado. Assim ele indica o tamanho e espessura da viga metálica que vai substituir a parede. A boa notícia é que pode sim retirar paredes estruturais, desde que com acompanhamento de um profissional competente! 😁
Se for em uma casa fica mais fácil fazer as modificações necessárias para as cargas que a viga nova vai suportar chegarem até as fundações, através de pilares (colunas). Em um apartamento seria mais complicado ou até mesmo inviável de realizar. Esses componentes (viga, pilares, fundação) serão detalhados pelo engenheiro especialista em estrutura.
Amei o "brise"... Deu um charme todo especial! Gosto muito dos seus vídeos em especial esses que vc explica tuuuuudo da arquitetura e estrutura, como e porque fazer isso ou aquilo! (Já disse e vou repetir) Você é foda mulher! (Desculpa o palavrão kkk) Te admiro super! Bjão
é muito importante o aviso que você deu, pois muita gente quer fazer obra onde precisa de uma atenção mais complexa, acaba fazendo sem acompanhamento necessário e acontece um acidente.
Parabéns, muitas pessoas leigas acham que podem derrubar paredes sem o conhecimento, apenas contratando um mestre de obras, o bom que hoje em dia é obrigatório acompanhamento e RT
Obrigado por ter compartilhado esse fato que realmente é muito sério... Agora, passado o susto, a solução adotada foi ótima. E no final o pilar metálico vai dar um charme nessa sala... mas eu pintaria de outra cor, diferente do "ripadinho / brise" .... kkkkk Parabéns, Regina e siga com sucesso, sempre..... Ano que vem vou pra BH e quero tomar um café "puraí"
Nossa, imagino o susto quando vcs descobriram esta questão! Uma amiga minha comprou um apto em um prédio de 3 andares, o dela é o do último andar. Quando ela foi procurar a planta da unidade na prefeitura para a reforma, eles não acharam, daí descobrimos que na matrícula do imóvel dela estava mencionado outra matrícula do empreendimento, então sugeri a ela de tentar ver na prefeitura se o projeto não estava arquivado com o número desta outra matrícula, que chamamos de matrícula mãe, pois normalmente depois que o prédio está pronto é efetuado o desmembramento das unidades e todas ganham novas matrículas para serem registrados no cartório de imóveis. É uma burocracia necessária mas que poucas pessoas conhecem.
Maravilhoso vc dividir um momento nem tanto mas, com condições de continuar a obra com as modificações. Acho nesse caso muito importante a presença do condomínio, em só permitir esse tipo de obra (reforma) com a presença de um engenheiro. Mais uma vez vc se supera, parabéns!
Sou novo aqui no canal e curto muito o formato dos seus vídeos e tb curto a participação dos engenheiros envolvidos nas obras com explicações sobre as estruturas. Gostaria muito que houvesse um vídeo explicando como será a execução das vigas metálicas de reforço para o ap. Vc nos representa muito bem BH no YT!
Este canal sempre fazendo a diferença! Muito importante trazer este tema para os vídeos. Parabéns, Regina! Muito obrigado por compartilhar conosco! Sucesso SEMPRE!
Parabéns Regina, mais um cliente satisfeito graças a sua competência e profissionalismo. Engenheiros e arquitetos são parceiros nesse mercado. Embora eu me interesse por conhecer sobre os aspectos estruturais também, nunca dispenso a consulta a um especialista, pois é essencial na busca da melhor solução para o cliente.
Olá, parabéns pela sua percepção, sensibilidade , profissionalismo e principalmente pelo bom censo na execução desse projeto. Os proprietários desse apê foram abençoados em encontrar vc e sua equipe para um trabalho tão sério e perspicaz como esse. Esse apê fica em que cidade? Ele é no primeiro andar? Preciso reformar um apê de 70m2 nestes mesmos moldes em Belo Horizonte. Conhece alguém com dedicação parecida com a sua para indicar , aqui em BH? Obrigado pelo vídeo. Prosperidade sempre.
Muito bem resolvido. Fiquei meio triste por eles depois de tudo resolvido ter que colocar um monte de vigas. Mas olha, depois da mágica da Regina prefiri o segundo projeto com a viga vertical e o brise. E é claro que a seguranca vem sempre em primeiro lugar. Parabéns a equipe envolvida... Edit: Onde que eu achei uma viga vertical? Não sei kkk... mas de qualquer forma o pilar ficou muito bem incorporado ao projeto...
Gente sem criticar... Melhor explicar... (se a estrutura é vertical não é viga, sim um pilar ou coluna estrutural. Pq viga é sempre na parte de cima para segurar a laje, sendo assim horizontais.) Não sou da área, apenas uma amante, se eu tiver errada, gentileza apenas corrija 😁
Tem um canal Plarnarc alguma coisa assim, quê também explica muitas coisas sobre construção de casas, explica sobre Clara bóia, jardim de inverno, segurança etc, muito bom. Acho que o rapaz dono do canal é engenheiro civil. Mas a Regina é 10. Vc vê a paixão dela pelo seu trabalho. Sou muuiiito sua fã.
Adorei. Muito importante essas dicas. O problema maior é quando a gente contra um engenheiro e ele nem aparece na obra se quer. Ai eu vejo erros acontecendo e comunico com o engenheiro, ele demora pra comparecer e simplesmente faz vista grossa, dizendo que não têm problemas. Eu como leiga no assunto mas não burra, sei que pode trazer não problemas estruturais mas problemas financeiros como por exemplo: nenhum cômodo da casa bateu com as medidas do projeto. Ai se eu for vender essa casa, no caso financiada pela caixa econômica Federal ex, não posso apresentar o projeto da casa, não vai passar na fiscalização do financiamento, sei que eles são rígidos nesse ponto, tenho experiência própria, aí a moral da história preciso pagar pra fazer outro projeto. Isso pra mim é problema e inresponsabilidade desse profissional. Não posso confiar, paguei pra fazer um serviço correto e não de meia boca. Em vez de corrigir no início, que é tão simples. Por isso gosto muito do seu trabalho, está sempre acompanhado, participando dos detalhes, isso é maravilhoso.
Regina, parabéns pelo projeto e profissionalismo. Mais uma dúvida: Se as paredes não eram estruturais, não havia pilares nem vigas, como era feita a sustentação do peso da laje de cima?
Na verdade Mirian, esse foi justamente o problema! As paredes eram sim estruturais! São as chamadas alvenarias estruturais, ou seja, construção feita com blocos de concreto ou cerâmicos que substituem o uso de vigas e pilares - também de concreto ou metálicos. Nesse modelo estrutural, todo o peso do edifício é distribuído pelas paredes (blocos) até chegarem a fundação (base do edifício). E aí dependendo da altura do edifício, essas paredes devem ser armadas, ou seja, com aqueles vergalhões passando por entre algumas linhas de blocos. Por isso a Regina alertou bastante o risco de eliminar essas paredes. É como se estivessem tirando os blocos daquele jogo Jenga sabe? Não teve um desabamento imediato ou algo do tipo pois, como no Jenga, dependendo do bloco que é retirado, o peso da estrutura consegue se redistribuir por outras peças, mas certamente ficará muito mais instável que antes, ou seja, seria questão de tempo até uma tragédia acontecer. Espero ter ficado um pouco mais claro!
@@pedrohjcosta sim, ficou claro! Eu sou apenas amante da área, pensava que toda parede estrutural era feita de concreto e ferragens, sem blocos ou tijolos... tipo um pilarzão rsrs. Obrigada pela explicação 😊 ( Me dá calafrios só de pensar nessa obra no período entre a retirada das paredes e a colocação das vigas. Não sei se confiaria nas escoras provisórias... Rs 😧)
@@carolaribeirinho pois então, como eu disse acima, a alvenaria estrutural pode ser armadas (com vergalhões de ferro) ou não, e que vai determinar isso é, principalmente a altura do edifício. Mas tanto um quanto o outro são feitos com esses mesmos tijolos (blocos) de vedação comuns, sendo de concreto ou cerâmicos.
@@miriansoares659 hahaha realmente dá um frio na barriga "só essas barrinhas segurando" né?! Mas voltando lá ao Jenga, imagine que no lugar do bloco retirado, seja colocado alguns palitinhos de madeira em pontos específicos - lembrando que dependendo da peça que foi retirada, a torre ainda pode se manter de pé. Como provisórios, esses palitinhos serão suficientes para continuar a distribuição da linha de força, ou seja, todo o peso que está encima suja distribuído para o apartamento de baixo até chegar à base. Mas o ideal é que se substitua o bloco retirado (representando a alvenaria estrutural) por um outro bloco, ou algo equivalente (estrutura metálica de vigas e pilares de aço, que foi o que a Regina fez). Lembrando que sou ainda estudante de arquitetura hahaha se eu estiver falando algo equivocado favor corrigir! (mas acho até que tá certinho hahaha)
Reformas em apartamentos é bem complicado, principalmente esses que não têm colunas e vigas de sustentação. Esses apartamentos mais antigos a maioria deles é assim.
Affy! Ainda vou Contratar a Regina para fazer meu apartamento e quebrar minhas paredes. A sorte que apartamentos de 40 anos, nada é estrutural só os pilares mesmo que ficam nos cantos. Mas.. . Juntar 💰. 😬😁😂😂 Fé e foco, 😂😂
Pessoal, uma ressalva- não enxergo alvenaria auto-portante aí. Está alvenaria removida possui furos na horizontal, já os blocos estruturais (alvenaria auto-portante) possuem furos na vertical. Durante o vídeo não percebi alvenaria auto-portante, cuidado. Sobre a reforma: ficou ótimo e genial, parabéns.
Na verdade é um sistema misto e muito diferente de tudo que eu já tinha visto. No apê existem vigas e pilares perimetrais, mas a laje está apoiada nas alvenarias internas. Tudo foi feito com a consultoria de um engenheiro calculista e das engenheiras de obra.
@@puraarquitetura entendo, mas não é misto. Aquela alvenaria que vc diz que suporta a laje, na verde não é auto-portante, é apenas divisórias. Em estruturas de concreto não precisa necessariamente colocar vigas em cima de todas as paredes, algumas podem descarregar em lajes, a carga é pouca, cerca de 500 a 700 kgf/m.
Vídeo completo e empolgante! Além do projeto lindo, uma aula maravilhosa. Regina, como pode paredes estruturais feitas apenas com tijolos? Sou amante da arquitetura, e sempre vejo de concreto e ferragens... abraço!
ela explica no video que eram estruturais, tanto que por isso pararam a demolição e tiveram que construir as novas paredes antes de demolir as antigas.
Eu tb fiquei nessa dúvida, meu apto é de paredes estruturais, porem é todo em blocos de cimento, estas paredes são de tijolos tipo "baiano", mas todo cuidado é pouco, por isso deve-se verificar o projeto do prédio na prefeitura. Deixo uma dica aqui: as matrículas de imóveis tipo apartamento são individualizadas no prédio, mas o projeto de construção às vezes está na chamada matrícula mãe, ou seja, a matrícula original do terreno onde está edificada a construção, vale a pena tentar descobrir como o processo de construção foi arquivado na prefeitura.
Regina, meu marido enviou um e-mail para vc solicitando orçamento para reforma de uma casa de praia. O e-mail vai acompanhado de fotos da casa. Ele já enviou há um tempo e não obteve resposta até hoje.
Por favor.. mostre esse encaixe dos engaste... Quero ver tudo 😃 obrigada
Eu também!
Mostarrei tudooo!
Que honra participar da tua história em algo pontual e importantíssimo como esse caso que na sua profissão há 20 anos nunca tinha lhe ocorrido e eu, sem ainda nem estar formado, já estou sabendo e ficarei com certeza mais atento ainda quanto à essas questões estruturais. Obrigado por repassar conhecimentos que em nenhum outro lugar aprenderia ... ah, e com certeza adoraria ver a instalação das vigas metálicas (por mim deixava tudo aparente hahahaha)
Mostrarei tudo, se liga! ;)
Achei que ficou muito melhor com aquele elemento na quina entre a cozinha e a sala de TV. Deu um charme a mais! Grande desafio, mexer em paredes estruturais dá medo!! Rsss. Queremos acompanhar tudo! Parabéns!
Melhor canal de arquitetura, tocou em um tema que é difícil ver por aí.
Amo reforma de apartamentos antigos !
Esse vídeo chegou em ótima hora! Acabei de pegar o projeto de uma cobertura com paredes autoportantes. Nesse caso, sendo cobertura e tendo menos peso a ser redistribuído, talvez o reforço estrutural não precise ser tão grande. Mas valeu o alerta!
Queremos ver tudo!! Adoro seus vídeos Regina, estou sempre ligada puraqui rsrs
Eu sou amante por está profissão e apaixonada pela engenharia Civil. Por isso amo os vídeos da Regina nos mínimos detalhes.
fiquei cheia de esperança com esse tipo vídeo, a casa dos meus pais só tem paredes estruturais e meu sonho é ajudá-los a reformar quero muito que vc mostre os detalhes do reforço estrutural, além disso poderia convidar um engenheiro ou engenheira para falar mais sobre esse assunto ? tbm deixo como dia um quadro onde vc ajuda algum de seus inscritos com sugestões de reforma para um espaço da casa dele. Um beijo, arrasou como sempre.
Olá, a Regina, atenciosa como ela só, certamente irá te explicar, mas já vi em outro canal que o engenheiro faz o cálculo do peso a ser sustentado. Assim ele indica o tamanho e espessura da viga metálica que vai substituir a parede. A boa notícia é que pode sim retirar paredes estruturais, desde que com acompanhamento de um profissional competente! 😁
Se for em uma casa fica mais fácil fazer as modificações necessárias para as cargas que a viga nova vai suportar chegarem até as fundações, através de pilares (colunas). Em um apartamento seria mais complicado ou até mesmo inviável de realizar. Esses componentes (viga, pilares, fundação) serão detalhados pelo engenheiro especialista em estrutura.
Ótimo vídeo. Mostra a importância da boa comunicação arquiteto e engenheiro. Trabalho em equipe
Amei o "brise"... Deu um charme todo especial! Gosto muito dos seus vídeos em especial esses que vc explica tuuuuudo da arquitetura e estrutura, como e porque fazer isso ou aquilo! (Já disse e vou repetir) Você é foda mulher! (Desculpa o palavrão kkk) Te admiro super! Bjão
kkkkkk obrigada!
é muito importante o aviso que você deu, pois muita gente quer fazer obra onde precisa de uma atenção mais complexa, acaba fazendo sem acompanhamento necessário e acontece um acidente.
Como eu amo esse canal ! A objetividade que vc explica tudo e tão lindo ! Ficou perfeito !
Obrigadaaaa!!!! Bjo
Com certeza queremos ver tudo!
Seus vídeos são verdadeiras aulas. Parabéns pela didática
Parabéns, muitas pessoas leigas acham que podem derrubar paredes sem o conhecimento, apenas contratando um mestre de obras, o bom que hoje em dia é obrigatório acompanhamento e RT
Sim queremos ver tudo . Esse vídeo vou muito bem explicado . Gratidão.!
Posta o reforço estrutural ppr favor, posta todo o processo 🙏😊 obrigado.
Se tiver fotos ou videis dos engates e o antes e depois da reforma ajudaria muito. Obrigado
Parabéns, confesso que o ripado na cozinha ficou bem melhor do que ter a aquela parede apenas.
Obrigado por ter compartilhado esse fato que realmente é muito sério...
Agora, passado o susto, a solução adotada foi ótima. E no final o pilar metálico vai dar um charme nessa sala... mas eu pintaria de outra cor, diferente do "ripadinho / brise" .... kkkkk
Parabéns, Regina e siga com sucesso, sempre..... Ano que vem vou pra BH e quero tomar um café "puraí"
Será muito bem vindo #puraqui!
Mostra tudooooo! Achei que o detalhe do ripado deu uma incrementada no projeto! Adorei como ficou! Parabéns! 👏🏼👏🏼👏🏼
Nossa, imagino o susto quando vcs descobriram esta questão! Uma amiga minha comprou um apto em um prédio de 3 andares, o dela é o do último andar. Quando ela foi procurar a planta da unidade na prefeitura para a reforma, eles não acharam, daí descobrimos que na matrícula do imóvel dela estava mencionado outra matrícula do empreendimento, então sugeri a ela de tentar ver na prefeitura se o projeto não estava arquivado com o número desta outra matrícula, que chamamos de matrícula mãe, pois normalmente depois que o prédio está pronto é efetuado o desmembramento das unidades e todas ganham novas matrículas para serem registrados no cartório de imóveis. É uma burocracia necessária mas que poucas pessoas conhecem.
Maravilhoso vc dividir um momento nem tanto mas, com condições de continuar a obra com as modificações. Acho nesse caso muito importante a presença do condomínio, em só permitir esse tipo de obra (reforma) com a presença de um engenheiro. Mais uma vez vc se supera, parabéns!
Sou novo aqui no canal e curto muito o formato dos seus vídeos e tb curto a participação dos engenheiros envolvidos nas obras com explicações sobre as estruturas. Gostaria muito que houvesse um vídeo explicando como será a execução das vigas metálicas de reforço para o ap. Vc nos representa muito bem BH no YT!
Com todo esse cuidado fiquei de cabelo em pé com os riscos
Por favor, faça um video sobre essa nova estrutura... gostamos de ver e muito a obra como um todo e nos mínimos detalhes...
Farei sim, se liga!
Este canal sempre fazendo a diferença! Muito importante trazer este tema para os vídeos. Parabéns, Regina! Muito obrigado por compartilhar conosco! Sucesso SEMPRE!
Quremos ver tudo , e o reforço estrutural foi SUPER importante! Bj❤️
Parabéns Regina, mais um cliente satisfeito graças a sua competência e profissionalismo. Engenheiros e arquitetos são parceiros nesse mercado. Embora eu me interesse por conhecer sobre os aspectos estruturais também, nunca dispenso a consulta a um especialista, pois é essencial na busca da melhor solução para o cliente.
Excelente Regina, puro didatismo e profissionalismo como sempre. Sucesso!
Interessante , super importante mesmo ver a questão da estrutura
Olá, parabéns pela sua percepção, sensibilidade , profissionalismo e principalmente pelo bom censo na execução desse projeto. Os proprietários desse apê foram abençoados em encontrar vc e sua equipe para um trabalho tão sério e perspicaz como esse. Esse apê fica em que cidade? Ele é no primeiro andar? Preciso reformar um apê de 70m2 nestes mesmos moldes em Belo Horizonte. Conhece alguém com dedicação parecida com a sua para indicar , aqui em BH? Obrigado pelo vídeo. Prosperidade sempre.
Esse apê fica em BH, no Sion. Sim, teno muitas colegas arquitetas, em manda um direct pelo instagram @puraarquiteturabh
Muito bom ! Mostra tudo depois que terminar a obra !!!
Muito bem resolvido. Fiquei meio triste por eles depois de tudo resolvido ter que colocar um monte de vigas. Mas olha, depois da mágica da Regina prefiri o segundo projeto com a viga vertical e o brise. E é claro que a seguranca vem sempre em primeiro lugar. Parabéns a equipe envolvida...
Edit: Onde que eu achei uma viga vertical? Não sei kkk... mas de qualquer forma o pilar ficou muito bem incorporado ao projeto...
Eu tbm... já amei o primeiro, o segundo teve um charme a mais! A Regina arrasa sempre! Nesse caso cabe o ditado, a males que vem pra bem rsrs
viga vertical hehehehe adorei
Gente sem criticar... Melhor explicar... (se a estrutura é vertical não é viga, sim um pilar ou coluna estrutural. Pq viga é sempre na parte de cima para segurar a laje, sendo assim horizontais.) Não sou da área, apenas uma amante, se eu tiver errada, gentileza apenas corrija 😁
@@miriansoares659 hehehe verdade, eu sou da area e as vezes chamo viga de pilar e vice versa, a viga horizontal é anti erros e eu adorei hahahaha
Olá Regina!!!
Muito bom esse vídeo!!!
Super esclarecedor!!!
E quanto ao projeto, ficou show!!!
Soluções ótimas!
Parabéns!!!
Forte abraço!!!
Tem um canal Plarnarc alguma coisa assim, quê também explica muitas coisas sobre construção de casas, explica sobre Clara bóia, jardim de inverno, segurança etc, muito bom. Acho que o rapaz dono do canal é engenheiro civil. Mas a Regina é 10. Vc vê a paixão dela pelo seu trabalho. Sou muuiiito sua fã.
Adorei. Muito importante essas dicas. O problema maior é quando a gente contra um engenheiro e ele nem aparece na obra se quer. Ai eu vejo erros acontecendo e comunico com o engenheiro, ele demora pra comparecer e simplesmente faz vista grossa, dizendo que não têm problemas. Eu como leiga no assunto mas não burra, sei que pode trazer não problemas estruturais mas problemas financeiros como por exemplo: nenhum cômodo da casa bateu com as medidas do projeto. Ai se eu for vender essa casa, no caso financiada pela caixa econômica Federal ex, não posso apresentar o projeto da casa, não vai passar na fiscalização do financiamento, sei que eles são rígidos nesse ponto, tenho experiência própria, aí a moral da história preciso pagar pra fazer outro projeto. Isso pra mim é problema e inresponsabilidade desse profissional. Não posso confiar, paguei pra fazer um serviço correto e não de meia boca. Em vez de corrigir no início, que é tão simples. Por isso gosto muito do seu trabalho, está sempre acompanhado, participando dos detalhes, isso é maravilhoso.
Simm, Queremos ver tudo 🤭🤭🤭
Parabéns pelo projeto e pelas valiosas dicas de segurança, arrasou .... 😎✌
Pelo que vi do projeto,acho que as vigas nao vão ficar aparentes,o que é uma pena,mas de uma coisa nao tenho dúvidas,vai ficar lindo!!!
Melhor canal de arquitetura!
Regina, parabéns pelo projeto e profissionalismo. Mais uma dúvida: Se as paredes não eram estruturais, não havia pilares nem vigas, como era feita a sustentação do peso da laje de cima?
Na verdade Mirian, esse foi justamente o problema! As paredes eram sim estruturais! São as chamadas alvenarias estruturais, ou seja, construção feita com blocos de concreto ou cerâmicos que substituem o uso de vigas e pilares - também de concreto ou metálicos. Nesse modelo estrutural, todo o peso do edifício é distribuído pelas paredes (blocos) até chegarem a fundação (base do edifício). E aí dependendo da altura do edifício, essas paredes devem ser armadas, ou seja, com aqueles vergalhões passando por entre algumas linhas de blocos. Por isso a Regina alertou bastante o risco de eliminar essas paredes. É como se estivessem tirando os blocos daquele jogo Jenga sabe? Não teve um desabamento imediato ou algo do tipo pois, como no Jenga, dependendo do bloco que é retirado, o peso da estrutura consegue se redistribuir por outras peças, mas certamente ficará muito mais instável que antes, ou seja, seria questão de tempo até uma tragédia acontecer.
Espero ter ficado um pouco mais claro!
@@pedrohjcosta sim, ficou claro! Eu sou apenas amante da área, pensava que toda parede estrutural era feita de concreto e ferragens, sem blocos ou tijolos... tipo um pilarzão rsrs. Obrigada pela explicação 😊 ( Me dá calafrios só de pensar nessa obra no período entre a retirada das paredes e a colocação das vigas. Não sei se confiaria nas escoras provisórias... Rs 😧)
@@pedrohjcosta só o que não entendi foram aqueles tijolos comuns sustentando a casa. Não era tijolos estruturais nas fotos, eram os de vedação
@@carolaribeirinho pois então, como eu disse acima, a alvenaria estrutural pode ser armadas (com vergalhões de ferro) ou não, e que vai determinar isso é, principalmente a altura do edifício. Mas tanto um quanto o outro são feitos com esses mesmos tijolos (blocos) de vedação comuns, sendo de concreto ou cerâmicos.
@@miriansoares659 hahaha realmente dá um frio na barriga "só essas barrinhas segurando" né?! Mas voltando lá ao Jenga, imagine que no lugar do bloco retirado, seja colocado alguns palitinhos de madeira em pontos específicos - lembrando que dependendo da peça que foi retirada, a torre ainda pode se manter de pé. Como provisórios, esses palitinhos serão suficientes para continuar a distribuição da linha de força, ou seja, todo o peso que está encima suja distribuído para o apartamento de baixo até chegar à base. Mas o ideal é que se substitua o bloco retirado (representando a alvenaria estrutural) por um outro bloco, ou algo equivalente (estrutura metálica de vigas e pilares de aço, que foi o que a Regina fez).
Lembrando que sou ainda estudante de arquitetura hahaha se eu estiver falando algo equivocado favor corrigir! (mas acho até que tá certinho hahaha)
Maravilhoso como sempre! Parabéns
Valeu a pena, na minha região é bem mais caro. Mostra a instalação dos reforços?😘
Mostro!!! ;)
Encarece muito a reforma ter que fazer os reforços estruturais?? Sempre é possível tirar paredes autoportantes fazendo reforço estrutural?
Amei a planta. Só achei uma pena não ter uma suíte.
Projeto lindo!
Reformas em apartamentos é bem complicado, principalmente esses que não têm colunas e vigas de sustentação. Esses apartamentos mais antigos a maioria deles é assim.
melhro video de arquitetura
Obaaa!
Affy! Ainda vou Contratar a Regina para fazer meu apartamento e quebrar minhas paredes. A sorte que apartamentos de 40 anos, nada é estrutural só os pilares mesmo que ficam nos cantos. Mas.. . Juntar 💰. 😬😁😂😂 Fé e foco, 😂😂
Muito bom! 👍
Re, amo seus vídeos ❤️ pena que a frequência deles puraqui diminuíram... Apesar da minha compreensão, eu lamento ☹️ #triste
Pessoal, uma ressalva- não enxergo alvenaria auto-portante aí. Está alvenaria removida possui furos na horizontal, já os blocos estruturais (alvenaria auto-portante) possuem furos na vertical. Durante o vídeo não percebi alvenaria auto-portante, cuidado. Sobre a reforma: ficou ótimo e genial, parabéns.
Na verdade é um sistema misto e muito diferente de tudo que eu já tinha visto. No apê existem vigas e pilares perimetrais, mas a laje está apoiada nas alvenarias internas. Tudo foi feito com a consultoria de um engenheiro calculista e das engenheiras de obra.
@@puraarquitetura entendo, mas não é misto. Aquela alvenaria que vc diz que suporta a laje, na verde não é auto-portante, é apenas divisórias. Em estruturas de concreto não precisa necessariamente colocar vigas em cima de todas as paredes, algumas podem descarregar em lajes, a carga é pouca, cerca de 500 a 700 kgf/m.
Amei
Vídeo completo e empolgante! Além do projeto lindo, uma aula maravilhosa. Regina, como pode paredes estruturais feitas apenas com tijolos? Sou amante da arquitetura, e sempre vejo de concreto e ferragens... abraço!
É muito raro ver esse tipo de sistema, expliquei no vídeo da semana passada, vc viu?
Tinha certeza que vc iria dividir o banheiro social em 2 pra criar uma suíte.
Os clientes não fizeram questão ou era impossível isso acontecer?
Não quiseram mesmo, preferem um banheiro maior!
Gostaria de saber em quanto aumentou o valor dessa reforma com a colocação do reforço metalico?
Faz muito tempo, já não sei te dizer…
Regina: a
Eu: lindíssima, falou tudo.
kkkkkkk
Afinal, as paredes eram estruturais ou de vedação? Fiquei sem entender nada.
ela explica no video que eram estruturais, tanto que por isso pararam a demolição e tiveram que construir as novas paredes antes de demolir as antigas.
Eu tb fiquei nessa dúvida, meu apto é de paredes estruturais, porem é todo em blocos de cimento, estas paredes são de tijolos tipo "baiano", mas todo cuidado é pouco, por isso deve-se verificar o projeto do prédio na prefeitura. Deixo uma dica aqui: as matrículas de imóveis tipo apartamento são individualizadas no prédio, mas o projeto de construção às vezes está na chamada matrícula mãe, ou seja, a matrícula original do terreno onde está edificada a construção, vale a pena tentar descobrir como o processo de construção foi arquivado na prefeitura.
É um sistema misto, por isso as paredes eram de tijolo, mas sim sustentavam a laje. Explicarei mais nos próximos vídeos!
@@puraarquitetura obrigado pelo esclarecimento
Pura Arquitetura iremos acompanhar puraqui!😉
Regina, meu marido enviou um e-mail para vc solicitando orçamento para reforma de uma casa de praia.
O e-mail vai acompanhado de fotos da casa.
Ele já enviou há um tempo e não obteve resposta até hoje.
Já respondi, obrigada!
Top
Que risco.
Não houve risco pq haviam bons profissionais em obra!
🌹🌹🌺🌹🌹
Como esse apê é de alvenaria estrutural com esses tijolos comuns?
Essa foi a grande surpresa! Nem a engenheira nunca tinha visto isso! É uma estrutura mista, explicarei mais nos próximos vídeos!
@@puraarquitetura obrigada.. vai ser muito importante essa explicação
CAramba , deve ter sido um susto
Gnt reforço estrutural sair caro ein Jesus hahahahah