Lembro de ler Olhai os Lírios do Campo no ônibus, indo e voltando do trabalho e, em alguns momentos, as reflexões que ele me causava eram tão fortes, que precisava fecha-lo e olhar um pouco pela janela pra poder digerir o que tinha acabado de ler. Um dos meus livros favoritos da vida. Parabéns pela contextualização ao fazer a resenha, Isa. Excelente.
Gostei demais da personagem Olivia, a mulher é um livro de filosofia. Esse foi o melhor livro que li esse ano junto com cem anos de solidão do Gabriel Gárcia Marquez.
Estou lendo pela primeira vez e intrigada com a maneira como ele construiu os personagens. Em quem teria se inspirado? Chega a ser perturbadora a ideia de que cada fortuita decisão forja nosso caráter, nosso destino e o das pessoas próximas a nós. De sentimentalista esse livro nao tem nada. Recebo-o como um alerta filosófico.
Érico é um dos meus autores preferidos!! Nunca mais fui a mesma depois de ler Ana Terra, de O Tempo e o Vento. E Olhai os lírios do campo é simplesmente maravilhoso!! Faz-nos refletir sobre a nossa condição humana.
Esse ano li o tempo e o vento. E esta leitura ainda está muito viva na minha memória. O Érico Verissimo virou um dos meus autores favoritos. Quero muito ler olhai os lírios do campo.
"Olhai os lírios do campo" é um livro impactante, emocionante. Doce e forte. Religioso e filosófico, um pouco piegas e idealizado no que tange à Olivia e seu amor incondicional por Eugênio. Consegui, por fim, vê a benevolente médica como a consciência operante da qual Eugênio carecia.
Isabela parabéns. Tenho uma história legal com este livro. Uma professora emprestou-me um exemplar deste livro como investimento na minha pessoa pois não sou um exímio aluno em português. A leitura desta obra começou a conquistar-me para o mundo dos livros.
Que saudade da leitura desse livro! tenho 18 anos e o li dois anos atrás na biblioteca da escola, não tinha o hábito e nem o interesse pela leitura e estava começando a adquirir motivação para ler mais e esse livro foi um marco, eu fui pra biblioteca procurando por um romance brasileiro, só isso, o encontrei no final da prateleira. E quando o li foi instigante demais, nunca vou me esquecer de quando o Eugênio ignorou o pai dele e depois na mesa de jantar descreve o olhar que o seu pai lhe deu. Aquilo foi tão profundo e marcante pra mim. Um daqueles trechos que faz você entender a força que palavras podem ter, e que livros podem ter. Meu romance favorito até hoje, mal posso esperar para comprá-lo e relê-lo.
Isa, foi uma das melhores resenhas que já vi sua. Você faz uma análise muito aprofundada do livro, não é algo que fica na superficialidade somente. Muito obrigada pela resenha, pela maneira linda, poética, profissional que analisas tuas leituras. Obrigada pelas inúmeras recomendações você nos traz, e que talvez nunca consigamos terminar, já que a lista só aumenta. Obrigada, Isa ❣
Gosto muito de assistir a seus vídeos. Acompanho-a nas suas reflexões, nas suas leituras... Iniciei o gosto pela leitura na tenra idade. Aos doze anos li "Cem anos de solidão". Já o reli umas cinco vezes e a cada releitura, meu amor por Gabriel Garcia Marques e pela literatura latino americana só aumentam, mas esse não é o tema de hoje! É Veríssimo e "Olhai os lírios do campo" cuja leitura relembrei nas suas palavras e na sua paixão pela literatura. É incrível como a literatura nos arrebata e nos transporta para mundos nunca antes visto! Tenho revisitado minhas leituras nos seus vídeos, nos seus comentários. Sugiro "Incidente em Antares" do mesmo Veríssimo... Um grande abraço! "Tu te tornas eternamente responsável por aquele que cativas..."
Sem dúvida, a melhor leitura que eu fiz nesse ano de 2019, talvez uma das melhores da vida. Orgulho de dizer que temos um Erico Verissimo na nossa literatura brasileira. Me fez até olhar com outros olhos a fábula da Cigarra e da Formiga :D.
Foi o primeiro livro que eu li no distante ano de 1975. Lembro que gostei tanto, me emocionei tanto que nunca esqueci. O Cristianismo, no que tem de melhor, é talvez uma das filosofias humanistas mais generosas e é neste cristianismo que esta obra já a partir do título se ampara...
Eu amo demais esse livro, ele é tão profundo, bem desenvolvido, humano que não consigui parar de pensar nele, o efeito de uma obra imensamente especial.
Olha, assisto suas resenhas há muito tempo, e acho que essa foi a melhor que você fez. Desde a introdução com uma boa contextualização histórica, até a explicação da referência bíblica do título do livro! Parabéns, fiquei ainda mais a fim de ler esse livro!
Amo de paixão os livros de Érico Veríssimo. Tenho todos e já li mais da metade. Também quero parabenizar a resenha feita por esta jovem intusiasta e intelectual. Resenhas assim, muito nos motivam a leitura de bons livros que nos deixam um ensinamento pra vida. Não sei o que seria da minha vida sem os livros.
Acompanho teu canal e de outros que têm a literatura como mote, fico feliz com isto, pois com atos como este o hábito de ler, volte a ser algo normal em nossa sociedade tão combalida e dividida, pelos últimos anos onde foi divididos de um Povo Brasileiro para grupos que não nos ajudam em nada como Nação, criou-se um País divido e não uma Grande Nação como Somos. Obrigado pelo teu trabalho, que continues assim sem desviar do foco!
Adoro sua preocupação em sempre trazer uma contextualização histórica para as obras, isso traz muita riqueza para suas resenhas.. Parabéns Isa pelo ótimo trabalho
Li esse livro há 23 anos Virei fã do Érico através desse livro O meu preferido dele é incidente em Antares Faça um vídeo sobre ele se vc ainda não fez sou novo aqui no canal
Comentário inspirador. Embora já tenha lido um livro do autor há anos sem ter sido marcante para mim, agora vai estar na lista de próximas leituras do livro. Obrigado.
Érico foi uma inspiração. Amava passar as tardes saboreando a trilogia. Mergulhava e vivia cada personagem, não apenas o Capitão Rodrigo, mas a Ana Terra, a Bibiana e todos os outros. Muitas redações fiz me inspirando na forma do Érico escrever.
Li esse livro no início do ano, e gostei muito. É um dos melhores livros que já li. A leitura desse livro despertou o interesse para ler outros livros do Érico Verissimo.
Que resenha! Que livro! Atual como nunca! Sempre tive vontade de ler esse livro, e agora é inevitável que eu o leia em breve. Gosto muito de Érico Veríssimo desde que li Ana Terra, no ensino médio. O romance de 30 é o meu período literário favorito no Brasil. O realismo/naturalismo daquela época era brilhante. O meu autor preferido desse período é José Lins do Rego. O ciclo da cana-de-açúcar é ótimo e Fogo Morto é uma obra prima. Adoraria vê-la fazer uma resenha deste livro ou de qualquer outro de Zé Lins.
A sociedade está cheia de valores invertidos...as palavras de Cristo e o Espírito Santo é essencial... e esse é o Trabalho de Deus em nossas vidas se pedirmos e permitirmos... a questão é que o coração do homem atual é soberbo e orgulhoso... temos de entregar nosso fardo à Cristo pois o jugo dele é leve... assim nos tornamos mansos e humildes de coração para poder agir com a coragem e paciência e amor que foi exemplificado no vídeo... obedecendo ao Pai, fazendo a vontade dele, e não à nossa... egoista e mesquinha.
Olha eu aqui , vendo o teu vídeo com o intuito de presentear um médico que foi de extrema importância na minha vida . Ano passado perdi um bebê com 6 meses de gestação , sou diabética , tive uma grávidez de risco desde o início . Eu tive um médico chamado Marcelo um endocrinologista , uma alma antiga polida , de uma cordialidade sem igual . Durante 6 meses fez por mim tantas coisas , infelizmente não quis Deus que minha Isadora viesse a esse mundo , porém o doutor Marcelo deu o seu máximo para que ela viesse , ele tem um brilho uma nobreza excepcional . Como gratidão eu vou dar a ele esse livro que desde sempre foi meu preferido 🥰
Lindo, suas falas, explicações históricas e empolgação por nossa literatura, Isa. Amo esse livro!!! Eu acredito e já conheci Olívias. E acho que se tivesse tempo ele mudaria de ideia. Ótimo vídeo!!! Amei!
Esse livro me marcou muito, na época fazia um curso de moda e foi minha inspiração para coleção, além de também estar passando por momentos que me fizeram refletir. Parabéns pela resenha!
Peguei esse livro na biblioteca da escola e li quando tinha 12 anos. Passou-se anos ainda me lembrava de certos aspectos do livro, mas com a cabeça de adolescente. Como eu tinha gostado tanto do livro, comprei ano passado num sebo e quando li - minhanossasenhora! - tantas reflexões relevantes que me tinham passado despercebidas, que, com certeza, já é um dos meus livros favoritos!
Eugênio revela a alma do espírito do homem médio de nosso tempo (moderno). Vai em busca do dinheiro (por isso casa com uma mulher rica e fútil) e da dita realização pessoal, assim, "rompe" com o valores tradicionais, sente vergonha do pai por ser pobre, etc. Olívia é a representante do resgate da dignidade humana, para além do dinheiro e da autonomia individual tanto apregoada pelos ideias modernos individualistas. A imensa crise de valores que vivemos, a mim, é atual e está muito bem retratada nessa linda obra. A humilahação que sente na pele, envergonha e o torna covade, mas também, como vc disse, humaniza Êugênio. Para humilhação , só tem dias saídas para isso, lutar contra ou se manchar de ressentimentos e desejos de vingança.
Quatro anos depois da tua resenha estou eu aqui vendo-a. Gostei muito dela, obrigado pelas percepções, dicas e contextualizações. Gostei demasiado da introdução contextualizando o momento político (eugenista?) da década de 1930 e, talvez, justificando o nome do personagem principal. Muito obrigado.
Olhai os Lírios do Campo era meu livro favorito em 2010, qnd eu estava terminando o Ensino Médio, inclusive nessa época resolvi por o nome de uma eventual filha de Olívia hahaha O tempo passou e hoje, em 2020, tô que só o Erico Veríssimo em 1966.
Li esse livro na adolescencia. Nem me lembrava dos detalhes da historia. Na época, eu tinha achado a edição antiga perdida no armario de meu avó e me apaoxonei por ele. Obrigado pela llembraça.
Uma das melhores leituras que fiz este ano, está foi a minha primeira leitura dos livros do Erico Verissimo e gostei bastante principalmente pelas ótimas reflexões sobre a humanidade.
Amei a resenha, li este livro aos 13 anos e nesse momento decidi tirar da estante e reler. Obrigada por inspirar e despertar interesse em todos que se aventuram em seus vídeos. Isa, se estiver nos seus planos para o canal, faça uma resenha de "os irmãos Karamázov" de Dostoiévski. 😘
Isabella Lubrano, você é excelente no que faz, talentosíssima. Parece que a gente enxerga a cena quando você fala. A emoção que você imprime na sua fala é singular.
É lindo esse livro. Li ainda criança e nunca mais esqueci. E que explanação belíssima sobre a obra, seu contexto, sua relação com o nosso... Parabéns pela reflexão. É muito agradável ouví-la. Seu entendimento e a forma articulada e detalhada como o expressa dão tanto prazer quanto os livros que indica. Paixão e Propósito são essenciais. E seu canal corrobora que, a cada vez que um de nós têm a oportunidade de nortear sua atividade a partir desses parâmetros, toda a coletividade da qual fazemos parte se beneficia. Irei reler e que seu inestimável trabalho - NO BRASIL! ✊🏿✊🏽✊🏻 - continue por muito tempo Muito obrigado
Ditadura militar... Érico não viu a redemocratização.... Do Lula, da Dilma. Essa comunistada lixo. Vai pra Cuba q agora implodiu. Regime militar evitou que os guerrilheiros brasileiros treinados em Cuba, com apoio fin da URSS e China, transformasse o Brasil numa ditadura comunista miserável e ignorante. Viva 5 anos em Cuba como pessoa comum, volte e faça uma bela resenha para nós.
Você é uma fonte de inspiração. Com suas resenhas, quem não gosta de ler, pode passar a ter admiração à leitura , e quem sabe despertar dentro de si a vontade de ler e virar um leitor ávido. E sobre Olhai os Lírios doe Campo, de antes eu já queria lê-lo, hoje, depois de assitir a esse vídeo, esse livro passou a ser um das minhas leituras prioritárias. Acredito que ele será o próximo a ser lido. Muito obrigado pela resenha. Parabéns.
Isabella ..... Eu admiro , eu contemplo , eu me curvo perante à sua profundamente e à sua complexidade em cada assunto a que você se dedica .... .... Você é muito especial para nós ... Não pare .... Não pare .... 🙏🏻🙏🏻🌹🌹
Gosto muito das contextualizações que vc faz além das resenhas. Essa é mais uma resenha que dá vontade de ler o livro assim que o video acaba, fiquei com a mesma sensação na resenha de Jane Eyre, mas esse ainda não pude ler. Já este do Verissimo irei em breve na biblioteca da cidade pegar emprestado para iniciar a leitura. Parabéns pelo seu ótimo trabalho.
Não me canso de ver suas resenhas. Como é bom te ouvir. Obrigada por compartilhar conosco suas leituras. Já quero esse livro, assim como tantos outros que você recomenda. Grande beijo.
Ler "Olhai os lírios do campo", ainda na adolescência, me marcou profundamente. Nunca imaginei que, anos depois, seria tão atual na sua crítica ao fascismo e à (falsa) idéia de que o dinheiro e o poder são as coisas mais importantes da vida. Também acho que o Érico Veríssimo foi muito duro neste prefácio. A prova de que esse livro é muito importante é o fato dele fazer sucesso desde a década de 30 até hoje.
Amo como vc consegue contextualizar ricamente as suas reviews Isa! Parabéns! Que análise interessante! Nunca tive o menor interesse por este livro, mas vc mudou mto a minha percepção.
É Tão legal ver essas resenhas após terminar o livro, sinto que consigo enxergar o livro mais claramente, e dou mais atenção a trechos que passaram batidos durante a leitura. Muito bom.
Gostei muito da sua reflexão sobre o livro. De fato, o mundo não é somente flores, mas, às vezes, faz bem acreditar na possibilidade de modificá-lo, ou seja, viver com um propósito.
Não pude deixar de pensar no disco novo do Emicida, o AmarElo, que, assim como o Olhai os lírios do campo, veio levantando bandeiras de certa forma "esquecidas" em uma época da nossa história que vem se mostrando difícil, sem espaço pra pensar no outro. Eu acho importante ter essa quebra na forma de pensar, na forma de conversar, pq cara, ruim o mundo sempre esteve, o problema é que parece que todo mundo só tá focando no lado negativo das coisas. E as coisas apesar de estarem difíceis, não tem só um lado ruim. É bem o que o próprio Emicida fala em uma entrevista em um podcast: "Nós não somos o inferno que nos cerca".
Peguei esse livro escondido da biblioteca da minha tia, deveria ter uns 11 anos e me marcou muito, me emocionei tanto que me incentivou no gosto da leitura. Livro para vida
Querida Isa, antes tarde do que nunca, né? Somente hoje este seu vídeo me apareceu aqui no You Tube. Foi muito interessante quando você mencionou a decadência política e os ciclos de 30 anos. Explico. Sempre me vem à mente a história do povo hebreu vagando pelo deserto como punição por sua "rebeldia e descrença" e Deus lhes dizia que aquela geração não entraria na terra prometida. Quando mais jovem, já inconformada com a moral decadente da minha época e com o absurdo da politicagem ditatorial, me confortava saber que aquela geração, sob a qual eu cresci e fui educada, que defendia o governo militar e a tortura dos "elementos subversivos" também passaria. Como somos inocentes! Muito me identifico com a Olívia, porque eu acreditava que toda aquela baboseira passaria e caminharíamos para um mundo novo, cheio de boa vontade, de amor, esperança e, principalmente, tolerância. Um mundo evoluído. Amo esse livro. É um dos meus favoritos da vida. Adorei o vídeo.
Ja li diversas vezes Olhai os lírios do campo, e cada vez é possível interpretar de diversas formas as falas de Olívia e toda a obra. Érico é perfeito em todas suas obras, te envolve de uma forma única
Lembro de ler Olhai os Lírios do Campo no ônibus, indo e voltando do trabalho e, em alguns momentos, as reflexões que ele me causava eram tão fortes, que precisava fecha-lo e olhar um pouco pela janela pra poder digerir o que tinha acabado de ler. Um dos meus livros favoritos da vida.
Parabéns pela contextualização ao fazer a resenha, Isa. Excelente.
Danilo Melo, eu chorova.
Gostei demais da personagem Olivia, a mulher é um livro de filosofia. Esse foi o melhor livro que li esse ano junto com cem anos de solidão do Gabriel Gárcia Marquez.
Incrível o seu depoimento, me vi nele, Danilo.
Esse livro faz o nosso coração reverberar. Diz mais sobre o leitor que as personagens.
Eu abria a janela do ônibus para vomitar
Estou lendo pela primeira vez e intrigada com a maneira como ele construiu os personagens. Em quem teria se inspirado? Chega a ser perturbadora a ideia de que cada fortuita decisão forja nosso caráter, nosso destino e o das pessoas próximas a nós. De sentimentalista esse livro nao tem nada. Recebo-o como um alerta filosófico.
O sermão do monte é, definitivamente, uma das coisas mais lindas, importantes e impactantes que eu já li. ❤️
Érico é um dos meus autores preferidos!! Nunca mais fui a mesma depois de ler Ana Terra, de O Tempo e o Vento. E Olhai os lírios do campo é simplesmente maravilhoso!! Faz-nos refletir sobre a nossa condição humana.
Eu tbm sempre me comovo com a Ana Terra. Não vejo a hora de completar minha coleção de O Tempo e O Vento.
Esse ano li o tempo e o vento. E esta leitura ainda está muito viva na minha memória. O Érico Verissimo virou um dos meus autores favoritos. Quero muito ler olhai os lírios do campo.
Um Certo Capitão Rodrigo é como se fosse uma continuação de Ana Terra.
"Democracia é a forma de governo em que o povo imagina estar no poder" Carlos Drummond de Andrade
Dos regimes , o menos pior ...
Karl Popper dizia que a democracia é aquele regime no qual um tirano pode ser tirado do poder sem o uso da força!
Destaque-se IMAGINA
Você sabe me dizer se isso é um trecho de livro dele?
Frase perfeita e verdadeira.
"Olhai os lírios do campo" é um livro impactante, emocionante. Doce e forte. Religioso e filosófico, um pouco piegas e idealizado no que tange à Olivia e seu amor incondicional por Eugênio. Consegui, por fim, vê a benevolente médica como a consciência operante da qual Eugênio carecia.
Isabela parabéns. Tenho uma história legal com este livro. Uma professora emprestou-me um exemplar deste livro como investimento na minha pessoa pois não sou um exímio aluno em português. A leitura desta obra começou a conquistar-me para o mundo dos livros.
Agradeça à essa professora. Ela e esse livro te salvaram, apontaram-lhe um caminho. Mas, faço votos que continue como leitor. Vai lhe fazer muito bem.
Que saudade da leitura desse livro! tenho 18 anos e o li dois anos atrás na biblioteca da escola, não tinha o hábito e nem o interesse pela leitura e estava começando a adquirir motivação para ler mais e esse livro foi um marco, eu fui pra biblioteca procurando por um romance brasileiro, só isso, o encontrei no final da prateleira. E quando o li foi instigante demais, nunca vou me esquecer de quando o Eugênio ignorou o pai dele e depois na mesa de jantar descreve o olhar que o seu pai lhe deu. Aquilo foi tão profundo e marcante pra mim. Um daqueles trechos que faz você entender a força que palavras podem ter, e que livros podem ter. Meu romance favorito até hoje, mal posso esperar para comprá-lo e relê-lo.
“Um clássico é um livro que nunca deixou de dizer o que tinha para dizer”…muito bom!
Isa, foi uma das melhores resenhas que já vi sua. Você faz uma análise muito aprofundada do livro, não é algo que fica na superficialidade somente.
Muito obrigada pela resenha, pela maneira linda, poética, profissional que analisas tuas leituras.
Obrigada pelas inúmeras recomendações você nos traz, e que talvez nunca consigamos terminar, já que a lista só aumenta.
Obrigada, Isa ❣
Gosto muito de assistir a seus vídeos. Acompanho-a nas suas reflexões, nas suas leituras...
Iniciei o gosto pela leitura na tenra idade. Aos doze anos li "Cem anos de solidão". Já o reli umas cinco vezes e a cada releitura, meu amor por Gabriel Garcia Marques e pela literatura latino americana só aumentam, mas esse não é o tema de hoje! É Veríssimo e "Olhai os lírios do campo" cuja leitura relembrei nas suas palavras e na sua paixão pela literatura.
É incrível como a literatura nos arrebata e nos transporta para mundos nunca antes visto! Tenho revisitado minhas leituras nos seus vídeos, nos seus comentários. Sugiro "Incidente em Antares" do mesmo Veríssimo...
Um grande abraço! "Tu te tornas eternamente responsável por aquele que cativas..."
Li e adorei Incidente em Antares. Até resenhei. Dê uma olha e me diga o que achou.
ua-cam.com/video/XEZQYOt0hmE/v-deo.html
Beijo :)
@@LerAntesdeMorrer Incidente em Antares é maravilhoso! Virou minissérie da Globo!
Sem dúvida, a melhor leitura que eu fiz nesse ano de 2019, talvez uma das melhores da vida. Orgulho de dizer que temos um Erico Verissimo na nossa literatura brasileira. Me fez até olhar com outros olhos a fábula da Cigarra e da Formiga :D.
Foi o primeiro livro que eu li no distante ano de 1975. Lembro que gostei tanto, me emocionei tanto que nunca esqueci. O Cristianismo, no que tem de melhor, é talvez uma das filosofias humanistas mais generosas e é neste cristianismo que esta obra já a partir do título se ampara...
Eu amo demais esse livro, ele é tão profundo, bem desenvolvido, humano que não consigui parar de pensar nele, o efeito de uma obra imensamente especial.
Olha, assisto suas resenhas há muito tempo, e acho que essa foi a melhor que você fez. Desde a introdução com uma boa contextualização histórica, até a explicação da referência bíblica do título do livro! Parabéns, fiquei ainda mais a fim de ler esse livro!
Amo de paixão os livros de Érico Veríssimo. Tenho todos e já li mais da metade. Também quero parabenizar a resenha feita por esta jovem intusiasta e intelectual. Resenhas assim, muito nos motivam a leitura de bons livros que nos deixam um ensinamento pra vida. Não sei o que seria da minha vida sem os livros.
Acompanho teu canal e de outros que têm a literatura como mote, fico feliz com isto, pois com atos como este o hábito de ler, volte a ser algo normal em nossa sociedade tão combalida e dividida, pelos últimos anos onde foi divididos de um Povo Brasileiro para grupos que não nos ajudam em nada como Nação, criou-se um País divido e não uma Grande Nação como Somos. Obrigado pelo teu trabalho, que continues assim sem desviar do foco!
Adoro sua preocupação em sempre trazer uma contextualização histórica para as obras, isso traz muita riqueza para suas resenhas.. Parabéns Isa pelo ótimo trabalho
Não podemos deixar o tempo passar,uma ação hoje modifica para sempre as nossas vidas essa é a lição de Érico Verissimo !
Li esse livro e ele faz parte da minha lista de livros preferidos. Essa obra do Érico Veríssimo é belíssima. Parabéns pela resenha!
Li esse livro há 23 anos
Virei fã do Érico através desse livro
O meu preferido dele é incidente em Antares
Faça um vídeo sobre ele se vc ainda não fez sou novo aqui no canal
Comentário inspirador. Embora já tenha lido um livro do autor há anos sem ter sido marcante para mim, agora vai estar na lista de próximas leituras do livro. Obrigado.
Li em outubro e amei este livro. Uma das melhores leituras nacionais que fiz. Parabéns pela resenha, me ajudou a complementar minhas reflexões.
Érico foi uma inspiração. Amava passar as tardes saboreando a trilogia. Mergulhava e vivia cada personagem, não apenas o Capitão Rodrigo, mas a Ana Terra, a Bibiana e todos os outros.
Muitas redações fiz me inspirando na forma do Érico escrever.
Li esse livro no início do ano, e gostei muito. É um dos melhores livros que já li. A leitura desse livro despertou o interesse para ler outros livros do Érico Verissimo.
Que resenha! Que livro! Atual como nunca! Sempre tive vontade de ler esse livro, e agora é inevitável que eu o leia em breve. Gosto muito de Érico Veríssimo desde que li Ana Terra, no ensino médio. O romance de 30 é o meu período literário favorito no Brasil. O realismo/naturalismo daquela época era brilhante. O meu autor preferido desse período é José Lins do Rego. O ciclo da cana-de-açúcar é ótimo e Fogo Morto é uma obra prima. Adoraria vê-la fazer uma resenha deste livro ou de qualquer outro de Zé Lins.
A sociedade está cheia de valores invertidos...as palavras de Cristo e o Espírito Santo é essencial... e esse é o Trabalho de Deus em nossas vidas se pedirmos e permitirmos... a questão é que o coração do homem atual é soberbo e orgulhoso... temos de entregar nosso fardo à Cristo pois o jugo dele é leve... assim nos tornamos mansos e humildes de coração para poder agir com a coragem e paciência e amor que foi exemplificado no vídeo... obedecendo ao Pai, fazendo a vontade dele, e não à nossa... egoista e mesquinha.
Parabéns pela excelente resenha! Livro incrível, que bom ter suas impressões e ver a contextualização.
Olha eu aqui , vendo o teu vídeo com o intuito de presentear um médico que foi de extrema importância na minha vida . Ano passado perdi um bebê com 6 meses de gestação , sou diabética , tive uma grávidez de risco desde o início . Eu tive um médico chamado Marcelo um endocrinologista , uma alma antiga polida , de uma cordialidade sem igual . Durante 6 meses fez por mim tantas coisas , infelizmente não quis Deus que minha Isadora viesse a esse mundo , porém o doutor Marcelo deu o seu máximo para que ela viesse , ele tem um brilho uma nobreza excepcional . Como gratidão eu vou dar a ele esse livro que desde sempre foi meu preferido 🥰
Acabei de ler essa obra de arte! Melhor leitura do ano 💜
Lindo, suas falas, explicações históricas e empolgação por nossa literatura, Isa. Amo esse livro!!! Eu acredito e já conheci Olívias. E acho que se tivesse tempo ele mudaria de ideia. Ótimo vídeo!!! Amei!
Excelente resenha, muito inteligente e situado com pitadas historicas ! Olhai os lirios do campo é maravilhoso.
Esse livro está para mim entre os melhores da literatura nacional. Admiro muito personagens que lutam em busca de uma redenção por erros do passado.
Esse livro me marcou muito, na época fazia um curso de moda e foi minha inspiração para coleção, além de também estar passando por momentos que me fizeram refletir. Parabéns pela resenha!
Amo demaisss!!A forma como ele descreve os dilemas, as angústias do Eugênio é surreal... Senti na pele.
Peguei esse livro na biblioteca da escola e li quando tinha 12 anos. Passou-se anos ainda me lembrava de certos aspectos do livro, mas com a cabeça de adolescente. Como eu tinha gostado tanto do livro, comprei ano passado num sebo e quando li - minhanossasenhora! - tantas reflexões relevantes que me tinham passado despercebidas, que, com certeza, já é um dos meus livros favoritos!
Muito bom! Parabéns por valorizar a literatura clássica brasileira!
Isabela, adoro suas resenhas parabéns!!! Obrigada por ter colocado o número da resenha. Bjs!!!
Eugênio revela a alma do espírito do homem médio de nosso tempo (moderno). Vai em busca do dinheiro (por isso casa com uma mulher rica e fútil) e da dita realização pessoal, assim, "rompe" com o valores tradicionais, sente vergonha do pai por ser pobre, etc. Olívia é a representante do resgate da dignidade humana, para além do dinheiro e da autonomia individual tanto apregoada pelos ideias modernos individualistas. A imensa crise de valores que vivemos, a mim, é atual e está muito bem retratada nessa linda obra. A humilahação que sente na pele, envergonha e o torna covade, mas também, como vc disse, humaniza Êugênio. Para humilhação , só tem dias saídas para isso, lutar contra ou se manchar de ressentimentos e desejos de vingança.
Gostei muito da sua resenha. Boa reflexão!
Quatro anos depois da tua resenha estou eu aqui vendo-a. Gostei muito dela, obrigado pelas percepções, dicas e contextualizações. Gostei demasiado da introdução contextualizando o momento político (eugenista?) da década de 1930 e, talvez, justificando o nome do personagem principal. Muito obrigado.
Mulher, você é a melhor booktuber! É linda a sua entrega em resenhar as obras. Não tem como não sair daqui motivada a ler ❤️
Exatamente!!!
Li toda a obra de Érico e considero sem dúvida um dos grandes romancistas ficcionista da Literatura Nacional e Mundial
Com a Lubrano não existe essa história de que "o livro clássico é chato". Contextualização perfeita!!!
Eu nunca me imaginei lendo clássicos como esse livro, li por causa dela, foi um dos melhores que li na vida.
Sensacional.
Olhai os Lírios do Campo era meu livro favorito em 2010, qnd eu estava terminando o Ensino Médio, inclusive nessa época resolvi por o nome de uma eventual filha de Olívia hahaha O tempo passou e hoje, em 2020, tô que só o Erico Veríssimo em 1966.
estava ansiosa por essa resenha obrigado!! Também espero por uma resenha do "Quincas Borba" (Machado de Assis)
Li esse livro na adolescencia. Nem me lembrava dos detalhes da historia. Na época, eu tinha achado a edição antiga perdida no armario de meu avó e me apaoxonei por ele. Obrigado pela llembraça.
Comoveu-me às lágrimas a sua resenha
Amo esse livre e já o li algumas vezes. Mas nunca seria capaz de explica-lo como você. Achei incrível o seu modo de conta-lo.
O livro que me inspirou a fazer meu mestrado em Erico Verissimo! 😍
Uma das melhores leituras que fiz este ano, está foi a minha primeira leitura dos livros do Erico Verissimo e gostei bastante principalmente pelas ótimas reflexões sobre a humanidade.
Show🎉 excelente, maravilhosa resenha❤🎉 vou reler Olhai os Lírios do Campo!!! Amei❤
Amei a resenha, li este livro aos 13 anos e nesse momento decidi tirar da estante e reler. Obrigada por inspirar e despertar interesse em todos que se aventuram em seus vídeos. Isa, se estiver nos seus planos para o canal, faça uma resenha de "os irmãos Karamázov" de Dostoiévski. 😘
Isabella Lubrano, você é excelente no que faz, talentosíssima. Parece que a gente enxerga a cena quando você fala. A emoção que você imprime na sua fala é singular.
É lindo esse livro.
Li ainda criança e nunca mais esqueci.
E que explanação belíssima sobre a obra, seu contexto, sua relação com o nosso...
Parabéns pela reflexão.
É muito agradável ouví-la. Seu entendimento e a forma articulada e detalhada como o expressa dão tanto prazer quanto os livros que indica.
Paixão e Propósito são essenciais. E seu canal corrobora que, a cada vez que um de nós têm a oportunidade de nortear sua atividade a partir desses parâmetros, toda a coletividade da qual fazemos parte se beneficia.
Irei reler e que seu inestimável trabalho - NO BRASIL! ✊🏿✊🏽✊🏻 - continue por muito tempo
Muito obrigado
Vc é um bálsamo nestes momentos confusos que vivemos
Ditadura militar...
Érico não viu a redemocratização....
Do Lula, da Dilma.
Essa comunistada lixo.
Vai pra Cuba q agora implodiu.
Regime militar evitou que os guerrilheiros brasileiros treinados em Cuba, com apoio fin da URSS e China, transformasse o Brasil numa ditadura comunista miserável e ignorante.
Viva 5 anos em Cuba como pessoa comum, volte e faça uma bela resenha para nós.
Adoro livros filosóficos. Nunca li nada do Érico Veríssimo, mas vou ler. Vou começar por esse livro.
Isa, o que eu adoro nas suas resenhas é a contextualização. Mais uma vez, adorei!
Primeira vez que vi e este livro achei quê fosse de poesia, pois o título é muito lírico.
Você é uma fonte de inspiração.
Com suas resenhas, quem não gosta de ler, pode passar a ter admiração à leitura , e quem sabe despertar dentro de si a vontade de ler e virar um leitor ávido. E sobre Olhai os Lírios doe Campo, de antes eu já queria lê-lo, hoje, depois de assitir a esse vídeo, esse livro passou a ser um das minhas leituras prioritárias. Acredito que ele será o próximo a ser lido. Muito obrigado pela resenha. Parabéns.
Acho um ótimo livro pra ler no final do ano... ele é tão esperançoso!
Isabella ..... Eu admiro , eu contemplo , eu me curvo perante à sua profundamente e à sua complexidade em cada assunto a que você se dedica ....
.... Você é muito especial para nós ... Não pare .... Não pare .... 🙏🏻🙏🏻🌹🌹
Gosto muito das contextualizações que vc faz além das resenhas. Essa é mais uma resenha que dá vontade de ler o livro assim que o video acaba, fiquei com a mesma sensação na resenha de Jane Eyre, mas esse ainda não pude ler. Já este do Verissimo irei em breve na biblioteca da cidade pegar emprestado para iniciar a leitura.
Parabéns pelo seu ótimo trabalho.
Não me canso de ver suas resenhas. Como é bom te ouvir. Obrigada por compartilhar conosco suas leituras. Já quero esse livro, assim como tantos outros que você recomenda. Grande beijo.
Melhor booktuber
Esse livro está na minha estante já faz alguns meses e nunca me despertou muito interesse. Seu vídeo mudou isso....
Você vai amar!!
@@AnasoaresescritoraBr ...
Muito bom! Parabéns pela descrição deste clássico! Revivo a leitura através da tua narração.
Terminei a releitura deste livro hoje e sou notificada com esse excelente vídeo. Boa coincidência :)
Ler "Olhai os lírios do campo", ainda na adolescência, me marcou profundamente. Nunca imaginei que, anos depois, seria tão atual na sua crítica ao fascismo e à (falsa) idéia de que o dinheiro e o poder são as coisas mais importantes da vida. Também acho que o Érico Veríssimo foi muito duro neste prefácio. A prova de que esse livro é muito importante é o fato dele fazer sucesso desde a década de 30 até hoje.
Belíssima análise! To pra comprar esse livre e agora mais do q nunca fiquei aguçado!
Amo como vc consegue contextualizar ricamente as suas reviews Isa! Parabéns! Que análise interessante! Nunca tive o menor interesse por este livro, mas vc mudou mto a minha percepção.
Faz resenha do livro: Clarissa, de Erico Veríssimo por favor!!!!!!!!!
Felipe Oliveira eu também quero, pois Clarissa é o primeiro livro que li do autor
Também kkk, muito bom por sinal
O livro Clarissa parece que faz uma continuação.
Clarissa
Música ao longe
Caminho Cruzados
Um lugar ao sol
Clarissa é um livro que li na adolescência e que me mudou para sempre.
Um dos livros mais humanizados que li. Tão necessário nos tempos de ódio.
ou seja ja faz uns 20 anos que é necessario!
Que resenha maravilhosa. Amei. Parabéns.
É Tão legal ver essas resenhas após terminar o livro, sinto que consigo enxergar o livro mais claramente, e dou mais atenção a trechos que passaram batidos durante a leitura. Muito bom.
Vídeo muito completo, obggd
Gostei muito da sua reflexão sobre o livro.
De fato, o mundo não é somente flores, mas, às vezes, faz bem acreditar na possibilidade de modificá-lo, ou seja, viver com um propósito.
Já li. História emocionante! Uma lição de vida. E a maior lição, na minha opinião, está na trajetória de Eugênio.
Tive esse livro na estante durante toda a minha infância e nunca tive curiosidade para abrir e saber mais sobre ele. É capaz do meu pai ainda ter...
Isabella, vc é nossa melhor booktuber. Amo você!!!
Sempre me surpreendendo com as resenhas perfeitamente contextualizadas da Isa!😍😍
Obrigada
Não pude deixar de pensar no disco novo do Emicida, o AmarElo, que, assim como o Olhai os lírios do campo, veio levantando bandeiras de certa forma "esquecidas" em uma época da nossa história que vem se mostrando difícil, sem espaço pra pensar no outro. Eu acho importante ter essa quebra na forma de pensar, na forma de conversar, pq cara, ruim o mundo sempre esteve, o problema é que parece que todo mundo só tá focando no lado negativo das coisas. E as coisas apesar de estarem difíceis, não tem só um lado ruim.
É bem o que o próprio Emicida fala em uma entrevista em um podcast: "Nós não somos o inferno que nos cerca".
Li no colégio e amei!
Peguei esse livro escondido da biblioteca da minha tia, deveria ter uns 11 anos e me marcou muito, me emocionei tanto que me incentivou no gosto da leitura. Livro para vida
Um dos livos mais incríveis que já tive o prazer de ler, super recomendo!
Livro apaixonante ! Eugênio e sua covardia que se transforma em coragem !
Que vídeo maravilhoso. Sua empolgação e contagiante. Bj
Vc fala muito bem 👏🏽 acho que estou apaixonado
Parabéns Isabella! Cada vez mais encantada por suas resenhas.
Isa , a Bela , impossível não reler esse livro depois de ouvir sua resenha ! Vc é uma encantadora de leitores.
Já quero ler o livro...
Obrigada!💐💐💐
Sua resenha ficou maravilhosa, eu li o livro esse ano, gostei muito mesmo❤
É um livro maravilhoso!! Eu amei ler!!!
Esse livro olhai os lírios do campo é fenomenal fala dos dramas brevidade e futilidades da vida de um homem comum
Muito obrigado pela resenha
Querida Isa, antes tarde do que nunca, né? Somente hoje este seu vídeo me apareceu aqui no You Tube. Foi muito interessante quando você mencionou a decadência política e os ciclos de 30 anos. Explico. Sempre me vem à mente a história do povo hebreu vagando pelo deserto como punição por sua "rebeldia e descrença" e Deus lhes dizia que aquela geração não entraria na terra prometida. Quando mais jovem, já inconformada com a moral decadente da minha época e com o absurdo da politicagem ditatorial, me confortava saber que aquela geração, sob a qual eu cresci e fui educada, que defendia o governo militar e a tortura dos "elementos subversivos" também passaria. Como somos inocentes! Muito me identifico com a Olívia, porque eu acreditava que toda aquela baboseira passaria e caminharíamos para um mundo novo, cheio de boa vontade, de amor, esperança e, principalmente, tolerância. Um mundo evoluído. Amo esse livro. É um dos meus favoritos da vida. Adorei o vídeo.
gostei muito e me emocionei novamente no momento que tu fizestes a leitura dos trechos.
Suas resenhas são fantásticas 🌟
Ja li diversas vezes Olhai os lírios do campo, e cada vez é possível interpretar de diversas formas as falas de Olívia e toda a obra. Érico é perfeito em todas suas obras, te envolve de uma forma única