CRENTE VEGANO? PODE COMER SANGUE? E PORCO?
Вставка
- Опубліковано 1 гру 2024
- ↓↓↓↓↓ MAIS INFORMAÇÕES ABAIXO ↓↓↓↓↓
#veganismo #vegetariano #dietacrista
Podemos comer carne? Sangue? Carne de porco? O crente deve se abster de algum item na sua dieta para a glória de Deus? Crentes: do que se alimentam? Hoje, no Dois Dedos de Teologia!
-----
ACESSE O SITE: doisdedosdeteo...
-----
NOSSAS REDES
Twitter: / doisdedosdeteo
Facebook: / doisdedosdeteologia
Instagram: / doisdedosdeteologia
PLAYLISTS DO CANAL
DOIS DEDOS DE TEOLOGIA: • DOIS DEDOS DE TEOLOGIA
DROPS: • #DROPS
PODCAST: • BAIXO CLERO - o podcas...
POR TEMAS: www.youtube.co...
CAIXA POSTAL
Caixa Postal 2552, CEP 60721-970, Fortaleza/CE
Obrigado por seus vídeos. Sou novo convertido e você tem me ajudado MUITO em tudo. Jesus tornou minha vida melhor e você foi um instrumento dele.
Cara, recomendo o canal da Betaniateo também, é muito bom.
@@andreisaul3935 Obrigado irmão
Olha, vc está tendo o privilégio de receber informação teológica de altíssima qualidade. Certamente te engrandecerá espiritualmente. Seja muito feliz!
Deus te abençoe.
bem vindo a familia
Sou vegetariana e eu AMO este canal. Quando eu vi que o tema, cliquei na hora. Eu parei de comer carne por amor aos animais e não me arrependo disso. Só que antes eu criava briga com todo mundo em questão de comida. Depois que me converti, parei de brigar. Igual você disse, Deus não condena quem não come carne mas também ele não condena que come carne. E aprendi a respeitar isso, ate minha visão sobre isso mudou mas optei por continuar no vegetarianismo.
A inda bem que vc tomou a decisão por outro motivo ,pois os que tomam a decisão pelo lado religioso ,são casca grossa ,querem até te excluir do reino dos céus ,coisa que nem Deus faz .
Eu passei pela mesma coisa.
Penso que o Yago como teólogo foi muito feliz em sua colocação. Há inúmeras razões que fazem uma pessoa (seja cristã ou não) ser vegetariana. Cada um come o que quiser. Se cada um varrer sua calçada o planeta fica limpo. Marie Julie disse tudo!
Marie Julie que bom, difícil encontrar vegetarianos e/ou veganos que respeitem quem não o é.
Pq agnt pode matar animais pra comer e humanos não? Animais são lixo?
Não faz sentido, porque Deus dará carne gordurosa para comermos mesmo depois de supostamente estarmos no Céu já que a alimentação da carne de animais mortos proveio depois da queda? Uma vez na glória não era suposto voltarmos ao estágio de relacionamento primário com Deus onde éramos vegetarianos? Contradições inexplicáveis...
Muito bacana seu posicionamento, como sempre! No entanto sou vegetariano por causa da industria animal, impossível concordar com tanto sofrimento, não digo da morte em si, mas da exploração que causa sofrimento enquanto vivo...
Maus tratos e tortura aos animais não consigo enxergar aprovação de Deus nisso!
Amigo com o mesmo espaço e a mesma quantidade de água que se usa pra produzir 1kg de carne daria pra produzir 40kg de batatas, ou 45kg de tomate ou 6kg de arroz (por exemplo), se não comessem tanta carne ninguém mais passaria fome pois daria pra produzir muito mais comida no mesmo espaço, imagina um mundo sem fome que lindo seria... você acha que Deus concorda com a fome? Você está insultando Deus a cada bife que você come. Você causa fome ao irmão só porque está viciado no gosto da carne.
Amarás ao teu próximo como a ti mesmo» (Mateus 22:39)
Como pode querer ter um luxo alimentar enquanto um filho de Deus passa fome?
Simplesmente falar que agora "liberou geral" é muito errado. Não tenho metade do conhecimento que o Sr deve ter, mas nenhum momento os Apóstolos disseram que poderia comer tudo, tudo que eles falaram, como vc mesmo disse: "foi para a paz o momento na época". Mas creio fielmente que gentios convivendo com judeus, uma hora esses gentios iriam seguir as praticas alimentares judaicas. Logo, os apóstolos nunca "liberaram geral" e sim, criaram um caminho para os gentios se aproximarem de do D'us de Israel. Os gentios não tinham capacidade nenhuma de compreender o motivo de cada coisa em 1 dia de pregação, mas o dia a dia de quem começava a conviver com judeus era mudado pouco a pouco. Ok... Gentios convertidos muito distantes da Judéia poderiam até perder esse contato com as regras, mas nós hoje temos a incrível oportunidade de uma visão ampla das escrituras, onde podemos abraçar quem come porco, e se ele n quiser mudar sua alimentação mesmo depois de convertido, ok... Não rejeite tal pessoa, e sim, ame-a. Mas os gentios da época não tinham um "Sefer Torá" em casa como hoje temos a Bíblia completa, com leis, profetas, escritos e salmos. Temos que aproveitar hoje para ter essa visão ampla com relação a como agradar nosso D'us. Mas parece que no vídeo você tem prazer em dizer que: "o cristianismo faz tudo contrário do judaísmo, e tenho ogulho disso" (resumindo) Yeshua, era judeu, viveu como um judeu e morreu pelos judeus e gentios, e essas palavras desrespeitam todo legado que nós, hoje, temos a capacidade de ter em mãos: A BÍBLIA.
Quero fazer um grupo de estudos sobre os assuntos, quem quiser manda msg, sou judeu messiânico: (98) 98728-6750
@@pedroandrade6633 verdade, vamos dá um prato de arroz e carne a quem passa fome
@@pedroandrade6633 mano, vc começou bem, mas creio q não terminou tão bem assim. Kkkk
Os números de água e espaço usados para animais e plantas são discrepantes mesmo.
Porém, dizer que pecar só por comer um bife de carne, não penso ser coerente. Devemos ter compaixão e amor ao próximo, mas por eu ter um "benefício" que o outro não tem não me torna pecador.
Na bíblia fala que haverá gente rica e gente pobre. A questão é como tratamos os menos favorecidos (Dt 15:11; Lv 25:35-38)
Deus abençoe! :D
Ótima explicação Yago defendendo o seu ponto de vista. Sou adventista e vegetariano e defendo minha fé e minha alimentação com amor e convicção. Que o Senhor nos abençoe.
Mas no final ele deu uma escorregada, dizer que o próprio Cristo servirá carne foi demais.
Aí que está o pulo do gato. Você não precisa defender a sua alimentação. Defender a sua fé, ok, mas por qual motivo você precisa se explicar ao fazer o seu prato? Vai lá, come o que você julga saudável, mas dê esse mesmo direito às demais pessoas. Ninguém precisa se explicar por conta do seu cardápio. Existem coisas maiores para se preocupar. Abraços!
@@rafaeldesouzaaraujo8871, Cristo pode produzir carne do nada. Ele não precisa sacrificar animais para fazer um banquete. Abraços!
É errado ter prazer na morte de um animal?
Nós cristãos devemos ser livres para consumir e fazer uso de todos os recursos que Deus nos deu. Mas também devemos amar a criação, e saber que usufruir não é abusar.
Não sou vegetariana, mas vejo muitas pessoas que falam sobre o consumo da carne com um prazer tão elevado e esquisito, que fico me perguntando se essas pessoas tivessem que matar todos os animais que as servem de alimento, ainda falariam do mesmo jeito?
Já vivi em fazenda e me lembro de vezes que matamos porcos e outros animais para nosso consumo, em que deixamos a carne estocada por alguns dias para esquecermos toda a cena do animal morrendo, para aí então comer a carne (geralmente animais grandes). Não agimos assim por falsa moral, mas por que só conseguíamos saborear a carne pensando em comida, não na morte.
Crueldade mesmo que com animais é pecado, pois continua sendo Crueldade.
FADA SENSATA.
Não entendi o seu ponto. Normalmente, os seres vivos tendem a gostar e ter prazer na sua alimentação. Assim como alguém pode sentir prazer num feijão bem preparado, uma outra pessoa pode sentir prazer numa carne bem preparada. No fim das contas, todos nós nos alimentamos de seres mortos. Uma salada, nada mais é do que vegetais mortos. Abraços.
@@mrblackcarneiro Arrancar um pé de alface do chão é diferente de matar um porco.
Não acho errado comer carne. Acho errado a falta de valor dado aos animais que nos servem de alimento, eles sentem medo e dor. Isso que gera conflito na minha mente, entende? Quando vejo as pessoas falando de comer carne sem a menor preocupação com os animais, fico me perguntando se isso tá certo. Minha dúvida é legítima, realmente tenho pena dos animais. Eu tenho um cachorro, e nunca seria capaz de me alimentar dele, mas eu como outros por que não os vi morrendo. As vezes esse pensamento me deixa com vontade de ser vegetariana por causa dos animais. Mas o Yago fala que esse pensamento é Budista e não faria sentido dentro do cristianismo. Será que tô errada em pensar assim?
@@moniqueBFfreitas mas isso não a impede de vc se tornar ovolactovegetariana ou vegana.
Eu estou sem carne desde fevereiro justamente porque a crueldade que é feita com os animais me corta o coração e isso me fez parar de consumir. No entanto, não foi algo mto planejado, eu apenas parei sem qualquer pretensão de ser isso ou aquilo. Hj tenho uma alimentação mto mais saudável e minha digestão tá ótima.
Tenho esse conflito tbm, mas sinceramente não acho normal essa galera que vê um animal morrendo de maneira tão cruel e achar legal.
Existem vários estudos que comprovam que o consumo de carne hoje em dia está arruinando o meio ambiente, claro que esse não é o único fator está arruinando, mas os números são exorbitantes.
Na Netflix há documentários bem interessantes sobre o assunto que são sérios como o Cowspirancy e What the health.
Muito legítima a sua preocupação Monique. Me identifico com esse seu sentimento. O ato de alimentar-se é sempre um mistério. Acho que o mais importante de tudo é agradecer a Deus pelo alimento e tentar "valer o que se come". Utilizar a energia (calorias se preferir) ali sacrificada para realizar boas ações.
Infelizmente existem pessoas que escarnecem dessa tua sensibilidade que é até um sinal de propensão para a vida interior e a vida espiritual.
Quem vem com aquelas piadinhas de "minha comida (bovinos) caga na sua (vegetais)" não entende nada (ou se esqueceu, momentânea e convenientemente por preguiça mental e outros males) de espiritualidade do sacrifício e do valor espiritual do trabalho.
Sempre que possível (me lembro e não vou escandalizar o coleguinha) eu agradeço a Deus pela energia que me ofereceu através do alimento, e peço graças e inspiração para multiplicar o bem que me está sendo feito.
Sensacional pastor, através de você, Deus me deu explicação do que comer e o que não comer, ou seja: tudo, porém até que isso venha a ter contenda entre quem come ou quem não come deve-se abrir mão. Deus seja louvado e te abençoe. Obrigado pela explicação !
Sérgio s.v eu compreendi, eu também não to falando sobre o vegetarianismo mas sim do porco e do sangue que pra mim era pecado mas além de ler e conhecer a Bíblia o pastor tbm me deu uma claridade ainda mais da palavra entende? Eu não tirei conclusões segundo meu paladar
@@TheMcastilho17 Deus nunca orientou os seres humanos a comerem "tudo". Em gênesis 9 quando Deus diz "Tudo o que vive e se move lhes servirá de alimento." Noé e sua família já sabiam o que era ou não apropriado para alimentação, e isto está claro quando Deus faz distinção entre animais puros e impuros antes de entrar na arca.
Do contrário, também não teria problema comer barata, rato, sapo, cachorro, cavalo, camelo etc.
Não caia nesse superficialismo religioso.
Toda a Escritura é inspirada como diz o apóstolo Paulo. O interessante é querer separá-la para benefício doutrinário ou por pensamento pessoal
pessoal não quer abrir mão do bacon...
Faz um vídeo a respeito da Agropecuária e seus efeitos negativos no planeta. Desmatamentos, maltrato aos animais, tortura, etc más a pergunta É! QUAL deve ser o posicionamento do Cristão diante dessa realidade? Por favor eu estou perdido e não sei oque fazer.
Eita, "o bicho é brabo".
Kkkkkk
Sou estudante de nutrição. Amei como colocou as referências na ordem dos acontecimentos. Explicou bem.
Muito top ne ❤
Ótimo mesmo!
Amigo com o mesmo espaço e a mesma quantidade de água que se usa pra produzir 1kg de carne daria pra produzir 40kg de batatas, ou 45kg de tomate ou 6kg de arroz (por exemplo), se não comessem tanta carne ninguém mais passaria fome pois daria pra produzir muito mais comida no mesmo espaço, imagina um mundo sem fome que lindo seria... você acha que Deus concorda com a fome? Você está insultando Deus a cada bife que você come. Você causa fome ao irmão só porque está viciado no gosto da carne.
Amarás ao teu próximo como a ti mesmo» (Mateus 22:39)
Como pode querer ter um luxo alimentar enquanto um filho de Deus passa fome?
@@pedroandrade6633 esqueceu de colocar a ação do próprio homem ,se for assim ,eu não compro mais roupas nem carro e nem casa .
As pessoas são responsáveis por isso e não eu e nem Deus .
Se mesmo depois do Iago ter explicado com tanta sabedoria ,acho que o problema está em você .
Quando alguém não próspera também ofende Deus.
@@pedroandrade6633 assiste o filme o menino que descobriu o vento ,irá ser refutado grandemente , quanto de espaço seria necessário para que bilhões de pessoas se alimentem somente de vegetais .
Porém, deveria haver regulamentações sobre o abate animal. Deveria ser rápido e indolor. E a caça esportiva deveria ser proibida.
Existe regulamentação e leis que definem como deve ser o abate de animais. Por isso que existem os abatedouros clandestinos.
Você preferia ser um animal que viveu sua vida livre em seu habitat natural e morreu pelas mãos de um caçador ou uma vaca confinada a vida toda em um local minúsculo e que tem seu bezerro afastado de si logo quando nasce? Não é uma crítica, apenas uma reflexão...
Toda vez que o Yago precisa explicar contexto histórico da Torah ele erra o alvo.
A regra para Noé de consumo de sangue significa comer animais vivos e não tem nada a ver com bife bem passado.
Eu sempre comentava e não sei pq estou comentando de novo.
@@sibral Deus proibiu o consumo de sangue porque o sangue sinaliza vida. Por isso comer bicho que foi sufocado é pecado. A própria bíblia manda deixar que o sangue saia do corpo.
@@clc2077 Deus deu as regras kosher para Noé? Quanto tempo se passou entre o monte Ararate e o Monte Horebe?
Pastor, obrigada pelo vídeo e os esclarecimentos, sou cristã evangélica há quase 30 anos, fui carnista por 41 anos e há 9 meses sou vegana, acredito que estou me alimentando pra glória de Deus, cuidando melhor da minha saúde, exercendo com mais consciência minha parte nas questões ambientais e também é claro por pura compaixão quando me abstenho de qualquer tipo de uso ou exploração animal, tenho vivido muito bem e consigo me alimentar utilizando tudo o que posso dos vegetais como sementes, grãos, oleaginosas, hortaliças etc...não me vejo seguindo nenhum pensamento budista quando escolho tirar do meu prato um animal morto inclusive consciente da maneira como são criados e abatidos, não entendo que isso não importe pra Deus...mas essa é minha opinião, meu posicionamento, respeito de coração a todos que consomem animais, não deixei de participar de churrascos em família ou alterei minha vida social por conta de meu posicionamento.
Amém Irmã ! concordo plenamente com você, também não acho que seja "pensamento budista" optar por poupar as vidas animais .
concordo plenamente com você, não concordei mt com a fala dele quando ele diz que nós não aceitamos oq Deus nos deu para consumir.
@@AryonGothic Com certeza, o pessoal tem que parar de fazer essa caricatura dos veganos/vegetarianos. A própria Vegan society em sua definição admite de certa forma a superioridade do ser humano quando diz "na medida do possível e do praticável". Isto é, se o único tratamento de uma doença exigir origem animal ou testes em animais, ele pode ser considerado prática vegana.
@@AnaBeatriz-lf5sp Acredito que neste vídeo o Yago entende muito da bíblia mas muito pouco de vegetarianismo/veganismo dai fica difícil.
@@AnaBeatriz-lf5sp Exato. Extremamente absurdo e ridículo o posicionamento que ele impõe no vídeo.
Aaaaah eu não acredito que vi tantos vídeos e fiquei imaginando que teria que ser vegana pelo fato de que desde a criação o homem era herbívoro rsrs. Vc respondeu minhas indagações . Obrigada
vc n precisa ser vegana, mas acredito que que ser adpeto ao veganismo é a coisa mais coerente que um cristão deveria fazer. Se podemos nos alimentar de outras coisas, por que escolhemos nos alimentar da morte? do sofrimento? é cruel!
@@Nate-lb9bf Não
Verdade Nate , veganismo é o caminho certo e pronto não adianta as pessoas negarem, os animais não merecem sofrer, irmãos assisti o documentário Dominion em português e vê se consegue come churrasco . É nojento e cruel
@@Nate-lb9bf
Deixa esse pessoal se apegar aos tempos da Bíblia e dizer que é necessário, ignorando todos os avanços científicos que hoje possibilita a boa parte das pessoas abandonar o consumo de animais. Mas a gula e o desprezo pela vida que não é a de sua espécie fala mais alto.
Se o cristianismo é pautado na compaixão, é claro que esta deveria se estender a todas as criaturas sencientes. Não tem sentido sofrer apenas pelas pessoas e debochar, por exemplo, de um grupo de ativistas que tenta dar água aos porcos trancafiados por horas num caminhão quente, à caminho do abate.
@@nickrodrigues8082 Eu concordo com você que o consumo de carne hoje tem se tornado cruel e excessivo, mas se abster COMPLETAMENTE é um escolha e quem escolhe isso não pode julgar quem não faz esta escolha, Jesus multiplicou pão e peixe e não só pão, eu não condeno o veganismo ou vegetarianismo o erro é quando essas duas vertentes condenam os outros por conta de alimentos.
A melhor explicação que existe no UA-cam 🙏❤
Sistematizou brilhantemente o que eu já havia estudado nas Escrituras. Realmente a grande questão é a motivação
É verdade, a motivação é que vai determinar..
Muito bom o vídeo... me lembrou aquela máxima: "Onde quer que haja adoração a animais, ali haverá sacrifício humano". - G. K. Chesterton.
Amigo com o mesmo espaço e a mesma quantidade de água que se usa pra produzir 1kg de carne daria pra produzir 40kg de batatas, ou 45kg de tomate ou 6kg de arroz (por exemplo), se não comessem tanta carne ninguém mais passaria fome pois daria pra produzir muito mais comida no mesmo espaço, imagina um mundo sem fome que lindo seria... você acha que Deus concorda com a fome? Você está insultando Deus a cada bife que você come. Você causa fome ao irmão só porque está viciado no gosto da carne.
Amarás ao teu próximo como a ti mesmo» (Mateus 22:39)
Como pode querer ter um luxo alimentar enquanto um filho de Deus passa fome?
Célebre
@Mente Polímata boa mano .
Chesterton era um papista, cuidado ao ler ele.
E-X-C-E-L-E-N-T-E tema. Meu filho, de 17, é vegano há 5 anos. Somos cristãos e isso sempre foi motivo de conversa em casa e com os "sábios" da teologia... rs Vamos assistir a esse vídeo juntos logo mais a noite pra discutirmos sobre esse assunto. Parabéns!
Seu filho vai ti convencer, e vc no futuro vai virar vegetariano TBM, c o escutar.
se souber ser racional, ter compaixão qualquer um quebra esse paradigma, a não ser que queira ignorar os propósitos que essa crença propõe com hipocrisia e incoerência
Ele pode ser vegano e cristão mae, fica em paz, ele vai ser mais saudavel tbm :)
@@laisealcantara9964, tô tranquilona. Nunca impedi ele de ser vegano não. Esse vídeo é só um esclarecimento importante e teológico sobre um tema bastante discutido dentro de casa. :)
@@marcoskiefer4863 Pode até ser mesmo, pq a carne já não é alimentação diária na minha casa há meses. Às vezes, quando como fora é que belisco uma coisa ou outra, mas eu como a mesma comida que meu filho em casa. Fico com preguiça de fazer duas comidas diferentes... kkkkkk :)
Estou em transição ao vegetarianismo/veganismo (não defini bem ainda 😂) e concordo com seus pontos, mas não consigo continuar comendo como antes já que entendo que a natureza é pra a glória de Deus. Não forço os outros, mas eu não como justamente por entender que por exemplo o consumo de carne é prejudicial ambientalmente, exploração animal e etc. Por isso não influencia apenas meu corpo ou forma de comer, mas também toda a natureza feita por Deus.
Eu ainda não estou nem perto de entrar em transição para o vegetarianismo, mas a minha consciência de me abster de consumo animal vem disso, da questão ambiental. Eu acredito que segue o mesmo raciocínio da questão do lixo, sabe? Acho que dá pra fazer um paralelo entre os dois. Obrigado pelo seu comentário! Sempre bom ver pessoas que pensam ou tem os mesmos questionamentos que você.
Acredito eu que amar a natureza e da valor a vida dos animais também é um essência que se aproxima nós a Deus.
Muito bom o vídeo! Acredito que a forma que a industria trata os animais hoje em dia algo abominável, e muito diferente do contexto de comer carne há milênios atrás. Muita gente ainda tem a visão da fazendinha que mata a vaquinha sem sofrimento pra alimentar o ser humano que "precisa" de sua carne(fora os problemas ambientais e de saúde que é outra questão). A realidade infelizmente é outra. Não acho errado comer carne, mas a forma como a gente faz isso, pra mim não parece certo. Parabéns pelo vídeo, faz um tempo que tenho esperado por esse tema haha.
As pessoas sabem como são, mas é mais fácil fechar os olhos.
Muito bem explicado!
Apresentado biblicamente.
O que foi falado faz sentido, porém a passagem de Isaías 66;15-18 (especialmente o vs 17) acaba me confundindo... Afinal em qual contexto essa passagem se aplica já que ela da a entender acontecimentos do juízo final ...
Melhor explicação que vi...o Pessoal que fala de veganismo e bíblia, só estão dando opiniões. Obrigado pelo trabalho!
Cheguei mais rápido que meu churrasco na brasa.
🤣🤣🤣🤣
Um churrasco no qual um animal teve que morrer (e sofrer) desnecessariamente somente para satisfazer um capricho seu.
@@jefgir1097 kkkkkkkkkkk
Amigo com o mesmo espaço e a mesma quantidade de água que se usa pra produzir 1kg de carne daria pra produzir 30kg de batatas, se você não comesse carne ninguém mais passaria fome pois daria pra produzir muito mais comida no mesmo espaço, imagina um mundo sem fome que lindo seria... você acha que Deus concorda com a fome? Você está insultando Deus a cada bife que vc coloca na sua mesa, você é responsável pelo sofrimento de pessoas só pq quer sentir o gosto da carne, sendo que um prato de comida sem carne é tão gostoso quanto, e o melhor, sem matar nenhum animal que tbm tem uma alma assim como nós.
@@pedroandrade6633 O animal possui a função inata de servir de alimento. Não só para o ser humano, mas para os próprios outros animais. Não adianta ir contra a natureza. Se os animais não possuíssem a finalidade de alimentação, eles seriam feitos de pedra, não de carne. Esse papo seu é muito românico, lhe falta senso de realidade. Só um toquezinho: evite julgamentos... quem é você pra dizer que alguém está "insultando Deus" por comer um simples bife??? Aterriza aí, filhão. Esse papo de acabar com a fome é outro caô. O que gera fome é pobreza, má distribuição de renda. Trocar carne por batata não iria adiantar nada. O ricaço iria ter milhares de hectares de "plantação da batata" e o pobre não iria ter nem um hectare sequer. Você tá todo errado.
Excelente essa percepção e entendimento bíblico 👏👏
Sou ateu e recentemente me tornei vegetariano, mas por uma questão ambiental/industrial.
Não estava me sentindo bem em contribuir pro desmatamento e pra criação de pastos e a forma como esses bichos são criados como produtos, sem dignidade nenhuma.
Somente por isso.
É interessante esse ponto, será que eles não percebem que isso é algo mal? comer animais é mal, logo seria do diabo, é uma hipocrisia e incoerência sem tamanho.
@@comoeporque. Bom, dentro do contexto religioso cristão acho ok a prática de comer carne.
Acho o veganismo/vegetarianismo uma questão íntima, tem que partir de cada um.
Minha esposa é cristã e é vegetariana, nos que decidimos mudar isso pra contribuir o pouco que podemos.
Mas isso partiu de uma autocrítica nossa, isso pode não incomodar outras pessoas e tudo bem..
Não demonizo a prática carnívora, na maioria das vezes esse hábito é cultural.
Luiz Liu sou cristã mas estou no mesmo time que o seu em relação a motivação
No contexto religioso não axiste problema em comer carne assim como ja foi explicado no vídeo, agora sobre seus motivos eu intendo e respeito mas nem todo o produtor de gado desmata a Amazônia para produzir, se você for deixar de consumir um produto pela chance dele ele ser proveniente de um crime você não compra nada, assim como existem produtores de gado ruins exitem agricultores ruins, mas tu não deixa de comer plantas né.
@@LeonardoRodrigues22222, Como eu disse esse posicionamento de comer ou não comer carne é individual.
Não prego isso pra ninguém.
E pra mim não foi só a questão do desmatamento, mas a forma industrial que esses bichos são criados. Isso me incomoda muito.
A morte e parte de um ciclo, e não tenho problema quanto a isso.
Mas a vida que esses animais levam é realmente ruim.
Muitos passam a vida em cercados sem saírem pra nada.
Sem falar em outras atrocidades que não cabe aqui.
Não estou dizendo que o plantio de vegetais não afeta o meio ambiente. Sim afeta, mas o impacto é muito menor.
E no meu modo de pensar não vou mudar o mundo não comendo carne, mas é o pouco que posso fazer pra diminuir esse impacto ambiental e do sofrimento desses animais.
Ambos os lados têm argumentos válidos e cabe a cada pessoa decidir o que acha sobre o assunto. Qualquer que seja sua opinião, dê glória a Deus e não condene quem tem uma opinião diferente.
Eu não tenho nenhum problema com o carnivorismo (já usei essa dieta, principalmente no campeonato brasileiro do ano passado de tiro com arco). Mas tenho ALTOS PROBLEMAS com desperdício de comida, seja porque a pessoa deixou comida no prato ou porque usou pra fazer alguma idiotice (tipo guerra de comida).
Cara, comida é sagrada, eu gostaria que todos respeitassem a comida como aqueles que já passaram fome.
Eu tento não deixar nenhuma comida no prato, acho muito errado
Concordo
Se eu deixo comida no prato quem está passando fome continua passando fome
Joanderson Pereira se vc colocar só a comida que vai comer no prato sobra mais na panela pra outro dia ou quem tiver fome (ou não estraga) pode comer e vc pode até dar pra algum mendigo que bate a porta, se todos pensassem assim é efeito cascata até chegar no preço da comida por exemplo.
Nem fala 🤦♀️. Fico para não viver quando vejo desperdício e tanta gente passando fome😢. Moro com uma tia que tenho tentado mudar esses hábitos dela, mas é complicado. Estou me tornando vegetariana estrita, porém não julgo quem não é. São escolhas.
Concordo em tudo. Minha dúvida sempre foi por quê Abel criava ovelhas se naqueles dias ninguém comia carne?
Lã
Roupas, leite, fertilizantes, companhia ....
Infelizmente as pessoas não sabem fazer uma reflexão, não estudam, não se informam. Preferem a ignorância. Acham que vão perder, mas na verdade ganhariam muito. E tudo por causa da gula. O animal não é um objeto, é um ser senciente, sente fome, sede, frio. Agradeço a Deus por ter me dado essa consciência.
Deus liberou , e Deus te deu uma consciência de não comer ?? acho que é mais fácil vc admitir que fez sua escolha .
Fiz a minha escolha graças a consciência q Deus me deu. Já lhe ocorreu que quando Deus liberou a carne não existia frutas nem outros vegetais por causa do dilúvio.
@@rafaeldesouzaaraujo8871 se fosse assim ele informaria que era provisório e dps restringiria novamente, será que ele esqueceu de avisar que era só por um tempo? Acho que não né.
@@rafaeldesouzaaraujo8871 Rafael de Souza Araujo A tá Deus só permitiu porque não tinha outra opção , então Deus disse assim : olha Noé pode comer carne por enquanto ,até as plantas darem seu fruto , lembre -se que os animais são petes ,não foram feitos para alimento , deve estar escrito assim na tua bíblia , e pensa um pouco Noé ficou 40 dias dentro da arca ,ele certamente tinha uma provisão de sustento , porque Deus liberaria a carne ??
E logo depois Noé plantou uma vinha e fez vinho ,como poderia ter sido assim com uma parreira ,e não com um pé de alface ,ou tomate ,ou batata e etc , não vejo lógica no seu pensamento , se Deus permitiu foi porque ele quis que fosse assim , tudo foi criado para o homem dominar , se usar seu modo de pensar pra tudo , Deus foi errado em matar um animal para fazer vestes pra Adão e Eva , é vc sabia que foi Deus mesmo que fez isso , pois Adão e Eva usaram folhas para tapar sua nudez , mas aia tem uma simbologia que remete a Cristo , um vegetal não cobriria o pecado dos dois ,precisou um inocente pagar no lugar do culpado , ali já era uma figura de Cristo morrendo na cruz para remissão de pecados .
Rafael de Souza Araujo entao Jesus não tinha essa sua consciência elevada? Kk pois ele não era vegetariano...
Deus em Atos mandou em uma visão Pedro comer animais impuros.
Você pode não comer carne, só não precisa espiritualizar isso
Ótimo vídeo! A motivação é o que vai dizer se é correto ou não. Eu fui vegetariana por 3 anos e vagana por mais 2 porque não concordo com o modo que a indústria da carne cria os animais e, na época, eu não tinha onde encontrar carne de animais criados como considero ético (soltos, com boa alimentação natural, tratados bem, em um número pequeno, etc.). Hoje eu e meu esposo criamos alguns animais, mas comemos bem menos do que as demais pessoas da nossa cultura. Eu acho que o problema está na quantidade de carne que as pessoas comem hoje, muito mais do que seriam capazes de caçar, causando danos a saúde delas e, principalmente, ao nosso planeta. Não considero errado matar os animais porque para eles não há condenação eterna, então o que importa para eles é uma boa vida e não a morte - ao contrário de quando se trata de seres humanos, uma vez que a nossa morte tem o poder de determinar nosso destino eterno.
Graças a Deus existe pessoas como vc que respeitar o próximo só tem que existir isso respeito porém existe sempre pessoas radicais dos dois lados
Se, como você disse, o povo de Deus não podia sequer tocar animais imundos para alimento, como então eles montavam cavalos, por exemplo? A questão é que a impureza dos animais imundos não é uma impureza ritual, que era um tipo de impureza transmitida pelo contato e temporária, como se dava quando alguém tocava um cadáver. A impureza dos animais impuros não é transmitida por contato e não havia ritual de purificação dela, pois não era uma impureza cúltica, e sim intrínseca à própria carne desses animais.
Todos as coisas impuras estão no Livro de Vayikra (Levítico), e o modo de de purificar também. Logo montar um cavalo a pessoa podia ficar impura, mas era só se lavar num Mikvé (o batismo original) e aguardar o Tset HaCohavim (saída das estrelas) que a pessoas já estaria pura. Num significado materialista: ninguém quer viver ao lado de alguém que trata com animais imundos o dia todo (ou fica suado e sujo de escremento ou pelos) e não se lava. Logo além do sentido espiritual e físico se encaixam.
Quero fazer um grupo de estudos sobre os assuntos, quem quiser manda msg, sou judeu messiânico: (98) 98728-6750
A lei não diz que noz não podemos tocar no animal, mas só quando ele está morto assim também os animais Purus para o nosso consumo quando morto não devemos tocar . Leia levíticos 11
Ótima explicação, bastante respeitosa. Parece que eu realmente me identifico mais com o pensamento oriental do que cristão. Ainda pequeno demais para entender a vida, mas já tinha comigo que nenhum animal existe para servir a outro. Aos 41 anos ainda tenho esta convicção e é bem provável que morrerei com elas.
Quando vc irá entrevista o augustus nicodemus?
Dou graças a Deus pelos veganos/vegetarianos... Em se diminuindo a demanda, a oferta tende a baixar o preço 🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽
O lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará com o bode, o bezerro, o leão e o novilho gordo pastarão juntos; e uma criança os guiará.
A vaca se alimentará com o urso, seus filhotes se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi.
A criancinha brincará perto do esconderijo da cobra, a criança colocará a mão no ninho da víbora.
Ninguém fará nenhum mal, nem destruirá coisa alguma em todo o meu santo monte, pois a terra se encherá do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar.
Isaías 11:6 - 9.
Que esse dia seja breve,o dia em que todos terão o direito a vida
Esse é um dos trechos mais lindos da Bíblia.
Que seja breve esse dia!!! Mas até lá, não precisa chorar a morte da bezerra. Quem se alimenta de vegetais, também se alimenta de um ser que era vivo, e foi morto para servir de alimento. Abraço.
Edson Luiz Carneiro Filho mas plantas não tem nervos cara, esse argumento é raso
Isso se refere ao reino milenar de Cristo na terra!!
@@matheustheus7626 pelo contrário, refere-se ao período depois da decida da Nova Jerusalém (Apocalipse 21/22) e a purificação da Terra.
O milênio ocorrerá no Céu, onde os justos "julgarão por mil anos".
Maranata!
Concordo plenamente.... só tenho pena qndo usam de crueldade e maus tratos com os animais.... vc podia falar sobre isso tbm
Esse vídeo me ajudou bastante, sou vegetariana a uns meses, virei adepta a esse hábito alimentar devido a exploração animal e o consumo excessivo. N acho que comer carne seja errado, mas é inegável os estragos que o consumo excessivo desse alimento causa tanto no nosso corpo como no meio ambiente.
Graças a Deus existe pessoas como vc que respeitar o próximo só tem que existir isso respeito porém existe sempre pessoas radicais dos dois lados
Estava buscando um vídeo a respeito desse tema pq isso me gera muito conflito porque sempre amei animais e sinto muita dó dos animais serem abatidos mas também sou cristã e fico em conflito com minha fé por saber que Deus recebia os sacrifícios para expiação dos pecados de Israel e pensei:" porque os bichinhos tinham que pagar o pato dos pecados do povo?" E nisso fico triste porque não quero contestar a Deus mas não consigo deixar de sentir pena e tristeza ao pensar no abate de animais.
Olá , Yago ! Bela iniciativa ao abordar um tema tão polêmico! Respeito muito seu raciocínio e concordo com ele enquanto as mudanças nos hábitos alimentares ao longo da história da humanidade. Venho só acrescentar outro ponto de vista, no que se diz respeito ao comentário feito nos minutos 10:24 do seu vídeo, ok !
Eu não vou entrar em detalhes no fator “contexto” em que é sitado varias passagens do novo testamento dizendo que "podemos comer todo tipo de comida". Só devemos nos atentar em que situação “contexto” os versos citados se encaixam, e o porque se foi permitido comer determinado tipo de comida em cada ocasião.
Bom vamos lá ...
Realmente nós temos o livre arbítrio e podemos escolher o que devemos comer ou não, assim como podemos escolher fazer o que bem entendemos em todas as outras áreas da nossa vida,Porem, "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma(1 Coríntios 6:12).
Acreditamos que o nosso corpo é o templo do Espirito Santo de Deus ( 1 Coríntios 6: 19 -20) e por essa razão não cabe a nós enchermos nosso corpo com qualquer tipo de alimento, como diz o ditado “ um corpo são uma mente sã” nosso Deus instituiu sim, o que devemos e o que não devemos comer para que nós tenhamos uma vida mais saudável e consigamos uma melhor comunhão com ele, porque certos alimentos envenenam nosso corpo e entorpecem nossa mente, como podemos afirmar que somos o templo do Espirito Santo se não cuidamos bem da casa dele ? Vamos pegar o exemplo de Daniel e seus amigos que não se deliciaram com o banquete o rei, se abstendo daquela comida ...o resultado final já sabermos ... além do aspecto físico ser bem melhor enquanto aos outros, o estilo de alimentação deles os ajudaram a ter um melhor desempenho nos estudos, na comunhão com Deus e nas demais atividades que lhes foram propostas. Encerro com, 1 - Coríntios 10:31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
Um Abraço ! E que Deus o Abençoe !
Umas das melhores explicações!! perfeito!!
Vídeo bem didático e conseguiu me respaldar melhor, pois sempre fico com certas dúvidas ao ser exposto à doutrinas adventistas. Muito Cristão se vê em conflito quando se vê entre teologias aparentemente coerentes mas contrárias. Se houver possibilidade, faça algo semelhante ao sábado e domingo. E sobre o dízimo.
Yago, FAZ UM VÍDEO SOBRE ECOLOGIA E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL !!!!!
CONCORDO PLENAMENTE
ECOLOGIA HUMANA
Eu, reformado, tinha dúvidas sobre a decisão do Concílio de Jerusalém, no que diz respeito a abtenção de sangue. "Ao contrário, devemos escrever a eles, dizendo-lhes que se abstenham... do sangue" (Atos dos Apóstolos 15:20 - Nova Versão Internacional). Concordava, embora tivesse dúvidas, com a teoria, que os cristãos não podiam com carne sangrenta. Vendo argumentação do vídeo cheguei a conclusão CONVICTA de que eu estava errado. Os cristãos podem comer carne sangrenta a vontade.
Obrigado pelo esclarecimento exegético Professor Yago Martins.
Dependendo da forma que se mata o animal, eu acho super normal ter dó dos animais, até porque são seres vivos que sentem medo e dor, assim como nós. Temos que ter consciência de que, mesmo não sendo humanos, animais devem ser respeitados em todos os aspectos, mesmo caso sejam sacrificados para alimentação. Ter dó do animal não se trata de escolha, e sim um sentimento natural que muitas pessoas tem e muitas não. Mas o vídeo ficou muito bom!
todo mundo sente pena quando vê um animal doméstico sendo maltratado, mas como na indústria ninguém vê os abusos que acontecem, fazem pouco caso. O que os olhos não vêem, o coração não sente.
Concordo com tu.
@@axeltenorio8413 É justamente do que se trata muito do vegetarianismo/veganismo. Eu por exemplo não consumo carne por conta disto, não acredito que os animais possam ser torturados para que eu possa ter o luxo de comer uma picanha.
@Ester Teixeira Não sei da onde você tirou isto, na grande maioria das vezes quem come carne é quem são hostis a nós. Antes de pensar no valor útil da abstenção, vegetarianos e veganos deixam de comer carne por valor moral, pois, não compactuam com a prática de tortura e que cause sofrimento aos animais. Além disso, as mudanças já foram feitas, marcas que antes testavam todos seus produtos em animais, hoje não testam. O efeito é óbvio e só foi possível pela luta de gente que que em vez de ficar choramingando que nem você tomaram um posicionamento. Você acha mesmo que é mais eficaz levar a nível jurídico? Você realmente está completamente desinformada do assunto. A JBS insere no mercado anualmente carnes com pedaços de plásticos/papelão dentre outros materiais e ainda estão operando sem problema algum. Além disso, você não quer que veganos tentem te convencer a não comer carne, mas quer que enfiem o estado na sua casa para te proibir de consumir carne. Sério, larga essa mimizera e estuda antes de opinar sobre o assunto.
@Ester Teixeira Não sei da onde você tirou que tratamos como criminosos, pegue qualquer vegano/vegetariano formador de opinião aqui no youtube e verá que não tratamos assim, não faria nem sentido já que vivemos a vida toda consumindo carne e temos família. Não se trata de mudar a alimentação dos outros, mas de reduzir o sofrimento e tortura animal na medida do possível e praticável. Imitar o estado? Não coagimos as pessoas como você queria, ninguém quer criminalizar o consumo de carne. Com certeza, estudar não é sinônimo de concordar, mas gera discordância inteligente. O que você está dizendo é pura ignorância, a única forma de sabotar o mercado é mostrando pra ele que não há demanda, por tanto, convencer as pessoas do que achamos certo. Veganismo é muito mais pacífico do que deveria as vezes, assim como o próprio cristianismo.
Que vídeo sensacional!
Muito bem explicado e instrutivo. Procurei justamente pra entender melhor o texto de Atos 15 que tinha acabado de ler hahahaha.
Deus abençoe o Yago e equipe.
em 7:00 se apresenta um possível argumento de saúde em relação às restrições alimentares, mas é uma possibilidade bem descartada logo em seguida, com argumentos mais interpretativos que evidentes com um "Deus não parece...", quase como um "olha só, eu lendo aqui parece que não", sendo assim já se afirma que toda e qualquer restrição alimentar é cerimonial. A partir daí em 12:24 se afirma que "os Adventistas não entendem a relação entre antigo e novo testamento" relacionados a essas restrições. É bem válido partindo do ponto apresentado em 7:00 de que as restrições são apenas cerimoniais, mas esse mesmo argumento de "não entendem a relação" seria o mesmo argumento usado por adventistas ao defender que a restrição alimentar é sim questão de saúde e não apenas cerimonial, e que os textos do novo testamento que se referem à alimentação mais livre são em relação às questões cerimoniais, sem infringir as de saúde. E em relação a Atos 10 e a visão de Pedro, ele mesmo entende que a visão que teve foi relacionada a gente, e não questões alimentícias
Meio que resumindo, é um baita vídeo, Yago! Mas acho que o pressuposto inicial começa com uma argumentação ligeiramente fraca que leva a argumentos do tipo "ah, eles não entendem" que poderia ser respondida exatamente da mesma maneira mantendo o nível de argumentação, e sem chegar a lugar nenhum
Exatamente. Eu sou adventistas, e não em convenci com esse argumento dele. Antes de ler seus texto eu tinha a mesma coisa.... os adventistas não entendem... pois eu digo, ah eles não nos entendem.
Agora sim yago vc sanou uma dúvida que eu tinha em relação a esse tema que pra mim era complexo, apesar de eu ter as minhas próprias convicções em relação a tudo isso! Que nada mais é do que vc explicou nesse belo vídeo!!! Parabéns pelo vídeo muito bom. Vou compartilhar ao máximo 😁😊😊😊😊😊
O contexto ali exposto (em coríntios) é o da comida sacrificada aos ídolos. Corinto era uma cidade litorânea do Peloponeso e abrigava os templos de Afrodite e Apolo, sendo considerada a capital da luxúria do mundo helenístico; lá as pessoas ofereciam comida e bebida a estas divindades e inclusive os comerciantes dedicavam as suas mercadorias aos deuses, logo as considerações de Paulo tangem ao fato de comprar ou consumir alimentos dedicados à idolatria. Se formos levar em consideração o texto de atos em que o lençol é baixado, vemos que Pedro não interpretou aquilo como sendo uma liberação alimentar, mas que "Ele ainda considerava no sentido da visão, quando o servo de Cornélio chegou solicitando a sua presença (Atos 10: 17), ou seja, para Pedro era inconcebível que aquela visão fosse entendida de forma literal, tanto que no concílio de Jerusalém, Pedro afirma que tratava-se apenas de uma metáfora relacionada à situação dos gentios no contexto da igreja primitiva: eles que eram impuros, agora eram purificados e poderiam participar da igreja, sem a necessidade de rituais tais como a circuncisão, exceto pelo ato batismal. O próprio Jesus declarou que os gentios eram como cachorrinhos para o evangelho Mateus 15: 26 - 28 ao conversar com a mulher fenícia (cães são animais impuros de acordo com as especificações de levítico) lembrando que a impureza de um alimento é irreversível por rituais.
Existe um verso que torna ainda mais implausível a ideia de que os animais foram purificados: Apocalipse 18: 2 "Caiu, caiu a grande Babilônia que se tornou morada de demônios, coito de espíritos imundos, e morada de toda AVE imunda e detestável. Note que as aves imundas são citadas como análogas à um tipo de evento escatológico, no último livro da bíblia.... Mas a palavra imunda não deveria ser mais aplicada a elas (as aves) de acordo com a interpretação liberal do regime alimentar! Logo, entendo que Os Cristãos permaneceram cientes do que servia ou não como alimento e que o imundo ainda era imundo no novo testamento.
Eu Sou Cristao E Sou Vegetariano Estrito E Acho Tão Ridiculo Quando Meus Amigos Da Igreja Ficam Me Criticando Por Isso E Tentando Me Convencer A Voltar A Comer Carne. Dizendo Que Deus Criou Os Animais Para Nos Servir, Eu Decidi Virar Vegetariano Estrito Por Compaixão Aos Animais e Por Questão Ambiental ,
Fernando Zw3 Mostre a eles qual era a alimentação original dada por Deus no Éden.
Muito esclaredor gostei , parabéns.
Eu só não aceito a forma de abater o animal, as vezes até torturando o animal, gostaria que que o Abate fosse uma forma rápida e menos sofrido ao animal.
-Parabens Pastor pela explicação , muito exclaredora a luz da Biblia !
5º mandamento: não matarás
você pontuou "gostaria que[...]" logo, está validando isso, se tem ciência porque fica conivente?
essa atitude de retirar uma vida para comer é boa ou má? se responde como má e a pratica indireta ou diretamente está a favor de Deus ou do Diabo? se responde como boa você está em com visão distorcida ou mudou de lado?
espero que a incoerência e irracionalidade se desfaça e teça novos caminhos.
@@comoeporque. a palavra utilizada para o SEXTO mandamento (não quinto) é ratsach, que significa assassinar, portanto o mandamento é "não assassinarás". Mesmo que a tradução não seja muito clara para hoje (não devido a descuido, mas devido ao sentido que as palavras continham a anos atrás), o contexto impedi que a sua posição seja valida, dado que na Lei havia prescrições pertinentes à sacrificios e mortes que fossem resultados de auto-defesa, harmonizando assim a passagem e deixando claro o que está sendo dito no mandamento. Importante é verificar algo dentro do seu contexto e não atribuir isola-lo, pois isso provavelmente levará a conclusões não factuais.
Como e Por Quê? Argumento sem pé nem cabeça.
Como e Por Quê? Amigo a lei do sacrifício começou quando o criador abateu dois animais para cobrir a nudez do homem e da mulher por causa do pecado , e depois Abel sacrificou um animal para agradar ao Criador, e depois Caim sacrificou Abel por inveja e posteriormente a natureza é equilibrada pela lei do sacrifício.
E hoje querendo ou não ,nós vemos os animais sacrificando outros animais para poderem sobreviver e esse tipo de sacrifício nós chamamos de A LEI DA SOBREVIVÊNCIA.
Deus sacrificou seu próprio filho para salvar a humanidade e depois permitiu que seus discípulos fossem sacrificados para servirem de testemunhas (Mártires). Eu gostaria muito de parar esses sacrifícios de humanos e de animais, mais eu não posso, isso é um mistério que só pertence a Deus . Eu sou tão sensível ao abate de animais que não posso nem assistir vídeos dos matadores de gado e de outros animais porque fico extremamente abalados e passa pensamentos terríveis em minha mente.......Shalon Adonay!!!
@@comoeporque. espero que o fanatismo também
A questão principal para o veganismo não é necessariamente a pena dos animais, e sim dois pontos: SAÚDE e SUSTENTABILIDADE.
Por que não está mais tendo de olho no texto? tem previsão de volta?
Vc não viu os textos não?
Não
Com todo respeito sua argumentação no que se refere à alimentação pura e impura é FRAQUISSIMA !
Eu sou evangélico e sou vegetariano
É complicado mesmo sair comendo de qualquer fruto, sem ter que se preocupar em ingerir algum fungo que pode nus trazer uma doença. E também saber se aquela fruta é venenosa ou não
Olá! Gostei do seu posicionamento quanto a maioria das questões. Só gostaria de acrescentar que o termo veganismo é não consumir na medida do possível e do praticável produtos provenientes de exploração animal, então não é somente uma questão de alimentação, é algo bem maior que isso. Sou vegano e evangélico, vejo que no meio cristão este termo possui muito preconceito e mesmo alguns líderes religiosos condenam acreditando que é uma filosofia que vai contra a Bíblia.
Penso que a igreja como agente de transformação da sociedade deveria ser a primeira a orientar uma vida vegana para seus fieis, já que este movimento acaba prezando pelo meio ambiente, saúde e bem estar animal. Acredito que Deus não concorda com o estilo de vida que os animais estão sendo tratados na atualidade, pois crueldade é pecado sim. Óbvio que se fôssemos boicotar todo tipo de produto que tivesse algum tipo de crueldade, principalmente humana, não iríamos consumir mais nada. Todavia, penso que se temos a escolha de consumirmos alimentos e produtos em geral que não envolva o sofrimento de animais, tanto domésticos quanto os selvagens, já que a pecuária é maior causadora do desmatamento, adicionando uma vida mais saudável, a pergunta seria "por que não ser vegano?".
Enquanto esperamos a volta de Cristo devemos cuidar do nosso planeta, já que não sabemos nem o dia e nem hora, por isso, se continuarmos explorando animais estaremos destruindo nossa própria casa. Podemos falar também sobre cuidar do templo do Espírito Santo, quando aderimos a uma alimentação vegetariana estrita, estamos trazendo mais vida para o nosso corpo, já que os estudos mostram claramente que uma alimentação carnista traz prejuízo para saúde.
O que acontece hoje em dia, como todo movimento grande, é um estereótipo errado do veganismo, alguns querendo trazer leis e impor o que a pessoa precisa pensar e fazer para ser vegano, mas a base é somente uma: não consumir nada de exploração animal. Quanto aos outros produtos de origem animal, se hoje temos alternativas ao couro e seda, se temos alternativas ao mel, e assim por diante... a pergunta a se fazer é "por que optar por aqueles produtos que é proveniente de sofrimento animal?". Então, não é errado consumirmos estes produtos, mas como cristãos, precisamos prezar pela saúde, meio ambiente e bem estar animal sim. Se quiseres, nem precisa se rotular como vegano, mas pode fazer a diferença de acordo com o que se acha possível em seu momento, como optar por marcas cruelty free, produtos mais ecológicos, aderir à Segunda Sem Carne, etc.
Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua. Não destrua a obra de Deus por causa da comida. Todo alimento é puro, mas é errado comer qualquer coisa que faça os outros tropeçarem. É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair .
Romanos 14:19-21 NVI
É possível hoje comer carne sem destruir a obra de Deus?
O ruim é ver nos comentários que há inúmeras interpretações que parecem tão certas quanto as que estão no vídeo 😅 e que se eu ler, talvez intérprete de outra maneira. Ou seja, INTERPRETAÇÕES e não sei no que acreditar quanto ao tema😅😅😅😅
É só ler a Bíblia inteira e com calma que cada liwro esclarece melhor o outro, a Bíblia é um "quebra cabeças" em que para se esclarecer um tema, wocê pega uma passagem de um texto, que fica mais clara em outros textos. Eu te aconselho a tirar as dúwidas com quem estuda a Biblia a fundo. Que wão te mostrar direto da fonte (Palawra de Deus) e não em narratiwas. Eu mesmo era assim, quando queria justificar meus pontos de wista, pegawa um trecho da palawra e justificava aquilo como ponto, só que meu professor de teologia pegawa outras passagem que esclareciam melhor, e me dawa bronca por não estudar a palawra direito. A paz do Senhor!
Uaaau! Que video mais esclarecedor! Um dos motivos que eu estava querendo parar de comer carne foi o fato de achar uma maldade eles serem mortos e tals. Mas agora minha mente abriu de verdade! Eu vou deixar de comer porque percebi que me faz mal, mas quando tiver vontade vou comer sem culpa!
Eles ainda sofrem, então é de fato maldade que sejam mortos desnecessariamente - e nós, realmente, não precisamos matá-los. Inclusive, na Bíblia, tanto o Éden quanto o Paraíso têm todos os animais não humanos vivendo pacificamente entre si e os seres humanos. Quanto ao Paraíso, checar Isaías 11:6-9, Isaías 65:25 e Isaías 66:3. Observando a literatura, é inegável que, ainda que as pessoas não sejam "condenadas" por comer carne, há uma questão de idealidade; do que Deus deseja de melhor (do contrário isso não estaria no plano dele para o mundo no Éden, nem no plano para a redenção do mundo).
É um ato honroso e de profunda compaixão que façamos isso por eles. Serão mais de 70 bilhões de vidas salvas por ano (pois esse é, assustadoramente, o tanto de animais mortos anualmente, e isso contando só animais terrestres). É também um ato bom para a nossa espécie, pois a pecuária leva à intensificação do desmatamento (mais de 70% da produção de soja que existe vai para a alimentação de gado) e também do aquecimento global, coisas que afetam tanto a outros animais quanto a nós mesmos. Ela também torna mais suscetível o surgimento de supervírus e superbactérias. Só pensar, por ex., na gripe aviária, na gripe suína, na doença da vaca louca etc. Todas favorecidas pela pecuária. Colocados esses pontos, por favor, considere o veganismo! Fará um grande bem ao mundo. 💚
@@pedroaraujo1266 então vc deve sair de casa pq tenha certeza onde vc mora vivia animais
@@miqueiascalistenia4656 O veganismo deve ser vivido na medida do possível e do praticável. Necessitar de uma habitação não pode servir de desculpa para as ações da indústria da carne e de derivados de animais.
Sou cristã e vegetariana estrita. E tomei essa decisão por amor aos animais. E não os vejo como comida.
sobre as restrições dos adventistas quanto a animais impuros e puros analise como é a saúde daqueles que seguem uma dieta sem consumo de carnes e alimentação conforme orientação de Deus no Éden?
Nunca gostei de carne, não como desde a infância e me sinto bem. É questão de escolha, somente.
Mas é preciso ter muito cuidado com essa restrição alimentar. Para além do que o Yago falou, nosso organismo não absorve proteínas dos vegetais, ao contrário dos bovinos por exemplo, então optar por não comer carne, demanda a reposição de B12 e ferro por exemplo. Fisiologicamente, somos feitos pra se alimentar de proteína animal.
@@michelchaves793 É preciso ter cuidado comendo carne, assim como não comendo também. Sou saudável, e como meu organismo não sabe o que é carne desde a minha infância (hoje tenho 28 anos) ele não sente falta, pois minha alimentação foi moldada para suprir a falta da proteína que a carne oferece. Acredite, dá para ser perfeitamente saudável sem o consumo de carne e sem a ingestão de cápsulas de vitaminas. Com bastante estudo e com ajuda de um nutricionista é possível.
@@michelchaves793o que você tá falando? o organismo absorve proteína vegetal sim. nós não formos moldados pra comer carne não e não é preciso de reposição de b12 e muito menos de ferro. se você está falando de vegetarianos que pararam de consumir apenas carne, sugiro pesquisar mais sobre, mas se está se referindo aos veganos, a b12 é necessitada na alimentação vegana apenas pelo fato que a b12 é decorrente de bactérias que estão no ambiente (como no chão ou em águas não tratadas) e por higiene nós não consumimos mais essa vitamina, mas animais consomem por isso quem come carne ainda tem b12 vinda dos animais e essa é a única coisa que o vegano necessita.
O vegetariano, que apenas não come carne mas se alimenta de leite e outros alimentos de origem animal, não necessita de b12. Eu sou vegetariana, tenho amigos vegetarianos também e vivemos normalmente apenas não comendo carne, não precisamos de nenhum acompanhamento nutricionista, faço exames normalmente igual todo mundo e sempre está tudo ótimo. proteína não existe só em carne, não, ok? e, aliás, parar de comer carne só faz bem pro coração, ainda mais aqui no Brasil que se come em um excesso absurdo.
@@gabidamed Não é uma crítica jovem. Não leva pro pessoal, eu sou profissional de saúde, nosso organismo não produz enzimas pra quebrar proteína vegetal, nós absorvemos as fibras, algumas vitaminas, mas proteínas, não temos essa capacidade. Mas quando comentei, foi só pra chamar atenção aos cuidados de alimentações com restrições, que precisam sempre ser acompanhadas por um profissional competente, sem discutir a filosofia por trás da opção de cada um. Sacou? Na boa, paz e amor!
@@michelchaves793 Michel, me desculpa se soou grossa a forma que falei, é que antes de tomar a decisão de virar vegetariana eu estudei muito e consultei profissionais pra me esclarecer completamente de mitos que ouvi durante toda a vida (como que precisamos comer carne, que quem não come carne fica doente, que proteínas só são encontradas em carne entre outras "pérolas"). Então, seu argumento não está fazendo sentido nenhum visto que a absorção de proteínas funciona da seguinte forma: Quando a ingestão é feita por meio de alimentos leves e de fácil digestão, a absorção das proteínas é realizada de forma rápida. É o que acontece no consumo de *vegetais*.
Os alimentos de origem animal necessitam de mais tempo para serem digeridos. Isso faz com que uma grande quantidade de ácidos estomacais e gases de fermentação tenham que ser liberados. Em algumas pessoas e situações, o resultado disso pode ser uma sensação de azia e queimação.
Concluindo: é confirmado por nutricionistas que as proteínas vegetais oferecem vantagens se comparadas às proteínas de origem animal, pois possuem *melhor digestibilidade* e são menos alergênicas. Além do fato de que não existe nenhum aminoácido essencial que não possa ser encontrado no reino vegetal.
Quer saber sobre alimentação cristã? Adventistas do sétimo dia!!
Parabéns pela explicação. Bastante clara e acima de tudo, fundamentada nas Escrituras.
MN procure uma opinião contrária a dele antes de tomar partido, para de ser doutrinado e seja racional.
@@marcoskiefer4863, concordo com a exposição do Iago por ela está baseada nos princípios da hermenêutica bíblica. Conheço as posições contrárias, e acho que elas insustentáveis perante a explanação feita. Quero ressaltar que não doutrinado, mas que conheço os fundamentos da doutrina cristã. Mas se quiser apresentar os pontos contraditórios daquilo que você crer, fique a vontade. Use argumentos plausíveis para me convencer.
@@danilogalvao5560 mas quando ele usa o exemplo de Pedro ele fugiu bonito dos princípios de hermenêutica biblicos. O texto não tem a intenção de falar de alimentação.
@@danilogalvao5560 O jornal “The Huffington Post” noticiou uma pesquisa feita pelo americano Dan Buettner que atestou que os adventistas vivem mais por conta da boa alimentação que seguem
@@stitchreligioso3644 , não questiono os resultados dessa pesquisa. Porém, o vídeo não tem uma proposta nutricionista e de cuidados com a saúde pelos alimentos, mas se existem proibições ou não quanto aos alimentos a partir das Escrituras. Na progressividade da revelação bíblica, percebo que isso não tem mais validade para os cristãos.
Nunca deixarei de comer meu churrasco de boi ou frango,não existe coisa melhor que isso 😋😋😋
Sou cristã e vegana :)
Ótimo vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼
Sou vegetariana e cristã e as pessoas se espantam quando eu digo que eu não como carne.. kkkk
O importante é não criticar quem come..
Eu digo que a parte mais difícil de ser vegetariana não é renunciar ao alimento em si, mas ter que aguentar as pessoas criticando a prática como se fosse algo péssimo.. 🙄🥲
O maior desrespeito é enfiarem uma fatia de bife na minha cara e falar, sério que você não sente vontade de voltar a comer carne, sente o cheirinho.. 🙄🙄🙄
O que manda é o respeito de cada um, quem não come não atormentar quem come e quem come não atormentar quem não come.. Isso é o mínimo..
Eu não como carne, mas sou eu quem preparo e até cozinho a carne que meu esposo come e estamos assim a dois anos e tudo certo..
Amei o vídeo 🥰🥰🥰
Como você consegue preparar a carne dele e não se sentir mal?
Pergunto com respeito e curiosidade, quero me tornar vegetariana tbm… enfim smp me senti mal pelos animais
Veganismo e carnivoro é opinião, cada um tem a sua e ninguém vai pro inferno por comer ou não um porquinho mas sim se vc maltratar o porquinho por pura maldade e prazer
E mais que isso, é fisiologia/biotipo individual. É um fato que há pessoas que irão ter melhorias abandonando o consumo da carne enquanto outros ao fazer o mesmo irão definhar. É obrigação de cada um se conhecer profundamente para seguir o melhor tipo de dieta e ingerir aquilo que te revigora e não o que te causa astenia. Deus criou sim, só que o homem foi lá e modificou, fez caca e zoou os bagulhos (vide o milho que tem o DNA mais complexo que o DNA humano). Não presta mais assim como o trigo, soja etc, simples assim...
e se você maltratar o porquinho ou outro animal por dinheiro?
"deus" não está nem ligando para oq vc come, pq não é ele quem vai ficar doente.
@@marcoskiefer4863
Comer carne deixa as pessoas doentes? Então todos os atletas de alto rendimento são pessoas sem saúde.
@@GabrielCastro-qu2ik www.inca.gov.br/en/node/768
Há muitos anos que li isso em atos, sobre não comer sangue e criei nôjo de sangue como alimento, principalmente por lembrar que há cultos onde beber ou banhar-se do sangue de animais é chave nos rituais que agradam demônios. Não vejo com bons olhos, não faz falta alguma. Quanto a sangue para o nosso culto temos aquele poderoso e puro que é do Filho de Deus encarnado, nosso cordeiro santo sacrificado na cruz.
Sou vegano. ✌
@@elmorianmusic653 você ligou o suficiente para comentar
Porque?
@@marinalvaaguiar5142 porque causar sofrimento a outrem quando não é necessario que esse sofrimento ocorra é imoral, voce não concorda?
E como produtos de origem animal não são necessarios para a saude dos humanos, ao usarmos os mesmos estamos causando um sofrimento desnecessário.
@Tributo Nerd amigo com o mesmo espaço e a mesma quantidade de água que se usa pra produzir 1kg de carne daria pra produzir 40kg de batatas, ou 45kg de tomate ou 6kg de arroz (por exemplo), se não comessem tanta carne ninguém mais passaria fome pois daria pra produzir muito mais comida no mesmo espaço, imagina um mundo sem fome que lindo seria... você acha que Deus concorda com a fome? Você está insultando Deus a cada bife que você come. Você causa fome ao irmão só porque está viciado no gosto da carne.
Amarás ao teu próximo como a ti mesmo» (Mateus 22:39)
Como pode querer ter um luxo alimentar enquanto um filho de Deus passa fome?
Sou cristã e vegana, viva os animais e viva o amor de Deus pela criação 😍☺️😍
Excelente explicação meu irmão 🙏
Muito obrigado,Deus abençoe
Senti falta de uma explicação melhor sobre a questão do sangue, pois é uma proibição que antecede a lei.
Igual dos animais puros e impuros que Deus passou a Noé a quantidade específica para os colocar na arca, mas segundo o Yago essa ordenança de puros e impuros vem depois.
Td é lícito em Cristo Jesus, desde que isso não atrapalhe alguma pessoa com a mente mais fraca.
O consumo de sangue continua sendo una proibição, não porque é algo sacrificado a idolos, por animais serem impuros ou APENAS porque isto escandalizaria judeus (fornicação deveria também ser tratada como uma prática a ser evitada para não escandalização de judeus?), mas porque o sangue continua sendo a vida do animal. Paulo quando argumenta sobre animais sacrificados a idolos, é deixado explicito que o ídolo não é nada, logo, não há problema em come-lô, se em sua consciência isto estiver esclarecido, em detrimento do que é o sangue. O sangue não é a vida da carne devido nossa consciência, mas devido sua ontologia, portanto, longe de seu consumo ser proibido simplesmente para não escandalizar os judeus. O sangue, diferentemente dos ídolos (que são uma invenção humana), deixou de possuir a condição de vida da carne no periodo do Novo Testamento? Esta condição ontológica do sangue é uma invenção humana ou algo deixado claro pelo Deus Vivo? Há algo no Novo Testamento que indique essa revogação de o que o sangue é?
Obs: a restrição é sobre consumo (ingestão) de sangue e não sobre transfusão de sangue.
@@diegoreis1301 O que vem depois não é a separação entre puros e impuros, mas a proibição de usá-los como alimentação. Para Noé, ele poderia comer tudo que vive e se move (Gn 9:3).
Diego Reis Deus nunca passou isso a Noé, vocês são enganados porque não conhecem as escrituras, sangue, os animais impuro quem quis passar panos quentes nisso foi o Apóstolo Paulo, mas na minha visão do Cristianismo, irresponsavelmente pois Jesus obedeceu a toda regra alimentar dos judeus, assim como guardar o sábado. Paulo não pode alterar em nada, como ele mesmo escreveu em Galatias 1:8
Entro no time das pessoas que simplesmente não gostam do sabor de carnes! Para aqueles que gostam, sejam felizes 😉 😘
Deu vontade até de almoçar num rodízio hoje.
Só não se esquece que gula é pecado
Comer um rodízio de carne humano poderia existir tbm né, pq posso me alimentar de animais porém não humanos? Só porque Deus mandou? Não faz sentido mano só porque a escritura manda não traz lógica ao mandamento!
@@snowzyn7 Deus não colocou o ser humano no mesmo patamar de importância dos animais. Deus atribui ao ser humano um valor muito maior do que atribui aos animais e Deus coloca os animais para que o homem possa se servir deles assim como do restante da criação. Colocar o ser humano no mesmo patamar valorativo dos animais não é cristianismo, é uma espécie de Darwinismo Niilista onde onde o ser humano em nada se difere dos animais, na verdade é pior. Essa perspectiva não está de acordo com a forma como Deus nos vê. O ser humano pode até se colocar em uma posição de igualdade com os demais animais mas Deus não vê assim e se Deus não nos vê assim é por que não somos assim, afinal, Ele é Deus e não nós.
@@misaelabner5613 entendi seu comentário, eu só não conssigo entender mto bem do pq nós sendo tão destrutivos como somos podemos ser considerados melhores que animais, será que dar valor ao ser humano só por sua capacidade de raciocínio é realmente correto? Rebaixar os animais que estão fazendo só o que deus estabeleceu na natureza deles, e exaltar o ser humano que desde o início só "cagou" não só com Deus mas com os próprios animais. Resumindo, os seres humanos fazem a bagunça e os animais que não fizeram bosta que tem que ser comidos, queria que me explicassem kd a justiça aí...
@@snowzyn7 Deus não coloca o ser humano acima dos animais por que tem raciocínio mas sim por que criou o ser humano com o propósito de governar sobre a criação. Tudo foi criado para gloria de Deus mas cada coisa com seu propósito e com suas hierarquias. Concordo com você que o fato de que o ser humano "caga tudo desde o início" no entanto isso não torna o ser humano igual ou menor do que os animais. O pecado do ser humano tem várias consequências mas ser rebaixado na ordem de valor não está entre essas consequências. Em Mateus 6 Jesus destaca que nós temos muito mais valor do que os animais. Deus atribui esse valor ao ser humano pois não nos enxerga somente pelos nossos erros e falha no presente, passado e futuro mas também por que ao final de tudo o ser humano será como Jesus no que se refere a natureza sem pecado, isto é, aqueles que crêem em Jesus.
Matar animais por prazer é pecado mas matar animais com o propósito de se alimentar deles não é. Quando mata por prazer o objetivo com a morte do animal é o prazer pela morte, já quando mata pela alimentação o objetivo com a morte é a alimentação do homem, perceba que são ações iguais(matar) mas com objetivos diferentes. Hoje, os animais estão aí para servir ao homem e o pecado humano, por mais horrível que seja, não muda isso, pelo menos não agora. O homem deve zelar pela criação e também deve usufruir do que Deus o permitiu usufruir nesta mesma criação.
Obs: Matar animais por esporte, prazer, coleção de peles, etc. Não se encaixa no uso dos animais para servir ao homem.
Eu sou vegetariano mas oque me levou a isso foi sei lá, Eu acho que isso não é uma coisa necessária sabe, entendo que Deus é a favor mas acredito que Ele tmbm é a favor se eu decidir me alimentar apenas de grãos e frutas.
Mas que eu sinto dó eu sinto
Excelente, Yago!!!!
Mas ainda continuo achando que é pecado mortal alguém não comer bacon! Kkkkkkkkkkk
Amanda Sangi até quando comer bacon vai de encontro a palavra de Deus.
Thiago Triani acho que tu não entendeu que foi uma piada
Para ter um AVC no futuro!! Ksksksksksksksks
Marcos Kiefer quem consome oleo/gordura industrializada que terá uma AVC. Gorduras naturais são ótimas, claro tudo com moderação.
Hahahahaha
Assistindo enquanto almoço arroz, feijão, macarrão, alface, beterraba, batata doce e aquele bifão de porco acebolado! 😋
Sou vegetariana e cristã, mas faço isso por questões ambientais e por carinho pelos animais.
Isso aí
Acho que cada um deve respeitar as suas escolhas,se o Eterno não nos condena comer carne, não vai ser ninguém que vai me provar o contrário, porém respeito vegetarianos, veganos, crudiveganos e etc...
Graças a Deus existe pessoas como vc respeitar só isso porém sempre tem que existir pessoas radicais
@@miqueiascalistenia4656 Pois é cara isso que eu fico chateado... o extremismo.
Yago, gosto do seu trabalho e apesar da grande admiração que tenho, não posso fechar os olhos para o que considero erro, baseado na Palavra de Deus.
Vou apenas pontuar de forma simples:
O capítulo 11 de Levitico faz parte de uma seção maior (caps. 11-15) que lida diretamente com a higiene e alimentação do povo de Israel, visto que eram escravos e haviam perdido a noção básica de certas práticas. Com objetivo maior de estarem puros diante do Senhor.
No que se refere a carne de porco, trata-se um assunto bem desgastado no Antigo Testamento. Fica claro em determinados momentos a repulsa iminente de Deus com seu consumo desde Noé (Gn 7:2; 8:20). Não faz sentido ver Deus vetar de forma enfática o consumo de carne suína no A.T., e autorizar o consumo no N.T. Colocar isso como uma revelação progressiva não é justo, pois nada foi acrescido na revelação que autorizasse o consumo.
Usar a visão de Pedro em Atos 10 não é coerente por dois motivos:
1º Apesar de Pedro estar com fome (v.10), a visão não trata de comida, mas de pessoas. Pedro deveria ver os gentios "purificados". Depois de aprender essa lição, pelo menos em parte, o apóstolo declarou: “Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo” (v. 28).
2º Usar a forma como Deus tratava com os gentios para igualar a forma como tratou a carne de porco não ajuda, pois Deus permitia que os gentios fizessem parte de seu povo e fossem santificados mediante a prática dos rituais, inclusive a circuncisão. Exemplos como: Calebe e Raabe. Tal pratica não acontecia com a carne de porco sob qualquer hipótese.
Que fantástica observação. Obrigada.
Deus te abençoe
Apesar de eu comer carne de porco por achar que não faz parte da lei moral como os 10 mandamentos (incluindo o sábado), é totalmente verdade, nessa visão de Pedro é totalmente clara a bíblia em dizer que essa visão era uma analogia quanto aos gentios recebendo o batismo do espírito santo.
Paz! Eu tive visão parecida à sua até certo ponto. No caso a circuncisão não é reafirmada mas foi praticada apenas para serem aceitos pelos judeus, assim como paulo também fez com outro rapaz pra evitar brigas com os judeus ao meu ver.
Paz! Me referi a circuncisão no contexto do Antigo Testamento.
Tava indo tão bem até não dizer que Deus diferenciou animais limpos e imundos na ocasião do dilúvio.
Muito bom. Haverá carnes na ceia das bodas do Cordeiro ?
Estaremos em corpo de glória, então não
Muito bom a pergunta. Entra na questão de não haver morte no céu, mas vai saber né. Vou pesquisar mais sobre isso
Segundo Isaías 25:6-9, sim, com toda a clareza.
Churrascão com várias picanhas!!!!
ja vou avisando que se rolar carne lá na glória, o churrasco de frango é meu! kkkkk
Nesse caso, Qual seria o sentido da passagem de Paulo quando ele fala que não podemos comer alimentos consagrados aos domínios e cearmos ?
Excelente vídeo, parabéns! Algo que tem me incomodado muito no cristianismo atual é que as pessoas firmam sua convicções mais em opiniões pessoais do que na Bíblia. Nossa orientação de fé e de vida está na palavra de Deus, ela deve ser a nossa bússola.
Mais c eu não tirar minhas próprias conclusões sobre a bíblia como vou poder contribuir, com os meus irmãos como novas interpretações e pensamentos?? Vamos fazer oq??
Incrivel! nao conhecia seu canal, mas ao ver um ou dois videos ja me abriu o interesse, vc tem uma percepcao da realidade parecida com a minha, me oriento por meio da palavra de Deus tbm. Vc tem o coracao aberto de modo que consegue captar os ensinamentos de Deus, sem os distorce-los. Muito bacana seu trabalho, o povo brasileiro preciso exatamente isso, entender a palavra de Deus, para entao transforma sua vida. Em relacao ao video, ficou fantastico, nao conhecia essa parte do genesis, ate pq comecei a estudar o evangelho de Deus, pelo novo testamento. Quando Jesus, esta conversando com Pedro a respeito da alimentacao de animais, ele lhe Fala Para nao preocupar sua consciencia com isso, pois Deus fez o nosso corpo de modo a lacar para fora tudo o que nao presta. Entao, mesmo que a alimentacao de animais, fosse pecado, ele seria lancado para fora de nos por meio do proprio Deus. E Jesus lhe diz tbm, que pecado nao e aquilo que entra pela boca, mas o que esta no coracao. Algo nesse sentido, nao lembro completamente do trecho.
Dizer que é plano de Deus que o homem coma carne ou que "os animais foram feitos para alimento" é desconsiderar que
1) Não fosse o pecado DO HOMEM, nada teria mudado.
2) Deus não muda, o que muda é a forma com que ele se relaciona com a humanidade. Se Deus criou o homem herbívoro, essa é a vontade de Deus. O resto é permissão, concessão. Assim como o desejo de Deus é a obediência, e não sacrifícios, como diz as escrituras (apesar de ter aceitado sacrifícios para que o homem se sinta perdoado, apontando para Cristo).
Enfim, não faz sentido algum.
PARABÉNS FALOU CERT0
AMÉM AMÉM AMÉM
Em genesis 7 Noé já diferenciava animais limpos de impuros antes de levitico 11
Mas como podemos saber corretamente o que considerar ou desconsiderar dentre todas as coisas que estão escritas na Bíblia? Isto é: considerar como válido ou não algo que está escrito na Bíblia? Como distinguir? Qual critério usar?
Cleomar Silva o critério é o Novo Testamento
@janderson jader mas a de convir que já havia uma diferenciação. Como saberia Noé quais os animais que seria separado sete e os que seriam um casal? Fica implícito que Noé sabia o que era puro e impuro. Ou será que Moisés adúlterou a história ? Assim fica difícil crê na inspiração divina... e vamos mutilar muitas partes com base no que o autor pensava
@@cleomar1.0 isso só é possível com muito relacionamento: oração e estudo da palavra.
@janderson jader eu entendo...mas mesmo considerando que Moisés aplicou uma palavra do seu tempo assim como usou terra de Nod , pra mostrar a diferença entre os grupos de animais de 2 e 7. O fato é que eram dois grupos. E por inferência deduzimos que o grupo de sete eram os puros que eram usados nos sacrifícios. E os de dois os impuros por não serem usados nos sacrifícios. Desde Abel eram oferecidos sacrifícios de animais a Deus...será que sacrificaram porcos, cachorros? Por isso creio que o conceito de limpo e imundo existe desde a criação.
No modo científico qual a melhor alimentação
Coma de tudo e aceite as consequências em sua saúde. Deus se preocupa com nossa saúde sim.
Amigo com o mesmo espaço e a mesma quantidade de água que se usa pra produzir 1kg de carne daria pra produzir 40kg de batatas, ou 45kg de tomate ou 6kg de arroz (por exemplo), se não comessem tanta carne ninguém mais passaria fome pois daria pra produzir muito mais comida no mesmo espaço, imagina um mundo sem fome que lindo seria... você acha que Deus concorda com a fome? Você está insultando Deus a cada bife que você come. Você causa fome ao irmão só porque está viciado no gosto da carne.
Amarás ao teu próximo como a ti mesmo» (Mateus 22:39)
Como pode querer ter um luxo alimentar enquanto um filho de Deus passa fome?
Agradeço pelo vídeo e vou comer carne e sangue tranquilo😊.
O problema de basear toda a moralidade humana na ideia de Deus é que exclui-se, como Yago bem fez ao final de seu vídeo, aqueles que não creem em Deus como pessoas distantes da moralidade. Ou seja, os atos acabam importando menos que as intenções. Não à toa Yago se refere à cosmovisão cristã como a cosmovisão certa, tanto porque é partidário dessa crença, quanto porque a partir dela julga aqueles à sua volta. Se por um lado Yago defende que nada há de errado em comer ou não comer à luz da Bíblia (que ele chama de "palavra de Deus"), por outro Yago julga todos aqueles que não se utilizam da palavra de Deus (tal como ele interpretou) para fundamentar seus atos. No fim das contas, acaba sendo objeto da própria crítica que faz. Acho que farei vídeo-resposta, pois é muito fácil usar um livro antigo como guia e se isentar do debate contemporâneo de pessoas especialistas em moralidade (psicólogos evolutivos/cognitivos, filósofos morais/eticistas, etólogos/sociobiólogos, etc). Aliás, se Deus existe mesmo, tem que ter muita fé pra acreditar que ele não se expressa por meio da ação dos não-cristãos, e em especial daqueles que fazem algo para diminuir o sofrimento animal (humano e não-humano) no mundo. Abraço.
Será que vocês também não conseguem entender?’, perguntou-lhes Jesus. ‘Não percebem que nada que entre no homem pode torná-lo ‘impuro’? Porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, sendo depois eliminado’. Ao dizer isto, Jesus declarou ‘puros’ todos os alimentos.” (Marcos 7:18-19
Ele estava falando sobre lavar ou não lavar as mãos lei o capítulo todo assim como eu aprendi a ler o contexto todo na escola
Como Cristo vai nos servir carne na glorificação se não haverá mais morte?
Se Cristo serve carne ele é mal; é mal é diabo, paradoxando...
qual é o conceito de bondade do pessoal cristão? só estou vendo pessoas cegas :' (
Também não entendi,tal declaração entra em contradição com o que diz lá em Isaías,no qual diz que todos os seres viverão harmoniosamente no novo reino,não haverá mais mal nenhum,não haverá mais morte.
"não haverá mais morte" trata-se de almas, humanos, animais não se incluem nessa afirmação. e tbm há um sentido figurado na afirmação "Ele nos servirá carne", trata-se de saciar-nos completamente espiritualmente num corpo que não vai precisar mais de alimentos. na epoca a analogia melhor compreendida era um banquete com esse cardápio
Como e Por Quê? Cara você bebeu ? Não falou nada com nada kkkkkkkkk
Carswell Lima sua resposta foi coerente, acho que faz sentido
100% esclarecedora e é assim que vejo.
Minha opinião é a seguinte: Deus, tolera o consumo de carne, e isso não é um pecado, mas se você tem outras opções, em outros alimentos, e não precisa da carne para viver, por que comer carne, sabendo que um ser vivo morreu pra estar lá.
Por exemplo, uma pessoa perdida em uma ilha, com apenas peixe como alimento, pode tranquilamente comer o peixe, sem peso algum, por que aquilo é necessário, mas não estamos numa ilha, nem em um lugar isolado, temos muitas opções, comer um alimento, que alguém teve de morrer, por que eu gosto é meio contraditório, e mais ainda justificar isso falando que Deus deu todos os alimentos ? Deus liberou todos, tolera todos, mas se não tem uma causa necessária, pra que gastar um ser vivo ?
Amigo com o mesmo espaço e a mesma quantidade de água que se usa pra produzir 1kg de carne daria pra produzir 40kg de batatas, ou 45kg de tomate ou 6kg de arroz (por exemplo), se não comessem tanta carne ninguém mais passaria fome pois daria pra produzir muito mais comida no mesmo espaço, imagina um mundo sem fome que lindo seria... você acha que Deus concorda com a fome? Você está insultando Deus a cada bife que você come. Você causa fome ao irmão só porque está viciado no gosto da carne.
Amarás ao teu próximo como a ti mesmo» (Mateus 22:39)
Como pode querer ter um luxo alimentar enquanto um filho de Deus passa fome?
Comer carne ao é pecado, se fosse estaria na bíblia, afinal Deus não esqueceria de algo tão básico na vida do homem que é o consumo da carne
E doces de Cosme e Damião, pode?
Kkkkk ,mano
- 1 Coritinios 8, 9 e 10 não está liberando tudo. É bem claro que está falando dos alimentos proprios porem que foram oferecidos a idolos, é uma questão bem pontual.
- Experiencia de Pedro não tinha nada a ver com alimentação.
- Separar a Bíblia entre novo e velho testamento, pra dizer que o velho foi abolido é muita desonestidade. A Bíblia é uma só o Deus é um só, e imutável como diz em Malaquias 3:6 "Porque eu, o Senhor, não mudo..."
- Não é errado comer carne. Mas Deus deixou quais ele considera própria para o consumo. Vai de vc seguir o conselho divino ou os seus proprios desejos.
- Defessa clássica para a liberação do regime alimentar bíblico, usa-se dois textos fora do contesto, monta todo um cenário imaginativo em volta desses textos a fim de contornar o não uso dos contextos e ainda tem a irreverência de usar esse argumento contra todo um vasto relato histórico escrito na bíblia sobre o regime alimentar do povo de Deus!
- Concordo plenamente que o conhecimento é progressivo, que revelações são feitas para adequar situações temporais, mas buscar com uma lupa textos fora de seus contextos e querer colocar como dogma uma ideia que vem frontalmente na contramão do que vastamente se entendia como o certo biblicamente chega a ser ...
- Agora deixo uma inferência, porque será que Deus manda Noé colocar 1 casal de animal impuro e 7 casais de animais puros ?
“De todo animal limpo levarás contigo sete pares: o macho e sua fêmea; mas dos animais imundos, um par: o macho e sua fêmea. Também das aves dos céus, sete pares: macho e fêmea; para se conservar a semente sobre a face da terra” (Gênesis 7:2-3).
- Será que é coerente dois textos meio dúbio (fora de seus contextos) serem aceitos para se quebrar leis de restrições alimentícias tão antiga ?
@@jonathanmoreira5961 Concordo com a sua argumentação. O contexto ali exposto é o da comida sacrificada aos ídolos. Se formos levar em consideração o texto de atos em que o lençol é baixado, vemos que Pedro não interpretou aquilo como sendo uma liberação alimentar, mas que "Ele ainda considerava no sentido da visão, quando o servo de Cornélio chegou solicitando a sua presença (Atos 10: 17), ou seja, para Pedro era inconcebível que aquela visão fosse entendida de forma literal, tanto que no concílio de Jerusalém, Pedro afirma que tratava-se apenas de uma metáfora relacionada à situação dos gentios no contexto da igreja primitiva (eles que eram impuros, agora eram purificados e poderiam participar da igreja, sem a necessidade de rituais tais como a circuncisão, exceto pelo ato batismal).
Existe um verso que torna ainda mais implausível a ideia de que os animais foram purificados: Apocalipse 18: 2 "Caiu, caiu a grande Babilônia que se tornou morada de demônios, coito de espíritos imundos, e morada de toda AVE imunda e detestável. Note que as aves imundas são citadas como análogas à um tipo de evento escatológico, no último livro da bíblia.... Mas a palavra imunda não deveria ser mais aplicada a elas de acordo com a interpretação liberal do regime alimentar! Logo, entendo que Os Cristãos permaneceram cientes do que servia ou não como alimento e que o imundo ainda era imundo no novo testamento.
Certíssimo! Tanto é que Jesus comeu carnes, mas nunca porco. Os apóstolos a mesma coisa até onde sei. Portanto, é uma falácia essa história que tudo pode comer pq não é bem assim.
Amém. Que bom. Muito esclarecido!!!
Quando alguém chama esse menino de pastor, eu fico rindo, mesmo sem querer rir. Rsrs. Já é automático.
Acho que o principal ponto não é radicalizar, mas sim ter amor pelos nossos companheiros , os animais querendo ou não são como nós vão morrer do msm jeito, mas o modo como eles estão sendo tratados é algo absurdo,comer para sobrevivência é uma coisa agora hoje muitos de nós graças a Deus tem condições de escolher o que comer e montar nossa dieta e será que vale a pena de verdade contribuir com esse sistema que está sendo imposto de exploração animal tortura e além de tudo isso destruição do nosso ecosistema tão maravilhoso que Deus nos deu e confiou