Renato é patético. Ele não quer partir em defesa da Sã Doutrina, mas deseja provar que está certo a qualquer custo. Em prol disso, baixa o próprio nível ao ponto de referir-se ao casamento entre São José e a Virgem Maria de forma tão chula.
PRA QUE SERVE VIRGINDADE DE MARIA? HERESIA DEFENDIDA PELA SEITA DE ROMA? E. JOSE NAO CONHECEU A MARIA ENQUANTO JESUS NAO NASCEU. MATEUS. 1. VERSICULO 25.
@@cesarferreira8247seu pensamento é pobre. Pesquise essa mesma pergunta: para que serve a virgindade de Maria? Estude e encontre a resposta por si só. É algo fundamental. Ademais, leia os textos de forma honesta, não separando versículos que lhe convém como trezoitão e Marçal.
@@cesarferreira8247 para aperfeiçoar seu pensamento, vou dividir essa resposta em duas partes. PRIMEIRA 👇🏻 Maria é virgem perpétua, não porque queremos, mas porque o é e nós temos prefigurações claras disso! A primeira é no livro das leis onde diz que um homem poderia aceitar casar-se com uma mulher que fez voto de castidade se tivera conhecimento disso. Em Ezequiel 44,1-2, diz "Ele reconduziu-me ao pórtico exterior do santuário, que fica fronteiro ao oriente, o qual se achava fechado. O Senhor disse-me: Este pórtico ficará fechado. Ninguém o abrirá, ninguém aí passará, porque o Senhor, Deus de Israel, aí passou; ele permanecerá fechado", em João 20,19 diz "os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: "A paz esteja convosco!", entrou sem abrir a porta e saiu sem abrir a porta, deixando os apóstolos. Não só isso, mas Deus manifesta sua glória por meio do Shekinah, tornando Santo aquilo que Ele toca, como em Êxodo 3,1-10, Êxodo 19,18, 2 Crônicas 5,1-10, 2 Samuel 6,1-12, Lucas 1,35... Maria não é onde Deus tocou, mas onde Deus habitou. Se onde Deus toca é Santo, imagine onde Deus mora. Por que José não teve relações com Maria? Porque justo homem algum teria coragem de tocar uma mulher que foi habitação de Deus na terra.
@@cesarferreira8247 SEGUNDA 👇🏻 A virgindade perpétua de Maria é uma doutrina teológica significativamente importante para a fé cristã. Ela é vista como um sinal de sua pureza, dedicação total a Deus e de seu papel único na história da salvação. Os principais pontos que destacam a importância da sua virgindade perpétua são: 1. Sinal da Encarnação Divina - A virgindade perpétua de Maria sublinha o caráter sobrenatural da concepção de Jesus. Jesus foi concebido pelo Espírito Santo, sem intervenção humana, o que enfatiza sua natureza divina e humana. Maria, permanecendo virgem antes, durante e após o nascimento de Jesus, aponta para a singularidade da Encarnação, comprovada a qualquer momento da vida de Jesus e de Maria, sem pontos para dúvidas. Qualquer que a quisesse examinar, veria que estava selada. 2. Consagração Total a Deus - A virgindade perpétua simboliza a total consagração de Maria a Deus e à sua missão. Isso reflete sua disponibilidade plena para o plano divino, colocando-se completamente à disposição de Deus como sua “serva” (cf. Lucas 1,38). 3. Modelo de Santidade e Pureza - Maria é considerada um modelo de santidade e pureza para os cristãos. Sua virgindade perpétua é interpretada como um sinal de sua total integridade espiritual e liberdade de qualquer apego terreno, apontando para os valores do Reino de Deus, concordando com os três conselhos evangélicos: pobreza, castidade e obediência. 4. Maternidade Virginal e Eclesiologia - Maria é chamada de “Mãe de Deus” (Theotokos), e sua virgindade perpétua reforça seu papel único como mãe do Salvador. Teologicamente, ela também é vista como figura da Igreja: virgem e mãe. Assim como Maria deu à luz Cristo fisicamente, a Igreja dá à luz Cristo espiritualmente nos corações dos fiéis. 5. Sinal Escatológico - A virgindade perpétua de Maria aponta para a vida futura no Reino de Deus, onde a plenitude do amor divino será vivida sem necessidade de união conjugal. Nesse sentido, ela prefigura a realidade da comunhão eterna com Deus. 6. Confirmação do Dogma - A virgindade perpétua foi defendida e proclamada por diversos concílios e Padres da Igreja, como Santo Agostinho, Santo Ambrósio e São Jerônimo, além de ser reafirmada em documentos como o Concílio de Latrão (649 d.C.), logo nos primeiros séculos já se sabia e se falava da importância da perpetuidade virginal. Ela é considerada parte do depósito da fé, e negá-la seria rejeitar um aspecto importante da tradição cristã. Aí está a importância que você buscava. Se for honesto com sua alma, aprenda e se arrependa do erro.
O Rasta bugou o Renato q ele ficou uns 30 segundos calado (isso no universo renatiano é uma eternidade), quando ele foi meter essa onde sta na biblia, q nao era dogma a imaculada Conceição
Esse "onde está na Bíblia " é o clássico protestante kkk Já vi esse Renato falando em um podcast que ele vai na Igreja que estiver aberta🤦🏽♂️🤦🏽♂️🤦🏽♂️ então tem várias interpretações.
Esse dogma é algo basilar, mais fácil de aceitar do que os outros. Explicando: 1 Maria é cumprimentada por Gabriel em condição de reverência, como nenhum arcanjo faz a nenhum humano em toda a Bíblia. 2 Ele a trata como já estando na graça/ou cheia de graça antes de Jesus ser concebido. 3 Se Lei foi dada por Moisés, mas a graça veio por Jesus Cristo, logo, ela já estava nessa condição desde que nasceu, pois não há nenhum relato bíblico falando que algo entre ela nascer, até a chegada de Gabriel ocorresse essa concessão de graça única. 4 Isabel a trata como sendo a bendita entre as mulheres em Lucas 1:42. Logo, não precisamos dizer que todas as demais, por estarem na geração de Eva, estavam malditas, devido ao Pecado Originário. 5 E obviamente, Jesus não pecou em nada, nem mesmo hereditariamente como todos nós, ao sermos concebidos e herdarmos o Pecado Originário. Se ele não herdou o Pecado de Maria, mesmo com a sua humanidade vindo 100% dela, pois ele foi 100% igual a nós em tudo; logo, a não herança dele do Pecado, está ligada à ausência de Pecado Originário nela. Não precisa ser católico pra se atentar a estes pontos.
@@Villa-Canislupus-uo6pk o Quinto ponto: Na verdade o pecado original vem pelo pai, segundo Santo Tomás, pois uma vez que o pecado original foi de Adão, o de Eva não foi o pecado original.
O problema do Renato é que ele teve o ego inflado pela onda de cortes e "mitadas" e agora só consegue formular acusações sem pé nem cabeça pra terminar com "É ISSO OU NUM É???".
Impressionante (para mim) como o Lucas conseguiu manter a calma e a serenidade nos momentos temerários do Trezoitão, do jeito que sou temperamental e bem sentimentalista eu teria explodido a partir desse momento (37:02)
eu sinceramente queria saber oque se passa na cabeça de um ser humano que fala assim de Maria. Imagina então,se ele se refere desse modo à própria mãe de Deus,imagina então a sei lá,a mãe de alguém que ele não gosta? quanto desrespeito...
Onde Deus passa ele santifica, até os lugares onde apareceu a Moisés e Abraão. É inacreditável conceber que Deus NASCEU DE UMA CRIATURA E NÃO A SANTIFICOU, não a ungiu eternamente ao seu e apenas seu serviço.
É impossível ser santo sem ser sábio; é impossível amar a Deus sem conhecimento teológico. Pode-se discutir a fonte desse conhecimento, se vem pela oração ou pelo estudo (embora não haja oposição entre ambos, pois o estudo é santificado pela oração, e a oração é robustecida pelo estudo). No entanto, é inegável que há a necessidade de um profundo conhecimento teológico para se amar a Deus. Vide Santa Catarina de Siena: apesar de analfabeta, tinha a mesma doutrina de São Tomás em vários aspectos, junto a um profundo conhecimento teológico. O contrário também é verdadeiro: um douto como Lammenais, por exemplo, apostatou e se tornou um liberal deísta. Pois o termo da oração é o mesmo do estudo, a saber, a Verdade Primeira, mas sob luzes distintas - um sob a luz natural da razão, o outro sob a luz sobrenatural da fé, que é uma virtude que se dá no intelecto. O próprio estudo, sem vida espiritual, não tem razão formal de estudo, pois inevitavelmente se converterá na consideração apenas do aspecto material, sem considerar a essência e o ser das coisas; da mesma forma que os fantasmas não têm razão formal de ideia, que a sensação não tem razão formal de conhecimento, e que a memória sensível não tem razão formal de potência verdadeiramente intelectual. Assim como essas não foram imaterializadas pelo intelecto agente, o estudo que não é espiritualizado e informado pela oração não tem razão formal de estudo. Melhoras para sua esposa, Lucca. Que seu filho seja santo e sábio.
Grande Lucas! Para nós, faça uma analise do seguinte vídeo: A IGREJA CATÓLICA NÃO CRIOU A BÍBLIA - DOIS DEDOS DE TEOLOGIA. Sua análise será muito proveitosa para nós, com certeza!
Eu estou muito pUT0,li quase toda a metafísica de Aristóteles,e não lembro de praticamente nada dos argumentos que provam q o espaço tempo não e o primeiro motor além que eles são contingentes e mutáveis, alguém pode me ajudar?(Ou é o unico esse argumento que ele usa pra validar a ideia do primeiro motor imóvel?)
21:30 Você diz não entender porque os Protestantes fazem uso dessas passagens como se o católico anulasse sua mente ao ler essas passagens. Eles não pensam isso. Eles fundamentam os argumentos na falácia da falsa dicotomia. É como se ter Maria como medianeira anulasse a verdade evangélica sobre Cristo ser o mediador. Quem não entende isso cai fácil na falácia Protestante.
Que blasfêmia!!! Quem ousa falar assim da mãe de Deus? Se Isaías disse que estava perdido por ser um homem de lábios impuros, se Jesus Sirach diz: "Não se acostume a tua boca a palavras indiscretas; porque nelas há sempre pecado." (Eclo XXIII), se - diz-nos Santo Afonso - uma jovem, outrora conhecida por sua castidade, ao se deleitar após ouvir uma palavra indecente, se tornou quase que um demônio da impureza em vida, se São Domingos desmaiava após ouvir a menor sombra de impureza; o que não dizer daquele que assim se refere à mãe de Deus? Aquela que está acima dos anjos, que alcançou os limites da divindade devido à sua caridade, Aquela que o Espírito Santo e a Igreja dizem "Os que operam por mim não pecarão", Aquela, por fim, que faz todo o coro celeste cantar "Sancta, sancta, sancta Maria. Dei Genitrix et virgo"? Se Deus fez com que três israelitas descessem imediatamente ao inferno por terem murmurado contra Moisés, o que ele não pode fazer contra quem blasfema contra a Mãe Dele? Que Deus tenha piedade dele e não leve essa falta em conta. Rezem por ele. Ave Maria, cheia de graça...
Numa terra sem rigor, todo erro é permitido. Lamentável a situação intelectual do Brasil, ainda mais com a popularidade do UA-cam. Que seu filho nasça bem e tenha abençoada vida, Lucca.Desejo melhoras à sua esposa. Abraços!!
Se não me engano, o ato é uma renovação das promessas de união do casal, não uma consumação, mas n tenho certeza, queria q alguem respondesse isso tbm...
Não precisa de relação sexual para consumação do casamento de acordo com a lei judaica, o que precisa é que os cônjuges passem pelos ritos, e o último é quando eles ficam sozinhos em uma sala, o que representa a intimidade do casal (isso ocorre na chamada câmara nupcial). Era comum, esperado, que esse fosse o momento da relação, mas esta não é a exigência legal para consumação. Além disso, em números 30 existe uma lei que permite que a mulher tenha um voto de abstinência durante o casamento, incluindo aqui abstinência sexual tb. Se um voto de celibato for tomado pela mulher e o homem não desfazer isso no dia que descobrir, msm casado o voto mantém a validade.
O problema do Kogos é querer continuar uma discussão que não tem porque continuar, devido à falta de conhecimento teológico que o próprio 38tão afirmou que tem, então não tem porque debater. O que o Kogos queria era doutrinar o Renato durante o debate, assim como ele faz na maioria ou talvez até em todos os casos que ele se propõe a discutir um tema.
49:00 A virgindade perpetua de Maria e a castidade de Jose não muda o que passou, mas Atesta! Corrobora! com bem dito pelo Lucca, da testemunho, como todos que vieram em seguida, santos, mártires, milagres etc.. não mudam em nada o passado, mas comprovam que Santa Igreja é viva.
Primeiro, Deus abençoe sua família amigo. Na metade do vídeo você mencionou que estava com medo de pegar pesado com o renato mas eu acho que você pegou foi leve. De que adianta admitir que tu não sabe nada de teologia se vai manter essa postura extremamente agressiva desrespeitosa na discussão? Independente de ser o >jeitão< dele, tinha q tomar um salve pra dar uma aquietada.
Meu Deus, que salada! Os cr misturando a todo momento validade e licitude, que agonia. Coisa básica, básica pra qualquer católico que tenha estudado o catecismo. Esse tal de Renato é um palpiteiro.
Ninguém vem ao pai se não por mim. Nenhum católico acredita e pede intercessão de um santo, se este não estava em Cristo... Falta humildade em pedir orações aqueles que temos certeza viverem uma vida voltada a cristo, no caso os santos. Infelizmente a soberba aflige 38 tão.
Não sei a doutrina católica em relação a isso . Mas está escrito nos salmos assim: todos pecaram. Não há ninguém que faça o bem. Ou seja isso incluir toda a humanidade. No todos . Apersa da doutrina católica ter outra concepção em relação ao que estar escrito. Espero te ajudado😊
@ A pergunta é porque se a Virgem Maria tivesse feito sexo e tido outros filhos (claro que não teve), e o pecado original é transmitido para a prole e não no sexo em si, este não macularia sua natureza sem pecado. O argumento não me pareceu fazer sentido, por isso a pergunta.
Pergunta a um protestante o quê veio primeiro A igreja ou a bíblia????? O quê veio primeiro os discípulos ( apóstolos) ou a igreja???? Jesus Cristo instituiu a igreja?????? ......pela resposta você sabe de onde vem a sua inspiração.....de DEUS''' ou do Mundo
As pessoas que estavam próxima de satoshi para ele são mais importantes. De gênesis o que ele sabe é que a autoria foi em 2009. O versículo que ele sempre lembra: não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre blocos maiores e blocos menores, entre Adam Back e Roger Ver. Buscai primeiro entender long e sell, e tudo mais vos será acrescentado. É nisso que ele tá interessado.
Por que raios a virgindade perpétua de Maria é importante? Pode parece algo banal, mas é bem importante A virgindade perpétua de Maria é de Grande importância, pois nela está a evidência do cumprimento da profecia anunciada por Isaías (Isaías 7:14), segundo o qual diz que o Salvador, Emanuel, viria de uma virgem. O fato de Maria ter permanecido virgem e não ter tido outros filhos além de Jesus representa a principal prova do cumprimento da profecia e de que Jesus seu UNICO filho é verdadeiramente o "Deus conosco" Emanuel. Não é sobre defender Maria, mas defender o próprio Cristo
Quem é protestante de verdade respeita Maria e reconhece que de fato ela foi uma mulher de Deus, oq não da pra concordar é com a tal virgindade perpetua, ja vi padre dizer que Maria era casada com Deus e vivia um casamento de faixada com Jose, tudo pra defender essa teologia sem base bíblica alguma.
Pera eu ouvi direito? Tu ta me dizendo que sexo no casamento é um ato de impureza? Vc só pode ta de brincadeira, digo mais, impureza é se casar e não consumar o casamento, para as leis da época, um casamento sem consumação era desfeito, olhando pelo lado da teologia católica e as leis da época, quem viveu impura foi Maria e Jose, a final tiveram um casamento sem consumação.
Que Deus proteja sua esposa e seu filho, Lucca, que dê tudo certo e que nasça com saúde. Salve Maria imaculada e que viva Cristo Rei
Renato é patético. Ele não quer partir em defesa da Sã Doutrina, mas deseja provar que está certo a qualquer custo. Em prol disso, baixa o próprio nível ao ponto de referir-se ao casamento entre São José e a Virgem Maria de forma tão chula.
Renato é ridículo, suas dicotômias quando são confrontadas muitas vezes ele fica sem reação, fora as merdas que ele fala sobre as mulheres
PRA QUE SERVE VIRGINDADE DE MARIA? HERESIA DEFENDIDA PELA SEITA DE ROMA? E. JOSE NAO CONHECEU A MARIA ENQUANTO JESUS NAO NASCEU. MATEUS. 1. VERSICULO 25.
@@cesarferreira8247seu pensamento é pobre. Pesquise essa mesma pergunta: para que serve a virgindade de Maria?
Estude e encontre a resposta por si só. É algo fundamental.
Ademais, leia os textos de forma honesta, não separando versículos que lhe convém como trezoitão e Marçal.
@@cesarferreira8247 para aperfeiçoar seu pensamento, vou dividir essa resposta em duas partes. PRIMEIRA 👇🏻
Maria é virgem perpétua, não porque queremos, mas porque o é e nós temos prefigurações claras disso! A primeira é no livro das leis onde diz que um homem poderia aceitar casar-se com uma mulher que fez voto de castidade se tivera conhecimento disso. Em Ezequiel 44,1-2, diz "Ele reconduziu-me ao pórtico exterior do santuário, que fica fronteiro ao oriente, o qual se achava fechado. O Senhor disse-me: Este pórtico ficará fechado. Ninguém o abrirá, ninguém aí passará, porque o Senhor, Deus de Israel, aí passou; ele permanecerá fechado", em João 20,19 diz "os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: "A paz esteja convosco!", entrou sem abrir a porta e saiu sem abrir a porta, deixando os apóstolos. Não só isso, mas Deus manifesta sua glória por meio do Shekinah, tornando Santo aquilo que Ele toca, como em Êxodo 3,1-10, Êxodo 19,18, 2 Crônicas 5,1-10, 2 Samuel 6,1-12, Lucas 1,35... Maria não é onde Deus tocou, mas onde Deus habitou. Se onde Deus toca é Santo, imagine onde Deus mora. Por que José não teve relações com Maria? Porque justo homem algum teria coragem de tocar uma mulher que foi habitação de Deus na terra.
@@cesarferreira8247
SEGUNDA 👇🏻
A virgindade perpétua de Maria é uma doutrina teológica significativamente importante para a fé cristã. Ela é vista como um sinal de sua pureza, dedicação total a Deus e de seu papel único na história da salvação. Os principais pontos que destacam a importância da sua virgindade perpétua são:
1. Sinal da Encarnação Divina - A virgindade perpétua de Maria sublinha o caráter sobrenatural da concepção de Jesus. Jesus foi concebido pelo Espírito Santo, sem intervenção humana, o que enfatiza sua natureza divina e humana. Maria, permanecendo virgem antes, durante e após o nascimento de Jesus, aponta para a singularidade da Encarnação, comprovada a qualquer momento da vida de Jesus e de Maria, sem pontos para dúvidas. Qualquer que a quisesse examinar, veria que estava selada.
2. Consagração Total a Deus - A virgindade perpétua simboliza a total consagração de Maria a Deus e à sua missão. Isso reflete sua disponibilidade plena para o plano divino, colocando-se completamente à disposição de Deus como sua “serva” (cf. Lucas 1,38).
3. Modelo de Santidade e Pureza - Maria é considerada um modelo de santidade e pureza para os cristãos. Sua virgindade perpétua é interpretada como um sinal de sua total integridade espiritual e liberdade de qualquer apego terreno, apontando para os valores do Reino de Deus, concordando com os três conselhos evangélicos: pobreza, castidade e obediência.
4. Maternidade Virginal e Eclesiologia - Maria é chamada de “Mãe de Deus” (Theotokos), e sua virgindade perpétua reforça seu papel único como mãe do Salvador. Teologicamente, ela também é vista como figura da Igreja: virgem e mãe. Assim como Maria deu à luz Cristo fisicamente, a Igreja dá à luz Cristo espiritualmente nos corações dos fiéis.
5. Sinal Escatológico - A virgindade perpétua de Maria aponta para a vida futura no Reino de Deus, onde a plenitude do amor divino será vivida sem necessidade de união conjugal. Nesse sentido, ela prefigura a realidade da comunhão eterna com Deus.
6. Confirmação do Dogma - A virgindade perpétua foi defendida e proclamada por diversos concílios e Padres da Igreja, como Santo Agostinho, Santo Ambrósio e São Jerônimo, além de ser reafirmada em documentos como o Concílio de Latrão (649 d.C.), logo nos primeiros séculos já se sabia e se falava da importância da perpetuidade virginal. Ela é considerada parte do depósito da fé, e negá-la seria rejeitar um aspecto importante da tradição cristã.
Aí está a importância que você buscava. Se for honesto com sua alma, aprenda e se arrependa do erro.
O Rasta bugou o Renato q ele ficou uns 30 segundos calado (isso no universo renatiano é uma eternidade), quando ele foi meter essa onde sta na biblia, q nao era dogma a imaculada Conceição
Esse "onde está na Bíblia " é o clássico protestante kkk
Já vi esse Renato falando em um podcast que ele vai na Igreja que estiver aberta🤦🏽♂️🤦🏽♂️🤦🏽♂️ então tem várias interpretações.
Esse dogma é algo basilar, mais fácil de aceitar do que os outros. Explicando:
1 Maria é cumprimentada por Gabriel em condição de reverência, como nenhum arcanjo faz a nenhum humano em toda a Bíblia.
2 Ele a trata como já estando na graça/ou cheia de graça antes de Jesus ser concebido.
3 Se Lei foi dada por Moisés, mas a graça veio por Jesus Cristo, logo, ela já estava nessa condição desde que nasceu, pois não há nenhum relato bíblico falando que algo entre ela nascer, até a chegada de Gabriel ocorresse essa concessão de graça única.
4 Isabel a trata como sendo a bendita entre as mulheres em Lucas 1:42. Logo, não precisamos dizer que todas as demais, por estarem na geração de Eva, estavam malditas, devido ao Pecado Originário.
5 E obviamente, Jesus não pecou em nada, nem mesmo hereditariamente como todos nós, ao sermos concebidos e herdarmos o Pecado Originário. Se ele não herdou o Pecado de Maria, mesmo com a sua humanidade vindo 100% dela, pois ele foi 100% igual a nós em tudo; logo, a não herança dele do Pecado, está ligada à ausência de Pecado Originário nela.
Não precisa ser católico pra se atentar a estes pontos.
@@Villa-Canislupus-uo6pk o Quinto ponto: Na verdade o pecado original vem pelo pai, segundo Santo Tomás, pois uma vez que o pecado original foi de Adão, o de Eva não foi o pecado original.
@@Jezito-x8o Do clássico onde está na bíblia, sendo que eles não seguem vários preceitos bíblicos, cada seita com uma heresia pior.
@@carlospadilha9906 exatamente, seguem tanto a Bíblia que não conseguem se decidir entre si kkkk
Quando eu era ignorante ateu também acreditava em tudo o que o 38tão falava, graças a Deus não sou mais assim.
Muito obrigado por esse vídeo, Lucca!! Que Nossa Senhora continue a interceder por ti junto ao seu Santissimo Filho e Nosso Senhor 🙏
36:00 "É só eu me entregar a Jesus", logo 38 tão quer ser um Santo... mt bom
"eu não sei, mas isso não me interessa, não é isso?" E tenho que ver gente falando que esse cara é um gênio
O problema do Renato é que ele teve o ego inflado pela onda de cortes e "mitadas" e agora só consegue formular acusações sem pé nem cabeça pra terminar com "É ISSO OU NUM É???".
Impressionante (para mim) como o Lucas conseguiu manter a calma e a serenidade nos momentos temerários do Trezoitão, do jeito que sou temperamental e bem sentimentalista eu teria explodido a partir desse momento (37:02)
eu sinceramente queria saber oque se passa na cabeça de um ser humano que fala assim de Maria. Imagina então,se ele se refere desse modo à própria mãe de Deus,imagina então a sei lá,a mãe de alguém que ele não gosta? quanto desrespeito...
Por isso q vc não consegue analisar direito, vc é emocionado.
Onde Deus passa ele santifica, até os lugares onde apareceu a Moisés e Abraão. É inacreditável conceber que Deus NASCEU DE UMA CRIATURA E NÃO A SANTIFICOU, não a ungiu eternamente ao seu e apenas seu serviço.
Aí Lucca, faz um vídeo sobre o problema do uno e do múltiplo, se o uno é absoluto e perfeito, como o múltiplo, que é imperfeito vem dele?
É impossível ser santo sem ser sábio; é impossível amar a Deus sem conhecimento teológico.
Pode-se discutir a fonte desse conhecimento, se vem pela oração ou pelo estudo (embora não haja oposição entre ambos, pois o estudo é santificado pela oração, e a oração é robustecida pelo estudo). No entanto, é inegável que há a necessidade de um profundo conhecimento teológico para se amar a Deus. Vide Santa Catarina de Siena: apesar de analfabeta, tinha a mesma doutrina de São Tomás em vários aspectos, junto a um profundo conhecimento teológico. O contrário também é verdadeiro: um douto como Lammenais, por exemplo, apostatou e se tornou um liberal deísta. Pois o termo da oração é o mesmo do estudo, a saber, a Verdade Primeira, mas sob luzes distintas - um sob a luz natural da razão, o outro sob a luz sobrenatural da fé, que é uma virtude que se dá no intelecto.
O próprio estudo, sem vida espiritual, não tem razão formal de estudo, pois inevitavelmente se converterá na consideração apenas do aspecto material, sem considerar a essência e o ser das coisas; da mesma forma que os fantasmas não têm razão formal de ideia, que a sensação não tem razão formal de conhecimento, e que a memória sensível não tem razão formal de potência verdadeiramente intelectual. Assim como essas não foram imaterializadas pelo intelecto agente, o estudo que não é espiritualizado e informado pela oração não tem razão formal de estudo.
Melhoras para sua esposa, Lucca. Que seu filho seja santo e sábio.
Essa analogia é da autoria do meu amigo "Dionísio"
Comentário perfeito, amigo.
Não somente perfeito, como também lindo e verdadeiro. Dionísio Queiróz é alguém que irá longe, creio que inspirará muitas pessoas - como a mim o fez.
O debate sobre a Virgindade de Maria começa aqui: 27:51
Próximo react: Anita e Raluca debatem o sedevacantismo...
Grande Lucas! Para nós, faça uma analise do seguinte vídeo: A IGREJA CATÓLICA NÃO CRIOU A BÍBLIA - DOIS DEDOS DE TEOLOGIA. Sua análise será muito proveitosa para nós, com certeza!
Essa análise vai ser boa. O Yago do canal Dois dedos de teologia costuma ser bem embasado.
@@user_tempss exatamente , cara! e olhando essas caras pondo seus argumentos na mesa vejo que não sei de absolutamente nada
@virtuosw minha reação é exatamente essa, eles abordam o conteúdo de forma bastante profunda e não fazem uso de argumentos capciosos
Ta feliz Lutero?
Tortura EAD existe e eu posso provar 🫠
Lucca, você é muito inteligente e explica muito bem. Que Deus te auxilie na tua jornada e que teu canal consiga muito mais alcance.
Que Catequese heim. BRABO DEMAIS.
Deus abençoe e Nossa Senhora te abençoe.
“Cristão evangélico emite opinião típica de Cristão evangélico sobre Nossa Senhora. Católicos em choque”.
Ele se diz católico
@ nunca vi ele dizer isso aí. E mesmo que diga, ele claramente não é. Toda a retórica dele é de evangélico, a argumentação é de evangélico.
@@Zer0-id4liacho que o comentário anterior achou que a católico você se referia ao Kogos
Se eu entendi corretamente com "agente do PCC" renato se referiu a Igreja e aos bispos chineses, creio eu
Parabéns pelo conteúdo!!!!
Eu estou muito pUT0,li quase toda a metafísica de Aristóteles,e não lembro de praticamente nada dos argumentos que provam q o espaço tempo não e o primeiro motor além que eles são contingentes e mutáveis, alguém pode me ajudar?(Ou é o unico esse argumento que ele usa pra validar a ideia do primeiro motor imóvel?)
Livros VI, VII e VIII da física, amigo. Categorias, sobre Quantidade. Metafísica, XII.
21:30 Você diz não entender porque os Protestantes fazem uso dessas passagens como se o católico anulasse sua mente ao ler essas passagens. Eles não pensam isso. Eles fundamentam os argumentos na falácia da falsa dicotomia. É como se ter Maria como medianeira anulasse a verdade evangélica sobre Cristo ser o mediador. Quem não entende isso cai fácil na falácia Protestante.
A cada corte do Trezoitão que eu vejo, fico mais e mais impressionado: como alguém visivelmente esquisito, talvez até transtornado, faz tanto sucesso?
Nesse país só tem esquisito e transtornado
faz um video de recomendação de livros meu parceiro
22:48 "Um só idiota pode fazer mais perguntas do que sessenta sábios poderiam responder." (Ditado russo)
Que blasfêmia!!! Quem ousa falar assim da mãe de Deus? Se Isaías disse que estava perdido por ser um homem de lábios impuros, se Jesus Sirach diz: "Não se acostume a tua boca a palavras indiscretas; porque nelas há sempre pecado." (Eclo XXIII), se - diz-nos Santo Afonso - uma jovem, outrora conhecida por sua castidade, ao se deleitar após ouvir uma palavra indecente, se tornou quase que um demônio da impureza em vida, se São Domingos desmaiava após ouvir a menor sombra de impureza; o que não dizer daquele que assim se refere à mãe de Deus? Aquela que está acima dos anjos, que alcançou os limites da divindade devido à sua caridade, Aquela que o Espírito Santo e a Igreja dizem "Os que operam por mim não pecarão", Aquela, por fim, que faz todo o coro celeste cantar "Sancta, sancta, sancta Maria. Dei Genitrix et virgo"? Se Deus fez com que três israelitas descessem imediatamente ao inferno por terem murmurado contra Moisés, o que ele não pode fazer contra quem blasfema contra a Mãe Dele? Que Deus tenha piedade dele e não leve essa falta em conta. Rezem por ele. Ave Maria, cheia de graça...
É realmente triste . Realmente triste e miserável. A impiedade dos homens 😞
Que O Senhor tenha misericórdia pela nossa depravação continua 🙏
Trezoitão é protestante no final das contas, só que não se coloca dessa forma. Mas todos argumentos são dessa vertente. Isso só cansa.
“Tá feliz, Lutero?” Rasta, 2024
Numa terra sem rigor, todo erro é permitido. Lamentável a situação intelectual do Brasil, ainda mais com a popularidade do UA-cam.
Que seu filho nasça bem e tenha abençoada vida, Lucca.Desejo melhoras à sua esposa. Abraços!!
"É OU NÃO É?" (x1000)
Peak Dyaletics
Duvida: Se ela é realmente virgem, então o casamento dela é nulo?! Já que não teve consumação..
Se não me engano, o ato é uma renovação das promessas de união do casal, não uma consumação, mas n tenho certeza, queria q alguem respondesse isso tbm...
Não precisa de relação sexual para consumação do casamento de acordo com a lei judaica, o que precisa é que os cônjuges passem pelos ritos, e o último é quando eles ficam sozinhos em uma sala, o que representa a intimidade do casal (isso ocorre na chamada câmara nupcial). Era comum, esperado, que esse fosse o momento da relação, mas esta não é a exigência legal para consumação. Além disso, em números 30 existe uma lei que permite que a mulher tenha um voto de abstinência durante o casamento, incluindo aqui abstinência sexual tb. Se um voto de celibato for tomado pela mulher e o homem não desfazer isso no dia que descobrir, msm casado o voto mantém a validade.
Saudade de ontem, quando eu não conhecia esse rapaz
O problema do Kogos é querer continuar uma discussão que não tem porque continuar, devido à falta de conhecimento teológico que o próprio 38tão afirmou que tem, então não tem porque debater. O que o Kogos queria era doutrinar o Renato durante o debate, assim como ele faz na maioria ou talvez até em todos os casos que ele se propõe a discutir um tema.
O argumento de engravidar uma mulher casada foi o melhor.
49:00 A virgindade perpetua de Maria e a castidade de Jose não muda o que passou, mas Atesta! Corrobora! com bem dito pelo Lucca, da testemunho, como todos que vieram em seguida, santos, mártires, milagres etc.. não mudam em nada o passado, mas comprovam que Santa Igreja é viva.
Primeiro, Deus abençoe sua família amigo.
Na metade do vídeo você mencionou que estava com medo de pegar pesado com o renato mas eu acho que você pegou foi leve. De que adianta admitir que tu não sabe nada de teologia se vai manter essa postura extremamente agressiva desrespeitosa na discussão? Independente de ser o >jeitão< dele, tinha q tomar um salve pra dar uma aquietada.
Que debate ridículo, que linguagem vulgar, como alguém acha que pode falar da mãe de Deus nesses termos?
Dopois o trêsoitão fez um vídeo pedindo desculpas pelos termos vulgares que ele usou para se referir a Santa Maria.
Kogos aí foi o verdadeiro exemplo do que é "jogar pérolas aos porcos". Palhaçada isso aí.
COSTUMAVA ACOMPANHAR O 38 ATE VER ISSO.
Meu Deus, que salada! Os cr misturando a todo momento validade e licitude, que agonia. Coisa básica, básica pra qualquer católico que tenha estudado o catecismo. Esse tal de Renato é um palpiteiro.
renato 38 é tipo ciro gomes da qual joga vários espantalhos e não responde a pergunta, um sofista!
Onde assistir um debate sério?
Que bizarro! Eu nem perderia tempo com esses dois ai.
Ninguém vem ao pai se não por mim. Nenhum católico acredita e pede intercessão de um santo, se este não estava em Cristo... Falta humildade em pedir orações aqueles que temos certeza viverem uma vida voltada a cristo, no caso os santos. Infelizmente a soberba aflige 38 tão.
O pecado original seria transmitido sempre que houvesse sexo ou apenas quando houvesse uma concepção?
Não sei a doutrina católica em relação a isso . Mas está escrito nos salmos assim: todos pecaram. Não há ninguém que faça o bem.
Ou seja isso incluir toda a humanidade. No todos . Apersa da doutrina católica ter outra concepção em relação ao que estar escrito.
Espero te ajudado😊
@@senhoritaalanis Acho que você não entendeu a pergunta.
@oliveira3444 Não é isso que eu tô perguntando. Mas todos pecaram, exceto Cristo e Nossa Senhora.
Respondendo tua pergunta: todo o concebido. Apenas me referi, assim como Santo Agostinho, ao modo ordinário pelo qual isso ocorre. (O sexo)
@ A pergunta é porque se a Virgem Maria tivesse feito sexo e tido outros filhos (claro que não teve), e o pecado original é transmitido para a prole e não no sexo em si, este não macularia sua natureza sem pecado. O argumento não me pareceu fazer sentido, por isso a pergunta.
Pergunta a um protestante o quê veio primeiro
A igreja ou a bíblia????? O quê veio primeiro os discípulos ( apóstolos) ou a igreja???? Jesus Cristo instituiu a igreja?????? ......pela resposta você sabe de onde vem a sua inspiração.....de DEUS''' ou do Mundo
27:11 Momento vergonha alheia
As pessoas que estavam próxima de satoshi para ele são mais importantes. De gênesis o que ele sabe é que a autoria foi em 2009. O versículo que ele sempre lembra: não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre blocos maiores e blocos menores, entre Adam Back e Roger Ver. Buscai primeiro entender long e sell, e tudo mais vos será acrescentado. É nisso que ele tá interessado.
Exatamente isso
Por que raios a virgindade perpétua de Maria é importante? Pode parece algo banal, mas é bem importante
A virgindade perpétua de Maria é de Grande importância, pois nela está a evidência do cumprimento da profecia anunciada por Isaías (Isaías 7:14), segundo o qual diz que o Salvador, Emanuel, viria de uma virgem. O fato de Maria ter permanecido virgem e não ter tido outros filhos além de Jesus representa a principal prova do cumprimento da profecia e de que Jesus seu UNICO filho é verdadeiramente o "Deus conosco" Emanuel.
Não é sobre defender Maria, mas defender o próprio Cristo
Não acredito nisso 😂😂😂
Se fosse vc no lugar do kogos n teria tanto debate skksskskssk rapidamente resolvido o cara claramente falou n sei é só explica vey
Rapaz Renato é sofista kkkk
Isso é papo de doido
os primeiros prostestantes respeitavam maria, como lutero. Mas esse cara nem isso faz.
Quem é protestante de verdade respeita Maria e reconhece que de fato ela foi uma mulher de Deus, oq não da pra concordar é com a tal virgindade perpetua, ja vi padre dizer que Maria era casada com Deus e vivia um casamento de faixada com Jose, tudo pra defender essa teologia sem base bíblica alguma.
Que Deus proteja a sua esposa e que ela melhore logo. Quanto ao vídeo, o 38tão só sabe de Bitcoin, de todo o resto ele é bem ruizinho
Não dá pra aguentar o 38tao
Nem o Lucca estava aguentando
Pera eu ouvi direito? Tu ta me dizendo que sexo no casamento é um ato de impureza? Vc só pode ta de brincadeira, digo mais, impureza é se casar e não consumar o casamento, para as leis da época, um casamento sem consumação era desfeito, olhando pelo lado da teologia católica e as leis da época, quem viveu impura foi Maria e Jose, a final tiveram um casamento sem consumação.
Pelo jeito tu não ouviu direito.
Esse Renato foi totalmente desrespeitoso com a Santa Maria.
Fala fala e fala mas não escuta.