A Fragilidade da Jornada do Herói: Um Estudo Sobre Corte de Espinhos e Rosas

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 вер 2024
  • 🌹Essa é a minha avaliação pessoal da saga “Corte de Espinhos e Rosas”! Espero que gostem de vídeos longos ;)
    ✨Encontre todas as teses, artigos e reportagens usados no vídeo neste documento: docs.google.co...
    📚Link para o Catarse e meu Clube do Livro, grupo no telegram, debates e muito mais está na bio!
    🎤Elenco de Narração
    Fernanda Baronne (@ferbaronne) como FEYRE
    Alexandre Maguolo (@alexandre_maguolo) como TAMLIN
    Erri Taek (@erritaek) como RHYSAND
    Davi Retfield (@daviretfieldoficial) como LUCIEN
    Claudia Ricart (@claudiaricart) como AMARANTHA
    Manuela Mota (@manuelamotaa) como VANESSA (criança)
    Claudia Ricart (@claudiaricart) como VANESSA (adulta)
    Alfredo Martins (@alfredomartins22) como STRANE
    Manuela Mota (@manuelamotaa) como LOLITA
    Davi Retfield (@daviretfieldoficial) como HUMBERT
    Lorena Lacerda (@lorenalacerdadub) como HERMIONE
    #dublagemviva
    #videoessay #acotar #booktube #booktuber #livros

КОМЕНТАРІ • 383

  • @thayanepoli
    @thayanepoli 3 місяці тому +233

    Eu so posso te parabenizar por ter tido a paciência, a coragem, a disposição de pesquisar, fazer as pontes, e trazer um TCC tão detalhado de coisas que eu pensei de forma rasa.

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +9

      Que bom q vc gostou tanto ❤❤

  • @josianefarias110
    @josianefarias110 3 місяці тому +156

    Umas das coisas que mais me pegaram no 2° livro é que quando somos apresentados ao círculo íntimo e a Amrem principalmente, parece que todo mundo é TÃO poderoso todo mundo é TÃO f0da e simplesmente ninguém peitou a rainha lá (esqueci o nome)
    Todo mundo é o ser mais poderoso que já existiu mas ninguém consegue fazer nada

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +17

      Exatamente!!!

    • @user-ub8qw5tv6f
      @user-ub8qw5tv6f 12 днів тому +4

      Amaranta; ela lançou uma maldição e "aprisionou" o poder dos grãos feericos. Amren tem poder limitado por sua forma humana, apesar de ser perigosa, seu grande poder esta contido, mas seria, teoricamente, possível manter Velaris em segurança. Cassim e Azriel são guerreiros não tem poder contra Amaranta e Mor é fraca se comparada a Rys, por exemplo e tmb ficou limitada magicamente por Amaranta; a limitação de poderio deles fica bem clara qndo caem nas mãos de Hybern.

  • @BeatrizOliveira-rs2gr
    @BeatrizOliveira-rs2gr 10 днів тому +17

    O que eu tiro dessa primeira cena do Rhysand é que ele tava agindo na maldade mesmo, mas que o alvo dele não era a Feyre, e sim o Tamlin. Ele sorri quando o Tamlin implora para ele deixar a Feyre em paz e parece muito satisfeito com isso - com exercer esse poder sobre ele. Não existia motivo nenhum pra ele fragilizar a Feyre dessa maneira além de atingir o Tamlin. Mais pra frente nos é contado que o Tamlin foi o responsável pela morte da mãe e da irmã do Rhysand, então pra mim faz sentido ele querer ferir o Tamlin emocionalmente nessa cena, esfregando na cara dele que ele poderia acabar com a Feyre, se estivesse com vontade.
    Sendo sincera, é um traço muito humano e faz ele ter uma personalidade muito forte - faz dele o tipo de cara que não se vinga porque não pode, mas que quer muito. O erro da SJM com o Rhysand (depois de todas as cenas polêmicas) foi tentar deixar ele bonzinho depois, martelando na cabeça da gente que esses traços da personalidade dele (o egoísmo, a malícia, a manipulação e etc.) eram só partes de um personagem que ele criou pra se "proteger". Se ela tivesse mantido a personalidade dele como era inicialmente, real e cheia de pontos negativos, esse casal seria muito mais fácil de engolir, porque: se a Feyre amou o Tamlin que foi controlador desde o início e "gostou" de ser encurralada pelo Caçador, por que ela precisaria procurar por desculpas pra ficar com o Rhysand?
    A resposta é que a SJM ficou com medo de escrever os personagens como eles são (cheios de traços negativos) por medo de não serem aceitos socialmente e decidiu contornar isso depois. Em uma hora, a Feyre não se importa com etiquetas sociais - ao ponto de ter um ficante - e na outra sente vergonha por ser ignorante a elas. Ela se excita ao ser colocada contra a parede pelo Tamlin/Caçador, fica com medo quando o Rhysand faz aquele lance do vestido e da tinta corporal com ela, e futuramente fica excitada outra vez quando o Rhysand põe ela sentada no colo dele e começa a passar a mão nela. Ela MATA um ser que ela sabia ser alguém - uma criatura pensante e com sentimentos - logo no começo, esfola ele, vende a pele e come a carne, mas tem pesadelos toda noite por esfaquear outros dois no início do segundo livro. A personalidade dela oscila tanto que chega a ser ridículo.
    O meu ponto é: a SJM percebeu que não tava escrevendo a Feyre como uma "menina boa" e tentou fazer de tudo pra mostrar que, se o Rhysand não fosse perfeito - altruísta, respeitoso, protetor, etc etc, a Feyre jamais poderia ficar com ele, porque isso não iria satisfazer a moral dela.

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  5 днів тому +2

      Adorei ler sua opinião sobre o assunto👀❤️

  • @gabriela_almeid
    @gabriela_almeid 3 місяці тому +70

    Vou falar poucas coisas aqui que eu anotei durante o vídeo.
    Eu acho que a Sarah “esquece” que dá tantos poderes pro tamlin e ela NUNCA mais usa nenhum deles depois de mostra-los pela primeira vez.
    Também tem algumas perguntas:
    - Como alguém tão forte com Tamlin e Rhysand não conseguem acabar com a Amarantha? o poder deles e principalmente do Rhys é muito enaltecido, mas não usado.
    - Se eles são tão fortes como dito, porque nenhum deles derrota nenhum dos vilões que aparece?
    - Como do nada Tamlin vira vilão? Sinto como se ele não tivessem nenhum motivo plausível pra ser ruim ao longo da saga, como se a Sarah quisesse que nós odiássemos ele e amassamos o Rhys então ela faz ele ter as atitudes ruins. As vezes parece que ele nem sabe o que faz.
    - Rhys nunca pediu desculpas pelas coisas que ele fez em sob a montanha, ele se justificou, mas nunca pediu perdão de fato (que eu lembre)
    - Os motivos da amarantha não são bons e ela morreu de forma muito idiota pra alguém tão poderosa.
    - Como o Rhysand consegue machucar tanto a parceira dele?? é falado no livro que a parceria é incrível e que ele não pode se ver sem a parceira e tudo mais, então como ele consegue machucar tanto ela no início?
    - O povo da corte dos pesadelos sofre por anos e ele nem tentar ajuda-los? só vai lá mostrar poder e assustar as pessoas .
    - E o povo de illyria?
    - Como Tarquin perdou a Feyre e o Rhysand tão fácil depois de ter sido roubado e enganado?
    - A Mor serve pra que?
    - Quem são os amigos da Feyre além dos amigos que já são do Rhys?
    Também percebi que nos próximos livros a SJM se perde na fantasia e fica somente com um romance bem mixuruquinha.

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +6

      Perguntas SUPER válidas!

    • @lorenarezende6235
      @lorenarezende6235 Місяць тому

      Achei que ela se perdeu dms, o primeiro livro não faz sentido com o resto da saga

    • @user-ub8qw5tv6f
      @user-ub8qw5tv6f 12 днів тому +1

      Vou tentar responder suas duvidas:
      - Como alguém tão forte com Tamlin e Rhysand não conseguem acabar com a Amarantha? o poder deles e principalmente do Rhys é muito enaltecido, mas não usado
      - Se eles são tão fortes como dito, porque nenhum deles derrota nenhum dos vilões que aparece?
      *Amaranta; ela lançou uma maldição e "aprisionou" o poder dos grãos feericos; feitiço quebrado qndo Feyre desvenda a charada e tnto Rys qnto Tamlin matam Amaranta
      - Como do nada Tamlin vira vilão? Sinto como se ele não tivessem nenhum motivo plausível pra ser ruim ao longo da saga, como se a Sarah quisesse que nós odiássemos ele e amassamos o Rhys então ela faz ele ter as atitudes ruins. As vezes parece que ele nem sabe o que faz.
      *Concordo em partes, mas a "beleza" de um relacionamento abusivo é exatamente essa, ele não começa como um. A Feyre foi morta sob a montanha e a vida calma e de dona de casa, que nao quer saber de problemas morreram com ela, e se voltar a estóra dela com Tamlin é isso que ele oferece desde o começo; ele quer uma dona de casa, Feyre quer trabalhar, seria essaa analogia. Comportamentos explosivos Tamlin sempre demonstro em pequenas atitudes desde o começo - as garras sempre presentes qndo ele se exaltava um pouco; Feyre sempre viu e se assustou com isso
      - Os motivos da amarantha não são bons e ela morreu de forma muito idiota pra alguém tão poderosa.
      *Amaranta foi enviada pra subjugar Prythian e pra Hybern poder assumir e recuperar a escravidão humana, ela ganhou o poder e ficou ali, aproveitando a conquista, tinha conseguido prender os poderes de seus inimigos e subjulga-los, torturava o assassino da sua irmã e boa parte do povo que estava com ele
      - Como o Rhysand consegue machucar tanto a parceira dele?? é falado no livro que a parceria é incrível e que ele não pode se ver sem a parceira e tudo mais, então como ele consegue machucar tanto ela no início?
      *Machucar? qndo ele machuca a Feyre, ele é o único que da suporte pra ela; lembre-se que eles são todos prisioneiros e subjulgados; como ele fala, ele fez o possivel pra ela ser uma chance sem se desmascarar. Tamln ez literalmente NADA
      - O povo da corte dos pesadelos sofre por anos e ele nem tentar ajuda-los? só vai lá mostrar poder e assustar as pessoas .
      * A corte do pesadelo não sofre, é quem eles são, eles são um povo mais sombrio; assim como a corte de otunal são um povo mais esquentado, são características deles e isso não é necessariamente ruim é só diferente
      - E o povo de illyria?
      * é um povo guerreiro, extremamente machista que vive entre as montanhas, ba parte foi aprisionada e serviu de exercito pra Amarantha
      - Como Tarquin perdou a Feyre e o Rhysand tão fácil depois de ter sido roubado e enganado?
      * Eles literalmente salvará a corte deles! Se eles não tivessem aparecido ele teria caído. Perdoado acho q é um termo mtu forte pra questão, a divida de sangue foi considerada paga, mas a confiança nao foi restaurada e nada foi esquecido.
      - A Mor serve pra que?
      * Mor, é a amiga que Feyre nunca teve e trabalha de emissária na corte dos pesadelos; sua função é em grande parte politica
      - Quem são os amigos da Feyre além dos amigos que já são do Rhys?
      *Nenhum rsrs, mas tmbnão houve tempo pra ela construi esse laço fora dali, ela ja chegou e a guerra instalou
      Não é minha saga favorita e acho q mta coisa podia ser melhr trabalhada, mas acho respondi suas duvidas

  • @carolsalu684
    @carolsalu684 3 місяці тому +94

    Terminando o video e concordo com absolutamente tudo que ela falou. Sim, a primeira vez que li amei, a sarah foi a porta de entrada para a romantasia, mas a medida que passava percebi incoerência.
    A feyre é uma das protagonistas com o enredo simplesmente jogado fora, a bicha é poderosa, mas nao serve para absolutamente nada depois do primeiro livro.
    O comportamento do mocinho que beira a vilão no início.
    O sistema governamental deles que nao faz sentido.
    O enigma mais idiota que ja li.
    O círculo íntimo que faz bullying com quem nao pertence a eles, e entre eles.
    O fato da autora se perder na própria narrativa, esquecendo ou desmentindo o que ela próprio inventou, vou usar o exemplo do Eris.
    1) Quando aparece deixa no ar que ele não passa de um macho escroto abusador.
    2) Que ele fez algo obrigado.
    3) Que nao é bem assim, estava ajudando de um jeito distorpe.
    4) Que talvez nao estava lá no dia. Kkk
    Cada livro a história vai mudando.
    A Feyre com o poder dos grão senhores e não usando um pingo disso e no final nem participando direito da guerra. A mulher nao conseguiu " matar" quem machucou o macho dela, precisou de ajuda.
    A corte dos pesadelos é algo que fico intrigada, como Rhys separou os bons e ruins? E as mulheres de lá que sofrem abuso ? E as crianças? Por que não mandar os bandidos para a prisão? E os inocentes?
    Outra coisa, a cidade dele verdadeira que tem um exército ( sem lei) praticamente, mas ele não pode mudar nada. Sendo que é o grão senhor mais poderoso.
    (Nunca vi ele exercendo de fato esse poder).
    O caldeirão que nunca é explicado, uma hora é só um bing ban, outra é um ser próprio que quer seus poderes. Ou, quer vingança?
    Meu filho o que você é
    O laço de parceria raro, porém, não tanto que tudo mundo é parceiro.
    A candidíase que a Feyre pegou na cena da tinta, querida vai no médico cuidar disso viu, é perigoso.
    Aquela Armen(esqueci o nome) que até agora nunca foi explicado o que ela é. O poder sendo basicamente um glitter no final e você que se vire para entender.
    A linha temporária também é confuso, no começo parecia época medieval, depois vitoriana e no final é moderna .
    Os vilões que são tudo genérico e mal usa o cérebro para pensar. O Az com o poder das sombras e sendo espião, mas também não explicado direito a extensão dos poderes.
    A Nestha que precisou sacrificar seu poder no final, dando a impressão que ninguém pode ser maior que o Rhys.
    O Tamlin que abandonou a corte dele a deus dará sendo que ela faz fronteira com o mundo humano, e poderia impedir conflitos.
    Os humanos com força para lutar contra seres poderosos, sem armas adequadas para guerra. E nada disso explicado.
    A cena " caliente" no meio da guerra com o povo gemendo de dor, e a falta de banho.
    As mortes dos vilões que são vergonhosas, parece escrito por jma criança do ensino fundamental.
    Poderia subir no palanque e falar por mais três horas das coisas desconexas, da fantasia nunca explicada, o fato que ela tá enchendo linguiça na série para aproveitar e fazer mais uma piscina na casa. ( Não julgo, mas falta coerência).
    E nem vou dizer o caso do Lucien que daqui a pouco aparece azul e o pai sendo um alien.
    E a representação de minoria? É lamentável.
    E o palenque que criaram para esse macho e o " casal" sendo considerado um dos " melhores" mostra que faz falta um relacionamento saudável para esses jovens comk referência.
    Pelo menos no dark a gente ja sabe o que espera e o protagonista é biruta.

    • @lannalima7805
      @lannalima7805 3 місяці тому +7

      😂😂😂😂 tirou as palavras da minha boca !!!! Quer ser a minha melhor amiga?

    • @carolsalu684
      @carolsalu684 3 місяці тому +1

      @@lannalima7805 Bora ficar no insta reclamando da incoerência e do fandom? Kkk

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +8

      Kkkkkkkkkk amg ADOREI sua análise viu

    • @carolsalu684
      @carolsalu684 3 місяці тому +1

      @@lannalima7805 bora kkk

    • @neptunviro
      @neptunviro 8 днів тому +3

      A cena " caliente" no meio da guerra com o povo gemendo de dor, e a falta de banho." como assim vei whaaat (nunca li)

  • @pessoaaleatoria136
    @pessoaaleatoria136 4 місяці тому +111

    Eu não acredito que vi um vídeo de quase 4 horas sobre um livro que eu não li e nem quero ler kkkk. Mas sério, essa é uma das melhores análises literárias que eu já vi no UA-cam. Geralmente, as pessoas falam de forma mais superficial sobre livros jovens adultos, mas esse vídeo destrincha detalhe por detalhe, eu amei isso. Deu pra ver que teve uma pesquisa absurda pra fazer o vídeo, com leitura de artigos científicos, estudo dos contos que inspiraram, comparações com outros livros, toda a parte da análise da estrutura narrativa, etc. Que vídeo absurdo, parabéns!Já quero ver a análise dos outros livros da série!

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  4 місяці тому +12

      Simmm deu muito trabalho! É uma honra vc ter gostado tanto assim 💖❣️💖❣️

  • @ni1473
    @ni1473 3 місяці тому +83

    Na parte sobre o calamai, outra coisa que eu percebo é q no primeiro livro tem MUITA fantasia, e que na corte primaveril eles vivem de uma forma mais """primitiva""", com todo o ritual do caçador e da donzela, o tamlim ficando irracional, parece muito primitivo, enquanto na corte noturna parece que eles vivem em São Paulo, quando era de se esperar que provavelmente teriam rituais desse tipo, pq na corte primaveril precisa renovar a magia da primavera, e nas outras cortes não??

  • @lina-zh6xy
    @lina-zh6xy 3 місяці тому +57

    Tenho uma opinião parecida sobre o Rhysand.
    Ele não se diferencia tanto do Tamlin na questão do abuso, mas o Tamlin foi algo que a autora quis que expor como abuso, já com o Rhysand não.
    É perceptivel que o Tamlin é abusivo. Ele agrediu a Feyre fisicamente e emocionalmente, e em todo momento do livro isso ficava claro, mas o Rhysand cometeu esses mesmos atos com "justificativas" da autora, como se a todo momento aquilo fosse porque ele simplesmente amava a Feyre. Eu me questiono se o amor te leva a mentir sobre a própria morte da sua parceira.
    Eu percebi que a SJM fez questao de deixar claro como o Tamlin traumatizou a Feyre a ponto de ela se recordar de tudo, mas com o Rhysand não teve nada aprofundado.
    Além do abuso físico, emocional e sexual, o Rhys dá essa falsa liberdade para a Feyre (como mencionada no vídeo) durante os livros. São sempre frases sobre ela ter poder e direito de fazer suas escolhas, mas se analisar algumas partes do livro, vê-se que as pessoas apenas respeitam e obedecem se o Rhysand concordar. Quando ele contou sobre a gravidez que mataria a Feyre, todos os subordinados do Rhysand esconderam isso dela, até o Cassian que se dizia tão próximo dela. Ademais, isso mostra muito sobre esse controle que ele quer ter sobre a própria parceira que ele diz ter liberdade para fazer suas próprias escolhas durante o segundo livro.
    Por fim, eu vejo o Rhysand como um homem abusivo exatamente como o Tamlin, mas só um deles acabou sendo romantizado até o fim. Um homem que é a personificação de feministo mas não faz nada para ajudar as mulheres que estao sendo abusadas todos os dias em sua própria corte, mesmo que a SJM force tanto que ele é o grão senhor mais poderoso e inteligente. Honestamente, acho bem feio ver mulheres, que sabem muito bem como funciona assédio e outros tipos de violência contra mulheres, acreditarem nessas "desculpas" para justificar os atos de um abusador, isso apenas por apego emocional ao personagem.

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +7

      MDS SIM!!!! Concordo com tudo q vc comentou aqui!!!!!!!!

    • @ruthlacerda5304
      @ruthlacerda5304 2 дні тому

      Essa tb é minha percepção com os livros da Sarah. Pra mim não tem "problema" trazer um par romântico que seja abusivo/tóxico quando a autora deixa o público ciente disso. Afinal, seria apenas um retrato da realidade. Agora ela coloca um cara com o mesmo comportamento do ex abusador, crítica o ex e coloca o outro num pedestal?!

  • @12121estrelas
    @12121estrelas 3 місяці тому +65

    É esse tipo de video de análise de livros que eu tanto procurava.

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +6

      Awwwntt!! Que bom q vc gostou!

    • @12121estrelas
      @12121estrelas 3 місяці тому

      ​@@ias_serafim Obrigada pelo o ótimo conteúdo ❤

  • @GiCasagrande
    @GiCasagrande 3 місяці тому +42

    Assisti a Review completa, e penso o quanto deve ter demorado para elaborar tão bem feita análise, te parabenizo por isso, ouviria muitas outras. Eu tenho uma simples teoria sobre Acotar, dado o histórico da Sarah como escritora, mas antes vou explicar de onde a criei: vimos que a Sarah veio de uma serie bem sucedida de livros, com muito mais politica que romance, que com certeza agradaria muito mais a Sanderson que Acotar quando o assunto é regras de magia. Quando pensamos no lançamento de Acotar e ultimo lançamento de tog, o tempo entre os dois implica em uma serie ja vendida. Tog foi panfletada como "Cinderella", para seguir essa linha, eu imagino Sarah escolhendo ao acaso qual seria a próxima história, pesquisando referencias e criando a leitura.
    Em muitas de suas entrevistas, ela diz que não "estuda" antes os personagens, e que não sabe o que vai acontecer, descobre enquanto escreve, o que explica muita coisa... eu explico isso como efeito Dunning-Krueger. Ao começar escrever uma autora desconhecida precisa se empenhar para impressionar, portanto, da o seu melhor na construção, estuda as linhas... quando se tem uma falsa noção de autoridade e não reconhece sua própria falta de conhecimento, não preciso dar o meu melhor. Assim nasce Acotar: um livro com menos construção de mundo, menos política e mais personagens "badass" e homenzarrões gostosos.
    Entretanto, existe algo chamado "rigidez cognitiva", a rigidez cognitiva faz você se manter fiel ao que você escolheu ser, ou acredita que é, a preencher lacunas com o efeito "clique zum", que todo ser humano vem de fábrica - ou é culturalmente instalado - , exemplo: caro = bom, e aqui podemos aplicar diversas coisas que nosso cérebro preenche apenas para economizar energia, e ela funciona nesse livro a partir do momento em que assumimos muita coisa = assumimos que Rhys é bom, assumimos que Tamlin estava consciente no Calanmai, assumimos que Feyre esta em pé de igualdade com ambos.
    A China na segunda guerra se utilizou disso com soldados capturados, ao invés de tortura-los por informações ultra-secretas, os fazia concordar com micro afirmações: "mas voce acha o Estados Unidos perfeito?" , "o sistema de pagamento é justo?", entre outras muito criativas artimanhas, que resultavam em muitos presos "virando a casaca" e colaborando muito mais, pela tendencia de continuar concordando com o que disseram previamente. Em outro exemplo, dois grupos de moradores foram estudados, no primeiro perguntaram se poderiam colocar um outdoor enorme no seu jardim sobre direção responsável, a maioria disse não, mas no segundo grupo uma semana antes de receberem a pergunta, assinaram um formulário concordando com a afirmação de que se consideravam pessoas preocupadas com as outras e pessoas solidárias, 70% desse grupo autorizou o outdoor, pela tendencia de acreditar que - agora - eram dotados de um senso de comunidade, deveriam colaborar com ela.
    Mas a rigidez cognitiva atua contra, por exemplo, quando oferecem cursos absurdos, ou capsulas que resolvem problemas impossíveis muito distintos, mas existem milhares de pessoas que confiam cegamente, ainda que vejam EVIDÊNCIAS, que não funcionaria, o cérebro tende a ignorar e justificar dali para frente o que escolheu, como a Vanessa diz em - "precisa ser uma história de amor". Ou seja - o que da mais trabalho? Aceitar que vivi uma vida de abuso, ou que paguei um absurdo por um curso tosco, ou... vivi uma vida de amor e consentimento e esse curso vai sim resolver minha vida.
    Em resumo, é bem o que você disse, ela nos dá informações suficientes para preencher lacunas, e o livro acaba cumprindo o que ele promete ser = um entretenimento fácil e acima de tudo comercial. Por isso analises como as suas se fazem importantes, mas sabemos que devido a diversos motivos, e a rigidez cognitiva sendo uma delas, essas historias continuarão vendáveis a não ser que cometam um erro passível de não ser encaixado no "clique zum", um erro sem desculpas.
    Minha teoria é: Acotar é um livro comercial feito sob-medida para um contrato pré-estabelecido desde tog, com exigências especificas de mais romance e menos construção de mundo/politica, feito as pressas e sem estudo prévio, somente com uma ideia - quero uma releitura de a Bela e a Fera, e quero que ela fique com o vilão, por isso Rhys personagem precisa fazer o suficiente para que tenhamos noção de que ele é o vilão no primeiro livro, mas não nada "nitidamente errado" - que não gere uma discussão como a que temos hoje em dia em torno do tema. Ao longo do livro, acredito que Sarah não sabia o que fazer com o restante da saga já vendida, e então precisou desenvolver os outros personagens e é por isso que temos as oscilações e o efeito lupa.
    Enfim, gosto de pensar o que seria Acotar se tivéssemos uma escritora preocupada com a história, seus personagens e imersa em seu mundo. E acho que por isso tenho ainda tanto apreço pelo que foi criado, muito em parte pelo meu próprio imaginário preenchendo os espaços.

    • @marinahelal7342
      @marinahelal7342 3 місяці тому +1

      Achei muito bom o seu comentário

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +5

      UAU!!! Amei sua análise! Concordo com muitos pontos q vc levantou aqui

    • @neptunviro
      @neptunviro 8 днів тому +1

      Muito bom o comentário, e infelizmente essa tática de deixar para o outro preencher as lacunas me lembrou, primeiro, relacionamento abusivo, kkkkk, talvez conhecendo o histórico de como ela lança livros com capítulos extras eu possa dizer que ela tem um relacionamento abusivo meio passivo, com leitores? Segundo, me pareceu no mínimo oportunista. Mas é, na maioria desses livros o que mais falta é zelo com a história. O que, por sua vez, mostra como o sucesso não se trata de mérito, trata-se antes de quem uma grande editora escolhe pra patrocinar e de uma boa equipe de marketing.

  • @Helena-gp8gm
    @Helena-gp8gm 2 місяці тому +10

    Esse vídeo não é apenas uma resenha, mas sim um tapa na cara de muitos "romances" na atualidade,saiba que sua teoria no final faz total sentindo encaixou completamente com o tudo que já estava sendo trabalhado previamente,sendo assim, você ganhou não somente uma inscrição, ganhou também uma adimiradora do seu trabalho.(se você fizer um vídeo de 5 horas vou assistir)

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  2 місяці тому

      fico imensamente feliz por vc ter curtido tanto assim meu vídeo!

  • @liviacarvalho238
    @liviacarvalho238 3 місяці тому +54

    Essas foram as quase quatro horas mais significativas que eu já vi. Eu li esse livro quando tinha uns 18 anos no ensino médio, hoje na faculdade de psicologia vejo que uma releitura me abriria um lindo leque de possibilidades para análise. Mas assim foi impecável a sua resenha.
    Eu vejo que a Feyre é muito ambígua, até porque todos nós temos uma grande capacidade de mudar de opinião em questões de segundos, acho que a Sarah não pensou muito nisso em dar complexidade aos pensamentos da Fey, ela só foi escrevendo no embalo ( um adendo, só estou colocando o que eu vi só vídeo e me lembro ) A coisa da mudança de sentimentos rapidamente poderia ser simplesmente a Fey mascarando seu sentimento já que eu lembro - acho? - que ela sempre fala que queria ter uma família feliz, é o ciclo dos relacionamentos tóxicos e que a ligação com a família representava tanto pra ela, que mesmo que estivesse sendo tratada da forma que estava sendo ela não conseguia sair, acho que também pelo simples fato de que não sabia que havia outras possibilidades. A Feyre era autossuficiente, se ela escolhe-se sair ela viveria muito melhor. Mas a manipulação da mãe se enraizou tão fortemente que reflete em uma adulta de 19 que já tinha capacidade de escolher se queria ou não continuar naquela situação.
    Eu nunca achei o Rhys tão maravilhoso assim. Eu acho ele um tanto problemático, ele se paga muito de homem revolucionário, mas sinceramente... ele só é tão revolucionário para ter a Feyre do seu lado. Ele não faz nenhuma melhoria pra corte de pesadelos, tudo bem que o pessoal lá é ladeira a baixo, mas é as crianças que nascem lá? Estão condenadas sem chance de crescimento. O exército dele também, vivem em uma situação que com toda certeza daria pra ser melhoradas. As mulheres então que tem suas asas arrancadas. E ele dá a desculpa que não pode fazer nada. Mas querido você literalmente é o cara que manda em tudo. A ideia dele sendo Grão Rei pra mim é péssima. Ele não está conseguindo governar nem a própria corte, imagina o país inteiro. Acho que a melhor definição do Rhys pra mim é a de esquerdo macho, ele ludribiou a Fey passando uma imagem que vemos que não é bem assim que as coisas estão funcionando, só pra pegar a mina. A Fey tem uma falsa sensação de poder, isso é fato e eu fico muito triste. A Feyre é sim muito poderosa, mas a impressão que eu tenho é que o Rhys deixa ela brincar de Grão Senhora, pq no fim se ele não quiser aprovar algo que não gostou não vai. Em acosf quando nos vemos como o Rhys esconde algo que diz respeito ao corpo da Fey, que a gestação pode a matar é horrível.
    O círculo íntimo na visão da Fey parece ser ótimo, mas eles são aquele típico grupinho que se acham os alecrins dourados, os corretos e justos, os sonhadores, mas para o resto do pessoal não é bem assim não. Eles são maldosos, com todos de fora. Ex: Lucien e Nestha, tem coisas que acontecem e falas desnecessárias, que te dão a perspectivas do que eles pensam de fato.
    Acho que a Sarah faz muita merda, ela tem potencial par escrever personagem fodas, como já vimos antes. Mas algumas ideias que ela tem sobre feminismo, representatividade e gênero devem ser revistas urgentemente se ela quiser se colocar como uma escritora que escreve mulheres fortes, no final todas as protagonistas perdem o seu brilho. Eu sinto que ele não continua desenvolvendo a Feyre, ela é morta no momento que se torna mãe, perdendo a relevância dentro da história, isso é muito triste. Por mais que as futuras histórias não tenham a Feyre como protagonista, se ela é a Senhora da corte Noturna e realmente tem um papel de líder da corte pq a maioria das reuniões que demanda uma decisão só existe o Rhys lá dando a ordem final? Novamente a falsa sensação de poder que ele dá pra ela.
    Enfim, acho que posso falar de mais se tomar pautas se ler os livros novamente, mas seu trabalho foi impecável. A pergunta que fica é, vai ter análise dos outros livros da saga?

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +9

      Oieee anjo
      Então sobre Acotar eu acho q não 😅 só se vcs quiserem muitooooo mesmo!
      Mas meu próximo vídeo vai lançar já já! Espero q vc curta tbm viu❤

    • @marinahelal7342
      @marinahelal7342 3 місяці тому +8

      ​@@ias_serafimEu ia adorar se fizesse mais análises dos outros livros 😍

    • @anacatarinafariaduarte8668
      @anacatarinafariaduarte8668 2 місяці тому

      ​@@ias_serafimpor favor fala dos outros livros também ❤ adorei sua análise.

  • @xvztria
    @xvztria 3 місяці тому +35

    Eu comecei a ler a saga ACOTAR por causa de uma amiga que era muito fã e só continuei pra ter assunto com ela, então eu procurava não me aprofundar nas críticas para não entristece-lá, no entanto, quatro horas, e vc explicou com todas as palavras o que eu sinto por essa saga.
    A falta de construção do mundo; o escasso desenvolvimento de personagens; narrativas confusas e desrespeitosas; a comparação entre os relacionamentos da Feyre e a balança de poder desequilibrada; a falta de maturidade da protagonista e como a Sarah fazia ela encontrar a "felicidade", poder, através de um macho sempre me incomodou. É exatamente por esses motivos que eu não consigo me conectar com a história.
    A forma como a Sarah desenvolve as mulheres para haver um retrocesso por pura conveniência e idiotice:
    A personagem poderosa perder os poderes no final do livro pra ter uma vida tranquila com o macho dela (nestha) ou usar a maternidade como sinônimo de fraqueza (feyre)...
    Não quero entrar em detalhes de como ela fez a guerra com o vilão malvadão (que ninguém se importa) e como tudo se encerra (broxante), e a morte (que durou uma pagina) do Rhysand...
    é simplesmente RIDÍCULO!!!!

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +4

      Fico honrada de ter conseguido explicar todos esses pontos então!! Simmm inúmeros pontos em Acotar são difíceis de engolir, por assim dizer kkkkkkk

  • @mariajuliamadanello3629
    @mariajuliamadanello3629 2 місяці тому +26

    Eu talvez não tenha entendido direito com quantos anos que a Feyre e a família se tornaram pobres, mas pelo que eu li e entendi isso aconteceu quando ela tinha oito anos mais ou menos, talvez isso tenha alguma relação com a construção de mundo, mas ela não deveria saber ler pelo menos algumas coisas desde os seis anos? Normalmente nós entramos na escola com seis ou sete anos, se até os oito ela ainda não era pobre, a Feyre teria que saber pelo menos um pouco e quando se sabe um pouco ela acabaria se esforçando para ler placas de estabelecimentos e outras coisas (normalmente é isso que crianças fazem quando estão aprendendo a ler). Também o fato de que as irmãs mais velhas dela terem tido mais tempo para que se acostumassem tanto com a vida "rica" (não lembro se eles eram ricos ou apenas classe média) a ponto de serem inocentes e não aceitarem que a situação mudou e que precisam trabalhar para não morrer, dá a entender que elas tiveram uma educação para que aprendessem a ler e diversas outras coisas, até porque a Nestha tem três anos de diferença da Feyre, o que é eu acredito ser uma diferença grande em relação aos estudos, mas não grande o suficiente para que uma seja completamente Analfabeta e a outra fique agindo como uma garota rica.
    Outra coisa, a mais velha e a mais nova tem três anos de diferente (Não consegui achar qual a idade da Elain), considerando a idade que a Feyre e as irmãs tinham quando a mãe delas morreu, não era pra elas terem uma visão completamente diferente da situação delas, principalmente a Elain, ela deveria ser menos ignorante com a situação delas. É como se todos da família tivessem sido ricos durante vinte anos e tivessem se acostumando em terem tudo de forma fácil, enquanto a Feyre ainda era uma bebê e não fosse capaz de se lembrar de nada dessa vida anterior deles e todas as referências dela fossem de pobreza, negligência e luta constante para sobrevivência de sua família.
    Talvez esse texto tenha ficado confuso e talvez existam vários erros, então me desculpe, mas faz tempo que eu li os livros e estou morrendo de sono.
    Eu fiz esse comentário durante esse tempo do vídeo 01:23:23, então talvez eu não tenha visto algumas explicações e esse texto seja completamente inútil

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  2 місяці тому +4

      nossa vc trouxe pontos muito bons!!!

  • @LuanaSouzaBebeuaLua
    @LuanaSouzaBebeuaLua 3 місяці тому +16

    Já fui muito fã de acotar. Eu era jovem e sedenta por gostar muito de algo. Mas mesmo naquela época, é sendo muito fã de feysand na época, me incomodava MUITO as coisas que Rhys fez no primeiro livro, e como todo o fandom dizia que ele fez aquilo porque “precisava”. Tipo… NÃO. Foi violento, horrível, uma violência glamourizado, e em NENHUM momento tem um pedido de desculpa. A própria Feyre “entende” o que ele fez, e isso me parecia TÃO errado 💀
    Eu poderia falar muita coisa mais dos livros (a escrita pobre, a fantasia estranha e que não se sustenta, os personagens sem aprofundamento nenhum), mas você falou tudo no vídeo. Eu adorei, e gostaria de ver mais conteúdo como esse. Parabéns 🥰

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому

      obrigadaaaa! Sua análise tbm é MT boa

  • @fernandaguimaraesmendestel2298
    @fernandaguimaraesmendestel2298 4 місяці тому +30

    Primeiramente gostaria de agradecer a dedicação por esse vídeo incrível e tão bem editado e trabalhado , ficou divino . Queria dizer que tbm te acompanho desde o início pelo tik tok e que por influência sua comecei a desenvolver um senso crítico melhor sobre essas obras . Quando li acotar pela primeira vez eu já estava na faixa etária certa quando ainda não existia corte de chamas prateadas e a idade indicativa era apenas 16 anos , se não me falha a memória eu tinha 17 . Meu eu de 17 anos quando vi sobre essa saga aleatoriamente no Instagram estava sem ler a muito tempo e me passou pela cabeça que essa seria a melhor saga para retomar a leitura , já que na época o hype dela tava estrondoso. E eu quando li simplesmente amei , achei a melhor saga do mundo , que o romance era incrível, que Rysand era o meu ideal perfeito de o que o protagonista e um interesse amoroso tinha que ser , tanto pra protagonista, tanto pra mim . Detalhe , ganhei acotar de presente de aniversário de um ex namorado com a qual eu vivi um relacionamento super tóxico . Porém na época achava meu atual bastante parecido com Rysand. Não em questão de idade , mais em questão de experiência e ter tido uma vida difícil e enfrentar problemas. Passado alguns anos reli acotar já não estando mais em um relacionamento e comecei a reparar nessas coisas que você pontuou .
    Sara j. Mass ludibria seus leitores a acreditar que Feyre é uma mulher poderosa e que se impõe sobre seu relacionamento quando ela não se impõe. Feyre se torna grã senhora por que Rysand quis passar o título pra ela ,e por que ele fez isso ? Por que a autora queria por que queria colocar Rysand em uma posição onde ele é melhor que o Tamlin, onde as coisas que o Tamlin fez são abomináveis , quando na verdade o peso das ações de ambos são iguais . Ela tinha sempre em mente o Rysand como interesse amoroso principal , masss para fazer aquele romance ser crível por nós , ela teve a brilhante ideia de usar justificativas fraquíssimas para as ações do Rysand, ela literalmente apelou pro emocional de que , ele estava na posição de proteger sua corte inteira e que a Feyre por ser a única "chance " da sobrevivência se todos ela tinha que pagar o pato . Então qualquer um que estivesse no lugar da Feyre passaria pelas mesmas coisas . Fez o Tamlin se tornar um agressor de um jeito que nós abominamos por que , Ah , uma mordidinha quando ele não estava "em perfeita consciência e não podia se responsabilizar passa , eles não vão ligar " . Realmente, muita gente não ligou , eu da primeira vez não liguei . Mas aí quando ele joga uma mesa na protagonista com magia no segundo livro sem a desculpa esfarrapada de que não estava no controle das próprias ações, nossa , aí sim não pode , vamos odiar esse personagem e enaltecer um outro , que fez praticamente as mesmas coisas ou até piores , por que ? ?? Por que ele é bonito ? Por que agora ele decidiu que vai ajudar ela ? Por que era uma máscara que ele usava de cara mal pra proteger uma linda cidade encantada e não intencionalmente tem como a principal referência a arte , uma coisa super importante para a Feyre ? Ambos eles são péssimos , ambos foram abusivos . É incrível como ela para enaltecer outros personagens, descaracteriza o que ela já havia anteriormente apresentado . Por exemplo, Lucien , descrito no primeiro livro como uma raposa audaciosa que gosta de flertar e é encantador e faz aliança com a Feyre e se tornam bons amigos. Mas quando Lucien não cabia mais na narrativa da protagonista transformou ele de sarcástico para depressivo do nada , e nos apresentou Cassian , que tinha quase as mesmas características do Lucien e passou a ocupar a posição de amigo e conselheiro.
    Atualmente tenho 20 anos e vejo acotar como uma linda pauta para minha faculdade de direito por que posso citar milhares de crimes cometidos pelos queridos interesses amorosos que a Sara jogou ali uma aparência bonita , um poder mais ou menos , e " uma voz que fez meus ossos estremecerem ".
    Adorei a comparação com os últimos livros que você citou , faz total sentido. Pq cá entre nós , 538 pra 19 é equivalente a 30 pra 13 . Caramba eles viveram séculos , séculos , e vai se apaixonar justamente por meninas humanas com a idade mínima pra ser normalizado o relacionamento? Não faz sentido.
    Gratidão pelo vídeo maravilhoso, mal posso esperar para os próximos e me perdoa o tamanho do comentário . Pensando seriamente e doar meus livros de acotar pq jamais vou conseguir ver esse livro com os mesmo olhos .

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +5

      Oieee
      Sinta se sempre livre pra fazer comentários quão longos vc quiser!!
      E sinto muito pelo oq vc passou e fico aliviada de q conseguiu sair desse tipo de situação!
      ❤fico feliz tbm por vc ter curtido o vídeo e principalmente por ter me acompanhando desde o começo na minha jornada com a internet! Espero q meu conteúdo ressoe com vc por muito mais tempo ainda❤❤❤

    • @thayanepoli
      @thayanepoli 3 місяці тому +5

      Nossa, tu citou exatamente o ponto que me pertuba sobre o Lucien! Ela fez exatamente isso!

  • @YouKey_
    @YouKey_ 12 днів тому +5

    Eu li recentemente a série inteira de livros, influenciada pelo TikTok, preciso dizer que meu TikTok tem muito romance e fantasia, livros que eu considero “leituras onde eu não preciso pensar muito”, então ACOTAR sempre estava sendo listado como o maior romance da atualidade, Crepúsculo dessa geração. Eu não entendia por quê eu me incomodava com a história, eu percebi a discrepância da fantasia, mas normalmente o romance sempre me pegava (sou de coração mole), mas algo sempre me incomodava nas relações da Feyre com Tamlin e com o Rhys, tentei afogar e pensar que era só porque eu não gostei da fantasia e isso tava “vazando” pro romance.
    Obrigada pela sua resenha, me deu muito o que pensar. Percebi que o meu incômodo com os 4bus0s que a Feyre sofreu sem nenhuma retratação decente me fizeram pensar em Manacled também. E a sua teoria final me deixou no chão, mas concordo.

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  12 днів тому +1

      Fico muito feliz por ter conseguido verbalizar ideias com que vc se identificou!

  • @lenitaalves5757
    @lenitaalves5757 4 місяці тому +20

    Venho tentando ter uma leitura mais crítica com os livros que eu leio, e simplesmente amei seu video, me trouxe formas diferentes de ver a escrita

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  4 місяці тому

      Aaaa q bom q vc gostou anjo❤

  • @gaabypraadoo
    @gaabypraadoo 3 місяці тому +19

    mano, essa questao dos poderes eu nunca tinha notado
    parece que todo mundo tem os poderes de todo mundo kkkkkkkkkkkkkkkkkk e mano, como eu nunca reparei nissooooooooo

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому

      Kkkkkkkkkk amg eu tbm n notei de primeira!!!! Só quando estava fazendo esse estudo e analisando cada detalhe q percebi!

  • @anabeatriz-kd8vn
    @anabeatriz-kd8vn 4 місяці тому +17

    Eu não li e já não tinha muito interesse por algumas polêmicas da autora, depois desse vídeo eu tenho certeza de que nunca vou querer ler nada da Sarah J Maas. Me arrisco a dizer que me senti menos insultada como mulher lendo As Crônicas de Gelo e Fogo (e olha que foi algo bem difícil para mim).
    Falando de coisas boas essa é com certeza uma das melhores, se não a melhor, analise de um livro que eu já vi, você é muito inteligente e sensata, eu estou muito admirada!

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому

      Fico mt feliz em ler q vc gostou da resenha!!!!💖❣️

  • @lalalanddi
    @lalalanddi 3 місяці тому +55

    A minha impressão é de que a Sarah escreveu e não revisou. Tem tanta ponta solta, que me pergunto se ela considerou que os leitores fossem apenas aceitar, ou ela mesmo não sabia o que estava fazendo. Parece os rascunhos dos meus livros inacabados, sem pé nem cabeça. Aí vem o questionamento: será que é tão difícil assim ser best-seller? KKKKKKKKKK

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +12

      Simmm tem MUITAS falhas q eu consigo ver q poderiam ter sido facilmente resolvidas se alguém da edição tivesse apontado

    • @pamelabaldez4341
      @pamelabaldez4341 2 місяці тому +7

      Na minha cabeça ser best seller é mais uma questão de nascer e ter acesso às pessoas certas do que qualquer outra coisa.

    • @neptunviro
      @neptunviro 8 днів тому +1

      Best seller Fourth wing prova que é sobre equipe de marketing e sobre quem as grandes editoras querem patrocinar, não é sobre mérito, disso tenho certeza.

  • @loucosporseries7548
    @loucosporseries7548 3 місяці тому +24

    Mano o lance de não se aprofundar nos poderes é muito real. A gente até hoje não sabe o que realmente o poder da Mor faz, não sabe o que foi que a Nestha realmente arrancou do caldeirão e a coitada até já perdeu o poder antes de descobrir, a Feyre até hoje não descobriu tudo o que pode fazer, ela só usa o poder que ganhou do Rhys e tamlin e não o das outras cortes e por aí vai...

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому

      SIMM

    • @jaquec9
      @jaquec9 18 днів тому +1

      Eu achei incrível que parece que a própria SJM não teve paciência de desenvolver o poder da Nesta, mas paciência kkkkkk

  • @_Khalysta_
    @_Khalysta_ 3 місяці тому +13

    Simplesmente adorei o estudo, meus parabéns pela paciência e dedicacação de ter lido essa saga (Eu mesma já larguei de mão)
    Eu concordo com tudo, você pontuou coisas que eu nem havia notado (tipo ela ter sentido ciumes do Tamlin no Calanmai ao inves de empatia, já que é dito que ele é forçado a fazer isso)
    Eu tenho a teoria de que nem a autora sabia o que tava escrevendo, é nitido a mudança brusca nas atitudes e personalidade dos personagens (principalmente Tamlin e Lucien)
    Um ponto que eu vi em um post do Tumblr, é como no segundo livro, Rhysand faz a Feyre pensar que na primeira vez que eles se viram, ela se sentiu atraida por ele, sendo que é descrito o desconforto dela na situação.
    Sobre o Calanmai novamente, eu sempre interpretei que eles eram possuidos, não só o Tamlin, como todos que participavam do Calanmai, porém a magia era mais forte nele por ser grão senhor e pra mim é um enorme furo de roteiro o Lucien ficar no lugar do Tamlin no terceiro livro.
    Sobre o passado do Tamlin e da Amarantha, é dito que ela é bem mais velha e que ela era amiga do pai de Tamlin (no segundo livro Rhysand fala que ela abusou mais dele e da corte noturna por ele ser resposavel pela morte do amigo dela, o pai do Tamlin) que ela ficava atrás dele desde que o viu pela primeira vez, em uma reunião antes da guerra estourar e como o Tamlin era jovem demais para lutar na guerra (Amarantha alisiadora de menores)
    Quero muito saber sua opinião sobre a hipocrisia do fandom em relação ao Tamlin e Rhysand, já cheguei a ouvir absurdos dos defensores do Rhysand sobre o que ele fez com a Feyre sob a montanha, como "ele não tinha nada com ela quando fez isso", "Ele só tocou na cintura e nos braços dela", "Era o unico jeito de manter a Feyre viva" entre outros, o engraçado é que se você tentar usar essa mesma logica pra defender o Tamlin por ter prendido a Feyre na mansão e por vender Prythian, te chamam de defensora de abusador.
    Mas enfim, meus parabéns de novo pelo video, pela coragem e paciência, eu tinha começado a odiar Acotar (por causa do fandom e das polemicas da autora) ainda não acredito que fiquei 3 horas vendo o video, você explica muito bem, espero que faça mais videos no futuro.🥰🥰

    • @_Khalysta_
      @_Khalysta_ 3 місяці тому +6

      Minhas dúvidas sobre essa saga.
      Por que a Amarantha não se aproveitou do Calanmai pra deitar com o Tamlin? Que era o que ela mais queria.
      Por que o Rhysand não deixou o ódio pelo Tamlin de lado um pouquinho e se aliou a ele, já que ele notou que Tamlin não gostava da Amarantha?
      Por que mesmo não gostando da Amarantha, Tamlin foi naquele baile onde ele perdeu parte dos poderes?
      Por que mesmo tendo a habilidade de entrar e controlar a mente dos outros, Rhysand não entrou na cabeça da Amarantha pra saber o que ela estava planejando, já que ele não confiava nela?
      Por que ele não tentou controlar a Amarantha, já que ela tinha dado mais poderes para ele do que para os outros grãos senhores?
      Por que o Rhysand deixou a Feyre enviar aquela carta pro Tamlin, ele não pensou na possibilidade de que Tamlin não acreditasse na carta que Feyre enviou dizendo que estava bem, mesmo sabendo da reputação que ele tem de controlar a mente das pessoas.
      Isso sem contar que o Tamlin (até onde eu me lembre) ele era uns dos poucos que sabia que a Feyre era analfabeta e do nada recebe uma carta da mesma (que eu tenho certeza que deve ter sido uns garranchos impossíveis de ler)

    • @_Khalysta_
      @_Khalysta_ 3 місяці тому

      Isso é só o que eu lembro agora

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +3

      Genteeee eu n tinha notado essa dinâmica entre Tamlin e Amarantha!! Teria sido um ponto muito válido para trazer no vídeo também! Curti muito essa sua avaliação!

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +1

      @@_Khalysta_Muito válido!!!

  • @kalineliramelo2886
    @kalineliramelo2886 3 місяці тому +10

    Meu Deus, eu amei isso .
    VOCÊ É INCRÍVELLL ❤
    Já quero de "O príncipe Cruel " 😂❤

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +2

      aaaaaaa q bom q vc gostou do vídeo!!!

  • @yriskarvalho5197
    @yriskarvalho5197 3 місяці тому +11

    Simplesmente impecavél, foi a melhor resenha que já assisti!! você foi grandona, tá de parabéns, espero um dia ter esse olhar critico para os livros como você tem.
    A minha experiência com Acotar: por muito tempo foi minha saga de conforto, eu li durante a pandemia e em uma fase conturbada em minha vida, então eu tava tão apaixonada e envolvida pela história que não percebi esse tanto de erro, sem contar que eu não tinha a maturidade e a experiência que tenho hoje com livros de fantasia/romantasia, não foi o primeiro livro de fantasia que eu li, mas foi o que fez eu me apaixonar por esse gênero e buscar livros sobre.
    Quando começou a se falar das problemáticas da saga, eu simplesmente ignorei pq era "apaixonada" pela saga e eu tentava justificar as atrocidades do Rhys pq também era apaixonada pelo personagem, com o passar do tempo fui percebendo como tudo tava errado e hoje concordo com tudo que você falou, em todas as palavras e detalhes, com sua resenha pude abrir meus olhos para a saga, pq eu ainda tentava passar pano, mas agora, nesse instante, o véu que cobria meus olhos sobre a saga foi tirado e eu to besta como o quão essa saga é problemática e mal escrita, então espero que a cada dia eu me torne mais critica para a leitura, para que não "caia" no hype de um livro e me apaixone por ele perdidamente a ponto de negar as suas falhas.
    Grata pela sua resenha e continue seu trabalho pq é muito bom.

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому

      Aaaaaa que bom q vc gostou do meu vídeo!!!!!❤️

  • @airesamorim9353
    @airesamorim9353 4 місяці тому +24

    Sim gostei muito de Acotar, me tirou da ressaca, mas eu simplesmente amei essa análise, e concordo com todas as questões citadas, é isso gente KKK uma coisa não tem nada haver com a outra

  • @luahmia1010
    @luahmia1010 3 місяці тому +9

    Esse com toda certeza foi o melhor vídeo de resenha de livro no qual eu já assisti, eu não costumo me interessar pois muitos não falam sobre pontos tão importantes quanto você retratou.
    Assisti até o final e com toda certeza irei assistir novamente para ter a total certeza de que consegui captar cada detalhe do que você falou.
    Bom, após assistir até o final, o livro me trouxe a sensação de que Feyre é a vítima do abus0 que não faz ideia da proporção e do que está realmente passando, ela sente tristeza e dor e raiva mas não tem tanta certeza do que e há momentos que ela acaba transformando isso em culpa e isso se torna um impeditivo para várias decisões.
    Uma vez eu li que o cérebro não entende o que é o certo e o errado, que ele apenas reconhece situações pelos quais passamos na vida sem saber que aquilo é errado, e quando você passa por aquilo novamente ele trás a sensação de “eu já passei por isso então está tudo bem”, essa explicação foi usada do pq sentimos aquela “paixão” avassaladora pelos caras “errados”, não é pq eles são legais ou que podem trazer sensações nas quais vc nunca sentiu, pelo o contrário, é pq o seu cérebro identificou certas ações e palavras pelos quais você já passou, e depois dessa análise eu fui capaz de perceber que foi esse o motivo de eu ter me “identificado” com o livro, foi por ter passando ou sentido tanta coisa que certos personagens passaram e sentiram, imagino se isso também não acontece com as outras pessoas que se “identificaram” com o livro, não é pq ele é bom pq ele não é kkkkk mas pelo fato de ler certos abus0s e ter aquela sensação “eu sei bem como é”.
    Assim como eu realmente me identifiquei com o livro “minha sobrinha Vanessa” pois há coisas que eu realmente vivi, a Sara não é uma boa escritora, ela só trás a tona abus0s nos quais muitos não fazem nem ideia que são abus0s mas que já passaram por isso, assim como as mídias fazem, de tornar o abus0 como algo insignificante e normal para a sociedade mesmo as vezes não sabendo que está realmente fazendo (mas tbm pode ser intencional, nunca se sabe)

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +2

      Nossa!! Sua análise tbm é MUITO boa!!

  • @ronifernandes2400
    @ronifernandes2400 3 місяці тому +12

    Tão escutando o som da minha mente explodindo daí? Nossa, nunca tinha pensado dessa forma, parece um mundo novo se abrindo

  • @adriele158
    @adriele158 3 місяці тому +15

    Arrasou muito na análise, trouxe sua perspectiva e explicou maravilhosamente bem, Acotar foi minha porta de entrada nas sagas de fantasia e minha saga favorita por muito tempo, não percebia os absurdos que tinha, a Sarah se perdeu na escrita a muito tempo.
    Amei o vídeo, aguardando os próximos ❤

  • @Leticia10976
    @Leticia10976 3 місяці тому +15

    Achei a resenha perfeita!!!
    Uma coisa que sempre achei muito estranho é a personagem da Mor, desde os poderes dela e da família que é descrito apenas como o "poder da verdade" mas nunca é explicado o que de fato é esse poder, ela consegue ver se os outros estão mentindo? Consegue fazer com que as pessoas acreditem em tudo o que ela fala? Parece que a própria autora jogou esse poder em algum momento e esqueceu que ele existia de tão confusa que são as regras da magia nesse universo.
    Toda a história dela com o Cassian e o Azriel também é péssima, o pior é que diferente da Feyre, Nestha e Elain que são muito novas e estão lidando com caras muito mais velhos (e eu nunca vi forma de amenizar esse fato, pra mim só vai deixar de ser estranho essa diferença de idade tratada como algo normal quando elas três também chegarem á uma idade mais avançada e tiverem pelo menos um terço de "experiência de vida", por assim dizer, dos seus parceiros), a Mor no momento do livro que nos é apresentado o que aconteceu entre eles, já não é tão jovem, a impressão que ficou marcada em mim é que ela não amadureceu nada desdá época que a confusão aconteceu até o momento da história do livro. Nem ela, nem o Cassian, nem o Azriel pra dizer a verdade.
    Toda essa coisa do Rhysand sempre falar que ela tem o controle da situação e que ela é tão poderosa quanto ele e apresentar ela como uma grã-senhora com o mesmo status que ele cai por terra quando ela fica grávida e resolve sozinho que ela não vai saber que é uma gestação de risco.
    Existe um outro ponto dessa gravidez que vale a pena ser discutido, mas antes uma breve contextualizada: Tem uma parte da saga que a Feyre critica a educação dos machos na corte primaveril comparando o fato que o Lucien não ajudou ela a ir contra Tamlin quando viu que ela estava definhando presa na mansão com o fato, que ela tirou da cabeça dela, de que se o Rhysand prendesse ela em casa e não visse que isso estava fazendo mal a ela o Cassian ou o Azriel iriam contra a ordem do Rhysand pra ajuda-la, voltando para a gravidez de risco, quando o Rhysand ordena que ninguém fale nada, ninguém fala nada realmente, nem eles nem a Mor ou a Amrem. Então assim ???, ela não tinha a mesma autoridade que ele na corte noturna? Porque eles esconderam uma coisa que poderia levar ao fim da vida dela por ordem do Rhysand? Isso mostra que mesmo ela sendo grã-senhora, ainda que o Rhysand que vai ter a palavra final, parece pra mim que esse título é só pra mostrar que o Rhysand deu a Feyre algo que Tamlin não deu.
    Pelos diversos tiktoks que eu vi e outras coisas do gênero o fandom de acotar discute muito sobre essa gravidez né, se o Rhysand devia ter contado pra Feyre o que ele estava acontecendo ou se ele fez a coisa certa, na minha opinião ele devia SIM ter contado pra ela, esse papinho de que ele não contou para evitar o estresse nela pra mim não cola. Pra mim tudo depende de como essa informação é apresentada, e é óbvio pra mim que seria bem menos estressante pra Feyre se o parceiro e a médica apresentassem esse risco pra Feyre com calma, no conforto da casa deles, já viessem com recomendações de autocuidado e etc do que esse risco ser dito pela Nestha (personagem que a própria autora já disse muitas vezes que maltratou muito, ab*sou muito da irmã mais nova) de uma forma nada delicada, desrespeitosa com a situação e tão rude que quase fez a Feyre perder o filho. Achei essa atitude da Nestha horrível porque mesmo que concorde que alguém devia contar para a Feyre deveria ser com calma e preocupação pra não acontecer exatamente o que quase aconteceu. A forma que a Nestha escolheu contar foi totalmente irresponsável e realmente poderia ter acabado em tragédia.
    Sobre as irmãs da Feyre e toda a trajetória das duas, acredito que a autora gostaria desde o começo que elas fossem personagens "cinzentas", que não fossem nem boas nem más, acho que ela queria essa humanização dos personagens exatamente pra não cair no conto da cinderela, só que foi tão mau escrito que as personagens não sustentam o que propõem, você acaba enxergando elas como uma hora do bem ou uma hora do mal, em nenhum momento da saga eu fiquei comovida com alguma coisa que essas duas faziam a ponto parar para pensar se elas eram mocinhas ou vilãs, e acho que personagens "cinzentos" bem escritos evocam esses sentimentos de não saber se ele é bom ou mal porque ele é os dois ao mesmo tempo, mas a Elain e a Nestha não conseguem isso, elas são só confusas
    Me perdoem se tiver algum erro, faz tempo que li os livros de acotar e só escrevi o que eu lembro que mais me indignou, é mais um desabafo do que qualquer outra coisa, sintam-se livres para contestar qualquer coisa, adoro conversar sobre essas coisas e estou aberta a críticas 😘

    • @venusasmr4914
      @venusasmr4914 3 місяці тому +3

      Uma coisa q tbm deve ser ressaltado sobre a gravidez da Feyre é q ela e o Rhys tem um pacto juntos. Se um deles morrer o outro morre. E sério q ninguém considerou q era melhor falar pra tentarem achar uma opção juntos, ate pq ela merecia saber, era a vida dela, ela deveria ter o controle e saber sobre . Mais tbm q se a Feyre morresse a corte perderia não um, mais dois Grão- senhores?

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому

      Adorei sua análise!

  • @isah3431
    @isah3431 Місяць тому +3

    Muito único, um tipo de vídeo que eu gosto de ver pra lavar louça ksksksk, muito relaxante, detalhado e crítico! Amei o estilo ❤

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  Місяць тому +1

      Muito obrigada!! Toda vez que precisar lavar sua louça, é só me chamar!🫡❤️ kkkkkkk

  • @lannalima7805
    @lannalima7805 3 місяці тому +14

    🤯🤯🤯🤯 genteeeeee!!! Sai meio traumatizada!!!!! Ja quero o próximo!!!! Faz muitooooo sentido!!! Ja li varias vezes e nas primeiras eu amei. Mas depois comecei a não gostar mais. O q me pegou muito é todo esse amor pelo Tanlim pra depois ele ser um "vilão ". Realmente as regras do mundo são muito convenientes para a história!!! A magia é abstrata d+ ! E sempre tive a impressão que a personalidade da protagonista muda para cada livro, mas na verdade ela nunca teve uma personalidade tão definida assim. O Rhys é "perfeito" d+ e não gosto q ele ressuscita! Era melhor n ter morrido ou ter continuado morto , síndrome do herói? Sim ou claro ? Eu tbm detesto as duas irmãs e não engulo a redenção delas ( nem a falta de vergonha na cara) . Tbm tive a impressão q os personagens são só corpos bonitos ocos (sem uma personalidade decente e q é por isso q são perfeitos). Odeio o fato de que sempre tem mais um vilão e mais um depois (Spoiler vai ter outro depois). Sem falar da falta de toda e qualquer representatividade.
    Amei a sua análise! Não conhecia os contos . E confesso que n tinha parado para prestar atenção nas falhas da magia e enredo ( tava distraída d+ como romance) .
    Me sentindo super mal por não ter pegado nenhum indício de abuso 😅.
    Conclusão: Sarah se acha deus e muda o universo dela quando bem entende , tapa tudo com romance e + coloca a moça em situações ruim e incomodas para forcar/ introduzir o tal "romance"

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +2

      Vc resumiu várias coisas em que eu acredito viu kkkkkk😂

  • @solfigueiredo1604
    @solfigueiredo1604 3 місяці тому +5

    (Comentando de novo porque terminei de assistir faz algumas horas e queria muito comentar)
    Eu adoro vídeos ensaios (video essays). Eu diria que é tipo de vídeo que mais assisto aqui na plataforma, mas sentia falta de algo sobre livros/literatura, pois ultimamente via que os conteúdos rápidos não supria meus desejos de conversar sobre determinado livro que li ou ainda irei ler. Ainda não consegui ser tão crítica nas minhas leituras, mas percebi que mais livros e artigos científicos leio, mais criteriosa estou ficando; seja na escrita, seja no universo que a autora está me apresentando e isso é realmente algo que estou amando. Sinceramente? Obrigada por existir, Ias... Seu projeto é algo que faltava no nicho literatura/livros. Já amava seu conteúdo no rede vizinha das dancinhas, senti realmente sua falta na minha FY, pois faltava (e ainda falta) criadores de conteúdos sobre livros com a mesma criatividade que você tem e nossa, quase 4 horas de vídeos... Tudo bem que dividi em 3 dias, mas parecia que estava numa vídeo chamada com meus amigos, cada vez que você vinha com algum fato histórico ou social, sempre respondia como se você conseguisse responder de volta kkkkk. Enfim, não desista e continua com esse tipo de vídeo, que venha mais 4 horas de vídeos... Ficarei aqui assistindo as 4 ou 5 horas de vídeo chamadas!
    Eu nunca tinha lido acotar, ou melhor, para não dizer que não li, eu só li até o 9º capítulo do primeiro livro. Então, não tinha como eu dissertar sobre, pois não tinha embasamento teórico para tal, porém todavia e entretanto... O Tiktok me fazia observar algumas citações que as pessoas colocava nos vídeos para indicar e fui coletando spoilers ali e acolá, então comecei a forçar opiniões de: O Rhys era (e ainda é) vendido como par ideal e para o público alvo, cuja faixa etária é adolescente... Aquilo era o sonho de qualquer adolescente menina (digo isso, porque caras assim também eram meu sonho ideal quando tinha essa idade), no seu auge dos 14/15 anos, que não sabe nada da vida e possivelmente são vítimas de caras mais velhos. E quando você veio com as reflexões nós 20 minutos finais, minha cabeça explodiu porque mesmo que nunca tenha lido, tudo o que eu pensava, de certa forma, fazia sentido. O que a SJM faz com o Rhys é igual com o Tamlin, mas como o Rhys seria par romântico da Feyre, então ela escreveu tudo por debaixo dos panos, demonizando as atitudes do Tamlin para enaltecer o Rhys. Sem contar que não tenho nenhum problema em, o verdadeiro par romântico da protagonista aparecer no finalzinho do primeiro livro e ser discorrido no segundo livro, mas a forma que a Sarah escreve meio que nos fazem engolir(?) as atitudes do Rhys.
    Dito isso, queria agradecer por ser minha luz nas minhas paranóias, por favor não pare...
    Sugestões:
    1 - Quero vídeos assim com os livros da CoHo e qualquer livro famosinho do booktok, porque realmente quero saber sua opinião e se algumas das minhas paranóias fazem sentido kkkk
    PS: Tenho certeza que irei assistir muitas vezes esse vídeo, porque era tantos plots twist que você me fez pensar e refletir, que assistir uma única vez não dar certo.

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому

      Aaaaaaaa que bom q vc gostou!!

  • @fernanda_kelly
    @fernanda_kelly 3 місяці тому +8

    Meu deus, que vídeo maravilhoso, me fez pensar tanto, me fez refletir muito e pontualmente me fez repensar no que eu li em qcotar, me fez entender o motivo de eu não conseguir me conectar tb, visto que minha personagem da vida é é a Katniss, eu queria uma feyre assim e não é nem de perto, eu estou tão ansiosa para os próximos vídeos. O link com os livros foi pintual e eu tb me fiz as mesmas perguntas ao longo do vídeo e nenhuma resposta. Dito isso, eu amo te acompanhar

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому

      Aaaa obrigada pelos elogios❤ q bom q vc curtiu esse conteúdo anjo🎉😊

  • @o_mirel
    @o_mirel 2 дні тому

    Não li Acotar e nem pretendo, o que me chamou a atenção pra esse vídeo foi o assunto narrativa, o que eu amo. Achei que partiria o vídeo em partes para poder vê-lo completo, principalmente por ser de uma história que eu não tinha curiosidade, mas acabei o vendo direto. Quase 4 horas passaram como minutos, não só pelo assunto que eu estava interessado, mas pela forma como ele foi composto e eu achei que seria uma injustiça não deixar um comentário, visto o trabalho e dedicação posta nesse vídeo. Seu conteúdo é ouro! Me impressionou do início ao fim pela qualidade. Parabéns, que vídeo incrível!

  • @lina-zh6xy
    @lina-zh6xy 3 місяці тому +7

    FAZ ANALISE DOS OUTROS LIVROS VOCE É ÓTIMA!!!!!!

  • @ray-tn5nq
    @ray-tn5nq 4 місяці тому +17

    Esse comentário pode ficar gigante mas eu simplesmente amei esse vídeo, toda a crítica do universo e a pesquisa foi impecável.
    Só discordei em partes na parte da família da Feyre, acho sim que é mal desenvolvido, mas entendi a visão da feyre sobre eles, eles não odiavam a Feyre (A Nestha talvez) mas negligênciavam ela e é disso que vem a descrição brusca da Feyre sobre eles, quando ela volta, essa raiva já havia passado e a Feyre pela primeira vez viu a sua família em uma situação diferente, e consequentemente sua visão mudou também. Pelo menos essa é minha visão.
    Agora um ponto muito importante que eu amei foi a questão do Rhys, Tamlin é abusivo e agressor, mas Rhysand tbm é só que a forma como a autora descreve ele tentando romantizar tudo o que ele faz a partir de acomaf, é simplesmente repulsiva, ele ainda é um egoísta e um abusador, mas mudou seu foco pra outra pessoa e essa pessoa é a Nestha. A visão dela em acosf sobre o Rhys e o círculo íntimo mudando tudo o que a Feyre tinha descrito foi muito bom pra mim.
    Agora sobre história, eu nn consigo ver como a Sarah saiu de Tog pra Acotar.
    Comparando a Celaena para Feyre a diferença é gritante.
    Celaena nunca aceitaria ser abusada e usada assim e depois ficaria com esse agressor, ela era por ela mesma e eu amo que no fim ela virou rainha mas o par romântico dela virou um consorte, alguém para estar ao lado dela e isso sim pra mim é um sinônimo de representatividade feminina.
    Inclusive em Tog, os personagens são muito mais humanos e críveis, Chaol é o melhor deles pra mim, ele e a Nestha pra mim são o mesmo personagem, mas diferente de Nestha, Chaol é muito mais humano na forma como age, ele nn é caricato e isso é muito positivo.
    No fim acho que a Sarah J Mass usou toda a habilidade fantástica dela em Tog e esqueceu disso em Acotar.
    Até a magia é melhor em Tog, pq estar em um mundo onde a magia inicialmente está extinta é um artifício bem melhor para desenvolver ela aos poucos. Ainda existe furos, mas o desenvolvimento é bem melhor na minha opinião.
    Amei a crítica e quero muito ver os próximos vídeos.

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +2

      Sua análise tbm é MUITO boa!!

  • @PRINCESA_BRUTALWWTPD
    @PRINCESA_BRUTALWWTPD 3 місяці тому +10

    Cidade da Lua Crescente 3 conta uma grande parte do passado de Prythian e ter as respostas é mais bizarro do que simplesmente quando a gente não as tinha
    Conta sobre a criação do caldeirão, de uma corte esquecida, etc...

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +2

      eitaaaa kkkkkk n sabia disso não

  • @paulavic_r
    @paulavic_r 4 місяці тому +9

    eu amei tudo, a edição, os fatos, a forma como vc fala, parece uma jornalista

  • @renariamacedo2531
    @renariamacedo2531 3 дні тому

    Vc me conquistou!!!
    Parabens!!! Que todas as leitoras de todos os livros possam ver a diferença entre abuso e passar pano pras essas merdas. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 PARABÉNS

  • @Malulu3434
    @Malulu3434 3 місяці тому +9

    Esse final me chocou pq faz muito sentido 😮😮😮

  • @mariaalicesalgadoreutersal7342
    @mariaalicesalgadoreutersal7342 3 місяці тому +7

    1:09:11 amo a escrita do sanderson, ele quebrou a minha regua pra avaliar os livros pq eu percebi o quão deficiente algumas coisas que eu li eram em comparação com o que poderiam ser, comparar o jeito que ele trabalha poderes, os personagens e a guerra com acotar evidencia muito mais os problemas da saga. adoraria ver vc falando de algum livro dele aqui.

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому

      Tbm quero analisar um dos livros dele no futuro! Vc tem alguma indicação de qual deveria ser?

    • @NivaldoLima-gb2my
      @NivaldoLima-gb2my 2 місяці тому

      ​@@ias_serafim Faz da saga Mistborn

  • @Mi.rellag
    @Mi.rellag 3 місяці тому +4

    Eu até gostei de ACOTAR, mas sentia MUITO incômodo que não conseguia pontuar ou explicar. Esse vídeo me ajudou a pontuar e explicar meus desconfortos

  • @geovannam.1556
    @geovannam.1556 3 місяці тому +4

    Amg você me prendeu muito aqui! Apesar de ter algumas opiniões mais fechadas sobre alguns personagens (principalmente o Rhys), eu concordo muito com o que você disse. Vou esperar ansiosamente pela resenha dos próximos livros.

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому

      Mal posso esperar para saber sua opinião dos meus próximos vídeos!!

  • @ShineGalactea
    @ShineGalactea 7 днів тому

    Eu amei conhecer seu canal, sua oratória me atraiu muito!
    Terminei o vídeo sobre "É Assim que Acaba" e simplesmente feliz por ter me identificado com suas opiniões. Desejo muito sucesso e que você conquiste as plaquinhas do UA-cam!

  • @laisviana4075
    @laisviana4075 3 місяці тому +5

    Tô amando seu vídeo, mas uma opinião minha que eu entendi quando li sobre as raças de feericos, de Grão-Senhores, Grão-Feericos e os feericos inferiores foi me o que vejo em algumas séries sobre a idade média na Europa. Que até mesmo alguns nobres serviam a realeza. Tipo, as damas de companhia da rainha que eram esposas de nobres e ajudavam ela no dia a dia ou cavalheiros que poderiam ganhar terrar e serem nobres a serviço do rei. Mas de resto seu vídeo tá sendo uma das melhores resenhas de Acotar que vi no UA-cam, é um dos meus livros preferidos da adolescência e concordo com a maioria dos seus pontos. Espero ver mais vídeos seus, parabéns!😊😊

  • @michelymatos9703
    @michelymatos9703 2 місяці тому +2

    Eu adoro as suas análises, conexões e ponto de vista, me faz ver coisas que nem tinha reparado que estavam lá detalhes que mudam tudo e eu nem notei. Seus vídeos são ótimos, te conheci pelo estudo do Manacled, e assisti de uma vez e esse aqui a mesma coisa, incríveis, FAÇA MAAAIS EU IMPLOROO!

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  2 місяці тому +1

      Mt obrigada pelos elogios!!! Vou fazer simmm! Aliás semana q vem já tem outro vídeo!

  • @MarlonChaselevesque
    @MarlonChaselevesque 3 місяці тому +6

    Gostei muito do vídeo,vc fez uma análise bem detalhada e bastante clara de coisa que o leitor percebeu mais nao deu importância.Sarah j. Mass por mais que tenha feito sucesso e por mais que eu tenha amado os livros dela eu tbm percebi esses furos e nao sei se posso chamar de "preguiça" na hora de apresentar seu mundo, principalmente por ela toda hora se contrariar nas coisas que fala.
    Uma coisa que eu achei errado foi ela fazer o rei de Hybern muito poderoso e com um grande exército,mas nao atacar prythian. Sarah colocou que ele tinha que destruir a barreira, outra coisa quando a amarantha tinha dominado os Grão- senhores pq o rei simplesmente nao navegou para prythian com seu exército,afinal toda hora a autora afirma que o rei ja tinha esse exército e aliança com outro reinos FEERICOS a muito tempo.
    Outra coisa que nao entendi foi o fato de o rei precisar do caldeirão para atacar os reinos mortais afinal a feyre deixa muito claro que na muralha existem buracos que alguém pode passar facilmente,entao o exército dele poderia passar sem problemas demoraia um pouco mais como os humanos nao sabiam que ele estava atravessando pq nao tem patrulha mortal na muralha.Em dois ou três dias ele conseguiria passa uma quantidade grande de soldados que facilmente dominariam os humanos e ainda ficaria uma quantidade grande de soldados que massacrariam os reinos de prytian e amarantha juntos. Afinal como a feyre descreve para nos leitores o " exército de hybern era demais para eles nao importavam quantos mais viessem ajudar" palavras da feyre em acotar 3 durante a batalha. Entao ficou claro para mim e para varios leitores que sarah perdeu o controle de que ela mesmo escreveu

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +1

      Simmm “ela perdeu o controle do que escreveu” é um jeito PERFEITO de descrever oq eu tbm acho de Acotar!

  • @EmilyLins8
    @EmilyLins8 3 місяці тому +3

    2:33 SIM!!!!!! Aqui vc consegui descrever e explicar exatamente a minha dificuldade de “gostar” da nestha. Não adianta nos mostrarem qualidades que a redimam, explicar as motivações do nada, tentar nos fazer simpatizar com ela tendo um inicio tão marcante que nos apresentou apenas características HORRÍVEIS para ela. O primeiro capítulo ela é apresentada como um personagem que a gente deve odiar e torcer para que no final ela aprenda uma lição e que mude.
    3:00 A questão os abusos que o rhys impõe sobre a feyre mudou muito minha perspectiva sobre os livros… além de invalidar o próprio discurso que ele faz durante o segundo livro inteiro de “é sua escolha feyre, eu não sou o tamlin, comigo e na minha corte vc tem poder de escolha sobre sua vida”
    MAIS QUE VÍDEO INCRÍVEL!!!!
    Acotar me parece uma história onde a autora foi escrevendo e mudando de ideia no meio do caminho mais ficou com preguiça de ajeitar.
    Essa série foi minha introdução a sarah mas fico indignada como em trono de vidro a organização e mundo da magia são tão melhores explicados e aplicados, e aqui é essa bagunça. (Vou nem entra em mérito do CC)
    Enfim…. Por favor continue com suas análises, essas quase 4 horas passaram voando

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому

      Adorei sua análise tbm!! Sim, meus apoiadores do Catarse escolheram Trono de Vidro para a análise desse mês pelos motivos q vc citou! Vamos ver as diferenças das duas sagas. Eu tô com altas expectativas!!!

  • @Malulu3434
    @Malulu3434 3 місяці тому +18

    Praticamente um TCC

  • @leticiavitor118
    @leticiavitor118 3 місяці тому +4

    Tô desde ontem assistindo o vídeo e estou encantada.
    Primeiro de tudo, parabéns pq tá impecável, não imagino como vc demorou pra fazer tudo isso e a dedicação de chamar dubladores pra narrar. Eu amei ❤
    Sobre a história, tô até com vergonha de ter gostado quando li KKKKKKKKKK
    Tanta coisa que eu não percebi mds, eu sempre achei um grande filme da sessão da tarde. Sua teoria no final me sufocou, me deixou angustiada e incomodada pq eu nunca tinha pensado dessa forma, mas as frases idênticas a de livros de abuso infantil acabou comigo. Mudou muito minha visão sobre a história ( que já não era lá essas coisas. Obrigada!
    Se nao for muita tortura pra você, adoraria ver resenha assim do segundo e do terceiro livro também.

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому

      Kkkkkkkkkk n é tortura não!! Acho só que primeiro eu vou fazer vídeos de alguns outros livros antes de voltar para esse universo! E que bom q vc gostou da minha resenha amg!!!

  • @safiraaaaaaaa
    @safiraaaaaaaa 3 дні тому

    cara, so vc pra me fazer assistir 3h de resenha , amo seus videos, vim pelo video manacled

  • @gaabypraadoo
    @gaabypraadoo 3 місяці тому +2

    genteee eu tô amando esse vídeo, são coisas que a gente esquece quando tá lendo, quando o romance aparece.
    tô na metade do vídeo e tá simplesmente INCRÍVEL ❤
    obrigada por isso ias❤❤

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +1

      Eu que agradeço por vc ter separado um tempinho (na verdade um tempão né kkkkkk😅) para mim! Valeu demais!!

  • @nascharllot4525
    @nascharllot4525 Місяць тому +1

    Mulher, nunca coloco comentário em vídeos, mas você me surpreendeu. Parabéns. Precisamos de mais pessoas como você que embasam os argumentos, trazem comparações, nos dão poder de refletir. Maravilhosa!

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  Місяць тому

      Obrigadaaaa❤️ Fico mt feliz por vc ter curtido tanto assim meu vídeo!!

  • @beatrizlima2620
    @beatrizlima2620 3 місяці тому +6

    Eu queria tanto que ela fizesse uma análise dessa com "A guerra da papola"

  • @afransedrez1
    @afransedrez1 3 місяці тому +3

    que video bom!! tô só no comecinho e já amei, parabéns! (amei principalmente o fato de ser um video enorme, sinto tanta falta de conteúdos assim) 🤍

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +1

      Aaaaaa que bom q vc gosta de vídeos longos! Essa característica era uma das minhas maiores inseguranças em relação a começar a produzir vídeos para o UA-cam. Seu comentário significa muito para mim sério🥹❤

  • @karincruz6869
    @karincruz6869 2 дні тому

    minha nossa, meu tempo foi muit ben gasto um livro q so li o começo e não tankei mais, msm na minha adolescência essa bomba n me descia, imagine agora kk. amei cada discutido, trouxe muit aprendizado em meio a tantos problemas

  • @micheleazevedo4385
    @micheleazevedo4385 День тому

    Eu super veria uma serie de videos seus falando sobre cada livro dessa saga

  • @leojiraiya2093
    @leojiraiya2093 5 днів тому +1

    Ótimo vídeo! Muito bem explicado. Tentei encarar Acotar e simplesmente não dá, que série complicada KKKKKK Colocou em palavras minhas frustrações.
    E olha que eu estava "aguentando", até chegar o Rhys.
    Obs: O Lucien "mudando de cor" é intankável KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  5 днів тому

      Obrigada!! E nem me fala kkkkkkkkk

  • @AlineAlves-vh9ze
    @AlineAlves-vh9ze 3 місяці тому +9

    3:09:49 dica de como fazer uma desculpa horrível. Nem eu, que sou uma imbecil, comprei essa história

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +3

      Kkkkkkkkkk q susto achei q vc tava falando de mim 😂😂😂 mas chequei o time stamp!! Sim pensa numa desculpa PREGUIÇOSA!!!

    • @AlineAlves-vh9ze
      @AlineAlves-vh9ze 3 місяці тому +1

      @@ias_serafim kakakakkakak não, a sua argumentação foi ótima kakakakak

  • @estanteabarrotada
    @estanteabarrotada 2 місяці тому +1

    Meu Deus, Iasmin, eu amei muito essa analise e mal vejo a hora de ver a que você postou recentmeente. É um puro espetáculo, eu adorei como você trouxe muitos detalhes, eu amo Acotar, mas concordo com absolutamente tudo que voce falou, para mim, que um dia quero escrever uma fantasia, senti que foi uma verdadeira aula, eu amei sua análise e só queria parabenizar pelo vídeo rico e maravilhoso. Gostaria muito de ouvir você falando de Acosf que é meu favorito. Obrigada pelo conteúdo rico ❤️

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  2 місяці тому +1

      aaaaaa eu q agradeço pelo comentário SUPER gentil!!! Fico imensamente feliz por vc ter curtido tanto meu conteúdo

  • @giovanamoraes9263
    @giovanamoraes9263 4 місяці тому +3

    O vídeo está perfeito! Ansiosa pelos próximos!

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  4 місяці тому

      AAAAAA QUE BOM Q VC GOSTOU❤

  • @manlpera
    @manlpera 3 місяці тому +1

    De longe a melhor review que eu já vi, que trabalho impecável, por favor continue fazendo mais vídeos nesse estilo 💖💖

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому

      Obrigada!!! Vai ter mais vídeo simmmm

  • @luanaalbarenga448
    @luanaalbarenga448 3 місяці тому +3

    Nossa eu li ACOTAR na minha pré adolescência com 13/14 anos é lembro de ter amado e favoritado, agora ele voltando a ser famosos por causa do tik tok consegui repensar ele e ver como ele é problematico em vários aspectos, como por exemplos os abusos sofridos pela feyre os quais como um pré adolescente não conseguir ver, mas agora com 19 anos são bem perceptíveis e até mesmo óbvio e sua resenha só me mostro ainda mais como é perigoso uma escrita envolvente pois faz vc perdoar, justificar e até mesmo esquecer coisas imperdoáveis e como é necessários os escritores terem um pensamento crítico e um olhar aguçado para não romantizar situações abusivas e como nós leitores devemos tmb ter um olhar crítico. Enfim uma ótima resenha adorei e eu não deveria ter lido esse saga tão cedo (como todo pré adolescente não levava a sério a indicação de idade e só quando crescemos entendemos porque ele existem kkkkk)

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому

      Muito obrigada pela sua avaliação! Fico muito feliz que vc gostou do vídeo

  • @himawaridubiela2076
    @himawaridubiela2076 Місяць тому +1

    Adorei sua análise e seria perfeito se pudesse fazer dos outros.
    Li ainda quando adolescente e so recentemente voltei a tentar entender sobre os livros e como havia coisas que quando vc lê na adolescência faz super sentido e é aceitavel e, agora quando vc lê e entende o peso de alguns momentos percebe que o buraco é mais embiaxo.
    Parabéns pelo seu trabalho impecável ❤

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  13 днів тому

      Obrigada!! Mas acho q n vou fazer dos outros pq acho q as críticas ficariam mt repetitivas

  • @vitoriafiorin7008
    @vitoriafiorin7008 3 місяці тому +8

    Primeira, parabéns pelo vídeo incrível. Sua análise conseguiu ser a mais completa e profunda que já vi. Aliás seria incrível vc fazer se todos os livros da série, haha. Eu super assistiria!
    Mas gostaria de deixar algumas reflexões que fui anotando durante o vídeo.
    Concordo que a SJM diminuiu a história pra caber dentro da narrativa da protagonista. E isso sempre me irritou. Desde o começo, senti zero empatia pela Feyre, acho ela uma chatinha kkk.
    Acho, também, que a SJM poderia ter se aprofundado mais no Tamlin, pq ele tem um passado complexo e com isso teríamos um personagem com tantas camadas quanto o rhys (que é sempre colocado como perfeito pela autora).
    Discordo de algumas coisas, como dizer que a situação do Calanmai foi assédio, ou o Rhys penetrar na mente da Feyre foi abuso, ouu sobre ele fazer as tatuagens na pele dela sem explicar antes. Primeiro: o Tamlin naquele dia é descrito como não sendo ele mesmo, havia uma entidade (?) o possuindo, logo, não podemos dizer que foi o Tamnlin que assediou a Feyre. Basicamente não acho que caiba outras analogias aqui. Segundo: o poder de entrar na mente das pessoas, é um poder DAQUELE MUNDO, logo, pode ser um excelente artifício usado para batalhas, ouu para descobrir verdades. E eu penso que se estamos lendo uma fantasia, um mundo inventado, não faz sentido usarmos as regras morais do nosso mundo real, para medir o que é certo ou errado nesse outro mundo inventado, que segue outras regras morais e éticas. Terceiro: sobre a tatuagem, eu sinceramente acho que o Rhys nas partes de Sob a Montanha, era muito mais interessante do que depois kk. Ele manipular a personagem para irritar o seu “inimigo”, é parte da construção de narrativa de vilão, e achei interessante. Mas que logo vai caindo por terra, pq a autora faz com que toda a narrativa DO NADA se torne favorável a qlq atitude do Rhysand. Sinceramente, gostaria de ter visto mais esse lado “vilão” dele, antes de torná-lo o bonzinho todo poderoso - mas que não era tão poderoso pra acabar com a Amarantha.
    Um outro ponto que achei interessante, foi questionar pq a Amarantha teria dado aquela brecha para o Tamlin. Acredito que ela queria humilhar o cara, já que ele dispensou ela e ela ofendida foi lá e lançou esse feitiço. Fazendo com que ele se desesperasse, caísse em ruína, perdesse o poder e etc. Mas realmente acho que faltou construir melhor uma narrativa sobre a maldição, e construir melhor a personalidade da vilã…
    A gente encontra vários furos na narrativa. Eu mesma odiei a forma que a Sarah J Maas destruiu o personagem do Tamlin. O mesmo cara que deu uma vida melhor pra família da Feyre, que ofereceu a ela um lar confortável, telas e tintas pra fazer o que gostava, que a mandou embora faltando UM DIA para o fim da maldição, para protege-la, e ele sabia que poderia ter esperado um pouco mais…que talvez ela teria dito que o amava e a maldição ia se desfazer….mas ele não quis correr o risco! Pra simplesmente colocar este personagem AO LADO DA AMARANTHA CALADINHO ENCOLHIDO QUE NÃO FAZ NADA??? Ridiculo!! tudo isso para o leitor odiar o personagem, e começar a amar e adorar o rhys. E tudo bem, desde que tivesse acontecido de forma natural sem que mudasse a personalidade totalmente dos personagens…. só pra caber dentro da narrativa.
    Isso é uma prova que a SJM não pensou muito antes de escrever rs. Não construiu os personagens bem. A única coisa é que ela queria colocar o rhys como o boyzinho fodão gostoso bonzinho que é o alecrim dourado baseado no seu próprio marido rsrs. Sinceramente, e eu adoro o Rhys!! mas não dá pra engolir essa construção fraca e medíocre que ela faz.
    E digo medíocre pq este personagem até então malvadão, no próximo livro irá ser aquele personagem que faz todo o oposto do que o tamlin faria, para que o leitor seja induzido a odiar o tamtam e amar o rhys. Em algumas falas eu chegava revirar os olhos de tanto que era forçado kk. Principalmente pq o Tamlin foi colocado como este boy lixo abusivo, mass o rhys fez pior! Contudo a maioria dos leitores parece não se importar rsrs.
    O fato dele ter mentido sobre a gravidade do parto que IRIA MATAR a feyre, é infinitamente pior do que qlq coisa que o Tamlin fez. Até pq ele pode ter colocado a feyre presa na mansão (que sinceramente acho que é exagerado pelo pessoal kk), mass o rhys colocou a Nestha na Casa do vento, em Chamas Prateadas, o que foi a mesma coisa feita pelo Tamlin, a diferença é que a Nestha n tinha ngm pra salvá-la e depois de alguns dias a feyre n estaria mais presa na mansão, já a nestha ficou lá por vários meses….
    A narrativa nos quer fazer acreditar que o rhys é bonzinho, que ele omitiu sobre a morte inevitável da feyre pq ele amava ela demaisss…. Que todo o circulo intimo dele nao contou pq deviam obedecer o grão senhor…uai a feyre não é grã senhora deles tb? Quem manda mais ai? Rsrs 🤔
    Enfim, há diversas incongruências na narrativa. A feyre é chata, sem personalidade. Rhys poderia ser mais foda, uma mistura de vilão com herói mas ele não é . Tamlin diversas vezes já se redimiu pelos “erros” e mesmo assim todo o fandom o odeia, os personagens continuam o odiando kk sinto preguiça disso. Hoje adoro a Nestha, que sinto que foi a única personagem que a SJM realmente conseguiu se aprofundar e mostrar diversas camadas. É uma personagem complexa, e deve ser por isso que tb a maioria do fandom continua a odiando - não sei se é pq o fandom de acotar tem dificuldade de aceitar personagens falhos e mais reais….se preferem personagens sem complexidade… sla! Como se não fosse possível redimir personagens, como se isso fosse inaceitável rs. Novamente bato na tecla que não devemos usar nossa régua moral e ética para medir a realidade criada em um livro de fantasia que vive sob outras regras. Caso contrário tudo será passível de julgamento kk, e algumas coisas não fazem sentido se fizermos isso. Como vc falou no video, é preciso fazer a suspensão das nossas crenças.
    Enfim, eu amo acotar mesmo com suas falhas. Mas amo pq é um livro confortável, fácil, agradável. Que não preciso pensar muito. Que não me incomoda ou causa mal estar. E tudo bem, alguns livros servem pra isso! Mas espero que a SJM se eleve um pouquinho mais nos próximos livros e nos entregue mais qualidade e coesão narrativa.

  • @alangleiciane6743
    @alangleiciane6743 12 днів тому

    Ganhou mais um escrito, adorei a forma como você aprofunda na história e nas referências da autora, e mostra não somente os pontos fracos, mas também os fortes e que foram bem feitos na história. Pessoalmente Acotar, não me pegou, quando terminei o livro me senti enganado, gosto de fantasias e sei que o primeiro livro é sempre uma introdução ao que será visto, aos conceitos que esse novo mundo nos apresentará, mas quando terminei a única coisa que senti foi que não sabia de nada, nada sobre a protagonista, nada sobre o mundo nem suas regras. Dois motivos me fizeram continuar até o fim saber qual a relevância da promessa feita a mãe e saber qual a diferença entre feéricos e grão-feéricos, não soube nenhuma das duas.
    Um ponto a destacar da narrativa da mãe, ao mesmo tempo havia lido o primeiro livro de uma trilogia de fantasia com bruxas(meu ponto fraco), onde também havia um pai banana e duas irmãs que "prendiam" a protagonista a um local de protetora. A diferença porem é que nesse livro somos apresentados a mãe e como essa promessa é importante a nível pessoal a personagem (já que foi no leito de morte e essa mãe é apresentada como alguém importante e uma figura de orientação a nossa protagonista, diferente do livro analisado) e a protagonista é a irmã mais velha, esse fato solitário já mostra uma falha no ponto da feirie ser a irmã mais nova e ter toda essa responsabilidade com uma família que ao mesmo teria duas figuras mais velhas para assumir o papel de figuras responsável após a partida da mãe(o pai e a Nesta).

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  12 днів тому +1

      Nossa vc trouxe pontos muito bons também!

  • @dionevishkk8747
    @dionevishkk8747 12 днів тому

    Quando eu li acotar, era jovem e estava adentrando o mundo da fantasia
    Foi minha porta de entrada, acho só tenho afeto a obra por isso, tinha a ignorância a meu favor, hoje reconheço, depois de várias experiências, que a obra é vaga e cheia de furos. Inclusive quando eu li chamas prateadas eu já tinha mais maturidade, todo brilho que tinha da obra acabou ali.
    Obrigada pela análise, conseguiu resumir muito dos meus pensamentos

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  12 днів тому

      Eu q agradeço por vc ter assistido tudo e ainda ter comentado!! Obrigada demais❤️

  • @juliagalahad
    @juliagalahad Місяць тому +1

    Amei o vídeo! A sua estrutura visual é maravilhosa, adorei a estética e o jeito que todos os elementos acompanham sua linha de raciocínio.
    Sobre a saga e as críticas que você fez: Eu sempre tive uma relação de amor e ódio (eu amo odiar ela) com a saga, desde o começo eu achava ruim e mal feita, mas ela ainda me tirou de uma ressaca literária.
    Você pontuou tudo com precisão escrita contraditória da autora, construção de mundo e política mal feita, os parâmetros confusos de poder e traços dos personagens (sejam esses traços físicos ou de personalidade ex: lucien e elain).
    Sua "síndrome da lupa" tinha que ser patenteada, porque define basicamente toda a escrita de ACOTAR, no livro da Nesta (minha personagem preferida) fica claro como os personagens mudam quando necessário e quando você tem que "olhar mais de perto".
    Apoio muito sua decisão de não querer fazer videos dos outros livros, mas não vou mentir em dizer que quero saber mais da sua opinião sobre principalmente porque assim como voce disse, essa saga é um esquema de pirâmide, inclusive depois da decisão da autora de misturar as sagas.
    Tudo o que voce disse se mantém no último livro escrito até então da saga (ACOSF, o livro da Nesta) todos os personagens são super fortes e depois super fracos, o Rhys sendo abusivo não só com a Feyre mas com todo mundo ao redor dele, a construção de mundo e política pobre e sem noção, a necessidade de enfraquecer as personagens femininas.
    Sobre sua teoria com lolita: Concordo em partes e particularmente e não vejo defeitos na sua teoria. Sua comparação entre a saga e os dois livros me pegou na garganta, me fez repensar tudo o que eu já nao gostava do Rhys, até a história da marca/tatuagem me fez rever esse fator como outra prova dele ser um abusador.
    PS: faz análise de Babel e guerra da papoula

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  Місяць тому +1

      Fico MUITO feliz por meu vídeo ter feito sentido para você! Agradeço demais as palavras de carinho!! PS: o vídeo sobre a Guerra da Papoula vem muito aí👀

  • @jaquec9
    @jaquec9 17 днів тому +1

    Caramba, a conexão com Minha Sombria Vanessa e Lolita foi grandona! Acho que essa dinâmica tóxica é super comum em livros de romance, especialmente quando tem seres que vivem por séculos por algum motivo, e as conexões acontecem muito

  • @mariaalicesalgadoreutersal7342
    @mariaalicesalgadoreutersal7342 3 місяці тому +7

    1:06:00 acho que isso da pra ler como se os grãos fericos fossem vistos como uma “raça superior” dentro daquele território e que o direito de governar estaria reservado a eles, de forma que todo governante seja um grão ferico, mas nem todo grão ferico seja um governante.
    mesmo entre a classe dominante há níveis de importância, assim como um principe serve à um rei e ainda assim governa os demais, o Lucian serve ao Tamlim, mas também tem uma autoridade considerável naquele mundo como herdeiro da outonal.
    quanto aos demais grãos fericos que não são da nobreza ferica propriamente dita como o Andrias, ainda seriam vistos como aqueles pertencentes a uma classe de maior poder, imagino que de uma forma semelhante a um sistema de castas.
    então mesmo em uma posição de menor poder politico ele ainda está em um lugar de prestígio por ser de uma subespecie que tem mais poder mágico, imagino que a maior parte da força militar dos grãos senhores seja composta por grãos fericos, se não for completamente, pelo menos eu não me lembro da feyre falando de nenhum ferico inferior como parte da guarda, não sei muito bem como era na guerra pq eu li a muito tempo, mas enfim, mesmo a menor posição na guarda dos grãos fericos ainda é uma posição de autoridade sobre os demais fericos.
    acho que a nobreza descrita diz principalmente a respeito do nivel de força tanto física quanto mágica com relação as demais subespécies que os coloca como a dominante e tbm responsável pelo governo.

    • @mariaalicesalgadoreutersal7342
      @mariaalicesalgadoreutersal7342 3 місяці тому +1

      mas isso é o que a sarah quer passar pq realmente não da pra quantificar direito quanto poder cada classe tem, é tudo muito instável, eu gosto muito de como isso é trabalhado no mundo de Lord of the Mysteries

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому

      Sua interpretação é super válida tbm e muito interessante!!

  • @VanessaSilva-lp4jl
    @VanessaSilva-lp4jl 3 місяці тому +3

    Perfeição 😍😍😍 sei que é pedir muito, mais faz um de trono de vidro kkkkkk é muito superior a acotar

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +1

      Achou q vou fazer mesmo hein🫣😅

  • @myrellabrasil9500
    @myrellabrasil9500 2 місяці тому +2

    Eu ache engraçado que ela fala no começo,” não fiz faculdade então é minha opinião “mas então bem embasada que pra mim é vdd,pq tudo que ela fala ,ela pega um autor ou uma fonte para explicar pq ela acha isso,parabéns

  • @carolespin_
    @carolespin_ 22 дні тому

    Meu Deus! Que video incrivel, que conteudo incrível e que dedicação incrivel. Te desejo muito sucesso na plataforma❤

  • @mariaeduardaramos4983
    @mariaeduardaramos4983 3 місяці тому +1

    Obrigada pelo empenho que teve para fazer esse vídeo. Você disse pontos que eu nunca tinha pensado.
    Ganhou uma inscrita! ❤

  • @user-hg6lc2uy8r
    @user-hg6lc2uy8r 9 днів тому

    uma guerreira por fazer esse vídeo. Mas fiquei genuinamente chocado pela análise tão profunda e concisa dessa (com todo respeito) pataquada em formato de romance com magia

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  8 днів тому

      Kkkkkkkkkkk estou sempre aceitando indicações de todo tipo de livro para analisar!

  • @geovanaferreira2528
    @geovanaferreira2528 3 місяці тому +1

    Que análise impecável!!!! Concordo totalmente com tudo o que vc disse. Nossa, vc conseguiu externalizar ainda mais do que eu havia pensando e entendido!

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому

      aaaaaaaaaa que bom q vc gostou!!

  • @jaquec9
    @jaquec9 18 днів тому +1

    Confesso que comecei o video achando a questão com a Jornada do Herói meio forçada, ainda acho que nao foi um ponto tao forte nesse livro, porque a maior preocupação da SJM parece ser mesmo o romance. Mas achei super interessante fazer essas conexões, ainda estou em 51:08, e estou adorando que você trouxe as referências de mitos que a SJM usou.

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  13 днів тому

      Q bom q vc está gostando!❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️

  • @yarafloriano4680
    @yarafloriano4680 3 місяці тому +1

    A melhor resenha que já vi, parece um tcc e você parece jornalista. Queria muito ver uma resenha de ACOSF ou de Caraval. ❤

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +1

      Eu curso jornalismo na faculdade!! 😊 Fico muito feliz q vc gostou princesa!❤️

  • @benilsonrui5950
    @benilsonrui5950 4 дні тому

    Vou levar os livros primeiro e depois volto para ver o vídeo.

  • @leticiadecastrosardinhaesi5562

    amiga amei o vídeo mas a música de fundo estava atrapalhando um pouco a me concentrar nele kkk mas a análise, perfeita!

  • @daniellysouza3151
    @daniellysouza3151 3 місяці тому +1

    To vendo o video todo e to amando, continue esse trabalho maravilhosooooo ❤❤❤

  • @mariaayssa6057
    @mariaayssa6057 7 днів тому

    Passando pra marcar presença...
    3 horas muito bem aproveitadas! Ri tanto com as incoerências da Sarah Jamais! Tenho preguiça de sistema mágico preguiçoso, viu. O pior é que esses autores não percebem que pesar a mão nos poderes dos personagens pode arruinar seu livro, fazendo-o parecer bobo e sem sentido. Sanderson está certíssimo quando afirmou que as limitações são mais interessantes que os poderes.

  • @pamelabaldez4341
    @pamelabaldez4341 2 місяці тому

    Muito feliz que o UA-cam recomendou seu canal e já amei, obrigada por essa análise COMPLETA e super diferente, só imagino quanto deve ter dado o bruto.
    Tô assistindo a análise como podcast e já tô esperando mais vídeos, e de novo, parabéns pela qualidade e criatividade ❤

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  2 місяці тому

      aaaaaa fico mt feliz q vc tenha curtido meu vídeo!!!

  • @sabrinax2157
    @sabrinax2157 Місяць тому +1

    você é tao inteligente, amei a análise!!
    Desde da cena do rhys e da feyre na montanha e ele embebedando ela, não consegui engolir o casal e fiquei ?????? quando vi todo mundo no tiktok romantizando o casal, achei sem pé e sem cabeça essa idealização absurda.
    Outra coisa, é que eu percebo uma diferenca gritante entre tog e acotar na escrita da sjm, nem parece que foram escritos pela mesma pessoa, mt esquisitoo

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  Місяць тому

      simm a qualidade deteriorou muitooo de um para o outro

  • @thaiscosta7883
    @thaiscosta7883 3 місяці тому +1

    Eu tenho um carinho especial por acotar, mas concordo com você em TUDO, parabéns para pelo video, ficou incrível.

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому

      Obrigada anjo!!! E tá tudo certo gostar de Acotar e ainda sim curtir meu vídeo 😊 uma coisa n anula a outra! Sei q tem muita gente q tem vínculos emocionais com esse livro e só conseguiu superar momentos bem pesados na vida por causa dessa história!! Acho que consumir qualquer conteúdo com responsabilidade já é o suficiente

  • @gabrieladuraes2903
    @gabrieladuraes2903 3 місяці тому +3

    Acheii sua análise impecável. Existem outros pontos que eu simplesmente n entendo sobre a saga... alguns furos como por exemplo, a parceria ser dita como algo mt raro e difícil mas a cada capítulo um personagem descobre uma parceria nova... como filhos são raros pra eles mas em pouco tempo de relacionamento feyre engravida, com 21 ANOS, já é uma idade nova pra humanos imagina para seres que vivem séculos... além do acordo feito por eles, se um deles morre o outro também tipo ????. Em vários momentos dos livros mostra essa dependência enorme que Freyre e Rhys tem um com o outro, e as pessoas simplesmente romantizam isso. Enfim ja gostei mt desta obra antes, mas hoje vejo como é problemática.
    Faz essa análises com outros livros da saga por favor!

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +1

      Fico muito feliz q vc curtiu!!! E a nova análise já vai sair essa terça! (4 de junho)

  • @Guibarroli
    @Guibarroli Місяць тому

    Estou em choque. Que qualidade de edição, informação e carinho,parabéns.

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  Місяць тому +1

      Fico feliz que tenha gostado!!!!

  • @anajuliacamargolima1246
    @anajuliacamargolima1246 Місяць тому

    Você arrasou demais nesse estudo, parabéns pelo trabalho e por ter conseguido organizar todo esse raciocínio pra mostrar pra gente! Eu ameeei❤

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  Місяць тому +1

      Eu que agradeço vc por ter assistido esse VIDEOZÃO kkkkkkkkkk espero demais q tenha gostado!❣️

  • @att_leticia
    @att_leticia 2 місяці тому

    que vídeo mais incrível. só imagino o trabalho que tenha dado fazer esse roteiro. parabéns!

  • @Dani-zh7sn
    @Dani-zh7sn 3 місяці тому +2

    Nossa eu amei muito esse vídeo, incrível 🥰

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому

      Aaa fico honrada! Muito feliz q vc gostou!!

  • @neptunviro
    @neptunviro 8 днів тому +1

    Primeiramente ótima análise. Vi vários reviews estrangeiros, alguns mais focados nos furos de roteiro, outros focados em questões abusivas (um vídeo feito por uma estudante de psicologia inclusive), mas essa daqui de fato foi a mais completa. Felizmente ou infelizmente eu não li, mas vou deixar aqui minhas conclusões a partir do que entendi das análises. (Escrevi esse texto ainda nos 3:00:50 do vídeo)
    Uma das coisas que eu pensei sobre, a partir do review é que parece que foi uma série de livros feito de primeira e enviado pra impressão. Talvez seja um livro sob encomenda que deve seu sucesso mais a uma equipe de marketing do que a mérito, sinceramente, o que fala muito sobre nossa época. Seja como for, parece que faltou zelo, revisão e planejamento organizado. Ou ainda um editor com bom senso. E, por outro lado, também faltou responsabilidade sobre os temas. O livro me lembra uma caricatura de ASOIAF, muito derivada da série GOT: que uma obra pós-moderna precisa ter violência e sexo adoidado, ninguém é bom, e dane-se o resto.
    Uma coisa que eu gosto de, por exemplo, ASOIAF, apesar das limitações (escrito por um estadunidense branco), é que a série de livros consegue tratar de temas difíceis, como abuso, incesto, guerra, entre outros, sem romantizá-los. Por que? Um dos fatores é que esses temas são questões em aberto que passam por várias interpretações seja por um personagem (quando ele amadurece) ou por vários ao longo das obras. O texto e a descrição em ASOIAF de alguma forma consegue nos fazer distinguir desde o princípio o que é a interpretação do personagem e o que é o evento pelo qual ele passa. Percebemos até o que ele prefere ou não escolher focar sem que isso seja um saldo geral da obra. Há responsabilidade na descrição.
    Existe uma linha tênue entre como o personagem interpreta o que lhe acontece e como o texto geral do livro trata isso, o que torna bem difícil de detectar essa linha. Há, por exemplo, livros cujo saldo principal é a romantização de relacionamentos abusivos, mas os leitores defendem que se trata apenas da personagem, então é algo realmente difícil de separar se não se investigar meticulosamente o texto.
    Particularmente eu detesto quando obras tratam os personagens como estúpidos, pois até onde eu sei, na minha própria experiência de relacionamento abusivo, eu sabia que algo estava errado, mas algo me fazia investir naquilo ou eu não tinha referência o suficiente para dar nome ao que estava acontecendo, por ser jovem, etc. Várias sensações e argumentações estavam ali coexistindo e oscilando. Parece que essas series de livros, acotar e outros, não sabem realmente fazer personagens cinzentos e com múltiplas sensações e passar suas argumentações internas como expressões de uma perspectiva parcial até para ele mesmo ao longo do tempo, isto é, que pode mudar, para melhor ou pior. Pela análise parece mais que o texto faz julgamentos sobre o quão bom alguém é para além próprio personagem-narrador, e sem nenhuma justificativa para tal. O que é pior é que parece que existe um apego por parte da autoria sobre o Rhys.
    Seja como for, uma coisa é certa, ACOTAR não sabe o que é "girl power". O "girl power" da Feyre não é diferente do de uma mulher que passa a vida inteira sendo controlada por um marido até morrer nas mãos dele (e os noticiários mostram como isso é frequente). Pior, o lance das tatuagens é claro, ela viveu e morreu como escrava, como não igual ao Rhys, como inferior. Eita como é um livro feminista hein.
    Mesmo vendo de fora me preocupa como esse livro pode servir de referência de """"amor"""" para uma pessoa jovem.
    A autora aparentemente não sabe o que é responsabilidade ao tratar de violência contra mulheres ou ainda de contextos raciais. Mesmo sem ler, não me parece que é justo que essa mulher escreva sobre violência que mulheres sofrem, por incrível (e lamentável) que pareça dizer isso.
    Eu também não espero muito de uma pessoa que já se posicionou pró-sionismo há alguns anos.

    • @neptunviro
      @neptunviro 8 днів тому +1

      Queria dar o adendo que toda vez que um poder magico era descrito eu lembrava de uma certa novela da record...

    • @amandacristhyna4979
      @amandacristhyna4979 6 днів тому +1

      ​@@neptunviroOs mutantes é uma obra de arte perto de acotar

    • @neptunviro
      @neptunviro 6 днів тому +1

      @@amandacristhyna4979 kkkkkkkkkkkk não duvido

  • @madubisdaily
    @madubisdaily 2 місяці тому

    Ias, eu te conheci agorinha pelo seu vídeo no tiktok falando sobre os dubladores desse vídeo e decidi passar por aqui. Eu quero te desejar profundo sucesso, seus vídeos precisam de mais visibilidade porque são incríveis! Seu trabalho é impecável e eu nem imagino o quão trabalhoso foi coloca-lo em prática. GANHOU UMA NOVA INSCRITA e espero que ganhe muito, muito mais!! Que jesus te abençoe! Beijinhos.

  • @babilendo
    @babilendo 11 днів тому

    Você explicou essa parte de Hybern e Amarantha MUITO melhor que a sarah no livro, socorro. Para mim nada fazia sentido de verdade. Com você, as coisas ficaram até mais críveis. A AMARANTHA COMO O KING GEORGE FAZ MUITO SENTIDO KKKKKKKK.
    Eu amo a Cindy também e a minha reação para a maldição foi a mesma hdjshdkshd. E em resumo: tudo nesse livro é apenas pelo plot.
    Eu amei a sua leitura crítica e achei que essa teoria final foi muito certeira, inclusive. É porque tem essa dinâmica de poder e do abuso muito presentes numa constante. E tem a problemática por parte da autora, mas também diz muito sobre o que a sociedade enxerga como amor, né? Eu não entendo esses ships at all.

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  5 днів тому +1

      Adorei seu comentário Kkkkkkk fico muito feliz por vc ter gostado do meu vídeo!!!❤️

  • @vivianeterraperes1745
    @vivianeterraperes1745 2 дні тому

    Eu simplesmente esqueço dessa historia de mascara durante o primeiro livro KKKKKKKKK

  • @rafaelaalves713
    @rafaelaalves713 4 місяці тому +11

    A impressão q eu tenho é q a Sarah queria escrever um livri maduro sem ter uma boa tecnica ou escrevendo com uma liguagem para um público mis jovem. Fora que a revisão desse livro não foi boa, assim como td a construção da serie, pq tem muito furo, personagens mal desenvolvidos, plots mal desenvolvidos ou sinplesmente abandonados. Eu oercebo muito na Nestha e no Rhys como ela tinha uma ideia muito grandiosa mas n sabia como escrever ela, e acaboj entregando algo que deixa desejar. A história é interessante comk um romance, mas ela n soube desenvolver.

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  4 місяці тому +1

      Concordo com tudo q vc disse!

    • @rafaelaalves713
      @rafaelaalves713 4 місяці тому

      Pfv releve meus erros de português eu sou disléxica

  • @carpediem1344
    @carpediem1344 3 місяці тому +30

    Ai, adoro pessoas que gostam (ou não?) de acotar, percebem que o Rhysand não é esse bolo fofo que os fãs e a propria SJM enxergam. Supostamente, ele deveria ser aquele personagem masculino progressista, mas me soa muito o estereótipo do "esquerdo-macho".

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +1

      EXATAMENTE!

    • @rafaeladias2394
      @rafaeladias2394 2 місяці тому +7

      eu escolho acreditar na minha teoria preferida: a de que a feyre nunca foi uma narradora confiável e que o rhys sempre foi o vilão; que o lucien tava certo o tempo todo e ele manipulou a mente dela para ter a amada do tamlin para si, com o plus de ser uma feérica Feita com o poder de todos os grão-senhores - a verdadeira all-powerfull-godess de prythian. e que na real o único poder dele é leitura e manipulação de mentes, bem professor xavier, e ele é quem fez todo mundo acreditar que ele é poderoso (vulgo: a maeve 2.0), mantendo a feyre como esse pet / fera domesticada na pontinha da coleira dele.
      já tive minha cota de homem manipulador na vida real e ele não me cheira nada bem (mesmo não podendo negar que a sarah fez um bom trabalho pra tornar ele perfeitinho aos olhos de tanta gente)

  • @daniellysouza3151
    @daniellysouza3151 3 місяці тому +1

    Amei de mais assisti tudooo e achei muito interessante sua visão, eu não tinha percebido quando li todos esses pontos pq foquei no romance, faz mais videos pofavooor, analisa Estilhaça-me a protagonista é muito doida😊

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +1

      Eu adoraria fazer de Estilhaça-me!!!!!!

    • @daniellysouza3151
      @daniellysouza3151 3 місяці тому

      @@ias_serafim aaaaaa ja vou panfletar todos os seus videos mulher, vc é incrivel

  • @rafaelcandidoarvritz
    @rafaelcandidoarvritz 2 місяці тому

    mulher, tá sendo minha série favorita te acompanhar enquanto almoço kkkkkkkk 😍😍😍😍

  • @gaabypraadoo
    @gaabypraadoo 3 місяці тому +17

    e a pergunta q fica é: qual a diferença de um feerico e um grão-feerico? kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @ias_serafim
      @ias_serafim  3 місяці тому +4

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK 4 horas resumidas em uma pergunta