Esse tema é tão delicado e precisa tanto ser melhor abordado nas obras, só sinto que esse privilégio de ter sido uma porta-voz de mulheres agredidas foi dada a pessoa errada.
Mas é pq não foi dado a uma mulher diretamente agredida, e sim pra filha. Uma coisa que todos os livros da Collen tem em comum, é a humanização do personagem. Quando você consegue ler de forma neutra, consegue perceber isso. Se não me engano, nos agradecimentos ela fala do pai, da a entender que o que ele fez foi errado, mas que todos erram e ele era o pai dela. Enfim, ela humanizou o agressor do livro, tanto quanto humanizou o pai.
É por isso que eu digo que tem que ter muita inteligência/sagacidade ao escrever uma história trágica e cômica ao mesmo tempo. Precisa ter "malícia" na hora de perceber que tal momento é realmente sério e não cabe piadinhas, enquanto outro momento consegue ser tragicômico. O melhor exemplo que eu associo a essa mistura é Jojo Rabbit. Nem todos os escritores conseguem realizar essa combinação com excelência e a maior prova disso é esse livro kkkkkkkkk
Pra mim o foco desse livro é mais a tensão sexual da lily e riley, do que a própria violência. A Coleen tenta a todo momento romantizar tudo e não coloca um pingo de seriedade em nada. Pude confirmar isso quando ela lançou um livro de colorir, ela nunca esteve ali para a história e transmitir um alerta.
Mais um grandíssimo achado no UA-cam. Eu AMEI o seu canal. A construção do vídeo, até o fato de ser longo, eu amei tudo. É tão satisfatório! Amei, amei!
não acredito que assisti um vídeo de uma hora e quarenta minutos sobre um assunto que não me interessa nem um pouco, sempre ignorei a existência da colleen hoover (e vou continuar) mas a ias falando as opniões e dando contexto/referências me prendeu bastante, indo maratonar o canal
11:09 tbm concordo que aviso de gatilho não é spoiler! Li o livro sabendo da violência, mas qnd chegou na cena eu levei um baque junto com a protagonista do mesmo jeito porque eu não sabia que era naquela cena q ia acontecer a violência. Uma pessoa que passou por algo parecido não vai ficar feliz indo ler um livro pensando que é um romancezinho e sai traumatizada por causa do gatilho que não foi anunciado. E a Colleen só faz o assunto parecer tão banal com esses esmaltes e livros para colorir
3 місяці тому+32
Isso sobre a promoção do livro como algo bobinho é verdade. Eu fui no cinema essa semana com uma amiga ver o filme, e perguntei se ela estava animada (não li o livro mas já sabia dos gatilhos por conta to twitter). A minha amiga disse que sim, que não sabia nada da história, mas que a instrutora de pilates dela havia indicado o filme e que era um romance. Só isso, a mulher não contou NADA dos gatilhos pra minha amiga. Os fãs agem exatamente como você está colocando no seu vídeo.
Olha, existem técnicas que objetivam confrontar seu ponto aversivo. Isso tem que ser muito bem usado, avaliado em qual momento e com qual intensidade. É bem personalizado. Depende do limiar de tolerância à frustração de cada um. Se não tiver, precisa construir antes estratégias de enfrentamento assim. Mas posso te dizer que, parte de algumas técnicas é encarar seu medo ou desconforto pra tentar entender o quanto você consegue ressignificar aquilo. Ela não deve ter te sacaneado. Não se ela trabalhava com terapias comportamentais e não puramente mentalistas.
Eu não consegui terminar esse livro,achei muito romantizado, a Collen fez até que bem os traumas e os problemas psicológicos mais a resolução disso foi LITERALMENTE macho.
Até que enfim alguém está falando de quão mal executado foi feito esse projeto. Não, “assim que acaba” não é o melhor material sobre o assunto, ele é válido como uma abertura de discussão sobre o assunto. Mas a própria autora não parece ser a pessoa mais adequada para direcionar a questão.
Queria pontuar um negócio aqui enquanto assisto o seu vídeo, adorei que você trocou "isso parece uma fanfic" pra "isso parece um livro escrito por uma pessoa jovem". Porque eu vi que vc conhece Manacled, então você deve saber quanta fanfic muito bem escrita existe ai e por conta do Wattpad a gente tem esse pensamento de achar que só adolescente escreve fanfic, mas indo em sites mais sérios como AO3 dá pra perceber que existe adultos com faculdade, pessoas com profissões, mães, etc, escrevendo fanfic e escrevendo ouro, já li fanfic que nenhum livro publicado nunca vai chegar tão perto de tão bom.
Simmm eu adoro mt fanfics! Por isso que até antes disso já falo “estereótipo de fanfic” para deixar claro que o livro parece oq as pessoas acham que as fanfics podem ser!!💖
Nunca me aprofundei em Collen Hoover, pois o pequeno contato que tive com "É Assim Que Acaba" faz-me desistir completamente da autora e de suas obras. Contudo, mesmo sendo alguém que é um tanto crítico e chato com literatura, nunca deixo de procurar saber das coisas antes de só tomar uma conclusão precipitada. Minha namorada leu em 2022 e mandou-me print bem do momento em que o Ryle agride a Lily pela primeira vez. Aquele breve trecho não acalentou-me no sentido de me interessar ou criar em mim uma espécie de tristeza, só me fez pensar sobre a forma como ela tratava os temas. Fui ter contato novamente com "É assim que acaba" por conta de um canal de storytelling, que em seu vídeo, bateu muito na escrita de Collen e explicou o fenômeno que a escritora engajou. Desde então, por mil e um motivos, ignorei tudo que envolvia Collen Hoover, até porque não havia razões claras para eu me adentrar em uma escritora na qual me desinteressou em pouquíssimas páginas. Bem, o tempo é uma coisa inexplicável, pois cá estou eu, comentando após ter visto um vídeo de uma hora sobre "É assim que acaba". Apenas queria parabenizá-la pelo ótimo trabalho, pela dedicação e pela qualidade do conteúdo. Seus pontos são bons, há clareza e sua coesão é notável. Conseguiu prender-me num vídeo de uma hora sobre uma escritora que eu simplesmente nem suporto ouvir falar. Ganhou mais um escrito.
Todos os personagens da Coleen são questionáveis. A sensação que eu tenho, é que quando ela mostra da onde veio certas questões deles, ela faz não só pra explicar, mas sim pra justificar. E apesar da gente entender, não significa que justifique. Principalmente com relação a personagens masculinos.
Quando eu li eu achei que era um romance porque a Sinope me passou despercebida que era violência. Depois quando eu fui ler e chegou na cena que o Ryle tenta estuprar a Lily eu fiquei mau de verdade, depois tive pesadelos e fiquei paralisada durante o sono como se eu estivesse vivendo a situação. Tive que usar calmante pra voltar a dormir porque fiquei com medo de alguém entrar no meu quarto e me atacar.
Te seguia no Tik Tok e se não me engano tem um vídeo onde você fala que queria ser jornalista. Não sei se é realmente isso, mas se for o caso saiba que você tem todas as qualidades que uma profissional da área precisa. O cuidado no preparo dos vídeos, o trabalho de pesquisa, a oratória, o roteiro... Perfeitos! Suas análises são incríveis. É como se eu estivesse falando com uma amiga sobre o livro e a parte mais legal, para mim, é ver como você critica o livro, mas sem massacrá-lo como outros criadores de conteúdo. Você aponta as qualidades e os defeitos do livro sem ofender a obra. Infelizmente não tenho como te apoiar no Catarse, mas te apoiarei daqui. Desejo todo sucesso e que esse canal cresça ainda mais!
Acabei de conhecer seu canal amga, cai aqui de paraquedas e o que posso dizer?? Eu amei, você é tão precisa e pontual nas suas críticas e observações que me faz ter um olhar tão minucioso sobre a obra, e não que a obra não seja profunda mas a autora trata com uma dualidade que me faz ficar confusa com a mensagem do texto e você é muiito pontual, amei amei e amei
Que vídeo incrível, parabéns pela análise. Fico impressionada como as pessoas amam a CoHo sendo que a escrita dela é crua e falta muita responsabilidade na escrita e gestão (lançar linha de esmalte pra mim é o fim). É triste venderem esse livro como romance e passarem tanto pano para todas essas coisas.
Nunca li esse livro e nem vi o filme mas obviamente escutei falar. Gente kkkkkkkkkkkk chegou no fim da história, eu parei enquanto desenhava, eu pausei o video e falei "UÉ???! é assim que acaba?!" que final ruimKKKKKKKKK socorro gente um ano depois? serio? um relacionamento abusivo nesse nivel e ela recupera a capacidade de confiar e amar novamente tão rápido? sem nem fazer uma terapia? um grupo de apoio? uma roda de conversa? e criando uma criança ainda com todos os estagios da pós gravidez e fica com o principe encantado? No fim, parece que a autora criou toda essa história sobre abuso pra justificar a relação dela com o Atlas e o quanto o amor deles é "inabalavel"
Nunca li nenhum livro dessa autora e nem pretendo, mas muito me preocupa a popularização do gênero dark romance, e ainda o bully romance, e se essas obras não estão sim borrando as fronteiras da romantização da violência e a denúncia. Acabei de conhecer seu canal! Parabéns pelo trabalho minucioso.
Sinceramente eu me pergunto como as pessoas conseguem ler esses gêneros, de tanto ver indicação no tik tok li um e simplesmente foi a coisa mais absurda que eu já vi e o pior é ver várias malucas romantizando. Eu sei que não é realidade, só obra de ficção mas eu não entendo como alguém gosta de ler um livro onde o cara enterra o interesse amoroso dele(famoso bullying romance), pior coisa que vi, sinceramente tenebroso, tudo tem limite gente.
Simm o gênero Dark romance é muito complexo! Ainda n tenho uma opinião concreta sobre o gênero em si mesmo, mas acho que É assim que acaba n se encaixa nele? N sei…. Ele parece n ter a mesma “vibe” q os outros?
Dark romance foi criado com o intuito de "O cara queimaria o mundo por ela",essas porcarias de abuso, violência doméstica e feminicidio não fazem parte do gênero.Essas autoras que dizem que escrevem "dark romance"são apenas pessoas idiotas que queriam abertura pra romantizar estupro!
@ias_serafim Também acho que não se encaixa. Mas é que, pode até ser preconceito da minha parte, eu acho que o dark romance não denuncia a violência presente. O que me leva a pensar que isso pode induzir a um leitor desavisado a não compreender uma denúncia quando for o caso. Mas posso estar errada, como eu disse, não sou o público alvo...
Nunca esqueço q a primeira vez que eu li, meu primeiro pensamento foi “a escrita é igual a de after”. E principalmente agr depois de vivenciar indiretamente um caso de violência doméstica bem parecido, eu digo que oq faz esse livro acumular fãs é a escrita “estilo after”, que mascara a realidade contando tudo em primeira pessoa para que assim o leitor tenha, durante a leitura, pouco tempo para assimilar e pensar criticamente sobre os fatos narrados. Não posso afirmar que essa história com esses personagens não retrate nenhuma vítima de abuso, mas posso afirmar que não é a da maioria pq não há momentos “hanna Montana”, só há sofrimento. E pra mim o pior é que a autora escolhe que o final seja aquele, ela podia ter punido verdadeiramente o Ryle mas ela não quis, e por mais que muitas mulheres não denunciem, o final passa uma vibe de “ah acontece né mores, oq o tempo não curakkk”
Acho que se a autora realmente quisesse retratar o tema como é visto na realidade, no final do livro Lily estaria m4rta. Isso só foi uma desculpa da autora pq ela não queria tratar desse tema assim e dá pra ver isso nos outros livros dela.
Sim, ela só queria escrever mais um livro clichê de romance e enfiar violência doméstica no meio pra ficar "diferente" dos outros livros dela, que são bem iguais.
Me dá a impressão que esse tipo de história é feita pra ser triste sem ser triste só pra não correr o risco de as vendas não serem boas. Vamos falar do assunto, só que não. É algo que ofende a nossa inteligência por achar que ninguém é capaz de ler algo profundo sem cair em depressão, e se aproveita da falta de referências literárias da população geral pra virar best seller. Tem méritos? Tem. Mas é uma poça se vendendo como um oceano.
Talvez esse comentário pareça um pouco estranho, mas parabéns pela coragem de fazer videos tão longos e bem editados em um plataforma que não incentiva isso. Acompanho o youtube gringo e lá é mais comum videos longos, fico feliz de ver videos que debatem a fundo certas discussões sendo feitos em português também. Ainda não terminei o video, mas claramente é algo feito com esforço e dedicação.
01:02:00 Os livros da Coollen me passam a vibe que foram escritos por várias mãos ou então ela tem muitas personalidades, porque todas as vezes que os personagens voltam a adolescência me pegam muito porque é insuportável de ler, parece que uma menina de 12 anos escreveu, eu odiava as cartas para a Ellen, mas o fundo do poço para mim foi ler os flashbacks de O lado feio do amor. E o livro inteiro de as mil partes do meu coração me parece ter sido escrito por essa adolescente, passou a mesma vibe dos flashbacks.
Eu fiquei com essa mesma impressão em relação as cenas engraçadas e as cenas pesadas!!! Parecia q até o DNA do texto mudava de uma página para a outra😮💨
@@ias_serafim por isso eu fico em conflito em relação as obras delas, algumas me tiraram reflexões bem profundas, mas fico com a impressão que fui eu que transformei carvão em diamante ao fazer isso kkkk porque estavam num lamaçal de infantilidade e diálogos vergonhosos.
seu canal apareceu no feed do youtube e que achado!! modo que vc conta soa tao intimo que parece uma conversa entre amigos. Desejo tudo de bom pra vc 🎉
Vi que algumas pessoas querem uma continuação do filme. Eu acredito que é uma ideia errada, deveria ser uma única obra que mostra o começo, meio e o fim de um problema sério, e um meio de alertar milhares de pessoas. E não fazer uma franquia de filmes sem relevância nenhuma só para ganhar mais dinheiro.
Amei o vídeo! Fiquei vidrada do começo ao fim. Gostaria de dizer que amei a edição, a forma como você explica e te achei muito carismática. Mas passei raiva ouvindo a historia desse livro, nossa! O fato do 4bus4d0r não ter enfrentado nenhuma consequência no final me deixou full pistola.
Mulher achei seu canal e tô simplesmente chorando de emoção, que didática! Que coerência! Você será minha acompanhante nas faxinas pelos próximos meses, obrigada por tanto! Já estou compartilhando 🧡
Todas mulheres ao meu redor já tinham lido esse livro e só ouvi falar agora que lançou o filme. Primeiramente, fiquei chocada por quão famoso ele era, por ter tanta gente indo assistir no cinema, mas quando minha irmã me contou a história do livro fiquei espantada por que do jeito que as pessoas falavam sobre ele parecia ser só mais um livro sobre romance, não sobre violência domestica.
Ias, eu raramente comento em vídeos no youtube, apesar de ser bem viciada na plataforma e gastar muito mais tempo do que seria saudável por aqui. Vou fazer um comentário textão de tiazona porque já assumi que é o que eu sou haha O YT me sugeriu seu vídeo e eu comecei a ver, gostei muito do seu ritmo, da edição, das referências e tava meio curiosa com o livro porque tinha visto que tinha polêmicas a respeito, e uma pessoa ja tinha me indicado pq eu trabalho muito com vítimas de violência doméstica e abordagens comunitárias no seu enfrentamento (sou psiquiatra e médica de família). Assisti a primeira parte, e quando vc começa a falar do roteiro propriamente eu pausei e fui dar uma olhada no livro pra ver como era, e acabei achando muito ruim em termos narrativos e de construção dos personagens (tudo que vc critica de maneira muito mais eloquente e divertida do que eu seria capaz de fazer), e quase desisti naquele diálogo ridículo do tornozelo torcido de que você fala. Mas fui ver se ficava pior e só parei de ler quando terminei o livro, as 4h45 da manhã. Aí voltei pra terminar de ver seu vídeo, fingindo que não tinha que trabalhar às 8h, e queria dizer que eu realmente gostei muito, vou fazer uma doação e espero muito que você continue, porque falta muito conteúdo de qualidade assim em português, e criadoras de conteúdo como você que têm o trabalho descomunal e a aposta em vídeos longos. Parabéns mesmo. Dito isso, queria trazer para discussão um pequeno ponto, em 1:15:35 quando você fala da terceira e última violência do Kincaid, você diz que ele QUASE a estupra. E fiquei pensando que isso pode ser um understatement, isso é como ela quer tratar a questão, inclusive depois recusando o exame de corpo de delito. Acho que ler como um quase estupro também vem de uma tendência social de tratar estupro como simplesmente penetração pênis-vagina, e o consentimento como algo que é uma questão muito binária, e não é bem assim, principalmente em relações maritais. Ele pratica atos libidinoso mesmo que não tenha havido penetração, impondo violência física depois, e ainda mais sutilmente no início, com uma violência psicológica no intuito de humilhá-la ou constrangê-la. No início da relação sexual ela "consente" e ele a machuca com os dedos e em seguida ela "voluntariamente" tira a camisa a pedido dele antes de começar a ler o jornal. Não estou dizendo que na cena é claramente retratado como um estupro, ou que judicialmente seria lido assim, só queria mesmo problematizar que o ato todo é violento, ele premedita o estupro que vai acontecendo e só não chega até o final porque ela o morde, e o consentimento dela é prejudicado porque são parceiros habituais e ela vai consentindo a coisas que eles haviam previamente feito, sem saber que não é bem isso que ele vai fazendo. Sei que esse tipo de discussão é polêmica, e de novo, não estou discutindo aqui necessariamente a repercussão penal, muito menos imaginando que vá ter um consenso, mas a perversidade da cena frente à descrição como quase um estupro me fez pensar em que ponto ele poderia ter parado para que deixasse de ser "quase" e virasse um estupro de fato, e quão arbitrária essa linha é. E, claro, como arrastar essa linha serve muito para que as vítimas permaneçam em situações em que avaliam que não foi tão grave, em que sejam manipuladas e invalidadas (o que não é o caso da protagonista).
mds seu comentário é super valioso!! Entendi demais seu ponto de vista e concordo! Independente dele ter "completado" ou não o ato, a violência cometida já passa de todos os limites desde o começo! Por favor, sinta se sempre confortável para fazer quaisquer "textões" que quiser!! Eu adoro ler as análises da minha análise kkkkkkkkkkk
Ótima análise! Eu não li esse livro, nem vi o filme, mas tava ficando interessada em ver pelo que o pessoal comentava, agora que você falou que ele melhora o material original, eu talvez realmente veja. Sobre a Collen Hoover, acho que você acertou em cheio ao dizer que esse não É um livro sobre violência doméstica, ele CONTÉM violência doméstica. A maioria dos livros dela é exatamente assim, são todos livros bobinhos de romance, que contém temas pesados para se diferenciarem dos outros no mercado e poderem afirmar que tem mais profundidade. Ela tem talento, escreve cenas de drama muito bem (assim como Stephanie Mayer tem talento para cenas de terror), mas o desperdiça ao focar em tramas ao estilo da novelas de banca de antigamente (Julia, Sabrina, Bianca), que romantizam relacionamentos abusivos. Sempre me impressinou ela escrever de forma tão cativante no micro e a história macro ser tão ruim.
Muito obrigada por ter mostrado sua perspectiva de uma forma tão clara e objetiva! Fazia muito tempo que eu não consumia um canal literário assim, ganhou mais uma inscrita
Excelente análise! Agora, comecei a entender o surto da press tour dos protagonistas. A Blake se apegou ao entretenimento, piadas e esmaltes e o Justin à parte “séria” e violenta.
nunca comento no UA-cam, mas suas análises, ganchos, roteiro etc são simplesmente incríveis. Lembro de ler esse livro e ter achado uma representação "boa" de relacionamento abusivo, parar de culpabilizar a vítima etc etc, mas agora percebo que eu estava bem errado, e entendo minha revolta com o final dela não ter denunciado, mas que passei a "aceitar" por ser "comum" na vida real
Eu li o livro em 2016; depois li outros da Coolen. Mas preciso ser honesta que amei o Ryle, fui me prendendo nas visoes distorcidas da Lily, e assim como ela achava varias desculpas para o comportamento do Ryle. Senti muita empatia. Na epoca me abriu os olhos do porque tantas mulheres ficam em relacionamentos abusivos, no entanto, a realidade nao sao caras ricos, cirurgioes, bonitoes. A realidade é mais pesada. Mas acabei crescendo e meu interesse pelos classicos aumentou, entao nao li mais nada da Coolen, so soube das coisas absurdas dela por causa do filme. Mas me frustei com toda a bagunça do set e estou do lado do Justin. Pois é um livro sério, sobre violência domestica e nao um romance como quis a Blake. Sua visao, me deu outra perspectiva do livro - mas admito que nem lembro muito dos detalhes do livro.
Desde do dia em que eu doscobri que a Coho achou de bom tom criar um LIVROS DE COLORIR sobre E assim que acaba,comecei a olhar com outros olhos a autora. Queria muito entender as pessoas que defendem com unhas e dentes pq isso não tem justificativa.
É justamente por isso que Uma vida pequena se tornou meu livro favorito. Não há esse forçar a barra para que tudo fique bem, é um livro que retrata a realidade e os traumas, como realmente são.
Pra mim o maior problema hj é as pessoas quererem ler um livro pq está todo mundo falando sobre. Ignora avisos de gatilho e depois vai reclamar como o assunto é abordado.
SIMMM! Eu fiz um vídeo sobre curto no meu booktok sobre isso, mas penso sobre a mesma coisa. Eu não leio livros queridinhos do momento e favoritos do momento justamente pq as pessoas não sabem ler e criticar a obra de forma CORRETA
Como sempre seus videos mostram todo o cuidado e dedicação que você tem para construi-los com a maior qualidade possível! Admiro muito seu trabalho! Espero q vc consiga receber apoio suficiente para continuar com o canal e os dubladores! Sempre ansiosa para assistir seu próximo TCC
Passei um relacionamento abusivo de 3 anos e sofri violência -me recuperando ainda.- e me identifiquei mega com a Lily. Mas um erro tb que achei no livro é a frase 'todos nós temos partes ruins.' Isso é verdade mas tb não é por isso que vc vai igualar o estuprador a por exemplo, uma pessoa mentirosa, saca? Mentir também é errado e prejudicial mas não é o mesmo que ser um estuprador. E outra é a Lily já sair do casamento e ter o Atlas. Pq tipo, nós que saimos desse tipo de relacionamento saimos ferradas. Eu por ex sai cheia de marcas e dependente Química. Pois meu ex era advogado e usava drogas e usavamos juntos. Mas TB não li a sequência 'É assim que começa' e talvez eles irão desenvolver um relacionamento aos poucos, com a Lily se recuperando. Adorei o seu video. Vc é muito inteligente! 💜
Nunca me esqueci de Todas as suas (im) perfeições, que o casamento da protagonista estava todo ferrado com a falta de diálogo, e em vez da autora colocar a importância da terapia para os protagonistas superarem as adversidades, ela simplesmente coloca um par de chifres na protagonista e com isso os dois conseguem superarem os seus problemas no final do livro🤡. Sempre falo que as ideias da Collen Hoover são otimas, pena que é ela que escreve, se os livros dela fosse escrito por uma autora mais madura, eles seriam melhores.
Acho que paciência tbm poderia ser algo que ajudaria ela, sabe? Tenho impressão que ela quer sempre tentar lançar livro todo ano e por isso as histórias n tem tempo para “fermentar”, entende?
Esse livro é uma decepção, tem muitos momentos que ela romantiza a violência doméstica e até o final você não consegue destinguir se a autora romantiza ou a própria personagem. Ela fica ainda pensando nele, ela ainda tem dúvidas se era violencia ou não????? E veja bem, nenhuma postura assertiva contra o macho.
Que vídeo bom!!! Maravilhoso!!!!!! Eu li o livro há muito tempo, antes de entrar no hype, e não achei lá essas coisas. Quando entrou na moda e vi que todo mundo amou, me senti uma estranha okkkkkkk
Confesso que achei o vídeo muito denso e necessário, levei 3 dias para finalizar ele, sempre me incomodei com a escrita da CH nesse livro, e sempre achei muito mal representado, nunca consegui ler esse livro mais de uma vez, e todo esse merch me incomoda muitooo, e o filme só me deixou mais incomodada. Bom vídeo!
A minha irmã disse que a autora coloca esses temas nos livros dela oara vender, mas ela não abraça nehuma causa... Eu li um comentário que ela abafou um abuso que o filho fez com uma garota.
Ias, acabou de ganhar uma seguidora, você é maravilhosa. E além dos problemas citados, acho os livros da CoHo pobres e preguiçosos...li 3 pra não perder no argumento 😂
Amei o estudo!! Nunca li o livro, mas já vi muito conteúdo sobre na intenet e você trouxe uma análise perfeita, como sempre. :) Só li um livro da CoHo e não tenho vontade de ler mais nenhum, eu entendo o hype que ela tem, porém ela não é a melhor autora dessa geração e sei que se eu tivesse 15/16 anos ela seria minha autora fav, acho que para quem não tem tanta experiência com leitura ( não necesseriamente) ela pode se tornar a melhor escritora do mundo e esse é o problema, pq quanto mais destaque ela recebe mais livros problemáticos ela vai entregar, para "alimentar" seus fãs. '-'
Mds q vídeo INCRÍVEL pqp,arrasou dms amg. Eu PRECISO ver vc falando sobre a saga de Devils Night, POR FAVOR. ( Eu odeio o jeito q esse livro e os protas, principalmente o Daemon, são romantizados )
simm, não só romantizados como sem evolução, o damon é mo problematico cheio de trauma que só anos de terapia resolveriam mas a autora faz ele mudar do nada no final virando um “santo” por conta de romance
18:26 Para quem leu (ou assistiu) "o cemitério" de Stephen King, e sabe um pouco sobre a história por trás do livro, sabe que o King se inspirou fortemente na vida real, que quase diria ser uma biografia, a não ser que, um cemitério que revivi animais e humanos seja real.
Romance é um gênero literário, com características específicas, não necessariamente é uma história com final feliz entre personagens que se amam. Concordo com o marketing problemático, foi terrível.
Verdade, porém no dia a dia romance(principalmente nas abas de procura de e-books) tem o significado de que vai ter um romance ali, que é uma história de amor,
O gênero literário que chamamos de romance em inglês é 'novel'. O livro foi eleito como 'best romance' pq foi classificado literalmente como literatura romântica, e figura em várias listas do gênero. Foi marketeado assim mesmo, infelizmente.
mds eu concordo com tudo q vc falou! desde a primeira vez q li reparava em mts coisas q me incomodavam só n sabia expressa-las. mt bom o video, a edição, o roteiro... tudo perfeito!!
Acho estranhissimo esse primeiro capítulo e só fui perceber assistindo o filme, a mulher falando coisas sérias, o cara tbm falando coisas sérias e tendo TENSÃO SEXUAL ENTRE OS DOIS??
mulherrrrr via seus conteúdos nas outras redes e estou muito feliz de ter encontrado seu canal 🫶🏻 já vou maratonar os outros vídeos depois (tô curiosa demais pro de tog) porque parece até um documentário, parabéns!
57:06 não é que o Atlas julgou a Lily ao invés de culpar o Ryle, ele literalmente, sai na mão com o Ryle. Mas na sequência ao tentar saber da Lily, ela começa a interpretar a mãe dela.. uai kkkk ele já culpou o cara, vai falar com ela e ela diz que ele tá viajando? É lógico que ele ia olhar pra ela com um olhar de pena e até de julgamento, pois, ela está fazendo aquilo que julgou a mãe por fazer e que disse que nunca faria, os dois entendem muito bem o sentimento de antes e o de agora.
Eu te acompanhava a um tempo no tiktok até que vc passou a postar menos. Agora esse é o primeiro vídeo seu que vejo no UA-cam e simplesmente AMEI! A forma q vc mostrou os pontos negativo e positivo da narrativa com muita criticidade
Floreiam o filme todo e a violência só fica explícita no finalzinho, suavizaram a história? Sim! Mas a escrita da Coleen é assim. Ela surfa nesse tema, tem outras escritoras nessa tbm.
Sabia q eu n achei que foi suavizado no filme? Tipo eu entendo q o livro é mais gráfico, mas o filme para mim acabou usando as cenas de violência de uma maneira bem mais impactante achei
Eu nunca li esse livro e também nunca tive a pretensão de ler, acabei de conhecer o canal e achei o vídeo tão bom, cheio de riqueza de detalhes e análises que fiquei com vontade de ler só pra concordar com você. Já me inscrevi
Ótimo vídeo, nem tenho interesse no livro mas conseguiu me segurar no vídeo até o final Gostei da forma que interligam a vivência da Lily na da mãe nesse contexto (e apoio q livros com temas sensíveis tenham uma tabelinha de gatilhos ou pelo menos uma classificação de maduridade que nn seja confundida com conter conteúdo 18+), mas de fato parece q esse livro peca demais em muitos aspectos para eu me prestar a ler Sobre a questão da capa, este livro me é recomendado na amazon muito antes do seu hype no tiktok e esses tons pastéis e flores me traziam uma sensação de romance trágico sem nunca ter lido a sinopse (sla como se um deles tivesse uma doença terminal), mas se eu tivesse visto na época a quantidade de produtos q essa autora vende pensaria q tinha me enganado
Quando eu vi alguém criticar pela primeira vez É assim que acaba, ainda colocaram que SUPOSTAMENTE o filho dela teria cometido algo desse gênero, um estu... de uma menor de idade e que quando ela foi pedir ajuda ela bloqueou a menina e fez ela de louca, essa parte do bloqueio não tenho tanta certeza, mas a acusação do filho dela é vdd agr se ele foi sei lá... inocentado é outros 500
58:30 sobre esse desconforto com a diferenca de idade, reparei nas redes sociais alguns estadunidenses (e era sempre estadunidense) se enojando com romances onde um personagem tem 15 e outro tem 18, ou 16 e 19. acho que é por isso que alguns estados tem até leis "romeu e julieta", em que é legal relacoes entre casal de 16 e 18 anos, embora tecnicamente seja um adulto se relacionando com um menor de idade. esse claro medo de relacoes com aliciamento é super triste considerando que nao para o tanto de casamento infantil legal no pais (diz a brasileira tambem vivendo num pais cheio de casamento infantil).
seu comentário no final me deixou com vontade de ver o filme KKKKKK mais uma análise impecável ias, e a introdução desse vídeo é sensacional! esperando aqui o próximo vídeo
@@Sentinelladlc Lily sofrer com essa violência até pode ser “plot”, mas o abuso q a mãe dela sofreu não é. Logo, a violência foi tratada como tema* também da história e isso deveria ser avisado. Tema não é plot.
@@ias_serafim Mas justamente por ter viralizado as pessoas em sua maioria já sabiam, se o marketing quis vender maçã ao invés de laranja não é culpa de quem indicou.
da mais dinheiro pra indústria literária vender um romance do que uma história séria, a autora provavelmente achou q n seria capaz de fazer um best seller abordando um assunto sério de uma maneira seria
que vídeo sensacional!! contou várias coisas que eu não vejo ninguém comentando, fiquei bem surpresa pq tava acompanhando a polêmica por ser fã do ator que fez o riley (e foi o diretor). que bom q ele conseguiu aproveitar o que dava do livro, já que claramente a dona coho é sem noção nenhuma
Esse tema é tão delicado e precisa tanto ser melhor abordado nas obras, só sinto que esse privilégio de ter sido uma porta-voz de mulheres agredidas foi dada a pessoa errada.
Nem me fala viu😮💨
Mas é pq não foi dado a uma mulher diretamente agredida, e sim pra filha. Uma coisa que todos os livros da Collen tem em comum, é a humanização do personagem. Quando você consegue ler de forma neutra, consegue perceber isso. Se não me engano, nos agradecimentos ela fala do pai, da a entender que o que ele fez foi errado, mas que todos erram e ele era o pai dela. Enfim, ela humanizou o agressor do livro, tanto quanto humanizou o pai.
@@ias_serafim por que o áudio do começo ta numa qualidade tão baixa é proposital?
E convenhamos, pros Estados Unidos tudo é produto. Até violência doméstica.
A atriz é tão o responsável como a autora. Por isso se deram tão bem.
🫣
É por isso que eu digo que tem que ter muita inteligência/sagacidade ao escrever uma história trágica e cômica ao mesmo tempo. Precisa ter "malícia" na hora de perceber que tal momento é realmente sério e não cabe piadinhas, enquanto outro momento consegue ser tragicômico. O melhor exemplo que eu associo a essa mistura é Jojo Rabbit. Nem todos os escritores conseguem realizar essa combinação com excelência e a maior prova disso é esse livro kkkkkkkkk
EXATAMENTE!!! Mds Jojo Rabbit é um exemplo PERFEITO
Perfeito
@@ias_serafimnecessário
Eu imediatamente pensei em Fleabag, aliás o tragicômico é a marca registrada nas obras da Phoebe Waller-Bridge
Pra mim o foco desse livro é mais a tensão sexual da lily e riley, do que a própria violência. A Coleen tenta a todo momento romantizar tudo e não coloca um pingo de seriedade em nada. Pude confirmar isso quando ela lançou um livro de colorir, ela nunca esteve ali para a história e transmitir um alerta.
Só o fato dela ter humanizado o pai dela nos agradecimentos e nas entrevistas em um livro que ela tenta abordar violência doméstica já uma gravíssimo
Sim odiei muito essas cenas de tensão sexual / hot mano tinha momentos que tinha acabado de acontecer uma violência e daí logo em seguida um hot
Mais um grandíssimo achado no UA-cam. Eu AMEI o seu canal. A construção do vídeo, até o fato de ser longo, eu amei tudo. É tão satisfatório! Amei, amei!
Eu também, ela realmente se preparou para fazer esse vídeo.
não acredito que assisti um vídeo de uma hora e quarenta minutos sobre um assunto que não me interessa nem um pouco, sempre ignorei a existência da colleen hoover (e vou continuar) mas a ias falando as opniões e dando contexto/referências me prendeu bastante, indo maratonar o canal
AAAAAAA QUE HONRA!!!! Espero q vc curta os outros vídeos!! Depois me conta oq achou💖
11:09 tbm concordo que aviso de gatilho não é spoiler! Li o livro sabendo da violência, mas qnd chegou na cena eu levei um baque junto com a protagonista do mesmo jeito porque eu não sabia que era naquela cena q ia acontecer a violência. Uma pessoa que passou por algo parecido não vai ficar feliz indo ler um livro pensando que é um romancezinho e sai traumatizada por causa do gatilho que não foi anunciado. E a Colleen só faz o assunto parecer tão banal com esses esmaltes e livros para colorir
Isso sobre a promoção do livro como algo bobinho é verdade. Eu fui no cinema essa semana com uma amiga ver o filme, e perguntei se ela estava animada (não li o livro mas já sabia dos gatilhos por conta to twitter). A minha amiga disse que sim, que não sabia nada da história, mas que a instrutora de pilates dela havia indicado o filme e que era um romance. Só isso, a mulher não contou NADA dos gatilhos pra minha amiga. Os fãs agem exatamente como você está colocando no seu vídeo.
Eu tenho um histórico familiar de violência doméstica e adivinhem o meu choque quando a PSICÓLOGA me indicou ler esse livro
misericórdia, uma psicóloga??!!
credo
Olha, existem técnicas que objetivam confrontar seu ponto aversivo. Isso tem que ser muito bem usado, avaliado em qual momento e com qual intensidade. É bem personalizado. Depende do limiar de tolerância à frustração de cada um. Se não tiver, precisa construir antes estratégias de enfrentamento assim. Mas posso te dizer que, parte de algumas técnicas é encarar seu medo ou desconforto pra tentar entender o quanto você consegue ressignificar aquilo.
Ela não deve ter te sacaneado. Não se ela trabalhava com terapias comportamentais e não puramente mentalistas.
Eu não consegui terminar esse livro,achei muito romantizado, a Collen fez até que bem os traumas e os problemas psicológicos mais a resolução disso foi LITERALMENTE macho.
tbm achei a resolução super nada a ver.... o livro ficaria bem melhor com umas 40 páginas a mais explicando as coisas devagarzinho
Até que enfim alguém está falando de quão mal executado foi feito esse projeto. Não, “assim que acaba” não é o melhor material sobre o assunto, ele é válido como uma abertura de discussão sobre o assunto. Mas a própria autora não parece ser a pessoa mais adequada para direcionar a questão.
Queria pontuar um negócio aqui enquanto assisto o seu vídeo, adorei que você trocou "isso parece uma fanfic" pra "isso parece um livro escrito por uma pessoa jovem". Porque eu vi que vc conhece Manacled, então você deve saber quanta fanfic muito bem escrita existe ai e por conta do Wattpad a gente tem esse pensamento de achar que só adolescente escreve fanfic, mas indo em sites mais sérios como AO3 dá pra perceber que existe adultos com faculdade, pessoas com profissões, mães, etc, escrevendo fanfic e escrevendo ouro, já li fanfic que nenhum livro publicado nunca vai chegar tão perto de tão bom.
Simmm eu adoro mt fanfics! Por isso que até antes disso já falo “estereótipo de fanfic” para deixar claro que o livro parece oq as pessoas acham que as fanfics podem ser!!💖
Nunca me aprofundei em Collen Hoover, pois o pequeno contato que tive com "É Assim Que Acaba" faz-me desistir completamente da autora e de suas obras. Contudo, mesmo sendo alguém que é um tanto crítico e chato com literatura, nunca deixo de procurar saber das coisas antes de só tomar uma conclusão precipitada. Minha namorada leu em 2022 e mandou-me print bem do momento em que o Ryle agride a Lily pela primeira vez. Aquele breve trecho não acalentou-me no sentido de me interessar ou criar em mim uma espécie de tristeza, só me fez pensar sobre a forma como ela tratava os temas. Fui ter contato novamente com "É assim que acaba" por conta de um canal de storytelling, que em seu vídeo, bateu muito na escrita de Collen e explicou o fenômeno que a escritora engajou. Desde então, por mil e um motivos, ignorei tudo que envolvia Collen Hoover, até porque não havia razões claras para eu me adentrar em uma escritora na qual me desinteressou em pouquíssimas páginas. Bem, o tempo é uma coisa inexplicável, pois cá estou eu, comentando após ter visto um vídeo de uma hora sobre "É assim que acaba". Apenas queria parabenizá-la pelo ótimo trabalho, pela dedicação e pela qualidade do conteúdo. Seus pontos são bons, há clareza e sua coesão é notável. Conseguiu prender-me num vídeo de uma hora sobre uma escritora que eu simplesmente nem suporto ouvir falar. Ganhou mais um escrito.
Todos os personagens da Coleen são questionáveis. A sensação que eu tenho, é que quando ela mostra da onde veio certas questões deles, ela faz não só pra explicar, mas sim pra justificar. E apesar da gente entender, não significa que justifique. Principalmente com relação a personagens masculinos.
Quando eu li eu achei que era um romance porque a Sinope me passou despercebida que era violência. Depois quando eu fui ler e chegou na cena que o Ryle tenta estuprar a Lily eu fiquei mau de verdade, depois tive pesadelos e fiquei paralisada durante o sono como se eu estivesse vivendo a situação. Tive que usar calmante pra voltar a dormir porque fiquei com medo de alguém entrar no meu quarto e me atacar.
Mds eu sinto muito!!! É por causa desse tipo de coisa q livros como esse precisam OBRIGATORIAMENTE de avisos de gatilho e classificação indicativa!!
Te seguia no Tik Tok e se não me engano tem um vídeo onde você fala que queria ser jornalista. Não sei se é realmente isso, mas se for o caso saiba que você tem todas as qualidades que uma profissional da área precisa. O cuidado no preparo dos vídeos, o trabalho de pesquisa, a oratória, o roteiro... Perfeitos!
Suas análises são incríveis. É como se eu estivesse falando com uma amiga sobre o livro e a parte mais legal, para mim, é ver como você critica o livro, mas sem massacrá-lo como outros criadores de conteúdo. Você aponta as qualidades e os defeitos do livro sem ofender a obra.
Infelizmente não tenho como te apoiar no Catarse, mas te apoiarei daqui. Desejo todo sucesso e que esse canal cresça ainda mais!
Mds anjo que comentário lindo!! Fico mt feliz ao ler esses elogios!! MT OBRIGADA ❤️❤️❤️❤️
obrigada por ler esse livro e nos poupar do sofrimento de ter que ler 🙏
Acabei de conhecer seu canal amga, cai aqui de paraquedas e o que posso dizer??
Eu amei, você é tão precisa e pontual nas suas críticas e observações que me faz ter um olhar tão minucioso sobre a obra, e não que a obra não seja profunda mas a autora trata com uma dualidade que me faz ficar confusa com a mensagem do texto e você é muiito pontual, amei amei e amei
Obrigada de coração pelos elogios!!
Que vídeo incrível, parabéns pela análise. Fico impressionada como as pessoas amam a CoHo sendo que a escrita dela é crua e falta muita responsabilidade na escrita e gestão (lançar linha de esmalte pra mim é o fim). É triste venderem esse livro como romance e passarem tanto pano para todas essas coisas.
Nunca li esse livro e nem vi o filme mas obviamente escutei falar. Gente kkkkkkkkkkkk chegou no fim da história, eu parei enquanto desenhava, eu pausei o video e falei "UÉ???! é assim que acaba?!" que final ruimKKKKKKKKK socorro
gente um ano depois? serio? um relacionamento abusivo nesse nivel e ela recupera a capacidade de confiar e amar novamente tão rápido? sem nem fazer uma terapia? um grupo de apoio? uma roda de conversa? e criando uma criança ainda com todos os estagios da pós gravidez e fica com o principe encantado? No fim, parece que a autora criou toda essa história sobre abuso pra justificar a relação dela com o Atlas e o quanto o amor deles é "inabalavel"
Nunca li nenhum livro dessa autora e nem pretendo, mas muito me preocupa a popularização do gênero dark romance, e ainda o bully romance, e se essas obras não estão sim borrando as fronteiras da romantização da violência e a denúncia.
Acabei de conhecer seu canal! Parabéns pelo trabalho minucioso.
Sinceramente eu me pergunto como as pessoas conseguem ler esses gêneros, de tanto ver indicação no tik tok li um e simplesmente foi a coisa mais absurda que eu já vi e o pior é ver várias malucas romantizando. Eu sei que não é realidade, só obra de ficção mas eu não entendo como alguém gosta de ler um livro onde o cara enterra o interesse amoroso dele(famoso bullying romance), pior coisa que vi, sinceramente tenebroso, tudo tem limite gente.
Simm o gênero Dark romance é muito complexo! Ainda n tenho uma opinião concreta sobre o gênero em si mesmo, mas acho que É assim que acaba n se encaixa nele? N sei…. Ele parece n ter a mesma “vibe” q os outros?
Dark romance foi criado com o intuito de "O cara queimaria o mundo por ela",essas porcarias de abuso, violência doméstica e feminicidio não fazem parte do gênero.Essas autoras que dizem que escrevem "dark romance"são apenas pessoas idiotas que queriam abertura pra romantizar estupro!
@ias_serafim Também acho que não se encaixa. Mas é que, pode até ser preconceito da minha parte, eu acho que o dark romance não denuncia a violência presente. O que me leva a pensar que isso pode induzir a um leitor desavisado a não compreender uma denúncia quando for o caso. Mas posso estar errada, como eu disse, não sou o público alvo...
@@LuanalopssTudo que bomba no tiktok book eu tenho preconceito e vejo que tenho razão
Nunca esqueço q a primeira vez que eu li, meu primeiro pensamento foi “a escrita é igual a de after”. E principalmente agr depois de vivenciar indiretamente um caso de violência doméstica bem parecido, eu digo que oq faz esse livro acumular fãs é a escrita “estilo after”, que mascara a realidade contando tudo em primeira pessoa para que assim o leitor tenha, durante a leitura, pouco tempo para assimilar e pensar criticamente sobre os fatos narrados. Não posso afirmar que essa história com esses personagens não retrate nenhuma vítima de abuso, mas posso afirmar que não é a da maioria pq não há momentos “hanna Montana”, só há sofrimento. E pra mim o pior é que a autora escolhe que o final seja aquele, ela podia ter punido verdadeiramente o Ryle mas ela não quis, e por mais que muitas mulheres não denunciem, o final passa uma vibe de “ah acontece né mores, oq o tempo não curakkk”
Acho que se a autora realmente quisesse retratar o tema como é visto na realidade, no final do livro Lily estaria m4rta. Isso só foi uma desculpa da autora pq ela não queria tratar desse tema assim e dá pra ver isso nos outros livros dela.
Sim, ela só queria escrever mais um livro clichê de romance e enfiar violência doméstica no meio pra ficar "diferente" dos outros livros dela, que são bem iguais.
Me dá a impressão que esse tipo de história é feita pra ser triste sem ser triste só pra não correr o risco de as vendas não serem boas. Vamos falar do assunto, só que não. É algo que ofende a nossa inteligência por achar que ninguém é capaz de ler algo profundo sem cair em depressão, e se aproveita da falta de referências literárias da população geral pra virar best seller. Tem méritos? Tem. Mas é uma poça se vendendo como um oceano.
!!!!!!
Isso!
Talvez esse comentário pareça um pouco estranho, mas parabéns pela coragem de fazer videos tão longos e bem editados em um plataforma que não incentiva isso. Acompanho o youtube gringo e lá é mais comum videos longos, fico feliz de ver videos que debatem a fundo certas discussões sendo feitos em português também.
Ainda não terminei o video, mas claramente é algo feito com esforço e dedicação.
Vc n faz ideia de como me alegra ler esse tipo de comentário! Fico mt feliz por vc ter curtido meu vídeo!❣️
Curti, me inscrevi, tentei divulgar pra quem conheço e já vou maratonar todos os videos! @@ias_serafim
@@Thaimi523 aaaaaaaaaaaaaaaaa ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
01:02:00 Os livros da Coollen me passam a vibe que foram escritos por várias mãos ou então ela tem muitas personalidades, porque todas as vezes que os personagens voltam a adolescência me pegam muito porque é insuportável de ler, parece que uma menina de 12 anos escreveu, eu odiava as cartas para a Ellen, mas o fundo do poço para mim foi ler os flashbacks de O lado feio do amor. E o livro inteiro de as mil partes do meu coração me parece ter sido escrito por essa adolescente, passou a mesma vibe dos flashbacks.
Eu fiquei com essa mesma impressão em relação as cenas engraçadas e as cenas pesadas!!! Parecia q até o DNA do texto mudava de uma página para a outra😮💨
@@ias_serafim por isso eu fico em conflito em relação as obras delas, algumas me tiraram reflexões bem profundas, mas fico com a impressão que fui eu que transformei carvão em diamante ao fazer isso kkkk porque estavam num lamaçal de infantilidade e diálogos vergonhosos.
Talvez a Collen faça uso de ghost writers, eu não dúvido de nada.
"meu Deus, parabéns, eu posso te pegar agora?😃"
Foi literalmente isso.
seu canal apareceu no feed do youtube e que achado!! modo que vc conta soa tao intimo que parece uma conversa entre amigos. Desejo tudo de bom pra vc 🎉
obrigada!!!!!!
Vi que algumas pessoas querem uma continuação do filme. Eu acredito que é uma ideia errada, deveria ser uma única obra que mostra o começo, meio e o fim de um problema sério, e um meio de alertar milhares de pessoas. E não fazer uma franquia de filmes sem relevância nenhuma só para ganhar mais dinheiro.
Aquele twt de que Collen Hoover é pra mulheres que não leram fanfic na adolescência
Esquece dubladores, você foi perfeita atuando!!!!! Deve fazer isso sempre!!!❤😂👏🏽👏🏽
Kkkkkkkkkkkkk registrado!🫡😁❤️
Nossa, eu tô genuinamente chocado que exista MERCHAN de livro (e ainda ESSE TIPO de É assim que Acaba)
!!!
Amei o vídeo! Fiquei vidrada do começo ao fim. Gostaria de dizer que amei a edição, a forma como você explica e te achei muito carismática. Mas passei raiva ouvindo a historia desse livro, nossa! O fato do 4bus4d0r não ter enfrentado nenhuma consequência no final me deixou full pistola.
Obrigado pelos elogios!! E eu tbm fiquei decepcionada com o final do livro🫤 tinha bastante potencial se fosse trabalhado corretamente
Mulher achei seu canal e tô simplesmente chorando de emoção, que didática! Que coerência! Você será minha acompanhante nas faxinas pelos próximos meses, obrigada por tanto! Já estou compartilhando 🧡
Aaaaaaaa que honra!!!! Kkkkkkkk toda vez que for lavar a louça, pode contar comigo!
Todas mulheres ao meu redor já tinham lido esse livro e só ouvi falar agora que lançou o filme. Primeiramente, fiquei chocada por quão famoso ele era, por ter tanta gente indo assistir no cinema, mas quando minha irmã me contou a história do livro fiquei espantada por que do jeito que as pessoas falavam sobre ele parecia ser só mais um livro sobre romance, não sobre violência domestica.
Ias, eu raramente comento em vídeos no youtube, apesar de ser bem viciada na plataforma e gastar muito mais tempo do que seria saudável por aqui. Vou fazer um comentário textão de tiazona porque já assumi que é o que eu sou haha
O YT me sugeriu seu vídeo e eu comecei a ver, gostei muito do seu ritmo, da edição, das referências e tava meio curiosa com o livro porque tinha visto que tinha polêmicas a respeito, e uma pessoa ja tinha me indicado pq eu trabalho muito com vítimas de violência doméstica e abordagens comunitárias no seu enfrentamento (sou psiquiatra e médica de família).
Assisti a primeira parte, e quando vc começa a falar do roteiro propriamente eu pausei e fui dar uma olhada no livro pra ver como era, e acabei achando muito ruim em termos narrativos e de construção dos personagens (tudo que vc critica de maneira muito mais eloquente e divertida do que eu seria capaz de fazer), e quase desisti naquele diálogo ridículo do tornozelo torcido de que você fala. Mas fui ver se ficava pior e só parei de ler quando terminei o livro, as 4h45 da manhã. Aí voltei pra terminar de ver seu vídeo, fingindo que não tinha que trabalhar às 8h, e queria dizer que eu realmente gostei muito, vou fazer uma doação e espero muito que você continue, porque falta muito conteúdo de qualidade assim em português, e criadoras de conteúdo como você que têm o trabalho descomunal e a aposta em vídeos longos. Parabéns mesmo.
Dito isso, queria trazer para discussão um pequeno ponto, em 1:15:35 quando você fala da terceira e última violência do Kincaid, você diz que ele QUASE a estupra. E fiquei pensando que isso pode ser um understatement, isso é como ela quer tratar a questão, inclusive depois recusando o exame de corpo de delito. Acho que ler como um quase estupro também vem de uma tendência social de tratar estupro como simplesmente penetração pênis-vagina, e o consentimento como algo que é uma questão muito binária, e não é bem assim, principalmente em relações maritais. Ele pratica atos libidinoso mesmo que não tenha havido penetração, impondo violência física depois, e ainda mais sutilmente no início, com uma violência psicológica no intuito de humilhá-la ou constrangê-la. No início da relação sexual ela "consente" e ele a machuca com os dedos e em seguida ela "voluntariamente" tira a camisa a pedido dele antes de começar a ler o jornal.
Não estou dizendo que na cena é claramente retratado como um estupro, ou que judicialmente seria lido assim, só queria mesmo problematizar que o ato todo é violento, ele premedita o estupro que vai acontecendo e só não chega até o final porque ela o morde, e o consentimento dela é prejudicado porque são parceiros habituais e ela vai consentindo a coisas que eles haviam previamente feito, sem saber que não é bem isso que ele vai fazendo. Sei que esse tipo de discussão é polêmica, e de novo, não estou discutindo aqui necessariamente a repercussão penal, muito menos imaginando que vá ter um consenso, mas a perversidade da cena frente à descrição como quase um estupro me fez pensar em que ponto ele poderia ter parado para que deixasse de ser "quase" e virasse um estupro de fato, e quão arbitrária essa linha é.
E, claro, como arrastar essa linha serve muito para que as vítimas permaneçam em situações em que avaliam que não foi tão grave, em que sejam manipuladas e invalidadas (o que não é o caso da protagonista).
mds seu comentário é super valioso!! Entendi demais seu ponto de vista e concordo! Independente dele ter "completado" ou não o ato, a violência cometida já passa de todos os limites desde o começo! Por favor, sinta se sempre confortável para fazer quaisquer "textões" que quiser!! Eu adoro ler as análises da minha análise kkkkkkkkkkk
Ótima análise! Eu não li esse livro, nem vi o filme, mas tava ficando interessada em ver pelo que o pessoal comentava, agora que você falou que ele melhora o material original, eu talvez realmente veja. Sobre a Collen Hoover, acho que você acertou em cheio ao dizer que esse não É um livro sobre violência doméstica, ele CONTÉM violência doméstica. A maioria dos livros dela é exatamente assim, são todos livros bobinhos de romance, que contém temas pesados para se diferenciarem dos outros no mercado e poderem afirmar que tem mais profundidade. Ela tem talento, escreve cenas de drama muito bem (assim como Stephanie Mayer tem talento para cenas de terror), mas o desperdiça ao focar em tramas ao estilo da novelas de banca de antigamente (Julia, Sabrina, Bianca), que romantizam relacionamentos abusivos. Sempre me impressinou ela escrever de forma tão cativante no micro e a história macro ser tão ruim.
Exatamente!!!!
Muito obrigada por ter mostrado sua perspectiva de uma forma tão clara e objetiva! Fazia muito tempo que eu não consumia um canal literário assim, ganhou mais uma inscrita
Aaaaaaaaa muito obrigada anjo!❣️
Excelente análise! Agora, comecei a entender o surto da press tour dos protagonistas. A Blake se apegou ao entretenimento, piadas e esmaltes e o Justin à parte “séria” e violenta.
👀🫣
nunca comento no UA-cam, mas suas análises, ganchos, roteiro etc são simplesmente incríveis. Lembro de ler esse livro e ter achado uma representação "boa" de relacionamento abusivo, parar de culpabilizar a vítima etc etc, mas agora percebo que eu estava bem errado, e entendo minha revolta com o final dela não ter denunciado, mas que passei a "aceitar" por ser "comum" na vida real
Obrigada pelos elogios!✨❤️🥹
Muito feliz que encontrei seu canal!! amo vídeos longos e aprofundados, obgda por esse trabalho bem feito e maravilhoso 🫶
Fico MT feliz q tenha gostado!!!
QUEBREI NO LUCIANO HUCK😂😂😂😂
Kkkkkkkkkk foi a parte mais divertida de editar no vídeo!!!!!
Não sei se estava vivendo ou apenas esperando um video novo
Kkkkkkkkkk espero q goste do vídeo novo!❤️❤️❤️❤️
Esse foi o melhor vídeo sobre esse livro que já assisti!
Aaaaaaa obrigada!!
Eu li o livro em 2016; depois li outros da Coolen. Mas preciso ser honesta que amei o Ryle, fui me prendendo nas visoes distorcidas da Lily, e assim como ela achava varias desculpas para o comportamento do Ryle. Senti muita empatia. Na epoca me abriu os olhos do porque tantas mulheres ficam em relacionamentos abusivos, no entanto, a realidade nao sao caras ricos, cirurgioes, bonitoes. A realidade é mais pesada.
Mas acabei crescendo e meu interesse pelos classicos aumentou, entao nao li mais nada da Coolen, so soube das coisas absurdas dela por causa do filme.
Mas me frustei com toda a bagunça do set e estou do lado do Justin. Pois é um livro sério, sobre violência domestica e nao um romance como quis a Blake.
Sua visao, me deu outra perspectiva do livro - mas admito que nem lembro muito dos detalhes do livro.
Desde do dia em que eu doscobri que a Coho achou de bom tom criar um LIVROS DE COLORIR sobre E assim que acaba,comecei a olhar com outros olhos a autora.
Queria muito entender as pessoas que defendem com unhas e dentes pq isso não tem justificativa.
Sim!
É justamente por isso que Uma vida pequena se tornou meu livro favorito. Não há esse forçar a barra para que tudo fique bem, é um livro que retrata a realidade e os traumas, como realmente são.
Tenho muitaaaaaa curiosidade sobre esse livro!!
@@ias_serafim Eu iria adorar ver um vídeo seu comentando esse livro, acredito que daria um vídeo e tanto KKKKK, ele é bem complexo
Pra mim o maior problema hj é as pessoas quererem ler um livro pq está todo mundo falando sobre. Ignora avisos de gatilho e depois vai reclamar como o assunto é abordado.
SIMMM! Eu fiz um vídeo sobre curto no meu booktok sobre isso, mas penso sobre a mesma coisa. Eu não leio livros queridinhos do momento e favoritos do momento justamente pq as pessoas não sabem ler e criticar a obra de forma CORRETA
Que video maravilhoso ❤❤❤❤ esse canal precisa ser reconhecido por todos
Obrigadaaaaaaa meu anjo❤️
Como sempre seus videos mostram todo o cuidado e dedicação que você tem para construi-los com a maior qualidade possível! Admiro muito seu trabalho! Espero q vc consiga receber apoio suficiente para continuar com o canal e os dubladores! Sempre ansiosa para assistir seu próximo TCC
Obrigada pelos elogios!❤️
"é uma vibe de quem acabou de descobrir q pobre tbm é gente"...maravilhosa
Kkkkkkkkkk obrigada!
Passei um relacionamento abusivo de 3 anos e sofri violência -me recuperando ainda.- e me identifiquei mega com a Lily. Mas um erro tb que achei no livro é a frase 'todos nós temos partes ruins.' Isso é verdade mas tb não é por isso que vc vai igualar o estuprador a por exemplo, uma pessoa mentirosa, saca? Mentir também é errado e prejudicial mas não é o mesmo que ser um estuprador. E outra é a Lily já sair do casamento e ter o Atlas. Pq tipo, nós que saimos desse tipo de relacionamento saimos ferradas. Eu por ex sai cheia de marcas e dependente Química. Pois meu ex era advogado e usava drogas e usavamos juntos. Mas TB não li a sequência 'É assim que começa' e talvez eles irão desenvolver um relacionamento aos poucos, com a Lily se recuperando. Adorei o seu video. Vc é muito inteligente! 💜
acabei de achar seu canal e nunca tinha visto um vídeo tão grande sobre um livro que nem li, mas sua fala é mt boa!
Muito obrigada 😊
Nunca me esqueci de Todas as suas (im) perfeições, que o casamento da protagonista estava todo ferrado com a falta de diálogo, e em vez da autora colocar a importância da terapia para os protagonistas superarem as adversidades, ela simplesmente coloca um par de chifres na protagonista e com isso os dois conseguem superarem os seus problemas no final do livro🤡. Sempre falo que as ideias da Collen Hoover são otimas, pena que é ela que escreve, se os livros dela fosse escrito por uma autora mais madura, eles seriam melhores.
Acho que paciência tbm poderia ser algo que ajudaria ela, sabe? Tenho impressão que ela quer sempre tentar lançar livro todo ano e por isso as histórias n tem tempo para “fermentar”, entende?
Esse livro é uma decepção, tem muitos momentos que ela romantiza a violência doméstica e até o final você não consegue destinguir se a autora romantiza ou a própria personagem.
Ela fica ainda pensando nele, ela ainda tem dúvidas se era violencia ou não?????
E veja bem, nenhuma postura assertiva contra o macho.
Sim confusão é uma palavra ótima para descrever oq a CoHo quer escrever e oq ela acaba escrevendo
Que vídeo bom!!! Maravilhoso!!!!!! Eu li o livro há muito tempo, antes de entrar no hype, e não achei lá essas coisas. Quando entrou na moda e vi que todo mundo amou, me senti uma estranha okkkkkkk
essa foi a analise mais perfeita que já vi desse livro.... que video bom!
Obrigada demais pelo elogio!!!!!❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Nunca li nenhum dos livros que vc fez vídeos, mas eles são tão bem feitos q eu assisto todos
Aaawwwwnnnnn obrigada demais!
Confesso que achei o vídeo muito denso e necessário, levei 3 dias para finalizar ele, sempre me incomodei com a escrita da CH nesse livro, e sempre achei muito mal representado, nunca consegui ler esse livro mais de uma vez, e todo esse merch me incomoda muitooo, e o filme só me deixou mais incomodada.
Bom vídeo!
Te conheci com esse vídeo e AMEI! Parabéns pelo cuidado ao falar de tópicos tao serios ❤
❣️fico mt feliz q vc tenha gostado!
A minha irmã disse que a autora coloca esses temas nos livros dela oara vender, mas ela não abraça nehuma causa... Eu li um comentário que ela abafou um abuso que o filho fez com uma garota.
Vi essa fofoca, mas já q n houve nenhuma avaliação judicial concreta desse caso (e que esteja disponível para o público) resolvi n colocar no vídeo 🫣
Tbm vi algo sobre, ela usa temas bizarros nos livros dela sem nenhuma responsabilidade, mas é o que vende né
Ias, acabou de ganhar uma seguidora, você é maravilhosa. E além dos problemas citados, acho os livros da CoHo pobres e preguiçosos...li 3 pra não perder no argumento 😂
Fico mt feliz q vc tenha gostado do vídeo❤️!!!
Que vídeo impecável!!! Parabéns inclusive por trazer análise de trabalhos acadêmicos.
❤️✨😉
Minha irmã disse que se a Collen hoover escrevesse os livros dela focando só no romance, ou só na parte suspense, os livros dela seriam melhores
SIMM
E eu concordo hein!
Amei o estudo!! Nunca li o livro, mas já vi muito conteúdo sobre na intenet e você trouxe uma análise perfeita, como sempre. :)
Só li um livro da CoHo e não tenho vontade de ler mais nenhum, eu entendo o hype que ela tem, porém ela não é a melhor autora dessa geração e sei que se eu tivesse 15/16 anos ela seria minha autora fav, acho que para quem não tem tanta experiência com leitura ( não necesseriamente) ela pode se tornar a melhor escritora do mundo e esse é o problema, pq quanto mais destaque ela recebe mais livros problemáticos ela vai entregar, para "alimentar" seus fãs. '-'
Mds q vídeo INCRÍVEL pqp,arrasou dms amg. Eu PRECISO ver vc falando sobre a saga de Devils Night, POR FAVOR. ( Eu odeio o jeito q esse livro e os protas, principalmente o Daemon, são romantizados )
Anotado!😉❤️
simm, não só romantizados como sem evolução, o damon é mo problematico cheio de trauma que só anos de terapia resolveriam mas a autora faz ele mudar do nada no final virando um “santo” por conta de romance
18:26
Para quem leu (ou assistiu) "o cemitério" de Stephen King, e sabe um pouco sobre a história por trás do livro, sabe que o King se inspirou fortemente na vida real, que quase diria ser uma biografia, a não ser que, um cemitério que revivi animais e humanos seja real.
Eu amo tanto quando sai vídeo novo, queria toda semana 😌
Idem kkkkkkkkk 😮💨 mas dá um trabalhão!!! Preciso de um editor urgente!
Meudeussss q edição criativaaa eu AMEI!!! Primeiro video que eu vejo desse canal, espero q o primeiro de muitos.❤
Depois me conta oq vc achou dos outros vídeos!!❤️😉
Romance é um gênero literário, com características específicas, não necessariamente é uma história com final feliz entre personagens que se amam. Concordo com o marketing problemático, foi terrível.
Verdade, porém no dia a dia romance(principalmente nas abas de procura de e-books) tem o significado de que vai ter um romance ali, que é uma história de amor,
O gênero literário que chamamos de romance em inglês é 'novel'. O livro foi eleito como 'best romance' pq foi classificado literalmente como literatura romântica, e figura em várias listas do gênero. Foi marketeado assim mesmo, infelizmente.
@@AgdaCamilla sendo assim, essa classificação é um horror, um erro total.
mds eu concordo com tudo q vc falou! desde a primeira vez q li reparava em mts coisas q me incomodavam só n sabia expressa-las. mt bom o video, a edição, o roteiro... tudo perfeito!!
Obrigadaaaaaaa
pior parte foi o bebe chamar Emerson, puta merda
SIM
Kkkkkkkkkkkk MANO SIM
Acho estranhissimo esse primeiro capítulo e só fui perceber assistindo o filme, a mulher falando coisas sérias, o cara tbm falando coisas sérias e tendo TENSÃO SEXUAL ENTRE OS DOIS??
A diva voltou com vídeo novo🙌💞
VOLTEI!!!❤️❤️❤️❤️
Concordo plenamente, senti que estava a ler uma fanfic do Wattpad
59:43 O desprezo da Ias pela Alyssa é meu animal espiritual
Ou nem me fala kkkkkkkkkkkk top 10 piores personagens do ano
@@ias_serafim eu não li nem vou ler, mas ja concordo.
Aí que delícia ver gente inteligente falando com propriedade 🙏❤️
Kkkkkkkk obrigadaaaaaaaa ❤️❤️❤️❤️
Vídeo com patrocínio. Eita que delíciaaaaaa ❤
SIMMMMMMMMMM a gente tá muito chiqueeeeeee
mulherrrrr via seus conteúdos nas outras redes e estou muito feliz de ter encontrado seu canal 🫶🏻 já vou maratonar os outros vídeos depois (tô curiosa demais pro de tog) porque parece até um documentário, parabéns!
Obrigada!!! N esquece de me contar oq vc achou dos vídeos!!
57:06 não é que o Atlas julgou a Lily ao invés de culpar o Ryle, ele literalmente, sai na mão com o Ryle. Mas na sequência ao tentar saber da Lily, ela começa a interpretar a mãe dela.. uai kkkk ele já culpou o cara, vai falar com ela e ela diz que ele tá viajando? É lógico que ele ia olhar pra ela com um olhar de pena e até de julgamento, pois, ela está fazendo aquilo que julgou a mãe por fazer e que disse que nunca faria, os dois entendem muito bem o sentimento de antes e o de agora.
Esse vídeo é uma obra de arte e esse canal também! A maneira que você faz a construção das críticas é fantástica!
Obrigadaaaaaaaaa🌹✨
MDSSS vc é mto diva faz vídeo indicando seus livros favoritos por favor!!!!
Posso postar esse vídeo lá no Tiktok! Oq acha?
muito feliz de ter achado esse canal
Tbm tô mt feliz por vc ter me achado!!!❤️✨🥹
Gostei da sua resenha, principalmente a parte do pedido de casamento 😅❤
Kkkkkkkkkkk foi a melhor parte para mim tbm!!!
continua! será uma das maiores comunicadores do Brasil!
🥹❤️✨
Esse vídeo é tão bem feito que me deixou sem palavras! Lá vou eu maratonar todos os teus vídeos 😁❤
Boa maratona!! ❣️
Eu te acompanhava a um tempo no tiktok até que vc passou a postar menos. Agora esse é o primeiro vídeo seu que vejo no UA-cam e simplesmente AMEI! A forma q vc mostrou os pontos negativo e positivo da narrativa com muita criticidade
Floreiam o filme todo e a violência só fica explícita no finalzinho, suavizaram a história? Sim! Mas a escrita da Coleen é assim. Ela surfa nesse tema, tem outras escritoras nessa tbm.
Sabia q eu n achei que foi suavizado no filme? Tipo eu entendo q o livro é mais gráfico, mas o filme para mim acabou usando as cenas de violência de uma maneira bem mais impactante achei
Nooooooooossa que achado seu canal, gostei bastante, mais uma nova inscrita!
Eu nunca li esse livro e também nunca tive a pretensão de ler, acabei de conhecer o canal e achei o vídeo tão bom, cheio de riqueza de detalhes e análises que fiquei com vontade de ler só pra concordar com você. Já me inscrevi
Ótimo vídeo, nem tenho interesse no livro mas conseguiu me segurar no vídeo até o final
Gostei da forma que interligam a vivência da Lily na da mãe nesse contexto (e apoio q livros com temas sensíveis tenham uma tabelinha de gatilhos ou pelo menos uma classificação de maduridade que nn seja confundida com conter conteúdo 18+), mas de fato parece q esse livro peca demais em muitos aspectos para eu me prestar a ler
Sobre a questão da capa, este livro me é recomendado na amazon muito antes do seu hype no tiktok e esses tons pastéis e flores me traziam uma sensação de romance trágico sem nunca ter lido a sinopse (sla como se um deles tivesse uma doença terminal), mas se eu tivesse visto na época a quantidade de produtos q essa autora vende pensaria q tinha me enganado
Penso a mesma coisa sobre a capa
Quando eu vi alguém criticar pela primeira vez É assim que acaba, ainda colocaram que SUPOSTAMENTE o filho dela teria cometido algo desse gênero, um estu... de uma menor de idade e que quando ela foi pedir ajuda ela bloqueou a menina e fez ela de louca, essa parte do bloqueio não tenho tanta certeza, mas a acusação do filho dela é vdd agr se ele foi sei lá... inocentado é outros 500
Parece que ela criou mais um Ryle
58:30 sobre esse desconforto com a diferenca de idade, reparei nas redes sociais alguns estadunidenses (e era sempre estadunidense) se enojando com romances onde um personagem tem 15 e outro tem 18, ou 16 e 19. acho que é por isso que alguns estados tem até leis "romeu e julieta", em que é legal relacoes entre casal de 16 e 18 anos, embora tecnicamente seja um adulto se relacionando com um menor de idade. esse claro medo de relacoes com aliciamento é super triste considerando que nao para o tanto de casamento infantil legal no pais (diz a brasileira tambem vivendo num pais cheio de casamento infantil).
seu comentário no final me deixou com vontade de ver o filme KKKKKK mais uma análise impecável ias, e a introdução desse vídeo é sensacional! esperando aqui o próximo vídeo
Mais um vídeo da diva 🎉
Tava DOIDA por um bife seu sobre essa treta
Simm!! Tomara q vc goste!!
1:00:14 eu nao acredito que esse livro tem uma piada de "ele ta atrás de mim, não é? 😮"
quando você falou juvenil eu nao esperava uma piada do chaves
Gente, é muito absurdo indicarem o livro sem dizer que é um livro sobre violência doméstica.
Sim!!!!!
Não é Absurdo, é o plot da história.
@@Sentinelladlc Lily sofrer com essa violência até pode ser “plot”, mas o abuso q a mãe dela sofreu não é. Logo, a violência foi tratada como tema* também da história e isso deveria ser avisado. Tema não é plot.
@@ias_serafim Mas justamente por ter viralizado as pessoas em sua maioria já sabiam, se o marketing quis vender maçã ao invés de laranja não é culpa de quem indicou.
da mais dinheiro pra indústria literária vender um romance do que uma história séria, a autora provavelmente achou q n seria capaz de fazer um best seller abordando um assunto sério de uma maneira seria
que vídeo sensacional!! contou várias coisas que eu não vejo ninguém comentando, fiquei bem surpresa pq tava acompanhando a polêmica por ser fã do ator que fez o riley (e foi o diretor). que bom q ele conseguiu aproveitar o que dava do livro, já que claramente a dona coho é sem noção nenhuma
Muitoooo sem noção kkkkkkkk
Tudo é rio, bem problemático tb, vai virar filme.
Ele é um dos livros que me fez odiar o hype que o tik tok dá a certas obras, eu odiei cada segundo de leitura e não entendi o sucesso até hoje.
@@rosanadearaujo507Também não entendo,acho o livro péssimo.
E já já te vídeo dele aqui no canal hein……
@@ias_serafimAnsiosa!
Pois é, mas esse é hypado e ficam endeusando a autora. Qual a diferença?