Aula maravilhosa de história do RS. Historia não encontrada nos livros. Historia viva, trazida por pesquisadores incríveis que vão revelando a histórica luta do povo negro no RS.
Parabéns as todos os participantes e entrevistados . Mestre e doutores em história, professores e historiadores. Autoridade tradicional do povo Jeje baba Phil. Obrigada pela preleção. Sobre o príncipe Custódio. O Rei do povo Jeje no Rio Grande do Sul.
Parabéns a todos os envolvidos. Vou deixar dois relatos simples, um que ouvia de minha mãe, que morava na rua Cabo Rocha na época. Quando ela era adolescente sempre ouvida da mãe dela que caso encontrasse com o príncipe na rua não deveria olhar pra ele, pois se ele se encantasse por ela, minha vó dizia: "minha filha tu vai acorda na cama dele no outro dia, ele é encantador de mulheres", minha saia sempre apavorada. Uma outra quem me relatou foi meu Pai Ivan de Oxalá. Um homem bateu aporta do Principe pedindo ajuda para encontrar seu filho que se afogado no nosso litoral ao cair de uma embarcação. O Príncipe ao homem que iria entregar o filho vivo ou morto pro pai, dito isto o Príncipe se dirigiu pro mar de Cidreira, e depois de 30 chegando ao litoral, foi para a beira do mar e lá ajoelhou-se e rezou pra Iemanjá que devolvesse o filho desse pai, e assim aconteceu, o Príncipe só parou de rezar quando o corpo do rapaz chegou na praia trazido pelas ondas até onde ele estava. Fica aqui mais uma vez minha gratidão e um forte abraço à todos.
Sempre tive orgulho de ter esse sobrenome des de o tempo que eu estudava e o pessoal me chamava de Custódio ❤ daí então procurei saber mais e mais sobre esse nome
A cosmovisão africana expressa se através do culto religioso.Uma expressão concreta da diversidade,associando a cada Orixá,a representação dos seus santuários universais.
Custódio é como Dom oba segundo,um personagem que propositalmente foi relegado ao esquecimento popular,assim como outras enormes figuras negras do nosso país. Toda vez que no passado deste país tentam ressucitar lideranças negras importantes a mídia lança uma cortina de fumaça,pois hoje o que importa é a desunião é levantar o pior da história e não o melhor,o melhor é a paz eo respeito
A paz e o respeito são alcançados quando são contadas histórias verdadeiras sobre os personagens que construíram nossa cultura local. Não quando um charlatão baseado em suposições força uma história sem fundamento de qualquer tipo
@@tiagodelode9368 Falsa acusação de charlatanismo é crime. Recomendo que leia o livro, como disse. Discordar, não gostar, tudo bem. Sou eu quem está pesquisando a vida do príncipe, atualmente. Não sou antropólogo, mas historiador e professor.
Pai Phil, eu sou Pai Tiago de Bará, filho do falecido Pai Jorge Madeira de Ogum Onira. Não tenho nada contra você. Ao contrário, tenho as melhores referências e valorizo seu trabalho, principalmente o enorme esforço do Projeto Árvore Genealógica do Batuque, mas não é nada agradável ouvir neste vídeo pessoas que afirmam ter investigado a história do Príncipe Guardião e contar uma história para crianças quando outros antropólogos e historiadores testemunharam coisas que ele supõe refutar. Lamentável. Meus respeitos irmão.
ate onde se sabe o Bará do Palacio nao se tem conhecimento de sua localizacao. Deve estar no patio pois Custodio nao planto esse Bará sinao apenas como na sua cidade era plantado pra protecao do Obbá, o seja no patio, pois no patio do palacio de Benin ele preside os fundamentos dos 800 deuses que seus asentamentos ficavam ao rededor do patio ceremonial. De igual forma o Bará do Mercado estava plantado no mercado de essa cidade da mesma forma.
Eu só acho estranho a NÃO presença neste documentário a família carnal a neta e bisnetos do Príncipe, falo da família carnal do Príncipe que reside em Porto Alegre. Inclusive no trabalho da Socióloga Maria Helena que foi a primeira a escrever sobre a história do Príncipe eles são sitados. Enfim...
Todas as informações deste vídeo referentes ao Príncipe Custódio são tomadas pelos cabelos e não têm fundamento, tanto Caio Juliano, bisneto de Custódio quanto sua mãe já falaram em outros documentários onde antropólogos e sacerdotes da tradição contaram brevemente alguns momentos de sua biografia. Não como pretendem fazer aqui como se estivessem descobrindo a América.
a historia que fala o antropologo é falsa. nao tem nada ver com a realidade la biografia de Principe Custodio. pra falar de Custodio na áfrica tem que ir a pesquizar aos archivos da cidade de Benin na Nigeria, nao tem origem dahomeano, sinao edó. nos archivos da inglaterra estao tambem as negociacoes que tivaram lugar no exilio de ele. si vao pesquisar pesquisem bem, pois fazer uma suposta historia de uma personagem nao é o que necesitar a comunidade batuqueira.
Olá Tiago de Lodê. A cidade de nascimento de Custódio é Ajudá, segundo o próprio. Sobre a relação dele com a Inglaterra não há nada. Recomendo ler o livro gratuito: no refluxo dos retornados: o príncipe africano de Porto Alegre. No qual são apresentados os documentos.
@@jovanischerer2983 estimado. a cidade de nascimento de Usuanlenlé é a cidade de Benin. A relacao com os ingleses tem que ir a investigar nos archivos británicos, pois inclusivel Custodio foi a Londra em duas oportunidades em misao diplomática. . Durante tudo o tempo do exilio cobró uma pensao de 2.500 libras esterlinas do goberno britanico e tambem tem testimonha de isso. si voce quer armar outra historia pode, mais será de seu Custodio nao meu tataravô. voce esta desandando caminhos que outros anteriores ja caminharam e muitas das coisas que eu estou falando foram faladas por esses pesquisadores. nao pode colocar informacao nao comprovabel acima de pesquisas documentares previas.
Gosto muito desses ensinamentos conhecimentos que poucos conhecem
Maravilha!
Aqui em Lençóis, Bahia Brazil, a memória de;
Dom Obá, está praticamente esquecido!👀🤔
Aula maravilhosa de história do RS. Historia não encontrada nos livros. Historia viva, trazida por pesquisadores incríveis que vão revelando a histórica luta do povo negro no RS.
Os negros têm muita FORÇA!
Senhor eu sempre sou que minha raiz tá em POA tenho um amor por esta religião Batuque é tão linda❤❤❤❤❤❤❤
parabéns, excelentes palestras,
baita documentário! parabéns pela iniciativa! muito necessária.
Muito bom! Parabéns aos professores, pesquisadores, palestrantes e realizadores.
Parabéns pelo trabalho, que não se encontra nos livros didáticos de história, incrível.
Muito bom 👏👏👏. Parabéns a todos . Obrigado por nos ensinar o que não está nos livros de história tradicionais. 🙏
Parabéns as todos os participantes e entrevistados .
Mestre e doutores em história, professores e historiadores.
Autoridade tradicional do povo Jeje baba Phil.
Obrigada pela preleção.
Sobre o príncipe Custódio.
O Rei do povo Jeje no Rio Grande do Sul.
Principe Custodio no foi nunca rei do povo jeje pois nada tinha ver com os Fons.
Parabéns a todos os envolvidos.
Vou deixar dois relatos simples, um que ouvia de minha mãe, que morava na rua Cabo Rocha na época. Quando ela era adolescente sempre ouvida da mãe dela que caso encontrasse com o príncipe na rua não deveria olhar pra ele, pois se ele se encantasse por ela, minha vó dizia: "minha filha tu vai acorda na cama dele no outro dia, ele é encantador de mulheres", minha saia sempre apavorada. Uma outra quem me relatou foi meu Pai Ivan de Oxalá.
Um homem bateu aporta do Principe pedindo ajuda para encontrar seu filho que se afogado no nosso litoral ao cair de uma embarcação. O Príncipe ao homem que iria entregar o filho vivo ou morto pro pai, dito isto o Príncipe se dirigiu pro mar de Cidreira, e depois de 30 chegando ao litoral, foi para a beira do mar e lá ajoelhou-se e rezou pra Iemanjá que devolvesse o filho desse pai, e assim aconteceu, o Príncipe só parou de rezar quando o corpo do rapaz chegou na praia trazido pelas ondas até onde ele estava. Fica aqui mais uma vez minha gratidão e um forte abraço à todos.
Histórico!
Parabéns pela iniciativa! Tema muito importante.
Sempre tive orgulho de ter esse sobrenome des de o tempo que eu estudava e o pessoal me chamava de Custódio ❤ daí então procurei saber mais e mais sobre esse nome
Tive uma amiga chamada Custódia, deve ser em homenagem ao Príncipe Custodio.
Ela é falecida há tempo e tinha mais de 70 anos❤
A cosmovisão africana expressa se através do culto religioso.Uma expressão concreta da diversidade,associando a cada Orixá,a representação dos seus santuários universais.
Essencial o registro e divulgação desta história. Parabéns!
Lindo documentário. Parabéns a todos os pesquisadores por este resgate!!!
Muito bom
Nao sabia dessa história.. nao tinha muito registro sobre ele né? Enfim, interessante!
Custódio é como Dom oba segundo,um personagem que propositalmente foi relegado ao esquecimento popular,assim como outras enormes figuras negras do nosso país.
Toda vez que no passado deste país tentam ressucitar lideranças negras importantes a mídia lança uma cortina de fumaça,pois hoje o que importa é a desunião é levantar o pior da história e não o melhor,o melhor é a paz eo respeito
A paz e o respeito são alcançados quando são contadas histórias verdadeiras sobre os personagens que construíram nossa cultura local. Não quando um charlatão baseado em suposições força uma história sem fundamento de qualquer tipo
@@tiagodelode9368 Falsa acusação de charlatanismo é crime. Recomendo que leia o livro, como disse. Discordar, não gostar, tudo bem. Sou eu quem está pesquisando a vida do príncipe, atualmente. Não sou antropólogo, mas historiador e professor.
@@jovanischerer2983 não tente ignorar quem veio antes de você nessas questões. orelha não passa cabeça. fim da conversa pra mim.
Pai Phil, eu sou Pai Tiago de Bará, filho do falecido Pai Jorge Madeira de Ogum Onira. Não tenho nada contra você. Ao contrário, tenho as melhores referências e valorizo seu trabalho, principalmente o enorme esforço do Projeto Árvore Genealógica do Batuque, mas não é nada agradável ouvir neste vídeo pessoas que afirmam ter investigado a história do Príncipe Guardião e contar uma história para crianças quando outros antropólogos e historiadores testemunharam coisas que ele supõe refutar. Lamentável. Meus respeitos irmão.
Qual a DIFERENÇA entre o NEGROS BRASILEIROS e os NEGROS AMERICANOS(EUA)?
Agô, meus irmãos. Uma pergunta que não quer calar. O Bará do Palácio está nas fundações do próprio palácio ou tá no pátio interno? Alguém sabe?
É também a minha dúvida.
E lenda ! Nem em palácio nem em mercado
ate onde se sabe o Bará do Palacio nao se tem conhecimento de sua localizacao. Deve estar no patio pois Custodio nao planto esse Bará sinao apenas como na sua cidade era plantado pra protecao do Obbá, o seja no patio, pois no patio do palacio de Benin ele preside os fundamentos dos 800 deuses que seus asentamentos ficavam ao rededor do patio ceremonial. De igual forma o Bará do Mercado estava plantado no mercado de essa cidade da mesma forma.
Devemos pesquisar....as qualidades das árvores do Palácio, daí possível estar plantada em cima 😊❤
Eu só acho estranho a NÃO presença neste documentário a família carnal a neta e bisnetos do Príncipe, falo da família carnal do Príncipe que reside em Porto Alegre. Inclusive no trabalho da Socióloga Maria Helena que foi a primeira a escrever sobre a história do Príncipe eles são sitados. Enfim...
Eu sempre me pergunto dos descendentes. Bom saber que existem e estão vivos.
Todas as informações deste vídeo referentes ao Príncipe Custódio são tomadas pelos cabelos e não têm fundamento, tanto Caio Juliano, bisneto de Custódio quanto sua mãe já falaram em outros documentários onde antropólogos e sacerdotes da tradição contaram brevemente alguns momentos de sua biografia. Não como pretendem fazer aqui como se estivessem descobrindo a América.
Falou tudo! Aliás está família ea unica que tem propriedade de oralidade sobre este evento!
a historia que fala o antropologo é falsa. nao tem nada ver com a realidade la biografia de Principe Custodio. pra falar de Custodio na áfrica tem que ir a pesquizar aos archivos da cidade de Benin na Nigeria, nao tem origem dahomeano, sinao edó. nos archivos da inglaterra estao tambem as negociacoes que tivaram lugar no exilio de ele. si vao pesquisar pesquisem bem, pois fazer uma suposta historia de uma personagem nao é o que necesitar a comunidade batuqueira.
Olá Tiago de Lodê. A cidade de nascimento de Custódio é Ajudá, segundo o próprio. Sobre a relação dele com a Inglaterra não há nada. Recomendo ler o livro gratuito: no refluxo dos retornados: o príncipe africano de Porto Alegre. No qual são apresentados os documentos.
@@jovanischerer2983 estimado. a cidade de nascimento de Usuanlenlé é a cidade de Benin. A relacao com os ingleses tem que ir a investigar nos archivos británicos, pois inclusivel Custodio foi a Londra em duas oportunidades em misao diplomática. . Durante tudo o tempo do exilio cobró uma pensao de 2.500 libras esterlinas do goberno britanico e tambem tem testimonha de isso. si voce quer armar outra historia pode, mais será de seu Custodio nao meu tataravô. voce esta desandando caminhos que outros anteriores ja caminharam e muitas das coisas que eu estou falando foram faladas por esses pesquisadores. nao pode colocar informacao nao comprovabel acima de pesquisas documentares previas.
Politicos, empresários, operadores do direito, militares, policiais, ..... 🤣 Sempre os mesmos!!!