@@rigobertorojo1633 Eu não existia nessa época mas se fosse já alguém nesse período, e se eu pudesse, agregaria ainda mais com certeza. Para mim o Brasil ainda é muito pequeno. Poderia pegar mais terras e aumentar mais uns 30% do território.
@@cristianaguilar8032 😂😂 nem tudo são flores não é? Lembra do Brasil perdendo da Alemanha por 7x1? Mas também já ganhamos da mesma no ano de 2002 quando ganhamos o Penta Campeonato. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷😁😁
Increíblemente precisa y clara, como habla Violeta Weinschelbaum del surgimiento de la Bossa Nova, es magnífica. Todo el programa sobre Brasil es una obra de arte. Muchas gracias desde la otra orilla atlántica.
Sem dúvida, hoje o tal sertanejo reina absoluto no Brasil, música cansativa, pobre e q aos poucos vamos descobrindo q sua hegemonia foi-nos imposta graças ao patrocínio massivo de gentes ligadas ao poderoso agro-negócio. Enfim, o horrível gênero sertanejo quase q sufoca outros estilos musicais e nos faz perguntar o q será de nossa gloriosa MPB.
Amigo, o vídeo é bem superficial. Nossa independência é de fato diferente. Brasil se torna independente de Portugal principalmente, de Holanda e França. As guerras e revoltas de independência duraram apenas a metade do tempo de hispanoamérica. Leiam sobre a Revolução Pernambucana, Inconfidência Mineira, etc, sobre os Bandeirantes (a cidade em que vivo é fruto da Expedição Cruls). Leiam sobre Borba Gato, Anhangabaú...André Raposo Tavares lavou as mãos no oceano pacífico, na costa do Peru...Enfim...longa história
E preciso ser feito um intercâmbio Cultural com o país Argentina, com certeza tal como o Brasil tem uma ampla história registrado a respeito do seu sentido social, que admiro O sentido político conhecemos a partir dos jornais e outro veículo de comunicação Este programa que estou assistindo e muito legal, ampla e cultural Um programa de qualidade protagonizado por grande profissionais!! Fala-se de muito s temas
Mas esse documentário é feito pra nos difamar no exterior como exploradores malignos fomentadores de injustiças sociais, não é feito para mostrar a nossa bela e grandiosa história. Acordem! Só têm calúnia, difamação e muito vitimismo racial nesse vídeo, sem falar aquele velho estereótipo de que o Brasil é uma grande senzala/favela a céu aberto. Patético e muito ridículo esse vídeo! Tudo feito de maneira muito sutíl e com "naturalidade", porém quem observa de forma DIREITA🤣😂🤣😂, percebe toda a vagabundagem!
Parabéns e muito obrigado, caros irmãos Argentinos! Impressionado com a riqueza de detalhes sobre nossa história. Realmente não tivemos grandes lutas pela nossa independência, fomos alçados à condição de sede do Império pela própria família real. Documentário de altíssima qualidade que reforça ainda mais meu respeito pelos nossos vizinhos Argentinos. Juntos somos a América do Sul, uma potência que ainda não tem real consciência de suas riquezas e sua importância para o mundo.
Belíssima reportagem. Parabéns ao apresentador e a todos do programa. Um forte abraço a Argentina e aos argentinos. Sérgio,. São Bernardo do Campo SP. Brasil
Qué hermoso programa de la TV Pública!!! Como se extraña esta calidad de hace 1 año venimos cayendo en tardes de chismes y estupideces. Ojalá vuelva la creatividad y la sabiduría.
Bom, já faz 5 anos que vocês fizeram esse vídeo, mas pedindo desculpas pelo atraso quero dar-lhes os merecidos parabéns e agradecer-lhes pelo carinho e sobretudo pela categoria dos historiadores e dos demais comentaristas. Aparentemente só os argentinos ainda são capazes de ser civilizados aqui na América do Sul.
@@magnasanchez7928 Invadiendo Portugal. Que tenga invadido Portugal no quiere decir que tuviera presencia en Brasil. La unica presencia de hispanos aqui fue atraves de la inmigracion, antes de españoles, y hoy de esos problematicos paises hispanos de la vecindad. Los dos unicos paises que tuvieran presencia fisica aqui fueron Portugal y Holanda. Y Napoleon tambien invadio Portugal y no por eso decimos que Brasil un dia pertenencio a Francia. Increible como esos hispanos intentan de todas maneras arrastrar Brasil en la esfera de influencia de ellos. Aqui no, no .. señora.
@@macrosszeroshin Portugal e Espanha só enricaram graças às matérias primas das colônias, hoje Brasil é maior potência que Espanha e Portugal kkkkk kkk. Ainda bem que eles têm a união europeia para sustentar.
Como faz falta programas de televisão desse tipo que promova a cultura e o conhecimento de culturas de outras nações, é muito educativo e isso só demonstra o elevado padrão cultural argentino! Cheguei à este vídeo assistindo um outro vídeo do canal sobre guerras no paraguay (guerra Guasú).
Seria importante assim um programa sério sobre POrtugal, já que os Brasileiros ignoram totalmente a verdade e a sua procedência histórica. Antes de conhecer os primos tem que conhecer o PAI!
Vídeo aceitável tem vários erros histórico e de datas: vou mencionar só dois: o primeiro é sobra a cana de açùcar, que como dizem no comentário os colonos portugueses quando chegaram ao Brasil encontraram uma planta chamada cana de açúcar, esses colonos não a encontraram no Brasil, mas antes levaram-na da Ilha da Madeira que é um arquipélago pertencente a Portugal : Oficialmente, foi Martim Affonso de Souza que em 1532 trouxe a primeira muda de cana ao Brasil e iniciou seu cultivo na Capitania de São Vicente. Lá, ele próprio construiu o primeiro engenho de açúcar. Mas foi no Nordeste, principalmente nas Capitanias de Pernambuco e da Bahia, que os engenhos de açúcar se multiplicaram. Outro erro de datas é sobre o ouro : Ao contrário das fartas riquezas metálicas encontradas pelos espanhóis nas terras recém-descobertas por eles na América, nada havia de muito interessante para os portugueses na "Terra de Santa Cruz", além de papagaios, macacos e uma "madeira de tingir", que já era conhecida no Oriente e que podia alcançar altos preços na Europa. Logo depois da descoberta do Brasil pelos europeus, expedições portuguesas se seguiram para explorar o território e extrair toras da planta nativa. No entanto, os portugueses não estavam sozinhos nos mares, e corsários das nações não contempladas no Tratado de Tordesilhas - ingleses, holandeses e principalmente franceses - também passaram a frequentar a costa brasileiraDurante todo o século XVIII, expedições chamadas entradas e bandeiras vasculharam o interior do território em busca de metais valiosos (ouro, prata, cobre e pedras preciosas como diamantes e esmeraldas). Afinal, já no início do século XVIII (entre 1709 e 1720), estas foram achadas no interior da Capitania de São Paulo (Planalto Central e Montanhas Alterosas), nas áreas que, depois, foram desmembradas como Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. A descoberta de ouro e diamante nessa região provocou um afluxo populacional vindo de Portugal e de outras áreas povoadas da colônia, como São Paulo, São Vicente e o litoral nordestino. Já de início, o choque na corrida pelas minas levou a um conflito entre os paulistas e os outros exploradores (Guerra dos Emboabas). Outra importante atividade impulsionada pela mineração foi o comércio interno entre as diferentes vilas e cidades da colônia proporcionado pelos tropeiros. Entre 1600 e 1820, foram produzidas na província de São Paulo um total de 4.650 arrobas de ouro. Os números referem-se apenas ao minério registrado pela Coroa portuguesa para cobrança de impostos, o quinto. Não era a Coroa Portuguesa que explorava o ouro e o vendia para o exterior, mas sim pessoas particulares que pagavam 20% do valor declarado como imposto.
Sim os fugidos das guerras europeias, o povo cansado da guerra, da fome e da morte, os pobres do mundo eram naquela época os Europeus, países destruídos, civilizações históricas devastadas, fugiram tentando encontrar paz e prosperidade no novo mundo. Depois deles vieram os déspotas nazis Alemães e os Fascistas Italianos que se tiveram refugio nas governos ditatoriais Brasileiros, Argentinos, Chilenos e Uruguaios, altas patentes das SS e da Policia Politica Italiana. Os Alemães quase nunca se misturavam, ainda hoje passado mais de um seculo existem terras no território brasileiro onde só se fala alemão, onde os seus habitantes quase não falam portugues, estão fechados para o exterior e não permitem que outras raças partilhem do "seu" espaço
Os principais foram portugas e italianos mesmo, vocês superestimam demais o componente alemão, a descendência espanhola é maior que a alemã no Brasil, só pesquisar os maiored grupos étnicos de 2024
Ocorreram guerras sim, principalmente na região nordeste e muitas revoltas, porém a Independência do Brasil teve esse componente psicológico. Foi uma Independência Psicológica, a separação literal entre o Pai e o Filho.
Infelizmente... Mas a MPB ainda agrada a todos os brasileiros de norte a sul. É que a bossa é mais elitista mesmo. MPB é mais popular mas qualidade que não gera polêmicas e divisões como os outros ritmos, cai no gosto de todos independente da sua preferência musical
Señores argentinos valoro el trabajo realizado, pero lamento decirles que existe plagio de imagen/foto en la 27 minutos y 46 segundos. Esa foto pertenece a la danza de La Diablada de los Bolivianos: lado Izq. 4 China Supay/mujeres y Der. 2 Diablos/varones. La Diablada es la danza más importante de la ciudad de Oruro, Capital del Folklore de Bolivia.
Esse documentário é mentiroso e ridículo, que estou quase acreditando em você. Um documentário tão ruim que não duvido que tenham confundido a cultura boliviana com a história do Brasil. Nada contra os bolivianos e sua cultura.
@@lsf698 Ei! Rússia de direita!🤣😂🤣😂🤣🤣🤣🤣 A resposta está em um textão abaixo do vídeo, vai ter que procurar. Coloque seus neurônios enferrujados pra funcionar. Daqui a pouco tu vai dizer que a China é conservadora porque o ditador chinês reconheceu a autoridade do "Papa" sobre a igreja católica chinesa. 🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂😂🤣🤣🤣😂😂😂🤣
@@eliaslima5506 De enferrujados não têm nada. O interessante é o caso de monarquistas e bolsonaristas, desprovidos de neurônios... Sim, Rússia tem um governo de direita. O fato de você rir disso e chamar a Rússia de socialista, sendo que a década de 80 já acabou, sendo que o povo já foi às ruas, sendo que Yeltsin subiu ao poder no lugar de Gorbatchev, sendo que o governo Putin desde a década de 90 é incirvelmente nacionalista e perseguidor de partidos de esquerda, sendo que tudo isso aconteceu e ainda assim você chamar a Rússia e Putin de socialistas, isso só demonstra o quanto você é ignorante e burra.
Muito bom o programa, estão de parabéns! Entretanto, é necessário esclarecer um mito: a separação/ independência do Brasil de Portugal não foi pacífica, porque ocorreram diversas guerras no período de 1821 a 1825 entre as tropas brasileiras e o exército português. O Imperador D. Pedro I inclusive teve que contratar militares ingleses e franceses, como Lord Cochrane e Pierre Labatut para organizar e comandar tropas marinhas e terrestres. Nessas guerras, realizadas em diversos pontos do Brasil,. participaram mais combatentes que o número de combatentes nas batalhas ocorridas nas guerras de libertação da América Espanhola, da mesma época e ocasionou de 2 a 3 mil mortos.
Adriano, Comparativamente com a América Espanhola, tanto o descobrimento bem como a independência foi pacifica, muito pacifica. As guerras que existiram não foram pela sucessão mas sim pela perda de poder de alguns senhores locais que queriam de alguma forma fragmentar o Brasil para solidificarem o seu poder individual, aliás muito em linha com o que aconteceu com as ex colónias Espanholas. Não nos esqueçamos que existem provas documentais que D João teria mandado D. Pedro em último caso fazer esta passagem de poder, de uma forma pacifica para que o Brasil não fragmentasse como estava acontecendo na restante américa do sul. A história do fico, ou independência ou morte surge desses desígnios D. João. Aliás devo dizer que D João foi um personagem histórico fora de série, um diplomata astuto, um monarca visionário, um estratega de excelência uma das figuras que mudaram o mundo reconhecida pelos maiores historiadores mundiais. Existiram 2 Portugueses que mudaram para sempre o mundo o primeiro foi Henrique o Navegador e o Segundo foi D. João VI.
@@poligrafodasilva701 Discordo. A separação nem de longe foi pacífica. Se tivesse sido pacífica não teriam ocorrido durante mais de um ano batalhas sangrentas entre tropas portuguesas e rebeldes brasileiros principalmente na Bahia (onde inclusive ocorreram enfrentamentos navais), no Piauí, no Maranhão e Pará. Em vários desses lugares ocorreram até massacres de ambos os lados. E se fosse pacífica Portugal não teria descolocado tropas da Madeira e da Cisplatina para tentar controlar a sublevação e evitar a separação. A transferência do poder de pai para filho, com a saída do Brasil do Reino realmente ocorreu de fato, mas custou bastante sangue. Os interesses das Cortes não eram os mesmos interesses de D. João VI.
Parabéns à Doutora Florência Garramuño, com certeza ela se esqueceu de citar Érico Veríssimo, João Ubaldo Ribeiro, e Tarsila do Amaral e Cândido Portinari nas artes plásticas.
Muito bacana. E nós não temos nada parecido por aqui. Que vergonha. Apesar de três décadas de Mercosul continuamos a viver de costas para nossos vizinhos. Pessoalmente tenho aprendido muito sobre a História de Argentina e Chile, por exemplo, aqui pelo UA-cam. Da Argentina gosto muito do canal do Felipe Pigna. Mas olhem... Parabéns!
É porque o lance é sustentar o discurso vitimista do socialismo, um verdadeiro pára-raios atrator de idiotas. Eles não queriam falar da nossa história.
@@gomes2151 Acho que tu me confundiu com um espelho. Se tá zangadinho porque eu disse que idiotas são atraídos para o socialismo, é porque você é um desses idiotas!
@@alejandroperaltanunez2030 Já sei quem são os vitimistas. É por isso que vou votar hoje em Bolsonaro 22 e em todos os que o apoiam! Será o fim do vitimismo. Confiando que não vai haver fraude eleitoral, Bolsonaro leva no 1º turno. Estou exatamente aqui na seção eleitoral. Foi uma grande coincidência sua mensagem chegar bem nesse momento em que os brasileiros querem o fim da lacração vitimista desses psicopatas progressistas enganadores: Prometem o céu e entregam o inferno!!! 😎👉👉
Si olvidaran de hablar de las olas inmigratorias que poblaran todo el cientro sur de brasil desde el 1824, sin eso nunca van a entender lo que es brasil, los estados mas importantes.
Tratado de Tordecillas .Bandeirantes .esclavos .guerra por la Banda Oriental hoy Uruguay .Almirante Brown .guerra de la triple alianza .tienen mucha historia
Bandeirantes não amigo o termo correto é PAULISTAS, BANDEIRANTES É TERMO USADO PELA IMPRENSA PAULISTAS NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA, a patria bandeirante!
@@neyensit0w solo porque no hubo escaramuza, no quiere decir que allá alguno ignorante no te va recibir de la misma manera que un Ngr0. El Racismo en Europa no tiene preferencia si es Ngr0 o Indigena. Para ellos es lo mismo
@Alexandre Dantas Vai ver esse cara pensa de maneira similar aos produtores dessa caricatura que eles acreditam ser a "história" do nosso país, é como se nossa cultura inteira dos últimos 500 anos se resumisse apenas a idiotas tocando violões, colonizadores que passavam o dia torturando escravos e escritores que falavam de literatura feminista, racial e gay. Simplesmente ridículo!!! Esse documentário é um inútil panfleto socialista para sustentar todas essas narrativas falsas e vitimistas que esses revisionistas desonestos sustentam para dividir uma sociedade e sujeitá-la a uma ditadura comunista besonha. A nossa história nunca foi essa porcaria mostrada no documentário por esses "especialistas". O cara que falou de futebol está no mesmo nível dos "especialistas" histéricos do estúdio.
O Brasil é formado por imigrantes do mundo todo: japoneses, libaneses, sírios, alemães, italianos, poloneses, húngaros, holandeses, suíços, portugueses, espanhóis, indígenas, africanos etc etc et
El actual tamaño de Brasil se debe principalmente al dejar sin efecto el Tratado de Tordesillas, motivado a que Brasil hace parte del imperio español desde 1580 a 1640.
🇧🇷💥🌾Não a qui Inveja contra as nações vizinhas porque tudo esperamos, no futuro nem ódio, porque nada sofremos delas no passado um grande sentimento nos anima: O de progredir rapidamente sem quebrar a soma das nossas tradições, o liberalismo E sem ofensas dos direitos alheios. A importância da diplomacia
Y esos hispanos les encantam hablar de la esclavitud en este territorio que en aquellos tiempos ni existia como Brasil pero nunca mencionan las de Cuba, Venezuela, Argnetina, Uruguay, Estados Unidos, etc ... A fastidiar a otros con ese tema.
España trató a los indígenas como españoles, murieron la mayoría por enfermedades nuevas en América, Portugal sin embargo los aniquiló. España si que esclavizo africanos (también los europeos fueron esclavizados por norteafricanos en el siglo XIII y XVII), pero Portugal también esclavizo africanos pero con el agravante que los cogía de sus colonias para llevarlas a las suyas de América o vendenserlos a España (España no tenía colonias en África, ni derechos sobre esclavos). Y por último para que te calles la boca este dato: En El Salvador (minúsculo país centroamericano) hay más nativos que en el gigante Brasil, y además añadiendo Canadá, USA y Australia que entre los 4 hacen medio mundo. Para que veas qué tipo de colonización hizo España y la que hizo Portugal e Inglaterra, basadas estas últimas en la esclavitud y en el exterminio. Ah y los pocos que quedan escondidos en la Amazonia por qué si no..... matarile.
Argentinos dando aula sobre o BRASIL. Gracias a ustedes, hermanos! Saludos desde Frontera con Uruguay!!!!!!!!
Concordo totalmente contigo (e também sou aqui da fronteira)
La iniciativa de hablar de la historia de mi gran Brasil es muy hermosa. Muchas gracias.
Todo su territorio es robado
@@rigobertorojo1633 Eu não existia nessa época mas se fosse já alguém nesse período, e se eu pudesse, agregaria ainda mais com certeza. Para mim o Brasil ainda é muito pequeno. Poderia pegar mais terras e aumentar mais uns 30% do território.
tambien nos acordamos de Brasil,despuès de los partidos de futbol....mmmm
kkkkkk
@@cristianaguilar8032 😂😂 nem tudo são flores não é? Lembra do Brasil perdendo da Alemanha por 7x1? Mas também já ganhamos da mesma no ano de 2002 quando ganhamos o Penta Campeonato. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷😁😁
Increíblemente precisa y clara, como habla Violeta Weinschelbaum del surgimiento de la Bossa Nova, es magnífica.
Todo el programa sobre Brasil es una obra de arte.
Muchas gracias desde la otra orilla atlántica.
Qué maravilloso programa. He aprendido un montón. Un abrazo desde Chile.
amo Brasil y sou una argentina fanática del axé y del sertanejo universitario. Excelente música!!! Tambien es lindo el pagode y el forró.
Venga vivir aqui. Saludos.
Bom mesmo só MPB haha
Sem dúvida, hoje o tal sertanejo reina absoluto no Brasil, música cansativa, pobre e q aos poucos vamos descobrindo q sua hegemonia foi-nos imposta graças ao patrocínio massivo de gentes ligadas ao poderoso agro-negócio. Enfim, o horrível gênero sertanejo quase q sufoca outros estilos musicais e nos faz perguntar o q será de nossa gloriosa MPB.
@@fernandogomes4582 MPB é tudo de bom.
No tenia ni la mínima idea de la historia Brasileña, gracias a este video ahora ya tengo una pequeña noción de la historia de este gran país.
ARGENTINA LA UNICA NACION POLAR CAMPEONA MUNDIAL
Amigo, o vídeo é bem superficial.
Nossa independência é de fato diferente.
Brasil se torna independente de Portugal principalmente, de Holanda e França. As guerras e revoltas de independência duraram apenas a metade do tempo de hispanoamérica.
Leiam sobre a Revolução Pernambucana, Inconfidência Mineira, etc, sobre os Bandeirantes (a cidade em que vivo é fruto da Expedição Cruls).
Leiam sobre Borba Gato, Anhangabaú...André Raposo Tavares lavou as mãos no oceano pacífico, na costa do Peru...Enfim...longa história
Sensacional!!!
Parabéns a TV e historiadores argentinos por nos trazer informações tão importantes de nosso país.
Bravíssimo
E preciso ser feito um intercâmbio
Cultural com o país Argentina, com certeza tal como o Brasil tem uma ampla história registrado a respeito do seu sentido social, que admiro
O sentido político conhecemos a partir dos jornais e outro veículo de comunicação
Este programa que estou assistindo e muito legal, ampla e cultural
Um programa de qualidade protagonizado por grande profissionais!!
Fala-se de muito s temas
Muy bien todos los comentarios de los invitados, Violeta conoce mucho, como brasileiro les dejo mis felicitaciones y saludos.
Parabéns, amigos argentinos. Excelente programa.
Gracias, gracias. Que belo. Obrigado pelo programa 👏👏👏👏👏 emocionante homenagem a MPB 😊
Sem palavras!
Que aula Argentina! Simplesmente MARAVILHOSO!
felicitaciones por este programa. La huida de la corte portuguesa es uno de los hechos mas raros de nuestra historia
De la história mundial... Una colônia convertida en sede de Império.
@@tym6524 Exactamente, es algo único en la historia del mundo. Brasil es un país que dejó de ser una colonia y se convirtió en un imperio.
Mas esse documentário é feito pra nos difamar no exterior como exploradores malignos fomentadores de injustiças sociais, não é feito para mostrar a nossa bela e grandiosa história.
Acordem! Só têm calúnia, difamação e muito vitimismo racial nesse vídeo, sem falar aquele velho estereótipo de que o Brasil é uma grande senzala/favela a céu aberto.
Patético e muito ridículo esse vídeo!
Tudo feito de maneira muito sutíl e com "naturalidade", porém quem observa de forma DIREITA🤣😂🤣😂, percebe toda a vagabundagem!
@@eliaslima5506 verdade, tendenciosamente argentina, omite episódios importantes da história do Brasil.
Por que tão bravo, jovem Elias???
¡Excelente programa! Saludos desde Uruguay.
SIN NIEVE NO HAY PRIMER MUNDO
@@evaklum8974 mente colonizada a sua 🤣
@@evaklum8974 Hay nieve en el sur de Brasil, asi que está completo.
Programa extraordinario! Invitados extraordinarios! Impecable!!!
Muy buen trabajo! Felicitaciones y gracias!
Parabens muito enteressante uma otima visão que nós brasileiros não temos ... forte abraços a todos.
Excelente informe.
Muy buenos documentos graciasssss tv publica
Parabéns e muito obrigado, caros irmãos Argentinos!
Impressionado com a riqueza de detalhes sobre nossa história.
Realmente não tivemos grandes lutas pela nossa independência, fomos alçados à condição de sede do Império pela própria família real.
Documentário de altíssima qualidade que reforça ainda mais meu respeito pelos nossos vizinhos Argentinos. Juntos
somos a América do Sul, uma potência que ainda não tem real consciência de suas riquezas e sua importância para o mundo.
Muito obrigado, pelo excelente programa. Abraço fraterno, aos queridos argentinos.
2 anos depois me deparei com essa matéria. Obrigado por contar nossa História.❤️❤️
CHILE ARGENTINA HOCKEY HIELO
Para Argentina Brasil es importante!!
Gracias por hablar un poco sobre la historia de nuestro pueblo brasileño. Que Dios bendiga a todos mis hermanos argentinos.
GRANDE LULA GRANDE
Belíssima reportagem. Parabéns ao apresentador e a todos do programa. Um forte abraço a Argentina e aos argentinos. Sérgio,. São Bernardo do Campo SP. Brasil
Que lindo programa 😍
Voce e gata hein BB 🌹
Programa muito bom, saludos hermanos argentinos desde Brasil 🇧🇷🇦🇷❤️
USHUAIA ARGENTINA
@@evaklum8974 ninguém te perguntou nada sua invejosa
Gracias, hermanos!!!!!
Ls cultura.. Viva!!! Gracias. Excelente .
Buen programa, Gracias desde Colombia,
Parabéns!!! Belo programa.
Obrigado queridos irmãos Argentinos , sua grandeza e admirável
ARGENTINA LA UNICA NACION POLAR CAMPEONA MUNDIAL
Video maravilhoso. Bravo!
Qué hermoso programa de la TV Pública!!! Como se extraña esta calidad de hace 1 año venimos cayendo en tardes de chismes y estupideces. Ojalá vuelva la creatividad y la sabiduría.
Obrigado! irmãos Argentinos.
Ave Gloria! Ave Império de Brasil!
BRASIL ES AFRICA
@@evaklum8974Brasil es África, Brasil es Europa, Brasil es Asia.
Brasil es el resumen del mundo entero!
Bom, já faz 5 anos que vocês fizeram esse vídeo, mas pedindo desculpas pelo atraso quero dar-lhes os merecidos parabéns e agradecer-lhes pelo carinho e sobretudo pela categoria dos historiadores e dos demais comentaristas. Aparentemente só os argentinos ainda são capazes de ser civilizados aqui na América do Sul.
Excelente matéria protagonizada pelos acadêmicos argentinos.
Parabéns.
São Paulo SP BRASIL
Que vídeo bem feito. Amei!! ❤️🇧🇷
Entre 1580 y 1640 formo parte Brasil tambien de Imperio español cuando la monarquía portuguesa se fusiono con la española
No formo cosa ninguna. Ustedes invadieron Portugal e en aquella epoca parte de Brasil estava bajo dominio holandes. Aqui NO.
@@siriemapantanal6894 Felipe II fue coronado como rey de Portugal por sus cortes.
@@magnasanchez7928 Invadiendo Portugal. Que tenga invadido Portugal no quiere decir que tuviera presencia en Brasil. La unica presencia de hispanos aqui fue atraves de la inmigracion, antes de españoles, y hoy de esos problematicos paises hispanos de la vecindad. Los dos unicos paises que tuvieran presencia fisica aqui fueron Portugal y Holanda. Y Napoleon tambien invadio Portugal y no por eso decimos que Brasil un dia pertenencio a Francia. Increible como esos hispanos intentan de todas maneras arrastrar Brasil en la esfera de influencia de ellos. Aqui no, no .. señora.
@@siriemapantanal6894 Ustedes? jaja, que tiene 500 años o que?
@@macrosszeroshin Portugal e Espanha só enricaram graças às matérias primas das colônias, hoje Brasil é maior potência que Espanha e Portugal kkkkk kkk. Ainda bem que eles têm a união europeia para sustentar.
Como faz falta programas de televisão desse tipo que promova a cultura e o conhecimento de culturas de outras nações, é muito educativo e isso só demonstra o elevado padrão cultural argentino! Cheguei à este vídeo assistindo um outro vídeo do canal sobre guerras no paraguay (guerra Guasú).
Seria importante assim um programa sério sobre POrtugal, já que os Brasileiros ignoram totalmente a verdade e a sua procedência histórica. Antes de conhecer os primos tem que conhecer o PAI!
Vídeo aceitável tem vários erros histórico e de datas: vou mencionar só dois: o primeiro é sobra a cana de açùcar, que como dizem no comentário os colonos portugueses quando chegaram ao Brasil encontraram uma planta chamada cana de açúcar, esses colonos não a encontraram no Brasil, mas antes levaram-na da Ilha da Madeira que é um arquipélago pertencente a Portugal : Oficialmente, foi Martim Affonso de Souza que em 1532 trouxe a primeira muda de cana ao Brasil e iniciou seu cultivo na Capitania de São Vicente. Lá, ele próprio construiu o primeiro engenho de açúcar. Mas foi no Nordeste, principalmente nas Capitanias de Pernambuco e da Bahia, que os engenhos de açúcar se multiplicaram.
Outro erro de datas é sobre o ouro : Ao contrário das fartas riquezas metálicas encontradas pelos espanhóis nas terras recém-descobertas por eles na América, nada havia de muito interessante para os portugueses na "Terra de Santa Cruz", além de papagaios, macacos e uma "madeira de tingir", que já era conhecida no Oriente e que podia alcançar altos preços na Europa. Logo depois da descoberta do Brasil pelos europeus, expedições portuguesas se seguiram para explorar o território e extrair toras da planta nativa. No entanto, os portugueses não estavam sozinhos nos mares, e corsários das nações não contempladas no Tratado de Tordesilhas - ingleses, holandeses e principalmente franceses - também passaram a frequentar a costa brasileiraDurante todo o século XVIII, expedições chamadas entradas e bandeiras vasculharam o interior do território em busca de metais valiosos (ouro, prata, cobre e pedras preciosas como diamantes e esmeraldas). Afinal, já no início do século XVIII (entre 1709 e 1720), estas foram achadas no interior da Capitania de São Paulo (Planalto Central e Montanhas Alterosas), nas áreas que, depois, foram desmembradas como Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
A descoberta de ouro e diamante nessa região provocou um afluxo populacional vindo de Portugal e de outras áreas povoadas da colônia, como São Paulo, São Vicente e o litoral nordestino. Já de início, o choque na corrida pelas minas levou a um conflito entre os paulistas e os outros exploradores (Guerra dos Emboabas).
Outra importante atividade impulsionada pela mineração foi o comércio interno entre as diferentes vilas e cidades da colônia proporcionado pelos tropeiros.
Entre 1600 e 1820, foram produzidas na província de São Paulo um total de 4.650 arrobas de ouro. Os números referem-se apenas ao minério registrado pela Coroa portuguesa para cobrança de impostos, o quinto.
Não era a Coroa Portuguesa que explorava o ouro e o vendia para o exterior, mas sim pessoas particulares que pagavam 20% do valor declarado como imposto.
Saudações aos nossos irmãos argentinos...
Violeta conhece muito da música e da alma do brasileiro...
Maravilhosa 😻 história do meu Brasil parabéns pelo vídeo
Adorei esse documentário sobre Brasil. Congrats!
Que lindo poder aprender sobre mi pais con TPA!
Él território y región de Pírara pertenece al Brasil.
Un saludos desde Brasília-DF Brasil. 💙. 🤍. 💛. 💚
BRASIL ES AFRICA
@@evaklum8974sim somos negros brancos indigenas e asiaticos e a 9° economia do mundo e o 12° exercito mais poderoso do mundo
GIGANTE SUL AMERICANO🇧🇷
Te aconsejo que conozcas el trabajo del álbum de João Gilberto al comienzo de Bossa Nova.
Bosta nova .um verdadeiro lixo musical.
Viva Tiradentes, viva a Inconfidência Mineira, viva Minas Gerais! 🔺🔺 Muito bom o programa, estão de parabéns!
Por el início del siglo 20 millones de europeus vineron a 🇧🇷 y mesclaron el Pueblo. Los principales son alemanes y italianos
Sim os fugidos das guerras europeias, o povo cansado da guerra, da fome e da morte, os pobres do mundo eram naquela época os Europeus, países destruídos, civilizações históricas devastadas, fugiram tentando encontrar paz e prosperidade no novo mundo. Depois deles vieram os déspotas nazis Alemães e os Fascistas Italianos que se tiveram refugio nas governos ditatoriais Brasileiros, Argentinos, Chilenos e Uruguaios, altas patentes das SS e da Policia Politica Italiana. Os Alemães quase nunca se misturavam, ainda hoje passado mais de um seculo existem terras no território brasileiro onde só se fala alemão, onde os seus habitantes quase não falam portugues, estão fechados para o exterior e não permitem que outras raças partilhem do "seu" espaço
5 milhones
Holandeses também
@@jhonizinhodomada6169 macho más! 40 millones.
Os principais foram portugas e italianos mesmo, vocês superestimam demais o componente alemão, a descendência espanhola é maior que a alemã no Brasil, só pesquisar os maiored grupos étnicos de 2024
Excellente
Na verdade a independência foi foi princesa Leopoldina e a libertação dos escravos foi princesa isabel, mulheres europeias que amavam o Brasil
Obrigado por este documentário rico sobre nossa historia e cultura!!!!!!! Um Forte forte abraço aos irmãos argentinos.
Un grand saludo desde Brasil.
Excelente! Parabéns!
Ocorreram guerras sim, principalmente na região nordeste e muitas revoltas, porém a Independência do Brasil teve esse componente psicológico. Foi uma Independência Psicológica, a separação literal entre o Pai e o Filho.
ARGENTINA LA UNICA NACION POLAR CAMPEONA MUNDIAL
@@evaklum8974 Brasil a única Nação Amazônica Campeã do Mundo !!
Bacana o programa. Não fugiu do assunto proposto.
Chévere programa...
Hagan uno de Colombia.
Estranho é eu ter entendido tudo que foi dito é falado, sem nunca ter tido uma aula sequer de espanhol.
ARGENTINA LA UNICA NACION POLAR CAMPEONA MUNDIAL
@@evaklum8974 A dormir indios Argentino,ganas la copa del mundo y se tiene la peor economia de Latam🐵
@@evaklum8974 brasil o único pentacampeão do mundo coisa que sua Argentina porcaria não tem
Sencillamente, Genial.
Sejamos honestos, bossa nova faz mais sucesso fora do Brasil que dentro do Brasil
Infelizmente... Mas a MPB ainda agrada a todos os brasileiros de norte a sul. É que a bossa é mais elitista mesmo. MPB é mais popular mas qualidade que não gera polêmicas e divisões como os outros ritmos, cai no gosto de todos independente da sua preferência musical
Um passeio na historia do Brasil muito bom.
Nossa, perfeito documentário! Parabéns ♥️
Acorda garota! Documentário subversivo difamando nosso país.
Señores argentinos valoro el trabajo realizado, pero lamento decirles que existe plagio de imagen/foto en la 27 minutos y 46 segundos. Esa foto pertenece a la danza de La Diablada de los Bolivianos: lado Izq. 4 China Supay/mujeres y Der. 2 Diablos/varones. La Diablada es la danza más importante de la ciudad de Oruro, Capital del Folklore de Bolivia.
Esse documentário é mentiroso e ridículo, que estou quase acreditando em você.
Um documentário tão ruim que não duvido que tenham confundido a cultura boliviana com a história do Brasil. Nada contra os bolivianos e sua cultura.
@@eliaslima5506 Mentiroso? Qual mentira no programa? (não foi um documentário)
@@lsf698 Ei! Rússia de direita!🤣😂🤣😂🤣🤣🤣🤣
A resposta está em um textão abaixo do vídeo, vai ter que procurar.
Coloque seus neurônios enferrujados pra funcionar.
Daqui a pouco tu vai dizer que a China é conservadora porque o ditador chinês reconheceu a autoridade do "Papa" sobre a igreja católica chinesa.
🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂😂🤣🤣🤣😂😂😂🤣
@@eliaslima5506 De enferrujados não têm nada. O interessante é o caso de monarquistas e bolsonaristas, desprovidos de neurônios... Sim, Rússia tem um governo de direita. O fato de você rir disso e chamar a Rússia de socialista, sendo que a década de 80 já acabou, sendo que o povo já foi às ruas, sendo que Yeltsin subiu ao poder no lugar de Gorbatchev, sendo que o governo Putin desde a década de 90 é incirvelmente nacionalista e perseguidor de partidos de esquerda, sendo que tudo isso aconteceu e ainda assim você chamar a Rússia e Putin de socialistas, isso só demonstra o quanto você é ignorante e burra.
Muito bom o programa, estão de parabéns! Entretanto, é necessário esclarecer um mito: a separação/ independência do Brasil de Portugal não foi pacífica, porque ocorreram diversas guerras no período de 1821 a 1825 entre as tropas brasileiras e o exército português. O Imperador D. Pedro I inclusive teve que contratar militares ingleses e franceses, como Lord Cochrane e Pierre Labatut para organizar e comandar tropas marinhas e terrestres. Nessas guerras, realizadas em diversos pontos do Brasil,. participaram mais combatentes que o número de combatentes nas batalhas ocorridas nas guerras de libertação da América Espanhola, da mesma época e ocasionou de 2 a 3 mil mortos.
Sin ofender pero eso no es nada...
@@carlosenriquegonzalez-isla6523 Nada em comparação com o que?
Adriano, Comparativamente com a América Espanhola, tanto o descobrimento bem como a independência foi pacifica, muito pacifica. As guerras que existiram não foram pela sucessão mas sim pela perda de poder de alguns senhores locais que queriam de alguma forma fragmentar o Brasil para solidificarem o seu poder individual, aliás muito em linha com o que aconteceu com as ex colónias Espanholas. Não nos esqueçamos que existem provas documentais que D João teria mandado D. Pedro em último caso fazer esta passagem de poder, de uma forma pacifica para que o Brasil não fragmentasse como estava acontecendo na restante américa do sul. A história do fico, ou independência ou morte surge desses desígnios D. João. Aliás devo dizer que D João foi um personagem histórico fora de série, um diplomata astuto, um monarca visionário, um estratega de excelência uma das figuras que mudaram o mundo reconhecida pelos maiores historiadores mundiais. Existiram 2 Portugueses que mudaram para sempre o mundo o primeiro foi Henrique o Navegador e o Segundo foi D. João VI.
@@poligrafodasilva701 Discordo. A separação nem de longe foi pacífica. Se tivesse sido pacífica não teriam ocorrido durante mais de um ano batalhas sangrentas entre tropas portuguesas e rebeldes brasileiros principalmente na Bahia (onde inclusive ocorreram enfrentamentos navais), no Piauí, no Maranhão e Pará. Em vários desses lugares ocorreram até massacres de ambos os lados. E se fosse pacífica Portugal não teria descolocado tropas da Madeira e da Cisplatina para tentar controlar a sublevação e evitar a separação. A transferência do poder de pai para filho, com a saída do Brasil do Reino realmente ocorreu de fato, mas custou bastante sangue. Os interesses das Cortes não eram os mesmos interesses de D. João VI.
Parabéns à Doutora Florência Garramuño, com certeza ela se esqueceu de citar Érico Veríssimo, João Ubaldo Ribeiro, e Tarsila do Amaral e Cândido Portinari nas artes plásticas.
Ótimo documentário muito bem parabéns
Saludos desde de la Nación de los Goyazes, hoy Estado de Goiás - Brasil.
Fomos colônia, império, República e hoje somos potencia.
💪💪
Já te vi em alguém lugar.
@@wesleycaique7975 eu me lembro desse rosto de algum lugar tbm
Brasil potência? Kkkkkkkkkkkkkk
Colônia, reino, Império e agora uma República das bananas.
@@kurtdonald841 Sim. Apesar de todos os problemas, temos coisas boas também.
GRACIAS...DESDE SÃO PAULO
Muito bom, pelo vídeo
La historia de brasil es rarísima
Porque no hablaran de las inúmeras imigraciones de los pueblos europeos?
Porque o europeu deixou de ser considerado europeu ao chegar na América. E fim.
Muito bacana. E nós não temos nada parecido por aqui. Que vergonha. Apesar de três décadas de Mercosul continuamos a viver de costas para nossos vizinhos. Pessoalmente tenho aprendido muito sobre a História de Argentina e Chile, por exemplo, aqui pelo UA-cam. Da Argentina gosto muito do canal do Felipe Pigna.
Mas olhem... Parabéns!
Irmão, qual historiador brasileiro você recomenda para aprender sobre a história do Brasil?
@@lautaro.gyejujuy Não sou da área, mas te diria Eduardo Bueno, de início. Vou fazer uma pesquisa e acrescento outros nomes, ok?
Muito legal !
Buen temazo y bien explicado
Uauuuuu!!!👏👏👏👏
Si tiene Brasil en el titulo nosotros venimos en larga escala!
Faltou falar do forró....mas tudo bem....quem gosta de forró sabe como esse gênero musical é fundamental no Brasil.
É porque o lance é sustentar o discurso vitimista do socialismo, um verdadeiro pára-raios atrator de idiotas.
Eles não queriam falar da nossa história.
@@eliaslima5506 que bom que você não precisa de atratores, já tem o _know-how_ do idiota padrão...
@@gomes2151 Acho que tu me confundiu com um espelho.
Se tá zangadinho porque eu disse que idiotas são atraídos para o socialismo, é porque você é um desses idiotas!
@@eliaslima5506 ahora van a ver quienes son los victimistas.
@@alejandroperaltanunez2030 Já sei quem são os vitimistas. É por isso que vou votar hoje em Bolsonaro 22 e em todos os que o apoiam! Será o fim do vitimismo.
Confiando que não vai haver fraude eleitoral, Bolsonaro leva no 1º turno.
Estou exatamente aqui na seção eleitoral. Foi uma grande coincidência sua mensagem chegar bem nesse momento em que os brasileiros querem o fim da lacração vitimista desses psicopatas progressistas enganadores: Prometem o céu e entregam o inferno!!!
😎👉👉
Donde ubicamos a Sergio Mendez
Que programa maravilhoso, espetacular!
Si olvidaran de hablar de las olas inmigratorias que poblaran todo el cientro sur de brasil desde el 1824, sin eso nunca van a entender lo que es brasil, los estados mas importantes.
Germânicos holandeses polaca nipônicos rusos.
Italianos
Japoneses
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 TENHO QUE RIR
Saludos
Tratado de Tordecillas .Bandeirantes .esclavos .guerra por la Banda Oriental hoy Uruguay .Almirante Brown .guerra de la triple alianza .tienen mucha historia
Bandeirantes não amigo o termo correto é PAULISTAS, BANDEIRANTES É TERMO USADO PELA IMPRENSA PAULISTAS NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA, a patria bandeirante!
@@michelpaschoal9788 ....Revolução que tomou pau não foi isso que aconteceu?
@@izmafravieira3516 pau não, foi cacete, massacre... Pau foi em 1924
Batalha de Monte caseros, Tonelero, desfile das vitoriosas tropas brasileiras em Buenos Aires...Realmente existe muita coisa para dizer.
😉
@@hawkeyeguarani2831 si ustedes apoyados por Inglaterra ..
Bueno alguna catedra libre de la uba sobre historia de brasil
?Y la segunda parte?
Esqueceram de falar sobre a maior onda de imigração da América Latina que também colaborou para a formação da identidade cultural do povo brasileiro.
@@neyensit0w imaginense ser indigena y rascista, jajajajaaj y el habla de la migración europea en los 1800's, no la africana
@@neyensit0w solo porque no hubo escaramuza, no quiere decir que allá alguno ignorante no te va recibir de la misma manera que un Ngr0. El Racismo en Europa no tiene preferencia si es Ngr0 o Indigena. Para ellos es lo mismo
@@KB_81 negr0s sâo minoroa no brasil 7% vai estudar primeiro
@@gamercuriosox8328 Você está louco é doente sulista.
Me sirvió mucho. Este video también me pareció instructivo sobre Brasil: @
Aguante Brasil!!! Pelé es más grande que maradona !!! Gabigol cocinó las gallinas(river plate) en la libertadores 2019..jajajajaja
@Alexandre Dantas do you burn donut? ?
@Alexandre Dantas o cara tá falando de história esse burro tá falando de futebol 🙄🙄🙄
Si 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
@Alexandre Dantas Vai ver esse cara pensa de maneira similar aos produtores dessa caricatura que eles acreditam ser a "história" do nosso país, é como se nossa cultura inteira dos últimos 500 anos se resumisse apenas a idiotas tocando violões, colonizadores que passavam o dia torturando escravos e escritores que falavam de literatura feminista, racial e gay. Simplesmente ridículo!!!
Esse documentário é um inútil panfleto socialista para sustentar todas essas narrativas falsas e vitimistas que esses revisionistas desonestos sustentam para dividir uma sociedade e sujeitá-la a uma ditadura comunista besonha.
A nossa história nunca foi essa porcaria mostrada no documentário por esses "especialistas".
O cara que falou de futebol está no mesmo nível dos "especialistas" histéricos do estúdio.
O Maradona morreu 😶
O Brasil é formado por imigrantes do mundo todo: japoneses, libaneses, sírios, alemães, italianos, poloneses, húngaros, holandeses, suíços, portugueses, espanhóis, indígenas, africanos etc etc et
Brasil bonito por natureza mim patria amada 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Sou brasileiro! Parabéns pelo ensinamento, muito completo e correto.
El actual tamaño de Brasil se debe principalmente al dejar sin efecto el Tratado de Tordesillas, motivado a que Brasil hace parte del imperio español desde 1580 a 1640.
Sim com a união ibérica,com Portugal e Espanha.
BRASIL AO MAIS GRANDE DO MUNDO
Es una pequena parte de la história brasilena. La história brasilena es mucho mas que esto. Algunas cosas importantes non fueran habladas.
🇧🇷💥🌾Não a qui Inveja contra as nações vizinhas porque tudo esperamos, no futuro nem ódio, porque nada sofremos delas no passado um grande sentimento nos anima: O de progredir rapidamente sem quebrar a soma das nossas tradições, o liberalismo E sem ofensas dos direitos alheios. A importância da diplomacia
Me gusta la historia pero también me llena de tristeza escuchar
Muchas gracias me ayudas con mi tarea
El carnaval es de origen europeo, no africano. Y qué pasa con los verdaderos brasileños? Dónde están? Ocurrió el mismo genocidio que en Norteamerica?
El carnaval de Brasil tiene muchos elementos africanos.
@@RaoniDantas e muitos elementos portugueses também !
Os Índios se misturavam com os Colonos portugueses e deram origem à essa gigante população mestiço que há no Brasil
Brasil é interminável.....não é um país para amadores.
Y esos hispanos les encantam hablar de la esclavitud en este territorio que en aquellos tiempos ni existia como Brasil pero nunca mencionan las de Cuba, Venezuela, Argnetina, Uruguay, Estados Unidos, etc ... A fastidiar a otros con ese tema.
España trató a los indígenas como españoles, murieron la mayoría por enfermedades nuevas en América,
Portugal sin embargo los aniquiló.
España si que esclavizo africanos (también los europeos fueron esclavizados por norteafricanos en el siglo XIII y XVII), pero Portugal también esclavizo africanos pero con el agravante que los cogía de sus colonias para llevarlas a las suyas de América o vendenserlos a España (España no tenía colonias en África, ni derechos sobre esclavos).
Y por último para que te calles la boca este dato:
En El Salvador (minúsculo país centroamericano) hay más nativos que en el gigante Brasil, y además añadiendo Canadá, USA y Australia que entre los 4 hacen medio mundo.
Para que veas qué tipo de colonización hizo España y la que hizo Portugal e Inglaterra, basadas estas últimas en la esclavitud y en el exterminio.
Ah y los pocos que quedan escondidos en la Amazonia por qué si no..... matarile.
@@angelmendez6638 Que te ensenaran? pobre de ti....
@@poligrafodasilva701 porque os brasileiros tem essa burrice ou e normal?