Narcisismo e necessidades emocionais da infância: essa é a verdadeira relação

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 18 жов 2024
  • VISITE:
    Leonardo da Cunha Guimarães
    Psicólogo - CRP 07/30981
    ASSISTA TAMBÉM
    Como lidar com um NARCISISTA que não aceita procurar tratamento: • Como lidar com um NARC...
    Como é o tratamento do Transtorno da Personalidade Narcisista: • Como é o tratamento do...
    Dúvidas comuns em relação ao Transtorno da Personalidade Narcisista: • Dúvidas comuns em rela...
    Conteúdo diário sobre procrastinação, hábitos e ansiedade nos perfis:
    INSTAGRAM: / leonardo.cguimaraes
    TWITTER: / guimaraestcc

КОМЕНТАРІ • 46

  • @guiltonsilva1098
    @guiltonsilva1098 8 місяців тому +11

    Aquele velho discurso dos pais, criei todos iguais, mas cada um é diferente (justamente por isso)" kkkk Faz total sentido eu descobri tdah aos 37 anos, mãe narcisista, irmão dourado, e irmã invisível e crtza que é tdah tambm. Essa mãe não soube nem lidar com as próprias questões imagina dos 3 filhos, hj em dia ela esta com quase 60 anos e ainda dissimulando e achando que somos fracos e ela nunca teve nada; meus irmãos que ature; pq aparentemente sabem lidar melhor do que eu.

  • @caII4fight
    @caII4fight 8 місяців тому +10

    Sou jornalista formada pela PUC-SP (digo isso apenas porque me sinto capacitada como pesquisadora), atualmente mestranda numa área que exige conhecimento de princípios da psicologia, semiótica, Gestalt... Fui vítima (palavra difícil para mim) durante 18 anos de um narcisista maligno (pleonasmo). Sofri descarte quando estava muito doente, estava sendo traída, descobri a traição depois de 7 meses. Depois de 3 anos, perdoei e voltei, para então passar pelo piores 6 anos da minha vida. Estou em contato zero faz 2 anos, sob medida protetiva depois de sofrer tentativa de feminicídio. O que passei já está previsto no código penal como crime. Sinto muito pelas vítimas que sofreram todo o abuso emocional e psicológico e não podem comprovar, como no meu caso. Esses indivíduos precisam ter seu comportamento, tão característico, criminalizado. Fico com a Dra Ramani e todos os que se alinham a ela. O outro expoente global sobre o assunto, que é narcisista diagnosticado, só o jeito dele sorrir, me dá nojo. Percebe-se que é impossível melhorar no que diz respeito ao cerne da atuação destes indivíduos. Quando as pessoas dizem que narcisistas são maus caráteres e "demônios", acredite, eles são. Mesmo que esta última característica seja no sentido figurado. Não existe nenhuma desculpa cabível para fazermos o mal aos outros. Se assim fosse, não precisaríamos de código penal e teríamos de anistiar 90% da população carcerária, porque se tem um lugar que tem gente com história triste é em penitenciária.

    •  8 місяців тому +6

      Sinto muito por saber que você tenha sido vítima de situações tão graves a ponto de configurar crime, e espero que você siga bem em seu propósito!

    • @diegoxavier7324
      @diegoxavier7324 7 місяців тому

      Na minha humilde analise parece um narcopata ou sociopata, os narcicistas gostam de suplemento ,n necessariamente matar,( ainda q deixem no ar ,"a ameaça", querem atenção).

    • @elanobezerra1756
      @elanobezerra1756 5 місяців тому

      É uma realidade o que você expôs em suas palavras. A minha ex mulher foi um demônio tentando destruir a minha vida e a vida dos meus filhos, principalmente, atingiu minha filha que entrava em depressão e grande angústia chorando dizia que ia se matar com apenas 13 anos por que a mãe dela não a amava e sim a agredia de forma física e verbal. Foi denunciada por mim em conselhos tutelares, e até na escola onde minha filha estudava pela própria diretora que descobriu as violências praticadas por aquela víbora satânica chamada de ":mãe"", anos percorrendo em ministérios públicos e outros órgãos de justiça, mas, lavaram as mãos como Pilatos e não penalizaram essa criatura vil, insensata, violenta Judas de saia,, covarde e cruel. A história é longa, não dá pra narrar aqui, precisaria de um livro volumoso ou uma coleção de livros. Resultado e consequências; minha filha hoje é esquizofrênica e desenvolveu bulimia causada pelos traumas e ansiedade. A história é tão pesada que é mais um pesadelo ou um filme de terror . Não me é possível narrar toda a dor e situações de humilhações , agressões e a real presença satânica e demoníaca incorporada nessa mulher que não é digna sequer de ser chamada de ""mãe "" ou de um ser humano. Infelizmente, até hoje, 20 anos após minha filha falar em si matar ( ela tem uma marca de corte num pulso) , hoje com 33 anos , viva por um milagre da intervenção DIVINA, ainda não foi libertada dessa criatura demoníaca que deveria ser a mãe dela, mas, é a mais repugnante, despresivel, traiçoeira ardilosa covarde e vil criatura que já conheci nessa terra.

  • @zuandoonarcisista
    @zuandoonarcisista 8 місяців тому +12

    Se tiver mais de 2 filhos, então, lascou 🤦🏼‍♀️ fui negligenciada de todas as formas e não desenvolvi transtorno nenhum, apenas consequências de traumas que puderam ser curados.
    Narcisistas são demônios que vieram para matar, roubar, enganar, mentir, destruir e por aí vai..... tão verdade que o modus operandi deles são todos iguais, como se explica isso?! 🤷🏼‍♀️

    • @catgirl5320
      @catgirl5320 8 місяців тому +1

      Exatamente! Como se explica isso??

    •  8 місяців тому +8

      Um transtorno psiquiátrico é um conjunto bem definido de sintomas e padrões de comportamento.
      Logo, quando dizemos que dois indivíduos possuem o mesmo diagnóstico, por definição, estamos dizendo que os dois possuem o mesmo padrão de comportamento.
      Da mesma forma que nem todo mundo que fuma desenvolce câncer de pulmão, nem todo mundo que tem suas necessidades emocionais invalidadas na infância irá necessariamente desenvolver um transtorno de personalidade. Mas os indivíduos que já possuem alguma predisposição genética tendem a desenvolver principalmente quando suas necessidades emocionais não são devidamente atendidas.

    • @Regi-lq9gl
      @Regi-lq9gl 8 місяців тому

      O cérebro do psicopata possui disfunções. Ja foi provado em exames de imagem. Narcisistas deve ter tbm só que em menor proporçao.

  • @ildelitacosta79
    @ildelitacosta79 6 місяців тому

    Enquanto eu assistia ao vídeo, que é muito esclarecedor com certeza, eu pensava nos mais variados tipos de pessoas com este perfil de personalidade que eu pude ver ao longo da vida. Cada um tem uma maneira de agir de acordo com o grau que é afetado e pensar em como pode ter sido o desenvolvimento ajuda a entender muita coisa. Acredito que entender como é e funciona ajuda muito na prevenção e cura para quem foi tocado por esse tipo de pessoa. Creio na autoresponsabilidade, se você teve a experiência, tem agora a responsabilidade pessoal de se prevenir, fica o aprendizado. Ótimo vídeo. 🌻🦋👏

    •  6 місяців тому +1

      Adorei seu comentário 🙏🏻🤗
      Me fez lembrar um vídeo que falo sobre autodisciplina e limite em pessoas adultas, que você pode acessar nesse link: ua-cam.com/video/BXC2MFQ2MGM/v-deo.html

    • @ildelitacosta79
      @ildelitacosta79 6 місяців тому

      @ muito obrigado pela sugestão. Assisti ao vídeo e é ótimo! Muito grata.

  • @marciofc6274
    @marciofc6274 8 місяців тому +7

    Excelente!! Perfeito!!
    Ou seja, colocar um filho no mundo exige RESPONSABILIDADE e MATURIDADE.
    Obrigado, querido. Você é um profissional massa!

    •  8 місяців тому +4

      Exige sim, com toda certeza!
      Obrigado pelo carinho e feedback 🙏🏻🤗

    • @gualtersilvanijr1
      @gualtersilvanijr1 8 місяців тому +3

      Concordo totalmente. Eu tenho um filho hj com 18 anos, que por insistência minha em observa-lo na infância e perceber algo "estranho", mesmo tendo passado por alguns "psicólogos" que nada diagnosticaram (o que me trouxe uma imensidão de criticas, pois tds o consideravam normal e muito amoroso ), ao buscar sua alfabetização, houve o diagnóstico de TDAH. Após, mudei-o de colégio, onde o modelo de ensino utilizava o Montessoriano, com pleno êxito em td ensino fundamental. Ele passou a se sentir inteligente e tirou sempre boas notas. Isso mostrou a mim que meu 6o. Sentido é otimo, a despeito do desprezo da mãe dele e outros, que mandei a pqp. Depois, ainda sob criticas, inscrevi-o no Vestibulinho para colégio técnico, para que ele pudesse mensurar sua capacidade e entender que ainda que estudasse em um bom colégio e tirasse boas notas, preparar-se era fundamental para entrar em um colégio técnico. Inscrevi-o sob criticas em um curso preparatório, onde cursava pela manhã o último ano do fundamental e à tarde, o cursinho. Quebrou a cara logo no primeiro simulado por achar que sabia td e a partir disso, mudou e ouviu um pouco mais o que eu lhe dizia. Eu tomando porrada da mãe, por ficar observando se ele estudava e resultado: quebrou a cara por pura presunção no Vestibulinho que ele mais desejava passar, chorou e depois, lição aprendida, passou em 2o no atual colegio e em mais outros 2. Busco orientá-lo e diversas vezes faço o exercício de colocar-me no lugar dele, o que tem ajudado. Isso foi em 2019 e desde então tenho buscado aprender a respeito de TDAH e outros transtornos pq ele mudou muito apos os 15 anos e observo que ha algo além do TDAH. Continuo tomando porradas por isso, mas, sinto que "qdo a agua sobe e lhe bate na bunda", ele busca orientação comigo, ao invés das "passadas de mão na cabeça" recebidas da mãe (obtusa), avó e tio (imbecil, que tem um filho da mesma idade, com o qual não interage e quer puxar o meu filho, para junto do buraco dele). Isso me abriu a mente, pois, identifiquei-me como dependente emocional e a mãe dele, como narcisista. Depois de muitas horas de aprendizado, consegui por mim mesmo o que diversos psicólogos e terapeutas que consultei ao longo de minha vida não conseguiram. Enfim, não posso voltar no tempo e hj, com a experiência que possuo, consertar o que discordo do resultado obtido, devido a escassez de conhecimentos que eu tinha na época, mas, posso ajudar meu filho em sua trajetória, orientando-o. Outro pto é resignificar os meus valores, dogmas, crenças limitantes e, principalmente, neutralizar a atenção prioritária que eu dava aos outros ao invés de mim, além de identificar e interpretar as críticas recebidas, como realmente as intenções ocultas por detrás.

  • @leonardocruz6654
    @leonardocruz6654 4 місяці тому +2

    Minha atual ex esposa adquiriu personalidade narcisista por abuso infantil pelo pai, um narcisista nojento , ainda bem que já vim com uma capa protetora e descartei antes de ser descartado

  • @ValquiriaCastro_nutri
    @ValquiriaCastro_nutri 8 місяців тому +4

    Vc está relatando minha história,no exemplo filho 1 e filho 2, e agora meu filho com TDAH ( diagnosticado), com a minha dificuldade de colocar limites ao contrário da minha filha sem transtorno, suspeito que meu filho está desenvolvendo o transtorno de personalidade narcisista.

    •  8 місяців тому +4

      Valquiria, recomendo fortemente que ele receba Terapia Cognitivo-Comportamental para desenvolver habilidades sociais e controlar seus impulsos, de preferência com um Psicólogo que também conheça a teoria das necessidades emocionais para que a terapia possoa treinar o estabelecimento de limites.
      Ainda dá tempo de intervir e modificar esses comportamentos, ainda que parcialmente!

  • @ironiasincera1061
    @ironiasincera1061 5 місяців тому

    Cara vc vai fundo no assunto, muito bem explicado!!

    •  5 місяців тому

      Muito obrigado 🙏🏻🧠

  • @veronicasilva2696
    @veronicasilva2696 8 місяців тому +18

    O nome narcisista acho que e simplismente o nome para camufla a falta de carater!!!

    •  8 місяців тому +5

      Algumas pessoas banalizam dessa forma mesmo, embora exista um transtorno de personalidade que causa uma notável distorção da autoimagem do sujeito.

    • @raiellyrodrigues
      @raiellyrodrigues 8 місяців тому +1

      MS não camufla e sim expõe

  • @ValquiriaCastro_nutri
    @ValquiriaCastro_nutri 8 місяців тому +3

    Concordo plenamente!

    •  8 місяців тому +1

      🙏🏻🧠

  • @LimaPlacido
    @LimaPlacido 7 місяців тому +2

    Leo, a pessoa pode ir aumentando as características e padrões narcisistas a medida que vai passando os anos?
    Obrigado pelo conteúdo 🙌🏼🤞🏼

    •  7 місяців тому +1

      O mais comum, especialmente em homens, é os sintomas serem mais intensos entre os 18 e os 25 anos (explico melhor nesse vídeo: ua-cam.com/video/RzgOVjiXBso/v-deo.html ), principalmente por conta da testosterona.
      Mas considerando que a hostilidade e a agressividade são influenciadas pelo estado emocional, o mais importante é como está o ambiente que essa pessoa está inserida.
      Ela foi assumindo mais estresse e sendo exposta a mais críticas e rejeições com o passar dos anos?
      Ela piorou o cuidado com a saúde, a qualidade do sono e aumento consumo de álcool e substâncias?
      Ela foi perdendo o contato com pessoas que representavam vínculo seguro?
      Quando essas coisas acontecem, os sintomas de agravam porque a pessoa fica exposta a mais fatores desencadeadores de crise.

    • @LimaPlacido
      @LimaPlacido 7 місяців тому +1

      @ Oi Leo.
      Sim, ele passou e está passando por essas fases.
      Tenho visto seus vídeos e de outros profissionais e muita coisa tá batendo quando eu olho pra trás.. mas parece que tem aumentando muito.
      Já sugeri terapia (e falei o motivo), foi tenso...ele não aceita e sempre joga pra mim.
      Complicado viu?
      Amigão Obrigado por me revender aqui, cheguei recente por aqui mas já tô vendo todos os vídeos.
      Abraço

  • @taniamaraselingaiess8122
    @taniamaraselingaiess8122 8 місяців тому

    Bom dia!! Complicado esse assunto, imagine numa família de cinco, seis, sete filhos, lá em casa somos em sete irmãos. Obrigada.

    •  8 місяців тому

      🙏🏻🤗

  • @lucienecorreia3985
    @lucienecorreia3985 8 місяців тому +4

    Concordo plenamente ❤

    •  8 місяців тому

      🙏🏻🤗

  • @lucienecorreia3985
    @lucienecorreia3985 6 місяців тому

    É isso mesmo, Deus abençoe

    •  6 місяців тому +1

      Obrigado 🙏🏻
      Acabei de postar um vídeo comentando a relação entre machismo e narcisismo: ua-cam.com/video/rKL0r0aXEJ8/v-deo.html

  • @sandralopes3700
    @sandralopes3700 5 місяців тому

    Faz sentido , eu convivi com um narcisista e uma histriônica e ambos foram negligenciados na infância , eu posso entender isso , sentir compaixão , etc. , mas a pergunta que fica é : como lidar com pessoas que fazem da sua existência um inferno , fato é que essa gente não reconhece que tem problemas e , por tanto não querem ajuda, só querem mais e mais afago em seu ego doente nunca se satisfazem são um saco vazio e sem fundo.....então eu posso dizer que tive "sorte" de ter sido negligenciada na infância e não desenvolver nenhum transtorno de personalidade....

    •  5 місяців тому +1

      Entendo, Sandra! Cada um de nós reage de uma forma ao que recebemos na infância mesmo. Que bom que você conseguiu reagir bem 🙏🏻

    • @sandralopes3700
      @sandralopes3700 5 місяців тому

      Obrigada por sua gentileza Dr. Leonardo!!!

  • @marcossouza1083
    @marcossouza1083 8 місяців тому +2

    Concordo!

    •  8 місяців тому +1

      🙏🏻🤝🏻

  • @roserufino7812
    @roserufino7812 4 місяці тому

    Tudo é culpa dos pais, já ouvi isso tantas vezes.Cansativo

  • @anamariadeoliveira1178
    @anamariadeoliveira1178 8 місяців тому +2

    😢🙏👏

    •  8 місяців тому

      🙏🏻🤗

  • @heliojosenugasdealmeida4467
    @heliojosenugasdealmeida4467 5 місяців тому

    A idade só aumenta a crueldade e a promiscuidade.
    Minha ex tem 61 anos e ainda se acha.

    •  5 місяців тому

      Sobre como o transtorno evolui com o trmpo eu expliquei 2 artigos científicos nesse vídeo: ua-cam.com/video/3J5XAwcXIhw/v-deo.html