[Comentário sobre o filme] 📽️ Na noite em que gravei este vídeo, finalmente assisti ao FILME. Não gostei 😕 O filme possui muitas ausências importantes que impactam diretamente no aprofundamento da história (que, pra mim, é seu forte). Esteticamente é lindo, mas não houve desenvolvimento algum no personagem do Jack Torrance, toda a progressão de seu colapso psicológico, algo extremamente importante no livro, está ausente do filme. Esse foi o maior problema pra mim, mas também não curti outras ausências e mudanças (como a do personagem do Dick, tão importante no livro) e a forma como a iluminação do Danny é demonstrada (no filme é super tosca), bem diferente do livro. Aliás, houve um enfraquecimento em todos os personagens quando comparado ao livro! Pra completar, odiei o final do filme também, e sim, os finais são DIFERENTES. Vale muito a pena você conferir o LIVRO, caso tenha visto apenas o filme!
Tinha essa mesma opinião. Mas tive a oportunidade de assistir o filme no cinema, numa sessão especial em dezembro, e o meu conceito melhorou um pouco positivamente.
Olá. Achei sua crítica bem interessante e confesso que gosto tanto do livro como do filme. É preciso ter um certo cuidado ao examinar obras de cinema (principalmente do cinema autoral) sobre como uma arte visualiza a outra e o que o diretor e o escritor do filme estavam procurando partindo da mesma inspiração. Como você aprecia livros, vou citar dois exemplos bem distintos, para que você entenda onde eu quero chegar. O primeiro exemplo é o conhecido Planeta dos Macacos, inspirado no livro homônimo (La Planète des Singes, escrito Pierre Boulle), mas com uma história que parte do livro de uma forma bem diferente das versões conhecidas no cinema. A outra é o Colecionador, na versão de 1.965, (The Collector, escrito por John Fowles), um pouco mais fiel ao livro, mesmo assim, com sutis mudanças). São boas histórias com a mesma ideia, que funcionam bem tanto no cinema como na literatura. Na obra literária “O Iluminado”, Stephen King procura exorcizar seus fantasmas internos, como o alcoolismo, entre outros vícios que acometeram o escritor, o fracasso, o conflito com a família (são fatos de sua vida pessoal) por meio do conto da mansão mal assombrada, tema bem explorado por quase todos os autores de horror ao longo da história. Nessa obra pessoal e de cunho íntimo, King sugere que os nossos fantasmas internos podem ser muito mais assustadores que os das lendas e dos contos de assombração que se ouve por aí. Já, Stanley Kubrick parte do mesmo argumento (a mansão mal assombrada) para um outro caminho, tirando a pessoalidade da história (coisa que Kubrick detestou, por ser sua obra mais pessoal) e partindo para uma história onde um homem de família já perturbado, acaba por enlouquecer, isolando-se mentalmente, não por escolha, mas por uma série de fatores em um ambiente fechado e parte para cima de sua família, num hotel cheio de fantasmas que carregam as imperfeições e vícios humanos numa escala em que no mundo em que se encontram, não importa muito. É um filme muito sensorial e assustador e sugiro que você dê mais uma chance para ele, assistindo-o não como um filme que não foi fiel a obra de King, mas como uma adaptação deste, oferecendo um outro ponto de vista, inclusive da sensibilidade mediúnica do menino, muito sensível ao ambiente corrompido em que se encontra. Finalmente, eu sugiro que você assista à série produzida por King de O Iluminado, que segue ao pé da letra o que está no livro e acredite, o resultado é bem pior do que você descreve ao ver a adaptação do filme pelo Kubrick. Respeito sua opinião e desculpe pelo texto extenso. Seu canal é ótimo. Continue assim.
Exatamente. O filme é interminável, tem cortes/modificações TERRÍVEIS do enredo, todo mundo parece bem tapado e aquele final (leia com a voz da Janice de "Friends"), OH MY GOD! É ridículo. Falo pra todo mundo: leia o livro, mas, pelo amor de tudo, nem chegue perto daquele filme, hahahahaha.
em relação ao seu comentário sobre a Wendy, ela não é apagada no livro, pelo o contrário, ela tem um papel super importante e sem ela acredito que o livro não seria a mesma coisa.
Terminei de ler o livro agora de manhã, que livro incrível ❤️ acabou de entrar para os meus favoritos da vida, a construção dos personagens, do próprio hotel, é simplesmente maravilhoso!
"Temos uma fratura nessa relação" kkkkkkk ótima escolha de palavras Se você acha que a Wendy é apagada no livro espera até ver o filme, o próprio King diz que a Wendy do filme só está lá pra gritar e chorar
Ano passado eu passei uma noite no Stanley Hotel. O hotel é bem bonito e tem um ar creepy e eles fazem um tour pelo hotel explicando as ligações com o filme. E imperdível pra fãs do autor que estão no Colorado. 😊
"O iluminado" é um dos meus livros favoritos do King. Tem aquele ritmo frenético que as obras do mestre têm, bons personagens, um enredo que funciona perfeitamente e aquela verossimilhança que o autor adora e que faz das histórias dele um sucesso: pessoas comuns vivendo coisas que poderiam acontecer. Também acho fantástico o hotel ser um personagem, pra mim, dividindo o protagonismo com a família Torrance. O Danny é incrível, o Jack é o típico homem fragilizado e traumatizado pelo vício e pelas coisas que foi/é capaz de fazer, que ainda tenta fazer o que é certo, mas sucumbe. Discordo um pouco do seu ponto de vista sobre a Wendy: apesar de ter menos protagonismo que o marido e o filho, ela é fundamental da metade adiante do livro e adicionando ao enredo a força de que eles precisam para sobreviver. No filme (aquela coisa tosquíssima, terrível e arrastada), sim, ela é praticamente uma inútil (coisa que o próprio King criticou muito na adaptação). Sobre o ponto de "ser iluminado" parecer algo bom, no livro, acho que é algo bem negativo, já que o Denny é perseguido pelas visões/pelos sonhos, fica sempre angustiado porque sabe o que vai acontecer. E eu também não sinto medo algum lendo, mas sim, a gente também fica angustiado, principalmente nas sequencias finais. Lerei "Dr. Sono" ainda neste ano, só não será por agora, rsrs. E, sim, eu AMO a prolixidade de Stephen King.
Oiee Sobre essa questão do termo "iluminado", eu não me refiro aos prazeres de ser iluminado, mas sim que agora eu associo "o iluminado" ao Danny, e eu adoro o Danny, então associo o termo a algo bom! Quando antes eu associava a um terror intangível por saber que se referia a um livro/filme de terror!
O iluminado é um dos meus favoritos do King. Gosto demais desse desenvolvimento dos personagens, das questões colocadas, do Dani e da história como um todo. O final realmente é frenético! Fiquei muito ansiosa para terminar. Lembro que levava o livro pra todo lado tentando ler ao menos um pouquinho nos intervalos das aulas... kkkkk
Encontrei O Iluminado na biblioteca do meu colégio, sempre quis ler alguns de seus livros,mas quando o peguei fiquei receosa de a história não cativar meu interesse,mas depois de ver seu vídeo com certeza vou ler.
Eu já tinha "A assombração da Casa da Colina" na minha lista de desejados, mas depois desse vídeo, está na lista de prioridades, só de saber que existe uma certa semelhança com "O Iluminado"... o livro é ótimo.
Duda, infelizmente nem todos temos o privilégio de ler essa sequência maravilhosa do King, mas "sem dúvidas" digo que é IMPRESCINDÍVEL -O iluminado. É muito marcante e, mormente, o predomínio crescente dos personagens é perceptível no livro, diferentemente do filme que soa como uma contrainformação.
Terminei ontem de ler e AMEI!!! Estou lendo em ordem cronológica e entre Carrie, Salem e O Iluminado, este último está em primeiro com certeza!!! Amei os personagens, ambientação e a história em si!!! Agora vou encarar o primeiro calhamaço do autor!!!
Eu também AMO a narrativa do King, até hoje nunca me decepcionei com livros dele. Uma das melhores cenas é a das estátuas no jardim 😱 É um dos meus favoritos dele, definitivamente! 🥰 Meu top 3 é: It, O Cemitério e Misery. Beijos 📚❤
O filme funciona para quem não leu o livro. E acho que o King já se entregou para o quanto o filme do Kubrick é ovacionado. Digo isso porque o King foi produtor do filme Doutor Sono, que como livro é continuado do livro, só que quanto filme é continuação do filme do Kubrick. Sem falar das inúmeras referências que o filme fez ao de Kubrick, usando até cenários. E King, como produtor estava ciente do que estava acontecendo nas filmagens e aprovou tudo.
Fiquei super interessada vou colocar nas minhas metas de leituras ;Eu li Misery e agora estou lendo It a coisa ja assisiite ao filme mas o tio King me conquistou agora quero ler tudo dele kkk
Poderia ter o iluminados 2dr sono 2 e aba adulta ajudando as crianças não virar comida de bruxas por que elas pegam a iluminação então no caso ela ajudaria outros iluminados e seria caça às bruxas e fantasmas
Terminei o livro ontem, sensacional!!!! Eu fiquei com algumas dúvidas, se alguém souber, agradeço! 1. O que tinha no sotão? Por quê danny não podia ir lá? 2. Quem era o dono do álbum do porão? 3. O que era aquela "arraia" que dick viu nas cenas finais? Abraços!!
Eu acho que não tinha nada no sótão. Acho que não tem dono, foi o próprio hotel que criou aquele álbum, só para instigar o Jack a saber mais sobre ele. E acredito que aquela arraia seja a própria entidade do hotel perdendo a sua forma física e desaparecendo, e depois tendo uma tentativa desesperada de matar a Wendy e o Danny, tentando possuir o halloran.
Uma dica: assista o filme, sim, pois é magnífico! Mas assista como se fosse uma obra à parte, como se duas pessoas tivessem partido do mesmo ponto e desenvolvido histórias bem diferentes.
Gostei muito desse vídeo, sou medrosa demais, estou com essa edição de O Iluminado, comprei junto com Doutor Sono, mas estou procrastinando pra ler por ter medo kkk
Amei suas considerações e as curiosidades sobre o processo de criação do livro pelo King. Aumentou mais pontinhos na minha avaliação final da leitura. Obs: Eu também não gostei nem um pouco do filme, e olha que eu vi antes da leitura. Concordo com tudo que você pontuou no comentário fixado a respeito disso. Obs2: Oi Lock!
(sem spoilers): eu fiz a besteira de ler a cena da banheira num quarto escuro só com uma luzinha de leitura. Quando li, levantei e corri pra sala kkkkk
Eu li sozinha em meu quarto , quando estava lendo a parte em que ela encosta as mãos no pescoço do danny eu juro que senti as mãos, kkkk e fui dormir pensando na mulher da banheira ainda
Só te falo que o final do livro é totalmente diferente do final do filme, assisti ao filme primeiro e gostei mais do final do livro, pra mim fez mais sentido.
Eu acabei o livro agora, estou abismada em como ele é bom. A ambientação do hotel foi a melhor que eu já li na vida, queria que o livro tivesse 1500 páginas, estou com medo de verdade de nunca ler outro livro com essa atmosfera. Li por sua indicação, muito obrigada, sério. (Eu morri de medo kk as vezes tinha até que parar de ler kkkk)
Eu queria saber qual é a diferença do capa dura e do capa mole? Pois o capa dura tem 520 folhas enquanto o outro tem 464 folhas a diferença é 56 folha é bastante coisa não acham.
ALGUÉM PELO AMOR DE DEUS sabe me dizer por que o aluno gago (acho que o nome dele era George) achava que o Jack Torrance odiava ele? Acho que não chegou a explicar ou eu não prestei atenção.
Acabei de ler O iluminado, primeiro livro e me decepcionei um pouco. Foram grandes expectativas... Não vou desanimar, não é só pq não curti UM livro que não irei gostar do restante (aliás, são muitos os livros do King). Agora quero ler O cemitério. Sinceramente fiquei frustrado por não sentir impacto, medo, aflição com O iluminado... Será que seria bom eu relê-lo depois?
Nunca li esse livro, mas já assisti ao filme e não gostei muito, acho que fui ver com a espectativa muito alta. Eu amo demais o Stephen King, o primeiro que li dele foi It e me apaixonei completamente. Depois disso já li alguns outros e estou no penúltimo volume da torre negra, amando muito apesar de achar que talvez tivesse sido melhor ter lido mais livros dele antes. Agora já estou com vontade de ler o iluminado! 😅 Beijo e parabéns pelo trabalho!
Eu tenho o livro e não tenho coragem de ler ,pois assisti a adaptação quando era criança até hoje tenho medo daquele menino!!!!Ele é o q mais me assusta no filme até hoje !!
Único livro do King que li até o momento e realmente gostei e mantenho na coleção para reler, assim como Misery. O próprio "It", queridinho de muita gente, não foi pra mim rs. O Cemitério, que tinha achado ok, depois de ver as adaptações cinematográficas passei a encarar como uma tosqueira sem limites ahahaha.Já a "continuação" de O Iluminado faz bem jus ao nome do livro rsrsrs. Vejo como um autor que escreve muita coisa ruim a mediana ( pro meu gosto, claro), que sempre funcionam pras minhas ressacas literárias(vai entender ahahaha) e de vez em quando você encontra umas jóias no meio. 😊
As críticas negativa do King quanto ao filme são todas injustificadas. O próprio King depois de tanto falar bobagem, foi até o Kubrick e comprou os direitos de O Iluminado pra poder fazer a minissérie, minissérie essa que é uma total perda de tempo e dinheiro investido
Se essa é a consagração do King, eu não quero nem ler os que não são. Misericórdia, que livro horroroso, se fosse qualquer outro autor seria so mais um, maaaaaassss e best seller.
[Comentário sobre o filme] 📽️ Na noite em que gravei este vídeo, finalmente assisti ao FILME. Não gostei 😕 O filme possui muitas ausências importantes que impactam diretamente no aprofundamento da história (que, pra mim, é seu forte). Esteticamente é lindo, mas não houve desenvolvimento algum no personagem do Jack Torrance, toda a progressão de seu colapso psicológico, algo extremamente importante no livro, está ausente do filme. Esse foi o maior problema pra mim, mas também não curti outras ausências e mudanças (como a do personagem do Dick, tão importante no livro) e a forma como a iluminação do Danny é demonstrada (no filme é super tosca), bem diferente do livro. Aliás, houve um enfraquecimento em todos os personagens quando comparado ao livro! Pra completar, odiei o final do filme também, e sim, os finais são DIFERENTES. Vale muito a pena você conferir o LIVRO, caso tenha visto apenas o filme!
Tinha essa mesma opinião. Mas tive a oportunidade de assistir o filme no cinema, numa sessão especial em dezembro, e o meu conceito melhorou um pouco positivamente.
Finalmente alguem que concorda comigo
Olá. Achei sua crítica bem interessante e confesso que gosto tanto do livro como do filme. É preciso ter um certo cuidado ao examinar obras de cinema (principalmente do cinema autoral) sobre como uma arte visualiza a outra e o que o diretor e o escritor do filme estavam procurando partindo da mesma inspiração.
Como você aprecia livros, vou citar dois exemplos bem distintos, para que você entenda onde eu quero chegar. O primeiro exemplo é o conhecido Planeta dos Macacos, inspirado no livro homônimo (La Planète des Singes, escrito Pierre Boulle), mas com uma história que parte do livro de uma forma bem diferente das versões conhecidas no cinema. A outra é o Colecionador, na versão de 1.965, (The Collector, escrito por John Fowles), um pouco mais fiel ao livro, mesmo assim, com sutis mudanças). São boas histórias com a mesma ideia, que funcionam bem tanto no cinema como na literatura. Na obra literária “O Iluminado”, Stephen King procura exorcizar seus fantasmas internos, como o alcoolismo, entre outros vícios que acometeram o escritor, o fracasso, o conflito com a família (são fatos de sua vida pessoal) por meio do conto da mansão mal assombrada, tema bem explorado por quase todos os autores de horror ao longo da história. Nessa obra pessoal e de cunho íntimo, King sugere que os nossos fantasmas internos podem ser muito mais assustadores que os das lendas e dos contos de assombração que se ouve por aí. Já, Stanley Kubrick parte do mesmo argumento (a mansão mal assombrada) para um outro caminho, tirando a pessoalidade da história (coisa que Kubrick detestou, por ser sua obra mais pessoal) e partindo para uma história onde um homem de família já perturbado, acaba por enlouquecer, isolando-se mentalmente, não por escolha, mas por uma série de fatores em um ambiente fechado e parte para cima de sua família, num hotel cheio de fantasmas que carregam as imperfeições e vícios humanos numa escala em que no mundo em que se encontram, não importa muito. É um filme muito sensorial e assustador e sugiro que você dê mais uma chance para ele, assistindo-o não como um filme que não foi fiel a obra de King, mas como uma adaptação deste, oferecendo um outro ponto de vista, inclusive da sensibilidade mediúnica do menino, muito sensível ao ambiente corrompido em que se encontra.
Finalmente, eu sugiro que você assista à série produzida por King de O Iluminado, que segue ao pé da letra o que está no livro e acredite, o resultado é bem pior do que você descreve ao ver a adaptação do filme pelo Kubrick. Respeito sua opinião e desculpe pelo texto extenso. Seu canal é ótimo. Continue assim.
Exatamente. O filme é interminável, tem cortes/modificações TERRÍVEIS do enredo, todo mundo parece bem tapado e aquele final (leia com a voz da Janice de "Friends"), OH MY GOD! É ridículo. Falo pra todo mundo: leia o livro, mas, pelo amor de tudo, nem chegue perto daquele filme, hahahahaha.
Que bom que eu não estou sozinha!! Compartilho da mesma opinião, personagens fracos e final decepcionante. Filme horrível, fim.
em relação ao seu comentário sobre a Wendy, ela não é apagada no livro, pelo o contrário, ela tem um papel super importante e sem ela acredito que o livro não seria a mesma coisa.
Terminei de ler o livro agora de manhã, que livro incrível ❤️ acabou de entrar para os meus favoritos da vida, a construção dos personagens, do próprio hotel, é simplesmente maravilhoso!
Olá boa tarde
Poderia me dizer o que significa "coisa feia" que o Danny fica falando?
Eu tô na página 37 e tô confuso
@@renanlima7068 se embriagar
"Temos uma fratura nessa relação" kkkkkkk ótima escolha de palavras
Se você acha que a Wendy é apagada no livro espera até ver o filme, o próprio King diz que a Wendy do filme só está lá pra gritar e chorar
Realmente foi decepcionante o que fizeram com a personagem no filme.
pior q a pobre da shelley duvall sofreu daquele jeito por uma personagem q nem tem dimensões
Eu não achei ela pagada no livro
Ano passado eu passei uma noite no Stanley Hotel. O hotel é bem bonito e tem um ar
creepy e eles fazem um tour pelo hotel explicando as ligações com o filme. E imperdível pra fãs do autor que estão no Colorado. 😊
Que sonhoooooo! Amei
11:22 " temos uma fratura" literalmente! kkkkkk
Parece que o personagem Jack Torrance, representa o próprio Stephen King 😯😯😯
Estou lendo ,no momento.
Estou apaixonada pelo personagem Danny (Velhinho) 🥰♥️😍
O cortiço, de Aluísio de Azevedo, é um personagem também
"O iluminado" é um dos meus livros favoritos do King. Tem aquele ritmo frenético que as obras do mestre têm, bons personagens, um enredo que funciona perfeitamente e aquela verossimilhança que o autor adora e que faz das histórias dele um sucesso: pessoas comuns vivendo coisas que poderiam acontecer. Também acho fantástico o hotel ser um personagem, pra mim, dividindo o protagonismo com a família Torrance. O Danny é incrível, o Jack é o típico homem fragilizado e traumatizado pelo vício e pelas coisas que foi/é capaz de fazer, que ainda tenta fazer o que é certo, mas sucumbe. Discordo um pouco do seu ponto de vista sobre a Wendy: apesar de ter menos protagonismo que o marido e o filho, ela é fundamental da metade adiante do livro e adicionando ao enredo a força de que eles precisam para sobreviver. No filme (aquela coisa tosquíssima, terrível e arrastada), sim, ela é praticamente uma inútil (coisa que o próprio King criticou muito na adaptação). Sobre o ponto de "ser iluminado" parecer algo bom, no livro, acho que é algo bem negativo, já que o Denny é perseguido pelas visões/pelos sonhos, fica sempre angustiado porque sabe o que vai acontecer. E eu também não sinto medo algum lendo, mas sim, a gente também fica angustiado, principalmente nas sequencias finais.
Lerei "Dr. Sono" ainda neste ano, só não será por agora, rsrs. E, sim, eu AMO a prolixidade de Stephen King.
Oiee
Sobre essa questão do termo "iluminado", eu não me refiro aos prazeres de ser iluminado, mas sim que agora eu associo "o iluminado" ao Danny, e eu adoro o Danny, então associo o termo a algo bom! Quando antes eu associava a um terror intangível por saber que se referia a um livro/filme de terror!
É um dos meus favoritos do King, história maravilhosa, Wendy no livro é bem diferente do filme.
Parabéns por vencer o "Medo", valeu a pena!
O iluminado é um dos meus favoritos do King. Gosto demais desse desenvolvimento dos personagens, das questões colocadas, do Dani e da história como um todo. O final realmente é frenético! Fiquei muito ansiosa para terminar. Lembro que levava o livro pra todo lado tentando ler ao menos um pouquinho nos intervalos das aulas... kkkkk
Encontrei O Iluminado na biblioteca do meu colégio, sempre quis ler alguns de seus livros,mas quando o peguei fiquei receosa de a história não cativar meu interesse,mas depois de ver seu vídeo com certeza vou ler.
Eu já tinha "A assombração da Casa da Colina" na minha lista de desejados, mas depois desse vídeo, está na lista de prioridades, só de saber que existe uma certa semelhança com "O Iluminado"... o livro é ótimo.
Amei também esse livro Duda. Seu vídeo foi sensacional. Senti exatamente o que você sentiu...Grande King...bjsss
Comecei a ler King por causa de O Iluminado, por isso ele sempre será meu favorito do autor.❤
Sou apaixonado por "O Iluminando", sendo meu livro preferido do autor.
Duda, infelizmente nem todos temos o privilégio de ler essa sequência maravilhosa do King, mas "sem dúvidas" digo que é IMPRESCINDÍVEL -O iluminado. É muito marcante e, mormente, o predomínio crescente dos personagens é perceptível no livro, diferentemente do filme que soa como uma contrainformação.
Terminei ontem de ler e AMEI!!! Estou lendo em ordem cronológica e entre Carrie, Salem e O Iluminado, este último está em primeiro com certeza!!! Amei os personagens, ambientação e a história em si!!! Agora vou encarar o primeiro calhamaço do autor!!!
Tem uma minisérie que é mais parecida com o livro. Eu gostei.
Sempre quis ler. Tenho na minha lista de desejos. Depois dessa resenha, a coragem pra comprar, finalmente nasceu em mim
Amg,vc comprou? Se sim,o que vc achou?
Foi meu primeiro livro do King! Simplesmente amei, virou um dos meus favoritos da vida.A construção de personagens é incrível! ❤
Eu também AMO a narrativa do King, até hoje nunca me decepcionei com livros dele.
Uma das melhores cenas é a das estátuas no jardim 😱
É um dos meus favoritos dele, definitivamente! 🥰
Meu top 3 é: It, O Cemitério e Misery.
Beijos 📚❤
O cemitério e Misery são dos que eu fico mais empolgada, quero muito ler
@@EduardaMenezes Posso estar enganada Duda mas te vejo amando essas duas leituras, principalmente Misery! 🥰📚😘
Você foi excelente na descrição desse que é um dos melhores livros do grande mestre King.
O filme funciona para quem não leu o livro. E acho que o King já se entregou para o quanto o filme do Kubrick é ovacionado. Digo isso porque o King foi produtor do filme Doutor Sono, que como livro é continuado do livro, só que quanto filme é continuação do filme do Kubrick. Sem falar das inúmeras referências que o filme fez ao de Kubrick, usando até cenários. E King, como produtor estava ciente do que estava acontecendo nas filmagens e aprovou tudo.
Fiquei super interessada vou colocar nas minhas metas de leituras ;Eu li Misery e agora estou lendo It a coisa ja assisiite ao filme mas o tio King me conquistou
agora quero ler tudo dele kkk
Finalmente você leu esse livro! Vai amar Doutor Sono! Também perdi o fôlego em várias passagens. Beijo, Duda 😘
Comprei esse Livro no comecinho do ano
Ansiosa pra ler
Poderia ter o iluminados 2dr sono 2 e aba adulta ajudando as crianças não virar comida de bruxas por que elas pegam a iluminação então no caso ela ajudaria outros iluminados e seria caça às bruxas e fantasmas
Terminei o livro ontem, sensacional!!!! Eu fiquei com algumas dúvidas, se alguém souber, agradeço!
1. O que tinha no sotão? Por quê danny não podia ir lá?
2. Quem era o dono do álbum do porão?
3. O que era aquela "arraia" que dick viu nas cenas finais?
Abraços!!
Eu acho que não tinha nada no sótão.
Acho que não tem dono, foi o próprio hotel que criou aquele álbum, só para instigar o Jack a saber mais sobre ele.
E acredito que aquela arraia seja a própria entidade do hotel perdendo a sua forma física e desaparecendo, e depois tendo uma tentativa desesperada de matar a Wendy e o Danny, tentando possuir o halloran.
Não li, mas quero muito ler ele este ano ainda... Tamara q dê certo!!!
Duda, adorei os comentários sobre o livro, como eu odiei o filme, nunca tive vontade de ler o livro, vou reavaliar.... 🥰
comprei hoje apos ver seu video, gostei muito do filme. Vamos ver se gosto do livro .
“Temos uma fratura nessa relação!” kkkkkkkkkkkjj mijei de rir
Eu ainda não tive coragem de ler. E ainda não vi o filme. Estou ansiosa para ler. 😍😍😍
Eu assisti o filme, agora estou lendo o livro 😁
Menina, eu gosto do filme e do livros de jeitos diferentes! Dá pra entender a crítica do King, mas acho que é possível amar os dois, como no meu caso
o iluminado é um livro maravilhoso!
Sou igual haha Sinto medo de sentir medo mas não sinto medo.
Amei sua resenha!! 😍
E também gostei muito do livro!!
Muito envolvente!
Uma dica: assista o filme, sim, pois é magnífico! Mas assista como se fosse uma obra à parte, como se duas pessoas tivessem partido do mesmo ponto e desenvolvido histórias bem diferentes.
Obg pelo review, vou comprar assim que receber, depois da edição Dark Edition de drácula fiquei viciado em livros capa dura kkkkk
Já quero esse vídeo das casas personagens!!
Gostei muito desse vídeo, sou medrosa demais, estou com essa edição de O Iluminado, comprei junto com Doutor Sono, mas estou procrastinando pra ler por ter medo kkk
Eu comprei mas ainda não li, obrigada pelo vídeo adorei👏🏽😘
Amei suas considerações e as curiosidades sobre o processo de criação do livro pelo King. Aumentou mais pontinhos na minha avaliação final da leitura.
Obs: Eu também não gostei nem um pouco do filme, e olha que eu vi antes da leitura. Concordo com tudo que você pontuou no comentário fixado a respeito disso.
Obs2: Oi Lock!
Excelente video Duda 😊
(sem spoilers): eu fiz a besteira de ler a cena da banheira num quarto escuro só com uma luzinha de leitura. Quando li, levantei e corri pra sala kkkkk
EU TBM! Isso me apavorou por dias
A que o garoto entra no quarto 217? Não senti medo algum nessa cena, lembro desse seu comentário e achei bem estranho o fato de não sentir nada
@@yuriaraujo9959 eu li essa cena de noite e fiquei com medo de ir no banheiro escovar os dentes depois
Eu li sozinha em meu quarto , quando estava lendo a parte em que ela encosta as mãos no pescoço do danny eu juro que senti as mãos, kkkk e fui dormir pensando na mulher da banheira ainda
Tbm kkkkk
Tenho vontade de ler.
"Oq q há? velhinho"🥰
Oi Duda!
Passando p saber se vc fez o vídeo sobre seus livros preferidos... casa/personagem. Fiquei mega curiosa.
😘 no ❤️
Só te falo que o final do livro é totalmente diferente do final do filme, assisti ao filme primeiro e gostei mais do final do livro, pra mim fez mais sentido.
Eu odiei o final do filme 😅
devo ler mês que vem ,eu amo o filme
adorei a sua resenha Duda!! irei tentar ver o filme, tenho muito medo haha 😅💕
Amei teu canal e tua análise.
O livro 📖 é maravilhoso os filmes 🎥 excelentes inclusive a continuação Dr.Sono recomendo 💜 👻 🖤 adorei o vídeo.
Eu acabei o livro agora, estou abismada em como ele é bom. A ambientação do hotel foi a melhor que eu já li na vida, queria que o livro tivesse 1500 páginas, estou com medo de verdade de nunca ler outro livro com essa atmosfera. Li por sua indicação, muito obrigada, sério.
(Eu morri de medo kk as vezes tinha até que parar de ler kkkk)
Que bom que gostou da dica e que impactou tanto ❤️ Concordo, uma das melhores ambientações, com grande aprofundamento em vários aspectos!
Tô esperando o meu livro chegar... Nunca assisti(morro de medo), mas quero ler 🤣
Eu descobri hoje mesmo esse livro kkk
Eae é bom?,vou comprar
@@alexandrerian2segundo257 comprou? É bom?
O filme é maravilhoso se deixar o livro de lado ... aquela trilha sonora é muito foda .
Duda você vai fazer bookshelf tour esse ano???❤❤❤
Eu queria saber qual é a diferença do capa dura e do capa mole? Pois o capa dura tem 520 folhas enquanto o outro tem 464 folhas a diferença é 56 folha é bastante coisa não acham.
Se não me engano a capa dura tem conteúdo extra, como o prefácio que foi removido nas outras edições
Eu tenho uma dúvida por que esse livro tem vários com a capa diferente e qual é o original?
@@tlounaareadosgames5254 todos são originais porém o capa dura tem conteúdo extra
ALGUÉM PELO AMOR DE DEUS sabe me dizer por que o aluno gago (acho que o nome dele era George) achava que o Jack Torrance odiava ele? Acho que não chegou a explicar ou eu não prestei atenção.
Por conta do Jack dizer que ele nao conseguiria discursar por ser cago,ae o George se vitimizou e começou a pensar isso
Acabei de ler O iluminado, primeiro livro e me decepcionei um pouco. Foram grandes expectativas...
Não vou desanimar, não é só pq não curti UM livro que não irei gostar do restante (aliás, são muitos os livros do King).
Agora quero ler O cemitério.
Sinceramente fiquei frustrado por não sentir impacto, medo, aflição com O iluminado...
Será que seria bom eu relê-lo depois?
quando li pela primeira vez quase morri de tédio, mas ele ainda tá aqui pq quero ler mais um vez pra ver se mudo de opinião
Aleluia, alguém que não ta puxando o saco do S. K. hahahahahaha livro horroroso
mds achava q só eu n tinha gostado KSKSJSJSKSKSKMKK
Tbm achei péssimo
Qual é a ordem de O iluminado?
Nunca li esse livro, mas já assisti ao filme e não gostei muito, acho que fui ver com a espectativa muito alta.
Eu amo demais o Stephen King, o primeiro que li dele foi It e me apaixonei completamente.
Depois disso já li alguns outros e estou no penúltimo volume da torre negra, amando muito apesar de achar que talvez tivesse sido melhor ter lido mais livros dele antes.
Agora já estou com vontade de ler o iluminado! 😅
Beijo e parabéns pelo trabalho!
Quem tem alguma dúvida para ler O Ilumidado...esqueça a dúvida, é muito mais que um livro de terror...vale demais a leitura.
Oi,é pesado tipo não de medo em outras questões,eu quero dar esse livro de presente.
Eu tenho o livro e não tenho coragem de ler ,pois assisti a adaptação quando era criança até hoje tenho medo daquele menino!!!!Ele é o q mais me assusta no filme até hoje !!
hahahahaha mas o menino é o herói da história. Ele é total do bem! Você se apaixona por ele na leitura, vai perder total essa impressão.
@@EduardaMenezes kkkk aí Dudinha só vc para apaziguar o meu coração viu..Mas é sério tenho maior medo do Danny até hoje
estou lendo e to quase na metade, mas to achando lento, vendo a resenha pra ver se me dá um gás
Fica bom após ficarem preso no hotel por conta da neve
Alguém me explica se o livro o iluminado é alguma continuação de outro livro???
Olá! Não é.
O livro Doutor Sono é continuação de O iluminado.
Tem vídeo de doutor sonho?
Ainda vou ler!
Tenho medo de ler O Iluminado.
SPOILER: tenho medo da cena do cara (não lembro o nome) vestido de cachorro no corredor até hoje.
Meu Deus, eu paralisei quando li essa parte, fiquei com muito medo
Eu já não entendi muito essa cena, vou ter que ler de novo
Eu fiquei com dó dele. Quando ele apareceu a primeira vez eu gelei, mas quando descobri a história dele fiquei com pena.
Duda, o resultado do sorteio já saiu?
Todos os sorteios atuais do canal só terminam no final de fevereiro.
Já leu O cortiço?
Eu assisti ao filme mas nunca li essa obra
Quero assistir o video, mas to com medo de ter spoiler!! Tem???
Não tem spoiler. Eu sempre aviso previamente quando o vídeo tem spoiler!
@@EduardaMenezes top! Obrigada, Duda! Vou ver o vídeo pq to louca pra ler o iluminado já.
C
❤❤❤
🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗
Único livro do King que li até o momento e realmente gostei e mantenho na coleção para reler, assim como Misery. O próprio "It", queridinho de muita gente, não foi pra mim rs. O Cemitério, que tinha achado ok, depois de ver as adaptações cinematográficas passei a encarar como uma tosqueira sem limites ahahaha.Já a "continuação" de O Iluminado faz bem jus ao nome do livro rsrsrs. Vejo como um autor que escreve muita coisa ruim a mediana ( pro meu gosto, claro), que sempre funcionam pras minhas ressacas literárias(vai entender ahahaha) e de vez em quando você encontra umas jóias no meio. 😊
R E D R U M 🔪👭
As críticas negativa do King quanto ao filme são todas injustificadas.
O próprio King depois de tanto falar bobagem, foi até o Kubrick e comprou os direitos de O Iluminado pra poder fazer a minissérie, minissérie essa que é uma total perda de tempo e dinheiro investido
Se essa é a consagração do King, eu não quero nem ler os que não são. Misericórdia, que livro horroroso, se fosse qualquer outro autor seria so mais um, maaaaaassss e best seller.
Oi? pq? Kkkkk
@@jujaque7066
Dá palco pra "demente" n, Juja 🤦♂️🤮
A adaptação é uma m...