Talvez a tradução do Odorico possa assustar os inicantes, então, caso assim seja, essa tradução do Frederico Lourenço realmente é uma excelente porta de entrada, depois a do Carlos Alberto Nunes, que já tenta emular os hexâmetros datílicos do original. A do Christian Werner e do Haroldo de Campos também são ótimas. Em inglês a do Gregory Nagy, Stanley Lombardo e Robert Fables idem. Vale a pena ler, e reler, todas para formar o mosaico com as qualidades de cada uma através do contrabalanço de suas peculiaridades e prioridades, seja esta dada à informação, no caso de prosa, ou à musicalidade dos versos, no caso das traduções poéticas. Para quem não tem profundo conhecimento do ciclo épico troiano, do qual a ilíada é apenas uma curta parte, constituído ainda da Ciprias, Etiópida, Pequena Ilíada e O Saque de Tróia, além das tratativas dos tragediógrafos atenienses, fica a dica de livros que o contam(o ciclo) por inteiro, como os didáticos Tróia do Cláudio Moreno ou Ilíada e A Odisséia em volumes separados do Menelaus Stephanides, para todas as idades. Os fragmentos originais dos poemas citados também podem ser lidos, em inglês, no site do Theoi e/ou no site e obras da Loebb classics. Por fim, mas não menos recomendável, ler o Livro 2 da Eneida, que trás o mais completo relato da invasão e saque de tróia sob a visão troiana. As traduções desta pelo David Jardim Jr., em prosa, e do Carlos Alberto Nunes, em verso, cobrem-no a contento. As outras opções ficam por conta do ótimo Carlos Ascenso André(de Portugal, creio ainda não disponível Brasil mas possível de importar pela Cotovia ou FNAC) e a clássica do Odorico, esta, novamente, não menos árida para leitores atuais do que suas correspondentes homéricas. Há a do Tassilo Spalding, em prosa. Desta não posso tecer juízo, mas dizem tão fluida como a do Jardim Jr.
@@omundodosdinossauros6836 O Nunes é ótimo em tudo que pôs a mão. Traduziu Homero, Virgílio, Platão (completo) e Shakesperare (completo). Como disse o Prof. José Monir Nasser: esse só pode ter ido direto pro céu. Ps. E ainda escreveu sua própria épica nacional, nâo concluída, "Brasileidas", com ótimo prefácio e estudo desse gênero literário.
Minha mãe, vendedora de tapioca, mora desde de criança em Caicara do Norte/RN, que estudou até a quarta série, sempre faz referência à história da mulher que tecia de dia e desmachava a noite( Penélope da Odisséia )
A cultura que o povo do interior do NE passou oralmente é fantástica. Os nomes dos meus avós e bisavós no sertão baiano (Tertuliano, Alexandrino) são um testamento disso.
Imaginando o professor falando que na época dele, os alunos tinham Homero sobre as mesas, não pude deixar de imaginar a resposta que eu daria: Mas é por que era lançamento, né professor?
Heitor tbm é meu personagem preferido,pq ele é o ideal de homem elevado. É um homem temente e devoto aos deuses, bom pai e marido, bom filho, o melhor guerreiro de Tróia e tbm um excelente governante.
Heitor, andrômaca e o filhinho vai ser sempre a cena mais triste da Ilíada para mim. E depois a morte dele. Sem dúvida meu personagem favorito. Íntegro é honrado.
O Canto IX, o da embaixada formada por Ajax, Odisseu e Fênix à tenda Aquiles em que Fênix se utiliza alegoricamente do conto de Meleagro e Alcíone ( também chamada Cleópatra/ KleosPatra/ KlēesPateres) para tentar convencer o Pelida Aquiles a abrandar sua ira é de se ler deitado para não cair. É um dos pontos altos, e por vezes esquecido, dessa maravilhosa obra. Tal como uma matrioska russa, uma história dentro da história, uma Ilíada dentro da Ilíada maior, antecipa como se desenrolará toda a narrativa adiante, além de, não menos importante, também antecipar, ou provocar, em séculos a ironia trágica tão bem explorada por Sófocles. Logo na entrada há toda a metalinguagem de um Aquiles sendo um rapsodo, um Homero dentro do conto do próprio Homero, aquele que canta o Kleos (a glória dos guerreiros). É de uma sagacidade poética e estilística difícil de igualar. Seguida da narrativa de Fênix em que Alcíone (KleosPatra) é para Meleagro o contraponto que o Patroclos (PatroKleos) será para Aquiles, mas ocorrendo que, ao contrário deste, Meleagro dá ouvidos a voz da glória (Kleos/Klēes) dos antepassados (Patro/Pateres), e abranda sua ira, enquanto o celerípede Aquiles se entrega a Hubris, abdicando da glória dos antepassados (literalmente e figurativamente, resultando em Pátroclo morto). Nos faz forçosamente achar que a Ilíada não é só a primeira grande obra do ocidente, mas talvez mesmo a melhor, donde só podemos concluir que, assim sendo, atingido o auge no seu início, o destino era só decair.
Timé: Honra , Kleos: Glória e Géras: Privilégio Agamenon vilipendiou Aquiles ofendendo sua Timé ao despojar a Briseida (Géras). Menina, parabéns...você fala com muita articulação, destreza e propriedade.
tem uma história paralela que diz que a helena que ficou pra guerra era uma ilusão e a verdadeira foi transportada pro egito, se manteve fiel, e depois reencontrou o menelaus
Muito interessante, a personalização dos combatentes. Dá ideia que nenhuma vida é inútel. Há sempre alguém que irá sentir falta ou sofrer sua perda. Lembto de um filme de comedia besteirol que assisti quando adolescente que me despertou para o mesmo.
Estava ansiosa para esse clássico!!! E até que enfim alguém falou umas verdades de Aquiles haha. Amei demais esse vídeo e já indico a Escola de Navegantes d'os Náufragos, o Chico (Francisco Escorsim) tem aulas muito preciosas a respeito dessa grande obra!
Parabéns. Belíssimo vídeo. É muito bom ler todas as peças gregas após o término de Homero. Recomendo fortemente a leitura da trilogia Oréstia de Ésquilo, a volta para casa de Agamenon. Interessante como os vitoriosos gregos são quase todos punidos. Essa forma não patriótica de se enxergarem, como também a desfaçatez e orgulho dos deuses retratados nessas obras, é extremamente moderna. Até a coragem de Heitor depois se revela inútil diante da morte certa, corre como uma gazela diante de Aquiles; sua fraqueza exposta, o herói em frangalhos.
eu agradeço a todos o pessoal que faz videos pra youtube sobre estudos. sobre os classicos e etc. pq principalmente adoro usar as técnicas que eles usam pra os classicos para ler o mais maravilhoso do equivalente aos podrão de lanchonete da literatura como weird tales. uma penca de livro de lore do warhammer 40.000. tropas estelares. battletech. metro 2033. só os podrão saboroso.
Essa coleção de Mitologia do Menelaos é ótima! Muito útil para leitores jovens e leigos terem um panorama do teatro e poesia da grecia, em formato de prosa. Muito acessível!
1. tem que ser a tradução do carlos alberto nunes, 2. o filme fez um heitor razoavelmente fiel, 3. tem que lembrar do bias grego do homero em varios trechos aí em que ele defende os gregos, nas comparações entre personagens e especialmente nos feitos na batalha (mesmo q ele seja notavelmente objetivo/imparcial etc)
Realmente, comprei Os Irmãos Karamazov e Crime e Castigo há uns 3-4 anos, mas não os lia porque me disseram que, para lê-los, deve-se ter uma grande bagagem intelectual, que são leituras super difíceis etc. Mas há uns dias uma pessoa tão leiga quanto eu leu e disse que não precisa de nada disso, um leigo pode ler numa boa. Já coloquei um deles na minha lista de leitura para este ano. Outros que tinha/tenho medo de ler e ser uma leitura super difícil: Ilíada e Odisséia, A Divina Comédia, Cem Anos de Solidão. Ainda não comprei a obra de Homero, mas vou comprar a da Penguin.
Eu também tinha o mesmo receio. "Ah, é melhor começar por contos ou livro tal que é mais simples". Ora, se for assim só lerei os livros "que precisam de bagagem" daqui a alguns anos. Estou lendo Crime e Castigo e estou amando! Acho que o importante é começar. Se ficar difícil é só parar, ué. Boa leitura para ti!
Acabei de ler Ilíada, da Penguim e estava esperando a morte do mimizento do Aquiles... e ele simplesmente não morre no livro. "Garrei" ódio desse Aquiles
Como assim você pode ser a Gabriela que irá conseguir ler? Quem me dera se eu fosse como ela, a mulher é super culta, inteligente ... Não entendi a comparação.
Acho que já comentei sobre isso em outro video, mas esses livros não são vistos nas disciplinas de literatura/teoria literária msm que haja professores dizendo que alguns deles (qndo não todos) são base da cadeira...
O lado troiano roubou a muié, como alguém fica do lado deles? E como ter simpatia pelo mala do Heitor e não pelo Aquiles que ta coberto de razão o poema inteiro!?
Gostei muito do vídeo. O número de tijolos apresentados intimidam mas como você disse uma hora ou outra temos que encarar esse épico. Toda obra tem alguma referência homérica e ficar boiando é foda. Uma vez ok, mas repetidamente é foda.
Ah, o Aquiles é mimizento? Por aí já dá pra ver o quanto tu entendes de literatura. Ele não precisava chorar pra ninguém filha, ele ia lá e fazia porque ele era foda, o cara, um semi-deus imbatível! Ele não pedia pinico pra ninguém, como o cagão do Heitor. Toda a história se baseia nele e não nos personagens secundários.
Talvez a tradução do Odorico possa assustar os inicantes, então, caso assim seja, essa tradução do Frederico Lourenço realmente é uma excelente porta de entrada, depois a do Carlos Alberto Nunes, que já tenta emular os hexâmetros datílicos do original. A do Christian Werner e do Haroldo de Campos também são ótimas. Em inglês a do Gregory Nagy, Stanley Lombardo e Robert Fables idem. Vale a pena ler, e reler, todas para formar o mosaico com as qualidades de cada uma através do contrabalanço de suas peculiaridades e prioridades, seja esta dada à informação, no caso de prosa, ou à musicalidade dos versos, no caso das traduções poéticas. Para quem não tem profundo conhecimento do ciclo épico troiano, do qual a ilíada é apenas uma curta parte, constituído ainda da Ciprias, Etiópida, Pequena Ilíada e O Saque de Tróia, além das tratativas dos tragediógrafos atenienses, fica a dica de livros que o contam(o ciclo) por inteiro, como os didáticos Tróia do Cláudio Moreno ou Ilíada e A Odisséia em volumes separados do Menelaus Stephanides, para todas as idades. Os fragmentos originais dos poemas citados também podem ser lidos, em inglês, no site do Theoi e/ou no site e obras da Loebb classics.
Por fim, mas não menos recomendável, ler o Livro 2 da Eneida, que trás o mais completo relato da invasão e saque de tróia sob a visão troiana. As traduções desta pelo David Jardim Jr., em prosa, e do Carlos Alberto Nunes, em verso, cobrem-no a contento. As outras opções ficam por conta do ótimo Carlos Ascenso André(de Portugal, creio ainda não disponível Brasil mas possível de importar pela Cotovia ou FNAC) e a clássica do Odorico, esta, novamente, não menos árida para leitores atuais do que suas correspondentes homéricas. Há a do Tassilo Spalding, em prosa. Desta não posso tecer juízo, mas dizem tão fluida como a do Jardim Jr.
*Robert Fagles, e não Fables.
**Loeb Classical, e não Loebb.
Tróia de Cláudio Moreno foi minha porta de entrada na apreciação literária.
@@A.Santos1 eu tenho a tradução de Carlos Alberto Nunes, e sou apaixonado por ela
@@omundodosdinossauros6836 O Nunes é ótimo em tudo que pôs a mão. Traduziu Homero, Virgílio, Platão (completo) e Shakesperare (completo). Como disse o Prof. José Monir Nasser: esse só pode ter ido direto pro céu.
Ps. E ainda escreveu sua própria épica nacional, nâo concluída, "Brasileidas", com ótimo prefácio e estudo desse gênero literário.
Minha mãe, vendedora de tapioca, mora desde de criança em Caicara do Norte/RN, que estudou até a quarta série, sempre faz referência à história da mulher que tecia de dia e desmachava a noite( Penélope da Odisséia )
A cultura que o povo do interior do NE passou oralmente é fantástica. Os nomes dos meus avós e bisavós no sertão baiano (Tertuliano, Alexandrino) são um testamento disso.
Imaginando o professor falando que na época dele, os alunos tinham Homero sobre as mesas, não pude deixar de imaginar a resposta que eu daria: Mas é por que era lançamento, né professor?
HAHAHAHHAHAHA BEST SELLER LANÇAMENTO
Kkkkkkkkkk
Heitor tbm é meu personagem preferido,pq ele é o ideal de homem elevado. É um homem temente e devoto aos deuses, bom pai e marido, bom filho, o melhor guerreiro de Tróia e tbm um excelente governante.
aeuaheuhauea NÃO CREIO nesse título quero ver o que você vai falar
Heitor, andrômaca e o filhinho vai ser sempre a cena mais triste da Ilíada para mim. E depois a morte dele. Sem dúvida meu personagem favorito. Íntegro é honrado.
Está muito tarde pra acompanhar o vídeo com café, mas Ilíada é um Clássico indispensável. Obrigado pelo vídeo!
Na parte da "Gabriela" eu não aguentei kkkkkkkk
Que vontade de comprar agora e devorar todos esses livros de apoio. Parabéns Debs seu trabalho é essencial.
Vc acha o Aquiles um tchola?
O Canto IX, o da embaixada formada por Ajax, Odisseu e Fênix à tenda Aquiles em que Fênix se utiliza alegoricamente do conto de Meleagro e Alcíone ( também chamada Cleópatra/ KleosPatra/ KlēesPateres) para tentar convencer o Pelida Aquiles a abrandar sua ira é de se ler deitado para não cair. É um dos pontos altos, e por vezes esquecido, dessa maravilhosa obra. Tal como uma matrioska russa, uma história dentro da história, uma Ilíada dentro da Ilíada maior, antecipa como se desenrolará toda a narrativa adiante, além de, não menos importante, também antecipar, ou provocar, em séculos a ironia trágica tão bem explorada por Sófocles. Logo na entrada há toda a metalinguagem de um Aquiles sendo um rapsodo, um Homero dentro do conto do próprio Homero, aquele que canta o Kleos (a glória dos guerreiros). É de uma sagacidade poética e estilística difícil de igualar. Seguida da narrativa de Fênix em que Alcíone (KleosPatra) é para Meleagro o contraponto que o Patroclos (PatroKleos) será para Aquiles, mas ocorrendo que, ao contrário deste, Meleagro dá ouvidos a voz da glória (Kleos/Klēes) dos antepassados (Patro/Pateres), e abranda sua ira, enquanto o celerípede Aquiles se entrega a Hubris, abdicando da glória dos antepassados (literalmente e figurativamente, resultando em Pátroclo morto). Nos faz forçosamente achar que a Ilíada não é só a primeira grande obra do ocidente, mas talvez mesmo a melhor, donde só podemos concluir que, assim sendo, atingido o auge no seu início, o destino era só decair.
Vc é muito boa e extrovertida ! narra os fatos que não tem como deixar de ir até o final ...
Timé: Honra , Kleos: Glória e Géras: Privilégio
Agamenon vilipendiou Aquiles ofendendo sua Timé ao despojar a Briseida (Géras).
Menina, parabéns...você fala com muita articulação, destreza e propriedade.
Conheci o canal hoje! Amei!! Do jeito q vc fala dá vontade de ler Ilíada! E vou! Gratidão bjs
Como não amar os vídeos da Débora? Só pelo título você já se diverte
Encomendei hoje o Box Iliada/Odisséia da Nova Fromteira, e a Eneida da 34.
A internet nos monitora.
tem uma história paralela que diz que a helena que ficou pra guerra era uma ilusão e a verdadeira foi transportada pro egito, se manteve fiel, e depois reencontrou o menelaus
História bem falsa, já que a Helena claramente é uma rampeira
Salve Platãozinho!
O Aquiles é pique o playboy da rua que quando perde o jogo sai chorando pra casa e leva a bola.
Muito interessante, a personalização dos combatentes. Dá ideia que nenhuma vida é inútel. Há sempre alguém que irá sentir falta ou sofrer sua perda. Lembto de um filme de comedia besteirol que assisti quando adolescente que me despertou para o mesmo.
Caí de paraquedas nesse vídeo. Olha esse título KKKKKK
Estava ansiosa para esse clássico!!! E até que enfim alguém falou umas verdades de Aquiles haha. Amei demais esse vídeo e já indico a Escola de Navegantes d'os Náufragos, o Chico (Francisco Escorsim) tem aulas muito preciosas a respeito dessa grande obra!
Imagina uma série seguindo fielmente o livro
Parabéns. Belíssimo vídeo. É muito bom ler todas as peças gregas após o término de Homero. Recomendo fortemente a leitura da trilogia Oréstia de Ésquilo, a volta para casa de Agamenon. Interessante como os vitoriosos gregos são quase todos punidos. Essa forma não patriótica de se enxergarem, como também a desfaçatez e orgulho dos deuses retratados nessas obras, é extremamente moderna. Até a coragem de Heitor depois se revela inútil diante da morte certa, corre como uma gazela diante de Aquiles; sua fraqueza exposta, o herói em frangalhos.
eu agradeço a todos o pessoal que faz videos pra youtube sobre estudos. sobre os classicos e etc. pq principalmente adoro usar as técnicas que eles usam pra os classicos para ler o mais maravilhoso do equivalente aos podrão de lanchonete da literatura como weird tales. uma penca de livro de lore do warhammer 40.000. tropas estelares. battletech. metro 2033. só os podrão saboroso.
postando altas horas para o algoritmo do youtube ficar confuso kkkkkkk
MEU DEUS! Como eu estava ansiosa por esse vídeo!!! Já peguei meu café hehehe
Impecável como sempre, Debs
E uma resenha que eu tava aguardando !!!!
Ótima análise!! Sou fã demais da Debs!!
Kkkkkkk se Grabriela Prioli entende qualquer um entende.
"Você pode ser a Gabriela Priolli..." Hahahahahahahahahaha...
Foi uma das melhores observações do vídeo 😂
O sacerdote que reza pra apolo é Crises, pai da Criseida
Essa coleção de Mitologia do Menelaos é ótima! Muito útil para leitores jovens e leigos terem um panorama do teatro e poesia da grecia, em formato de prosa. Muito acessível!
E um preço bom. Eu tenho os 8 volumes. Vale a Pena. Comprem sem medo. É uma ótima introdução.
Parabéns pelo preparo físico. A manipulação tão fácil destes 'catataus' é invejável
Só vou comentar sobre a genialidade do comentário sobre nossa princesa Frozen Prioli 🗣️🗣️🗣️
Vou colocar na lista. Excelente vídeo.
1. tem que ser a tradução do carlos alberto nunes, 2. o filme fez um heitor razoavelmente fiel, 3. tem que lembrar do bias grego do homero em varios trechos aí em que ele defende os gregos, nas comparações entre personagens e especialmente nos feitos na batalha (mesmo q ele seja notavelmente objetivo/imparcial etc)
Bom, é isso, agora vou ter que ler
Vídeo na madrugada? Temos!
Realmente, comprei Os Irmãos Karamazov e Crime e Castigo há uns 3-4 anos, mas não os lia porque me disseram que, para lê-los, deve-se ter uma grande bagagem intelectual, que são leituras super difíceis etc. Mas há uns dias uma pessoa tão leiga quanto eu leu e disse que não precisa de nada disso, um leigo pode ler numa boa. Já coloquei um deles na minha lista de leitura para este ano. Outros que tinha/tenho medo de ler e ser uma leitura super difícil: Ilíada e Odisséia, A Divina Comédia, Cem Anos de Solidão. Ainda não comprei a obra de Homero, mas vou comprar a da Penguin.
Eu também tinha o mesmo receio. "Ah, é melhor começar por contos ou livro tal que é mais simples". Ora, se for assim só lerei os livros "que precisam de bagagem" daqui a alguns anos.
Estou lendo Crime e Castigo e estou amando! Acho que o importante é começar. Se ficar difícil é só parar, ué.
Boa leitura para ti!
Debs vs Gabriela ihaaaaaaa
Acabei de ler Ilíada, da Penguim e estava esperando a morte do mimizento do Aquiles... e ele simplesmente não morre no livro. "Garrei" ódio desse Aquiles
Estou tomando coragem para ler Ilíada.
Como assim você pode ser a Gabriela que irá conseguir ler?
Quem me dera se eu fosse como ela, a mulher é super culta, inteligente ... Não entendi a comparação.
Ela tem inveja da Gabi, apenas isso rsrs..
Aquiles é um chorão😅
Vai trazer os demais livros do Ciclo Épico, Debs?
❤👏👏👏
Tchola!
KKKKK
Acho que já comentei sobre isso em outro video, mas esses livros não são vistos nas disciplinas de literatura/teoria literária msm que haja professores dizendo que alguns deles (qndo não todos) são base da cadeira...
Eu não entendo como isso pode acontecer
Não sei essa história de Bocoió pra bocó, queria saber 😉. Tem vídeo?
que mané pitizento
O lado troiano roubou a muié, como alguém fica do lado deles? E como ter simpatia pelo mala do Heitor e não pelo Aquiles que ta coberto de razão o poema inteiro!?
7:45 estudos postumos é complicado
simplesmente o Brás Cubas da literatura
Li pela Penguin e pretendo reler pela tradução do Carlosalbé
Não se diz "ajudar ele" minha cara.
Eu acho o Pária, ops, o Páris muito mais irritante!
Eu também tenho abuso do Aquiles! E quando eu li, uns colegas quase me bateram por não ter gostado daquele boboca.
BOBOCA DEMAIS!!!
A edição da Penguin vem com notas ou só com o texto?
Várias (mesmo) notas, mapa e artigos críticos sobre a obra.
Deb's, para os gregos Aretê seria o equivalente ao conceito latino de Moral (mores), ou seja, Aretê é "VIRTUDE"!
Quem é Gabriela Prioli?
Cadê a peruca Muié?
Pensei que era só eu que detestava o Aquiles 😜🤪
Débora, largue seu emprego imediatamente!!!!!
First
Gostei muito do vídeo. O número de tijolos apresentados intimidam mas como você disse uma hora ou outra temos que encarar esse épico. Toda obra tem alguma referência homérica e ficar boiando é foda. Uma vez ok, mas repetidamente é foda.
Ah, o Aquiles é mimizento? Por aí já dá pra ver o quanto tu entendes de literatura. Ele não precisava chorar pra ninguém filha, ele ia lá e fazia porque ele era foda, o cara, um semi-deus imbatível! Ele não pedia pinico pra ninguém, como o cagão do Heitor. Toda a história se baseia nele e não nos personagens secundários.
Aquiles mimizento chorão socorro mamãe lide com isso Alex Felker!!!!!!