Brasileiro tem orgulho da própria burrice

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 січ 2024
  • Livros do Northrop Frye mencionados disponíveis na nossa livraria:
    livrariaolabocos.com.br/o-gra...
    Na Amazon: amzn.to/3VtpOqf

КОМЕНТАРІ • 870

  • @alessandroyuriAlegrette
    @alessandroyuriAlegrette 6 місяців тому +386

    Olá, Débora. Tudo bem? Sou professor de escola pública e vejo este cenário trágico de perto. É realmente, um absurdo o que acontece no sistema educacional brasileiro. Para você ter uma ideia, ano passado não houve nenhuma reprovação na minha escola. Ou seja, dá a impressão que o ensino funciona, mas é tudo é "perfumaria", um embuste para enganar a população.
    Sobre o Pisa, a sra. Cláudia Costin da ONG "Todos pela educação", afirmou que apesar do resultado não positivo do Pisa, o Brasil está avançando... - palavras dela e não minhas. Ou seja, os educadores, ou seriam "emburrecedores" insistem em ficar em sua "bolha" e vivem em uma outra realidade.
    Quando o assunto é ensino de literatura a situação é crítica. Isso não é somente no ensino médio. Está pior na academia totalmente tomada pela ideologia progressista. Para se ter uma noção disso, veja a lista de livros do vestibular da USP.
    Grande parte dos autores são representantes dessa "literatura pobre" a exemplo da senhora Conceição Evaristo alçada pelos acadêmicos de esquerda a grande escritora da atualidade! Lembrando que ela tem meia dúvida de livros publicados.
    Outros autores mais conhecidos que ela, a exemplo de Autran Dourado ou Otávio de Faria estão sendo esquecidos pela academia para dar espaço para Evaristo e outros, tais como Itamar Viera Júnior e seu já clássico "Torto Arado" - que eu não li, e nem pretendo ler.

    • @tododiaeuacordobrasileiro
      @tododiaeuacordobrasileiro 6 місяців тому +4

      Oq tem de ruim com a Conceição Evaristo?

    • @alessandroyuriAlegrette
      @alessandroyuriAlegrette 6 місяців тому +52

      @@tododiaeuacordobrasileiro Eu não li os livros dela, e não tenho interesse em lê-los. Não tenho nada contra ela, do lado pessoal. Mas, acho exagerado a maneira como ela é reverenciada na academia, com uma carreira literária de poucos livros. Vejo isso não pela qualidade de sua escrita, mas o seu aspecto ideológico - retratar a vida de mulheres negras faveladas e analfabetas vítimas de preconceito - somente Evaristo faz isso? que ela sempre ressalta em suas falas. É isso.

    • @alexandrekaya1
      @alexandrekaya1 6 місяців тому +50

      Na faculdade de Administração que eu fiz, no primeiro semestre, tinha curso de Matemática onde o professor ensinava, por exemplo, porcentagem. Os alunos quebravam a cabeça para resolver problemas simples de porcentagem. Parecia um enigma para eles. Regra de três simples era um mistério. Resolver expressões para eles era como tentar subir o Everest de costas. Impossível. Os professores tem um atitude indiferente. Se não for assim, eles enlouquecem. O Brasil acabou. Eu fui embora faz tempo desse país. Saiam daí.

    • @nubiamachado7066
      @nubiamachado7066 6 місяців тому +1

      Essa ONG "Todos pela educação" é comandada pela Priscila Cruz, que tem ligações com a ONG "MegaEdu" que fechou um contrato bilionários ano passado com o governo atual que também é ligada a Fundação Paulo Lemann. Infelizmente a tendência é piorar! E ainda tem que essa Fundação está comprando quase todas as escolas que quebraram na crise sanitária, estão buscando o monopólio educacional ainda mais e todos eles são aliados da esquerda. Querem fazer na educação o que a JBS fez no mercado das carnes, e tem tudo para conseguir agora que o atual governo vai abrir as torneiras do BNDES para o Paulo Lemann.

    • @tododiaeuacordobrasileiro
      @tododiaeuacordobrasileiro 6 місяців тому +15

      @@alessandroyuriAlegrette Honestamente, vale a pena ler. Tive contato direto (e forçado) com o trabalho dela na escola, mas me surpreendeu positivamente. E não é só Evaristo que o faz, e não só isso que é feito por ela; na coletânea de contos que li, por nome "olhos d'água", vi que realmente era um grande escritora, profundamente pós-moderna, sim, nem por isso menor. Entretanto, vale ressaltar que muito doq vi naquele livro se situa mais na categoria do grotesco, do extravagamente grotesco, todavia, profundissimo e tocante, a escrita dela é penetrante. E por fim, acredito que o mais importante, ela retrata uma realidade que se tornou invisível da vida brasileira, e retrata com muita agudez e sinceridade de espírito, sempre que vejo alguém retratando oq ela retrata, cai numa caricatura triste pela incapacidade do escritor. Evaristo é sim grande, e vale a leitura. (Só não vá buscando o belo, pq não achará)

  • @Rafael-xl4fq
    @Rafael-xl4fq 6 місяців тому +430

    Pra mim o brasileiro médio é representado pelo Luva de Pedreiro.

  • @claudioaparecidodasilva9493
    @claudioaparecidodasilva9493 6 місяців тому +171

    O grande problema de ser burro é que para perceber a própria burrice o sujeito tem que ser inteligente. Rsrs. Por isso pessoas inteligentes se acham burras e pessoas burras se acham inteligentes.

    • @alexsandrotrombinipires1916
      @alexsandrotrombinipires1916 5 місяців тому

      Kkk

    • @ccur_green
      @ccur_green 5 місяців тому +5

      Excelente observação. Nunca tinha pensado nisso. Valeu!

    • @pedroferraz9758
      @pedroferraz9758 5 місяців тому +14

      o nome desse fenômeno se chama a curva do efeito dunning-kruger

    • @lynb.3040
      @lynb.3040 5 місяців тому

      Eu descobri que depende do ambiente. Um burro cercado de burros vai se achar (se não for arrogante) normal. Mas um burro em um país com media normal de inteligencia vai perceber que tem algo de errado.

    • @veralux885
      @veralux885 5 місяців тому +1

      Precisa ser humilde no sentido de voltar-se p dentro e não mentir à si próprio . Já o inteligente já e’ humilde por natureza , portanto humilde frente ao mundo

  • @robsonalexandre5270
    @robsonalexandre5270 6 місяців тому +317

    Eu tenho o costume de ler bastante e percebo que as pessoas ao meu redor enxergam isso como algo anormal e inclusive a minha família, não sei como explicar direito mas parece que me julgam como se eu fosse um alienígena e que estou perdendo tempo com uma coisa inútil. outra coisa que me incomoda é o costume dos Brasileiros de conversarem sobre coisas mesquinhas e de nenhum valor, as rodas de conversa são sempre sobre assuntos de natureza baixa e frívola, nunca sobre algo edificante.

    • @Aline_ods
      @Aline_ods 6 місяців тому +28

      Super te entendo quando disse que parece estar fazendo algo inútil.

    • @queen2408
      @queen2408 6 місяців тому +39

      As conversas dessas rodas nivelam por baixo. O que me irrita mais delas é que parecem ser sempre a mesma coisa. Cada fofoca é repetida até o infinito porque parece que ninguém está realmente escutando.

    • @carloscastro8095
      @carloscastro8095 6 місяців тому +12

      Fofocar foi a base da agregação social do ser humano. Faz parte de nossa essência. Sugiro o livro do Yuval Harari. Sapiens: uma breve história da humanidade.

    • @dercimartins2489
      @dercimartins2489 5 місяців тому +17

      Sou segregada das famílias minha e de meu esposo ,por gostar de leitura e me afastar das rodas de conversas inúteis

    • @luciaalbuquerque26
      @luciaalbuquerque26 5 місяців тому +18

      Pois é, infelizmente isso ocorre. Mal sabem q ler é melhor coisa da vida.
      E ninguém te olha estranho se tu fica 24 hrs por dia grudado na TV.

  • @Marcelaamanda12
    @Marcelaamanda12 6 місяців тому +211

    Eu sofri muito com o divórcio dos meus pais, e os livros e a religião foram meus guardas. Eu só fui entender os reais problemas dos meus pais, os sentimentos duros que eu sentia e só fui entender que, de fato, as coisas podem ser diferentes depois que comecei a ler clássicos e crer no catolicismo com mais intensidade. Os duplos do Tolstói, os monólogos do Shakespeare, as ideias do Dostô, a queda e a ascensão da natureza humana no antigo e novo testamentos, tudo isso me fez entender do que é feito o homem, me fez ter mais paciência com minha realidade e, mais que compreender a minha vida, ao menos um pouquinho, a literatura e a fé me fizeram olhar pra minha existência com esperança. Não sei o que seria de mim sem isso. Obrigada por tudo Debs, seu canal me ajudou mto❤

    • @DireitoConstitucionalProfGeral
      @DireitoConstitucionalProfGeral 6 місяців тому +12

      Você é uma vencedora.

    • @MatheusLet3
      @MatheusLet3 6 місяців тому +18

      Livros são grandes amigos, velhos conselheiros!!!

    • @getthekool1758
      @getthekool1758 6 місяців тому +13

      Por isso o catolicismo é tão atacado por oferecer ao membro da Igreja essa orientação que o leva a viver segundo a estrutura da realidade.
      Quanto mais a pessoa se aprofunda nas obras, na filosofia relacionada com a verdadeira teología, mais ela adquire integridade, vigor intelectual e fortaleza espiritual.
      A autoconfiança se fortalece de uma forma impressionante, pois é como se a pessoa deixasse de ser uma folha ao vento e se tornasse uma árvore robusta, de raízes profunda e dona de si mesma.

    • @belle.etrangere
      @belle.etrangere 6 місяців тому +8

      Lindo seu comentário, comigo tem sido a mesma coisa! Não existe vida sem a literatura para mim. Que dê tudo certo na sua caminhada, e você cure suas feridas ❤

    • @biancaalves4508
      @biancaalves4508 6 місяців тому +18

      Marcela, seu comentário tocou meu coração, porque eu passei o mesmo que você. A separação definitiva dos meus pais foi quando eu tinha 12 anos. Ontem mesmo, tendo 28 anos, eu estava conversando com meu esposo sobre isso. Se não fosse a igreja (sou católica) e os livros, não sei qual seria o meu destino hj. Parabéns pra nós 👏🏼

  • @gabrielcoelho19
    @gabrielcoelho19 6 місяців тому +272

    O brasileiro só estuda pra passar em concurso público. Ou seja, até pra estudar o brasileiro precisa tirar vantagem em algo.

    • @DerBrasilianerKaiser
      @DerBrasilianerKaiser 6 місяців тому +1

      Resumindo: Brasileiro estuda pra ser vagabundo

    • @Leonardo.D.Pinheiro
      @Leonardo.D.Pinheiro 6 місяців тому +10

      È vero!

    • @deborahpomellipaulin3772
      @deborahpomellipaulin3772 6 місяців тому +23

      o enriquecimento vocabular também é vantagem...comecei estudando pra concurso e redescobri a leitura e o quanto eu gostava de português!

    • @victorpetrarca2471
      @victorpetrarca2471 6 місяців тому +22

      Estuda pra ganhar dinheiro fácil tbm. As únicas literaturas que vejo serem usadas pelos brasileiros que leem são de como ficar rico, ou algo relacionado a isso.

    • @josefernandoreinicke8456
      @josefernandoreinicke8456 5 місяців тому +2

      LETRADOS NA "LEI DE GERSON".

  • @gustavomeireles8484
    @gustavomeireles8484 6 місяців тому +93

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Uma vez perguntei a um aluno de Ciências Econômicas, que estava no final do curso, se teve que ler muitos livros ao longo da graduação. Ele me respondeu que não precisou ler nenhum livro para concluir o curso. 🤡🤡🤡

    • @viviferreira4766
      @viviferreira4766 6 місяців тому +8

      Meu Deus! E sério? Pense, essas pessoas estão no mercado de trabalho e a gente vai um hora topar com esses seres.

    • @lukashenrique4295
      @lukashenrique4295 6 місяців тому +4

      Eu não gosto de ler, acho q leitura é interessante sim, mas pra aprender coisas técnicas, não precisa de livros, temos tutoriais no youtube... Eu que estudo programação aprendo muito com os indianos dando aula kkk. Pior q os caras são bons mesmo, e abordam todo tópico q preciso. O GPT ajuda muito também.

    • @servus.mariae
      @servus.mariae 6 місяців тому +7

      ​@@lukashenrique4295 O que, nesse dado contexto, você se refere à "coisas técnicas" é na verdade a linguagem prática. Não há nada de errado com ela; muito pelo contrário, essa linguagem é necessária para a nossa subsistência. A Debs explicou sobre a partir de 13:33 até 16:58.
      A linguagem que se desenvolve ao ler (boa) literatura é a linguagem imaginária. Ela é "um degrau acima" da linguagem prática. Se você quiser entende-la melhor e o porquê de ser tão necessária para nós, a Debs discorre sobre a partir de 16:58.

    • @servus.mariae
      @servus.mariae 6 місяців тому +8

      ​@@lukashenrique4295 Sobre não gostar de ler: você sabe o que é neuroplasticidade? Se você entender a leitura como algo de valor, pode-se, literalmente, aprender a gostar de ler.

    • @chopper_kun988
      @chopper_kun988 5 місяців тому

      ​@@lukashenrique4295Chat GPT é uma porcaria.

  • @gabrielaugusto7164
    @gabrielaugusto7164 6 місяців тому +131

    Conheço pais que recriminam os filhos por gostar de ler. Acredito que seja por inveja ou medo de os filhos se tornarem mais inteligentes e bem sucedidos que eles próprios.

    • @academiabocault
      @academiabocault  6 місяців тому +78

      Ninguém se incomoda com pessoas mexendo no celular ao seu lado. Mas se tem alguém com um livro aberto, é visto como um esquisitão.

    • @estudoboooy
      @estudoboooy 6 місяців тому +23

      Infelizmente passei por isso. Minha mãe falava que ler era coisa de "maluco". Hj sou maluco e feliz por ter entrado no mundo dos livros 😂

    • @MrFehjp
      @MrFehjp 5 місяців тому +7

      Infelizmente em alguns ambientes o hábito de leitura é mal visto, esse é um dos motivos que fazem pais implicarem com filhos leitores.

    • @veralux885
      @veralux885 5 місяців тому +1

      Sem duvida já nasceram mais inteligentes , o q e’ o caminho humano mais natural

    • @veralux885
      @veralux885 5 місяців тому +1

      @@estudoboooy parabéns! A busca do Conhecimento e’ recompensável

  • @lilianecarvalho2940
    @lilianecarvalho2940 5 місяців тому +159

    Se serve de consolo, a população mundial está emburrecendo, não apenas a brasileira.

    • @edward28051989
      @edward28051989 5 місяців тому +22

      Será o efeito Tik Tok?

    • @josecarlosdejesus7760
      @josecarlosdejesus7760 5 місяців тому +4

      Fato

    • @Death_ground
      @Death_ground 5 місяців тому +20

      ​@@edward28051989 Não só. Muita distração e sobrecarga informacional aliada a muito conforto e baixa resistência ao estresse necessário para desenvolver a mente

    • @albertdumont4977
      @albertdumont4977 5 місяців тому +12

      Quer dizer que ate em burrice o brasileiro ta ficando pra tras ?

    • @josecarlosdejesus7760
      @josecarlosdejesus7760 5 місяців тому +4

      @@albertdumont4977 parece que estamos em terceiro lugar. EUA primeiro e Inglaterra 2

  • @amandathaliitaa
    @amandathaliitaa 6 місяців тому +128

    Trabalhei com redação em língua portuguesa em escolas particulares caríssimas em Brasília, e as turmas de ensino médio assustam, os alunos não sabem escrever, de verdade, e isso se reflete na linguagem oral, os jovens não sabem mais falar!

    • @thiagomachado1874
      @thiagomachado1874 6 місяців тому +4

      Se até você que "trabalhou" com redação comete erros gramaticais, imagino o nível das dissertações da rapaziada.

    • @amandathaliitaa
      @amandathaliitaa 6 місяців тому +29

      @@thiagomachado1874 oh, amigo, que prepotente você. Vai lá, explique-me (olha a ênclise, ui, ui, que chique) de que erros você está falando. Eu não sou da turma dos prepotentes, mas sou da turma dos que gostam de ouvir sobre os próprios erros e melhorar. Aponte-me um erro!

    • @thiagomachado1874
      @thiagomachado1874 6 місяців тому +2

      Você diz que alunos do ensino médio não sabem escrever, porém no desenvolvimento do raciocínio comete erros básicos de gramática, mas o "prepotente" sou eu? Hahahahah

    • @amandathaliitaa
      @amandathaliitaa 6 місяців тому +15

      @@thiagomachado1874 colega, o que te perguntei você não respondeu: QUAIS erros gramaticais?

    • @amandathaliitaa
      @amandathaliitaa 6 місяців тому +15

      Deixa eu adivinhar: seria a vírgula antes da conjunção “e”? Antes dessa conjunção, é obrigatório o uso de vírgula caso haja uma oração completa em seguida, com sujeito diverso daquele expresso na primeira oração. Se foi isso que apontou como erro, deixo aqui a explicação para você. :)

  • @onividsilva
    @onividsilva 6 місяців тому +159

    Sou professora (de Geografia) e amo ler, mas maioria dos professores que eu conheço não leem nem mesmo um livro ao ano.

    • @DireitoConstitucionalProfGeral
      @DireitoConstitucionalProfGeral 6 місяців тому +40

      Já vi até mesmo professora universitária debochar de quem gosta de ler. Meu Deus. O que ela está fazendo, então, no meio acadêmico? Um ambiente em que a leitura e a cultura geral são imprescindíveis?

    • @getthekool1758
      @getthekool1758 6 місяців тому +14

      @@DireitoConstitucionalProfGeral Professor, o Brasil possui mais faculdades de Direito do que o resto de todos os demais países juntos.
      Canso de ver advogados escrevendo e falando errado. Um verdadeiro horror que saiu da massificação das daculdades de Direito meia boca. O mercado está inundado de uma grande quantidade de professionais desqualificados e, muitos, faltos até do básico, que é a noção de ética.

    • @Marcelahi
      @Marcelahi 6 місяців тому +12

      Verdade. Sou professora do infantil e poucas colegas gostam de ler livros. Eu fui até criticada ano passado por gostar de livros.

    • @user-rw7mf4oo1h
      @user-rw7mf4oo1h 5 місяців тому +2

      Professores são dinossauros, muitos não se atualizam. Pedem aumento de salário, porém não se qualificam

    • @kinskinho
      @kinskinho 5 місяців тому

      JÁ LEU QUE TODOS OS PAISES SÃO REGISTRADOS COMO EMPRESAS. E SENDO ASSIM A GEOGRAFIA É PRATICAMENTE UMA FARSA.

  • @marcossantana6041
    @marcossantana6041 5 місяців тому +19

    “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes.”

    • @dorlischmidt6258
      @dorlischmidt6258 5 місяців тому +4

      A leitura nos coloca nos ombros dos gigantes... permitindo que a gente amplie a concepção de mundo e ampliando nossa consciência sobre nós mesmos e sobre o mundo ao nosso redor...

  • @Literature-se-dp5ug
    @Literature-se-dp5ug 6 місяців тому +30

    Hoje, 7 de janeiro de 2024, terminei o segundo livro. Olhando a pequena pilha em cima da minha mesa, faltam 6 para este mes. Viva as férias!

    • @kinskinho
      @kinskinho 5 місяців тому

      APOSTO Q VC NÃO APRENDEU NADA DE UTIL.. JA LEU QUE NOSSA CERTIDAO DE NASCIMENTO É UMA NF E Q VC É UMA MERCADORIA? JÁ LEU SOBRE A LEI DO ALMIRANTADO OU LEI MARITIMA... SOBRE O SEU HOMEM ESPANTALHO.... NADA DISSO VC VE NESSES LIVROS SUPERFICIAIS OU CHEIOS DE ENGANO.

    • @Nietzsche_Sincero
      @Nietzsche_Sincero 4 місяці тому +1

      Vc lê muito rapido

  • @simone807
    @simone807 5 місяців тому +43

    Minha filha sempre estudou em escola particular, ela tem um nível bem crítico em interpretação e está bem ruim na de exatas. Passou para o ensino médio "graças" ao conselho de classe, ou seja, foi no fórceps...isso pq falei pra coordenadora que minha filha deveria repetir de ano!! Resumindo, colégio particular tbm está péssimo.

    • @eduardoadriano8185
      @eduardoadriano8185 5 місяців тому

      Pq a educação hoje em dia não é feita para o conhecimento, mas para aprender conceitos técnicos onde vai ajudar a passar em um concurso e ter uma profissão, logo os robôs estaram fazendo essa função, os jovens não lêem Machado de Assis pq é maravilhoso, apenas decoram pra acertar na prova, capitalismo e conhecimento são opostos.

    • @redlikesme3279
      @redlikesme3279 4 місяці тому +1

      Troca de escola. Tá pagando particular, mas parece a pública.

    • @edisone.7212
      @edisone.7212 3 місяці тому

      ​@@redlikesme3279😅

  • @luciom1974
    @luciom1974 6 місяців тому +36

    Ainda não possuo o hábito de leitura, mesmo assim me considero acima da média e me vejo como alguém que preza muito pelo conhecimento. Um dos problemas seríssimos que vejo é a falta de interlocutores, as pessoas dizem que eu só falo cargas d'água. A realidade é que o cidadão comum sente uma forte atração por banalidades, não consegue se concentrar em assuntos complexos, fato este que ajuda a explicar a baixa capacidade de se expressar de uma forma geral.

    • @luizflh
      @luizflh 5 місяців тому +6

      Resumindo: preza pelo conhecimento, mas não estuda.

    • @luciom1974
      @luciom1974 5 місяців тому +1

      @@luizflh exato! E confesso que é muito bom ouvir esta verdade. Vou me esforçar.

    • @luizflh
      @luizflh 5 місяців тому +1

      @@luciom1974 Estudar expande o mundo. Nunca é tarde pra começar. Boa sorte!

  • @mariajosepereiradasilva5557
    @mariajosepereiradasilva5557 5 місяців тому +18

    Tenho 67 anos e leio bastante. Às vezes, fico triste por estar atrasada em tantas leituras obrigatórias, mas ao mesmo tempo feliz, por ler coisas maravilhosas como Os Miseráveis.
    Antes tarde do que nunca.
    Infelizmente, me senti muito, mas muito Bocó, por não ter gostado do Mestre e Margarida.
    🙄

    • @academiabocault
      @academiabocault  5 місяців тому +5

      Normal não gostar de certas leituras que todos gostam. Mestre e Margarida você vai apreciar melhor depois de ler Fausto do Goethe

    • @kinskinho
      @kinskinho 5 місяців тому

      CREDO

  • @Gunddur
    @Gunddur 6 місяців тому +41

    No dia a dia eu me relaciono com diversas pessoas com bom nível de instrução, com formação acadêmica ou cursando.
    É nítido o desinteresse em leitura, geralmente elas só lêem com um interesse específico, passar num concurso, concluir a faculdade... O diálogo, via de regra, é pobre.

    • @kinskinho
      @kinskinho 5 місяців тому

      IMAGINO... SERIA MAIS RICO SE A PESSOA LE-SE SOBRE EISTEIN E FICA-SE REPETINDO FEITO PAPAGAIO BEM INSTRUIDO O FARSANTE.

    • @isabeldealmeida333
      @isabeldealmeida333 5 місяців тому

      ​@@kinskinho😊 subjuntivo e conjugação de verbo mandando aquele abraço pra você.

    • @kinskinho
      @kinskinho 5 місяців тому

      OBRIGADO, UM ABÇO!@@isabeldealmeida333

    • @CleitonNorton
      @CleitonNorton 3 місяці тому

      Nossa, deve ser filho do Rui Barbosa.

    • @WillowCeleste-ut5tx
      @WillowCeleste-ut5tx 3 місяці тому

      @@CleitonNorton E vc é filho do Sheldon?

  • @kevinio_
    @kevinio_ 6 місяців тому +18

    Me lembrou de quando eu comecei a ler. Foi no primeiro ano do ensino médio. Até lá eu não lia nada (assim como todas as pessoas da minha casa), mas sabia lá no fundo que ler talvez seria importante. Em uma das primeiras aulas de língua portuguesa eu me peguei com vergonha de mim mesmo vendo a professora conversar com alguns alunos sobre os livros que eles gostam. Eu me senti em um nivel tão baixo, e depois disso comecei a ler. E felizmente, depois de algum tempo que eu lia todos os dias, minha família se inspirou em mim e começou com o hábito também

  • @biancavitoriaoliveira729
    @biancavitoriaoliveira729 5 місяців тому +11

    Tô pagando o UA-cam premium ? Acho que não , então não sei como um conteúdo tão bom como esse chegou até mim kk , estou é sortuda

  • @ClaSantosS
    @ClaSantosS 6 місяців тому +58

    Eu li 12 livros ano passado, mas só livros classicos, eu tô tentando melhorar.

    • @chopper_kun988
      @chopper_kun988 5 місяців тому +1

      Eu acho incrível!

    • @diegoduarte3689
      @diegoduarte3689 5 місяців тому +2

      Tem que ler os clássicos, é regra.

    • @chopper_kun988
      @chopper_kun988 5 місяців тому

      @@diegoduarte3689 Mas é qualquer clássico, ou é clássicos nacionais, em que você está falando?

    • @raposasatrasderatos9001
      @raposasatrasderatos9001 5 місяців тому +2

      Existem livros bons que tbm n são clássicos, lembre-se disso rapaz! Aliás, parabéns! Espero que consiga se superar este ano

    • @kinskinho
      @kinskinho 5 місяців тому

      NOSSA

  • @Malu0426
    @Malu0426 4 місяці тому +6

    Amei a indicação do UA-cam 🎉

  • @JeffersonSilva-ue2zd
    @JeffersonSilva-ue2zd 6 місяців тому +74

    Somos ignorantes e preguiçosos. Temos que refletir muito sobre isso.

    • @getthekool1758
      @getthekool1758 6 місяців тому

      Vamos começar por deixar de viver evadindo nossas próprias responsabilidades, de criar os filhos abandonados pela casa dos parentes, e sendo educados pelo celular e pela TV, e estar presente educando e transmitindo o que é importante na vida. Me ferve o sangue ver esses pais que colocam as filhas prá dançar batecu, sanfoninha e toma toma vapo vapo, todo essa porcaría que hipersexualiza as crianças e as deixa preparadas para aceitar qualquer água de sargeta e lixo subversivo como se fosse cultura.
      Algumas casas priorizam um TV enorme na sala, mas não se preocupam em ter uma mísera estante com livros para que os pequenos tenham acesso à leitura. Nesse tipo de "lar" as pessoas, geralmente, conhecem uma subcultura de sargeta, sabem todas as fofocas das subcelebridades esquerdistas do momento, mas ignoram o básico da cultura, quem são poetas, escritores, cientistas, inventores... personagens históricos que podem ser um referente e são acostumadas com tudo o que é podre, feio, superficial e grotesco. 😑

    • @lukashenrique4295
      @lukashenrique4295 6 місяців тому +4

      Acho que tem que agir ao invés de refletir, sempre deixamos essa parte de "refletir" para depois...

    • @morochapasion3180
      @morochapasion3180 6 місяців тому +2

      Eu não sou e nunca fui preguiçosa e ignorante. Sempre gostei de ler. Lia tudo que tinha em casa, Bíblia, revistas, jornais, rótulos, biografias, livros de medicina natural, enciclopédias... Apenas gostava. As vezes lia novamente por não ter algo novo. Lamento que a Internet vai, em pouco tempo, não eliminar leitores pois quem gosta, seguirá lendo. Mas vai impedindo a formação de novos leitores pelo simples fato de que é mais fácil ouvir ou assistir. Saiba, que nos EUA, o povo não é mais 'leitor' do que no Brasil. Nem sabem mais de geografia e história do que nós brasileiros. Esse costume de sempre diminuir o Brasil e os brasileiros me aborrece. A Argentina é logo ali e tem o desgovernante dos sonhos de muitos brasileiros. Fuja da nossa ignorância.

    • @RL_Stevenson
      @RL_Stevenson 5 місяців тому +1

      ​@@morochapasion3180Pior que não msm , o Brasil não tá sozinho nesse barco
      Outro dia msm vi um UA-camr britânico, o Andrew Tate, falar que é esperto demais para ler, que leitura é coisa de pessoas lentas e coisas assim, e seus fãs acéfalos defendendo tudo só pq ele é bilionário e tem sucesso...
      Ele vive falando uma porção de ignorâncias desse tipo, como para não fazer faculdade, que a escola é inútil e etc

    • @kinskinho
      @kinskinho 5 місяців тому

      A É... TRABALHANDO DAS 5 AS 20:00 HS.... O LIVRINHO Q FALA SOBRE O ATOR EISTEIN OU O MAÇON CHURCHIL VAI ME SALVAR UHAUHAUH

  • @aobservadora1899
    @aobservadora1899 5 місяців тому +6

    A gente até se admira qdo alguém escreve uma msg sem erro d português

  • @maxwelmelo4795
    @maxwelmelo4795 5 місяців тому +6

    Pessoal, eu já me angustiei muito por perceber esse estado de "emburrecimento programado" e não saber de onde vinha isso. Pesquisem três livros que explicam a fonte disso:
    1- "Maquiavel Pedagogo", Pascoal Bernardin;
    2- "O Banco Mundial e as políticas educacionais";
    3- "Emburrecimento Programado". Jhon Taylor Gatto.
    O primeiro já esclarece muito.

  • @Deisimb
    @Deisimb 3 місяці тому +2

    Conheci seu canal com o video sobre o livro Orgulho e Preconceito à dois dias atrás. E desde então, estou maratonando. Poste mais videos please!

  • @vejaclaramente
    @vejaclaramente 5 місяців тому +10

    Olá, Débora! Aqui é o Rod, do Veja Claramente, já estou te seguindo no insta também. Achei extraordinária sua coragem ela falar e gravar sobre esse assunto. Eu criei um blog e um canal no YT só pra tentar dar alguma contribuição sobre isso. Parabéns! O que me veio à mente assistindo ao seu vídeo foi a relação leitura x cultura x eficiência prática do cotidiano (por assim dizer). Mesmo as pessoas tendo uma certa renda atualmente, a falta de cultura formal está sim, de alguma forma, nos levando ao nível mais dos animais do que de seres mais evoluídos. Estive em viagem de férias e observei o comportamento das pessoas em público em algumas praias. Não importa o sucesso profissional ou como conseguem renda, a falta de educação, noção de direitos, de respeito e o comportamento animal, desde crianças até os mais velhos é impressionante. Não estou "cagando regras", odeio isso, e também tenho minhas dificuldades, mas está clarividente que não estamos evoluindo mais; estamos retornando às necessidades primitivas (comer, beber e reproduzir) mesmo com muita das pessoas com dinheiro suficiente pra sair da miséria moral, cultural e ética.

  • @neycosta1984
    @neycosta1984 6 місяців тому +10

    Esse vídeo tá tão bom que eu gostaria de uma série de 3 .

  • @gokublacktekken6166
    @gokublacktekken6166 6 місяців тому +25

    Ótimo vídeo. Daria para pontuar diversas questões abordadas, mas há uma que lembrou exatamente o que eu tenho que lidar ao longo das minhas aulas de inglês, que é o empobrecimento do imaginário. A esmagadora dos meus alunos não leem absolutamente nada, e isso se reflete automaticamente na formulação de frases, seja por conta da dificuldade em si ou por pura preguiça. Eu posso pedir para criar uma simples frase sobre algo banal e eles não conseguem ou possuem certa dificuldade, justamente por falta de leitura e recurso imaginário, e não necessariamente por falta de recurso linguístico do inglês. Isso se extende a meros diálogos também. Vale observar que hoje em dia está bem mais complicado do que quando eu iniciei como professor há 12 anos atrás.

  • @Ma3rcellus
    @Ma3rcellus 6 місяців тому +15

    Nem sempre foi assim no Brasil. Na década 50 e inicio do 60 do século passado a educação pública era de excelência.

    • @veralux885
      @veralux885 5 місяців тому

      Felizmente não havia Paulo militante Freire . Vamos às Matérias básicas : Língua Portuguesa : Gramática/Redação / Dissertação / Leitura•Historia Geral •Educação Moral e Cívica•Desenho livre e Geometria •Canto• Trabalhos manuais ( com exposição final)Geometria •Inglês• Francês • Latim•Química ( com exposição final ) •Trabalhos Manuais ( tbm exposição final)• Todos os livros encadernados em brochuras volumosas e não havia mochila de rodinhas • Tarefa de casa com nota • Boletim mensal com assinatura do responsável •Notas de zero a dez ( notas fracionadas ) A aprovação podia ser imediata ou por recuperação ( seg chance) e p os fracotes , reprovação sem chororô.

  • @mariosousajunior8477
    @mariosousajunior8477 6 місяців тому +14

    Leitura é hábito e se adquiri em casa! Depois disto, cada um busca aquilo que lhe apraz, lhe complementa e lhe enrique o vocabulário, porque quem não lê, não sabe escrever!

  • @ogustavo_araujo
    @ogustavo_araujo 3 місяці тому +3

    Te conheci pelo podcast do Brasil Paralelo há uns meses, mas assisti seus vídeos só por esses dias, começando por esse. Muito bom, parabéns! Você fala com simplicidade sobre temas espinhosos e passa muita humildade. Sigamos, tentando ser menos "bocós"!

  • @michelebrito8683
    @michelebrito8683 5 місяців тому +11

    Eu procuro estimular o máximo possível o gosto pela leitura entre meus alunos. Minha turminha está comigo desde 2021. Esse ano vão cursar o 5° ano do Fundamental 1. Ano passado fiz um trabalho com eles voltado para leitura de livros emprestados da biblioteca da escola. Foi ótimo o resultado. Claro que existem os casos em da família não participar da educação dos filhos. Final do ano eu comprei com meu próprio dinheiro Clássicos da Literatura e presenteei alguns. Vou continuar com meu singelo projeto e continuar dando à eles livros de presente.

    • @febregames2.0
      @febregames2.0 5 місяців тому +1

      Parabéns, professora! Você fez a diferença na vida desses alunos.

    • @kinskinho
      @kinskinho 5 місяців тому

      COITADOS...

  • @ofecher6344
    @ofecher6344 6 місяців тому +39

    Ler Vidas Secas ou assistir Podpah? Espero que as pessoas do seu canal fiquem com a primeira opção, pois a segunda é como entrar numa zona endêmica. Burrice é contagioso, tomem cuidado.

    • @dorlischmidt6258
      @dorlischmidt6258 5 місяців тому +1

      Já li "Vidas Secas" e foi impressionante....

    • @karolinedias6296
      @karolinedias6296 5 місяців тому +2

      O problema não é o Podpah, o problema é consumir apenas isso...

  • @raphaelsouza3992
    @raphaelsouza3992 6 місяців тому +30

    Olavo de Carvalho, Ortega y Gasset, Constantin Noica, José Monir Nasser, Santo Agostinho, Santo Tomás de Aquino, São alguns dos autores que leio todo ano.

    • @hernanereis909
      @hernanereis909 5 місяців тому +1

      PAULO Freire não né kkkk

    • @boquim
      @boquim 5 місяців тому +4

      Acrescente Thomas sowell e Jordan Peterson😉

  • @franlima1000
    @franlima1000 5 місяців тому +4

    Caí aqui de paraquedas, mas como sou apaixonado pela inteligência humana, estou apaixonado por você 🫵

  • @karineandrade6833
    @karineandrade6833 5 місяців тому +7

    Olha, caí neste vídeo de paraquedas, mas preciso comentar algo, sua oratória é FANTÁSTICA, dá muito gosto de ouvir você falar.

  • @sharplinesbr3944
    @sharplinesbr3944 5 місяців тому +6

    Esse video é de uma clareza incrível. Eu tento fazer um aúdio pra mandar o pessoal aqui de casa comprar pão e eu tenho que repetir umas 5x. 😂😂 Muita inveja de quem concatena as ideias rápido e consegue expressar conhecimento com naturalidade.

  • @olly31040965
    @olly31040965 5 місяців тому +8

    Filmes SEMPRE são uma história com ALTERAÇÕES e NUNCA é autêntica como nos livros!!

    • @kinskinho
      @kinskinho 5 місяців тому

      NENHUM DOS DOIS Q VC VIU SAO AUTENTICOS.. SAO FARSA DETALHADA E RESUMIDA.

  • @viniciuspereira-pf8ch
    @viniciuspereira-pf8ch 4 місяці тому +2

    Rapaz... uma pessoa inteligente como essa moça, tem que ser muito aplaudida e passada a diate para o maximo de pessoas verem.

  • @bruno_-km7rz
    @bruno_-km7rz 5 місяців тому +5

    O Bruno Perini me convenceu que a leitura de livros clássicos é essencial, pq todas as discussões que temos hj em dia, já aconteceu no passado, vídeo excelente.
    Primeiro vídeo que assisti e achei fantástico, parabéns pelo trabalho.

  • @Sol_Ines
    @Sol_Ines 6 місяців тому +16

    Live RELEVANTE! Assunto sempre URGENTE!

  • @neilesen7130
    @neilesen7130 5 місяців тому +5

    Nessa de dizer que "não existe cultura superior" toda a cultura acabou sendo nivelada por baixo.

  • @kaisera7411
    @kaisera7411 6 місяців тому +10

    Homens práticos e Homens teóricos. Essa sua internauta lembrou-me a diferença que o Chestenton ressaltou muito bem no livro: "O que há de errado no mundo". Vejo que a grande maioria dos brasileiros - na faixa etária dos 40 em diante - são práticos! O problema atual é que a situação é pior: a nova geração não tem nenhum lastro de praticidade - no especial mais novo do South Park mostra muito bem com os chamados "faz tudo" na idade dos quarentão - em seu cotidiano. Junte isso, com a falta de identidade cultural, mais o déficit de leitura, estamos diante de um suicídio civilizacional. Abraços!

    • @kinskinho
      @kinskinho 5 місяців тому

      O LIVRO FAZ PARTE DA MIDIA QUE TRABALHA NO SUICIDIO DO GADO.

  • @alfonsorametadossantosneto6723
    @alfonsorametadossantosneto6723 6 місяців тому +8

    Até 96 a educação brasileira era boa. FHC em 96 com a Lei 9394 a famigerada LDB, começou a sucatear a educação. Esta, foi transformada num sistema fordista, onde o indivíduo entra numa esteira estudantil na educação básica, primária, um ser inanimado e sai no fim desta esteira um ser mal acabado no fim do ensino médio. É triste.

  • @IzunaGaiden
    @IzunaGaiden 6 місяців тому +5

    Obrigado, querida. Todos agradecem pelo seu aceno providencial aos assuntos que de fato interessam. 😘

  • @mmajournal
    @mmajournal 6 місяців тому +10

    Negócio é o seguinte:
    O mundo só é o mundo que nós conhecemos por causa especificamente da ESCRITA/LITERATURA (independente de qual gênero for), criticar alguém que defende a literatura como modo de adquirir cultura, conhecimento, sabedoria, inteligência e menos prisões filosóficas, intelectuais e culturais, prisões essas que fazem que nós sejamos apenas animais cheios de volições por açúcar refinado e sentar em frente de telas (quase que a totalidade do nosso tempo) é a mais explícita das respostas que o negativismo, negacionismo, relativismos impostos por ideologias (principalmente da visão da esquerda política e filosófica) é uma inversão do que é racional e inteligente para o que nos deixa alienados parecendo animais ruminantes que divagam em pastos.
    Ler tinha que ser obrigação, não é questão de gostar. Amo assistir filmes e séries, mas o caso do exemplo que você deu a respeito da moça que defende que o marido é uma pessoa super prática e inteligente por causa da cultura que ele consome seja uma mentira pífia (não da sua parte, mas da internauta que disse isso).
    Quando a gente assiste apenas, o imaginário não é ativado, não ascende a luz da dúvida do questionamento, das inúmeras indagações e esclarecimentos que apenas assistir assistir não suscita em nós.
    Não tem problema nenhum defender que assimilar conhecimento através de vários meios diferentes é algo bom, mas atacar a leitura (que era, é e sempre será o principal meio de transmitir os conhecimentos registrados na história do homem) é uma loucura por parte das pessoas que por sua vez na maioria são jovens.
    Não sou leitor ávido, todavia jamais vou discordar que a leitura/literatura é matriz da cultura do homem (independente que não seja a única), mas é o pilar de tudo que nós conhecemos, como somos, nos comportamos e como freamos o mundo em suas loucuras.
    📚

  • @valquiriabrandao2239
    @valquiriabrandao2239 6 місяців тому +9

    Acho sim que livros (bons livros )transformam , que educam, que abrem caminhos, que enriquecem nosso imaginário, nos tornam mais criativos ! Amoooo ler 😁sempre incentivei meu filhos desde miudinhos . Ia observando cada um e tentando identificar os gostos literários deles,oferecia o livro e esperava que fossem “fisgados “🥰😁

  • @sandromiguez7872
    @sandromiguez7872 6 місяців тому +40

    Excelente vídeo. Opinião impopular: estabelecer o cinema como forma primária de aquisição de cultura, além de errado, pode ser prejudicial à linguagem imaginativa.
    Ex.: nesse último filme sobre Napoleão, há uma cena em que ele dá a ordem para os soldados dispararem os canhões contra uma das pirâmides do Egito, algo que não há registro histórico sobre.
    Da mesma forma, há um oficial negro no alto escalão do exército francês, o que me parece pouco provável, tendo em vista que no início do século XIX, a França só havia colonizado Madagascar. (ou seja, propaganda progressista de Hollywood)
    Para uma pessoa sem conhecimento literário solidificado, isso pode ser perigoso, pois o risco de tomar esses dois exemplos citados como verdade absoluta, é alto.
    Então, eu respeitosamente discordo da internauta que acha o marido inteligente porque adquire cultura por meio de filmes.

    • @sharplinesbr3944
      @sharplinesbr3944 5 місяців тому

      Esse relato é importante demais. Lembro que gostava de assistir filmes sobre biografias e acontecimentos históricos (comumente guerras) quando adolescente e algumas passagens dos filmes eu fixei na mente que poderia aproveitar caso fosse perguntado algo a respeito nas provas da escola 😂😂😂 O pior é que provavelmente o professor teria aceito alguma resposta que eu desse aproveitando essa "fonte". Não fazia a menor ideia de que muita coisa que assistia podia ser manipulação - por mais TOSCO que fosse o cenário. Somente há pouco tempo é que pra TUDO o que eu assisto eu ponho um pé atrás e a pulga na orelha sempre ativa. 🤝

    • @luizfilipe6179
      @luizfilipe6179 5 місяців тому +1

      Comentário leviano, uma coisa é construir seu imaginário através da ficção e outra é adquirir conhecimento histórico/filosófico (apesar de a ver uma relação). Há filmes bons e filmes ruins, assim como literatura boa e literatura ruim, vide Dan Brown e Bernard Cornwell com seus romances históricos com narrativas mentirosas e distorcidas (e são amplamente lidos por muitos leitores pseudo intelectuais por aí). Você pode ler muito, mas ler uma literatura ruim, que vai construir um imaginário deficiente, com visões distorcidas do mundo e construir uma personalidade frívola. Não só a literatura deve ser fonte primária de adquirir cultura, mas também o cinema, a música, desenhos/animes, jogos, pinturas, etc, a questão é você conhecer as grandes obras e os clássicos, todos são importantes na sua formação intelectual.

    • @JMF695
      @JMF695 5 місяців тому

      Concordo com sua opinião, faço apenas duas correções: existem registros de diversos militares negros no exército republicano e, posteriormente, napoleônico, inclusive oficiais, tal como o thomas Alexandre-dumas (pai do escritor Alexandre dumas) que lutou no Egito. É bem provável que essa cena faça referência indireta à ele. Quanto ao colonialismo francês, você também comete um erro. No início do século XIX, a França colonizava territórios no continente americano e Caribe, como são domingos, futuro Haiti (onde nasceu thomas alexandre, aliás) além de posses na Ásia.

  • @joaocarlossouza8328
    @joaocarlossouza8328 4 місяці тому +4

    Vídeo maravilhoso. Você é bem mais jovem do que eu, e aprendi muito com sua mensagem. Sou radialista. Desejo saúde e sucesso.

  • @isabelaarrudat
    @isabelaarrudat 6 місяців тому +5

    Que alegria ter um vídeo seu para assistir no domingo! Amo seus vídeos, Debs. Te admiro muito!

  • @davidpretoblack
    @davidpretoblack 6 місяців тому +12

    Muito bom! Estudar sobre essas questões transcendentais te ajuda a lidar bem melhor dilemas temporais. Os livros me fizeram ter acesso ao mundo que eu sei que pelo meu recorte social não seria possível. Me fez perceber que existe um mundo além da minha realidade. Com isso diversas possibilidades foram me apresentadas.

  • @ontheroad4951
    @ontheroad4951 5 місяців тому +3

    Sinto o mesmo sentimento de espanto, perplexidade diante da situação desastrosa da educação brasileira.

  • @joaovalladares7172
    @joaovalladares7172 6 місяців тому +4

    Estava aguardando por mais um vídeo desse canal, muito bom. Aguardo o próximo ansiosamente.

  • @user-pg1xs7rn8t
    @user-pg1xs7rn8t 5 місяців тому +2

    Estou sempre lendo de tudo um pouco , amo nietzsche , freud , Arthur schopenheur , Dostoiévski, Rousseau, Maquiavel. Leio artigos cientificos quade todos dias

  • @antoniodarocha-ke9uy
    @antoniodarocha-ke9uy 5 місяців тому +3

    A Débora está correta. Muito antenada com pouca idade. Quem lê muito, leitura de qualidade, deve ter o cuidado pars não se achar superior aos outros pelo simples fato de ter uma pretensa cultura acima da média, tornando-se socialmente um chato de difícil convivência. Ler amplia a chamada "cosmovisão". Vídeo muito bom, apesar de longo.

  • @KSilvaB
    @KSilvaB 6 місяців тому +6

    Um exemplo BEM CLARO do que vc fala aqui em um universo que nada remete as escolas: a praia.
    As pessoas se sentam, ligam o som nas alturas, pseudo música tocando, falam alto, falam errado, xingam, berram, o barulho que sai das caixas de som são em sua maioria palavrões e quando chamados a atenção se orgulham de "falar errado mesmo".
    Falam com afronta e orgulho de serem o que são. Lamentável.
    Podiam ser colocados no zoológico como animais que são.

  • @sillumats2
    @sillumats2 5 місяців тому +3

    Verdade. É perceptível que algumas coisas não estão indo por um caminho devido. Parecemos num trem prestes a descarrilhar.
    Fico pensando em mim, nos meus amigos lá da Universidade... Nós que fazemos Filosofia. O que será de nós? Ou melhor, o que será da Filosofia no Brasil (e tudo que a envolve e dela advém)?

  • @raio_omega
    @raio_omega 5 місяців тому +2

    Conheci o canal hoje, parabéns pelo trabalho, seu video me deu um otimo insight para meu projeto pessoal.

  • @cesaraugusto7182
    @cesaraugusto7182 6 місяців тому +3

    Saudades de uma live nesse canal! Valeu Débora. Assunto pertinente, reflexão importante. Eu noto muito disso na turma do dia a dia.. Gente do trabalho ou que encontro na rua.. As pessoas falam e vivem á base de "palavras-gatilho". OU comportamentos da TV e redes sociais na Internet.

  • @alinesouza593
    @alinesouza593 6 місяців тому +4

    Putaqueopariu, que vídeo necessário! Muito obrigada por essas referências!

  • @MestreKamedaLancha
    @MestreKamedaLancha 6 місяців тому +1

    Excelente vídeo, obrigado.

  • @waltelivalim2532
    @waltelivalim2532 6 місяців тому +2

    Adorei o "cavar um buraco e entrar dentro". Adorei o milhares e milhares de séculos. Parabéns pelo vídeo.

  • @maquifil7284
    @maquifil7284 6 місяців тому +1

    Poxa: não sei nem como descrever o quão bom esse vídeo! Como sempre, essa chamda de atenção foi uma flecha, muito penetrante mesmo, ela esforçou muito pra elucidar e esclaracer a gente. Muito obrigado pela tua dedicação e esforço.

  • @Hsj9e4653
    @Hsj9e4653 6 місяців тому +5

    Olha, só vou discordar um pouco do final: às vezes se trancar em casa com um Kindle resolve tudo 🤣
    Brincadeiras à parte, muito bom Debs!

  • @danielsouza101
    @danielsouza101 4 місяці тому +3

    Boa noite, Débora. Meu nome é Daniel, tenho 58 anos, tenho só o ensino médio completo. Muito me orgulha ver uma jovem falando da importância dos livros, dos bons livros. Parabéns.
    A leitura nos ajuda no trato diário com a família, com a sociedade, a leitura nos ajuda a pensar, nos ajuda a refletir e principalmente a leitura desenvolve nosso senso crítico. E, também nos ajuda a escolher melhor os políticos.
    Um país com alto poder de leitura irá eleger políticos mais competentes.
    Sei que no campo da política competência é relativa.
    Tenho aqui um questionamento: sabe-se que a França tem uma população bem culta, certo? Como pode lá, a extrema direita ser tão bem votada. Também na Alemanha, a extrema direita está ameaçando chegar ao poder. É um absurdo isso. Pra mim, quem vota na extrema direita, pode até ler, não desenvolveu pensamento crítico.

  • @renatoagx
    @renatoagx 6 місяців тому +2

    Boa noite e parabéns pelo trabalho. Um dos melhores vídeos que você já produziu. A cereja do bolo, para mim, ficou por conta do uso correto do verbo "digladiar". Quase chega a sair sangue nos ouvidos toda vez que ouço alguém falando "dEgladiar". Bobagens à parte, continue firme.

    • @academiabocault
      @academiabocault  6 місяців тому +1

      Falei muito digladiar 😂 agora aprendi

  • @prof.hudsoncanuto1782
    @prof.hudsoncanuto1782 5 місяців тому +2

    A mais bela, e prática, e simples explicação para "A imaginação educada" de Northrop Frye que já vi!

  • @julianaespinosax
    @julianaespinosax 6 місяців тому +2

    Debs, teu conteúdo faz uma puta falta por aqui!

  • @casadelvino2337
    @casadelvino2337 5 місяців тому +1

    Video muito bom. Hoje eu tenho uma estante cheia de livros. Gracas a Deus.

  • @Asaph7
    @Asaph7 5 місяців тому +2

    COMO EU NÃO CONHECIA ESSE CANAL???

  • @Rafael-xl4fq
    @Rafael-xl4fq 6 місяців тому +50

    O brasileiro é o único povo do mundo que se orgulha de ser completamente vazio.

    • @victorpetrarca2471
      @victorpetrarca2471 6 місяців тому +5

      Eu não apostaria nisso.

    • @matheuspiao6685
      @matheuspiao6685 5 місяців тому

      Tente passar 1 semana no interior do Texas

    • @kinskinho
      @kinskinho 5 місяців тому

      MELHOR Q SER CHEIO DE MERDA

    • @CleitonNorton
      @CleitonNorton 3 місяці тому

      Vazio é quem lê muito e se afasta do povo. Um tip0 de Dona Florinda insuportável.

  • @almirschardosim7124
    @almirschardosim7124 4 місяці тому +1

    Boa noite Moça. Perfeito seu vídeo. Não sei como antes não fui apresentado ao seu canal. Foi o acaso que me trouxe aqui e o caso é que me tornei inscrito. Parabéns pelo vídeo. Estou neste ano, começando a licenciatura em história. Estou começando por prazer, mas com pouca perspectiva se serei valorizado como professor. Porém, meu grande medo é a lacração e a ideologia que possa encontrar na faculdade. Mas como sou autodidata, usarei a faculdade para adquirir um diploma e garimpar o que é último, para agregar aos meus conhecimentos pessoais.

  • @anthraxjunior574
    @anthraxjunior574 6 місяців тому +1

    Muito legal esse vídeo condensando as ideias do Northrop Frye e trazendo pro bonobo médio. Excelente!

    • @academiabocault
      @academiabocault  6 місяців тому +2

      Essa é a ideia. Não fiquei falando “segundo o Frye” pra não ficar enfadonho

  • @theofanesoliveira
    @theofanesoliveira 5 місяців тому +1

    Débora, me permita, você é muito, mas muito fera, magnífica!

  • @Sol_Ines
    @Sol_Ines 6 місяців тому

    Debs, muito obrigada!

  • @jessicaluzsilva663
    @jessicaluzsilva663 6 місяців тому +5

    ver o filme do senhor dos aneis e ler o livro não se compara.o livro é muito melhor.

    • @dorlischmidt6258
      @dorlischmidt6258 5 місяців тому

      Sempre! Pois o filme sempre será a visão do diretor sobre o tema do livro. Só a leitura permite que você coloque a sua imaginação, sua criatividade, seus sentimentos... dando vida aos personagens...

  • @sillumats2
    @sillumats2 5 місяців тому

    Parabéns pelo vídeo. Estou lhe seguindo já.
    Obrigado pelo conteúdo.

  • @carlossouza7736
    @carlossouza7736 6 місяців тому +1

    🌷obrigadooooo

  • @Dsmk12
    @Dsmk12 5 місяців тому +2

    A verdade é que de nada adianta ser mais inteligente, se você viver com medo do desconhecido, com medo de mudar a rotina de mudar as coisas que você faz de um jeito, por conta de achar que da maneira que está já é o melhor jeito, comecei a pensar porque quem descobriu o inicio da matemática que começou tudo do zero fez o que fez e quem estuda tem dificuldade de aprender o que foi dado na mão por quem teve que descobrir tudo sozinho, tirei a conclusão que é porque quem descobriu do zero teve um trabalho maior em criar conexões, tentativa e erro, pensamento crítico, ser mais detalhista, o que hoje ninguém mais quer fazer se esforçar mudar o seu jeito de pensar sobre as coisas, tentar, persistir, errar, no primeiro erro já querem a resposta, tive um professor de um curso que fiz ele escrevia no quadro a situação problema em forma de texto em vez de uma conta e falava pra nós interpretarmos e resolvermos sozinho que no fim da aula ele ia passar no quadro a resposta todo mundo reclamava, más o que ele fazia transformava a pessoa a desenvolver tudo o que é necessário para resolver problemas que é pensar e tentar desconstruir o pensamento para poder ter um melhor ainda, no final ele passava a formula e o que acontecia era que não precisava de fórmula se você já tem o que é necessário para resolver problemas, ele dizia que no mercado de trabalho ninguém vai te dar as respostas na mão que se tu não resolver o que foi imposto outra pessoa melhor que você vai tomar o seu lugar.

  • @edersonleno2602
    @edersonleno2602 6 місяців тому +5

    A animalidade material já nos é dada naturalmente. Se elevar a ser humano já é outro patamar. Têm vídeo bem legal dos Brasileirinhos sobre o fim dos humanos.👍🏾

  • @sara_bonny
    @sara_bonny 5 місяців тому +1

    Estou indignada por ter conhecido seu canal HOJE! Meu deus, onde estava essa preciosidade?? Hahaha

  • @alexgodoi6981
    @alexgodoi6981 5 місяців тому +1

    Gostei desse vídeo.
    Realmente, me deparei com vários indivíduos que me falaram, ler para que.?
    Mas, ao mesmo tempo consegui influenciar outros a começarem a ler.

  • @prisciladebem
    @prisciladebem 5 місяців тому +1

    Vou falar o que ouço!!! Foi um aluno falando: Pra que lê livros se eu ja sei lê!!!

  • @thiagosousa2035
    @thiagosousa2035 4 місяці тому

    Muito bom o canal, sei exatamente do que está falando e gosto muito de ouvir raciocínios lineares e bem estruturados. Apenas continue.

  • @Arlete4413
    @Arlete4413 6 місяців тому +2

    Este vídeo veio recomendado pelo UA-cam. Gostei muito, li algums comentários.
    Sei que não sou uma pessoa indicada para falar nada sobre o tema, e todas essas questões que ele envolve, pois sou uma pessoa do povo, uma curiosa dos fatos históricos, e também dos assuntos sobre a geografia do Brasil e do mundo. Partipo sempre de Quiz sobre Geografia Mundial. Nao leio sempre,( bem.pouco) e isso, eu sei, que não é bom.
    Mas mesmo assim, eu vi o vídeo inteiro e tentei entender aquilo que a minha compreensão, conseguiu.
    APRENDER SEMPRE É BOM, MESMO QUE SE APRENDA POUCO. RUIM E NÃO QUERER APRENDER, E NÃO QUERER ENTENDER, QUE ISSO É PRECISO.
    😊 OBRIGADA

    • @excke
      @excke 5 місяців тому +1

      Então você irá gostar bastante do canal! Seja bem-vinda!

  • @aprendyz2008
    @aprendyz2008 5 місяців тому

    Só pelo título eu já corri para assistir e me inscrevi no canal!!

  • @andreupt8737
    @andreupt8737 6 місяців тому

    Trabalho árduo, Débora. E de longo prazo... incluindo a nós mesmos.

  • @pulgus2000
    @pulgus2000 5 місяців тому +1

    Ainda estou longe do que seria o ideal. Mas a jornada até lá é uma jornada de descobrimento pessoal e do mundo e deve ser apreciada em cada uma dessas fases. O que não se pode fazer é aceitar a sua própria ignorância e confirmar-se com ela.
    A ignorância só é uma benção porque nós impele à busca pelo conhecimento.

  • @leticiacaruccio3570
    @leticiacaruccio3570 6 місяців тому

    Amei esse vídeo!

  • @giovanilombardi795
    @giovanilombardi795 5 місяців тому

    Adorei o nome do canal 😅 muito bom.

  • @mauriciozappa
    @mauriciozappa 6 місяців тому +6

    O problema do povo brasileiro é que existe uma dissociação entre a cultura prática e a alta cultura. E, ao invés de resolver essa separação, os brasileiros se dividem em dois times: o que acha que a cultura prática é a que importa e a alta cultura é perfumaria e o que acha que a cultura prática tem que se subordinar a alta cultura e aceitar ser orientada e iluminada por ela. Essas duas atitudes não resolvem o problema. A Débora, ao meu ver, é do time dois. E o que ela fala não ajuda a resolver o que eu acredito ser o real problema.

    • @veralux885
      @veralux885 5 місяців тому +1

      Correto . Ambos os conhecimentos interagir . Seria enriquecedor ! Parabéns ! 🌿

    • @WillowCeleste-ut5tx
      @WillowCeleste-ut5tx 3 місяці тому

      A maioria nem sabe o que É cultura

  • @andreloredo8021
    @andreloredo8021 5 місяців тому +3

    "Uma nação se constrói com homens e livros." - Monteiro Lobato -

    • @francisosouzashirozo4673
      @francisosouzashirozo4673 5 місяців тому

      Os livros já temos,cadê os homens (Juca Chaves)

    • @kinskinho
      @kinskinho 5 місяців тому

      HAHAHA.... UMA NAÇÃO SE DESTROE PELA FORÇA DOS CONTROLADORES, NADA SE FAZ AQUEM DE SUA VONTADE... MUITO MENOS COM LEITURA DE LIVROS BANAIS PERMITIDOS PELO SISTEMA Q TE GOVERNA.

  • @tonyclusters6692
    @tonyclusters6692 6 місяців тому +4

    Então, o que acontece? Por que o brasileiro tem orgulho da própria burrice? E tem mesmo, mas nem sempre foi assim. Fizeram um árduo e longo trabalho ( e muito bem feito) incutindo na cabeça do brasileiro (do afegão médio) que ele deve ter ojeriza de ser sofisticado. Sim, o brasileiro tem medo da sofisticação. Ler bons livros, ouvir boa música, ter bom gosto no vestuário, ter apreço pelas artes plásticas, tudo isso e muito mais, significa ser pedante, pernóstico, burguês (na linguagem esquerdosa), querer aparecer e por aí vai. É a síndrome do vira lata bem diagnosticada pelo saudoso Nelson Rodrigues. Outro livro que trata desse assunto e que recomendo é "O País dos Coitadinhos", do Emil Farhat.

    • @veralux885
      @veralux885 5 місяців тому

      Análise precisa . O brasileiro precisa se fazer de burro e pobre p ter aceitação do meio social que por sua vez , foi doutrinado pela religião predominantemente católica uma vez q p ela , rico não merece o reino do céu , ou seja, rico não e’ confiável . Não e’ confiavel porque a riqueza e’ agente mobilizador e se falta algo , o rico providencia sem depender de ninguém . Já o pobre , não possui mobilidade , no máximo , sonhar c um lugar no céu pela renúncia inconsciente q ele faz em vida . E’ a matríx religiosa q mantem o homem longe de se tornar homem .

  • @Sergio-sv1kv
    @Sergio-sv1kv 6 місяців тому +1

    Deb, parabéns pelo vídeo. Vc consegue ser verdadeira em suas falas, algumas vezes não concordo com suas interpretações, mas sempre a seguirei, pois sinto a honestidade de seu trabalho. Bjs

  • @donizetelinari7626
    @donizetelinari7626 5 місяців тому +2

    A falta de leitura e do conhecimento que os bons livros trazem, geram várias carências, entre elas a incapacidade de abstrair, daí surgem os extremismos tanto de direita quanto de esquerda.

  • @ademarcastro9637
    @ademarcastro9637 5 місяців тому +5

    Se temos um Presidente analfabeto , pra que estudar? Temos o BBB24, Futebol, Funk, novelas, no futuro podemos se aliar com alguma força e nos tornar políticos.

  • @eduardolima1227
    @eduardolima1227 5 місяців тому +2

    Eu sou esse marido prático, que resolve tudo usando razão, prática, pragmático devido formação em engenharia, no entanto não sou capaz de desgrudar de livros, geralmente de filosofia, biografia, pensamento crítico, para temperar com exatas, etc. Minha esposa também lê muito. Nossa sala de estar é uma biblioteca. Temos um problema maior, nossa casa, no bairro em que crescemos é uma ilha, remanescemos numa sociedade adversa, onde o orgulho da própria burrice está rodeando, a vontade é sair da ilha e ir pro topo da montanha, imagino que muitos brasileiros estão assim, cercados, ou como se fossem de outra espécie.

    • @mariaeddycesario3067
      @mariaeddycesario3067 5 місяців тому +1

      Só uma pergunta: já te perguntaram "Mas ... vocês leram tudo isso?".

    • @eduardolima1227
      @eduardolima1227 5 місяців тому

      @@mariaeddycesario3067 Sim, sempre perguntam, geralmente eu respondo exemplificando a "antibiblioteca" de Taleb ou Eco, e que a biblioteca não guarda livros lidos mas livros que li, grifei e tomei nota, e os que ainda não li ou que não terminei de certa forma me "julgam por isso" impedindo qualquer "orgulho intelectual" ao mesmo tempo que mantém a curiosidade viva.

  • @antonicarl
    @antonicarl 6 місяців тому +3

    "Para abafar antecipadamente qualquer revolta, não se deve usar a violência. Métodos como os usados ​​por Hitler estão ultrapassados. Basta desenvolver um condicionamento coletivo tão poderoso que a própria ideia de revolta nem passará pela cabeça das pessoas. O ideal seria formatar os indivíduos desde o nascimento limitando as suas habilidades biológicas inatas...
    Então, continuaríamos o processo de condicionamento, reduzindo drasticamente a educação para trazê-la de volta a uma forma de integração no mundo do trabalho. Um indivíduo sem instrução tem apenas um horizonte limitado de pensamento, e quanto mais os seus pensamentos estiverem confinados a preocupações materiais medíocres, menos ele poderá rebelar-se.
    O acesso ao conhecimento deve ser cada vez mais difícil e elitista. O abismo entre as pessoas e a ciência deve ser ampliado. Todo o conteúdo subversivo deve ser removido das informações destinadas ao público em geral. Acima de tudo, a filosofia não deve existir. Uma vez mais, há que usar a persuasão e não a violência direta: transmitir-se-á maciçamente, através da televisão, entretenimento imbecil, lisonjeando sempre o emocional, o instintivo. Vamos ocupar as mentes com o que é fútil e lúdico. É bom ocupar a mente com conversa fiada e música incessante, para evitar que a mente se interrogue, pense, reflita.
    A sexualidade estará no topo dos interesses humanos. Como anestesia social, não há nada melhor.
    No geral, assegurar-nos em banir a importância da existência, transformar em escárnio tudo o que tem um valor elevado e manter um constante elogio à frivolidade; de modo que a euforia da publicidade, do consumo se tornem o padrão da felicidade humana e o modelo da liberdade.
    Deste modo, o condicionamento produzirá tal integração, que o único medo (que será necessário manter) será o de ser excluído do sistema e, portanto, de não poder mais ter acesso às condições materiais necessárias para a felicidade.
    O homem massificado, produzido dessa maneira, deve ser tratado como o que é: um bezerro, e deve ser vigiado de perto, como um rebanho deve ser. Tudo o que mitiga a sua lucidez é bom socialmente, e tudo o que pode despertá-la deve ser ridicularizado, sufocado e combatido. Qualquer doutrina que questione o sistema, primeiro, deve ser designada como subversiva e terrorista, e em seguida, aqueles que a apoiam devem ser tratados como tal."
    Filósofo e ensaísta alemão de origem judaica Günther Anders.

  • @carlosquendes5731
    @carlosquendes5731 4 місяці тому +1

    Débora, você me inspira a ser mais inteligente.💙

  • @cassio1712
    @cassio1712 6 місяців тому +3

    Só verdades