Documentos psicológicos para a justiça: dúvidas!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 1 сер 2024
  • Neste programa respondemos dúvidas de duas sobre a elaboração de documentos psicológicos para demandas judiciais e de garantia de direitos.
    Relatório psicológicos, laudo, atestado ou parecer. Qual documento elaborar?

КОМЕНТАРІ • 15

  • @morenarr
    @morenarr Рік тому +6

    O termo não seria identidade de gênero ao invés de "ideologia de gênero"?

  • @michaellaeufrasio6266
    @michaellaeufrasio6266 Рік тому +1

    Adoro esse canal! Parabéns pelo conteúdo.

    •  Рік тому

      Eu que agradeço por nos acompanhar e dedicar um pouco do seu tempo ao nosso canal. Abraços!

  • @mkfurtado
    @mkfurtado 4 місяці тому

    Posso fazer um atestado grupal ou só individual?? Vou explicar hipoteticamente: houve uma situação em que o muro do vizinho caiu e quebrou o muro do meu condomínio e isso deixou todos abalados e etc...nesse caso eu precisaria fazer um atestado para a justiça de forma grupal ou individual??

    •  4 місяці тому

      Olá MkFurtado! Na realidade você pode até fazer uma avaliação psicológica de um grupo, que vivenciou uma condição ou emergência juntos. Mas, mesmo assim, a avaliação para atesto psicológico será individual. Pois, as pessoas são diferentes e, mesmo vivenciando a mesma ocorrência, vão lidar e reagir de formas diferentes. Inclusive haverá aqueles que a situação trará uma grande desestruturação psicológica e outros, do mesmo grupo, que lidarão de forma adaptada, com menos impactos psicológicos ao fato. Assim, podes aplicar instrumentos e testes de forma coletiva. Mas se precisará falar da condição de cada vítima do ocorrida. O atesto, e até melhor, o laudo psicológico, será individual. Ultima situação é você fazer uma avaliação da situaçaõ ocorrida em relação ao grupo. E fazer um laudo psicológico do grupo em geral, sem apresentar atestados psicológicos dos vizinhos individualmente, considerando o ocorrido e os impactos psicológicos para todos os moradores. Mas, não vejo que para este caso, seria viável. Espero ter ajudado. Abraços!

  • @pedrosette8740
    @pedrosette8740 3 місяці тому

    Boa tarde!
    Tenho uma dúvida!
    Uma paciente jovem, abaixo dos 25 anos, que já não se encontra em terapia comigo há mais de um ano me pediu um documento para tentar aposentadoria. Disse estar juntando todos os laudos e relatórios dos psiquiatras e psicólogos pelos quais passou ao longo da vida. Na época em que chegou ao meu consultório, já havia recebido o diagnóstico de Personalidade Borderline e sempre encontrou muita dificuldade em diversos campos, inclusive no profissional. Neste caso, por ela já não estar mais em tratamento comigo há tempo considerável, o documento que devo elaborar é o relatório psicológico, certo?
    OBS: Ela pediu que o documento tenha o maior número de informações possíveis

    •  3 місяці тому +1

      Ola, Pedro! Como você não acompanha mais o paciente, você não pode emitir um documento psicológicos sobre as condições atuais do paciente (um laudo ou atestado). O que você poderá fazer, e é direito do ex-paciente, é emitir ou entregar, se já estiver pronto, um relatório psicológico sobre o período que ele estava em acompanhamento, motivos, intervenções feitas, etc. Então, sim, você pode elaborar um relatório psicológico do período que em que prestou serviço para seu paciente. O mesmo poderá leva-lo como um documento de saúde para auxiliar no pedido do benefício junto ao INSS. Espero ter ajudado. Continue acompanhando nossa programação. Abraços!

  • @luizluiz3511
    @luizluiz3511 2 роки тому +1

    Boa tarde.
    Gostaria de tirar uma duvida como funciona o atestado psicologico em ações que envolve afastamento de trabalho em caso de processos contra o inss ,o atestado psicologico do paciente e reconhecido como prova de incapacidade laboral ele mostra isso ou esse atestado não tem valor para reconhecer a incapacidade do paciente.
    Desde ja poderia tirar essa duvida.

    •  2 роки тому +1

      Luiz ele pode sim ser usado como prova do adoecimento. Mas recomendo não ser a única usada pelo trabalhador. Pois, como abordamos no vídeos, t instituições que ainda não reconhecem o atestado psicológico para estes fins. O INSS é deles. Afinal as políticas do órgão de saúde do órgão são feitas, principalmente, por profissionais da medicina.as cabe salientar queuitos peritos médicos do órgão consideram o atestado psicológico como mais uma prova de saúde do trabalhador. Espero ter ajudado.

    • @luizluiz3511
      @luizluiz3511 2 роки тому +1

      @ boa tarde,vc sabe se a algum entendimento na justiça federal sobre atestado ou laudo do psicologo dando afastamento do trabalho,vc sabe se ja é reconhecido na justiça federal?

    •  2 роки тому +1

      @@luizluiz3511 Sim,! Você consegue encontrar na internet decisões judiciais que reconhecem como provas as avaliações e perícias psicológicas. Na justiça do trabalho existem várias, mas não apenas nesta esfera judicial. Vale a pena pesquisar sobre, na internet. Abraços

    • @luizluiz3511
      @luizluiz3511 2 роки тому +1

      @ agradeço muito a sua gentigela,sou um que acha que o a atividade da psicologia tem nuito a acressentar no dia a dia e na vida das pessoas no neu intender vc são muito importantes,👏👏👏👏👏

  • @simonetavaresdasilvapereir5726
    @simonetavaresdasilvapereir5726 8 місяців тому +1

    A utilização do relatório para fins judiciais deve ser solicitado exclusivamente pelo juiz?

    •  8 місяців тому +2

      Na prática o cliente também pode solicitar um relatório do serviço psicológico com intuito de levr para uma demanda judicial. Mas o relatório clínico deve estar voltado para apresentar informaçõe sobre o atendimento psicológico prestado, e não responder demandas judicias (não é o papel do psicólogo e psicológa clínica). Abraços!

    • @AlineSantanaMuchiutti
      @AlineSantanaMuchiutti 2 місяці тому

      Atualmente não atendo clinicamente mais, desativei meu crp. Se um ex paciente me pedir algo pra esse intuito, ainda posso emitir?