Realmente a maior causa de acidentes na aviação geral é na base para final. O inclinômetro é muito importante nesta hora, para manter o vôo coordenado, sempre o pé da bola,para manter a curva perfeita. Muito bom video. Obrigado i
Paulo, com esta tua magnífica aula, eu entendi perfeitamente porque eu caí, diversas vezes em uma pista, com meu planador R/C, depois que troquei a asa dele por uma asa com um perfil de alto desempenho em maior velocidade ... Não era exatamente um vento de través, mas uma zona turbulenta por causa de árvores .... em uma outra pista mais descampada, nunca ocorreu... Eu percebi que o perfil da asa é extremamente crítico em algumas categorias de aeronaves e, no caso do aeromodelismo, quando se voa na asa, tudo conspira contra, nos modelos menores. Mais uma vez, os meus parabéns!!!
Verdadeira aula,para mim que estou mi animando fazer um curso de piloto desportivo
2 роки тому
Que bom que gostou ! Espero ter ajudado. Se quiser um pouco mais de incentivo, não deixe de assistir meu video sobre a "rotina" diária de um piloto aerodesportivo. ua-cam.com/video/eEfmUTMGUOg/v-deo.html
Eu tenho medo de voar, poucas vezes voei em vôos comerciais espero nunca mais precisar, acho que é isso que me atrai em ver seus vídeos muito legal adrenalina pura um abraço.
27 днів тому
Obrigado pela mensagem! Já assistiu o vídeo com 10 Dicas para Perder o Medo de Voar ?
Excwlente e esclarecedora aula, professor!!!! Muito obrigado!!!!! Vivi essa situação em algumas oportunidades no meu Zodiac fabricado pela Airfox, de meu amigo Beto, e, instintivamente, piquei o nariz do avião.
Parabéns Paulo. Um assunto que salva vidas. A derrapada na final é sempre fatídica. Confesso que assistindo ao vídeo fiquei com medo de você demonstrar a derrapada. Ufah!!!!
Parabéns pela didática, Cmtr Paulo. Vestir uma aeronave e sentir o efeito de cada comando, nem todos entendem. É o primeiro video que asisto do seu canal e fiz questão de me inscrever, gostei !
Lembrei do acidente de um king que teve em Jundiaí uma vez ele teve esse derrapada já na final e caiu tem esse vídeo no UA-cam
3 роки тому+2
Se não estou enganado, esse King estava com pane em um motor. Nesse caso é mesmo muito difícil evitar a derrapada. Já vi especialistas recomendarem jamais fazer uma curva com apenas o motor do lado de fora da curva em funcionamento. Possivelmente tb o acdt recente no Campo de Marte (a aeronave caiu chapada na Braz Leme) tb tenha tido uma causa semelhante, mas nesse caso após o piloto tentar arremeter.
3 роки тому+2
Acabei de rever o vídeo. Foi exatamente um estol provocado após uma curva derrapada. Impossível controlar !
Alguns tipos de aeromodelo sofrem os mesmo males, em intensidades diferentes, dependo da fidelidade de reporducao dos parametros de interacao com o ar (escala, carga alar, velocidade). Nosso amigo Reynolds não perdoa, rsss.
Boa noite, gosto muito da aviãcao nessa terceira explicação quando o vento bate de lateral com a aeronave na descida de cabeceira para pouso deixando a aeronave desalinhada o que fazer de mais seguro para colocá-la no chão com segurança gratidão
No seu modelo de studio o corpo do avião ✈️ faz sombra na asa, já a asa do seu Experimental o corpo não faria essa “sombra”, correto? Porém a lógica da física não se alteraria e possa assumir que o corpo no modelo de avião de studio somente realça o efeito, que se dará ambas as aeronaves, certo? Abraços e obrigado por compartilhar essa importantíssima aula!
3 роки тому+1
Isso mesmo ! A "sombra" da carenagem pode ser diferente dependendo do tipo de asa, do ângulo de ataque, da velocidade indicada etc, mas alguma influência sobre a asa que está para trás sempre existirá.
Excelente aula! Tive dificuldades de acompanhar a solução do problema. O que é picar? Caranguejar? O terceiro problema foi muito bem explicado e fiquei esperando a solução mas me deparei com termos como picar e caranguejar que não me permitiram visualizar a solução apresentada, se é que existe uma. Abraços!
3 роки тому+2
São termos aeronáuticos: Picar é empurrar o nariz do avião para baixo; Cabrar é o contrário. Caranguejar é "andar de lado" com o avião para compensar um vento de través. Não existe uma solução única. O piloto precisa avaliar qual a melhor manobra no momento e estar ciente dos riscos que ela envolve.
Parabéns Paulo, ótimo vídeo, muito explicativo. Observação... Quem acompanhou o vídeo até o final e viu nós últimos frames dois iis, Easter eggs!!! Achou comenta aí!
3 роки тому+1
Kkk... não foi intencional, mas gostei da ideia do Easter Egg...
Novo inscrito por aqui, cmte. Que aula! Execelente conteúdo. Então, na glissada frontal devemos pôr a "asa para o vento", isto é, vento da direita ,manche para direita e pedal (suficiente) pra esquerda e vice versa ?
Paulo cefas, fantástico sua demonstração....Eu estava fazendo o PPA, essas Manobras eram minhas próximas missão. Infelizmente entrou a Pandemia atrasou meu cronograma.
3 роки тому
Espero ter esclarecido melhor as manobras e os riscos envolvidos. Eu gostaria de ter tido essas explicações antes de começar a voar...rs. Logo estarás de volta ao ar ! Bons voos !
Professor Na Glissada lateral vc rolou um pouco para o lado que viria o vento de travez, e em seguida leme para o lado oposto mantendo a proa da pista certo? Qual e pq a diferença nas aeronaves comerciais que dao leme para o lado do vento, vem caranguejando com o nariz pro lado do vento. Grato!!!
3 роки тому
Na caranguejada usa-se somente o leme para compensar o vento de traves. O efeito é o mesmo da glissada lateral. Infelizmente nunca pilotei um grande jato comercial e não posso falar por experiência própria, mas tenho vários amigos pilotos de linha aérea que dizem que em linha aérea não se usa leme para compensar uma curva. Existem diferenças significativas na pilotagem dependendo do tamanho e performance. Mas a caranguejada é igual pra todo mundo.
@ oh meu querido por favor agradeço, oq seria mais eficas contra vento de travez, a caranguejada com nariz pro vento ou a glissada lateral como mostra nesse video?
3 роки тому+1
@@brunotomasellolopesbaptist2873 Tanto faz. É uma questão de preferência.
Qual a diferença, em cavalos de força, entre o Rotax de 100 hp e este teu motor? Ele já está com injeção eletrônica? Tive durante um bom tempo um Ventura com o motor Rotax de 100. Também fiz instrução em uma aeronave igual a tua, mas era movida por um Rotax de 100hp, acha pouco para. O Conquest. Abs.
3 роки тому
@@antonioadolpho9078 O Jabiru 6 cilindros tem 120HP e um carburador.
Realmente a maior causa de acidentes na aviação geral é na base para final.
O inclinômetro é muito importante nesta hora, para manter o vôo coordenado, sempre o pé da bola,para manter a curva perfeita. Muito bom video. Obrigado
i
Paulo, com esta tua magnífica aula, eu entendi perfeitamente porque eu caí, diversas vezes em uma pista, com meu planador R/C, depois que troquei a asa dele por uma asa com um perfil de alto desempenho em maior velocidade ... Não era exatamente um vento de través, mas uma zona turbulenta por causa de árvores .... em uma outra pista mais descampada, nunca ocorreu...
Eu percebi que o perfil da asa é extremamente crítico em algumas categorias de aeronaves e, no caso do aeromodelismo, quando se voa na asa, tudo conspira contra, nos modelos menores.
Mais uma vez, os meus parabéns!!!
Verdadeira aula,para mim que estou mi animando fazer um curso de piloto desportivo
Que bom que gostou ! Espero ter ajudado. Se quiser um pouco mais de incentivo, não deixe de assistir meu video sobre a "rotina" diária de um piloto aerodesportivo.
ua-cam.com/video/eEfmUTMGUOg/v-deo.html
Eu tenho medo de voar, poucas vezes voei em vôos comerciais espero nunca mais precisar, acho que é isso que me atrai em ver seus vídeos muito legal adrenalina pura um abraço.
Obrigado pela mensagem! Já assistiu o vídeo com 10 Dicas para Perder o Medo de Voar ?
Excelente! Mas, lembrando que se a aproximação não estiver estabilizada a melhor atitude é a arremetida.
sempre !
Excwlente e esclarecedora aula, professor!!!! Muito obrigado!!!!! Vivi essa situação em algumas oportunidades no meu Zodiac fabricado pela Airfox, de meu amigo Beto, e, instintivamente, piquei o nariz do avião.
parabéns comando show muito topp 👏👏👏👏
Valeu obrigado
Ótimo vídeo, mais desses!
Excelente aula, Comandante! Provavelmente pode ter sido a Derrapada na final o que aconteceu hoje com o voo da Yeti Airlines no Nepal. Triste!
outra aula incrível, parabéns
Muito obrigado ! Se possível torne-se MEMBRO do Canal. Assim vc me ajuda a produzir conteúdo de qualidade sobre aviacao.
Muito instrutivo, realmente temos q conhecer as manobras, pq em baixa altitude, algumas manobras podem ser perigosas!
Ensinar é, sem dúvida, uma das melhores formas de aprender. Grato, Comando.
Espetacular!!!! Muito bommm!! Nota 10, Paulo!!!!
Obrigado
cara que canal legal como eu demorei tanto pra emcomtrar
Se gostou me ajude a divulgar para seus amigos. São comentários assim que me incentivam a produzir cada vez mais conteúdo sobre aviacao. Obrigado.
@ com certeza. Ja enviei para varios amigos. Esse tipo de conteudo alem de muito bom podr salvar vidas. Por nada!!! E um prazer assisitir seus videos
Parabéns pelo vídeo, muito bom e didático
Ótimo vídeo! Muito obrigado por compartilhar.
COMANDANTE Paulo vídeo TOP dmss
Parabéns Paulo. Um assunto que salva vidas. A derrapada na final é sempre fatídica.
Confesso que assistindo ao vídeo fiquei com medo de você demonstrar a derrapada.
Ufah!!!!
Parabéns pela didática, Cmtr Paulo. Vestir uma aeronave e sentir o efeito de cada comando, nem todos entendem.
É o primeiro video que asisto do seu canal e fiz questão de me inscrever, gostei !
Obrigado !
No CAP não se usa aileron só leme, e agora a baixa altura não devo usar leme? Tô confuso!
Muito bom, bem didático. Esse vídeo deveria ser utilizado na formação de novos pilotos.
Catrapo? Onde?
Cmt você é fera este canal vai decolar rápido com este conteúdo
Muito obrigado ! Estou com várias ideias para novos vídeos. Quando estiver me sentindo melhor vou voltar a voar e gravar com mais frequência.
Lembrei do acidente de um king que teve em Jundiaí uma vez ele teve esse derrapada já na final e caiu tem esse vídeo no UA-cam
Se não estou enganado, esse King estava com pane em um motor. Nesse caso é mesmo muito difícil evitar a derrapada. Já vi especialistas recomendarem jamais fazer uma curva com apenas o motor do lado de fora da curva em funcionamento. Possivelmente tb o acdt recente no Campo de Marte (a aeronave caiu chapada na Braz Leme) tb tenha tido uma causa semelhante, mas nesse caso após o piloto tentar arremeter.
Acabei de rever o vídeo. Foi exatamente um estol provocado após uma curva derrapada. Impossível controlar !
@ sim eu lembro que a asa dele derrapou ele virou e foi pro chão
Parabéns Comdte, excelente explicação, belíssima aeronave, aprendi a voar com ela.
Show, parabéns
Uma aula! 👏👏👏
Alguns tipos de aeromodelo sofrem os mesmo males, em intensidades diferentes, dependo da fidelidade de reporducao dos parametros de interacao com o ar (escala, carga alar, velocidade). Nosso amigo Reynolds não perdoa, rsss.
Boa noite, gosto muito da aviãcao nessa terceira explicação quando o vento bate de lateral com a aeronave na descida de cabeceira para pouso deixando a aeronave desalinhada o que fazer de mais seguro para colocá-la no chão com segurança gratidão
Muito bom Cmdo... Obrigado pelas experiências repassadas....
Comandante, será que não foi isso que ocorreu com aquele avião da Cosan? Só que nese caso foi no "take off".
Em respeito as vitimas, eu não comento acidentes antes do relatório do CENIPA.
No seu modelo de studio o corpo do avião ✈️ faz sombra na asa, já a asa do seu Experimental o corpo não faria essa “sombra”, correto? Porém a lógica da física não se alteraria e possa assumir que o corpo no modelo de avião de studio somente realça o efeito, que se dará ambas as aeronaves, certo? Abraços e obrigado por compartilhar essa importantíssima aula!
Isso mesmo ! A "sombra" da carenagem pode ser diferente dependendo do tipo de asa, do ângulo de ataque, da velocidade indicada etc, mas alguma influência sobre a asa que está para trás sempre existirá.
Grato! Aula para se assistir diversas vezes. Muitos conceitos de segurança!! Top!
Mais um inscrito
Excelente aula! Tive dificuldades de acompanhar a solução do problema. O que é picar? Caranguejar? O terceiro problema foi muito bem explicado e fiquei esperando a solução mas me deparei com termos como picar e caranguejar que não me permitiram visualizar a solução apresentada, se é que existe uma. Abraços!
São termos aeronáuticos: Picar é empurrar o nariz do avião para baixo; Cabrar é o contrário. Caranguejar é "andar de lado" com o avião para compensar um vento de través. Não existe uma solução única. O piloto precisa avaliar qual a melhor manobra no momento e estar ciente dos riscos que ela envolve.
Boa explicação mesmo, mas fiquei pensando como seriam as soluções para sair de uma derrapada
Top cmte
Parabéns Paulo, ótimo vídeo, muito explicativo. Observação... Quem acompanhou o vídeo até o final e viu nós últimos frames dois iis, Easter eggs!!! Achou comenta aí!
Kkk... não foi intencional, mas gostei da ideia do Easter Egg...
Novo inscrito por aqui, cmte.
Que aula! Execelente conteúdo.
Então, na glissada frontal devemos pôr a "asa para o vento", isto é, vento da direita ,manche para direita e pedal (suficiente) pra esquerda e vice versa ?
isso
Paulo cefas, fantástico sua demonstração....Eu estava fazendo o PPA, essas Manobras eram minhas próximas missão. Infelizmente entrou a Pandemia atrasou meu cronograma.
Espero ter esclarecido melhor as manobras e os riscos envolvidos. Eu gostaria de ter tido essas explicações antes de começar a voar...rs. Logo estarás de volta ao ar ! Bons voos !
Fantástico!🙏🏻
Professor
Na Glissada lateral vc rolou um pouco para o lado que viria o vento de travez, e em seguida leme para o lado oposto mantendo a proa da pista certo?
Qual e pq a diferença nas aeronaves comerciais que dao leme para o lado do vento, vem caranguejando com o nariz pro lado do vento.
Grato!!!
Na caranguejada usa-se somente o leme para compensar o vento de traves. O efeito é o mesmo da glissada lateral. Infelizmente nunca pilotei um grande jato comercial e não posso falar por experiência própria, mas tenho vários amigos pilotos de linha aérea que dizem que em linha aérea não se usa leme para compensar uma curva. Existem diferenças significativas na pilotagem dependendo do tamanho e performance. Mas a caranguejada é igual pra todo mundo.
@ mas ai ele fica de nariz pro vento eh isso neh?
@@brunotomasellolopesbaptist2873 Isso. Vou procurar um vídeo meu mostrando a caranguejada.
@ oh meu querido por favor agradeço, oq seria mais eficas contra vento de travez, a caranguejada com nariz pro vento ou a glissada lateral como mostra nesse video?
@@brunotomasellolopesbaptist2873 Tanto faz. É uma questão de preferência.
Cmt, e se o avião já se encontra em derrapada, qual melhor atitude a tomar (ou não há)? Parabéns pelo vídeo!
Eliminar a derrapagem com o leme.
Opa, boa tarde. Por gentileza, qual o modelo e marca de tua aeronave? Abs. Antonio Adolpho
É um Inpaer Conquest 180 equipado com motor Jabiru 6 cilindros.
Qual a diferença, em cavalos de força, entre o Rotax de 100 hp e este teu motor? Ele já está com injeção eletrônica? Tive durante um bom tempo um Ventura com o motor Rotax de 100. Também fiz instrução em uma aeronave igual a tua, mas era movida por um Rotax de 100hp, acha pouco para. O Conquest. Abs.
@@antonioadolpho9078 O Jabiru 6 cilindros tem 120HP e um carburador.
excelente vídeo, o senhor é inva?
Obrigado. Não sou INVA.
@ muito bem explicado os procedimentos seria um bom instrutor
@@valterp528 Muito obrigado. Quem sabe um dia...