Para os que dizem “devolvam o nosso ouro” Nos Portugueses respondemos “devolvam o Brasil e nos devolvemos o ouro” 😂😂😂abraço desde Portugal Vamos ser sempre Irmãos e unidos 🇵🇹❤️🇧🇷
O ouro que saiu daquí foi no período em que Brasil era uma extensão da Monarquia Portuguesa, ao meu ver é uma reclamação sem sentido, do mesmo jeito que não teria sentido Portugal reclamar o Brasil para sí.
@@eli9223 E índio? Aquilo era território a mais para os índios mas nós Portugueses já não temos nada a ver com isso E só ir a Brasília e dizer ao Lula e PT que o Brasil e dos índios para devolverem E quem não é índio deve ir embora
Excelentes argumentos professor. Sou suspeito para falar, mas se você pensar logicamente foi muito melhor e se você é católico, é muito mais coerente para um católico defender a união com o que foi, se não o maior, um dos maiores reinos católicos. Agora se você é liberal e defende Bonifácio como "founding father do Brasil" daí fica mais fácil entender a separação. Salve Maria.
Se foi um erro ou acerto depende mas seria inevitável,mais cedo ou mais tarde iria acontecer,menos mal nao foi necessário uma guerra de independência para isso igual em varios outros lugares
Ótima avaliação. Não diminuo D. Pedro I e II, que são 10 vezes melhores que os presidentes que tivemos, mas sem dúvida, política e espiritualmente (o mais importante), foram uma queda em relação à Dona Maria I e Dom João VI. A independência deu as costas à cristandade e formou um projeto liberal maçônico. Mas, já que ocorreu, e não podemos voltar, que relembremos nossos primeiros imperadores, com as virtudes e falhas que tinham, até porque depois deles piorou muito.
Concordo sem dúvida na minha opinião a revolução francesa a russa comunista e ideias progressistas hipocritas tem sido o cancro do mundo cristão ocidental Como Português sempre me surpreendeu e entristecia a maneira como o Brasil abordava a sua própria história Basta olhar onde era o Tratado de Tordesilhas e onde acabou o Brasil Nunca dando crédito aos Jesuítas Bandeirantes imperadores e os exércitos Luso Brasileiros que tiveram que lutar contra Espanhóis Franceses e Holandeses p que o Brasil do nada virasse o quinto maior país do mundo Graças a Deus com o contributo de jovens talentosos Brasileiros a verdade está a vir ao de cima❤️🇧🇷🇵🇹
Sobre o ouro do Brasil no livro História da Civilização Brasileira do Tito Lívio Ferreira é mostrado quanto Portugal arrecadava em ouro e quanto gastava em administração e se gastava mais só em minas do que toda a arrecadação de ouro, tudo que se arrecadava aqui não se cobria os gatos administrativos de todo o Brasil mesmo quando aumentaram o imposto do ouro.
Mas e as afirmações da inundação de ouro no mercado, causando inflação? E se não se as minas não se pagavam, não foi foi utilizado para financiar expedições à China?
@@samwraisobre essa inundação de ouro, só vi fala dela na Europa, e não vinha do Brasil, mas de colônias espanholas. É dessa inflação europeia que vc está falando?
Ninguém fala do embate entre o Jesuíta Gabriel Malagrida com o Marquês de Pombal episódio sórdido que custou a vida de Malagrida um herói que viveu no Brasil por mais de 20 anos
@@joaov.m.oliveira9903 O que é valor académico? Porque é que o prof. Marcelo Andrade não tem valor académico? Será porque não segue a mesma linha que outros historiadores seguem? E este, o professor Aurélio Shommer, também não tem valor académico? ua-cam.com/video/2oTRxT7CiPU/v-deo.html
@@VictorPMarcos Você faz muita pergunta boba. Começando pelo começo: 1) O valor acadêmico de uma obra se mede pelo grau de apreciação por pares de significativa expertise. Essa expertise será no ramo de que a obra, e o autor, tratam, sempre, não no ramo nenhum de palpiteiros e youtubeiros que só concordam com o autor por ser ou ignorantes como ele ou por partilhar a mesma ideologia. Isto precisa ser bem enfatizado! UA-camr militante ≠ cientista. E cientista ≠ fanático de uma versão específica de eventos que lhe causa mais conforto. Todos vocês portugueses, que vêm aqui gritar bravo a esse sujeito estão mais para este último tipo.
2) Se todo o problema desse Andrade se resumisse à sua "linha" de interpretação contradizer outros historiadores, nem por isso ele estaria proibido de ir a fundo em suas pesquisas para orientar sua versão dos fatos. Ele pode contraditar qualquer opinião acadêmica majoritária, defendendo-a com base em documentos e recebendo a orientação de um doutor de renome apto nessa área de pesquisa; o problema é que não há “linha” nenhuma aqui, não se trata de um acadêmico no assunto, é apenas um “fan” de Portugal ou da “lusitanidade” como queira. Termo brega e mongo que não serve pra nada que preste.
1. Os portugueses queriam dar autonomia ao Brasil? 2. O Pedro I tinha força militar segura para invadir Portugal e desfazer o movimento das cortes? 3. O sentimento nacional que se desenvolveu no Brasil, sobretudo depois da Era Pombalina, não poderia ser um problema para a integridade territorial de todo o Brasil? O Giuliano foi objetivamente prático e realista analisando todos os elementos e circunstâncias.
Não quero nem tomar partido por enquanto, preciso estudar mais, porém me enche de esperança ver o brasileiro envolvido nesses temas, e espero, que um dia o Brasil ainda se torne um império católico, exportando não somente seus produtos, mas exercendo sua vocação espiritual, e ao ver professores e também pessoas simples falando sobre isso.. sinaliza essa aurora que brilha ainda tímida.
@@treinador_nieto.1852 Pode ser católico sim! vocês tem é que parar de brigar por vaidades pessoais. Eu não sou católico, mas compreendo que uma civilização sádia deve ser balizada por uma moral e virtudes objetivas.
Achei interessante que tenha havido um movimento em Portugal que visava unir-nos novamente. Infelizmente é muito popular na cabeça das pessoas aquela visão lamentável de que nós fomos simplesmente roubados.Quando alguém repete essa papagaiada da exploração, pensa que encontrou a justificativa do estado deplorável do Brasil nos dias de hoje, como se isso fosse um posicionamento inteligente. Fora com o balido do Ipiranga, porque quem solta balidos pertence à confraria dos bodes, como pertenceu Pedro I .
Excelente, professor. No debate, quando foi perguntado se o Liberalismo era bom ou não (e não houve resposta) ficou tudo claro. Foi como jogar sal em uma lesma.
Professor, bom argumento de comparação sobre a independência do Brasil e o Estado Paraná. Espero poder em breve estudar com o senhor. Não me vejo num curso superior sem antes beber do teu conhecimento. Obg pelas aulas gratuitas.
Excelente análise professor. Um alcance dos verdadeiros fatos históricos em sua visão abrangente sobre Portugal e Brasil. Foi uma grande oportunidade conhecer seu canal que passo a subscrever a partir de hoje.
Parece mentira mas é verdade. Sou um ex. Combatente da guerra colonial Portuguesa em África. Um dia mais cedo ou mais tarde as colónias Portuguesas em África teriam de se tornar independentes. Hoje convivo com muitos Africanos , nomeadamente de Moçambique, Angola e Guiné e o que oiço é que grande parte deles preferia viver sob a bandeira Portuguesa, já lhes perguntei se seria por porventura usufruírem da União Europeia e a resposta é simplesmente esta : Os Portugueses tratavam-nos melhor que os nossos governantes.
Eu vi a live do Guilherme Freire e concordei com ele. Já agora, proponho-lhe que faça uma live sobre o porquê de todas as Monarquias Católicas terem sido destruídas e todas as Monarquias de países protestantes se mantêm até hoje. O caso da Espanha, de uma Monarquia que também se mantém, é ligeiramente diferente e deve-se ao General Franco. Mas hoje é uma Monarquia sem princípios e em decadência!
O prof. Loryel Rocha aborda que a maçonaria atacou as monarquias católicas... Talvez caso se tornassem mais liberais, fosse um pré-requisito para continuarem a existir...
Boa tarde! Interessante seu canal, senhor Marcelo. Eu acompanho o trabalho do Guilherme Freire e o Thomas Giuliano, mas tendo para o Guilherme. Guilherme Freire em outro vídeo falou sobre Dom Miguel. O senhor pode me indicar um livro, ou um vídeo sobre Dom Miguel, explicando sobre pq Dom Miguel estava certo e Dom Pedro l , errado. Obrigado!
Que aula de história bem definida, Professor Marcelo Andrade. Concordo, se o Brasil estivesse continuado junto, unido à Portugal seria um país pilar do Catolicismo e como bem o senhor explicou no seu livro (1822 A Separação do Brasil), o Brasil poderia ter participado da "partilha da África". Lamentável. Salve Maria Santíssima. Viva Cristo Rei.
@@renatoaguiar4878Liberalismo, vcs usam essa palavra pra tudo. É como se: O Corinthians perdeu, o liberalismo não presta. Velho, vocês lêem antes de criticar? Não parece.
Prezados amigos, o professor Thomas Giuliano é um gigante da literatura e história do Brasil. Fica-se evidente que se pode dizer de um grande intelectual Brasileiro vivo, uma grande personalidade e inclusive merecedor de ter mais alunos. Sou aluno do Morro do livramento dele e é paulera. Boa sorte a quem quiser apanhar para aprender. Abraços
Na hora que ele ficou falando de um livro que ele pegou na biblioteca mística que ele e falou do livro se referindo aos "alunos" (o público da live) n ao Guilherme eu broxei total
Eu gostaria que não tivesse havido a independência. Portugal trouxe tudo de bom para cá: arquitetura, fé, artes, ensino, bravura, história, educação, ciência, filosofia e cultura de comércio. Ou seja, a base para uma sociedade próspera. E o Brasil é tão trabalhador, que apesar de estarmos rodeados por saqueadores republicanos engravatados, bandidos estacionários, maçons, iluministas, sanguessugas, nós ainda progredimos.
20 minutos que explicam pq a caterva dominante quer regular a internet a todo custo! Uma aula dessas jamais chegaria a essa quantidade de pessoas antes da internet, continuaremos “Dumb and happy”
Prof. Marcelo, eu sou um Freyreano e, portanto, diante a complexidade do brasileiro (antagônico em sua construção ) ao português, penso que a independência ers inevitável, sobretudo, pelo ciumes da elite portuguesa diante a paixão de D. João VI e seu filho por nossas terras. Aliado a isso, tinha um conflito interno na família. Carlota Joaquina não tinha apreço pelo Brasil. Me parece que sempre fora inevitável a independência.
Nunca percebi a questão do ouro. A Coroa só cobrava o quinto em imposto, 20%. Desse, parte era usado no Brasil para construir estradas, tribunais, manter a marinha a proteger os portos, etc etc ou seja, só uma parte pequena vinha para a Europa. A maioria ficava no Brasil / era gasto no Brasil. Ser a isso juntarmos que o Brasil extrai do seu solo, de 8 em 8 anos, tanto ouro como em todo o período colonial. Arriscaria a dizer que anualmente extrai tanto quanto o que veio para a Europa em todo o período colonial. Ou seja, se o Brasil todos os anos tem tanto outro como que veio para a Europa... qual é a diferença de terem o ouro "de volta"? E só uma gota a mais num oceano de ouro brasileiro.
A maior parte dessa conversa do "devolve nosso ouro" vem de brasileiros muito ignorantes que não sabem nada mas pensam que sabem tudo. E depois aquela forma muito tipicamente brasileira de zoar com tudo, mesmo com as coisas mais sérias. O que nos vale é que os portugueses levam de boa...
Os pais geram e criam seus filhos, depois de adultos eles querem independência, essa a lei natural das coisas. O Brasil fez certíssimo em buscar sua independência de Portugal.
@@thalesbernardomendes8949 Dom pedro II era maçôm, a família Bragança é maçôm até hoje , veja o Dom Felipe Luiz de Bragança é maçôm, a grande maioria das monarquias atuais são da maçonaria.
@@adrianoribeiro854 Em princípio, Leão XII era contra as emancipações na América Latina, devido a sua influência liberal e maçônica. Mas, para o caso brasileiro, o tratamento era diferente, já que o principal interessado era uma Monarquia vinculada a Portugal o que levou o Brasil a ser reconhecido politicamente pelos membros da Santa Aliança, pois como monarquia chefiada por um membro da Casa de Bragança atendia ao princípio europeu de legitimidade. Outro fator que ajudou o reconhecimento da Independência pelo Papa foi o fechamento das lojas maçônicas do Brasil por Dom Pedro I em 1822. Fonte: Church and Parliament in Brazil During the First Empire, 1823-1831. Dom Pedro II, ao contrário do que dizem alguns, não era maçom e não frequentava suas lojas, - como bem ressalta Lídia Besouchet, a personalidade do monarca era mesmo refratária àquele espírito alegórico e esotérico tão característico da maçonaria -, nem tampouco foi anti-católico, não sendo, portanto, razoável a compreensão de que o Imperador se mantivera intransigente quanto ao combate aos bispos por essas razões. Mas não foi esse o entendimento de muitos, dada a gravidade da Questão. "Eu sou católico, e quero que meu governo o seja, mas a liberdade de pensamento não deixa lugar para nenhuma repressão oficial". E em tréplica ao Bispo, que afirmou estarem sendo os clérigos oprimidos, afirmou: "Os senhores têm a palavra, têm a discussão. Defendam-se, que hão de ter vitória. A verdade e a justiça sempre serão vitoriosas.", recomendando ainda que optassem os bispos pela discussão: "Use da palavra; a verdade é imortal e sempre triunfa". Já no exílio, em 1890, escreve notas afirmando que "sempre fui católico convencido, mas sustentador dos direitos do Estado, não negando, aliás os da Igreja, mesmo na opinião dos canonistas mais conceituados. Não há direito contra direito, e só este que se mantém pelo respeito recíproco." Fonte: CALMON, Pedro. História de Dom Pedro II. Op. cit., v. III, p. 1008, 1056.
A modernidade ( com seus demónios) minou as élites portuguesas , de todas as áreas sociais! Da renascensa, iluminismo , que culminou com a entrega de tudo aos banqueiros do costume, desde o início, patrocinaram tudo!! Ainda agora o faxem com mais força!!! Mas,nos últimos tempos tudo se pode saber , se quiser-mos!! Vocês são maravilhosos! Têm-me ajudado bastante!! Obrigado , desde Noroega.
Seria possível vc lançar uma série sobre a história do liberalismo até os nossos dias, seus expoentes, seus operários, e a Igreja nesse contexto, e suas influências na arte, na política, na filosofia, no direito, na narrativa histórica, na cosmovisão que o mundo possui hoje? Isso nos esclareceria muita coisa, pois muitos pensam que ser contra o comunismo, socialismo ou outras vertentes é ser liberal, quando na realidade um influenciou e muito o outro.
as pessoas falam como se as caravelas fossem embora levando todo o ouro brasileiro embora, havia exploração e cobrança de impostos, inclusive muito menores que os impostos de hoje...
Não haveria problema nenhum em pertencemos a Portigal mesmo sem ligação geográfica. O Alasca é um estado Americano e não tem ligação por terra com os EUA. Porto Rico em 2012, 60% da população respondeu positivamente à possibilidade de ser o 51° estado americano, mesmo não tendo ligação geográfica. Então, apesar do atlântico nos dividindo geograficamente, podíamos pertencer a Portugal. A geografia não representaria um problema.
@@lfsm9380e se tivesse apenas que pertencer, que seja. Qual é a diferença? Nunca tivemos um liberalismo, então se é pra obedecer a uma elite, se é pra ser servo do Estado, que seja um Estado ligado as minhas raízes, um Estado que não meteu o Loko querendo fazer eugenia no meu povo, um Estado que focou em nos educar da mesma forma que todos seus cidadãos, um Estado que não odeia meus avós, todos eles, negros, indigenas, e portugueses, sou mil vezes ser província de Portugal a ser uma nação que tem nojo das pessoas que derramaram sangue para construi-la.
Tendo a Inglaterra perdido os EUA. Não teria ela incentivando todos os outros países do continente a se tornarem independentes pois se Espanha e Portugal controlasse a américa, ela jamais seria o império hegemônico.
Independente se foi bom ou ruim, a independência era questão de tempo. Se Dom Pedro I não tivesse "intervido" naquele momento, era questão de tempo que, pouco a pouco, cada província declarasse independencia, assim como nos países hispanohablantes circunvizinhos. E, do ponto de vista católico, seria pior porque seriam repúblicas laicistas com ideais iluministas.
Portugal alem de ter praticado o mauor trafuco negreiro das Americas, ele ainda foi um dos que menos desenvolveram suas colonias. As guerras de Angola e Moçambique foram brutais.
Mentira, historiador inglês David blackbourn referiu que Portugal foi o país europeu que mais investiu nas suas colónias e que se tivesse investido no próprio país seria um dos países mais ricos do mundo. Portugal deixava 80% das riquezas no Brasil. Portugal deixou o Brasil quinta potência da época e muito mais rico e desenvolvido que os EUA.
Escravidão era endêmica na África antes dos portugueses se quer saberem o que é África, os próprios Reis africanos vendiam os seu povo e os portugueses foram escravizados por mussulmanos do norte da África e pelos otomanos, os próprios africanos caçavam o seu próprio povo e os vendiam para os portugueses e até hoje a África é o continente com muita escravidão praticada pelos líderes africanos e lobistas, Portugal não desenvolveu colônia? Nem se quer uma colônia foi o Brasil chegamos à ser um reino Unido à portugal a única nação que fez isso foi portugal nenhum outro lugar no mundo foi elevado ao status de vice reino e posteriormente reino unido à uma nação europeia tínhamos a mesma constituição e nunca fomos uma colônia 80% de todo ouro descoberto ficava com o Brasil os portugueses fundaram cidades universidades hospitais estabeleceram as santas casas de caridade instituições creches orfanatos escolas 70% de toda a educação brasileira era instituída pelos portugueses os portugueses e espanhóis eram os únicos que se miscigenavam com a população local ao contrário das outras nações que faziam grandes massacres apartheids etc, e hoje só somos um país graças a portugal pois os índios eram tribais e não tinham a ideia de um estado nação.
A Ideia de ter se mantido junto de Portugal me soa tão estranha, somos diferentes e temos outro caminho, outra história, outro futuro, outras ambições ou crescemos e marchamos sozinhos ou ficamos conformados com a casa do papai para sempre!
Não somos tão diferentes praticamente fomos o mesmo país por mais de 3 séculos tínhamos a mesma constituição a mesma língua praticamente quase todas as principais cidades foram fundadas pelos tugas ou luso-brasileiros, entendo sua visão e respeito sua opinião nesta questão sou imparcial
Que grande achado o seu canal, professor! Finalmente, um canal de um verdadeiro Católico! Não aguentava mais tanta exaltação de José Bonifácio, e o mais triste, por católicos. Professor, poderia falar sobre os Templários? Há muitos boatos de que eles seriam os "precursores" dos maçons.
Bom dia, Marcelo. Apesar de contra o liberalismo, o senhor alegou apenas desvantagens econômicas da independência. Eu gostaria de ouvir outras desvantagens que o senhor julga pertinentes que estejam além do âmbito de exportações e importações. Cnheço pouco seu trabalho então peço desculpas caso tenha me fugido algum conteúdo mais completo se sua argumentação. Deus o abençoe.
Se as cortes portuguesas quisessem manter o Reino Unido... Mas queriam voltar a ser apenas o Reino de Portugal e seus territórios de além mar. As Cortes de Portugal não tiveram a sabedoria necessária para manter todos unidos.
Sem duvida. A capital nunca deveria ter voltado pra lisboa e sim ficado o rio de janeiro. Era o q fazia mais sentido inclusive. Um erro historico gigantesco
@@GuilhermetnbCoroa A Capital até poderia ser Móvel. E não só nesses dois territórios, mas tb nós outros de além, além mar. Mas sempre com. O ideal de Reino Unido
D. João e D.leopoldina tabem foram favoráveis a separação, a Europa tava um caos com as ideias da revolução francesa, se não fosse a independência o Brasil teria se dividido em várias republiquetas.
Por um ponto de vista Cristão,sabemos que seria melhor,mais temos que ser realistas,com a revolução Francesa,naquele período com o plano que tinham,nosso destinos seria terrível de qualquer forma,pô lado de sociedade secreta,sabemos que os caras do compasso,iam fazer um derramamento de sangue,com seu time de vermelhinhos,se Cristo nosso Senhor,permitiu que este fosse nosso destino, só entenderemos no grande dia, mais tenho certeza de algo,nossas raízes cristãs,fundadas pela igreja católica,iam ser perseguidas,pela revolução que acontecia na Europa,quem não era aliado,do catolicismo de esquerda,sofreriam as consequências,hora ou outra,o que tiro de bom de nossa história é,nosso Deus criador tem amor por nossa nação,fomos fundados em Cristo,e isto é algo muito forte,está nas raízes,os filhos das trevas,bagunçaram nossa história,mais não mudarão,o propósito de Deus nisto tudo
Interessante ponto de vista. E agradeço a indicação de seu nome para seguir, pois amo História, e prefiro seguir alguém educado e com pensamento próximo ao meu, do que um historiador arrogante e grosseiro...Acredito que saiba de quem estou falando. Abraços!!
eu achei tudo muito estranho. o Thomas me parece uma pessoa muito entendida em história do Brasil. Acho, no entanto, que ele se perdeu no personagem. Eu acompanhei não só essa como também as outras cutucadas que ele deu em outras pessoas antes do Guilherme procurando um debate sobre a história do Brasil. uma escritora foi cordial, mas não debateu; o peninha só o bloqueou. eu tava empolgado pra ver um debate e tals. mas ai chega o momento com o guilherme, que de longe deu pra ver q parecia mais birra com o cara do que qualquer outra coisa. eu nem acompanhava o guilherme no insta na época. fui lá assistir ao debate pra ver se saía algo legal, mas o Thomas começou petulante e terminou igual. senti que parecia mais uma maneira torpe de fazer marketing do curso que ele tava pra lançar do que uma intenção honesta de debater, e isso era me deixou decepcionado. expus isso no fim do debate nos comentários. final da história: tomei block do Thomas, oq me fez concordar mais ainda com minha narrativa de tudo.
Vc sabe oq ele falou sobre o Guilherme nos stories dele? Vi o debate depois e perdi. Parece q ele falou coisas relacionado à Polônia e a filipinas, algo bem tosco. Fiquei curioso na época.
Quando o Rio de Janeiro chegou a ser capital do Império, ainda acha que o Brasil era considerado colónia? Vossa história está cheia de falsas narrativas, porque o objetivo da vossa história é denegrir Portugal para que nunca houvesse uma aproximação, e 200 anos passados nenhum governo ainda não teve a coragem de repor a verdade histórica. Afinal se o fizessem como é que iriam explicar ao povo que andam a mentir há 200 anos?
A unica nacao Europeia cujas colonias se tornaram paises de primeiro mundo foi a Inglaterra. Esse fato deveria entrar no calculo de alguma maneira, inclusive acredito que as analises pela otica economica sejam as mais completas, por exemplo os trabalhos do economista Norte Americano Thomas Sowell que inclusive analisou duzias de casos parecidos relacionados a colonizacao.
África do Sul foi colonia da Inglaterra e é um país pobre e violento. Canadá e Austrália se você ver os dados demográficos da origem étnica da população você verá que eles são bem diferentes.
@@CARLOSMAGNO-ht9oo Canadá e Austrália dividem a riqueza por relativamente poucos habitantes por exemplo a Austrãlia divide por 26 milhões enquanto que o Brasil divide a riqueza por 210 milhões...
Nem existia Brasil antes de Portugal, apenas um território. Se vc fosse um índio iria qrer mto um espelho pra ver sua cara feia em troca de umas madeiras q não se dava a mínima.
Exportar espelhos sempre exigia alguma industrialização e era bem melhor que exportar soja transgénica para rações de animais , alcool de cana industrial como aditivo para combustíveis e café de baixa qualidade cheio de agrotóxicos e imprópio para consumo humano para os países industrializados depurarem a cafeína e usar nas suas poderosas indústrias famacêutica e cosmética. 200 anos depois o Brasil continua a ser apenas um exportador de matérias primas e produtor de ouro , a única diferença é que a corte Portuguesa cobrava 20% sobre o garimpo e 80% do ouro ficava no Brasil , agora o Brasil cobra 20% sobre o garimpo e os 80% vão para o Canadá.
Por favor, observem a história de Portugal nos seculos XIX e XX e principalmente a situação depois da tal Revolução dos Cravos até hoje. Não estariamos melhor...
“Mas aqui os escravos eram bem tratados” Nossa, eu sempre acreditei que a escravidão em qualquer época na humanidade, no mínimo, sempre foi um grande equívoco. Em que lugar esse tipo de repertório foi construído?!!
@@omarcelo.andrade professor, eu já ouvi de um historiador que defende que os escravos eram extremamente brutalizados no Brasil, mais do que nos EUA.... Pois devido à posição geográfica, era muito mais rápido e barato levar escravos da África para o Brasil, do que da África para os EUA, por exemplo. Essa facilidade fazia com que os escravos fossem facilmente substituíveis. O senhor concorda ?
@@princessjess2915 Quer saber sobre isso leia a escravatura Americana, procure videos americanos sobre o assunto e não brasileiros que falseiam toda a verdade histórica. Lembro-lhe que em 1960 ainda nenhum negro podia frequentar as Universidades Americanas, nem entrar em lugares só reservados a brancos. Americano é racista, e você ainda acha que a escravatura americana foi mais branda que a Brasileira? Depois a escravatura não é para ser vista com os olhos do século XXI. A escravatura era fruto da mentalidade daquele tempo, até a igreja católica tinha escravos e não se opunha à prática da escravatura.
@@princessjess2915 isso não faz sentido... De Angola para o Brasil é menor do que para os EUa... A viagem tb era apenas mais ou menos uns dias... O que custava era todo o aparato logistico ...
Boa tarde Prof. Marcelo. tudo bem? Primeiramente, sou um adimirador do seu trabalho e de suas explicacões..Queria saber se vc ja ouviu falar no Eduardo Bueno " canal buenas ideias" que tem um canal aqui no you tube que fala da historia do Brasil.. se não viu, poe favor de uma olhada e depois nos fala aqui o que o Sr. acha dos argumentos dele a repeito.
"O Brasil é a maior obra de Portugal." Joaquim Nabuco
"O Brasil não foi fundado, foi consagrado." 🙏
Portugal hoje é FRACASSADO e esquerdista, uma sombra do passado, melhor ser independente.
Brasil não foi colônia de Portugal, mas.virou colônia de banqueiro após a independência, é like na certa 👍
O mundo inteiro é escravo da moeda do Mefisto do Fausto.
Para os que dizem “devolvam o nosso ouro”
Nos Portugueses respondemos “devolvam o Brasil e nos devolvemos o ouro”
😂😂😂abraço desde Portugal
Vamos ser sempre Irmãos e unidos 🇵🇹❤️🇧🇷
Gostei!!!! Eu tinha um cliente que dizia: "Temos de devolver o Brasil para Portugal e ainda pedir desculpa pelo estrago"
O ouro que saiu daquí foi no período em que Brasil era uma extensão da Monarquia Portuguesa, ao meu ver é uma reclamação sem sentido, do mesmo jeito que não teria sentido Portugal reclamar o Brasil para sí.
Dei risada agora kkk
Os índios: devolva nossas terras!
@@eli9223 E índio? Aquilo era território a mais para os índios mas nós Portugueses já não temos nada a ver com isso
E só ir a Brasília e dizer ao Lula e PT que o Brasil e dos índios para devolverem
E quem não é índio deve ir embora
Nós somos portugueses. Brasil é extensão de Portugal.
Excelentes argumentos professor. Sou suspeito para falar, mas se você pensar logicamente foi muito melhor e se você é católico, é muito mais coerente para um católico defender a união com o que foi, se não o maior, um dos maiores reinos católicos.
Agora se você é liberal e defende Bonifácio como "founding father do Brasil" daí fica mais fácil entender a separação.
Salve Maria.
Obrigado, professor, por dar voz a um sentimento que muitos brasileiros têm. A separação do Brasil foi um erro.
cruzes canhoto
Dizer isso é loucura
Se foi um erro ou acerto depende mas seria inevitável,mais cedo ou mais tarde iria acontecer,menos mal nao foi necessário uma guerra de independência para isso igual em varios outros lugares
Concordo com a separação do brasil mas podiam esperar mais uns tempinho
Ótima avaliação. Não diminuo D. Pedro I e II, que são 10 vezes melhores que os presidentes que tivemos, mas sem dúvida, política e espiritualmente (o mais importante), foram uma queda em relação à Dona Maria I e Dom João VI. A independência deu as costas à cristandade e formou um projeto liberal maçônico. Mas, já que ocorreu, e não podemos voltar, que relembremos nossos primeiros imperadores, com as virtudes e falhas que tinham, até porque depois deles piorou muito.
Concordo sem dúvida na minha opinião a revolução francesa a russa comunista e ideias progressistas hipocritas tem sido o cancro do mundo cristão ocidental
Como Português sempre me surpreendeu e entristecia a maneira como o Brasil abordava a sua própria história
Basta olhar onde era o Tratado de Tordesilhas e onde acabou o Brasil
Nunca dando crédito aos Jesuítas Bandeirantes imperadores e os exércitos Luso Brasileiros que tiveram que lutar contra Espanhóis Franceses e Holandeses p que o Brasil do nada virasse o quinto maior país do mundo
Graças a Deus com o contributo de jovens talentosos Brasileiros a verdade está a vir ao de cima❤️🇧🇷🇵🇹
Discordo em relação a Dom Pedro II, politicamente foi o maior da história.
Kkkkk D Pedro kkkkk ambos horrível. Coitado do Barão de Maua!!!
Sobre o ouro do Brasil no livro História da Civilização Brasileira do Tito Lívio Ferreira é mostrado quanto Portugal arrecadava em ouro e quanto gastava em administração e se gastava mais só em minas do que toda a arrecadação de ouro, tudo que se arrecadava aqui não se cobria os gatos administrativos de todo o Brasil mesmo quando aumentaram o imposto do ouro.
Mas e as afirmações da inundação de ouro no mercado, causando inflação? E se não se as minas não se pagavam, não foi foi utilizado para financiar expedições à China?
@@samwrai claro que não
@@samwraisobre essa inundação de ouro, só vi fala dela na Europa, e não vinha do Brasil, mas de colônias espanholas.
É dessa inflação europeia que vc está falando?
Excelente, professor! Acho estranho esse entusiasmo pelo Brasil independente e republicano apartado de tudo aquilo que o tornava bom.
Ninguém fala do embate entre o Jesuíta Gabriel Malagrida com o Marquês de Pombal episódio sórdido que custou a vida de Malagrida um herói que viveu no Brasil por mais de 20 anos
Eu também sinto muito pela separação. Super aula, professor! Obrigada.
Brasileiros e portugueses, oiçam bem estas sábias palavras!
cruzes canhoto
Historiazinha açucarada, de torcedor, o que esse cara diz é sem valor acadêmico quase nenhum.
@@joaov.m.oliveira9903 O que é valor académico? Porque é que o prof. Marcelo Andrade não tem valor académico? Será porque não segue a mesma linha que outros historiadores seguem? E este, o professor Aurélio Shommer, também não tem valor académico? ua-cam.com/video/2oTRxT7CiPU/v-deo.html
@@VictorPMarcos Você faz muita pergunta boba. Começando pelo começo: 1) O valor acadêmico de uma obra se mede pelo grau de apreciação por pares de significativa expertise. Essa expertise será no ramo de que a obra, e o autor, tratam, sempre, não no ramo nenhum de palpiteiros e youtubeiros que só concordam com o autor por ser ou ignorantes como ele ou por partilhar a mesma ideologia. Isto precisa ser bem enfatizado! UA-camr militante ≠ cientista. E cientista ≠ fanático de uma versão específica de eventos que lhe causa mais conforto. Todos vocês portugueses, que vêm aqui gritar bravo a esse sujeito estão mais para este último tipo.
2) Se todo o problema desse Andrade se resumisse à sua "linha" de interpretação contradizer outros historiadores, nem por isso ele estaria proibido de ir a fundo em suas pesquisas para orientar sua versão dos fatos. Ele pode contraditar qualquer opinião acadêmica majoritária, defendendo-a com base em documentos e recebendo a orientação de um doutor de renome apto nessa área de pesquisa; o problema é que não há “linha” nenhuma aqui, não se trata de um acadêmico no assunto, é apenas um “fan” de Portugal ou da “lusitanidade” como queira. Termo brega e mongo que não serve pra nada que preste.
Guilherme Freire é top demais! Fiquei feliz que dois caras que eu acho super sabios estão em comum acordo.
1. Os portugueses queriam dar autonomia ao Brasil?
2. O Pedro I tinha força militar segura para invadir Portugal e desfazer o movimento das cortes?
3. O sentimento nacional que se desenvolveu no Brasil, sobretudo depois da Era Pombalina, não poderia ser um problema para a integridade territorial de todo o Brasil?
O Giuliano foi objetivamente prático e realista analisando todos os elementos e circunstâncias.
Estava assistindo um vídeo de 1970, em que mostra como a cidade de Lourenço Marques, atual Maputo, em Moçambique, era linda e desenvolvida.
Não quero nem tomar partido por enquanto, preciso estudar mais, porém me enche de esperança ver o brasileiro envolvido nesses temas, e espero, que um dia o Brasil ainda se torne um império católico, exportando não somente seus produtos, mas exercendo sua vocação espiritual, e ao ver professores e também pessoas simples falando sobre isso.. sinaliza essa aurora que brilha ainda tímida.
Excelente comentário amigo. Acabei de conhecer o canal, muito feliz em saber que tem pessoas incríveis assim aqui no UA-cam 👏
Amém
Império sim e laico.
@@treinador_nieto.1852 Pode ser católico sim! vocês tem é que parar de brigar por vaidades pessoais. Eu não sou católico, mas compreendo que uma civilização sádia deve ser balizada por uma moral e virtudes objetivas.
@@yurithederich7875igual na idade média kkkkkk
Achei interessante que tenha havido um movimento em Portugal que visava unir-nos novamente. Infelizmente é muito popular na cabeça das pessoas aquela visão lamentável de que nós fomos simplesmente roubados.Quando alguém repete essa papagaiada da exploração, pensa que encontrou a justificativa do estado deplorável do Brasil nos dias de hoje, como se isso fosse um posicionamento inteligente.
Fora com o balido do Ipiranga, porque quem solta balidos pertence à confraria dos bodes, como pertenceu Pedro I .
Hahahahah! Boa!
Ótimo vídeo, professor! 👏🏼
Obrigado! Vi que quando pediram sugestões de live meu nome foi citado, quando precisarem, podem contar comigo! 😃
Será uma honra! 😁 entrarei em contato
Excelente, professor. No debate, quando foi perguntado se o Liberalismo era bom ou não (e não houve resposta) ficou tudo claro. Foi como jogar sal em uma lesma.
O Thomas se esquivou dessa até o fim. Queria ao menos uma resposta rápida de 30s, mas nada saiu. Bem paia kk
O liberalismo atual de direita do brasil se enquandra nisso ?
Grande verdade.
Professor, bom argumento de comparação sobre a independência do Brasil e o Estado Paraná. Espero poder em breve estudar com o senhor. Não me vejo num curso superior sem antes beber do teu conhecimento. Obg pelas aulas gratuitas.
Gostei. Sempre que vou analisar algo, olho pelo olhar católico e tudo fica muito mais claro.
Excelente argumentação prof Marcelo! Parabéns!
Excelente análise professor. Um alcance dos verdadeiros fatos históricos em sua visão abrangente sobre Portugal e Brasil. Foi uma grande oportunidade conhecer seu canal que passo a subscrever a partir de hoje.
Obrigado
Prof. Marcelo, maravilhosa esplanação sobre o debate, estou lendo o seu livro 1822 que é muito esclarecedor.
Parece mentira mas é verdade. Sou um ex. Combatente da guerra colonial Portuguesa em África. Um dia mais cedo ou mais tarde as colónias Portuguesas em África teriam de se tornar independentes. Hoje convivo com muitos Africanos , nomeadamente de Moçambique, Angola e Guiné e o que oiço é que grande parte deles preferia viver sob a bandeira Portuguesa, já lhes perguntei se seria por porventura usufruírem da União Europeia e a resposta é simplesmente esta : Os Portugueses tratavam-nos melhor que os nossos governantes.
Eu vi a live do Guilherme Freire e concordei com ele. Já agora, proponho-lhe que faça uma live sobre o porquê de todas as Monarquias Católicas terem sido destruídas e todas as Monarquias de países protestantes se mantêm até hoje. O caso da Espanha, de uma Monarquia que também se mantém, é ligeiramente diferente e deve-se ao General Franco. Mas hoje é uma Monarquia sem princípios e em decadência!
O prof. Loryel Rocha aborda que a maçonaria atacou as monarquias católicas...
Talvez caso se tornassem mais liberais, fosse um pré-requisito para continuarem a existir...
Discordo. A monarquia espanhola está-se a regenerar.
@@ruialves6443 Olhe que não! Olhe que não!
@@ruialves6443 Em que mundo aquela pseudo-monarquia liberal/socialista está se regenerando ?
@@TeresinhaCruzeiroisso era o cunhal😅😅
Boa tarde! Interessante seu canal, senhor Marcelo. Eu acompanho o trabalho do Guilherme Freire e o Thomas Giuliano, mas tendo para o Guilherme.
Guilherme Freire em outro vídeo falou sobre Dom Miguel. O senhor pode me indicar um livro, ou um vídeo sobre Dom Miguel, explicando sobre pq Dom Miguel estava certo e Dom Pedro l , errado.
Obrigado!
Muito bom ter a opinião do senhor sobre este evento! 👏👏👏
Obrigado 🙌
Que aula de história bem definida, Professor Marcelo Andrade. Concordo, se o Brasil estivesse continuado junto, unido à Portugal seria um país pilar do Catolicismo e como bem o senhor explicou no seu livro (1822 A Separação do Brasil), o Brasil poderia ter participado da "partilha da África". Lamentável. Salve Maria Santíssima. Viva Cristo Rei.
Hoje vemos como ficou a África republicana que provou-se tanto do liberalismo quanto do comunismo. Simplesmente lamentável. Não tem mais o que dizer.
@@renatoaguiar4878Liberalismo, vcs usam essa palavra pra tudo.
É como se:
O Corinthians perdeu, o liberalismo não presta.
Velho, vocês lêem antes de criticar? Não parece.
Perfeita análise, professor Marcelo!
Prezados amigos, o professor Thomas Giuliano é um gigante da literatura e história do Brasil. Fica-se evidente que se pode dizer de um grande intelectual Brasileiro vivo, uma grande personalidade e inclusive merecedor de ter mais alunos. Sou aluno do Morro do livramento dele e é paulera. Boa sorte a quem quiser apanhar para aprender. Abraços
Guilherme Freire é brilhante!!!
Excelente análise, professor. Obrigada.
Gostei da análise e concordo com o sr.
O debate era sobre filosofia política, mas o Thomas Giuliano ficou citando fontes mais pra se exibir de forma arrogante do que pra contribuir.
Na hora que ele ficou falando de um livro que ele pegou na biblioteca mística que ele e falou do livro se referindo aos "alunos" (o público da live) n ao Guilherme eu broxei total
Estou aqui fazendo um apelo para q o professor fale dessa relação da igreja e liberalismo. Excelente!
Tôda a verdade. Muito Bom , Professôr Marcelo Andrade!
Mto boa explanação!!! Podia chamar o Guilherme Freire pra dialogar. Obrigado, professor!
Esse Guilherme Freire é de esquerda?
@@FabianoTAzevedonão. Ele é pró-monarquia e, aparentemente, concorda com muita coisa da escolástica. Ele é um baita professor.
@@snomay Sim, hoje eu sei que ele é. Há 9 meses eu não sabia.
@@FabianoTAzevedo Grande dia! 👍🏻
Professor, o senhor poderia fazer um vídeo de como funcionava as feitorias e a dinâmica da diplomacia portuguesa nos países do além mar?
Eu gostaria que não tivesse havido a independência. Portugal trouxe tudo de bom para cá: arquitetura, fé, artes, ensino, bravura, história, educação, ciência, filosofia e cultura de comércio. Ou seja, a base para uma sociedade próspera. E o Brasil é tão trabalhador, que apesar de estarmos rodeados por saqueadores republicanos engravatados, bandidos estacionários, maçons, iluministas, sanguessugas, nós ainda progredimos.
assisti e, surpreso, vi que a ideia de reunificar Brasil e Portugal já existiu. Essa ideia me apraz
Ainda existe
Raciocínio sereno. Apreciei as conclusões uma a uma.
Professor, também teve o convite dos Bolivianos pedindo para ser anexado ao Brasil, mas devido a guerra de independência Dom Pedro I recusou.
Interessante informação! Desconhecia tal interesse.
Eu sei é que se o debate no Brasil for D. Miguel vs. D. Pedro significa que estamos realmente progredindo intelectualmente.
É, quem sabe degavar nós não iremos subindo de patamar
Boa
Ótimo! Assim estamos no caminho certo!
20 minutos que explicam pq a caterva dominante quer regular a internet a todo custo!
Uma aula dessas jamais chegaria a essa quantidade de pessoas antes da internet, continuaremos “Dumb and happy”
Parabéns pela aula professor Marcelo Andrade.
Professor, por gentileza, poderia comentar sobre as bulas papais: Sublimis Dei e In Supremo Apostolatus? As quais ambas condenaram a escravidão
Excelente aula professor, muito obrigada
Excelente aula! Parabéns!
Obrigado 😃
Muito boa essa aula! Queria muito entender melhor esse debate entre os dois! Obrigada, Professor!
Prof. Marcelo, eu sou um Freyreano e, portanto, diante a complexidade do brasileiro (antagônico em sua construção ) ao português, penso que a independência ers inevitável, sobretudo, pelo ciumes da elite portuguesa diante a paixão de D. João VI e seu filho por nossas terras. Aliado a isso, tinha um conflito interno na família. Carlota Joaquina não tinha apreço pelo Brasil. Me parece que sempre fora inevitável a independência.
Nunca percebi a questão do ouro.
A Coroa só cobrava o quinto em imposto, 20%. Desse, parte era usado no Brasil para construir estradas, tribunais, manter a marinha a proteger os portos, etc etc ou seja, só uma parte pequena vinha para a Europa. A maioria ficava no Brasil / era gasto no Brasil.
Ser a isso juntarmos que o Brasil extrai do seu solo, de 8 em 8 anos, tanto ouro como em todo o período colonial. Arriscaria a dizer que anualmente extrai tanto quanto o que veio para a Europa em todo o período colonial.
Ou seja, se o Brasil todos os anos tem tanto outro como que veio para a Europa... qual é a diferença de terem o ouro "de volta"? E só uma gota a mais num oceano de ouro brasileiro.
A maior parte dessa conversa do "devolve nosso ouro" vem de brasileiros muito ignorantes que não sabem nada mas pensam que sabem tudo. E depois aquela forma muito tipicamente brasileira de zoar com tudo, mesmo com as coisas mais sérias. O que nos vale é que os portugueses levam de boa...
Ainda hoje em dia uma da melhores enciclopédias em Portugal é a enciclopédia luso-brasileira. Nunca ouvi falar no Brasil da existência.
Os pais geram e criam seus filhos, depois de adultos eles querem independência, essa a lei natural das coisas. O Brasil fez certíssimo em buscar sua independência de Portugal.
O termo certo seria separação, foi um péssimo acontecimento histórico, a maçonaria instalou-se definitivamente
Na vdd as elites locais assim quiseram pra sugar o povo no lugar do Estado Português. O povo brasileiro apenas trocou de dono.
@@thalesbernardomendes8949 Dom pedro II era maçôm, a família Bragança é maçôm até hoje , veja o Dom Felipe Luiz de Bragança é maçôm, a grande maioria das monarquias atuais são da maçonaria.
@@adrianoribeiro854 pois é. A portuguesa não era
@@adrianoribeiro854 Em princípio, Leão XII era contra as emancipações na América Latina, devido a sua influência liberal e maçônica. Mas, para o caso brasileiro, o tratamento era diferente, já que o principal interessado era uma Monarquia vinculada a Portugal o que levou o Brasil a ser reconhecido politicamente pelos membros da Santa Aliança, pois como monarquia chefiada por um membro da Casa de Bragança atendia ao princípio europeu de legitimidade.
Outro fator que ajudou o reconhecimento da Independência pelo Papa foi o fechamento das lojas maçônicas do Brasil por Dom Pedro I em 1822.
Fonte: Church and Parliament in Brazil During the First Empire, 1823-1831.
Dom Pedro II, ao contrário do que dizem alguns, não era maçom e não frequentava suas lojas, - como bem ressalta Lídia Besouchet, a personalidade do monarca era mesmo refratária àquele espírito alegórico e esotérico tão característico da maçonaria -, nem tampouco foi anti-católico, não sendo, portanto, razoável a compreensão de que o Imperador se mantivera intransigente quanto ao combate aos bispos por essas razões. Mas não foi esse o entendimento de muitos, dada a gravidade da Questão.
"Eu sou católico, e quero que meu governo o seja, mas a liberdade de pensamento não deixa lugar para nenhuma repressão oficial". E em tréplica ao Bispo, que afirmou estarem sendo os clérigos oprimidos, afirmou: "Os senhores têm a palavra, têm a discussão. Defendam-se, que hão de ter vitória. A verdade e a justiça sempre serão vitoriosas.", recomendando ainda que optassem os bispos pela discussão: "Use da palavra; a verdade é imortal e sempre triunfa".
Já no exílio, em 1890, escreve notas afirmando que "sempre fui católico convencido, mas sustentador dos direitos do Estado, não negando, aliás os da Igreja, mesmo na opinião dos canonistas mais conceituados. Não há direito contra direito, e só este que se mantém pelo respeito recíproco." Fonte: CALMON, Pedro. História de Dom Pedro II. Op. cit., v. III, p. 1008, 1056.
A modernidade ( com seus demónios) minou as élites portuguesas , de todas as áreas sociais! Da renascensa, iluminismo , que culminou com a entrega de tudo aos banqueiros do costume, desde o início, patrocinaram tudo!! Ainda agora o faxem com mais força!!! Mas,nos últimos tempos tudo se pode saber , se quiser-mos!! Vocês são maravilhosos! Têm-me ajudado bastante!! Obrigado , desde Noroega.
Acho que seria interessante um vídeo sobre as independência das províncias ultramarinas portuguesas em África. Grato desde já, professor.
Seria possível vc lançar uma série sobre a história do liberalismo até os nossos dias, seus expoentes, seus operários, e a Igreja nesse contexto, e suas influências na arte, na política, na filosofia, no direito, na narrativa histórica, na cosmovisão que o mundo possui hoje? Isso nos esclareceria muita coisa, pois muitos pensam que ser contra o comunismo, socialismo ou outras vertentes é ser liberal, quando na realidade um influenciou e muito o outro.
Muito bom, professor continue com o trabalho
Muito obrigado
Aula sobre o liberalismo no youtube por favor! Muito necessário!
as pessoas falam como se as caravelas fossem embora levando todo o ouro brasileiro embora, havia exploração e cobrança de impostos, inclusive muito menores que os impostos de hoje...
Total mn
Não haveria problema nenhum em pertencemos a Portigal mesmo sem ligação geográfica. O Alasca é um estado Americano e não tem ligação por terra com os EUA. Porto Rico em 2012, 60% da população respondeu positivamente à possibilidade de ser o 51° estado americano, mesmo não tendo ligação geográfica.
Então, apesar do atlântico nos dividindo geograficamente, podíamos pertencer a Portugal. A geografia não representaria um problema.
Pertencer: não. Fazer parte do Império: sim. Um país unido e indivisível com um pé na Europa e outro na América do Sul.
@@lfsm9380e se tivesse apenas que pertencer, que seja.
Qual é a diferença?
Nunca tivemos um liberalismo, então se é pra obedecer a uma elite, se é pra ser servo do Estado, que seja um Estado ligado as minhas raízes, um Estado que não meteu o Loko querendo fazer eugenia no meu povo, um Estado que focou em nos educar da mesma forma que todos seus cidadãos, um Estado que não odeia meus avós, todos eles, negros, indigenas, e portugueses, sou mil vezes ser província de Portugal a ser uma nação que tem nojo das pessoas que derramaram sangue para construi-la.
Valeu!
Tendo a Inglaterra perdido os EUA.
Não teria ela incentivando todos os outros países do continente a se tornarem independentes pois se Espanha e Portugal controlasse a américa, ela jamais seria o império hegemônico.
Independente se foi bom ou ruim, a independência era questão de tempo. Se Dom Pedro I não tivesse "intervido" naquele momento, era questão de tempo que, pouco a pouco, cada província declarasse independencia, assim como nos países hispanohablantes circunvizinhos. E, do ponto de vista católico, seria pior porque seriam repúblicas laicistas com ideais iluministas.
VOCÊ TEM TODA A RAZÃO!! Mas essa gente quer ficar reclamando simplesmente... Se alguém na história mijou fora do vaso, já é motivo para murmurarem...
Exatamente!
Portugal alem de ter praticado o mauor trafuco negreiro das Americas, ele ainda foi um dos que menos desenvolveram suas colonias. As guerras de Angola e Moçambique foram brutais.
Mentira, historiador inglês David blackbourn referiu que Portugal foi o país europeu que mais investiu nas suas colónias e que se tivesse investido no próprio país seria um dos países mais ricos do mundo.
Portugal deixava 80% das riquezas no Brasil.
Portugal deixou o Brasil quinta potência da época e muito mais rico e desenvolvido que os EUA.
Escravidão era endêmica na África antes dos portugueses se quer saberem o que é África, os próprios Reis africanos vendiam os seu povo e os portugueses foram escravizados por mussulmanos do norte da África e pelos otomanos, os próprios africanos caçavam o seu próprio povo e os vendiam para os portugueses e até hoje a África é o continente com muita escravidão praticada pelos líderes africanos e lobistas, Portugal não desenvolveu colônia? Nem se quer uma colônia foi o Brasil chegamos à ser um reino Unido à portugal a única nação que fez isso foi portugal nenhum outro lugar no mundo foi elevado ao status de vice reino e posteriormente reino unido à uma nação europeia tínhamos a mesma constituição e nunca fomos uma colônia 80% de todo ouro descoberto ficava com o Brasil os portugueses fundaram cidades universidades hospitais estabeleceram as santas casas de caridade instituições creches orfanatos escolas 70% de toda a educação brasileira era instituída pelos portugueses os portugueses e espanhóis eram os únicos que se miscigenavam com a população local ao contrário das outras nações que faziam grandes massacres apartheids etc, e hoje só somos um país graças a portugal pois os índios eram tribais e não tinham a ideia de um estado nação.
A Ideia de ter se mantido junto de Portugal me soa tão estranha, somos diferentes e temos outro caminho, outra história, outro futuro, outras ambições ou crescemos e marchamos sozinhos ou ficamos conformados com a casa do papai para sempre!
tudo isso que vc mencionou foi consequência da "Independência".
Não somos tão diferentes praticamente fomos o mesmo país por mais de 3 séculos tínhamos a mesma constituição a mesma língua praticamente quase todas as principais cidades foram fundadas pelos tugas ou luso-brasileiros, entendo sua visão e respeito sua opinião nesta questão sou imparcial
Havia assistido o vídeo do Guilherme e gostei, assim como o seu também.
Ainda não vi o do Giuliano.
Legal que o Dom Pedro renunciou ao trono de Portugal para em seguida partir numa guerra contra o próprio irmão pelo mesmo trono.
Pois é.... A nossa separação foi uma piada kkk
Ele foi a guerra contra D. Miguel para devolver o trono que era de sua filha.
Excelente vídeo
Mas tudo isso seria perdido. Quando o Brasil se separou havia um movimento em Portugal contra o status do Brasil.
Que grande achado o seu canal, professor! Finalmente, um canal de um verdadeiro Católico! Não aguentava mais tanta exaltação de José Bonifácio, e o mais triste, por católicos. Professor, poderia falar sobre os Templários? Há muitos boatos de que eles seriam os "precursores" dos maçons.
Recomendo-te o canal IMUB do prof Loryel Rocha...
Bom dia, Marcelo.
Apesar de contra o liberalismo, o senhor alegou apenas desvantagens econômicas da independência.
Eu gostaria de ouvir outras desvantagens que o senhor julga pertinentes que estejam além do âmbito de exportações e importações.
Cnheço pouco seu trabalho então peço desculpas caso tenha me fugido algum conteúdo mais completo se sua argumentação.
Deus o abençoe.
Se as cortes portuguesas quisessem manter o Reino Unido... Mas queriam voltar a ser apenas o Reino de Portugal e seus territórios de além mar. As Cortes de Portugal não tiveram a sabedoria necessária para manter todos unidos.
Sem duvida. A capital nunca deveria ter voltado pra lisboa e sim ficado o rio de janeiro. Era o q fazia mais sentido inclusive. Um erro historico gigantesco
@@GuilhermetnbCoroa A Capital até poderia ser Móvel. E não só nesses dois territórios, mas tb nós outros de além, além mar. Mas sempre com. O ideal de Reino Unido
D. João e D.leopoldina tabem foram favoráveis a separação, a Europa tava um caos com as ideias da revolução francesa, se não fosse a independência o Brasil teria se dividido em várias republiquetas.
Excelente professor
CREDO!!! Que fardo. Bendita a hora em que se tornaram independentes.
Professor, comente mais sobre a maçonaria vermelha e a maçonaria azul
Por um ponto de vista Cristão,sabemos que seria melhor,mais temos que ser realistas,com a revolução Francesa,naquele período com o plano que tinham,nosso destinos seria terrível de qualquer forma,pô lado de sociedade secreta,sabemos que os caras do compasso,iam fazer um derramamento de sangue,com seu time de vermelhinhos,se Cristo nosso Senhor,permitiu que este fosse nosso destino, só entenderemos no grande dia, mais tenho certeza de algo,nossas raízes cristãs,fundadas pela igreja católica,iam ser perseguidas,pela revolução que acontecia na Europa,quem não era aliado,do catolicismo de esquerda,sofreriam as consequências,hora ou outra,o que tiro de bom de nossa história é,nosso Deus criador tem amor por nossa nação,fomos fundados em Cristo,e isto é algo muito forte,está nas raízes,os filhos das trevas,bagunçaram nossa história,mais não mudarão,o propósito de Deus nisto tudo
Interessante ponto de vista. E agradeço a indicação de seu nome para seguir, pois amo História, e prefiro seguir alguém educado e com pensamento próximo ao meu, do que um historiador arrogante e grosseiro...Acredito que saiba de quem estou falando. Abraços!!
eu achei tudo muito estranho. o Thomas me parece uma pessoa muito entendida em história do Brasil. Acho, no entanto, que ele se perdeu no personagem. Eu acompanhei não só essa como também as outras cutucadas que ele deu em outras pessoas antes do Guilherme procurando um debate sobre a história do Brasil. uma escritora foi cordial, mas não debateu; o peninha só o bloqueou. eu tava empolgado pra ver um debate e tals. mas ai chega o momento com o guilherme, que de longe deu pra ver q parecia mais birra com o cara do que qualquer outra coisa. eu nem acompanhava o guilherme no insta na época. fui lá assistir ao debate pra ver se saía algo legal, mas o Thomas começou petulante e terminou igual. senti que parecia mais uma maneira torpe de fazer marketing do curso que ele tava pra lançar do que uma intenção honesta de debater, e isso era me deixou decepcionado. expus isso no fim do debate nos comentários. final da história: tomei block do Thomas, oq me fez concordar mais ainda com minha narrativa de tudo.
Vc sabe oq ele falou sobre o Guilherme nos stories dele? Vi o debate depois e perdi. Parece q ele falou coisas relacionado à Polônia e a filipinas, algo bem tosco. Fiquei curioso na época.
@@canal01cult O que ele tinha dito?
Professor, o que acha da Teoria de que o Brasil nunca foi colonia?
O Professor Loryel Rocha defende essa tese há anos e ninguém ainda o refutou, já que ele 40 anos de pesquisa e documentos que compravam isso.
sim, tenho vídeos sobre no canal
Não é teoria, foi facto .
Quando o Rio de Janeiro chegou a ser capital do Império, ainda acha que o Brasil era considerado colónia? Vossa história está cheia de falsas narrativas, porque o objetivo da vossa história é denegrir Portugal para que nunca houvesse uma aproximação, e 200 anos passados nenhum governo ainda não teve a coragem de repor a verdade histórica. Afinal se o fizessem como é que iriam explicar ao povo que andam a mentir há 200 anos?
Eu concordo
Muito bom!
Obrigada, vídeo bastante interessante
Professor, que livros o senhor recomenda para estudar nossa história (Portugal e Brasil)?
As bibliografias são exclusivas dos meus alunos
A unica nacao Europeia cujas colonias se tornaram paises de primeiro mundo foi a Inglaterra. Esse fato deveria entrar no calculo de alguma maneira, inclusive acredito que as analises pela otica economica sejam as mais completas, por exemplo os trabalhos do economista Norte Americano Thomas Sowell que inclusive analisou duzias de casos parecidos relacionados a colonizacao.
África do Sul foi colonia da Inglaterra e é um país pobre e violento. Canadá e Austrália se você ver os dados demográficos da origem étnica da população você verá que eles são bem diferentes.
Jamaica e Índia, não são primeiro mundo.
@@CARLOSMAGNO-ht9oo Canadá e Austrália dividem a riqueza por relativamente poucos habitantes por exemplo a Austrãlia divide por 26 milhões
enquanto que o Brasil divide a riqueza por 210 milhões...
Alguém me recomenda um bom livro sobre a história do Brasil ou de Portugal?
Se o BRASIL fosse ainda colônia de Portugal com certeza seríamos hoje o maior vendedor de espelhos do mundo
Verdade
Nem existia Brasil antes de Portugal, apenas um território. Se vc fosse um índio iria qrer mto um espelho pra ver sua cara feia em troca de umas madeiras q não se dava a mínima.
Exportar espelhos sempre exigia alguma industrialização e era bem melhor que exportar soja transgénica para rações de animais , alcool de cana industrial como aditivo para combustíveis e café de baixa qualidade cheio de agrotóxicos e imprópio para consumo humano para os países industrializados depurarem a cafeína e usar nas suas poderosas indústrias famacêutica e cosmética.
200 anos depois o Brasil continua a ser apenas um exportador de matérias primas e produtor de ouro , a única diferença é que a corte Portuguesa cobrava 20% sobre o garimpo e 80% do ouro ficava no Brasil , agora o Brasil cobra 20% sobre o garimpo e os 80% vão para o Canadá.
@@terra7066 verdade
O Brasil nunca foi colônia
Ganhou uma inscrita. Ainda não conhecia seu excelente canal.
Muito obrigado 😊
solve et coagula: eis por que foi tão interessante dividir o Império Católico Português, além de outros impérios, feito o aludido Austro-Húngaro.
Por favor, observem a história de Portugal nos seculos XIX e XX e principalmente a situação depois da tal Revolução dos Cravos até hoje. Não estariamos melhor...
Não faz diferença ser independente ou não, as mesma forças exercem o poder, ( ler Os Donos do Poder - Raimundo Faoro).
Hoje em dia não adianta mais
O que fala nesse livro?
O senhor já entrevistou o Guilherme Freire. Como não conhece ele pessoalmente?
Excelente!!!
Obrigado 😃
Prof., faça a aula sobre o liberalismo.
“Mas aqui os escravos eram bem tratados”
Nossa, eu sempre acreditei que a escravidão em qualquer época na humanidade, no mínimo, sempre foi um grande equívoco.
Em que lugar esse tipo de repertório foi construído?!!
Foi um erro, claro. O que eu digo é que no Brasil, eles foram melhores tratados que em outros locais, ou se preferir, aqui foi "menos ruim"
@@omarcelo.andrade professor, eu já ouvi de um historiador que defende que os escravos eram extremamente brutalizados no Brasil, mais do que nos EUA.... Pois devido à posição geográfica, era muito mais rápido e barato levar escravos da África para o Brasil, do que da África para os EUA, por exemplo. Essa facilidade fazia com que os escravos fossem facilmente substituíveis. O senhor concorda ?
@@princessjess2915 Quer saber sobre isso leia a escravatura Americana, procure videos americanos sobre o assunto e não brasileiros que falseiam toda a verdade histórica. Lembro-lhe que em 1960 ainda nenhum negro podia frequentar as Universidades Americanas, nem entrar em lugares só reservados a brancos. Americano é racista, e você ainda acha que a escravatura americana foi mais branda que a Brasileira? Depois a escravatura não é para ser vista com os olhos do século XXI. A escravatura era fruto da mentalidade daquele tempo, até a igreja católica tinha escravos e não se opunha à prática da escravatura.
@@princessjess2915 isso não faz sentido... De Angola para o Brasil é menor do que para os EUa... A viagem tb era apenas mais ou menos uns dias... O que custava era todo o aparato logistico ...
Resumindo, caro Professor, todos perdemos!
Professor. Deixo a pergunta.
Houve uma proclamação de independência do Brasil ou uma secessão?
Secessão, até chamo de separação no meu livro
Que tipo de governo seria se não houvesse independência? E hoje seriamos monarquia pois hoje Portugal nao é?
Boa tarde Prof. Marcelo. tudo bem? Primeiramente, sou um adimirador do seu trabalho e de suas explicacões..Queria saber se vc ja ouviu falar no Eduardo Bueno " canal buenas ideias" que tem um canal aqui no you tube que fala da historia do Brasil.. se não viu, poe favor de uma olhada e depois nos fala aqui o que o Sr. acha dos argumentos dele a repeito.
Vê-se que é uma pessoa que conhece história, os seus livros sobre os descobrimentos são bons. Agora o canal dele é lamentável. Uma pena.