Memórias do Subsolo (Dostoiévski) | MÓDULO 2 | ACADEMIA BOCAULT
Вставка
- Опубліковано 5 лют 2025
- Olá, seja bem vindo à uma degustação do que é fazer parte da Academia Bocault! Essa é uma aula EXCLUSIVA para membros. Saiba mais em:
www.clubeboco.com.br
Bibliografia do MÓDULO 2:
LIVRO BASE
Coração das Trevas (Joseph Conrad) - amzn.to/3rHSQo1
LIVROS COMPLEMENTARES
Fedro (Platão) - amzn.to/3I0XHXv
Memórias do Subsolo (Dostoievski) - amzn.to/3HOG0di
Diálogo entre um padre e um morimbundo (Sade) - amzn.to/3Lr4mfr
LIVROS INDICADOS COMO REFERÊNCIA NESTE VÍDEO
Paideia - amzn.to/3BB4FQi
Por uma nova interpretação de Platão - amzn.to/33BRqCo
O saber dos antigos - amzn.to/3h4Lt48
ELE SOFRIA DE EPLIPSIA E NÃO ESQU
IZOFRENIA, BEIJOS E ABRAÇOS!
(Excelente video adorei mana!)
Dostoievski eh meu autor favorito, passei a estudar a história russa por causa dele. Queria mto esta fazendo seu curso, mas quando fui atrás ele já não estava mais a venda. Fica pro próximo semestre então.
Certas partes dessa resenha quando se tratando do sofrimento do personagem, me lembrei do personagem Marmieládov de crime e castigo, onde ele afirma que é tristeza e lágrimas e não o prazer que ele busca no fundo da garrafa.
Inclusive o Rodia encontra o Marmeladov onde? Numa taberna no SUBSOLO
23:00 min me lembrou muito Ortodoxia do Chesterton, no segundo cap ele diz: "Portanto, o homem moderno em revolta tornou-se, na prática, inútil para todos os propósitos de revolta." No fim oq resta é o nada.
Quando eu li esse livro pensei: Meu Deus, que livro de adulto!
Haha
Por isso eu amo o Dostô, foi o primeiro livro que eu li que me fez ficar pensando sobre por dias!
Nooossa! Que análise MARAVILHOSA
O contexto histórico trazido foi muito enriquecedor, gratidão. Vejo a conclusão bem distante de um confronto ao cristianismo, tanto que o personagem se refere ao moralismo de citar Deus algumas vezes, o que acredito aí sim reforçar essa sua culpa e crítica a si e todos. Sinto que sua escolha religiosa te traz um bem-estar, tanto que você coloca isso nas observações do livro. Com a minha devida reflexão pessoal, mais um inscrito, gratidão novamente por se debruçar nesse ouro.
Acabei de ler o sonho de um homem ridículo, esquece o que eu disse, ele fala sim sobre um cara niilista.
A ideia de que o homem visa sempre ao bem remonta a Sócrates e Aristóteles. É uma das ideias-bases da civilização ocidental.
Seu vídeo me ajudou muito, valeu de mais.
Parabéns pelo vídeo, Débora! Seu trabalho é excelente 👏🏻👏🏻👏🏻
Que explicação maravilhosa! Parabéns
Boucault é ótimo!
Enquanto lia este livrinho, lembrava-me muito doutra personagem da ficção: o D.r House da série homônima, cuja (in/a)moralidade restringe-se às leis da natureza, senão à natureza mesma.
Que reflexão! 👏👏👏👏
Ótima análise
Debs, vc tem que ler "O jogador"!
Tenho certeza que eu iria amar seus comentários sobre o livro, pq quando eu li quase morri de tanta vergonha alheia! Hahahaha
Como queria fazer parte desse grupo. Um dia!
q video bom
me identifiquei mt
senao totalmlente, metade de mim ai
mas nao é exatamente um sofrimento ao mesmo tempo
essa parada do sofrimento é a mais pura verdade, pqp
Gostaria de indicar os seguintes livros do Pirandello:
Seis personagens à procura de autor
Um, nenhum e cem mil
Assim é (se lhe parece)
Relendo diários do subsolo - a tradução do Oleg eh diario e não memórias, e acompanhando seu vídeo, lembrei do livro o cultivo do ódio, do Peter Gay, nele, o autor fala que durante o século 19, o ato de caridade passou a ser mal visto por muitos, pois era um ato antinatural, ou seja, pq "ajudar alguem/uma raça que ja esta fadada a destruição?" Não fazia sentido, uma vez que, se trata de uma condição da natureza humana a superioridade de uns sobre outros.
Eu nao entendi essa questao do amor.
Esse é o maior problema pra mim, o que mais me atormenta. Eu me identifiquei bastante com a personagem, menos com a incapacidade de amar. Eu nao entendi essa necessidade do amor ser algo divino, posso conceber esse "delírio concedido pelos deuses" no sentido de uma experiencia semelhante a estar drogado, mas nao como algo que pressupõe certa virtude ou transcendência num bom sentido
👏👏👏👏👏
Eiii queen!
👍
Movimentos coletivistas que são responsáveis por dar sentido à vida desses jovens do século 21 kkkkkk braba
Que vídeo mais sensacional. Cada vez mais me vejo no fundo do poço bocó (mas pelo menos sem a raiva e rancor do homem do subsolo, é só burrice mesmo 😂)
"criminosos comuns, alguém que, enfim, decepava a cabeça de alguém (...), essas coisas com que nós já estamos acostumados."
... okay.
Vou te processar por ter postado isso no twitter!!!!
Débora, não era esquizofrenia que o Dostoiévski tinha, era Epilepsia, que são doenças muito diferentes em diversos aspectos. Acredito que vc confundiu ☺️
Saber que o escritor foi de 8 para 80 (de revolucionário à cristão ortodoxo) me lembrou a ex-presidente Dilma, que também realizou um plot-twist, quando passou de assaltante de banco para presidente do banco dos Brics....
Oi… Dostoiévski sofria de epilepsia e não de esquizofrenia ( duas coisas bem diferentes 😆)…. Abraços
O amargor da irrelevância.
Eu sou um homem do subsolo...
*Experienciem*
Eu sou o homem do sub......
É compreensível partindo da visão de Dostoevsky o pq as pessoas estão fazendo oq fazem hj, elas estão chegando e encontrando tudo catálogo e disposto em uma tabela (se é q assim podemos dizer) e oq estão fazendo é basicamente se fingindo de loucas para q possam viver a sua maneira, segundo seus desejos, porque do contrário se sentem como teclas de um piano.