Quando eu era criança, esse B-O de sobrecarga na rede do transformador sempre acontecia onde eu morava, as lâmpadas ficavam com a iluminação bem fraquinha, com tensão muito baixa, aqui é 220V monofásico uma fase e neutro, era B-O quase todos os dias nos horários de pico, nessa época a concessionária não tinha as grandes tecnologias e equipamentos modernos para aguentar grandes correntes de várias casas ao mesmo tempo, sempre demorava muito pra tudo ser restabelecido e normalizado. Entendo que hoje em dia esse problema tbm ainda acontece, só que em menor número, e a manutenção é muito rápida e eficiente para que tudo se normalize bem rápido.
Onde eu moro acontece com frequência, mas é como você falou, a solução é mais rápida. É frustrante por se tratar de um problema já conhecido e que não é solucionado, mas em poucas horas o fornecimento é reestabelecido. Abraço, Jussimar!
Aqui na Grande São Paulo existe ainda o famigerado "Delta com neutro" (230/115), uma maravilha. Na verdade, a Grande São Paulo possui três sistemas de distribuição em BT, o já citado e dois sistemas estrela com neutro, 220/127 e 208/110. É uma festa.
Verdade, aqui onde moro interior, é 380/220Volts então seguidamente tem quedas de energia e meia fase também, quando da B O desligo tudo por garantia, a geladeira tem motor dai força muito e pode queimar se deixar ligada em meia fase. tenho Lampadas incandecentes para monitorar as flutuações de energia, "elas falam comigo" se é que me entende 👊😉não gosto das de Leds rsrsrs 😂😂😂
Aqui no Rio de Janeiro temos um voltímetro analógico muito especial. Você coloca dois dedos nos condutores energizados. Se mijar é 127, se cagar é 220. Aí na tua região ou caga ou vê Jesus
Ótima explicação. Eu agora só tenho uma lâmpada incandescente de 60 W / 127 V que uso como referencia quando a energia cai e demora para retornar. os desligamentos automáticos com religamento automático podem causar problemas, são muito rápidos. Uma carga que poucos se preocupam é o elevador em prédios, quando posso depois de um desligamento e religamento automático, verifico se ninguém está no elevador e depois faço o elevador fazer uma viagem para cima e retorno para térreo e depois para o piso mais baixo.
Seria como você estivesse reprogramando a central do elevador..... defeito comum é a parada em " metade" do andar...... depois que essas falhas de energia ocorrem. Sobre a lâmpada incandescente, um erro terem descontinuado a produção. Uso muito na bancada ( série ) para testes diversos.
Para essas situações as lâmpadas incandescentes são excelentes "sensores". Além de eficazes são muito robustas. Quanto ao procedimento no elevador, isso deveria ser padronizado. Certamente a segurança é maior com esse teste antes da utilização. Abraço, Livio!
@@pauloeduardo9604 Acredito que seja mais comum em elevadores que usam encoder, já que o controlador acaba perdendo o ponto de partida. Com o elevador chegando na chave de fim de curso, superior ou inferior, a cabine é referenciada novamente. Abraço, Paulo!
@@Brasiltec As pessoas não se lembram que pessoas podem ter medo de ficarem presas no elevador; idosos não precisam passar por esse problema. continue a iluminar quem quer ser iluminado.
@@pauloeduardo9604Ainda encontro lâmpadas incandescentes. Uso na bancada comp você mencionou e também na luminária da escrivaninha, para ter uma luz suave, difusa, de baixo kelvin.
Bom video. Como costuma ocorrer muito esse problema em minha região, projetei um circuito que monitora as tensões e faz a comutação automática para a fase "ainda boa" e toda a casa permanece funcionando normalmente. Lembrando que só valeria para cargas monofásicas, obviamente...Funciona há anos e já fiz várias encomendas para a vizinhança aqui...inclusive, tem a opção de backup de energia através da conexão de bateria estacionária (sistema off grid).
A CPFL acho que é pior que a Enel, aqui nem precisa chover pra dar aqueles "apaguinhos" de 3 a 5 segundos, em contrapartida o problema citado no vídeo é bem raro. Da última vez minha casa ficou com uma fase boa e outra oscilando entre 45 e 100 V e o mais incrível era que a TV (Samsung de LED) não desligou uma vez sequer. Já a geladeira puxei uma extensão até uma tomada ligada à outra fase.
tv de hj em dia funciona de 90 a 240v ... geladeira é carga indutiva e precisa da tensão certa .... mas nesse caso do video q aconteceu aqui tbem , eu desligava a geladeira e apagava as luses da casa 🤣 pq a fase faltante fazia serie no motor da geladeira
Muito boa a explanação! Aqui na minha região essa oscilação de tensão dificilmente ocorre, portanto não se costuma usar monitor de tensão, caso contrário se torna um dispositivo muito útil.
Isso aconteceu há 3 semanas atrás onde moro... Um ninho de João de Barro provocou um curto circuito entre a fase central da alta tensão e a terra, provocando a ruptura do elo fusível da fase central... O meu apartamento é alimentado por duas fases do secundário, uma delas não sofreu alteração, nem ao menos oscilou, pois o timer do fogão da cozinha nem resetou... Já a outra fase ficou oscilando entre 20V e 40V dependendo do horário... As 5h30 da manhã ela estava oscilando entre 33V e 40V e conforme o dia foi passando, ela começou a oscilar entre 20V e 28V, até que a energia foi restabelecida... Mas o mais estranho disso tudo é que o circuito 220V do hall do meu prédio não sofreu nenhuma alteração, assim como a fase que alimenta a minha cozinha, esse circuito é alimentado por uma terceira fase que não passa pelo meu apartamento e a fase que alimenta minha cozinha, achei muito estranho isso, pois com a queda de uma fase do primário, era para duas fases do secundário ficarem com tensão flutuante, mas isso não aconteceu, apenas uma delas ficou oscilando e as outras duas permaneceram normal... Tanto é que muitos moradores do meu condomínio nem perceberam a falta energia, pois provavelmente seus apartamentos são alimentados pelas mesmas fases do hall do meu prédio.
Pode ter ocorrido isto provavelmente devido a um grande desequilíbrio de cargas nas fases que ficaram em série, caso o desequilíbrio esteja na ordem de 90 à 10% por exemplo, creio que os eletrodomésticos alimentados por uma dessas fases funcionarão normalmente, ou seja, está mínima diferença só será observada medindo com um multímetro ou medidor de tensão.
Pelo visto demorou para ser resolvido, né!? Com a dependência que temos da energia elétrica, esse tipo de conserto deveria ser mais rápido. Abraço, Leonardo!
@@DouglasSilva-be6jg É uma possível explicação, pois chegando pelo menos cerca de 80% da tensão nominal acredito que nem seja notado pelo usuário. Nesse caso a fase que chega na casa do Leonardo provavelmente estava com uma carga muito grande em outras unidades consumidoras. Abraço, Douglas!
moro na zona rural isso é normal acontecer aqui. por isso coloquei filtros de linha e limitador de surto tudo bem aterrado na rede toda .só assim me livrei dos prejuizos causados pela meia fase .
Um bom aterramento faz a diferença mesmo. Enfiar uma haste no chão sem nenhum critério traz uma sensação de segurança, mas muitas vezes é pouco para ser eficaz. Abraço, Jose!
Professor, o senhor teria alguma dica ou fazer uma vídeo aula de esquema de ligação de disjuntores motorizados acionados por botoeiras. Aqueles disjuntores de mola carregável. Grato professor. Um abraço
Seriam disjuntores de média tensão? Quase não tenho contato com esse tipo de equipamento. O que tenho mais familiaridade e com os modelos para baixa tensão, acionados por motor elétrico: brasiltec.ind.br/produto/1129501/acionamento-motorizado-220vca-para-disjuntores-caixa-moldada-serie-1 Abraço!
aqui acontecia muito kk morava em prédio, ai ligava o chuveiro e as luses do patio acendia , eu desligava o chuveiro e as luzes apagava kk mas o chuveiro nao esquentava , a energia só devia tá fazendo serie no chuveiro e ligando a slampadas q tem resistencia maior
Aqui na minha casa acontece seguidamente esse problema. Uma das chaves fusivel do trafo desarma e deixa as outras fases "loucas". recebo 3 fases, então esse problema fica bem aparente na minha casa.
Possivelmente seja queda de tensão nos cabos mesmo. Acontece quando liga alguma carga maior? Precisaria de mais informações pra poder diagnosticar. Abraço, Vitor!
Não, Idalecio. O DPS é pra surto, e realmente ajuda muito nessa função. O monitor de tensão é pra sobretensões e subtensões temporárias, que são mais prolongadas mas de magnitude menor. Vou fazer um vídeo só sobre isso, comparando os dois. Abraço!
Show , mais tenho uma pergunta se os dispositivos de proteção como dps e os disjuntores nao serian o suficiente para proteger o circuito da residência contra esses surtos, sem a nesecidade de instalar un monitor de tensão?
Amigo não sou eu que sou autor do vídeo porém posso te dizer com clareza, esses dispositivos não protegem por esse tipo de problema pq não foram construídos para esse fim
O DPS ajuda muito com o surto, mas tem suas limitações também. Não é 100% eficaz. Já o disjuntor, pra esse tipo de situação, não ajuda em nada. O monitor de tensão é eficaz contra a flutuação da tensão, coisa que o DPS não faz. Já para surtos, é ineficaz, pois o tempo de resposta é muito alto. A circunstância em que ele é útil contra surto é no religamento da linha, pois atrasa um pouco a alimentação do circuito e com isso acaba protegendo. Abraço, Romario!
Quando eu era criança, esse B-O de sobrecarga na rede do transformador sempre acontecia onde eu morava, as lâmpadas ficavam com a iluminação bem fraquinha, com tensão muito baixa, aqui é 220V monofásico uma fase e neutro, era B-O quase todos os dias nos horários de pico, nessa época a concessionária não tinha as grandes tecnologias e equipamentos modernos para aguentar grandes correntes de várias casas ao mesmo tempo, sempre demorava muito pra tudo ser restabelecido e normalizado.
Entendo que hoje em dia esse problema tbm ainda acontece, só que em menor número, e a manutenção é muito rápida e eficiente para que tudo se normalize bem rápido.
Onde eu moro acontece com frequência, mas é como você falou, a solução é mais rápida. É frustrante por se tratar de um problema já conhecido e que não é solucionado, mas em poucas horas o fornecimento é reestabelecido.
Abraço, Jussimar!
Aqui na Grande São Paulo existe ainda o famigerado "Delta com neutro" (230/115), uma maravilha.
Na verdade, a Grande São Paulo possui três sistemas de distribuição em BT, o já citado e dois sistemas estrela com neutro, 220/127 e 208/110. É uma festa.
O range de tensão suportado na alimentação dos equipamentos precisa ser grande ahahah
Abraço, Ricardo!
Por isso equipamentos full-range são os melhores para isso. Funcionam de 90 à 264 Vac
Lâmpadas de LED atuais já acendem sem ficar piscando com 70 V embora na embalagem venha 100-240 V.
Valeu!
Muito obrigado, Wanderley!
Boa semana!
Verdade, aqui onde moro interior, é 380/220Volts então seguidamente tem quedas de energia e meia fase também, quando da B O desligo tudo por garantia, a geladeira tem motor dai força muito e pode queimar se deixar ligada em meia fase. tenho Lampadas incandecentes para monitorar as flutuações de energia, "elas falam comigo" se é que me entende 👊😉não gosto das de Leds rsrsrs 😂😂😂
hahaha funciona como um sensor de "meia fase"
Abraço, Rodrigo!
Aqui no Rio de Janeiro temos um voltímetro analógico muito especial. Você coloca dois dedos nos condutores energizados.
Se mijar é 127, se cagar é 220. Aí na tua região ou caga ou vê Jesus
Aqui também tem algumas incandescentes, melhor jeito de saber se está com o problema sem depender de voltímetro.
Gostei do "sensor"... 😂😂😂
Existem dispositivos para desarmar... Mas eu pelo menos não vi no ramo predial. Só na area industrial.
@@PeX218😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Muito técnico parabéns .
Muito obrigado, Jose!
Abraço!
Muito bom esse vídeo 🤝👏🏻
Valeu!
Excelente professor. Mais um aprendizado
Valeu, Anderson!
Excelente explicação! Realmente o monitor de tensão é uma boa opção.
Valeu, Beto!
Abraço!
Primeiro vídeo que assisto no UA-cam explicando dessa forma, muito didatico
Valeu, Welton!
Muito obrigado!
Um canal para quem
Quer entender do assunto
E não só ficar no achismo
Parabéns
Valeu, Fabricio!
Muito obrigado!
Ótima explicação. Eu agora só tenho uma lâmpada incandescente de 60 W / 127 V que uso como referencia quando a energia cai e demora para retornar. os desligamentos automáticos com religamento automático podem causar problemas, são muito rápidos. Uma carga que poucos se preocupam é o elevador em prédios, quando posso depois de um desligamento e religamento automático, verifico se ninguém está no elevador e depois faço o elevador fazer uma viagem para cima e retorno para térreo e depois para o piso mais baixo.
Seria como você estivesse reprogramando a central do elevador..... defeito comum é a parada em " metade" do andar...... depois que essas falhas de energia ocorrem.
Sobre a lâmpada incandescente, um erro terem descontinuado a produção.
Uso muito na bancada ( série ) para testes diversos.
Para essas situações as lâmpadas incandescentes são excelentes "sensores". Além de eficazes são muito robustas.
Quanto ao procedimento no elevador, isso deveria ser padronizado. Certamente a segurança é maior com esse teste antes da utilização.
Abraço, Livio!
@@pauloeduardo9604 Acredito que seja mais comum em elevadores que usam encoder, já que o controlador acaba perdendo o ponto de partida. Com o elevador chegando na chave de fim de curso, superior ou inferior, a cabine é referenciada novamente.
Abraço, Paulo!
@@Brasiltec As pessoas não se lembram que pessoas podem ter medo de ficarem presas no elevador; idosos não precisam passar por esse problema. continue a iluminar quem quer ser iluminado.
@@pauloeduardo9604Ainda encontro lâmpadas incandescentes. Uso na bancada comp você mencionou e também na luminária da escrivaninha, para ter uma luz suave, difusa, de baixo kelvin.
Bom video. Como costuma ocorrer muito esse problema em minha região, projetei um circuito que monitora as tensões e faz a comutação automática para a fase "ainda boa" e toda a casa permanece funcionando normalmente. Lembrando que só valeria para cargas monofásicas, obviamente...Funciona há anos e já fiz várias encomendas para a vizinhança aqui...inclusive, tem a opção de backup de energia através da conexão de bateria estacionária (sistema off grid).
Muito legal, Marcelo!
Meus parabéns pela sua aplicação!
A CPFL acho que é pior que a Enel, aqui nem precisa chover pra dar aqueles "apaguinhos" de 3 a 5 segundos, em contrapartida o problema citado no vídeo é bem raro. Da última vez minha casa ficou com uma fase boa e outra oscilando entre 45 e 100 V e o mais incrível era que a TV (Samsung de LED) não desligou uma vez sequer. Já a geladeira puxei uma extensão até uma tomada ligada à outra fase.
Essa é uma das vantagens do bifásico. Aqui, por ser monofásico, não tenho essa possibilidade.
Abraço!
tv de hj em dia funciona de 90 a 240v ... geladeira é carga indutiva e precisa da tensão certa .... mas nesse caso do video q aconteceu aqui tbem , eu desligava a geladeira e apagava as luses da casa 🤣 pq a fase faltante fazia serie no motor da geladeira
Rele de sub e sobre tensão e um contator ajuda muito vai ficar sem energia mas pelo menos não vai queimar os equipamentos
Realmente, Igor!
Ainda mais se ele retardar alguns segundos a realimentação do circuito.
Abraço!
Muito boa a explanação! Aqui na minha região essa oscilação de tensão dificilmente ocorre, portanto não se costuma usar monitor de tensão, caso contrário se torna um dispositivo muito útil.
Obrigado, Gilvan!
Abraço!
Maravilha esse conhecimento técnico que você transmite... Show, abraço meu amigo!
Muito obrigado, Irineu!
Abraço!
Isso aconteceu há 3 semanas atrás onde moro... Um ninho de João de Barro provocou um curto circuito entre a fase central da alta tensão e a terra, provocando a ruptura do elo fusível da fase central...
O meu apartamento é alimentado por duas fases do secundário, uma delas não sofreu alteração, nem ao menos oscilou, pois o timer do fogão da cozinha nem resetou... Já a outra fase ficou oscilando entre 20V e 40V dependendo do horário... As 5h30 da manhã ela estava oscilando entre 33V e 40V e conforme o dia foi passando, ela começou a oscilar entre 20V e 28V, até que a energia foi restabelecida...
Mas o mais estranho disso tudo é que o circuito 220V do hall do meu prédio não sofreu nenhuma alteração, assim como a fase que alimenta a minha cozinha, esse circuito é alimentado por uma terceira fase que não passa pelo meu apartamento e a fase que alimenta minha cozinha, achei muito estranho isso, pois com a queda de uma fase do primário, era para duas fases do secundário ficarem com tensão flutuante, mas isso não aconteceu, apenas uma delas ficou oscilando e as outras duas permaneceram normal... Tanto é que muitos moradores do meu condomínio nem perceberam a falta energia, pois provavelmente seus apartamentos são alimentados pelas mesmas fases do hall do meu prédio.
Pode ter ocorrido isto provavelmente devido a um grande desequilíbrio de cargas nas fases que ficaram em série, caso o desequilíbrio esteja na ordem de 90 à 10% por exemplo, creio que os eletrodomésticos alimentados por uma dessas fases funcionarão normalmente, ou seja, está mínima diferença só será observada medindo com um multímetro ou medidor de tensão.
Pelo visto demorou para ser resolvido, né!?
Com a dependência que temos da energia elétrica, esse tipo de conserto deveria ser mais rápido.
Abraço, Leonardo!
@@DouglasSilva-be6jg É uma possível explicação, pois chegando pelo menos cerca de 80% da tensão nominal acredito que nem seja notado pelo usuário. Nesse caso a fase que chega na casa do Leonardo provavelmente estava com uma carga muito grande em outras unidades consumidoras.
Abraço, Douglas!
moro na zona rural isso é normal acontecer aqui. por isso coloquei filtros de linha e limitador de surto tudo bem aterrado na rede toda .só assim me livrei dos prejuizos causados pela meia fase .
Um bom aterramento faz a diferença mesmo. Enfiar uma haste no chão sem nenhum critério traz uma sensação de segurança, mas muitas vezes é pouco para ser eficaz.
Abraço, Jose!
Seus vídeos são sensacionais cara, ótima didática e sem enrolação!
Muito obrigado, Rodrigo!
Abraço!
Show de bola!! Bom final de semana, e volte sempre meu caro!! Att, o inscrito. Sp
Muito obrigado, Macedo!
Para você também!
Abraço!
Bom dia...aula excelente pra começar a semana..grato professor
Valeu, Fabio!
Abraço!
Gostei da aula professor parabéns
Muito obrigado, Kelvin!
Excelente explicação.
Obrigado, Pedro!
Valeu!
Excelente 👏👏👏
Obrigado, Lucas!
Valeu!
Na casa do meu pai, no interior acontece isso direto. Eu inventei um sistema com um contator de potência, que se ficar meia fase desliga tudo.
Nesses locais onde acontece com frequência, é muito importante prevenir.
Abraço!
Acontecia muito quando eu era criança, morava no interiorzão.
No interior é bem comum mesmo.
Abraço, Márcio!
Muito bom chefe valeu pela dica, aula muito boa
Obrigado, Luciano!
Abraço!
Excelente explicação 👏🏼uma dúvida: se eu colocar um varistor na tomada ajuda a evitar problemas quando volta a fase?
Ajuda sim, Diego!
Abraço!
Professor, o senhor teria alguma dica ou fazer uma vídeo aula de esquema de ligação de disjuntores motorizados acionados por botoeiras. Aqueles disjuntores de mola carregável. Grato professor. Um abraço
Seriam disjuntores de média tensão? Quase não tenho contato com esse tipo de equipamento. O que tenho mais familiaridade e com os modelos para baixa tensão, acionados por motor elétrico: brasiltec.ind.br/produto/1129501/acionamento-motorizado-220vca-para-disjuntores-caixa-moldada-serie-1
Abraço!
@@Brasiltec valeu professor
aqui acontecia muito kk morava em prédio, ai ligava o chuveiro e as luses do patio acendia , eu desligava o chuveiro e as luzes apagava kk mas o chuveiro nao esquentava , a energia só devia tá fazendo serie no chuveiro e ligando a slampadas q tem resistencia maior
Hahaha é quase um sensor.
Abraço, Denis!
No caso de um pequeno comercio que tenha motores Tri, seria melhor a colocação de um Rele Falta com Neutro ao inves de monitor ?
Sim, Zudson. Com o relé trifásico você protege também contra a falta de fase, que pode afetar os motores trifásicos.
Abraço!
parabéns!
Valeu, Sandro!
Muito interessante
Obrigado, Zoldir!
Aqui na minha casa acontece seguidamente esse problema. Uma das chaves fusivel do trafo desarma e deixa as outras fases "loucas". recebo 3 fases, então esse problema fica bem aparente na minha casa.
Aqui também acontece bastante, só que é somente uma fase.
Abraço, Felipe!
Excelente
Valeu, Marcelo!
Aqui acontece isso no sítio só que é transformador monofásico como ocorre isso ?
Possivelmente seja queda de tensão nos cabos mesmo. Acontece quando liga alguma carga maior? Precisaria de mais informações pra poder diagnosticar.
Abraço, Vitor!
Boa tarde!
O DPS não substitui o monitor?
Não, Idalecio.
O DPS é pra surto, e realmente ajuda muito nessa função. O monitor de tensão é pra sobretensões e subtensões temporárias, que são mais prolongadas mas de magnitude menor.
Vou fazer um vídeo só sobre isso, comparando os dois.
Abraço!
e a geladeira como vai ficar,como vai ficar, ela é indutiva.
Show , mais tenho uma pergunta se os dispositivos de proteção como dps e os disjuntores nao serian o suficiente para proteger o circuito da residência contra esses surtos, sem a nesecidade de instalar un monitor de tensão?
Amigo não sou eu que sou autor do vídeo porém posso te dizer com clareza, esses dispositivos não protegem por esse tipo de problema pq não foram construídos para esse fim
O DPS ajuda muito com o surto, mas tem suas limitações também. Não é 100% eficaz. Já o disjuntor, pra esse tipo de situação, não ajuda em nada.
O monitor de tensão é eficaz contra a flutuação da tensão, coisa que o DPS não faz. Já para surtos, é ineficaz, pois o tempo de resposta é muito alto. A circunstância em que ele é útil contra surto é no religamento da linha, pois atrasa um pouco a alimentação do circuito e com isso acaba protegendo.
Abraço, Romario!
@@Brasiltec excelente, 👍👍
Nossa aqui onde moro faz anos que não acontece isso. Já acontece de cair a luz dar uma piscada eventualmente mas meia fase faz anos que não acontece.
E quando tem energia so que está fraca ?
Normalmente é pelo caso explicado no vídeo.
Abraço!
@@Brasiltec nos dias de calor fica ruim , ai quando ja chove fica bem forte .
Show
Valeu!
Querência MT tá com caos com essas porcaria de Energisa 😢😢
Resumindo: caiu a fase, desligue o dijuntor geral e aguarde normalizar.
Se for possível, é o ideal mesmo.
Abraço!
Inácio Eletricista pb
Valeu, Inácio!
Abraço!
escrevi-me hj
Seja bem vindo ao canal, Antonio!
Abraço!
Muito interessante
Obrigado, Adeilton!
Abraço!