Tenho um rádio desses há mais de 25 anos, era o meu companheiro de acampamentos, assistindo o vídeo, animei a dar uma geral nele, e botar na ativa novamente!
Quando comecei a comprar revista de eletrônica no ano de 1990,e aprender um pouquinho de eletrônica fiz uma modificação dessas,que deixei meus primos loucos por rádios e naquela época além de aviação pegava o serviço de ambulância,rádio táxi,serviços da companhia de água e saneamento,bombeiros e rádios do serviço de segurança dos shoppings.
Me lembro de quando tinha uns 16 anos, um amigo tinha um, modificado pra banda se 144mhz, peguei dele emprestado e copiei as modificações no meu, usei ele por muito tempo assim!
vc deve ta careca de saber disso, mas vou deixar aqui pra quem se interessar, ja que nao foi mencionado no video: nas cartas de aproximacao do aeroporto tem as frequencias do atis e da torre (entre outras). pra sintoniza-las no radio mesmo que sem atividade, basta utilizar o gerador de rf, setado pra frequencia da carta. assim quando tiver atividade voce ja esta na frequencia correta.
Nem me fale de Dunga! Há poucos dias tive de fabricar do zero um suporte de pilhas do Dunga 2 porque do original o plástico ressecou e quebrou tudo. Detalhe é que o Dunga 2 são 3 pilhas e o suporte vai enfiado em uns guias da caixa, então não tem como só colocar uma caixinha de pilhas nova dessas pois nada cabe ali, foi preciso construir e ainda fazer entrar nos vários encaixes que tinha pra original. Parece simples, eu achei simples, mas no meio do caminho já tava enlouquecendo. kkkk
Já ouvi falar que o tipo de modulação utilizada na banda aérea, na verdade é AM (A1) Nós até escutamos em FM mesmo más ficaria melhor se modificar também o demodulador. Será que essa informação procede ? Já ouviu falar disso ? Eu não tenho certeza.
Sim, em aviação se usa o VHF-AM. Mas essa é uma modifificação super simples de se fazer no radinho FM, bastando "destunar", por assim dizer, o discriminador de FM do rádio. Originalmente esses rádios ouviriam AM, mas como os ruídos elétricos são variações de AM, esses rádios bloqueiam o AM (justamente para reduzir o ruído na recepção FM) usando para isso o circuito chamado discriminador. Ao alterar o ajuste desse circuito (bastando alterar o ajuste do indutor do transformador discriminador), o rádio deixa de "filtrar" o AM que antes era indesejado, e passa a ouvir o AM. Esse transformador é uma daquelas caixinhas metálicas, com um indutor se assemelhando a um parafuso. Para identificar o transformador correto, procure o que está mais próximo às etapas de áudio do rádio. Para ajudar a identificar, ele é o transformador que terá junto a si dois diodos com invólucro de vidro. Um leve ajuste no indutor tornará o rádio sensível ao AM. Uma dica é ligar o rádio e procurar ouvir o ruído elétrico da ignição de carros mais antigos (fuscas, chevettes, etc) na rua, e ajustar para o MÁXIMO ruído elétrico. Ele estará ajustado para a melhor recepção AM.
@@coriscotupi Agradeço muito por você me passar estas preciosas dicas e macetes. Já modifiquei muitos radinhos portáteis, antigamente. Agora, vou tentar aperfeçoar mais com esta técnica do ajuste para AM. Valeu !
Perdi a conta de quantos desses radinhos de FM eu converti para a faixa de aviação. Fiz para muitos amigos e conhecidos do Aeroclube, algumas décadas atrás. A dica é não alterar apenas o oscilador local, mas mudar também a sintonia do amplificador de RF (font end), usando para isso sinais contínuos como por exemplo a transmissão do ATIS dos aeroportos. A outra dica é "destunar" intencionalmente o transformador do circuito discriminador, que melhora sobremaneira a recepção da modulação em AM, usada em aviação. Para quem quiser usar o ATIS como referência, algumas frequências são: Belém: 127.60 MHz Recife: 127.65 MHz Salvador: 127.75 MHz Manaus: 127.65 MHz Brasília: 127.80 MHz Belo Horizonte Confins: 127.85 MHz Belo Horizonte Pampulha: 127.45 MHz Vitória: 127.575 MHz São Paulo Guarulhos: 127.75 MHz São Paulo Congonhas: 127.65 MHz Rio de Janeiro Galeão: 127.60 MHz Rio de Janeiro Santos Dumont: 132.65 MHz Curitiba Afonso Pena: 127.80 MHz Curitiba Bacacheri: 132.325 MHz Florianópolis: 127.45 MHz Porto Alegre: 132.35 MHz
Parabéns pelo RX aeronáutico. Aí na em Sorocaba eu sempre escuto muita coisa da região e consegui escuta até do aeródromo de Brasília. As vezes a propagação ajuda!! Hoje eu utilizo um HT Kenwood TH28A, TM261A e Icom IC706MKllG p SWL. 73's PY2ZQ Zanotto Campinas SP
Em Sorocaba você não ouve o aeródromo de Brasília, o que você ouve é outra coisa, o Centro Brasília, que tem repetidores espalhados por uma enorme área de cobertura.
Prezado Waldemar. Da mesma forma que você ampliou a faixa de FM para recepção de banda aérea, seria possível alterar um rádio que não tem o FM estendido para que funcione nessa nova área de frequência dos 76mHz até os 88mHz? Grato. Sucesso
👏 muito bacana! Somente uma dúvida, por favor. A modificação foi na bobina de FM, certo? O que não consigo entender é que a transmissão da faixa aérea é em AM e o radinho consegue demodular sem problemas. A chave do rádio fica sempre em FM? Obrigado.
Sim... Vou explicar: O Rádio faz demodulação em FM, isso quer dizer que ele consegue detectar o deslocamento de frequencia que acontece numa transmissão. Porém, se sintonizarmos uma transmissão feita em AM, mas deslocar um pouco a sintonia do rádio um pouquinho pra cima ou pra baixo da frequencia central de forma a captarmos a transmissão apenas nas suas Bordas o Radio consegue fazer a detecção do Audio. Interessante isso... Claro que a gente percebe um pouco de distorção no audio, mas dá pra ouvir bem. Agora, se fizermos alteração no circuito discriminador do rádio conseguimos transformar ele em AM, porém isso é uma modificação que deve ser feito por quem já tem algum conhecimento na área de rádio recepção. Se você quiser eu posso trazer um vídeo mostrando como isso é possível.
Ele ainda não respondeu, mas eu acredito que sim. Daí é o inverso, aumentar a capacitância nesse ponto que ele mostrou pra baixar a frequência de sintonia.
tentativa ou diminui o numero de espiras da bobina. Coloque numa estacao na escala mais alta do dial e vai movendo ela para baixo (mexendo no trimer do variavel ou ferrite da bobina) da escala até ela sumir (do 108 mhz para 88 mhz) , assim a frequencia vai subir, bem simples.
Esse aí me faz lembrar o Sanyo RP 5040 que eu tinha e me roubaram, mas para esse tipo de escuta eu tenho até hoje um PS100 da CCE, pegava sem modificações rádio táxi, faixa do cidadão e essas frequências informativas dos aeroportos, depois comprei outros mais sofisticados, pena que hoje tenha muito menos o que se ouvir do que algumas décadas atrás.☹️
Eu poria uma pequena chave seletora afim de alternar entre o capacitor original e o novo de 5.8pf, afim de manter a faixa de FM. Será q dá? 🤗 💚💛💙🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Pô Valdemar, esse negócio de receptor de banda aérea é muuiiito chato! Volta às fontes de alimentação, amplificadores e coisas do gênero. Parabéns pela qualidade dos seus vídeos.
Verdade Marcondes, esse radinho é uma relíquia o Waldemar por ser uma pessoa experiente teria de ter em mãos o esquema deste rádio que também é difícil, para mim já foi um dos rádios mais bem elaborado da época, circuito totalmente diferenciado dos demais, o melhor rádio para fazer essas alterações é o Sanyo da linha RP 5040 e o 5140, que na revista saber eletrônica antiga ensina como modificar o oscilador até demulador.
O radinho já estava quase destruído, nem serigrafia tinha mais. Já viveu seus tempos de glória mas agora era apenas uma sombra dos áureos tempos de outrora, praticamente uma sucata.. Entre ser relegado ao ostracismo nos fundos de uma gaveta (ou ainda pior, o lixo..) ou ganhar uma nova oportunidade, esse guerreiro ressurgiu bravamente das cinzas ganhando outra vida, agora como um belo receptor para a faixa de aviação. Vida longa ao Dunguinha 3!!! (Eu tenho um em boas condições).
Tenho um rádio desses há mais de 25 anos, era o meu companheiro de acampamentos, assistindo o vídeo, animei a dar uma geral nele, e botar na ativa novamente!
Quando comecei a comprar revista de eletrônica no ano de 1990,e aprender um pouquinho de eletrônica fiz uma modificação dessas,que deixei meus primos loucos por rádios e naquela época além de aviação pegava o serviço de ambulância,rádio táxi,serviços da companhia de água e saneamento,bombeiros e rádios do serviço de segurança dos shoppings.
deve ter sido um momento bem bacana e unico .
@@michaelnoardo3315com certeza amigo,era momentos mágicos para me e meu primo,era diversão que não acaba.
Já fiz isso em vários rádios, até cm sintonia digital indo até 129 MHz, cm antena externa consigo pegar a fonia mais de 200 km!
O que precisa modificar no digital?
Muito bom ,em 1990 eu consegui pegar frequência do aeroporto com um rádio chinês foi uma grande descoberta pra mim kkķ
A muitos anos atraz fiz isso exatamente com esse rádio. Hoje tenho um IC 2200 RADIO BASE PRA ESCUTA E TENHO TAMBEM UM HT IC92AD. SOU AFIXIONADO.
Percebi ser de Sorocaba,hora que sintonizou FM,,,ouvi Caio Rocine, rádio Cruzeiro FM,,bom dia
Que maravilha. Eu coleciono rádios e tenho a antena para esse Dunga III. Posso te enviar casso interesse
Me lembro de quando tinha uns 16 anos, um amigo tinha um, modificado pra banda se 144mhz, peguei dele emprestado e copiei as modificações no meu, usei ele por muito tempo assim!
Eu tinha uma revista que além desse tipo de modificação, fazia a parte também do TX para usar como walk-talk, era massa
show de bola meu amigo Waldema Gomes sensacional.
SHOW ! Sou fã desses desafios de montar circuito, frequência e muito mais.
muito bom, viu! Ainda não tinha visto uma conversão de rádio assim em que ficasse tão bom o áudio
Like vitalício 🤪🤘🍻👍 Rio de Janeiro presente!!!
Gostei mto espero mais aulas
vc deve ta careca de saber disso, mas vou deixar aqui pra quem se interessar, ja que nao foi mencionado no video: nas cartas de aproximacao do aeroporto tem as frequencias do atis e da torre (entre outras). pra sintoniza-las no radio mesmo que sem atividade, basta utilizar o gerador de rf, setado pra frequencia da carta. assim quando tiver atividade voce ja esta na frequencia correta.
Gostei muito da aula de adaptação de rádio.
no próximo, da uma melhoada tbem no circuito de antena, melhora muito o sinal, e mais a frente tbem trabalhar na demodulacão em AM, ai sim fica Top.
Curti, quando eu achar radinhos velhos vou pegar
Nem me fale de Dunga! Há poucos dias tive de fabricar do zero um suporte de pilhas do Dunga 2 porque do original o plástico ressecou e quebrou tudo. Detalhe é que o Dunga 2 são 3 pilhas e o suporte vai enfiado em uns guias da caixa, então não tem como só colocar uma caixinha de pilhas nova dessas pois nada cabe ali, foi preciso construir e ainda fazer entrar nos vários encaixes que tinha pra original. Parece simples, eu achei simples, mas no meio do caminho já tava enlouquecendo. kkkk
Que maravilha! Vou tentar fazer..
Boa noite, muito legal o vídeo.
Senhor dá manutenção em transglobe?
Obrigado
Valdemar', tenho alguns radios de automoveis, sera q funciona tambem?
Valeu!!👍👍👏👏
Muito interessante, show.
É possível fazer essa modificação em rádio DSP?
Sr Waldemar na foto o Sr mostrou um motobras mas na prática o Sr fez em um motoradio nao sei se o Sr notou a diferença nos circuitos
Amo aviação ótimo ouvir
interessantíssimo!👍👍👍👍
Já ouvi falar que o tipo de modulação utilizada na banda aérea, na verdade é AM (A1)
Nós até escutamos em FM mesmo más ficaria melhor se modificar também o demodulador.
Será que essa informação procede ? Já ouviu falar disso ?
Eu não tenho certeza.
Sim, em aviação se usa o VHF-AM. Mas essa é uma modifificação super simples de se fazer no radinho FM, bastando "destunar", por assim dizer, o discriminador de FM do rádio. Originalmente esses rádios ouviriam AM, mas como os ruídos elétricos são variações de AM, esses rádios bloqueiam o AM (justamente para reduzir o ruído na recepção FM) usando para isso o circuito chamado discriminador. Ao alterar o ajuste desse circuito (bastando alterar o ajuste do indutor do transformador discriminador), o rádio deixa de "filtrar" o AM que antes era indesejado, e passa a ouvir o AM. Esse transformador é uma daquelas caixinhas metálicas, com um indutor se assemelhando a um parafuso. Para identificar o transformador correto, procure o que está mais próximo às etapas de áudio do rádio. Para ajudar a identificar, ele é o transformador que terá junto a si dois diodos com invólucro de vidro. Um leve ajuste no indutor tornará o rádio sensível ao AM. Uma dica é ligar o rádio e procurar ouvir o ruído elétrico da ignição de carros mais antigos (fuscas, chevettes, etc) na rua, e ajustar para o MÁXIMO ruído elétrico. Ele estará ajustado para a melhor recepção AM.
@@coriscotupi Agradeço muito por você me passar estas preciosas dicas e macetes.
Já modifiquei muitos radinhos portáteis, antigamente.
Agora, vou tentar aperfeçoar mais com esta técnica do ajuste para AM.
Valeu !
@@ricbrasil2005 👍
parabéns sempre excelente seu videos
Perdi a conta de quantos desses radinhos de FM eu converti para a faixa de aviação. Fiz para muitos amigos e conhecidos do Aeroclube, algumas décadas atrás. A dica é não alterar apenas o oscilador local, mas mudar também a sintonia do amplificador de RF (font end), usando para isso sinais contínuos como por exemplo a transmissão do ATIS dos aeroportos. A outra dica é "destunar" intencionalmente o transformador do circuito discriminador, que melhora sobremaneira a recepção da modulação em AM, usada em aviação.
Para quem quiser usar o ATIS como referência, algumas frequências são:
Belém: 127.60 MHz
Recife: 127.65 MHz
Salvador: 127.75 MHz
Manaus: 127.65 MHz
Brasília: 127.80 MHz
Belo Horizonte Confins: 127.85 MHz
Belo Horizonte Pampulha: 127.45 MHz
Vitória: 127.575 MHz
São Paulo Guarulhos: 127.75 MHz
São Paulo Congonhas: 127.65 MHz
Rio de Janeiro Galeão: 127.60 MHz
Rio de Janeiro Santos Dumont: 132.65 MHz
Curitiba Afonso Pena: 127.80 MHz
Curitiba Bacacheri: 132.325 MHz
Florianópolis: 127.45 MHz
Porto Alegre: 132.35 MHz
obrigado.
@@coriscotupi passa a frequência de Goiânia GO porque não tenho,eu possuo um motoradio exclusivo para dexismo que tem banda fm estendida ate 138mhz.
@@marceloguimaraes3664
*Goiânia/Santa Genoveva*
ATIS - 127.675 MHz
Torre - 118.700 MHz
Solo - 121.700 MHz
Aut. Tráfego - 121.050 MHz
Já vou compartilhar.
14:49 Aqui no DF também, mas a melhor recepção dá e, 127.800, o sinal para mim chega bem mais forte tanto no base quanto no HT
Pode ajustar os trimers do variavel tb
Parabéns pelo RX aeronáutico. Aí na em Sorocaba eu sempre escuto muita coisa da região e consegui escuta até do aeródromo de Brasília. As vezes a propagação ajuda!!
Hoje eu utilizo um HT Kenwood TH28A, TM261A e Icom IC706MKllG p SWL.
73's PY2ZQ Zanotto Campinas SP
Em Sorocaba você não ouve o aeródromo de Brasília, o que você ouve é outra coisa, o Centro Brasília, que tem repetidores espalhados por uma enorme área de cobertura.
O meu é da marca internacional mas agora não pega quase nada .quero aumentar a força dele pegar rádio distante. O que fazer...
Prezado Waldemar. Da mesma forma que você ampliou a faixa de FM para recepção de banda aérea, seria possível alterar um rádio que não tem o FM estendido para que funcione nessa nova área de frequência dos 76mHz até os 88mHz? Grato. Sucesso
Sim. Mesmo processo. Tem que alterar as espiras da bobina e trocar os capacitores na parte do oscilador local e amplificador de RF.
FANTÁSTICO!
Sensacional! Parabéns!
Essa modificar daria para copiar a fala de walktalk q estiver proximo?
É bom pra quem mora perto de aero
Só uma pergunta, pôr que a noite não funciona,eu fiz até 10 horas funciona depois disso têm interferência como se fosse rádio Am
Obrigado
Só pode fazer isso no rádio se tiver aeroporto por perto é ?????? Por favor responder
Muito bom.
👏 muito bacana! Somente uma dúvida, por favor. A modificação foi na bobina de FM, certo? O que não consigo entender é que a transmissão da faixa aérea é em AM e o radinho consegue demodular sem problemas. A chave do rádio fica sempre em FM? Obrigado.
Sim... Vou explicar:
O Rádio faz demodulação em FM, isso quer dizer que ele consegue detectar o deslocamento de frequencia que acontece numa transmissão. Porém, se sintonizarmos uma transmissão feita em AM, mas deslocar um pouco a sintonia do rádio um pouquinho pra cima ou pra baixo da frequencia central de forma a captarmos a transmissão apenas nas suas Bordas o Radio consegue fazer a detecção do Audio. Interessante isso... Claro que a gente percebe um pouco de distorção no audio, mas dá pra ouvir bem. Agora, se fizermos alteração no circuito discriminador do rádio conseguimos transformar ele em AM, porém isso é uma modificação que deve ser feito por quem já tem algum conhecimento na área de rádio recepção. Se você quiser eu posso trazer um vídeo mostrando como isso é possível.
@@valdemar_gomes obrigado pela explicação. Poxa, seria bacana e acrescentaria conhecimento. Abraço
Tenho um Dunga deste seria possivel também modificar para o FM estendido de 87,5 mhz até 76,0 mhz para sintonizar as novas emissoras ??? ABS
Ele ainda não respondeu, mas eu acredito que sim. Daí é o inverso, aumentar a capacitância nesse ponto que ele mostrou pra baixar a frequência de sintonia.
Muito legal
Pena que os mais novos usam o CI si4825a10 que não consegue trabalhar em VHF. Parabéns pelo video! Abraço
No rádio tá marcado Dunga IV. Tava vendo no MercadoLivre, 150 conto
Aviação é em AM como recebe em FM ?
Recebe, assim como esses transmissores de FM caseiros transmitem em AM...
Ficou doce doce feito mel
Destruição do ícone da Motoradio...tem uns chineses baratos que vem pronto...
Com certeza tem mais seis modelos alem do Dunga 3 ,todos bem pequeninhos , anões mesmo 😛
Onde compro um desses gerador de frequencia
Ali Express (tudo junto, sem espaço)
Onde comprou esse gerador de RF e quanto foi?
R$ 380 na Ali Express. Mas aí haverá a loteria dos impostos na chegada ao Brasil. Pode acabar saindo por quase R$800, se for taxado na alfândega.
Top de mais... se não tiver esse gerador de rf como faz?
tentativa ou diminui o numero de espiras da bobina. Coloque numa estacao na escala mais alta do dial e vai movendo ela para baixo (mexendo no trimer do variavel ou ferrite da bobina) da escala até ela sumir (do 108 mhz para 88 mhz) , assim a frequencia vai subir, bem simples.
Achei interessante!
Esse aí me faz lembrar o Sanyo RP 5040 que eu tinha e me roubaram, mas para esse tipo de escuta eu tenho até hoje um PS100 da CCE, pegava sem modificações rádio táxi, faixa do cidadão e essas frequências informativas dos aeroportos, depois comprei outros mais sofisticados, pena que hoje tenha muito menos o que se ouvir do que algumas décadas atrás.☹️
Eu poria uma pequena chave seletora afim de alternar entre o capacitor original e o novo de 5.8pf, afim de manter a faixa de FM.
Será q dá?
🤗
💚💛💙🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Então, não daria certo porque o Proprio fio da chave, naquele ponto se comportaria como indutor...
@@valdemar_gomes e com certa capacitância tambem, né.
Ah.. ok.
💚💛💙🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Boa ! Kkkkkk
Agora, a maioria das transmissões são digitais codificadas. O hobby de rádio escuta está cada vez mais raro.
tenho um rado desses zerado na caixa::::
Pô Valdemar, esse negócio de receptor de banda aérea é muuiiito chato! Volta às fontes de alimentação, amplificadores e coisas do gênero. Parabéns pela qualidade dos seus vídeos.
Não é chato, vc que não entendi R.f...
Não faça isso com o RADINHO, homem!!!!!!!!
Que triste destruir um belo RADINHO!!! Isso não se faz!!!!!!!!
Verdade Marcondes, esse radinho é uma relíquia o Waldemar por ser uma pessoa experiente teria de ter em mãos o esquema deste rádio que também é difícil, para mim já foi um dos rádios mais bem elaborado da época, circuito totalmente diferenciado dos demais, o melhor rádio para fazer essas alterações é o Sanyo da linha RP 5040 e o 5140, que na revista saber eletrônica antiga ensina como modificar o oscilador até demulador.
O radinho já estava quase destruído, nem serigrafia tinha mais. Já viveu seus tempos de glória mas agora era apenas uma sombra dos áureos tempos de outrora, praticamente uma sucata.. Entre ser relegado ao ostracismo nos fundos de uma gaveta (ou ainda pior, o lixo..) ou ganhar uma nova oportunidade, esse guerreiro ressurgiu bravamente das cinzas ganhando outra vida, agora como um belo receptor para a faixa de aviação. Vida longa ao Dunguinha 3!!! (Eu tenho um em boas condições).
E da sucata...