Salve JP! Td bem por ai brother? Indicação do seu professor? Sério?... Poxa, que honra! Manda meu abraço ai pro seu professor e tambem para sua turma toda! Se quiser me marca no Instagram @officinaterapia que mando um salve pra galera! Aproveito e te convido pra se inscrever aqui no canal pois sua inscrição nos ajuda a continuar publicando novos vídeos e é um incentivo para mim! Obrigado! Forte abraço!
Caro amigo Diogenes, obrigado pelas palavras! E pode me chamar de "você" ok? Seja sempre bem vindo aqui no canal! Obrigado pela inscrição! Forte abraço!
Caro Walter, obrigado pelas palavras! Fico muito satisfeito em estar ajudando! Seja sempre muito bem vindo e fique a vontade para perguntar, ok? Grande abraço
Enquanto não se tem a grana para a aquisição do torno, pra quem nunca operou um deles, não custa ir curtindo e aprendendo dicas por aqui, que se mostram de grande relevância. Seus vídeos sempre de excelente qualidade. Parabéns!
Olá Julia! Verdade? Poxa, fico muito feliz em ouvir isso! Que ótimo! Fique a vontade para perguntar e seja muito bem vinda por aqui, ok? Aproveito para te convidar a se inscrever aqui no canal e com isso nos ajudar a continuar publicando vídeos úteis. Obrigado! Abraços!
Oi boa noite me chamo bray Adams e trabalho na área de ferramentaria trabalho bem com fresadora mais com o torno bem pouco estou esperando começar o curso na minha cidade pra poder fazer mais enquanto isso devido a minha necessidade estou procurando recurso que eu tenho e encontrei seu canal e está me ajudando bastante desde já deixo minha gratidão e queria um auxílio pra fabricar essa peça
SAlve Bray!!..Td bem com vc? Primeiramente quer agradecer-lhe por deixar seu comentário aqui! Fico muito feliz por poder ajudar com meus vídeos. Espero que vc já seja inscrito aqui no canal pois isso nos ajuda bastante. VC pode falar comigo pelo Instagram, bastando me seguir no @officinaterapia. Quanto ao desenho vc pode me enviar por e-mail ftmunhoz@yahoo.com.br e podemos trocar informações também por email. Espero poder te ajudar! Então é isso, grande abraço!!
Salve Yuri! Um tempo atrás eu usava graxa branca, mas atualmente passei a usar o Sutol BR68... É um lubrificante para barramentos que nao escorre, nao evapora e nao empasta... Estou gostando muito e é suoer facil de limpar. Acho que tenho video dele... Acho que é sobre lubrificação.... Abraços!
Ola Samuel, td bem contigo? Obrigado pelo comentário! Seja sempre muito bem-vindo aqui, ok? Seja um inscrito no canal e participe sempre! Grande abraço!
Oh meu amigo muito obrigado por responder rápido.. Você tem algum esquema para colocação de Paquímetro digital no carro transversal e superior?? Eu copiei uma ideia do parceiro Nicolas Exposito para o mangote digital e ficou top.. Agradeço muito sua atenção.. Já deixei meu like 👍
Binho, coincidentemente recebi essa semana um paquimetro digital que comprei para esse projeto. Vou instalar no carro superior para ficar mais fácil de fazer roscas... Ainda nao filmei mas acho que no mes de fevereiro ja devo publicar. Deixe o sininho de notificações ativado para ficar sabendo... Abraços!
Eu não só acionei o sininho como já me inscrevi no seu canal irmão.. Vou ficar só esperando esse vídeo pra fazer aqui no meu torno também.. Vlw meu amigo 👊🏻
Pow Francisco Show.. Eu não apenas ativei como ja me inscrevi no seu canal.. Ficarei esperando ansioso esse vídeo pra eu fazer aqui também.. Estou com problema de folga nos anéis graduados .. Se você tiver uma dica pra mim eu agradeço blz.. Abração..
Binho, eu também estou percebendo um aumento na folga do graduado. Esse é um dos motivos que vou tentar usar o paquimetro. Mas veja o vídeo de comparação do Nagano x Manrod. No Nagano o anel graduado é preso por um parafuso e por isso não perde o ajuste inicial...Obrigado pela inscrição e seja muito bem vindo!! Abraços
Seus vídeos são muito ilustrativos, principalmente para iniciantes. Eu, com sessenta anos de usinagem, lembro a você, que as medidas dos anéis graduados, vão variando em virtude do desgaste do fuso. Parabéns
Caro Monroy, me sinto honrado com seu elogio! Muito obrigado! A ideia do canal é também trazer informações para quem está começando, então sua participação aqui é um incentivo pra mim. Sobrr o desgaste é de fato algo que acabei não comentando... Deixei para um proximo vídeo, pois informação demais para quem é amador, atrapalha um pouco. Vamos passando isso em doses homeopáticas... rsrs. Muito obrigado! Grande abraço!
Olá Francisco, so faltou falar do cálculo de penetração: P=diâmetro maior menos diâmetro menor dividido por 2. Isso ocorre pq esse torno da Manrod não tem a correção no anel. Vc penetra 1mm e rebaixa 2mm na peça (afinal vc penetrou 1mm no RAIO da peça, e não no diâmetro)
Exato João! Nos vídeos a gente fala uma parte...depois complementa em outro vídeo, e assim vai, até pq não é nenhuma aula, kkk...., quem é iniciante vai compreendendo e treina em seu proprio equipamento e aos poucos vai complementando seus conhecimentos, lendo comentários complementares como o seu e assim todos aprendem...Valeu pela dica! Abraços
SAlve Jurandir!! Td certo por aí? Obrigado por assistir e comentar!! Aproveito e te convido pra se inscrever aqui no canal!! Sua inscrição nos ajuda a continuar produzindo vídeos bacanas para todos!! Obrigado !! Grande abraço!!
Show..me ajudou muito...tenho um nagano Mr 350 ...e a mesma configuração do anel graduado.....por gentileza como tirar a folga dos anéis graduado...vc teria algum vídeo nesse sentido...Forte abraço Deus te abençoe.
Salve Daniel!! Que bom que tenha ajudado!! Sobre a folga ela é inevitável nesse modelo, pq está associada a folga entre os fios de rosca do eixo no manípulo em relação a rosca do corpo do carro...isso é chamado de backlash. A medida em que ocorre os desgastes do uso essa folga vai aumentando....Entretanto um pouco de folga nos anéis é desejável de modo a facilitar o ajuste da posição inicial da medição. Ainda não tenho nenhum vídeo falando sobre isso. Mas voltei a ler sua pergunta e vi que seu torno é um Nagano...nele vc tem que fazer o aperto de um parafuso para fixar o anel na posição desejada, não é? ...Então a folga não é do anel e sim do eixo conforme descrevi.... Aproveito pra te convidar a se inscrever aqui no canal caso ainda não esteja. Saiba que sua inscrição é que nos torna possível continuar respondendo todas as perguntas que nos chegam. obrigado! Forte abraço!
@@DanielSilva-kx4cp estou com o nagano tb. Essa folga é normal. Ao encostar na peça eu zero, realizo um passe e constato estar praticamente colado. À partir daí vou usinando. O que enche é após um passe você ter q afastar e, ao girar, perder o parâmetro. Fora q a forma de fixação da luva com as medidas é bem incômodo. Os outros modelos possuem maior facilidade. Mas, parabéns. Curtindo pra caramba o torninho!
Ow Formigao, muito obrigado meu caro. São comentários como o seu que nos incentiva a continuar! Agradeço muito! Se ainda não for inscrito, inscreva-se e deixe seu like! Vai ser legal tê-lo aqui conosco no canal, ok? Super abraço!
Grande Fabio! Que honra tê-lo por aqui! Muito obrigado! Sou fã do seu trabalho e sempre assisto aos seus videos sobre couro e iscas... Muito bons! Agradeço sua participação ppr aqui! Grande abraço!
Olá. Adquiri um mini torno FortG 0001 para hobby, e como é praxe desses tornos, o meu tem folga nos manipulos. O que poderia ser feito pra tirar essas folgas? Não tenho experiência nenhuma com tornos, vou aprender na prática e com os vídeos aqui. Gostei da sua explicação neste vídeo e me inscrevi!
@@homerosolanocontrera7346 Olá Homero! Seja muito bem vindo aqui no canal! Olha só, embora esse problema de folga não seja exclusividade do FortG, essa marca apresenta muitos problemas e um dos principais são as folgas tanto nos aneis graduados quanto nos carros (nestes ultimos requerem ajustes regulares). Dito isto, lamento dizer que esse problema de folga nos aneis é praticamente insolúvel,pois exigiria a fabricação de uma porca anti-backlash para substituir a original que fica sob cada um dos carros presa nos eixos dos manípulos. Meu torno, um Manrod após 10 anos de uso também apresentou esse oroblema e para minimizar esse entrave eu adaptei um paquimetro que funciona como um DRO. Problema resolvido! Se desejar saber mais veja o video cujo link deixo abaixo. Espero ter ajudado. Fique a vontade para perguntar sempre que tiver dúvidas, eu sempre respondo. Obrigado! Forte abraço! ua-cam.com/video/NiwrfJDT9dw/v-deo.html
Olá meu amigo, excelente explicação.. Você pode me informar onde encontro esse kit de leitura digital para substituir o anel Graduado?? E qual o nome correto para procurar esses acessórios.. Obrigado e parabéns.. 👍
Salve Binho! Vc pode pesquisar por DRO, embora nao seja exatamente igual a esse mas serve para medir o deslocamento do eixo em que estiver instalado. O unico lugar em que encontrei o modelo do video é em littlemachineshop.com/products/product_view.php?ProductID=5879&category=-1536942993. Espero ter ajudado. E por falar nisso, da uma força pra gente e se increve aqui no canal. Vai ser legal tê-lo aqui conosco! Obrigado! Forte abraço!
Grande Eduardo! Muito obrigado meu caro. Fico muito satisfeito em poder ajudar! Se ainda não for inscrito no canal , inscreva-se e deixe seu like! Vai ser legal tê-lo aqui conosco no canal. Seja sempre muito bem-vindo e participe sempre! Grande abraço!
Hola meu novo amigo excelente explicação e tiro duvidas que tinha a respeito de anéis graduados!Obrigado sempre que possível estarei aqui aprendendo!Deus o abençoe e a sua família!
Olá meu caro! Obrigado pelas palavras! Vc é sempre bem vindo por aqui, ok? Eu sempre leio e respondo todos os comentários de dúvidas, então fique a vontade para perguntar, ok? Inscreva-se no canal e deixe o sininho ativado para receber notificações de novos vídeos. Grande abraço!
@@OFICINATERAPIA Obrigado meu amigo já estou inscrito e sininho ativado,e aos poucos vou conhecendo mais de seu trabalho,ok?Com certeza vou tirar muitas dividas com você amigo!Deus o abençoe e a sua família e tenham um domingo abençoado,e um Grande abraço!
@@OFICINATERAPIA ok Francisco! Preciso aprender mais sobre anel graduado pois não consegui ainda entender o sistema parece brincadeira Mais é verdade não consigo entender o mecanismo! Até mais amigo Deus abençoe!
@@canaldozike8707, faz o seguinte, pelo Instagram tenho ajjda os inscritos em suas dúvidas. Me segue lá @officinaterapia... Podemos conversar pelo direct...
Chico, obrigado pelo seu video. Comprei a menos de um mes um Manrod 330 - parecido com o seu. Não consigo encontrar um travamento do carro principal - quando vou facear, usando o carro superior, o carro principall se afasta. Saberia dizer como resolver isso? Um abraço.
Olá Maurílio! Já comentei sobre sua dúvida no seu comentário no vídeo de faceamento. Mas vamos lá... para não precisar ficar segurando com a mão o manipulo do carro longitudinal ( o que alias não é nada recomendado nos casos de faceamento de precisão...) vc terá que implementar essa melhoria no seu torno, instalando uma trava no carro longitudinal. Para ter uma idéia de como fazê-lo, pesquise no Google a palavra "mini lathe carriage lock" escolhendo a opção de visualização de imagens...Espero ter ajudado... Se ainda não for inscrito no canal, já te deixo o convite para se juntar a nos...Obrigado! Abraços
Ola Francisco, falando em anel graduado e avanço dos carros, qual a folga admisível no manípulo para que o carro se movimente e responda com razoável precisão, meu torno é um toptec 180x300. Muito bom e informativo o canal (se a folga é grande como reparar, acho que muitos enfrentam êsse problema) grande abraço.
Salve Jose Antonio!! Em termos quantitativos eu não sei te dizer...( espero que algum colega da área possa nos responder). Porém eu costumo zerar a folga manualmente e só então ajustar o anel...porém esse método está associado a uma baita imprecisão....mas é o que temos....O motivo da folga é dos mais variados motivos (mancal do eixo, rosca do eixo, porca do carro, etc)... então cada caso exige uma análise minuciosa buscando o real motivo dela. Meu Manrod por exemplo apresenta problema na rosca da "porca" que fica sob o carro superior, já no Nagano não há esse problema pq não tem essa porca. A rosca é inteiriça (ocupa toda a extensão da base do carro) , logo a folga, se tiver, é imperceptível... Acho que é isso ...Não ajudei muito, mas tá valendo...Abraços!!
Parabéns pela aula! Ficou muito bem explicado. Sou iniciante hobbista, ainda tenho muitas dúvidas sobre quais ferramentas usar para determinados tipos de trabalho e velocidade da placa.
Olá Nilton! Estou preparando um vídeo sobre ferramentas. Inscreva-se no canal e deixe o sininho ativado! Assim vc será notificado de novos vídeos e poderá acompanhar os assuntos de seu interesse. Além disso vc nos ajuda a continuar produzindo conteúdo quando se inscreve! É nosso maior patrimônio! Conto com vc e seja sempre muito bem-vindo aqui. Grande abraço!
Ótima iniciativa Francisco. Parabéns. Para quem está iniciando essas graduações parecem bicho de 7 cabeças não é? Mas é algo muito fácil de assimilar. Bacana seu paquímetro. O meu digital foi pro vinagre esses dias. Também durou 16 anos. Tô me virando com o velho analógico. Esse não pifa nunca. kkkk Abração.
Olá Amilton! Obrigado pela participação! É sempre bom tê-lo por aqui! Sobre paquimetros, eu ganhei a muitos anos um Mitutoyo analógico de meu sogro,... zerinho! Está guardado!... É quase uma joia... Tenho dó de por na lida... Kkk... Cada loco heim? Ahahahah. Abração!
Olá Eduardo!! Rapaz, nem faço ideia! No entanto se vc desmontar o anel graduado (removendo o parafuso do manípulo) vc vai encontrar um peça cuja função é de uma mola .Possivelmente ela deve estar quebrada, ou desgastada...verifique e nos conte. Aproveite para se inscrever aqui no canal. Sendo inscrito vc nos ajuda a continuar informando e ajudando outros colegas. Seja bem vindo! Grande abraço!
Boa noite Sr. Francisco! Estou aprendendo muito com as suas informações, chamo - me Claudio e sou hobbysta, talvez possa me ajudar, adquiri um torno Nagano NTM 350R e junto com ele vieram as engrenagens para roscas e também vieram duas peças pequenas parecidas com buchas estriadas, em uma das pontas tem uma especie de estria como se fossem dentes de engrenagem e na outra ponta existe um furo com rosca interna, não sei a serventia das referidas peças, existe uma graduação do lado direito do carro longitudinal do torno que contem uma peça muito semelhante(16T), dentro das possibilidades poderia me orientar nesta duvida? Obrigado!
Olá Claudio!! Td bem contigo? vamos as suas duvidas....essas peças que vc descreve, não consegui visualizar . Façamos o seguinte, tire umas fotos e envie no meu email (está na aba SOBRE do canal) assim fica mais facil de identificar. Se preferir tambem pode me mandar pelo DIRECT do instagram (me segue lá @officinaterapia) podemos bater papo por la tambem e fica mais facil de explicar...Quanto ao disco (16T) é um dispositivo para sincronizar a ferramenta ao passo da rosca que vc estiver usinando. Repare que no corpo desse acessório tem um traço que coincide com os traços do disco. qdo os traços coincidirem vc deve acionar o travamento do automatico. Isso garante que a ferramente estará posicionada perfeitamente ao sulco da rosca.A explicação não ficou tão boa , não é?...mas se tiver mais duvidas, fica a vontade para perguntar, tentarei ser mais claro. Se puder nos ajudar, inscreva-se no canal pois assim poderemos continuar (pelo menos tentando) a ajudar os colegas hobbistas. Grande abraço!
@@OFICINATERAPIA Boa noite! Sr. Francisco obrigado pela informação, no interior da peça do dispositivo de sincronização existe uma pequena engrenagem semelhante as peças que vieram na entrega do torno mecânico, creio que sejam reservas deste dispositivo 16T. Fiz a inscrição no seu canal, mais uma vez obrigado pela atenção, estou aprendendo muito, grato!
Olá Eri!! Td bem? Qual torno é o seu? Pergunto pq os mini tornos (pelo menos aqueles que conheço) trabalham com a chamada "caixa seca", ou seja, a caixa de engrenagens não fica submersa em óleo ... ela trabalha seca. Então não saberia te dizer a respeito disso. Fico devendo essa! Obrigado pela inscrição!! Forte abraço!
Olá Artes FA!...Neste mini torno, temos apenas dois aneis graduados. Um deles, (aquele que utilizei para a explicação) pertence ao carro transversal. O outro anel está no carro superior e o procedimento de uso é exatamente o mesmo do carro transversal. Não sei se era isso que perguntou, mas se ainda tiver dúvidas, me pergunte, ok? Abraços!
Salve Netinho! Primeiramente quero te convidar pra se inscrever aqui no canal e com isso nos ajudar a continuar respondendo todas as questões que nos chegam. Quanto a sua pergunta, eu nao conheço quase nada a respeito. Não sou da área de mecânica... Sou apenas um curioso, bem amador alias. Essa eu vou ficar devendo, porém peço aos colegas que estão lendo aqui, que nos ajudem respondendo a essa sua dúvida., ok? Grande abraço!
Boa tarde. Tenho um Manrod MR301, igual a esse mas com o barramento pouco maior. Adicionei ao torno um porta ferramentas em aço, do mesmo fabricante, pagando pouco mais caro que esses kits em alumínio. O torno muda de água pro vinho em termos de flexibilidade. Qto aos relógios a Manrod vende o kit digital, custa aqui no Brasil por volta de 1000 reais, com o câmbio a 4 reais da 250 dólares. No exterior nem deve custar muito menos que isso. Agora vem a minha dúvida, o que vc usina nele e qual a penetração da ferramenta que vc recomenda?
Tbm estreei minha fresa fabricando um porta bedame para lâmina de 1/2 polegada, partindo desses kits chineses. Faceei o lado do rabo de andorinha, e fiz um rebaixo de 5,6mm, para casar a altura. Ficou sensacional. Não temos no mercado nacional porta bedames de 8mm, aí tem que adaptar
Olá João! Qdo eu comprei meu porta ferramentas a intenção era apenas testar mesmo. No entanto me surpreendi com a qualidade pois é muito robusto. Tenho recebido alguns comentários críticos sobre usar um porta ferramentas de alumínio e alguns deles até mal criados (nestes casos me limito a nem perder tempo em responder). O que muitos nao compreendem é que o torno em si, dada sua característica construtiva, não oferece a robustez necessária para um uso mais agressivo do porta ferramentas numa ação de desbaste mais intensa e profunda. Creio que se tentarmos um avanço mais intenso e profundo, outros componentes vão apresentar falhas e rupturas antes mesmo do porta ferramentas. É o que eu acho! Não temos um mercado para hobistas nesse segmento e tudo é muito caro, então prefiro usar meu torno sem muitos exageros de modo a preserva-lo por mais tempo possível, afinal minha grana é curta (rsrs..). Além disso tambem não utilizo - o profissionalmente,... Ele é só um hobby. E respondendo sua pergunta, eu usino de tudo nele e sempre com bons resultados, pois como eu disse não exagero na profundidade, até pq é facil de perceber qdo exageramos e ele reclama, não é mesmo?.... Vc ja deve ter percebido isso... rsrs. Então é isso! Agradeço seus comentários e participe sempre, pois vc é sempre bem vindo por aqui, ok? Grande abraço!
A fresa é uma Manrod MR220, aparentemente mais robusta que o torno. Então, eu entrei em briga lá na Manrod, parece que fazemos um favor em comprar dos caras. Fiquei interessado no castelo deles ajustável, não achei foto em nenhum lugar. Aí liguei e pedi ao diretor deles fotos, e acabei conseguindo. Eu tbm usei o castelo de alumínio, e em algumas situações ele vibrou. O castelo em aço é qse o mesmo preço desses de alumínio no Brasil e totalmente diferente. Qto a fresa, semana passada consegui uma morsa nova de 80mm de abertura e comecei a fresar. Aí consegui iniciar. Outra coisa que consegui foi a recartilhadora para mini torno. Vc usa o carro para centralizar as recartilhas, e aí aperta uma porca. Quem realmente faz esforço é a porca, o carro trabalha só centralizando as duas recartilhas
Olá Rikardo!! Tudo bem por ai? Veja só , para eu entender melhor, para que vc precisaria?...vc tem algum avariado e pretende fazer a substituição? Pergunto pq não é uma peça fácil de encontrar para venda....
Parabéns pela iniciativa Eu tenho um fortg pro 005 seu motor e de 550w não é dos mais potentes porém o seu torno tem a mesma base no entanto seu motor tem 250w será que tem muita diferença entre os dois?
Olá Miguel! Agradeço sua participação por aqui! Seja sempre muito bem vindo! Eu nem imagino a diferença de potência entre eles, mas eu levo em conta a estrutura em geral, pois motores muito potentes nessas estruturas podem danifica las mais facilmente caso venhamos a exagerar nos esforços de usinagem. Em tese um motor mais potente permitiria uma usinagem mais agressiva no entanto eu acredito que as estruturas dos carros não acompanham esse aumento de esforço. O elo mais fraco vai se romper, pelo menos é o que eu acho. Por isso eu sempre usino com passos leves sem muito esforço pois esse torno não é nada robusto, além de caro... rsrs... Então é isso, se gostou do canal inscreva-se e deixe seu like! Vai ser legal tê-lo aqui conosco no canal, ok? Grande abraço!
Salve Maurício! Nao sei se entendi bem sua pergunta, mas se nao for ISSO pergunte novamente, ok? No caso das divisões, cada uma delas mede 25 milesimos ou 2,5 centesimos... Aproveito para te convidar a se inscrever aqui no canal pois sua inscrição nos ajuda a continuar respondendo as perguntas que nos chegam. Obrigado! Abraços!
Amigo, parabéns, sempre assisto seus vídeos e agora tenho uma pergunta: Para que serve essa graduação que fica ao lado direto do carro longitudinal com uma pequena engrenagem em contato com o fuso marcando (16T)?
Ola Carlos, td bem meu amigo? Sobre sua dúvida, fui até olhar no meu torno, mas não identifiquei essa inscrição. Onde vc viu isso? Tenho uma suspeita... Acho que vc viu isso em algum mini torno vendido no mercado externo. Me faz lembrar de um dispositivo que fica ao lado da alavanca de atraque do carro ao fuso. É usado para fazer rosca. Ele ajuda a sincronizar a operação de rosqueamento caso vc tenha desacoplado o fuso sem que tenha terminado a operação. Se for. Mesmo essa peça, eu nao tenho visto-a sendo vendida no Brasil. Se não for isso, me manda uma foto disso no meu email, ( ftmunhoz @ yahoo. com . br) que tento descobrir do que se trata e te respondo, ok? E obrigado por estar sempre presente conosco! Grande abraço!
@@OFICINATERAPIA enviei a foto no seu email. No seu torno parece que foi tirado, mas no torno que vc mostra no vídeo tem esse dispositivo que estou falando.
Carlos, essa graduação é usada para fazer rosca. Para rosca milimetro geralmente é mais facil avançar para fazer a rosca e reverter a rotação do torno para voltar ao ponto inicial, mas se for fazer rosca polegada, da pra desengrenar o fuso e voltar o carro manualmente sem precisar reverter a rotação. ai dependendo da TPI da rosca vc engrena o fuso qdo determinado numero zera no marcador.
@@lucberna1968 muito obrigado. Agora entendi como funciona. Pelo geito vc é entendido do assunto. Não tem nenhum vídeo brasileiro a respeito desse assunto. Vc parece a pessoa escolhida para nos presentear com esse vídeo e compartilhar comigo. Pela sua explicação vou tentar aprender na prática. Abçs.
Muito bom Francisco, obrigado por compartilhar sua experiencia. Gostaria de aproveitar e perguntar: Comprei um torno igual ao seu, e ao fazer um teste de alinhamento da placa utilizando um relógio comparador, percebi um desalinhamento de 1 decimo. Sera normal o seu também tem essa diferença?
Ola Alexandre! Td bem por aí? Então,... Ja me perguntaram isso e confesso que além de nao ter me ocorrido verificar isso, também acabei me esquecendo de conferir para poder respo der ao pessoal.... rsrs... Provavelmente ele tenha esse problema pq como sabemos, o fabricante nao se mostrou nada caprichoso não é?. Ehehe... Mas farei esse teste e depois posto o resultado... Estou concluindo um video sobre os ajustes para eliminar as folgas dos carros, que é bem comum nessa categoria de tornos e vou incluir essa verificação nele, ok? Fique ligado....! Grande abraço e seja sempre muito bem-vindo, ok?
Ola Wilson! Essa bancada na verdade é um gabinete feito em compensado naval e revestido com formica. Ele tem quatro rodízios com freio. A altura total é de 79 cm. Eu particularmente nao recomendo os rodízios pq a bancada fica instavel ao operar o torno. Espero ter ajudado! Aproveito e te convido pra se inscrever aqui no canal pois sua inscrição nos ajuda a continuar publicando novos vídeos e é um incentivo para mim! Obrigado! Forte abraço!
A explicação está correta, porém vc não explicou a folga no nonio (anel graduado), que não é normal quando bem ajustado, pois para efeito prático essa operação dá certo para um primeiro passo, o problema consiste nos passes seguintes onde se perde a referência inicial, obrigando ao uso do paquímetro constante.
¡Hola mi amigo! ¡Gracias por ver y comentar! Los invito a suscribirse aquí en el canal, ya que tenemos muchos videos sobre este tema. ¡Sea muy bienvenido! ¡Gran abrazo!
Valeu de mais! Esse é bem prestativo. Parabéns Chico.
Valeu Gutemberg! Forte abraço!
Valeu meu querido, meu professor do IFES indicou esse vídeo, muito obrigado pelo vídeo!!!!
Salve JP! Td bem por ai brother? Indicação do seu professor? Sério?... Poxa, que honra! Manda meu abraço ai pro seu professor e tambem para sua turma toda! Se quiser me marca no Instagram @officinaterapia que mando um salve pra galera! Aproveito e te convido pra se inscrever aqui no canal pois sua inscrição nos ajuda a continuar publicando novos vídeos e é um incentivo para mim! Obrigado! Forte abraço!
Canal top...muito fã do Senhor...Manja muito dos torninhos.
Valeu Leo!! Obrigado por assistir e comentar!!..Abraços!!
Parabéns, excelente explicação.
Muito obrigado Gilberto! Forte abraço!!
O senhor explica tudo muito bem
Caro amigo Diogenes, obrigado pelas palavras! E pode me chamar de "você" ok? Seja sempre bem vindo aqui no canal! Obrigado pela inscrição! Forte abraço!
Gostei muito da explicação amigo
Obrigado 👍Diogenes!!
boa noite, vc explica muito bem, com calma, da gosto assistir seus videos
Caro Walter, obrigado pelas palavras! Fico muito satisfeito em estar ajudando! Seja sempre muito bem vindo e fique a vontade para perguntar, ok? Grande abraço
Good 👍👍👍👍👍👍👍👍
Thank you brother! I am glad you enjoyed it! You are always welcome!
Enquanto não se tem a grana para a aquisição do torno, pra quem nunca operou um deles, não custa ir curtindo e aprendendo dicas por aqui, que se mostram de grande relevância. Seus vídeos sempre de excelente qualidade. Parabéns!
Salve meu amigo Giovani! Td bem por aí? Obrigado por assistir e deixar seu comentário aqui pra gente! Valeu mesmo! Grande abraço!
Obrigada pelas informações! Me ajudou muito e vou usar para complementar os estudos de um material didático.
Olá Julia! Verdade? Poxa, fico muito feliz em ouvir isso! Que ótimo! Fique a vontade para perguntar e seja muito bem vinda por aqui, ok? Aproveito para te convidar a se inscrever aqui no canal e com isso nos ajudar a continuar publicando vídeos úteis. Obrigado! Abraços!
Oi boa noite me chamo bray Adams e trabalho na área de ferramentaria trabalho bem com fresadora mais com o torno bem pouco estou esperando começar o curso na minha cidade pra poder fazer mais enquanto isso devido a minha necessidade estou procurando recurso que eu tenho e encontrei seu canal e está me ajudando bastante desde já deixo minha gratidão e queria um auxílio pra fabricar essa peça
SAlve Bray!!..Td bem com vc? Primeiramente quer agradecer-lhe por deixar seu comentário aqui! Fico muito feliz por poder ajudar com meus vídeos. Espero que vc já seja inscrito aqui no canal pois isso nos ajuda bastante. VC pode falar comigo pelo Instagram, bastando me seguir no @officinaterapia. Quanto ao desenho vc pode me enviar por e-mail ftmunhoz@yahoo.com.br e podemos trocar informações também por email. Espero poder te ajudar! Então é isso, grande abraço!!
....lubrificação dos fusos..... graxa mesmo?
Parabéns pelo canal mais uma vez!
Salve Yuri! Um tempo atrás eu usava graxa branca, mas atualmente passei a usar o Sutol BR68... É um lubrificante para barramentos que nao escorre, nao evapora e nao empasta... Estou gostando muito e é suoer facil de limpar. Acho que tenho video dele... Acho que é sobre lubrificação.... Abraços!
Obrigado meu amigo por compartilhar seus conhecimentos...
Ola Samuel, td bem contigo? Obrigado pelo comentário! Seja sempre muito bem-vindo aqui, ok? Seja um inscrito no canal e participe sempre! Grande abraço!
Oh meu amigo muito obrigado por responder rápido.. Você tem algum esquema para colocação de Paquímetro digital no carro transversal e superior?? Eu copiei uma ideia do parceiro Nicolas Exposito para o mangote digital e ficou top.. Agradeço muito sua atenção.. Já deixei meu like 👍
Binho, coincidentemente recebi essa semana um paquimetro digital que comprei para esse projeto. Vou instalar no carro superior para ficar mais fácil de fazer roscas... Ainda nao filmei mas acho que no mes de fevereiro ja devo publicar. Deixe o sininho de notificações ativado para ficar sabendo... Abraços!
Eu não só acionei o sininho como já me inscrevi no seu canal irmão.. Vou ficar só esperando esse vídeo pra fazer aqui no meu torno também.. Vlw meu amigo 👊🏻
Pow Francisco Show.. Eu não apenas ativei como ja me inscrevi no seu canal.. Ficarei esperando ansioso esse vídeo pra eu fazer aqui também.. Estou com problema de folga nos anéis graduados .. Se você tiver uma dica pra mim eu agradeço blz.. Abração..
Binho, eu também estou percebendo um aumento na folga do graduado. Esse é um dos motivos que vou tentar usar o paquimetro. Mas veja o vídeo de comparação do Nagano x Manrod. No Nagano o anel graduado é preso por um parafuso e por isso não perde o ajuste inicial...Obrigado pela inscrição e seja muito bem vindo!! Abraços
Seus vídeos são muito ilustrativos, principalmente para iniciantes. Eu, com sessenta anos de usinagem, lembro a você, que as medidas dos anéis graduados, vão variando em virtude do desgaste do fuso. Parabéns
Caro Monroy, me sinto honrado com seu elogio! Muito obrigado! A ideia do canal é também trazer informações para quem está começando, então sua participação aqui é um incentivo pra mim. Sobrr o desgaste é de fato algo que acabei não comentando... Deixei para um proximo vídeo, pois informação demais para quem é amador, atrapalha um pouco. Vamos passando isso em doses homeopáticas... rsrs. Muito obrigado! Grande abraço!
Olá Francisco, so faltou falar do cálculo de penetração: P=diâmetro maior menos diâmetro menor dividido por 2. Isso ocorre pq esse torno da Manrod não tem a correção no anel. Vc penetra 1mm e rebaixa 2mm na peça (afinal vc penetrou 1mm no RAIO da peça, e não no diâmetro)
Exato João! Nos vídeos a gente fala uma parte...depois complementa em outro vídeo, e assim vai, até pq não é nenhuma aula, kkk...., quem é iniciante vai compreendendo e treina em seu proprio equipamento e aos poucos vai complementando seus conhecimentos, lendo comentários complementares como o seu e assim todos aprendem...Valeu pela dica! Abraços
importantissimo!
joia
SAlve Jurandir!! Td certo por aí? Obrigado por assistir e comentar!! Aproveito e te convido pra se inscrever aqui no canal!! Sua inscrição nos ajuda a continuar produzindo vídeos bacanas para todos!! Obrigado !! Grande abraço!!
Show..me ajudou muito...tenho um nagano Mr 350 ...e a mesma configuração do anel graduado.....por gentileza como tirar a folga dos anéis graduado...vc teria algum vídeo nesse sentido...Forte abraço Deus te abençoe.
Salve Daniel!! Que bom que tenha ajudado!! Sobre a folga ela é inevitável nesse modelo, pq está associada a folga entre os fios de rosca do eixo no manípulo em relação a rosca do corpo do carro...isso é chamado de backlash. A medida em que ocorre os desgastes do uso essa folga vai aumentando....Entretanto um pouco de folga nos anéis é desejável de modo a facilitar o ajuste da posição inicial da medição. Ainda não tenho nenhum vídeo falando sobre isso. Mas voltei a ler sua pergunta e vi que seu torno é um Nagano...nele vc tem que fazer o aperto de um parafuso para fixar o anel na posição desejada, não é? ...Então a folga não é do anel e sim do eixo conforme descrevi.... Aproveito pra te convidar a se inscrever aqui no canal caso ainda não esteja. Saiba que sua inscrição é que nos torna possível continuar respondendo todas as perguntas que nos chegam. obrigado! Forte abraço!
@@OFICINATERAPIA 👍 obrigado pela sua atenção dada nessa parte....Forte abraços que Deus continue te abençoando muito.
@@DanielSilva-kx4cp a todos nós meu amigo! Forte abraço
@@DanielSilva-kx4cp estou com o nagano tb. Essa folga é normal.
Ao encostar na peça eu zero, realizo um passe e constato estar praticamente colado. À partir daí vou usinando.
O que enche é após um passe você ter q afastar e, ao girar, perder o parâmetro. Fora q a forma de fixação da luva com as medidas é bem incômodo. Os outros modelos possuem maior facilidade.
Mas, parabéns. Curtindo pra caramba o torninho!
Parabéns ótimo vídeo continue fazendo está ajudando muito
Ow Formigao, muito obrigado meu caro. São comentários como o seu que nos incentiva a continuar! Agradeço muito! Se ainda não for inscrito, inscreva-se e deixe seu like! Vai ser legal tê-lo aqui conosco no canal, ok? Super abraço!
mto bom! uma aula.
Grande Fabio! Que honra tê-lo por aqui! Muito obrigado! Sou fã do seu trabalho e sempre assisto aos seus videos sobre couro e iscas... Muito bons! Agradeço sua participação ppr aqui! Grande abraço!
Ótimo vídeo.
Respondeu todas minhas dúvidas do vídeo passado.
Bacana Marcos! Obrigado pela participação! Seja sempre muito bem-vindo aqui no canal! Participe sempre! Abraços!
Olá. Adquiri um mini torno FortG 0001 para hobby, e como é praxe desses tornos, o meu tem folga nos manipulos. O que poderia ser feito pra tirar essas folgas? Não tenho experiência nenhuma com tornos, vou aprender na prática e com os vídeos aqui. Gostei da sua explicação neste vídeo e me inscrevi!
@@homerosolanocontrera7346 Olá Homero! Seja muito bem vindo aqui no canal! Olha só, embora esse problema de folga não seja exclusividade do FortG, essa marca apresenta muitos problemas e um dos principais são as folgas tanto nos aneis graduados quanto nos carros (nestes ultimos requerem ajustes regulares). Dito isto, lamento dizer que esse problema de folga nos aneis é praticamente insolúvel,pois exigiria a fabricação de uma porca anti-backlash para substituir a original que fica sob cada um dos carros presa nos eixos dos manípulos. Meu torno, um Manrod após 10 anos de uso também apresentou esse oroblema e para minimizar esse entrave eu adaptei um paquimetro que funciona como um DRO. Problema resolvido! Se desejar saber mais veja o video cujo link deixo abaixo. Espero ter ajudado. Fique a vontade para perguntar sempre que tiver dúvidas, eu sempre respondo. Obrigado! Forte abraço!
ua-cam.com/video/NiwrfJDT9dw/v-deo.html
Continue
Valeu!!
Olá meu amigo, excelente explicação.. Você pode me informar onde encontro esse kit de leitura digital para substituir o anel Graduado?? E qual o nome correto para procurar esses acessórios.. Obrigado e parabéns.. 👍
Salve Binho! Vc pode pesquisar por DRO, embora nao seja exatamente igual a esse mas serve para medir o deslocamento do eixo em que estiver instalado. O unico lugar em que encontrei o modelo do video é em littlemachineshop.com/products/product_view.php?ProductID=5879&category=-1536942993. Espero ter ajudado. E por falar nisso, da uma força pra gente e se increve aqui no canal. Vai ser legal tê-lo aqui conosco! Obrigado! Forte abraço!
Parabéns pelo vídeo, já aprendi muito com vc, grande abraço.
Grande Eduardo! Muito obrigado meu caro. Fico muito satisfeito em poder ajudar! Se ainda não for inscrito no canal , inscreva-se e deixe seu like! Vai ser legal tê-lo aqui conosco no canal. Seja sempre muito bem-vindo e participe sempre! Grande abraço!
Munhoz, parabéns pela sua iniciativa...
Olá Paulo! Muito obrigado! Seja um inscrito do canal e nos acompanhe. Vc é sempre muito bem vindo por aqui, ok? Abração
Hola meu novo amigo excelente explicação e tiro duvidas que tinha a respeito de anéis graduados!Obrigado sempre que possível estarei aqui aprendendo!Deus o abençoe e a sua família!
Olá meu caro! Obrigado pelas palavras! Vc é sempre bem vindo por aqui, ok? Eu sempre leio e respondo todos os comentários de dúvidas, então fique a vontade para perguntar, ok? Inscreva-se no canal e deixe o sininho ativado para receber notificações de novos vídeos. Grande abraço!
@@OFICINATERAPIA Obrigado meu amigo já estou inscrito e sininho ativado,e aos poucos vou conhecendo mais de seu trabalho,ok?Com certeza vou tirar muitas dividas com você amigo!Deus o abençoe e a sua família e tenham um domingo abençoado,e um Grande abraço!
Muito boa a explicação parabéns!
Valeu Zike! Muito. Obrigado pelo comentário! Participe mais aqui no canal, inscreva-se! Vai ser legal tê-lo aqui conosco, ok? Grande abraço!
@@OFICINATERAPIA ok Francisco! Preciso aprender mais sobre anel graduado pois não consegui ainda entender o sistema parece brincadeira Mais é verdade não consigo entender o mecanismo! Até mais amigo Deus abençoe!
@@canaldozike8707, faz o seguinte, pelo Instagram tenho ajjda os inscritos em suas dúvidas. Me segue lá @officinaterapia... Podemos conversar pelo direct...
Chico, obrigado pelo seu video. Comprei a menos de um mes um Manrod 330 - parecido com o seu. Não consigo encontrar um travamento do carro principal - quando vou facear, usando o carro superior, o carro principall se afasta. Saberia dizer como resolver isso? Um abraço.
Olá Maurílio! Já comentei sobre sua dúvida no seu comentário no vídeo de faceamento. Mas vamos lá... para não precisar ficar segurando com a mão o manipulo do carro longitudinal ( o que alias não é nada recomendado nos casos de faceamento de precisão...) vc terá que implementar essa melhoria no seu torno, instalando uma trava no carro longitudinal. Para ter uma idéia de como fazê-lo, pesquise no Google a palavra "mini lathe carriage lock" escolhendo a opção de visualização de imagens...Espero ter ajudado... Se ainda não for inscrito no canal, já te deixo o convite para se juntar a nos...Obrigado! Abraços
Ola Francisco, falando em anel graduado e avanço dos carros, qual a folga admisível no manípulo para que o carro se movimente e responda com razoável precisão, meu torno é um toptec 180x300. Muito bom e informativo o canal (se a folga é grande como reparar, acho que muitos enfrentam êsse problema) grande abraço.
Salve Jose Antonio!! Em termos quantitativos eu não sei te dizer...( espero que algum colega da área possa nos responder). Porém eu costumo zerar a folga manualmente e só então ajustar o anel...porém esse método está associado a uma baita imprecisão....mas é o que temos....O motivo da folga é dos mais variados motivos (mancal do eixo, rosca do eixo, porca do carro, etc)... então cada caso exige uma análise minuciosa buscando o real motivo dela. Meu Manrod por exemplo apresenta problema na rosca da "porca" que fica sob o carro superior, já no Nagano não há esse problema pq não tem essa porca. A rosca é inteiriça (ocupa toda a extensão da base do carro) , logo a folga, se tiver, é imperceptível... Acho que é isso ...Não ajudei muito, mas tá valendo...Abraços!!
@@OFICINATERAPIA Valeu, obrigado !
Parabéns pela aula! Ficou muito bem explicado.
Sou iniciante hobbista, ainda tenho muitas dúvidas sobre quais ferramentas usar para determinados tipos de trabalho e velocidade da placa.
Olá Nilton! Estou preparando um vídeo sobre ferramentas. Inscreva-se no canal e deixe o sininho ativado! Assim vc será notificado de novos vídeos e poderá acompanhar os assuntos de seu interesse. Além disso vc nos ajuda a continuar produzindo conteúdo quando se inscreve! É nosso maior patrimônio! Conto com vc e seja sempre muito bem-vindo aqui. Grande abraço!
Seria uma coluna guia de gaveta com dois corpos com um lado boleado e a outra ponta como um chapéu chinês
Pode me mandar o desenho no e-mail ftmunhoz@yahoo.com.br assim ficará mais fácil de eu entender sobre seu projeto...
Ótima iniciativa Francisco. Parabéns.
Para quem está iniciando essas graduações parecem bicho de 7 cabeças não é? Mas é algo muito fácil de assimilar.
Bacana seu paquímetro. O meu digital foi pro vinagre esses dias. Também durou 16 anos. Tô me virando com o velho analógico. Esse não pifa nunca. kkkk
Abração.
Olá Amilton! Obrigado pela participação! É sempre bom tê-lo por aqui! Sobre paquimetros, eu ganhei a muitos anos um Mitutoyo analógico de meu sogro,... zerinho! Está guardado!... É quase uma joia... Tenho dó de por na lida... Kkk... Cada loco heim? Ahahahah. Abração!
Muito bom o video !!!
Como diminuir a folga do anel graduado ????
Olá Eduardo!! Rapaz, nem faço ideia! No entanto se vc desmontar o anel graduado (removendo o parafuso do manípulo) vc vai encontrar um peça cuja função é de uma mola .Possivelmente ela deve estar quebrada, ou desgastada...verifique e nos conte. Aproveite para se inscrever aqui no canal. Sendo inscrito vc nos ajuda a continuar informando e ajudando outros colegas. Seja bem vindo! Grande abraço!
Folga do fuso. Todo torno tem. No entanto existe uma porca do fuso que é ajustável e permite calibrar essa folga
Boa noite Sr. Francisco! Estou aprendendo muito com as suas informações, chamo - me Claudio e sou hobbysta, talvez possa me ajudar, adquiri um torno Nagano NTM 350R e junto com ele vieram as engrenagens para roscas e também vieram duas peças pequenas parecidas com buchas estriadas, em uma das pontas tem uma especie de estria como se fossem dentes de engrenagem e na outra ponta existe um furo com rosca interna, não sei a serventia das referidas peças, existe uma graduação do lado direito do carro longitudinal do torno que contem uma peça muito semelhante(16T), dentro das possibilidades poderia me orientar nesta duvida? Obrigado!
Olá Claudio!! Td bem contigo? vamos as suas duvidas....essas peças que vc descreve, não consegui visualizar . Façamos o seguinte, tire umas fotos e envie no meu email (está na aba SOBRE do canal) assim fica mais facil de identificar. Se preferir tambem pode me mandar pelo DIRECT do instagram (me segue lá @officinaterapia) podemos bater papo por la tambem e fica mais facil de explicar...Quanto ao disco (16T) é um dispositivo para sincronizar a ferramenta ao passo da rosca que vc estiver usinando. Repare que no corpo desse acessório tem um traço que coincide com os traços do disco. qdo os traços coincidirem vc deve acionar o travamento do automatico. Isso garante que a ferramente estará posicionada perfeitamente ao sulco da rosca.A explicação não ficou tão boa , não é?...mas se tiver mais duvidas, fica a vontade para perguntar, tentarei ser mais claro. Se puder nos ajudar, inscreva-se no canal pois assim poderemos continuar (pelo menos tentando) a ajudar os colegas hobbistas. Grande abraço!
@@OFICINATERAPIA Boa noite! Sr. Francisco obrigado pela informação, no interior da peça do dispositivo de sincronização existe uma pequena engrenagem semelhante as peças que vieram na entrega do torno mecânico, creio que sejam reservas deste dispositivo 16T. Fiz a inscrição no seu canal, mais uma vez obrigado pela atenção, estou aprendendo muito, grato!
Amigo qual óleo vc põe na caixa de marcha no manual diz 20 w mais n achei óleo assim só de moto 20w50
Olá Eri!! Td bem? Qual torno é o seu? Pergunto pq os mini tornos (pelo menos aqueles que conheço) trabalham com a chamada "caixa seca", ou seja, a caixa de engrenagens não fica submersa em óleo ... ela trabalha seca. Então não saberia te dizer a respeito disso. Fico devendo essa! Obrigado pela inscrição!! Forte abraço!
Excelente explicação..e quanto ao outro anel graduado que fica do lado??
Como usar??
Olá Artes FA!...Neste mini torno, temos apenas dois aneis graduados. Um deles, (aquele que utilizei para a explicação) pertence ao carro transversal. O outro anel está no carro superior e o procedimento de uso é exatamente o mesmo do carro transversal. Não sei se era isso que perguntou, mas se ainda tiver dúvidas, me pergunte, ok? Abraços!
Bom dia porq alguns torno tem duas marcações no Anel graduado no carro ?
Salve Netinho! Primeiramente quero te convidar pra se inscrever aqui no canal e com isso nos ajudar a continuar respondendo todas as questões que nos chegam. Quanto a sua pergunta, eu nao conheço quase nada a respeito. Não sou da área de mecânica... Sou apenas um curioso, bem amador alias. Essa eu vou ficar devendo, porém peço aos colegas que estão lendo aqui, que nos ajudem respondendo a essa sua dúvida., ok? Grande abraço!
Boa tarde. Tenho um Manrod MR301, igual a esse mas com o barramento pouco maior. Adicionei ao torno um porta ferramentas em aço, do mesmo fabricante, pagando pouco mais caro que esses kits em alumínio. O torno muda de água pro vinho em termos de flexibilidade. Qto aos relógios a Manrod vende o kit digital, custa aqui no Brasil por volta de 1000 reais, com o câmbio a 4 reais da 250 dólares. No exterior nem deve custar muito menos que isso. Agora vem a minha dúvida, o que vc usina nele e qual a penetração da ferramenta que vc recomenda?
Tbm estreei minha fresa fabricando um porta bedame para lâmina de 1/2 polegada, partindo desses kits chineses. Faceei o lado do rabo de andorinha, e fiz um rebaixo de 5,6mm, para casar a altura. Ficou sensacional. Não temos no mercado nacional porta bedames de 8mm, aí tem que adaptar
Olá João! Qdo eu comprei meu porta ferramentas a intenção era apenas testar mesmo. No entanto me surpreendi com a qualidade pois é muito robusto. Tenho recebido alguns comentários críticos sobre usar um porta ferramentas de alumínio e alguns deles até mal criados (nestes casos me limito a nem perder tempo em responder). O que muitos nao compreendem é que o torno em si, dada sua característica construtiva, não oferece a robustez necessária para um uso mais agressivo do porta ferramentas numa ação de desbaste mais intensa e profunda. Creio que se tentarmos um avanço mais intenso e profundo, outros componentes vão apresentar falhas e rupturas antes mesmo do porta ferramentas. É o que eu acho! Não temos um mercado para hobistas nesse segmento e tudo é muito caro, então prefiro usar meu torno sem muitos exageros de modo a preserva-lo por mais tempo possível, afinal minha grana é curta (rsrs..). Além disso tambem não utilizo - o profissionalmente,... Ele é só um hobby. E respondendo sua pergunta, eu usino de tudo nele e sempre com bons resultados, pois como eu disse não exagero na profundidade, até pq é facil de perceber qdo exageramos e ele reclama, não é mesmo?.... Vc ja deve ter percebido isso... rsrs. Então é isso! Agradeço seus comentários e participe sempre, pois vc é sempre bem vindo por aqui, ok? Grande abraço!
@@cinema8mm ai sim! Bacana hein! Vc tem uma fresadora ou fresou no torno mesmo?
A fresa é uma Manrod MR220, aparentemente mais robusta que o torno. Então, eu entrei em briga lá na Manrod, parece que fazemos um favor em comprar dos caras. Fiquei interessado no castelo deles ajustável, não achei foto em nenhum lugar. Aí liguei e pedi ao diretor deles fotos, e acabei conseguindo. Eu tbm usei o castelo de alumínio, e em algumas situações ele vibrou. O castelo em aço é qse o mesmo preço desses de alumínio no Brasil e totalmente diferente. Qto a fresa, semana passada consegui uma morsa nova de 80mm de abertura e comecei a fresar. Aí consegui iniciar. Outra coisa que consegui foi a recartilhadora para mini torno. Vc usa o carro para centralizar as recartilhas, e aí aperta uma porca. Quem realmente faz esforço é a porca, o carro trabalha só centralizando as duas recartilhas
Boa tarde! Tudo tranquilo? Onde encontro colar micrométrico?
Olá Rikardo!! Tudo bem por ai? Veja só , para eu entender melhor, para que vc precisaria?...vc tem algum avariado e pretende fazer a substituição? Pergunto pq não é uma peça fácil de encontrar para venda....
Parabéns pela iniciativa
Eu tenho um fortg pro 005 seu motor e de 550w não é dos mais potentes porém o seu torno tem a mesma base no entanto seu motor tem 250w será que tem muita diferença entre os dois?
Olá Miguel! Agradeço sua participação por aqui! Seja sempre muito bem vindo! Eu nem imagino a diferença de potência entre eles, mas eu levo em conta a estrutura em geral, pois motores muito potentes nessas estruturas podem danifica las mais facilmente caso venhamos a exagerar nos esforços de usinagem. Em tese um motor mais potente permitiria uma usinagem mais agressiva no entanto eu acredito que as estruturas dos carros não acompanham esse aumento de esforço. O elo mais fraco vai se romper, pelo menos é o que eu acho. Por isso eu sempre usino com passos leves sem muito esforço pois esse torno não é nada robusto, além de caro... rsrs... Então é isso, se gostou do canal inscreva-se e deixe seu like! Vai ser legal tê-lo aqui conosco no canal, ok? Grande abraço!
Boa aula gostaria de saber em centésimo
Salve Maurício! Nao sei se entendi bem sua pergunta, mas se nao for ISSO pergunte novamente, ok? No caso das divisões, cada uma delas mede 25 milesimos ou 2,5 centesimos... Aproveito para te convidar a se inscrever aqui no canal pois sua inscrição nos ajuda a continuar respondendo as perguntas que nos chegam. Obrigado! Abraços!
Amigo, parabéns, sempre assisto seus vídeos e agora tenho uma pergunta: Para que serve essa graduação que fica ao lado direto do carro longitudinal com uma pequena engrenagem em contato com o fuso marcando (16T)?
Ola Carlos, td bem meu amigo? Sobre sua dúvida, fui até olhar no meu torno, mas não identifiquei essa inscrição. Onde vc viu isso? Tenho uma suspeita... Acho que vc viu isso em algum mini torno vendido no mercado externo. Me faz lembrar de um dispositivo que fica ao lado da alavanca de atraque do carro ao fuso. É usado para fazer rosca. Ele ajuda a sincronizar a operação de rosqueamento caso vc tenha desacoplado o fuso sem que tenha terminado a operação. Se for. Mesmo essa peça, eu nao tenho visto-a sendo vendida no Brasil. Se não for isso, me manda uma foto disso no meu email, ( ftmunhoz @ yahoo. com . br) que tento descobrir do que se trata e te respondo, ok? E obrigado por estar sempre presente conosco! Grande abraço!
@@OFICINATERAPIA enviei a foto no seu email. No seu torno parece que foi tirado, mas no torno que vc mostra no vídeo tem esse dispositivo que estou falando.
Carlos, essa graduação é usada para fazer rosca. Para rosca milimetro geralmente é mais facil avançar para fazer a rosca e reverter a rotação do torno para voltar ao ponto inicial, mas se for fazer rosca polegada, da pra desengrenar o fuso e voltar o carro manualmente sem precisar reverter a rotação. ai dependendo da TPI da rosca vc engrena o fuso qdo determinado numero zera no marcador.
@@lucberna1968 muito obrigado. Agora entendi como funciona. Pelo geito vc é entendido do assunto. Não tem nenhum vídeo brasileiro a respeito desse assunto. Vc parece a pessoa escolhida para nos presentear com esse vídeo e compartilhar comigo. Pela sua explicação vou tentar aprender na prática. Abçs.
Muito bom Francisco, obrigado por compartilhar sua experiencia.
Gostaria de aproveitar e perguntar: Comprei um torno igual ao seu, e ao fazer um teste de alinhamento da placa utilizando um relógio comparador, percebi um desalinhamento de 1 decimo. Sera normal o seu também tem essa diferença?
Ola Alexandre! Td bem por aí? Então,... Ja me perguntaram isso e confesso que além de nao ter me ocorrido verificar isso, também acabei me esquecendo de conferir para poder respo der ao pessoal.... rsrs... Provavelmente ele tenha esse problema pq como sabemos, o fabricante nao se mostrou nada caprichoso não é?. Ehehe... Mas farei esse teste e depois posto o resultado... Estou concluindo um video sobre os ajustes para eliminar as folgas dos carros, que é bem comum nessa categoria de tornos e vou incluir essa verificação nele, ok? Fique ligado....! Grande abraço e seja sempre muito bem-vindo, ok?
A placa oferece ajustes. Tem que soltar os parafusos e ir medindo até zerar. O meu deu coisa de centésimos
Gostaria de um contato pra enviar o desenho se possível
Pode mandar no e-mail ftmunhoz@yahoo.com.br
OLA PODERIAME INFORMAR AALTURA DA SUA BANCADA DO TORNO
Ola Wilson! Essa bancada na verdade é um gabinete feito em compensado naval e revestido com formica. Ele tem quatro rodízios com freio. A altura total é de 79 cm. Eu particularmente nao recomendo os rodízios pq a bancada fica instavel ao operar o torno. Espero ter ajudado! Aproveito e te convido pra se inscrever aqui no canal pois sua inscrição nos ajuda a continuar publicando novos vídeos e é um incentivo para mim! Obrigado! Forte abraço!
@@OFICINATERAPIA obrigado
A explicação está correta, porém vc não explicou a folga no nonio (anel graduado), que não é normal quando bem ajustado, pois para efeito prático essa operação dá certo para um primeiro passo, o problema consiste nos passes seguintes onde se perde a referência inicial, obrigando ao uso do paquímetro constante.
Obrigado Jose Rodrigues pela participação. Abraços!
A folga vc retira na mão. Depois de engrenado já era, não tem folga
Muy buen video ING.espero k haga más saludo desde Monterrey México
¡Hola mi amigo! ¡Gracias por ver y comentar! Los invito a suscribirse aquí en el canal, ya que tenemos muchos videos sobre este tema. ¡Sea muy bienvenido! ¡Gran abrazo!