Tive um Passat 1983, 4 portas, à alcool. Fui o 2o.dono e o vendedor tomou o cuidado de me alertar: "olhe este carro está com 43.000 e é alcool, então lá pros 100.000 ele vai te dar alguma dor de cabeça!". E acrescentou: "este modelo foi exportado pro Iraque e não deu certo lá". Pareceu-me que não queria vender. Mas foi a mais grata surpresa ... viajei com ele até 490.000km, embreagem original, nunca baixou oleo, era carro de estrada, forte, confiável e valente. Trazia de fabrica um item que não constava do manual: ELE ENSINAVA COMO FAZER CURVAS, te corrigia caso fizesse algo errado. Um verdadeiro show. Um dia de sabado resolvi dar um banho de loja nele, amortecedores, borrachas, alinhamento e balanceamento. Na segunda-ffeira seguinte, algo deu errado com ele, capotei varias vezes, destrui o Passat definitivamente e ele, suspiro final, salvou minha vida. O banco do motorista partiu, meu corpo foi arremessado para o banco traseiro onde ficou à salvo da total destruição da frente, capota e assoalho. Não é o caso de dizer que foi um carro maravilhoso ... é para dizer OBRIGADO!
Tivemos um Passat Dacon de 1984 até a morte de meu pai em 2010. Excelente acabamento. Nunca entrou água pela borrachas. Motor 1.6 biela curta, cambio de quatro marchas. Branco pérola.
Sempre histórias interessantes. Tinha que fazer um vídeo sobre os diferentes nomes para os mesmos modelos que aqui no BR. Bora aqui é Jetta lá fora, Santana aqui é Passat lá fora, enfim.. Abraço!
Eu tive um Passat Dacon mas azul metálico, acredito que essa cor era modificada, olha um carro muito bom, isso em 2007 em, me arrependo de ter vendido pois hoje seria o único da cidade
Tenho um TS 1981 herdado do meu avô, único dono. Adquirido na primeira loja VW da zona sul paulistana, a VW Marcas Famosas da avenida Santo Amaro (adesivo vidro vigia).
De 78 a 85 tive vários Passat. Um carro espetacular para a época. Depois tive Voyage e Parati, que eram praticamente feitos em plataformas iguais às do Passat. Excelente carro. Mecânica ótima que só apresentava problema de rolamento e da perinha do óleo. Coisas baratas e de fácil solução. Bons tempos.
Tive três. Um TS 1976(sofria com a questão de aquecimento do carro). Um TS 78(ótimo carro), e por fim um LS 81(usado), que me deu muita dor de cabeça. Comprei de particular, carro com lataria impecável, mas tive que fazer o motor, pois, uma mangueira do arrefecimento rasgou devido ao ressecamento. Por fim, depois disso, larguei o Passat e fui para o Chevette(3 carros) e Monza(o melhor carro que tive), isso em 1994.
12:31 carro na cor salmão !!! Muitos carros norte americanos a época (nos anos 1980s), tinham essa cor, rara nos veiculos nacionais. Direto os filmes americanos mostravam carros na cor salmão !!!
Tenho meu total respeito sobre o passat ..admiro de mais esse carro ..no momento estou de Vectra..se eu for trocar de carro ..eu quero um passat variante 2008..ou 2015
Sempre bom assistir boa materias, estou sempre aprendendo e descobrindo alguns segredos, ja tive 4 passats e uma curiosidade meu 1o, vendi e depois de um tempo comprei de novo. Estou comprando agora um idoso conservado.
Legal, ótima história. Ontem mesmo vi esse Passat Sedan aqui em Campinas e queria saber que carro era. De frente até pensei que fosse um importado, tipo um Audi ou coisa assim. Parabéns pelo vídeo. Abçs
Saudade deste carro eu tive vários Pasate tive TL tivi variante são bons caro eu tenho um tipo que e um bom carro me deixou sem o meu natal eu gastei todo o meu dinheiro comprando peça pra conserta por último comprei uma bomba de gasolina?
boa noite amigos classe Automotiva parabéns pelo o video da historia do volkswagen vw passat sedan nacional no brasil fale mais desse carros antigos è que fizeram historia no brasil nos anos 70/80/90 eli fernandes da silva de Recife-pe 🚗 🚘 🚙 🛻 🚐♥
Carro maravilhoso, tive 4, não ao mesmo tempo: um TS 1977, Plus 1984, Village 1986 e o fantástico GTS Pointer 1989, último modelo fabricado. Infelizmente hoje em dia não tenho mais nenhum
eu comprei um passat 80 apenas para transformar num Delorean, um projeto de 15 anos, no momento estou ocupado por restaurar uma C-10 e um corcel 1 sempre q dá posto videos lá no meu canal, quem sabe um dia faço um passat perua tb. ps: nesta foto do perfil de um chevett em duas rodas sou eu pilotando... bons tempos, rsrs
Muito bom o canal! Achei ele vendo o vídeo do Fiat 147 (que sou apaixonado pelo carro). Ganhou um novo seguidor já !!! Man, quando der faz um vídeo do Toyota Corolla Levin/Sprinter Trueno (AE86), ele tem bastante historia, acho que daria um ótimo vídeo !
Tive um Passat TS 1981, que adquiri em 1987. Era um bom carro, mas por estar acostumado à Monzas 1.8 Álcool, da época em que a GM atendia ao mercado brasileiro através dos carros da Opel, o avaliei excessivamente letárgico e barulhento (depois vim descobrir que foi o TS disparadamente mais silencioso que já entrei...). Era um carro com câmbio mais gostoso que já havia dirigido até então, mas que a relação curta da quarta marcha deixava as viagens cansativas. O ar condicionado dele era eficiente e deixava o habitáculo confortável, aliado ao seu bom espaço interno, só destoava com a falta de uma sobremarcha. A única pena foi que, como os Volkswagen da época, era montado com peças de qualidade duvidosa, e o carro realmente era "amigo de mecânico e eletricista", e só não me deu mais prejuízo pois sou "o mecânico e eletricista" dos meus carros. Tive um Santana de 1985 que aguçava as mesmas deficiências mecânicas devido ao seu maior peso, mas, por já possuir 5 marchas, era mais "civilizado" na estrada, às expensas de um consumo significativamente maior, e ainda mais "amigo de mecânico e, principalmente eletricista" se for exigente como eu! Para a maioria das pessoas, meus carros "são magnificamente perfeitos"... Até hoje os VW são deliciosos de dirigir, mas dotados de uma mecânica difícil e MUITO cara, que necessita de MUITO treinamento técnico e paciência dos profissionais, portanto, o calcanhar de aquiles, em minha experiência, ainda se concentra na Rede de Assistência Técnica. Na minha humilde opinião, as maiores virtudes um profissional que lida com manutenção de automóveis é a paciência e sua humildade companheira. Claro que sem honestidade, quaisquer demais qualidades serão apenas transmutadas em lixo!
Рік тому
Só lembrando que as versões sedan e perua não eram de série, eram produzidos por empresas que lançavam veículos fora-de-série, como por exemplo a Dacon, a Envemo, etc
Antes que precisava do carro quatroc portas pra familia peruas etc o Brasileiro nao gostava e olha que antes o povo carregavam familias,criancas,cachorro,sogra,papagaio etc ,hoje cada tem um carro pra si ,e precisa ter quatro ou ate seis portas vai entender o cabeca do povo Brasileiro!!!!
É que, antigamente, o pessoal achava mais seguro um carro de 2 portas, talvez por não sentir confiança pois, havia certa obsolescência nas travas de portas.
Muito bom o vídeo parabéns. Só uma correção, nas colunas C não são entradas de ar, mas sim extratores de ar (alívio de pressão quando se fecham as portas)
Antes do Passat Dacon 180 D , sedan 3 volumes que teve a versão 2 portas e depois a versão 4 portas , mas antes houve o 180 T , versão Targa , a versão 180s , que imitava o Vidro traseiro do Porsche Targa em forma de Bolha, também teve as versoes limosine feito a partir dos 4 portas , eram alongadas as portas traseira em cerca de 25 cm , e duas versões SW ou Perua uma 2 e outra 4 portas ! Todos esses carros tiveram a mão do Senhor Carol Figueiredo !!!
Passat um dos melhores carros feito pelo vw espacoso ,economico pra epoca, grande portas malas o vw passat so perdeu mercado com a chegada do vw gol que ficou no seu lugar belo veiculo ate os dias de hoje!!!
12:25 qual o nome da cor desse Passat ??? Muitos Fuscas; Brasilias; Variants; e algumas Kombis, bem como Opalas; Chevetes e Corceis I e II tiveram essa cor, inexistente nos carros atuais. E as pinturas dos carros dos anos 1960s; 1970s e 1980s, eram interessantes !!! Começou a decair a variedade de cores nos carros nacionais, a partir dos anos 1990s !!!
Boa tarde, eu tenho um Passat sport 1986 de documento, e estou dificuldade pra saber os itens de fábrica, será que alguém tem algumas foto do Passat sport pra me ajudar ? Estou com dificuldade pra montar esse carro original
Nunca fui muito fã de VW. Por isso tenho uma dúvida simples. Não existiam Passat com abertura do porta-malas com abertura tipo hatch e tipo seda? Tenho certeza disso porém não lembro pq existiam modelos diferentes
Eu nao consigo entender ate hoje essa loucura do BR contra carro 4 porta... Brasil antigamente era mto sem nexo, por isso que há um conflito tão grande entre as gerações mais velhas e mais novas no Brasil.
Travas elétricas. Imagine trancar 4 portas manualmente o tempo todo. Com duas a galera já tinha dor de cabeça pq o passageiro esquecia. No Brasil das décadas anteriores os carros eram muito capados e não era comum os carros terem trava elétrica. Víamos mais em versões mais tops já nos anos 80 de carros como Monza, Del Rey e Santana.
@@rafamiqueletoNo caso do teto solar era pq criou-se um estigma por causa do fusca 65 que foi apelidado de cornowagen e tbém por causa do alto custo do item opcional e propenso a vazamentos uma vez que o tratamento das chapas metalicas eram ruins.😐
@@marques8137 sim vw pensou em trazer toda a família da 1°g do Passat mais ela estava desenvolvendo o projeto bx por isso ela não trouxe, só trouxe a 2 geração do Passat se não me engano em 84 para o Brasil, o sedan e a perua com os nomes de Santana e Quantum
Meu vizinho tinha um Passat TS bege escuro e, o pai de um conhecido meu tinha um Passat 88, eu até cheguei a andar nele. Show de bola!
Tive um Passat 1983, 4 portas, à alcool. Fui o 2o.dono e o vendedor tomou o cuidado de me alertar: "olhe este carro está com 43.000 e é alcool, então lá pros 100.000 ele vai te dar alguma dor de cabeça!". E acrescentou: "este modelo foi exportado pro Iraque e não deu certo lá". Pareceu-me que não queria vender.
Mas foi a mais grata surpresa ... viajei com ele até 490.000km, embreagem original, nunca baixou oleo, era carro de estrada, forte, confiável e valente.
Trazia de fabrica um item que não constava do manual: ELE ENSINAVA COMO FAZER CURVAS, te corrigia caso fizesse algo errado. Um verdadeiro show.
Um dia de sabado resolvi dar um banho de loja nele, amortecedores, borrachas, alinhamento e balanceamento.
Na segunda-ffeira seguinte, algo deu errado com ele, capotei varias vezes, destrui o Passat definitivamente e ele, suspiro final, salvou minha vida. O banco do motorista partiu, meu corpo foi arremessado para o banco traseiro onde ficou à salvo da total destruição da frente, capota e assoalho.
Não é o caso de dizer que foi um carro maravilhoso ... é para dizer OBRIGADO!
Tivemos um Passat Dacon de 1984 até a morte de meu pai em 2010. Excelente acabamento. Nunca entrou água pela borrachas. Motor 1.6 biela curta, cambio de quatro marchas. Branco pérola.
Sempre histórias interessantes. Tinha que fazer um vídeo sobre os diferentes nomes para os mesmos modelos que aqui no BR. Bora aqui é Jetta lá fora, Santana aqui é Passat lá fora, enfim.. Abraço!
Boa! Valeu pela sugestão!! Abraços!!
Eu tive um Passat Dacon mas azul metálico, acredito que essa cor era modificada, olha um carro muito bom, isso em 2007 em, me arrependo de ter vendido pois hoje seria o único da cidade
Tenho um TS 1981 herdado do meu avô, único dono. Adquirido na primeira loja VW da zona sul paulistana, a VW Marcas Famosas da avenida Santo Amaro (adesivo vidro vigia).
Meu irmão tinha um Passat Village e eu dirigi muito ele nas estradas de chão.
Carro muito bom.
De 78 a 85 tive vários Passat. Um carro espetacular para a época. Depois tive Voyage e Parati, que eram praticamente feitos em plataformas iguais às do Passat. Excelente carro. Mecânica ótima que só apresentava problema de rolamento e da perinha do óleo. Coisas baratas e de fácil solução. Bons tempos.
Eu tive os três modelos. Com a tampa inteirissa na mala e com a tampa pequena e o quatro portas. Gostei de todos.
Meu tio nos anos 70, acho que 74, 75 adquiriu um Passat TS importado, era muito carro na época!! aqui quase não existia!!
Curioso TS importado
Tive três. Um TS 1976(sofria com a questão de aquecimento do carro). Um TS 78(ótimo carro), e por fim um LS 81(usado), que me deu muita dor de cabeça. Comprei de particular, carro com lataria impecável, mas tive que fazer o motor, pois, uma mangueira do arrefecimento rasgou devido ao ressecamento. Por fim, depois disso, larguei o Passat e fui para o Chevette(3 carros) e Monza(o melhor carro que tive), isso em 1994.
12:31 carro na cor salmão !!! Muitos carros norte americanos a época (nos anos 1980s), tinham essa cor, rara nos veiculos nacionais. Direto os filmes americanos mostravam carros na cor salmão !!!
Tenho meu total respeito sobre o passat ..admiro de mais esse carro ..no momento estou de Vectra..se eu for trocar de carro ..eu quero um passat variante 2008..ou 2015
Sempre bom assistir boa materias, estou sempre aprendendo e descobrindo alguns segredos, ja tive 4 passats e uma curiosidade meu 1o, vendi e depois de um tempo comprei de novo. Estou comprando agora um idoso conservado.
Legal, ótima história. Ontem mesmo vi esse Passat Sedan aqui em Campinas e queria saber que carro era. De frente até pensei que fosse um importado, tipo um Audi ou coisa assim. Parabéns pelo vídeo. Abçs
Valeu!! Abraços!
Saudade deste carro eu tive vários Pasate tive TL tivi variante são bons caro eu tenho um tipo que e um bom carro me deixou sem o meu natal eu gastei todo o meu dinheiro comprando peça pra conserta por último comprei uma bomba de gasolina?
boa noite amigos classe Automotiva parabéns pelo o video da historia do volkswagen vw passat sedan nacional no brasil fale mais desse carros antigos è que fizeram historia no brasil nos anos 70/80/90 eli fernandes da silva de Recife-pe 🚗 🚘 🚙 🛻 🚐♥
Valeu pelo elogio!! Vou falar sim!!😃
Até hoje quando saio no meu Passat GTS 88 as pessoas ficam admiradas, principalmente quando sentam nos bancos Recaro
Carro maravilhoso, tive 4, não ao mesmo tempo: um TS 1977, Plus 1984, Village 1986 e o fantástico GTS Pointer 1989, último modelo fabricado. Infelizmente hoje em dia não tenho mais nenhum
Tive um passat Dacon
Modelo bolha na cor dourado masserati.
Boas lembranças.
De familia alemão tivemos todos os modelos , de várias cores, LS, Village, TS, Pointer, Iraquiano, saudades.
eu comprei um passat 80 apenas para transformar num Delorean, um projeto de 15 anos, no momento estou ocupado por restaurar uma C-10 e um corcel 1 sempre q dá posto videos lá no meu canal, quem sabe um dia faço um passat perua tb. ps: nesta foto do perfil de um chevett em duas rodas sou eu pilotando... bons tempos, rsrs
gostei muito do seu vídeo e Chow parabéns pelo sucesso bacana gostei muito ❤
Muito obrigado!!😃
Eu gosto do pasat eu tivi varios sumiu quase niguem ve na rua!
Este carro foi ícone de cópias no mundo todo, inclusive montadoras japonesas que vieram buscar tecnologias neste carro.
Na minha família tivemos Passat 76LS 2P, 80LS 3P, 83GL 3P 3+E álcool, 86 GL 2P álcool e esposa ao casar trouxe 81TS.
Que top! Fui criado dentro de Passat e Santana, hoje ando de Jetta tsi. VW na veia... Rsrsrs
Muito bom o canal! Achei ele vendo o vídeo do Fiat 147 (que sou apaixonado pelo carro). Ganhou um novo seguidor já !!!
Man, quando der faz um vídeo do Toyota Corolla Levin/Sprinter Trueno (AE86), ele tem bastante historia, acho que daria um ótimo vídeo !
Valeu pelo elogio e sugestão!! 😃
Tive um Passat TS 1981, que adquiri em 1987. Era um bom carro, mas por estar acostumado à Monzas 1.8 Álcool, da época em que a GM atendia ao mercado brasileiro através dos carros da Opel, o avaliei excessivamente letárgico e barulhento (depois vim descobrir que foi o TS disparadamente mais silencioso que já entrei...). Era um carro com câmbio mais gostoso que já havia dirigido até então, mas que a relação curta da quarta marcha deixava as viagens cansativas. O ar condicionado dele era eficiente e deixava o habitáculo confortável, aliado ao seu bom espaço interno, só destoava com a falta de uma sobremarcha. A única pena foi que, como os Volkswagen da época, era montado com peças de qualidade duvidosa, e o carro realmente era "amigo de mecânico e eletricista", e só não me deu mais prejuízo pois sou "o mecânico e eletricista" dos meus carros. Tive um Santana de 1985 que aguçava as mesmas deficiências mecânicas devido ao seu maior peso, mas, por já possuir 5 marchas, era mais "civilizado" na estrada, às expensas de um consumo significativamente maior, e ainda mais "amigo de mecânico e, principalmente eletricista" se for exigente como eu! Para a maioria das pessoas, meus carros "são magnificamente perfeitos"... Até hoje os VW são deliciosos de dirigir, mas dotados de uma mecânica difícil e MUITO cara, que necessita de MUITO treinamento técnico e paciência dos profissionais, portanto, o calcanhar de aquiles, em minha experiência, ainda se concentra na Rede de Assistência Técnica. Na minha humilde opinião, as maiores virtudes um profissional que lida com manutenção de automóveis é a paciência e sua humildade companheira. Claro que sem honestidade, quaisquer demais qualidades serão apenas transmutadas em lixo!
Só lembrando que as versões sedan e perua não eram de série, eram produzidos por empresas que lançavam veículos fora-de-série, como por exemplo a Dacon, a Envemo, etc
Antes que precisava do carro quatroc portas pra familia peruas etc o Brasileiro nao gostava e olha que antes o povo carregavam familias,criancas,cachorro,sogra,papagaio etc ,hoje cada tem um carro pra si ,e precisa ter quatro ou ate seis portas vai entender o cabeca do povo Brasileiro!!!!
É que, antigamente, o pessoal achava mais seguro um carro de 2 portas, talvez por não sentir confiança pois, havia certa obsolescência nas travas de portas.
Conta a história dos passat pointer por favor q nostalgia vivi p ver todos os carros
Sim vou contar na parte 2!!😃
Meu pai teve 2 Passat, um LM 1975 e um LS 1978 de 3 portas, na cor marrom saleiro, com o interior monocromatico
Muito bom o vídeo parabéns. Só uma correção, nas colunas C não são entradas de ar, mas sim extratores de ar (alívio de pressão quando se fecham as portas)
Muito obrigado pelo elogio e correção!!😃
Antes do Passat Dacon 180 D , sedan 3 volumes que teve a versão 2 portas e depois a versão 4 portas , mas antes houve o 180 T , versão Targa , a versão 180s , que imitava o Vidro traseiro do Porsche Targa em forma de Bolha, também teve as versoes limosine feito a partir dos 4 portas , eram alongadas as portas traseira em cerca de 25 cm , e duas versões SW ou Perua uma 2 e outra 4 portas ! Todos esses carros tiveram a mão do Senhor Carol Figueiredo !!!
Esse ts eu tive era uma máquina
Meu pai teve um 2 portas, o pai de um amigo teve um 3 portas e na rua da minha avó tinha um Dacon desse
Amiga da minha mãe tinha um passat sedan cor de rosa desse aí heh
Passat um dos melhores carros feito pelo vw espacoso ,economico pra epoca, grande portas malas o vw passat so perdeu mercado com a chegada do vw gol que ficou no seu lugar belo veiculo ate os dias de hoje!!!
12:25 qual o nome da cor desse Passat ???
Muitos Fuscas; Brasilias; Variants; e algumas Kombis, bem como Opalas; Chevetes e Corceis I e II tiveram essa cor, inexistente nos carros atuais. E as pinturas dos carros dos anos 1960s; 1970s e 1980s, eram interessantes !!! Começou a decair a variedade de cores nos carros nacionais, a partir dos anos 1990s !!!
Tive também o passat Dacon, fabricado pela dacon, até a volks lançar o yoyage, para quebrar as pernas da dacon.
Boa tarde, eu tenho um Passat sport 1986 de documento, e estou dificuldade pra saber os itens de fábrica, será que alguém tem algumas foto do Passat sport pra me ajudar ? Estou com dificuldade pra montar esse carro original
Se não me engano, o Clodovil teve Passat Dacon cor de rosa.
Eu quero pedir a história do Volkswagen Santana
Muito obrigado pela sugestão!!😃
Já vi alguns Passat Dacon circulando, mas nunca vi a versão perua encomendada.
Já andei no Passat 1988 com tero solar ,que meu primo teve e tive uma vizinha que tinha um Passat lindo, Marrom,farol quadrado, não sei o ano.
Eu sempre gostei da linha VW, depois que eu comprei meu primeiro Monza, nunca mais comprei carro VW!
Sempre quero que falem do 4m.
Vamos falar dessa série especial na parte 2!! 😃
Tive um Pointer 86 a álcool, era o capeta, dava 90km/h em segunda marcha, dava um apito quando espichava, ninguém botava do lado na época
Nunca fui muito fã de VW. Por isso tenho uma dúvida simples. Não existiam Passat com abertura do porta-malas com abertura tipo hatch e tipo seda? Tenho certeza disso porém não lembro pq existiam modelos diferentes
Sim, mostramos no vídeo!
Tive um Passat TS 76 e outro 78. O segundo, tinha a abertura tipo sedan.
O passat iraquiano era invocado usou essa plataforma no brasil até o fim da vida gts pointer e motor ap
Aprendi a dirigir em um Passat Iraque... lse
não , não só passat como também , esse sim acredito ser raro , mas brasilia 4 rodas , tem algo sobre ai ?
Sim, é verdade!! Ainda não temos vídeo sobre a Brasília quatro portas aqui no canal, mas em breve vamos fazer!!
Eu nao consigo entender ate hoje essa loucura do BR contra carro 4 porta... Brasil antigamente era mto sem nexo, por isso que há um conflito tão grande entre as gerações mais velhas e mais novas no Brasil.
Travas elétricas. Imagine trancar 4 portas manualmente o tempo todo. Com duas a galera já tinha dor de cabeça pq o passageiro esquecia. No Brasil das décadas anteriores os carros eram muito capados e não era comum os carros terem trava elétrica. Víamos mais em versões mais tops já nos anos 80 de carros como Monza, Del Rey e Santana.
E o preconceito com teto solar? Mais ridículo ainda.
@@rafamiqueletoNo caso do teto solar era pq criou-se um estigma por causa do fusca 65 que foi apelidado de cornowagen e tbém por causa do alto custo do item opcional e propenso a vazamentos uma vez que o tratamento das chapas metalicas eram ruins.😐
O Brasileiro começou a dar importância para carros de 4 portas, no final dos anos 90. Até então, era só carros de 2 portas.
Já tive augums
Só nao conseguiu resolver o problema de água cair dentro da mala, em época de chuva, ao abrir a mala.
Carro com bomba no motor e bom
Um amigo meu tem um Passat Dacon
Carro que nunca vi graça nenhuma nunca gostei foi fusca, agora o passat é clássico eu amo passat
Nossa que bizarrice estas modificações do Passat, pelo amor..... uma mais horrenda que outra. E custava caro!
Bem que poderiam ter lançado o passat sedan 2 e 4 portas e station wagon quatro portas.
Passat sedan foi lançado como "Santana" aqui
@@diogolopestrindade3273mas na 2° geração. Assim como a Quantum.
@@marques8137 sim vw pensou em trazer toda a família da 1°g do Passat mais ela estava desenvolvendo o projeto bx por isso ela não trouxe, só trouxe a 2 geração do Passat se não me engano em 84 para o Brasil, o sedan e a perua com os nomes de Santana e Quantum