ENTRE O MAR E A TERRA - FÓSSIL DE LÍRIO DO MAR (Língua Gestual Portuguesa)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 січ 2021
  • As rochas do território em que se integra o concelho da Batalha contam-nos, através dos registos geológicos e paleontológicos, uma longa história que nos faz recuar a mais de 200 milhões de anos.
    Os calcários que constituem a zona serrana datam sobretudo do Jurássico Médio e ter-se-ão formado em ambientes marinhos litorais ou de mar aberto.
    Em contraste com as Serras, a oeste do Planalto de São Mamede, encontramos uma zona de relevos suaves onde as linhas de água escavaram vales encaixados. O mais importante é o Vale do Lena, onde as rochas, sobretudo argilosas, margosas e arenosas, são facilmente destruídas pela erosão.
    No Jurássico Superior, o território seria caraterizado por ambientes marinhos litorais ou mesmo já terrestres, evidenciados pelos abundantes fósseis de moluscos de água doce, crocodilos, peixes, tartarugas e dinossáurios que se encontraram nesta região.
    O fóssil da imagem, muito bem preservado na pedra calcária, data do período do Jurássico Superior (161-146 Milhões de anos) quando o território apresentaria ambientes marinhos litorais ou mesmo já terrestres.
    A peça encontra-se exposta na vitrine que o MCCB dedica à evolução do Território.

КОМЕНТАРІ •