Trabalho com mecânica de motos há 32 anos e o que vejo hoje nos motores e no veículo em si é a obsolescência programada sendo levada no limite, ou seja, feitos intencionalmente pra quebrar, salvo RARÍSSIMAS exceções de fabricantes que querem ganhar mercado mas depois farão a MESMA coisa.
@@douglasgrangeiro6834 Eu tenho uma titã 150 ano 2006, sempre troquei óleo e filtro corretamente, mas nunca andei devagar com ela, hoje ela esta com 150 mil rodados e nunca precisei mexer no motor. Barulho está impecável e nao queima óleo.
@@douglasgrangeiro6834 Bingo amiguinho, a 160 da Honda dispensa comentários, 💩160x .Quer sossego compre da segunda colocada, a Yamaha, principalmente as 250. E que venham os ixpexilistas Hondeiros haters que não sabem esticar uma corrente defender a Honda do BRASIL.
@@leonardosena6338 mas mesmo com esses motores atuais, são 15.000 RPM forçados a praticamente 100% em cada uma das 7 corridas que tem uma distância total de pouco mais 305 km, isso sem contar nos treinos livres e de classificação que juto que no FDS todo chegue quase 500 km por GP. então, não dá pra tirar o mérito que não tenham os mesmos cuidados que os motores V10 aspirados de antigamente.
@@leonardosena6338 motores que eram descartados a cada corrida, concordo que o ronco erra fantástico mais a engenharia de hoje é mil vezes mais avançada e a engenharia de hoje ficará ultrapassada daqui 10 anos, não desmereça a tecnologia apenas por gostar do ronco do passado.
Tive por 6 anos, um ford focus 2012 2.0 duratec, vendi ele com 385mil kms rodados. Nunca mexi no motor, sempre fiz abastecimentos variados entre etanol e gasolina comum. Vendi e comprei um focus 2017, já rodei 45mil kms com ele e até agora, só alegria!
@@LuizFernando-kk4fv Não é só querer aumentar a rotação pra potência subir; pra que o negócio gire mais sem aumentar a vibração e se despedaçar, tudo tem que ser bem ajustado, não só sem folgas, mas com frequências de ressonância, tolerâncias, centro de massa e inércia de rotação de cada peça, tudo bem calculado e bem executado. Pra você ter uma ideia de como são as folgas (o nível de precisão da usinagem), no motor frio e desligado as peças estão travadas por interferência, você precisa primeiro circular óleo aquecido por meia hora pras peças dilatarem e o motor poder se mover. Boa parte da tecnologia que vai pra F1 tem o mesmo nível de exigência que a indústria aeroespacial
Resumindo: um é um motor de produção, focado em vender. O outro é um motor de altíssimo desempenho, focado alucinantemente em QUALIDADE... utilizando materiais nobres em sua composição, como titânio, fibra de carbono, ouro, platina, e ligas especiais.
só uma correçao: na F1 nao é qualidade, é performance......hj o melhor custo beneficio é o porsche gt rs 2 , 3 e 4.....sao carros bem mais baratos que uma lambo ou ferrari e entregam mais desempenho em pista comparados aos carros de mesmo valor dessas marcas...
Metalografia dos materiais, melhoramento, resistência ao desgaste, lubrificação,tudo tem que ser estudado,cada componente do motor, seu esforço tem que ser o menor possível , ao extremo .
nunca esquecendo q o motor fo fiesta lá é 4cilindros e os F1 são V6...e a brabaham BMW do piquet ja chegava a mil cavalos com um bloco velho de 4cilindros😁👍
Uma questão: oq acontece com esses motores após as corridas ? Já que dificilmente quebram ao ponto de serem descartados, são desmontado? Doados e Expostos ?
Então...dá pra fazer mais barato sim, mas ou você não vai completar as corridas por falhas e quebras ou vai andar mais lento que os outros e em uma competição que 1s mais lento é um eternidade....o motor custa absurdamente caro por tudo que está envolvido no seu desenvolvimento, para se chegar a esse nível de performance e confiabilidade nessas UPs é preciso muita pesquisa, muita engenharia, profissionais altamente capacitados, instalações com máquinário de ponta, horas e mais horas de testes e tudo isso custa uma pequena fortuna e ai se chega nesses 10 milhões de dólares.
O principal motivo é linha de montagem. Pra criar o motor, inclusive o do fiesta, também custa milhões… mas um entra em linha de montagem e você divide o custo da criação, adaptação da linha montagem em todos os fabricados…
Ai tu vê como e feito um motor eletrico, absurdamente mais simples, absurdamente mais confiavel que o a combustao, com centenas de pecas a menos.. dificil pensar q motor a combustao vá valer a pena daqui pra frente. Com as baterias cada vez mais em conta e mais potetentes e duraveis....
a McLaren Mercedes usava Berílio nos motores em meados de 2000,metal muitissimo leve porem muito toxico,e a FIA baniu o uso desse metal, fazendo assim a Mercedes cair rendimento na pista...
@@Matheus.K aerodinâmica refinada, pneus mais largos com 3 vezes mais aderência do que na época dos v10. O v10 em força bruta é um monstro, aspiração natural e rende muito em altas rotações, os atuais v6 turbo tem um rendimento excelente em baixas e médias rotações, em alta entra o boost elétrico para dar um fôlego extra.
Se todos os motores são iguais para todas as equipes, porque tem várias equipes que parecem bem mais lentas que as marcas grandes, Ferrari, McLaren e etc? O que que muda? Isso que eu queria entender desde os anos 90. Haha
Os motores não são iguais para todas as equipes, elas precisam seguir um regulamento comum, uma "fórmula", mas tendo as próprias interpretações dessa fórmula.
Ótimo vídeo, mas não ficou claro o motivo do valor tão alto, fica claro que o preço é alto porque o esporte é lucrativo, só custa isso porque tem quem pague este valor. Se fosse assim, motores de carros como Bugatti, Ferrari e outras marcas de luxo custariam mais que 10 milhões
É que nessa conta entram todos os gastos com pesquisa e desenvolvimento, gastos com pessoal, instalações, maquinário de fabricação, testes e mais testes, quando se soma tudo isso se chega nessa montanha de dinheiro, dou o exemplo do avião Boeing 787, um projeto totalmente novo, da cabeça dos engenheiros até o primeiro voo, a Boeing levou 10 anos e gastou 11 bilhões de dólares, porque até o menor dos parafusos tem especificações técnicas que precisam ser rigorosamente seguidas, e chegar nesse nível de detalhe custa muito dinheiro, exatamente o que acontece no motor de F1.
mais de 1000hp?....hj o motor mecanico dessas bostas nao chegam nem a 700hp...bem menos que um dodge demon 170, que esse sim passa de 1000hp...os F1 de 1000hp ou mais eram do tempo do senna que pilotava motores turbo com 1200cv.....seu lotus 87 era um v12 de 1300hp.....eram 2 motores: o de 1300hp para os treinos e um menos potente mas bem mais duravel para uma corrida.....o F1 de hj tem ajuda de eletricos para tentar render igual os antigos...hj sao motores bem menores , baixa cilindrada e turbinados, parecem um liquidificador... kk.....o que encarece o carro hj é o conjunto de mecanica e eletrica....mas o carro todo é muito mais caro por causa do chassi, suspensao, aerodinamica, materiais de carbono e titanio.....todo o carro em si é muito caro e o motor mecanico nao é a parte mais cara do carro hj....se tivessem continuado o V10 de 20000rpm aliado ao kers, drs, e um monte de outras tecnologias novas, facilmente os carros teriam mais de 1600cv beirando os 2000cv.... mas viu -se que o carro iria muito mais rapido se ele ganhasse downforce e grip, entao conforme os carros foram ganhando velocidade com aerodinamica, foi se fazendo cada vez motores menores e mais economicos com a imagem de "sustentabilidade"... assim se manteve a performance dos carros aprimorando outros aspectos e economizando em outros.....
Fiquei curioso pra saber o que faz o pequeno 1.6 da F1 gerar os 1000HP. Se alguém souber, agradeço. E o vídeo foi muito fraco em teoria. 1 vídeo pra dizer que há uma grande complexidade geométrica e dimensional por tras, acho q todos aqui no canal já sabem. Porém, não soh isso faz o preço dele ser alto. Tem a eng de materiais por tras, a eng mecanica, metalurgia, o numero de motores fabricados q sao pequenos, etc etc etc... Mas o q aguçou minha curiosidade eh saber como eh gerado a cavalaria...
Não vou saber todos os detalhes mas ele é turbo híbrido, ele tem uma parte elétrica que gera potência principalmente nas aceleradas e retomadas, a energia das frenagens é usada pra isso, além disso o regime de rotações que trabalha, o máximo de rpm que atinge e a pressão do turbo são componentes que aumentam a potência. Porém, no vídeo é tratado os tais 1000hp, na realidade ele pode sim atingir essa potência mas a maioria das equipes usam entrem 760 a 900 dependendo da pista, da corrida e do objetivo, quando mais potência usar mais vai judiar do freios, pneus e do próprio motor ... Enfim, é complexo o negócio, gostaria de entender melhor esses detalhes a respeito do motor, porque gera tanta potência com uma litragem tão baixa.
O RPM alto por si só gera bastante potência mas além disso tem o motor/gerador elétrico que produz uns 160 HP, tem um pequeno motor/gerador elétrico também no turbo que é acionado nos momentos que deveria ocorrer o turbo lag (como nas retomadas de aceleração), a geometria e precisão das peças do motor diminui bastante o desperdício da energia química do combustível que é transformada em trabalho também, a taxa de compressão é alta e ainda tem a programação da unidade de injeção eletrônica, sem falar dos segredos que cada equipe deve ter que aumenta a potência. Eu pessoalmente gostava mais dos motores que tinham uma litragem e um RPM maior e que não eram híbridos.
Basicamente é por causa da rotação. Potência(W) = torque (N.m) x rotação (rad/s), se você der uma pesquisada vai ver que o torque de um motor de F1 não é muito maior do que de um carro 1.6 turbo comum.
@@paulinho1013 Só um correção no cálculo de potência, deve-se dividir o cálculo apresentado pelo tempo e multiplicar por 2π, esse cálculo aí é de trabalho. Potência é a quantidade de trabalho realizado em um período de tempo, por isso potência deve ser a razão do trabalho pelo tempo.
@@juliocosta4367 ciclo Otto no caso né.. e não, não são a mesma coisa pois existem motores flat Head, Cross plane, flat plane, e outros tipos q modificam o percurso entre as árvores de comando e tbm o tempo de centelha, motores podem queimar 1432, 1234 1324 e por aí vai tudo vai depender do virabrequim e do comando de válvula e cada um deles tem suas peculiaridades, senão fossem assim os italianos teriam os mesmos roncos a os americanos, mas nem se compara uma Ferrari/Lamborghini com Dodge/Ford
Porque a tração integral em carros de circuito não faz o carro ser mais rápido e sim mais lento, por causa que a carro sai de frete nas curva principalmente as de baixa velocidade e o piloto para tentar corrigir isso tem que frear mais cedo e mudar o traçado
Trabalho com mecânica de motos há 32 anos e o que vejo hoje nos motores e no veículo em si é a obsolescência programada sendo levada no limite, ou seja, feitos intencionalmente pra quebrar, salvo RARÍSSIMAS exceções de fabricantes que querem ganhar mercado mas depois farão a MESMA coisa.
rasga aí os melhores e piores pra gente....
hoje eu vejo muita gente falando mal dos motores da Honda, principalmente os de 160 CC.
@@douglasgrangeiro6834 Eu tenho uma titã 150 ano 2006, sempre troquei óleo e filtro corretamente, mas nunca andei devagar com ela, hoje ela esta com 150 mil rodados e nunca precisei mexer no motor. Barulho está impecável e nao queima óleo.
@@douglasgrangeiro6834 Bingo amiguinho, a 160 da Honda dispensa comentários, 💩160x .Quer sossego compre da segunda colocada, a Yamaha, principalmente as 250. E que venham os ixpexilistas Hondeiros haters que não sabem esticar uma corrente defender a Honda do BRASIL.
@@leandroali6852 Que bom , fico feliz por vc. 👍😉
Entender torque, mícrons, termodinâmica e muitas outras medições faz da corrida um laboratório fantástico.
Concordaria se fosse na era V10 aspirado. Os atuais não fazem nada além da obrigação.
@@leonardosena6338 mas mesmo com esses motores atuais, são 15.000 RPM forçados a praticamente 100% em cada uma das 7 corridas que tem uma distância total de pouco mais 305 km, isso sem contar nos treinos livres e de classificação que juto que no FDS todo chegue quase 500 km por GP.
então, não dá pra tirar o mérito que não tenham os mesmos cuidados que os motores V10 aspirados de antigamente.
@@leonardosena6338 motores que eram descartados a cada corrida, concordo que o ronco erra fantástico mais a engenharia de hoje é mil vezes mais avançada e a engenharia de hoje ficará ultrapassada daqui 10 anos, não desmereça a tecnologia apenas por gostar do ronco do passado.
@@neneocondmas as 160 de h e tudo de plástico, mas ronca bonito 😂😂
Tive por 6 anos, um ford focus 2012 2.0 duratec, vendi ele com 385mil kms rodados. Nunca mexi no motor, sempre fiz abastecimentos variados entre etanol e gasolina comum. Vendi e comprei um focus 2017, já rodei 45mil kms com ele e até agora, só alegria!
Tenho um New Fiesta com 215 mil km. Está ótimo! Já vi um New Fiesta com mais de 500 mil km, também estava ótimo!
Caraca tenho um Corsa com menos de 240000 mil rodados
@@marcelonicolossi manual, né?
Imaginem a quantidade de dados e simulações que são efetuadas a cada ajuste! Um verdadeiro espetáculo da engenharia!
Este canal é fantástico, é exatamente o que eu estava procurando.
Entra no canal da Mercedes F1 tem muita coisa técnica lá!
1000 hp em pouco mais de 100kg de massa é algo espetacular!!
É porque potência depende do número de rotações também. Como giram a 15.000 rpm são muito potentes
@@LuizFernando-kk4fv Não é só querer aumentar a rotação pra potência subir; pra que o negócio gire mais sem aumentar a vibração e se despedaçar, tudo tem que ser bem ajustado, não só sem folgas, mas com frequências de ressonância, tolerâncias, centro de massa e inércia de rotação de cada peça, tudo bem calculado e bem executado. Pra você ter uma ideia de como são as folgas (o nível de precisão da usinagem), no motor frio e desligado as peças estão travadas por interferência, você precisa primeiro circular óleo aquecido por meia hora pras peças dilatarem e o motor poder se mover. Boa parte da tecnologia que vai pra F1 tem o mesmo nível de exigência que a indústria aeroespacial
Ótima dublagem conhecendo os termos. Sabendo do que fala.
acompanho f1,desde 74 , ainda aprendo com voce ,,❤ muito bom
Crlh velho, cada parafuso tem q ser apertados de um jeito, slk isso é muita perfeição
Pena que o vídeo acabou, só fiquei mais curioso. Ótimo.
Conteúdo primoroso, parabéns.
Resumindo: um é um motor de produção, focado em vender.
O outro é um motor de altíssimo desempenho, focado alucinantemente em QUALIDADE... utilizando materiais nobres em sua composição, como titânio, fibra de carbono, ouro, platina, e ligas especiais.
Ai vem um lazarento, pega um motor de 1900 e mete 1000hp e sai na rua tocando o terror
@@squirtledrift kkkkkkkkkkk é froids mesmo. Depois o motor estoura e não sabe explicar o porquê.
Uma coisa é tira 1000 cv de 4000 cc e outra é tira 1000 cv de 1600 cc
@@engenhariadefundodequintal7621 quem nunca...AP 1.9 e 3 kilemei ....kkkkk
só uma correçao: na F1 nao é qualidade, é performance......hj o melhor custo beneficio é o porsche gt rs 2 , 3 e 4.....sao carros bem mais baratos que uma lambo ou ferrari e entregam mais desempenho em pista comparados aos carros de mesmo valor dessas marcas...
Que espetáculo 🤩🤩🤩
MDS eu acompanho F1 desde 2005 mas não fazia ideia que um motor era tão caro 😱
por gentileza continuar com este video
Falou e disse! 👏👍
Sinto falta mesmo é das 20.000 rpm dos V10.
O importante é cuidar do meio ambiente.
Se realmente se importassem com o meio ambiente nenhum dos executivos da fia andava d jatinho que é mil vezes mais poluentes@@colecionadordevideo1993
Será que existe alguém que goste de Fórmula 1, e não sinta falta dos motores V10? Aquele som é fantástico.
por isso perdeu a graça
Metalografia dos materiais, melhoramento, resistência ao desgaste, lubrificação,tudo tem que ser estudado,cada componente do motor, seu esforço tem que ser o menor possível , ao extremo .
amo esses vídeos !
Obrigado pelo "rê" trabalho! 👍🏻
Vídeo muito rico em informações!
03:35 Fiquei curioso!!!
Eu também
Titânico, magnésio, Nióbio e tem mais que eu não lembro.
0:16 uma Mercedes atual com pneus Michelin, é isso mesmo?
Onde achou esse vídeo?
Só faltou a parte em que as Valvulas são acionadas por solenoides
Conteúdo top 🥰🥰🥰
Fantástico!
Saudade dos anos 80, que tu ia numa loja e comprava uma BMW com mesmo bloco de motor que a Brabham/BMW/turbo do Nelson Piquet.
Imagina se não tivesse as limitações de regulamento para as peças de motor?! Seriam melhores ainda.
nunca esquecendo q o motor fo fiesta lá é 4cilindros e os F1 são V6...e a brabaham BMW do piquet ja chegava a mil cavalos com um bloco velho de 4cilindros😁👍
Impressionante!!!
Uma questão: oq acontece com esses motores após as corridas ? Já que dificilmente quebram ao ponto de serem descartados, são desmontado? Doados e Expostos ?
Muito provavelmente destruídos por causa de segredo industrial.
@@GameRRKing Vix realmente
Não havia pensado nisso
São trasformados em relógios, canecas e outros itens colecionaveis
Estão todos enganados, e feito um rádio
E soavam assim, show .
A época em que os motores eram feitos para quebrar, já foi melhor.
Daria pra fazer mto mais barato, mas SEMPRE O REGULAMENTO LIMITA UM TANTO DE COISA. Contornar essas limitações é que sai extremamente caro!
Então...dá pra fazer mais barato sim, mas ou você não vai completar as corridas por falhas e quebras ou vai andar mais lento que os outros e em uma competição que 1s mais lento é um eternidade....o motor custa absurdamente caro por tudo que está envolvido no seu desenvolvimento, para se chegar a esse nível de performance e confiabilidade nessas UPs é preciso muita pesquisa, muita engenharia, profissionais altamente capacitados, instalações com máquinário de ponta, horas e mais horas de testes e tudo isso custa uma pequena fortuna e ai se chega nesses 10 milhões de dólares.
Como um motor original de fábrica sevel pode gira a 10 mil rpm 4 marcha corta em 180 km ?
que tipo de óleo é usado na F1?? alguem sabe dizer?
Girasol
O principal motivo é linha de montagem. Pra criar o motor, inclusive o do fiesta, também custa milhões… mas um entra em linha de montagem e você divide o custo da criação, adaptação da linha montagem em todos os fabricados…
Mas nem se compara ao nível de detalhes/nuâncias de um da F1
Fantástico
Qual será que produz mais gazes tóxicos nocivos
Ai tu vê como e feito um motor eletrico, absurdamente mais simples, absurdamente mais confiavel que o a combustao, com centenas de pecas a menos.. dificil pensar q motor a combustao vá valer a pena daqui pra frente. Com as baterias cada vez mais em conta e mais potetentes e duraveis....
O problema dos motores elétricos é o descarte das baterias, irão poluir muito mais o meio ambiente, a não ser que criem algo para reaproveitá-las.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O motor da f1 ninguém sabe mas é um Ap tudo que dá. Gera 1000cv fácil fácil.
E outra, o rapaz do vídeo não falou muito da transmissão, mas tenho certeza que é um sapinho.
alguém sabe se tem um perfil com dublagem PT-BR nessa pegada falando da moto GP?
tem sim, mas o perfil é sem nome
badum TSS
@@FelipeLenzi valeu brother
a McLaren Mercedes usava Berílio nos motores em meados de 2000,metal muitissimo leve porem muito toxico,e a FIA baniu o uso desse metal, fazendo assim a Mercedes cair rendimento na pista...
4:40 10 milhões de reais e duram só 7 corridas?
De DÓLARES, ou seja na conversão direta 60 milhões de reais
Faz um vídeo sobre os motores da Indy e da Nascar.
É incrível a diferenças, é como comparar um mister olympia de 140 kg de musculos com uma pessoa normal que nunca pisou em uma academia.
Ken Block, gênio!
e a mesma logica da fabricação dos motores aeronalticos, só que no caso e voltado para segurança
Fala galera beleza 😊
Incrível
Saudades do meu Jegue.
Os v10 dos anos 2000 são mil vezes melhor do que esse lixo de 1.6 de hoje
Então porque os tempos estão cada vez mais baixos ? Porque a diferença entre o primeiro e o último é cada vez menor ?
@@Matheus.K o pessoal gosta mesmo do som do motor, esses carros híbridos v6 de hoje em dia não agradam o público
@@Matheus.K aerodinâmica refinada, pneus mais largos com 3 vezes mais aderência do que na época dos v10. O v10 em força bruta é um monstro, aspiração natural e rende muito em altas rotações, os atuais v6 turbo tem um rendimento excelente em baixas e médias rotações, em alta entra o boost elétrico para dar um fôlego extra.
@@samuelferreira7554 Os aspirados só tiverem espaço porque os turbo foram banidos da f1, o primeiro carro campeão do senna era um 1.5 turbo
@@samuelferreira7554 a tendência desde sempre é a morte dos aspirados grandes
O motor da Fórmula 1 custa muito mais e dura infinitamente menos kkkk eu é que não comprava um desses
Nem tente comparar motores com objetivos diferentes
Preço do motor para a população é mais barata tbm pelo custo por milhares de unidade fazendo o preço cair....
Se todos os motores são iguais para todas as equipes, porque tem várias equipes que parecem bem mais lentas que as marcas grandes, Ferrari, McLaren e etc? O que que muda? Isso que eu queria entender desde os anos 90. Haha
Os motores não são iguais para todas as equipes, elas precisam seguir um regulamento comum, uma "fórmula", mas tendo as próprias interpretações dessa fórmula.
Porquê os chinos nao tem carros na F1?
Ken block ❤️
Alguém sabe informar como são as velas de ignição de um motor F1.
Pela temperatura que atinge deve ser útil apenas ao ligar. Depois deve ficar tipo o diesel
Ótimo vídeo, mas não ficou claro o motivo do valor tão alto, fica claro que o preço é alto porque o esporte é lucrativo, só custa isso porque tem quem pague este valor. Se fosse assim, motores de carros como Bugatti, Ferrari e outras marcas de luxo custariam mais que 10 milhões
É que nessa conta entram todos os gastos com pesquisa e desenvolvimento, gastos com pessoal, instalações, maquinário de fabricação, testes e mais testes, quando se soma tudo isso se chega nessa montanha de dinheiro, dou o exemplo do avião Boeing 787, um projeto totalmente novo, da cabeça dos engenheiros até o primeiro voo, a Boeing levou 10 anos e gastou 11 bilhões de dólares, porque até o menor dos parafusos tem especificações técnicas que precisam ser rigorosamente seguidas, e chegar nesse nível de detalhe custa muito dinheiro, exatamente o que acontece no motor de F1.
RPI Fomula 1, ela acabou no começo dos anos 2000...
mão de extremamente especializada, por isso é caro.
A f1 poderia fazer um motor V8 híbrido, sinceramente
ele parece o tanner fourst...
Sol/Temperatura na superfície
5.778 K
achei estranho
Graus Kelvin
K é kelvin
Ele disse em graus Celsius
mais de 1000hp?....hj o motor mecanico dessas bostas nao chegam nem a 700hp...bem menos que um dodge demon 170, que esse sim passa de 1000hp...os F1 de 1000hp ou mais eram do tempo do senna que pilotava motores turbo com 1200cv.....seu lotus 87 era um v12 de 1300hp.....eram 2 motores: o de 1300hp para os treinos e um menos potente mas bem mais duravel para uma corrida.....o F1 de hj tem ajuda de eletricos para tentar render igual os antigos...hj sao motores bem menores , baixa cilindrada e turbinados, parecem um liquidificador... kk.....o que encarece o carro hj é o conjunto de mecanica e eletrica....mas o carro todo é muito mais caro por causa do chassi, suspensao, aerodinamica, materiais de carbono e titanio.....todo o carro em si é muito caro e o motor mecanico nao é a parte mais cara do carro hj....se tivessem continuado o V10 de 20000rpm aliado ao kers, drs, e um monte de outras tecnologias novas, facilmente os carros teriam mais de 1600cv beirando os 2000cv.... mas viu -se que o carro iria muito mais rapido se ele ganhasse downforce e grip, entao conforme os carros foram ganhando velocidade com aerodinamica, foi se fazendo cada vez motores menores e mais economicos com a imagem de "sustentabilidade"... assim se manteve a performance dos carros aprimorando outros aspectos e economizando em outros.....
Fiquei curioso pra saber o que faz o pequeno 1.6 da F1 gerar os 1000HP. Se alguém souber, agradeço. E o vídeo foi muito fraco em teoria. 1 vídeo pra dizer que há uma grande complexidade geométrica e dimensional por tras, acho q todos aqui no canal já sabem. Porém, não soh isso faz o preço dele ser alto. Tem a eng de materiais por tras, a eng mecanica, metalurgia, o numero de motores fabricados q sao pequenos, etc etc etc...
Mas o q aguçou minha curiosidade eh saber como eh gerado a cavalaria...
Não vou saber todos os detalhes mas ele é turbo híbrido, ele tem uma parte elétrica que gera potência principalmente nas aceleradas e retomadas, a energia das frenagens é usada pra isso, além disso o regime de rotações que trabalha, o máximo de rpm que atinge e a pressão do turbo são componentes que aumentam a potência. Porém, no vídeo é tratado os tais 1000hp, na realidade ele pode sim atingir essa potência mas a maioria das equipes usam entrem 760 a 900 dependendo da pista, da corrida e do objetivo, quando mais potência usar mais vai judiar do freios, pneus e do próprio motor ... Enfim, é complexo o negócio, gostaria de entender melhor esses detalhes a respeito do motor, porque gera tanta potência com uma litragem tão baixa.
Turbo, combustível e nitro e taxa de compressão
O RPM alto por si só gera bastante potência mas além disso tem o motor/gerador elétrico que produz uns 160 HP, tem um pequeno motor/gerador elétrico também no turbo que é acionado nos momentos que deveria ocorrer o turbo lag (como nas retomadas de aceleração), a geometria e precisão das peças do motor diminui bastante o desperdício da energia química do combustível que é transformada em trabalho também, a taxa de compressão é alta e ainda tem a programação da unidade de injeção eletrônica, sem falar dos segredos que cada equipe deve ter que aumenta a potência. Eu pessoalmente gostava mais dos motores que tinham uma litragem e um RPM maior e que não eram híbridos.
Basicamente é por causa da rotação. Potência(W) = torque (N.m) x rotação (rad/s), se você der uma pesquisada vai ver que o torque de um motor de F1 não é muito maior do que de um carro 1.6 turbo comum.
@@paulinho1013 Só um correção no cálculo de potência, deve-se dividir o cálculo apresentado pelo tempo e multiplicar por 2π, esse cálculo aí é de trabalho. Potência é a quantidade de trabalho realizado em um período de tempo, por isso potência deve ser a razão do trabalho pelo tempo.
#KB43ver
#kb43ver
Poderoa ter falado dos motores 1.6 AMG da Mercedes,.seria mais compreensivel a similaridades
Sículo Otto é a msm coisa
@@juliocosta4367 ciclo Otto no caso né.. e não, não são a mesma coisa pois existem motores flat Head, Cross plane, flat plane, e outros tipos q modificam o percurso entre as árvores de comando e tbm o tempo de centelha, motores podem queimar 1432, 1234 1324 e por aí vai tudo vai depender do virabrequim e do comando de válvula e cada um deles tem suas peculiaridades, senão fossem assim os italianos teriam os mesmos roncos a os americanos, mas nem se compara uma Ferrari/Lamborghini com Dodge/Ford
Fiquei zonzo com a voz.
Prefiro os V8 da Nascar
AINDA VAI NASCER O HOMEN QUE TIRARÁ A FAMA DO 2JZ E ROTATIVO .
AINDA VAI , QUEM SABE DEPOIS DA PROXIMA GERAÇÃO , DE KID .
Suzuki Bandit 1200
ua-cam.com/users/shortsFsHL3iVcS3M?feature=share
posso ganhar no youtube dublando videos? o direito autoral desse video não dá problema?
Não é bem assim, eu creio que esses 10M são o valor investido no desenvolvimento do motor, mas o valor unitário é bem mais em conta para as equipes.
Eu tenho uma questão...
Nós sabemos que um carro 4x4 é muito rápido, já que a tração do carro é total, então porquê um carro de F1 não é 4x4?
Não há necessidade, séria peso extra para o carro, a aerodinâmica permite que se tenha ótima aderência.
Porque a tração integral em carros de circuito não faz o carro ser mais rápido e sim mais lento, por causa que a carro sai de frete nas curva principalmente as de baixa velocidade e o piloto para tentar corrigir isso tem que frear mais cedo e mudar o traçado
O material em vídeo é ótimo, mas a tradução e adaptação do texto é péssima. Ridícula até. Poderiam caprichar mais nisso.
#### o ## do primeiro
Muito repetitivo... não explicou totalmente deixou a desejar... 😒
Prefiro meu uno fiasa
Quando é que vão aprender a fazer o BÁSICO, e TRADUZIR DIREITO os vídeos estrangeiros?
“Idle” NÃO E “PONTO MORTO”, e sim “MARCHA LENTA”.
E a Renault fabrica essas bostas de carros de rua
Bla bla desculpas boas para lavagem de dinheiro kkk
Desperdício de dinheiro simplesmente!!!