Nos filmes de faroeste a violência era mais simbólica que visual. Geralmente a morte ocorria com um tiro no coração, e a vítima padecia de forma teatral, levando a mão ao peito. Acho que daria até um tema de vídeo: como a violência mudou na história do cinema.
Max, vídeo sensacional, como de costume! Um adendo sobre a década de 1960 e, particularmente, a Guerra do Vietnã: quando a gente para pra ler relatos de veteranos do conflito, a gente consegue traçar um perfil dos principais combatentes - em particular nos primeiros anos, antes da conscripção ficar mais generalizada: eram jovens de classe trabalhadora, recém saídos do ensino médio, contaminados pela retórica patriótica e anti-comunista da Guerra Fria, e fãs de filmes de faroeste. É impressionante o número de relatos de rapazes muito jovens que diziam querer ir para o Vietnã para poder "ser estrela de seu próprio filme de John Wayne" (o John Wayne em específico é muito citado nesses relatos). Então é legal pensar também como que com a mudança na opinião pública sobre a guerra a partir da Ofensiva Tet em 67-68, acaba coincidindo também com essa rejeição do público ao western, né?! Não só pelos elementos de racismo do gênero, mas inclusive porque muitos começam a atribuir ao gênero a responsabilidade por convencer jovens a irem perder suas vidas em uma guerra sem sentido. Mais uma vez, parabéns pelo conteúdo sensacional de costume! ~Tavos
Parabéns pelo vídeo. Eu também achava tudo isso quando analisava o porquê de não produzirem mais tantos filmes de faroeste e você conseguiu traduzir de forma brilhante. Arrasou !!! Bjus
O Western é um gênero extremamente ligado aos Estados Uniddos, pois se liga a questão da Fronteira, que é o símbolo que define a identidade americana. Excelente vídeo. Obrigado
Dos estudos da Literatura e da Cultura Norte-americana, como parte da minha formação como Bacharel, Licenciado, Especialista e Mestre em Literaturas de Língua Inglesa.
Novamente agradeço a todos que fazem o Entreplanos funcionar, sempre agrega sobre a minha visão em relação ao cinema. Acredito de verdade no projeto e espero que cresça cada vez mais, parabéns pelo ótimo conteúdo.
O faroeste sofreu também com o excesso de produções as quais nem sempre tinham boa qualidade. Houve uma época em que de 10 filmes do gênero, salvava-se 3. O mesmo aconteceu em menor escala com os filmes de ficção científica e terror na década de 80.
Max, faz um vídeo sobre as produções modernas desse gênero !Pois tem algumas bem boas e que merecem destaque como: Bravura indômita, Django livre, As baladas e Buster Scruggs, Ataque dos cães e muitos outros…
Cresci vendo filmes desse grande gênero do cinema,tanto produções norte-americanas como italianas e sempre foi um dos meus favoritos,sem dúvida.Infelizmente nos dias de hoje,o Western tá igual a boa música de se ouvir: Virou uma raridade!
A título de curiosidade, Leonard Nimoy, o Sr. Spock de Star Trek, e um dos grandes baluartes da era espacial na ficção, tinha um pé nos faroestes, no começo da sua carreira ele atuou em Bonanza.
Star Trek é na verdade um faroeste com batalhas navais em um cenário inspirado em aviões e computadores. A própria dinâmica da dupla é inspirada em Aubrey e Maturin que aparecem no filme Mestre dos Mares.
eu amo faroeste pq me lembra do meu pai, nós assistimos juntos e adoro ver a empolgação dele ao assistir. Só fui reparar nessa questão da criação da nação americana no último semestre em q estudei um pouco sobre os estudos culturais em Linguística Aplicada (LA). Recomendo o texto "Memória e pedagogia no maravilhoso mundo da disney" de Henry A. Giroux q fala como a Disney perpetua a sua pedagogia da inocência. Ótimo vídeo!
Meu pai era um fã incondicional de faroeste. Lembro que eu assistia com ele quando passava na TV Record nos anos 80 m na sessão bang bang. Eu particularmente não sou fã de filmes de super heróis, mas filha e sobrinho gostam. Ótimo vídeo gostei!
Sempre fui apaixonado pelo Velho Oeste, os filmes de Faroeste, logo por causa do meu Pai, tenho uma grande coleção, e sem dúvidas foi um grande período de sucesso pro Faroeste, marcante na história do Cinema. Muito Bom!
Como fã de filmes de faroeste gostei muito do Video excelente trabalho... e vc pode acrescentar que as lendas (atores) do Faroeste foram envelhecendo e morrendo e também o público que gostava.
Sei que não tem nada haver com o vídeo, mas a um tempo atrás você disse que estava assistindo Fullmetal Alchemist: Brotherhood. Você pretende fazer Review? Bom vídeo como sempre. Vlw.
Seu canal é simplesmente sensacional, aprendo muito com ele. Sobre esse vídeo, acho que, diferente do gênero Faroeste o gênero dos super heróis é muito mais amplo e abarca outros temas como: política, aventura, ficção científica e etc. O que lhe proporciona uma longevidade maior.
Oi, canal EntrePlanos. Sou fã incondicional de faroestes ou Westerns ou Bang Bang. Esta fascinação é desde quando eu era menino e até hoje assisto ou em DVDs do meu acervo pessoal ou na TV paga ou no UA-cam. Não faz muito tempo, que tenho certeza que a minha adoração por estes tipos de cinema. Poderia ser devido os cenários naturais, etc, mas, é porque o bem sempre vence o mal.
Meus parabéns pelo trabalho ! Eu na verdade tenho saudades dos bons filmes de faroeste! Hoje é tantos efeitos especiais que nem sabemos oq é um interpretação de vdd !
Gosto demais do canal e indico aos meus alunos, e também sou um apaixonado pelo western. É o gênero mais subestimado da história do cinema (como o próprio Bazin já afirmava nos anos 50, quando ele era popular). Tem alguns problemas no vídeo que eu quero apontar como crítica construtiva. Primeiro que ele era popular, mas não a ponto de ser campeão de bilheteria. Apenas uma vez no período do western clássico um western terminou como a maior bilheteria do ano, e foi "Matar ou Morrer", em 1952. Geralmente não havia representantes do gênero sequer entre as 10 bilheterias do ano. Volta e meia aparecia algum, pela 6ª ou 7ª posição ( o que aconteceu com filmes como "Sem Lei e Sem Alma", "Rastros de Ódio", "Da Terra nascem os Homens", "A Conquista do Oeste" - muito por conta do cinerama - e outros. O próprio "No Tempo das Diligências" foi a sexta bilheteria. Somando, durante todo o período, talvez tenham aparecido 8 ou 9 filmes do gênero entre as maiores bilheterias do ano num período de 25 anos). O gênero também foi produzido massivamente pela facilidade de reutilizar elementos de cenografia e figurino, o que tornava a produção rápida e barata, uma pequena informação que faltou quando se fala da popularização e quantidade de filmes produzidos - aliás, os mesmos motivos que levaram certos estúdios a se especializarem em certos gêneros, uma característica do sistema de estúdios desenvolvido a partir dos anos 20. De resto, principalmente a abordagem acerca dos motivos da sua decadência e as relações com as transformações nos anos 60 e 70, bem como a desconstrução do gênero, vídeo excepcional. Parabéns.
Excelente vídeo, amigo. Sua explicação sobre o cenário histórico no qual se deu a queda de popularidade dos western foi impecável. Parabéns pelo ótimo trabalho.
belo video. Gostei desse paralelo entre o sucesso dos filmes de Super herois e o sucesso dos filmes de faroeste, engraçado que um tempo atras tambem eu tambem tinha feito essa comparaçao. Nos mais acho o faroeste é um genero fascinante quando feito/dirigido/escrito pelos caras certos como por exemplo John Ford, Sergio Leone, Clint Eastwood ate atualmente James Mangold que fez um otimo remake de um faroeste antigo chamado 3 e 10 to Yuma citado no video.
Haha excelente analogia entre os filmes de super heróis atuais com os filmes de velho oeste. Acredito eu que atualmente estejamos na ascensão e ápice dos filmes de super heróis. Mesmo já achando essa temática saturada, vemos diversos lançamentos e planos para esses tipos de filme. Espero que o mesmo que aconteceu com os filmes de velho oeste, possa acontecer com os filmes de super heróis. Uma diminuição na quantidade de filmes desse tema e obras de uma ótima qualidade sendo lançadas aos poucos.
Concordo, parei de acompanhar filmes de herói regularmente a um tempo, todos seguem uma mesma fórmula, você sai do cinema com a sensação que já viu aquele filme
Tiago R. Haha se você parar pra pensar que a ascensão e queda dos filmes de velho oeste durou 30 anos (1930-1960). Temos ainda um longo caminho de filmes de super heróis, para agrado de uns e tristeza de outros. Já que eu considero que a ascensão dos filmes de super heróis deva ter começado lá pelo inicio dos anos 2000. Com Batman Begins (2005) e Iron Man (2008).
Arthur Guedes. A fórmula repetida a exaustão incomoda. O sentimento que eu tenho quando eu saio do cinema é quase o mesmo que o seu, mas eu não tenho a sensação que já tenha visto aquele filme, o que acontece pra mim é que eu simplesmente esqueço o que eu vi, nada importou do filme e fico ansioso com a sequência. E depois de perceber isso, vi que o mesmo parece acontecer com diversas pessoas. Galera sai do cinema, comentando: como e quando será o próximo filme de super herói, como se aquilo que ele acabou de assistir fosse uma figurinha que ele conquistou e só importa as próximas. Tive esse sentimento ao ver Avengers: A era de Ultron (2015) e Liga da Justiça (2017). E eu achei esse sentimento tão estranho, porque geralmente quando você sai de uma sala de cinema, você quer comentar e discutir o que houve no filme. Muitos vão dizer que é todo um universo interligado que a Marvel está criando (nem quis colocar esse parenteses, eu sei que Liga da Justiça, não é da Marvel), mas mesmo em filmes com sequencias como: O Hobbit (2012), eu gostei do filme e tive a vontade de comentar o que me interessou do filme.
Muito bom o vídeo!! Um exemplo bem recente de fracasso em bilheteria de filme de faroeste é o Cavaleiro solitário da Disney, pelo o que li foi um dos filmes com maior prejuízo para a Disney das últimas décadas!!
Nos 60foi a queda dofaroeste americano mas o surgimento do spagueti italiano,meus preferidos.
6 місяців тому
Foi em 1973 que o Marlon Brando fez um protesto na Cerimônia do Oscar, quando deveria receber a premiação sobre o trabalho realizado em "O Poderoso Chefão", sobre os maus-tratos contra a população indígena. Ele pediu inclusive que a ativista indígena que subiu no palco que não tocasse na estatueta. Lembrando que ele havia sido Diretor e atuado no filme de faroeste "A Face Oculta" (One-eyed Jack), de 1961. A atriz que representou Brando havia sido apresentada à ele pelo Diretor Francis Ford Coppola.
É o gênero de filme que eu mais gosto. Assisto desde de criança, é o único gênero que consegue me transportar para outra época. Em média, são lançados cinco ótimos filmes de velho oeste por ano.
Muito bom! Isso me fez lembrar de um trecho sobre cristalização de um gênero, do livro da Ana Maria Bahiana, Como Ver Um Filme. E, aproveitando o gancho da contracultura dos anos 1960, uma sugestão: episódio sobre Vanishing Point (1971).
Parabéns, Max! Mais um vídeo incrível! Me fez pensar no porquê desse auge atual dos filmes de super heróis... o que será que acontece em nosso contexto social e histórico atual que leva a esta tendência?
O Faroeste é o melhor do cinema americano; os filmes trazem conteúdos históricos, apresentam os pioneiros como pessoas viris, empreendedoras e corajosas, dispostas a conquistar uma terra hostil e construir uma grande civilização. Ótimo vídeo!
Em resumo: Produtores se viram forçados a fazer roteiros mais politicamente corretos nos anos 60 e o público rejeitou. Antes, como hoje, "quem lacra não lucra".
westerns do cint eastwood incluindo o classico os imperdoaveis (que ja vi umas 8x) sao fantasticos, bravura indomita gostei bastante tbm, acho interessante esse ensaio de releitura de antigos faroestes que vem sendo feito de uns tempos pra cá
Tudo muda com o tempo, as gerações mudam, os ideais mudam, a forma de pensar muda e as coisas atuais viram passadas e novas coisas surgem. O mundo vivendo em transformação.
Excelente vídeo Max, acho que o cinema de super-herói leva uma vantagem em relação ao Western, a possibilidade de diferente histórias em um universo mais vasto, é um gênero que esta abrindo as portas para diversidade e tem um gama maior de personagens, mais não duvido que uma hora vai diminuir o ritmo também e assim como o Western vai ter poucos filmes, mais com uma qualidade talvez melhor.
'O Portal do Paraíso' tem vários problemas. A começar pela fotografia que sempre está cheia de fumaça, poeira, ou neblina. Um exemplo clássico de que o Ego do diretor estava descontrolado. Hoje em dia restaurado aquelas fumaças e poeiras atrapalham, imagine para quem assistiu num cinema da época, deve ter sido um experiência frustrante.
Ótimo vídeo, porém faltou inserir Dança com lobos, um filme que realmente fez discutir, e vivi isso, a retomada do gênero na década de 1990., revendo os arquétipos e a ressignificação do herói.
Eu sempre fico tonto vendo "A conquista do oeste" de tanto ter que ficar olhando de um canto para o outro pra tentar absorver tudo que está acontecendo na tela hahahaha
Max, conheci seu canal ontem e estou encantando! Parabéns pelo trabalho. Procurei por alguma coisa sobre os filmes dos Dardenne no seu canal e não achei nada, acho que eles fazem um cinema muito autoral e único, adoraria ver sua visão sobre eles ou sobre algum filme em especifico.
Godless na Netflix achei muito bom, comecei a assistir sem muita expectativa e adorei. Amo o gênero faroeste e infelizmente hoje em dia não se tem tanta coisa saindo de qualidade quanto eu espero e Godless foi uma rara surpresa
Excelente análise. Faltou apenas mencionar Dança com Lobos, um faroeste que ocupa um lugar muito especial nessa história de sucesso e decadência desse gênero
Amo faroeste eu até prefiro esse gênero do que os filmes de heróis e de ação.John Wayne é um exemplo de história do faroeste no cinema basicamente quase todos seus filmes são desse gênero.
Somente uma correção, nos anos 60 ainda tivemos grandes filmes de faroeste. A popularidade acabou em grande parte porque até anos 50 grande parte da população mundial vivia no campo, quando iam ao cinema passavam filmes de faroeste, quem assistia se identificava com muita coisa. Os país de muitos aqui ganhavam roupa de pistoleiro, cinto de brinquedo, revolver plastico, espingarda plastico, faziam cavalinhos de pau......os heróis eram Django, Rim Tim Tim....... Grandes legendas morreram como John Wayne (pra mim maior ator do gênero), Gary Cooper, William Holden, Cary Grant....... Sobrou vivo apenas o Clint e o Duvall Algo que mudou totalmente
Hey Max, sei que ja faz mais de um mês que Jurassic World 2 estreou no cinema, mas eu acharia bacana que você comentasse sobre os dinossauros no cinema desde o Mundo Perdido e King Kong e a evolução da tecnologia para recriar estes animais! Abração aí!
É curioso que, embora o faroeste não esteja longe de sua fase de ouro, os poucos faroestes lançados hoje em dia são muito bons. Mesmo filmes que não sejam faroestes em si pegam muitas referências do faroeste. Os próprios filmes de policial da década de 90 são considerados releituras do faroeste. Outra coisa: muito legal a comparação entre sci-fi e faroeste. Considero ambos como a televisão e o rádio do mundo cinematográfico. Muitos acharam que um ia extinguir o outro, quando na verdade ambos se misturaram. A gente vê isso em produções como Westworld, Guardiões da Galáxia, Star Wars e até em animes como Cowboy Bebop e Trigun.
A alegoria do Toy story, o cowboy sendo trocado pelo homem do espaço.
genial brother
Pô muito bom!
Wow 😰
Duas palavras , SPUTNIK , depois que o homem foi para lua as crianças passaram a gostar de brinquedos espaciais ,Pit fedido sendo sincero com o woody.
na hora ja me veio isso na cabeça hehe
Incrível mano! Esse tema foi épico!
Sr Wilson!!!! Vc por aqui...
OH Boy Virson Aqui
Ooooooh boy
Nani.
eai virsu, veio pelo sunset riders ou curte um faroeste mesmo?
Nos filmes de faroeste a violência era mais simbólica que visual. Geralmente a morte ocorria com um tiro no coração, e a vítima padecia de forma teatral, levando a mão ao peito. Acho que daria até um tema de vídeo: como a violência mudou na história do cinema.
noossa, eu adoraria ver um video dele com esse tema
boa ideia para tema!!
Luan Silva Excelente sugestão!
Lembro do Christopher Lee falando que isso era assim mesmo na guerra
ótima ideia!!
Max, vídeo sensacional, como de costume!
Um adendo sobre a década de 1960 e, particularmente, a Guerra do Vietnã: quando a gente para pra ler relatos de veteranos do conflito, a gente consegue traçar um perfil dos principais combatentes - em particular nos primeiros anos, antes da conscripção ficar mais generalizada: eram jovens de classe trabalhadora, recém saídos do ensino médio, contaminados pela retórica patriótica e anti-comunista da Guerra Fria, e fãs de filmes de faroeste. É impressionante o número de relatos de rapazes muito jovens que diziam querer ir para o Vietnã para poder "ser estrela de seu próprio filme de John Wayne" (o John Wayne em específico é muito citado nesses relatos).
Então é legal pensar também como que com a mudança na opinião pública sobre a guerra a partir da Ofensiva Tet em 67-68, acaba coincidindo também com essa rejeição do público ao western, né?! Não só pelos elementos de racismo do gênero, mas inclusive porque muitos começam a atribuir ao gênero a responsabilidade por convencer jovens a irem perder suas vidas em uma guerra sem sentido.
Mais uma vez, parabéns pelo conteúdo sensacional de costume!
~Tavos
Excelente comentário, Tavos! Não fazia ideia desse dado sobre muitos combatentes falarem do John Wayne especificamente. Valeu :D
Acho interessante o paralelo que Toy Story faz sobre a acensão da ficção cientifica sobre o faroeste, entre Buzz e Woody. Adorei o vídeo!
Roberta Vi é animação é uma coisa extraordinária.
Na primeiro filme o Woody ( colboy ) se sente trocado pelo Buzz ( Homem no espaço ) Tou Story história genial
5: 54, Toy Story já fez essa análise, haha...
Boa.
Exatamente.
Só lembrei do velho falando pro Wood: "Sputnik" kkkkkkkk
Caramba, eu não tinha pensado nisso!
Canal História e Tu estranhas demais para mim...
ótimo vídeo, Max! Parabéns pelo conteúdo.
Olha só, ninguém percebeu o Elegante aqui
Sempre enriquecedor analisar como o contexto histórico e a arte se afetam. Excelente vídeo!
Parabéns pelo vídeo.
Eu também achava tudo isso quando analisava o porquê de não produzirem mais tantos filmes de faroeste e você conseguiu traduzir de forma brilhante. Arrasou !!! Bjus
O Western é um gênero extremamente ligado aos Estados Uniddos, pois se liga a questão da Fronteira, que é o símbolo que define a identidade americana. Excelente vídeo. Obrigado
Fantasticursos você fez História?
Não. Fiz Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa e Doutorado em Literatura Comparada. Hoje leciono Literaturas de Língua Inglesa na UFG.
Fantasticursos muito bom! Parabéns
Fronteira? Identidade americana? De onde tiraste isso?
Dos estudos da Literatura e da Cultura Norte-americana, como parte da minha formação como Bacharel, Licenciado, Especialista e Mestre em Literaturas de Língua Inglesa.
Senti falta da menção a “Dança Com Lobos”, um enorme sucesso do começo dos 1990s.
E os indomaveis
Justamente. E mencionar a importância dos faroestes em Star Wars.
Novamente agradeço a todos que fazem o Entreplanos funcionar, sempre agrega sobre a minha visão em relação ao cinema. Acredito de verdade no projeto e espero que cresça cada vez mais, parabéns pelo ótimo conteúdo.
O faroeste sofreu também com o excesso de produções as quais nem sempre tinham boa qualidade. Houve uma época em que de 10 filmes do gênero, salvava-se 3. O mesmo aconteceu em menor escala com os filmes de ficção científica e terror na década de 80.
Se tem um genero que sofreu com isso, e o genero de terror.
Pedro Santos nossa nem fale uns quinhentos sexta feira 13 filme de casa assombrada não faltava adaptações do Stephen King não parava mais.
Hoje isso acontece com os filmes de super-heróis
A mesma coisa com os filmes de artes marciais
Hoje tá acontecendo com os filmes de herói
Max, faz um vídeo sobre as produções modernas desse gênero !Pois tem algumas bem boas e que merecem destaque como: Bravura indômita, Django livre, As baladas e Buster Scruggs, Ataque dos cães e muitos outros…
Cresci vendo filmes desse grande gênero do cinema,tanto produções norte-americanas como italianas e sempre foi um dos meus favoritos,sem dúvida.Infelizmente nos dias de hoje,o Western tá igual a boa música de se ouvir: Virou uma raridade!
Fato.Amo faroeste.
A título de curiosidade, Leonard Nimoy, o Sr. Spock de Star Trek, e um dos grandes baluartes da era espacial na ficção, tinha um pé nos faroestes, no começo da sua carreira ele atuou em Bonanza.
Star Trek é na verdade um faroeste com batalhas navais em um cenário inspirado em aviões e computadores. A própria dinâmica da dupla é inspirada em Aubrey e Maturin que aparecem no filme Mestre dos Mares.
eu amo faroeste pq me lembra do meu pai, nós assistimos juntos e adoro ver a empolgação dele ao assistir. Só fui reparar nessa questão da criação da nação americana no último semestre em q estudei um pouco sobre os estudos culturais em Linguística Aplicada (LA). Recomendo o texto "Memória e pedagogia no maravilhoso mundo da disney" de Henry A. Giroux q fala como a Disney perpetua a sua pedagogia da inocência. Ótimo vídeo!
Misturou história e cinema, é por isso que eu amo demais esse canal
3 Homens em Conflito, Django(o antigo), e o Os Abutres Tem Fome são os meus filmes favoritos do gênero. Bons tempos de faroeste
Meu pai era um fã incondicional de faroeste. Lembro que eu assistia com ele quando passava na TV Record nos anos 80 m na sessão bang bang. Eu particularmente não sou fã de filmes de super heróis, mas filha e sobrinho gostam. Ótimo vídeo gostei!
Seus comentários são uma aula. Parabens👏🏽👏🏽
Sempre fui apaixonado pelo Velho Oeste, os filmes de Faroeste, logo por causa do meu Pai, tenho uma grande coleção, e sem dúvidas foi um grande período de sucesso pro Faroeste, marcante na história do Cinema. Muito Bom!
Como fã de filmes de faroeste gostei muito do Video excelente trabalho... e vc pode acrescentar que as lendas (atores) do Faroeste foram envelhecendo e morrendo e também o público que gostava.
Sei que não tem nada haver com o vídeo, mas a um tempo atrás você disse que estava assistindo Fullmetal Alchemist: Brotherhood. Você pretende fazer Review?
Bom vídeo como sempre. Vlw.
Seu canal é simplesmente sensacional, aprendo muito com ele. Sobre esse vídeo, acho que, diferente do gênero Faroeste o gênero dos super heróis é muito mais amplo e abarca outros temas como: política, aventura, ficção científica e etc. O que lhe proporciona uma longevidade maior.
Oi, canal EntrePlanos. Sou fã incondicional de faroestes ou Westerns ou Bang Bang. Esta fascinação é desde quando eu era menino e até hoje assisto ou em DVDs do meu acervo pessoal ou na TV paga ou no UA-cam. Não faz muito tempo, que tenho certeza que a minha adoração por estes tipos de cinema. Poderia ser devido os cenários naturais, etc, mas, é porque o bem sempre vence o mal.
Ingênuo.
Parabéns Max o roteiro está cada vez melhor!!! Sempre nos surpreendendo positivamente
Meus parabéns pelo trabalho !
Eu na verdade tenho saudades dos bons filmes de faroeste!
Hoje é tantos efeitos especiais que nem sabemos oq é um interpretação de vdd !
Adoro quando você faz vídeos sobre westerns. Ficou sensacional
Gosto demais do canal e indico aos meus alunos, e também sou um apaixonado pelo western. É o gênero mais subestimado da história do cinema (como o próprio Bazin já afirmava nos anos 50, quando ele era popular). Tem alguns problemas no vídeo que eu quero apontar como crítica construtiva.
Primeiro que ele era popular, mas não a ponto de ser campeão de bilheteria. Apenas uma vez no período do western clássico um western terminou como a maior bilheteria do ano, e foi "Matar ou Morrer", em 1952. Geralmente não havia representantes do gênero sequer entre as 10 bilheterias do ano. Volta e meia aparecia algum, pela 6ª ou 7ª posição ( o que aconteceu com filmes como "Sem Lei e Sem Alma", "Rastros de Ódio", "Da Terra nascem os Homens", "A Conquista do Oeste" - muito por conta do cinerama - e outros. O próprio "No Tempo das Diligências" foi a sexta bilheteria. Somando, durante todo o período, talvez tenham aparecido 8 ou 9 filmes do gênero entre as maiores bilheterias do ano num período de 25 anos).
O gênero também foi produzido massivamente pela facilidade de reutilizar elementos de cenografia e figurino, o que tornava a produção rápida e barata, uma pequena informação que faltou quando se fala da popularização e quantidade de filmes produzidos - aliás, os mesmos motivos que levaram certos estúdios a se especializarem em certos gêneros, uma característica do sistema de estúdios desenvolvido a partir dos anos 20.
De resto, principalmente a abordagem acerca dos motivos da sua decadência e as relações com as transformações nos anos 60 e 70, bem como a desconstrução do gênero, vídeo excepcional. Parabéns.
Excelente vídeo, amigo. Sua explicação sobre o cenário histórico no qual se deu a queda de popularidade dos western foi impecável. Parabéns pelo ótimo trabalho.
belo video. Gostei desse paralelo entre o sucesso dos filmes de Super herois e o sucesso dos filmes de faroeste, engraçado que um tempo atras tambem eu tambem tinha feito essa comparaçao. Nos mais acho o faroeste é um genero fascinante quando feito/dirigido/escrito pelos caras certos como por exemplo John Ford, Sergio Leone, Clint Eastwood ate atualmente James Mangold que fez um otimo remake de um faroeste antigo chamado 3 e 10 to Yuma citado no video.
Haha excelente analogia entre os filmes de super heróis atuais com os filmes de velho oeste.
Acredito eu que atualmente estejamos na ascensão e ápice dos filmes de super heróis. Mesmo já achando essa temática saturada, vemos diversos lançamentos e planos para esses tipos de filme. Espero que o mesmo que aconteceu com os filmes de velho oeste, possa acontecer com os filmes de super heróis. Uma diminuição na quantidade de filmes desse tema e obras de uma ótima qualidade sendo lançadas aos poucos.
Está até demorando demais para essa decadência dos filmes de super heróis acontecer =/
Concordo, parei de acompanhar filmes de herói regularmente a um tempo, todos seguem uma mesma fórmula, você sai do cinema com a sensação que já viu aquele filme
Tiago R. Haha se você parar pra pensar que a ascensão e queda dos filmes de velho oeste durou 30 anos (1930-1960). Temos ainda um longo caminho de filmes de super heróis, para agrado de uns e tristeza de outros.
Já que eu considero que a ascensão dos filmes de super heróis deva ter começado lá pelo inicio dos anos 2000. Com Batman Begins (2005) e Iron Man (2008).
Arthur Guedes. A fórmula repetida a exaustão incomoda. O sentimento que eu tenho quando eu saio do cinema é quase o mesmo que o seu, mas eu não tenho a sensação que já tenha visto aquele filme, o que acontece pra mim é que eu simplesmente esqueço o que eu vi, nada importou do filme e fico ansioso com a sequência.
E depois de perceber isso, vi que o mesmo parece acontecer com diversas pessoas. Galera sai do cinema, comentando: como e quando será o próximo filme de super herói, como se aquilo que ele acabou de assistir fosse uma figurinha que ele conquistou e só importa as próximas. Tive esse sentimento ao ver Avengers: A era de Ultron (2015) e Liga da Justiça (2017). E eu achei esse sentimento tão estranho, porque geralmente quando você sai de uma sala de cinema, você quer comentar e discutir o que houve no filme. Muitos vão dizer que é todo um universo interligado que a Marvel está criando (nem quis colocar esse parenteses, eu sei que Liga da Justiça, não é da Marvel), mas mesmo em filmes com sequencias como: O Hobbit (2012), eu gostei do filme e tive a vontade de comentar o que me interessou do filme.
Eu diria que começou com o Spider-Man do Sam Raimi em 2002, me arrependendo de ter ajudado o inicio disso tudo =/
Muito bom o vídeo!!
Um exemplo bem recente de fracasso em bilheteria de filme de faroeste é o Cavaleiro solitário da Disney, pelo o que li foi um dos filmes com maior prejuízo para a Disney das últimas décadas!!
Excelente ! Meu irmão ,vc deu um show ! Uma aula de História ,Sociolôgia ... Dez !!!
Max faz um video explicando o cinema oriental, traçando desde os filmes de kung fu até o destaque da cena coreana nos tempos atuais.
Amo faroeste , lembro muito do meu pai , agente sempre senta pra assistir junto no final do ano
Nos 60foi a queda dofaroeste americano mas o surgimento do spagueti italiano,meus preferidos.
Foi em 1973 que o Marlon Brando fez um protesto na Cerimônia do Oscar, quando deveria receber a premiação sobre o trabalho realizado em "O Poderoso Chefão", sobre os maus-tratos contra a população indígena. Ele pediu inclusive que a ativista indígena que subiu no palco que não tocasse na estatueta.
Lembrando que ele havia sido Diretor e atuado no filme de faroeste "A Face Oculta" (One-eyed Jack), de 1961.
A atriz que representou Brando havia sido apresentada à ele pelo Diretor Francis Ford Coppola.
O gênero mais apaixonante do cinema, amo😃
*Sencacional análise...deste que é meu genero de filme favorito junto com artes marciais e syfy*
É o gênero de filme que eu mais gosto. Assisto desde de criança, é o único gênero que consegue me transportar para outra época. Em média, são lançados cinco ótimos filmes de velho oeste por ano.
Muito bom! Isso me fez lembrar de um trecho sobre cristalização de um gênero, do livro da Ana Maria Bahiana, Como Ver Um Filme. E, aproveitando o gancho da contracultura dos anos 1960, uma sugestão: episódio sobre Vanishing Point (1971).
Todos os seus vídeos até agora são excelentes, Max. Continue com o ótimo trabalho. Muito obrigado. E toma like!
Parabéns, Max! Mais um vídeo incrível! Me fez pensar no porquê desse auge atual dos filmes de super heróis... o que será que acontece em nosso contexto social e histórico atual que leva a esta tendência?
O Faroeste é o melhor do cinema americano; os filmes trazem conteúdos históricos, apresentam os pioneiros como pessoas viris, empreendedoras e corajosas, dispostas a conquistar uma terra hostil e construir uma grande civilização. Ótimo vídeo!
Esse seu comentário foi sem dúvidas um show de horrores, beira ao racismo
Que vídeo, que aula incrivel :)
Em resumo: Produtores se viram forçados a fazer roteiros mais politicamente corretos nos anos 60 e o público rejeitou. Antes, como hoje, "quem lacra não lucra".
Cristina Leao é RIPPIES.
Que tal uma série de vídeos didáticos e/ou dicas de cinema, direção, composição e afins???
westerns do cint eastwood incluindo o classico os imperdoaveis (que ja vi umas 8x) sao fantasticos, bravura indomita gostei bastante tbm, acho interessante esse ensaio de releitura de antigos faroestes que vem sendo feito de uns tempos pra cá
Tudo muda com o tempo, as gerações mudam, os ideais mudam, a forma de pensar muda e as coisas atuais viram passadas e novas coisas surgem.
O mundo vivendo em transformação.
Excelente vídeo Max, acho que o cinema de super-herói leva uma vantagem em relação ao Western, a possibilidade de diferente histórias em um universo mais vasto, é um gênero que esta abrindo as portas para diversidade e tem um gama maior de personagens, mais não duvido que uma hora vai diminuir o ritmo também e assim como o Western vai ter poucos filmes, mais com uma qualidade talvez melhor.
2:38 "...there aren't any more guns in the valley..."
Renan Resende "Oh, Shane!"
Sensacional cara. Lembro da época que assistia os filmes do Trinity com meu pai hauahauah. Saudades
os faroeste pramim ainda é o melhor .conta á realidade de muitas decadas..que marcaram!!
Belíssimo comentário, você entende do assunto.
Nem assisti ainda e já sei que vai ser foda, adoro faroeste e musica country antiga!
Por mim nunca sairia de moda filme de faroeste,eu amo de mais!
Excelente vídeo espero que um dia sirva para alguma aula tipo de Cinema! Esta de parabéns.
Que video sensacional. Obrigado.
Você assiste ao duelo final de ERA UMA VEZ NO OESTE de Sérgio Leone com a música de Enio Morricone vai se apaixonar por faroeste
Excelente vídeo, tanto em conteúdo quanto em qualidade técnica. Parabéns.
'O Portal do Paraíso' tem vários problemas. A começar pela fotografia que sempre está cheia de fumaça, poeira, ou neblina.
Um exemplo clássico de que o Ego do diretor estava descontrolado.
Hoje em dia restaurado aquelas fumaças e poeiras atrapalham, imagine para quem assistiu num cinema da época, deve ter sido um experiência frustrante.
Excelente conteúdo.
Ótimo vídeo, porém faltou inserir Dança com lobos, um filme que realmente fez discutir, e vivi isso, a retomada do gênero na década de 1990., revendo os arquétipos e a ressignificação do herói.
P mim o estilo velho oeste sempre estará vivo, as vezes assisto os clássicos p relembrar os clássicos, quando criança brincava de velho oeste kkkk.
Eu sempre fico tonto vendo "A conquista do oeste" de tanto ter que ficar olhando de um canto para o outro pra tentar absorver tudo que está acontecendo na tela hahahaha
Excelente vídeo!
Faltou citar Dead Man, faroeste icônico dos anos 90.
Acompanho sempre seu canal, queria ouvir sua opnião sobre o filme THE RAID, que para mim é um dos melhores filmes de ação de todos os tempos, abraço !
Amo seus vídeos, são extremamente bem feitos e interessantes.
Excelente pauta. Muito legal!
Max, conheci seu canal ontem e estou encantando! Parabéns pelo trabalho.
Procurei por alguma coisa sobre os filmes dos Dardenne no seu canal e não achei nada, acho que eles fazem um cinema muito autoral e único, adoraria ver sua visão sobre eles ou sobre algum filme em especifico.
Godless na Netflix achei muito bom, comecei a assistir sem muita expectativa e adorei. Amo o gênero faroeste e infelizmente hoje em dia não se tem tanta coisa saindo de qualidade quanto eu espero e Godless foi uma rara surpresa
EU AMO MUITO ESSE CANAL!
Vim aqui, de 2024, pra contradizer o que foi dito no início do vídeo, pois os filmes de super heróis já se esgotaram e hoje é até ridicularizado...
Wonderful as always! Congratulations man.
Que ótimo vídeo. Parabéns mais uma vez pelo trabalho.
Mau posso esperar pra acabar essa moda de super heróis. Pra mim um filme só é bom se te faz refletir.
4:58 Eis que Tom de Tom & Jerry resolve aparecer com seu eterno e marcante grito de dor
Excelente vídeo... Meu gênero de filme preferido
Mais um vídeo mind blown!!! vlw Max!
Cara, vc é muito bom, parabéns... melhor canal do youtube!
Nunca gostei dos filmes do Jhon Wayne, mas os do Clint Eastwood são muito bons
Eu gosto dos dois.
Tiago Gontar Eu sempre que vejo um velho oeste espero um novo Sérgio Leone, acho que por isso me frustro com outros filmes
wtf
pretendo ver dos dois, vi alguns poucos do clint eastwood so
Meu preferido é 3 homens em conflito =D
Max você é phoda!
Excelente análise. Faltou apenas mencionar Dança com Lobos, um faroeste que ocupa um lugar muito especial nessa história de sucesso e decadência desse gênero
Amo faroeste eu até prefiro esse gênero do que os filmes de heróis e de ação.John Wayne é um exemplo de história do faroeste no cinema basicamente quase todos seus filmes são desse gênero.
Nem que a vaca Tussa pode ser considerado um faroeste, mesmo sendo uma animação?
Max parabéns! Mas gostaria de ter visto você falar também sobro os novos Western, como Logan, Terra Selvagem, Sicario, Fronteira...
Quem está ansioso para red dead redemption 2 ???
lfinfinity time me faria comprar um PS4... Sai esse ano ainda?
Caio Cesar sim, dia 29 de outubro.
Teria que comprar um video game.
Hahahahah eu já ia comentar que eu lembrei de RDR após assistir a esse vídeo. Aliás, estou ansiosa para RDR2, quero ver o João Marstão de novo 🔫
Não verá John Marston em RDR2 de novo. Ele morreu e virou zumbi.
fala sobre a ascenção e o ápice de outros gêneros como a ficção cientifica e a fantasia
você é ótimo, rapaz! não tem um vídeo seu que eu não goste.
O futuro devem ser filmes de games interativos, sempre odiei Jonh Wayne matador de índios e rinocerontes.
Parabéns. Tenho uma sugestão. Faz um vídeo sobre a origem e o auge do gênero terror . Sucesso para você. 👍👍👍👍
Gosto de vários gêneros, desde q seja bem feito; mas adoro o faroeste!!
Muito bom video, podia colocar na descrição o nome dos filmes citados. Mas de qualquer jeito otimo video!
Somente uma correção, nos anos 60 ainda tivemos grandes filmes de faroeste.
A popularidade acabou em grande parte porque até anos 50 grande parte da população mundial vivia no campo, quando iam ao cinema passavam filmes de faroeste, quem assistia se identificava com muita coisa.
Os país de muitos aqui ganhavam roupa de pistoleiro, cinto de brinquedo, revolver plastico, espingarda plastico, faziam cavalinhos de pau......os heróis eram Django, Rim Tim Tim.......
Grandes legendas morreram como John Wayne (pra mim maior ator do gênero), Gary Cooper, William Holden, Cary Grant....... Sobrou vivo apenas o Clint e o Duvall
Algo que mudou totalmente
ja entro dando like, ancioso pelo vídeo. esse é top.
Um bom texto. Faltou você citar westerns tais como:. Rio vermelho, 7 homens sem destino . Verá cruz. Onde começa o inferno. O preço de um homem, etc.
Muito bom o documentário.
Hey Max, sei que ja faz mais de um mês que Jurassic World 2 estreou no cinema, mas eu acharia bacana que você comentasse sobre os dinossauros no cinema desde o Mundo Perdido e King Kong e a evolução da tecnologia para recriar estes animais! Abração aí!
É curioso que, embora o faroeste não esteja longe de sua fase de ouro, os poucos faroestes lançados hoje em dia são muito bons. Mesmo filmes que não sejam faroestes em si pegam muitas referências do faroeste. Os próprios filmes de policial da década de 90 são considerados releituras do faroeste. Outra coisa: muito legal a comparação entre sci-fi e faroeste. Considero ambos como a televisão e o rádio do mundo cinematográfico. Muitos acharam que um ia extinguir o outro, quando na verdade ambos se misturaram. A gente vê isso em produções como Westworld, Guardiões da Galáxia, Star Wars e até em animes como Cowboy Bebop e Trigun.