"Eu acabo deixando pública pois como sou professor do ensino público, acho que é minha obrigação." Professor Doutor Henrique Pavanati, minha mais sincera admiração por sua simplicidade, capacidade e altruísmo. Parabéns, desejo ao senhor tudo de melhor! Que Deus o abençoe cada vez mais.
Caro Professor. Simplesmente foi a melhor aula que já tive sobre o Diagrama de Fases. Muito obrigado por compartilhar, de maneira excelente, o seu conhecimento.
Professor, não o conheço, não sei se vai ler esse comentário, mas gostaria que soubesse que eu sou muito grato a você e a essa aula. Sou técnico em eletrônica, e fiz o concurso da Petrobrás e NUNCA HAVIA ESTUDADO NADA sobre esta matéria e tive muita dificuldade em assimilar o assunto. Mas isso mudou quando encontrei seu vídeo. Confesso que assisti a aula várias vezes. Acertei TODAS as questões do assunto no concurso e fui aprovado. MUITO OBRIGADO. VC CONTRIBUIU PARA O INÍCIO DA NOVA FASE DA MINHA VIDA PROFISSIONAL. Não tenho palavras para agradecer.
Olá Felipe. Quero lhe parabenizar por essa conquista. Te desejo muito sucesso nesta nova fase. Fico feliz de saber que pude ajudar em alguma coisa. Abraços!!!
muito obrigado professor, melhor vídeo aula que eu já vi, meu professor não sabe explicar direito, eu assisti um pouco do seu vídeo e já entendi como ler um diagrama de fases
Professor, retornando aqui pra te agradecer por essas aulas gratuitas que você posta no canal, a uns meses atrás comentei que faria uma prova de Inspeção de Equipamentos, e tive seu retorno desejando boa sorte, então vindo agradecer pois passei na prova, com a ajuda das suas aulas! Parabéns pelo canal, tmj!!
Cara, quanta facilidade em conseguir ensinar. Eu estava vendo alguns vídeos e depois que comecei a ver esse vídeo não teve como não me inscrever e dar o like. Adorei muito a ótima didática. Realmente consegui entrar dentro da matéria depois que vi seu vídeo ( consegui aprender kkkk). Ave Henrique. Parabéns!.
que vídeo maravilhoso! estou revisando conteúdo para uma prova e consegui aprender tudo de novo e coisas que não cheguei a aprender antes. simplesmente incrível!
Aula maravilhosa, muito explicadinho, tudo detalhado, é tão fácil entender que até posso ver a aulano tablet enquanto luto com a inimiga mais implacável de todas, a pia de louça suja.
ja havia estudado esse diagrama de fases mais nunca consegui compreender muita coisa, mas depois de assistir essa aula posso dizer que sei interpretar o diagrama de fases Fe-c
Meu Deus que aula foi esta professor , impecável parabéns aprendi em 1 video o que não aprendi em 1 semestre, parabéns professor pela belíssima explicação e paciência,sucesso sempre ... Ganhou um mais um inscrito.... abçs
Sua aula foi a melhor que já vi relacionada a isso. Todos os outros vídeos que eu estava vendo, eles começavam já falando em grego. Esse vídeo tu explicou tudo certinho desde o começo. Obrigado.
Passando a gostar de aprender sobre ciência dos materiais pelas suas aulas. Explicação muito clara, dá prazer de assistir cada minuto. Na faculdade tive o azar de ter um professor que não fazia questão de ensinar nada, lecionando em três disciplinas.
Henrique Pavanati parabéns em disponibilizar esses materiais uma excelente aula, e excelente explicação, caí sem querer nesse vídeo e vai me ajudar bastante a passar na prova de inspeção
Professor , se puder fazer um vídeo explicando os conceitos de ferrita proeutetoide, ferita eutetóide, cementita proeutetóide ..., seria de grande valia. Sua didática é simplesmente incrível.
cara, ele até falou um pouco sobre elas nessa aula, só não chegou a nomear. A Ferrita Proeutetoide é a que ele chama de Ferrita Livre. Ela é chamada de proeutetoide porque se forma antes do ponto eutetóide - considerando que está havendo uma baixa na temperatura. O mesmo vale para a cementita, que ele chama de Cementita Livre. Como resultado final - no caso da Liga Hipoeutetóide -, nós temos a presença da ferrita proeutetoide + perlita (ferrita+cementita). No caso da Liga Hipereutetóide: no resultado final, obtém-se cementita proeutetoide + perlita.
Olá Arthur. Agradeço a sugestão, mas não vou conseguir fazer um vídeo sobre isso agora. No entanto, a explicação do Derick Almeida está perfeita. É isso mesmo. No vídeo eu chamo de ferrita livre e cementita livre para não confundir com as ligas hipoeutetóides e hipereutetóides. Quando se fala de proeutetoide estamos nos referenciando a fase (ferrita ou cementita) formada numa temperatura acima da temperatura eutetóide. Já quando se fala de hipoeutetóide ou hipereutetóide é em relação ao %C e não temperatura...
professor meus parabéns, vc consegue transmitir seu conhecimento aos alunos, isso é virtude de poucos em, tu é fera, obrigado por compartilhar essa grande aula com nós.
Obrigado pela excelente explicação. Sou aluno do IF Sudeste MG, curso técnico de metalurgia. Agora dá pra encarar o Chiaverini com mais tranquilidade. Parabéns professor, impecável na explicação.
🎯 Key Takeaways for quick navigation: 00:26 🧪 Um diagrama eutético possui um ponto eutético, onde uma fase líquida se transforma simultaneamente em duas fases sólidas diferentes. 03:41 📊 Os diagramas eutéticos são comuns em sistemas binários, enquanto os diagramas isomorfos são exceções e ocorrem em sistemas com solubilidade total. 07:07 ⚖️ O ponto eutético em um diagrama eutético é definido pelas coordenadas de temperatura e composição química. 08:02 🔥 A linha líquida marca a região onde o material está completamente no estado líquido, importante para evitar danos ao material durante o aquecimento. 10:20 🌡️ A temperatura eutética é um ponto de segurança, indicando a temperatura máxima para evitar o derretimento parcial de uma liga. 11:45 💧 As linhas solvus indicam os limites de solubilidade de um soluto em uma fase, como a solubilidade de estanho em chumbo na fase alfa. 14:11 ⚗️ Cuidado com as linhas solvus, que representam a solubilidade máxima de um elemento em uma fase específica, como o limite de solubilidade de chumbo em beta. 14:55 🧪 No diagrama de fases, as linhas representam os limites de solubilidade de estanho na fase alfa e líquida. 15:38 📈 O traçado de linhas de conexão ajuda a identificar regiões com misturas de fases, como alpha + líquido. 17:11 🔬 A composição das fases em uma liga pode ser determinada pela interseção das linhas de conexão. 19:26 📊 A regra da alavanca é usada para calcular as quantidades relativas de fases em uma liga. 23:58 🌡️ A transformação de fases ocorre à medida que a temperatura diminui, com placas alternadas de alpha e beta na liga eutética. 28:06 🔄 Em uma liga hipoeutética, a composição do líquido muda gradualmente em direção à composição eutética à medida que a temperatura diminui. 28:21 🧪 Na liga hipoeutética, ao resfriar, forma-se primeiro uma fase alfa e, posteriormente, uma mistura de fases com a morfologia de placas alternadas de alfa e beta. 29:44 🧪 Em uma liga eutética, durante o resfriamento, ocorre a formação simultânea de placas alternadas de fase alfa e beta. 31:04 🧪 A microestrutura com placas alternadas de fase alfa e beta ocorre devido às diferenças nas composições químicas das fases. 34:23 🧪 A animação mostra como a microestrutura evolui durante o resfriamento em diferentes ligas, destacando a formação de placas alternadas de fase alfa e beta em ligas eutéticas. 35:42 🧪 A identificação do ponto eutético em um diagrama de fase é importante para determinar o limite de temperatura seguro para materiais, mesmo em ligas parcialmente derretidas. 37:06 🧪 Diagramas de fase podem ser mais complexos, com múltiplos pontos eutéticos, mas a análise deles segue princípios semelhantes aos vistos nos diagramas eutéticos. Made with HARPA AI
Impossível ser mais claro e preciso na explicação. Impecável mesmo. Estudei esses tópicos há 6 anos exatamente e esse vídeo me ajudou demais a relembrar tudo (e aprender ainda mais).
Professor, aos 37:50. Há duas formas de cementita: a isolada e a presente na forma de placas alternadas. Qual das duas denominamos como cementita pró-eutetóide? Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
simplesmente sensacional, muito obrigado por disponibilizar vídeos destes assuntos... como estudante de engenharia de materiais da UFSC agradeço muito professor... Muito obrigado.
REPUBLICO AS PALAVRAS DO LOURIZETI ULTRAMARI ROSA QUE FEZ UM COMENTÁRIO AQUI QUE EU ENDOSSO : " Autor : Lourizeti Ultramari Rosa há 6 meses (editado) "Eu acabo deixando pública pois como sou professor do ensino público, acho que é minha obrigação." Professor Doutor Henrique Pavanati, minha mais sincera admiração por sua simplicidade, capacidade e altruísmo. Parabéns, desejo ao senhor tudo de melhor! Que Deus o abençoe cada vez mais. "
muito boa a aula. Professor, porque na transição de austenita que está agora na estrutura CFC tem maior solubilidade?° já que possui melhor empacotamento?
Opa. Muito bem observado este ponto curioso. Vamos considerar os átomos como esferas rígidas, para facilitar o entendimento. Na ferrita (CCC) os átomos se organizam de tal maneira que o fator de empacotamento é de 0,68 (ou seja, 68% do espaço é ocupado pelos átomos de ferro). Os 32% restantes do espaço não são ocupados por nada. A não ser que haja um átomo que caiba nestes espaços (é o que chamamos de interstícios). Porém, os interstícios não são dados em % mas sim em tamanho, pois um átomo intersticial (como o carbono, p. exemplo) precisa caber nos espaços entre os átomos de ferro. Não se pode pegar um átomo e dividi-lo em vários pedacinhos para que ele possa ocupar esses espaços. No caso do carbono ele praticamente não cabe em nenhum interstício da estrutura cristalina CCC do ferro, pois ele é um pouco maior que o maior interstício desta estrutura. Assim sendo, a estrutura CCC possui um % grande de espaço vazio mas nenhum dos interstícios possui tamanho suficiente para caber um átomo de carbono. Por outro lado, apesar da estrutura CFC do ferro possuir um fator de empacotamento maior (0,74 - ou seja, os átomos de ferro ocuparem melhor os espaços) acaba sobrando 1 interstício grande o suficiente para caber um átomo de carbono. Então nesse caso, apesar do espaço vazio ser menor ele está mais concentrado em um único interstício que possibilita a dissolução de C. Espero ter sido claro. Abraços!
Olá Samira. O material sob qualquer condição sempre apresentará pelo menos uma fase: sólida(s), líquida ou gasosa. Então uma região no diagrama representando nenhuma fase não faria sentido.
A princípio é para ser a mesmas fases e microestruturas dos aços hipoeutetóides (p. ex. ABNT1020). Esse aço seria equivalente ao ABNT1006. Teria ferrita livre e ilhas de perlita (que é formado pelas fases ferrita e cementita). A questão é que teremos uma quantidade muito pequena de ilhas de perlita.
"Eu acabo deixando pública pois como sou professor do ensino público, acho que é minha obrigação."
Professor Doutor Henrique Pavanati, minha mais sincera admiração por sua simplicidade, capacidade e altruísmo.
Parabéns, desejo ao senhor tudo de melhor! Que Deus o abençoe cada vez mais.
Obrigado Lourizeti! Tudo em dobro para você! Abraços!!!
Parabéns Professor Doutor. De longe a melhor explicação que já vi sobre o diagrama Ferro-Carbono. Simples, objetivo, direto. Mais um inscrito.
Muito obrigado Hermanes!!! Abraços!
Que aula! Que aula! Impactado positivamente, imaginando a sorte da turma que aulas presenciais deste professor. Gratidão Professor!!
Obrigado Jean! Abraços!!!
ótima aula sanou minhas dúvidas
Obrigado Renato. Abraços!
Muito bom!! Estou usando suas aulas como base para o concurso da Petrobras
Muito obrigado Brendon! Boa sorte lá!!! Abraços!
Muito boa a aula , bem didático, parabéns.
Muito obrigado! Abraços!!!
Parabéns pela ótima didática. Finalmente entendi. Gratidão.
Muito obrigado Leonel!!! Abraços!
Caro Professor. Simplesmente foi a melhor aula que já tive sobre o Diagrama de Fases. Muito obrigado por compartilhar, de maneira excelente, o seu conhecimento.
Muito obrigado Jaques!!! Abraços!
Essas aulas estão salvando minha vida, por favor nunca apague esse canal!!
Valeu Gustavo!!! Nunca diga nunca! kkk Abraços
Professor, não tenho palavras para agradecer essa aula! Sua didática é um dom! Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco
Obrigado pelas palavras Natalia! Abraços!!!
Que aula. Aprendi em 40min o que não aprendi em 5 anos de faculdade
Obrigado Ítalo. Fico feliz de ter podido ajudar. Abraços!!!
Henrique, também sou professor, e passei aqui pra lhe parabenizar pela aula, excelente explicação, excelente material, parabéns!!!!
Obrigado pelas palavras Dilson! Abraços!!!
Professor, não o conheço, não sei se vai ler esse comentário, mas gostaria que soubesse que eu sou muito grato a você e a essa aula.
Sou técnico em eletrônica, e fiz o concurso da Petrobrás e NUNCA HAVIA ESTUDADO NADA sobre esta matéria e tive muita dificuldade em assimilar o assunto. Mas isso mudou quando encontrei seu vídeo. Confesso que assisti a aula várias vezes.
Acertei TODAS as questões do assunto no concurso e fui aprovado.
MUITO OBRIGADO. VC CONTRIBUIU PARA O INÍCIO DA NOVA FASE DA MINHA VIDA PROFISSIONAL.
Não tenho palavras para agradecer.
Olá Felipe. Quero lhe parabenizar por essa conquista. Te desejo muito sucesso nesta nova fase. Fico feliz de saber que pude ajudar em alguma coisa. Abraços!!!
Quero agradecer aqui ao professor pelos esclarecimentos do assunto. A melhor aula de diagrama de fases.
Muito obrigado Denis! Abraços!!!
Aula boa demais!
Muito obrigado Maria Carolina! Abraços!!!
muito obrigado professor, melhor vídeo aula que eu já vi, meu professor não sabe explicar direito, eu assisti um pouco do seu vídeo e já entendi como ler um diagrama de fases
Obrigado pelas palavras! Abraços!!!
Professor, retornando aqui pra te agradecer por essas aulas gratuitas que você posta no canal, a uns meses atrás comentei que faria uma prova de Inspeção de Equipamentos, e tive seu retorno desejando boa sorte, então vindo agradecer pois passei na prova, com a ajuda das suas aulas! Parabéns pelo canal, tmj!!
Poxa Jobson! Que show cara!!! Meus parabéns!!! Fico feliz de ter podido ajudar. Abraços e sucesso!!!
Muito bem explicado, Mestre Pavanati!
Grande Mestre Milton! Fico honrado! Abraços!!!
Melhor aula sobre o assunto que vi desde 2006 quando cursei a matéria.
Opa. Muito obrigado! Abraços!!!
Cara, quanta facilidade em conseguir ensinar. Eu estava vendo alguns vídeos e depois que comecei a ver esse vídeo não teve como não me inscrever e dar o like. Adorei muito a ótima didática. Realmente consegui entrar dentro da matéria depois que vi seu vídeo ( consegui aprender kkkk). Ave Henrique. Parabéns!.
Olá Walison. Fico feliz de ter podido ajudar. Abraços!!!
que vídeo maravilhoso! estou revisando conteúdo para uma prova e consegui aprender tudo de novo e coisas que não cheguei a aprender antes. simplesmente incrível!
Obrigado Samuel. Boa prova para você! Abraços!!!
Parabéns e obrigado por disponibilizar um material de tao alta qualidade, pena que demorei para encontrar esse canal.
Valeu um abraço!!!
Obrigado Vilmar. Abraços!!!
Os comentários resumem seu talento com o assunto...obrigado pelo vídeo e pela aula!
Obrigado Giani! Abraços!!!
Aula maravilhosa, muito explicadinho, tudo detalhado, é tão fácil entender que até posso ver a aulano tablet enquanto luto com a inimiga mais implacável de todas, a pia de louça suja.
Obrigado Josileia! Abraços!!!
Meus parabéns, Professor Pavanati, pela excelente didática! Os seus alunos são privilegiados pela sua metodologia de ensino.
Valeu André!!! Obrigado pelas palavras! Abraços!!!
Que aula show, ótima explicação, passo a passo para fixar mesmo. Estou aprendendo e agradeço muito a iniciativa do professor Henrique Pavanati.
Obrigado Douglas. Abraços!!!
ja havia estudado esse diagrama de fases mais nunca consegui compreender muita coisa, mas depois de assistir essa aula posso dizer que sei interpretar o diagrama de fases Fe-c
Obrigado Felipe. Fico feliz de ter podido ajudar! Abraços!
Sempre sendo salvo por professores do IFSC. Muito obrigado por compartilhar esse material
Obrigado Kaique! Fico feliz de ter podido ajudar! Abraços!!!
Estou estudando para a prova da FBTS. De longe a melhor explicação de todas. Parabéns e muito obrigado!
Obrigado Adauto!!! Fico feliz de poder ajudar. Abraços!
Meu Deus que aula foi esta professor , impecável parabéns aprendi em 1 video o que não aprendi em 1 semestre, parabéns professor pela belíssima explicação e paciência,sucesso sempre ... Ganhou um mais um inscrito.... abçs
Obrigado pelas palavras! Abraços!!!
Muito obrigado, Professor Henrique. Estou cursando Eng Mec, atualmente realizando Materiais Mecânicos II. Sua aula é muito esclarecedora ! Parabéns
Muito obrigado Nicolas! Abraços!!!
Parabéns professor. Essa aula foi excelente. O material didático está bem elaborado. Muito obrigado.
Obrigado Rafael. Abraços!!
Sua aula foi a melhor que já vi relacionada a isso. Todos os outros vídeos que eu estava vendo, eles começavam já falando em grego. Esse vídeo tu explicou tudo certinho desde o começo. Obrigado.
Obrigado Matheus! Abraços!!!
Com certeza a melhor aula que tive acesso até hoje.
Obrigado Fernando! Abraços!!!
PROFESSOR, VOCÊ É SHOW !!! PARABÉNS POR SUA AULA QUE É ESPETACULAR , MUITO BEM EXPLICADA !!!
Obrigado! Abraços!!!
Professor, o senhor está de parabéns, que didática excelente.
Muito obrigado Edcarlos!!! Abraços!
Passando a gostar de aprender sobre ciência dos materiais pelas suas aulas. Explicação muito clara, dá prazer de assistir cada minuto. Na faculdade tive o azar de ter um professor que não fazia questão de ensinar nada, lecionando em três disciplinas.
Beleza Gabriel! Esse é um dos objetivos da minha profissão: ajudar as pessoas a aprender! Obrigado pelas palavras! Abraços.
Super organizado, muito didático. Excelente 👏👏👏
Obrigado Winicius! Espero ter ajudado. Abraços!!!
Muito boa a aula! Chamo atenção especial para a ótima sequencia e didática dos slides!
Muito obrigado! Abraços!!!
Sensacional professor, muito obrigado mesmo
Muito obrigado Matheus! Abraços!!!
Henrique Pavanati parabéns em disponibilizar esses materiais uma excelente aula, e excelente explicação, caí sem querer nesse vídeo e vai me ajudar bastante a passar na prova de inspeção
Obrigado Jobson. Boa sorte na sua prova! Abraços!
Professor , se puder fazer um vídeo explicando os conceitos de ferrita proeutetoide, ferita eutetóide, cementita proeutetóide ..., seria de grande valia. Sua didática é simplesmente incrível.
cara, ele até falou um pouco sobre elas nessa aula, só não chegou a nomear. A Ferrita Proeutetoide é a que ele chama de Ferrita Livre. Ela é chamada de proeutetoide porque se forma antes do ponto eutetóide - considerando que está havendo uma baixa na temperatura. O mesmo vale para a cementita, que ele chama de Cementita Livre.
Como resultado final - no caso da Liga Hipoeutetóide -, nós temos a presença da ferrita proeutetoide + perlita (ferrita+cementita).
No caso da Liga Hipereutetóide: no resultado final, obtém-se cementita proeutetoide + perlita.
Olá Arthur. Agradeço a sugestão, mas não vou conseguir fazer um vídeo sobre isso agora. No entanto, a explicação do Derick Almeida está perfeita. É isso mesmo. No vídeo eu chamo de ferrita livre e cementita livre para não confundir com as ligas hipoeutetóides e hipereutetóides. Quando se fala de proeutetoide estamos nos referenciando a fase (ferrita ou cementita) formada numa temperatura acima da temperatura eutetóide. Já quando se fala de hipoeutetóide ou hipereutetóide é em relação ao %C e não temperatura...
Obrigado Derick. Pefeito!
@@hpavanati eu que agradeço pela aula, professor👍
melhor aula sobre o assunto que já vi. Por mais professores assim
Muito obrigado! Abraços!!!
Video muito bom. O professor conseguiu desfragmentar totalmente o gráfico, e assim ficou facil o entendimento
Muito obrigado Ailton! Abraços!!!
Aula show!!! Parabéns, prof👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado Cris! Abraços!!!
Professor, que aula é essa?! Simplesmente sensacional!! Obrigado por compartilhar esse conhecimento!
Valeu João Victor! Abraços!!!
Professor, sua aula é fromidável. Parabéns!!!
Valeu Alex!!! Muito obrigado!
Cara..tenho que dar os parabéns por aula tão didática...
Obrigado Paulo! Abraços!!!
Que aula maravilhosa! Parabéns professor!
Muito obrigado Jaqueline! Abraços!!!
Aula show de bola, professor. Muito obrigado por compartilhar conhecimento dessa forma!
Muito obrigado João! Abraços!!!
Muitíssimo obrigada, professor.
Sua explicação foi impecável!
Obrigado Teyla! Abraços
fica muito fácil aprender com suas explicações.
Obrigado Jefferson! Tudo de bom, abraços!
professor meus parabéns, vc consegue transmitir seu conhecimento aos alunos, isso é virtude de poucos em, tu é fera, obrigado por compartilhar essa grande aula com nós.
Olá Alan. Muito obrigado pelas palavras. Abraços!
Parabéns aula esclareceu muito as dúvidas sobre o diagrama Ferro carbono
Obrigado Felipe! Fico feliz de ter ajudado. Abraços!!!
Meu Deus moço que aula perfeita!
Obrigado Vitória! Abraços!!!
Baita aula Professor! Saudades do IFSC! Abraço
Obrigado Gabriel! Abraços!
aula show!!
Valeu João! Abraços!!!
Otima explicação!! Concerteza me darei bem na minha prova de materiais de construção mecânica amanhã!!
Obrigado Gabriel! Boa prova para você! Abraços!!!
O melhor resumo sobre o diagrama Ferro Carbono que eu pude encontrar em anos...
Parabéns professor, eu sou eternamente grato ♥️
Muito obrigado! Abraços!!!
Aula excelente, parabéns pela apresentação. Obrigado
Muito obrigado!!! Abraços
Muito obrigado professor, está me salvando aqui na Hungria. Sorte de quem tem aula presencial com você. hahah
Boa Alisson!!! Muito obrigado!
Didática espetacular! E o formato dos slides em passo a passo ajudou bastante! Parabéns e
Muito obrigado!
Obrigado Denilson! Abraços.
Aula de ouro professor, excelente edição de vídeo e oratória, parabéns mesmo!
Obrigado! Abraços
Aula perfeita, parabéns!!!
Obrigado Ian! Abraços!!!
Parabéns pela aula.
Muito obrigado Ivan! Abraços!!!
Caramba ! Aula TOP !!!
Muito obrigado Pablo! Abraços!!!
Meu amigo que aula, muito obrigado!!!
Obrigado Ronald! Abraços!!!
Obrigado pela excelente explicação. Sou aluno do IF Sudeste MG, curso técnico de metalurgia. Agora dá pra encarar o Chiaverini com mais tranquilidade. Parabéns professor, impecável na explicação.
Obrigado Luccas! Bons estudos! Abraços
🎯 Key Takeaways for quick navigation:
00:26 🧪 Um diagrama eutético possui um ponto eutético, onde uma fase líquida se transforma simultaneamente em duas fases sólidas diferentes.
03:41 📊 Os diagramas eutéticos são comuns em sistemas binários, enquanto os diagramas isomorfos são exceções e ocorrem em sistemas com solubilidade total.
07:07 ⚖️ O ponto eutético em um diagrama eutético é definido pelas coordenadas de temperatura e composição química.
08:02 🔥 A linha líquida marca a região onde o material está completamente no estado líquido, importante para evitar danos ao material durante o aquecimento.
10:20 🌡️ A temperatura eutética é um ponto de segurança, indicando a temperatura máxima para evitar o derretimento parcial de uma liga.
11:45 💧 As linhas solvus indicam os limites de solubilidade de um soluto em uma fase, como a solubilidade de estanho em chumbo na fase alfa.
14:11 ⚗️ Cuidado com as linhas solvus, que representam a solubilidade máxima de um elemento em uma fase específica, como o limite de solubilidade de chumbo em beta.
14:55 🧪 No diagrama de fases, as linhas representam os limites de solubilidade de estanho na fase alfa e líquida.
15:38 📈 O traçado de linhas de conexão ajuda a identificar regiões com misturas de fases, como alpha + líquido.
17:11 🔬 A composição das fases em uma liga pode ser determinada pela interseção das linhas de conexão.
19:26 📊 A regra da alavanca é usada para calcular as quantidades relativas de fases em uma liga.
23:58 🌡️ A transformação de fases ocorre à medida que a temperatura diminui, com placas alternadas de alpha e beta na liga eutética.
28:06 🔄 Em uma liga hipoeutética, a composição do líquido muda gradualmente em direção à composição eutética à medida que a temperatura diminui.
28:21 🧪 Na liga hipoeutética, ao resfriar, forma-se primeiro uma fase alfa e, posteriormente, uma mistura de fases com a morfologia de placas alternadas de alfa e beta.
29:44 🧪 Em uma liga eutética, durante o resfriamento, ocorre a formação simultânea de placas alternadas de fase alfa e beta.
31:04 🧪 A microestrutura com placas alternadas de fase alfa e beta ocorre devido às diferenças nas composições químicas das fases.
34:23 🧪 A animação mostra como a microestrutura evolui durante o resfriamento em diferentes ligas, destacando a formação de placas alternadas de fase alfa e beta em ligas eutéticas.
35:42 🧪 A identificação do ponto eutético em um diagrama de fase é importante para determinar o limite de temperatura seguro para materiais, mesmo em ligas parcialmente derretidas.
37:06 🧪 Diagramas de fase podem ser mais complexos, com múltiplos pontos eutéticos, mas a análise deles segue princípios semelhantes aos vistos nos diagramas eutéticos.
Made with HARPA AI
Esse comentário deve se referir ao vídeo sobre diagramas eutéticos e não Fe-C
Impossível ser mais claro e preciso na explicação. Impecável mesmo. Estudei esses tópicos há 6 anos exatamente e esse vídeo me ajudou demais a relembrar tudo (e aprender ainda mais).
Obrigado Gabriel. Fico feliz de ter ajudado. Abraços!
Parabéns pela vídeo aula 👏🏻
Obrigado Edson! Abraços!!!
Que aula maravilhosa, fico muito agradecido pelo conhecimento compartilhado.
Muito obrigado Kayron! Abraços!!!
Parabéns aí professor por disponibilizar esse material
Conheci o canal hoje por acaso e tô adorando
Forte abraço
Agradeço a atenção!
Muuuito obrigado por ensinar este conteúdo de ciências e tecnologias dos materiais!!
Muito obrigado pelos comentários!!! Abraços!
Conteúdo muito bem explicado!!
Muito obrigado Luciano! Abraços!!!
Professor, aos 37:50. Há duas formas de cementita: a isolada e a presente na forma de placas alternadas. Qual das duas denominamos como cementita pró-eutetóide? Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Olá Rômulo. A cementita isolada é a pró eutetoide.
simplesmente sensacional, muito obrigado por disponibilizar vídeos destes assuntos... como estudante de engenharia de materiais da UFSC agradeço muito professor... Muito obrigado.
Obrigado Pedro. Fico feliz em ajudar. Abraços
Excelente aula! Muito clara e rica em detalhes. Encontrei o que estava precisando estudar nessa aula. Parabéns e Obrigado!
Obrigado Filipe! Abraços!!
ótimo professor , muito obrigado pela aula.
Obrigado Valmir! Abraços!!!
Parabéns! Muito boa a aula!
Muito obrigado João Artur! Abraços!!!
Aula sensacional! Muito obrigado por nos disponibilizar, professor.
Obrigado Evandro! Abraços!
Excelente explicação! Muito obrigado, Professor!
Obrigado Igor! Abraços!!!
Aula incrível 👏
Obrigado Diego! Abraços.
Aula incrível
Obrigado Lucca! Abraços
Excelente explicação Doutor Pavanati !
Obrigado Fernando! Abraços!!!
Obrigado pelo conteúdo
Disponha Pedro.
Aula muito boa, salvando o ensino remoto !
Obrigado Ítalo! Fico feliz de saber que pude ajudar. Abraços!
Com certeza a melhor explicação que encontrei aqui na plataforma...vc poderia disponibilizar esses slides?essa aula é um clássico..
ok
que aula !!!!!!! Parabéns professor !!! Ajudou demais !!!
Obrigado Arthur. Fico feliz de ter ajudado. Abraços!
Aula Fantastica Professor. Parabéns pela excelente didatica. Muito Obrigado.
Obrigado Joede! Abraços!!!
Ótimas aulas! Ajudaram muito para passar a cadeira
Obrigado Klara. Fico feliz de ter ajudado. Abraços!
Muito boa aula, completíssima, parabéns
Muito obrigado Gustavo! Abraços
Parabéns pelo conteúdo e pela didática clara e objetiva. Sucesso, Deus te abençoe 🙏
Obrigado Marcelo! Abraços.
REPUBLICO AS PALAVRAS DO LOURIZETI ULTRAMARI ROSA QUE FEZ UM COMENTÁRIO AQUI QUE EU ENDOSSO : "
Autor : Lourizeti Ultramari Rosa
há 6 meses (editado)
"Eu acabo deixando pública pois como sou professor do ensino público, acho que é minha obrigação."
Professor Doutor Henrique Pavanati, minha mais sincera admiração por sua simplicidade, capacidade e altruísmo.
Parabéns, desejo ao senhor tudo de melhor! Que Deus o abençoe cada vez mais. "
Muito obrigado! Abraços!!!
Melhor explicação impossível! Valeu
Muito obrigado André! Abraços
Muito bom, muita informação .excelente.
Obrigado Faissal! Abraços!
muito boa a aula. Professor, porque na transição de austenita que está agora na estrutura CFC tem maior solubilidade?° já que possui melhor empacotamento?
Opa. Muito bem observado este ponto curioso. Vamos considerar os átomos como esferas rígidas, para facilitar o entendimento. Na ferrita (CCC) os átomos se organizam de tal maneira que o fator de empacotamento é de 0,68 (ou seja, 68% do espaço é ocupado pelos átomos de ferro). Os 32% restantes do espaço não são ocupados por nada. A não ser que haja um átomo que caiba nestes espaços (é o que chamamos de interstícios). Porém, os interstícios não são dados em % mas sim em tamanho, pois um átomo intersticial (como o carbono, p. exemplo) precisa caber nos espaços entre os átomos de ferro. Não se pode pegar um átomo e dividi-lo em vários pedacinhos para que ele possa ocupar esses espaços. No caso do carbono ele praticamente não cabe em nenhum interstício da estrutura cristalina CCC do ferro, pois ele é um pouco maior que o maior interstício desta estrutura. Assim sendo, a estrutura CCC possui um % grande de espaço vazio mas nenhum dos interstícios possui tamanho suficiente para caber um átomo de carbono. Por outro lado, apesar da estrutura CFC do ferro possuir um fator de empacotamento maior (0,74 - ou seja, os átomos de ferro ocuparem melhor os espaços) acaba sobrando 1 interstício grande o suficiente para caber um átomo de carbono. Então nesse caso, apesar do espaço vazio ser menor ele está mais concentrado em um único interstício que possibilita a dissolução de C. Espero ter sido claro. Abraços!
@@hpavanati Caramba, muito obrigado, não tinha encontrado resposta para esse efeito nas curvas de solubilidade em lugar nenhum.
é possível ter uma temperatura em que não possui nenhuma fase no diagrama ?
Olá Samira. O material sob qualquer condição sempre apresentará pelo menos uma fase: sólida(s), líquida ou gasosa. Então uma região no diagrama representando nenhuma fase não faria sentido.
Sensacional! Obrigado pelo material...
Obriagdo Igor!
E quais as fases e suas morfologias na micrografia de uma aço com 0,05%C resfriado lentamente desde o campo austenítico até a temperatura ambiente?
A princípio é para ser a mesmas fases e microestruturas dos aços hipoeutetóides (p. ex. ABNT1020). Esse aço seria equivalente ao ABNT1006. Teria ferrita livre e ilhas de perlita (que é formado pelas fases ferrita e cementita). A questão é que teremos uma quantidade muito pequena de ilhas de perlita.
@@hpavanati valeu muito obrigado 👏🏼👏🏼